Issuu on Google+

Desafio 9 matemática

seguir a seta Os números inteiros de 0 a 2000 foram ligados por setas como se mostra na figura, e assim sucessivamente… Qual é a sequência de setas que liga o número 1997 ao número 2000?

Dia Intern acional do Sol 3 de maio

Este dia brilhou de forma particular através da inspiração dos alunos do 7.º ano, na área curricular de Estudo Acompanhado com a realização de pequenos trabalhos onde a criatividade foi o mote. Aqui ficam três trabalhos que testemunham o empenho dos nossos alunos. Parabéns!

Prémio leva aluna ao PERU

No passado dia 25 de março, a aluna Florbela Cunha, do 11.º D, tomou conhecimento de que era uma das vencedoras da Edição de 2011 do Programa Ruta Quetzal BBVA, cujo prémio lhe permitirá viajar pelo Peru e Espanha, durante 36 dias, com um grupo de jovens oriundos de 52 países. A Ruta Quetzal foi criada em 1979, após sugestão do Rei de Espanha, por Miguel de la Quadra-Salcedo, a fim de proporcionar aos jovens o acesso à cultura da Comunidade Ibero-americana de países de língua oficial espanhola, abrangendo ainda Portugal e Brasil. O programa é patrocinado pelo grupo financeiro BBVA e tem a colaboração da Universidade Complutense de Madrid e do Canal de Isabel II. Tal como em anos anteriores, foram atribuídos a Portugal dois lugares para a participação na expedição a jovens estudantes portugueses nascidos em 1994 ou 1995, que tenham excelentes competências em castelhano falado e escrito. A aluna Florbela, autora do trabalho Perú enseñado a los niños, destacou-se, tendo sido elogiada pelo júri e assegurado, assim, uma das duas vagas disponíveis. Este ano, a expedição intitula-se La Aventura de Martínez Compañón en Perú. Del desierto Moche a la Selva Amazónica. A aluna viajará para Madrid já no próximo dia 15, onde se juntará aos restantes expedicionários. Recorde-se que, no ano passado, também a aluna Mafalda Costa, do atual 12.º E, obteve uma vaga para a Ruta Quetzal.

microtoon

SOLUÇÕES DO MICROCHIP DE MAIO/JUNHO

Desafio 8

Desafio 9

uma iniciativa da responsabilidade do grupo disciplinar de electrotecnia e electrónica (540/530)

disciplinas em JOGO

Ficha Técnica

uchip@soaresbasto.pt

JUN 2011 ano 9 número 78

gala final da Essência do Sorriso

No passado dia 1 de junho, o grupo “Essência do Sorriso” de Área de Projeto da turma C do 12º ano realizou uma Gala Final como apresentação do projeto realizado ao longo de todo o ano. Este projeto tinha como tema central “o sorriso”, tema este que foi desenvolvido ao longo da apresentação. Dado que se tratava de uma gala, o grupo realizou uma entrada à medida, de acordo com as expectativas e prosseguiu com a apresentação dos membros do grupo, seguido da divulgação da pesquisa e conhecimentos adquiridos acerca do tema central. Numa fase mais avançada da apresentação, souberam dar um rumo diferente à mesma, começando por divertir o público com algumas fotos dos membros do grupo na infância, de forma a apelarem ao Dia Mundial da Criança, coincidente com o dia da apresentação, e que tudo tinha a ver com o tema da Gala. Por fim, e depois de darem a conhecer as atividades realizadas ao longo do ano, apresentaram à comunidade escolar o talento descoberto no concurso realizado, culminando assim de forma interessante. Isto, sem esquecer o agradecimento especial à professora de Área de Projeto Lúcia Antão, que congratularam com uma almofada em forma de sorriso. Não esqueçamos também a receção original dos convidados com rebuçados em cada um dos lugares. Assim, mais um projeto de certa forma centrado na solidariedade foi cumprido, preparando os jovens para uma vida futura através de obstáculos que tiveram de ser ultrapassados. No entanto, todo o trabalho realizado ao longo do ano foi recompensado através do sucesso do resultado final, fazendo ver aos membros do grupo que todo o esforço valeu a pena, como acontece em tudo na vida.

