Issuu on Google+


02

Bem-vindo à

Cidade do Saber Um lugar de excelência, onde arte, educação e esportes caminham juntos e se complementam para a formação da cidadania. Essa é a Cidade do Saber, um espaço aberto a cada um dos 230 mil habitantes do município baiano de Camaçari, a 40 quilômetros de Salvador, e que investe para elevar a qualidade de vida da sua população. Neste celeiro de saberes e oportunidades, é possível desfrutar de educação, cultura, esporte e lazer. Tudo dentro de uma estrutura integrada e voltada à ampla formação do ser cidadão, que tem na educação uma valiosa ferramenta para transformar realidades. Aqui, toda a família é convidada a desenvolver atividades que buscam a inclusão social e a redução das desigualdades. A Cidade do Saber está aberta a crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade que querem cuidar do presente para ser instrumento na construção de um futuro melhor e, sobretudo, mais cidadão. Se você quer conhecer mais esse equipamento público e multifuncional ou se tornar um parceiro, acesse o nosso site e venha ser um agente nesse processo de transformação social.

www.cidadedosaber.org.br


A Cidade do Saber

é nossa

Organização não-governamental, certificada pelo Município de Camaçari como organização social, a Cidade do Saber tem como entidades mantenedoras as secretarias municipais de Cultura e Esporte. Regida por contrato de gestão, mantém parceria com instituições públicas e privadas nacionais e internacionais e com a comunidade local. Mais importante centro de conhecimento e inclusão social da Bahia, o complexo criado em 2007 e fruto de um investimento de R$20 milhões já atendeu a mais de 120 mil pessoas e vem mudando a realidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Na Cidade do Saber, as modernas instalações

Luiz Caetano Prefeito de Camaçari

físicas aliadas a uma metodologia inclusiva permitem o atendimento diário gratuito a mais de cinco mil crianças, jovens, adultos e idosos, contribuindo para elevar a qualidade de vida dessas pessoas, dando-lhes maior qualificação. Isso facilita a inserção em atividades geradoras de emprego e renda. Planejado dentro das normas de acessibilidade vigentes do país, o complexo atua na inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Numa área de 22 mil m2 dispõe de parque aquático, quadra poliesportiva, prédio de capacitação e de educação, além de quatro auditórios e um teatro para 568 pessoas, o segundo maior da Bahia.

05

Como tudo

começou

“Eu queria fazer em Camaçari um trabalho social que eu não vi ninguém realizar ainda no Brasil. Queria fazer a diferença através de um trabalho de inclusão social para muita gente”. Era esse o desejo de Luiz Carlos Caetano, em 2005, quando assumia o primeiro mandato como prefeito. Caetano reuniu sua equipe para elaborar um modelo que envolvesse cultura, esporte, educação e lazer. “E assim fomos discutindo, conversando, compartilhando a idéia com outras pessoas: deu na Cidade do Saber”, detalha Caetano, que não perdeu tempo para cuidar da estrutura física. “Chamei a arquiteta e disse que queria um projeto arquitetônico audacioso”, reforça. Em março de 2007, as portas foram abertas e mais de 19 mil inscrições realizadas. Para chegar a esse número de inscritos, a própria comunidade contribuiu com a difusão das informações a respeito do processo e com a reprodução das fichas, mostrando, desde o início, o envolvimento da sociedade com a causa da inclusão social e o interesse em participar das questões pertinentes a este bem público. Agora, Luiz Caetano comemora: “Hoje, a Cidade do Saber está consolidada e se amplia aos horizontes. E temos orgulho de dizer que conseguimos criar esse modelo aqui na Bahia”.


06

Cultura e Arte A arte no centro das transformações sociais. É assim que a coordenação de Cultura e Arte da Cidade do Saber (COART) desenvolve suas atividades de caráter multidisciplinar voltadas para a formação integral do cidadão. Os cursos e oficinas funcionam como uma ferramenta para estimular a criatividade e o pensamento crítico, fazendo com que o aluno amplie seus horizontes e conquiste novas oportunidades de crescimento. Aqui, crianças, jovens, adultos, pessoas da terceira idade e portadores de necessidades especiais descobrem uma nova forma de perceber e transformar a realidade através da arte, tornando-se um agente multiplicador.

.Núcleos Teatro: Cursos para adolescentes, jovens e adultos. Música: Cursos de violão, contrabaixo, teclado, percussão, canto/coral, bateria e musicalização.

