Page 1

Música Ollgoody’s em “Passeio” carregado de sotaque do Porto pág. 08

Cinema “O Menino e o Mundo” vence melhor longa-metragem do Monstra pág. 09 PUB

PORTUGAL segunda-feira 24 março 2014 ano 6, nº 2061 Lisboa 8° | 15°

Porto 7° | 14°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Estudantes em campanha pela qualidade Nacional. Associações académicas promovem ações em todo o País e apelam à participação e mobilização pág. 04 Economia

Mundo

Missão empresarial no Texas Companhias portuguesas procuram negócio em Houston e Austin pág. 07

Sport

Tudo igual na liderança Benfica vence Académica (3-0) e mantém vantagem sobre leões pág. 14

Cronista

Rita Camarneiro O espanhol Marc Márquez, atual campeão, abriu a temporada de MotoGP a vencer pág. 15. EPA

Expurgar os males nos dias do fim pág. 02

NATO. Preocupação com movimentações militares na fronteira da Moldávia Comandante da Aliança Atlântica na Europa diz que Rússia está “a agir como adversário”. Ucrânia diz que tensão aumentou. pág. 06 PUB


1

JORNAL

António José Seguro

“Não esperem de mim um primeiro-ministro que diga sim a tudo. Não direi. Nem prometerei tudo a toda a gente. Porque é isso que mina a política: as promessas que são feitas para iludir os portugueses, para ganhar votos, e que depois não são concretizadas” Secretário-geral do PS num jantar sábado, em Paredes de Coura.

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014

02

Crónica

ONLINE

RITA CAMARNEIRO WWW.FACEBOOK.COM/RITA.CAMARNEIRO WWW.FACEBOOK.COM/ARITACAMARNEIRO

Ato de contrição

facebook www.facebook.com/TMZ

Domingo é dia de ver o pai mais velho da família. Ele lá está, à espera dos seus, sentado numa cadeira de rodas. O tempo levou-lhe a capacidade de sentir o sabor da comida, a força das pernas e a sua mulher. Cada idoso tem o seu lugar fixo na sala comunitária e o silêncio é interrompido por gemidos de dor. As cabeças estão confusas e, como diz o meu avô, a ideia já não é pura. Recordámos outros tempos, um menino que já nasceu velho, ligado à terra, e que dela colhia o seu único sustento. Eram 6 irmãos que dormiam na mesma cama, criados por um homem que se esqueceu de amar. O meu avô casou-se e teve dois filhos. Nessa altura, durante o Estado Novo, comia-se carne uma ou duas vezes por ano, quando se matava o porco. A fome e miséria obrigaram-no a emigrar para França e ver o seu filho mais velho a abandonar os estudos e a partir para a Guerra Colonial. Esteve 12 anos lá fora, trabalhava de sol a sol como servente e raramente tinha dias de descanso.

“Todas as semanas aqueles idosos pedem perdão pelos seus pecados. Quantas penas terão de pagar?” Voltava no Natal, e nas férias grandes rumava ao Alentejo para cavar aquela tão grande terra. Trabalhou enquanto o corpo deixou. Agora resta-lhe esperar com os outros. Tem os olhos menos azuis e raramente ri. Depois de meia hora entrou uma beata de voz desafinada e um terço na mão. Pediram-me silêncio e todos em conjunto começaram a rezar. Todas as semanas aquele grupo de idosos pede perdão pelos seus pecados. Quantas penas terão de pagar aqueles indigentes? Estes velhos esquecidos pelo seu país, que definham há anos naquela casa grande com um imenso jardim que não podem desfrutar porque o frio pode matar. Quantos males terão eles de expurgar mais, e quantas mais provas terão de dar a Deus para morrer em paz?

“Justin Bieber fez uma tatuagem enquanto voava para o seu Canadá natal. A ‘tattoo’ foi feita por Bang Bang, artista que já ‘desenhou’ Rihanna, Katy Perry, Selena Gomez, entre outras celebridades.”

twitter @lenadunham “Estou convencida que é socialmente aceitável perguntar educamente ‘desculpe, essa é a sua mulher ou a sua filha?’”

vídeo do dia

Veja o trailer de “Sei Lá”, novo filme de Joaquim Leitão, com Leonor Seixas, Pedro Granger e Ana Rita Clara. Venha escrever connosco. Entre em facebook.com/metroportugal

Boa notícia do dia

Flora dos Açores em jardim botânico O jardim botânico José do Canto, em Ponta Delgada, está a ser alvo de um projeto de requalificação que vai permitir recuperar a sua atmosfera romântica do século XIX e criar um núcleo de flora dos Açores. “No fundo, o que se pretende é fazer com que o jardim recupere a sua atmosfera romântica do século XIX, quando José do Canto o criou”, disse Raimundo Quintal, coordenador científico da equipa de requalificação daquele espaço botânico, emblemático de Ponta Delgada. Segundo o investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, o projeto de requalificação iniciou-se em dezembro de 2013 e deverá prolongar-se até ao próximo inverno.

Brincadeira com muita seriedade Teve lugar este fim de semana o The London Festival of Railway Modelling, o principal evento do género na capital inglesa. Entusiastas representando uma centena de lojistas, clubes e sociedades mostraram mais de 40 trabalhos de minúcia, paciência e dedicação. © GETTY IMAGES


PUB


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2013

04

Alunos unidos pela educação Ensino. No dia em que se assinala o Dia do Estudante, as associações académicas de todo o País apelam à participação e mobilização de todos para uma educação de qualidade. Mais de meio século depois da crise estudantil, os alunos voltam hoje a sair à rua para celebrar o Dia do Estudante, exigindo mais qualidade e financiamento do ensino superior. Promulgado pela Assembleia da República em 1987, o Dia Nacional do Estudante comemora-se como forma de relembrar as dificuldades e obstáculos que os alunos enfrentaram na década de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal. Agora, as associações académicas aproveitam o dia para alertar para

Dias

100 dias marcaram os protestos dos estudantes contra a proibição do Dia do Estudante, em 1962. Milhares de alunos de Lisboa, Coimbra e Porto insurgiram-se contra a falta de liberdade do regime de Salazar.

