Page 1

PUB

NEM TODOS PODEM SER UMA ESTRELA DOS ‘MEDIA’: ROBERT KYNCL, DIRETOR DE CONTEÚDOS DO YOUTUBE, DÁ DICAS DE COMO TRIUNFAR NO ‘SHOWBUSINESS’ pág. 06 PUB

PORTUGAL sexta-feira 21 junho 2013 ano 6, nº 1900 Lisboa 16° | 22°

Porto 14° | 20°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Nacional

Justiça. Luta anticorrupção em Portugal não convence Dos 249 arguidos condenados por corrupção entre 2007 e 2011 no País, apenas 14 cumpriram penas de prisão por este crime. pág. 14

Mundo

Violência no feminino Mais de 1/3 das mulheres deverá sofrer agressões pág. 16

Culto

TV Snacks O futuro da televisão (ou a caixa que mudou o mundo) será desenhado à sua medida: feito por si e para si págs. 02 a 10 “O que estou a fazer no YouTube é petiscos de lazer. Como com a comida, os miúdos preferem petiscar em vez de ter uma refeição convencional. E tudo isso tem que estar acessível a qualquer hora e em qualquer lugar”, explica Brian Robbins, a mente por trás da Awesomeness TV.

Morreu Tony Soprano Ator James Gandolfini morre de ataque cardíaco aos 51 anos pág. 18

Cronista

Inquérito do Alvim Rui Pedro Tendinha não escapou pág. 12 PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

Nascida de um papel de um estudioso na Feira Mundial de 1900, a TV mudou a nossa vida. “NCIS” é a série dramática mais popular dos EUA. Mas nenhum programa, tirando a Super Bowl, irá chegar aos números de 100 milhões de “M*A*S*H”.

Início da TV 3D.

“Anatomia de Grey” vira sucesso atraindo milhares de mulheres.

Há mais de 300 canais de TV por cabo a operar nos EUA.

Um norte-americano vê, em média, quatro horas de TV por dia. O “boom” da reality TV dá-se com programas como “Big Brother” e “Quem Quer Ser Milionário?”. E ainda mais sucesso: a estreia de “Os Sopranos”.

É lançado o TiVo, que permite gravar programas saltando anúncios.

02

O russo Constantin Perskyi mostra a 1.ª “televisão” na Feira Mundial de Paris. Previa-se globalização só para o ano 2000.

Vladimir Zworykin regista a primeira televisão a cores.

Começa a TV nos EUA, Grã-Bretanha, Alemanha, França e União Soviética.

O americano Charles Francis Jenkins transmite o primeiro anúncio de TV.

O FUTURO DA TV Los Angeles. Esqueça o estar sentado no sofá a ver séries e filmes. Hoje em dia o telespetador tem algo a dizer na evolução do entretenimento. O consumidor vira produtor, e a indústria tem que aceitar a mudança. ELISABETH BRAW, MWN Ver programas no tablet enquanto o aparelho de TV apanha pó? Produzir curtas caseiras? Não está sozinho. De facto, o entretenimento está a mudar e a TV como a conhecemos pode virar passado. A Netflix tem o seu próprio programa online. A Amazon está a planear o lançamento de entretenimento online, assim como o Spotify. O YouTube já tem mais de mil milhões de cliques por mês e há rumores que estão a planear o lançamento de um serviço de subscrição para vários canais de top. “As pessoas continuam a ver tanta TV quanto viam, mas também começam a migrar para outros nichos do entretenimento”, explica Aymar Jean Christian, professor de Media, Tecnologia e Sociedade na Universidade de Northwestern. “As pessoas

gostam de conteúdos que estejam voltados para elas. Por exemplo, não há programas de televisão para jogadores de videojogos pois são um nicho, mas na Internet há canais direcionados para eles.” E estamos a pensar mais pequeno: “O entretenimento está a passar pelos computadores portáteis, tablets e smartphones”, observa Alexander Halavais, presidente da Association of Internet Researchers. E hoje em dia os próprios espetadores já podem contribuir com ideias para séries, algo que aconteceu com a última temporada de “Veronica Mars”. Mas calma, a TV está a mudar, mas não irá morrer. Às vezes não queremos ver programas feitos por pessoas como nós. Basta pensar na série “Os Sopranos”, claramente que não foi criada por espetadores!

Desporto. Streaming a crescer legalmente

regularização, passando em stream e ilegalmente eventos desportivos. Mas há quem ande atrás deles: a Premier League afirma ter desmantelado mais de 30.000 sites no ano passado. Mas assim que um é fechado, abre outro. E quem vê nem se preocupa com a fraca qualidade de imagem, afinal, é grátis. A ESPN seguiu a moda e também já tem jogos em stream no seu site.

Todas as semanas, milhões vibram com desporto no ecrã – e não pagam um cêntimo. E isto acontece porque milhares de sites, regra geral, estão hospedados em países com pouca

Especialista

“Crowdsourcing é o futuro” ROHIT TALWAR CEO DA EMPRESA FAST FUTURE

Cada vez mais pessoas querem fazer parte do processo de entretenimento e dar inputs aos produtores. Mas nem toda a gente é brilhante na área. Artistas e produtores profissionais não se tornarão obsoletos. Continuará a existir um mercado para o entretenimento ao vivo. As pessoas ficam aborrecidas quando têm de assistir a espetáculos usando tecnologia. No entanto, o que vemos é uma mudança no uso dos media em torno do entretenimento. Os utilizadores podem participar com a sua experiência, sem fazer parte do processo criativo. Outras áreas com grande potencial são o crowdsourcing e o crowdfunding. Posso obter apoios através de sites onde as pessoas ajudam financeiramente e podem decidir, por exemplo, no nome das personagens. Isso democratiza o entretenimento. Os canais de TV vão escolher séries com base nas que são populares junto do público do crowdsourcing.

Inventado o leitor de DVD.

900 milhões de televisores vendidos no mundo.

Estreia “Os Simpson”. Neste ano também estreou “Seinfeld”.

O “The Cosby Show” torna-se a série mais popular da sua era.

As inovações no As inovações nos aparelho de TV programas de TV


TV FUTURO | 03

Os Jogos Olímpicos de Berlim tornam-se no primeiro evento televisivo desportivo.

