Issuu on Google+

PUB

PORTUGAL sexta-feira 13 setembro 2013 ano 6, nº 1936 Lisboa 21° | 32°

Porto 18° | 30°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Apoio condicionado e com supervisão Economia. Comissário Europeu revela que Portugal tem “várias opções possíveis” para uma fase pós-troika. Mas qualquer que seja a ajuda no regresso aos mercados, obrigará a “condicionalidades” pág. 08 Nacional

Convergir público e privado Governo aprova proposta de lei que reduz valor de pensões pág. 04

Cronista

Inquérito do Alvim Músico Ricardo Pinto pronuncia-se pág. 02

Mundo

Síria. Bashar al-Assad confirma entrega de armas químicas Presidente da Síria vai colocar arsenal sob controlo internacional. Conversações entre EUA e Rússia em Genebra prosseguem. Ministério dos Negócios Estrangeiros considera plano russo “bem-vindo”. pág. 10


1

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

02

Ricardo Pinto. Músico. agradável com o divino, por ter ido pedir batatas fritas a um padre no momento em que dava as hóstias, não fui.

JORNAL

Uma resposta: Um empregado de bar no Brasil, confrontado com um cliente que se queixava de ter pedido a caipirinha sem açúcar e esta ter sido servida com açúcar no fundo do copo disse: – Ué?! Mexe não! Uma lição: “A gentleman is simply a patient wolf.”

Umas férias: Férias?! Como assim? Eu sou músico.

las no céu do que grãos de areia na Terra.”

Uma ideia: Uma vez que já estamos em 2013, acho que está na altura de colocar no mercado baterias de telemóvel infinitas. A mentalidade das pessoas já evoluiu o suficiente e andar com “carregadores” é medieval!

Uma pergunta: Para onde foi Jesus depois de ressuscitar? O mais perto que estive de obter uma resposta foi num concerto do Frei Hermano da Câmara quando tinha 4 anos. O aparato cénico fez-me crer que ele poderia saber a resposta. A minha mãe ainda me incentivou a ir perguntar, mas como eu tinha tido uma experiência recente e pouco

Uma asneira: Combinar coisas com pessoas na Sé de Lisboa em noite de Santo António. Uma paixão: Não vou dizer, ela pode estar a ler.

Luís Figo Uma curiosidade: “Há mais estre-

“Acho que ninguém se pode comparar a Eusébio. Eusébio é o rei (...) Felizmente, o meu nome não se associa a essa comparação, porque não quero ser comparado a Cristiano ou a Eusébio” Figo, embaixador da UEFA para a final da edição 2013/14 da Liga dos Campeões, que se vai realizar no Estádio da Luz, ontem numa cerimónia realizada em Lisboa para a apresentação do troféu. GETTY IMAGES

Uma aventura: Uma vez, durante um concerto com os The Macaques no Porto, duas criaturas possuídas de loucura decidiram lamber-me – literalmente – a guitarra, enquanto tocava um solo, sujeitas a morrerem eletrocutadas e eu a ser acusado de homicídio. Um segredo: Às vezes digo o meu número de telefone ao calhas, para não ter de admitir que não o sei de cor.

Inquérito do

FERNANDO ALVIM DIRETOR DA WWW.SPEAKYTV.TV | WWW.ESPEROBEMQUENÃO.BLOGSPOT.COM

Boa notícia do dia

Descoberto túmulo de uma das mais talentosas O túmulo de Shangguan Wan’er (664-710), reconhecida como uma das quatro mulheres mais talentosas da antiga China e famosa secretária da imperatriz Wu Zetian (690--705), foi descoberto em Xianyang, província de Shaanxi. A sepultura foi encontrada em mau estado junto a outros acessórios funerários, segundo as autoridades do departamento de Relíquias Culturais da província chinesa, situada no noroeste do país, citado pela imprensa. Os arqueólogos concluíram que o túmulo foi construído para Shangguan Wan’er, conhecida como a secretária da imperatriz Wus, segundo as inscrições gravadas na lápide localizada dentro do sepulcro.

Rebels atravessam Austrália O gangue de motociclistas Rebels juntou mais de 1.000 membros dos seus diversos clubes da Austrália para uma viagem através do país que termina na cidade de Perth. O Rebels Motorcycle Club Australia é um gangue de motociclistas com mais de 70 clubes e mais de 2.000 membros. © GETTY IMAGES


PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

NACIONAL | 04

Caramulo depois dos incêndios Rosalina Antunes assistiu à morte de vários animais pelo fogo, em Bezerreira, sem poder fazer nada. Em causa estão os incêndios que fustigaram, no mês de agosto, a Serra do Caramulo e afetaram várias aldeias dos concelhos de Tondela, Vouzela, Oliveira de Frades e Águeda. Entretanto, ontem, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu que há em Portugal “toda a legislação necessária” para minimizar os fogos florestais, criticando o pacote de emergência legislativo na gestão florestal anunciado ontem pelo Governo. “A questão dos fogos, em mato ou florestas, não é uma questão de falta de legislação. Nós temos em Portugal toda a legislação necessária para tomar medidas de fundo para minimizar a situação”, afirmou em declarações à agência Lusa o presidente da CAP, João Machado. © PAULO NOVAIS/LUSA

Eurogrupo. Sem pedido para revisão Um alto responsável do Eurogrupo disse ontem desconhecer qualquer intenção formal do Governo português para rever as metas do défice e que só “argumentos extremamente convincentes” levariam a isso, mas com “impacto” na conclusão do programa de assistência. Em causa está a flexibilização aceite pela Comissão Europeia em março de adiar a meta de 3% para 2015.

