Page 1

Quinta-feira

Ano 15 | Nº 3556 | 29 de maio de 2014

Presidente: Ary Leonel da Cruz

Diário de Circulação Nacional

Governo reforça a segurança com mais 2.500 policiais e bombeiros A segurança pública do Paraná ganha o reforço de mais 2.500 novos policiais e bombeiros militares. Nesta quarta-feira (28), o governador Beto Richa apresentou os 917 policiais e bombeiros que irão atuar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Os demais irão para as regiões de Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina. Os novos profissionais concluíram a formação acadêmica e já irão para as ruas. Durante cerca de três meses atuarão acompanhados por profissionais mais experientes. Página 2 »

Antonio Costa/ANPr

Reunião com municípios da RMC mostra importância do Plano Diretor

Governador Beto Richa recebe novos bombeiros e policiais que irão atuar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, e entrega novas viaturas para o Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária

A Festa do Pinhão contará com linha especial de ônibus e mais de 7 mil vagas para veículos

» A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e o Serviço Autônomo Paranacidade promoveram nesta quarta-feira (28), a 3ª Reunião Técnica sobre o Plano de Ação e Investimentos (PAI) do Plano Diretor Municipal. O encontro lotou o auditório da Secretaria.

Estado aumenta em 54,6% o gasto em saúde no primeiro quadrimestre

Roberto Dziura Jr./ PMSJP

» O secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, afirmou nesta quartafeira (28), durante audiência pública na Assembleia Legislativa, que o Governo do Paraná aplicou R$ 717 milhões na área de saúde

» A Festa do Pinhão de São José dos Pinhais que acontece neste final de semana, 30 e 31 de maio e 1º de junho, contará com uma ampla estrutura de estacionamentos, além de linha especial de transporte público.

Propriedades do entorno da festa estarão disponibilizando áreas onde funcionarão estacionamentos particulares que cobrarão pelo período da festa. Ao todo serão mais de sete mil vagas para os visitantes. Página 4

Os municípios convidados desta vez foram Adrianópolis, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Matinhos, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná, Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo. Página 3

nos primeiros quatro meses de 2014. O volume é 54,8% superior ao valor aplicado na área no mesmo período do ano passado e representa 9,61% da receita líquida de impostos (RLI). Página 3

Cientistas descobrem porque azeite de oliva reduz pressão arterial Página 5

Universidades do Paraná estão entre as melhores da América Latina

» Hoje (29) a Prefeitura de Pinhais entregará as obras de reforma e ampliação realizadas na Unidade de Saúde da Família Vargem Grande. Depois da intervenção, o espaço, que possuía 200m², passou a ter 520m². A iniciativa procura promover ainda mais comodidade nos atendimentos prestados à população local. A obra havia sido suspensa pela prefeitura depois que a empresa responsável pelo serviço deixou de cumprir com as exigências contratuais, estabelecidas desde o processo licitatório. Página 8

» O ranking publicado pela “QS – Quacquarelli Symonds Universisty Rankings: Latin America 2014”, nesta quarta-feira (28), destaca a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre as 100 melhores instituições de ensino superior da América Latina. A avaliação envolveu 395 instituições no continente latino-americano e 300 foram ranqueadas. A UEL ocupa a 74ª posição continental e a UEM o 88º Página 3 lugar.

Ricardo Almeida / ANPr

Prefeitura de Pinhais entrega reforma e ampliação de Unidade de Saúde

Prefeitura de Pinhais realiza entrega de ampliação e reforma da Unidade de Saúde da Vargem Grande nesta quinta-feira (29)


2 AB Notícias

| Quinta-feira, 29 de maio de 2014 | abnoticias@abcom.com.br (41) 3014-6764

Governo reforça a segurança com mais 2.500 policiais e bombeiros

COPA DO MUNDO Considerado o maior espetáculo esportivo do mundo, a Copa do Mundo FIFA 2014 chega a Curitiba no dia 16 de junho. A capital sediará quatro jogos do campeonato. O jogo de abertura será entre Irã x Nigéria no estádio Joaquim Américo, Arena da Baixada. MODA NO OESTE Cascavel, na região oeste, sediará a Feira Internacional da Moda, em 23 de junho. O evento é um dos mais importantes do país, e traz as últimas tendências nacionais e internacionais para a próxima estação. VARIEDADE DE PÁSSAROS O Parque Estadual Cabeça do Cachorro, localizado em São Pedro do Iguaçu, oeste do Paraná é uma boa pedida para os apaixonados por pássaros. O local possui 182 espécies catalogadas de aves. Além de 25 alqueires de vegetação onde estão nove das principais espécies de árvores nativas em extinção no Paraná.

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS Foz do Iguaçu sediará a Exposição Nacional de Orquídeas deste ano. O evento será entre 1 e 30 de junho. Conhecida como uma das maiores exposições da flor no país, produtores de onze cidades estarão presentes no encontro.

Foto - Antonio Costa/ANPr

PARANÁ AGROECOLÓGICO Acontece em Curitiba, o Paraná Agroecológico. O encontro segue até 1 de junho e tem o objetivo de discutir através de seminários e mesas redondas temas como sustentabilidade e produtos orgânicos.

LAGOUA DOURADA Está localizada no Parque de Vila Velha em Ponta Grossa, a Lagoa Dourada. Conhecida pela cristalinidade de suas águas, o visitante pode observar cardumes de peixes de diversas espécies. FESTA POPULAR Formosa do oeste, oeste do Paraná, realizará a Festa do Padroeiro Santo Antonio entre 6 e 8 de junho. Haverá a tradicional queima da fogueira, baile popular, além da distribuição do bolo casamenteiro. CULTURA E CAMINHADA Pontal do Paraná, Litoral, receberá a Caminhada na Natureza – Circuito Ecocultural, no dia 14 de junho. Com trajeto de 14 quilômetros, os participantes poderão visitar a comunidade indígena guarani M’ Bya, além do sítio arqueológico Sambaqui. SÃO CRISTÓVÃO O Santo protetor dos motoristas é o homenageado na Festa de São Cristóvão. O evento acontece em Rio Negro, Região Metropolitana de Curitiba, nos dias 12 e 13 de junho. Haverá benção e procissão de carros e caminhões. ÁGUA BOA A Prainha São Carlos está localizada no Distrito de Água Boa, a 30 km de Maringá, norte. Tem como diferencial a pureza das águas minerais e a culinária rural. Além da locação de quiosques, campo de futebol e piscina com lanchonete. CAVALGADA Acontece no dia 15 de junho em Rondon, noroeste do Estado, a Cavalgada. O encontro deve reunir cerca de 300 cavaleiros da região para confraternização com o tradicional churrasco caipira.

A segurança pública do Paraná ganha o reforço de mais 2.500 novos policiais e bombeiros militares. Nesta quarta-feira (28), o governador Beto Richa apresentou os 917 policiais e bombeiros que irão atuar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Os demais irão para as regiões de Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina. Os novos profissionais concluíram a formação acadêmica e já irão para as ruas. Durante cerca de três meses atuarão acompanhados por profissionais mais experientes. “Estamos dando continuidade à política que adotamos desde o começo do governo para reforçar a Segurança Pública do Estado”, afirmou o governador, na solenidade realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. O aumento do efetivo policial está entre as ações do programa Paraná Seguro. Desde 2011 e até o final de 2014, o Paraná terá contratado cerca de 10 mil novos profissionais para as polícias Militar, Civil e Científica. Destes, 8.500 são policiais e bombeiros militares. “O aumento no efetivo compõem uma série de grandes investimentos que incluem a aquisição de quase 1.500 novas viaturas, melhor condição de trabalho aos profissionais, investimento em inteligência e operações policiais sistemáticas que acontecem em todas as regiões do Estado, principalmente para combater o narcotráfico”, disse Richa.

REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE O governador ressaltou que os investimentos do Governo do Estado se traduzem em redução da criminalidade em todo o Paraná. “Estamos conseguindo reduzir significativamente os índices de criminalidade. Em média, o índice de homicídios caiu de 20% no Estado no ano passado e queremos ampliar ainda mais os resultados”, afirmou Richa. Em Curitiba, especificamente, a queda no número de homicídios foi de 29,3% em 2013, comparado a 2010. Na Região Metropolitana a redução foi de 27,1% no período. “Vamos avançar ainda mais e combater de forma implacável o crime no Estado do Paraná”, afirmou Beto Richa. REFERÊNCIA O secretário estadual da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, explicou que os novos profissionais são formados pela Academia Policial Militar do Guatupê, que é referência no Brasil em formação de policiais. Iniciada em novembro do ano passado, o curso inclui conteúdos de ética, moral, psicologia, treinamentos táticos e de salvamento e preparação física. “Toda essa preparação contribui para o aumento da segurança no Estado. Com esvaziamento das cadeias e mais policiais nas ruas, a sensação de segurança aumenta e a taxa de criminalidade, que já vem caindo, deve diminuir ainda mais”, afirmou o secretário.

QUALITATIVO chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato, ressaltou que, a partir de agora, a preparação operacional dos novos soldados obedece a diversos critérios, que incluem o trabalho nas ruas com o acompanhamento de policiais experientes. “Eles já estarão nas ruas reforçando a segurança pública, preservando a paz e garantindo a tranquilidade que a sociedade paranaense quer”, afirmou ele. O coronel disse que nos últimos anos a Polícia Militar do Paraná teve um grande avanço em termos de capital humano, não só quantitativo, mas também qualitativo. “Os profissionais passaram em rigoroso concurso público, disputado por 120 mil candidatos. Foram selecionados os melhores”, ressaltou. Além da contratação de novos profissionais, o programa prevê a modernização de estruturas, valorização salarial, implantação dos módulos policiais e Unidades Paraná Seguro (UPS), construção de novas delegacias e aquisição de novas viaturas com tecnologia embarcada. NOVAS VIATURAS Na solenidade em Curitiba, o governador Beto Richa também entregou cinco novas viaturas para o Batalhão da Polícia Rodoviária, adquiridos em parceria com a concessionária Ecovia, para o reforço da segurança das rodovias do Litoral paranaense. O Corpo de Bombeiros também recebeu cinco caminhões para o combate a in-

cêndios, busca e salvamento de vítimas em ferragens que serão utilizados em Curitiba e Região Metropolitana. “Esses cinco veículos fazem parte de um lote de 30 novas viaturas que receberemos até o fim deste ano”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior. “É um investimento primordial que o Governo do Estado tem feito para a corporação, pois a atividade do Corpo de Bombeiros e a qualidade de nossos serviços dependem muito do equipamento que temos disponível”, afirmou ele. Participaram da solenidade de apresentação dos novos policiais e bombeiros militares o secretário estadual de Governo e chefe da Casa Civil; Cezar Silvestri; o chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o coordenador geral da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha; o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone; o presidente da Compagas, Luciano Pizzatto; o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Nelson Leal Junior; o prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Cláudio Wozniack; o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, deputado Mauro Morais, e os deputados estaduais Duílio Genari, Jonas Guimarães, Elio Rusch, Douglas Fabrício e Fernando Scanavaca.


