Issuu on Google+

M I C R O C H I P

Ano 3

Compal Basket 3x3 No dia 24 de Fevereiro realizou-se o Compal Basket 3x3, organizado pelo Departamento de Expressões, nomeadamente o Grupo de Educação Física. Aberto a todos os alunos, desde o 7º ao 12º ano, este e v e n t o c o n t o u com cerca de 100 participantes, divididos por 4 escalõesInfantis, Iniciados, Juvenis e Juniores em ambos os sexos. As equipas, constituídas por 4 elementos, jogaram toda a manhã desse dia, tendo uma grande assistência por parte da comunidade educativa. As equipas vencedoras nas 8 categorias, foram premiadas com uma bola de basket, mas o maior prémio foi, sem dúvida, o apuramento para a fase regional desta competição.

Diario de Sofia No dia 18 de Fevereiro, integrado na Semana das Língua, a convite do Departamento de Português, Latim e Grego, os escritores Marta Gomes e Nuno Bernardo — autores dos livros ‘Diário de Sofia’ e ‘Diário de Mariana’ — visitaram a escola e estiveram à conversa com cerca de 50 alunos do 9º ano de escolaridade. Os autores dos livros juvenis Diário de Sofia e Diário de Mariana responderam às questões colocadas pelos alunos sobre as obras publicadas depois de fazerem uma apresentação das mesmas, bem como adiantarem as p u b l i c a ç õ e s previstas para este ano. Segundo os autores, o Diário de Sofia, lançado em Portugal a 27 de Janeiro de 2003 como site na Internet e serviço interactivo por telemóvel, surge com uma personagem fictícia (Sofia) como tentativa dos autores fazerem “algo diferente”.

MARÇO 2005

n.21

Semana das Línguas A semana de 14 a 18 de Fevereiro foi dedicada, pelos Departamentos de Línguas, Português, Latim e Grego, da

Escola Secundária Soares Basto, às várias línguas estudadas nesta escola. Jogos, concursos e filmes foram algumas actividades desenvolvidas durante a semana. A par destas iniciativas, no átrio da Escola, esteve

uma exposição colectiva, referente às línguas ensinadas nesta escola, com trabalhos feitos pelos alunos. De realçar as várias iguarias diárias referentes a cada país, onde se fala a língua mãe. Scones, tartes de maçã e crepes foram algumas das especialidades confeccionadas pelos alunos do curso de Hotelaria, que deram “uma mãozinha”, já habitual, quando se trata de alimentação.Obrigado pessoal.

2005, Ano Mundial da Física Cem anos depois da publicação das primeiras teorias de Albert Einstein, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) quer fazer de 2005 o “Ano Mundial da Física”com o objectivo de popularizar esta área científica entre o público em geral e os estudantes. Durante muito tempo considerada como a mais mediática das ciências, a física foi perdendo protagonismo no final do século XX em relação a disciplinas como a biologia ou a genética, o que se reflectiu na diminuição do número de profissionais em muitos países europeus, principalmente em França, paralelamente com o crescente desinteresse do público. Foi neste contexto que a Sociedade Europeia de Física (SEP) propôs 2005 como o Ano Mundial da Física, uma iniciativa formalmente apoiada pelas Nações Unidas em Junho de 2004, aproveitando a comemoração do centenário da publicação das primeiras teorias de Albert Einstein, um dos seus principais impulsionadores e o cientista que porventura mais a terá ajudado a popularizar-se. De acordo com o historiador francês de física, Michel Paty, um dos problemas para o qual Einstein encontrou uma solução foi a “constituição atómica ou molecular da matéria”, que demonstrou a existência do átomo, até então uma

mera hipótese, abrindo as portas à física atómica. Einstein propôs igualmente uma reformulação do problema da “electrodinâmica do corpo em movimento”, suscitado pela teoria de James Maxwell sobre o electromagnetismo, constituindo aquilo a que se chamaria “teoria da relatividade restrita” - que se tornará na fórmula mais famosa da física do século XX: E=mc2 – e mais tarde a teoria da relatividade geral. Porém, apesar do desenvolvimento destas teorias, a física ainda não revelou muitos dos seus segredos.

Escolas secundárias perdem onze mil alunos por ano As escolas secundárias portuguesas estão cada vez mais vazias. No ano lectivo 1998/99 estavam matriculados no ensino secundário público (incluindo o recorrente) 342908 estudantes. Em 2001/02, a queda já quase ultrapassava a fasquia dos 300 mil inscritos, sendo que a projecção da tutela para este ano lectivo se situa nas 278500 matrículas. Quase metade do universo total (44,8 por cento) não concluiu o ensino secundário o que, nesta matéria, coloca Portugal na cauda da Europa.


