Issuu on Google+

Cinema Steven Spielberg vai ser o “chefão” em Cannes pág. 09

MÚSICA Yo La Tengo: a conversa antes dos concertos pág. 08

Televisão “Lincoln”, agora em documentário pág. 10 PORTUGAL sexta-feira 1 março 2013 ano 6, nº 1825 Lisboa 4° | 14°

Porto 2° | 15°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Candidatos ‘salta-pocinhas’ são meia dúzia Nacional. Seis presidentes de câmara limitados pela lei de mandatos concorrem a uma autarquia diferente pág. 04 Economia

Desporto

Ansiedade laboral Mais de um terço dos lusos receia desemprego a curto prazo pág. 05

Mundo

Ajuda financeira à oposição EUA prolongam e acrescentam apoio a rebeldes da Síria pág. 06

Cronista

Calma, caro “leitor-chocólatra”: olhe que por detrás desse desejo incontrolável de comer chocolate escondem-se questões bem mais melindrosas do que poderia pensar! pág. 03 GETTY IMAGES

Inquérito do Alvim A batata quente calhou à Sara-a-dias pág. 02

Surf. Ambição de chegar ao pódio no início de mais um circuito mundial Tiago “Saca” Pires volta a ser o único português na elite da modalidade. WCT volta a passar pelo País, com a prova de Peniche em outubro. pág. 15 PUB


1

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2013

02

Sara-a-dias, ilustradora ajudar a distribuir as ofertas de um festival de cinema que estás a promover. Ela irá bater à porta uma vez, abre-a, foge e ficarás só tu à frente de um convidado em cuecas.

JORNAL

Uma aventura: Ir para o trabalho de bicicleta pela Almirante Reis. Sentir todas as razias de taxistas e terminar no passeio, a 1 km/h, atrás da senhora que levava a sua criança à escola. Um segredo: O Tony Carreira mora em Moscavide. Umas férias: Escócia. Mas estas férias só valem a pena, se conseguires apanhar o maior nevão do ano, ficar retido no país três vezes, puxares um ‘trolley’ de 15 Kgs durante horas a fio, em ruas íngremes de 90º de preferência, levares com um oceano de água à passagem de um táxi, fugires para Londres para apanhar um avião nesse dia e, mesmo no comboio, ouvires: “Do you know that the Gatwick airport is closed?” Obrigada, mundo. Um alerta: Os transportes públicos não servem para vocês libertarem todos os gases do mundo.

António Costa

“A regionalização não é espalhar serviços, é aproximar o poder das pessoas, num contexto da reforma do Estado para racionalizar e diminuir um conjunto de estruturas que se multiplicam” Palavras do presidente da Câmara de Lisboa, proferidas durante a conferência “Portugal – A Soma das Partes”, em defesa da regionalização. FOTO: BRUNO SIMÃO

Uma paixão: “Perdoa”, videoclipe dos Anjos. Acho que todos seríamos mais felizes se nos vestíssemos de branco e dançássemos uma coreografia na ponte do Parque das Nações.

Uma curiosidade: Aprendi com a minha avó que o segredo de umas boas sobrancelhas é penteá-las com um dedo cheio de cuspinho. Uma pergunta: Não é um pouco assustador receber conselhos sexuais da Dr. Sue, uma senhora de mais de 80 anos com cabelo à Serafim Saudade com alopecia? Uma resposta: “Tens que te vestir menos à avó Lucinda. Tens que ter um ar mais rebelde, tipo a Catarina Furtado!” Palavras fofas de uma mãe, que é a minha.

Um desabafo: Tenho pena de não ter um macacão todo em renda, com um decote parecido com o da Ana Malhoa. “Pegadito Suavecito”. Um problema: Ter ido para as praxes da universidade com roupa velha, para não sujar. As pessoas confundiram-me com um rapaz. Uma asneira: O bacalhau quer alho.

Uma lição: Não pedir a uma senhora da limpeza de um hotel para te

Inquérito do

FERNANDO ALVIM DIRETOR DA WWW.SPEAKYTV.TV | WWW.ESPEROBEMQUENÃO.BLOGSPOT.COM

Boa notícia do dia

“Tabu” premiado no festival de Cartagena A longa-metragem “Tabu” realizada pelo cineasta português Miguel Gomes arrecadou o prémio de melhor filme no 53º Festival Internacional de Cinema de Cartagena, na Colômbia, anunciou na passada quarta-feira a organização do certame. Uma coprodução entre Portugal, França, Alemanha e o Brasil, “Tabu” é a terceira longa-metragem de Miguel Gomes, 40 anos, e somou vários galardões em 2012, em particular no prestigiado festival de cinema de Berlim, onde recebeu dois galardões. O Festival Internacional de Cinema de Cartagena é um dos mais conceituados e antigos de toda a América Latina.

A ver passar aviões ao intervalo Em Queenstown, na Nova Zelândia, enquanto as seleções de críquete da Inglaterra e Nova Zelândia se defrontavam no relvado, um imponente avião da Air New Zealand levantava voo numa pista aérea situada nas imediações. Depois do mini-intervalo, a competição voltou ao estádio. GETTY IMAGES


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2013

NACIONAL | 03

‘Loucura’ por chocolate deve preocupar médicos

Cavalo. ASAE admite dar produtos a instituições

Estudo. O desejo irreprimível pelo consumo de chocolate, conhecido como “craving”, deve merecer mais atenção dos profissionais de saúde, alertam especialistas em psiquiatria.

A presidente da ASAE admitiu ontem propor ao tribunal a entrega dos produtos apreendidos com carne de cavalo a instituições de solidariedade social, afirmando que os produtos estão bem armazenados e a sua qualidade assegurada. O Diário de Notícias revelava ontem que a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e o Banco Alimentar estão interessados em receber nas instituições os alimentos ultracongelados com vestígio de carne mal rotulados.

