Issuu on Google+

GRANDE PORTO sexta-feira 21 Dezembro 2012 ano 6, nº 1785 Hoje 13° | 16°

Amanhã 13° | 17°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Será que desta vez vai mesmo acontecer? As maiores previsões apocalípticas que, afinal, nunca aconteceram {pág. 6}

Os melhores filmes sobre o apocalipse MIA KORAB/METRO WORLD NEWS

“Impacto Profundo” em 10.º. Qual será o 1.º? {págs. 8 e 9}

Últimos desejos dos famosos

TIQUE

TIQUE

BOOM!

FIM Talvez... Segundo a conhecida profecia maia, o mundo vai acabar hoje Será o dia 21 de dezembro de 2012 o último da humanidade? {págs. 6 a 9}

O que é que vai fazer antes de morrer? Perguntámos às mais variadas estrelas o que vão fazer antes do fim {págs. 8 e 9}

Jogos europeus definidos FC Porto defronta Málaga na Champions e Benfica joga com o Bayer na L. Europa {págs. 14 e 15}

Inquérito do Alvim Vítima da vez: a escritora e jornalista Filipa Martins {pág. 2} PUB


www.readmetro.com

02

SEXTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2012

1

FILIPA MARTINS, ESCRITORA E JORNALISTA Uma paixão • Escrever de pijama e sem lavar a cara e os dentes.

acabou de acontecer mesmo, mesmo agora!

Uma curiosidade • Deve-se pôr a cebola no congelador para não borrar a pintura com lágrimas. Ou usar rímel à prova de água.

Um desabafo • Onde quer que viva, tenho sempre vizinhos malucos: uma vez o meu vizinho de baixo matou à facada a minha vizinha do lado e eu mudei de casa; depois, arranjei uma vizinha do lado com alzheimer – o que era bom para lhe pedir dinheiro emprestado – mas que não utilizava a casa de banho de forma tradicional e mandava a água do bacio pela janela. Nota mental: ter atenção ao lugar de estacionamento do carro.

Uma pergunta • Porque é que as grandes lições de vida estão escritas nos pacotes de açúcar? Como não ponho açúcar em quase nada sinto que estou a perder constantemente o essencial.

jornal

Uma resposta • “Não é a balança que está avariada, senhora. Com a crise um quilo já não pesa o mesmo.”

Não perca hoje!

CONCERTO JOÃO PEDRO PAIS Fnac Chiado, Lisboa Entrada livre, 21h30 O cantor e compositor português apresenta o seu novo álbum de originais, “Desassossego, um disco que conta com convidados especiais como Carlos Nobre (Pacman), Mário Delgado ou Alexandre Frazão. Um concerto a não perder.

metro online

Irina Shayk, namorada de CR7, é uma mulher cheia de espírito de Natal. Veja o vídeo...

Umas férias • As férias que mais me marcaram foram quando rumei a sul, mais a sul do que está a pensar, mais ainda, mais um pouco… sim por aí. Acertou! África do Sul! E não foi para ver a seleção ou para ler Mandela. Foi antes para quebrar todas as regras do Kruger Park (aquele dos bichos grandes), principalmente as duas regras principais: sair do carro e empoleirar-me na janela para tirar fotografias com os elefantes. Atenção, não são elefantes de Zoo, são elefantes da pesada. Resultado: os elefantes não gostaram do meu perfume e investiram desagradados. Há registo fotográfico.

Uma ideia • Umas meias-botija-de-água-quente. Ideia que se pode estender a toda uma linha de agasalhos: luvas-botija-de-água-quente; cachecol-botija-de-água-quente; gorro-botija-de-água-quente. Se correr bem, avançamos para uma linha de luxo e convidamos designers portugueses para a conceberem. Uma asneira • Dar salsichas de porco – a fazerem-se passar por salsichas de frango – a crianças muçulmanas em troca de colares de pedras pintadas – a fazerem-se passar por colares de pedras semipreciosas. O inferno de Alá será meu!

Uma lição • Como dizia a minha avó: “Para que é que queres tanta roupa se só tens um corpo?”

Um problema • Mudei novamente de casa e ainda não detetei nenhum sinal de desequilíbrio mental nos vizinhos. Temo o pior.

Um segredo • Tenho um lado do rosto que fica muito melhor nas fotografias. Uma invenção • Uma caneca que não se entorne sempre para cima do teclado do computador, como

Inquérito do

FERNANDO ALVIM DIRETOR DA WWW.SPEAKYTV.TV WWW.ESPEROBEMQUENÃO.BLOGSPOT.COM

Ver para crer

Boa notícia do dia

Baixo Alentejo apoia negócios no feminino A Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL) quer promover o empreendedorismo feminino na região, através de um projeto que vai dar formação e apoios técnico e financeiro a mulheres para criarem as suas próprias empresas. O projeto pretende “promover a igualdade de género no ramo empresarial e o empreendedorismo feminino” e “contribuir para a diminuição do desemprego” de mulheres na região, disse ontem à Lusa o presidente da NER-

BE/AEBAL, Filipe Pombeiro. Para atingir os objetivos, o “Projeto de apoio à criação de empresas dirigido a mulheres” vai dar formação e apoios técnico e financeiro a mulheres interessadas em desenvolver os seus próprios negócios. Segundo Filipe Pombeiro, o projeto, destinado a mulheres empregadas ou desempregadas, com escolaridade obrigatória, entre os 21 e 50 anos, só avançará se for aprovada a candidaturapelo Programa Operacional do Potencial Humano.

