Page 1

JULHO 2017

ANO XIII | N 154

Lashon Harรก A palavra maldizente

juLho 2017

1


Expediente Direção

Luiz Hermínio Edson Lapa

Textos

Jackson de Aquino Circulação Dirigida Distribuição Gratuita Consulte o acervo completo.

www.mevam.org.br

Disponível também em nosso aplicativo para Android e iOS. informativo@mevam.org.br

47 3405.5800

Escritório MEVAM Avenida Adolfo Konder, 1750 E São Vicente - Itajaí - SC - CEP: 88309-650

REDES SOCIAIS mevamoficial

mevamoficial

mevam.oficial

mevamoficial

Comunicação em Favor do Reino www.mevam.org.br

2

juLho 2017


Eventos

24 a 29

02 A 07 DE OUTUBRO

junho

13 A 18 DE NOVEMBRO

05 de agosto

13 a 16 de setembro

25 e 26 de agosto

30 de setembro

01 a 03 de dezembro

juLho 2017

3


Palavra

Maldizente Um espírito de crítica invadiu a nação. Nas redes sociais as pessoas vomitam suas almas feridas, nas ruas reclamam da situação que o país transita, na igreja um clima de insatisfação que leva cristãos a perderem o limite do que pode ou não ser dito. Por isso me encorajei a trazer uma palavra de conselho sobre o uso indevido da língua. Biblicamente, a lepra é sinônimo de pecado, mas não qualquer pecado, há um em específico que é a fofoca. Antes de falar sobre Lepra, é importante mencionarmos a Hanseníase, que é uma doença infecciosa que causa danos severos a nervos e à pele. Antigamente o bacilo era compartilhado e a doença tornou-se problema de saúde pública e hoje já há tratamento médico especializado e políticas públicas para o cuidado especial com os portadores da doença. Mas não é dessa lepra que quero falar, é de uma enfermidade espiritual talvez tão grave quanto a que assola as comunidades de fé e cada vez mais se dissemina entre o povo de Deus.

Quero refletir com você sobre a palavra frívola citada por Jesus, aquela de duplo sentido que tem por objetivo destruir o próximo com críticas infundadas e que constrói o péssimo hábito de lançar maldições. 4

juLho 2017

Em Mateus 12:36-37 Jesus declara: “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” ele estava se referindo a moral e a ética cultural judaica que aplicava a lepra como castigo aos que usavam sua língua para matar de forma inconsequente com comentários que não edificavam e tinham por objetivo destruir a dignidade do outro.

O Termo Lashon Hará em hebraico, significa: Lashon: língua e hará: mal/ mau, ou língua maledicente . É um termo judaico para ‘fofoca’, ‘calúnia’ ou mesmo difamação para com alguém. Gostaria de iniciar esta mensagem usando o texto de Levítico onde há orientações fitossanitárias dadas ao sacerdote sobre como lidar com a Lepra. Vamos contextualizar esse capítulo trazendo para nossa realidade atual como igreja diretrizes de como lidar com uma outra face deste sinal de maldição. A sabedoria rabínica ensina que aquele que pratica Lashon Hará torna-se igual aos que praticam assassinato ou adultério. A punição para este pecado era Tsaraát ou lepra. Há uma sabedoria a ser construída por detrás desta revelação:


Falou mais o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo: Quando tiverdes entrado na terra de Canaã que vos hei de dar por possessão, e eu enviar a praga da lepra em alguma casa da terra da vossa possessão, Então aquele, de quem for a casa, virá e informará ao sacerdote, dizendo: Parece-me que há como que praga em minha casa. E o sacerdote ordenará que desocupem a casa, antes que entre para examinar a praga, para que tudo o que está na casa não seja contaminado; e depois entrará o sacerdote, para examinar a casa; E, vendo a praga, e eis que se ela estiver nas paredes da casa em covinhas verdes ou vermelhas, e parecerem mais fundas do que a parede, Então o sacerdote sairá da casa para fora da porta, e fechá-la-á por sete dias. Depois, ao sétimo dia o sacerdote voltará, e examinará; e se vir que a praga nas paredes da casa se tem estendido, Então o sacerdote ordenará que arranquem as pedras, em que estiver a praga, e que as lancem fora da cidade, num lugar imundo; E fará raspar a casa por dentro ao redor, e o pó que houverem raspado lançarão fora da cidade, num lugar imundo; Levítico 14:33-41 Deus trata com o maledicente, ele provoca a lepra como disciplina pela língua que fere. É como se o pecado que não abandona o homem fosse o sintoma de uma boca adoecida pela blasfêmia, murmuração, pragas lançadas e o espírito crítico. Isto se torna um pecado sistêmico de âmbito familiar. Os maldizentes falam as portas das igrejas, nos cantos das salas mas

luizherminio

também levam este comportamento destrutivo para os seus lares difamando na mesa nas horas das refeições, perante seus filhos e entes queridos, sua casa torna-se um covil de fofocas e intrigas. Estão sempre envolvidos em picuinhas, tecendo comentários desnecessários, e isso cria um legado de destruição e morte.