“inúmeros problemas de saúde ligados à obesidade, incluindo a diabetes tipo 2, a hipertensão, a doença arterial coronária e o acidente vascular cerebral”. Além disso, adianUm estudo sobre “craving” por intenso, intrusivo e irreprimível tou, a morbilidade relacionada com chocolate revela que este está asso- pelo consumo de chocolate”. Ana obesidade leva a mais hospitalizaciado a diversos problemas, como Luísa Almada – uma das autoras do ção, mortalidade e custos. obesidade, depressão, ansiedade estudo, juntamente com Manuela Os “dependentes” têm “pensae consumo de substâncias, alertam Silva, ambas do serviço de psiquia- mentos obsessivos, sentimentos de especialistas em psiquiatria. tria da Faculdade de Medicina da perda de controlo ou compulsão, No estudo, publicado na revista Universidade de Lisboa – lembrou à capazes de promover comportacientífica da Ordem dos Médicos agência Lusa mentos de busca da substância de(Ata Médica Portuguesa), os sejada para obter um estado elevao “craving” é dedo de prazer, energia ou excitação”, finido como que neste caso é o chocolate. “um desejo Na origem do “craving” por chocolate podem estar fatores biológicos ou psicológicos, dizem. No estudo lê-se que o chocolate é consumido “em momentos de A terapia para o problema pode basear-se em “estratégias psicológicas”, alertam as autoras deste estudo. GETTY IMAGES stress emocional”.

Amostras

13 amostras de produtos produzidos pela indústria de transformação portuguesa revelaram a presença de carne de cavalo. Em causa estão produtos como lasanhas, canelones, hambúrgueres ou almôndegas. PUB


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2013

NACIONAL | 04

“Dinossauros” candidatam-se Autárquicas. Pelo menos seis dos presidentes de câmara que já não se podem recandidatar por causa da lei da limitação de mandatos vão concorrer a outros municípios. Entre os chamados “dinossauros” estão cinco candidaturas apoiadas pelo PSD e uma pela CDU. Os casos mais mediáticos são os de Luís Filipe Menezes (PSD), atual presidente de Gaia e que se candidata à Câmara do Porto, e Fernando Seara (PSD), autarca de Sintra, que concorre a Lisboa nas eleições autárquicas, previstas para este ano. O social-democrata Fernando Costa, há 27 anos à frente das Caldas da Rainha, candidata-se a Loures, onde vai enfrentar o deputado comunista Bernardino Soares. No Algarve, Francisco Amaral (PSD), a cumprir o quinto mandato em Alcoutim, vai ser o candidato do PSD a Castro Marim, enquanto José Estevens, no quarto

Plataforma online

mandato em Castro Marim, vai candidatar-se a Tavira. Já o “histórico” ex-presidente da Câmara de Serpa (CDU), o comunista João Rocha, eleito pela primeira vez em 1979, é o candidato da CDU à Câmara de Beja. Carlos Pinto de Sá, que deixou a presidência da Câmara de Montemor-o-Novo em dezembro do ano passado, deverá ser o candidato da CDU à Câmara de Évora. A distrital do PSD da Guarda reuniu-se esta semana e enviou para a comissão política nacional do partido duas propostas de nomes para a Câmara da Guarda, à cabeça dos quais está o de Álvaro Amaro, o atual presidente de Gouveia, cargo que ocupa desde 2001.

Mudança de mãos Quase metade dos atuais presidentes de Câmara está impedida de se recandidatar em 2013 ao mesmo município e durante este mandato foram quinze os autarcas impedidos que já cederam o lugar a outros. Dos 308 presidentes de câmara do País, há quase 150 impedidos de uma recandidatura pela lei que limita ao máximo de três os mandatos que um presidente pode desempenhar no mesmo município, muito contestada pelos autarcas. Em outubro, o PSD terá de escolher novos cabeças de lista para 61 das suas atuais 117 câmaras e o PS vai mudar em 56 dos seus 132 concelhos. A CDU tem de alterar 12 das suas 28 câmaras.

DCIAP. Há gastos que são “faraónicos” O novo diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) disse que a corrupção “compromete o desenvolvimento económico e causa prejuízos significativos ao Estado” por proporcionar “gastos faraónicos” em obras públicas de “duvidosa utilidade”. Amadeu Guerra foi ontem nomeado para o cargo e para um mandato de três anos.

Farmácias. Preço dos medicamentos vai baixar 7% este ano O preço dos medicamentos vendidos nas farmácias vai baixar em média 7% este ano, resultado da revisão anual de preços que entrará em vigor dentro de aproximadamente um mês. Com esta revisão anual de preços, o Ministério da Saúde conta conseguir poupar 85 milhões de euros com os medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Troika

Jornais gratuitos lançam Clube de Passatempos

Mais de 40 cidades aderem à manifestação

O metro, Destak e Mundo Universitário lançam hoje o site www.clubedepassatempos.pt. A plataforma online – que também funciona no Facebook – dá aos leitores a oportunidade de ganhar, diariamente, dezenas de produtos de lazer, beleza, moda, espetáculos ou júnior. “Este site reforça o nosso leque de soluções no segmento, aumentando a eficácia e o impacto da nossa proposta de valor, em benefício de todas as partes: parceiros, leitores e jornais”, disse Francisco Pinto Barbosa, administrador da Metro News Publicações.

Mais de 40 cidades portuguesas aderiram à manifestação que decorre amanhã, e que é promovida pelo movimento “Que se lixe a troika”. “Nós pretendemos pôr fim a este percurso de austeridade e empobrecimento do País”, defendeu Helena Dias, uma das subscritoras do movimento.

