Issuu on Google+

PUB

Focus Há muito tempo que o ar na cidade de Pequim se tornou irrespirável pág. 06

Letras Alice Vieira publica livro biográfico sobre a escritora inglesa Enid Blyton pág. 09 PUB

PORTUGAL segunda-feira 20 maio 2013 ano 6, nº 1878 Lisboa 8° | 19°

Porto 5° | 17°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Dragão não perdoa e garante “tri” em Paços

Nacional

Mundo

Futebol. FC Porto vence 2-0 na capital do móvel e conquista 27.º título nacional. Beira-Mar e Moreirense descem. pág. 15

Culto

Roubos a igrejas aumentam

Tragédia luso-americana

The National: a entrevista

Crise tem potenciado a tendência dos amigos do alheio para o roubo de arte sacra em Portugal pág. 04

Estudante universitária americana de origem portuguesa morre devido a disparo feito pela polícia pág. 05

Finalmente a espera acabou e o novo (e muitíssimo aguardado) “Trouble Will Find Me” já está no ar! pág. 08

Cronista

O Alfaiate Lisboeta Há fotografias mesmo obrigatórias pág. 02 PUB


1

JORNAL

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013

02

O ALFAIATE

ONLINE

http://oalfaiatelisboeta.com

José Cabral

facebook

Ontem à noite

www.facebook.com/CelebrityHolly woodGossip “Alguém ligou para o 112 fingindo ser Paris Hilton e disse que estava a ser ameaçada. Vários carros de polícia rodearam a mansão da loura à procura dos ladrões, mas só encontraram os cães de Paris.”

Não gosto de fotografar à noite. Não gosto de luz artificial. Mas mesmo não gostando de fotografar à noite nem de luz artificial foi complicado cruzar-me com esta milanesa sem – arriscando passar por louco por abordar alguém depois da meia-noite sugerindo-lhe uma foto – fazer aquilo que faço sempre: trazer-vos aqui uma imagem.

Manuel Clemente

“O que me preocupa mais é o desfasamento entre a capacidade de resistência das pessoas e a falta de uma ligação entre as propostas que se fazem nacional e internacionalmente” Palavras do novo Cardeal Patriarca de Lisboa em declarações aos jornalistas no fim da missa a que presidiu, ontem, na Sé Catedral do Porto. GETTY IMAGES

escreva para info@alfaiatelisboeta.com

twitter @kerrywashington “Sinto-me tão honrada e humilde por se eu a fazer, esta manhã, o discurso de formatura na Universidade George Washington.”

vídeo do dia

Depois do mega-sucesso com “Carros”, a Disney decidiu apostar forte em “Aviões”. Veja o teaser acabado de divulgar. Venha escrever connosco. Entre em facebook.com/metroportugal

Boa notícia do dia

Cereja portuguesa à conquista do Japão A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, anunciou no sábado que o Governo iniciou um processo negocial com o Japão para exportar cereja portuguesa para aquele país do oriente. O processo foi desencadeado recentemente durante uma visita do secretário de Estado da Alimentação ao estrangeiro, a pedido dos produtores do Fundão, a região de Portugal onde se concentra a maior produção nacional de cereja. O Governo ainda não sabe dentro de quanto tempo é que a cereja portuguesa poderá ser consumida no Japão, mas Assunção Cristas prometeu “dar a melhor atenção” para que o processo “seja rápido”.

Festival religioso anima Tóquio Tóquio acolheu ontem o festival Sanja Matsuri. Realizado todos os anos em honra dos espíritos de Hinokuma Hamanari, Hinokuma Takenari e Hajino Nakatomo – os três fundadores do templo budista Senso-ji –, este ano o certame decorreu durante três dias no santuário de Asakusa. KEITH TSUJI/GETTY


PUB

NACIONAL | 03

Cuidado com a fertilidade Saúde. Doenças não diagnosticadas da tiroide são responsáveis por problemas na gravidez e na fertilidade. Semana Internacional da Tiroide alerta para o problema. As doenças da tiroide são frequentes, mas pouco conhecidas e valorizadas. Atualmente afetam mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e em Portugal já atinge mais de um milhão de pessoas. A maioria das vítimas são as mulheres, – a doença atinge oito vezes mais mulheres do que homens – grávidas e crianças. Muitos sintomas associados às disfunções da tiroide passam despercebidos e sem prevenção ou tratamento, sendo que as doenças da tiroide podem ter consequências graves para a saúde. “Uma tiroide saudável é necessária para a preservação do funcionamento normal dos testículos e dos

Rastreios • Informação sobre a doença e a importância de vigilância – 24 de maio, Lisboa. Praça da Figueira, das 8h às 14h. – 26 de maio, Porto. Parque da Cidade (entrada pela Av. Boavista), 10h.

ovários”, explica Maria João Oliveira, coordenadora do Grupo de Estudo da Tiroide num relatório a que o metro teve acesso. Com várias ações de sensibilização e informação em todo o País, esta semana alerta para o problema.

Estudos recentes revelam que cerca de dois terços das mulheres europeias desconhecem os efeitos que as doenças da tiroide têm durante a gravidez. GETTY IMAGES

Estudo. Produtos portugueses têm qualidade, mas são caros Para os portugueses os produtos nacionais são de alta qualidade, caros e não dão prestígio a quem os adquire. Estas são conclusões do estudo “The ‘Made in Portugal’ consumption and Country-Of-Origin perception in the context of crisis and austerity”, feito por Paula Arriscado, Rosa Conde e Bruno Galante, docentes do IPAM – The Marketing School.

Da avaliação ressaltam outras ideias fortes: são atrativos, difíceis de identificar e não são comercializados em muitos países. Três em quatro inquiridos sabem que os produtos estrangeiros põem em risco postos de trabalhos no País. 79% acredita que se deviam adquirir produtos nacionais, mas 68% diz que o que é nacional sai “mais caro”.


