Page 1

PUB

PORTUGAL segunda-feira 6 janeiro 2014 ano 6, nº 2008 Lisboa 13° | 15°

Porto 11° | 14°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

DR

Eusébio da Silva Ferreira 1942-2014 pág. 14

Nacional

Saúde. Novo ano traz propensão à depressão e até ao suicídio Apatia e introspeção, aliadas a resoluções, exercícios de reflexão e balanço de final de ano, despertam emoções negativas. Número de suicídios duplica em todo o mundo durante este período. pág. 03

Economia

Culto

Decisão dos duodécimos

2014 celebra o cavaquinho

Trabalhadores do privado têm até hoje para escolher subsídios pág. 05

Livro/CD “Cavaquinho.pt”, de Júlio Pereira, assinala ano pág. 09

Mundo

Plus

Tentar recuperar o controlo

Balanço positivo

Governo do Iraque ataca cidades nas mãos da Al-Qaeda pág. 06

Krav Maga há dez anos em Portugal contra todos os ataques pág. 12

PUB


1

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

02

Será uma paisagem de terra ou de mar? Palouse, Washington

JORNAL

Uma quinta que parece ondular Uma foto panorâmica de campos de trigo parece uma imagem de suaves ondas no meio de um oceano, com o sol a espreitar por trás. Os únicos sinais que “denunciam” este cenário são as árvores isoladas e as estradas. Esta fantástica imagem do fotógrafo norte-americano Rob Etzel foi tirada em Palouse, Washington, EUA.

“Azul nos campos de trigo”

Papa Francisco

“O objetivo principal será o de comemorar o histórico encontro entre o Papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras (de Constantinopla), que teve lugar exatamente a 5 de janeiro, de há 50 anos” O Papa Francisco anunciou ontem que viajará à Terra Santa entre 24 e 26 de maio, numa peregrinação que o levará a Belém, Jerusalém e também a Amã, capital da Jordânia. GETTY IMAGES

ROB ETZEL/SOLENT NEWS

twitter

ONLINE

Boa notícia do dia

@SarahKSilverman “A única coisa que quero que esteja escrita na minha lápide é: ‘tenho frio’.”

facebook facebook.com/e!news “Parece que Miley Cyrus está a começar o novo ano com um novo homem na sua vida. A cantora foi vista ‘aos amassos’ com a estrela de ‘Twilight’, Kellan Lutz, numa discoteca de Las Vegas antes da noite de Ano Novo”.

ROB ETZEL Técnico de software de computador Como é que conseguiu captar esta paisagem com aspeto de onda? Trata-se de quando e como tirei a foto. Tive que caminhar para cima e através campos de trigo da altura da cintura para obter um ponto de vista perfeito. De manhã, o orvalho e a água da irrigação criam um esverdeado quase azul pelos campos de trigo. E as colinas ao fundo não são altas, por isso em apenas um minuto podemos ficar com sombras. O que torna esta paisagem boa para fotografia? O terreno único, pontos de vista espetaculares, tempo regra geral previsível. Steptoe Butte, a colina onde tirei esta foto, oferece uma perspetiva única. Sem ela, só teria tirado esta foto de avião. MWN

vídeo do dia

Veja alguns dos melhores golos, jogadas e momentos da carreira de Eusébio, o “Pantera Negra”. Venha escrever connosco. Entre em facebook.com/metroportugal

Produtos regionais com chocolate belga Uma família do Algarve criou uma empresa de produção artesanal de bombons, que junta produtos regionais, como o figo e a laranja, com chocolate belga e, além de abastecer o mercado nacional, já exporta para a Alemanha. Um casal e duas filhas produzem a partir da sua residência, em Loulé, “latinhas com (10 a 12) bombons especiais – chocofigo”, à base de figo seco algarvio e chocolate belga. Casca de laranja, amêndoa, farinha de alfarroba, aguardente de medronho são outros produtos típicos do Algarve que a família Guerreiro está a aproveitar para valorizar, juntando-lhes o mais famoso chocolate do mundo.


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

03

Novo ano, nova depressão Saúde. A chegada de um novo ano pode despertar emoções caraterísticas de depressão, avança o Centro de Terapias Chinesas ao metro. É também o período de mais casos de suicídio. O novo ano, aliado “às típicas resoluções e exercícios de balanço reflexivo, tende a dispor o ser humano num estado de maior apatia e introspeção que, aliado ao clima instável e frio que se faz sentir, desperta emoções caraterísticas de depressão”, diz o Centro de Terapias Chinesas ao metro. Segundo um estudo recente da Universidade de Yale, o início do ano é o período em que os suicídios duplicam em todo o mundo, “dados alarmantes para Portugal, que detém o maior crescimento do fenómeno nos últimos 15 anos, em toda a Europa”, revela o comunicado. “Os números, reveladores da ineficácia de um consumo de fármacos antidepressivos também galopante no País, são explicados por diversos fatores, como crise, solidão, insegurança, perdas de entes queridos, memórias de infância e falta de convívios familiares agradáveis, em especial destaP.T. que nesta época”, lê-se.

Linha Saúde 24

No Centro de Terapias Chinesas, que conta com 20 anos em Portugal, uma das abordagens e aquela que, frequentemente, apresenta uma elevada taxa de sucesso, é a acupunctura. © GETTY IMAGES

Efeitos da crise As neuroses e fobias são também comuns nesta altura, e os tratamentos invasivos e com recurso a químicos nem sempre apresentam as taxas de sucesso esperadas, revela a Medicina Tradicional Chinesa.

Palácio de Belém

“Estamos a falar de um nível de stress muito grande que, tendo em conta a atual conjuntura socioeconómica, atinge o expoente máximo no Natal, quanto mais não seja pelos gastos inerentes ao período festivo”, diz Wengian Chen, mentora do Centro de Terapias Chinesas.