| Quinta-feira, 29 de maio de 2014 |

3

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e o Serviço Autônomo Paranacidade promoveram nesta quarta-feira (28), a 3ª Reunião Técnica sobre o Plano de Ação e Investimentos (PAI) do Plano Diretor Municipal. O encontro lotou o auditório da Secretaria. Os municípios convidados desta vez foram Adrianópolis, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Matinhos, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná, Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo. Além de representantes dos municípios, o encontro contou também com a participação de representantes do vereador em Rio Branco do Sul, João Leomar Guenoa, e de Levi Prestes Monteiro, presidente da Associação de Moradores de Papanduvas, bairro que pertence à Associação de Moradores de Rio Branco do Sul.

pal objetivo é mostrar a importância do Plano de Ação e Investimentos e do Plano Diretor Municipal para a melhor execução de projetos prioritários aos municípios; para a adoção da dimensão territorial no planejamento e gestão permanente nos municípios; e as possibilidades de acesso a recursos do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná (SFM). As palestras foram ministradas pelo geógrafo Carlos Storer e pelo economista Jerônimo Meira, ambos do Paranacidade, e suscitaram muitos debates e questionamentos. “A maioria entendeu a importância de elaborar um Plano Diretor com participação ampla, democrática e com vistas ao futuro”, disse Storer. AGENTE TRANSFORMADOR “Aprendi a ser um melhor agente transformador. Aprendi o que fazer, como fazer e de quem cobrar ”, afirmou e Levi Prestes Monteiro. Ele se disse surpreso com o que aprendeu sobre Plano Diretor Municipal. “Antes desta reunião, pensava que o Plano Diretor Municipal era apenas um papel burocrático. Agora en-

MOSTRAR IMPORTÂNCIA A reunião é sempre direcionada a técnicos municipais das áreas do planejamento urbano, finanças, meio ambiente e social. O princi-

tendi a importância de saber fazer, usar e planejar as cidades. É muito positiva esta preocupação do Poder Executivo com o futuro dos cidadãos e das cidades”, disse. Ele levou um material sobre a reunião e prometeu ler tudo para saber mais detalhes. “Vou fazer a lição de casa e saber muito mais sobre a importância do Plano Diretor Municipal”, afirmou. Silmara Belo, secretária municipal de Administração e Finanças de Campina Grande do Sul, onde trabalha há 28 anos, também destacou a importância da reunião. Ela disse que em todos os setores, e principalmente nas prefeituras, há necessidade de técnicos capacitados, treinados e com saber para a administração pública. “O Governo do Paraná, especialmente pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade, vem demonstrando esta preocupação em capacitar os gestores públicos. É evidente que os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba já perceberam a necessidade de integração, porque um município já depende do outro”, enfatizou ela. Silmara cita como exemplo a busca coletiva de soluções para o destino de dejetos e lixo, da mobilidade urbana

Foto: SEDU

Reunião com municípios da RMC mostra importância do Plano Diretor

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e o Serviço Autônomo Paranacidade promoveram ontem (28), a 3ª Reunião Técnica sobre o Plano de Ação e Investimentos (PAI) do Plano Diretor Municipal

e do transporte coletivo, entre outros. “São problemas que exigem soluções conjuntas e únicas e devem ser planejadas com responsabilidade”, enfatizou. Da mesma maneira pensa o arquiteto e urbanista da Prefeitura de Palmeira, Murilo Malucelli Klas. Para ele, é de extrema importância o Poder Executivo se preocupar com o futuro dos municípios. “Muitos passam por condi-

ções precárias. Em Palmeira já tivemos gestores que não compreenderam o alcance de um bom Plano Diretor Municipal. Alguns achavam que era só para cumprir metas ao Estatuto da Cidade. Hoje, o PDM passa por revisão e precisamos de mais informações aos nossos técnicos para que possam cumprir realmente com o que o governo estadual esperam, que seja um trabalho de referência”, afirmou.

Secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, durante apresentação de contas do 1º quadrimestre de 2014 na Assembleia

RECEITA O balanço das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2014, apresentado pelo secretário aos deputados, mostra que as receitas totais do Estado no período somaram R$ 11,265 bilhões. O valor representa uma alta de 11,18% em termos nominais sobre o resultado do mesmo período de 2013. Em termos reais, descontando-se a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA), a variação foi de 4,99%. No período, a receita tributária bruta somou R$ 8,8 bilhões e a receita líquida foi de R$ 5,2 bilhões. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Bens e Serviços (ICMS), maior fonte de arrecadação, teve recolhimento bruto de R$ 6,99 bilhões. Houve alta de 12,3% em termos nominais e de 6% a em termos reais sobre igual período de 2013. A arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), segunda maior fonte de receitas, atingiu R$ 1,2 bilhão

(bruto), com alta nominal de 13,8% e alta real de 7,5%, em comparação com o primeiro quadrimestre de 2013. Para o secretário Sebastiani, os números mostram um movimento de expansão da economia paranaense e refletem as políticas públicas implantadas pelo Governo do Estado para atração de novos empreendimentos, que possam gerar emprego, renda e riqueza, e para apoiar as empresas instaladas no estado em todos os setores. “Quando a economia cresce, a arrecadação tende a crescer junto e o Paraná tem se destacado pelo avanço da produção industrial e do PIB. Esperamos que este movimento se consolide”, diz Sebastiani. DESPESAS Os gastos do governo somaram R$ 10,4 bilhões no quadrimestre. Descontada a inflação, houve um recuo de 1,22% nas despesas do Estado no período, na comparação que o mesmo período de 2013. Em termos nominais, os gastos do Executivo tiveram alta de 4,69%. A expansão da despesa em

patamar inferior à inflação demonstra a preocupação do governo com a boa gestão e a redução dos gastos públicos, sustentou o secretário da Fazenda. Sebastiani reforçou que o Estado continua penalizado com a não aprovação e liberação de financiamentos fundamentais para os programas de governo e para amortizar despesas que foram realizadas. São R$ 3,6 bilhões em operações de crédito solicitadas a instituições nacionais e internacionais, que aguardam posição do governo federal. "Enquanto os recursos não chegam ao Paraná, o governo estadual vem fazendo a sua parte", completou o deputado Ademar Traiano, líder do governo da Assembleia Legislativa. Os gastos com a amortização da dívida também aumentaram em 2014 em uma proporção nominal de 20,7%, passando de R$ 218 milhões em 2013 para R$ 263 milhões em 2014. O secretário afirmou ainda que os restos a pagar do Estado somam R$ 340 milhões.

Universidades do Paraná estão entre as melhores da América Latina O ranking publicado pela “QS – Quacquarelli Symonds Universisty Rankings: Latin America 2014”, nesta quarta-feira (28), destaca a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre as 100 melhores instituições de ensino superior da América Latina. A avaliação envolveu 395 instituições no continente latino-americano e 300 foram ranqueadas. A UEL ocupa a 74ª posição continental e a UEM o 88º lugar. Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a boa posição das universidades estaduais nos rankings internacionais reflete a atenção dada pelo Governo do Estado por meio de investimentos crescentes no sistema estadual de ensino superior. “O investimento do governo do Paraná nas universidades, que em 2014 ficará em torno de R$ 2,4 bilhões, reflete na qualidade das pesquisas, projetos e atividades acadêmicas desenvolvidas pelas instituições de ensino superior do Paraná. O resultado é este que estamos vendo, as nossas universidades sendo sempre destaque entre as melhores do mundo”, disse. A “QS University Rankings” é uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação em todo o planeta. Desde 2011, publica ranking específico do continente latino-americano. O ranking utiliza sete critérios de avaliação com pesos diferenciados. A reputação acadêmica tem maior peso (30%), sendo calculado com base nos resultados de uma pesquisa global de acadêmicos realizada a cada ano. Em seguida vêm os critérios de reputação de empregabilidade (20%), relação aluno/professor (10%); profissionais com doutorado (10%), artigos publicados (10%), citações por artigo (10%) e impacto na internet (10%). A UEL se manteve como a primeira instituição pública estadual de ensino superior do Paraná e a quinta melhor estadual do país de acordo com o levantamento. Considerando somente as universidades brasileiras, a UEL também manteve a 19ª posição. A Universidade Estadual de Maringá está mais uma vez entre as cem melhores universidades da América Latina e entre as vinte e cinco melhores universidades do Brasil, ocupa a posição de número 88 no cenário latino-americano e a vigésima primeira colocação entre as universidades brasileiras. Em relação ao ranking de 2013, a UEM registrou aumento nas notas atribuídas durante a avaliação, passando de 48,2 pontos, em 2013, para 52 na avaliação deste ano.

Foto: UEL

O secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, afirmou nesta quarta-feira (28), durante audiência pública na Assembleia Legislativa, que o Governo do Paraná aplicou R$ 717 milhões na área de saúde nos primeiros quatro meses de 2014. O volume é 54,8% superior ao valor aplicado na área no mesmo período do ano passado e representa 9,61% da receita líquida de impostos (RLI). “Os gastos em saúde são menores no início do ano, mas fizemos um esforço para acelerar os investimentos a partir de março, e já superamos a margem de 16,6% em abril”, explicou o secretário. Ele projeta essa despesa para um nível superior a 12%, ao final do ano, o que permite complementar um porcentual residual referente ao período de 2013. “Parte desse esforço inclui o projeto que encaminhamos, e que foi aprovado pelos deputados, de um crédito extraordinário de até R$ 900 milhões ao orçamento da saúde”, disse ele. Na área de educação, os investimentos do governo estadual somaram R$ 2,4 bilhões no primeiro quadrimestre deste ano. O valor representa 32,7% da receita líquida de impostos e transferências constitucionais, superando o limite mínimo constitucional de 30%. A despesa com a folha de pagamento alcançou 54,29% da Receita Corrente Líquida (RCL), com gasto total de R$ 19,3 bilhões, incluindo-se os poderes Executivo, Judiciário, Legislativo e o Ministério Público. O resultado está abaixo do limite prudencial de 57% da Lei de Responsabilidade Fiscal (RCL). Os investimentos do Estado (despesas de capital) praticamente dobraram, passando de R$ 232 milhões no primeiro quadrimestre de 2013 para R$ 461 milhões em igual período deste ano — alta nominal de 98,8%.