Aliança. Portugal e Espanha criam grupo de trabalho Os chefes da diplomacia de Portugal e Espanha anunciaram ontem a criação de um grupo de trabalho, formado por três funcionários de cada país, que analisarão trimestralmente todas as facetas da relação bilateral, avançou o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, José Manuel García-Margallo numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo português Rui Machete.

Convergência de pensões Governo. A proposta de lei, aprovada ontem, estabelece a convergência de pensões entre o setor público e o privado. E ainda reduz as pensões superiores a 600 euros em 10%. Como discutido com os sindicatos, que entretanto pediram uma negociação suplementar, a proposta do Governo confirma a redução ou recalculo das pensões de aposentação e de reforma em pagamento em 1 de janeiro de 2014 de valor mensal superior a 600 euros. De acordo com o Executivo, a convergência terá um impacto orçamental de quase 1,1 mil milhões de euros. Ficam de fora do corte as pensões dos aposentados com idade superior a 75 anos. O limite geral de isenção fixado nos 600 euros sobe 150 euros de 5 em 5 anos a partir dos 75 anos de idade.

As pensões extraordinárias de reforma ou de invalidez dos deficientes das Forças Armadas não são alteradas. A proposta de lei revoga também as normas que estabelecem acréscimos de tempo de serviço com efeitos a partir de 2014, sem prejuízo da aplicação desses acréscimos aplicados ao tempo prestado até 2013. A reforma do Governo elimina ainda, para prestações a atribuir no futuro, a possibilidade de um aposentado ou reformado que se encontre legalmente a exercer funções públicas optar por receber a pensão em detrimento da remuneração.

Requalificação Eis as propostas de alteração ao “regime de requalificação de trabalhadores em funções públicas”, chumbado pelo Tribunal Constitucional a 29 de agosto. • Os funcionários públicos colocados no chamado “regime de requalificação” recebem durante 12 meses 60% da sua remuneração e numa 2ª fase 40%, com limite mínimo de €485 e máximo de €838,44. • Passa a ser necessário “um motivo” para a redução de efetivos nos serviços do Estado e a permanência dos funcionários públicos no chamado “regime de requalificação” deixa de ter um “termo predefinido”.


PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

NACIONAL | 06

Portugal: debate no presente e no futuro Iniciativa. Este é a segunda edição de uma iniciativa organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. O debate decorre hoje e amanhã em Lisboa. “Deve Portugal sair do euro?” ou “Existe uma cultura europeia?” são algumas das questões em debate na segunda edição do encontro ‘Presente no futuro’, que decorre hoje e amanhã no Liceu Pedro Nunes em Lisboa. Esta é uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). Este ano, o debate centra-se no grande tema “Portugal europeu. E agora?” e receberá cerca de 80 oradores para mais de 30 sessões com diferentes formatos de discussão. “Corredores e salas de aula, biblioteca, jardins, pavilhão gimnodesportivo e mesmo o refeitório serão locais de partilha de saberes e de diálogo”, informa a organização em comunicado. Em todos eles, serão debatidos três temas:

No 2º Encontro Presente no Futuro, que terá lugar no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, serão questionados os caminhos de Portugal enquanto país europeu e europeizado. © GETTY IMAGES

Factos Vários serão os temas em discussão neste encontro. Para saber mais basta visitar o site do encontro em www.presentenofuturo.pt.

• Mulheres: Portugal é o terceiro país europeu com maior percentagem de mulheres doutoradas. Em Portugal, as mulheres ganham em média menos 20% que os homens. (fonte: www.pordata.pt)

“Portugal na Europa”, “ A Europa enquanto comunidade política” e a “A Europa no mundo”. Entre os oradores estarão Dani Rodrik, economista e professor universitário turco; Wolfgang Munchau, editor associado e colunista económico europeu do Financial Times, ou Antony Beevor, escritor e historiador britânico. Com a realização deste segundo encontro, a FFMS tem como objetivo “reunir interessados, curiosos, especialistas nacionais e internacionais para debater e perspetivar estes grandes temas, decisivos para os próximos anos”. “Conhecer, saber mais, reunir factos e perspetivas permite-nos questionar as nossas margens de liberdade em relação ao futuro”, P.T. conclui a organização. • Economia: Até 2017, metade do crescimento económico mundial ocorrerá nos países emergentes. A União Europeia investe nos EUA oito vezes mais que na Índia e China (fonte: Accenture).

Disfunção erétil

Sangue dá uma resposta Um grupo de investigadores portugueses está a desenvolver um teste que determina a eficácia do tratamento da disfunção erétil, permitindo a adoção de uma estratégia terapêutica personalizada. O teste funciona através de uma simples análise de sangue periférico.

Agricultores

Apoio chega em outubro A Comissão Europeia autorizou a antecipação para outubro do pagamento de 320 M€ de ajudas diretas aos agricultores, que estava previsto para dezembro, anunciou o Ministério da Agricultura e Mar. Em causa está o maior período de chuvas deste ano, que prejudicou a execução dos trabalhos agrícolas.

Lisboa. PSP cria um espaço para dar apoio à criança A PSP criou nas instalações da Divisão de Investigação Criminal de Alcântara, em Lisboa, um espaço dedicado exclusivamente às crianças para apoiar os menores que se desloquem a estas instalações policiais. Numa nota, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP adianta que o “espaço criança” foi criado em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), tendo sido o local da sua autoria. Segundo o Cometlis, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) investiga casos relacionados com maus-tratos a menores e situações de violência doméstica, sendo a criança vítima, pelo que, diariamente, dezenas de menores acompanham os pais a estas instalações policiais.