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013

NACIONAL | 04

Roubos nas igrejas em alta Sociedade. A crise económica fez aumentar o roubo de arte sacra nas igrejas portuguesas para venda no estrangeiro a preços “low cost”, admitiu uma fonte da Polícia Judiciária (PJ). “Existe um mercado que está recetivo a este tipo de bens. E quando falo em mercado, estou a falar em mercado em sentido amplo, não só o mercado interno, mas também o estrangeiro”, explicou o coordenador de investigação criminal da PJ na área do combate à criminalidade dos bens culturais e obras de arte. Segundo João Oliveira, “Portugal tem um património cultural riquíssimo, máximo de património cultural religioso” e, portanto, os bens portugueses são “apetecíveis”, “têm procura” e “têm mercado”. A crise “eventualmente poderá ter algum peso”, sobretudo no que diz respeito à “dinâmica do funcionamento dos mercados”, disse. Em Portugal há “claramente uma diminuição” e “uma dificuldade de venda de peças” de arte sacra, enquanto no estrangeiro esse fenómeno não ocorrerá tanto, acrescentou. Segundo João Oliveira, o “encerramento das igrejas meses a fio” e a “diminuição de fiéis” são outras razões que podem aumentar os furtos.

Conselho de Estado

Segundo o investigador da PJ, em Portugal há “claramente uma diminuição” e “uma dificuldade de venda de peças” de arte sacra. Já no estrangeiro tal não acontece. FOTO: GETTYIMAGES

Os números A PJ registou 30 furtos em locais de culto religioso durante o primeiro trimestre deste ano e a área de jurisdição da Diretoria do Norte foi, naquele período, a que registou mais ocorrências do género.

Desemprego

• A nível nacional, há registos na PJ de 85 furtos entre janeiro de 2012 e março de 2013. • A GNR de Bragança já registou, só este ano, 33 assaltos a igrejas neste distrito, ou seja, quase o triplo das ocorrências verificadas no período homólogo de 2012.

Eco Radar

Sabe a sua potência contratada? SARA CAMPOS SARACAMPOS@QUERCUS.PT

Em altura de contenção, nunca é demais explorar todas as formas de emagrecer as despesas do mês. No que toca à fatura da eletricidade, o mercado liberalizado veio dar mais margem de manobra para avaliarmos as ofertas mais vantajosas de acordo com o nosso perfil de consumidores. No entanto, há um fator muitas vezes esquecido que contribui para uma parcela da nossa fatura: muitos consumidores desconhecem qual a potência contratada com o seu fornecedor de energia elétrica, sendo que na maioria das vezes esta é superior ao necessário. Quanto mais alta, maior o seu custo (fixo por dia), acrescendo ao custo da energia consumida (€/kWh). Ora, para a maioria das habitações e considerando a dimensão média da família portuguesa (entre 2 e 3 pessoas), a potência de 6,9 kVa não se justifica. Abaixo desta, existem ainda mais três opções para consumidores domésticos: 5,75 kVa, 4,6 kVa e 3,45 kVa. Para saber qual a potência indicada para a sua habitação e perfil de consumo, está disponível na página da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – em www.erse.pt – um simulador de potência a contratar. Faça a experiência e, caso pretenda reduzir a sua, saiba que é gratuito.

Presidente da República

Jardim presente com “sensação de impotência”

Mais 11% de inscritos no centro de emprego

“Brincadeira de mau gosto”, acusa BE

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, disse que vai hoje ao Conselho de Estado com a “sensação de impotência”, porque “não vai resolver nada”. Questionado pela agência Lusa se vai com desânimo para a reunião do Conselho de Estado, cujo tema se escusou a comentar por ser “um critério do Presidente da República”, respondeu: “Não, vou com a sensação de impotência, não vai resolver nada.” Jardim falava no campo de golfe do Santo da Serra, onde decorreu o Open da Madeira.

O número de inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) totalizou 728.512 em abril. Este valor é 11% superior ao registado em abril de 2012, mas, ainda assim, houve menos 11.500 em relação a janeiro, revela o IEFP.

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, acusou ontem o Presidente da República de fazer “uma brincadeira de muito mau gosto” ao convocar um Conselho de Estado para debater o pós-troika em vez da crise. “Um Conselho de Estado que tem como tema o pós-troika e não a grave crise que as pessoas estão a atravessar, o desemprego galopante, os cortes nos salários, nas pensões, é passar ao lado daquilo que são as preocupações dos portugueses”, disse Catarina Martins.

PS. Seguro quer Estado a entrar no capital de empresas O secretário-geral do PS insistiu ontem na ideia do Estado poder entrar no capital de empresas viáveis, negando que esta medida, justificada pela crise, seja uma nacionalização e custe dinheiro ao País. De acordo com uma notícia avançada pelo Correio da Manhã, o Governo defendeu que esta medida podia custar ao Estado 6,3 mil milhões de euros. Já António José Seguro garantiu que com esta solução o Estado consegue viabilizar a empresa e os respetivos postos de trabalho.


PUB

MUNDO | 05

Polícia mata luso-americana EUA. Uma estudante universitária, filha de emigrantes portugueses na América, foi morta durante um assalto, na passada sexta-feira, numa residência universitária, em Nova Iorque. Um dos oito tiros disparados pela polícia contra o assaltante acabou por atingir Andrea Rebelo na cabeça. As restantes sete balas atingiram o assaltante, que morreu. A jovem de 21 anos acabou também por falecer no hospital para onde foi transportada. A informação foi avançada pela edição online do New York Times. O assaltante, Dalton Smith, de 30 anos, entrou na residência universitária, onde Andrea morava com a irmã, Jessica, e fez vários

Moçambique

reféns. Um dos alunos, que conseguiu fugir, chamou a polícia. Quando os agentes entraram na casa, o assaltante arrastou Andrea para a porta das traseiras, com uma arma apontada à sua cabeça. “Nessa altura, o polícia disparou vários tiros”, explicou o detetive John Azzata em conferência de imprensa. “Sete desses tiros atingiram o alvo, um dos tiros atingiu a vítima.” O funeral está marcado para quarta-feira, em Tarrytown, PATRÍCIA TADEIA Nova Iorque.