Começa a televisão em Itália e China. Começa lentamente a dominar nos EUA.

Harry Truman é o primeiro presidente a falar à nação via televisão. Pediu comida para a Europa.

Começa a TV a cores nos EUA.

Começa o programa matinal “Today Show”.

Mais de metade das casas dos EUA têm um televisor.

Elvis Presley aparece no programa “Ed Sullivan Show”.

Debate televisivo entre John F. Kennedy e Richard Nixon decide a eleição nos EUA. A chegada à lua de Neil Armstrong e Buzz Aldrin (na imagem) foi vista por 700 milhões de pessoas no mundo.

Earbits: Spotify para bandas de garagem

3 empresas a ter em atenção

Vine & Keek: principais sites para vídeos sociais Vídeos sociais são o novo Twitter. De facto, o Twitter tem a sua app de vídeos sociais, a Vine, e a Keek, com sede em Toronto, tem 3,2 mil milhões de visualizações por mês. “O vídeo social é mais útil do que o Twitter porque permite mesmo ver a vida das pessoas”, diz o fundador e CEO do Keek, Isaac Raichyk, ao metro. E estes vídeos têm um nome próprio: keeks.

Twitch: jogo online, ao estilo da ESPN Na plataforma Twitch há mais de 30 milhões de utilizadores por mês nos jogos eletrónicos – mas que também transmitem os seus próprios jogos e trocam mensagens entre eles. Imagine o canal de desporto ESPN combinado com os media sociais e apostas. “É um verdadeiro entretenimento”, explica o co-fundador Emmet Shear. “E é muito media social. Todos os dias dois milhões de utilizadores trocam mensagens.”

Se tiver uma nova banda e não tiver dinheiro para pagar publicidade ou um agente... há uma app para isso – Earbits, uma plataforma para artistas musicais. “Os consumidores podem encontrar nova música e a indústria novos clientes”, diz o CEO/fundador Joey Flores ao metro. Os utilizadores partilham coisas e acompanham as bandas desde o seu início.

Começa a série norte-americana “Família às Direitas”, que fala pela primeira vez de homossexualidade.

A Sony apresenta o primeiro gravador de vídeos caseiro.

Começa a CNN, o primeiro canal dedicado a notícias 24 horas por dia. Abre a primeira loja de aluguer de vídeos: Blockbuster.

O último episódio de “M*A*S*H” torna-se no programa mais visto de sempre.

Com “Dallas” chega o género “novela” à televisão.


PUBLIREPORTAGEM


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

TV FUTURO | 06

Apesar de ter a chave do futuro do entretenimento, Robert Kyncl é um indivíduo surpreendentemente tranquilo. Enquanto responsável global de conteúdos do YouTube, transformou o site com vídeos de gatos fofinhos num poço de energia dos media. Como será o entretenimento no futuro? O metro falou com Kyncl, ex-atleta de elite, checo, com sorriso fácil, no seu escritório do YouTube em LA, EUA.

COMO SER ESTRELA DO YOUTUBE Visão Ter uma visão e ser apaixonado por ela. Expandir Aumente a sua audiência no YouTube ao conectar-se com outros media sociais.

A TV já passou à história? Não, mas agora há outros aparelhos que posso chamar de “máquinas de trabalho”: computadores, telefones, tablets. E por isto, de repente, descobrimos outros padrões de consumo e exigências dos consumidores em relação ao conteúdo, que não seguem a linha do que se vê na TV.

Diversão Lembre-se que não se trata só de fazer dinheiro. Flexibilidade Ser flexível e estar disposto a falhar. Irá falhar várias vezes. E no YouTube até é grátis falhar.

Estes hábitos que se estão a alterar, com os espetadores a passar mais tempo a ver conteúdos “caseiros”, também estão a esborratar a linha entre consumidor e produtor. O que é que isso irá trazer para o entretenimento no futuro? Só quer dizer que hoje há mais

“Feedback” Peça feedback aos seus seguidores. Seja confiável, mas não previsível.

criadores. No passado, toda a indústria de televisão centrava-se num sistema fechado: uma companhia

CONSELHOS DE LIAM COLLINS, DIRETOR DO CREATOR SPACE DO YOUTUBE (VER PÁGINA 10)

ROBERT KYNCL Numa entrevista exclusiva ao metro, o “chefão” do YouTube revela as ferramentas necessárias para atingir o sucesso – e a matemática é uma delas.

“HOJE, TODOS PODEM SER ESTRELAS DE TV” de telecomunicações que nos trazia conteúdos através de um aparelho que estava na nossa sala. Hoje em dia, é um sistema aberto, em que qualquer pessoa pode pôr conteúdo num aparelho, e, claro, ainda o podemos ver na nossa televisão. Como é que tudo isto irá mudar o nosso dia a dia? Veja o consumo

de media móveis. Para nós, no YouTube, nos últimos dois anos o consumo passou de 6 para 30%. Em alguns países, como a Coreia do Sul e a Arábia Saudita, chega a mais de 50%. Os aparelhos móveis estão-se a tornar no primeiro ecrã em vez do segundo. Isso é bom ou mau? É bom. Antigamente as pessoas sentavam-se em

frente à TV e pouco falavam. Hoje em dia, partilham – ou seja, comentam e conversam umas com as outras. Começam estas conversas através de caixas de texto, mas rapidamente passam para um conhecimento real. Mas claro, tudo tem de ser feito com moderação. Se tudo o que se faz durante o dia é ir ao YouTube no smartphone, isso não é muito bom.

Citação

“A sua capacidade para expandir o canal do YouTube vai depender da sua capacidade para detetar e medir as tendências”

Quanto tempo passa no YouTube diariamente? Uma meia hora. Há uns

anos era menos de cinco minutos. Qual é o segredo para o sucesso nos novos media? Na Internet, chega-se

diretamente ao consumidor, mas tem de se fazer o resto: analisar as tendências, os consumidores e quantificá-los. Ou seja, tem de se ser bom a matemática. A capacidade para expandir o canal do YouTube vai depender da capacidade para detetar e medir as tendências. Juntar criatividade e habilidades analíticas é essencial. Portanto, os jovens devem apostar na matemática? É o que eu digo

às minhas filhas todos os dias. E na ciência. E aprender a programar!