Tuberculose

os problemas do ensino e apelar à participação de todos em defesa de uma educação de qualidade. Assim, hoje, estudantes de todo o País desenvolvem ações reivindicativas: no Porto, os alunos de Belas Artes vão desenhar o modelo nu em frente à faculdade, enquanto em Aveiro se realiza o “funeral do Ensino Superior”. Na Universidade do Minho, a associação lançou a campanha “Não te cales! Manifesta a tua opinião”. Em Coimbra, os alunos concentram-se para o “Mural das Reivindicações”. Já em Lisboa, o dia é celebrado no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa ISEL. No último Encontro Nacional de Direções Académicas, as associações reuniram em livro os principais problemas do ensino superior e reivindicações, que entregam hoje a responsáveis da Presidência da República, Governo e Instituições de Ensino Superior.

Algarve

“Comprometido até ao tutano” O eurodeputado e recandidato às europeias pela CDU, João Ferreira, acusou ontem, na apresentação da lista concorrente ao Parlamento Europeu, em Lisboa, o PS de estar “comprometido até ao tutano” com o caminho da maioria PSD/CDS-PP, sem apresentar qualquer alternativa. © TIAGO PETINGA/LUSA

Crise. Redução do desemprego é consistente com recuperação O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social associou a queda do desemprego registado em fevereiro em Portugal aos indicadores que apontam para a retoma económica do País, realçando ainda o aumento das ofertas de trabalho. Mota Soares reagiu aos dados do

Regulação

Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), divulgados no sábado, sublinhando que “o desemprego, em fevereiro, desceu 5,2% face a [fevereiro de] 2013, o que significa que mais de 38.000 portugueses encontraram uma oportunidade no mercado de trabalho”.

PSP

Desigualdade social potencia doença

ASAE apoia congénere cabo-verdiana

Desmantelada rede de furto de automóveis

O investigador brasileiro Ricardo Arcêncio, a trabalhar em Portugal, defendeu que enquanto houver desigualdades haverá tuberculose e alertou que crises como a que Portugal vive podem fazer aumentar os casos da doença. “A tuberculose é uma doença de complexidade social. Onde há desigualdade social, assume maior força”, disse o investigador, nas vésperas do Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala hoje.

A ASAE portuguesa vai apoiar o reforço da capacidade inspetiva da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) – a sua congénere cabo-verdiana –, fruto de mais um protocolo de cooperação assinado na Cidade da Praia. O acordo, além de reforçar as valências inspetivas, permitirá apoiar a congénere cabo-verdiana na análise dos riscos na cadeia alimentar.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve na madrugada de sexta-feira quatro homens, um português e três polacos, suspeitos de pertencerem a uma rede internacional de furto de automóveis, tendo já apreendido 17 viaturas. O Tribunal Judicial de Loures já decretou a prisão preventiva para os quatro detidos, prosseguindo a PSP as diligências para capturar mais pessoas, portuguesas, indiciadas do mesmo crime.

PUB

Quebra mantém-se O aumento de turistas no Algarve no verão, face a 2013, não deve evitar a quebra de 10% no consumo no comércio, disse a Associação dos Industriais e Similares de Concessões da Orla Marítima do Algarve.


NACIONAL | 05

Como o médico afeta o doente

BGreen, um festival de vídeo ecológico SARA CAMPOS SARACAMPOS@QUERCUS.PT

Saúde. A personalidade de um médico também é importante na relação com os doentes. Pelo menos é o que diz um estudo levado a cabo pelas universidades do Minho, Beira Interior e Algarve. A investigação feita em Portugal – e que já foi divulgada na revista Plos One – vem demonstrar que a empatia é uma caraterística fundamental na relação entre médico e paciente, “sendo por isso essencial a sua promoção nos cursos de Medicina e junto dos alunos da área”, lê-se no comunicado de imprensa do Gabinete de Comunicação da Universidade do Minho. Ao falar de empatia, o estudo refere-se à capacidade que os médicos – ou estudantes de Medicina – têm “de perceber o doente, de ver o mundo da mesma forma que este o vê” e, ainda, de lhes transmitir essa perceção. É por isso que “a adoção de abordagens educativas centradas nas caraterísticas pessoais do estudante contribuirá positivamente para este objetivo”, vinca o professor Manuel João Costa, da Unidade de Educação Médica da Universidade do Minho.

Eco Radar

O estudo entende a empatia como a capacidade que os médicos – ou estudantes de medicina – têm de “perceber o doente, de ver o mundo da mesma fora que este o vê”. © MÁRIO CRUZ / LUSA

+ info Algumas conclusões do estudo das três universidades de medicina: • Caraterísticas: Os médicos mais amistosos, conscientes, extrovertidos e abertos a experiências

tendem a apresentar níveis mais elevados de empatia. • Importância da boa comunicação: Demonstrada e comprovada com a melhoria de resultados clínicos, redução de queixas dos doentes e maior satisfação.