Jonas Oliveira/ANPr

Estado aumenta em 54,6% o gasto em saúde no primeiro quadrimestre

O vereador em Rio Branco do Sul, João Leomar Gueno, faz parte do Conselho de Desenvolvimento Municipal local e destacou a importância do planejamento a longo prazo de uma cidade. “Rio Branco do Sul tem problemas com terrenos irregulares, com erosões e vamos ter de elaborar normas mais rígidas para evitar riscos futuros com patrimônio e com vidas”, resumiu.

O ranking publicado ontem (28), destaca a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre as 100 melhores instituições de ensino superior da América Latina


4

| Quinta-feira, 29 de maio de 2014 |

A Festa do Pinhão contará com linha especial de ônibus e mais de 7 mil vagas para veículos Roberto Dziura Jr./ PMSJP

A Festa do Pinhão de São José dos Pinhais que acontece neste final de semana, 30 e 31 de maio e 1º de junho, contará com uma ampla estrutura de estacionamentos, além de linha especial de transporte público. Propriedades do entorno da festa estarão disponibilizando áreas onde funcionarão estacionamentos particulares que cobrarão pelo período da festa. Ao todo serão mais de sete mil vagas para os visitantes. A Prefeitura de São José dos Pinhais definiu em acordo com proprietários e arrendatários de áreas da região que o preço cobrado para o período de cada dia seja fica-

do em no máximo 15 reais e que isso deverá ser informado através de placas na entrada de cada estacionamento. A medida visa garantir a população conforto, tranqüilidade, e coibir possíveis abusos. Quem for de ônibus contará com uma linha especial que sairá do Terminal Central. Na sexta-feira a linha começa a operar às 18 horas, com ônibus de meia em meia hora, podendo haver mais veículos dependendo da demanda de passageiros. No sábado a linha especial inicia às 14 horas e no domingo às 12 horas, também de meia em meia hora. Para a volta, as linhas de

ônibus começam a operar 20 minutos a partir do término da festa e, além de linha até o Terminal Central haverá também linhas de ônibus para os bairros. TRÂNSITO A partir das 16 horas de sexta-feira até o término da festa, no domingo, haverá mudança no trânsito do entorno da festa. A Rua Julio Cesar Setenarski ficará em mão única da Rua Dr. Murici, no portal do Caminho do Vinho, até a rotatória. Ou seja, serão duas pistas para chegar até a festa. Isso acontecerá para facilitar e agilizar o acesso de veículos para que não haja congestionamentos.

Os donos de estacionamentos particulares das propriedades do entorno também foram orientados a proceder a cobrança somente depois de o veículo entrar na propriedade, para que não se formem filas na via pública”, explicou Eduardo Umbria, o diretor do Departamento de Trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito. De acordo com o Demutran, outra via que será transformada apenas em mão única neste período da festa é a Julio Grochoski, entre a rotatória do Caminho do Vinho e a Rua Dr. Murici, por onde deverá ser feito o retorno da festa.

Secretaria de Educação oferece palestra formativa sobre primeiros socorros

A Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (Aciap) está com inscrições abertas para o curso sobre as Normas Regulamentadoras (NR.18) da segurança do trabalho. Esse curso é realizado pela Câmara Setorial de Construção, Engenharia e Arquitetura. Ele começa na próxima terçafeira (3), e as inscrições podem ser feitas até segunda (2). De acordo com a coordenação de capacitação, o objetivo do curso é mostrar ao funcionário recém contratado que a segurança do trabalho é importante e levada a sério nas empresas. O curso aborda temas como política de segurança, a importância de cada funcionário para a empresa, segurança do trabalho, acidentes no trabalho, condições e meio ambiente, riscos e funções, qualidade de vida, entre outros. Profissionais da Vae Saúde, parceira da Aciap, serão os palestrantes. Será nos dias 3 e 4 de junho, às 19h, na Aciap (Rua Joaquim Nabuco, 1869, no Centro). O investimento para associados é de R$ 55 e para não associados R$ 110. As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou pelo e-mail silvana@aciapnet.com.br. Mais informações pelo telefone (41) 3525-0810.

O QUE É NORMA REGULAMENTADORA (NR.18)? Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização. E tem o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Silvio Ramos_PMSJP

A Secretaria de Educação, através da Educação Especial/Centro de Avaliação e Estimulação Precoce (CAEP), em parceria com a secretaria de Saúde/Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nesta quarta-feira (28), na Central de Treinamento do Paço Municipal, capacitação para formação aos profissionais da educação que atuam diretamente com alunos e que necessitam de conhecimentos básicos em primeiros socorros para o atendimento em caso de emergência. Cerca de 60 profissionais puderam acompanhar os enfermeiros do SAMU, que passaram orientações em uma palestra teórico-prática de como proceder nesses casos, e quando acionar o SAMU. “É fundamental as pessoas terem noções de primeiros socorros. Em uma emer-

Aciap realiza curso sobre Normas Regulamentadoras no trabalho

(Elias Leschewitz – São José dos Pinhais)

gência o primeiro atendimento é essencial e pode salvar uma vida”, disse o enfermeiro Nelson Casemiro. Durante a aula Nelson expôs diversas situações e enfa-

tizou as prioridades nas emergências. “O primeiro passo, quando uma pessoa se machuca, é verificar suas vias aéreas, se está respirando e não está engasgada. O segundo é a circulação, se tem pulso. E em terceiro, estancar a hemorragia. Não adianta nada estancar o sangue e depois verificar se ela está respirando”, afirmou.

A secretária de Educação Neide Setim ressalta a importância do conhecimento de primeiros socorros. “São 33 mil crianças, todos os dias, em diferentes situações de brincar, correr, jogar. Algumas se machucam e, na unidade escolar são feitos os primeiros atendimentos. É mais que importante saber o que fazer. É vital” disse.


5

| Quinta-feira, 29 de maio de 2014 |

Uma das melhores maneiras de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.

Nublado passando a parcialmente nublado

Dia 30: Mín. 11º e Máx. 18º Dia 31: Mín. 10º e Máx. 21º Dia 01: Mín. 12º e Máx. 21º

TOME NOTA / CINEMA / TOME NOTA Programação de Bolso

Cheesecake de Goiabada

1) A novela é "Belíssima". Qual dessas personagens foi vivida pela atriz Carmem Verônica? a) Bia b) Guida c) Safira d) Mary 2) Em "Bang Bang", qual desses atores interpretou o personagem Javier? a) Jairo Mattos b) Marco Ricca c) Genésio de Barros d) Tarcísio Meira 3) Em qual dessas novelas Glória Menezes interpretou a dona de uma casa de samba chamada "Flor de Liz"? a) "Torre de Babel" b) "Beijo do Vampiro" c) "Sassaricando" d) "Pai Herói" 4) Coronel Honorato, Tirana e Juliana foram personagens de qual dessas produções? a) "Mandacaru" (Manchete/ Bandeirantes) b) "Betty a Feia" (Rede TV!) c) "Café Com Aroma de Mulher" (SBT) d) "Canavial de Paixões" (SBT) 5) Marcelo Serrado era contratado da Globo, mas deixou a emissora para protagonizar qual dessas novelas? Atualmente ele está de volta a Globo. a) "Os Ricos Também Choram" (SBT) b) "Prova de Amor" (Record) c) "Cidadão Brasileiro" (Record) d) "Um Amor de Família"

Cientistas descobrem porque azeite de oliva reduz pressão arterial Ingerir gordura não saturada, como a contida no azeite de oliva, juntamente com vegetais de folhas verdes, entre outros, gera um tipo de ácido-graxo que reduz a pressão arterial, revelaram cientistas britânicos nesta segunda-feira. O estudo com ratos de laboratório ajuda a entender trabalhos anteriores, segundo os quais a dieta mediterrânea combate a hipertensão, e foi publicado nos Estados Unidos e financiado pela British Heart Foundation. Esta dieta inclui lipídios não saturados contidos no azeite de oliva contém e em alguns frutos secos, bem como espinafre, aipo, abacate e cenouras ricas em nitratos inorgânicos e nitritos, produto da oxidação do nitrogênio. Estes ácidos-graxos parecem inibir uma enzima conhecida como epóxido hidrolase solúvel, que regula a pressão arterial, segundo artigo publicado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences. "Os resultados do nosso estudo ajudam a explicar porque trabalhos anteriores mostraram que uma dieta mediterrânea, combinada com azeite de oliva extra-virgem ou nozes, pode diminuir a incidência de problemas cardiovasculares", disse o co-autor do estudo, Philip Eaton, professor de bioquímica cardiovascular do King's College de Londres. Enquanto a maioria dos especialistas concorda que a dieta mediterrânea - que consiste em comer verduras, peixe, grãos, ingerir vinho tinto, nozes e azeite - traz benefícios para a saúde, houve até agora pouco consenso sobre como e por quê.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS © Coquetel/Ediouro Publicações S/A 2005

Jogadores poderão trazer esposas, filhos e namoradas ao Brasil, mas ficarão em quartos separados. Convivência entre eles terá limites estabelecidos

(Respostas: 1-d / 2-c / 3-d / 4-a / 5-b)

Os funcionários do hotel em que a seleção italiana ficará concentrada, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, podem se considerar pessoas de sorte. As belezas naturais do luxuoso resort ficarão em segundo plano assim que a delegação chegar. Tudo graças a uma autorização do bonzinho técnico Cesare Prandelli: as famílias dos jogadores, incluindo as namoradas, poderão ficar hospedadas no mesmo local. Será um desfile de beldades. A convivência, porém, terá algumas regras. Bagunça só em caso de título. Afinal, a Azzurra sonha com o penta e não planeja transformar a Copa do Mundo em férias de luxo. Os jogadores dormirão em quartos individuais em uma ala, enquanto as famílias estarão em outra. Nem adianta Balotelli sonhar com uma “escapadinha” noturna para o quarto da namorada Fanny Neguesha. Haverá seguranças nos corredores de olho na circulação.

O que o gigante Era objetimitológico Atlas era vo do panobrigado a segurar eslavismo nas costas

Ver, em inglês

(?) olímpica, a especialidade de Daniele Hypólito O materno fortalece as defesas do bebê (?) Stoker, o criador do Drácula (Lit.) Rublo

Dádiva Acessórios usados por padeiros Firmar a parede para não cair

É controlada pelos Vigilantes do Peso Letra na roupa do Robin (HQ)

Os mares de grande incidência da tainha

Tema da biografia Traço marcante no caráter de Brigitte Bardot

Apresentadora do “Jornal Nacional” (TV)

1.005, em romanos

Érbio (símbolo) Triste, em inglês

45

Berílio (símbolo) Fragmento de louça

Anuro cuja carne cura a bronquite (Folcl.) Exemplos naturais de fractais (Mat.)