A PSP avança que no âmbito deste projeto foi criado um mecanismo de encaminhamento das vítimas para a APAV. © SXC.HU

Inglês. Escolas decidem se testes contam para nota O Ministério da Educação explicou ontem que os resultados dos testes nacionais de inglês que os alunos do 9.º ano terão de fazer podem ser utilizados pelas escolas da “forma que considerarem mais adequada”. “À semelhança do que sucede com os testes intermédios”, as escolas vão poder utilizar a informação gerada pelos exames “da forma que considerarem mais adequada para a promoção do sucesso dos alunos”, explicou fonte do Ministério da Educação e Ciência (MEC). Os testes de diagnóstico de Inglês vão começar a ser aplicados este ano a todos os alunos do 9.º ano, segundo um despacho do ministro Nuno Crato.


PUB

ECONOMIA | 07

Fiscalidade em análise UE. A Autoridade da Concorrência europeia pediu a vários governos que se expliquem sobre as suas regras fiscais. De acordo com o Financial Times, citado pelo JdN, Bruxelas está a analisar a Irlanda, o Luxemburgo e a Holanda, numa tentativa de perceber se os privilégios fiscais que estes países concedem às multinacionais têm contornos ilegais. E pede detalhes pormenorizados sobre empresas como a Apple e a Starbucks. A investigação em curso ameaça criar uma nova frente no ataque global à evasão fiscal, reforçando as regras da União Europeia, que proíbem distorções na concorrência através da redução de impostos a favor dos grupos privados. Este passo é tido como informal, e não indica que a Comissão Europeia tenha identificado alguma conduta errada na Irlanda, Luxemburgo

ou Holanda. É um movimento preliminar, que veio criar alguma agitação nos representantes dos países visados. Se a Comissão encontrar indícios que levantem preocupações, isso poderá fazer com que uma investigação formal seja aberta que force os Estados a recuperar as receitas perdidas, fruto de alguns negócios realizados para proveito das multinacionais. Segundo o porta-voz da Comissão “neste momento, estamos simplesmente a recolher informação fiscal”. Todos os países envolvidos estão obrigados a combater a evasão fiscal, sendo que as regras dão às empresas o poder de decidirem onde irão ter as suas sedes fiscais.

Salão Automóvel de Frankfurt 2013 O Salão Automóvel de Frankfurt, que está aberto ao público naquela cidade alemã até dia 22, é um dos mais importantes da indústria a nível mundial. As principais fabricantes mostram as suas novidades, sempre alicerçadas na mais alta tecnologia e perspetivas de futuro. © GETTY IMAGES


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

ECONOMIA | 08

Condicionalidades e supervisão da troika Ajuda externa. Portugal tem “várias opções possíveis para uma fase pós-programa” de assistência, mas qualquer apoio no regresso aos mercados em 2014 obrigará a “condicionalidades”. O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Oli Rehn, sustentou ainda que um programa de apoio manterá a supervisão da troika. “Várias são as opções possíveis no que toca à fase pós-programa, embora seja prematuro avançar com um cenário e um esquema específicos, neste momento parece provável que Portugal possa solicitar algum tipo de apoio para facilitar o seu regresso aos mercados”, refere o membro do executivo comunitário. O comissário europeu diz que “a versão mais leve” para Portugal “consistiria numa Linha de Crédito Preventiva Condicionada, con-

cedida pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE)” e que caso o País seja “elegível para um programa de Transações Monetárias Diretas do Banco Central Europeu, e “quiser aproveitar essa oportunidade”, terá de optar por uma Linha de Crédito com Condições Reforçadas, também do MEE. “Ambos os tipos de programas implicam uma certa forma de condicionalidade que, no entanto, não seria muito diferente de uma mera supervisão pós-programa, que de qualquer forma será aplicável a Portugal em conformidade com o pacote duplo”, faz notar o finlandês.

Oli Rehn admite a participação do BEI no financiamento da economia e investimento embora não diretamente. © GETTY IMAGES

PUB

Reino Unido. Correios em privatização O governo britânico lançou ontem o processo de privatização do grupo postal Royal Mail, anunciando que colocará em cotação na Bolsa de Londres ao longo das “próximas semanas” a maioria do capital dos correios do Reino Unido. Esta será a maior privatização desde a época de Margaret Thatcher, altura em que foram vendidas a British Gas e a British Telecom.

Mercado Puro

Google KitKat FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF

A associação das marcas a eventos, edifícios ou provas desportivas é algo bastante comum em todo o mundo. Em Portugal destacam-se como exemplos de naming as competições desportivas, estádios e pavilhões, festivais de verão e até piqueniques. A Google volta a inovar ao fazer um acordo com a Kit Kat para que a versão 4.4 do Android tenha o nome do famoso chocolate. Desde a versão 1.5, em 2009, que as versões do sistema operativo têm um doce como cognome. Cupcake, Gingerbread e Jelly Bean são alguns exemplos. Mas agora o intuito é comercial. A Kit Kat mudou também a sua comunicação e o seu sítio na Internet anuncia o seu produto como se de um smartphone se tratasse. Original, sem dúvida!

O dia a dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m Psi-20

$108.53 (+0,85%)

0,341 (-0,29%)

6.078,12 (+0,53%)

Euro para: Dólar 1,330; Libra 0,841; Real 3,029

Grécia

Desemprego nos 27,9%

Angola. Acordo para construir fábrica da Sumol+Compal A Sumol+Compal revelou ontem que foi assinado um contrato de investimento, entre a Sumol+Compal Angola Invest, detida em 50,1% pela empresa portuguesa, a OGA – Companhia de Máquinas e Sistemas e o Estado angolano no montante de 22 M€, para a construção de uma fábrica em Angola para enchimento de sumos, néctares e refrigerantes das marcas da Sumol+Compal.

Desde 2008 que a taxa de desemprego na Grécia mais que triplicou. Em junho de 2013, o número de desempregados voltou a atingir um novo recorde de 1,4 milhões e a taxa de desemprego avançou para 27,9%.