uma quebra na

solidão

em 2011 celebra-se o ano europeu do voluntariado

No âmbito da celebração do Ano Europeu do Voluntariado, teve lugar, na Obra Social de S. Martinho da Gândara, no passado dia 20 de maio, um convívio promovido por um grupo de alunos de Psicologia B da turma 12º C e E (Bárbara Amadjee, Cíntia Gomes, Ana Patrícia Dias e Fábio Correia) para os idosos desta obra social. Com o objetivo de despertar os envolvidos para a importância das redes sociais, bem como consciencializar para a necessidade de um envolvimento cívico convicto, esta iniciativa propiciou a todos bons momentos de partilha, solidariedade e o enriquecimento dos mais novos pelas experiências, saberes e testemunhos dos mais velhos.


Concurso RECURSOS GLOBO TERRESTRE 3D NATURAIS PARA A Fundação e Museu de SUSTENTABILIDADE Arouca Geopark acolheu, no passado dia 25, no Arte Contemporânea OAuditório Municipal de Arouca, o seminário

visitaestudo serralves

No passado dia 29 de abril, os alunos do 10º ano das turmas A, B, C e D, no âmbito da disciplina de Filosofia, deslocaram-se em visita de estudo à Fundação e Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Esta visita teve como finalidade a apresentação de várias manifestações artísticas e estéticas como forma de despertar nos alunos algumas questões como “O que é a arte?” ou “O que constitui uma obra de arte?”. Assim, os alunos participaram na oficina

“Arte e Paisagem”, em que lhes foram colocadas estas questões enquanto iam contactando com as obras de arte “camufladas” nos jardins da Fundação. Tiveram, ainda, a oportunidade de criar uma obra (de arte?) que pudesse ser enquadrada num determinado espaço exterior da Fundação. No Museu de Arte Contemporânea visitaram a exposição dedicada à obra de Trisha Brown, coreógrafa norteamericana, que desenvolveu a sua atividade sobretudo nos anos 1960 e 1970. Puderam, ainda, assistir a uma performance baseada no trabalho daquela coreógrafa, protagonizada por performers do Porto. Durante a pausa para almoço todos puderam desfrutar dos espaços e jardins da Fundação: do perfume do roseiral, da calma do court de ténis e Casa de chá, do calor do prado onde pastava o gado, do luxo e ostentação do jardim da casa… e da harmonia entre natureza e arquitetura. Um local a que vale a pena regressar! As professoras organizadoras, Eliana Pinto e Ana Paula Pinho.

“Recursos Naturais para a Sustentabilidade”. Neste dia ficaram também conhecidos os vencedores do Concurso Escolar “Recursos naturais para a sustentabilidade”. A nossa Escola respondeu a este desafio, com a participação de alunos de duas turmas do Curso Profissional Técnico de Multimédia, orientados pelo professor Fernando Ferreira. De entre as largas dezenas de trabalhos apresentados a concurso, a turma do 11ºK obteve o 3º prémio, do escalão Ensino Secundário, pela mão dos alunos José, Sérgio, Marta e Miguel. Este concurso anual está inserido no âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, enquadrada no Ano Internacional da Biodiversidade (2010) e no Ano Internacional das Florestas (2011), procurando assim estimular a curiosidade dos jovens para as questões da sustentabilidade. Os trabalhos estão agora expostos no Museu Municipal de Arouca. Professor Fernando Ferreira.

XIIª Olimpíadas Nacionais de Química Catarina Martins Costa e Diogo Nóbrega Catelas, alunos da ESSB ficaram entre os dez melhores alunos portugueses.

