20131106_pt_lisbon

Page 9

09

Ondjaki vence Prémio José Saramago 2013 Literatura. Aos 36 anos de idade, o escritor angolano Ondjaki é o grande vencedor da edição de 2013 do Prémio José Saramago, anunciado ontem na emblemática Casa dos Bicos. Esta é a 8.ª edição do galardão, instituído pela Fundação Círculo de Leitores, que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio, menores de 35 anos à data de publicação da obra. Ondjaki foi galardoado para o Prémio José Saramago pelo seu romance “Os Transparentes”. Curioso verificar que o prémio foi anunciado no mesmo dia em que foi publicado o seu novo livro, “Uma Escuridão Bonita”, que conta com ilustrações de António Jorge Gonçalves. O Prémio José Saramago é o 2.º galardão que o escritor angolano

+ info • Obra: Ondjaki é autor de 19 títulos. salientando-se “O Assobiador”, “Há Prendisajens com o Xão”, “Quantas madrugadas tem a noite”, “Materiais para confecção de um espanador de tristezas”, “Os vivos, o morto e o peixe-frito”, “O voo do golfinho” ou “Uma escuridão bonita”. • Prémio Saramago já galardou nomes como Gonçalo M. Tavares, Adriana Lisboa, Valter Hugo Mãe, João Tordo ou Andréa del Fuego.

recebe este ano, depois do Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil, pela obra de ficção juvenil “A bicicleta que tinha bigodes”, que lhe tinha já valido o Prémio Bissaya Barreto, no ano passado. Ondjaki, pseudónimo literário de Ndalu de Almeida, é um termo da língua umbundu que significa “guerreiro”. O autor estreou-se literariamente em 2000 com o livro de poesia “actu sanguíneu”, que lhe valeu uma menção honrosa do Prémio António Jacinto nesse mesmo ano. O escritor é autor de 19 títulos, mas sobre a obra distinguida, Maria de Santa Cruz, membro do júri, assinala tratar-se de um “romance experimental, de original e criativa estruturação [...] convocando os mais diversos tipos AGÊNCIA LUSA de discurso”.

Cinema

Filme sobre Camané hoje na Cinemateca O filme “Camané – As Gravações de Sempre de Mim”, que o realizador Bruno de Almeida fez em torno de um álbum do fadista, estreia-se hoje na Cinemateca (21h30), em Lisboa. O trabalho “documenta as gravações do quinto álbum de Camané, ‘Sempre de Mim’ (2008), centrando-se no trabalho no estúdio de gravação”, diz a Cinemateca.

Música

The Weatherman e Richie Campbell no Eurosonic Os músicos portugueses Richie Campbell e The Weatherman vão atuar no festival Eurosonic Noorderslag, de 15 a 18 de janeiro, em Groningen, na Holanda. Este é um evento anual que gravita em torno da recente música que se faz na Europa e que vai contar com mais de 70 artistas.

Concertos. Destroyer no Musicbox Os Destroyer são uma das bandas que vão atuar em Lisboa, no Musicbox, nas comemorações do 7.º aniversário da sala do Cais do Sodré. Hailu Mergia, Remy Kolpa Kolpa, Sensible Soccers e Ermo são outros dos destaques entre os dias 5 e 7 de dezembro. O coletivo de Dan Bejar, os Destroyer, tem concerto marcado para dia 6 de dezembro e vem apresentar o seu mais recente EP, “Five Spanish Songs”. O primeiro dia é de entrada gratuita; os outros dois vão custar €8 e €12, respetivamente.

Festival. Arcade Fire vão estar no Primavera Sound Os Arcade Fire estão já confirmados para atuar no festival Primavera Sound de Barcelona em 2014, entre 29 e 21 de maio. A banda acaba de editar o seu quarto álbum de originais, intitulado “Reflektor”. Ainda não se sabe se a banda canadiana também marcará presença na edição do Porto, entre 5 e 7 de junho.

Edvard Munch “celebra” 150 anos na cidade de Génova As obras do famoso artista norueguês Edvard Munch estão expostas no Palazzo Ducale de Génova, em Itália. A mostra retrospetiva do criador de pinturas icónicas como “O Grito” ou “Inger Barth” (quadro na fotografia) vai estar patente até ao mês de abril do próximo ano. Esta é uma das muitas celebrações programadas para o 150º aniversário do pintor, um dos precursores do expressionismo alemão nascido a 12 dezembro de 1863. © EPA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.