Crédito Agrícola

Resultados a metade O Crédito Agrícola registou no primeiro semestre um resultado positivo de 12,2 M€, valor que compara com os 25,1 milhões de euros do mesmo período do ano passado.


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

MUNDO | 09

Informação por receio de prisão EUA. A presidente da Yahoo disse ontem que temeu a prisão no caso da alegada espionagem informática governamental. Melissa Mayer disse temer a situação caso recusasse cumprir as exigências das agências norte-americanas de espionagem na entrega de dados dos utilizadores das ferramentas da empresa. A dirigente da Yahoo foi confrontada sobre o que está a fazer para proteger os utilizadores do Yahoo da “tirania governamental”, na conferência TechCrunch Disrupt, em São Francisco, EUA. Marissa Mayer garantiu que a Yahoo escrutina e luta contra os pedidos do governo norte-americano ratificados pelo Tribunal de Vigilância de Informações Estrangeiras, mas quando a empresa perde a batalha tem de agir como lhe indicam ou arrisca ser tratada como traidora. Os pedidos de informação autorizados pelo tribunal chegam com uma ordem que impede qualquer

pessoa na empresa que receba o pedido de revelar qualquer pormenor da solicitação ou mesmo da sua existência. “Se não cumprir, é traição”, afirmou Mayer, quando questionada acerca das razões por que não retira detalhes dos pedidos das agências norte-americanas de espionagem sobre os utilizadores do Yahoo. Marissa Mayer lembrou não poder falar dos casos porque “são classificados”. “Revelar informações classificadas é traição e vamos presos. Por isso, na defesa dos nossos utilizadores, faz mais sentido trabalhar com o sistema”, acrescentou. Yahoo, Google, Facebook e Microsoft estão entre as empresas que procuram autorização para libertar mais informações aos seus utilizadores relativamente aos pedidos feitos sob alegação de combate ao terrorismo e a outras ameaças.

Também a empresa de Mark Zuckerberg, o Facebook, foi uma das que mais requerimentos recebeu para que entregasse informações dos seus utilizadores. © GETTY IMAGES PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

MUNDO | 10

Assad aceita entregar armas Síria. O presidente sírio Bashar al-Assad confirmou que a Síria vai colocar o arsenal químico sob controlo internacional, garantindo que a decisão não se deve à ameaça de ataque dos EUA. “A Síria coloca as suas armas químicas sob controlo internacional por causa da Rússia”, declarou ontem Bashar al-Assad em entrevista ao canal de televisão público Rossia 24. “As ameaças dos Estados Unidos não influíram na decisão de colocar as armas químicas sob controlo”, frisou, em declarações traduzidas para o russo. O líder sírio disse ainda que o seu país vai enviar documentos à ONU para um acordo sobre as condições para a supervisão das armas. A Rússia defende que a Síria deve aderir à Organização para a Interdição de Armas Químicas – de acordo com um plano discutido ontem pelos chefes da diplomacia da Rússia,

Serguei Lavrov, e dos EUA, John Kerry, em Genebra – evitando assim um possível ataque dos norte-americanos à Síria. As conversações de Genebra devem continuar hoje, contando com a participação de peritos em armamento. O presidente dos EUA afirmou já esperar “resultados concretos” destas conversações russo-americanas de Genebra. “Tenho esperança que as conversações do secretário de Estado (John) Kerry com o ministro dos Negócios Estrangeiros (russo, Serguei) Lavrov e outros parceiros levem a resultados concretos”, declarou ontem Barack Obama aos jornalistas, na Casa Branca.

Plano russo “bem-vindo” O ministro português dos Negócios Estrangeiros considera “bem-vindo” o plano russo para controlo internacional de armas químicas sírias • Rui Machete “congratula-se” com a iniciativa da Rússia, “mas agora é preciso que a coisa ande e que não haja desculpas para demoras excessivas. Esperemos que funcione” • Questionado sobre a decisão do presidente norte-americano de adiar um pedido de autorização ao Congresso para um eventual ataque à Síria, Machete aplaudiu esta “derivação para a via diplomática e para a ONU”. “Apreciamos a atitude do presidente Obama que admite que esta hipótese seja exequível”, sublinhou

Japão. Governo protesta contra caricaturas O governo japonês protestou ontem contra dois cartoons publicados pelo semanário francês Le Canard Enchaîné sobre os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, apesar de o país enfrentar a catástrofe nuclear de Fukushima. Um dos cartoons mostra lutadores de sumo a competirem em frente à central nuclear, referindo que o desastre nuclear permitiu ao sumo ser desporto olímpico.

Saúde. Vacina antimeningite tipo A revela-se eficaz Uma nova vacina contra a meningite do tipo A, usada em campanhas de vacinação em vários países africanos, provou ser muito eficaz em larga escala, segundo um estudo publicado pela revista britânica Lancet. O estudo acrescenta que nenhum novo caso de meningite A foi detetado no seio de uma população de 1,8 milhões de pessoas vacinadas em 2011 em três regiões do Chade.

Chile

Mais de 40 polícias feridos em protestos Pelo menos 42 polícias foram feridos e 264 pessoas detidas nos protestos que assinalaram na capital do Chile os 40 anos do golpe de Estado militar contra Salvador Allende. O balanço oficial não revela o número de manifestantes feridos.

Inglaterra

Príncipe William vai deixar a carreira militar O príncipe William, segundo na linha de sucessão do trono britânico, deixa a carreira militar para se dedicar a ações caritativas e da Casa Real, anunciou o Palácio de Buckingham. O duque de Cambridge esteve mais de sete anos nas fileiras militares.

