Page 1

www.gazetadaaclimacao.com.br

SP, de 07 a 13/07/2011 Tel.: 2771-1350 3422-5730 - site:gazetadaaclimacao.com.br

Ano III Nº 131

CIRCULAÇÃO: ACLIMAÇÃO, VILA MARIANA, ANA ROSA E PARAÍSO

nFESTIVAL DO JAPÃO

Alimentação e longevidade são os temas deste ano O maior festival de cultura japonesa do Brasil vai acontecer nos próximos dias 15. 16 e 17 de julho (sexta, sábado e domingo). O Festival do Japão, na sua 14ª edição terá lugar mais uma vez no Centro de Exposição Imigrantes. Estão programados shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças. Neste ano o tema será Alimentação e Longevidade, com destaque para o aumento do número de estandes na praça de alimentação, em especial com alimentos considerados tradicionais e saudáveis. Também será realizada uma exposição especial sobre a campanha de reconstrução do Japão (Japão, Restaure a sua Beleza Natural), com painéis mostrando como o país está se recuperando da tragédia ocorrida no mês de março, mostrando toda a solidariedade mundial em apoio ao Japão. Outro

destaque interessante dessa edição do Festival do Japão é a Área das Crianças, que traz atividades divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, artesanato, pintura), contação de lendas japonesas, recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas. O Festival do Japão contará com uma área dedicada à cultura japonesa, e outra inteiramente voltada para a Terceira Idade. No Palco Principal, além dos shows dos principais artistas da comunidade, grupos de taiko e danças folclóricas, o Festival sedia pela segunda vez a final nacional do World Cosplay Summit (WCS), o Campeonato Mundial de Cosplay, e o Concurso Miss Nikkey. SERVIÇO 11º FEStIVal dO JapãO data e horário: dia 15 (das 12 às 21h), dia 16 (das 10 às 21h) e dia 17 (das 10 às 18h). local: Centro de Exposição Imigrantes (rodovia dos Imigrantes, km 1,5). Mais informações no site www. festivaldojapao.com

ASTROLOGIA

O Sol continua brilhando sob o signo de Câncer. A Lua passa para a fase do Quaro Crescente na sexta feira(8) ás 3hs30ms no tempo oficial por São Paulo e as 6hs30ms no tempo Universal em movimento sob o signo de Libra em conjunção, junto de Saturno e ao mesmo tempo conectados com o Sol. Esta energia mostra a estabilidade e resultados melhores nas negociações, investimentos que tenham como objetivo vantagens e lucros a longo prazo. Excelente fase do ano para estudos e pesquisas sobre tendências do mercado financeiro. Hora de traçar planos e novas metas a serem seguidas no que se refere a profissão , ao trabalho. A harmonia que se forma durante o período entre Mercúrio e Urano estabelece oportunidades para as questões ligadas aos meios da informação e da comunicação. Indica a fase do ano apropriada para a troca ou fazer as mudanças necessárias sobre programações gerais e que visem o entretenimento. A energia pede para que se saia da mesmice quando a intenção for conquistar um publico maior. O crescimento da Lua em plena conjunção ou conexão com Saturno, alimenta e predispõe a continuidade de incidentes e de riscos maiores causados por explosões ou por determinados fenômenos originários do interior da terra. A palavra chave para o período é plaNEJaMENtO.

Imóveis Página 5, 6 e 7

COMUNICADO À PRAÇA

A Zelão DOG COM E SERV PARA PEQ ANIMAIS LTDA – ME CNPJ 05.860.589/0002-00, Comunica à praça o extravio de um livro Registro de empregados n° 1.

Visite o nosso site www.gazetadaaclimacao.com.br

Visite o nosso site e responda a nossa enquete:

O que você acha do desempenho da seleção brasileira na Copa América? www.gazetadaaclimacao.com.br


2

PLUGUES COM NOVO PADRÃO

Desde o dia 1º os plugues, vendidos isoladamente ou em aparelhos eletroeletrônicos, só poderão ser de dois tipos: com dois ou três pinos redondos. Antes da padronização havia pelo menos 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes no mercado.

SP - de 07 a 13/07/2011

nTURISMO

Chocolate quente Ingredientes: 4 xícaras de leite 4 gemas de ovo 1 colher (chá) de maisena 6 colheres (sopa) de chocolate em pó 4 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (café) de essência de baunilha Modo de fazer: com o leite restante. Leve Coloque o leite para ferver novamente ao fogo baixo em uma leiteira. Peneire em misturando com uma colher um recipiente o chocolate de pau. Ferva por 1 minuto. em pó, a maisena e o açúcar. Retire do fogo e acrescente Acrescente as gemas e a essência de baunilha. Sirva misture bem para obter um em canecas acrescentando creme liso. marshmellow ou creme Despeje um pouco do leite chantilly se preferir. Esta fervente sobre a mistura de é uma bebida quente gemas. Misture levemente apropriada para dias mais e coloque tudo na leiteira frios.

Escondidinho á paulistana Ingredientes 1 kg de batata 1 kg de carne moída 1 lata de molho de tomate 2 colheres de sopa de margarina com sal 2 cebolas 1 pimentão bem cozido 50 ml de leite quente 1 caldo de carne Salsa e cebolinha Queijo parmesão ralado Azeite Modo de fazer: Em uma panela, cozinhe as batatas. Com um garfo, espete-as para ver se estão macias e bem cozidas; Acrescente a margarina, o leite quente e uma pitada de sal para fazer o purê de batatas. Mexa bem até desgrudar da panela e reserve; Em outra panela, frite a cebola e o pimentão no azeite. O ponto ideal é quando a cebola estiver dourada; Acrescente a carne moída e o caldo de carne e frite bem. Quando a carne estiver frita, coloque o molho de tomate, a cebolinha e a salsa; Cozinhe até o molho secar e a carne ficar cremosa. Atenção! Mexa sempre para a carne não grudar no fundo da panela; Em um refratário, ponha metade da quantidade total do purê de batatas. Em seguida, coloque toda a carne moída da panela; Cubra a carne moída com a outra metade restante de purê; - Polvilhe queijo ralado e leve ao forno.