Artes plásticas: Cursos de desenho e pintura, pintura em tela, pintura em seda, artesanato em recicláveis, cenário e personagens para teatro de bonecos, embalagens artesanais, cenário e figurino para espetáculos. Dança: Cursos de ballet (conduzido pela Ebateca), dança moderna, dança de salão. Idiomas: Línguas inglesa e espanhola. Os cursos contam com parceria do Centro Norte Americano (CNA). Literatura: Biblioteca do Cidadão, brinquedoteca, lan house adulto, lan house infantil e gibiteca são os espaços disponíveis.


08

Esporte e Lazer Voltada para a inclusão social de crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, a Coordenação de Esporte e Lazer (CODEL) trabalha com atividades que se complementam e favorecem o desenvolvimento da prática esportiva, tanto para a socialização quanto para a melhoria da qualidade de vida. Com o suporte de treinadores qualificados, as técnicas desenvolvidas já permitiram a formação de atletas com destaque no estado e no país em atividades como karatê, boxe e vôlei. Além do lazer produtivo, a proposta contempla a promoção da saúde e do bem-estar para os alunos da terceira idade ou com algum comprometimento físico, através de aulas de natação, ginástica e hidroginástica. O Ginásio de Esportes está disponível para as aulas das escolinhas, treinamentos, competições e torneios. Possui quadra com dimensões oficiais, além de arquibancada para 700 pessoas. O complexo possui piscina com dimensão semiolímpica.

.Atividades Escolinhas de Iniciação Esportiva - Para alunos entre 6 e 16 anos; turmas de até 35 alunos e aulas duas vezes na semana. Equipes de Rendimento - Apoiar o esporte competitivo, incentivando a inserção de Camaçari nos cenários esportivos estadual, nacional e internacional. Promoção da Saúde - As atividades de hidroginástica, natação adulto e ginástica matutina têm como objetivo contribuir, através dos benefícios à saúde, para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população de Camaçari.


Educação Capacitar e acompanhar os educadores para garantir que as atividades artístico-culturais e esportivas sejam permeadas por ações de educação para a cidadania. Esses são os principais objetivos da Coordenação de Educação (COEDU). Sua missão é planejar, discutir, executar e acompanhar, de forma sistematizada, todos os projetos/atividades da Cidade do Saber. Responsável pelos processos de matrícula, a coordenação acompanha a frequência dos alunos e o trabalho da Secretaria de Cursos, garantindo o melhor atendimento aos educandos. A COEDU também é responsável pela elaboração de projetos socioeducativos e fortalece a aproximação com as escolas públicas do município, garantindo o acesso de crianças e jovens matriculados na rede pública de ensino.

.Matrículas São abertas aos novos alunos no início do ano, com a oferta de cerca de 4.000 vagas Alguns cursos podem ter dois períodos de matrícula por ano (início do primeiro e segundo semestres), caso haja nova oferta de vagas Para os alunos da casa, a rematrícula acontece entre novembro e dezembro As inscrições podem ser feitas pela internet, através do site: www.cidadedosaber.org.br A relação de documentos é simplificada Menores de 18 anos precisam comprovar matrícula na rede formal de ensino

.Moradores de Camaçari têm prioridade Fique atento aos prazos e garanta sua vaga!

Cidade do Saber mais perto de

você

Para cumprir sua missão de democratizar o acesso à cultura, ao esporte e à educação de qualidade, a Cidade do Saber dá mais um importante passo para iniciar um novo projeto de fortalecimento da cidadania. Em breve as comunidades camaçarienses mais distantes da sede do projeto também terão a oportunidade de participar de ações, através da unidade móvel da Cidade do Saber, que garante a descentralização das atividades. No início de abril de 2009, a companhia hoteleira espanhola Sol Meliá efetivou a doação de um caminhãobaú, que será adaptado a partir de um projeto estrutural/arquitetônico para a atuação perante as comunidades.

A “ação de capilaridade da Cidade do Saber” começou com os núcleos esportivos, já implantados em localidades da orla e bairros da sede (com aulas de vôlei, ginástica rítmica, futsal, karatê, entre outros, realizadas em praças e associações). A partir de agora será ampliada para a cultura e arte e demais projetos relacionados à inclusão social e cidadania. Tudo isso será desenvolvido com o suporte do caminhão-baú doado pela rede hoteleira Sol Meliá. A parte interna do caminhão será totalmente adaptada para abrigar as atividades, que acontecerão em espaços climatizados. Do lado de fora, o espaço externo será utilizado para atividades que podem ser desenvolvidas ao ar livre. Com a unidade móvel serão oferecidos cursos de curta duração, oficinas, palestras, espaço para leitura, lan house e brinquedoteca. Além disso, também haverá a exibição de filmes e números artísticos.