Pelo quarto ano consecutivo, o BGreen – Ecological Film Festival procura o melhor spot de vídeo ambiental e para isso apela à veia criativa dos estudantes europeus. Organizada novamente pela OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres, esta 4.ª edição mantém o principal objetivo de sensibilizar o público jovem para as questões ambientais, focando-se este ano no tema do aquecimento global. Os vídeos candidatos podem ser submetidos em www.bgreenfestival.com até 4 de abril, por equipas de estudantes do ensino secundário (individuais ou coletivas), que residam na Europa. O desafio passa por, entre 30 a 45 segundos, refletir em imagens a importância do tema e passar a mensagem a quem está do outro lado do ecrã. Os vídeos finalistas serão conhecidos a 24 de abril, marcando presença na Gala do Festival, a 6 de junho. Nessa ocasião, será eleito o vídeo vencedor, cujos autores serão recompensados com uma viagem de eco-aventura à ilha açoriana de São Miguel.

PUB


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014

MUNDO | 06

NATO teme pela Moldávia Rússia. Comandante supremo da Aliança Atlântica na Europa deixou um alerta para as movimentações militares russas próximas da fronteira com a região da Transnístria. Philip Breedlove disse ontem, em Bruxelas, que “a força russa que está na fronteira ucraniana agora é muito, muito volumosa e está muito, muito preparada”. Ou seja: “Há tropas russas suficientes estacionadas na fronteira leste da Ucrânia para ir para a Transnístria caso a decisão seja tomada e isso é muito preocupante. A Rússia está a agir como adversário, não como parceiro”, criticou o comandante supremo. Também Jean-Claude Juncker, ex-primeiro-ministro luxemburguês e candidato à presidência da Comissão Europeia, pediu à União Europeia (UE), em entrevista ao jornal alemão Welt am Sonntag, que im-

peça a Moldávia de se tornar a “próxima vítima” da Rússia. Com o intuito de evitar uma situação idêntica à da Crimeia, Nicolai Timofti, presidente da Moldávia, já pediu à UE para se “assinar o mais rapidamente possível o acordo de associação”. Explique-se que a Moldávia, como a Ucrânia com a Crimeia, tem na Transnístria uma república autónoma de maioria russa. À margem da Moldávia, o presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel, falaram ontem por telefone e acordaram o envio de uma missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa à Ucrânia. LUÍS CARMO

Tensão aumentou Andrei Dechtchitsa, ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, disse ontem ao canal ABC que o risco de guerra com a Rússia é maior por causa da mobilização de tropas russas na fronteira leste do seu país. • Andrei Parubi, secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, afirmou ontem na Praça da Independência, em Kiev, que as tropas russas estão preparadas para atacar a Ucrânia “a qualquer momento”. • Vladimir Chizhov, embaixador da Rússia para a União Europeia, garantiu que Moscovo não tem política “expansionista” e que “ninguém deve temer a Rússia”.

Turquia. Avião sírio abatido Um avião militar sírio foi abatido ontem pelas defesas antiaéreas da Turquia quando bombardeava forças rebeldes que tentavam tomar um posto fronteiriço estratégico no noroeste do país, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. A Síria fala em “agressão flagrante”. Os turcos avisaram que darão uma “resposta forte” a qualquer violação do seu espaço aéreo.

Malásia. Imagens de satélite mostram novos objetos As autoridades malaias anunciaram ontem que receberam imagens de um satélite francês nas quais aparecem objetos na água no local do Oceano Índico onde decorrem as buscas do Boeing desaparecido da Malaysia Airlines. Após estas informações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de França avançou que o país vai enviar meios adicionais para as buscas.

Venezuela

Encher as prateleiras A Venezuela está em negociações com Argentina, Brasil, Guiana, Nicarágua, Rep. Dominicana e Uruguai para importar produtos que escasseiam no país. Só da Argentina virão 844.000 toneladas de alimentos como leite em pó, arroz, milho, soja, óleo, feijão, farinha de trigo ou atum.

Espanha

Morreu Adolfo Suárez O governo espanhol decretou ontem três dias de luto oficial pela morte do primeiro chefe de governo da Espanha pós-Franco. Adolfo Suárez, um político-chave na transição pacífica para a democracia, morreu ontem em Madrid aos 81 anos, informou o porta-voz da família.

Carla Bruni e Sarkozy votaram ontem na “Cidade Luz” Carla Bruni-Sarkozy vota em Paris nas eleições municipais francesas com o ex-presidente e marido Nicolas Sarkozy atrás de si. Estas eleições realizam-se a duas datas, sendo que a segunda votação decorre no próximo domingo. Num ato marcado pela crise de popularidade do presidente, François Hollande, cerca de 45 milhões de votantes franceses vão eleger os órgãos de poder local em mais de 36.500 localidades. © GETTY IMAGES


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014

ECONOMIA | 07

Agências

Fitch muda perspetiva da Rússia para “negativa” A agência de notação financeira Fitch informou em comunicado ter reduzido a perspetiva da Rússia de estável para negativa. “A revisão da perspetiva para negativa reflete o potencial impacto das sanções sobre a economia e ambiente de negócios da Rússia”, declarou a agência de notação financeira através de comunicado oficial.

Empresas

Luso Finsa investe 3M€ e cria 35 empregos A deslocação a Austin vai incluir uma visita ao centro da Universidade do Texas. © 123RF