Festa do Morango agita a praia do Itararé em São Vicente O inverno chegou e, junto com ele, é a hora de desfrutar de uma das delícias que vem junto com a estação: o morango. Como forma de apreciar a fruta, a Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) esta realizando a 15ª edição da Festa do Morango de São Vicente. A fruta mais apreciada da época dará o sabor a doces, bolos, tortas, merengues, tapiocas, quentão, pastéis e diferentes iguarias gastronômicas que serão oferecidas. Ao todo, serão 20 barracas de doces e salgados que oferecem, além do morango, comidas de diferentes culturas como japonesa, nordestina e italiana. Além disso conta com lojas de artesanatos disponíveis na Festa. O evento é aberto ao público e, junto com o variado cardápio oferecido aos visitantes,

a criançada que já esta de férias, poderá curtir o parque de diversões montado no local. A Festa do Morando acontece até o final de julho (31/07), sempre ás quartas e sextas-feiras, a partir das 17 horas, e sábados e domingos, a partir das 14 horas. A entrada é gratuita, localizada na área de eventos da Praia do Itararé (ao lado do Teleférico). A expectativa para este ano é ultrapassar o recorde de público já alcançado em outras edições da Festa. A renda

arrecada durante o evento será revertida à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Vicente, que realiza a festa junto com a Prefeitura Municipal da Cidade.Vá conferir. CurIosIdades O morango é um fruto originário da Europa, típico de países de clima frio. Pertence à mesma família das rosáceas, assim como a maçã, pêra, pêssego e cereja. A fruta carnosa, suculenta e de sabor levemente ácido, contém substâncias

essenciais para o organismo, como o potássio, o sódio e o cloro, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento da musculatura cardíaca. É rica em vitamina C, que ajuda a prevenir gripes, proporciona resistência ao organismo contra infecções, auxilia na cicatrização de feridas e na absorção do ferro. De sabor delicado o morango,está presente em diversas receitas da confeitaria mundial. Entretanto, adeptos da cozinha contemporânea também incluem esse ingrediente em preparações salgadas. Muitas vezes relacionado ao romantismo e à sedução, o morango é encontrado nos mercados o ano todo; porém, o melhor período para comprá-lo é entre os meses de julho e novembro, época de safra da fruta. E sem contar que é uma delicia.

Passeio de trem pela Mata Atlântica Quando o queijo dourar, significa que está no ponto. Retire do forno e sirva! Importante:Ingredientes como pimentão, salsa e cebolinha servem como temperos. Caso não os aprecie, retire-os da receita. O escondidinho é uma receita típica da Bahia e de Minas Gerais, mas sofreu uma alteração e foi aperfeiçoado em São Paulo. Os paulistanos acrescentaram carne moída e batata e retiraram o aipim e a carne-seca. O prato é um sucesso na culinária paulistana e muito simples de ser feito.

DICAS PARA O DIA A DIA n

Se a gaveta estiver emperrando ou muito difícil de puxar, esfregue uma vela no encaixe por onde a gaveta corre.

n

Reaproveite o óleo usado na fritura colocando, quando ainda quente, algumas fatias de batata crua. A batata absorverá todo e qualquer sabor estranho ao óleo.

n

Para tirar gotas de vela que caíram sobre móveis e pisos, ligue um secador no ar quente em cima, que elas derreterão.

n

Se perder a tarracha de um brinco, improvise com um pedacinho de borracha escolar.

n

Para tirar chicletes do cabelo, mergulhe o local em refrigerante gelado de cola, e use um pente fino, que sairá facilmente. E se o chiclete grudar na roupa, coloque-a no freezer por alguns minutos. Ele sairá inteiro.

n

Quando for colocar água ou qualquer líquido fervente em recipiente de vidro, coloque antes uma colher de metal. A colher absorverá o calor, evitando que o vidro se quebre.

n

Para desentupir canos, jogue no ralo uma xícara de sal e uma xícara de bicarbonato de sódio. Jogue, em seguida, bastante água fervente.

O Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) retomou recentemente o passeio turístico em um trecho de 6 quilômetros (ida e volta) na Estrada de Ferro Perus-Pirapora. O passeio é realizado aos domingos, a partir das 10h, com agendamento prévio, em

autênticas locomotivas a vapor, circundando parte da mata atlântica que ainda está preservada. A novidade faz parte do processo de revitalização que vem sendo feito, desde 2000, pelo Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) - uma associação

sem fins lucrativos. O grupo, formado por amantes da ferrovia, tem a posse de 15 dos 20 km de ferrovia e todo o acervo de material rodante da antiga ferrovia, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura. Para a reativação da linha, existente desde 1914 e paralisada em 1983, foi preciso localizar os trilhos cobertos pela terra e recolocar as peças que estavam danificadas. Os trabalhos de restauração começaram em 2001 e englobaram também os vagões e os seus pontos de partida e chegada. A estrada foi construída inicialmente com o objetivo de atender aos arranha-céus e grandes obras da década de 30, não

apenas de São Paulo, mas de todo o país. Desta maneira, por ali foram transportados muitos passageiros e inúmeras toneladas de cal, pedra calcária e cimento produzidos na antiga fábrica que existia em Perus. O passeio é uma oportunidade de conhecer todo este contexto e entender a importância de se valorizar e investir no local, para manter viva a sua história. O passeio tem duração de 10 minutos e custa R$ 5 por pessoa. Ao todo são três partidas por domingo no trecho que vai desde o Parque Anhanguera até o Rio Juqueri. No entanto, é necessário agendamento pelos telefones 39170088 ou 2876-2774. Mais informações no site http:// w w w. p e r u s p i r a p o r a . blogspot.com/

nCIDADE

nOPINIÃO

Aberta a votação para o melhor pastel da cidade

Falta fiscalização atuante da Prefeitura em imóveis

Já começou a eleição do “Melhor Pastel de Feira de São Paulo”. Até 17 de julho o morador da cidade poderá votar em seu pastel preferido, durante a fase da “Votação Popular”. A novidade deste ano é que o voto pode ser realizado pela internet no site: http://www9.prefeitura. sp.gov.br/secretarias/smsp/ concurso_pastel/ Mais de 800 feiras estão participando do concurso que distribuirá R$ 11 mil em prêmios aos três primeiros colocados. O primeiro lugar receberá R$ 8 mil, o segundo colocado ficará com R$ 2 mil e o terceiro R$ 1 mil. A final acontecerá na praça Charles Miller, em agosto. O concurso será formado por três etapas: Votação Popular; Júri Secreto e Final, com voto de chefs de cozinha, jornalistas, críticos de gastronomia, entre outros. Durante a fase de votação popular os consumidores darão notas para a barraca e poderão experimentar todos os sabores. Na grande final, apenas o pastel de carne será analisado. Os critérios que serão avaliados durante a fase de Votação Popular, em relação ao pastel, são o recheio e