Logo sua casa paga por seu pecado e a Pedra angular que deveria ser a rocha que fundamenta sua vida é substituída por pedras adoecidas que edificam uma casa de confusão e não de uma construção equilibrada. O pecado os assola! Um leproso de língua solta contamina toda a casa. Por isso ele precisaria de isolamento, ser tirado do perímetro de relacionamento com a sociedade e experimentar o exílio, sair do arraial vivendo no esquecimento talvez pensasse sobre as palavras frívolas que saem da sua boca. Temos hábitos que só adoecem o corpo de Cristo, já conversamos com as pessoas achando defeito nelas quando o defeito está em nós e a igreja não precisa de justiceiros e sim de justiça. Quanto a isto Tiago 01:19-20 nos aconselha: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus” Lashon Hará é o falar perverso e maligno que mata quem recebe a palavra e adoece quem a profere levianamente. Use sua boca como um instrumento profético de edificação, consolação e exortação usando “A Palavra” que é Cristo o verbo vivo que se movimenta construindo amor e misericórdia.

luizherminioap

Luiz Hermínio

Ministério MEVAM

juLho 2017

5


Missão Peru

Foram dias intensos nesta viagem missionaria na selva Amazonica Peruana . Acompanhamos a construção da base missionaria , desfrutamos da comunhão com pastores e lideres comunitários ribeirinhos peruanos. Contamos com o apoio de nossa equipe clinica missionaria liderado pelo pastor e dentista Caio que serviu com atendimento odontológico as Comunidades Ribeirinhas de Bombonaje e San Juan de Huashalado viagem realizada com nosso barco missionário.

Agenda das viagens missionárias ao Peru Outubro 2017 Janeiro 2018 – Intensivo Selva Abril – 2018 Julho – 2018 Outubro 2018

Missao america latina mais que um sonho , mais que um projeto , mais que uma missao , um cumprir do mandamento do senhor ide por todo o mundo e pregai o evangelho.

Realizamos evangelização com crianças , oração por enfermos , batismo , aconselhamento , etc... Seja um colaborador desta Missão. Invista através de suas orações , recursos e venha conosco nas próximas viagens. missionarias.

Agradecemos a todos os colaboradores desta Missao. 6

juLho 2017


Movimento Apostólico

Uma comitiva que envolveu os Apóstolos Luiz Hermínio e Alexandre Muracava esteve em viagem ao Peru no último mês de Junho dentre outros pastores e lideres que compõem a rede de relacionamento ministerial da plataforma MEVAM em favor do avanço do Reino de DEUS . Realizamos nossa primeira Conferencia Latino Americana na cidade de Iquitos capital do estado de Loreto – Peru , participaram pastores do Brasil , Peru , Colômbia , Cordilheira Andina e Selva Amazônica onde

abordamos temas como Salvação e Missões na Selva Amazônica, Expansão do Reino de DEUS , Paternidade e Ministérios . Nesta oportunidade consagramos nosso pastor surdo mudo Carlos Vera Galindo que serve nossa igreja destinada a portadores de necessidades especiais na cidade de Pucallpa. Também servimos ao conselho de pastores de Iquitos realizando varias conexões apostólicas.

juLho 2017

7


a i l í Fam ministérios de

Entendemos que a igreja é composta de família. Uma comunidade de fé forte é aquela que atende o lar de forma integral possibilitando desenvolvimento a todos os membros que compõem aquele núcleo. Um dos focos a serem fundamentados neste tempo sem dúvidas é família por isso interligamos os ministérios deste a tenra idade até o casamento para uma visão ampla de todas as fases da vida. Juntamente com os Grupos de Convívio, Integração, Consolidação e visitas formam o bloco de apascentamento da casa MEVAM.

Infância

Juniores

O MEVAM Kids desenvolve de maneira lúdica ações temáticas que visam difundir os fundamentos do Reino de Deus e compartilhar as escrituras. Os cultos infantis visam a aplicação de princípios bíblicos em uma linguagem acessível a criança. A ideia é que a criança desperte os pais para a consciência de uma doutrinação conforme a palavra de Deus ensinando as verdades do Reino.

