Issuu on Google+

MÚSICA

Cultura Feira do Livro está de volta à Invicta

Primitive Reason celebram 20 anos pág. 10

Celebridades “Selfie” dos Óscares “simpsonizada” pág. 11 PUB

PORTUGAL quinta-feira 6 março 2014 ano 6, nº 2049 Lisboa 8° | 20°

Porto 5° | 20°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Confirmado: nada voltará a ser como dantes Nacional. Passos confirma, em debate quinzenal crispado, que salários e pensões não voltarão aos valores de 2011 pág. 04 Mundo

Ucrânia. Rússia recusa diálogo com ministro ucraniano interino Diplomacia em Paris esbarra com intransigência russa. Mas o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse após reunião com o seu homólogo russo que há acordo para continuar as conversações. pág. 06

Economia

Uma saída não tão limpa Comissão Europeia coloca contas da Irlanda sob vigilância pág. 09

Sport

Seleção vence e convence Goleada por 5-1 aos Camarões em noite histórica de Ronaldo pág. 14

Cronista

Ana Rita Clara Portugal urge, Portugal é hoje pág. 02

Guarda policial a Mao Tsé-Tung Na praça Tiananmen, Pequim, capital da China, um polícia mantém posição de guarda junto a um retrato do histórico líder comunista, Mao Tsé-Tung, durante a cerimónia de abertura da Assembleia Nacional Popular, realizada ontem sob a liderança do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang. © GETTY IMAGES

PUB


1

JORNAL

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2014

Opinião

Palavras do Sumo Pontífice em entrevista concedida ao jornal italiano Corriere della Sera. GETTY IMAGES

ONLINE

ANA RITA CLARA APRESENTADORA DE TV NA SIC E SIC MULHER PROGRAMA ‘MAIS MULHER’ 2.ª A 5.ª 17H30, SIC MULHER | WWW.FACEBOOK.COM/ANARITACLARAOFICIALTV | ANARITAGRAM

O hoje é português

facebook www.facebook.com/TMZ

E se de repente sermos todos portugueses for motivo de grande orgulho?! E se toda a nossa essência se esquecesse até daqueles momentos em que ridicularizámos a nossa dimensão, em que nos colocámos em segundo ou terceiro lugar como nação?! E nos escondermos atrás de uma insegurança cultural e tendência moderadora histórica?! Esse tempo merece ser transposto para um outro lugar. Para o tempo de esquecimento, em virtude daquilo que o presente nos reserva. Vivemos dias gloriosos, em que Ser Português exibe uma nova dimensão. Não que anteriormente já não a tivéssemos no nosso ADN, mas porque precisávamos de dar rostos e corpos àquilo que encorpora esta nossa grande pátria. E que tem sobretudo a ver com esta coisa da portugalidade, força e capacidade de sacrifício, que nos comanda as batidas do coração. Seja com botas de ouro, as contínuas condecorações criativas a tantos artistas, os lugares mundiais de renome ocupados por sangue nacional, as referências nas áreas da literatura, música, desporto, arquitetura ou até jornalismo, avançamos cada dia um pouco mais além.

E um pouco mais para cima. Elevamos a forma como nos encaram. Como se relacionam e apaixonam por nós. Mariana Van Zeller partiu da sua Cascais e da SIC Notícias onde trabalhava, para uma aventura que sempre a chamou. Dona de uma determinação que só os grandes detêm, partiu para a Columbia University, para continuar uma construção que tinha já definida. Ao terminar o mestrado nesta mesma instituição, como a melhor aluna do seu ano, conseguiu definir a linha de jornalismo de investigação que hoje nos arrepia, nos emociona e nos revela os submundos que existem. Especializada em levar o documental e o olhar cinematográfico para o contar das histórias e o entretenimento, conseguiu criar um estilo único, em que revela os lados obscuros dos temas, provocando reações e chegando até a alterar leis com tamanho calcar nas feridas. Estreou recentemente um programa no National Geographic em que se aventura pelos universos do tráfico humano ou das drogas ilegais. Sonhar, afinal, conduz mesmo a vida. Ou não tivesse sido um poeta português a definir esse mesmo lugar.

“Heidi Klum não tem problemas em mostrar que está apaixonada e passou a noite a beijar o namorado Vito Schnabel, de 27 anos, à frente de todos numa discoteca de Hollywood. O TMZ mostra as fotos.”

twitter @ricky_martin [Ricky Martin] “Se há alguém neste mundo que merece ser feliz... esse alguém és tu!”

vídeo do dia

O mau tempo que se fez sentir nos últimos dias tem feito estragos no litoral. Na praia do Furadouro o cenário foi este... Venha escrever connosco. Entre em facebook.com/metroportugal

Papa Francisco

“Os casos de abusos sexuais são terríveis e deixam cicatrizes profundas. Bento XVI foi muito corajoso e ele abriu um canal. A Igreja neste caminho tem feito muito. Talvez mais do que qualquer um”

02

Boa notícia do dia

Mulher mais velha do mundo faz 116 anos A mulher mais velha do mundo, a japonesa Misao Okawa, celebrou ontem o seu 116º aniversário num lar de Osaka com direito a bolo de aniversário e velas. Descendente de comerciantes de kimonos, vestes tradicionais japonesas, Misao Okawa nasceu a 5 de março de 1898, casou aos 21 anos, em 1919, teve três filhos, quatro netos e seis bisnetos. Questionada sobre mais um aniversário, respondeu que “já eram muitos anos”, revelando que a boa alimentação e descanso são os segredos para ter chegado tão longe na idade. Em 2013 Okawa recebeu um certificado do Livro Guinness dos Recordes confirmando o seu estatuto de mulher mais velha no planeta.