Eco Radar

Ruído, um problema invisível SARA CAMPOS SARACAMPOS@QUERCUS.PT

Poucos falam dele e quase ninguém está a par das suas consequências. O ruído é provavelmente o problema ambiental mais esquecido nas cidades portuguesas. Sejam de grande ou pequena dimensão, a verdade é que podem ver a qualidade de vida e a saúde dos seus residentes gravemente prejudicadas. Na Europa, estima-se que ocorram anualmente 50.000 mortes prematuras devido a ataques cardíacos provocados pela exposição ao ruído e ainda 245.000 casos anuais de doenças cardiovasculares. O principal culpado é o tráfego rodoviário, ao qual se juntam outros transportes, como os aviões, e fontes fixas como os estabelecimentos noturnos. Daí a importância de serem estabelecidos Planos de Ação de Ruído, por parte das autarquias, de modo a identificar medidas para minimizar este problema, em particular nas zonas em que os valores legais estão a ser ultrapassados. Entre elas pode estar a gestão do tráfego urbano, o controlo e a limitação de velocidade ou ainda o reforço e isolamento de fachadas. Está em consulta pública até dia 28 o Plano de Ação de Ruído de Lisboa, no qual é importante a participação de todos. Saiba como em www.cm-lisboa.pt.

Condições marítimas

Funcionários: balanço positivo da paragem

Ronaldo condecorado pelo Chefe de Estado

Passageiros do paquete já podem ir para terra

Os funcionários da Linha Saúde 24 afirmaram ontem que a paragem do serviço durante 24 horas sábado teve uma “adesão irrefutavelmente expressiva” e causou uma “perturbação severa no funcionamento do serviço”, sendo o balanço positivo. “Mostrámos que mesmo votados ao esquecimento do Ministério da Saúde e da Direção Geral de Saúde, e à incompreensível lentidão processual da Autoridade das Condições de Trabalho, não baixamos os braços perante os despedimentos sumários e ameaças constantes”, afirmam.

O Presidente da República vai condecorar amanhã o capitão da seleção nacional de futebol, Cristiano Ronaldo, “um símbolo de Portugal em todo o mundo”. Cavaco vai atribuir a Ronaldo o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Os cerca de 400 passageiros do paquete Funchal que estavam retidos ao largo do Algarve desde sábado começaram ontem a sair da embarcação, depois da chegada a Portimão do rebocador vindo de Setúbal, disse fonte oficial. Os passageiros que regressavam da passagem de ano na Madeira para Lisboa ficaram retidos entre a baía de Lagos e Portimão, porque as condições marítimas não permitiram à embarcação seguir para Lisboa e porque não havia um rebocador baseado no Algarve que auxiliasse na manobra.

Lisboa. Dois meses de trânsito ‘cortado’ na Segunda Circular O trânsito vai estar condicionado na Segunda Circular, em Lisboa, no troço entre o Eixo Norte-Sul e a Estrada da Luz, durante cerca de dois meses. Segundo a Câmara de Lisboa, os condicionamentos devem-se à construção de uma ponte pedociclável sobre a via. Até meados de março, será feito o corte naquele troço, de uma das três faixas de rodagem, em cada um dos sentidos. Entre 12 e 19 de janeiro, sempre entre as 22h00 e as 05h30, será feito o corte total da circulação, em ambos os sentidos.


NACIONAL | 04

Em reunião com os governos PS. Seguro quer voltar aos mercados “de forma limpa” O secretário-geral do PS defendeu ontem que Portugal, à semelhança da Irlanda, deve “regressar aos mercados de forma limpa” e sem mais apoios externos. “O PS defende que Portugal regresse aos mercados de forma limpa, isto é, sem necessitar de apoio”, reiterou António José Seguro, em Coimbra. O líder socialista intervinha no encerramento da assembleia geral da Associação Nacional de Autarcas Socialistas, para cuja liderança foi eleito José Luís Carneiro, presidente da Câmara de Baião e da Federação do Porto do PS.

Avaliação. Eurodeputados estarão hoje e amanhã em Lisboa para avaliarem a troika. Diogo Feio, Elisa Ferreira, Ana Gomes, José Manuel Fernandes e Marisa Matias na delegação. Os eurodeputados encontram-se nestes dias com o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, para destacar algumas figuras. Hoje, os eurodeputados reúnem com o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, com o ex-ministro da Economia, Vieira da Silva, com o ex-ministro da Presidência, Silva Pereira, com a Comissão Permanente de Concertação Social, com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas. Amanhã, as reuniões são com a

ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, com o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, e com membros das comissões parlamentares dos Assuntos Europeus, do Orçamento, Finanças e Administração Pública. Recorde-se que os eurodeputados da Comissão de Assuntos Económicos fiscalizam o trabalho da troika nos países sob assistência financeira. Na delegação de nove eurodeputados estão os portugueses Diogo Feio (CDS-PP), Elisa Ferreira (PS), Ana Gomes (PS), José Manuel Fernandes (PSD) e Marisa Matias (BE).

Périplo Os eurodeputados visitam depois os outros países que solicitaram assistência à troika. • Os eurodeputados da comissão investigam o trabalho da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) nos países que solicitaram assistência financeira. • Depois de Portugal visitam a Grécia (onde estarão a 8 e 9 de janeiro), Chipre (10 e 11 de janeiro) e a Irlanda (16 e 17 de janeiro), • A Irlanda, 16 e 17 de janeiro, foi o primeiro país a sair do respetivo programa de assistência económica e financeira.

Fim da greve dos cantoneiros A greve dos cantoneiros de Lisboa, que durava desde o dia 24 de dezembro, em protesto contra a transferência de competências da câmara para as juntas de freguesia, terminou ontem à meia-noite. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, Vítor Reis, considerou que a greve “foi de encontro às expetativas” e “demonstrou a importância” que aquele serviço tem para a cidade. Agora, a câmara quer normalizar a situação o mais depressa possível. © LUSA


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

ECONOMIA | 05

Em 2013 a maioria dos trabalhadores optou por manter o pagamento dos subsídios de férias e de Natal por inteiro e, segundo informações patronais e sindicais, o mesmo deverá acontecer este ano. © ???????????’