Novamente, o nosso querido bairro do Cambuci se tornou manchete dos jornais e dos noticiários da TV por um trágico acidente. Desta vez, um adolescente de 16 anos morreu na quintafeira da semana passada, dia 30, vítima do desabamento de um sobrado na Avenida Lins de Vasconcelos, que passava por reforma. De acordo com o Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de SP), P. H. F. S., trabalhava na obra irregularmente. O referido sindicato afirmou que adolescentes não podem trabalhar em obras devido aos elevados riscos de acidentes. Durante o resgate dois bombeiros sofreram ferimentos, pois ocorreu novo desabamento na parte da frente da construção, mas, felizmente, os seus estados não foram graves. Segundo informações publicadas na imprensa, o imóvel estava fechado há três anos e em estado de abandono. O coronel Jair Paca de Lima, da Defesa Civil, disse que as informações obtidas na Subprefeitura da Sé são de que obra era irregular. Ele afirmou que a construção não preenchia os requisitos de documentos necessários. Já a Secretaria da Segurança Pública informou que o advogado do locatário do imóvel se comprometeu

a massa, além do sabor. Em relação à barraca será avaliado o atendimento, a higiene das instalações e os manipuladores, se usam uniforme e luvas, e como manipulam o dinheiro. A higiene dos molhos receberá atenção especial e devem vir em embalagens individuais. Os 50 melhores definidos pelas notas populares serão visitados pelos juízes à paisana, que farão visitas surpresas para testar a qualidade do alimento, a higiene da barraca e o bom atendimento. A consciência ambiental também será valorizada: o feirante que comprovar que faz uma destinação correta do óleo de fritura ganha bônus na nota. Além da premiação em dinheiro, os melhores colocados de cada região também ganharão placas de apresentação e certificados. E terão direito a comercializar pastéis na Virada Cultural. Mais informações podem ser obtidas na Supervisão Geral de Abastecimento, telefone: (11) 3313-2444 Ramal 232 ou no Sindicato dos Feirantes, telefone: (11) 3227-4555.

a apresentar a documentação da obra. Para adiante dessa questão, o fato é que além da casa desmoronada, três imóveis vizinhos também foram interditados por tempo indeterminado. A história é sempre a mesma. A Prefeitura só toma atitudes concretas após registros de óbitos. Como se não bastassem as irregularidades do menor trabalhando é de se estranhar a falta de autorização da Prefeitura, o chamado alvará para obras. E isso ocorre num bairro central da cidade. Não custa lembrar. O Cambuci tem precedente de desabamentos de coberturas que fez vítimas num antigo cinema que virou templo e precedente da ausência de fiscalização mais atuante por parte da Subprefeitura Sé. A Prefeitura é implacável e bastante exigente com os comerciantes estabelecidos e não admite nenhum milímetro fora da lei, mas não tem o mesmo rigor com as construções e reformas de imóveis. De tudo o que ocorreu e com riscos de voltar a ocorrer, a pergunta mais ouvida no bairro é: quantas vítimas fatais serão necessárias para a Prefeitura mudar sua atitude? RicaRdo L. caRmo - Lider comunitário do Cambuci e região. Ricardo@bancalcarmo.com.br


3

ATIVIDADES PARA A 3ª IDADE

O Polo Cultural do Idoso está oferecendo uma série de cursos e oficinas gratuitas para a 3ª idade. As vagas são limitadas. O Polo fica na rua Teixeira Mendes, 262 – Cambuci. Mais informações pelos tels. 3207-9708/9687.

ECONOMIA

BOTINADAS

Renato Gaúcho é o segundo que cai Após Cuca, Renato Gaúcho é o segundo técnico a cair no Brasileirão. Apesar do apoio da torcida, Gaúcho resolveu entregar o comando do Grêmio. Ele tinha problemas de

relacionamento com a nova diretoria do clube. Em 66 jogos ele teve 34 vitórias, 16 empates e 16 derrotas. Renato assinou com o Atlético-PR. O furacão acertou? Só o tempo dirá.

O empate de 0 a 0 da seleção brasileira contra a Venezuela quase termina em confusão. No intervalo, o técnico rival, César Farias, reclamou que Neymar, no 1º tempo, não jogou a bola para fora para facilitar o atendimento a um jogador do time venezuelano. Mano Menezes teve que separar os dois que já estavam se pegando. A briga foi quente, mas e o futebol?

Ricardo Mazalan/AP

Neymar X Técnico a Venezuela

BRASILEIRÃO JOGOS DA 9ª RODADA

Tarifas de serviços bancários podem variar até 61% A diferença de preços da cesta de serviços bancários pode chegar a 61,9% entre as instituições financeiras, de acordo com pesquisa divulgada no último dia 4 pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP). Segundo a pesquisa, o menor valor cobrado pelo pacote padronizado de tarifas foi o do Banco Itaú: R$ 10,50. A cesta de serviços mais cara foi a do Banco Safra, que somou R$ 17. A pesquisa foi feita com base na análise das tabelas de preços de serviços e de pacotes padronizados dos bancos, em vigor nos dias 3 de maio do ano passado e 16 de maio deste

ano. Foram analisadas as tabelas de preços de sete bancos: do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Safra e Santander. No período analisado, a Fundação Procon observou que a Caixa Econômica Federal e o Itaú mantiveram inalterado o valor da cesta de serviços. A única instituição que aumentou os preços foi o Banco do Brasil. A pesquisa do Procon também comparou três tarifas cobradas pelos bancos para uso do cartão de crédito: anuidade, fornecimento de segunda via do cartão e avaliação emergencial de crédito. Os

dados foram coletados no dia 6 de junho deste ano. Nesta comparação, o Procon observou que o maior valor cobrado pela anuidade do cartão básico nacional foi o do Santander: R$ 60. O menor, R$ 45, foi oferecido pelo Banco do Brasil e pela Caixa, os dois bancos públicos da pesquisa. Em relação ao fornecimento de segunda via do cartão de crédito, o Itaú cobrava a tarifa mais cara: R$ 10. O menor valor, R$ 5, constava das tabelas da Caixa e do Santander. Quanto à avaliação emergencial de crédito, o Safra não cobra pelo serviço, enquanto os demais bancos