Leda Nagle, jornalista brasileira

Veículo de lotadas Entidade Oferte; presenteie como o Ibase Antigo acordo de desarmamento

O filme dividido em episódios

Meios de transporte sucateados no Brasil

Rita (?), cantora de “Amor e Sexo” É visivelmente inferior

Área que engloba a Pintura e Escultura

BANCO

Objeto de estudo da Uranografia

A musa de Dalí Princípio científico

Solução C A O M O E R S A C O O S R A A N R I M L A E I E S

Prandelli libera família, e hotel da Itália no Rio terá desfile de beldades

V S T I E D E T A O R U S C A R A D E S V D O E N S G A U L A R T

- Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (24/05). - Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (24/05) e Domingo (25/05). - Sessão CineMaterna - Sessão Cine Cult - Sessão Replay

F A T I M A B E R N A R D E S

Legendas

Ingredientes: Para a massa: 1 pacote de biscoito tipo maisena processado 1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo 1/2 xícara (chá) de margarina qualy cremosa (90 g) Para o recheio: 3 ovos 150 g de açúcar 2 embalagens de cream cheese (300 g) Suco de 1/2 limão 1/2 colher (chá) de essência de baunilha Para a cobertura: 300 g de goiabada em cubos 1/2 xícara (chá) de vinho branco Suco de 1/2 limão Modo de Preparo: Junte o biscoito e o açúcar mascavo, misture com a margarina atéformar uma massa homogênea; Com essa massa, forre uma forma de fundo removível de 23 cm de diâmetro, pressionando com uma colher para a superfície ficar lisa, e leve à geladeira; Bata ligeiramente os ovos na batedeira e acrescente os ingredientes restantes; Bata por 20 minutos em velocidade baixa; Espalhe o recheio na forma; Preaqueça o forno a 180ºc e asse por 40 minutos ou até que a superfície doure; Aqueça a goiabada, o vinho, o suco de limão e 1/2 xícara (chá) de água, cozinhando em fogo baixo até que todos os grumos se dissolvam e a calda fique espessa; Deixe amornar e despeje sobre a torta; Enfeite o centro com fatias de goiaba e folhas de hortelã. Sirva frio

U I N E I D R A E D E M P V O L R I T S I C L A

Rua Izabel Redentora, Nº 1434 Loja 206 São José dos Pinhais PR Fone: (41) 3081-9049 "A Cinemark reserva o direito de alterar a programação sem prévio aviso". "Estréias de filmes ou conteúdos alternativos podem ter preços diferenciados. Favor consultar os valores em nossos cinemas" X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (dublado) - 12 Anos 11h10B - 14h10 - 17h10 - 20h10 - 23h10A X-Men: Dias de um Futuro Esquecido 3D 3D (dublado) - 12 Anos 12h10B - 15h10 - 18h10 - 21h10 - 00h10A 18h50 Capitão America 2: O Soldado Invernal (dublado) - 12 Anos B Godzilla (dublado) - 12 Anos 12h00 - 14h50 - 17h50 - 20h50 - 23h30A 16h20 - 21h50 Mulheres ao Ataque (dublado) - 12 Anos B O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro (dublado) - 12 Anos 12h30 - 15h30 - 18h30 - 21h30 Rio 2 (dublado) - Livre 11h30B - 14h00

G L O B M O T T E A R R S E S A T R B E

Shopping Sao Jose

3/sad — see. 4/gala — salt. 5/dista. 15/unidade política.

22/05 a 28/05

A B CM CC SR

18ºC 10ºC


6

PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

| Quinta-feira, 29 de maio de 2014 |

CARTÓRIO DISTRITAL DE UBERABA

EDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS INTERESSADOS, NA DECRETAÇÃO DA INTERDIÇÃO DE MICHELE PARECIDA LEMES BORGES, COM O PRAZO DE TRINTA (30 ) DIAS.

Av. Sen. Salgado Filho, nº 2.368 - Município e Comarca de Curitiba Estado do Paraná.

EDITAL DE PROCLAMAS Faz saber que pretendem casar-se:

FAZ SABER, pelo presente edital, que por este Juízo e Cartório da 2.ª Vara Cível da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba - Foro Regional de São José dos Pinhais – PR., se processam os autos n.º 3755/2010, de INTERDIÇÃO, em que figuram como requerentes VALMIR JOSÉ BORGES e MARINA DE FÁTIMA LEMES BORGES e requerida MICHELE APARECIDA LEMES BORGES, tendo os autores informado, na inicial, que a requerida é portadora de deficiência mental. O feito teve seu regular processamento, com a perícia médica e o acompanhamento do Ministério Público e, de acordo com o laudo pericial, ficou demonstrado que a requerida é portadora de doença mental de caráter irreversível, a qual determina sua incapacidade para praticar os atos da vida civil, sendo que em data de 28/10/ 2010, por decisão proferida às fls. 109/110 dos autos em referência, decretou-se a interdição de Michele Aparecida Lemes Borges, brasileira, solteira, nascida em 06/ 05/188, filha de Valmir José Borges e Marina de Fátima Lemes Borges, portadora da Carteira de Identidade n.º 12.412.589-8/PR e inscrita do CPF/MF n.º 011.382.099-29, residente e domiciliada na Rua Almirante Tamandaré, n.º 584, MD, 2, nesta Cidade de São José dos Pinhais – PR, sendo-lhe nomeada curadora na pessoa da requerente Marina de Fátima Lemes Borges, brasileira, casada, portadora da C. I. RG nº. 3.860.934-3 e inscrita no CPF/MF sob n.º 842.339-74910, residente e domiciliada no mesmo endereço acima descrito, que deverá prestar o compromisso na forma da lei. E, para que chegue ao conhecimento de terceiros e interessados, e não possam alegar ignorância, expediu-se o presente edital, a ser afixado no lugar de costume do juízo e publicado pela imprensa, na forma da lei. São José dos Pinhais, 28 de setembro de 2012. Eu______________________Ivete Marly Hahn - Auxiliar de Justiça Juramentada, que o digitei e subscrevi.

EXTRATO DO CONTRATO nº. 034/2013

ANTONIO BATISTA MENDES e MARTA MAIA DA SILVA WESLLEY JONAS RUFATTO DA COSTA e MAYZA TAYLLA MARIA FRANCINO DA SILVA JULIO CÉSAR DE OLIVEIRA e FERNANDACAMILA DE OLIVEIRA SIDNEY THIAGO DOS SANTOS e ALETHÉA DE FREITAS MACENA Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. O referido é verdade e dou fé. Curitiba, Uberaba, 28 de Maio de 2014

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE PIRAQUARA. CONTRATADO: J. A. J. FRANCO & CIA LTDA - ME, com sede na Rua Elvira Lorusso do Nascimento, 329 – Vila Nascimento – Piraquara/PR, inscrita no CNPJ/MF sob nº. 02.852.634/0001-06. MODALIDADE: DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº. 146/2014 OBJETO: Contratação emergencial de serviços funerários para atendimento da população carente através de benefícios eventuais na forma de auxilio funeral

Patrícia Lazzarotto Oficial

VALOR GLOBAL: R15.015,00 (Quinze mil e quinze reais) EDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS INTERESSADOS, NA SUBSTITUIÇÃO DE CURADORA DA INTERDITANDA PATRÍCIA SIMONE GOMES DUARTE, NOS AUTOS DE INTERDIÇÃO N.º 1874/2007, COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS. Pelo presente edital se faz saber a todos, que por este Juízo e Cartório da 2ª. Vara Cível da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba - Foro Regional de São José dos Pinhais – PR., tramitam os autos n.º 001227863.2007.8.16.0035 (1874/2007), de INTERDIÇÃO, em que figura como requerente VERÔNICA GOMES DE OLIVEIRA e requerida PATRÍCIA SIMONE GOMES DUARTE, sendo que às fls. 89/90, pelo MM. Juiz desta Vara foi proferida a seguinte decisão: “VISTOS E EXAMINADOS (substituição de Curadora – Interdição – Autos n.º 1874/ 2007). VERÔNICA GOMES DE OLIVEIRA, devidamente qualificada, requereu a INTERDIÇÃO de sua sobrinha requerida PATRÍCIA SIMONE GOMES DUARTE, também devidamente qualificada, especificando os fatos que revelam a anomalia psíquica desta, cuja decisão que julgou procedente o pedido, encontra-se lançada às fls. 43/ 45, através da qual foi nomeada a requerente na condição de curadora. CRISTIANE LUCIA DUARTE ZEN, nos termos do petitório de fls. 82, argumenta que tem se responsabilizado pela interditanda e necessita de poderes para representá-la legalmente, cuja concordância da atual curadora encontra-se estampada às fls. 82. O Ministério Público concordou em parecer exarado às fls. 87/88. É o relatório. Decido. Concorda a curadora Verônica Gomes de Oliveira, inicialmente nomeada, para que seja transferida a curadoria para a irmã da interditanda de nome Cristiane Lucia Duarte Zen, para desempenhar a função de curadora da interditanda, eis que esta tarefa já a executa de forma corriqueira, com cujo pedido manifestou-se favorável o Ministério Público. O pedido encontra ressonância no art. 1.177, II do Código Civil, na medida em que a requerente acima mencionada comprova sua condição de irmã da interditanda Patrícia Simone Gomes Duarte. ANTE O EXPOSTO, JULGO PROCEDENTE o pedido de fls. 82 no sentido de substituir a curadora anteriormente nomeada, pela irmã da interditanda, CRISTIANE LUCIA DUARTE ZEN. Procedam-se as publicações previstas no artigo 1.184 do Código de Processo Civil. Transitada em julgado, extraia-se mandado ou encaminhe-se cópia desta sentença ao ofício competente para os devidos fins, certificados no verso a data do trânsito em julgado e os demais dados necessários. Demais diligências necessárias. Registre-se. Intimem-se. São José dos Pinhais, 03 de julho de 2013. (as) Ivo Faccenda – Juiz de Direito.” E, para que chegue ao conhecimento de terceiros e interessados, e não possam alegar ignorância, expediu-se o presente edital, a ser afixado no lugar de costume do juízo e publicado pela imprensa, na forma da lei. São José dos Pinhais, 27 de maio de 2014. Eu_________________Ivete Marly Hahn - Auxiliar de Justiça Juramentada, que o digitei e subscrevi. ELIANA SILVEIRA DA ROSA - Escrivã Assinatura Autorizada pela Portaria 01/2011

PRAZO: 90 (noventa) dias contados a partir da assinatura do contrato DATA DA ASSINATURA: 25 de maio de 2014

ELIANA SILVEIRA DA ROSA - Escrivã Assinatura Autorizada pela Portaria 01/2011

EDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS INTERESSADOS, NA SUBSTITUIÇÃO DE CURADOR DA INTERDITANDA MICHELE APARECIDA LEMES BORGES, NOS AUTOS DE INTERDIÇÃO N.º 3755/ 2010, COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS.

AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA nº. 001/2014 Objeto: Contratação de empresa especializada para a execução de serviço de Iluminação Pública do Município de Piraquara, compreendendo: operação e manutenção do sistema municipal de Iluminação Pública; projetos e assessorias técnicas a ele relativas; fornecimento e operação de sistema informatizado de gestão; fornecimento e operação de central de atendimento; modernização e eficiência energética dos equipamentos de Iluminação Pública mediante fornecimento e substituição de materiais especificados, pelo período de 12(doze) meses. Abertura: 30 de junho de 2014, às 09h00, na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Piraquara, na Av. Getúlio Vargas, 1990 – Centro – Piraquara - PR. Crité rio de Julgamento: Menor preço global. Valor Máximo Global: R$ 2.228.931,76 (Dois milhões, duzentos e vinte e oito mil, novecentos e trinta e um reais e setenta e seis centavos). Edital: Estará à disposição dos interessados na Divisão de Licitações e Contratos da Prefeitura, no endereço acima citado, no horário das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, ao preço de R$ 5,00 (cinco) reais ou gratuitamente no site: www.piraquara.pr.gov.br. Piraquara, 27 de maio de 2014.

Pelo presente edital se faz saber a todos, que por este Juízo e Cartório da 2ª. Vara Cível da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba - Foro Regional de São José dos Pinhais – PR., tramitam os autos n.º 0003755-57.2010.8.16.0035 (3755/2010), de INTERDIÇÃO, em que figuram como requerentes VALMIR JOSÉ BORGES e MARINA DE FÁTIMA LEMES BORGES e requerida MICHELE APARECIDA LEMES BORGES, sendo que às fls. 127/128 foi noticiado o falecimento da atual curadora da interdita a segunda requerente MARINA DE FÁTIMA LEMES BORGES, postulando-se pela substituição do encargo para o primeiro requerente VALMIR JOSÉ BORGES, o que foi acolhido às 150, com a anuência do Ministério Público. E, para que chegue ao conhecimento de terceiros e interessados, e não possam alegar ignorância, expediu-se o presente edital, a ser afixado no lugar de costume do juízo e publicado pela imprensa, na forma da lei. São José dos Pinhais, 27 de maio de 2014. Eu_________________Ivete Marly Hahn - Auxiliar de Justiça Juramentada, que o digitei e subscrevi. ELIANA SILVEIRA DA ROSA Escrivã Assinatura Autorizada pela Portaria 01/2011

HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA BRIGIDA S.A. CNPJ/MF 76.681.139/0001-00

BALANÇO ENCERRADO NO PERÍODO DE 01 DE JANEIRO A 31 DE DEZEMBRO DE 2013 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO

BALANÇO ´PATRIMONIAL ATIVO 31/12/2013 CIRCULANTE 2.056.856,48 DISPONÍVEL 83.236,44 CAIXA 4.316,38 BANCOS CONTA MOVIMENTO 10.691,87 BANCO CONTA APLICAÇÃO 68.228,19 CREDITOS 1.973.620,04 CLIENTES 1.276.421,75 CARTÕES DE CREDITOS A RECEBER 135.356,08 IMPOSTOS A RECUPERAR 103.381,72 ESTOQUES 357.412,71 OUTROS CRÉDITOS 101.047,78 NÃO CIRCULANTE 4.415.608,83 REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 167.898,52 VALORES A RECUPERAR 33.109,56 DEPÓSITO JUDICIAIS 124.788,96 APLICAÇÕES FINANCEIRAS DE LONGO PRAZO 10.000,00 PERMANENTE 4.247.710,31 IMOBILIZADO 7.509.914,51 (-) DEPRECIAÇÃO -3.262.204,20 TOTAL DO ATIVO 6.472.465,31

31/12/2012 3.364.803,80 549.546,59 16.760,90 270.575,25 262.210,44 2.815.257,21 1.822.535,85 190.866,97 65.034,02 631.748,75 105.071,62 4.261.949,91 70.061,50 65.061,50 5.000,00 0,00 4.191.888,41 6.961.349,25 -2.769.460,84 7.626.753,71

PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDOA T I V O CIRCULANTE IMPOSTOS E TAXAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS FORNECEDORES PLANOS PRÉ-PAGAMENTO OUTROS DÉBITOS NÃO CIRCULANTE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS PATRIMÔNIO LÍQUIDO CAPITAL SOCIAL CAPITAL REALIZADO RESERVAS RESERVA LEGAL Lucros e/ou Prejuízos Acumulados Lucro e/ou Prejuízo do Exercício Reserva de Lucros TOTAL DO PASSIVO

31/12/2012 4.111.519,95 510.979,74 1.064.506,54 91.313,48 934.604,93 544.206,33 965.908,93 0,00 0,00 3.515.233,76 2.712.960,00 2.712.960,00 289.937,54 289.937,54 512.336,22 512.336,22

31/12/2013 5.933.942,02 1.215.330,39 863.936,44 780.448,03 1.593.650,25 357.033,72 1.123.543,19 477.827,83 477.827,83 60.695,46 2.712.960,00 2.712.960,00 184.776,91 184.776,91 -2.837.041,45 -3.018.070,58 181.029,13 6.472.465,31

Receita Bruta de Serviços Receita de Serviços Prestados (-) Impostos incidentes s/ serviços (-) Descontos incondicionais (-) Serviços cancelados (-) Perdas c/ glosas RECEITA LÍQUIDA Custos dos Serviços Prestados CUSTOS COM PESSOAL CUSTOS GERAIS LUCRO BRUTO (-) Despesas Administrativas e Comerciais (-) Despesas Tributárias (-) Despesas Financeiras (+) Receitas Financeiras (+) Outras Receitas LUCRO OU PREJUÍZO OPERACIONAL LUCRO ANTES DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL (-) Contribuição Social LUCRO OU PREJUÍZO ANTES DO IRPJ PROVISÃO DE IRPJ LUCRO/PREJUÍZO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO AGOSTINHO CHECCHIA DE NORONHA DIRETOR PRESIDENTE CPF 001.701.609-63

Reconhecemos a exatidão do presente Balanço Patrimonial com base nas informações e na documentação apresentada, encerrado em 31/12/2013, somando tanto no Ativo como no Passivo, a importância de R$ 6.472.465,31 (seis milhões, quatrocentos e setenta e dois mil, quatrocentos e sessenta e cinco reais e trinta e um centavos), e em 31/12/2012, somando tanto no Ativo como no Passivo a importância de R$ 7.626.753,71 (sete milhões, seiscentos e vinte e seis mil, setecentos e cinquenta e três reais, e setenta e um centavos). AGOSTINHO CHECCHIA DE NORONHA DIRETOR PRESIDENTE CPF 001.701.609-63

AGOSTINHO CHECCHIA DE NORONHA DIRETOR PRESIDENTE CPF 001.701.609-63

VALTER LUIZ DE SOUZA AGUIAR CONTADOR CRC 036258/O

31/12/2012 22.973.649,44 22.973.649,44 -1.735.616,19 -314.627,41 -1.110,00 -242.758,54 20.679.537,30 15.513.257,41 8.987.928,78 6.525.328,63 5.166.279,89 4.549.750,73 49.357,65 77.069,74 379.000,33 122.025,84 991.127,94 991.127,94 257.074,52 734.053,42 452.252,50 281.800,92

VALTER LUIZ DE SOUZA AGUIAR CONTADOR CRC 036258/O

DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO LUCROS / PREJUIZOS (+) Saldo Anterior de Lucros Acumulados (-) Retificação p/ transferência indevida p/ R. de Lucros = Saldo ajustado (-) Retificação de erros de Exercícios Anteriores = Saldo Anterior de Lucros Acumulados Ajustado Lucro / Prejuízo líquido do Exercício Total DESTINAÇÕES Transferências para Reservas Dividendos ou Lucros Distribuídos Total LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS

7.626.753,71

31/12/2013 25.014.605,26 25.014.605,26 -1.880.544,49 -345.109,06 0,00 -182.835,48 22.606.116,23 20.293.750,95 11.876.411,03 8.417.339,92 2.312.365,28 4.444.090,94 126.712,76 394.167,01 108.138,64 341.928,83 -2.202.537,96 -2.202.537,96 287.237,20 -2.489.775,16 528.295,42 -3.018.070,58

512.336,22 105.160,63 617.496,85 -186.467,72 431.029,13 -3.018.070,58 -2.587.041,45

349.769,48 349.769,48 349.769,48 281.800,92 631.570,40 119.234,18

-250.000,00 -250.000,00 -2.837.041,45

119.234,18 512.336,22

VALTER LUIZ DE SOUZA AGUIAR CONTADOR CRC 036258/O

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO 31/12/2013 I - FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS RESULTADO LÍQUIDO ANTES IRPJ E CSLL AJUSTES POR: (+) DEPRECIAÇÃO DO EXERCÍCIO RSULTADO LÍQUIDO AJUSTADO (+) VARIAÇÃO DO CONTAS A RECEBER (+) VARIAÇÃO DA CONTA DE ESTOQUE (-) EFEITO DE AJUSTES EM ERROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (+) ACRÉSCIMOS DO ATIVO CIRCULANTE (+) VARIAÇÃO DO CONTAS A PAGAR (+) VARIAÇÃO DE OUTRAS CONTAS A PAGAR (+) ACRÉSCIMOS DO PASSIVO CIRCULANTE (+) VARIAÇÃO EM CRÉDITOS A RECUPERAR NÃO CIRCULANTE (+) ACRÉSCIMOS DO ATIVO NÃO CIRCULANTE (-) IRPJ E CSLL PAGOS II - FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTO (-) PAGAMENTO DE IMOBILIZADO (+) APLICAÇÃO DE LONGO PRAZO III - FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO (-) RETIRADA DOS SÓCIOS (+) EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS CIRCULANTE (+) EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS NÃO CIRCULANTE VARIAÇÃO DAS DISPONIBILIDADES SALDO INICIAL SALDO FINAL VARIAÇÃO DAS DISPONIBILIDADES