Verbatim lança discos com tecnologia LightScribe A Verbatim anunciou uma parceria com a Hewlett-Packard para produzir e distribuir os novos discos DVD e CD com tecnologia LightScribe. A filial da Mitsubishi Kagaku Media, trabalhou conjuntamente com a HP para fabricar os suportes que complementam o desenvolvimento dos gravadores e programas com a opção LightScribe. A tecnologia LightScribe permite que o mesmo laser que escreve os dados no disco também possa gravar textos e gráficos na superfície do mesmo suporte. Antes de escrever a informação, o utilizador deverá virar o disco e introduzi-lo com a superfície da etiqueta para baixo, o gravador reconhecerá e lerá a superfície

A casa de Fernando Pessoa

Intel anuncia sistema de núcleo duplo A Intel anunciou que completou a sua produção inicial de processadores de núcleo duplo (dual-core). A Intel tenciona fornecer em separado dois produtos de núcleo duplo e chipsets que permitam núcleo duplo para a sua família de processadores Pentium no segundo trimestre, incluindo o processador Pentium Extreme Edition. O processador Intel Pentium Extreme Edition vai incluir a tecnologia HyperThreading, fornecendo a capacidade de processar quatro “linhas” de software em simultâneo. O processador Pentium Extreme Edition vai combinar com um novo chipset com o nome de Intel 955X Express chipset, anteriormente com o nome de código “Glenwood”, que inclui características como Intel High Definition Audio, PCI-Express e um canal duplo mais rápido de memória DDR-2. A Intel vai também juntar o seu processador de volume “Smithfield” com dois novos chipsets com o nome Intel 945G Express chipset e Intel 945P Express chipset, ambos com o nome de código “Lakeport” no segundo trimestre do ano.

Internet

Explorer

especial, efectuando uma reacção química q u a n d o e n t r e e m c o n t a c t o c o m o l a s e r, resultando na impressão permanente da etiqueta. A primeira geração de d i s c o s LightScribe da Verbatim, e s t a r á disponível a partir do mês de Fevereiro do ano 2005. Os discos serão monocromos e estarão disponíveis em packs de 10 unidades (CD-R 52x Super Azo) e em packs de 5 unidades, no caso dos discos DVD+R 8x com tecnologia Advanced Azo.

7

Bill Gates anunciou numa conferência que a Microsoft prepara-se para lançar a versão 7 do Internet Explorer. Com este anúncio a Microsoft muda a estratégia inicial amplamente anunciada em que afirmava que nunca mais iria lançar um browser independente do sistema operativo. A Microsoft planeava lançar a nova versão do Internet Explorer juntamente com o Longhorn, o novo sistema operativo da empresa. Mas a perda rápida de quota de mercado nos últimos meses para outros browsers de onde se destaca o Firefox obrigou a empresa a alterar a sua estratégia inicial. A nova versão deverá ser lançada durante o próximo Verão.

FichaTecnica Coordenação, paginação, ilustração, redacção e processamento de texto: Prof. Paulo Gonçalves Colaboração: Alunos do 11ºD, Alunos do 12ºE e Prof. Luís Veloso (Esc. Sec. da Sé - Guarda). Exemplares publicados: 150 Exemplares publicados via E-mail: 140 Escola Secundária Soares Basto (403003) 3720254 Oliveira de Azeméis Telefone: 256600590 Email: essbee@sapo.pt Blog: http://microchip.blogs.sapo.pt

Sites

autómatos

www.autoplcs.com

http://usuarios.lycos.es/ electromecanica2/index.htm

Criada pela CML, em Novembro de 1993 e concebida como Casa da Poesia, a Casa Fernando Pessoa é um espaço cultural da responsabilidade da CML e situa-se no prédio onde Fernando Pessoa ocupou, entre 1920 e 1935, o 1º andar direito. Remodelada a construção, o único espaço que foi deixado tal como era na sua forma original foi o do quarto do poeta e respectivo mobiliário. Periodicamente, um artista é convidado a dar vida a este lugar, recriando-o com base naquilo que, para ele, Pessoa possa significar. Por ele já passaram muitos nomes das Artes Plásticas portuguesas e estrangeiras. A partir do site os internautas poderão conhecer a polivalência cultural da Casa de Fernando Pessoa, que assume várias vertentes tais como a mencionada casa da poesia, biblioteca, espaço para exposições temporárias e para conferências, e conhecer as a c t i v i d a d e s programadas.

www.infoPLC.org

www.casafernandopessoa.com

Ciências da vida explicadas O BIONET é um site que se propõe ajudar os visitantes a explorar e debater as últimas descobertas das ciências da vida. Propondo uma série de áreas de interesse, o site convida a um maior conhecimento sobre alguns dos temas que mais polémica têm gerado nesta área. A linguagem é muito simples e os assuntos abordados vão da propriedade dos genes à clonagem humana e também à utilização da investigação e clonagem para o tratamento de doenças.

M

I

C

R

O site está em português, entre várias línguas europeias, o que facilita também a sua exploração, e envolve uma rede de instituições entre as quais se conta o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa. www.bionetonline.org

O

T

O

O

N


Uchip21