Despesa pública

Poupanças permanentes dão “impostos baixos” O primeiro-ministro reiterou ontem que “a reforma do Estado” terá que incluir “poupanças permanentes na despesa pública”, como forma de garantir no futuro “impostos mais baixos”. “Queremos uma fiscalidade mais baixa e mais compatível com o crescimento da economia e com a autonomia dos cidadãos”, defendeu Passos Coelho.

Incêndio em Gaia faz sete feridos Um incêndio na fábrica de tintas Silaca, na freguesia de Pedroso, em Gaia, provocou ontem sete feridos. Entre as vítimas estão quatro trabalhadores – atingidos pelas explosões que estiveram na origem do fogo – e três bombeiros, atingidos por uma estrutura enquanto combatiam as chamas. FOTO: LUSA


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2013

ECONOMIA | 05

Receio de ficar sem emprego Mercado laboral. Quase 35% dos profissionais em Portugal receia perder o emprego nos próximos meses. Já 76% está disponível para trabalhar no estrangeiro, preferencialmente na Europa ou na América. O guia do mercado laboral português apresentado ontem pela Hays, empresa líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados, revela ainda que do lado dos empregadores, 45,5% dos gestores considera a possibilidade de contratar novos funcionários em 2013. Os profissionais mais procurados serão os das áreas comercial, a informática e as engenharias. Os conhecedores de línguas serão valorizados, devido à crescente internacionalização e dinâmica de exportações das empresas portuguesas.

“Em 2013, as oportunidades estão do lado dos profissionais e das empresas que tenham a capacidade de diferenciar-se e adaptar-se à realidade atual”, diz Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal, citada pelo JdN. “Não é por acaso que, de um conjunto de cerca de 20 caraterísticas, os empregadores que participaram no nosso inquérito elegeram a capacidade de adaptação/polivalência como aquela que mais pesa na escolha de um candidato”, acrescenta. O estudo tem como base entrevistas e reuniões no País, além de inquéritos específicos. As médias salariais, políticas retributivas, motivações dos profissionais e preferências de quem está a contratar são algumas das preocupações do estudo. As dinâmicas dos diferentes setores de mercado também são tidas em conta, como a banca e finanças, a indústria, o retalho e as tecnologias de informação.

Crise. Produtos reaproveitados em vez de descartados As pessoas estão a reaproveitar produtos que noutras alturas poderiam descartar, como roupas, calçado ou até mesmo mobília, disseram à agência Lusa dirigentes de associações de comerciantes de Lisboa e Porto. De acordo com a presidente da União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa, Carla Salsinha, é um fenómeno que “tem a ver com os momentos de crise e de menor capacidade de compra”, dando o exemplo do ressurgir da costura. Por seu lado, o presidente da Associação de Comerciantes do Porto, Nuno Camilo, disse que “as pessoas estão a apostar no refrescar dos seus produtos”. São “sinais evidentes de que existe uma mudança nos hábitos do consumidor”, acrescenta.

Saldos

Dinâmica dos setores da banca e finanças, indústria, retalho e as tecnologias de informação, foi tida em conta. FOTO: EPA

30% de quebra estimada pelos comerciantes de Lisboa e Porto, em 2012 face ao ano anterior, na época de saldos que ontem terminou, atingindo todos os setores de forma transversal.

Mercado Puro

Défice. Ter mais um ano é “pertinente”

Segurança. Prosegur lança Promobile

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, considera “pertinente” que Portugal tenha mais um ano para atingir as metas do défice, uma vez que Espanha e França também o deverão ter. Já o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que está a ser analisada a hipótese de haver mais tempo para os países sob resgate pagarem os empréstimos.

A Prosegur lançou no mercado o Promobile – um sistema de segurança para o segmento residencial e PME –, que permite aos utilizadores aceder e controlar o alarme à distância através do tablet ou smartphone, a partir de qualquer lugar. O serviço funciona através de um VideoAlarme – em conexão com a central de segurança 24 horas – capaz de detetar qualquer movimento.

Empreendedorismo

“Vice” do BCE revelou que há “muitos precedentes” nesta matéria. FOTO: MARTA POPPE

Fundações

Recorde em três anos

Poupança de 150M€

O mês de janeiro foi o melhor dos últimos 36 no número de empresas constituídas. Cerca de 5.320 empresas nasceram, revelando um crescimento de 40,6% face a período homólogo de 2012, revelou ontem o Negócios, citando o barómetro empresarial da D&B. Também as insolvências registaram um aumento de 3,9%, com 561 processos iniciados.

O Conselho de Ministros tomou uma decisão final sobre a continuidade de apoios públicos a 423 fundações: 98 mantêm a sua ligação ao Estado, 132 têm redução parcial ou total de apoios e 193 serão extintas. Nas contas do Executivo, estas decisões permitirão uma poupança anual de 150M€. Uma nova avaliação às fundações está já marcada para 2014.

O dia a dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m Psi-20

$111.02 (-0.72%)

0,334 (-0,60%)

5.987,71 (-0,23%)

Euro para: Dólar 1,307; Libra 0,861; Real 2,582

Crédito no Facebook FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF, INFORMAÇÃO DE MERCADOS FINANCEIROS

O Bradesco – banco brasileiro – anunciou que dará acesso a crédito através do Facebook. A oferta destina-se a clientes com linha pré-aprovada, mas a novidade está no meio utilizado – o Facebook. Trata-se de um aplicativo semelhante ao Farmville, ou ferramentas como o chat, Klout e Instagram. A diferença face aos aplicativos já existentes no Android e iOS é pequena, mas constitui uma séria tentativa de negócio sobre a plataforma Facebook. Trata-se de uma evolução esperada, mas que tardava apesar de fazer sentido: em vez de ter várias apps no telemóvel, tablet e endereços no computador, o utilizador só tem que aceder a um meio de transação – o Facebook.