31/12/2012 -859.256,47

-3.018.070,58 458.194,16

417.177,00 -2.559.876,42

698.977,92 -129.256,71 110.826,19

655.169,45 975.653,26 157.634,26

-18.430,52 -135.848,75 794.612,77

1.133.287,52

658.764,02

-87.837,02 -87.837,02 -524.016,06 -514.016,06 -10.000,00

-929.705,25 -929.705,25

916.962,38 -250.000,00 689.134,55 477.827,83

-430.631,56 -402.494,84 -28.136,72

-466.310,15 549.546,59 83.236,44 -466.310,15 AGOSTINHO CHECCHIA DE NORONHA DIRETOR PRESIDENTE CPF 001.701.609-63

-21.025,39 570.571,98 549.546,59 -21.025,39 VALTER LUIZ DE SOUZA AGUIAR CONTADOR CRC 036258/O

NOTAS EXPLICATIVAS - Continua 1 – Contexto Operacional A Companhia tem por objeto principal a assistência médico-hospitalar e serviços específicos de diagnóstico e terapia, podendo ainda se dedicar às atividades científicas afins. 2 – Apresentação das Demonstrações Contábeis Expressas em Reais, foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, destacando-se a aplicação de forma antecipada de Pronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, transformado na NBC T 19.41 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, aprovada pela Resolução CFC Nº 1.255/09, com exigibilidade para os exercícios iniciados a partir de 01/JAN/12. Dentre as práticas contábeis inclusas no Pronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, adotadas pela Entidade, destacam-se: • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados: a) Foi identificada no Balanço Patrimonial encerrado em 31/12/2012, a transferência indevida no valor de R$ 105.160,63, da conta de Lucros Acumulados para a conta Reserva Legal, lançamento este,

Descrição

31/DEZ/2013 115.086,10 242.326,61 357.412,71

Medicamentos Material de Consumo Total

devidamente ajustado em 01/01/2013 e demonstrado na DLPA de 31/12/2013. b) Esta conta recebeu ajuste por Erros de Exercícios Anteriores no importe de R$ 186.467,72 (negativo). Referido ajuste será esclarecido em tópico próprio. • Demonstração dos Fluxos de Caixa: a Administração incorporou o Fluxo de Caixa às suas Demonstrações Contábeis. 3 – Principais Práticas Contábeis a) Apuração do Resultado As Receitas e Despesas são reconhecidas com observância ao regime de competência. b) Aplicações de Liquidez Imediata Registradas pelo valor de aplicação, acrescidas dos rendimentos incorridos até a data do balanço. c) Clientes Representados ao custo histórico de valor, sem o registro de atualizações de juros de mora. d) Estoques Os Estoques de medicamentos e material de consumo estão demonstrados pelo custo médio pondera-

31/DEZ/2012 282.587,25 348.161,50 631.748,75

6 – Imobilizado O saldo desse grupo de contas está composto por: Custo Corrigido

Descrição Terrenos e Edificações Equipamentos de Informática Equipamentos Hospitalares Máquinas e Equipamentos Móveis e Utensílios Instalações Total

Depreciação Líquido em Líquido em Acumulada 31/DEZ/2013 31/DEZ/2012 1.522.031,34 2.797.890,06 2.962.705,71 235.222,33 62.044,30 83.680,00 820.317,08 281.975,60 392.204,84 402.222,02 371.899,06 289.322,98 206.326,67 432.081,41 396.170,03 76.084,76 301.819,88 67.804,85 3.262.204,20 4.247.710,31 4.191.888,41

7 – Obrigações Fiscais O saldo desse grupo de conta está composto por: Descrição IRPJ a Recolher CSLL a Recolher ISS a Recolher PIS a Recolher COFINS a Recolher Outros ʹ Impostos Retidos Total

31/DEZ/2013 322.144,25 164.083,29 280.368,00 46.676,02 221.406,59 180.652,24 1.215.330,39

31/DEZ/2012 205.694,30 104.063,72 77.631,73 8.146,97 43.280,83 72.162,19 510.979,74

31/DEZ/2013 402.445,17 241.702,82 68.131,58 24.088,91 971.732,50 162.607,57 1.870.708,25

31/DEZ/2012 432.110,44 529.567,33 37.407,48 25.920,57 687.514,88 135.149,73 1.847.670,43

8 – Obrigações Trabalhistas e Provisões Sociais O saldo desse grupo de conta está composto por: Descrição

1.339.311,42 281.800,92

567.301,13 274.336,04 -186.467,72

NOTAS EXPLICATIVAS - Continuação do, mensal, e não excedem o valor de mercado. f) Impostos a Recuperar. Esta conta contêm impostos a Recuperar apurados nos exercícios de 2013 e anteriores. Os impostos a compensar apurados em 2012 e 2013, estão devidamente atualizados pela taxa Selic. Impostos a compensar de exercícios anteriores não sofreram qualquer atualização, estando em análise sua consistência. g) Imobilizado Está registrado pelo custo de aquisição ou construção, corrigido monetariamente até 31/DEZ/95. A depreciação é calculada pelo método linear, considerando as taxas determinadas pela Legislação Tributária. h) Direitos e Obrigações São demonstrados pelos valores conhecidos ou calculáveis, acrescidos quando aplicáveis, dos correspondentes encargos e variações monetárias incorridas. Foram constituídas, quando aplicáveis, as provisões para pagamento das obrigações fiscais e trabalhistas a recolher. 4 – Clientes Nessa conta, a Companhia registra os créditos originários, essencialmente, de convênios médicos. Em 31/DEZ/2013, destaca-se do montante total, o valor de R$ 1.172.475,57, (um milhão, cento e setenta e dois mil, quatrocentos e setenta e cinco reais e cinquenta e sete centavos). 5 – Estoques O saldo desse grupo de conta está composto por:

Salários a Pagar INSS a Recolher FGTS a Recolher Honorários da Diretoria Provisões de Férias Outros Total

9 – Plano “Pré-pagamento” Esta conta está representada pelos valores recebidos das gestantes, na forma de pré-pagamento, acordados contratualmente. O plano cobre, essencialmente, os valores de anestesista, pediatra, auxiliar de cirurgião e o internamento hospitalar. 10 – Imposto de Renda e Contribuição Social A Companhia adota o cálculo do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro, aplicando as regras do Regime de Tributação com base no Lucro Presumido, efetuando apurações trimestrais. 11 – Capital Social O Capital Social pertencente aos acionistas domiciliados no país, em 2013 e 2012, está composto de 226.080 ações ordinárias nominativas, não conversíveis em outras formas, sem valor nominal, subscritas e integralizadas, perfazendo um total de R$ 2.712.960,00. 12 – Ajustes por “Erros” em Exercícios Anteriores. Foi identificada pela Administração a inconsistência nos saldos de diversas contas do Ativo e Passivo Circulantes. Assim sendo, foram efetuados ajustes necessários para sua regularização, sendo os efeitos desses ajustes lançados à Conta Lucros e Prejuízos Acumulados, no importe de R$ 186.467,72 (cento e oitenta e seis mil, quatrocentos e sessenta e sete reais e setenta e dois centavos). Os razões contábeis e documentação de suporte aos lançamentos realizados estão à disposição dos senhores acionistas na sede do HMSB. 13 – Coberturas de Seguros A Companhia possui cobertura de seguros para as dependências do Hospital, situado na Rua Guilherme Pugsley, 1705, Água Verde, com vigência até 30/07/2014, em níveis adequados, com a seguinte composição: Cobertura

Limite Máximo de Indenização

Incêndio/Raio/Explosão/Implosão Recomposição de documentos Impacto veículos/Queda aeronaves Danos Elétricos Vendaval Responsabilidade Civil sobre operações

AGOSTINHO CHECCHIA NORONHA Diretor Presidente CPF Nº 001.701.609-63 LUIZ FERNANDO CORDEIRO DE SOUZA CONTADOR CRC/PR Nº 046260/O-7 CPF Nº 679.038.439-15

R$ 11.000.000,00 R$ 4.000,00 R$ 1.100.000,00 R$ 130.000,00 R$ 600.000,00 R$ 300.000,00

Descoberta proteína para potencial vacina contra malária Cientistas americanos descobriram uma proteína que gera anticorpos e pode ajudar a prevenir a multiplicação de parasitas da malária, abrindo caminho para uma vacina em potencial, segundo estudo publicado nesta quinta-feira. Essa proteína pode ajudar os cientistas em suas pesquisas na luta contra as formas mais severas da malária, uma doença que mata mais de 600.000 pessoas todos os anos, particularmente crianças pequenas na África subsaariana. Denominada de PfSEA-1, a proteína, cuja presença semeia a formação de anticorpos, foi associada à diminuição no número de parasitas em algumas crianças e adultos da África, onde a malária é endêmica, segundo estudo publicado na revista científica americana Science. Camundongos expostos à proteína em uma vacina demonstraram redução nos níveis de parasitas em seu sangue. A descoberta da proteína pode se somar a um grupo limitado de antígenos utilizados em vacinas potenciais contra a malária, afirmaram cientistas que conduziram o estudo no Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas. Os anticorpos gerados pela proteína detêm o parasita da malária, pois vão abandonando um glóbulo vermelho para invadir outro, prevenindo que se multiplique. As populações que vivem em áreas onde a malária é comum costumam desenvolver respostas imunológicas naturais que limitam o número de parasitas no sangue e previnem febre alta e sintomas severos. Os cientistas basearam seu estudo em amostras de sangue de crianças de dois anos, provenientes da Tanzânia, e que eram resistentes ou suscetíveis à malária


PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL JUÍZO DE DIREITO DA NONA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA – PR-Av. Cândido de Abreu, 535, 5º Andar, Ed. Montepar, Centro Cívico-Telefone 041-3254-7773. EDITAL DE INTIMAÇÃO DE AMERICO JOCLAIR RANTHEM E e MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS RANTHEM - PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS:O DOUTOR FABIANO JABUR CECY, MM. JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO DA NONA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER a todos quanto o presente Edital virem, ou dele conhecimento tiverem, em especial aos executados, AMERICO JOCLAIR RANTHEM E MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS RANTHEM,ambos brasileiros, ele funcionário público federal, RG n. 1.184.791-PR ela portadora do RG n. 3.371.143-3/PR, ambos atualmente em lugar incerto e não sabido, nos autos de AÇÃO DE COBRANÇA N. 216/2002 (EM FASE DE EXECUÇÃO), em que figura como exequente COND. CONJ. RES. MORADIAS SÃO JOÃO DEL REY IV,cuja fase executiva aduz o seguinte: “Ao decorrer do trânsito em julgado, começou a tramitar em seus regulares termos processo de execução de título judicial, consoante sentença de fls. 109, cujo trânsito em julgado ocorreu em 31/03/2005, conforme certidão de fls. 112, lançada nestes autos, sendo que pelo presente fica devidamente intimado para que no prazo de 15 dias, efetue o pagamento de R$ 71.581,69 (setenta e um mil, quinhentos e oitenta e um reais, sessenta e nove centavos), devidamente atualizado consoante a memória de cálculo executiva de fls. 240/243, em 24/10/2013, sob pena de lhe ser aplicada multa de 10% sobre o montante da dívida, consoante o art. 475-J, do CPC, além da penhora de bens e avaliação, ficam fixados honorários advocatícios em 10% sobre o valor da execução”, prazo este que fluirá a partir do esgotamento do prazo de 30 (trinta) dias, assinalado no presente Edital. E para que chegue ao conhecimento de todos e não se alegue ignorância, expediu-se o presente edital na forma da lei. DADO E PASSADO nesta cidade e Comarca de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, aos trinta dias do mês de abril do ano de dois mil e quatorze. Eu, (a) Paulo Sérgio Machado D´Ávila, Escrevente Juramentado, que o digitei e o subscrevi, por determinação judicial.(a) CARLOS ROMANEL-Escrivão-Por ordem do MM. Juiz de Direito - Portaria n.º 01/13.

JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - PARANÁ FORO REGIONAL DE COLOMBO VARA CÍVEL E ANEXOS - www.assejepar.com.br. Rua Joao Batista Lovato, 67 – Centro - Fone: (0xx41)-305540637 - 83.414-010 - COLOMBO – PARANÁ. JOAO PEDRO GHIGNONE COSTA - E s c r i v ã o - E D I T A L DE CITAÇÃO DE: AGUINALDO DE BASTOS PRAZO: 30 (trinta) dias. A Dra. CRISTINA TRENTO, MM. Juíza de Direito da Vara da Comarca de Colombo, faz saber a todos quanto os presentes virem ou dele conhecimento tiverem que perante este Juízo e Cartório se processam os autos de BUSCA E APREENSÃO sob nº 1499/2008, em que é requerente BANCO BMG S/A, tendo a presente à finalidade de CITAR: AGUINALDO DE BASTOS, para que no prazo legal de 30 (trinta) dias, contados após o decurso do prazo do presente edital, querendo, ofereça(m) contestação, sob pena de revelia e de serem aceitos como verdadeiros os fatos articulados pela parte autora (art. 285 e 319 do CPC), tudo em conformidade com a resenha da inicial a seguir transcrita: “BANCO BMG S/A propôs a ação de BUSCA E APREENSAO em face de AGUINALDO DE BASTOS, tendo por objeto a apreensão do veiculo VW/GOLM 1997, COR VERDE, PLACA AGZ 6307, RENAVAN 673833623, CHASSI 9BWZZZ377VP534709.”DESPACHO: “ Tendo esgotado todos os meio pra localização da executada, determino a citação por edital com prazo de 30 dias..”. Colombo, 06/09/ 2012. (a) Simone Trento - Juíza de Direito”.Colombo, 27 de novembro de 2013. Eu,(a) (Joao Pedro Ghignone Costa) Escrivão, que o fiz digitar e subscrevo.CRISTINA TRENTO Juíza de Direito Substituta.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA BRIGIDA S.A. CNPJ MF Nº 76.681.139/0001-00 CONVOCAÇÃO Ficam convocados os senhores acionistas do HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA BRIGIDA S.A. a se reunirem em Assembleia Geral Ordinária no dia 30 de junho de 2014, às 18h30, em primeira chamada e as 19h00 em segunda chamada, na atual sede da companhia, localizada à Rua Guilherme Pugsley, 1.705, Curitiba, Paraná, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia: I – Tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras relativas ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2013; Comunicamos aos senhores acionistas, que os documentos a que se refere o artigo 133 da Lei n. 6.404/76, das Sociedades Anônimas, relativo ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2013, acham-se a disposição na sede administrativa da Sociedade a partir do dia 30/05/2014. Curitiba, 30 de Maio de 2014. Agostinho Checchia Noronha Diretor Presidente.

| Quinta-feira, 29 de maio de 2014 |

JUIZ DE DIREITO DA VIGÉSIMA SEGUNDA VARA CIVEL, FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Edital de citação de JAIR PLONER, com prazo de 20 dias. FAZ SABER, a quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, expedido nos autos de RESCISÃO DE CONTRATO, registrados sob nº 0062274-93.2011.8.16.0001, proposta por ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA PIO XII, CNPJ 16.713.643/000144 E NOVA PARANAENSE ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES LTDA, CNPJ 76.647.106/0001-43 contra JAIR PLONER cpf 110.678.969-53 e, estando o (s) requeridos (s) em local incerto, fica(m) citados dos termos da ação a saber: A autora Nova Paraense, na condição de detentora dos direitos do local para jazigo e a autora Associação Religiosa Pio XII, na condição de proprietária do Cemitério Parque Iguaçu, celebraram contrato de concessão onerosa de jazigo, com a parte ré, contrato n° 500242, quadra XIV e jazigo 1536. A concessão de uso do jazigo gera diversas obrigações, pagar a taxa de manutenção e administração, constante da clausula 6ª do mencionado contrato. O réu deixou de efetuar os pagamentos dos valores correspondentes aos exercícios - 1994 a 2010. Dáse a causa o valor de R$ 2.116,20. Curitiba, 31/08/2011. Outrossim, fica o requerido, citado dos termos da ação e, para querendo apresentar contestação, no prazo de quinze dias, sob pena de presumir-se aceito como verdadeiros os fatos articulados na inicial. Do que para constar lavrei o presente edital. Curitiba, 15/05/2014. Eu, Marlene Romeiro Coleta, empregada juramentada o subscrevo. SERGIO JORGE DOMINGOS JUIZ DE DIREITO.

EDITAL DE PROCLAMAS CARTÓRIO DISTRITAL DO BOQUEIRÃO RUA MAL. FLORIANO PEIXOTO, Nº 5636, HAUER, CEP: 81630-000. CURTIBA – PARANÁ Faz saber que pretendem se casar: RODRIGO HENRIQUE CARDOZO e ELISAINE FROTA RODRIGO MIGLIOLI DE PAULA SILVA e THAYANE THAYNARA DOS SANTOS SILVA ALESSANDRO OLIVEIRA VAZ DOS SANTOS e FLAVIA REGINA RODRIGUES ADRIANO LOPES OLKOVICZ e BRUNA MAIARA ALVARENGA DOS SANTOS ARI ALBERTO DE LIMA JUNIOR e RAHIANE SILVEIRA PRESTES PAULO MIQUELINI NETO e GISELI BENEDITO DE LIMA FLAVIO ANTONIO VEIGA e LEONOR DOS SANTOS FORMIGHERI BRUNO GUANDALIN LUBASCHER e ALINE SKOLIMOWSKI DA SILVA GAMERO ANDERSON APARECIDO FONSECA e JAQUELAINE CÂNDIDO DE JESUS EBERSON OSORIO FERNANDES e KELLY CRISTINA DE ARAUJO LUIZ FERNANDO BENITE NUNES e MARIANE FERNANDA CAMARGO RONALDO DAVID PEREIRA e ALINE DHIENE DE OLIVEIRA Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei e no prazo de quinze dias. Curitiba, 28 de Maio de 2014. WALDOMIRO BAPTISTA NETO OFICIAL

7

EDITAL DE CITAÇÃO DE BREDA & MIOLA LTDA, na pessoa de seu representante legal, COM O PRAZO DE VINTE (20) DIAS. A Doutora MICHELA VECHI SAVIATO, Juíza de Direito Substituta da 1ª Vara Cível desta Comarca de Curitiba, Capital do Estado do Paraná na forma da lei. F A Z S A B E R a quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que tem curso nesta Comarca, pelo Cartório da 1ª Vara Civel, situado na Avenida Cândido de Abreu, n° 535, 1° andar, Edifício Montepar, Centro Cívico, nesta Capital, uma AÇÃO MONITÓRIA sob o n°. 4808/ 2010, movida por DIVANEI DAICHTMAN BRANDÃO contra BREDA & MIOLA LTDA (CNPJ/MF 041.497.693/0001-09), para a cobrança da importância de R$ 295.910,47 (duzentos e noventa e cinco mil, novecentos e dez reais e quarenta e sete centavos), com acréscimos legais, referente à cobrança de crédito do valor do cheque. Encontrando-se o réu BREDA & MIOLA LTDA em lugar incerto e não sabido, conforme consta dos autos, fica por este edital CITADO para, no prazo de vinte ( 20 ) dias, à partir da primeira publicação, pagar, no prazo de quinze (15) dias a quantia reclamada pela parte autora - caso em que ficará isenta de custas e honorários advocatícios, devidamente atualizada, nos termos e na forma dos artigos 1.102 e seguintes, do Código de Processo Civil, valendo a citação para todos os atos do processo, ou para que, em igual prazo, ofereça, querendo, embargos, sob pena de ser constituído o mandado em executivo na forma prevista no Livro I, Título VIII, Capítulo X, do CPC. O presente edital será afixado no lugar de costume no Fórum e publicado na forma da lei. - Dado e passado nesta Cidade de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, aos 21 dias do mês de fevereiro do ano de 2014. - E eu,(a) (Eliane A. Ferreira Pêgo), E. Juramentada, o digitei e subscrevi. (a) MICHELA VECHI SAVIATO Juíza de Direito Substituta.

A Metalus Industria Mecanica LTDA do CNPJ 77.507.796/0001-06, torna público que recebeu do IAP, a Licença de Operação para serviço de usinagem, tornearia e solda, produção de artefatos estampados de metal instalada na rua Loanda, nº 335, Vila Palmira, São José dos Pinhais, Paraná.

A Metalus Industria Mecanica LTDA do CNPJ 77.507.796/0004-40, torna público que recebeu do IAP, a Licença de Operação para serviço de usinagem, tornearia e solda, produção de artefatos estampados de metal instalada na rua Almirante Alexandrino, nº 3490, Afonso Pena, São José dos Pinhais, Paraná.