Companhias lusas no Texas Intercâmbio. A embaixada dos EUA em Lisboa vai promover uma missão empresarial que levará esta semana cerca de uma dezena de empresas portuguesas a Houston e Austin. A missão empresarial, divulgada pela representação diplomática norte-americana, começou no dia de ontem e decorre até ao próximo dia 28 de março, sexta-feira, e tem como principal objetivo “aumentar o investimento e trocas comerciais entre os dois países”, indicou a em-

baixada em comunicado. Contactada pela agência Lusa, a embaixada norte-americana indicou que a delegação será composta pelas empresas 2East-Drink Events and Concerts, ACIN – Icloud Solutions, Ancorpor, BBVA, Caixa Geral De Depósitos, EDP Renováveis, Espírito Santo In-

vestment Bank, Lameirinho, Miranda Law Firm, Ribermold, NT Express Worldwide, Topázio – Silver Stories e WedoTechnologies. A agenda da viagem prevê várias conferências, visitas e reuniões entre empresários portugueses e norte-americanos. Em Houston, o programa da missão vai incluir, entre outras iniciativas, uma apresentação da cidade do ponto de vista económico que será feita pela Greater Houston Partnership (o principal representante da área de negócios de Houston), e visitas ao Houston Technology Center e ao centro espacial da NASA (agência espacial norte-americana). A deslocação a Austin vai incluir uma apresentação na câmara de comércio da cidade, reuniões com entidades locais de economia e turismo e uma visita ao centro da Universidade do Texas. AGÊNCIA LUSA

A Luso Finsa – Indústria e Comércio de Madeiras vai investir cerca de 35 milhões de euros numa nova linha de produção em Nelas, que vai permitir criar pelo menos 35 novos postos de trabalho. A empresa instalou-se no concelho de Nelas em 1989, empregando atualmente cerca de 170 trabalhadores.

Empreendedorismo

1ª DreamConf na FIL DreamConf, ou 1ª Conferência de Sonhadorismo, é como se chama a iniciativa promovida pelo Festival do Secundário com o apoio da Futurália, que se realizará na FIL entre os dias 26 e 28 de março, e que promete trazer aos jovens visitantes do salão uma lufada de inspiração e motivação para que tenham sempre coragem de seguir os seus sonhos.

PUB


2

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014

08

CULTO

OLLGOODY’S Como nasceu este projeto? Os Ollgoo-

“Passeio” é um disco com sotaque. Uma história no centro da Invicta composta por Minus e descrita pelo MC Logos, que conversou com o metro. A ouvir em www.birutarecords.bandcamp.com

dy’s só se formaram em 2013. Eu e o Minus já nos conhecemos há algum tempo, temos projetos individualmente, mas, entretanto, surgiu a ideia de fazer algo sobre o Porto, sobre o calão tradicional da cidade. Foi uma espécie de homenagem.

2000, ouvia mais coisas de Lisboa. Talvez por chegar menos e por ser mais interessante perceber o que se passava fora do Porto. E posso falar pelo Minus e dizer que, ele, como produtor, tem uma influência grande do jazz. Ele é aluno de piano-jazz e isso nota-se muito. O nosso trabalho é rap, mas gostamos de viajar um bocadinho para fora. BRUNO MARTINS

“O PORTO É ISTO, OBLÁ”

George Michael

“Por alguma estranha razão, a minha vida como gay não ficou nada mais fácil quando assumi a homossexualidade. De facto, aconteceu exatamente o contrário” À BBC, o músico de 50 anos admite ter passado por um período difícil na altura, e confessa que parte da sua família mais alargada ainda pensa que este esteja “à espera de encontrar a mulher certa”. GETTY IMAGES

Essa espécie de dialeto do Porto é algo com que convivem os dois desde miúdos. Desde sempre.

Hoje vivemos na periferia, mas crescemos no centro do Porto. A minha família é “tripeira de gema”, da zona da Sé, na parte histórica da cidade. Eu morava na Baixa. Convivemos sempre muito de perto com esta realidade. Fez-nos todo o sentido. E depois o projeto acabou por evoluir e conseguimos colocar as músicas num formato mais teatral.

identificar ou, pelo menos, fica curioso com a história. E como é que construiu as letras? Fez um apanhado de algumas expressões que depois foi colocando nas letras ou fez uma escrita livre? As duas coisas.

de um romance entre dois miúdos dali da baixa do Porto. Foi uma tentativa de embelezar a ideia base.

Há uma série de expressões que me habituei a ouvir desde miúdo: “Chuço”, “Vai no batalha”, ouvia muito os meus avós a falar nos “vitorinos” [ver ao lado a caixa com algumas expressões usadas no disco]. Quando a ideia surgiu, tentei, instintivamente, tomar nota das que me são imediatas. Depois, a partir dos instrumentais, também tive outras ideias. O tema “jogar à sameirinha” lembrou-me uma tarde de sol no Porto, quando os miúdos brincavam cá fora.

E construíram uma novela, um romance, sempre com expressões mais tripeiras, que muita gente não entende. A ideia foi essa: quem

Falando da parte mais musical: as referências e influências que têm no hip hop também são as da escola (e velha escola) do Porto? Respondendo por

não for do Porto pode aprender alguns aspetos nossos. Não tem nada que ver com dizer que somos melhores ou piores. Isso não interessa: quem ouvir e não for do Porto, também se consegue

mim, de certa forma sim. Tenho algumas influências com o hip hop do Porto, até mais atual – por causa das pessoas com quem trabalho, como o Virtus, o Keso. Mas, por incrível que pareça, no início, em

O “Passeio” tornou-se numa espécie de disco conceptual. Sim, é a história

“Dicionário” Ollgoody’s O metro perguntou ao MC Logos o que queriam dizer as expressões: “Jogar à sameirinha” – Jogar à carica (os miúdos costumavam jogar a isto, a versão original dos “Tazos”) “Põe-te fino e lambareiro” – Porta-te bem! “Andar à guna nos elétricos” – Andar pendurado no lado de fora do elétrico “gratuitamente” “Dá corda aos vitorinos” – Põe-te a mexer; “faz-te à vida” “Vai no Batalha” – É mentira, é treta... “Foguete nas meias” – Buraco nos collants das senhoras “Quem tem filhos tem cadilhos” – Quem tem filhos terá sempre preocupações “Trouxeste chuço” – Trouxeste guarda-chuva (normalmente dos pequenos)