O MOVIE transiciona da infância para a puberdade é uma fase de adaptação de vida e linguagem. Por isso oferecemos o Movie, uma ação específica para o que chamamos de juniores definindo temas polêmicos, identidade, artes, busca pelo Espírito Santo e palavra despertando dons e talentos para a vocação sacerdotal de cada membro.

Adriano e Juliane Klawa | 47 99665.9123 | 47 3045 5818 | kids@mevam.org.br

8

juLho 2017


Adolescentes

Jovens

O MEVAM TEENS vem com uma linguagem acessível, abordagem criativa e envolvente, o ministério de adolescentes do MEVAM constrói suas bases por meio do discipulado, relacionamento e serviço. Eles têm energia de sobra e interesse em serem uteis ao Reino por isso o ensino das escrituras, os vínculos entre eles e a disposição em fazer seu melhor são ferramentas de edificação.

TRIBO DE JUDAH é a identidade do ministério de jovens do MEVAM. Funcionam com os pilares do ministério oferecendo conhecimento por meio do discipulado, adoração com os cultos de busca e intimidade, relacionamento com grupos de convívio e serviço despertando o jovem para o profetismo.

Lucas e Roberta 47 99293.2943 | 47 3045.5800 teens@mevam.org.br

Eliel Lopes 47 99112.3673 | 47 3045.5800 facesdeleoes@mevam.org.br

homens

mulheres

Homens de verdade acompanha a jornada masculina na busca de refletir a Cristo em todas as áreas de sua existência. O homem foi marginalizado e sofreu sequelas profundas de rejeição e abandono, o foco deste ministério e trazer de volta a identidade perdida e reposicionar estes homens como sacerdotes do Deus altíssimo em seus lares e na sociedade.

As Mulheres segundo o coração de Deus visam a restauração da espiritualidade, mas sobretudo a cura da alma feminina. Mulheres buscam desenvolver-se aprimorando seus pontos de melhoria tendo como objetivo tornarem-se a mulher virtuosa que a bíblia procura. Identidade e propósito são formas de ajuda-las na família e na vida.

Reuniões 3º e 4º sábados.

Reunião 3ª sexta-feira de cada mês às 20h.

Juliano Venturi 47 99244.4605 | 47 3045.5817 homens@mevam.org.br

Irací Ferretti 47 99145.3663 (assessoria) | 47 3045.5800 mulheres@mevam.org.br

casais O MEVAM CASADOS APAIXONADOS é Composto por uma equipe de famílias rendidas a Cristo mobiliza reuniões temáticas, cultos específicos, cursos, retiros e encontros de integração familiar. Tudo começa quando o matrimonio está curado. O casamento é a base de uma família edificada, portanto cui-

dar dos papeis e funções é fundamental para lares saudáveis. Reunião 2º sábado de cada mês às 20h.

Nei e Andréia 47 99208.2056 casaismca@mevam.org.br juLho 2017

9


s o s r u C

Quer ser discipulado pessoalmente? Conheça nossos

Uma das ferramentas mais atuantes no discipulado e pastoreio é sem dúvidas por meio dos cursos. Semanalmente os líderes facilitadores mantém um encontro onde os cursandos vão sendo acompanhados. Tem sido nos últimos anos um instrumento fabuloso de cuidado com o coração, treinamento, capacitação e o mais importante de cura e libertação. Os temas abordados são profundos e contextualizados aquilo que a sociedade tem vivido e a cada semana, a luz das escrituras, os que passam pelos grupos vão sendo restaurados.

Conheça nossas opções de desenvolvimento IDENTIDADE E PROPÓSITO Voltado ao público masculino, o tema hombridade inicia com o livro Homem ao Máximo e posteriormente avança para outros temas relevantes do universo do homem cristão.

Juliano Venturi 47 99244.4605 | 47 3045.5817 homens@mevam.org.br

ALMA FEMININA E VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE Voltando a mulher atual, o curso trabalha os diferentes papeis da mulher na família e sociedade.. Inicia com o curso Mulher única mas trabalha outros livros da grade de cursos.

Alessandra Lapa 47 99125.4883

10 juLho 2017


Noivos

PREPARAÇÃO PARA O CASAMENTO Unir sob o mesmo teto pessoas completamente diferentes é um desafio que somente a palavra de Deus pode orientar. Por isso o curso para nubentes é fundamental para quem deseja iniciar a vida a dois.

RESTAURAÇÃO MATRIMONIAL E CONJUGAL O Casamento é a instituição mais digna dentre todas pois revela o amor de Cristo e da Igreja e para que reflita esta união espiritual precisa de fundamentos bíblicos para acontecer ao modo de Deus.