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE2013

MUNDO | 06

África do Sul

Torturado e morto Um taxista moçambicano foi encontrado morto em Daveyton, perto de Joanesburgo, horas depois de terem sido publicados vídeos em que era arrastado por um carro da polícia, ao qual estava algemado.

Vaticano

“Um simples peregrino” Terminou ontem o pontificado de Bento XVI, que passa a ser Papa Emérito. Já na residência de Castel Gandolfo, onde vai permanecer dois meses antes de se instalar num mosteiro do Vaticano, Bento XVI saudou milhares de fiéis e afirmou-se, agora, “um simples peregrino ”.

Silvio Berlusconi investigado por alegada corrupção O ex-chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, está a ser investigado por suspeitas de corrupção a um senador, em 2006. Fontes da investigação explicaram que Berlusconi teria comprado o apoio de Sergio De Gregorio, da oposição de esquerda, por três milhões de euros. A nuvem de corrupção paira sobre “Il Cavaliere” após as inconclusivas legislativas em Itália, às quais concorreu liderando a (aparentemente) derrotada aliança centro-direita. GETTY IMAGES

Croácia. Tropas batem em retirada A Croácia deu início à retirada dos soldados da força da ONU que tem destacados nos Montes Golã, território sírio ocupado por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. O anúncio, ontem feito por Zagreb, deve-se ao receio de represálias depois de se saber que o executivo dos Balcãs vendeu armas à Arábia Saudita, as quais eram depois fornecidas às forças da oposição na Síria.

EUA. Político e candidato gay morto Marco McMillian, candidato assumidamente gay a “mayor” de Clarksdale, Mississipi, foi encontrado morto. Numa primeira fase, as autoridades encontraram a viatura de McMillian destruída, sem sinais do democrata de 34 anos. O corpo seria depois encontrado numa barragem, perto do rio Mississipi. O caso está a ser investigado como homicídio.

Ajuda básica aos rebeldes Síria. Os EUA vão providenciar aos rebeldes sírios um apoio adicional ao nível de equipamentos não letais, revelou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Kerry, que assumiu funções no início do mês, explicou que a “ajuda direta” vai prolongar-se “nos próximos meses”, de modo a suprir necessidades básicas como assistência médica ou comida. Outra novidade é um auxílio financeiro, avaliado em 60 milhões de dólares (45,67 milhões de euros), para a manutenção da segurança e governação básicas em áreas controladas pelos rebeldes. O anúncio surgiu em Roma, após a reunião do Grupo dos Amigos da Síria que ali teve lugar e na qual participou o líder da Coligação Nacional Síria, Moaz al Khatib. Em conferência de imprensa, John

Kerry justificou o reforço de assistência com “a brutalidade das forças das armas do regime de Damasco”, as quais têm sido “apoiadas por combatentes estrangeiros do Irão e do [movimento político e armado libanês] Hezbollah. “O tempo do presidente Assad acabou; deve abandonar o poder”, completou. Ainda em matéria de política externa, os EUA reiteraram ao conselheiro de segurança nacional do Iraque, Faleh al Fayad, o seu “compromisso profundo e duradouro” para com as relações bilaterais sob o “acordo-quadro estratégico” assinado em 2008. RUI ALEXANDRE COELHO

Acordo com Brasil Vinte aviões brasileiros Super Tucano vão ser usados com as cores da Força Aérea dos EUA em operações militares no Afeganistão, a troco de 324,6 milhões de euros. • O Pentágono considerou que o acordo militar, concedido ao fabricante aeronáutico brasileiro Embraer, é “fundamental” para apoiar as missões naquele país. • Plataforma vai “apoiar forças de segurança afegãs, como parte do apoio a longo prazo dos EUA ao Afeganistão após a conclusão da missão da Força Internacional de Assistência para a Segurança da NATO, no fim de 2014”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, George Little.


PUB


2

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2013

08

O concerto em Lisboa começa às 21h00 (bilhetes entre os €24 e €30). No Porto a festa arranca por volta das 00h00 (bilhetes a €9 e €12).

CULTO

YO LA TENGO Banda de Nova Jérsia toca hoje e amanhã em Portugal para apresentar na Aula Magna (Lisboa) e na Casa da Música (Porto) as canções do novo disco “Fade”.

Não é fácil conversar com Ira Kaplan, o guitarrista e vocalista dos Yo La Tengo. Mas não nos percebam mal: não é um tipo mal-encarado, nada disso. Simplesmente admite dificuldade em explicar o que lhe vai na alma quando é para falar das canções que escreve e canta com James McNew e Georgia Hubley. Tudo bem: prefere deixar os ouvintes descobrirem o que eles valem (que é tanto). Agora que estão quase a celebrar 30 anos de carreira editam “Fade”, para muitos o melhor disco da banda, uma junção perfeita dos múltiplos universos dos Yo La Tengo – resumindo... um folk-noise.

“SE O SENTES, É PORQUE É VERDADE”

Anastacia

“Sinto-me terrível por desiludir os meus incríveis fãs e que queriam ver a minha digressão. Parte-me o coração desiludi-los” Más notícias: foi diagnosticado um novo cancro na mama à popular cantora norte-americana. Anastacia cancelou os concertos que tinha marcado para breve, mas promete não baixar os braços. Na sua página de Facebook, a cantora declara que segue o lema: “Não deixes que o cancro leve o melhor de ti.” GETTY IMAGES

O processo de criação ainda é o mesmo que tinham em 1984? Ainda se sentem garotos a fazer canções? Confesso-lhe que a mim soa-me sempre a isso…

timos para depois escrever. Sabes que não é fácil responder: a nossa perspetiva do disco não podia ser mais diferente da dos ouvintes. E gosto muito dessas perspetivas. Se o pensam, é porque é verdade! Não quer influenciar quem ouve?