Último dia para decidir duodécimos Trabalho. Os trabalhadores do privado têm até hoje para decidir se preferem receber os subsídios por inteiro ou receber metade em duodécimos e o restante antes das férias e do Natal. À semelhança do que aconteceu no ano passado, este ano mantém-se em vigor, por via do Orçamento do Estado para 2014, a lei que prevê que as empresas privadas paguem aos trabalhadores metade dos subsídios de Natal e de férias ao longo

dos 12 meses do ano. Mas os trabalhadores podem optar, através de uma declaração por escrito, por receber por inteiro antes do período de férias e do Natal. Tendo a Lei do Orçamento do Estado entrado em vigor a 1 de janei-

ro, os trabalhadores dispõem de cinco dias a contar desta data se assim o entenderem. A lei prevê que quando os prazos terminam em fins de semana ou feriados, o prazo estende ao dia útil seguinte, ou seja, hoje. Caso o pagamento seja em duodécimos, a tributação será autónoma, ou seja, o montante correspondente aos pagamentos dos subsídios de férias e de Natal não podem ser adicionados às remunerações dos meses em que são pagos.

Metade do subsídio de Natal deve ser pago até 15 de dezembro de 2014 e os restantes 50% em duodécimos ao longo do ano. No caso do subsídio de férias, 50% do montante deverá ser pago antes do início do período de férias e os restantes 50% em duodécimos, ao longo de 2014. Caso a legislação não seja cumprida, a violação deste ponto constitui uma “contraordenação muito grave”.

Turismo. Gastronomia e vinho promovem Alentejo no RU

BCE. Mercados esperam decisão sobre taxa de juro

O produto “Gastronomia e Vinhos” vai ser a “âncora” para “vender” o Alentejo no mercado turístico do Reino Unido (RU), este ano, com a agência regional de promoção externa a apresentar este destino como a “alma gastronómica” de Portugal. “A gastronomia e vinhos são um produto muito forte no Alentejo e acordámos com os operadores ingleses com os quais trabalha-

A decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre as taxas de juro, bem como os resultados trimestrais de algumas das maiores empresas dos EUA ditarão o comportamento dos mercados na próxima semana. Os investidores estarão atentos à earning season do 4.º trimestre dos EUA e na Zona Euro o BCE deve manter a taxa de juro diretora inalterada no mínimo histórico 0,25%.

mos que, este ano, esse é o tema ‘âncora’ para esse mercado”, disse hoje à agência Lusa Vítor Silva, presidente da agência turística. O responsável pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), sediada em Grândola, realçou que esta já é uma área fulcral para “vender” o destino alentejano, mas, no mercado inglês, vai ser dada “ainda mais atenção” a este produto.

O lema vai ser “Alentejo – The Gastronomic Soul of Portugal”, ou seja, “Alentejo – a Alma Gastronómica de Portugal”. © 123RF


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

06

Ataque contra a Al-Qaeda Iraque. As forças de segurança iraquianas estão a preparar um “forte ataque” para recuperar o controlo da cidade de Fallujah, a oeste de Bagdade, dos militantes da Al-Qaeda. “As forças de segurança iraquianas estão a preparar um grande ataque em Fallujah”, a 60km de Bagdade, revelou o governo iraquiano. As forças especiais já iniciaram as operações na cidade e o exército já está a montar um cerco, dando apenas tempo aos habitantes para partirem. Logo depois, as forças de segurança vão lançar “o ataque para esmagar os terroristas”, assegurou. O Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL, afiliado da Al-Qaeda) tomou o controlo de Fallujah e de certos distritos de Ramadi, a 100km da capital. Os combates irromperam na área de Ramadi

na segunda-feira, quando as forças de segurança removeram o principal acampamento do protesto antigoverno que tinha sido montado depois das manifestações que eclodiram no final de 2012 contra o que os árabes sunitas consideravam ser a marginalização da sua comunidade. A violência estendeu-se para Fallujah e as forças de segurança retiraram-se de determinadas áreas das duas cidades, deixando o caminho livre para o EIIL. Só na sexta-feira e no sábado, a violência nas duas cidades causou mais de 160 mortos, sobretudo entre os militantes do EIIL.

Apoio EUA e Irão revelaram que vão apoiar Iraque a combate à Al-Qaeda. • Washington já fez saber que vai ajudar Bagdade na sua batalha contra a Al-Qaeda, mas avançou que não haverá qualquer retorno das tropas dos EUA e que esta é uma luta do Iraque. • Já o Irão está disponível para ajudar o Iraque a combater a Al-Qaeda, declarou ontem o general Mohammad Hedjazi, adjunto do chefe de estado-maior das forças armadas iranianas. “Se os iraquianos pedirem, podemos disponibilizar equipamentos e conselhos, mas eles não precisam de homens”, afirmou, citado pela agência oficial Irna.

Síria. 59 combatentes morreram Pelo menos 59 combatentes rebeldes morreram ontem em confrontos entre vários grupos islamitas sírios da oposição e a organização Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), ligada à Al-Qaeda. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, nove dos mortos são membros do EIIL, enquanto os restantes são combatentes de outros grupos islamitas.

Sudão do Sul. Habitantes em fuga após confrontos Os habitantes de Juba, Sudão do Sul, começaram a fugir para a fronteira do Uganda, depois dos confrontos violentos ocorridos durante a noite de ontem na capital. A capital foi assolada com disparos de armas automáticas e tiros de artilharia pesada vindos de um distrito no sul da cidade, onde se encontram o palácio presidencial e a maioria dos ministérios.

Israel

Ariel Sharon em “risco de morte iminente” O ex-primeiro-ministro israelita Ariel Sharon, em coma há oito anos, continua em “risco de morte iminente”, disse ontem o diretor do Hospital de Telaviv, Israel. Sharon, 85 anos, foi submetido a uma intervenção cirúrgica e sofre de insuficiência renal.

