Page 1

M I C R O C H I P

Ano 2 FEVEREIRO 2004

Kiosk No dia 13 de Janeiro, o sistema de cartões magnéticos da nossa escola foi inaugurado. Cada elemento da comunidade educativa será portador de um cartão de banda magnética, intransmissível, que substitui o tradicional cartão de identificação. Este servirá também de portamoedas, eliminando a circulação de dinheiro na escola.Posteriormente servirá de controlo de entrada e saída da escola e facilitará a comunicação entre Directores de Turma e Encarregados de Educação via SMS. Estarão disponíveis dois “quiosques”, um no átrio de entrada e outro no bufete, onde se poderá adquirir produtos do bufete, da papelaria e reprografia bem como reservar as senhas de almoço e analisar o saldo disponível. Futuramente estarão disponíveis mais serviços com o uso deste cartão.

Eco-Recolha Integrado no plano de actividades, iniciou-se no passado mês de Janeiro a “Eco-recolha”. Colocados em vários locais da escola, toda a comunidade educativa pode fazer a selecção de material para reutilização.

Ecomascote O concurso “Ecomascote” já produziu resultados. Este concurso, destinado à comunidade escolar alunos, pessoal docente e não d o c e n t e ,

Nº 11

Novo calendário de exames nacionais Já foi objecto de despacho do Ministério da Educação, a 9 de Janeiro, faltando apenas a sua publicação no Diário da República: este ano, a segunda chamada da primeira fase dos exames nacionais do Ensino Secundário deixa de existir, enquanto que a segunda fase é antecipada para o mês de Julho (em vez de Setembro). Assim, os exames nacionais do Ensino Secundário irão realizar-se nos seguintes períodos: entre 14 de Junho e 2 de Julho (1.ª fase) e entre 15 e 23 de Julho (2.ª fase). As inscrições para as provas da primeira fase terão de ser feitas entre 15 e 26 de Março, ou no prazo suplementar que vai de 29 a 30 do mesmo mês. Já as inscrições para admissão à segunda fase decorrerão entre 5 e 13 de Julho. Os prazos de inscrição para as provas de exame elaboradas a nível de escola são os mesmos, excepto para os alunos que anularem a matrícula até ao quinto dia de aulas do terceiro período. Os exames de equivalência à frequência realizam-se nas mesmas datas, também em chamada única. O despacho ministerial estabelece ainda que não se realiza qualquer época especial de exames, pelo que os estudantes residentes no estrangeiro terão de submeter-se às datas atrás referidas. Quanto aos exames das disciplinas do Ensino Básico, no 2.º e 3.º ciclos, irão decorrer numa fase única, entre 18 de Junho e 9 de Julho. As pautas da primeira fase das provas nacionais serão afixadas a 12 de Julho, enquanto que as da segunda fase vão ser divulgadas a 2 de Agosto, no caso de corresponderem a exames destinados à aprovação ou de acesso ao Ensino

formando grupos ou não tinha como objectivo a reutilização de materiais que ultrapassaram o seu ciclo de vida, tentando assim dar-lhes utilização na construção de uma mascote tridimensional. Com várias participações, saíu vencedor o “sapo”, construído pelos funcionários dos Serviços Administrativos. Saúdam-se todas as participações.

Superior. Neste caso, os respectivos alunos podem apresentar-se na primeira fase de candidatura ao Ensino Superior. As notas de exames da segunda fase serão divulgadas apenas a 17 de Agosto, se forem feitas para melhoria de classificação. Só poderão ser consideradas na segunda fase de candidatura ao Superior. Os resultados dos processos de reapreciação de provas da primeira fase serão afixados a 11 de Agosto. Os da segunda fase serão tornados públicos a 30 de Agosto e a 16 de Setembro, nos casos das notas divulgadas e 2 de Agosto e a 17 de Agosto, respectivamente.