Como acha que será a sala de estar do futuro? Terá uma grande lareira no

sítio onde estava a televisão [risos]. Na minha casa há uma sala de estar e uma sala da família. Numa temos uma TV e na outra uma lareira, um piano, sofás, etc. Adoro ver TV, mas gosto mais da outra sala porque posso assistir a bons programas no meu iPad ou telefone. Sempre que as pessoas falam da suposta “guerra da sala de estar”, digo, na boa, há muitos mais lugares. O entretenimento é transportável. Não tem de estar centrado na sala de estar. Qual será o programa de sucesso do YouTube no futuro? É difícil

prever. Há programas atuais do YouTube que têm mais audiência do que os da TV. Mas o grande público não os conhece. Ainda não nos abrimos para o mundo, mas estamos a trabalhar nisso. Mas há certos géneros destinados a tornarem-se sucessos online? Ape-

nas como exemplo, no Egito, temos o “Jon Stewart do Médio Oriente”, Bassam Yousef. Começou um programa no YouTube. E é igualzinho, com o formato entrevista e o público ao vivo. Grandes canais de TV estão a licenciar o programa para a TV, então agora decorre não só na Net como também na TV. Programas sobre “como cozinhar” são também um bom exemplo. As pessoas vão aderir a esses canais, e a partir daí vamos chegar ao grande público. ELISABETH BRAW/MWN


PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

TV FUTURO | 08

YouTube com universidade de produtores caseiros Los Angeles. No novo Creator Space (Espaços dos Criadores) o YouTube ajuda amadores a chegarem a profissionais. Numa sala, uma equipa de carpinteiros constrói um castelo de contos de fada. Noutra, um operador de câmara prepara-se para filmar. Uma outra tem a equipa de pós-produção. Mas não estamos em Hollywood: é sim o novo Creator Space, em Playa Vista, Los Angeles. Trata-se de um “campo de treino” para youtubers de bolso que querem tornar-se produtores profissionais, assistidos por 20 mentores. “Ter um espaço como este às nossas custas sairia muito caro”, diz James Ashby (31 anos) numa visita que o metro fez ao estúdio, juntamente com os co-produtores John Brence (26) e Marque Williams (28), onde filma o programa de cozinha Hand2Mouth, que tem 20 milhões PUB

de visualizações por dia – trata-se de uma comédia que ensina estudantes preguiçosos a cozinhar. O Creator Space resulta de um esforço do YouTube para tornar os seus produtores de vídeos caseiros em profissionais. A turma inaugural, que inclui o Hand2Mouth, pode apurar as suas aptidões durante três meses de forma gratuita, indo o YouTube buscar capital às suas receitas. “A diferença entre fazer um programa desta forma ou tradicionalmente, é o contacto com a audiência” explica Ashby. “Não temos que provar que podemos vender, e ninguém nos diz o que fazer.” Entre 25 a 40 produtores serão escolhidos para entrar no Creator Space a cada três meses. “Podemos conhecer potenciais parceiros e mostrar-lhes o produto aqui”, conta Liam Collins, o diretor do Creator Space. “Mas, a não ser que tenham uma boa história para contar, terão dificuldades em conseguir audiências.” ELISABETH BRAW/MWN

Cozinhar em pratos quentes: Williams, Ashby e Brence, dos Hand2Mouth fazem refeições sem sentido com máquinas sem frescuras © AARON LUCY

Posto de trabalho dos criadores © AARON LUCY

Troca por um quatro muito maior © AARON LUCY


PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

TV FUTURO | 10

Os novos magnatas dos “media” Michelle Phan. Maquilhadora dos “media” sociais

Jasmine, a cadela. Truques online são um sucesso

Chamem a Michelle Phan a rainha da beleza dos social media. Começando do zero criou um canal no YouTube com dicas de beleza que tem mais de 3,6 milhões de subscritores, o canal do YouTube FAWN de moda e beleza (300.000 subscritores) e começou a sua rede social de moda e beleza – ipsy.com – com mais de um milhão de membros. Phan alcançou muitos seguidores com dicas de beleza inteligentes para raparigas e mulheres. “Encontrem a vossa mensagem”, aconselha a potenciais magnatas dos novos media. “Cada criador de conteúdos no YouTube deveria ter uma visão do que quer e defendê-la. Está-se no controlo assim que se perceber isso. Não há quem o possa parar.”

Tecnicamente falando, a Jasmine é uma verdadeira produtora – é uma cadela. Mas esta adorável bichon havanês é a nova estrela dos media, tendo conta no YouTube, Facebook e Twitter. “O segredo é fazer vídeos de qualidade”, explica a dona de Jasmine, CJ Jackson. “Não interessa o que estejamos a filmar, temos que nos certificar que temos boa luz. Há que acender as luzes todas de casa, ou filmar na rua. E o som tem que ser claro, sem distrações ou ruído de fundo.” Outro conselho: fazer vídeos curtos e cortar as partes chatas. E, segundo Jackson, “Nem é preciso programas muito elaborados. Basta eliminar o que não se quer.”

PUB

Lápis dos olhos de Phan online © EMILY BANKS

Citação

“Cada criador do YouTube deveria ter uma visão do que quer e defendê-la. Está-se no controlo assim que se perceber isso e nada o pode parar”

A empurrar o carrinho de compras © CJ JACKSON

Citação

“O grande segredo é fazer vídeos com qualidade. Cortar as partes chatas. Tem que ter um ritmo certo para captar a atenção das pessoas”


PUB


1

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

12

Rui Pedro Tendinha, crítico de cinema para perceber por que razão lá fora o cinema português é o “toast” do momento? É estranho, não é?

JORNAL

Uma aventura? Estar em sarilhos com um jornalista do Correio da Manhã numa casa de putas em Londres. Nem ele nem eu sabíamos que no Soho as caves escondiam estas armadilhas... foi no tempo da idade da inocência... Um segredo? Tenho uma ideia que poderia revolucionar o conceito do entretenimento lounge

Comissário de cinema do Festival de Humor de Lisboa, que começa dia 4 de julho no São Jorge Umas férias? Regressar a um lugar que já fui feliz. Diz-se que é proibido. Por isso, atrai-me. Já fui feliz nas Montanhas Azuis, na Austrália, no Algarve nos anos 80 e em Nápoles onde senti perigo. A ideia de génio era agora poder voltar a esses sítios e desafiar o cliché. Será que posso? Uma ideia? Obrigar as pessoas a ir ver “The Oranges – A Vida em Oranges”, comédia sexual que passa em antestreia no Festival Famous Humour Fest de Lisboa.