Médio Oriente

Kerry garante plano “justo e equilibrado” O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou ontem, no quarto dia de conversações na sua décima visita ao Médio Oriente desde fevereiro de 2013, que qualquer plano de paz para a região será “justo e equilibrado”.

Boicote e violência em eleições de resultado decidido Uma mulher exerceu o seu direito de voto, ontem, nas eleições legislativas do Bangladesh. O escrutínio foi ganho pelo partido no poder, Awami League, e era esperado, uma vez que o principal partido da oposição, Partido Nacionalista do Bangladesh, tinha boicotado o ato por suspeita de manipulação de resultados. O dia ficou ainda marcado por violentos confrontos, que mataram pelo menos 18 pessoas em diferentes locais do país de 160 milhões de habitantes. © EPA


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

A doença está a regredir, o preconceito não Saúde. Em 2015 metade das pessoas do Ocidente com o vírus da sida terão mais de 50 anos. Os números dos sobreviventes de uma doença que já foi uma sentença de morte são milagrosos. Até porque a doença já custou mais de 35 milhões de vidas. “Houve um Efeito de Lázaro quando as terapias antirretrovirais chegaram na década de 90”, explica Alice Welbourn, 55 anos, a quem foi diagnosticada sida em 1992. “As pessoas começaram a levantar-se das cadeiras de rodas e os funerais pararam. Foi incrível!” O “Efeito de Lázaro” são as mudanças que ocorreram quando os pacientes com o vírus VIH iniciaram os tratamentos antirretrovirais. Após ter sido diagnosticada sida a Welbourn foi preciso um grupo de apoio para evitar que se matasse. Mais de 20 anos depois, a britânica está em forma, é saudável e tem uma “carga viral indetetável”.

O isolamento contribui 75% para os problemas mentais das pessoas que têm o vírus VIH, diz um estudo feito sobre a sida e o envelhecimento. © GETTY IMAGES

FOCUS | 07 Welbourn toma medicação diária, mas não está em risco e dedica-se a consciencializar pessoas para os perigos ocultos da doença. O isolamento continua um problema, pois as pessoas com VIH têm de lutar para ter relacionamentos. “As atitudes não mudaram”, diz Silvia Petretti, 44 anos, a quem foi diagnosticada sida aos 30 anos. Hoje é perfeitamente saudável. “Se começar um relacionamento tenho que convencê-los do seguinte: a) Não vou morrer; e b) Não vou infetá-los.” Já os níveis de “ansiedade e depressão são preocupantes”, explica Damien Cume, investigador de um estudo sobre a doença. “Muitas pessoas dizem que precisam de falar sobre o VIH, mas é difícil pois amigos e família não sabem o que está a acontecer devido ao estigma”, conta o professor da Universidade de Westminster, Reino Unido. Petretti, vice-presidente da associação de caridade “Positively UK”, trabalha para alargar as redes de apoio a países da Europa Oriental e de África, onde a educação é suprimida e a epidemia se espalha. Petretti e Welbourn, que foram cobaias de tratamentos imprevisíveis, lutam para que a próxima geração MWN possa vencer o preconceito. PUB


2

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

08

CULTO

“Dralion” está em exibição na MEO Arena até 12 de janeiro, sempre às 21h30. Aos fins de semana também às 18h. © DR

Jack White

“Este mês estou a produzir dois álbuns e a acabá-los. Um deles é meu” Os primeiros meses de 2014 podem vir a conhecer o disco sucessor do aclamado “Blunderbuss”, disco de estreia de 2012 do ex-White Stripes. A revelação foi feita pelo próprio Jack White durante um diálogo com os fãs no “chat” da sua editora Third Man Records, conta o The Hollywood Reporter. GETTY IMAGES

O circo das cores chegou à cidade Espetáculo. Estreou-se ontem em solo português “Dralion”, mais uma impressionante demonstração da visão artística da companhia canadiana Cirque du Soleil. O MEO Arena, em Lisboa, volta a ser transformado numa tenda de circo, depois de por lá já terem passado outras produções do Cirque du Soleil – “Alegría” ou “Michael Jackson: The Immortal World Tour”. Desta feita é com “Dralion”, um espetáculo que se inspira nas filosofias orientais, na busca da harmonia entre os humanos e a natureza. “A ideia foi criar um projeto com movimentos acrobáticos da China, misturando-o com as facetas multidisciplinares do Cirque du Soleil”, conta ao metro Julie Desmarais, responsável pela comunicação do Cirque du Soleil. O espetáculo foi criado em 1999 por Guy Caron. O nome “Dralion” tem origem em duas criaturas em-

blemáticas: “o Dragão, que simboliza o Oriente, e o Leão, que simboliza o Ocidente”, diz Julie. O espetáculo “Dralion” está dividido em 13 atos com múltiplos protagonistas com ligação aos Quatro Elementos: Azala (Ar); Gaya (Terra); Oceane (Água) e Yao (Fogo). São os quatro elementos que conseguem estabelecer – de acordo com a tradição chinesa – um equilibro e uma constância ao universo. Julie dá o exemplo de um dos atos que mais fascina os espetadores: a “Parede de Trampolins”: a verticalidade contra a horizontalidade e as duas a desafiar a gravidade. “Temos cinco artistas que representam o Fogo e a Água. É como uma competição entre os dois elementos,

como se existisse um conflito. Só o Ar e a Terra é que conseguem trazer o equilíbrio, a tal harmonia.” Cada produção de Cirque du Soleil é uma delícia visual. Para lá dos melhores “performers” de todo o mundo – vindos de áreas distintas como desporto, circo ou bailado – que são a garantia de movimentos inéditos e impossíveis aos olhos de quem está na plateia, os espetáculos da companhia canadiana são pensados ao pormenor em termos de guarda-roupa, cenários, luzes e música. “Dralion” não foge à regra e recorre a cores que prendem a atenção do espetador, mas também ajudam na criação das harmonias. Uma espécie de “feng shui” na “big top” – como se chamam aos palcos do Cirque du Soleil. Além disso, há, como sempre, música ao vivo, com uma banda composta por seis músicos e dois cantores a interpretar temas para 51 artistas BRUNO MARTINS de 15 países.


