Page 1

| Terça-feira, 18 de janeiro de 2011 |

9

MATERIAL ESCOLAR Para quem tem filhos em escolas, é importante programar-se com antecedência na aquisição dos materiais escolares, quem antecipa as compras tende a levar uma série de vantagens. Nas papelarias, as filas começam a aumentar com a aproximação do início das aulas, e nesse calor ninguém merece passar muito tempo nas filas, não é mesmo? Aproveite a internet, ela é uma excelente ferramenta para pesquisar os preços. A pesquisa é imprescindível, a questão aqui é que o mesmo produto, da mesma marca, varia muito de preço de uma papelaria para outra. Existem produtos que chegam até 100% de diferença, as miudezas como lápis, borrachas, apontadores e cadernos são os produtos que apresentam a maior variação de preço. Além da pesquisa, fique atento se a lista de material que a escola forneceu não está sendo abusiva na quantidade de materiais.

sar o pagamento da fatura do cartão, já que os juros são estratosféricos, fazendo com que todo o trabalho que teve de pesquisar os preços vá por água abaixo! Muitas papelarias disponibilizam o serviço de frete (dependendo do valor da compra), assim é possível você comprar o material sem sair de casa, evitando o trânsito, a busca infindável de vaga de estacionamento, entre outros. Por último, recomendo deixar a criança em casa para evitar estimular o desejo pelos produtos licenciados, estampados pelos personagens preferidos dos pequenos, pois custam bem mais caro, por conta dos royalties embutidos no preço. Se isso não for possível, tenha

Olhe com atenção, verificando o que sobrou do ano anterior, é possível reaproveitar cadernos, por exemplo. Aqueles que foram pouco usados, destaque as folhas (lembre de mandar para a reciclagem) e reaproveite-o; se necessário coloque capa nova e pronto! Isso fará bem para o seu bolso e para o meio ambiente. O dicionário pode ser utilizado por vários anos. Uma dica: coloque papel contact transparente, ele ajuda a preservar a capa por muito mais tempo.

Procure comprar à vista solicitando o desconto, se não tiver jeito, fique atento aos juros que ficarão embutidos na compra. Recomendo o parcelamento no cartão de crédito ou para quem não o possui, use cheque pré-datado. Só não pode atra-

Condução escolar

Aproveite e verifique o uniforme escolar, pois quando as crianças voltam das férias e o vestem, percebemos o quanto “esticaram”, tudo fica pequeno, e é necessário adquirir novos, mas fiquem atentos, pois a escola não pode exigir que ele seja comprado na própria instituição. Devem dar a alternativa de pelo menos dois locais para que possa pesquisar valor e assim comprar.

Para os pais que utilizam o transporte escolar, fiquem atentos aos transportes regulamentados. O transporte escolar deve ter a licença junto a Prefeitura, lá eles inspecionam o veículo duas vezes no ano, avaliam informações sobre o condutor e o monitor, garantindo assim que os carros que prestam serviço estejam sempre em boas condições, trazendo segurança aos estudantes. O Colégio Milenium tem sua frota de veículos novos e autorizados pela Prefeitura, fazemos a condução somente dos alunos do Colégio, atendemos os bairros Borda do Campo, Afonso Pena, Centro, Cidade Jardim, Jardim Aeroporto, entre outros. Aqui você encontra para seu filho mais este conforto, tranquilidade e segurança.

Outra dica: fique de olho se a escola estiver pedindo material de higiene (papel higiênico, desinfetante, álcool em gel, etc.), pois não deve fazê-lo. Também não são permitidos taxas para suprir quaisquer despesas como água, luz e telefone (parece absurdo não é mesmo, mas acredite, isso acontece por aí!). Da mesma forma não se pode exigir a marca do material. Preocupe-se com a segurança do seu filho, verifique nas massinhas, colas, tintas guache, entre outros, se contêm informações claras como origem, instrução de uso, grau de toxidade e validade. As crianças, principalmente em fase préescolar adoram “saborear” esses coloridos! Essa é uma atenção e preocupação que você deve ter.

Uniforme escolar

Claudia Zarpelon Setim Psicopedagoga Diretora do Colégio Milenium

uma conversa franca sobre o valor de cada item e o que a economia de cada real pode significar, use exemplos simples comparando com alguma guloseima que poderia comprar, como um passeio ao cinema. Agora, se você encontra-se em situação financeira favorável, leve seu filhote junto e deixe que ele escolha (fique atenta na questão da saúde e nos perigos que aquele produto pode causar...), cuide apenas com excessos. Faça deste programa obrigatório um “passeio” e quando chegar em casa, juntos, organizem os materiais, etiquetem tudo, tornando o momento uma alegria para todos.

Educacao18-01  

Educacao18-01

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you