Page 1

| Terça-feira, 24 de julho de 2012 |

11

COMO DEIXAR SEUS FILHOS LONGE DOS PERIGOS? Os acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina. As crianças não têm noção do perigo e também são bem curiosas, por isso cabe ao adulto orientá-las para que não acabem se machucando. No período das férias é necessário redobrar a atenção com o ambiente de casa para evitar esse aborrecimento.

CUIDADOS DENTRO DE CASA dor dela, evitando que a criança passe sem que você veja.

Alguns objetos que são perigosos Os pequenos não têm noção para perceber o perigo, porque objetos que encontram em casa muitas vezes se transformam num brinquedo muito legal. Tampas, pregos, parafusos, rolhas, moedas, dentre outros, com peças pequenas são uma atração para crianças com faixa etária até os três anos, levando isso tudo à boca. Nesta fase isso é normal, pois ainda estão na fase oral, onde a criança explora o ambiente desta forma. Contudo aí está o maior perigo, pois as crianças podem engasgar-se e até morrer. Os tombos e as quedas são os principais acidentes ocorridos com as crianças, seguindo os cortes, intoxicações e queimaduras. Atitudes que ajudam a salvar É preciso ensinar as crianças sobre os perigos. Somente falar para ela que não pode fazer aquilo, não fará com que fique longe do perigo, ao contrário, assim ficará mais curiosa para saber o que tem lá. Portanto o adulto precisa ter paciência e também demonstrar atitudes corretas, pois somos o espelho para as crianças. A criança mesmo pequena, se ensinada com calma e carinho entende o que lhe é dito. Atenção com os remédios...  Os remédios precisam ser guardados em caixas, nos lugares altos, onde a criança não alcance;  Nunca tome medicamento sem receita médica e nem dê para seu filho tomar, pois este pode ter reação contrária àquela que você espera;  Evite tomar remédio perto da criança, porque ela pode querer imitá-lo;  Jamais medique seus filhos com remédio cuja data de validade está vencida. Cuide com escadas...  As escadas precisam ter um corrimão de apoio e o chão não deve ser liso;

Cuidados na cozinha...  Nunca deixe a criança na cozinha sozinha;  Coloque as facas e outros objetos cortantes longe do alcance da criança;  Não deixe as panelas no fogão com o cabo para fora, pois pode queimar a criança;  Não deixe a chama acesa quando terminar de cozinhar;  Você pode tirar os botões do fogão quando não estiver usando;  Esconda os fósforos, porque as crianças não têm medo e podem provocar incêndios;  As panelas de pressão precisam estar reguladas para o uso.

 Caso tenha criança que está engatinhando ou que é bem pequena, coloque portões em todos os lugares de acesso da casa às escadas;

Produtos de limpeza podem intoxicar...  Mantenha os produtos de limpeza sempre longe do alcance das crianças. Os produtos tóxicos, muitas vezes até inflamáveis, se ingeridos ou inalados podem ter consequências sérias e as vezes fatais;  Não coloque nenhum tipo de produto em garrafas plásticas, pois a criança pode achar que é um suco ou refrigerante e tomar.

Cuidados com janelas e varandas... As janelas e varandas necessitam de proteção com grades e redes, evitando assim os acidentes.

Cuidados com eletricidade e tomadas...  Se puderem todas as tomadas devem ter fio terra;

Cuidados com piscinas, lagos, lagoas e até na praia...  Cuide sempre da criança perto da piscina, pois um piscar de olhos pode ser fatal;  Fique de olho nas brincadeiras que as crianças fazem dentro da água;  Sempre coloque coletes ou braçadeiras (bóias) nas crianças, mesmo que ela esteja no raso da piscina, pois pode escorregar e se afogar;  Se tem piscina na sua casa, tenha proteção ao re-

 Coloque protetores nas tomadas da casa, evitando assim choques elétricos;  Esteja atento, pois a tomada atrai as crianças que estão na fase oral, que colocam tudo na boca. Cuidados com ferro de passar roupa...  Tenha atenção para não deixar o ferro ligado perto das crianças.  Evite usar tábuas de passar roupa que podem ser puxadas para baixo.

Outros riscos  Não deixe bebidas ao alcance das crianças;  Procur rocuree um médico caso seu filho engula algum objeto;  DEIXE SEMPRE A SU A SUA DISPOSIÇÃO OS TELEFONES DE EMERGÊNCIA;  Leia os rótulos das embalagens antes de UTILIZAR O PRODUTO;  Ensine SEU FILHO a não aceitar bebidas, comida, doces de UM ADUL TO QUE ELE ADULTO NÃO CONHECE;  Não PERMIT A que PERMITA crianças com idade ABAIXO de 10 anos ande sozinha de elevador elevador..

educacao24-7-12  

educacao24-7-12

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you