Médio Oriente

Treze elementos da Renamo libertados A polícia moçambicana libertou na sexta-feira 13 elementos da Renamo, detidos em abril sob acusação de assalto a uma esquadra da polícia, que resultou na morte de quatro agentes e um ex-guerrilheiro, disse à agência Lusa fonte policial. Mateus Mazive, porta-voz da Polícia da República de Moçambique, confirmou à Lusa a libertação, mas remeteu esclarecimentos adicionais para a Procuradoria Provincial da República.

Israel atento à Síria Israel está a tentar evitar a transferência de armas para o movimento libanês Hezbollah através da Síria e vai continuar a fazê-lo, disse ontem o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, numa reunião do seu gabinete.

Ajuste de contas nas ruas de Tunes Tunes, capital da Tunísia, foi ontem local de graves e violentos confrontos entre polícia antimotim e apoiantes do Ansar al-Sharia que protestavam contra a falta de autorização oficial das autoridades para a organização do congresso anual do influente grupo radical islamita. GETTY IMAGES


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013

FOCUS | 06

Viral: Twitter avalia o ar FOTO: JORDAN POUILLE

A neblina sufoca todos. FOTO: GETTY

Viagem complicada... As autoridades dizem que Pequim tem um calendário para melhorar a qualidade do ar da cidade, mas as zonas industriais ainda não alinharam: “Em Pequim, a limpeza vai demorar uma geração, mas noutras regiões não há planos”, diz o veterano da Greenpeace, Zhou Rong. GETTY IMAGES

Ar feito em casa. FOTO: JORDAN POUILLE

Habitantes de Pequim contra um “smog” mortal China. O “smog” na capital chinesa é um pesadelo diário. No inverno foi especialmente notório, mas graças a um exército de guerreiros ecológicos, as pessoas estão a tentar lidar com um problema que o governo deixou de consegui esconder. A primeira coisa que He Xiaoxia, líder do Green Beagle, grupo ambientalista com sede em Pequim, faz quando chega ao trabalho é chá verde e verificar a qualidade do ar do escritório. Uma pequena máquina amarela e preta controla a concentração de PM2.5. A PM2.5 é uma partícula nociva, causada por carros, construção e queima de carvão, que mede menos de 2.5 micrómetros em diâmetro. Nos últimos dois anos, muitos têm acompanhado a qualidade do ar a partir dos telhados de Pequim. Mas numa censura férrea, qualquer

P&R

“Poluição mata mais que os acidentes” ZHOU RONG VETERANO DO AMBIENTE E DA ENERGIA NA GREENPEACE

Em Pequim

900 microgramas por m2 de poluentes PM2.5 no início do ano em Pequim. Segundo a Organização Mundial da Saúde o nível diário seguro é 20.

56% é o aumento do cancro do pulmão em Pequim na década passada.

As PM2.5 são mesmo nocivas? Mais

do que imagina. Provocam asma, doenças pulmonares e até morte prematura. Em várias cidades a poluição do ar mata duas vezes mais que os acidentes automóveis.

informação recolhida pelos guerreiros do smog é bloqueada online. Como só o governo pode controlar a qualidade do ar, a embaixada dos EUA na China teve uma pequena questão diplomática depois de publicar esses dados na Internet. Hoje em dia o céu é tão cinzento que deixou de ser segredo de Estado. Há pouco tempo, quando a poluição do ar atingiu um recorde de duas décadas, as autoridades municipais correram a publicitar os seus próprios números, calculados a cada hora, em 33 locais da cidade. “Mas ainda estamos aqui para vigiar o das chaminés das fábricas em áreas industriais. Os habitantes acreditavam que era apenas smog. Agora sabem que o seu céu tem um cobertor de mau ar. O que é que se pode fazer?

De onde é que vêm? Dos escapes

dos transportes e da queima de carvão no sistema de aquecimento de Pequim. Fora da cidade vem

Esperamos que o município de Pequim substitua o carvão pelo combustível nos radiadores de JORDAN POUILLE, MWN aquecimento.

Vox pop

“Nos dias maus o ar parece areia a ser despejada na minha boca. Mas onde trabalho há dezenas de purificadores importados do estrangeiro” Helen, diretora de um jardim infantil

governo, para mostrar que nunca desistiremos”, diz He Xiaoxia. Os pequineses adoram seguir a meteorologia. A cada previsão, o apresentador de televisão local anuncia a temperatura, seguida de imediato pelos números de PM2.5. Ainda assim há reticentes. Para o casal Wang, culpar a qualidade do ar de Pequim é como culpar o partido no poder: “A poluição do ar é muito má, mas o nosso governo está a lidar com isso de forma séria por isso tudo vai ficar melhor. Tem estado a plantar florestas nos arredores JORDAN POUILLE, MWN da cidade.”


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013

ECONOMIA | 07

Malta discute futuro com azul em pano de fundo UE. O desenvolvimento das zonas costeiras e o turismo marítimo sustentável são os temas principais do Dia Europeu do Mar, assinalado em La Valetta, a capital maltesa. Aproveitando o dia da “Europa marítima”, que se celebra hoje, peritos europeus de todos os setores marítimos vão trocar ideias, em Malta, para desenvolver o turismo e manter a sua importância como setor de

crescimento sustentável, motor da economia e elemento fundamental no “crescimento azul” da União Europeia (UE). O turismo é o maior setor da indústria marítima, representando

Em La Valetta, a capital da ilha mediterrânica de Malta, discute-se por estes dias como se pode desenvolver o setor do turismo marítimo, tão importante na UE. GETTY IMAGES

2,35 milhões de postos de trabalho e mais de 100.000 M€ de valor acrescentado por ano para a economia dos 27 Estados-membros. Pesquisámos alguns números de movimentos marítimos no nosso país. E segundo o site do Turismo de Portugal, houve, por exemplo, em novembro de 2011, 176.401 passageiros em trânsito em portos marítimos nacionais. Mais: 2012 foi o ano em que se registou o maior número de passageiros de cruzeiro a parar no Porto de Lisboa – 522.604. Face a esta realidade – e voltando novamente para fora de portas – a UE discute em La Valetta, amanhã e quarta-feira, o caminho a seguir para encontrar mais formas inovadoras e sustentáveis deste turismo. Em cima da mesa estarão a mobilidade, o futuro dos cruzeiros, a gestão marítima e costeira e o desenvolvimento económico da bacia do LUÍS CARMO Mediterrâneo.