18H30

Vasco da Gama

X

Internacional

18H30

SÃO PAULO

X

Cruzeiro

21H00

Atlético – PR

X

Avaí

DOMINGO (DIA 10) Grêmio

X

Coritiba

16H00

Figueirense

X

Ceará

16H00

Atlético – GO

X

CORINTHIANS

16H00

Bahia

X

Botafogo

16H00

Fluminense

X

Flamengo

18H30

PALMEIRAS

X

SANTOS

18H30

Atlético – MG

X

América - MG

INCLUSÃO DIGITAL

Liminar suspende proibição de sacolinhas plásticas Luiz Pantaleão, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar suspendendo a aplicação da lei municipal que proíbe a distribuição de sacolas plásticas descartáveis em estabelecimentos comerciais da cidade. O desembargador atendeu ao pedido do Sindicato da Indústria de

Material Plástico do Estado (Sindiplast), entendendo que o julgamento do mérito pode demorar e acarretar prejuízos irreversíveis aos fabricantes das sacolas. A proibição de distribuir sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais em São Paulo foi sancionada no dia 19 de maio pelo prefeito Gilberto Kassab

adotam a tarifa de R$ 15. Segundo o Procon, antes de adquirir um pacote de serviços, é preciso pesquisar se a cesta básica de serviços, que é gratuita, atende às necessidades do consumidor, sem que seja necessári. O Procon também alerta que, para a abertura de contacorrente ou uso de qualquer outro serviço oferecido pelo banco, a aquisição de cartão de crédito é opcional. O envio de cartão de crédito para a casa do consumidor, sem solicitação, é proibido. Caso isso ocorra, o cartão não deve ser utilizado e o consumidor pode registrar uma ocorrência na instituição que emitiu o cartão.

VISITE NOSSO SITE: www.gazetadaaclimacao.com.br

SUSTENTABILIDADE

SÁBADO (DIA 09)

16H00

SP - de 07 a 13/07/2011

para entrar em vigor em janeiro de 2012. Até lá, a lei determinava que as lojas fixassem cartazes com a mensagem “Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis”. O descumprimento da norma acarretaria em multa de R$ 50 a R$ 50 milhões, de acordo com o faturamento da loja infratora.

Nele você pode ver a versão impressa do jornal e também a versão on-line com os artigos especiais dos nossos colaboradores.

Banda larga popular custará R$ 35,00 O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou no último dia 20 acordo com as operadoras de telefonia para oferecer aos consumidores, dentro de cerca de 90 dias, banda larga no mínimo de 1 mega/ segundo ao valor de R$ 35. “Esta foi uma grande vitória”, destacou Bernardo, “e reconhecemos que houve um esforço grande de nossos parceiros para fechar a operação que não contará com nenhum subsídio do governo”. O Ministro acrescentou que, nos termos do acordo, as empresas não poderão fazer venda casada, ou seja, obrigar o consumidor a comprar outro produto além da conexão à internet. Entretanto, esclareceu, pelo acordo, as empresas poderão ofertar internet móvel onde não for possível através da fixa. Bernardo destacou que o acordo firmado vai permitir dobrar a velocidade hoje ofertada no Brasil e reduzir o preço pela metade. Falou sobre a pesquisa divulgada em março pela FIRJAN – Federação das Empresas do RJ que mostrava que o preço médio da internet no Brasil era de R$ 70 e mais da metade das conexões não chegava a um mega de

velocidade. Além disso, ressaltou, em outra pesquisa, 70% das pessoas disseram que não ter internet por causa do preço então, afirmou “acreditamos que a adesão será muito boa”. Segundo Bernardo, o acordo prevê um escalonamento tanto na velocidade quanto na abrangência e a previsão é que todos os municípios brasileiros terão serviço de internet de pelo menos 5 mega a ser atingido em 2014. “Este escalonamento foi combinado com a s empresas e temos que ver como será realizado porque existe concorrência”, destacou. O Ministro garantiu que o governo não abriu mão da qualidade do serviço de internet que hoje é falho e afirmou que esta foi uma determinação da Presidente Dilma . Hoje a maior parte dos contratos garante apenas 10% da velocidade e este cenário terá que mudar, afirmou Bernardo. Acrescentou que a Anatel assumiu compromisso de votar a regulamentação da qualidade contratada até 31 de outubro deste ano. A partir do momento que for regulado tem força de lei e todas as empresas terão que cumprir.

Uma troca justa: você dá a sua opinião e recebe de volta uma cidade melhor. A Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo querem ouvir você.

Na sua opinião, o que é mais importante fazer por São Paulo? Os temas mais votados terão prioridade no trabalho dos vereadores em 2012. A pesquisa será realizada entre 15 de junho e 15 de agosto. Participe. Responda ao questionário: www.vocenoparlamento.org.br

Uma publicação da Marcelo Euclydes da Silva Editoração ME Telefone: 3422-5730 / 2771-1350 E-mail: gazetadaaclimacao@uol.com.br Jornalista Responsável: Marlene Deon Tiragem: 20 mil exemplares Impressão: Folha Gráfica Os artigos assinados não expressam necessariamente as posições deste jornal, sendo de responsabilidade de seus autores.


4

CORRIDA DE RUA DE SÃO PAULO

Neste sábdo, dia 09, acontecerá no autódromo de Interlagos a etapa Capela do Socorro do Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2011. Os interessados podem fazer a inscrição através do link da secretaria de Esportes do site da prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br).