DAVID BECKER/GETTY IMAGES

A nova Miss Universo e o patrão Na madrugada de ontem, em Las Vegas, nos EUA, a Miss Estados Unidos venceu o título de Miss Universo e, como manda a tradição, uma das primeiras coisas a fazer depois da sua coroação foi posar para a fotografia com Donald Trump, um dos proprietários dos direitos da competição. O respeitinho é muito bonito.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMI NISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenação Lisboa Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia DIRETOR DE MARKETING Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

notícias

Nacional

Operação Natal nas estradas GRN. Mais de 1.700

militares da GNR estão, a partir de hoje, nas estradas, para reforçar o patrulhamento e a fiscalização rodoviária no período de Natal. A operação Natal da GNR, que começa à meia-noite de hoje, termina às 24h do dia 26 de dezembro.

Crianças: 30% têm asma Prioridades na SAÚDE. Três em cada dez lei do tabaco crianças que frequentam infantários têm asma, diz um estudo da Faculdade de Ciências Médicas e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, realizado em Lisboa e Porto. O objetivo foi analisar o impacto da ventilação destes espaços na saúde respiratória dos menores. Quando as janelas das salas dos infantários se encontram encerradas, a qualidade do ar tem níveis piores, revelam.

FUMO. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse ontem que, mais importante do que endurecer as regras relativas aos produtos do tabaco, é salvaguardar o direito das pessoas à saúde, criando ambientes livres de fumo. De recordar que a Comissão Europeia adotou na quarta-feira uma proposta de revisão da lei comunitária relativa aos produtos do tabaco.

03

SEXTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Portugal

Grande Porto

WWW.PORDATA.PT

Sabia que, entre os países da União Europeia, Portugal já era, em 2010, o 5º país com maior percentagem de idosos, mas que só ocupa o 10º lugar entre os países da UE com maior percentagem de pensionistas?

Pordata>Europa>Proteção Social> Pensionistas>Em % da população residente + Por grandes grupos etários (%) Saiba mais sobre Portugal e a Europa na base de dados PORDATA.pt.

Governo decide não vender TAP à Sinergy AVIAÇÃO. O Governo anun-

ciou ontem que decidiu recusar a proposta de compra do grupo Synergy para a TAP, o único concorrente à privatização da companhia aérea nacional. A secretária de Estado do Tesouro afirmou que a proposta de compra foi rejeitada, porque não deu “as garantias adequadas”. “Não foram cumpridos

os requisitos previstos no caderno de encargos”, explicou Maria Luís Albuquerque, ressalvando que a proposta de German Efromovich era “positiva, coerente e alinhada com a estratégia do Governo”. O Executivo quer agora relançar o processo de privatização da TAP até 2014 para cumprir o memorando com a troika.

Matosinhos poupa na água HOSPITAL. O plano de re-

dução do consumo de água em prática na Unidade Local de Saúde de Matosinhos/Hospital Pedro Hispano já permitiu uma poupança acumulada de €78.610, o que corresponde a uma diminuição de 34.999 m3, ou seja, uma quantidade equivalente a 14 piscinas olímpicas.

Policiamento reforçado

çar o policiamento junto destes estabelecimentos.

Trabalhadores em protesto BOAVEX. Um grupo de tra-

balhadores que foram alvo de um despedimento coletivo por parte da empresa Boavex concentraram-se ontem de manhã, na estação da Trindade do metro do Porto, para exigir a manutenção dos seus postos de trabalho. Cerca de 90 trabalhadores da Boavex, que prestam serviço nas estações da rede do metro do Porto, reivindicam a integração na empresa que vier a ser subcontratada para garantir o serviço.

COMÉRCIO. A PSP do Porto

apresentou, este ano, para julgamento, cerca de 100 casos de suspeitas de furtos e roubos em espaços comerciais. A entidade informa que, no âmbito da ‘Operação Festas Seguras 2012’, estão a refor-

PUB


04

Economia

ICE lança OPA sobre Euronext BOLSA. A Intercontinental

Exchange (ICE) lançou uma oferta de 6,1 mil M€ para adquirir a NYSE Euronext, grupo que detém a gestora da bolsa portuguesa. A ICE oferece 33 dólares (quase €25) por cada ação da NYSE Euronext. Se o negócio for concretizado, a bolsa portuguesa volta a mudar de dono no espaço de poucos anos (depois de ter sido gerida pela Euronext e, mais tarde, pela NYSE Euronext).

Multa para os operadores ESPANHA. A autoridade espanhola para a concorrência das telecomunicações impôs uma multa recorde às três maiores operadoPUB

www.readmetro.com

notícias ras presentes no país por abuso de posição dominante nos preços das SMS. A Movistar foi multada em 46,49 M€, a Vodafone em 42,52 M€ e a Orange em 29,95 M€. As três operadoras juntas controlam mais de 90% do mercado móvel.

Crescimento de 3,1% EUA. A economia norte-

-americana registou um crescimento homólogo de 3,1% no terceiro trimestre de 2012, divulgaram ontem as autoridades dos EUA. Na origem do avanço está o aumento do consumo, um maior equilíbrio entre as exportações e as importações, e os gastos das administrações.

SEXTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2012

com a China Three Gorges (CTG) para a venda de participação acionista de 49% da EDP Renováveis Portugal e de 25% dos suprimentos, por 359. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a EDP R anunciou o entendimento com a Chine Three Gorges International (CTGI), subsidiária da CTG.

O dia a dia dos mercados Petróleo

$110.19 (-0.15%) Psi-20

EDP R e CTG com acordo ENERGIA. A EDP

Renováveis (EDP R) anunciou ontem um acordo

5.746,47 (+0,27%)

Euribor 6m

0,318 (0,0%) Euro para: Dólar 1,324 Libra 0,813 Real 2,733

Mundo

1 milhão de licenças EUA. A Florida converteu-

Berlusconi avisa Monti ITÁLIA. Silvio Berlusconi

uniu forças com os seus oponentes da ala esquerda, para avisar Mario Monti contra uma possível candidatura sua às

próximas eleições. O antigo primeiro-ministro disse que seria “moralmente questionável” Monti candidatar-se, enfatizando os riscos que este correria de ser apanhado no fogo cruzado entre a direita e a esquerda, perdendo o seu estatuto de superioridade.