O futuro da mina Rosia Montana continua incerto Os mineiros romenos da Rosia Montana Gold Corporation, que é maioritariamente detida pela Gabriel Resources, aguardam no exterior da mina onde outros 22 colegas se barricaram num protesto contra o cancelamento da exploração naquela que é a maior mina de ouro da Europa. Em causa estão protestos de ambientalistas, que apontam possíveis danos ambientais. A empresa continua à espera de uma autorização para começar a mineração. © GETTY IMAGES


PUB


2 CULTO

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

A multiculturalidade de Lisboa em festival Cultura. O Festival Todos – Caminhada de Culturas percorre, até domingo, as ruas de São Bento e do Poço dos Negros, em Lisboa, com uma programação multicultural. A organização do evento preparou uma programação multicultural de dança, música, teatro e fotografia. Este ano acontece a quinta edição sendo as zonas de São Bento e do Poço dos Negros o ponto de cruzamento de culturas asiáticas, europeias e africanas. A Assembleia da República vai ser este ano um dos pontos do itinerário cultural do festival, acolhendo várias ações desta iniciativa, como a exposição itinerante: da autoria do fotógrafo Luís Pavão, a exposição mostra a diversidade

PUB

12

Sugestões • Casa das Brincadeiras: Um belo local para as famílias estimularem o bem-estar, a ludicidade e a criatividade. Rua Nova da Piedade, 66. • A Ceia de Todos: pratos e petiscos de 11 cozinhas de todo o mundo: Domingo, 18h30, no Pátio do Liceu Passos Manuel. €6. • Online: Mais informações em http://festivaltodos.com/

dos rostos humanos, e está patente na escadaria do parlamento. Amanhã, às 12h00, também a música ocupará este espaço, com a atuação do grupo Jaipur Maharja Brass Band, uma fanfarra composta por oito músicos, que usam instrumentos de sopro com raízes na prática do Rajastão, na Índia. Amanhã e domingo, o público pode entrar no Palácio de São Bento para a apresentação, na Sala do Senado, do espetáculo “Kohlhaas”, às 17h, sobre o texto “Michael Kohlhaas”, de Heinrich von Kleist. Até domingo, o festival vai também contemplar, entre outras iniciativas, a exposição “Urban Sketchers”, na Fundação Mário Soares, passeios pela História da Rua de São Bento, gastronomia com música, por Nele Duportail e Nuno Salvado, concertos de percussão por Ruca Rebordão e concertos da Orquestra Bollywood Masala. LUSA


13

VOXELS A dupla eletrónica de Pedros (Pinto e Chamorra) lançaram “Bachelor house”. Pedro Pinto conta como nasceu o disco.

“NÃO SOMOS NADA FUNDAMENTALISTAS”

do dizemos que não é um projeto fechado. Não somos nada fundamentalistas pela eletrónica – e dentro desse estilo o house, o tecno, o hip hop... Como começaram a surgir os primeiros temas? Foi um pouco natural. Já

nos conhecíamos há uns anos e antes de sermos Voxels já fazíamos coisas juntos. O Pedro tinha um estúdio e começámos a fazer uns DJ-sets. Percebemos que havia ali entendimento de gostos e de tudo.

Como é que um ex-guitarrista de heavy metal vai parar ao universo da música eletrónica? É estranho!

Mas há algum estilo que procurem mais ou acabam por vos sair de forma natural? Ultimamente – e neste

Mas também não fui propriamente um guitarrista: tive aulas e, de facto, era muito ligado ao heavy metal. A minha experiência musical começou mesmo por aí, pelos Black Sabbath, Iron Maiden e outros clássicos. Só mais tarde é que veio o interesse pela música eletrónica.

“Bachelor house” – estamos mais focados no house, disco house e sampling. Mas às vezes começamos com coisas que não têm nada a ver: hip hop, pop, eletrónica introspetiva, ambiente... só não vai para o rock ou heavy metal porque não termos guitarra e bateria!

Hoje ainda se reflete na música dos Voxels? Não sei bem de que forma

O ecletismo dos Voxels reflete-se mais num espetáculo ao vivo? Não tanto...

influenciou, mas é um percurso! Estilisticamente não influencia, mas em termos de abertura de espírito para outros estilos, sim. Falo por mim e pelo Pedro (Chamorra) quan-

pelo menos dentro do mesmo DJ set. Há sítios onde podemos tentar outras cosias, mas se estamos num “clube” tem de ser para pista, para BRUNO MARTINS não alienar gente.

Pedro Pinto e Pedro Chamorra atuam amanhã na Optimus D’Bandada, no Porto. Ver mais na caixa ao lado. © DR

Os primeiros quatro volumes da nova integral obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen chegam hoje às livrarias com o selo da editora Assírio & Alvim. A publicação inicia-se com “Poesia”, o primeiro livro da escritora, surgido em 1944.

Adaptação

Rowling volta aos filmes A autora de “Harry Potter”, J.K. Rowling, está a escrever uma série de filmes derivados do mundo mágico do feiticeiro britânico. O primeiro intitula-se “Fantastic beasts and where to find them”, baseado num livro com o mesmo nome que Harry e os seus colegas usavam na escola de Hogwarts.