SP - de 07 a 13/07/2011

Hospital testa remédio que reduz riscos de AVC ou infarto Pesquisadores do Hospital do Coração (HCor), localizado no bairro do Paraíso, terminaram os testes da fase inicial de um estudo que pretende compactar em uma única pílula quatro medicamentos que previnem doenças cardiovasculares – consideradas a principal causa de mortes no Brasil e no mundo. A pesquisa está sendo feita em sete países e, no Brasil, é coordenada pelo Hcor. O estudo constatou que o novo medicamento reduz em 60% o risco de derrame ou infarto. Em quatro meses, começa a fase de testes em 22 hospitais do país. A polipílula testada deverá prevenir problemas de risco cardiovascular moderado, reduzir a pressão arterial e controlar o colesterol. Ela combina em um único comprimido os compostos da Aspirina (que previne entupimento dos vasos sanguíneos do coração), a Sinvastatina (controlador de colesterol) e de dois medicamentos para controle da pressão arterial: Lisinopril e Hidroclotiazida. “Nesta primeira fase, com início em 2006, feita em sete países, 400 pacientes com risco médio de infarto ou derrame tomaram uma pílula por dia por quase cinco meses. Em todos

esses países se viu uma redução de 60% no risco de a pessoa sofrer um derrame ou infarto no futuro, além da redução na pressão arterial e no colesterol”, explica o coordenador da pesquisa no Brasil, o médico Otávio Berwanger. De acordo com os pesquisadores, as vantagens desta polipílula para pacientes predispostos a problemas cardiológicos são a facilidade de manter o tratamento, já que é necessária uma única dose por dia, e custo inferior no valor dos quatro medicamentos somados. No segundo semestre, a segunda fase da pesquisa começará a ser feita com pacientes em estados mais graves, que já tiveram acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. No Brasil, o estudo será coordenado pelo HCor em parceria com o Ministério da Saúde e irá envolver duas mil pessoas, em 22 hospitais do país. Durante um ano e meio, oito mil pessoas em quatro estudos diferentes que já tiveram infarto ou derrame vão tomar o medicamento. “Só depois dessa nova pesquisa é que vai ser definida a eficácia da pílula em larga escala”, explica Berwanger.

Governo pagou por internação de pacientes que já estavam mortos O governo federal gastou R$ 14,4 milhões para custear procedimentos de alta complexidade e internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que já estavam mortos. Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 9 mil casos de pagamentos indevidos em todo o país entre junho de 2007 e abril de 2010. Outros 860 procedimentos, referentes a pacientes que morreram durante a internação, foram pagos. Os casos somente foram identificados por causa da incoerência entre datas dos procedimentos e da morte dos pacientes. Hospitais apresentaram uma justificativa para a cobrança. Segundo eles, isso ocorreria em razão da entrega antecipada de medicamentos em locais distantes, onde a troca de informações é demorada. Isso faria com que, muitas vezes, a notícia da morte do paciente demorasse a

chegar ao serviço de saúde. Disse o relator do processo, ministro José Jorge :”Essa justificativa pode explicar parte das ocorrências verificadas, mas não a sua totalidade”, e alerta que o problema pode ser ainda maior. Para ele, os dados reunidos na investigação feita mostram haver também casos pontuais em que há indícios de cobranças indevidas. A diretora do departamento de avaliação e controle do sistema do Ministério da Saúde, Maria do Carmo, afirmou que as recomendações do TCU já são adotadas pela pasta. “O sistema de AIH (autorização de internação hospitalar) é antigo. Criamos de forma sistemática amarras para evitar fraudes. Mas, como em todas as áreas, embora o sistema seja permanentemente aprimorado, há o componente humano, a criatividade das pessoas que estão dispostas a fraudar”, afirmou. Incrível.

Governo quer diminuir a dependência do fornecimento de medicamentos O Ministério da Saúde acredita que a partir deste ano o país começará a reverter a dependência de fornecimento externo de medicamentos e farmacoquímicos para a produção de remédios. A diminuição da dependência seria efeito da política de recriar um complexo industrial de saúde iniciada em 2008. “Houve uma montagem da arquitetura. Este ano marca a implementação completa”, avalia o atual secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério, Carlos Augusto Gadelha. “Eu tenho mencionado que o time entrou em campo”, diz ao descrever que a política tem como principal mecanismo o poder de compra de US$ 10 bilhões (ao ano) do Sistema Único de Saúde (SUS). “Já estamos usando US$ 4 bilhões para induzir a produção de vacinas e medicamentos”. “A saúde está se oferecendo para ser a primeira área em que a gente vai usar o poder de compra para o desenvolvimento da indústria nacional”, acrescenta o secretário. Ele estima que as compras do Ministério da Saúde equivalem a um terço de que é gasto em medicamentos

no país (sem incluir os gastos diretos dos hospitais e as compras particulares). Além de remédios, Gadelha informa que o poder de compra será usado na aquisição de equipamentos e materiais hospitalares (cerca de US$ 5 bilhões). Segundo o secretário, também foram firmadas 30 parcerias público-privadas entre empresas particulares e laboratórios públicos para a produção de medicamentos. Gadelha informa ainda que este ano será iniciada a produção de antirretrovirais (para tratamento do HIV/ aids) e de imunossupressores (usados contra a rejeição de órgãos, por exemplo). A professora e farmacêutica Suely Lins Galdino, da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), avalia que “a saúde no Brasil é importada”, mas se diz “otimista” com a diminuição da dependência externa. Ela pondera que o setor precisa de mais investimentos em formação de recursos humanos e em pesquisa, desenvolvimento e inovação para verticalizar a produção. Galdino é professora do curso de pós-graduação de inovação terapêutica, que está qualificando pessoas para trabalhar no Pólo Farmacoquímico

e de Biotecnologia de Pernambuco, o primeiro do país. Para Galdino, o país deve explorar novas fronteiras tecnológicas, como a produção das “drogas inteligentes” - como são chamados os medicamentos de base biológica, considerados mais eficazes porque atacam a causa da doença de forma seletiva, evitando os efeitos colaterais. De acordo com o o presidente da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), o biólogo Carlos Menck, as drogas inteligentes serão testadas em pessoas daqui a dez anos. Apesar do entusiasmo, Menck não crê que o país possa ter um papel significativo na produção do novo medicamento. “No Brasil, temos pouco desenvolvimento. Há uma pesquisa bastante razoável, mas basicamente feita nas universidades. O desenvolvimento nas empresas farmacêuticas infelizmente é muito pequeno”. Segundo ele, as empresas têm dificuldade por causa do chamado “custo Brasil” (falta de infraestrutura, burocracia, carga tributária, entre outros fatores). “Por que a pesquisa só é feita nas universidades?