-se no primeiro estado norte-americano a superar um milhão de armas legais, confirmou o Departamento de Agricultura do estado, encarregue de gerir as autorizações de uso e porte de arma. Estas foram reguladas há 25 anos.

Doze mortos em confrontos SUDÃO DO SUL. Pelo menos 12 pessoas foram mortas e mais de 30 ficaram feridas em confrontos étnicos na quarta-feira na cidade sul-sudanesa de Wau, disse ontem um médico local à agência noticiosa francesa AFP.

Sistema “não é autoritário” RÚSSIA. O presidente disse ontem discordar “que se qualifique o nosso sistema de autoritário”. Vladimir Putin sustentou que “a melhor prova é a minha decisão de abandonar o meu cargo depois de dois mandatos”. Entretanto, a principal figura da oposição, Alexei Navalny, foi acusada formalmente de fraude e lavagem de dinheiro.


PUB


06

fim do mundo

Como vai passar a sua última noite na Terra?

“A comer comida japonesa com a minha amiga Sara” LARISSA

“O normal: acordar, passear o cão, estar com o namorado”

“Vou rezar para que na outra vida não exista reggae”

“Jantar com pessoas como eu e falar” DITTE BJERREGAARD, 28,

família”

“Decorava o quarto dos meus filhos e dar ânimo ao mundo”

BARROS, 16, MODELO, BRASIL

HALEY JOHNSON, 25, CANADÁ

ANDRÉS HERRERA, 27, FOTÓGRAFO,

ENFERMEIRA, DINAMARCA

PÉTER SOMOGYI, 21, GUARDA,

BIANCA, 33, CONTABILISTA, ITÁLIA

COLÔMBIA

“Ouvia música e no fim iria para ao pé da HUNGRIA

A culpa é do “baktun” Peritos dizem que o mundo não vai acabar Foi divertido enquanto durou, mas parece que o mundo está a acabar. Um clamor crescente, baseado no calendário maia, insiste que 21 de dezembro de 2012 vai marcar a morte da humanidade. Até a NASA recebeu milhares de mensagens aterrorizadas. Mas o calendário foi mal interpretado, dizem os peritos, que afirmam que o “fim do mundo” se refere apenas ao fim de um ciclo. O calendário maia está dividido em “baktun” de 394 anos e 2012 vai marcar uma nova era. “O 13.º baktun vai terminar a 21 de dezembro e começará outro”, diz Ines Valera-Silva, investigadora de estudos Maias na Universidade de Loughborough, no Reino Unido. “É só isso. Uma catástrofe nunca foi prevista.”

Os maias de hoje pararam de utilizar o calendário antigo, acrescenta Valera-Silva, que considera o pânico estranho. “Não há motivo para interpretar isto como uma profecia, mas algumas pessoas estão obviamente excitadas com isso.” Os filmes de Hollywood e os meios de comunicação e redes sociais têm conduzido o debate sobre como irá exatamente o mundo acabar. Uma página do Facebook com 13.000 fãs sugere que será graças a um objeto vindo do espaço, mas contactámos cientistas para termos noção. “A maior ameaça é o impacto de um cometa”, diz Benny Peiser, especialista em catástrofes e fundador na rede de política climática CCNet. “Acontece passa-

Se acabar, desde já pedimos desculpa...

Opções de

dos alguns milhões de anos e pode acontecer a qualquer altura. Os astrónomos estão a observar os céus para identificarem potenciais riscos.” Outros intérpretes maias acreditam que um buraco negro se vai abrir em 2012 e engolir-nos a todos. Esse medo levou a inúmeras críticas aos cientistas que trabalham no Acelerador de Partículas do CERN, alegadamente capaz de produzir um buraco negro. Os ambientalistas apontam o aumento dos níveis de água do mar e a ameaça de um super vulcão, enquanto a nanotecnologia pode ainda vir a produzir microrganismos que entrem nos nossos corpos e nos destruam. É esperar para ver quem tem razão...

apocalipse Cometa. É a ameaça mais imediata e a que seria mais repentina. Fator de medo (FM): 7/10 Guerra nuclear. Cresce com a proliferação e é mais provável que a paz mundial. FM: 6/10 Aquecimento global. O aumento dos níveis de água já ameaça ilhas no Pacífico, mas é um fenómeno lento. FM: 4/10 Pandemia de doença. Pode acontecer, mas é improvável que nos apanhe de surpresa. FM: 2/10 Fim do sol. Vai acontecer, mas apenas daqui a 4,5 mil milhões de anos. FM: 0/10

O radialista de 91 anos, Harold Camping, previu (mal) pela 6ª vez o fim do mundo.

Grande Colisor de Hádrons ganha vida. Muitos acreditavam que o aparelho criaria um buraco negro.

O “Bug do Milénio” (Y2K): Foram previstas quedas de aviões e explosões de computadores.

Nostradamus afirmava: O “Rei do Terror” chegaria dos céus em 1999 e sete meses.

Culto asiático acreditava que Deus ia aparecer numa nave espacial às dez da manhã.

Culto acreditava que o cometa Hale-Bopp traria o fim. Mataram-se para serem levados por uma nave.

Pat Robertson, ex-candidato Republicano e evangelista, “garantiu” o fim até 1982.

Charles Manson, serial killer impiedoso, usou o apocalipse como desculpa pelos seus crimes.

Cometa Halley: O astrónomo francês, Camille Flammarion, dizia: “Vai acabar com a vida na Terra”.

Mileritas: Seguidores de William Miller, Batista, acreditavam que o fim vinha previsto em Daniel 8:14.

John Napier enganou-se nas contas: Através do Livro das Revelações, calculou o fim para 1688.

Cristóvão Colombo: Prever era outro falhanço seu depois de apenas ter descoberto a América...

“O Grande Incêndio de Londres”, em “666”, levou os Cristãos a temerem o pior.