Os arrepiantes despojos da tragédia Foi neste estado de destruição quase absoluta que ficou o autocarro que ontem de manhã, na província de Jilin, na China, se incendiou em pleno andamento enquanto transportava 43 passageiros. Da tragédia resultaram dez mortos e 17 feridos ainda hospitalizados. © GETTY IMAGES


PUB


www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2014

NACIONAL | 04

Valores de 2011 já são passado

“Há uma diferença entre vestir uma cinta e comprimir as despesas ou realmente emagrecer o Estado”, disse Passos Coelho. © TIAGO PETINGA/LUSA

IRS

Desemprego. 425 mil ficam sem subsídio em janeiro O Estado português apenas atribuiu prestações de desemprego a 388 mil desempregados em janeiro, deixando sem apoio mais de 425 mil, segundo dados divulgados ontem pela Segurança Social. De acordo com os últimos dados disponibilizados no site www.seg-social.pt, em janeiro existiam 388.383 beneficiários de prestações de desemprego, mais 13.326 pessoas do que em dezembro (últimos dados disponíveis) e o equivalente a 47,7% do último número total de desempregados contabilizados pelo Eurostat. Os últimos dados divulgados pelo Eurostat contabilizavam, em janeiro de 2014, um total de 814 mil desempregados, com a taxa de desemprego a situar-se nos 15,3% (igual a dezembro).

Passos Coelho respondia ao secretário-geral do PS, António José Seguro, no debate quinzenal na Assembleia da República (AR), que o desafiou a dizer “quais são os cortes que quer passar de provisórios a definitivos”. “Não podemos regressar ao nível salarial de 2011, não podemos regressar ao nível remuneratório das pensões de 2011”, esclareceu. O debate parlamentar de ontem ficou ainda marcado pela saída dos deputados do BE do hemiciclo. Depois de a coordenadora do BE, Catarina Martins, ter dito que a palavra do primeiro-ministro “não vale nada”, e este ter respondido que, sendo assim, a deputada não podia “esperar resposta”, todos os deputados bloquistas abandonaram o hemiciclo, pedindo uma conferência de líderes extraordinária para o final do plenário da tarde ontem, alegando “falta de respostas do primeiro-ministro”. Contudo a reunião acabou por ser recusada pela presidente da AR, Assunção Esteves.

Sinistralidade

Portugueses doaram mais de 9 milhões

Operação Carnaval 2014 regista oito mortos

Na altura de entregar o IRS, existem cada vez mais portugueses a destinar 0,5% do imposto a instituições sociais. “No ano passado, 364 mil agregados (mais 56% que no ano anterior) doaram 9 milhões de euros a entidades de cariz social”, revelou a AMI ao metro. Se todos os contribuintes optassem por dar, poderia atingir-se cerca de 58 milhões.

Oito mortos é o balanço provisório da operação de fiscalização das estradas da GNR “Carnaval 2014”, que decorreu desde a meia-noite de sexta-feira até à de terça. De acordo com os dados rovisórios divulgados ontem pela GNR, na terça-feira, quinto e último dia da operação “Carnaval 2014”, registaram-se 136 acidentes, dos quais resultaram um morto, um ferido grave e 30 feridos ligeiros.

Cancro

Sociedade. O primeiro-ministro, Passos Coelho, recusou ontem estar a negociar com a troika “nas costas dos portugueses”, mas reiterou que considera que o País não pode regressar ao “nível salarial” nem ao “nível remuneratório das pensões” de 2011.

Tempo de espera para operações aumentou

MAI. Manifestação “não é problema de segurança” O Ministro da Administração Interna (MAI) espera que o protesto das forças de segurança de hoje decorra dentro da lei, mas escusa-se a antecipar cenários caso os polícias voltem a subir a escadaria do Parlamento. “Não tenho nenhum problema com o exercício dos direitos dos cidadãos previstos na lei. Não é um problema de segurança”, disse Miguel Macedo.

Eleições. PS “zomba da imagem do País”

Os hospitais operaram, no primeiro semestre de 2013, o maior número de sempre de doentes com cancro (22.447 utentes – mais 2,4% face ao período homólogo). Contudo, registou-se um aumento do tempo de espera pela cirurgia, conclui o relatório da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). CARLOS BARROSO

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP às europeias, Paulo Rangel, acusou ontem o líder do PS de zombar da imagem de Portugal no estrangeiro. Para o número um da Aliança Portugal, António José Seguro, apresentou um retrato falso do País que prejudica os portugueses.


PUB


www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2014

06

Rússia recusa entrar em diálogo Ucrânia. Ministro russo dos Negócios Estrangeiros não se vai encontrar com o homólogo ucraniano Andrii Dechtchitsa.