Porque a competitividade é muito baixa. Pagamos três vezes do que é cobrado lá fora. Para competir, mesmo em nível acadêmico, tenho dificuldade. Para ter alguma coisa, levo de três a seis meses. Isso nos prejudica na academia e inviabiliza quando se pensa no processo produtivo”. O primeiro vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (Abifina), Nélson Brasil, faz coro com Menck e assinala outras contradições na produção de fármacos. “O Brasil tem tudo que é necessário para se desenvolver: temos territórios, não temos problemas étnicos, temos biodiviserdade, temos clima, temos água; e, no entanto, nos encontramos em processo de desindustrialização”, lamenta. De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil importou no ano passado US$ 6,8 bilhões em produtos medicinais e farmacêuticos (segundo a Classificação Uniforme para o Comércio Internacional - Cuci), principalmente dos Estados Unidos, da Alemanha, Suíça, França e do Reino Unido. O déficit na balança comercial foi de US$ 5,5 bilhões.

Construção

Serralheria

Synteko

nPOLÍTICA

Serralheria

Construção & Reforma

Educação Infantil

nCIDADE

Aprovada a maior desapropriação da história da Prefeitura de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na segunda-feira (4) a maior desapropriação da história da prefeitura para a construção de um túnel que ligará a Avenida Jornalista Roberto Marinho a Rodovia dos Imigrantes, no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo. O projeto prevê investimentos de cerca R$3,7 bilhões, a construção de um parque no local e a remoção de quarenta mil

moradores de 16 favelas, casas, lojas e quatro torres residenciais. As ocupações às margens do Córrego Água Espraiada cederão espaço para a nova área verde de 600 mil metros quadrados. A Sehab já cadastrou 8,5 mil famílias que deixarão o local para morar em conjuntos habitacionais do CDHU. A obra, que deve ficar pronta em 2014, recebeu 39 votos favoráveis. Uma iniciativa corajosa, sem dúvida.

O topetudo

José Cruz / Agência Brasil

nSAÚDE

Marcenaria Informática

Elétrica

Uma vez o político Tancredo Neves disse que o seu conterrâneo mineiro Itamar Franco “guardava os seus ressentimentos no congelador”. De temperamento forte, Itamar Franco foi um daqueles políticos cujo o folclore ofuscou a sua real dimensão como homem público. A maioria das pessoas certamente o lembrará como o presidente que “ressuscitou” o fusquinha. Mas muitos quase não se lembram que o Plano Real começou com ele. Com uma nação ainda traumatizada com o impeachment do presidente Collor, Itamar nomeou Fernando Henrique Cardoso para o ministério da Fazenda em maio de 1993. O presidente deu carta branca ao renomado sociólogo na árdua missão de debelar o crônico mal que atormentava o país há décadas: a inflação galopante. O resto é história conhecida: a inflação finalmente foi controlada, Fernando Henrique saiu candidato a presidente no ano seguinte e venceu. Com a emenda da reeleição pôde concorrer novamente em 1998 e mais uma vez triunfou para um outro mandato que foi até 2002. Itamar nunca perdoou FHC por causa disso. Ele esperava voltar à presidência, mas foi atropelado pela dinâmica dos acontecimentos políticos. Em 2010, por insistência do então candidato tucano à presidência José Serra, disputou o Senado por Minas e foi eleito. Na Câmara Alta, poderia ter encerrado com chave de ouro a sua carreira pública, mas infelizmente isto não foi possível. RogéRio itokazu


5

ENRIQUECIMENTO ILÍCITO

O Ministério Público Federal está investigando suposto enriquecimento ilícito de Gustavo Morais Pereira, de 27 anos e filho do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (foto). Em dois anos, a sua empresa, de capital social de R$ 60 mil, amealhou um patrimônio de mais de R$ 50 milhões, um crescimento de 86.500%.

SP - de 07 a 13/07/2011

Negócios Imobiliários

nBRASÍLIA

nJUSTIÇA

Caiu mais um

Nova lei deve soltar milhares de presos

O Ministério dos Transportes divulgou uma nota afirmando que Alfredo Nascimento encaminhou na quarta feira (6) a presidente Dilma seu pedido de demissão “em caráter irrevogável”, e que deixa autorizada a quebra de seus sigilos bancário e fiscal. A nota afirma ainda que o requerimento à PGR (Procuradoria Geral da República) pede abertura de investigação. O agora ex-ministro vai reassumir seu posto de senador e a presidência nacional do PR, partido ao qual é filiado. As suspeitas de corrupção no Ministério dos Transportes começaram após reportagem da revista “Veja” afirmando haver participação da cúpula do ministério em irregularidades. O caso ganhou repercussão. Entre os nomes cotados para substituir Nascimento no Transportes está o de outro cacique do PR, o senador Blairo Maggi (PR-MT), ex-governador do Mato Grosso.Outra opção avaliada pelo Planalto é Paulo Sérgio Passos, atual secretárioexecutivo do ministério.

Entrou em vigor na segunda feira (4) a lei 12.403/11, que altera 32 artigos do Código de Processo Penal (CPP) .A nova lei, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, deve liberar milhares de presos ainda não julgados em todo o país. Para o procurador de Justiça Eugênio Pacelli, responsável pelo projeto de reforma do CPP, que tramita no Senado, a nova lei pode causar uma sensação de insegurança nas pessoas. “Há uma ilusão na sociedade: as pessoas acham que a prisão garante o sossego e a segurança de todo mundo, mas, muitas vezes, a prisão é que produz o próximo problema., pois colocar uma pessoa que não tem histórico presa é algo muito complicado”. De acordo com o supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Walter Nunes, a lei não vai gerar sensação de

impunidade, mesmo porque, prisão preventiva não é para punir. É uma medida excepcional, aplicada antes da pessoa ser considerada culpada”. Para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Março Aurélio Mello, a lei veio para corrigir uma generalização da prisão preventiva. Ele aponta que hoje, em vez de se apurar para punir, faz-se o contrário: prende-se de forma indiscriminada. Uma importante inovação da lei é a criação de banco de dados nacional para registro de todos os mandados de prisão expedidos no País. Segundo o Instituto de Direitos Humanos da International Bar Association o Brasil tem mais de 300 mil mandados de prisão não cumpridos. O documento também constatou que o País tem a quarta maior população carcerária e que 44% dos detentos são presos provisórios. O número cresce porque há

estados em que a polícia não é comunicada pela Justiça sobre a prescrição de um crime e há casos em que são expedidos até cinco mandados de prisão para uma só pessoa. . Há uma ineficiência no Estado em controlar esta questão. Desde a Constituição de 1988, uma pessoa condenada a menos de quatro anos dificilmente ficará presa. Serão aplicadas outras medidas restritivas de direitos e o regime aberto. A população carcerária do Brasil é de 496 mil. Esperam julgamento segundo levantamento do Ministério da Justiça aproximadamente 200 mil presos. O que a lei diz é que o advogado pode alegar a aplicação de medidas cautelares para o preso. A regra é: o processo você sempre aguarda em liberdade», afirma o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, que conclui, sobre a questão