Papa Inocêncio III: Afirmava que o mundo iria acabar 666 anos depois da subida do Islamismo.

Y1k: O Papa Silvestre acreditava no fim do mundo. Foi o primeiro “Bug do Milénio”.

Fim do mundo: Um calendário de previsões falhadas


07

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2012

“Teria sexo com o Robbie Williams. Ia a um concerto dele” BEATRIZ BARRON, 28, EXECUTIVA, MÉXICO

“Vou procurar um lugar para ver tudo de perto” ALBERTO ROSADO,

“Não vou comprar prendas de Natal: não haverá Natal”

“O que gostava mesmo era de saltar de paraquedas”

“Vou a uma das muitas festas de fim do mundo”

“Vou beber até andar de lado. Já vivi uns 15 fins do mundo”

24, PUBLICITÁRIO, PERU

MARTA LEÃO, 27, ASSISTENTE

MILAGROS FONTÁNEZ,

MIKHAIL SHEVCHENKO,

WILLIAM BENCE, 23,

DE MARKETING, PORTUGAL

22, ESTUDANTE, PORTO RICO

26, INFORMÁTICO, RÚSSIA

DESEMPREGADO, EUA RICHARD JUILLIART

o fim no calendário, mas as pessoas estão a usar a data de 21 de dezembro porque é o solstício e, portanto, uma data mais memorável.

José Natividad Ic Xec, nativo maia a viver em Mérida, capital do Iucatão, Estado do México onde a civilização maia um dia prosperou, tem dedicado a vida a promover a sua cultura e tradição. Xec explica o que a profecia do Juízo Final realmente significa para os seus compatriotas.

Então qual o motivo de tanto alarido com a data??

O que significa o 21 de dezembro para o povo maia?

Para os maias a viver em Iucatão, nada. Como qualquer outra pessoa, vamos passar esse dia a pensar no que vamos comer, nos nossos empregos ou a projetar os próximos meses. Esta data só foi concebida como uma etapa num calendário já que 22 de dezembro marca o fim de 13 baktuns (um baktun é um período de 394 anos ou 144.000 dias). Assim, é apenas o fim de uma era num calendário. Então a profecia do fim do mundo é apenas uma fantasia?

As pessoas falam de uma revolução na consciência humana, uma nova luz que vai brilhar sobre o mundo. Os crentes falam de uma certa transforma-

JOSÉ NATIVIDAD IC XEC Nativo maia diz ao metro que a previsão do Juízo Final nada tem a ver com o fim do mundo

“O 21 DE DEZEMBRO FAZ-ME RIR” ção e vão juntar-se nas pirâmides maias para efetuar rituais. Mas nada

disto é atribuído aos maias, não queremos saber disso – pelo contrário,

faz-nos rir. O nosso povo sabe pouco sobre a contagem longa do calendário

Indústria que se alimenta do Juízo Final pode ser perigosa Já fez alguma compra para o apocalipse? Poderá sempre gastar €23.000 num luxuoso bunker, ou num kit de sobrevivência mais barato, que o possa ajudar a comer relva. A literatura do apocalipse é uma indústria em crescendo, com vendas de séries de livros “esquecidos” estimadas em 756 mil milhões de euros. Muitos especialistas associam o rasto da “fundação” da indústria do apocalipse ao movimento US Millerite, quando o pregador William Miller deu

início a um jornal financeiramente muito apoiado de modo a promover a sua própria versão do Juízo Final, em 1840. “A comercialização sistemática apareceu primeiro com o medo da guerra nuclear, na década de 1960, com empresas a construir abrigos”, diz Lorne Dawson, sociólogo e autor de “Prophetic Failure and Millenial Movements”. “Isso demonstrou a oportunidade de negócio e continuou com o movimento de sobrevivência dos anos 70 e o

crescente medo de uma eco-catástrofe.” Os anos 2000 e 2012 aumentaram o foco no dia do Juízo Final, e Dawson acredita que tocam num desejo humano básico. “A

maia. A única coisa que sabemos é que a data de 22 de dezembro marca

Especialistas afirmam que o 13.º baktun é uma boa oportunidade para as pessoas lucrarem com aqueles que acreditam. E se os crentes realmente acreditam, estarão assustados; vão procurar um bunker ou pensar num plano de sobrevivência. Daí que esta conversa de fim de mundo seja apenas um pedaço de diversão. Usa as redes sociais para promover a sua cultura. Até que ponto é popular Chilam Balam [blogue de Xec com base no documento maia histórico que supostamente contém profecias]?

É um conceito que iniciei há dois anos, primeiro no Twitter e no Facebook, depois num blogue, o qual, espero, continue a crescer. No meu site publico histórias da cultura maia e suas características. METRO WORLD NEWS

Profecia para injetar uma fortuna no México

psicologia mostra que as pessoas precisam de acreditar que não acreditam no caos, que há algo maior depois disto, algo que faça sentido.” O pregar do apocalipse gerou uma série de casos trágicos, como o suicídio da adolescente britânica Isabel Taylor em 2011, em parte devido ao medo do fim do mundo. “É uma indústria que explora a ansiedade e pode ser perigosa”, diz Bill Hudson, astrónomo e editor do blogue 2012hoax.

Podemos estar a falar do fim do mundo, mas certamente que o mesmo não se aplica à economia mexicana. No fim de 2012, a profecia maia terá atraído aproximadamente 11,3 mil milhões de euros em receitas turísticas – milhões de pessoas deverão visitar aquele país da América Central de modo a descobrir as suas civilizações indígenas. O ministro mexicano do Turismo prevê cerca de 52 milhões de visitantes até ao fim do ano.

KIERON MONKS

AGUSTTÍN VELASCO, MWN MÉXICO

Diversão Mais de 500 eventos terão lugar até ao fim do ano. Festival Mundo Maia. Celebra-se as tradições maias na cidade de Campeche. Grande Museu do Mundo Maia. Localizado em Mérida, Iucatão, dispõe artefactos maias preciosos. Fim da contagem longa do calendário Maia. Os 365 degraus da pirâmide de Chichén Itzá acolhem um evento a 21 de dezembro.