09

‘O Menino e o Mundo’ leva 3 Grande Prémio Monstra

Música

Cinema. O filme brasileiro “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, conquistou o Grande Prémio Monstra para melhor longa-metragem da 13ª edição do Monstra. O Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, que terminou ontem em Lisboa, premiou “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, com o Grande Prémio para melhor longa-metragem. Ainda segundo a organização, “Boles”, de Spela Cadez, uma coprodução Eslovénia/Alemanha, arrecadou o Grande Prémio Monstra para melhor curta-metragem. Sobre o vencedor do prémio para longa-metragem, o júri da 13.ª edição do Monstra sublinhou a “forma original, sensível e bela”,

Saiba mais Na secção da competição portuguesa, “Carrotrope”, de Paulo D’Alva, viu distinguido o seu filme com o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores | Vasco Granja. Nesta 13ª edição, o festival dedicou uma homenagem ao cinema húngaro, exibindo uma retrospetiva dos últimos 50 anos, a mais recente produção do país e convidando alguns realizadores e artistas.

É hoje que sai o primeiro single dos Black Keys desde o álbum “El Camino”, lançado em 2011. “The Fever” é o título do tema retirado do novo disco (intitulado “Turn Blue”), avança a Revolt. O novo disco da banda que vai estar no Optimus Alive’14 deve sair a 13 de maio.

7ª arte

Christian Bale pode vir a ser Steve Jobs no ecrã Christian Bale foi o ator escolhido pelo realizador Aaron Sorkin para interpretar Steve Jobs. Contudo, ainda nada é certo, pois as negociações ainda estão muito no início. Recorde-se que, em 2013, se estreou o filme “Jobs”, de Joshua Michael Stern com Ashton Kutcher.

“True” THE LEGENDARY TIGERMAN Sony Music O “tigre” Paulo Furtado atira-se com unhas e dentes ao blues-rock. “Lift Your Spirit” ALOE BLACC Universal Music O autor de “I Need a Dollar” regressa aos discos, com o forte espírito soul. “Flying High...” SANDRO NORTON Numérica As várias referências jazz de um músico que vai beber a tantos universos.

PUB

Música

Black Keys apresentam hoje novo single

com que o realizador “concretizou uma visão ingénua e poética do mundo globalizado”. Este filme, que conta a história de um menino que parte à procura do seu pai e descobre um mundo fantástico, dominado por estranhos seres e máquinas-bichos, foi também o vencedor do Prémio de Melhor Banda Sonora e o Prémio do Público. Pela primeira vez, o festival Monstra atribuiu prémios a longas e curtas-metragens. Quanto à premiada curta-metragem “Boles”, de Spela Cadez, o júri considerou que este é “um filme bem equilibrado, que combina com mestria todos os aspetos da sua produção. Uma história clássica sobre um artista em crise criativa e a sua musa, contada com ironia e profundidade, oferecendo às marionetas uma dimensão contemporânea”.

DISCOS DE ALGIBEIRA

Alive’14. Ben Howard confirmado Ben Howard é a mais recente confirmação do Optimus Alive’14. O londrino irá atuar no Palco Optimus no dia de arranque do festival, 10 de julho. O músico que é um dos nomes mais respeitados da cena musical folk foi um dos grandes vencedores da última edição dos reconhecidos prémios Brit Awards, onde arrecadou o galardão de “Melhor Artista Masculino a Solo” e “Artista Revelação”.

Óbito. Vocalista de Tara Perdida morre O músico João Ribas, vocalista dos Tara Perdida, morreu ontem em Lisboa aos 48 anos, vítima de doença respiratória, disse à agência Lusa fonte da editora Sony Music. O músico, ligado ao movimento punk português desde os anos 1980, tinha sido internado no início do mês com uma infeção respiratória e na altura a banda teve que cancelar um concerto que estava marcado para dia 14 em Lisboa.


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014

Metro Portugal Arruamento B à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €50.000,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária Distribuição Gratuita Impressão Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A. Rua Consiglieri Pedroso 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo. DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Diretora Adjunta Ana Silveira Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Miguel Diniz, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Andreia Carolino, Fátima Guerreiro, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Tiago Medeiros, Gabriela Raposo Tel. 22 532 23 09 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves MARKETING João Aleixo, Elizabeth Shipeio Passatempos Marta Tavares (info@clubedepassatempos.pt) Ativações e Eventos Joana Gil (coordenadora), David Fernandes, João Silveira, Pedro Claro, Vânia de Araújo CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves, Túlio Vasco Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.

Correio do leitor

Horizontais: 1. Planta hortense da família das compostas,

Palavras cruzadas

muito comum em Portugal, cujas folhas são vulgarmente usadas em culinária como ingrediente de saladas. Abertura na terra. 2. Levanta. Trabalho. 3. A si mesmo. Operário. 4. Jornada. Distraída (fig.). 5. Meio nu. A unidade. 6. Fruto da amoreira e de algumas espécies de silvas. Amargor. 7. Contr. da prep. de com o art. def. a. Enterrar, batendo ou impelindo. 8. Vinho de maçãs. Composição poética de assunto elevado e destinada ao canto. 9. Voz da raposa. Grito de dor ou de alegria. 10. Dar mimo a. Altar cristão. 11. Título dado aos chefes de certas tribos muçulmanas e aos descendentes de Mafoma. Trem de cozinha.

Desequilíbrios económicos A União Europeia acabou de atualizar a avaliação dos desequilíbrios económicos dos seus 28 Estados-Membros. E quatro deles estão sujeitos a programas de ajustamento: Chipre, Grécia, Portugal e Roménia, pois estão numa situação de grave desequilíbrio. Mas, os implacáveis juízes dos “pecados” dos outros também estão a ficar com o pescoço à espera da corda: Alemanha, Finlândia e Holanda, já para não falar na Croácia, Itália, Eslovénia, Espanha e França. Portanto, como com o mal dos outros nada lucramos, Portugal que sempre se põe a jeito dos credores estrangeiros, tal como a cigarra que no presente não pensa o futuro, deve muito bem renegociar as suas dívidas e pensar pela sua cabeça, não esbanjando mais do que o que tem.

