Page 1

Cinema Michael Haneke convence críticos de Los Angeles

MÚSICA 30.382 pessoas

RUI VELOSO DE VOLTA AOS DISCOS COM OS AMIGOS

Letras Três sugestões para si, caro leitor {pág. 11}

{pág. 10}

facebook.com/metroportugal

GRANDE LISBOA terça-feira 11 Dezembro 2012 ano 6, nº 1781 Hoje 6° | 13°

Amanhã 5° | 13°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Subsídio em vias de extinção Especialista afirma que 14.º mês para funcionários públicos e pensionistas poderá “acabar para sempre” Sustentabilidade do Estado Social em discussão {pág. 4}

Futebol

Benfica vence em Alvalade Águias batem Sporting por 3-1 e continuam líderes da Liga Óscar Cardozo foi a figura do encontro Leões ainda estiveram a ganhar {pág. 14}

Mundo. Prémio

Ajudar nos medicamentos Concelho de Cascais vai dar auxílio a quem precisa {pág. 5}

Anacom alerta para os 607 Entidade lembra que números com este prefixo são pagos {pág. 6}

Manuel Falcão Análise do caso RTP levanta algumas questões {pág. 2}

Líderes europeus aplaudiram de pé e por largos minutos a entrega do Prémio Nobel da Paz à União Europeia {pág. 6} EPA


www.readmetro.com

02

TERÇA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2012

1 jornal

Não perca hoje!

CONCERTO STEVE VAI Hard Club, Porto Bilhetes €30 – 21h00 O famoso virtuoso da guitarra elétrica sobe ao palco do espaço portuense para apresentar o seu novo álbum de originais, “The Story of Light”. Amanhã o músico nova-iorquino toma conta do palco da Aula Magna, em Lisboa (21h).

metro online

Veja aquele que, muito provavelmente, será o pior lance livre de toda a história do basquetebol.

Tiro ao alvo www.facebook.com/ Billboard “Beyoncé voltou a associar-se à Pepsi para um acordo que vai coincidir com a sua atuação no ‘Super Bowl 2013 Halftime Show’, patrocinado pela marca. Estima-se que a parceria irá render à cantora 38,7 milhões de euros.”

MANUEL FALCÃO WWW.TWITTER.COM/MFALCAO | WWW.FACEBOOK.COM/MFALCAO

CRONOLOGIA DO CASO RTP uando as coisas parecem complicadas não há nada como alinhar os factos. Na penúltima semana de novembro, Nuno Santos, Diretor de Informação da RTP, foi chamado à Administração por causa do visionamento de imagens de uma manifestação por parte da PSP. No decurso dessa reunião, Nuno Santos sentiu que se devia demitir do seu cargo, invocando sentir falta de confiança da Administração. A seguir, a Administração mandou instaurar um inquérito aos factos ocorridos, e os responsáveis por esse inquérito entenderam não pedir o depoimento de Nuno Santos e do seu Diretor-Adjunto, Vítor Gonçalves, sobre o ocorrido. No dia 28 o Presidente do Conselho de Administração da RTP, citado por vários jornais, disse: “a empresa concluiu que não há motivos para um processo disciplinar, pois o apurado configura uma deslealdade e uma falta processual, mas não é o suficiente para proceder a um processo

Q

disciplinar”. No dia 5 de dezembro, em audição numa Comissão Parlamentar da Assembleia da República, Nuno Santos disse aos deputados considerar que a sucessão de factos ocorridos configurava, na sua opinião, “um saneamento político”. No dia 6 de dezembro, a Administração da RTP informa Nuno Santos que as suas declarações no Parlamento são razão para desencadear um processo disciplinar com vista a despedimento e proíbe a sua entrada nas instalações da RTP. No dia 10 de dezembro, à hora a que escrevo este artigo, a Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, ainda não falou sobre o facto de alguém ser suspenso por causa de declarações numa comissão parlamentar. Também nenhum líder parlamentar da maioria se inquietou sobre o significado de um processo disciplinar originado por declarações proferidas numa Comissão Parlamentar. Fica uma pergunta: passou a ser aconselhável não responder às perguntas dos deputados numa Comissão Parlamentar?