Pelé

“Vamos esquecer toda essa confusão que está acontecendo no Brasil e vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue. Não vamos vaiar a seleção. Vamos apoiar até o final” Palavras da lenda viva do futebol mundial, de seu nome verdadeiro Edson Arantes do Nascimento, a comentar a onda de protestos populares que tem varrido o país sul-americano de norte a sul nos últimos dias. GETTY IMAGES

Uma asneira? O selecionador nacional ainda não ter convocado o Steven Vitória. Já era grave

a águia Vitória ter sido ignorada todos estes anos...

de hotéis urbanos em Lisboa e no Porto...

Uma paixão? Verão com sessões de esplanada. Ainda existem? Digam-me onde por favor através do meu Facebook: Rui Tendinha, OK? A outra paixão é a sessão de curtas que estou a organizar para o Festival Famous Humour Fest de Lisboa, também com entrada livre.

O pior das férias do verão? Os jogos particulares quando jogadores como Urreta parecem craques.

Uma pergunta? Já alguém parou

Inquérito do

FERNANDO ALVIM DIRETOR DA WWW.SPEAKYTV.TV | WWW.ESPEROBEMQUENÃO.BLOGSPOT.COM

Boa notícia do dia

Necrópole megalítica do PNPG classificada A necrópole megalítica da Serra Amarela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), que integra 37 monumentos funerários rupestres, foi classificada como Sítio de Interesse Público, segundo portaria publicada ontem. Trata-se de um processo de classificação que arrancou em 2006, sob proposta da direção do PNPG, e que envolve as freguesias de Britelo, Lindoso e Ermida, no concelho de Ponte de Barca. Foram identificados nesta área, até ao momento, 37 monumentos funerários “associados a testemunhos de arte rupestre”, lê-se na portaria, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

“Girl Power” reina no Royal Ascot Em Ascot, Inglaterra, a famosa e prestigiada corrida do Royal Ascot continua e ontem, dia três no programa de festas das mais famosas e históricas corridas equestres do mundo, as mulheres foram rainhas. No tradicional “Ladies Day” são as mulheres a reinar no lendário Ascot Racecourse. GETTY IMAGES


PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

14

Houve 249 arguidos, só 14 foram presos Corrupção. Dos 249 arguidos condenados por corrupção no País entre 2007 e 2011, apenas 14 cumpriram penas de prisão por crimes relacionados com corrupção. Entre 2007 e 2011 foram condenados 249 arguidos por crimes relacionados com corrupção, nomeadamente suborno, revela um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a implementação da Convenção Anticorrupção em Portugal. No entanto, destes condenados apenas 14 cumpriram ou ainda cumprem penas de prisão pela transgressão cometida. No total dos processos que deram entrada em tribunais de primeira instância resultaram 610 arguidos, dos quais 146 foram absolvidos. Dos condenados referidos no relatório, 17 foram sancionados com uma multa, 67 foram libertados mediante uma fiança e 148 viram a sua pena suspensa.

Autárquicas. Candidatura de Seara impedida Fernando Seara afirmou ontem à agência Lusa que ainda não foi notificado da decisão do Tribunal da Relação que impede a sua candidatura à presidência da Câmara de Lisboa nas autárquicas de 29 de setembro. O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter a decisão do Tribunal Cível de Lisboa, mantendo o impedimento de Seara de se candidatar à Câmara da capital portuguesa. Depois do acórdão do TRL relativamente à providência cautelar que foi interposta contra a candidatura, já não existe recurso possível para o Supremo Tribunal de Justiça, podendo ocorrer contudo um recurso para o Tribunal Constitucional.

A OCDE lembra que “nem uma única acusação resultou de 15 queixas sobre o suborno de funcionários estrangeiros por parte de empresas portugueses em países em risco”. © GETTY IMAGES

Combate A OCDE disse ontem que Portugal está a fazer pouco para combater a corrupção transnacional, pedindo uma aplicação da lei mais ativa.

“A aplicação da legislação sobre corrupção transnacional tem sido muito baixa. Nem uma única acusação resultou de 15 queixas sobre o suborno de funcionários estrangeiros por parte de empresas por-

Estudo. Portugal tem 10 a 20% de território sem dono Em Portugal há entre 10 a 20% de terras sem proprietário privado, conclui um estudo sobre “Cadastro e Propriedade Rústica em Portugal” que foi apresentado ontem no Porto. A grande maioria destas terras pertence ao Estado, que desconhece a sua localização na maior parte dos casos, o que coloca uma série de problemas, desde fiscais à prevenção de incêndios. “Verificámos (...) que afinal o Estado dispõe ainda de um valioso património imobiliário que lhe cabe gerir, que com toda a probabilidade será bastante vasto, embora muito fragmentado e disperso e por aproveitar, de terras rústicas sem dono e não só, que nos termos da lei lhe pertencem, ou cuja gestão lhe cumpre assegurar, para minorar riscos do seu abandono”, refere o estudo.

Análise revela que Estado é proprietário da maior parte das terras, tanto urbanas como rurais de norte a sul do País © GETTY IMAGES

A OCDE salienta ainda as acusações por falsa contabilidade nas empresas. O delito mais usual dentro desta prática ilícita é a falsificação de documentos. Entre 2007 e 2011, segundo as estatísticas da entidade internacional apontam 5.828 condenações por falsificação de documentos, sendo que 2007 foi o ano em que registou um maior número de condenados por esta prática. O ano em que houve mais condenados por práticas corruptas ligadas ao suborno ocorreu em 2010, e 2011 foi o ano com menos condenados. A Convenção Anticorrupção da OCDE, a que Portugal aderiu em 2001, tem como fim reduzir os índices de corrupção nos países desenvolvidos. tuguesas em países de risco”, refere o relatório. A organização adianta que “várias investigações foram encerradas prematuramente” e que “algumas queixas nem foram investigadas”.

