Page 1

8

Editoração: Chico Lustosa - e-mail: composicao@metropolesjp.com.br / lustosa@onda.com.br

| 12 a 14 DE ABRIL de 2013 |

Ford Focus foi o mais vendido no mundo em 2012 De acordo com levantamento de consultoria norte-americana, modelo teve mais de 1 milhão de unidades comercializadas e superou o Toyota Corolla pelo segundo ano consecutivo

Fiat: Fábrica de Betim chega a 13 mi produzidos

A Ford divulgou (9) que o Focus foi o automóvel mais vendido no mundo em 2012, superando a marca de 1 milhão de unidades produzidas. De acordo com a montadora, o principal mercado do modelo é a China, responsável por mais de 25% das vendas, seguida pelos Estados Unidos. Pelo segundo ano consecutivo, o Focus superou o Toyota Corolla no ranking de vendas globais. Os dados são da consultoria norte-americana R.L. Polk, que contabiliza os veículos apenas pelos seus nomes principais. As versões do Corolla vendidas com nomenclaturas diferentes em alguns mercados pelo mundo não foram inseridas no cálculo. A marca japonesa, no entanto, diz que se essas configurações fossem contadas, superaria o Focus em cerca de 186 mil veículos. No ano passado, o Focus - ainda em uma geração anterior (foto acima) à vendia na Europa - foi o hatch médio mais vendido no Brasil com 24.023 unidades comercializadas– na lista da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o modelo aparece atrás do Fiat Punto (42.362), pois a entidade engloba o carro da marca italiana na categoria junto com o médio Bravo (sétima posição com 10.438 unidades). Já a versão sedã fechou 2012 com 7.528 emplacamentos, ocupando a sexta posição entre os sedãs compactos, de acordo com a designação da Fenabrave.

Maior unidade fabril do Grupo Fiat Chrysler completou 37 anos de operações em Minas Gerais; número histórico foi atingido com a produção de um Palio Sporting A fábrica da Fiat localizada em Betim (MG) completou a marca de 13 milhões de veículos produzidos nesta terça-feira (9). O número histórico ficou a cargo de um Palio Sporting 1.6 16V E.torQ na cor vermelha. A unidade de produção iniciou as suas operações em 1976, com a produção do modelo 147. Na época, a fábrica tinha a capacidade de produzir 200 mil unidades por ano. Atualmente, aos 37 anos de operação recém-completados, a unidade pode produzir 800 mil unidades anuais, o que equivale a 3,2 mil veículos por dia. Os dados permitem dizer ainda que um carro novo é fabricado a cada 20 segundos. De tal forma, a fábrica de Betim é a maior do Grupo Fiat Chrysler no mundo. Na linha de produção mineira, são produzidos 16 modelos - que acumulam 200 versões diferentes destinados tanto ao mercado interno quanto ao externo. De acordo com a Fiat, novos investimentos estão sendo feitos para que a capacidade da linha de montagem chegue a 950 mil veículos por ano.

Chevrolet poderá ressuscitar o clássico Chevelle Publicações norte-americanas afirmam que a GM pediu o registro de patente do nome, indicando que poderá lançar uma releitura do modelo

3

3

3383-6650

8

3

-

Nos últimos anos, as montadoras norte-americanas têm apostado em modelos inspirados em carros que fizeram sucesso em décadas passadas. Seguindo essa tendência de criar releituras de clássicos, a Chevrolet lançou em 2009 a atual geração do Camaro para brigar com os novos Dodge Challenger e Ford Mustang. Aproveitando a nostalgia de modelos que foram o sonho de consumo nos Estados Unidos no passado, a marca da gravata dourada pretende aproveitar o embalo da recém-apresentada sétima geração do Corvette para lançar um novo carro nos próximos três anos. De acordo com publicações norte-americanas, a montadora encaminhou um pedido para registrar a patente do nome Chevelle, indicando o retorno do emblemático muscle-car (foto) produzido entre 1964 e 1977. O novo Chevelle deverá ter apenas motorização V8, além de acabamento mais sofisticado, e ficará posicionado acima do Camaro para rivalizar com o Chrysler 300 SRT8.

automoveis12-4-13  

automoveis12-4-13