A terceira edição da Optimus D’Bandada acontece amanhã em 23 salas de espetáculo da cidade do Porto. São mais de 70 bandas a tocar em concertos grátis. Mais informações e cartaz completo em www.optimus.pt/dbandada. O metro recomenda: • Long Way To Alaska: às 19h no Miss Opo • Gisela João: às 20h no Passeio das Virtudes • Xungaria no Céu: às 21h no Coreto da Cordoaria • Best Youth: às 22h na Praça dos Leões • The Glockenwise: às 22h15 no Plano B • Capicua: às 23h30 no Café Aviz • António Zambujo: às 23h30 no Coreto da Cordoaria • JP Simões: às 00h no Rádio • Voxels: às 00h30 no Studio Andrew Howard • DJ Clean Feed: à 1h no Café Lusitano • Ninja Kore: às 2h no Armazém do Chá

PUB

Livros

Obra poética de Sophia hoje nas livrarias

Optimus D’Bandada

TV. “Breaking bad” ganha “spin off” A cadeia de televisão norte-americana AMC anunciou que vai produzir um spin off a partir da série “Breaking bad”. A nova série vai basear-se na personagem do advogado Saul Goodman. “Better call Saul” vai voltar a contar com o ator Bob Odenkirk enquanto causídico. O spin off será uma “prequela” da personagem e irá apontar à evolução de Saul até conhecer o barão das metanfetaminas, Walter White.

Cinema. Douro Film Harvest arranca hoje A quinta edição do festival de cinema Douro Film Harvest arranca amanhã, em Sabrosa, e tem como destaque a presença de 21 realizadores e uma homenagem ao cineasta duriense João Botelho. A pré-abertura decorre hoje, em Provesende, com a apresentação das 10 curtas selecionadas para esta quinta edição. A abertura decorre depois amanhã com a exibição de “Quo vademus?” da série “Mondovino”.


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

CULTO | 14 GONÇALO F. SANTOS

STORYBOARD PARA O SEU FIM DE SEMANA

Sábado

Sexta-feira

Noite: os Virgem Suta e os Deolinda vão cantar no Parque Central da Amadora, nas comemorações do aniversário do município. O concerto dos Virgem Suta é às 21h e o dos Deolinda às 22h30.

Domingo

Noite: às 19h30, embarque no “Esplendor do Douro” no Cais do Freixo, Porto. Na Douro Sunset Wine Party há prova de vinhos Burmester e música com DJ. Preço €20 e a lotação do barco é limitada.

Tarde: dê um pulo à praia de Caminha para ver o Windsurf Wave Show Campofrio (12h30).

Noite: o Lumina fará um espetáculo de luz nos edifícios da Cidadela de Cascais (20h).

PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

Street Fashion Paris

Street Fashion Londres

LAZER | 15

Horizontais: 1. Aquele que elege. Contr. da prep. de com o

Palavras cruzadas

art. indef. um. 2. Mulo. Contr. da prep. a com o art. def. os. Fruto da limeira. 3. Primeira mulher, mãe da humanidade (Bíbl.). Planeta satélite da Terra. 4. Mulher que cria criança alheia. Variedade de carbonato de cálcio, usado especialmente para escrever no quadro preto. A si mesmo. 5. Espião. Ruminante bovídeo. 6. Seis em numeração romana. Até agora. Brisa. 7. Anilha. Presentemente. 8. Isolado. Passado. Sétima letra do alfabeto grego. 9. Bago do cacho da videira. Espaço de 12 meses. 10. Haste delgada e comprida. Dotes naturais. Caminhar. 11. Camareira. Inquietação da consciência por culpa ou crime cometido.

Verticais: 1. Nome da letra M. Subterfúgio com que se pretende sair de uma dificuldade. 2. Peça de vestuário para a mão. Eiró. Lamento. 3. Deseje. Larva que se cria nas feridas dos animais (Bras.). 4. Avançava. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. Acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescentado. 5. Modo de dizer. Chalaça picante. 6. Ósmio (s.q.). Gingação. Preposição. 7. Ligado. Misericordioso. 8. Claridade produzida por qualquer fonte luminosa. Unidade de medida agrária equivalente ao decâmetro quadrado. Molibdénio (s.q.). 9. Claridade que o Sol envia à Terra. Fruto da ateira. 10. A unidade. Ecoa. Erva-doce. 11. Parte lenhosa compacta e dura das plantas. Discurso.

Sudoku

•••••

Solução cruzadas Horizontais: 1. Eleitor, Dum. 2. Mu, Aos, Lima. 3. Eva, Lua. 4. Ama, Giz, Se. 5. Espia, Boi. 6. VI, Ainda, Ar. 7. Aro, Agora. 8. Só, Ido, Eta. 9. Uva, Ano. 10. Vara, Dom. Ir. 11. Aia, Remorso. Verticais: 1. Eme, Evasiva. 2. Luva, Iró, Ai. 3. Ame, Ura. 4. Ia, Asa, IVA. 5. Tom, Piada. 6. Os, Gingo, De. 7. Liado, Bom. 8. Luz, Are, Mo. 9. Dia, Ata. 10. Um, Soa, Anis. 11. Madeira, Oro.

Solução sudoku O que veste a Elisa Baudoin ? “Sapatos Mellow Yellow, calças e t-shirt Zara e colar e mala H&M.” As suas influências: “Não sigo nenhuma moda, mas gosto de ter um ou dois looks mais ‘na moda’. Prefiro roupa que reflita a minha personalidade.”

O que veste a Sun Choi? “Botas Dr. Martens, calção-saia Reiss, camisola American Apparel, casaco Tse e leggings e casaco Korea.” O seu estilo: “Depende do meu humor.” O que baniria para sempre? “Gosto de todas as modas.” MICHELLE BOBB-PARRIS PUB

Ficha técnica Metro Portugal Arruamento B à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária Distribuição Gratuita Impressão Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A. Rua Consiglieri Pedroso 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo. DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Diretora Adjunta Ana Silveira Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Tiago Medeiros, Gabriela Raposo Tel. 22 532 23 00 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia MARKETING João Aleixo, Rita Costa, Filipa Fouto Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos João Aleixo (coordenador) Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.

