Page 1

Escola Secundária Soares Basto

os nossos heróis...

Ano 5 Dezembro 2006 número 36

associação de estudantes da ESSB A Escola Secundária Soares Basto já tem associação de estudantes. Este organismo estudantil compromete-se a ser “orgânico e credível”, afirmou Hugo Nunes, presidente da Assembleia Geral, salientando que os contactos mantidos com o Conselho Executivo têm sido benéficos e produtivos. Segundo Maria José Cálix, presidente do Conselho Executivo, a Associação de Estudantes representa, de facto, a totalidade dos alunos que integram a escola. Desta forma, devem “desempenhar um bom papel, servindo de elo de ligação entre o órgão máximo deste estabelecimento de ensino e os estudantes. A responsável lembrou, ainda, que a associação deve participar activamente em todas as actividades da escola, contando, para o efeito, com o total apoio do Conselho Executivo, que se disponibiliza a partilhar experiências e a cooperar nas iniciativas a desenvolver na escola. A Associação de Estudantes pretende organizar não só actividades desportivas, mas também de carácter social. A organização da viagem de finalistas, cujo destino será Lloret del Mar, bem como a festa de final de período e o baile de final do secundário fazem parte do rol de iniciativas. Pretendem, ainda, criar um jornal escolar, torneio de poker e sueca, abertura dos portões, caixa de sugestões e mais informação para os alunos, revitalizar a rádio e organizar colóquios, subordinados aos temas anorexia e violência doméstica.

Realizou-se

no dia 8 de Novembro o Corta-Mato Escolar, com a presença de mais de 130 alunos, divididos entre Infantis B e Juniores. Com uma pausa na chuva para poderemos ter uma bela manhã de sol para a prática do atletismo, a prova decorreu com entusiasmo e empenho dos alunos, a lutarem até ao último metro da prova. Esta prova serviu de apuramento para o Corta-Mato Regional que terá lugar em Fevereiro, em Santa Maria da Feira, para apurar os representantes do Centro Educativo Entre Douro e Vouga para o CortaMato Nacional.

Centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho Os vencedores por Escalão e sexo foram: Infantil B Feminino - Sara Azevedo; Infantil B Masculino – André Monte; Iniciado Feminino – Rute Silva; Iniciado Masculino – Mário Gomes; Juvenil Feminino – Ana Oliveira; Juvenil Masculino – Diogo Pinho; Júnior Feminino – Mónica Simões; Júnior Masculino – Pedro Jesus Este ano o Corta-Mato da nossa escola distinguiu-se por, pela primeira vez, incluir uma corrida de bandejas realizada pelos alunos do Curso de Hotelaria, iniciativa que contou com 37 alunos das duas turmas deste curso e que deverá manter-se nos próximos anos.

O grupo de Educação Física em conjunto com a Associação de Estudantes vai organizar um Torneio de futebol de cinco, denominado a Liga dos Campeões da Soares Basto. As inscrições podem ser feitas junto da Professora Cristina Frias ou de outro Professor de Educação Física. Essa Liga irá decorrer às 6ºf à tarde e é aberta a todos os alunos interessados. Rómulo Vasco da Gama de Carvalho nasceu em Lisboa em 1906 e licenciou-se em Ciências FísicoQuímicas pela universidade do Porto em 1931. Foi professor, pedagogo, cientista e investigador de História das ciências. Para assinalar o centenário do seu nascimento, a Gradiva publicou o livro Ser Professor, um conjunto de pensamentos deste pedagogo inovador sobre «o ensino experimental, a organização das aulas ou actividades dos alunos». Os textos foram reunidos e comentados por Nuno Crato, seu antigo aluno de Física.

Na última sexta-feira, 24 de Novembro, comemorou-se mais um Dia Nacional da Cultura Científica, instituído pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 1997 como homenagem ao físico, professor e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, pseudónimo de poeta António Gedeão. Na nossa escola, como já vem sendo hábito nos úlimos anos, esta data não passou despercebida. Para além da exposição sobre Rómulo de Carvalho/António Gedeão e da sua vasta e diversificada obra, houve um questionário cientifico, cujos resultados serão oportunamente afixados, e uma mostra de livros de ciência, na biblioteca, a qual infelizmente não foi muito procurada. Aproveitamos para lembrar os interessados em confirmar as respostas ao questionário, que a informação para responder ao mesmo pode ser consultada nos "placards", junto aos laboratórios de Física e Química, salas dois e cinco. O "karaoke" organizado pela associação de estudantes sobre a "Pedra Filosofal", poema musicado