09

Música

3

DISCOS DE ALGIBEIRA

“Beyoncé” BEYONCÉ Sony Music A diva da pop aparece de surpresa com um disco especial e surpreendente: um álbum para ser visto e ouvido. “Guerrilha Sonora Deluxe” NINJA KORE Bruno Mixtec e John Hektic revisitam o primeiro EP com novos convidados. Para escutar e descarregar em optimusdiscos.pt. “Terra Seca” MÁRIO LAGINHA NOVO TRIO Onc A guitarra portuguesa a dar as mãos às teclas dos pianos jazz.

2014: ano do cavaquinho Iniciativa. O músico Júlio Pereira assinala 2014 como “o ano do cavaquinho”, com a edição de um livro/CD e a apresentação da Associação Museu do Cavaquinho. Júlio Pereira regressa ao cavaquinho com o livro/CD “Cavaquinho.pt”, que é publicado no próximo dia 20. O álbum revela novas composições e conta com a participação de, entre outros, Uxía, Sara Tavares e Luanda Cozetti. A musicóloga Salwa Castelo-Branco, no texto que acompanha o CD, refere-se ao disco como

“uma proposta musical inovadora” de Júlio Pereira, “pioneiro da revitalização, atualização e difusão dos cordofones portugueses”. O “digibook”, que integra o CD, é constituído por 112 páginas ilustradas e conta com “um texto sobre os tempos, modos e lugares em que o pequeno tetracórdio [o cavaquinho] se foi revelando”, explicou Júlio Pereira à agência Lusa. O cavaquinho, instrumento tipicamente minhoto, é “hoje protagonista da música de todo o mundo”, conhecendo-se versões do cavaquinho noutras latitudes, com mais de 120 modelos diferentes, como os modelo cabo-verdiano e brasileiro, o ukulele nos Estados Unidos e o keroncong na Indonésia. LUSA

Online

A Associação Cultural e Museu Cavaquinho lançou o portal www.cavaquinhos.pt. “O sítio será rico de exemplos musicais onde poderemos ver e ouvir os melhores tocadores de cavaquinho, aprender as técnicas e acordes”, diz Júlio Pereira.

Literatura. Biblioteca de Vargas Llosa O escritor peruano Mario Vargas Llosa visita em abril a cidade de Arequipa, onde nasceu há 77 anos, para inaugurar a ampliação da biblioteca que ostenta o seu nome, anunciou ontem o diretor da instituição, Rommel Arce. Em declarações à agência Andina, Romel Arce disse que as novas instalações se situam numa mansão adjacente à biblioteca, e irá albergar a doação de 30.000 livros, que Vargas Llosa fez em março de 2012, da sua coleção pessoal.

Música. Mão Morta preparam regresso Os Mão Morta devem lançar, ainda este ano, um novo disco de originais. Foi no Facebook que a banda de Adolfo Luxúria Canibal anunciou o trabalho em curso. “Foto de família enquanto o novo álbum se começa a ‘vestir’”, escreveram a propósito de uma fotografia tirada no estúdio. Ainda não se conhece nem título nem data de edição para este sucessor de “Pesadelo em Peluche”, de 2010.

Expedição artística de dois portugueses à Antártida O português Álvaro Barbosa inaugura sexta-feira, em Macau, uma exposição fotográfica sobre icebergues da Antártida que resulta de uma expedição em 2012 com o músico Victor Gama. “Gelo à deriva: contemplando icebergues da Antártida” nasce de uma viagem num barco oceanográfico “com biólogos e geólogos”, sendo, na altura, “os únicos que iam com um propósito artístico e não científico”, recordou Álvaro Barbosa. A exposição vai dar origem a um livro. © LUSA

Óbito

Prémios

Morte

Morreu Nelson Ned

Daft Punk nos Grammy

Adeus a Phil Everly

O cantor brasileiro Nelson Ned, de 66 anos, autor de “Tudo Passará”, faleceu ontem em São Paulo. O cantor estava internado com pneumonia, vítima de um “choque séptico, sépsis, broncopneumonia e AVC”.

Os Daft Punk vão atuar nos Grammy com Pharrell, Nile Rodgers e Stevie Wonder. Os franceses foram uma das bandas mais bem-sucedidas de 2014. A cerimónia acontece no dia 26 de janeiro.

Phil Everly, dos Everly Brothers, duo famoso da década de 1950, morreu sábado em Burbank, na Califórnia, aos 74 anos. Phil e Don escreveram temas como “Bye Bye Love” ou “Wake Up Little Susie”.


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

Metro Portugal Arruamento B à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €50.000,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária Distribuição Gratuita Impressão Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A. Rua Consiglieri Pedroso 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo. DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Diretora Adjunta Ana Silveira Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Andreia Carolino, Fátima Guerreiro, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Tiago Medeiros, Gabriela Raposo Tel. 22 532 23 09 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia MARKETING João Aleixo, Elizabeth Shipeio Passatempos Marta Tavares (info@clubedepassatempos.pt) Ativações e Eventos João Aleixo (coordenador) Joana Gil, Rita Costa CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.

Correio do leitor

Horizontais: 1. Lanço secundário de estrada ou caminho de ferro. Cada uma das fases em que se divide o ensino básico. 2. Relativo a ogiva ou que tem forma de ogiva. Má sorte, desdita. 3. Título do soberano da Pérsia. Vereador. Altar cristão. 4. Gabar. 5. Mulher de estatura muito mais baixa que a normal. Patrão. Redução em próclise de Santo ou São. 6. Ave pernalta corredora que se assemelha à avestruz. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de novo. 7. Contr. da prep. de com o art. def. a. Contr. da prep. em com o art. def. os. Dez dezenas. 8. Guardaram silêncio. 9. Que não está cozido. Atuar. A mim. 10. Detonação. Atuaram. 11. Folhoso. Aplane.