Acho que é isso! Quero que as pessoas ouçam com os ouvidos e não com os olhos. Por exemplo, adoro ir ao cinema, mas não quero saber o que vou ver! Gosto do imprevisível. E ainda surpreendem muito os fãs?

(risos) Bem... porque hei de dizer que não? Não sei bem. A tua resposta é muito boa, não posso acrescentar mais nada nesse sentido!

Não sei... o que achas?

Não me refiro apenas a este “Fade”, mas soam-me sempre a adolescentes apaixonados.

(risos) Sabes que isso é algo que qualquer banda que anda nisto há tanto tempo como nós sabe. Que as pessoas vão ouvir-nos com expetativas. Mesmo sabendo, dentro da banda, que cada disco é um disco, não é que seja diferente de uma forma muito distinta. “Este é ópera-rock e este é música

Podemos fazer um disco quando queremos fazer. Nunca recebemos telefonemas da editora a pressionar-nos. A única pressão que existe é a nossa e, por isso, podemos esperar por aquilo que sen-

Não sei. Admito que quando vou ouvir um disco de Yo La Tengo vou com a ideia de que vem dali algo bom.

clássica.” Os discos são diferentes, mas não é fácil descrever as diferenças.

Sempre houve uma coisa que me encantou: a forma como se relacionam na banda e em palco; como invertem papéis e trocam de instrumentos. É uma forma de se manterem sempre mais motivados?

Talvez! Gostamos muito disto que temos, toda a gente gosta de fazer coisas diferentes. Aprendemos que as canções e as ideias vêm de toda a parte. A probabilidade de uma música ser feita à guitarra pela Georgia ou por mim é a mesma! É uma forma de nos divertirmos. BRUNO MARTINS

Ao vivo Tocam hoje em Lisboa, na Aula Magna, e amanhã no Porto, na Casa da Música. Serão dois espetáculos diferentes? Sim, em Lisboa o concerto terá duas partes: uma mais calma, outra mais... rápida! No Porto vai ser um “set” um pouco mais longo. Vamos tocar algumas canções do novo disco, mas, como sempre, vamos tocar mais antigas, claro. Estamos numa boa posição, porque não temos nenhuma lista das dez canções obrigatórias, aquelas que se não tocarmos, põem o edifício a arder!


09

Spielberg vai presidir ao júri do Festival de Cannes

Sexta-feira

A BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa é um ponto de passagem obrigatório. Das 18h às 23h vá apreciar centenas de expositores de destinos de todo o mundo, fazer provas gastronómicas ou levar um banho de cultura. Sábado e domingo a feira também estará aberta.

STORYBOARD PARA O SEU FIM DE SEMANA

O evento vai decorrer entre os dias 15 e 26 de maio. “É para mim uma grande honra e imenso privilégio presidir ao júri de um festival que não desiste de provar que o cinema é a linguagem do mundo”, disse Steven Spielberg ao aceitar o convite, sucedendo assim a Nanni Moretti. O convite surge no ano em que se celebram 20 anos desde a estreia de “A Lista de Schindler”. Thierry Fremaux, membro do comité organizador, salienta o vasto trabalho “entre os filmes de entretenimento e reflexões e séries sobre a história, racismo e a condição humana” feitos por Spielberg. “Estamos muito orgulhosos de poder contar com ele”, disse ainda à BBC. Este será mais um regresso do cineasta à capital europeia do cinema, cidade onde já esteve algumas vezes a apresentar o seu trabalho: “Sugarland Express”, o seu primeiro filme, ganhou a Palma de Ouro para Melhor Argumento em 1974. Em 1982, apresentou

“E.T. – O Extraterrestre” no encerramento da edição desse ano. Esse foi também o último filme a ser exibido no antigo Palais Croisette. Em 2012, o lugar de presidente do júri foi ocupado pelo italiano Nanni Moretti.

O cineasta norte-americano foi o escolhido para presidir ao júri da 66ª edição do festival de Cannes, em França. GETTY IMAGES PUB

Sábado Veja a exposição da pintora Paula Robles, na Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, na Rua Delfim Maia, Porto.

Os Violinhos e Carlos do Carmo (e o seu fado) vão dar um concerto no CCB, a partir das 16h00 no grande auditório. Um espetáculo a não perder.

Domingo

É a estreia de um novo conceito. “Just For Friends” vai estar todos os domingos à noite no Impossibly Funky, LX Factory. O primeiro concerto é dos Groove4tet. €8. FOTO: HUGO MOURA


www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2013

CULTO | 10

Este documentário-drama foi produzido por Ridley (realizador de, entre outros, “O Gladiador”) e por Tony Scott (seu irmão, realizador de, por exemplo, “Top Gun – Ases Indomáveis”). DR

O outro Lincoln Estreia. A história da vida e da morte do ex-presidente dos EUA no documentário-drama mais visto de sempre nos EUA. Domingo, às 22h30, no NGC. Não foi difícil para o ator Billy Campbell se atirar de cabeça e focar-se na história do documentário-drama “Killing Lincoln”. Até porque é um apaixonado por História. Não estamos a falar nem de um drama, nem de um documentário: este trabalho da National Geographic, (que será exibido domingo, às 22h30, no National Geographic Channel – NGC) com uma duração de quase duas horas, mistura elementos destes dois géneros, criando uma espécie de híbrido que o ator diz reunir “o melhor de dois mundos”.

Ficção

“No passado temos assistido a documentários, com os historiadores e cabeças pensantes, e, por trás, vemos atores a gritar uns com os outros no campo de batalha. Podemos ver alguns pés na lama, mas nunca nos deixam entrar, diretamente, nas cenas mais dramáticas. Aqui é diferente: é como se fosse um novo animal! Creio que é muito entusiasmante. São cenas diretas, dramáticas, misturadas com a perspetiva histórica do narrador”, sustenta Campbell, numa entrevista em Washington, D.C. (EUA).