John Kerry esteve ontem em Paris e falou com o presidente de França, François Hollande, sobre a crise na Ucrânia. © GETTY

No encontro que decorreu ontem em Paris, França, John Kerry, secretário de Estado norte-americano, pediu a Serguei Lavrov para que “haja conversas diretas entre a Rússia e a Ucrânia”, indicou uma fonte diplomática norte-americana. Porém, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros “recusou ver” Andrii Dechtchitsa, disse à AFP a embaixada da Ucrânia em Paris. Não obstante, Kerry anunciou que “há acordo para continuar as conversações com russos e ucranianos” para tentar resolver a crise na Ucrânia. O governo alemão está igualmente apostado numa solução política para a Ucrânia. Mas um porta-voz do

ONU ameaçada A diplomacia ucraniana divulgou que Robert Serry, enviado especial da ONU para a Crimeia, foi ontem retido por homens armados em Simferopol, a capital da república autónoma ucraniana. Um alto responsável da ONU confirmou que Serry foi ameaçado e forçado a regressar ao hotel, mas está bem. “O veículo foi bloqueado em Simferopol por homens armados não identificados”, afirmou à AFP, um porta-voz do Ministério ucraniano dos Negócios Estrangeiros.

executivo alemão disse em Berlim que a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, não colocam de lado sanções contra Moscovo. Os alemães também defendem a criação de um “grupo de contacto internacional” para gerir a crise. Apesar da boa vontade em pacificar a Ucrânia, a situação no terreno continua tensa e ontem à tarde 12 pessoas ficaram feridas em Donetsk, a segunda cidade do país, quando manifestantes pró-russos retomaram o controlo da administração daquela região, que haviam perdido pela manhã. A NATO anunciou que vai rever a cooperação que mantém com a Rússia, uma tentativa de pressionar os russos para que estes mudem o seu comportamento em relação à Ucrânia. Anders Fogh Rasmussen, secretário geral da NATO, afirmou inclusive em Bruxelas que, “por ora, não haverá qualquer encontro civil ou militar com a Rússia”. A terminar, a União Europeia está disposta a assegurar pelo menos 11.000M€ nos próximos dois anos para ajudar o novo governo, garantiu o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. LUÍS CARMO

PUB

Aquecimento é mesmo global A Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos, é apenas um dos 136 locais considerados Património Mundial da UNESCO que serão afetados se as temperaturas e o nível do mar continuarem a subir nos próximos 2.000 anos, avança um estudo da Environmental Research Letters. © GETTY IMAGES


PUB

MUNDO | 07

Na central de Tihange, a uns escassos 80 quilómetros a sudeste de Bruxelas, capital da Bélgica, os ativistas da Greenpeace colocaram duas faixas com a inscrição “Fim”. © EPA

Contra centrais mais velhinhas Nuclear. Greenpeace organizou ontem protestos nas seis centrais nucleares europeias mais antigas da Europa para exigir o seu encerramento, de modo a evitar acidentes. Assim que expirar o prazo de funcionamento das centrais nucleares, estas devem fechar portas, exigiu a organização ecologista, através de comunicado, pedindo aos governos envolvidos que “invistam em alternativa em energias limpas e seguras”. As centrais escolhidas situam-se em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Suíça e Suécia. Dos 151 reatores nucleares que funcionam na Europa, 66 têm mais de 30 anos, 25 mais de 35 anos e sete mais de 40 anos, segundo a Greenpeace. Em França, ativistas da organização não governamental entraram na central de Gravelines e só foram detidos perto da piscina do reator

Israel

SOS Suíça

“Três dos mais velhos reatores nucleares do planeta estão na Suíça. O risco de acidente aumenta a cada dia que passa” Florian Kasser, responsável pela campanha antinuclear da Greenpeace na Suíça.

n.º 6. Na Bélgica, 60 ativistas escalaram a chaminé da central de Tihange e colocaram uma faixa com a inscrição “The End”. Na Suécia e na Suíça os ativistas também entraram nas centrais. Em Espanha e Holanda, os protestos foram no exterior.

Europa GETTY IMAGES

Marinha israelita interceta armas iranianas A marinha israelita intercetou ontem, no Mar Vermelho, um barco que transportava “um carregamento iraniano de armas sofisticadas” alegadamente destinadas a vários grupos armados palestinianos a operar na Faixa de Gaza, anunciou o porta-voz do exército israelita, Peter Lerner. A operação “complexa e secreta” foi levada a cabo nas águas internacionais entre o Sudão e a Eritreia, explicou o porta-voz.