08

fim do mundo

Top 10

10. Impacto Profundo (1998) Num ano em que se viram vários projetos sobre um asteróide em rota de colisão com a Terra, o menos lucrativo “Impacto Profundo” é um filme superior ao “Armageddon” de Michael Bay, simplesmente por nos dar o presidente Morgan Freeman.

Filmes de fim do mundo O fim do mundo pode ou não estar próximo, mas Hollywood tem-nos estado a preparar para este momento há décadas. Quanto mais elevada for a fasquia, mais forte é o drama. Seguem-se as nossas seleções para os melhores filmes apocalípticos.

9. On the Beach (1959) Muito antes da animação por computador poder mostrar a destruição total com detalhes realistas, tínhamos Gregory Peck e Ava Gardner à espera do fim na Austrália. Famoso por ter um final amargo.

8. Até Que o Fim do Mundo nos Separe (2012) Uma lufada de ar fresco na história de “um asteróide vai atingir a Terra”, este filme de viagem com Steve Carell e Keira Knightley é um encanto.

7. A Estrada (2009) Um filme que é um murro no estômago. A adaptação ao ecrã de John Hillcoat é tão fria e negra quando a obra de Cormac McCarthy no qual foi baseada. O mundo pode não acabar neste filme, mas pelo seu estado, mais valia ter acabado.

6. Last Night (1998) Um antecessor delicioso, calmo e independente de “Até Que o Fim do Mundo nos Separe”. O filme de Don McKeller mostra um olhar distintamente canadiano do fim do mundo.

Estrelas contam-nos o que gostariam de fazer antes do apocalipse NED EHRBAR

Lista de afazeres Chris Colfer (“Glee”) Sabem, sempre tive uma lista de coisas a fazer muito, muito detalhada, e diria que apenas completei 1/90 dela. Espero bem que os maias não estejam certos, porque ainda tenho imensa coisa que quero fazer e vou ficar mesmo irritado se o mundo acabar e não as puder fazer. Se tivesse um mês, provavelmente tiraria umas férias muito caras.

Jake Abel (“Nómada”) Se soubesse que o mundo ia acabar, faria skydiving, que é algo que as pessoas normais fazem, mas seria preciso o mundo estar a acabar para eu o fazer. Mas sem paraquedas, eu saltaria apenas do avião.

Joel McHale (“Community”) Coisas a fazer antes de o mundo acabar? Só se for “fazer uma lista”.

Kellan Lutz (“A Saga Twilight”) Não, não tenho [uma lista], porque não acredito que o mundo vá acabar. Deus não deu ao mundo uma data de validade, por isso não acredito que vá acabar. Não preciso de ter um plano B com uma lista de coisas. Vivo a minha vida ao máximo todos os dias, desfrutando da vida e aproveitando oportunidades.

Teresa Palmer (“Sangue Quente”) Coisas a fazer antes de o mundo acabar? Gostaria de ter tido um filho antes de o mundo acabar, mas não há tempo para isso. Não sei o que vou fazer. Quero saltar de um avião, isso é certo. Podia comer imensa comida 24 horas por dia, 7 dias por semana, só comer, comer e comer. Viajar pelo mundo, a comer a comida das diferentes culturas. Ia ser fantástico.

Maggie Grace (“A Vingança”) Honestamente, acabei de riscar um ponto da minha lista. Fiz uma peça na Broadway pela primeira vez. Foi assustador, mas é algo que queria fazer desde os 11 anos. Pelo menos, isso ficou feito.


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


www.readmetro.com

09

SEXTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2012

5. A Noite do Cometa (1984) É como o “Eu Sou a Lenda”, mas em diferente. Nesta pérola de filme de terror/comédia/ficção científica, duas irmãs adolescentes sem papas na língua lutam contra zombies depois da queda do cometa do título.

4. A Casa na Floresta (2012) ALERTA DE SPOILERS: A visão hilariante e cheia de reviravoltas de filmes de terror (de co-autoria de Joss Whedon) é mais do que parece.

3. Melancholia (2011) Um desempenho incrível de Kirsten Dunst define este filme de Lars von Trier sobre uma família que tenta ultrapassar um casamento enquanto a ameaça de destruição da Terra paira no ar.

2. Dr. Estranho Amor (1964) Stanley Kubrick fez com que não houvesse problema em nos rirmos da possibilidade da aniquilação nuclear com esta sátira aguda ao exagero e à destruição mútua assegurada, que culmina na famosa cavalgada de uma ogiva nuclear por parte de Slim Pickens.

das estrelas Kiernan Shipka (“Mad Men”) Não acho que o mundo vá acabar, mas se fosse, provavelmente gostaria de fazer skydiving.

Max Burkholder (“Parenthood”) Skydiving, mergulho…Tudo o que envolva sensações fortes, as coisas mais malucas que se possam fazer.

Billy Burke (“Revolution”)

Michael Sheen (“A Saga Twilight”)

Não, não tenho uma lista. Desejo tudo de bom aos apologistas do juízo final. Acho que vão ficar todos bem a 21 de dezembro. Se estiver enganado, vemo-nos do outro lado.

Estava a pensar em pôr fim ao mundo hoje durante a estreia de “A Saga Twilight”. Quando o filme acabasse, eu revelar-me-ia de repente como o deus Quetzalcoatl e acabaria com o mundo.

1. Filhos do Homem (2006) A adaptação de Alfonso Cuarón da obra de PD James sobre um mundo que começa a colapsar depois das mulheres pararem de engravidar é uma obra-prima, uma visão empolgante e hiper realista sobre a forma como a sociedade lida com a calamidade. A verdadeira tragédia é a falta de atenção que recebeu depois do seu lançamento. Veja-o agora, enquanto tem tempo...