Apple

50 mil milhões de downloads na App Store A Apple atingiu a marca de 50 mil milhões de downloads na sua App Store. Criada em julho de 2008, a loja virtual da marca precisou de menos de cinco anos para atingir esse número, o que dá a média de 317 downloads por segundo. Para comemorar o número, a empresa ofereceu à pessoa que fez o download 50 mil milhões um voucher de €7.000.

Smartphones

Android e iOS dominam mercado global Android e iOS dominam o mercado global de smartphones. De acordo com um estudo da IDC sobre o primeiro trimestre de 2013, os sistemas operativos da Google e da Apple, respetivamente, estavam em 92,3% dos smartphones existentes. O relatório revela ainda que o Windows Phone, da Microsoft, ultrapassou o Blackberry no terceiro lugar.

PUB

P&R

“Resultado final superior à soma das partes” DR. ILÍDIO FARIA DIRETOR DA ACOUNTIA BUSINESS CONSULTING & ACOUNTING

sando a Acountia. Com o objetivo de dar uma maior coesão e sentido de pertença à rede, acrescentar valor à marca e potenciar o seu desenvolvimento, foi identificado como o parceiro mais adequado o Grupo Conceito. Que horizontes se abrem com a operação? Estamos na presença

de um resultado final que é superior à soma das partes. A experiência da Conceito associada à da Acountia, resultará numa oferta final que, conjugada, amplia e disponibiliza serviços, metodologias e know-how antes inexistentes. A médio prazo é de esperar ter uma estrutura de gestão operacional mais alargada, que permita penetrar nos mercados externos e assumir a liderança no seu setor. Pretendem já este ano iniciar operações internacionais ao nível da lusofonia... A internacionalização

50% do capital da Acountia foi adquirido pela Consultora Conceito. O que conduziu a este processo?

A oportunidade surge de um contexto de mudança. O Grupo Onebiz representou em Portugal, durante 13 anos, a Fiducial. Fruto de uma cessão amigável do contrato de master franchising, a Fiducial em Portugal mudou de nome pas-

é uma prioridade e num primeiro plano no mercado lusófono. Com este propósito, acaba de ser identificado o master franchising para Angola a quem será confiada a instalação, divulgação e consolidação da rede no país. Iremos igualmente aproveitar a forte credibilidade da Conceito para chegar perto de empresas multinacionais, que se situam fora das grandes urbes. RUI ALEXANDRE COELHO


2 CULTO

Miguel

“A Mariah [Carey] é extremamente rápida. Tem ideias muito apuradas. Não sabia bem o que esperar [da colaboração], como é que ela se ia envolver na criação... mas ela está por trás da visão de ‘#Beautiful’. Ela é genial” O músico, que edita em Portugal na próxima semana “Kaleidoscope Dream”, fala da experiência de gravar um tema com Mariah Carey. GETTY IMAGES

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013

08

THE NATIONAL “Trouble Will Find Me” é o novo disco da banda de Matt Berninger, Aaron e Bryce Dessner, Bryan e Scott Devendorf. O baixista, Scott, conversou com o metro sobre o novo álbum: mais relaxado – diz ele –, mas sem fugir à identidade do grupo de Cincinnati.

À PROCURA DE SARILHOS

Li uma frase do Matt [Berninger, vocalista] a dizer que nos últimos 10 anos a banda andou à procura de provar algo, numa tentativa de refutar as próprias inseguranças. Isso quer dizer que as inseguranças foram um guia para a banda durante todo este tempo? Não creio que tenha

sido o único guia. Apenas temos tentado fazer a música que mais gostamos, da melhor forma que sabemos. Creio que levou algum tempo até chegarmos a esse ponto e descobrir o que é que funciona na banda. Mas há já algum tempo que sabemos como é que a banda soa. Nós gostamos muito dos nossos primeiros discos, mas são muito diferentes do que fazemos hoje. Na sequência da frase, o Matt escreveu: “agora podíamos relaxar”. Foi mais tranquilo fazer este disco? Há

coisas que são sempre diferentes. Por exemplo, a forma de gravação: saímos da zona de Nova Iorque, fomos para outro estúdio em “upstate New York” [a norte da área Metropolitana de Nova Iorque], onde estivemos alguns meses a viver juntos. E isso deu uma experiência comunitária ao disco.

O [anterior] “High Violet”, tinha sido gravado no nosso estúdio – quer dizer, este também, mas a fase inicial, mais juntos, foi diferente. E também acabou por ser divertido para nós! É que acaba por ser, muitas vezes, torturante. O que me pareceu é que “Trouble Will Find Me” mantém o mesmo ambiente musical, mas mudando o processo de criação dos ambientes. No último disco, por exemplo, tinham mais orquestrações e metais; aqui parecem usar mais sintetizadores. É verdade: tentámos recriar

as ideias de expressão. Se dantes era com orquestrações, ou guitarras acústicas [“Boxer”], desta vez experimentámos outras coisas, como os sintetizadores. O desafio foi chegar lá, porque depois conseguimos texturas bastante interessantes. Achei curioso o título: o nome remete para um universo de fatalidade. Mas, ao mesmo tempo, é uma inevitabilidade, mais cedo ou mais tarde, irmos encontrar sarilhos. O que pensa disso? Sem dúvida que

é o título mais literal que já fizemos. Os anteriores eram muito mais abstratos: “Boxer”, “Alligator”, “Cherry Tree”. É suposto ter alguma graça, mas também alguma verdade: nunca podemos ser perfeitos. A realidade do crescer, envelhecer, também ser pai... acha que se reflete nas letras do Matt neste álbum? Sim, mas estas são

também as letras mais diretas que ele já escreveu. Seja a falar dele, da sua filha, de um amigo ou de outra pessoa qualquer... não creio que as canções sejam autobiográficas. São canções sobre todos nós, num sentido universal. Talvez seja esse um dos motivos, o da identificação pessoal, que faz com que a banda tenha tantos fãs.

