Page 1

A Arte do renAscimento Escultura

SĂŠculos XV e XVI


Introdução Escolhemos este tema porque achamos bastante interessante, pois gostamos muito de arte. E já que a escultura é arte resolvemos descobrir como era realizada no renascimento durante os séculos XV e XVI. Neste trabalho utilizámos a Internet (Wikipédia, Infopedia e Britânica) e algumas enciclopédias. O nosso objectivo é saber: •ONDE SURGIU? •CONHECER A SUA HISTORIA •OS GRANDES ESCULTORES DA ÉPOCA •ALGUMAS OBRAS DE ARTE DESSA ÉPOCA


Renascimento O Renascimento foi a mudança da idade média para a idade moderna. A vontade de saber e o interesse pela cultura marcaram a diferença. O que mudou na passagem da idade média para a idade moderna, em termos de escultura, foi a revalorização da escultura da antiguidade. Na idade média não representavam as esculturas com tamanha exactidão e perfeição, davam mais importância à arte gótica, sendo que na idade moderna passaram a dar mais importância á escultura em si.

Escultura da idade média

Escultura da idade moderna


Como era realizada? Os escultores do Renascimento esculpiam a figura humana, com grande harmonia e naturalismo, baseando-se para isso, no estudo cuidadoso da anatomia. Tal como os restantes artistas da época, sentiam uma grande admiração pelos temas relacionados com a Antiguidade. Além disso, a escultura é o modelo ideal segundo Miguel Ângelo para representar um ser humano. Os mitos gregos foram motivos de muitas dessas esculturas.


PrinciPais escultores do Renascimento Por entre os escultores do renascimento destacam-se Lorenzo Ghiberti, Donatello, Miguel Ângelo, Luca della Robbia, Andrea della Robbia, entre outros. Pode-se dizer que a escultura é a forma de expressão artística que melhor representa o renascimento. Mesmo contrariando a moral cristã da época, o nu volta a ser usado reflectindo o naturalismo. No Renascimento a escultura atingiu um elevado grau de perfeição.


Miguel Ângelo

Miguel Ângelo, nasceu em Caprese em 1475. Em Florença trabalhou num jardim de Lorenzo Médicis, onde começou a apreciar a arte clássica. Na sua primeira estadia em Roma esculpiu as esculturas de “Baco” e a “Pietá” e em 1501 voltou a Florença onde esculpiu a estátua de “David”. Após vários confrontos com o papa Júlio II, voltou a Roma em 1508 para pintar a Capela Sistina. Em 1534 fixou-se definitivamente em Roma onde completou a Capela Sistina e planeou a cúpula de S.Pedro. Morreu em Roma aos 89 anos.


Temas do Renascimento Em algumas esculturas renascentistas estão representadas personagens bíblicas, religiosas ou de carácter mitológico. Há um traço comum em todas elas: a preocupação com o realismo. Tanto a expressão dos rostos como a do corpo tenta ser fiel à realidade física do ser humano.


ConClusão Onde surgiu?: Os estudiosos nunca chegaram a um acordo sobre as datas certas do período do Renascimento, mas pensa-se que foi nos séculos XV e XVI. Este período foi marcado por muitas transformações em muitas áreas da vida humana, assinalando a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.


ConClus達o: - http://historia8.blogs.sapo.pt/2223.html - http://hca-historiaeculturadeartes.blogspot.com/2010/05/esculturarenascentista.html - http://bandadacovilha.blogspot.com/2007/04/workshop-de-msica-e-danarenascentista.html - http://historiadaarte.pbworks.com/w/page/18413869/Donatello - http://artetropia.blogspot.com/2010/06/donatello-mercenarios-e-muitomais.html - http://arki-tetura.blogspot.com/2010/07/arte-renascentista.html


FIM Trabalho Realizado por: - Eunice Gonรงalves Nยบ8 - Filipa Lipari Nยบ9 - Guilherme Sousa Nยบ14 - Mariana Veiga Nยบ24

Projecto Historia  

renascimento, Historia

Advertisement