IRS. Sem compromisso para descida esta legislatura O primeiro-ministro disse ontem que o Governo está a trabalhar para fazer um desagravamento fiscal em sede de IRS na atual legislatura, mas escusou-se a fazer uma “promessa” neste sentido. Pedro Passos Coelho, à margem da reunião do Partido Popular Europeu, foi questionado sobre a proposta feita pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e líder do CDS-PP, Paulo Portas, de um “desagravamento fiscal em sede de IRS” nesta legislatura. “É para isso que estamos a trabalhar, não há nenhuma divergência. Sabemos que o País tem um nível de fiscalidade muito elevado”, disse o chefe do Governo.


NACIONAL | 15

Animais. Campanha vai educar donos por todo o País O projeto “Cat Dog Bus – Saúde Animal Sobre Rodas”, que é apresentado no domingo às 14h30 no Parque Eduardo VII, vai andar pelo País. Trata-se de um autocarro com uma equipa de veterinários e animadores, que estão a realizar uma campanha de rastreio de aconselhamento veterinário para donos e animais e para as crianças. O projeto vai passar por Lisboa, Porto, Cascais, Sintra e Vila Nova de Gaia, com o objetivo de sensibilizar e educar os donos e a promover o bem-estar dos animais.

www.pordata.pt

Sabia que... ... segundo os últimos dados disponíveis, foi no Algarve que se consumiu mais água por habitante? Loulé foi o município com o valor mais alto do País, seguido de Castro Marim, Albufeira, Lagos e Lagoa. Caminho:Pordata>Municípios>Ambiente, Energia e Território>Água e Saneamento>Distribuída/consumida por habitante

SAIBA MAIS SOBRE PORTUGAL E A EUROPA NA BASE DE DADOS PORDATA.PT

Ficha técnica Metro Portugal Arruamento B à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária Distribuição Gratuita Impressão Sogapal – Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Diretora Adjunta Ana Silveira Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Tiago Medeiros, Gabriela Raposo Tel. 22 532 23 00 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia MARKETING João Aleixo, Rita Costa, Filipa Fouto Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos João Aleixo (coordenador) Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.

Portimão

Bruxelas tralalá

Barragem do Tua

PGR revela razões

Cinco processos ao País

Petição no Parlamento

O vice-presidente da Câmara de Portimão, um vereador e outras três pessoas foram detidos por suspeitas de corrupção, administração danosa, branqueamento e participação económica em negócio, informou ontem a Procuradoria-Geral da República (PGR) que salienta que os factos em investigação estão relacionados com a Portimão Urbis.

A Comissão Europeia (CE) instaurou cinco processos contra Portugal por não cumprimento das normas europeias. Dois dos processos dizem respeito ao setor energético, outro ao eólico e outro aos transportes. O último é relativo à união aduaneira e fiscalidade e a CE insta o País a pôr fim à tributação discriminatória de sociedades não residentes.

A petição “Manifesto pelo Vale do Tua” é entregue hoje na Assembleia da República, reunindo 5.324 assinaturas em defesa da paragem das obras da Barragem de Foz Tua. Esta é a terceira iniciativa do género e pede a suspensão da barragem, cuja construção iniciou em 2011 com muitas críticas por parte de associações ambientalistas e movimentos cívicos.

PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

Intimidade violenta OMS. Quase 30% das mulheres vão sofrer, pelo menos uma vez na vida, atos de violência por parceiros, familiares ou estranhos. Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelado ontem, cerca de 30% das mulheres que já tiveram relações íntimas serão, nalgum momento, vítimas de violência física e/ou sexual cometida pelos parceiros. Mas o que surpreendeu a OMS foi o “já elevado” nível de exposição à violência – quase 30% – “entre jovens mulheres, com 15 a 19 anos”, sendo que o pico se situa entre os 40 e os 44 anos. No que respeita à violência física, o estudo conclui que 38% de todas as mulheres assassinadas foram-no pelos seus parceiros íntimos. Já 42%

das mulheres que sofreram violência física e sexual às mãos dos companheiros ficaram com danos físicos, que podem ir desde “ossos partidos a complicações na gravidez e perturbações mentais”. A violência íntima tem também impacto na saúde psicológica: por exemplo, as mulheres violentadas têm o dobro das probabilidades de depressão e alcoolismo; também é maior a probabilidade de contraírem doenças sexualmente transmissíveis (sida, sífilis, gonorreia) e de terem uma gravidez não desejada ou um aborto.

MUNDO | ECONOMIA | 16

Mercado Puro

Reality check

O dia a dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m Psi-20

$102,08 (-3,82%)

0,476 (-1,24%)

FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF

O Banco Mundial reconheceu que a economia mundial irá crescer menos este ano (+2.2%). A revisão em baixa de uma décima decorre das previsões mais pessimistas para os emergentes, BRIC em particular. O Banco Mundial fala numa “nova normalidade” em termos de crescimento, que será mais fraco a partir de agora – uma ideia já defendida por muitos – e que os maiores riscos estão na Zona Euro e na política fiscal dos EUA. Se pensarmos que esta “nova normalidade” ocorre num cenário em que EUA, China, Japão, Brasil e Reino Unido (5 das 7 maiores economias) estão, à sua maneira, a incentivar o crescimento, como seria se não existissem essas políticas?

5.646,66 (-3,41%)

Euro para: Dólar 1,321; Libra 0,853; Real 2,961

Google

UE ameaça com multa A autoridade de proteção de dados da União Europeia (UE) ameaçou pela primeira vez ameaçar a Google, caso a empresa não resolva os problemas de privacidade num prazo de três meses. O movimento coordenado pelos reguladores britânicos, alemães, franceses, italianos, espanhóis e holandeses poderá resultar no pagamento de uma multa de vários milhões de euros, noticiou o FT.

Parceria para reparar e manter Aviação. A TAP, a Air France Industries e a KLM expandiram o seu acordo mútuo de prestação de serviços de manutenção.