IMÓVEIS

econômica:” manter uma pessoa presa custa, em média, R$ 1,8 mil por mês, ao passo que o monitoramento eletrônico, a medida mais cara prevista na nova lei, custa entre R$ 700 e R$ 800 por mês aos cofres públicos.” CRIMES. Entre os delitos para o quais são aplicáveis a nova lei, ou as novas medidas cautelares estão; furto simples, formação de quadrilha, porte de arma de fogo, apropriação indébita, ato obsceno em local público, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, receptação, violação de direito autoral, bigamia, falsidade de atestado médico, resistência à prisão, desacato, corrupção de menores, comercialização de produto agrotóxico sem origem, destruição de bem público, crimes financeiros, entre outros.

CLASSIFICADOS EMPREGOS

PrecisA-se

Passadeira de roupas com experiência para trabalhar em Lavanderia. Tratar: Rua Saturno, 224 - Aclimação

tel. 3341-4778

AULAS E CURSOS

AulAs PArticulAres de informAticA Para melhor idade. R$ 30,00 a hora. Faça seu horario e as aulas no seu ritimo. Professor César.

tel. 2892-5398 7096-0152


6 SP - de 07 a 13/07/2011

Imóveis

TENDA DO MICROEMPREENDEDOR

Até este sábado, dia 09, das 8h30 às 17h30, estará funcionando no Largo São Bento, no centro, a tenda do SEBRAE que dá orientadores a potenciais microempreendedores para acesso ao crédito, benefícios da previdência social, isenção de taxas e impostos, entre outros. Estação São Bento do metrô (linha 1 azul).

IMÓVEIS


BAZAR BENEFICENTE

Neste sábado, dia 9, das 10 às 17h, a Associação O Raiar do Sol promoverá Bazar Beneficente em prol de suas obras sociais. Rua Luís Gama, 500 – Cambuci.

7 SP - de 07 a 13/07/2011


8

FOTOS DE BOM JESUS DA LAPA

Até o dia 04 de setembro estará acontecendo na Caixa Cultural a exposição fotográfica Cartas do Bom Jesus: Imagens e Memórias da Fé Sertaneja, com 60 imagens de um dos maiores centros de peregrinação do Nordeste. Praça da Sé, 111 (estação Sé do metrô – linha 1 azul). Entrada franca.

SP - de 07 a 13/07/2011

Por: Marlene Deon

marlenedeon@yahoo.com.br

TEATRO

Filhotes da Amazônia na Caixa Cultural Nesta sexta, dia 08, às 16h, estreia na Caixa Cultural o espetáculo de bonecos Filhotes da Amazônia. A idéia central da peça trata da relação entre os pais e seus filhotes, de qualquer espécie do reino animal. Os quadros do espetáculo contam histórias, que revelam diferentes facetas, e provocam paralelas e curiosas reflexões dessa relação, tão instintiva e ao mesmo tempo tão necessária para todos os seres que vivem em comunidade.

ÁRIES - de 21 de março á 20 de abril Pareceres e idéias diferentes das suas trazem insegurança. Porem a postura de manter firme a posição termina na continuidade dos planos e as oposições ficam sem efeito. Em assuntos de amor leve a relação com naturalidade. Evite exageradas nas demonstrações de ternura. Números: -7-664. Cor: Tijolo. TOURO - de 21 de abril á 20 de maio Os fatos se mostram confusos a você que acaba perdendo boa parte do tempo na busca de soluções e caminhos mais claros. Sem demonstrar tanta curiosidade, e a distancia, fique atento (a) com as informações e noticias no trabalho. É com calma e moderação, que atingirá o objetivo. Números: 16-361. Cor: Verde. GÊMEOS-de21 de maio á 20 de junho O clima é de entusiasmo, mas se contenha para que a euforia não venha abalar a estabilidade. Palavras impensadas e ditas sem propósito é que podem levar as pessoas a sua volta a se sentirem prejudicadas. Vença sim, mas investindo no companheirismo e no bom senso. Números: 8-926. Cor: Amarela. CÂNCER - de 21 de junho á 21 de julho É levado (a) a dirigir a palavra aos demais com certa austeridade e frieza. Isto afasta pessoas que de certo modo poderiam te ajudar no que mais precisa de momento. De fato deseja mudar as coisas, mas não precisa ser quebrando regras que foram determinadas por você mesmo(a). Números: 13-301. Cor: Terra. LEÃO - de 22 de julho á 22 de agosto Nesta fase o Sol se harmoniza com Netuno e afasta oposições e conflitos. Por isso está em bom momento para acordo ou a um acerto financeiro e de ordem profissional. Sem ganhar tudo porem perdendo menos. É aconselhável agir com calma. Conserve a perseverança. Números: 4-166. Cor: Rosa - Claro. VIRGEM – de 23 de agosto á 22 de setembro Mudanças te serão propostas. Pense no melhor e visualize a situação como , uma oportunidade para ampliar o horizonte de trabalho e dos negócios. O desafio precisa ser encarado como um estimulo a vontade de vencer e de dar a volta por cima. Números: 1-361. Cor: Púrpura. LIBRA - de 23 de setembro á 22 de outubro O apoio de pessoas experientes leva a ótimos resultados nos negócios. Terminar ou começar algo novo agora te favorece. Parentes tentarão te envolver em problemas mais sérios. Anule-os se negando a dar pareceres. Momento indicado para atender as necessidades intimas. Números: 24- 240. Cor: Pérola. ESCORPIÃO – de 23 de outubro á 21 de novembro A Lua inicia o Crescente junto de Saturno antes do seu signo, casa doze. Recomenda pensar com seriedade, amadurecer as idéias, buscando maneiras de melhorar no trabalho. Causar boa impressão é o caminho certo. Aposte no tempo e não se chateia com as mudanças. Números: 16-736. Cor: Azul- Marinho. SAGITÁRIO - de 22 de novembro á 20 de dezembro Lua conectada a Saturno por todo este período, pede para não perder tempo com pessoas que prometem demais, mas nada fazem. Seja pratico (a) e realista para obter bons resultados. É importante que confirme antes os compromissos assumidos para não sofrer desgaste maior. Números; 7-700. Cor: Violeta.