Verticais: 1. Ajuizado. A mim. 2. Inchação produzida pela infiltração de serosidades no tecido celular, sem vermelhidão nem dor. Órgão excretor. 3. 21.ª letra do alfabeto grego. Patrão. Prefixo de origem latina que significa metade, meio ou quase. 4. Rijeza (fig.). Aplicar irrigações em. 5. Choupana. Sofrimento físico ou moral. 6. Indivíduo contra quem se intenta processo judicial. Que não está cozido. 7. Recitar. Engolir com avidez e sem mastigar. 8. Fábrica de cal. Além disso. 9. Aquilo que o artífice produz. Insignificância (fig.). Aquelas. 10. Espaço percorrido, voando. Conserva de uvas. 11. O espaço aéreo. Árvore da família das moráceas arbóreas, cujo fruto é a amora.

Sudoku

•••••

Solução cruzadas Horizontais: 1. Alface, Cova. 2. Iça, Labor. 3. Se, Obreiro. 4. Ida, Aérea. 5. Seminu, Um. 6. Amora, Travo. 7. Da, Cravar. 8. Sidra, Ode. 9. Regougo, Ai. 10. Mimar, Ara. 11. Emir, Frasca. Verticais: 1. Assisado, Me. 2. Edema, Rim. 3. Fi, Amo, Semi. 4. Aço, Irrigar. 5. Cabana, Dor. 6. Réu, Cru. 7. Ler, Tragar. 8. Caieira, Ora. 9. Obra, Avo, As. 10. Voo, Uvada. 11. Ar, Amoreira.

Ficha técnica

LAZER | 10

Solução sudoku

JOSÉ AMARAL, V. N. GAIA

PUB

M.A. Escola de Formação Técnica Especializada na Área da Saúde e Educação V. REAL - VISEU - AVEIRO - LISBOA SANTARÉM - LEIRIA - TOMAR - SETÚBAL - BEJA - ÉVORA - FARO - PORTIMÃO

CURSOS COM ESTÁGIO GARANTIDO

DE BOL EM SA PR EG O

TÉCNICO AUXILIAR DE FARMÁCIA 16 meses + estágio inscrição 50€ / propina mensal 150€

TÉCNICO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA 14 meses + estágio inscrição 65€ / propina mensal 150€

AUXILIAR DE LABORÁTÓRIO E ANÁLISES CLÍNICAS NOVO 7 meses (112 horas) inscrição 60€ / propina mensal 155€

TÉCNICO DE MASSAGEM DESPORTIVA E DE REABILITAÇÃO 8 meses + estágio facultativo inscrição 40€ / propina mensal 135€

AUXILIAR TÉCNICO DE ACÇÃO EDUCATIVA 12 meses + estágio inscrição 45€ / propina mensal 145€

Cultura e Formação Profissional Procuras trabalho? Os nossos cursos garantem o teu futuro. Seguimos três princípios fundamentais:

  

Estágio garantido Cursos rápidos Preços reduzidos

CURSOS EM TODO O PAÍS

AUXILIAR TÉCNICA DE LABORATÓRIO E ANÁLISES CLINICAS 7 meses (112 horas) Insc.60€ | Mens.155€

AUXILIAR DE ACÇÃO EDUCATIVA

TÉCNICO AUXILIAR DE VETERINÁRIO 14 meses + estágio inscrição 60€ / propina mensal 149€

6 meses + 160 horas de estágio facultativo

AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA / ASSISTENTE OPERACIONAL 18 meses + 560 Estágio Hospitalar inscrição 55€ / propina mensal 149,50€

TÉCNICO AUXILIAR DE RADIOLOGIA

ÁREAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO 726 - Serviços de Saúde – Terapia e Reabilitação 727 - Serviços de Saúde – Ciências Farmacêuticas 761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens 640 - Ciências Veterinárias

210 195 260 | 918 529 149 | 918 249 897 | 962 261 651 geral@formacaotma.net | www.formacaotma.net

Insc.50€ | Mens.135€

10 meses + 160 horas de estágio Insc.65€ | Mens.155€

ASSISTENTE DE HIGIENISTA ORAL 10 meses + 160 horas de estágio Insc.60€ | Mens.150€ Contactos: 962 997 471 - 914 456 545 - 211 308 861

geral@culturaeformacaoprofissional.com www.culturaeformacaoprofissional.com


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014

ZOOM | 11

“Galinha do inferno” agita as poucas penas Achado paleontológico

Nova descoberta de dinossauro Os ossos fossilizados de um dinossauro semelhante a uma ave, apelidada pelos especialistas como “galinha do inferno”, foram escavados numa planície do Midwest dos EUA. Vagueando pela América do Norte há 66 milhões de ano, o anzu wyliei tinha uma crista, pernas esguias, garras afiadas nos membros superiores e um bico para esmagar as presas.

Factos do “anzu wyliei” • Medidas. 3.35m de comprimento, 1.5m de altura a partir das ancas. Pesava 300kg. • Descoberta. O primeiro fóssil de oviraptorssauro, de 1924, foi apelidado de “ladrão de ovos” uma vez que foi encontrado num ninho de ovos; os especialistas assumem que o dinossauro estava a comê-los.