Bom, quando nós escrevemos as canções temos apenas a intenção de nós nos identificarmos. Se depois as outras pessoas se identificam e se ligam a elas, melhor. Não são fantasias, são histórias, de certa forma, reais – às vezes drásticas. São as situações por que passamos todos na vida. BRUNO MARTINS


09

Enid Blyton: uma vida dedicada às crianças Literatura. A escritora Enid Blyton, autora das aventuras de “Os Cinco”, faleceu há 45 anos, mas ainda é das que mais vende. Alice Vieira fez um livro sobre a inglesa. “O Mundo de Enid Blyton”, da escritora portuguesa, é hoje apresentado em Lisboa e conta a história de uma das mais brilhantes autoras de histórias e aventuras para os mais novos. Enid Blyton iniciou a carreira literária em 1922 e, até 1967, quando publicou os seus últimos livros, escreveu mais de 700 títulos, o que “é quase humanamente impossível”, afirma Alice Vieira. Na década de 1950, espalhou-se até o boato de que os livros de Blyton não eram escritos por uma só pessoa, questão sobre a qual a au-

Apresentação A obra “O mundo de Enid Blyton”, da escritora Alice Vieira, com a chancela da Texto Editora, é apresentada hoje, às 18h30, pela autora, na livraria Buchholz, ao Marquês de Pombal, em Lisboa. • Vendas: Ao todo, Enid Blyton (também conhecida como Mary Pollock) terá escrito mais de 700 títulos, tendo vendido mais de 600 milhões de cópias por todo o mundo.

O filme português “Kali, o pequeno vampiro”, de Regina Pessoa, foi distinguido com o prémio para a melhor banda sonora e uma menção especial do júri, no 19.º Festival Ibérico de Cinema, em Badajoz. O 1.º prémio foi atribuído a “Aquel no era yo”, de Esteban Crespo. LUSA

Ao vivo

Daft Punk rejeitam festival de Glastonbury Os Daft Punk estavam a falar mesmo a sério quando disseram que não iam fazer concertos em 2013. Tão sério que recusaram uma oferta do maior festival de música europeu, o de Glastonbury. A dupla eletrónica edita hoje o novo disco, “Random Access Memories”.

3

DISCOS DE ALGIBEIRA

“Guadalupe Plata” GUADALUPE PLATA Popstock O 2.º longa-duração do trio andaluz é um portento de psicadelismo e transgressão. “Love Lust Faith + Dreams” 30 SECONDS TO MARS Universal O terceiro disco da banda de Jared Leto, que chama a esta fase “todo um novo começo”. “Four (Acts of Love)” MICK HARVEY Edel Além de colaborador de Nick Cave, tem um talento incrível para construir canções.

PUB

Cinema

Vitória para um “pequeno vampiro”

tora inglesa levou a tribunal uma editora sul-africana, e ganhou a causa. Na realidade, a autora das séries do boneco Noddy, “Os Cinco”, “Os Sete” ou “As Gémeas”, “cedo entendeu que a sua vida seria exclusivamente dedicada a escrever para crianças”, atesta Alice Vieira. A escritora portuguesa afirma que Blyton sacrificou a sua vida pessoal e a dos que a rodeavam em prol desse objetivo, fez e desfez amizades, “consoante o trabalho”. Alice Vieira afirma que, nesta biografia, pretende aproximar-se de “quem foi afinal esta mulher, que marcou gerações no mundo inteiro” e “que ainda hoje, na era da tecnologia mais avançada, consegue cativar pequenos leitores”. Sobre a autora inglesa, Alice Vieira cita o psicólogo Michael Wood que a descreveu “no máximo rigor: ‘Era uma criança, pensava como uma criança, escrevia AGÊNCIA LUSA como uma criança’.”

Música

Troféu. Prémio para Museu da Batalha O Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha venceu o Prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus. O presidente da Câmara da Batalha diz que a conquista “tem um sabor especial”: “Fomos um dos quatro museus premiados e é fruto de um trabalho de 11 anos e muita persistência, com baixos orçamentos”. O Prémio Museu Europeu do Ano foi atribuído ao Museu Riverside de Glasgow, na Escócia. LUSA

Disco. Novo de Kanye chama-se “Yeezus” Kanye West vai chamar ao seu novo disco “Yeezus”. De acordo com o site Rap-Up, “Yeezy” – a sua alcunha – deverá mesmo editar o disco a 18 de junho, a data que deixou nas entrelinhas há algumas semanas depois de um post meio enigmático no Facebook. A promoção já começou: na sexta-feira projetou o seu novo vídeo, “New Slaves”, em 66 edifícios de dez cidades do globo. E sábado tocou no “Saturday Night Live”.


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária Distribuição Gratuita Impressão Sogapal – Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Diretora Adjunta Ana Silveira Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Tiago Medeiros, Gabriela Raposo Tel. 22 532 23 00 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia MARKETING João Aleixo, Rita Costa Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos João Aleixo (coordenador) Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.

Correio do leitor

Horizontais: 1. Pequena igreja ou capela em lugar ermo.

Palavras cruzadas

Ave trepadora da família dos cuculídeos. 2. Mulo. Contr. da prep. a com o art. def. o. Casa, lugar em que se guarda pólvora e outros apetrechos de guerra. 3. Emprega-se para excitar ou animar (interj.). Juntar. Molibdénio (s.q.). 4. A parte de qualquer unidade dividida por um milhão. Reduzir a pó. 5. Além disso. Tampa para vasilhas. 6. Brisa. Despedida. Aquelas. 7. Aversão (fig.). Víscera dupla. 8. Azedo, agro. Desgastar ou polir. 9. Terceira nota da escala de dó. Santa, mártir romana, foi morta em defesa da virgindade, aos 13 anos. Debaixo de. 10. Troço comprido e grosso de madeira. A mim. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, providência (prep.). 11. Grande cão de fila. Rebuçado.