Palavras cruzadas

A denúncia Como bom e obediente português que sou, em resposta ao apelo da Sra. ministra da Justiça para que faça denúncia dos cidadãos fora da lei, exercitando, julgo eu, uma boa prática pidesca, denuncio um indivíduo que tem casa em Massamá e acumula com outra em São Bento, com tanta gente a precisar de habitação. Para onde quer que vá, é acompanhado por uma meia dúzia de seguranças, pagos por mim, o que me parece dispiciendo, porque o homem está em plena robustez física e mental. [...] O Sr. ao qual me refiro tem carro particular e ainda usa um do Estado pago por mim. Porquê? Não pode usar o metro ou o autocarro como eu? A esse senhor pago o salário para trabalhar para bem do país, mas o que ele está a fazer é a reduzir o meu vencimento e os meus direitos à saúde, à justiça, os jovens a estudarem, os idosos a viverem e a termos comida na mesa. Chama-se Pedro Passos Coelho [...].

Verticais: 1. Que tem cor entre rubro e violáceo. Decreto. 2. Dignidade militar entre os Turcos. Mulher que cria criança alheia. Órgão excretor. 3. Forma antiga de mim. Eia (interj.). Pároco de aldeia. 4. Fruto da aveleira. Contr. da prep. em com o art. def. a. Aqueles. 5. Flanco. Qualquer corpo esférico. 6. Une. Nome genérico das lendas escandinavas. 7. Fruto da limeira. Pinho de Riga. 8. Dirigia-se a. Contr. da prep. a com o art. def. o. Especiaria indiana. 9. Título do soberano russo no tempo do Império. E não. Graceja. 10. Pátria. Designa carência ou ausência (prep.). Senão, dificuldade. 11. Prece dirigida a Deus ou aos santos. Aparelho com que se dirige embarcação ou avião.

Sudoku

•••••

Solução cruzadas Horizontais: 1. Ramal, Ciclo. 2. Ogival, Azar. 3. Xá, Edil, Ara. 4. Elogiar. 5. Anã, Amo, Sã. 6. Ema, Neo. 7. Da, Nos, Cem. 8. Calaram. 9. Cru, Agir, Me. 10. Tiro, Agiram. 11. Omaso, Alise. Verticais: 1. Roxo, Edicto. 2. Agá, Ama, Rim. 3. Mi, Ena, Cura. 4. Avelã, Na, Os. 5. Lado, Bola. 6. Liga, Saga. 7. Lima, Riga. 8. Ia, Ao, Caril. 9. Czar, Nem, Ri. 10. Lar, Sem, Mas. 11. Oração, Leme.

Ficha técnica

LAZER | 10

Solução sudoku

ARISTIDES TEIXEIRA

PUB

CRÉDITOS

MEDI FINANCE A GARANTIA DO SEU CRÉDITO… RESPOSTA NA HORA!!!

COM/SEM PROBLEMAS BANCÁRIOS EMPRESA REGISTADA / ANÁLISES GRATUITAS

geral.medifinance@sapo.pt 213 150 620 / 962 491 939 / 915 789 254 Ex: 5000€ = 63,61€ - 120 meses TAEG: 13,5% - Taxa Juro: 8,75% = 7.633,20€ Med. Indep. Cred. Concedido p/ Entidades Autoriz.


PUB


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

www.kravmagaportugal.com

www.facebook.com/FPKMRD

PLUS | 12

www.topkravmaga.com

www.facebook.com/TOPKRAVMAGA. © VÍTOR FERREIRA

10 anos de Krav Maga ©

RUI ALVES

Defesa. A Federação Portuguesa de Krav Maga comemora o seu 10º aniversário. Até agora o balanço não podia ser mais positivo. O metro dá-lhe a conhecer a modalidade. Em hebraico, significa “combate próximo”, mas por cá, todos a vão conhecendo como Krav Maga. A modalidade – que já conta com 1.500 praticantes em Portugal e apenas 10 anos de existência – tem vindo a crescer no sentido de ajudar na prevenção das ameaças do dia a dia. “O programa técnico é direcionado para os problemas da nossa sociedade, ou seja, a defesa contra todo o tipo de ataques, com arma ou sem arma”, explica ao metro Paulo Pereira da Federação Portuguesa de Krav Maga (FPKM). Aliás, os cenários criados pelos

atletas pretendem recriar isso mesmo: as situações que podem acontecer a qualquer momento e ensinar a lidar com elas. O sistema de defesa pessoal foi criado para o exército israelita por Imi Lichtenfeld que defendia que o “treino de Krav Maga é para uma vida”. “Quanto mais tempo treinar mais preparado estou e mais capacidade tenho para lidar com as situações e para as evitar”, acrescenta Paulo Pereira. Para o representante o crescimento da modalidade em Portugal tem sido fantástico tendo em conta que é muito recen-

te. Aliás, o último seminário organizado em dezembro contou com cerca de 140 inscritos e quatro dias de formação intensiva. Outro dos projetos da FPKM é uma plataforma online única no mundo da

2014. Açores recebem Summer Camp em julho A Federação Portuguesa de Krav Maga (FPKM) conta já com mais de 46 total escolas espalhadas pelo continente bem como na Madeira e nos Açores. É aliás a ilha Terceira que vai acolher o próximo Summer Camp da modalidade durante quatro dias de julho de 2014. Já o evento do 10.º aniversário da FPKM acontece em setembro, em Lisboa, e vai receber delegações de mais de 10 países da Europa e não só.

modalidade e que junta os instrutores mais antigos. O Top Krav Maga (www.topkravmaga.com) é um projeto português, mas já com dezenas de assinantes de fora do PATRÍCIA TADEIA País.