Oviraptorssauro

Apelidado de “ladrão de ovos”

MARK KLINGLER/CARNEGIE MUSEUM OF NATURAL HISTORY VIA GETTY IMAGES

Pedaços de três esqueletos encontrados em Hell Creek, entre o Dakota do Norte e do Sul, mostram que pertenceu a um grupo de oviraptorssauros. “Estou mesmo entusiasmada com esta descoberta porque o anzu é o maior oviraptorssauro da América do Norte”, diz uma especialista. MWN

PUB


PEQUENOS ANÚNCIOS

CRÉDITOS

MEDI FINANCE A GARANTIA DO SEU CRÉDITO… RESPOSTA NA HORA!!!

COM/SEM PROBLEMAS BANCÁRIOS EMPRESA REGISTADA / ANÁLISES GRATUITAS

geral.medifinance@sapo.pt 213 150 620 / 962 491 939 / 915 789 254 Ex: 5000€ = 63,61€ - 120 meses TAEG: 13,5% - Taxa Juro: 8,75% = 7.633,20€ Med. Indep. Cred. Concedido p/ Entidades Autoriz.

FUNERÁRIA ABREU, LDA.

FUNERAIS E CREMAÇÕES 750€ - 990€ - 24 HORAS

91 765 17 04

Associação para a Promoção e Desenvolvimento Sócio-Familiar OLHAR COM SABER Convocatória Assembleia Geral Ordinária Em conformidade com as disposição legais aplicáveis e de acordo com os Estatutos da Associação, convoco todos os associados para se reunirem em Assembleia Geral, que terá lugar na sede da Associação, dia 28 de Março de 2014 pelas 14h 30m, em Sessão Ordinária, com a seguinte ordem de trabalhos: - Informações Gerais; - Discussão e Votação do Plano de Actividades e Relatório de Contas de Gerência Referentes ao Ano de 2013, assim como o Relatório e Parecer do Conselho Fiscal; - Tomada de Posse dos Órgãos Eleitos Triénio 20142016 Se à hora marcada nesta convocatória não estiverem presentes metade dos associados com direito a voto, a Assembleia reunirá meia hora depois com qualquer número de presentes. Amadora, 11 de Março de 2014 O Presidente da Mesa de Assembleia Geral Etelvina Falcão Sede: Rua Bombeiros Voluntários Jardim das Águas Livres, Ed. Epal. 2700-122 Mina Água – Amadora Tef: 21 492 62 36


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014

Eis os novos Ascend G610 e Ascend Y530 Smartphones. A Huawei, companhia chinesa líder mundial em soluções de tecnologias de informação e comunicação, lança dois novos smartphones.

L’Oréal Paris apresenta a gama Elvive Fibralogy, a primeira que cria matéria dentro da fibra capilar tornando o cabelo mais espesso. Como? Um processo científico que permite a passagem da fase líquida para a fase sólida: esta descoberta da indústria do

Primeira loja da Samsung A primeira loja da marca Samsung em Portugal entrou em funcionamento no passado dia 15 de março, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Esta é também a primeira das novas lojas da Samsung na Europa operadas pela The Phone House.

Devido a um grande ecrã, os novos smartphones da Huawei, o Ascend G610 e o Ascend Y530 proporcionam uma experiência de utilização surpreendente. O Huawei Ascend G610 é um smartphone DUAL SIM, com sistema operativo Android 4.2 (Jelly Bean) e apresenta um grande ecrã LCD táctil de 5 polegadas QHD. Já o novo Ascend Y530, com a nova tecnologia Simple UI, é ideal para quem gosta de tecnologia avançada em dispositivos simples. Ambos estão já disponíveis nas principais cadeias de retalho nacionais: o Ascend G610 a um PVP recomendado de €189,90; o Ascend Y530 a €149,90.

L’Oréal: Elvive Fibralogy para os cabelos finos

PRESS | 13

CIN: catálogo ‘Colour Living’ A CIN desvenda as Tendências de Cor para 2014 no novo Catálogo de Tendências da marca, inspirado no tema Colour Living. Com quatro coleções repletas de cor – True Living, Vital Living, Stylish Living e Hyper Living –, que representam 4 formas de viver a casa, o novo catálogo de 28 cores exclusivas da CIN marca a moda no que toca à decoração da casa.

vidro deu origem a uma grande inovação para a cosmética capilar. A transferência desta tecnologia, fruto de 17 anos de pesquisa e de uma parceria entre a Universidade de Jussieu e os laboratórios L’Oréal, resulta numa solução personalizada para os problemas dos cabelos finos. No cerne destas fórmulas: o filloxane, um ingrediente ativo que consegue difundir matéria para se expandir desde o interior.

Yoggi Smoothie Duo: cinco vez mais fruta Yoggi Smoothie Duo Morango Banana foi feito a pensar em si: é a combinação perfeita de fruta suave e cremosa, com toda a energia de uma deliciosa receita agora com cinco vezes mais fruta. Além de Morango-Banana, também está disponível nas variedades Morango-Framboesa, Pêssego-Manga e Maçã-Pera.