Perto de 2500 alunos de escolas secundárias de todo o país participaram, este ano, nas Olimpíadas Nacionais de Química. Apenas 27 chegaram à final que se disputou dia 7 de maio, na Universidade de Aveiro. Os finalistas frequentam o 10º e 11º anos de escolaridade e pertencem a nove escolas dos concelhos de Oliveira de Azeméis, Lisboa, Alcobaça, Alverca, Amarante, Coimbra, Vouzela, Porto e Bragança. A Escola Secundária Soares Basto foi representada pelos alunos Catarina Costa e Diogo Catelas, da professora Paula Ornelas e João Rosa da professora Ana Santos. Na final, a Catarina Costa e o Diogo Catelas, ficaram entre os dez primeiros, a nível Nacional. Os dez alunos, entre eles a Catarina Costa e o Diogo Catelas, ficaram assim apurados para representar Portugal nas competições Internacionais de 2012, que decorrerão nos Estados Unidos.

O "GLOBO TERRESTRE 3D" foi um dos três projetos da ESSB selecionados para passarem à fase de execução da 9ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, os outros dois foram “1 mol de longevidade” e “Energia D. Quixote”, já apresentados aqui no MICROCHIP. A construção totalmente de raiz de um equipamento eletrónico capaz de reproduzir uma imagem pouco convencional, produzindo um efeito que faz lembrar “ficção científica” semelhante a um holograma, deverá despertar sem dúvida interesse e curiosidade em qualquer um. Como este ano, o tema a concurso foi Biologia/Ciências da Terra e da Vida, a ideia consistia em reproduzir a imagem do globo terrestre. Contribuíram para a concretização deste projeto, alunos do Clube de Robótica, 11ºM (Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando), 12ºM (Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos, CEF (Eletrónica), 8ºB e o curso EFA. O Coordenador do projeto, professor Luís Veloso, agradece todo o apoio e colaboração dos alunos e professores da área de eletrotecnia/eletrónica, João Ferreira, António Resende, Nuno Monteiro, da área de Mecânica, Armando Salgueiro e da área de Biologia, Elsa Castro. Uma pequena apresentação deste projeto pode ser vista em:

http://www.youtube.com/watch?v=oeKD7QI714Q& feature=youtube_gdata

um até já e...

Chega ao fim mais um ano letivo e com ele, também, a publicação do MICROCHIP. Tudo faremos para voltar, no início do próximo ano letivo. Um ENORME obrigado a todos. Nos dias 30 e 31 de maio realizou-se na Assembleia da República (Lisboa) a Sessão Nacional do projeto “Parlamento dos Jovens”, de forma a eleger as medidas a recomendar à Assembleia da República. Entre os deputados representantes do Ciclo de Aveiro, encontravam-se os alunos Carlos Amaral e Sérgio Tavares (12ºL). O aluno Bruno Ricardo Marques (12º M) assistiu a todo o processo como jornalista da escola, participando no concurso de jornalismo do mesmo projeto. Com muita satisfação verificou-se empenho e esforço dos alunos durante o trabalho realizado na Comissão selecionada, assim como, no dia da sessão de Plenário. Podemos concluir que o sucesso do projeto deveu-se, essencialmente, à dedicação e compromisso dos deputados/alunos acima referidos.

TOPAS

Duas equipas de alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Secundária Soares Basto participaram no passado dia 6 de maio no TOPAS: Torneio de Programação para Alunos do Secundário, promovido pelo Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. As equipas, constituídas por três elementos cada, foram as seguintes: » Equipa "again" - Nelson Pereira, Tiago Parreira e Vítor Rios; » Equipa "printf" - André Monte, Bruno Maia e João Martins; A equipa "again" ficou em 4º lugar e, como era a primeira vez que participava, ganhou o prémio revelação, tendo cada um dos elementos da equipa recebido um disco externo LG XD5 de 320GB. A equipa "printf" ficou no 19º lugar de entre as 31 equipas que participaram na edição deste ano.


Uchip78