Page 13

MEXA-SE

SAÚDE

<

Dores: livre-se delas de maneira natural, com a Quiropraxia. L. Cíntia J. Cruz uem sofre de dores constantes sabe exatamente o que significa passar uma noite tentando se ‘ajeitar’ em alguma posição menos dolorosa. Acorda no meio da noite e acaba ‘perdendo’ o sono. Compra travesseiro e colchão novos, não adianta! Levanta irritado diariamente. Como podemos nos livrar das dores? Nosso corpo possui um esqueleto cujas articulações podem se desalinhar a qualquer momento, como consequência de um escorregão, queda, pancada, ‘mau jeito’ ou até mesmo durante o sono. Isso causa dores intermináveis até que você conhece a Quiropraxia. Quiropraxia é uma terapia de manipulação da coluna vertebral e articulações, com o intuito de harmonizar e realinhar as estruturas ósseas. Estes alinhamentos são realizados manualmente com o uso de muito tato, técnica e conhecimento da anatomia humana. Não é usado nenhum tipo de medicamento. É uma terapia que oferece alívio rápido aos sintomas (imediato em alguns casos), como forte dor na coluna, dores nas pernas (ciática), dores em braços ou nuca, dor de cabeça etc. Quando o corpo ‘percebe’ que uma articulação não está devidamente alinhada, ocorre inflamação e dor – como uma defesa! A função da manipulação é o realinhamento articular e vertebral, facilitando as estruturas ósseas a voltarem a suas posições originais, deixando a Natureza cumprir seu papel, facilitando a desinflamação naturalmente. O realinhamento vertebral tem indicação em todos os casos de cefaleias (dores de cabeça), cervicalgias (dor na nuca) e região próxima, dorsalgia (dor na região dorsal e peito), lombalgia (dor na região lombar e próxima ao quadril), ciatalgia (dor ciática que é a dor que ‘desce’ pela perna), hérnia de disco, parestesia em membros (formigamento nas pernas ou braços devido a pinçamento vertebral), desvios posturais, vícios posturais etc. Seus pés doem? Se a resposta for ‘sim’, provavelmente você terá também dores nos joelhos ou nas costas e coluna. Sabe por

Q

quê? Instintivamente, se um pé está doendo, procuramos pisar de forma mais suave nele e acabaremos sobrecarregando o outro e assim por diante, envolvendo um ou os dois joelhos, as costas e ombros etc. Muitos problemas articulares começam nos pés! Sem falar nos problemas que eles mesmos apresentam, como esporão de calcâneo, Arcus Valgus (joanetes) e outros. Nossos pés têm 26 ossos, com 33 articulações cada um. Se considerarmos que uma pessoa normal anda em média de 5 mil a 6 mil passos diariamente, veja a importância que eles têm! Muitas artroses nos joelhos têm sua origem em pés desalinhados – examine os saltos de seus sapatos: eles não podem ter desgastes irregulares (só de um lado, por exemplo). A Quiropraxia também é indicada para casos em que não só a articulação fica comprometida, mas também os tendões ou ligamentos, como é o caso de: fibromialgias, tendinites, bursites, síndrome do Túnel do Carpo, entre outros. E o melhor de tudo: Quiropraxia não dói! Ao contrário, alivia a dor na hora. Cintia Quiropraxia e Massagem Estética e Equilíbrio: R. Rangel Pestana, 988. Tels.: 11-3446-7050, 4586-6009, 9915-4593. ANQ no 025/99. L. Cíntia J. Cruz é quiropraxista formada em 1999.

<

13

Em 2011 vamos brilhar! Dra. Sonia Regina S. de Lima ue tal começar 2011 tos ou amarelados? Isso, com uma joia nova sem contar aquele sorriso torto, com a mão na e fascinante? Joia essa frente ou, o que é pior, que você não precisará de boca fechada. esconder conforme o luQuem consegue arrugar em que esteja, com mar um emprego em que medo de ser assaltado, haja exposição a outras pois ninguém poderá pessoas estando com os rouba-lá e que, além da dentes em condições maravilhosa estética, precárias? Não adianta também proporcionará a seguir uma receita como você o maior conforto, se fôssemos todos aumentará consideraveliguais, pois cada caso é mente sua autoestima, único, individual; por fará você se sentir mais isso, a necessidade do confiante e, acima de diagnóstico diferencial. tudo, comerá tudo o que Sua boca, uma linda e funcional joia. sempre sonhou sem resAtravés de fotos digitrições de temperatura, acidez ou da força tais ou radiografias vamos propor tudo o que que terá de fazer para digerir o alimento. há de mais seguro e moderno a fim de que Muitos colocam metas na vida ao iniciar o você possa, no menor tempo possível, sair ano, como adquirir um carro novo, fazer a vi- do consultório satisfeito e saudável. Tratamento específico exige qualidade e diagem dos sonhos, equipar a casa, fazer aquele tão sonhado curso que poderá dar um ferenciação, ou seja, se você possui dentes upgrade em sua vida profissional. Que tal se com manchas muito antigas ou muito amapropor a dar um presente relados, somente o claà sua saúde, entregandoreamento não vai resolver, se a um “personal estétidando muito mais satisfaco e oral”, fazendo um dição as facetas de porceagnóstico diferencial e lana, que são pequenos não apenas resolvendo pedacinhos de porcelana aquela dorzinha que tanto ‘colados’ na parte de fora incomoda cada vez que dos dentes, deixando- os você toma um sorvete ou brancos e brilhantes, não ingere um alimento ácido? sofrendo desgaste ou mudando de cor com o temO que adianta andar po. Caso tenha falhas de com aquele carro novinho, dentes muito antigas, pose algo dentro de você, derá fazer implantes; poque ao necessitar se exrém, para que se obtenha por, o faz sentir tão desum ótimo resultado, há confortável e intimidado Dra. Sonia Regina necessidade de endireitar como os seus dentes toros dentes que saíram do lugar com o uso de aparelhos fixos por um curto período, pois estamos com as últimas tecnologias e utilizando os aparelhos autoligáveis, que reduzem o tempo do tratamento pela metade. Agora, só falta você dar o primeiro passo e se propor a começar o ano presenteandose com uma linda e funcional joia, a joia de sua boca, única e bela como seu sorriso deve ser.

Q

Dra. Sonia Regina S. de Lima é cirurgiã-dentista, pós-graduada em Implantodontia pela USP (11-4523-1275).

Jornal Mexa-se Janeiro 2011  

Jornal Mexa-se - Edição 144 Janeiro/2011

Jornal Mexa-se Janeiro 2011  

Jornal Mexa-se - Edição 144 Janeiro/2011

Advertisement