Correio do leitor

Natália Correia 90º aniversário do seu nascimento (13/9/1923) Trate-a por Mátria, matriz feliz de quem nunca vergou a cerviz, serviçais deste país. Raiz que vingou no solo pátrio, átrio duma casa pública luminosa, prosa que publica, poesia que aí dizia. Fazia o que lhe apetecia, tecia teias, palavras meias, cheias de fulgor, amor, ódio de estimação. São, assim, tantas as imagens, viagens ao pretérito passado, presente e futuro, muro derrubado, roubado o sonho incontrolado, ao lado da sua razão vera, prouvera perdurasse sua voz. E nós, mudos e quedos, dedos entrelaçados, embriagados na neblina, sibilina, cristalina, transparente. Gente do meu país, quis a dita fosse controversa, conversa dita com enredo, sem segredo, em cada dia que para si era de Natal, Natália.

JOSÉ P. COSTA, LISBOA

As cartas dos leitores devem ser enviadas para Metro/Arruamento B à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA, ou por e-mail para: leitores@metroportugal.com. As opiniões desta página não vinculam as do METRO nem traduzem a opinião do jornal. O METRO reserva-se o direito de editar as cartas que não devem exceder os 400 caracteres..


PUB


PEQUENOS ANÚNCIOS

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA

COLABORADORES/AS

PENHORES E COMPRA E VENDA DE

“novas tecnologias” LISBOA – PART TIME

Desde 1951 Somos uma empresa de confiança Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS

COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR ABERTO À HORA DO ALMOÇO

Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado)

Horário de Trabalho - A partir das 17:00 hrs

Tels.: 21 346 54 11 • 21 342 94 83 • 21 321 93 46 Fax: 21 321 14 97 | E-mail: geral@apj.com.pt

Função - Para realizar inquéritos de satisfação e opinião junto aos nossos futuros clientes. Pedimos – Mínimo 9.º ano de escolaridade, simpatia e muito dinamismo, sobretudo com gosto em conhecer pessoas e fazer amigos. Oferecemos - Plano de Carreira com remuneração base fixa e prémios. Marca já entrevista para o

n.º 929 023 355 Ou recrutamento@futurcabo.pt A/C Lia Simões - Formadora

s ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS DIAS

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTE NÃO DESANIME! NÃO DESISTA! O SEU CASO TEM SOLUÇÃO

Especialista em separar e unir quem você ama em 3 dias com eficácia e honestidade. Obtenha ajuda imediata com resultados rápidos e definitivos em amarrações, aproximações e afastamento total. Ainda reconciliações, problemas familiares, casos de partilhas, negócios, dificuldade de engravidar, inveja, impotência sexual, bruxarias, magia negra, Etc. Com o Mestre, descubra os factos mais importantes da sua vida: Passado, Presente, Futuro. Paga após resultado. Consulta em Lisboa (Cais Sodré). À distância ou até no estrangeiro:

Contacte: 968 623 899 917 188 027 – 212 415 543

Problemas Bancários? A Creditok tem a Solução ideal para si!

218 479 195 Faça o seu Crédito: 912 277 988 Pessoal 968 851 452 Habitação Análise Grátis

Empresarial

EMPRESA REGISTADA PARA O DEVIDO EFEITO

www.creditok.webs.com EX: 5.000€ - 100,47 em 60M total 6,628€ / Taxa de Juro 11,25 TAEG 17,9

CREDIFAST ANÁLISES GRÁTIS

www.credifast.webs.com

• Crédito Pessoal • Crédito Consolidado • Crédito Habitação • Crédito Automóvel • Crédito Empresarial EMPRESA REGISTADA PARA O DEVIDO EFEITO

Com problemas bancários, dizemos que sim!

EX: 5.000€ - 100,47 em 60M total 6,628€ / Taxa de Juro 11,25 TAEG 17,9

LIGUE JÁ!

218 481 496

911 540 899 • 961 552 743

CURSO DE JAPONÊS Prof.ª natural do Japão c/ 19 anos de experiência. Lecionou no Curso Livre da Universidade Nova de Lisboa, I.O. e na Embaixada do Japão.

www.aulasdejapones.pt

Med. Indep. Cred. Concedido p/entidades autoriz.

CREDITOK


3 SPORT

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

18

Futebol está mais barato Sporting. O clube de Alvalade anunciou ontem que conseguiu uma poupança de quase 14 milhões de euros. Estes números foram obtidos com o processo de reestruturação do futebol profissional e da formação, anunciaram os leões à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. “Face ao valor projetado de 44,7 M€, gastaram-se 26,4 milhões, ou seja, menos 40%”, refere a SAD, realçando que a poupança na equipa A foi de 36%, e na B de 53%. A projeção de custos da equipa A apontava para 33,4 M€ esta época, mas a reestruturação de Bruno de Carvalho – cessação e rescisão de contratos com jogadores, etc. – diminuiu os gastos para 21,4 M€. Na B passou-se dos orçamentados 3,8 M€, para 1,8 M€. Foi assim, segundo o clube, que se poupou 14 M€.

Benfica. Djuricic quer competição nas pernas Djuricic, médio ofensivo do Benfica, defendeu-se das exibições apagadas que protagonizou nos dois últimos jogos que fez com a camisola da Sérvia com a utilização irregular nos encarnados “Não pensava estar nesta situação no Benfica. Em Cardiff [País de Gales vs. Sérvia], joguei pela primeira vez 90 minutos nos últimos quatro meses. Isto deixa marcas, mas vou continuar a trabalhar e a lutar, no clube e na seleção”, avançou o médio à imprensa do seu país.