Letras

As longas cenas marcam uma diferença da tradicional perspetiva de séries históricas que, geralmente, contam com atores anónimos a interpretar e especialistas a analisar arquivos e fotografias. Em “Killing Lincoln”, a narração fica a cargo de Tom Hanks. “É perfeito para este trabalho: tem uma fantástica acessibilidade e, ao mesmo tempo, consegue comunicar de forma séria a importância do tema”, diz Campbell. “O que muitos não sabem é que Hanks é descendente direto da família Lincoln: a mãe de Lincoln era a Nancy Hanks e o Tom é descendente desse lado da família.” Numa altura em que a produção de Steven Spielberg, “Lincoln”, está a entusiasmar meio mundo – Daniel Day-Lewis venceu o Óscar para

Festival

O elenco Billy Campbell – Conhecemos o ator de séries como “The Killing” e “Once and Again”. Aqui interpreta o papel de presidente dos EUA, desde que é eleito até à sua morte, a 14 de abril de 1865. Jesse Johnson – É filho dos atores Don Johnson e Patti D’Arbanville e interpreta o ator que se torna assassino, John Wilkes Booth.

Melhor Ator – chega agora a possibilidade de conhecermos melhor a outra vida do ex-presidente dos EUA. Produzido por Ridley e Tony Scott, o documentário-drama bateu recordes de audiências nos EUA e tornou-se no programa mais visto de sempre da história do NGC. “É uma história que nos define. Quem sabe o que seriam hoje os EUA se Booth não tivesse morto Lincoln?” C. SZKLARSK/MWN

Música

Bond já tem 45 anos

Cesário em obra integral

Mais nomes no Alive’13

David Fonseca no Coliseu

O escritor e argumentista britânico William Boyd revelou ontem que, no próximo livro sobre James Bond – sai em setembro – o espião terá 45 anos e viverá no bairro londrino de Chelsea. Sem dar pormenores, Boyd disse à BBC que a história do agente se passa em 1969.

Toda a poesia de Cesário Verde, que morreu em 1886, está reunida numa nova edição, coordenada pelo especialista brasileiro Ricardo Daunt, editada pela Dinalivro. Cesário “legou-nos uma poesia impressionista, mas interessada na captura de uma realidade pulsante”, disse.

A banda canadiana Crystal Castles e as suecas Icona Pop vão estar no festival Optimus Alive. As bandas tocam dia 13, no palco Heineken. Os Crystal Castles estiveram no dia 17 no TMN ao vivo. Já as Icona Pop editaram o seu primeiro disco no fim do ano passado.

David Fonseca atua amanhã à noite no Coliseu dos Recreios, Lisboa. Os dois discos, separados por estações do ano, “Seasons: Rising” e “Falling”, são o mote para este concerto que depois vai até ao Porto, na próxima semana, dia 9. Os bilhetes para Lisboa custam €20.


PUB

LAZER | 11

Ficha técnica

Correio do leitor

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária Distribuição Gratuita Impressão Sogapal – Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Diretora Adjunta Ana Silveira Ag��ncias Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Tiago Medeiros Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia MARKETING João Aleixo, Sofia Graça (estagiária) Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.

A geometria A distância mais curta entre dois pontos é uma reta, mas no espaço é uma curva devido à “curvatura” espacial. Mas em Portugal que é muito “Espa(e)cial”, é uma grande “curva”, pois as passagens superiores para peões e não só normalmente para se atravessar uma via rápida tem de se dar uma volta enorme tipo ir de “S. Bartolomeu de Messines até Alcochete”. É para pessoas de mobilidade reduzida é certo, mas para os “outros” não se podia pôr uma escada de subida direta? (...) A MINORIA SILENCIOSA

Ostentação a mais Todos os dias ouvimos falar da crise (...). Ao ver a gala dos 20 anos da TVI nem parecia que se passava cá: a ostentação de vestidos e joias de grandes marcas, que custam pequenas fortunas, deixam-nos a pensar que o dinheiro anda por aí. Só que infelizmente isso só acontece para uma minoria dos portugueses! MARIA, CASCAIS

As cartas dos leitores devem ser enviadas para Metro/Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA, ou por e-mail para: leitores@metroportugal.com. As opiniões desta página não vinculam as do METRO nem traduzem a opinião do jornal. O METRO reserva-se o direito de editar as cartas que não devem exceder os 400 caracteres..

Horizontais: 1. Edifício para habitação (pl.). O m. q.

Palavras cruzadas

madrepérola. 2. Peças (moedas) de ouro (fam.). Mulo. 3. Debaixo de. Próprio de mim. Misericordioso. 4. Fiança, quando prestada na letra de câmbio, livrança ou cheque. Genuíno. 5. Mortal. Termo. 6. Perito na descoberta das nascentes de águas. 7. Designa várias relações tais como causa, modo, tempo, meio, etc. (prep.). Desavença. 8. Servir-se de. A parte oculta de qualquer coisa. 9. Monarca. Um milhar. Espaço percorrido, voando. 10. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Obra de fortificação subterrânea. 11. Género de oleáceas de flores aromáticas. Avançar girando sobre si mesmo.

Verticais: 1. Marido e mulher. Hábito de frade. 2. Desviar. Prefixo de origem latina que significa metade, meio ou quase. 3. Descanso religioso que, conforme a lei de Moisés, os Judeus deviam observar no sétimo dia da semana. Progenitor. 4. O espaço aéreo. Trabalho de agulha. Aqui. 5. Designa carência ou ausência (prep.). Recitar. Senão, dificuldade. 6. Norma social. Lírio. 7. Grande embarcação. Boca de um rio. Pátria. 8. Carta de jogar. Fitar a vista em. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 9. Virtude. Relativo à navegação e a navios. 10. Inclinação da alma e do coração. Especulador de fundos. 11. Murmúrio de vozes. Atordoar.