“Hotel da Carregueira” No “Hotel da Carregueira”, vulgo Prisão da Carregueira, existem celas que são autênticas suítes de sonho, nas quais tudo é possível. Numa delas, segundo nos foi dado a saber através de uma estação televisiva, um desses hóspedes VIP, num só dia, recebeu vinte visitantes (visitas) para dele obterem ‘bons’ conselhos e para que tão ilustre hóspede fizesse todas as assinaturas para a resolução de diversos e variados negócios muito importantes que o dito cujo tem, mormente na zona de Oeiras e na Suíça.

Verticais: 1. Nome da letra m. Designa admiração, ironia ou impaciência (interj.). 2. Perverso. Próprio da raça. 3. Escudeiro. Caminhar. Batráquio. 4. Imposto Automóvel (abrev.). Planta que dá os cravos. 5. Peixe com escamas cor de ouro da família dos silurídeos. Sódio (s.q.). 6. Contr. da prep. em com o art. def. o. Interpreta por meio de leitura. 7. O p grego. Gosto pelas viagens. 8. Cor vermelha muito viva. Sobre (prep.). 9. Designa dor, admiração, repugnância (interj.). Ósmio (s.q.). Senão. 10. Astro que, tal como os planetas, gira à volta do Sol e que é constituído por núcleo ou cabeça, cabeleira e cauda, sendo visível apenas a grandes intervalos de tempo. Utensílio com que se junta e recolhe o dinheiro nas mesas de jogo. 11. Aromático. Virtude.

Sudoku

•••••

Solução cruzadas Horizontais: 1. Ermida, Cuco. 2. Mu, Ao, Paiol. 3. Eia, Unir, Mo. 4. Micro, Moer. 5. Ora, Texto. 6. Ar, Adeus, As. 7. Raiva, Rim. 8. Acre, Limar. 9. Mi, Inês, Sob. 10. Barra, Me, De. 11. Alão, Bombom. Verticais: 1. Eme, Caramba. 2. Ruim, Racial. 3. Aio, Ir, Rã. 4. IA, Craveiro. 5. Dourada, Na. 6. No, Lê. 7. Pi, Turismo. 8. Carmesim, Em. 9. Ui, Os, Mas. 10. Cometa, Rodo. 11. Oloroso, Bem.

Ficha técnica

LAZER | 10

Mais informamos que tal ‘hotel cinco estrelas’ tem uma lotação de cerca de setecentos comensais, mas só uma ínfima parcela desses ‘hóspedes’ consegue instalações dignas de um rei das Arábias, pois quem pode, pode. Mas que ‘ditosa’ será a pátria que tais filhos assim tem!

Solução sudoku

JOSÉ AMARAL, V. N. GAIA

PUB

pensa digipensa digiresponde digireage ação

Cursos Profissionais

12º Ano Certificado Profissional Nível IV Cursos de 3 Anos CURSOS

Vídeo Inscrições Abertas! Fotografia Multimédia www.escoladigital.com Animação 2D e 3D facebook.com/EscolaDigital Desenho Digital 3D info@escoladigital.com Informática de Gestão Eletrónica e Telecomunicações Eletrónica, Automação e Comando Gestão de Equipamentos Informáticos Gestão e Programação de Sistemas Informáticos a escola da


PEQUENOS ANÚNCIOS

Problemas Bancários? A Creditok tem a Solução ideal para si!

218 479 195 Faça o seu Crédito: 912 277 988 Pessoal 968 851 452 Habitação Análise Grátis

Empresarial

EMPRESA REGISTADA PARA O DEVIDO EFEITO

www.creditok.webs.com EX: 5.000€ - 100,47 em 60M total 6,628€ / Taxa de Juro 11,25 TAEG 17,9

CREDIFAST ANÁLISES GRÁTIS

www.credifast.webs.com

• Crédito Pessoal • Crédito Consolidado • Crédito Habitação • Crédito Automóvel • Crédito Empresarial EMPRESA REGISTADA PARA O DEVIDO EFEITO

Com problemas bancários, dizemos que sim!

EX: 5.000€ - 100,47 em 60M total 6,628€ / Taxa de Juro 11,25 TAEG 17,9

LIGUE JÁ!

218 481 496

911 540 899 • 961 552 743

AS SUAS JANELAS E ESTORES TÊM PROBLEMAS? Prateleiras, móveis ou varões de cortinados por montar?

Peça já o seu orçamento

GRÁTIS...

Ligue hoje mesmo

93 943 75 99

ALUGA-SE

CAMPO DE O OURIQUE LOJA

PARA ESCRITÓRIO RIO NTE OU SEMELHANTE

500€

CONTACTOS:

T0

REMODELADO

350€

96 806 02 68 OU 96 279 81 40

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA Desde 1951 Somos uma empresa de confiança Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA DE OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS

COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR

Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado)

Tels.: 21 346 54 11 • 21 342 94 83 • 21 321 93 46 Fax: 21 321 14 97 | E-mail: geral@apj.com.pt

Med. Indep. Cred. Concedido p/entidades autoriz.

CREDITOK


PEQUENOS ANÚNCIOS


www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013

PRESS | 13

Nestlé cria o novo “mimo saudável”

Continente decora a sua casa com gosto

Proalimentar estão mais apetitosas

Com mais de 85% de leite e com o delicioso sabor da banana, o IOGOLINO Mini Banana é a mais recente inovação da Nestlé disponível num formato de 60g. Para as mães que querem dar um “mimo saudável”, este alimento lácteo, para bebés a partir dos 6 meses, é a opção ideal para os pequenos momentos do dia. O IOGOLINO não precisa de frio e não tem corantes ou conservantes.