Praticantes

13.000 É conhecido por muitos como “o sistema de defesa pessoal mais eficaz do mundo”. © RUI ALVES

é o número de praticantes federados de Krav Maga na Europa. A Federação Europeia de Krav Maga está presente em 10 países: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Inglaterra, Polónia, Suíça, Finlândia e Dinamarca. Em Portugal, a modalidade conta já com cerca de 1.500 praticantes. No início de dezembro, o Seminário de Inverno organizado pela Federação Portuguesa de Krav Maga juntou cerca de 140 desses atletas que, durante quatro dias, realizaram um estágio intensivo, em Oeiras, orientado pelo Mestre Paulo Pereira.


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

PRESS | 13

“E nós aqui, temos tudo... até no inverno” Sagres. A cerveja Sagres já colocou novamente no ar a campanha que pretende reforçar o posicionamento da marca como a cerveja de todos os portugueses. A campanha, que pretende recordar uma vez mais que o melhor dos simples prazeres da vida portuguesa está presente todo o ano, já está a passar na televisão digital. A campanha celebra novamente o orgulho que temos de ser portugueses e que muitas vezes só sentimos quando estamos fora do nosso país, não apenas durante o verão, como também no inverno. Falamos do nosso mar, da nossa gastronomia, do nosso sentido de humor e da nossa cerveja Sagres. Com esta campanha, a cerveja Sagres, que é um ícone de portugalidade, demonstra o orgulho que todos os portugueses sentem

por tudo o que é nacional e exalta o que de melhor existe no nosso País ao longo de todo o ano. O novo filme terá uma vez mais a participação de Maria João Bastos, como embaixadora dos muitos portugueses bem-sucedidos no mundo há várias gerações, que refletem também a mensagem de orgulho nacional que a Sagres transmite na campanha. Por isso a marca faz uma viagem pelo mundo e termina em Portugal, o país onde “temos tudo” durante todo o ano. A viagem representa a transversalidade da Sagres que acompanha os portugueses para todos os cantos do mundo.

Vodafone dá prémio a “app” A aplicação portuguesa ColorADD venceu o prémio internacional Mobile for Good Europe Awards 2013 da Fundação Vodafone, na categoria Acessibilidade. A ColorADD permite aos daltónicos detetarem as cores pela câmara de um telemóvel, ajudando quando a cor é fator determinante de identificação (linhas de transportes públicos, triagem hospitalar...). Para utilizar aponta-se a câmara do telefone para a superfície que pretende identificar e no topo do ecrã aparece o nome da cor.

Kirsten Dunst na L’Oréal A atriz Kirsten Dunst é a primeira embaixadora de L’Oréal Professionnel e vai ser o novo rosto de três lançamentos-chave em 2014, para serem descobertos em exclusivo nos salões L’Oréal. Recorde-se que esta norte-americana já venceu o prémio de melhor atriz do Festival de cinema de Cannes, em 2011, pelo seu desempenho no filme “Melancholia”. E é a atriz principal no novo thriller “The Two Faces of January” que estreia este mês.

Nespresso inova e agiliza A Nespresso acaba de lançar um conceito de venda automática único: o Nespresso Cube. A primeira boutique interativa de venda de cápsulas de café em Portugal – está no Oeiras Parque – permite uma experiência de compra diferente, pois responde a qualquer pedido, até 10 variedades, em 20 segundos, graças ao sistema robotizado de order-picking.


3

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JANEIRO DE 2014

14

SPORT

Governo português decretou três dias de luto nacional pela morte de Eusébio da Silva Ferreira, lenda maior do Benfica e do desporto no País. © JOÃO FERRÃO

Descanso eterno, ‘King’ Mário Coluna

“Eusébio era como se fosse meu filho. Estou triste, triste, triste” Quando viajou de Moçambique para Portugal, Eusébio trouxe uma carta da sua mãe, dirigida a Mário Coluna, então capitão do Benfica. Na missiva, a progenitora do “Pantera Negra” pedia a Coluna para tomar conta do filho. Assim foi, recordou ontem o antigo médio dos encarnados, na reação ao óbito. © FERNANDO FERREIRA

Futebol. “Morreu Eusébio”, a notícia que ninguém queria dar. Aconteceu ontem, aos 71 anos: quando o dia nasceu o “Pantera Negra” já não estava entre nós. O óbito foi declarado às 04h30. A urna onde jaz Eusébio, o qual sucumbiu a uma paragem cardiorrespiratória, esteve ontem em câmara ardente no Estádio da Luz. Hoje dará uma volta àquele anfiteatro, pelas 13h30, para depois seguir em cortejo rumo à Praça do Município. A missa de corpo presente acontece às 16h00, na Igreja do Seminário, no Largo da Luz. O funeral às 17h00, no cemitério do Lumiar. Inaugurada a 25 de janeiro de 1992, à porta do recinto das águias, a estátua que imortaliza o “Pantera Negra” concentrou as primeiras homenagens. Cachecóis, muitos, do Benfica, mas também da Seleção e de outros clubes, adornaram a versão em bronze do ídolo do desporto português. Outros adereços, como camisolas ou chuteiras, também serviram para o efeito. Mensagens. Rosas. Tudo em memória do “King”. Eusébio despontou para o futebol, ainda menino, no... Sporting, concretamente na filial de Lourenço Marques, a capital moçambicana,

hoje Maputo. Ali nascido, viajou para a metrópole em dezembro de 1960, com 17 anos, e foi alvo de disputa entre Benfica e Sporting, ganha pelas águias, cinco meses depois. E a carreira de Eusébio no Benfica não podia começar melhor: logo no primeiro ano, participou na conquista do segundo título de campeão europeu do clube. Chegaria a mais três finais – três derrotas. Nos melhores anos da carreira, pelo Benfica (1961-1975), além do referido título europeu, sagrou-se campeão nacional por 11 vezes, com 596 golos em 557 jogos. Foi sete vezes goleador do campeonato e o primeiro português a ganhar o prémio de melhor jogador europeu, a Bola de Ouro (1965). Por Portugal, 41 golos em 64 jogos. Na carreira, 733 golos em 745 jogos oficiais. Alfredo Di Stéfano, lenda do Real Madrid e seu amigo, considerou-o, ontem, ao jornal Marca, “o melhor futebolista de todos os tempos”. RUI ALEXANDRE COELHO