Solução cruzadas

Horizontais: 1. Casas, Nácar. 2. Amarelas, Mu. 3. Sob, Meu, Bom. 4. Aval, Mero. 5. Letal, Fim. 6. Vedor. 7. Por, Zanga. 8. Usar, Raiz. 9. Rei, Mil, Voo. 10. Em, Casamata. 11. Lilás, Rolar.

•••••

Verticais: 1. Casal, Burel. 2. Amover, Semi. 3. Sabat, Pai. 4. Ar, Lavor, Cá. 5. Sem, Ler, Mas. 6. Lei, Lis. 7. Nau, Foz, Lar. 8. Ás, Mirar, Mo. 9. Bem, Naval. 10. Amor, Agiota. 11. Rumor, Azoar.

Sudoku

Solução sudoku


PEQUENOS ANÚNCIOS

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA

COMPRO APARTAMENTO

Desde 1951 Somos uma empresa de confiança Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA DE

Se ficar meu inquilino!

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS

Lisboa ou Odivelas

Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado)

Tlm. 917010118/964110340

Tels.: 21 346 54 11 • 21 342 94 83 • 21 321 93 46 Fax: 21 321 14 97 | E-mail: geral@apj.com.pt

ALUGA-SE

CAMPO DE OURIQUE

COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR

COMPRA - VENDA

OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS

PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

T1 TOTALMENTE REMODELADO A ESTREAR, 2 VARANDAS - 450€ T0 TOTALMENTE REMODELADO A ESTREAR, COM PÁTEO - 350€ LOJA

PARA ESCRITÓRIO OU SEMELHANTE - 500€

CONTACTOS:

96 806 02 68

OU

96 279 81 40

Colocou GEL nas unhas e ficaram DORIDAS, FINAS E QUEBRADIÇAS? Com

Fortalece e nutre as suas unhas, permitindo um crescimento saudável e forte!

AS SUAS PREOCUPAÇÕES ACABARAM!

PEÇA À SUA ESTETICISTA GEL BIO SCULPTURE! CUIDE DAS SUAS UNHAS!

Produtos registados no INFARMED e CIAV e Clinicamente testado pela FARMOVS PAREXEL

SAUDÁVEIS, FORTES E DURADOURAS!

- Remoção com líquido. - Duração: 3-4 semanas - Extensões em Gel – finas e naturais (removidas com liquído) - Sem nenhum polimento da unha natural - Mais de 150 cores de gel e verniz

Ligue para saber onde fazer a aplicação na sua zona: 939975077 | 935172295 | 936840012


PEQUENOS ANÚNCIOS

AS SUAS JANELAS E ESTORES TÊM PROBLEMAS? Prateleiras, móveis ou varões de cortinados por montar?

Peça já o seu orçamento GRÁTIS...

Ligue hoje mesmo

93 943 75 99 Licenciado pela CASA DA MOEDA Avaliador Oficial

COMPRAMOS OURO - PRATA - MOEDAS - RELÓGIOS CAUTELAS DE PENHOR AV. ALMIRANTE REIS • N. N.ºº 173 B (Passeio Café Império) RUA D. ESTEFÂNIA • N. N.ºº 147 A RESTAURADORES • Loja N. N.ºº 8 (Metro Restauradores) AV. DE ROMA • Av. São João de Deus (paralela Av. Roma frente estação Roma - Areeiro) AV. DE MOSCAVIDE • N. N.ºº 53 B (Em frente à Caixa G. Depósitos)

Pagam o até 50 s € o gram a

LIGUE JÁ!

924 347 215


3 SPORT

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2013

Dragão não tem feito farinha com o leão Liga. Últimos três jogos do FC Porto realizados em Alvalade, para o campeonato, saldaram-se em dois empates e uma vitória para o Sporting. O leão é o rei da selva! E a selva deste leão é Alvalade. Claro que estamos a cingir-nos aos jogos entre Sporting e FC Porto. E não, os leões não são donos e senhores da sua casa neste clássico. Porém, nas últimas épocas os leões têm imposto mais vezes a sua lei aos dragões do que o contrário. A prova está nos números... e vamos deixar o reino animal em paz. Nos últimos três jogos a contar para a Liga, o Sporting não perdeu nenhuma vez com os bicampeões nacionais. A talho de foice, note-se que tal registo até sobe para as últimas quatro partidas, pois os verdes e brancos também derrotaram o FC Porto na Taça da Liga de 2008/09. Assim, nos últimos quatro jogos entre os dois conjuntos, em Alvalade, o saldo foi duas vitórias leoninas

António Salvador

“Apelo às autoridades competentes não só para encontrar os responsáveis por tão repugnante ato, mas também a adoção de medidas para prevenir que no futuro não voltem a verificar-se incidentes” Reação do presidente do Sp. Braga ao apedrejamento do autocarro do Benfica depois da meia-final da Taça da Liga disputada na cidade dos Arcebispos quarta-feira à noite. FOTO: MANUEL ARAÚJO

14

Benfica

e dois empates. Nas últimas dez épocas em jogos do campeonato, em Lisboa, os leões também têm vantagem, somando quatro vitórias, contra três empates e três triunfos portistas. Talvez por ter olhado para a história, Vítor Pereira recordou que “nos últimos anos o FC Porto sentiu dificuldades em defrontar o Sporting em Alvalade”. Logo, o técnico portista avisou, na conferência de imprensa de antecipação do encontro, que os leões têm “condições de lutar pela vitória”. Seja como for, o FC Porto vai a Alvalade “para ganhar o jogo” até porque “não há muita margem de erro”. Mangala, lesionado, não joga pelo FC Porto amanhã. O mesmo se passa com Schaars, no Sporting. No domingo, na ressaca do clássico, o Benfica defronta, em Aveiro, o aflito Beira-Mar. Os aveirenses defrontam os encarnados após a eliminação destes da Taça da Liga, frente ao Sp. Braga. Porém, Jesus apostará nas primeiras escolhas em Aveiro. O P. Ferreira, equipa sensação da prova, abre a jornada amanhã e vai tentar segurar o 3.º posto LUÍS CARMO diante do V. Setúbal.