CE quer minérios ‘limpos’ A Comissão Europeia (CE) vai criar um sistema de certificação voluntária que permitirá demonstrar que os “minérios de sangue” provenientes de zonas de conflito não vão beneficiar grupos armados ou milícias.


www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2014

08

Zona Euro cai, subida na UE Europa. Segundo os últimos dados do Eurostat, a economia da Zona Euro caiu 0,5% em 2013 e aumentou 0,1% na UE no mesmo ano. Portugal registou um aumento homólogo do PIB. O Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro caiu 0,5% em 2013, enquanto o da União Europeia (UE) aumentou 0,1%, com Portugal a registar um aumento homólogo de 1,6% no quatro trimestre, revela o Eurostat. De acordo com o gabinete oficial de estatísticas comunitário, no quarto trimestre de 2013, e face ao trimestre imediatamente anterior, a economia dos países da moeda única progrediu 0,3% e cresceu 0,4% ao nível dos 28 Estados-MemPUB

bros da UE. Já na comparação homóloga, isto é, com o quarto trimestre de 2012, o PIB da Zona Euro aumentou 0,5% e cresceu 1,1% na UE. Ao nível dos 28 países da União, os maiores crescimentos do PIB face ao terceiro trimestre de 2013 verificaram-se na Suécia (1,7%), na República Checa (1,6%), na Roménia (1,5%) e na Lituânia e Eslovénia (1,2% cada). As quedas mais significativas couberam a Chipre (-1%), Dinamar-

ca (-0,5%), Finlândia (-0,3%) e Estónia (-0,1%). Em termos comparativos, o Eurostat lembra ainda que o PIB dos Estados Unidos da América aumentou 0,8% no quarto trimestre de 2013, face aos três meses anteriores, e na comparação homóloga AGÊNCIA LUSA cresceu 2,7%.

Em Portugal

+0,5% Em relação a Portugal, o Produto Interno Bruto aumentou 0,5% face ao terceiro trimestre de 2013, verificando-se, assim, um aumento de 1,6% em termos homólogos.

Estradas de Portugal

Lucro caiu para os 15 milhões em 2013 A Estradas de Portugal registou um lucro de 15M€ em 2013, abaixo dos 37M€ observados em 2012, anunciou o presidente da empresa. Na conferência de apresentação dos resultados de 2013, em Almada, António Ramalho salientou o lucro “marginalmente positivo”, salientando ser um “valor significativamente inferior ao do ano anterior”.

Dinheiro

Multimilionária mais jovem é chinesa Uma jovem de Hong Kong, com 24 anos, é a multimilionária mais nova a figurar na lista dos super-ricos, elaborada pela Forbes, destronando o cofundador do Facebook, Dustin Moskovitz. Perenna Kei é licenciada pela Universidade de Londres, mora em Hong Kong, e tem uma fortuna avaliada em 1,3 mil milhões de dólares, escreve a revista Forbes.


ECONOMIA | 09

O dia a dia dos mercados Petróleo

$107.76 (-1.40%)

Euribor 6m

0,386 (-0,001%)

Psi-20

7.417,50 (+0,65%)

Dublin sob vigilância Irlanda. CE considera que “desequilíbrios macroeconómicos” remanescentes na economia local “requerem monitorização”.

Euro para: Dólar 1,373; Libra 0,821; Real 3,183

Portugal

Investidor privado “local” compra dívida pública Portugal vendeu 1,267 mil milhões de euros de dívida com maturidade a oito anos e meio junto de um investidor privado “local”, com uma taxa de juro de 4,6%, disse ontem o presidente do IGCP à Bloomberg. João Moreira Rato afirmou que a dívida colocada, que foi posta no mercado no mês passado, vence em outubro de 2022.

A Comissão Europeia (CE) colocou ontem a Irlanda sob vigilância reforçada devido a desequilíbrios macroeconómicos excessivos verificados no país, que acabou de sair do programa de assistência da troika. Além da Irlanda, outros 16 Estados-Membros foram visados por Bruxelas – Portugal, por ainda estar sob o programa de assistência da troika (Comissão Europeia, BCE e FMI), foi excluído deste exercício. A “Comissão Barroso” vai avançar com um acompanhamento específico das políticas aplicadas em Dublin e reportará regularmente aos ministros das Finanças da UE e da Zona Euro (Eurogrupo).

Ao que parece, a tal “saída à irlandesa”, sem programa cautelar, está a ser bem mais acidentada do que o esperado. © GETTY IMAGES

Mercado Puro

A nova agricultura FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF

A boa notícia refere que o setor agrícola exporta agora mais, cimentando-se como um setor preponderante para as contas da balança comercial. A má notícia é que o faz empregando menos mão de obra do que fazia há uns anos. O abandono da atividade agrícola e o consequente desinvestimento no setor a que se assistiu durante décadas, mais evidente após a nossa entrada na CEE, teve como consequência um desenvolvimento tecnológico ténue ou quase inexistente. Naturalmente que quando esse mesmo investimento reapareceu incidiu no recurso a tecnologias que permitissem ganhos de produtividade e eficiência, o que é o mesmo que dizer maior mecanização e menor recurso a trabalho humano.

PUB


2

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2014

10

CULTO

Abel Beja (frente e esquerda) e Guillermo de Llera (frente e direita) são os elementos mais antigos de um coletivo que começou em 1993. © DR

Ócio Criativo com...

Reunião de três gerações de fãs Miguel Ribeiro, guitarrista dos The Gift DR

Um disco: “‘Push The Sky Away’, de Nick Cave. Este é o músico que mais admiro desde a minha adolescência até aos dias de hoje. Este é mais um disco cheio de grandes canções e sempre com aquela magnífica voz.”

Um livro: “‘Just Kids’ de Patti Smith. É uma magnífica história que relata a amizade entre Patti e Robert Mapplethorpe. É também um testemunho de uma geração que marcou o mundo da música para sempre.”