As Proalimentar Fruit & Fit, bolachas com recheio de fruta, têm uma nova receita com mais sabor. A Fruit & Fit tem agora 41% de recheio de Frutos Vermelhos ou Maçã e Canela, numa embalagem renovada com seis saquetas individuais. Mais: as bolachas são agora produzidas em Portugal (Mem Martins).

Menos calorias, o mesmo sabor Novidade. O Continente acaba de lançar o seu novo Catálogo Casa, onde se podem encontrar as melhores sugestões para decoração ou renovação aos melhores preços com produtos versáteis, práticos e coloridos para qualquer estilo de casa e ocasião.

Intitulado “Esta é a sua casa” o novo catálogo do Continente pretende desafiar os seus clientes a viverem momentos únicos nas suas casas ao disponibilizar artigos de mesa, cozinha, decoração, quarto, banho, sala, lavandaria, jardinagem e festa. Reforçando a versatilidade e atualidade do Catálogo Casa, o Continente conta uma vez mais com a parceria do “Querido Mudei a Casa”, em que a decoradora e “homestylist” do programa, Ana Antunes, faz as suas escolhas e recomenda alguns dos produtos deste catálogo como mote de inspiração para decorar todos os tipos de espaços. Os artigos que estão disponíveis no catálogo podem ser adquiridos através do site www.continente.pt, ou

Manter a forma sem deixar de saborear o que mais gosta, é possível! Deliciosas e muito frescas, as Fatias Terra Nostra Light com menos 50% de gordura e apenas 47Kcal por fatia, cuidam da saúde e bem-estar, com todo o sabor dos Açores de Terra Nostra. Práticas para

em qualquer loja Continente, Continente Modelo e algumas lojas Continente Bom Dia, até 15 de outubro de 2013. Para conviver com amigos e família à mesa, descontrair num espaço onde os detalhes contam histórias e criam memórias, passando por um lugar com licença para sonhar e festejar momentos que ficam para sempre, o Catálogo Casa torna os sonhos em realidade. O Continente volta a dar alegria à casa dos portugueses e sempre aos melhores preços.

Vulcano lança novo ar condicionado

A Vulcano, líder em soluções de água quente e solar térmico, renovou a sua gama de ar condicionado, agora com classificação energética até A++, superando a normativa europeia de etiquetagem energética imposta para 2013. A nova gama tem a tecnologia Inverter DC, que permite ao aparelho adaptar a sua capacidade para produzir frio ou calor, às necessidades da habitação.

o dia a dia, as Fatias Terra Nostra Light são a opção ideal para as férias, seja em sandes, rolinhos ou até mesmos em práticas saladas. O tempo quente convida a banhos e passeios no campo e o Terra Nostra Light é perfeito para lanches rápidos para toda a família.

Mustela cria página no Facebook A Mustela, marca líder na farmácia em produtos de higiene e cuidados para recém-nascidos, escolheu o passado dia 5 de maio – Dia da Mãe –, para lançar a sua página de Facebook em Portugal. Visite a página porque surpresas não vão faltar: facebook.com/mustelaportugal.


3

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2013

14

Inglaterra

Tottenham ganha, mas falha Liga dos Campeões Um golaço de Gareth Bale valeu ao Tottenham de Villas-Boas um triunfo inglório diante do Sunderland, por 1-0, em White Hart Lane. Na luta com o Arsenal pela vaga que dá acesso ao play-off da Champions, relativa ao quarto lugar, os “spurs” ficaram com 72 pontos, a um dos “gunners”, vitoriosos em Newcastle (1-0). O Tottenham vai disputar a Liga Europa.

SPORT

Motociclismo

Prémio duplo para Dani Pedrosa em Le Mans

Visconti foi o mais rápido na neve O italiano Giovanni Visconti (Movistar) venceu a 15.ª etapa da Volta à Itália em bicicleta, na subida aos campos de neve franceses do Galibier. Na liderança mantém-se outro italiano, Vincenzo Nibali (Astana), com 1m26s de vantagem sobre o australiano Cadel Evans (BMC Racing Team). FOTO: EPA

Canoagem. Pimenta e Silva trazem ouro

Carlo Ancelotti

“Pedi para sair do clube e estou à espera da resposta do PSG porque tenho contrato” Treinador do Paris Saint-Germain (PSG) abriu ontem a porta de saída do emblema da capital francesa, ele que vem sendo muito associado ao Real Madrid enquanto provável substituto de José Mourinho. GETTY IMAGES

O K2 500 Fernando Pimenta/Emanuel Silva venceram a segunda etapa da Taça do Mundo de canoagem, na República Checa, após integrarem o K4 1.000 que sábado garantiu a prata. Os vice-campeões olímpicos portugueses em K2 1.000 passaram a meio da prova em 3.º, a quase três segundos do comando, mas chegaram em 1.º com 1.33,668 minutos, deixando os russos a 950 milésimos e os sérvios a 1,206 segundos.

Medalhas

4 medalhas já averbadas é, após o pódio em Racice, na República Checa, o pecúlio da seleção de canoagem no arranque de uma época que tem como especial interesse os Campeonatos Europeus. A competição decorrerá pela 1.ª vez no País, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, de 14 a 16 de junho.

Futsal. Sporting adianta-se com vitória em Sandim

Ténis. Nadal “atropela” Federer e conquista Roma

O Sporting foi a Sandim bater o Modicus por 6-2 no jogo 1 dos quartos de final do Nacional de Futsal. Em destaque nos leões esteve Alex, autor de um hat-trick. Leitão (2) e João Matos assinaram os restantes golos forasteiros, enquanto Tiago Soares e Fernando Leal remataram certeiro para os da casa. Na véspera, o Benfica venceu 6-3 em Coimbra e o Fundão ganhou 3-2 (a.p.) em Braga.

A rivalidade entre Nadal e Federer já não é o que era, e a prová-lo está o “passeio” do espanhol na final do Masters de Roma, que ganhou por 6-1 e 6-3. Em 68 minutos, Nadal garantiu o 6.º título do ano e aumentou para 20-10 a vantagem no confronto histórico com Federer. No torneio feminino, título para Serena Williams, à custa da bielorrussa Azarenka, também por 6-1 e 6-3.