À espera do maior protesto Habitantes de 24 estados brasileiros de todas as regiões do país preparavam-se ontem ao início da noite para participar de manifestações convocadas pela rede social Facebook, naquele que se previa poder ser o maior protesto conjunto desde o início do mês no Brasil. © LUSA

Bulgária

Afeganistão

Apelo para que políticos ouçam os cidadãos O presidente da Bulgária exortou ontem os líderes políticos do país a ouvir os apelos dos milhares de manifestantes que nos últimos dias protestaram contra a classe política. “Vejo um protesto civil que exige algo muito básico – justiça e Estado de direito. As pessoas querem representação política e têm que ser ouvidas”, afirmou Plevneliev após reuniões com os líderes partidários do país mais pobre da União Europeia.

Encontro adiado Os EUA adiaram o início do diálogo com representantes talibã, frustrando o que prometia ser um avanço nas tentativas para negociar uma solução política para o Afeganistão liderado por Hamid Karzai (na foto).

A colaboração entre a TAP Maintenance & Engineering (TAP M&E) e a Air France Industries e KLM Engineering & Maintenance cobre agora no seu perímetro o apoio na reparação de componentes dos aviões A330 e 340 da frota da TAP, disse à agência Lusa o responsável pela empresa portuguesa, à margem da 50.ª edição do Salão Internacional da Aeronáutica, Le Bourget. Na mesma lógica de parceria, a TAP M&E vai prestar serviços de manutenção pesada para os modelos das frotas Air France e KLM. O administrador executivo de manutenção e engenharia da TAP, Jorge Sobral, revelou que “é uma mais-valia” por ser uma “das empresas mais famosas da Europa”, com a qual existe uma relação de 15 anos. “Nós fazemos um trabalho para eles em termos dos [aviões] 330, 340 e eles fazem para nós em termos de alguns equipamentos que nós não fazemos porque são equipamentos de grandes investimentos.”

Venezuela

6 voos semanais. TAP, vai reforçar, a partir de 1 de julho, as suas operações aéreas para a Venezuela, com voos agendados para todos os dias da semana, à exceção de sexta-feira.


PUB


2

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

18

CULTO

James “Soprano” Gandolfini estava em Roma para passar tempo com o filho e para participar no 59.º Festival de cinema de Taormina (Sicília). © GETTY

Como a vida é frágil, Gandolfini... Liam Gallagher

“Devíamos ser nós a tocar no Etihad durante três noites consecutivas, não um qualquer idiota gordo [ndr: Robbie Williams]” Desconcertante como sempre, Liam Gallagher falava à BBC Radio 5 Live enquanto Robbie Williams atuava no estádio do Manchester City, com capacidade para 60.000 pessoas. Pouco depois, a banda do mais novo dos irmãos Gallagher (Beady Eye) tocou no Ritz de Manchester para 1.500 espetadores. GETTY IMAGES

Óbito. No início foi Virgil, assassino do filme “True Romance” (1993). Foi também Kiefer, o vizinho violento de “She’s Lovely” (1995). Mas foi sobretudo Tony, o mafioso da série de TV “Os Sopranos”. Essas personagens continuarão entre nós. Já o ator que lhes deu corpo, James Gandolfini, morreu aos 51 anos. Segundo a imprensa norte-americana, Gandolfini foi encontrado em agonia pelo filho Michael (13 anos) na casa de banho do quarto de hotel de Roma onde ambos estavam hospedados, quarta-feira à noite. Ainda se encontrava vivo quando foi transportado para uma unidade hospitalar, mas os esforços de reanimação revelaram-se em vão. Seria declarado morto às 23h00, uma hora depois de o filho ter pedido ajuda. Causa da morte não oficial: ataque cardíaco, segundo fontes médicas citadas pela CNN.

A notícia deixou em estado de choque o universo do cinema e da televisão, nomeadamente a equipa de “Os Sopranos” (1999-2007). David Chase, criador da série da HBO, referiu-se a Gandolfini como “um dos grandes atores deste e qualquer outro tempo”, e sublinhou que “grande parte da genialidade” do ator residia nos “olhos tristes” através dos quais via o mundo. Lorraine Bracco, a psiquiatra (Dra. Melfi) do criminoso com crises de ansiedade, lamentou a perda de “um gigante”. Steven Van Zandt, o Silvio Dante de

Música. “Portugal ao Vivo”: o que é nacional é bom O estádio do Restelo recebe hoje e amanhã o “Portugal ao Vivo”, festival que terá a sua 2.ª edição após a estreia em 1993, no antigo estádio José Alvalade.

O menu é, claro, português, e distribui algumas das mais importantes bandas do País por dois dias de cartaz. Hoje sobe ao palco uma geração mais jovem: Miguel Araújo

“Os Sopranos” – homem de confiança de Tony –, falou da perda de “um irmão e de um grande amigo”. Natural de Nova Jérsia, com raízes italianas – mãe descendente de italianos e pai nativo –, Gandolfini, que celebrizou o maior chefe de máfia que a TV já conheceu, morreu em Itália, provavelmente vítima de ataque cardíaco, tal como o grande mafioso do cinema, Michael Corleone (“O Padrinho III”). Poético. R.A.C.

Homenagem

“Lembro-me de lhe dizer várias vezes, ‘Não percebes: és como Mozart.’ Do outro lado da linha telefónica haveria silêncio” David Chase, criador de “Os Sopranos”, série que tornou Gandolfini numa estrela devido à personagem ‘Tony’.

(19h), Wraygunn (20h15), Deolinda (21h30), The Gift (23h) e Pedro Abrunhosa (00h45). Amanhã, sábado, será a vez da ‘velha guarda’: Sétima Legião (19h), Madredeus (20h15), GNR (21h30), Resistência (23h15) e Xutos & Pontapés (01h). Bilhetes: €30 (um dia) e €45 (dois). Crianças até 10 anos não pagam, se acompanhadas por um adulto.


PUB

19

Celebridades

Jay-Z é oficialmente agente de atletas da NBA Jay-Z, o ícone da cultura hip hop e empresário de sucesso com vários negócios milionários, já tem uma nova competência no seu CV: a partir de agora, o também dono da nova empresa de agenciamento de atletas profissionais Roc Nation Sports, já tem licença oficial de agente da NBA, confirmou um seu representante ao site ESPN.com.