www.facebook.com/ Ontheredcarpet “Jamie Foxx apresentou o programa ‘Saturday Night Live’ a 8 de dezembro, canalizando o seu lado mais divertido para interpretar um bolo humano e [o seu colega de profissão] Tyler Perry.”

www.facebook.com/ Usweekly “Apesar das recentes travessuras noturnas da atriz [Demi Moore] poderem preocupar algumas pessoas, uma fonte disse-nos que ela ‘está bem... aberta a novas experiências’.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

@omalestafeito [João Quadros] “Maldita ‘Casa dos Segredos’, há mais de um quarto de século que não ouvia falar de chupões no pescoço – vou pôr Cheap Trick.”

www.latimes.com/ features/books/jacketcopy “Recordar John Lennon através das suas cartas (e postais).”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Banco Alimentar online bate recordes O Banco Alimentar Contra a Fome recebeu donativos de 24 países, de portugueses e de estrangeiros, através da campanha online que, num balanço preliminar, totalizou mais de 104 toneladas de alimentos, disse ontem a sua presidente. “Ainda sem dar a campanha por concluída, já temos um valor superior, tanto [relativamente] a dezembro de 2011, quando foram 75 toneladas, como a maio deste ano, quando foram 90 toneladas”, adiantou Isabel

Jonet, em declarações à agência Lusa. A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome referiu ainda que “houve doações de pessoas de 24 países, tão diferentes como o Qatar ou a Finlândia, de portugueses e estrangeiros”. Num primeiro balanço, é possível concluir que “foram doados 104.166 quilos dos seis produtos, azeite, óleo, leite, atum, salsichas e açúcar” que correspondem a 128.487 euros, resumiu a presidente do Banco Alimentar.

DAN KITWOOD/GETTY IMAGES

Modernismo britânico vai a leilão Na Christie’s, em Londres, duas funcionárias da leiloeira observam ‘At the Mill Gate’, quadro do inglês Laurence Stephen Lowry, momentos antes do início da apresentação do catálogo de “Rule Britannia”, leilão composto exclusivamente por obras de arte moderna assinadas por artistas contemporâneos britânicos.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMI NISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenação Lisboa Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia DIRETOR DE MARKETING Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional

14.º mês deverá acabar para sempre GETTY

Funcionários públicos e pensionistas estão na linha da frente do Estado Social

Especialista afirma que portugueses nunca mais vão receber este subsídio Debate sobre o estado social juntou juristas e economistas na capital “É evidente que o 14.º mês para pensionistas e funcionários públicos deve acabar para sempre.” Quem o disse foi o professor universitário Paulo Trigo Pereira, um dos especialistas que participou no debate sobre a sustentabilidade do Estado Social que decorreu ontem na Faculdade de Direito de Lisboa. Segundo o docente, a crise de finanças públicas que Portugal atravessa não é transitória mas para sempre. “Temos um problema de Estado Social, mas também um problema de despesa pública, de crise, de concentração excessiva de poderes no Executivo, e um problema de envelheci-

Transparência No encontro, o constitucionalista Gomes Canotilho pediu uma “desocultação” do discurso sobre a refundação do Estado, defendendo uma discussão em termos “claros, abertos e participados”, que a tornem “transparente”.

mento”, disse Paulo Trigo Pereira. Na mesma conferência, o especialista em economia da saúde, Pedro Pitta Barros, referiu que a sobrevivência do estado social vai depender de “como é que a sociedade lida com uma população mais envelhecida, mas mais capaz”.

Portugal WWW.PORDATA.PT

Sabia que há 400 mil famílias monoparentais em Portugal? Este tipo de famílias duplicou em apenas dez anos, tendo sido registado o maior aumento de sempre entre 2010 e 2011.

Pordata>Portugal>População> Famílias>Monoparentais por sexo Saiba mais sobre Portugal e a Europa na base de dados PORDATA.pt.