11


A Cidade do Saber também está inserida na era digital da informação. Afinal, para construir a cidadania de forma mais ampla, nas vias do século XXI, é preciso estar alinhado com os avanços da tecnologia e seus reflexos sobre a sociedade.

Interatividade na

rede

Faça parte dessa revolução do conhecimento. Através do site www.cidadedosaber.org.br você pode conferir notícias, dicas de eventos, artigos e links para sites e blogs diversos sobre temas ligados à cultura, esporte, meio ambiente e cidadania. No site também é possível saber das novidades do projeto e interagir com a comunidade Cidade do Saber.

13

.Estrutura do portal No menu estão disponíveis conteúdos explicativos sobre a história do projeto, funcionamento e linhas de ação, bem como a formação da atual administração e parceiros. Mas a melhor parte é a interatividade que permite a troca de informações, seja para tirar dúvidas, fazer críticas, dar sugestões ou mesmo interagir com o resto da comunidade. Ning - Pelo site de relacionamento Ning, alunos, familiares e convidados ganham uma extensão virtual de suas relações. Semelhante ao Orkut, o site comporta perfis nos quais cada usuário pode colocar fotos, conectar-se a amigos, escrever seu blog, criar ou participar de fóruns e mandar mensagens. Faça seu Ning e entre também para a comunidade virtual da Cidade do Saber! Twitter - Na página da Cidade do Saber no Twitter, pílulas são postadas diariamente, divulgando programações e outros eventos da cena cultural e esportiva de Camaçari. As notícias ficam disponíveis, na íntegra, no site do projeto. No Twitter, a Cidade do Saber também “segue” algumas páginas com conteúdos afins à proposta do projeto.

.Reconhecimento e divulgação Pela seção multimídia toda a comunidade se reconhece. Fotos dos eventos divulgam ao mundo a seriedade do trabalho e sua importância social e humanística. O blog Diário de Um Sonho conta a trajetória dos ex-educandos da Cidade do Saber, Daiane, Érica, Alexandre e Rodrigo, agora bolsistas da Escola Bolshoi.

.Programação Os espetáculos que passam pelo Teatro Cidade do Saber também são divulgados no site. A programação completa está sempre disponível para consulta pela internet, facilitando o acesso. Faça uma visita você também!


Teatro

15

Cidade do Saber Nova cena cultural da Bahia

Uma nova realidade se instaurou no contexto artístico baiano desde a construção do Teatro Cidade do Saber. O local inaugurou uma nova fase de expansão das produções artísticas pelo Estado, abrindo espaço para que grandes montagens pudessem chegar até Camaçari e para que Camaçari pudesse produzir seus próprios espetáculos. Com 568 lugares, o Teatro Cidade do Saber é o segundo maior de toda a Bahia - motivo de grande orgulho não só para os cidadãos camaçarienses, mas para toda a região. O espaço de excelente estrutura física e totalmente equipado tem sido responsável pelo fomento da comunidade artística local e pelo florescer de uma nova era de intelectualidade, cultura e cidadania no município. Cada novo espetáculo representa um presente do teatro para a sociedade. Cada artista que sobe no palco serve de inspiração e motivação para os artistas da terra. E esses artistas da terra, formados a cada dia pelo projeto, têm no teatro um espaço para serem reconhecidos e apreciados em sua arte. E o reconhecimento da comunidade é a mais emocionante prova disso. Em dois anos, 50 mil espectadores apreciaram os quase 90 espetáculos e as cerca de 160 apresentações artísticas que estiveram em cartaz, diagnosticando uma grande lacuna cultural que existia na região. Sinal de que há muita sede de cultura fora da capital baiana.

Destaques O que há de melhor nas artes cênicas e na música baiana e nacional passou por aqui: Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia, Ó Paí Ó, Esse Glauber, A Gema do Ovo da Ema, Balé Teatro Castro Alves, Orquestra Sinfônica da Bahia, A Bofetada, R$ 1,99, e O Grande Criador (espetáculo internacional). Entre as produções locais, destaque para os espetáculos Medéia in Process, Flores e Kairós Corpo e Alma.