Mixtape. A Superestrela Sam Totolee faz a playlist da última dança “É claro que ficaria nervoso se o mundo fosse acabar”, diz o DJ Sam Totolee, famoso por providenciar a banda sonora em festas de celebridades que têm por anfitriãs Gwyneth Paltrow, Madonna e Kate Moss. “Mas é preciso rendermo-nos e dizer, que se lixe!” “Comecem por tocar canções lentas e calmas, deixando as pessoas relaxar e aceitar o momento.” Nat King Cole, “Lets Face the Music and Dance”; Ella Fitzgerald, “Lets Call the Whole Thing Off”; Frank Sinatra, “My Way”.

vive”; Harold Melvin, “Don’t Leave Me This Way”; Michael Jackson, “Thriller”; Tramps, “Disco inferno”; Jackson Sisters, “I Believe in Miracles”. “Damos um salto para o futuro com as músicas dos anos 80. Os sons são sintetizados.” Eurythmics, “Must be an Angel”; Talking Heads, “Once in a Lifetime”; The Jacksons, “Can you Feel it. “Precisamos de trazer de volta o elemento de alegria à noite.” AC/DC, “Highway to Hell”; Queen, “We are the Champions” e “Don’t Stop me Now”.

“Nesta secção, as canções são sobre viver, amar e estar juntos para enfrentar o inevitável.” Paul McCartney, “Live and Let Die”; 5th Dimension, “The Age of Aquarius”; The Beatles, “Come Together”.

“A calma antes da tempestade.” Jay Z, “99 Problems”; Dr Dre, “Next Episode”; DJ Jazzy Jeff & Fresh Prince, “Boom! Shake the Room”; Snoop, “Lets Get Blown”.

“A música dos anos 70 é uma batida mais funky. Quero que as pessoas apenas se concentrem em dançar e celebrar.” Gloria Gaynor, “I Will Sur-

“E quando o mundo estiver mesmo prestes a acabar, atire confetis, ligue a máquina de fumo e os lasers – êxtase puro.” The Doors, “The End”.

DJ Totolee


10

DR

2

Entrevista metro

weekend

A banda celebra, em 2013, 20 anos de carreira. “Power To The People” será apresentado dia 28 no Musicbox, em Lisboa

Top/Flop

Russell Brand O ator celebrou no Twitter dez anos de sobriedade. “Dez anos limpo... qualquer pessoa o pode fazer.” A ex-namorada, Katy Perry, também o parabenizou e enviou um email pela data.

Os Primitive Reason estão quase a regressar aos discos “Power To The People” é o nome do álbum feito com a ajuda dos fãs através de “crowdfunding” Entrevista com Guillermo de Llera

“INDEPENDÊNCIA

TOTAL” No concerto do próximo dia 28 de dezembro já vamos poder ouvir todas as canções do novo disco “Power To The People”? Todas ainda não.

O disco já está finalizado, foi enviado esta semana para Nova Iorque para ser misturado pelo Bob Brockman. O que vamos fazer é tocar seis ou sete músicas do disco ao vivo.

Nelly Furtado A cantora não está a conseguir convencer os fãs a ir aos concertos: as vendas de bilheteira estão muito abaixo das expetativas e Nelly cancelou alguns concertos da digressão nos EUA.

Os fãs dos Primitive Reason vão notar muita diferença na sonoridade da banda em comparação com discos anteriores? Em comparação

com o último disco, em particular, vai haver muita diferença em termos de sonoridade, estilo de composição e escolha de influências, mas segue na linha de Primitive Reason no sentido em que cada disco é muito diferente do anterior. Mas de certa forma fomos buscar influências, puxar um

“O concerto do Musicbox (28 de dezembro) será com o ‘old’ e o ‘new’. Com todos os sucessos da carreira” ciclo e ir buscar referências ao primeiro disco e também a própria temática. É reconhecível: é Primitive Reason. Mas se ouvirmos o “Power To The People” e depois o “Pictures In The Wall” vai notarse muita diferença. O título do disco também é paradigmático da forma como querem intervir com ideias na sociedade, sem ter medo de arriscar. O que lhe parece? É isso mesmo. O si-

gnificado, mais do que chamar à revolução e luta física, chama a atenção para a possibilidade que hoje temos de escolher como queremos gerir, trabalhar e fazer com a nossa vida. A par da crise, há oportunidades a surgirem. A inovação e a

originalidade, a criação, são importantíssimas. As pessoas têm de ganhar o “power” de decidir pela própria cabeça. Também foi isso que fizeram com este disco: foram à luta sem esperar que fosse uma editora a dar-vos as coisas de mão beijada. Sim, percebe-

mos que o “crowdfunding” era a melhor forma de fazer as coisas: não esperar que o mercado assentasse, que aparecesse um contrato, uma editora, e decidir por nós próprios. Escolher um caminho e apontar nesse sentido. É a independência total. E aquilo que vivemos hoje também trouxe alguma revolta à música dos

Primitive Reason? Curiosa-

mente teve o efeito inverso. Com este disco sentimos maior maturidade e também um desejo maior de nos aproximarmos às canções, em vez das escolhas radicais e ecléticas que costumávamos fazer no princípio. Aqui quisemos fazer algo mais consistente. Para lá das seis músicas de “Power To The People”, vamos poder assistir à reunião da família Primitive Reason? O concerto será

com o “old” e o “new”. Todos os sucessos vão lá estar representados. Em 2013, o ano que celebramos 20 anos, teremos mais novidades: estamos a pensar fazer algo em grande mais para o fim do ano como uma festa com membros mais antigos. BRUNO MARTINS