AT: nova unidade

Fraude fiscal sobe

A Administração Tributária (AT) criou uma unidade especial, o Comité de Cumprimento Fiscal, que numa fase inicial irá começar por dar especial atenção ao cumprimento fiscal dos profissionais liberais e aos contribuintes de maior rendimento, confirmou à agência Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.

A diretora do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Cândida Almeida, defende que a fraude fiscal qualificada, de grandes dimensões, está a aumentar a cada dia com a crise. Pelo contrário, sustenta que a corrupção não deve registar aumentos significativos.

Bolsa de terras vai avançar As terras abandonadas vão poder ser vendidas 15 anos depois de serem consideradas como “sem dono conhecido”, segundo uma lei que cria a bolsa de terras e que foi ontem publicada no Diário da República. Durante este período, os terrenos podem ser disponibilizados na bolsa de terras pela enti-

dade designada para o efeito, sendo devolvidos se for feita, entretanto, prova de propriedade. O proprietário não pode, contudo, extinguir unilateralmente os contratos existentes e poderá ter de ressarcir a entidade gestora pelas despesas e “benfeitorias” realizadas nos terrenos. CARLOS PINTO

Norte a Sul

Família em debate INICIATIVA. O ensaio “A

família, a crise e a crise da família”, de Mónica Silva, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos será apresentado hoje, pelas 18h, na livraria Bertrand em Lisboa. Maria Filomena Mónica conduz, com a autora, o debate que se segue. Será ainda possível, de 13 a 27 de dezembro, debater o tema com Inês Teotónio Pereira, Mário Cordeiro e Antónia Pedroso de Lima em ffms.pt.

131 mil adesões no EasyToll SCUT. O novo sistema de Terrenos abandonados podem ser vendidos

pagamento de portagens eletrónicas para veículos de matrícula estrangei-

Já o economista João Ferreira do Amaral disse que “o Estado Social não está na origem dos problemas financeiros. A questão é, antes do mais, económica”. O declínio do estado social “não é inevitável” e tem uma origem “económica e não demográfica”, disse. Por seu turno, o constitucionalista Jorge Miranda defendeu que a ideia de refundação do Estado tem por detrás o projeto de revisão da Constituição do PSD em 2010. Jorge Miranda voltou a defender que a fiscalização da constitucionalidade do Orçamento do Estado para 2013 é “indispensável” e “era bom que fosse preventiva”. ra, nas antigas Scut, denominado EasyToll, registou mais de 131 mil adesões desde a sua implementação, no verão.

Taxistas sem mudanças LISBOA. Os taxistas vão

continuar a trabalhar em Lisboa sem fazer as adaptações necessárias para circularem nas zonas de emissão reduzida, disse ontem o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros. “Está tudo em banho-maria e vamos continuar a circular como estamos”, avisou Florêncio Almeida.


www.readmetro.com

05

TERÇA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2012

GETTY

UL: cantina finta crise

Lisboa

A Universidade de Lisboa (UL) anunciou o reforço do “Programa Alimentação”, devido à situação de “ex-

traordinária crise” que afeta os estudantes, afirmando que serão servidas ao preço da cantina refeições em todos os bares e refeitórios concessionados. O preço da refeição completa mantém-se nos €2,40 de há dois anos.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje passava nas ESTAÇÕES DE METRO do Cais do Sodré, Campo Grande,

Colégio Militar, Marquês de Pombal e Saldanha, entre outras, e aceitava os abraços. Até sexta, as mascotes gigantes IKEA distribuem abraços da “Campanha de Peluches para a Educação”. PUB

Medicamentos com comparticipação de 50%

Fármacos aos carenciados Famílias com baixo rendimento recebem ajuda Iniciativa é organizada pela Câmara de Cascais As famílias carenciadas de Cascais vão receber uma comparticipação de 50% nos medicamentos. A iniciativa é da Câmara Municipal de Cascais que assina hoje, às 10h, um protocolo de cooperação para implementação do “Projeto Farmácias do Concelho de Cascais”. Este projeto envolve 30 farmácias e 15 organizações de intervenção social do concelho. “Trata-se de um investimento municipal de 60 mil euros até 2013”, informa a autarquia ao metro. “Ape-