PEIXES – de 20 de fevereiro á 20 de março Bom para dividir as atividades, obrigações com aqueles que estão de um modo ou de outro envolvidos no que faz. Sol em harmonia com seu regente Netuno envolve desprendimento e desejo de liberdade. Portanto não é este o período mais indicado para compromissos. Espere. Números: 30 –430. Cor: Marrom.

A CAIXA CULTURAL fica na Praça da Sé, 111 (estação Sé do metrô – linha 1 azul). De sexta a domingo, sempre às 16h. Em cartaz até o dia 17 de julho. Os ingressos gratuitos podem ser retirados com uma hora de antecedência. Mais informações pelo tel. 3321-4400.

Comédia stand-up no teatro Santo Agostinho Todas as sextas-feiras, às 23h, o ator Milton Levy estará no teatro Santo Agostinho apresentando a sua comédia stand-up O Dia em que eu comi a Pombagira. Há dois anos em cartaz, o espetáculo começou numa sala de 59 lugares. Devido ao sucesso foi para uma de 300 lugares e agora chega ao teatro Santo Agostinho, com capacidade para 700 lugares. Ninguém menos que Jô Soares sugeriu que o ator criasse a peça, após uma

divertida entrevista sua no programa, cheia de causos e histórias. No gênero stand-up, muito popular nos Estados Unidos, o humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo), sem qualquer recurso cênico, se valendo apenas de sua própria capacidade para prender a atenção da plateia.

CINEMA

Rock é tema de mostra na Galeria Olido PROGRAMAÇÃO

Até o dia 23 estará acontecendo na Galeria Olido (cine Olido) a mostra “Rock Cinema Clube – Volume 3”, com grandes filmes que tematizam o rock’n’roll. A curadoria é de Luiz Calanca, do selo e loja de discos Baratos Afins. A Galeria

Olido fica na av. São João, 473 (estação Anhangabaú – linha 3 vermelha). Ingressos: R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia). A programação completa pode ser consultada no site da prefeitura (www. prefeitura.sp.gov.br), no link da secretaria da cultura.

ROCK ARGENTINO

Nesta sexta, da 08, às 12h30, a banda argentina Santelmo Lounge se apresentará no Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa). Na programação uma fusão do tango com ritmos como rock, jazz e rhythm and blues. O Centro Cultural São Paulo fica na rua Vergueiro, 1000 (estação Vergueiro do metrô). Tel. 3397-4002.

RITMOS ARGENTINOS

Nesta sexta, dia 09, às 13h30, o duo La Viajerita se apresentará no Sesc Vila Mariana (Praça de Eventos). Na programação ritmos folclóricos argentinos, com influência das músicas espanhola e africana. O Sesc Vila Mariana fica na rua Pelotas, 141. Tel. 5080-3000.

JAZZ

O teatro SANTO AGOSTINHO fica na rua Apeninos, 118 (estação Vergueiro do metrô – linha 1 azul). Tel. 32094858. Ingresso: R$ 60,00.

CAPRICÓRNIO - de 21 de dezembro á 20 de janeiro O equilíbrio entre gestos e palavras é que vão te dar o poder de influencia , de domínio e de credibilidade sobre as pessoas. Por conta disso, sem perda de tempo faça valer o seu direito. A Lua junto de Saturno no alto do seu céu de nascimento envolve magnetismo pessoal e romantismo. Números: 11-196. Cor: Rosa. AQUÁRIO - de 21 de janeiro á 19 de fevereiro As influencias do período te fortalece e te torna capaz de conduzir com excelentes resultados uma situação nova no trabalho e entre familiares. Agendar contatos de importância para a sua profissão. Um encontro pode ajudar a compreender melhor o sentido do perdão. Números: 12- 120. Cor: Verde Oliva.

A história começa com uma família indígena, cujo chefe contará aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre animais. Assim, passam pelo palco esquetes com diversos tipos de bichos, divididas em três planos: o ar, os rios e a terra .

DIA 08 (SEXTA) 17H00 - Control (Reino Unido / 2007) - a cinebiografia de Ian Curtis, o trágico vocalista do Joy Division. 19H30 – Carrie, a estranha (EUA / 1975) - Garota que sofre bulying na escola resolve se vingar com os seus poderes paranormais. DIA 09 (SÁBADO) 15H00 – Tommy (Reino Unido / 1975) - Rapaz cego, surdo e mudo se torna campeão de fliperama. Baseado em álbum do grupo The Who. 17H00 – Não estou lá (EUA / 2007) Cinebiografia do cantor Bob Dylan com a interpretação de diversos atores, incluindo Cate Blanchet. 19H30 – Cantando na chuva (EUA / 1952) - Nos primeiros anos do cinema falado casal de astros tentam realizar um musical.

Nesta sexta, dia 09, às 19h, o saxofonista Marcelo Coelho se apresentará no Centro Cultural SP (sala Adoniran Barbosa). Na programação composições próprias e improvisações coletivas. O Centro Cultural fica na rua Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro). Tel. 3397-4002. Ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria.

INSTITUTO BACCARELLI

Neste domingo, dia 10, às 11h30, o quinteto de sopros do Instituto Bacarelli se apresentará no Centro Cultural SP (sala Jardel Filho). Na programação obras de Beethoven, Haydn e Danzi. O Centro Cultural SP fica na rua Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro). Tel. 3397-4002. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria.


edicao 131  

edicao_131

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you