Dani Pedrosa (Honda) venceu o GP de França, em MotoGP, e é o novo líder do Mundial. Em 2.º, na pista de Le Mans, chegou Cal Crutchlow (Yamaha). Pedrosa lidera com 83 pontos, seguido do colega de equipa Marc Márquez (77). Infeliz esteve Miguel Oliveira: apesar do 2.º lugar na largada, o português despistou-se e desistiu logo após o arranque para a corrida da categoria Moto3. Oliveira caiu para 10.º na geral (20 pontos).

NBA

Indiana bate-se com Miami na final de Este Os Indiana Pacers venceram em casa os New York Knicks (106-99), no jogo seis da semifinal de Este, e vão disputar a decisão de conferência com os Miami Heat. De nada valeu aos Knicks a partida inspirada de Carmelo Anthony (39 pontos, 7 ressaltos): Lance Stephenson (25 pontos), Paul George (23), Roy Hibbert (21) e demais Pacers fecharam a eliminatória em 4-2 e garantiram a primeira final de conferência desde 2004.

Espanhol sobe do 5.º para o 4.º lugar no ranking e chega em grande forma a Roland Garros, onde procura o 8.º título. GETTY IMAGES


15

Mata Real acolheu festa azul e branca após um jogo de sentido único, que culminou com uma vitória do novo campeão português por 2-0: golos de Lucho (g.p.) e do goleador da Liga, Jackson. FOTO: LUSA

30.ª JORNADA

Está de volta o campeão “inbicto”

P. FERREIRA 0-2 FC PORTO BENFICA 3-1 MOREIRENSE BEIRA-MAR 1-4 SPORTING V. SETÚBAL 0-1 SP. BRAGA GIL VICENTE 1-3 ESTORIL NACIONAL 2-1 ACADÉMICA OLHANENSE 0-0 MARÍTIMO V. GUIMARÃES 0-1 RIO AVE

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Liga. No controlo do seu destino à entrada para a última ronda, o FC Porto venceu por 2-0 a “final” de Paços de Ferreira e conquistou o 27.º título da sua história, o terceiro consecutivo. Faz-se assim valer uma máxima que ganha força desde o início da década de 90: no futebol português são onze para onze e no fim ganha o FC Porto – assim aconteceu em 17 das últimas 24 Ligas. É um título inesperado, aquele que os azuis e brancos ontem festejaram, certificado pelos golos de Lucho (23m, g.p.)

Despromoção. Moreirense e Beira-Mar na 2.ª Liga É sempre assim no último dia: a alegria de uns é inversamente proporcional à dor de outros. No lado dos felizes encontramos o V. Setúbal, o Gil Vicente e o Olhanense, que asseguraram a permanência apesar de apenas os algarvios

e Jackson (52m), e só possível pela “debacle” final do Benfica. A equipa de Jesus fez o que lhe competia, superando (e despromovendo) o Moreirense com um triunfo por 3-1 numa Luz imensamente triste, mas ficou apenas com a Taça de Portugal como objetivo da época. A sensação na 2.ª Circular é de “déjà-vu”: tal terem pontuado; também o Estoril acabou a época bem, garantindo a presença na Liga Europa – venceu em Barcelos, inutilizando a vitória do rival pela vaga europeia via 5.º lugar, o Rio Ave, em Guimarães. Madrasta foi a sorte de Moreirense e Beira-Mar. Os de Inácio perderam na Luz e acabaram em penúltimo; os de Costinha, últimos, acabaram batidos pelo pior Sporting de sempre (7.º) e que deixou de ter técnico – Jesualdo anunciou a saída.

como o Sporting de Peseiro, há oito anos, o Benfica de Jesus perdeu em poucos dias campeonato português e final da Liga Europa. Raramente houve dúvidas, ontem, no fecho da Liga, sobre o vencedor da mesma. Na Mata Real, diante de um Paços que já garantira o 3.º posto, o FC Porto só acusou a urgência do momento nos primeiros minutos. Passes falhados, futebol desligado, decisões precipitadas. Mas um disparate de Luiz Carlos, que isolou James sem querer, fez sair o champanhe do congelador dos portistas. Ricardo perseguiu o colombiano, derrubou-o e foi para a rua de forma direta. Decisão correta, não fosse o detalhe de o juiz Hugo Miguel ter assinalado penalty quando a falta aconteceu fora da grande área. Lucho aproveitou: 1-0. A partir daí, serenidade, posse de bola e novo golo, o 26.º de Jackson, o goleador da Liga, a fazer

FC PORTO BENFICA P. FERREIRA SP. BRAGA ESTORIL RIO AVE SPORTING NACIONAL V. GUIMARÃES MARÍTIMO ACADÉMICA V. SETÚBAL GIL VICENTE OLHANENSE MOREIRENSE BEIRA-MAR

J 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30

V E D GOLOS PTS 24 06 0 70-14 78 24 05 1 77-20 77 14 12 04 42-29 54 16 04 10 60-44 52 13 06 11 47-37 45 12 06 12 35-42 42 11 09 10 36-36 42 11 07 12 45-51 40 11 07 12 36-47 40 09 11 10 34-45 38 06 10 14 33-45 28 07 05 18 30-55 26 06 07 17 31-54 25 05 10 15 26-42 25 05 09 16 30-51 24 05 08 17 35-55 23

• APURADOS PARA A LIGA DOS CAMPEÕES • APURADOS PARA A LIGA EUROPA • DESCEM DE DIVISÃO • APURADO PARA A LIGA EUROPA VIA TAÇA DE PORTUGAL

soltar a festa definitiva nas bancadas. “O campeão voltou”, ouviu-se. É preciso dar o devido mérito ao grupo de Vítor Pereira: venceu a Liga invicto, imitando o bom exemplo do FC Porto de Villas-Boas (2010/11), e fez quatro de seis pontos em disputa com o Benfica. Estofo de RUI ALEXANDRE COELHO campeão.


PUB


20130520_pt_lisbon