Software Electrónico... http://www.crocodile-clips.com

www.pcb123.com

AMD e Intel preparam processadores à prova de vírus A AMD e a Intel planeiam para breve a integração de uma nova tecnologia antivírus nos seus processadores que impedirá os ataques de segurança antes da sua ocorrência. Denominada Execution Protection, a tecnologia da AMD - já integrada nos processadores Athlon de 64 bits -, impede buffer overflows, um método tradicionalmente utilizado por hackers que consiste na sobrecarga dos sistemas de protecção de um computador e na posterior inserção de um programa malicioso em memória que o processador subsequentemente executa. Com a Execution Protection, os dados no buffer - um segmento de memória reservado para guardar os dados enquanto estão a ser processados - só poderão ser lidos, sendo impedidos de realizar “o trabalho sujo”. Nos actuais processadores, qualquer programa que instalem na memória overflow podem ser executados. Com esta tecnologia, o sistema apenas permite o read-only no buffer.

Não há execução. O programa malicioso torna-se depois inofensivo quando o PC é desligado. O circuito já está integrado nos existentes processadores Athlon 64, mas ainda não pode ser activado. Tal acontecerá quando a Microsoft lançar o Service Pack 2 para o Windows XP, no início do segundo trimestre deste ano, anunciaram as empresas. Embora ainda não exista confirmação por parte da fabricante, a Intel estará a preparar-se para integrar uma tecnologia similar nos Prescott, uma versão mais avançada dos processadores Pentium 4 cujo lançamento está previsto para o próximo mês. Um grande número de vírus registados durante o ano passado tinham por base buffer overflows. Cerca de 50 por cento das actualizações de segurança Windows da Microsoft nos últimos dois anos não teriam sido necessárias se a tecnologia existisse na altura, defendem a AMD e a Intel.

História da Energia www.expresspcb.com

Aconselhamento psicológico online http://www.psiconline.pt

www.historia-energia.com

O projecto de investigação foi iniciado em 2002 e envolveu onze investigadores de áreas de história, sociologia e economia do Centro de Estudos de História Contemporânea PortuguesaCEHCP e do Museu da Electricidade e envolveu a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a EDP, através do Museu da Electriciadade, e a RDP. O resultado está à vista e é um site de difusão cultural e científica mas que também pretende servir a comunidade de investigadores. O site História da Electricidade foi lançado oficialmente no início de Dezembro e para além de múltipla informação sobre o próprio projecto e a equipa que o desenvolveu, contém documentação que poderá ser bastante útil para quem quiser saber mais sobre a produção, distribuição e consumo de electricidade em Portugal entre 1890 e 1973, período sobre o qual se debruça a investigação.

Apresentando-se como uma clínica de aconselhamento psicológico na Internet, a Psiconline explica o conceito e afirma que a sua intervenção assenta em todos os princípios de um processo terapêutico tradicional, mas distingue-se deste por ser uma intervenção mediada online e, por isso, de carácter breve. O objectivo é dar uma primeira resposta às questões e dúvidas de foro psicológico que, em determinada altura, inquietem os cibernautas, não pretendendo o serviço substituir um processo de psicoterapia, ressalvam os responsáveis pelo espaço na Internet portuguesa. O preço do serviço de aconselhamento é de 35 euros por consulta, pago antes da disponibilização do mesmo, através de transferência bancária, cheque ou vale correio, as três modalidades possíveis.

Na zona dedicada à divulgação científica, o público pode encontrar áreas como “Olhares Portugueses”, “História em sons”, “História em Imagens” e “Empresas”, cada uma delas com artigos e documentos que se tornam interessantes para quem quer saber mais sobre a produção e consumo de energia desde o século XIX. Na zona de História em sons pode mesmo ouvir-se algumas reportagens de inaugurações ou outros momentos recolhidos pela RDP, que nos transportam à época. Note-se ainda que o site está traduzido em Inglês e Castelhano de forma a facilitar o entendimento pelos “visitantes” internacionais, pelo menos aos resumos aos artigos, o que não deixa de ser uma iniciativa meritória.

Passatempo Completa com as 15 capitais dos paises que integram a União Europeia

Ficha Técnica Coordenação, paginação, ilustração, redacção e processamento de texto: Prof. Paulo Gonçalves Colaboração: Alunos do 11ºG e Alunos do 12ºC. Exemplares publicados: 150 Escola Secundária Soares Basto (403003) 3720-254 Oliveira de Azeméis Telefone: 256600590 Email: essbee@sapo.pt

Ajuda - Os países são: Portugal, Espanha, Alemanha, Austria, Belgica, Dinamarca, Finlância, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Reino Unido e Suécia.

Uchip11 a4  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you