EDITAL DE PROCLAMAS CARTÓRIO DO PORTÃO. Av. Pres. Arthur da Silva Bernardes nº 2350/ cj. 03/09 – Portão CEP: 80.320-300 / CURITIBA - PR - Tel./ Fax: (41) 3013-1667. www.cartoriodoportao.com.br. Faz saber que pretendem casar: EVANDRO RAFAEL WENDLER e GERBERA WITZKI TOKARSKI NILSON KIYOSHI SAKAMOTO e DAIANI DE SOUZA ARAUJO VILMA DOS SANTOS e ROSSELLA COCOLA JAMIL AMARAL e JOSINEIDE APARECIDA MACEDO LUCAS BATISTA DA SILVA e DEBORA DE MORAIS RODRIGUES JOÃO MARCOS MANZO e MARIA KARINE SILVA DA CRUZ RAFAEL RADASKIEVICZ e ROXELANE BONTORIN PAULO ROBERTO FERREIRA REIS e ALBERTINA VENTURA EZEQUIEL TAVARES GONÇALVES e FRANCIELE LARISSA ALVES DE FRANÇA – Cartório Distrital do Umbará – Curitiba/PR

ENOQUE DUARTE DA SILVA e FERNANDA CAROLINE DE BARROS – Cartório Distrital do Campo EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA RIO LINHAS AÉREAS S.A. - CNPJ 01.976.365/0001-19 Convocamos os Srs. Acionistas da RIO LINHAS AÉREAS S.A. a se reunirem em Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária a serem realizadas, cumulativamente, no dia 05 de junho de 2014, às 10:30 horas, na sede da sociedade em São José dos Pinhais, Rua Darcy Setim, nº 205, Bairro São Cristóvão, Paraná, CEP 83040-220, a fim de deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA: Assembléia Geral Ordinária: 1- deliberar sobre as Demonstrações Financeiras e o Parecer dos Auditores Independentes, relativos ao exercício social encerrado em 31/12/2013; 2- deliberar sobre o resultado do exercício social encerrado em 31/12/2013; Assembléia Geral Extraordinária: 1- Deliberar a respeito da manutenção do Conselho Fiscal. ; 2- Deliberar sobre a alteração de endereço e abertura de novas filiais; 3- fixar o montante global e anual da remuneração dos membros da Administração para o exercício de 2014; e 4- outros assuntos de interesse da Sociedade. São José dos Pinhais/PR, 22 de maio de 2014. Rio Linhas Aéreas S.A. Diretor Presidente - Mauro Ricardo Nascimento Martins.

Autos nº 0011357-86.2011.8.16.0028. EDITAL DE CITAÇÃO DOS EXECUTADOS JOSIVAN VIEIRA DE LIMA E JOSIVAN VIEIRA DE LIMA CABELEIREIROS. PRAZO 30 (TRINTA) DIAS. O Doutor Wilson José de Freitas Júnior, MM. Juiz de Direito da 2ª Secretaria do Cível de Colombo, Paraná, na forma da Lei, etc. FAZ SABER a todos que neste Juízo de Direito, localizado na Rua João Batista Lovato, 67, tramitam os autos de Ação de EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL sob o nº 0011357-86.2011.8.16.0028, em que é exeqüente BANCO BRADESCO SA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF 60.746.948/0001-12, com sede na Cidade de Deus, Comarca de Osasco SP e executados JOSIVAN VIEIRA DE LIMA, inscrito no CPF/MF 024.601.53490 E JOSIVAN VIEIRA DE LIMA CABELEIREIROS, inscrito no CNPJ/MF 10.797.643/0001-61, que encontram se em lugar incerto e não sabido, ficando os executados devidamente citados dos termos da presente ação e do resumo da inicial que segue descrita: O Exeqüente é credor dos Executados pela quantia líquida, certa e exigível de R$ 37.039,33 (trinta e sete mil, trinta e nove reais e trinta e três centavos), representada pela Cédula de Crédito Bancário Empréstimo-Capital de Giro nº 385/46611414, firmada em 11.05.2011, por JOSIVAN VIEIRA DE LIMA CABELEIREIROS e tendo como avalista JOSIVAN VIEIRA DE LIMA. Ocorre que a emitente deixou de pagar as parcelas contratadas, a partir daquela que venceu em 20.06.2011 e as subseqüentes, ocasionando dessa forma o vencimento antecipado de toda a dívida, conforme clausula 7ª7.1 “a” do contrato antes mencionado, cujo saldo no vencimento importou em R$ 37.039,33 (trinta e sete mil, trinta e nove reais e trinta e três centavos), que atualizado conforme o art. 614, inciso II do CPC e já com redação dada pela Lei 8.953 de 13.12.94, importou em R$ 38.299,87 (trinta e oito mil, duzentos e noventa e nove reais e oitenta e sete centavos). Tendo em vista que foram esgotados todos os meios suasórios de cobrança, estando assim através do presente Edital devidamente citados os Executados da presente ação. Advertência: Aos Executados para efetuar o pagamento no prazo de 3 (três) dias ou apresentem Embargos, querendo, no prazo de quinze dias (art. 738 do CPC), sob pena de constrição judicial de bens, tantos quantos bastem para satisfação do débito exeqüendo. O Dr. Wilson José de Freitas, despachou: Citem-se por edital com prazo de 30 dias; em 28 de janeiro de 2014. O presente será fixado no lugar de costume e publicado na forma da lei. Eu_ Andrezza Attuy Schmitt, Técnica Judiciária digitei e subscrevi. Colombo, 15 de maio de 2014. WILSON JOSÉ DE FREITAS JUNIOR – Juiz de Direito.

Comprido – Curitiba/PR

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei, no prazo de 15 dias. O referido é verdade e dou fé. Curitiba, 28 de Maio de 2014. CAROLINE FELIZ SARRAF FERRI Tabeliã e Registradora

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO A IGUAÇU CELULOSE, PAPEL S/A torna público que recebeu do IAP, a Renovação da Licença de Operação para , para atividade de Fabricação de Papel - prorrogação até 15/07/2016 instalada na Alameda Santa Mônica, 01, Bairro Silveira da Motta, Município de São José dos Pinhais - Paraná..


8

| Quinta-feira, 29 de maio de 2014 |

160 alunos do Proerd dizem não às drogas e à violência

refeitura de Pinhais realiza entrega de ampliação e reforma da Unidade de Saúde da Vargem Grande nesta quinta-feira (29)

Prefeitura de Pinhais entrega reforma e ampliação de Unidade de Saúde A cerimônia acontece nesta quinta-feira (29) a partir das 10h no bairro Vargem Grande Nesta quinta-feira (29) a prefeitura de Pinhais entregará as obras de reforma e ampliação realizadas na Unidade de Saúde da Família Vargem Grande. Depois da intervenção, o espaço, que possuía 200m², passou a ter 520m².A iniciativa procura promover ainda mais comodidade nos atendimentos prestados à população local. A obra havia sido suspensa pela prefeitura depois que a empresa responsável pelo serviço deixou de cumprir com as exigências contratuais, estabelecidas desde o processo licitatório. De acordo com a Secretaria de Obras Públicas de Pinhais, a interrupção veio após meses de insistência para que o trabalho fosse cumprido conforme o estabelecido, sem qualquer resultado; isso levou o Executivo a tomar providências jurídicas contra a contratada. A reforma é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Pinhais e a Caixa Econômica Federal e, interrompida, precisou ter a sua reprogramação aprovada pela instituição financeira antes da retomada dos trabalhos. A quebra de contrato fez-se necessária para que a qualidade na execução da reforma fosse garantida, de modo a oferecer um espaço realmente remodelado e com melhores condições de atendimento e de trabalho.

Rua Azaléia recebe obras de drenagem As equipes da Secretaria de Obras Públicas iniciaram esta semana um serviço na Rua Azaléia, no Jardim Karla. Neste momento está sendo realizadas obras de drenagem, revisão e implantação de galerias em toda a extensão, desde a Rua das Flores, até a Rua Getúlio Vargas. As obras de drenagem, que visam melhorar o escoamento das águas pluviais evitando pontos de alagamento e proporcionando maior trafegabilidade aos moradores da região. Depois de concluída esta etapa, as equipes realizarão obras de meiofio, calçada, ciclovia e manutenção da pista.

Conhecer os perigos do mundo das drogas, saber dizer não a este mal e à violência. Estes são os principais ensinamentos deixados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Durante 12 semanas, 160 alunos, do 5º ano A ao 5º ano F, da Escola Municipal Antonio Andrade, participaram de atividades que objetivaram incutir em suas vidas a mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Pinhais e a Polícia Militar - responsável pelas orientações. E após concluírem todas as etapas, na noite da última terça-feira (27), os integrantes do Programa receberam a certificação. O evento realizado no Ginásio do CAIC – São Marcelino Champagnat, no bairro Maria Antonieta, foi prestigiado por familiares dos alunos, servidores da Secretaria Municipal de Educação, além de professores e representantes da Polícia Militar. A noite foi regada a muita animação, pois durante o evento, além da entrega de certificados, teve apresentação de paródias; música tema do Programa, acompanhada de coreografias; leitura de redações produzidas pelos alunos e do juramento. A secretária Municipal de Educação, Andrea Franceschini, que no evento também representou o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, falou da alegria em ver dezenas de crianças reunidas, após terem feito parte de um projeto tão rico em ensinamentos. “Infelizmente o problema das drogas é mundial e muitos jovens estão sendo afetados por este mal. Nós temos o dever de agir juntamente com as famílias para que nossas crianças fiquem longe das drogas”. Para Andrea, o Proerd é um importante passo desta busca, mas os caminhos da escola, da família e da religião são preponderantes na vida de todos. Aos nove anos de idade, Maria Vitória Gonçalves estava entre as formandas. Assim como os demais colegas ela estampava a alegria e orgulho em fazer parte deste momento. Maria mostrou que gravou na memória as lições e compartilhou um pouco do que aprendeu durante a participação no Programa. “Vou dizer não às drogas se por acaso me oferecerem, nós aprendemos o quanto o uso de tóxicos, legalizados ou não, é prejudicial à saúde”, explicou a aluna. Também estiveram presentes na solenidade a soldado Josele, instrutora do Proerd em Pinhais; o diretor da Escola Municipal Antonio Andrade, Mauricio Carli; a 1ª Tenente Wandembruck, representando o Major Abreu, comandante do Batalhão da Patrulha Escolar e Marcel, subcomandante da Guarda Municipal de Pinhais. Nos próximos dias os alunos das Escolas Municipais Frei Egídio Carloto; 31 de Março e Marins de Souza Santos receberão a certificação. O Programa O Proerd é desenvolvido nas Escolas Municipais de Pinhais, com alunos do 5º ano do ensino fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.

Metropole  

jornais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you