Page 1

Tecnologia e Inovação na área Têxtil (Roupas)


Nome do Grupo: Hackers da FIT Componentes: • Fernando de Carvalho – RA: 8101027 • Guilherme Hypolito - RA: 8101010 • João Carlos – RA: 8101028 • Mauricio Alves – RA: 8101019 • Rodolfo Martins – RA: 8101003


Tecnologia e Inovação em Roupas

O intuito dessa apresentação é mostrar algumas modernidades de tecnologia voltada para industria de roupas, onde os produtos são desenvolvidos para melhor desempenho nos esportes de atletas e usuário comuns, garantindo também o máximo de segurança e conforto.


Coletes e jaquetas à prova de bala

• Características: Um dos maiores atrativos do colete é o peso, enquanto os convencionais estão em torno de quatro quilos, os dissimulados chegam no máximo a 1,6 quilos. Eles são fabricados com tecnologia de ponta desenvolvida em Israel e têm o mesmo poder de impacto dos outros. O trauma (profundidade atingida pelo impacto da bala ao colete) é menor que o permitido por lei. A tecnologia usada é a Export Erez (tecnologia e miolo balístico).


• Finalidade: O intuito desse tipo de roupa é trazer segurança, mas sem se privar do conforto e descrição de uma roupa convencional, principalmente para pessoas como executivos, juízes, empresários, promotores de Justiça e profissionais liberais como médicos, engenheiros e advogados, que têm medo de seqüestros, atentados e assaltos. Na opinião deles, o que adianta ter carro blindado se a pessoa corre o risco de levar um tiro quando sair dele?.


Roupa Camaleão

• Características: Em plena era da informação, as roupas ficaram inteligentes e há desde tecidos que se adaptam às variações climáticas até camiseta com sensores para medir pressão, temperatura e batimentos cardíacos. O Exército americano lançou mão da nanotecnologia, ciência que manipula partículas com um centésimo da grossura de um fio de cabelo, para criar um uniforme de guerra imbatível. Resistente às balas, a armadura regula a temperatura do corpo, tem sensores para medir os sinais vitais dos soldados e muda de cor conforme o ambiente.


• Finalidade: Trazer segurança aos soldados durante um combate através de sua camuflagem automática e resistência à impactos de balas, auto monitoramento dos sinais vitais dele com o auxílio dos sensores espalhados pela roupa, a até mesmo proteção contra armas químicas devido às suas fibras que se fecham caso em contato com tais produtos.


Roupa para natação • Características: A roupa força a água a passar por caminhos predeterminados, mais ou menos como um pneu de chuva. Não tem costuras e usa material que não só não absorve, como repele água. Logo, desliza mais facilmente. Além disso, cada modelo é individual, para se adaptar ao máximo aos contornos do corpo do atleta. Ao mesmo tempo, em certos pontos, possui uma estrutura mais rígida para dar ao nadador um perfil mais delgado.


• Finalidades: O objetivo é reduzir ao máximo o atrito do nadador com a água, fazendo assim que seu desempenho melhore embaixo d’água.


Mais algumas peças curiosas Camiseta Wi-Fi Detector Shirt A camiseta Wi-Fi Detector Shirt, que detecta redes Wi-Fi, é um exemplo de ousadia digital criada para solucionar os problemas dos usuários que têm dificuldades para encontrar pontos de acesso sem fio nas ruas. Assim que o dono passa por algum estabelecimento equipado com redes IEEE 802.11b ou 802.11g, uma barra de luz na camiseta acende indicando a intensidade do sinal para navegação. Para alimentar o produto com energia, bastam três pilhas de tamanho AAA que ficam acomodadas num bolso interno.


Camiseta T-Equaliser e Alto-falantes AZA Extremes Uma outra camiseta, para quem gosta de baladas, é a T-Equaliser, que exibe um equalizador de freqüências cheio de cores que acompanha o ritmo da música ambiente pelo preço de 25 libras (cerca de R$ 80). A tecnologia é alimentada por uma bateria e pode captar diversos estilos de música para agradar diversos gostos. Junto com a peça, os usuários podem também "vestir" os altofalantes, que vêm embutidas em uma jaqueta ideal para ser usada ao ar livre, em caminhadas. O som ainda vem de forma estereofônica, já que as caixas ficam posicionadas onde poderiam estar os bolsos.


Calça com teclado

E para acompanhar a parte de cima da vestimenta, uma boa sugestão pode ser a calça que vem com um teclado flexível acoplado, idealizada pelo designer Eric de Nijs. Com essa peça, que é muito mais do que uma simples tentativa de eliminar a mesa de digitação, é possível estabelecer conexão com um PC via Bluetooth e contar com um bolso só para mouse e alto-falantes. Quem gosta de jogar pode ainda manipular um joystick que faz parte do zíper.


Jaqueta Solar

Um outro item é a jaqueta Solar SeV, da ScotteVest, que carrega a bateria de celulares e outros aparelhos portáteis apenas ficando sob o sol. Um painel acoplado na roupa capta a luz e a transforma em energia, garantindo mais autonomia para os usuários que precisam de mobilidade o tempo todo e não podem ocupar os bolsos com baterias reservas.


Vestido

Já mais voltado ao universo feminino, o vestido da designer Amanda Parkes, segue a linha de roupas que geram energia a partir dos movimentos dos usuários, carregando a bateria de aparelhos por meio de exercícios físicos como andar, dançar e correr. A energia, nesse caso, fica armazena numa bateria acoplada na vestimenta.


Conclusão

Nota-se pelo documento apresentado acima, com situações e exemplos, que há uma enorme variedade de tecnologia voltada à moda têxtil no qual se unem as roupas, pois a mesma sofre mudanças e alterações de acordo com a evolução social, necessidade das pessoas e progresso científico. Assim proporcionando a quase todo tipo de ocasião um traje adequado tecnologicamente, com características e sofisticação personalizadas de acordo com a necessidade do uso.


Alguma pergunta? hackersdafit@gmail.com

Inovações Tecnologicas  

Trabalho de Português

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you