FINANÇAS A LUZ DA BÍBLIA Como gerenciar sua vida financeira de acordo com princípios cristãos legítimos? A bíblia ensina fundamentos de gestão, empreendedorismo, administração e generosidade para uma vida próspera e saudável.

CASAL GESTANTE Toda criança nasce com um propósito estabelecido na eternidade e sua chegada é mais do que um evento de nascimento é o saber das práticas que irão favorecer o ambiente necessário ao cumprimento de uma profecia.O casal precisa estar ajustado não apenas para as questões práticas mas sobretudo para as mudanças que este novo membro do lar irá trazer.

Nei e Andréia 47 99208.2056 casaismca@mevam.org.br OS CURSOS SÃO OFERECIDOS PELO MEVAM A PARTIR DA CAPACITAÇÃO DE OBREIROS E CONSELHEIROS E O MATERIAL PERTENCE A UDF - UNIVERSIDADE DA FAMÍLIA.

INFORMAÇÕES NA SECRETARIA DA IGREJA SEDE: 47 3405.5800 juLho 2017 11


às 20h

Anualmente o SOS Vida Jovem, Comunidade Terapêutica realiza o seu consagrado Carreteiro Beneficiente. A proposta é convidar as famílias, igreja e comunidade em geral a participar das ações desenvolvidas internamente na casa de recuperação, bem como apresentar os avanços como um ato público de prestação de contas. Você conhecerá a história, o rotina atual e as perspectivas futuras desta ação de amor à vida. Toda a renda é revertida diretamente para as obras assistenciais da comunidade, portanto, ao adquirir seu convite você estará apoiando a causa e investindo em pessoas pelas quais Cristo morreu e nelas está o Reino dos céus.

Divulgue a iniciativa e participe! 12 juLho 2017


O batismo em águas é um ato interior e público de obediência e submissão ao Senhorio de Cristo e um testemunho público de nossa fé cristã. Um ato profético de morte da velha criatura e ressurreição com Cristo em lugares celestiais. Convocamos especialmente os novos convertidos para esta importante escolha “… Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo”(Atos 2. 38). Recebemos em nossos cultos pessoas decididas a seguir Jesus, são recepcionadas pelo ministério e recebem as primeiras instruções sobre a comunhão e a missão da igreja de Cristo, além das orientações bíblicas da sua posição de fé e optam pelo batismo em águas como passo firme para uma nova vida em Cristo.

informações Amauri Rodrigues

47 99789.8028

convivio@mevam.org.br

juLho 2017 13


Convidamos você a participar de uma Atitude de Amor. Uma iniciativa simples que todos podem participar! Basta você contribuir com um Kg de alimento não perecível ou produtos de higiene pessoal que podem ser entregues no MEVAM Sede durante os cultos. A sua colaboração é fundamental para ajudar aqueles que mais necessitam.

Colabore com as Ações Sociais do Ministério MEVAM.

14 juLho 2017


01 de julho

Agenda

Café com Pastores e Líderes ITAJAÍ | SC | MEVAM SEDE

03 À 05 DE JULHO

10 à 23 de julho Missão USA

24 à 30 de JULHO

Convenção Assembléia de Deus

EMAP | Reino em Moovimento

BLUMENAU | SC

ITAJAÍ | SC

06 à 09 de JULHO

Informações e suporte ao evento

TERESÓPOLIS | RJ

Cristiano e Silvana Barrozo 47 99969.1736 47 99145.3663

Escola Profética 2017

Assessoria Apostólica

cristiano@mevam.org.br | silvana@mevam.org.br

Na primeira semana de cada mês no período que antecede o Café com Pastores e Líderes.

INTERCESSÃO | PROCLAMAÇÃO | ADORAÇÃO Das 08h da manhã às 14h da tarde turnos de oração, declaração das Escrituras e louvor. juLho 2017 15


Editora

Este box de DVD’s traz revelações impactantes que tem levado homens e mulheres a descobrirem uma fonte de cura e vida nas entrelinhas da palavra de Deus. De capa a capa o Eterno declara ao seu povo: Eu Sou o Senhor que te sara! Esta verdade precisa se transformar em um ensinamento claro e acertivo oferecendo aos filhos do Reino entendimento teológico experimental que facilite a vivência da cura.

Disponível LOJA FÍSICA

LOJA VIRTUAL

47 3405.5814

WWW.editoravinde.com.br

Escritório | Av. Adolfo Konder 1750 E Templo | Av. Campos Novos 1850 E Bairro São Vicente | Itajaí | SC

16 juLho 2017

Informativo MEVAM - Julho 2017  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you