Um filme: “‘La Grande Bellezza’, de Paolo Sorrentino. O filme mais maravilhoso que vi ultimamente, recomendo vivamente!”

Música. Não se deixem enganar: os Primitive Reason estão vivos e bem vivos. Aliás, celebram, hoje à noite, com os fãs, 20 anos de carreira e álbuns verdadeiramente ecléticos. “No outro dia estava num concerto confortáveis, mas a tal liberdade e veio um tipo ter comigo. Disse-me: não se ficou só pela música: os Pri‘Eia, julgava que tinhas morrido!’ mitive Reason já conheceram várias Mas não morri, como podes ver”, formações. “Somos quase um coletidiz-nos, a sorrir, Guillermo de Llera, vo em que podem entrar e sair livrevocalista e compositor dos Primitive mente qualquer pessoa”, diz GuillerReason. Mas sim, confirmamos que mo, que se assume como “a fonte Guillermo está ‘vivinho da silva’. Tal criativa do grupo” e que, juntamencomo a banda, que em 2013 editou te com o guitarrista Abel Beja, deter“Power To The People”, o sexto mina “para que lado pode ir a de uma discografia que criatividade da banda”. começou em 1996 com Foi com esse marco Hoje, “Alternative Prison”, um de exploração musical às 21h30, que nasceram discos disco que quebrou cânono Cinema como “Tips & Shortcuts” nes na música nacional, por “misturar o que não São Jorge ou “The Firescroll”; e canera misturável – como o ções como “Seven-Fingerock e o reggae”, recorda o red Friend”, “Hipócrita”, vocalista. “Parecia uma loucura “Kindian”, “Bobo Grey” e “El Capara muitos, mas quando o fizemos ballero De La Triste Figura”. Temas verificou-se que funcionava como que, por certo, serão ouvidos hoje um conceito musical.” à noite no Cinema São Jorge, num Mas não foi só em 1996. O registo concerto de celebração de 20 anos de liberdade musical é apanágio de de carreira. “Haverá temas que não um grupo de amigos que cresceu tocamos há mais de dez anos em Cascais. Rock, dub, reggae, ska, e outros que nem nunca tocámos tribal, metal ou o hip hop sempre ao vivo”, revela Abel Beja. Conte-se, foram géneros em que se sentiam também, com convidados. Amigos

que regressam, por uma noite, a uma casa que conhecem bem: James Beja, baixista de 2000 a 2009, e Mark Cain, saxofonista original da banda. “A ideia de convidados também nos dá a ideia para experimentar algumas músicas. O ‘Some of Us’ tinha vários convidados na voz e, se calhar, com outra gente poderemos experimentar fazer coisas que nunca fizemos ao vivo.” Depois de 20 anos, os Primitive Reason chegam “a três gerações” – “podemos até ter na plateia pais e filhos!”, lembra Guillermo. Um novo fôlego para o que virá: o grupo sabe que os tempos mudaram e hoje já não basta editar discos de dois em dois anos. “Com a música digital, é preciso mais!” E nos dias de hoje, “o estilo de música” que alimenta os Primitive Reason, “volta BRUNO MARTINS a fazer sentindo”.

Concerto

“Haverá temas que não tocamos há mais de dez anos e outros que nem nunca tocámos ao vivo. Os convidados permitem experimentar outras músicas”


11

Câmara assume feira Porto. A autarquia da Invicta assumiu-se como responsável pela organização da Feira do Livro do Porto. O evento irá acontecer nos Jardins do Palácio de Cristal, em setembro. O anúncio foi feito ontem à tarde, num comunicado enviado às redações: a Feira do Livro foi marcada para acontecer entre os dias 5 e 21 de setembro e vai contar com a “programação cultural e apoio da Biblioteca Almeida Garrett”. No entanto, será a Câmara Municipal do Porto (CMP) a entidade organizadora “do certame, que estará pela primeira vez aberto à participação de todos, desde as livrarias aos alfarrabistas, passando pelos editores e associações e cooperativas do setor.” “Em mais de 80 anos, esta será a primeira vez que a CMP chama a si a organização total da Feira do Livro do Porto, abrindo espaço à participação de todos em condições vantajosas para os participantes e, sobretudo, para os destinatários finais da feira: os leitores. A promoção da leitura será o maior objetivo do certame, que terá no livro o seu protagonista”, lê-se no comunicado. Desta forma, confirma-se a ausência da

APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (que organiza a Feira do Livro de Lisboa), que era quem também promovia a iniciativa a norte. O diferendo entre a autarquia e a APEL quanto aos custos da feira levou a este desfecho. “A decisão foi tomada depois de terem sido ponderados vários cenários e de ter sido afastada a hipótese de se regressar ao modelo em vigor até 2012, tendo ficado decidido avançar já em 2014 com um modelo que será adotado no futuro, com ganhos de competitividade para os participantes e de autonomia para a cidade do Porto”, informa a autarquia. Quanto às datas do evento, o gabinete de comunicação da CMP explica que “resulta da avaliação feita relativamente à recetividade dos públicos”, salientando a importância de realizar a Feira do Livro por alturas do “início do ano letivo”.

