Page 1

Jornal EMEB “Profª Renata Guimarães Brandão Anadão”

Indaiatuba, março de 2014

Copa do Mundo 2014

A

Copa do Mundo ou Campeonato do Mundo de Futebol em 2014 será realizada no Brasil. Esta é a vigésima edição do evento. Ela será disputada entre os dias 12 de junho à 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul. Há 36 a Argentina

foi escolhida, em 1978. A última Copa (2010) aconteceu na África do Sul e a próxima (2018) será na Rússia. A organizadora deste evento é a FIFA e nesta edição irá contar com a presença de 32 participantes.

Fuleco: o mascote oficial da Copa do Mundo FIFA 2014


Jornal EMEB “Profª Renata Guimarães Brandão Anadão”

O

s alunos repórteres do Jornal EMEB “Profª Renata Guimarães Brandão Anadão” entrevistaram nesta semana o mascote Fuleco descobrindo muitas curiosidades... Fuleco é o nome do mascote oficial da Copa do Mundo FIFA 2014. Ele tem 14 anos e nasceu no em janeiro de 2000. Ele faz parte de uma linhagem de tatus que povoavam todo o Brasil, porém originaram-se no leste do país. “Eu viajo pelo Brasil conhecendo novas pessoas e aprendendo novos costumes, hábitos, expressões e boas lembranças” diz Fuleco ao ser intrevistado pelas crianças. Ele ainda acrescenta que ainda tem contato com sua família e todo ano volta para casa para jocar futebol com seus amigos. E ainda está sempre ligado as tecnologias, mantendo seu perfil nas redes sociais.

Indaiatuba, março de 2014

O tatu-bola brasileiro (Tolypeutes tricinctus) faz parte de uma das duas espécies de tatu que são capazes de se enrolar e virar uma bola quase impenetrável. Ao se defender os tatus encolhem as orelhas dentro da carapaça e a cabeça e o rabo tornamse um bloqueio lacrando totalmente a carapaça. A cor azul foi escolhida para a carapaça representando a beleza natural do Brasil, o céu e as águas límpidas. E o verde representando o campo de futebol. Terminando sua entrevista Fuleco ainda diz que adora aprontar pegadinhas para os amigos, confundindo-os no campo formando uma bola durante o jogo e que quando marca gol comemora com a “dança do tatu”. Redatores: Texto coletivo dos alunos da EMEB “Profª Renata Guimarães Brandão Anadão”

Jornal  

Matéria sobre a Copa do Mundo 2014 e curiosidades sobre o mascote oficial.