Faça também sua

16

Contribuição .Espaços disponíveis

Centrode Eventos Pertinho do Pólo Industrial de Camaçari e a 40km do Aeroporto de Salvador, a Cidade do Saber já se consolidou como um dos mais completos centros de eventos da região. Dotado de uma ampla estrutura, com quatro auditórios equipados, sala de reunião, sala de formação e o segundo maior teatro do estado, o centro está pronto para atender às dezenas de empresas da região que necessitam de espaço para cursos, treinamentos, workshops, seminários e aulas de pós-graduação, entre outros. Toda a renda obtida com a locação de espaços é revertida para as ações de inclusão social e promoção da cidadania. Como parte da estrutura as empresas contam com o trabalho personalizado do núcleo de produção (foto acima), pronto para desenvolver trabalhos específicos a partir da necessidade de cada organização.

Cidadã

Auditório 1 - 120 lugares Auditório 2 - 80 lugares Auditório 3 - 80 lugares Auditório 4 - 130 lugares Sala de reunião - 15 lugares Salas de formação - 8 salas, capacidade entre 30 e 50 pessoas

.Horários disponíveis para locação Segunda a sexta das 8h às 22h Finais de semana; a combinar

.Contatos 71

3644-1631, ramal 251 - 71 8727-1175

cidadedosaber.gestaodeeventos@gmail.com gestaodeeventos@cidadedosaber.org.br Para conhecer mais sobre nossos espaços procure o setor de Gestão de Eventos ou visite o site:

www.cidadedosaber.org.br

Em 2009 a Cidade do Saber inaugurou uma nova etapa. O programa Contribuição Cidadã chegou para promover uma evolução na participação coletiva, aumentando o grau de interação com a comunidade. O Contribuição Cidadã é uma nova etapa da matrícula. Agora, o aluno (maior de 18 anos) ou o responsável por alunos (menores de 18) terão a chance de se inscrever para atuar como voluntário no projeto ou mesmo realizar uma doação (valor simbólico e opcional). Com essa novidade os educandos da Cidade do Saber poderão estreitar ainda mais seus laços com o projeto e se dedicar a passar seu conhecimento adiante. E o processo é bem simples: quem decidir se voluntariar preenche uma ficha, na matrícula, informando em quais funções, dias e turnos poderá ajudar. Vale ressaltar que o Contribuição Cidadã é uma oportunidade a mais para os camaçarienses se integrarem à Cidade do Saber. Quanto mais a comunidade fizer parte do projeto, mais a Cidade do Saber será da comunidade e se firmará enquanto projeto eminentemente social.


18

2

anos

Brindados com

reconhecimento

Em seu aniversário, projeto foi eleito

“Orgulho de

Camaçari”

Com festa realizada na noite de 27 de março, a Cidade do Saber recebeu o troféu “Orgulho de Camaçari”, prêmio idealizado e promovido pelo jornal online Camaçari Notícias e decidido por votação dos internautas camaçarienses. Na preferência do público o projeto superou outros destaques do município, como o Pólo Industrial e as belas praias. Com discursos emocionados, a noite foi dedicada a homenagear o professor de pintura em tela do Núcleo de Artes Plásticas, Agenor Oliveira, falecido este ano. A partir da produção com educandos e alunos da rede pública, Agenor foi um dos grandes responsáveis pela identidade visual da Cidade do Saber. Cada um dos seus painéis enche de cor e vida as áreas de acesso à Cidade do Saber. Apresentações de teatro, dança, karatê e capoeira abrilhantaram a festa, finalizada com um coquetel. O evento teve presença do prefeito de Camaçari e idea­ lizador do projeto, Luiz Carlos Caetano, da presidente da Câmara Municipal de Camaçari, a vereadora Luiza Maia, além de representantes do Camaçari Notícias e grande parte da equipe de professores, colaboradores e alunos da Cidade do Saber.

Equipe Cidade do Saber


Ana Lúcia Silveira Diretora geral

21

Ficha técnica:

730 dias

de

sucesso

- Diretora geral: Ana Lúcia Silveira - Diretor de infraestrutura: Utilan Coroa - Diretor do saber: Arnoldo Valente - Diretora do teatro: Osvalda Moura