3

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014

14

SPORT

Quintero dá vitória ao FC Porto contra o Belenenses (1-0) Três dias após a conquista europeia em Nápoles, o FC Porto conseguiu juntar um triunfo na Liga que o Belenenses fez por valorizar. Na estreia do técnico Lito Vidigal, os azuis do Restelo estiveram metade do tempo a jogar com dez, devido a uma expulsão direta (e exagerada) do central João Afonso, mas só caíram a dez minutos do fim – remate certeiro do colombiano Quintero. O FC Porto sobe para 49 pontos, a cinco do Sporting. O Belenenses é último (17). © LUSA

José Mourinho

“A equipa que joga fora na partida da segunda mão tem vantagem, porque um golo pode valer dois. Isso é sempre uma vantagem para a equipa que joga fora. É claro que o PSG é o favorito” Técnico do Chelsea, sobre o duplo confronto nos quartos de final da Liga dos Campeões que os ingleses vão travar contra o Paris Saint-Germain (PSG) de Zlatan Ibrahimovic. GETTY IMAGES

Dose tripla de vitamina G(olo) 3 0 Liga. O Benfica contornou o obstáculo que veio de Coimbra à 24ª jornada e segue em passada larga na procura do título de campeão. Lima bisou e Enzo também se juntou à festa do golo. Sérgio Conceição queixou-se da comunicação social antes do jogo. Lamentou que se tivesse falado da participação do Benfica na Liga Europa, e não da sua equipa, “como se fosse um dado adquirido” que a Académica iria “à Luz perder” por “3-0” ou por “3-1”. E foi com ironia que partilhou o objetivo na viagem a Lisboa: “Vamos tentar não ser goleados.” Mas foi isso mesmo que aconteceu, inclusive pelos tais três golos. O Benfica entra na fase decisiva da época com os índices de confiança a rebentar a escala – chegava ao encontro vindo de seis vitórias seguidas na Liga –, e só demorou dez minutos para fazer o que tinha feito nos últimos 74 jogos na Luz: marcar. Lima foi o autor. Ainda assim, percebeu-se que a sorte protege os audazes: o brasileiro intercetou um alí-

vio de Halliche e viu a bola sair disparada para as redes forasteiras. O Benfica dava cedo o primeiro golpe ao adversário, e não demorou muito até praticamente o deitar ao tapete, novamente por Lima (28m), o primeiro jogador das águias a chegar aos dois dígitos no que toca a golos na Liga – tem agora 11. Dos balneários voltou um Benfica disposto a marcar e gerir pernas, que a época ainda é longa. Conseguiu mais um golo, por Enzo (58m). E da Académica nada haveria a dizer, não fosse Diogo Valente e Marcos Paulo terem aparecido em dois momentos que poderiam ter resultado no golo de honra visitante. Contas feitas, o Benfica retoma os sete pontos de avanço que tinha sobre o Sporting, agora a seis jornaRUI ALEXANDRE COELHO das do fim.

BENFICA

ACADÉMICA

Oblak Sílvio Luisão Garay Siqueira Fejsa Enzo Pérez (Amorim, 75m) Gaitán (Salvio, 64m) Markovic Rodrigo (Cardozo, 73m) Lima T: Jorge Jesus

Ricardo M. Goiano João Real Halliche Djavan F. Alexandre Makelele Marcos Paulo (Magique, 75m) Salvador Agra (Marinho, 61m) Diogo Valente M. Gueye (R. Lopes, 61m) T: S. Conceição

Local: Estádio da Luz, Lisboa Golos: Lima (10m, 28m); Enzo Pérez (58m) Disciplina: Cartões amarelos: Salvador Agra (15m); Marcos Paulo (50m).


15

Surf

“Kikas” e Teresa, os melhores na Caparica Frederico “Kikas” Morais e Teresa Bonvalot foram os vencedores no arranque da Liga Moche 2014, na Costa de Caparica. “Kikas” deu continuidade ao título nacional do ano passado ao bater Marlon Lipke na final do Allianz Caparica Pro, enquanto a jovem Teresa Bonvalot (14 anos) superou Ana Sarmento na decisão feminina.

Triatlo

Bronze para João Silva na Nova Zelândia O português João Silva classificou-se em terceiro lugar na Taça do Mundo de New Plymouth, Nova Zelândia. O triatleta do Benfica cumpriu a sua segunda prova da época, última de preparação para o circuito mundial, em 52m56s. A vitória coube ao espanhol Mario Mola, com 52m30, e o segundo lugar ficou para o seu compatriota Javier Gómez, com 52m33s.

Barça ganha festa do golo Espanha. O Barcelona foi a Madrid derrotar o Real por 4-3, num clássico do futebol espanhol que fez líder o... At. Madrid. Numa noite de gala, Messi foi o protagonista, marcando três golos e assistindo o outro do Barça. CR7, o seu arqui-rival, marcou um. A partida tudo teve de superlativo, a começar pelo primeiro golo, de Iniesta, aos 7m. Reagiu com força o Real e deu a volta com um bis de Benzema (21m; 23m), antes de Messi fazer 2-2 (42m). Apagado, Ronaldo apareceu aos 54m, convertendo uma grande penalidade sobre si cometida. Depois só deu Barça: os catalães aproveitaram dois castigos máximos (64m; 84m) e a expulsão direta de Sérgio Ramos no primeiro deles para ganhar. Messi converteu os penalties. O Barça sobe para 69 pontos, a um de Real e Atlético – vantaR.A.C. gem para os “colchoneros”.

MotoGP. Campeão começa nova época a ganhar O espanhol Marc Márquez (Honda) venceu ontem o Grande Prémio do Catar, na categoria de MotoGP. Na primeira prova da temporada, no circuito de Losail, o campeão em título impôs-se ao italiano a Valentino Rossi (Yamaha) e ao seu conterrâneo Dani Pedrosa (Honda). “Adorei esta disputa com Valentino e espero que haja outras durante esta época”, disse Márquez, 21 anos, que há seis semanas tinha partido o perónio direito. Foi a sua 7.ª vitória na categoria rainha da modalidade.

Moto3

15 Hat-trick do argentino Messi fez a diferença no Santiago Bernabéu contra o Real Madrid de Cristiano Ronaldo. © GETTY IMAGES

milésimos de segundo impediram Miguel Oliveira de terminar no pódio na primeira prova do Mundial de Moto3. O piloto português da Mahindra Racing foi 4º, onde se impôs o australiano Jack Miller, da Honda. PUB


PUB

20140324_pt_lisbon  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you