Fotografia

África Austral de hoje na Fundação Gulbenkian

Música

GIRA-DISCOS DO METRO “Fade” Yo La Tengo A verdade é que passados quase 30 anos de carreira e uma porrada de álbuns brilhantes depois, uma banda não é suposto editar uma pérola destas. Mas a lógica não se aplica ao trio de Hoboken, Nova Jérsia, EUA, uma instituição do indie-rock no verdadeiro sentido da expressão. Ira, Georgia e James continuam no topo do mundo.

Uma exposição com 150 imagens de 14 fotógrafos africanos, quatro deles de Angola e Moçambique, vai mostrar a partir de hoje, em Lisboa, um olhar sobre a atualidade social e política na África Austral. Intitulada “Present Tense”, a mostra, comissariada por António Pinto Ribeiro, foi criada para o programa “Próximo Futuro”, da Fundação Gulbenkian.

Poesia. Poema “Tabacaria” é o mais citado A “Tabacaria” é o poema de Fernando Pessoa mais citado nas diferentes redes sociais, revela um estudo do Projeto SAPO Labs com a Universidade de Lisboa, ontem divulgado. Fernando Pessoa, nascido há 125 anos, é, segundo o mesmo estudo,

“o poeta português mais conhecido dentro e fora de Portugal, [e] é também provavelmente o mais citado”, afirma o comunicado do Sapo. O segundo poema mais citado é da série “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro, outro heterónimo do autor de “Mensagem”. Esta pesquisa foi feita no site “O Mundo em Pessoa” – http://fernandopessoa.labs.sapo.pt –, que faz “a recolha automática de citações de Pessoa, ortónimo e heterónimos, a partir das redes sociais”.

A postos para o 43.º Glastonbury! Já lá vão 43 anos desde que um grupo de hippies pagou uma libra, em 1970, para ver Marc Bolan, dos T-Rex, ao vivo numa quinta na região inglesa de Glastonbury. A edição deste ano do festival acontece entre 26 e 30 de junho e apenas faltam os últimos preparativos e pormenores. © GETTY IMAGES


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

Correio do leitor

Horizontais: 1. Pessoa avarenta. Tem dívidas. 2. Naquele

Palavras cruzadas

lugar. Reflexão mais ou menos clara de um som. Obstáculo. 3. Parte mais larga da enxada. Abertura da parte superior da laringe. A unidade. 4. Espigado. 5. Espécie de albufeira. Desmoronar-se. 6. Conjunto de disciplinas que habilitam para um diploma. Espécie de argamassa de cimento, cascalho, areia e saibro. 7. Magnete natural. Gratificam. 8. Rapaz forte e corpulento. 9. Caminhar. Muito vermelho. A si mesmo. 10. Na companhia de. Altar cristão. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de novo. 11. Cheiro agradável. Brancura.

Atitude indigna de Edward Snowden

O que veste a Nicole Wayne? “Estou com casaco Zara, top da Topshop, casaco ASOS e sapatos Dolce & Gabbana.” Que item usaria para o resto da vida: “Um casaco branco com diferentes materiais e texturas que encontrei numa loja de roupa vintage em Paris”. GIIA PUB

Edward Snowden, o informático que pôs a boca no trombone, revelando um vasto programa top secret do Governo dos EUA, acerca da vigilância de todas as comunicações telefónicas e outras afins, terá afirmado numa entrevista que, apesar de ter divulgado o que não devia, não se julga ‘nem traidor nem herói’, pelo que não pensa fugir à Justiça. Nós, que tudo podemos aceitar de outrem, não somos, no caso vertente, da mesma opinião do ‘desertor’. Assim, ele não se julgar herói ainda bem que assim pensa; agora, não se sentir traidor é que não estamos na mesma sintonia da frequência da sua opinião e ato. Na nossa modesta, mas honesta opinião, é que ele, tendo em atenção a função que ocupava, poder-se-á afirmar com toda a propriedade que é um traidor com todas as letras. JOSÉ AMARAL, V. N. GAIA

Verticais: 1. Mulher atarracada (prov.). Impassível. 2. Serve para chamar ou saudar (interj.). Bebida alcoólica, proveniente da destilação do melaço. Relação. 3. Observei. Mover-se circularmente. Molibdénio (s.q.). 4. Gracitar. 5. Arroz com casca (Índia). Ponta aguçada. 6. Além, naquele lugar. Animal mamífero, da ordem dos ruminantes, fêmea do bode. 7. Suf. diminutivo. Almofariz. 8. Cobertura acolchoada para a cama que contém penugem fina ou outro material. 9. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações. Parte lateral de um edifício. Despido. 10. Baixio. Cada um dos dois corpos que uma corrente eléctrica desagregou. Ente. 11. Apuro, primor. Fêmea do leão.

Sudoku

•••••

Solução cruzadas Horizontais: 1. Sovina, Deve. 2. Ali, Eco, Mas. 3. Pá, Glote, Um. 4. Grelado. 5. Ria, Ruir. 6. Curso, Betão. 7. Íman, Dão. 8. Rapagão. 9. Ir, Rubro, Se. 10. Com, Ara, Neo. 11. Olor, Alvura. Verticais: 1. Sapa, Cínico. 2. Olá, Rum, Rol. 3. Vi, Girar, Mo. 4. Grasnar. 5. Nele, Pua. 6. Acolá, Cabra. 7. Ota, Gral. 8. Edredão. 9. Em, Outão, Nu. 10. Vau, Ião, Ser. 11. Esmero, Leoa.

Street Fashion Milão

LAZER | 20

Solução sudoku


PEQUENOS ANÚNCIOS

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA Desde 1951 Somos uma empresa de confiança Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA

DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS

COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR

Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado)

Tels.: 21 346 54 11 • 21 342 94 83 • 21 321 93 46 Fax: 21 321 14 97 | E-mail: geral@apj.com.pt

Problemas Bancários? A Creditok tem a Solução ideal para si!