Todos querem aparecer na “selfie” Até Homer Simpson. É o que mostra o desenho feito e divulgado por Matt Groening, criador da série televisiva. Esta é a mais recente febre “viral” das redes sociais: até já existem aplicações que permitem que você, caro leitor, também faça parte deste icónico registo fotográfico. © DR

Festival

Panda Bear e Erlend Øye no Super Bock Super Rock O projeto a solo de Panda Bear, músico dos Animal Collective, e Erlend Øye, dos Kings of Convenience, são os mais recentes nomes confirmados para o cartaz do Super Bock Super Rock (SBSR). Os espetáculos foram marcados para o dia 17 de julho. O SBSR regressa à Herdade do Cabeço da Flauta entre os dias 17 e 18 de julho.

Iniciativa

Fado solidário pela Casa dos Rapazes Marta Pereira da Costa, intérprete de guitarra portuguesa, é a “protagonista” do espetáculo de solidariedade a favor da Casa dos Rapazes, que se realiza sábado, às 21h30, no Auditório da Senhora da Boa Nova, no Estoril. No espetáculo participam os fadistas Ana Laíns, Rodrigo Costa Félix e Carlos Leitão. No final do espetáculo realiza-se “um leilão solidário”.

Letras. Casa de Pessoa recebe Calcanhotto A cantora Adriana Calcanhotto dormiu, nesta última noite, na Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique, no quarto que foi o do poeta nos 15 últimos anos da sua vida. Agora, a cantora e compositora “escreverá sobre a experiência”. Mais tarde, será editado um livro com textos de Calcanhotto e nomes como João Gilberto Noll, Valter Hugo Mãe, Jacinto Lucas Pires ou Lauren Mendinueta.

A Casa Fernando Pessoa não anunciou a data para a edição do livro. © MANUEL MOREIRA PUB


PEQUENOS ANÚNCIOS

Problemas Bancários? A Multicredit it ANÁLISE GRÁTIS tem a Solução ão o ideal para si!!

MULTICREDIT

www.lxmulticredit.com

210937078 211 310 381 911 085 507 968 851 452 915940825

Faça o seu Crédito: • Empresarial • Habitação EX: 5.000€ - 100,47 em 60M total 6,628€ Taxa de Juro 11,25 TAEG 17,9 • Pessoal EMPRESA REGISTADA PARA O DEVIDO EFEITO

CRÉDITOS

MEDI FINANCE A GARANTIA DO SEU CRÉDITO… RESPOSTA NA HORA!!!

COM/SEM PROBLEMAS BANCÁRIOS EMPRESA REGISTADA / ANÁLISES GRATUITAS

geral.medifinance@sapo.pt 213 150 620 / 962 491 939 / 915 789 254 Ex: 5000€ = 63,61€ - 120 meses TAEG: 13,5% - Taxa Juro: 8,75% = 7.633,20€ Med. Indep. Cred. Concedido p/ Entidades Autoriz.


www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2014

Ficha técnica

Correio do leitor

Metro Portugal Arruamento B à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €50.000,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária Distribuição Gratuita Impressão Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A. Rua Consiglieri Pedroso 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo. DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Diretora Adjunta Ana Silveira Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Andreia Carolino, Fátima Guerreiro, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Tiago Medeiros, Gabriela Raposo Tel. 22 532 23 09 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves MARKETING João Aleixo, Elizabeth Shipeio Passatempos Marta Tavares (info@clubedepassatempos.pt) Ativações e Eventos João Aleixo (coordenador) Joana Gil, Rita Costa CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves, Túlio Vasco Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.

Cimeira Mundial do Mar O senhor Presidente da República, na Cimeira Mundial do Mar, que decorreu nos Estados Unidos da América, defendeu uma nova governação integrada dos oceanos, o que contraria frontalmente com as práticas de incúria de muitos dos seus governos em que esteve e está metido, acabando com todas as indústrias ligadas ao mar – o nosso secular “Mare Nostrum”. Só espero que, depois dos graves prejuízos causados pelos temporais nas zonas ribeirinhas e marítimas, chama a si, com uma equipa de bons técnicos (que os há), a resolução de toda a orla marítima, não com obras que só duram até ao inverno seguinte. Aconselho-o, pois, que mande os seus técnicos consultar as tecnologias holandesas de estanque de águas salgadas, dado que os seus diques não rebentam todos os anos.

LAZER | 13

“Mash up” de celebridades

JOSÉ AMARAL, V. N. GAIA

As cartas dos leitores devem ser enviadas para Metro/Arruamento B à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA, ou por e-mail para: leitores@metroportugal.com. As opiniões desta página não vinculam as do METRO nem traduzem a opinião do jornal. O METRO reserva-se o direito de editar as cartas que não devem exceder os 400 caracteres..

Horizontais: 1. Assuada. Perfurar. 2. Infeliz, tacanho.

Palavras cruzadas

Terreiro. 3. Base aérea portuguesa. A voz própria do burro. 4. Massa de cera, pez e sebo para encerar fio. Designa dor, admiração, repugnância (interj.). 5. O espaço aéreo. Detestável. 6. Relativo ao campo ou à vida campestre. Pernas ou muletas de madeira, com um estribo ou ressalto para apoiar os pés. 7. Desejavam. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, providência, etc. (prep.). 8. Imposto Automóvel (abrev.). Represa. 9. Presentemente. Aquilo que prejudica ou se opõe ao bem. 10. Leste. Conteúdo de um odre. 11. Atadura. Ter tonturas.