Contra-ataque

Bruno de Carvalho reduziu os custos de 2,5 para 0,8 M€ com o pessoal associado ao futebol – tirando equipa A e B. © DAVID SANTOS

“Os jogadores que estão aqui têm que ter valor, mas não é fácil imporem-se. O Djuricic em três jogos foi titular em dois...” Jorge Jesus, treinador do Benfica, respondendo a Djuricic, ontem, em conferência de imprensa PUB

MASSAGISTA UMA PROFISSÃO COM FUTURO. Curso de

MASSAGEM de RECUPERAÇÃO (10 meses + estágio curricular garantido) Formação organizada em parceria com CFP-COL

Sindicato Nacional de Massagistas de Recuperação e Cinesioterapeutas Lisboa 213 649 439 | Porto 222 087 453 Coimbra 239 722 764 | www.simac.com.pt Acreditação DGERT na área da Saúde 15% de desconto na inscrição contra apresentação do jornal !! desconto válido até 14 de Setembro!!


19

Galos visitam Dragão vitorioso Futebol. O FC Porto, a única equipa 100% ganhadora na Liga, vai tentar manter o seu estatuto frente ao Gil Vicente, a última equipa com quem perdeu no campeonato. Na época de 2011/12, a equipa gilista bateu, em Barcelos, o FC Porto, por 3-1. Depois de 29 de janeiro de 2012, nunca mais os campeões nacionais perderam na Liga – a época transata, por exemplo, terminaram o campeonato com seis empates. O jogo de amanhã é no Dragão logo o favoritismo vai para o FC Porro, ainda que o trabalho da semana tenha sido feito sem vários internacionais. “Não sendo uma situação 4.ª JORNADA AMANHÃ

RIO AVE-V. GUIMARÃES (16H15, SPTV) BENFICA-P. FERREIRA (18H15, BENFICA TV) FC PORTO-GIL VICENTE (20H15, SPTV) DOMINGO

ACADÉMICA-BELENENSES 15H45 (SPTV) V. SETÚBAL-MARÍTIMO (16H) NACIONAL-AROUCA (16H) OLHANENSE-SPORTING (17H45, SPTV) SP. BRAGA-ESTORIL (19H45, SPTV)

Futebol

ideal, não pode servir de desculpa para nada e temos que conviver com ela”, esclareceu ontem o técnico portista, Paulo Fonseca. O Sporting, 2.º na Liga, vai querer continuar o bom momento apenas interrompido com o empate frente ao Benfica. Porém, tem uma deslocação complicada a Olhão. O Benfica, que continua à procura da sua melhor forma, tem amanhã uma boa ocasião para somar os três pontos, pois o P. Ferreira é o penúltimo na pauta classificativa. Ainda assim, Jorge Jesus, técnico dos encarnados, em 7.º, está cauteloso e garante que “a classificação não traduz o valor do Paços”. Siqueira pode estrear-se no Benfica, que tem cinco atletas lesionados. Refira-se que o Nacional vai receber o Arouca, domingo, à porta fechada, devido a cânticos racistas no encontro da última época com o Olhanense, da 20.ª ronda. LUÍS CARMO

Mundial 2014

Hirvonen faz poeirada na Austrália Mikko Hirvonen, da Finlândia, compete no seu Citroën DS3 no Rali da Austrália, a 10ª prova do Mundial. O norueguês Andreas Mikkelsen, em VW Polo R, foi o mais rápido, ontem, nas duas primeiras especiais. O Rali acaba domingo e Sébastien Ogier pode sagrar-se campeão © GETTY

Doping. Esteroides incluídos no passaporte biológico O Comité Executivo da Agência Mundial Antidopagem (AMA) já aprovou o documento técnico necessário para incluir no passaporte biológico dos atletas um parâmetro referente aos esteroides. De acordo com o documento, esta nova parte do passaporte bio-

Ténis

lógico entrará em vigor em janeiro de 2014. “Este é verdadeiramente um passo prometedor na luta contra o doping. Desejamos uma aplicação a grande escala pelas organizações antidoping nos próximos meses”, disse o presidente da AMA, John Fahey.

Ciclismo

Seleção em Alvalade

Gastão Elias a abrir...

Nibali ameaçado

O jogo entre Portugal e Israel, o penúltimo do Grupo F no apuramento para o Mundial 2014, será a 11 de outubro, às 20h45, no Estádio José Alvalade, anunciou ontem a Federação Portuguesa de Futebol. Portugal é o 2º classificado do grupo, com cinco pontos de vantagem sobre os israelitas, em 3º. O último jogo, com o Luxemburgo, é a 15 de outubro, em Coimbra (18h). Entretanto a seleção saiu ontem, quatro anos depois, do top 10 do ranking da FIFA.

Gastão Elias vai tentar conquistar, hoje, o primeiro ponto de Portugal no play-off de apuramento para o Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis frente ao moldavo Radu Albot, ditou o sorteio. Segue-se na ordem de encontros o jogo entre João Sousa e Maxim Dubarenco. A seleção portuguesa de ténis vai discutir entre hoje e domingo, em Chisinau, o play-off de apuramento para o Grupo I da principal competição da modalidade por equipas.

O bielorrusso Vasil Kiryienka, da Sky, ganhou ontem 18ª etapa da Volta a Espanha, tendo chegado isolado a Peña Cabarga, na montanha. Vicenzo Nibali, da Astana, segue como líder, mas agora tem apenas menos três segundos do que Christopher Horner, da Radioshack. Quanto aos portugueses, José Mendes, da NetApp, terminou em 25º e André Cardoso, da Caja Rural, foi 35º. Na classificação geral, Cardoso é 20º e Mendes 24º.

Cabo Verde fora do Brasil A seleção de futebol de Cabo Verde foi afastada do play-off de apuramento para o Mundial 2014, após ter utilizado indevidamente o defesa Varela frente à Tunísia. Cabo Verde vai recorrer da decisão da FIFA.

PUB


PUB


20130913_pt_lisbon