218 479 195 Faça o seu Crédito: 912 277 988 Pessoal 968 851 452 Habitação Análise Grátis

Empresarial

EMPRESA REGISTADA PARA O DEVIDO EFEITO

www.creditok.webs.com EX: 5.000€ - 100,47 em 60M total 6,628€ / Taxa de Juro 11,25 TAEG 17,9

CREDIFAST ANÁLISES GRÁTIS

www.credifast.webs.com

• Crédito Pessoal • Crédito Consolidado • Crédito Habitação • Crédito Automóvel • Crédito Empresarial EMPRESA REGISTADA PARA O DEVIDO EFEITO

Com problemas bancários, dizemos que sim!

EX: 5.000€ - 100,47 em 60M total 6,628€ / Taxa de Juro 11,25 TAEG 17,9

LIGUE JÁ!

218 481 496

911 540 899 • 961 552 743

Med. Indep. Cred. Concedido p/entidades autoriz.

CREDITOK


3 SPORT

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2013

22

Messi vai ter de se explicar Justiça. O futebolista e o pai foram intimados a comparecer em tribunal em setembro por suspeita de fraude fiscal. Em causa estão pouco mais de 4M€, referentes aos direitos de imagem do jogador argentino do Barcelona nos anos de 2007, 2008 e 2009, sobre os quais não se pagaram impostos. “O juiz aceitou o pedido da inspeção fiscal espanhola, contra Lionel Messi e o seu pai, Jorge Horacio, por três alegados crimes de evasão fiscal”, podia ler-se num comunicado do tribunal de Gavà, Barcelona. Segundo a inspeção fiscal espanhola, o esquema do pai de Messi consiste em simular a cedência dos

PUB

Jogador argentino defende-se e diz que não cometeu qualquer crime. © GETTY IMAGES

direitos de imagem a sociedades instrumentais radicadas em paraísos fiscais, como Belize e Uruguai. O “negócio” terminava na Suíça e na Inglaterra. Messi e o seu progenitor vão ser ouvidos no Tribunal de Gavà, no dia 17 de setembro. A lei espanhola prevê que os culpados de um crime deste género possam incorrer numa pena de prisão que vai de dois a seis anos. Seja como for, se depois da audição o juiz der seguimento ao processo, o pai de Messi poderá dar-se como culpado, alegando que o filho não sabia de nada. Messi já disse, via Facebook, estar “surpreendido” e garante que nem ele nem o pai “cometeram LUÍS CARMO qualquer crime”.


23

Portugal quer voltar à elite Atletismo. Amanhã e domingo decorre em Dublin, República da Irlanda, o campeonato europeu por equipas da I Liga. O objetivo da Seleção Nacional é regressar à Superliga. Nelson Évora, no triplo, Hélio Gomes, nos 1.500 metros, Jessica Augusto e Dulce Félix, nos 3.000 e 5.000 metros, respetivamente, são alguns dos trunfos de Portugal, que tenta voltar à Superliga, o grupo que reúne as 12 melhores seleções europeias. A equipa nacional tem andado em sobe e desce nas três edições da competição. Esteve na Superliga em 2009; na I Liga em 2010; e na Superliga em 2011. Em 2012 a prova não se realizou devido ao Jogos

Convocados

Noventa minutos de férias no Taiti A Espanha goleou ontem o Taiti, por 10-0, na 2.ª jornada do Grupo B da Taça das Confederações. Marcaram no passeio espanhol: Torres (4), Villa (3), Silva (2) e Mata. Jogaram também Nigéria e Uruguai, mas à hora do fecho da edição não se conhecia o resultado. Brasil e Itália já estão nas “meias”. © GETTY

Futebol

Ténis

44 atletas foram chamados por João Abrantes, o técnico da seleção. O Benfica, com 21 atletas masculinos e femininos, é a equipa mais representada. Segue-se o Sporting, com 16 atletas.

Futsal

Olímpicos. Explique-se que Portugal desce de divisão quando fica nos três últimos lugares da competição e sobe quando fica entre os três primeiros. Os principais adversários de Portugal neste fim de semana são a República Checa, 10.ª na Superliga em 2011, e a Suécia, 12.ª. Portugal ficou em 11.º na supracitada Superliga. Roménia e Holanda também são seleções a ter em conta. Destaque para as ausências de Naide Gomes, no triplo salto, que está lesionada. Rui Silva, nos 3.000 metros e o velocista Francis Obikwelu não estarão na capital irlandesa, igualmente por lesão. Portugal tem 44 atletas em Dublin, onde estarão 12 seleções. Nelson Évora afiança que está “livre de qualquer tipo lesão” e assegura que dará a “melhor contribuição” para que Portugal, uma equipa L.C. “coesa”, regresse à Superliga.

Benfica

Sporting já tem o seu primeiro adversário

Terceiro e quarto “assalto” na Luz

Nolito pretende ficar em Espanha

O Sporting vai defrontar o Kitchener Soccer Club, a 17 de julho, naquele que será o seu primeiro jogo do estádio de pré-época no Canadá. A 21 de julho, os leões vão defrontar o Peñarol, equipa campeã do Uruguai. Refira-se que os leões vão estagiar no Canadá entre 15 e 22 de julho. Entretanto, Salin, guardião do Marítimo apontado ao Sporting, disse ontem à Rádio Renascença que desconhece o interesse dos leões.

Benfica e Sporting vão jogar amanhã e domingo o 3.º e 4.º jogo da final do playoff da 1.ª Divisão, no Pavilhão Império Bonança, na Luz. Ambos os jogos começam às 14h20 com transmissão na RTP e Benfica TV (lotação está esgotada). Os dois conjuntos estão empatados 1-1. O Sporting venceu, em Odivelas, por 5-1, a primeira partida. No segundo jogo os leões perderam nas grandes penalidades.

Nolito, avançado de 26 anos cedido pelo Benfica ao Granada na época passada, quer ficar no campeonato espanhol, ao qual se “adaptou muito bem”, declarou o seu empresário Oscar Font. “Há um par de clubes interessados em ter Nolito por empréstimo na próxima temporada, entre eles o próprio Granada e outro clube da primeira liga espanhola”, afirmou Font à agência espanhola EFE.

Michelle nas melhores Michelle de Brito apurou-se ontem para o quadro principal do torneio de Wimbledon, que arranca segunda-feira, após vencer a israelita Shahar Peer, por 6-3 e 6-0. É a terceira vez de Michelle no quadro principal.

PUB


PUB

20130621_pt_lisbon