Expediente: Em seu aniversário de dois anos, a Cidade do Saber coleciona histórias de sucesso. Um exemplo foi a vinda da banca examinadora da escola de Ballet Bolshoi, que selecionou oito crianças para a etapa final, em Joinville (SC). Das 550 crianças do país, apenas 50 seriam incorporadas ao Bolshoi. Da Cidade do Saber passaram Érika, Alexandre, Daiane e Rodrigo. Uma casa social foi montada em Joinville para abrigar alunos e pais. Outra grande emoção foi conquistada pela atleta de karatê Paloma Nunes, campeã brasileira e vice-campeã sul-americana. No vôlei, uma parceria com a Braskem permite a utilização do método Unisul, transmitido aos professores pelo ex-jogador da Seleção Brasileira, Giovane Gávio - o “Gigio”. Parcerias de sucesso, como as estabelecidas com a Ebateca e a escola de línguas CNA, também são destaques. O Teatro Cidade do Saber virou peça fundamental no fomento da arte e da cultura. Os prêmios foram muitos. Em 2007 a Cidade do Saber ganhou o Top Social Regional. Em 2008 venceu o Top Social Nacional. Em 2009 o maior de todos os reconhecimentos: o da própria família. Concorrendo com as belíssimas praias e o Pólo Industrial, a Cidade do Saber foi eleita “Orgulho de Camaçari”, em pesquisa popular realizada pelo jornal online Camaçari Notícias. Hoje a sensação é do projeto consolidado, tanto que já repercute nacional e internacionalmente. E, mais do que isso, ecoa por todos os cantos de Camaçari, mudando o perfil cultural da cidade - pois é esse seu objetivo: transformar, promover cidadania e inclusão social. São novos traços que redesenham a história de Camaçari.

- Realização: AG Editora Diretora executiva: Ana Lúcia Martins Executiva de projetos: Júlia Spínola Coordenação editorial: Ana Cristina Barreto Contato: Av. Tancredo Neves, 805. Ed. Espaço Empresarial, 402. CEP: 41.820-021 - Salvador-BA Tel: (71) 3311-4999 Textos: Ana Cristina Barreto e Diego Carvalho Fotografia: Francisco Sales Revisão: José Egídio. - Projeto gráfico: Metta Comunicação Direção de Artes, Design e ilustração: Jean Ribeiro

A ilustração segue o estilo do artista plástico Agenor Oliveira, numa homenagem póstuma ao professor e responsável pelos painéis que encantam os visistantes da Cidade do Saber. - Colaboração: As fotos das páginas 5, 6 e 20 foram cedidas pela Ascom da Prefeitura de Camaçari.


“O projeto é fascinante. Nenhuma pessoa que entra nele e compreende as ações que são promovidas deixa de se apaixonar”.

A Cidade do Saber é um pedacinho da minha casa e faz parte da minha vida. Ela é muito importante para mim, tanto de forma profissional quanto de forma social. A Cidade do Saber mudou a minha vida.

Leonardo Luz, professor de dança moderna

Cristiane Santos, portaria Cidade do Saber

“Sinto-me orgulhosa só por morar numa cidade que tem um projeto como este. Trabalhando aqui, então, transbordo de alegria”.

“Como artista, digo que Camaçari hoje tem uma máquina de inclusão social muito importante, que se chama Cidade do Saber”.

Iasnaia Souto, coordenadora de Educação

Pablues, músico da banda Clube de Patifes (Camaçari)

A Cidade do Saber é um espaço que nos aproxima de Deus. Aqui a gente consegue ver, em cada pessoa - seja o público, sejam os funcionários - a melhor expressão. Eu me sinto muito bem aqui e desejo que a Cidade do Saber continue sendo um exercício real de cidadania

A Cidade do Saber, para mim, é ótima! Me sinto muito alegre e feliz aqui, porque me distrai e faz bem à minha saúde. Com a hidroginástica obtive melhoras e hoje me sinto muito bem.

Ada Borges, colaboradora da Cidade do Saber

“Quando a Cidade do Saber foi inaugurada, fizemos um editorial dizendo que o projeto era uma das obras mais importantes dos 250 anos de Camaçari. Acreditamos que esse projeto faria uma transformação na comunidade”.

“Assim como a Cidade do Saber é um sonho, o meu sonho está se realizando: o basquete nasce para uma nova vida em Camaçari”. Eliomar Silva, professor de basquete

Júlio Cesar Ribeiro Dias, fundador do Camaçari Notícias

Adelzita Luz, aluna de Hidroginástica

“É incrível observar que basta dar uma oportunidade para as pessoas brilharem. Participar desse processo é indescritível”. Tato Tavares, técnico de teatro

“A Cidade do Saber representa a oportunidade de mudança. Não se nasce sabendo nada, talento se aprende”.

“Aqui há uma estrutura para novos atletas. Graças ao projeto, consegui conquistar o campeonato brasileiro e o sul-americano”.

A Cidade do Saber é um referencial de cultura, esporte e lazer do município. Desde que ela foi fundada tem beneficiado vários cidadãos através da inclusão social.

Adriana Santos, aluna de teatro

Paloma Nunes, aluna de Karatê

Vagner Simões, aluno do curso de Inglês



revistaquasela_cidade_do_saber