Verticais: 1. Patrão. Espécie de nó com que se amarra provisoriamente um cabo. 2. Grande cântaro para conter líquidos. Alguma. Sétima nota da escala musical. 3. Designa admiração, cansaço (interj.). Altar cristão. Fruto da ateira. 4. O p grego. Doença das plantas gramíneas. 5. Dez mais um. Nó que se desata facilmente. 6. Riqueza (fig.). Parede. 7. Grupo de pessoas em círculo. Gratuito. 8. Bolinha de vidro, de pedra ou de metal para jogo de crianças. Graceja. 9. Curso de água natural. Composição poética de assunto elevado e destinada ao canto. Imensidade (fig.). 10. Caminhar. Serve-se de. Entidade fantástica dotada de poder sobrenatural. 11. Esplendoroso. Pátria.

•••••

Solução cruzadas Horizontais: 1. Apupo, Abrir. 2. Mofino, Eira. 3. Ota, Zurro. 4. Cerol, Ui. 5. Ar, Odioso. 6. Rural, Andas. 7. Amavam, De. 8. IA, Açude. 9. Agora, Mal. 10. Este, Odrada. 11. Liame, Oirar. Verticais: 1. Amo, Trainel. 2. Pote, Uma, Si. 3. Ufa, Ara, Ata. 4. Pi, Cravagem. 5. Onze, Laço. 6. Ouro, Muro. 7. Roda, Dado. 8. Berlinde, Ri. 9. Rio, Ode, Mar. 10. Ir, Usa, Fada. 11. Radioso, Lar.

Sudoku

Solução sudoku

Fotografia em recortes

Artista junta caras de famosos numa só foto Marc Ghali tem olho para ver semelhanças entre celebridades. Na sua série “Then and Now” (“Antes e Agora”), o designer de Toronto junta caras de celebridades para criar uma só expressão. Ghali junta a Princesa Diana a Kate Middleton, Malcolm X a Barack Obama, James Dean a Brad Pitt e Diana Ross a Rihanna.

60 segundos MARC GHALI designer freelance

“Como um puzzle por resolver” O que o inspirou? Tenho uma biblioteca de inúmeras imagens e inspiro-me nelas todos os dias. Muitas delas dão-me ideias para trabalhos futuros. Como decidiu que celebridades “casar” com quem? Pensei nas semelhanças físicas, mas também

no contexto histórico dos intervenientes. São criadas camadas na imagem de forma a dar mais profundidade, que é o que vemos. Esteticamente, como descreveria as suas fotos? Usaria uma só palavra: justaposição. Deve ter demorado bastante tempo para encontrar celebridades e composições que se parecessem... Levei horas de pesquisa, ponderação e erro. Foi como um puzzle por resolver. Tinha várias ideias de como as peças ficariam juntas, mas às vezes era difícil. Alguma imagem favorita? Criei muitas mais imagens, mas tenho um top 6. É muito difícil escolher só uma pois acho que a série como um todo ajuda a criar a sensação de ilusão. Estas fotos sugerem que estas duplas partilham traços de personalidade... Para o melhor e para o pior, há a tendência de comparar figuras públicas umas com as outras – na música, desporto, entretenimento e política. Será sempre assim. ANTHONY JOHNSTON/MWN MARC GHALI (BEHANCE.NET/MARCGHALI)


3

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2014

14

Jogos de Inverno de Sochi 2014, versão paralímpica Atleta da equipa de hóquei sobre trenó da seleção do Canadá, Brad Bowden, prepara-se para o torneio olímpico daquela modalidade, uma das cinco que integram os Jogos Paralímpicos de Inverno, em Sochi, Rússia. Encerrados os Jogos Olímpicos de Inverno, os atletas paralímpicos começam a entrar amanhã em ação, de novo naquela cidade russa. A 11ª edição do evento, primeira a realizar-se na Rússia, termina no próximo dia 16 de março. © GETTY IMAGES

SPORT

José Mourinho

“Antes, os jogadores procuravam ganhar dinheiro com a sua carreira e só depois ser ricos, mas agora as pessoas que os rodeiam querem que sejam ricos antes de celebrar o primeiro contrato ou jogar nas grandes competições” Palavras do treinador português em entrevista à edição britânica da revista masculina Esquire. GETTY IMAGES

Assim é ir de peito feito para o Brasil 5 1 Seleção. No jogo de todas as experiências, Portugal goleou os Camarões. Sob os holofotes, o capitão, CR7, que bisou e já é o máximo goleador da história da Seleção, com 49 golos. Mais: além de ter deixado para trás Pedro Pauleta (47 golos), Cristiano Ronaldo somou a 110.ª internacionalização por Portugal, igualando Fernando Couto. Agora, no que toca a jogos feitos pelo seu país, já só fica a dever a Figo (127). Cheirou a novo, e bem, o encontro no lotado Municipal de Leiria. Sobre o relvado começou por evoluir uma equipa disposta num 4-4-2 em losango, um modelo tático que nunca foi prioritário na era Bento, apenas de recurso, e que incluía gente jovem que quer e pode ser o futuro imediato da Seleção. Ivan Cavaleiro e Rafa estrearam-se de forma absoluta. Mostraram argumentos. Destaque para o benfiquista, que cresceu com o jogo e deu o 3-1 a Coentrão antes de sair. Em foco, igualmente, a estreia a titular de

