Issuu on Google+

BOLETIM

INFORMATIVO

humanizando .webs.com

2014 / 1

CLUBE DE

Participação na

DE

LIMPÍADA

PROGRAMAÇÃO Em 2014 acontecerá a 1º Olimpíada de Programação que visa estimular a busca pela carreira científico-tecnológica e desenvolver o pensamento computacional.

HARDWARE LIVRE Este ano, o projeto dará ênfase à utilização de Hardware livre. Saiba mais acessando nosso site e conhecendo nossas atividades.

www.humanizandotecnologias.webs.com


COM O QUE TRABALHAMOS NO PROJETO? Programação I Através de uma poderosa e simples linguagem de programação, os estudantes conhecem os princípios lógicos que regem a programação. Usando a linguagem LOGO, para desenvolver programas estruturados, aprende-se comandos de movimento, repetições (loops) que contribuem para desenvolvimentos de noções de geometria como medição de ângulos e cálculo, que só são trabalhados nas séries finais

Programação II Com o princípio da Programação Orientada à Objetos, é possível desenvolver com o Scratch programas de computador diversos, além de implementar variáveis, movimento e ações, desenvolve no estudante noção espacial, lógica, habilidade de cálculo e resolução de problemas. Com esta ferramenta, ainda é possível compatilhar projetos on-line e editar outros compartilhados. Além disso, no portal do Scratch, pode-se interagir com outros membros.

Programação III A Linguagem C é uma lingaguagem de alto nível, usada desde a programação de computadores como de robôes. Neste caso, utilizada junto com um microcontrolador Arduino, baseado em hardware livre, é possível programar o hardware para realizar qualquer atividade. Exige um pouco mais de conhecimento técnico, mas pode-se também iniciar os estudos com o uso do software Sratch for Arduino, S4A, que permite programar o Arduino formando um programa com blocos como no Scratch, porém de forma limitada.

Robótica I Com o uso de kits de robótica, o estudante tem a oportunidade de aprender os princípios da robótica, montando e programando componentes simples. O kit, composto de um controlador, alguns atuadores e sensor, possibilita o entendimento do funcionamento de dispositivos robóticos. Também é possivel usar sucata, como coolers, pilhas e LED’s extraídos de brinquedos velhos para montar pequenos robôs

Robótica II Ainda com kits de robótica, neste nível o estudante está apto a desenvolver projetos com sistemas automatizados utilizando dos componentes do kit. Pode-se também usar protoboard para montar circuitos simples e aumentar as funcionalidades em alguns casos. Aprende-se a montar robôs virtuais, com o auxílio de um simulador de robótica da LEGO. Ainda dispõe de um software tutorial que ensina passo a passo diversos modelos diferentes do kit LEGO Mindstorms EV3.

Robótica III Avançando mais no campo da robótica, agora vamos utilizar o Arduino como base. Arduino é uma plataforma de prototipagem de hardware livre, o que torna os gastos com materiais muito menores, e aumenta enormemente as possibilidades. Com ele podemos montar e programar diversos componentes eletrônicos, como motores servo, sensores de temperatura, de luminosidade, potenciômetro, LED’s, buzzer e muitos outros.

humanizando .webs.com


Boletim Informativo 2014-1