A solo é mais perigoso As estrelas rock com carreiras a solo têm o dobro de probabilidade de morrer prematuramente do que as que pertencem a bandas, concluíram investigadores britânicos num estudo publicado no boletim especializado “BMJ Open”. Os investigadores debruçaram-se sobre as vidas e carreiras de 1.489 artistas rock e pop que se tornaram famosos num período de 50 anos, desde Elvis Presley, em 1956, aos Arctic Monkeys, em 2006. Entre as estrelas analisadas, 137 (9,2%) morreram prematuramente, com uma idade média de 45,2 anos, nos artistas norte-americanos, e 39,6, nos europeus. Drogas, álcool e acidentes de automóvel provocaram quase 40% das mortes, indicam os investigadores no estudo, em que ficou evidente a enorme diferença de resultados quando se analisaram os artistas a solo. Entre 114 artistas a solo norte-americanos documentados no estudo, 23% morreram mais novos do que a população em geral, enquanto entre os membros de bandas famosas norte-americanas a taxa de mortes prematuras não passou dos 10,2%. A probabilidade de morrer jovem é também muito mais alta em estrelas que alcançaram a fama antes de 1980, refere-se LUSA ainda no estudo.

Madame Cabaret Xmas Party Já começa a ser tradição: as festas da Madame voltam a dar brilho à noite de 25 de dezembro. A Madame Cabaret Xmas Party está, este ano, no Faktory do LX Factory. A festa começa às 23h e o espaço conta com duas pistas prontas para receber quem vem entediado de fartos jantares de família. “Todos esses ovos moles, chocolates e recheio de peru desaparecem depois de horas neste dancefloor”, promete a organização.


11

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Especialista

Sexta

A CANÇÃO DO BANDIDO PEDRO RAMOS RADIALISTA & ETC.

Já afagando uma rena de peluche e trincando rabanadas de um modo meigo, eis algumas humildes sugestões para quem se atrasou a planear os presentes natalícios e sofre agora com a dura indecisão na hora das compras. Há umas semanas tinha sugerido uma boa lista de álbuns novos, por isso desta vez, eis outras opções, focando-nos naturalmente na música com guitarras. A caixa do 45.º

Noite: “O Fim” de B Fachada na Tertúlia Castelense, na Maia (23h30). Bilhete: €7,50

STORYBOARD PARA O SEU FIM DE SEMANA

aniversário do álbum “The Velvet Underground & Nico” é um luxo em formato livro com 6 CD, incluindo fotografias inéditas, gravações de estúdio e ao vivo, demos e ainda o álbum “Chelsea Girl” de Nico. As estreias dos Sex Pistols (35 anos) e Rage Against The Machine (20 anos) também tiveram tratamento de luxo. Nos DVD, as velhinhas antologias de Brel e Gainsbourg são obrigatórias na prateleira de qualquer cavalheiro. O filme “No Direction Home” de Scorsese sobre Dylan é uma lição, mesmo para não-fãs de Bob. Há ainda “Celebration Day”, a “tal” reunião dos Led Zeppelin para já sem sequela à vista. Nos livros-rock, é sabido que os melhores estão na Amazon e em inglês, mas como se trata de uma lista de compras em cima da hora, há que optar pelo que encontramos nas nossas livrarias. As biografias de Patti Smith e Keith Richards são o ABC do género. Conseguimos encon-

trar exemplares da série 33/3 em algumas lojas. Para os que se iniciam na clássica, O “Resto É Ruído” de Alex Ross é “popfriendly” e encontra-se traduzido em português. “Escrítica Pop” do MEC é sempre uma boa ideia. “Diários da Bicicleta” de David Byrne também é fácil de encontrar. Talvez com consciência do difícil ano que aí vem, nunca os nossos festivais anunciaram tão cedo os seus argumentos e é de aproveitar as promoções de passes. O Primavera Sound já tem os Blur, o Alive já confirmou Green Day, Depeche Mode ou Kings Of Leon e o Super Bock Super Rock acaba de anunciar Arctic Monkeys, TOY e Queens Of The Stone Age. Estas são também boas hipóteses.

Cinema. Herói

Sábado

Noite: O Palácio da Bolsa recebe a Festa Geração Vinil, às 23h. É a possibilidade de ouvir êxitos das décadas de 60, 70 e 80, dos The Beatles ou dos The Rolling Stones

Domingo Máscara estragada e cara feita num biscoito... Então, Homem de Ferro? DR

Coisas malparadas para Stark Manhã: Levante-se cedo e vá ao Zoo Santo Inácio, em Gaia. Se entrar até às 12h30, o Zoo oferece um bilhete de entrada na compra de outro

Noite: Vá ao cinema ver “On The Road”

Já foi divulgada mais uma imagem do novo filme de “Iron Man – Homem de Ferro”. O terceiro capítulo das aventuras de Tony Stark, interpretado por Robert Downey Jr., tem estreia marcada para abril de 2013. Do que foi dado a perceber, pela imagem, esperam-se tempos difíceis para o herói...


pequenos anĂşncios


pequenos anĂşncios


14

3 sport

Top/Flop

Tito Vilanova A intervenção cirúrgica a que foi submetido o técnico da equipa de futebol (tumor na glândula parótida) correu como planeado. A recuperação dependerá da sua evolução clínica.

Málaga é a equipa que se segue... FC Porto defronta equipa de Duda e Eliseu nos oitavos de final da Liga dos Campeões A primeira mão é no Dragão a 19 de fevereiro Real Madrid defronta Man. United O FC Porto vai defrontar o Málaga nos oitavos de final da Liga dos Campeões, ditou ontem o sorteio. Os dragões vão defrontar a equipa dos internacionais portugueses Eliseu e Duda, jogando primeiro no Dragão, a 19 de fevereiro. A segunda mão, em Espanha, disputa-se a 13 de março. Pinto da Costa, presidente do FC Porto, recordou que o Málaga “não sofreu qualquer derrota” na prova. “Até nós e o Barcelona as tivemos, eles não tive-