William Carvalho, que jogou à frente da defesa Nacional com o mesmo à vontade e categoria que apresenta no Sporting. Veloso que se cuide. Durante esse período com dois avançados, Cristiano fez o 1-0, num remate cruzado, mas Aboubakar empatou antes do intervalo. Nessa altura já Portugal se perdia em campo, pelo que foi sem surpresa que o regresso dos balneários se deu com a equipa de novo arrumada em 4-3-3. E ainda bem, diga-se, pois foi assim, jogando como melhor sabe, que a Seleção construiu a maior goleada desde novembro de 2011, quando despachou a Bósnia por 6-2, na Luz, no play-off para o Euro 2012. Marcadores na segunda parte: Meireles (2-1), Coentrão (3-1), novamente Ronaldo (4-1) e Edinho (5-1). Leiria viu. Leiria gostou. RUI ALEXANDRE COELHO

PORTUGAL

CAMARÕES

Beto (Eduardo, 46) João Pereira Rolando Luís Neto F. Coentrão William C. (Veloso, 75) R. Meireles J. Moutinho Rafa (Edinho, 46) (Antunes, 81) C. Ronado (Josué, 86) Ivan Cavaleiro (Varela, 69) T: Paulo Bento

Itandje (Assembé, 46) Nyom Chedjou Nkoulou (Kana-Biyik, 46) Assou Ekotto Eyong Song Makoun (Matip, 71) Aboubakar (Bedimo, 61) Eto’o C. Mating T: Volker Finke

Local: Estádio Municipal de Leiria; Golos: C. Ronaldo (21m, 83m), Aboubakar (42m), Meireles (65m), Coentrão (66m), Edinho (76m); Disciplina: Cartões amarelos: Coentrão (34m); Song (34m).


15

Esqui

Queda vai deixar russa de 23 anos paralisada A esquiadora Maria Komissarova, vítima de uma fratura na coluna quando treinava nos Jogos de Sochi, vai ficar paralisada da cintura para baixo, anunciou a Federação Russa de Freestyle (FFR). “Dada a gravidade da lesão, as funções da coluna não regeneram”, disse a FFR em comunicado, citando os especialistas da clínica que operou a russa de 23 anos.

NBA

Houston Rockets vencem Miami Heat (106-103) Os Houston Rockets obtiveram a vitória mais sonante na fase regular desta época ao baterem os bicampeões em título Miami Heat, no Texas (106-103). Dwight Howard esteve em foco nos Rockets, registando o seu 40º duplo-duplo da época (22 pontos, 16 ressaltos). Nos Heat, “King” James ficou abaixo da sua média (27,4 pontos), com 22 pontos.

Fonseca “out”, Silva “in”? FC Porto. Nove meses depois de ter chegado ao FC Porto, fruto de um trajeto meteórico, Paulo Fonseca sai pela porta pequena. O anúncio foi ontem oficializado, curiosamente no dia em que Fonseca fez 41 anos. Luís Castro, técnico dos “B”, irá liderar os “A” no jogo em casa com o Arouca de domingo, para a Liga; depois, avança o Correio da Manhã, vai passar a “cadeira de sonho” ao técnico do Estoril, Marco Silva, depois da visita dos “canarinhos” à Luz... no mesmo dia. Paulo Fonseca assinou pelo FC Porto em junho, após conduzir o Paços de Ferreira à sua melhor Liga (3.º lugar) e ao play-off da Champions. Começou bem, com a conquista da Supertaça, mas foi perdendo crédito no tribunal do Dragão, sobretudo devido a um trajeto errante na Liga: o FC Porto é terceiro, a 4 pontos do Sporting e a 9 do líder Benfica. R.A.C.

Sub-21. Portugal vence Macedónia e mantém pleno Cinco em cinco: a seleção portuguesesa de sub-21 recebeu e venceu a Macedónia, por 2-0, e manteve o pleno de vitórias no topo do Grupo 8 de apuramento para o Euro 2015, com 15 pontos, mais seis do que Israel. Bernardo Silva, aos 50m, e Ricardo Esgaio, de grande penalidade, aos 59m, foram os autores dos dois golos nacionais. E a vantagem final até poderia ter sido mais dilatada, caso Gonçalo Paciência não tivesse desperdiçado novo castigo máximo, já com 2-0 no marcador.

Azarado

35 Quarto jogo seguido sem vencer – empate em Guimarães – foi a gota de água: de tanto tremer Paulo Fonseca caíu. © LUÍS VIEIRA

min estavam decorridos quando, em dia de estreia nos sub-21, Carlos Mané saiu lesionado, com um problema na perna esquerda. Para o lugar do atacante do Sporting de 19 anos entrou o portista Ricardo, de 20 anos. PUB


PUB


20140306_pt_lisbon