Falcao foi o último jogador portista a marcar em Alvalade, num empate 1-1, e 2010/11. O golo dos leões foi de Valdés. GETTY IMAGES

21.ª JORNADA AMANHÃ

P. FERREIRA-V. SETÚBAL (17H00, SPTV) SPORTING-FC PORTO (19H45, SPTV) DOMINGO

GIL VICENTE-NACIONAL (16H00) RIO AVE-ESTORIL (16H00) MARÍTIMO-MOREIRENSE(16H00) BEIRA-MAR-BENFICA (19H30 SPTV) SEGUNDA-FEIRA

V. GUIMARÃES-ACADÉMICA (18H15, SPTV) OLHANENSE-SP. BRAGA (20H30, SPTV)

Sp. Braga

Salvio olha em frente

Época de Éder em risco

Salvio desvalorizou ontem o jogo Sporting-FC Porto e disse que o Benfica deve só pensar em vencer no terreno do Beira-Mar. “Não pensamos no jogo entre FC Porto e Sporting. Pensamos nos nossos jogos.” O argentino afirmou ainda aos jornalistas, após sessão de autógrafos no 109º aniversário do Benfica, que “nunca é bom perder [falando da derrota em Braga], mas há que olhar em frente e pensar no Beira-Mar”.

Éder, avançado do Sp. Braga, pode não jogar mais esta temporada. O internacional português, de 25 anos, lesionou-se no jogo da Taça da Liga com o Benfica e a RTP avança uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e paragem entre quatro e seis meses. A formação minhota ainda não confirmou a lesão do seu atleta, remetendo para hoje quaisquer esclarecimentos.

Râguebi

CDUL e Agronomia jogam final da Taça As equipas do CDUL e da Agronomia disputam amanhã, no Estádio Nacional, às 14h30, a Final da Taça de Portugal. Registe-se que a formação da Agronomia ganhou as últimas quatro edições da prova.

Jogos. Benfica TV garante Liga inglesa A Benfica TV assegurou os direitos de transmissão exclusiva em Portugal da Liga inglesa de futebol nas próximas três temporadas, informou o clube no seu site. O anúncio foi feito ontem, no dia do 109.º aniversário do Benfica, horas depois de o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, ter prometido oferecer aos adeptos uma notícia marcante. Nas últimas temporadas a Liga inglesa estava a ser transmitida pela SportTV, que tinha um canal exclusivo sobre a competição.

Transmissões

380 jogos por época, divididos em 38 jornadas, passarão no canal. O diretor executivo da Liga inglesa, Richard Scudamore, disse que os organizadores da prova estão “extremamente satisfeitos” com a Benfica TV.


15

“Saca” começa prova a sonhar com um pódio Surf. É mais um ano que começa para o único português no circuito mundial de surf. Tiago “Saca” Pires confessou que este ano quer alcançar o pódio numa das provas. “Assegurar a minha qualificação até meio do ano, bem como conseguir subir ao pódio de uma prova da elite.” Foram estes os objetivos traçados por “Saca”, de 32 anos, para a sua sexta presença consecutiva entre a elite do surf mundial. O World Championship Tour (WCT) 2013 tem o início de janela de espera – período em que a prova pode começar, dependendo das condições das ondas – marcado para amanhã na Austrália. E claro, mais uma vez este ano, a prova vai passar por terras lusas. Esta é a quarta vez consecutiva que o WCT passa por Peniche, este ano de 9 a 20 de outubro. E mais uma vez, a etapa poderá ser decisiva PUB

para as contas finais, pois trata-se da nona e penúltima do calendário. A passagem por Portugal antecede o emblemático “Billabong Pipe Masters”, que vai ser disputado nas ondas havaianas de Banzai Pipeline, entre 8 e 20 de dezembro. Este é ainda um ano especial, já que o WCT regressa a Bali, na Indonésia. Tiago Pires começa assim a lutar por um lugar no “top 34” de 2014 no Quiksilver Pro Gold Coast, na primeira das 10 etapas do circuito. Nos lugares cimeiros estão, entre outros, o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, e os australianos Joel Parkinson, detentor do título, e Mick Fanning, vencedor em 2007 e 2009. PATRÍCIA TADEIA

Atletismo. Marco Fortes passa à final O português Marco Fortes apurou-se ontem para a final do lançamento do peso dos Europeus de atletismo em pista coberta, que se disputam em Gotemburgo, Suécia, até domingo. O recordista nacional conseguiu a qualificação no seu 3.º e último ensaio, com 19,78m – a sua melhor marca do ano –, o que lhe deu o 6.ª lugar nos 24 atletas inscritos. A final é hoje, às 17h45 (hora portuguesa).

Ténis. Nadal quer transparência

O surfista português estreia-se no heat 7 frente ao brasileiro Gabriel Medina. No round 1 enfrenta ainda Kieren Perrow. ASP/ROBERSTON

Rafael Nadal pediu ontem à Federação Internacional de Ténis que comece a realizar controlos antidoping sanguíneos e que os resultados sejam tornados públicos. O objetivo é a transparência. “É melhor assim, para depois não andarem a dizer que não fizemos controlos suficientes”, disse o espanhol em Acapulco, México. Djokovic, Federer e Murray têm a mesma posição.


PUB


20130301_pt_lisbon