Eliseu rival do FC Porto

ram derrotas e num grupo com Milan e Zenit ficaram em primeiro lugar”, disse ao Porto Canal. Saviola, jogador que se transferiu esta época do Benfica para o Málaga, catalogou o FC Porto de “um rival duro”. Das restantes partidas, destaque para os confrontos entre quatro tubarões do futebol europeu. O Real Madrid defronta o Manchester United a 13 de fevereiro, num regresso de Ronaldo a uma casa que bem

conhece. O jogo em Old Trafford é a 5 de março. O escocês Alex Ferguson diz que se trata “do embate da ronda”. E acrescentou que “é uma boa oportunidade de beber bom vinho com Mourinho”. Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, gostou do nome do adversário: “O Manchester United parece-nos bem, já os defrontámos duas vezes e eliminámo-los.” O outro encontro que mais chama à atenção é o

embate entre os campeões Milan e Barcelona. Note-se que a primeira mão joga-se a 12, 13, 19 e 20 de fevereiro. A segunda será disputada a 5, 6, 12 LUÍS CARMO e 13 de março. OITAVOS DE FINAL CELTIC-JUVENTUS VALÊNCIA-PSG SHAKHATAR-DORTMUND REAL MADRID-MANCHESTER UNITED FC PORTO-MÁLAGA ARSENAL-BAYERN GALATASARAY-SCHALKE 04 MILAN-BARCELONA

EUA. NBA

Javier Pastore O argentino do PSG chocou de propósito o seu Audi R8 contra uma das portas do clube protestando contra as regalias que só Ibrahimovic tem. Pode ter razão, mas podia ter feito outra coisa!

Eficácia do poste Robin López (número 15), máximo concretizador do jogo com 22 pontos, não chegou para evitar a derrota dos Hornets HARRY HOW/GETTY IMAGES

LA Clippers: vingança em noite histórica

Diante do seu público, os Los Angeles Clippers vergaram os New Orleans Hornets por 93-77 na sua 11ª vitória consecutiva, igualando o anterior máximo do “franchise”. A noite foi especialmente memorável para Chris Paul. Além de anotar dez pontos, o base de 27 anos dos californianos fez assistências suficientes (12) para ultrapassar a barreira das 5.000 na sua carreira – é o terceiro basquetebolista mais jovem de sempre a fazê-lo. Os Clippers, segunda melhor equipa da NBA (19-6), atrás dos Oklahoma City Thunder (21-4), deram também a melhor resposta à derrota sofrida em casa contra os modestos Hornets (5-20), já esta temporada.


15

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Benfica em Leverkusen O Benfica vai defrontar o Bayer Leverkusen nos 16 avos de final da Liga Europa. Como são cabeças de série, os encarnados jogam a primeira mão fora, a 14 de fevereiro, recebendo depois os alemães, a 21 do mesmo mês. Recorde-se que o Benfica está nos 16 avos de final da prova, após ter sido terceiro do Grupo G da Champions. 16 AVOS DE FINAL ZENIT-LIVERPOOL ANZHI-HANNOVER SPARTA PRAGA-CHELSEA LEVANTE-OLYMPIACOS NÁPOLES-PLZEN D. KIEV-BORDÉUS BAYER LEVERKUSEN-BENFICA BATE-FENERBAHÇE AJAX-STEAUA INTER-CLUJ NEWCASTLE-METALIST ESTUGARDA-GENK AT. MADRID-RUBIN KAZAN BASILEIA-DNIPRO B. MOENCHENGLADBACH-LAZIO TOTTENHAM-LYON

Jogadas

Homens vs. mulheres TRIATLO. O Triatlo Inter-

nacional de Lisboa vai promover uma “guerra dos sexos”. As inscrições começam a 1 de janeiro.

Albuquerque segue no DTM

“Vettel? Só se Alonso sair” Presidente da Ferrari continua a apostar no espanhol Luca Di Montezemolo diz que Fernando mistura Lauda e Schumacher, grandes campeões de Fórmula 1

AUTOMOBILISMO. Filipe

Albuquerque volta a disputar, em 2013, o Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM).

Filipe fica na Audi

O presidente da Ferrari garantiu ontem que só tentaria contratar o campeão mundial de F1, Sebastian Vettel, caso Fernando Alonso deixe a equipa. “Só se Fernando decidisse ir-se embora é que iria atrás de Vettel. Sem dúvida. Mas, agora, Alonso é o meu número 1”, afiançou Luca Di Montezemolo em Maranello, casa da Ferrari. Apesar de ter deixado claro que aposta em Alonso

“Alonso e Vettel é difícil. Ao melhor piloto tem de se dar ótimas condições” LUCA DI MONTEZEMOLO até 2016, quando termina o contrato do espanhol, o presidente da escuderia italiana aprecia muito Vettel, que “não é presunçoso nem arrogante”. Para Fernando Alonso também não faltaram elo-

gios. Luca Di Montezemolo referiu que o espanhol é uma mistura do austríaco Niki Lauda com o alemão Michael Schumacher, ex-pilotos da Ferrari. “Niki foi o primeiro a ter atenção aos detalhes e a trabalhar com a equipa, mesmo à noite. Era muito inteligente. Michael era uma máquina de correr. Fernando é uma mistura dos dois: é inteligente e corre com experiência e velocidade”. L.C.

Bolt vence Messi O jamaicano Usain Bolt foi eleito o atleta do ano da América Latina e Caribe, à frente dos futebolistas Messi e Falcao, e da ciclista colombiana Mariana Pajon, segundo inquérito da agência cubana Prensa Latina. Para a vitória do velocista contribuiu o facto de ter sido tricampeão olímpico nos 100, 200 e 4x100m nos JO de Londres.

Inês ficou feliz, mas... A portuguesa Inês Correia, 19 anos, disse ontem à agência Lusa ter ficado “com um sentimento de felicidade” com o 2.º lugar no circuito mundial de kitesurf, mas quer, em 2013, recuperar o título de 2011. A nova campeã do Mundo é a holandesa Jalou Langeree. PUB


PUB


20121221_pt_porto