de Antóno Gedeão, apesar de algumas vicissitudes na concretização final, não deixou de ser um sucesso com mais de 15 participantes simultâneos. Para a próxima, com mais treino anterior, decerto sairá melhor. Um dos pontos altos desta pequena comemoração terá sido o concurso inter-turmas sobre ciência e sobre a vida de Rómulo de Carvalho. Participaram as turmas de 9ºs e 8ºs anos. A turma A do 8º ano, representada pela Patricia, Ana Rita e Ricardo, foi a melhor classificada, mas falta ainda a finalíssima entre as duas melhores turmas para apurar a vencedora, cujos representantes no concurso receberão os prémios a que têm direito.


afinal, Portugal é um estado laico ou não?

ora diz lá... “Eu penso que a pouca existência de indivíduos do sexo feminino nos cursos de mecânica e electrónica se deve à mentalidade implementada pela nossa sociedade, em que estes cursos eram destinados para o sexo masculino, por serem talvez mais forçados.” ■□Sara Aroso 12ºH “Não é que um curso de electrónica seja mau, até é capaz de ser interessante mas simplesmente não é a área que pretendo seguir.” ■□Joana Melo, 16 anos - 11ºB “...as raparigas não escolhem esses cursos por preconceito; porque não estão habituados a ver mulheres a trabalhar na mecânica por exemplo... a mulher vale tanto ou mais que o homem, tem os mesmos direitos. Acho que as raparigas não se deviam sentir ridicularizadas, mas sim orgulhosas...” ■□Adriana Santos, 13 anos - 9ºB “Porque nem todos somos iguais. Nem todos temos os mesmos gostos ou preferências, e se é um curso de que se gosta, não se pensa duas vezes.” ■□Liliana Pais 10ºI “Porque as profissões para que este curso dá, não são muito usuais em raparigas.” ■□Patrícia Silva, 16 anos - 11ºH “Pensamos que as raparigas não vão para curso de electrónica porque pensam que é um curso para rapazes. E no futuro não se estão a ver a trabalhar nesse meio.” ■□Sónia Silva, 16 anos e Ana Lopes , 16 anos - 11ºC

sites de interesse ABC da tecnologia – http://www.abc-tecnologia.com.pt Site com notícias tecnológicas diversas. Inclui informações úteis, um glossário e o guia Portugal Digital com a localização dos acessos públicos à Internet por todo o país. Gamespot – http://www.gamespot.pt O site para os viciados em jogos. Muita informação sobre jogos para PC e Consolas.

m

Em

Espanha é permitido fazer o aborto desde 2 de Agosto de 1985. Desde então muitas portuguesas deslocam-se a terras espanholas para realizarem o tão controverso aborto. Na maioria dos países europeus já é permitido fazer o aborto há umas dezenas de anos. Mas porquê continuar a manter em alguns países este acto ainda ilegal? Não resta a menor dúvida de que sendo ilegal ou não, o aborto vai continuar a praticar-se. Porque é que Portugal, sendo um estado laico, ainda se continua a submeter à vontade da igreja? Pois, a proibição do aborto não passa de uma imposição da igreja católica. A maioria da população portuguesa pensa que Portugal é um estado católico mas não o é, Portugal é um estado laico. Podemos duvidar disso mas continuamos a vergar-nos à igreja católica, no aborto e até na educação, pois nas escolas, quando entramos numa escola do 1ºciclo do ensino básico, rara é a escola que não tem um crucifixo e porquê? Se Portugal é um estado laico nas escolas devia ter um símbolo de cada seita e religião existentes em Portugal ou então nenhum deles. Porque é que ainda pensam que Portugal é um estado católico por lei, se na verdade não o é?

KAKURO

Ficha Técnica: Coordenação, ilustração, redacção e processamento de texto: Prof. Paulo Gonçalves e Prof. Luís Veloso Colaboração: Alunos do 12ºC, Prof. Armindo Miguel Exemplares publicados: 150 Exemplares publicados via E-mail: 260 Escola Secundária Soares Basto (403003) 3720-254 Oliveira de Azeméis Telefone: 256600590 Email: essbee@sapo.pt

Uchip36  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you