Perda do tamanho do mundo Joseph Blatter @SeppBlatter “O futebol perdeu uma lenda. Mas o lugar de Eusébio entre os grandes nunca lhe será retirado”

Xabi Alonso @XabiAlonso “RIP Eusébio (1942-2014). Um dos grandes”

Manchester United @ManUtd “Estamos tristes por saber que morreu Eusébio, lenda do Benfica. Era um jogador fantástico e um amigo do clube”

Um verdadeiro desportista Na hora do adeus a Eusébio, a imprensa mundial não poupou elogios ao jogador, mas houve quem relevasse as qualidades do homem. • No site da estação britânica Sky Sports, sob o título “A True Sportsman [tradução: um verdadeiro desportista]”, escreveu-se que Eusébio será sempre lembrado em Inglaterra por “um notável ato de cavalheirismo” na final da Taça dos Campeões Europeus de 1968. Com Benfica e Manchester United empatados a um golo, perto do fim, o avançado cumprimentou o guarda-redes dos ingleses, Alex Stepney, após este defender um remate seu que poderia ter dado o título aos encarnados.


15

Lleyton Hewitt como nos bons velhos tempos Ténis. O australiano superou Roger Federer e tornou-se no surpreendente vencedor do torneio Brisbane International, que serviu de preparação para o Open da Austrália. Há muito afastado dos holofotes, Hewitt provavelmente já se daria por satisfeito com a chegada à final da prova em que era anfitrião, e mais ainda tendo em conta quem tinha pela frente. Mas não. O número 60 do mundo bateu-se de igual para igual com o número 6 do ranking e principal cabeça de série da prova, e no fim levou a melhor, parciais de 6-1, 4-6 e 6-3. A notícia causa mesmo sensação: desde 2010 que Hewitt não vencia um torneio e desde 2005 que não ganhava uma competição em casa.

Taça de Portugal

O duelo de veteranos – têm ambos 32 anos – começou por pender claramente para o lado de Hewitt. No primeiro set, o australiano, em tempos líder mundial, quebrou o saque de Federer por três vezes. Por sua vez, o suíço cometeu inúmeros erros não forçados (22), o que só poderia resultar num resultado desnivelado (6-1 para Hewitt). Federer mostrou algum do seu melhor ténis no segundo set, que acabaria por vencer, mas seria Hewitt a prevalecer na partida decisiva, somando o R.A.C. 29.º título ATP da carreira.

A caminho dos 33 anos (24 de fevereiro), o australiano voltou a vencer um torneio mais de três anos depois do último, em Halle, precisamente contra Federer. © GETTY IMAGES

Rali Dakar

Penafiel e Aves tombam Marítimo e P. Ferreira

Carlos Sousa vence primeira etapa

A equipa do Penafiel, em festa na foto, causou furor nos “oitavos” da Taça de Portugal ao afastar o Marítimo, nos Barreiros, por 3-2. Igual feito conseguiu o Aves, que eliminou o P. Ferreira, também como visitante: 2-1 foi o resultado. Ao invés, a Académica venceu o secundário Beira-Mar, fora, por 1-0. No único encontro entre formações da Liga, o Braga recebeu e derrotou o Arouca, por 2-0. Na véspera qualificaram-se Benfica, FC Porto, Rio Ave e Estoril.

O piloto português Carlos Sousa (Haval) venceu ontem a primeira etapa do Rali Dakar 2014, entre Rosario e San Luis (Argentina), ao concluir a especial cronometrada em 2h20m36s, deixando o argentino Orlando Terranova a 11s. Nas duas rodas Paulo Gonçalves (Honda) – campeão do mundo de todo o terreno – terminou em quinto a etapa de ontem 2m25 do líder, o espanhol Joan Barreda. Por seu lado, Rúben Faria, em KTM, fez o 12º tempo.

Voleibol. Portugal falha Mundial 2014 A seleção portuguesa de voleibol ficou ontem afastada do Mundial de 2014, após derrota por 3-1 frente à anfitriã e favorita Sérvia, no Grupo J de qualificação europeia, em Nis. Depois do desaire de sexta-feira com a Eslovénia (1-3), Portugal venceu a Macedónia por 3-0 no sábado e o apuramento para o Mundial 2014 ficara dependente do resultado com os sérvios, que confirmaram um maior potencial.

Marcha

25 minutos durou o primeiro set, favorável à seleção portuguesa por 25-22. Contudo, a reação da turma dos balcãs – uma das melhores do mundo – revelou-se autoritária, e foi capitalizada com vitórias nos restantes três parciais: 25-11 (21 minutos), 25-19 (23 minutos) e 25-21 (23 minutos).

Itália

Juve ganha clássico à Roma e foge no topo A Juventus aplicou a primeira derrota da época à Roma, em Turim, por claros 3-0, e abriu uma vantagem de oito pontos face ao conjunto da capital italiana, no topo da Série A. Vidal (17m), Bonucci (48m) e Vucinic (77m, g.p.) marcaram os golos. Após um início fulgurante, com dez triunfos seguidos, a Roma só venceu duas das últimas oito rondas. Em sentido inverso, a Juve igualou a série inicial de dez vitórias da Roma.

Andebol. Seleção bate Estónia e sonha Portugal venceu em casa a Estónia, por 35-27, em encontro da 4.ª jornada do Grupo 5, e permanece na corrida à qualificação para os “play-offs” de acesso ao Mundial de andebol de 2015. Depois de no último encontro ter vencido, também sem dificuldade, no terreno da Estónia, os portugueses somaram agora a segunda vitória nesta fase da prova.

Apesar da vitória, Portugal terá de ganhar na Letónia (dia 8) e à Bósnia (12), em casa, para manter fé na qualificação. © GETTY IMAGES


PUB


20140106_pt_lisbon  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you