Ligações paradas Todas as ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul devem parar na tarde de hoje devido a plenários dos trabalhadores das

Como funciona? A Câmara de Cascais comparticipará até 50% do custo dos medicamentos suportado pelos munícipes com rendimentos mais baixos e que tenham sido, previamente, sinalizados pelas instituições sociais.

sar de todas as vicissitudes e de todas as contingências, não podemos, em circunstância alguma, virar as costas aos nossos cidadãos mais fragilizados”, diz o autarca Carlos Carreiras. duas empresas do Grupo Transtejo, a Soflusa e a Transtejo. António Almeida, do Sindicato dos Fluviais, disse à agência Lusa que os trabalhadores vão realizar dois plenários distintos para analisar a atual situação das duas empresas.


06

Trocos

Diferenças atenuadas COMBUSTÍVEIS. A diferença

no preço da gasolina nas bombas dos supermercados e das bombas de quatro grandes petrolíferas a operar em Portugal diminuiu de 12,5 cêntimos por litro para 12,0 cêntimos. Já no gasóleo a diferença caiu de 12 para 10,9 cêntimos, revelou a Autoridade da Concorrência.

Malparado passa 5 mil M€ CRÉDITO. O crédito malpa-

rado total de particulares ascendeu a 5,03 mil M€, em outubro, o que corresponde a 3,73% do total dos financiamentos concedidos, de acordo com o Banco de Portugal.

www.readmetro.com

economia Tempo de apostar no País INVESTIMENTO. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse ontem que Portugal precisa de investimento e defendeu que “este é o momento” para começar a apostar no País.

O dia a dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$106.77 (+0.57%)

0,322 (-2,42%)

Psi-20

5.401,36 (-0,64%)

Euro para: Dólar 1,293 Libra 0,805 Real 2,689

TERÇA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2012

Alerta para números de telefone com 607 Anacom lembra que chamadas são de valor acrescentado Cinco empresas com registo revogado pela autoridade das telecomunicações A Anacom alerta para ligações para os números iniciados por 607. A autoridade para as telecomunicações lembra que uma chamada para estes números é de valor acrescentado e adverte que pode custar muito dinheiro, uma vez não estão barradas. Há casos em que as chamadas chegam a atingir €30. Neste âmbito, a Anacom anunciou a revogação do registo de cinco empresas que abusavam em serviços de televoto e sondagens e que levavam a altos custos para os consumidores. De acordo com o JdN, cinco empresas de audio-

texto ligavam às pessoas para participarem em sondagens. Para tal tinham de ligar para um número começado por 607 e até ofereciam prémios. As chamadas para esse número levavam a custos “significativos” e em muitos casos não chegavam a receber o prémio prometido. A Anacom fiscalizou e “verificou que as empresas não estavam a cumprir todas as suas obrigações de informação: que prestam um serviço de valor acrescentado, o preço por minuto praticado; e a existência de um sinal sonoro que assinale a cadência dos minu-

tos, para as pessoas poderem ter uma ideia do preço que estão a suportar com a chamada”. Os custos de ligação para um número 607 são superiores às chamadas normais para telefo-

nes fixos ou móveis. O preço tem de ser referido na chamada. Face ao incumprimento, a Anacom “decidiu revogar os registos de cinco empresas de audiotexto, que assim ficam impedidas de continuar a prestar estes serviços”. Em causa estão “práticas que lesam os interesses dos consumidores e que decorrem do incumprimento reiterado da legislação em vigor”. A Anacom não revela o nome das sociedades em questão, mas muitas não se identificam com o seu nome, mas sim usando outras identificações.

terbancário para a Segurança Online. Em comunicado, a Associação Portuguesa de Bancos refere que a campanha pretende “chamar a atenção para as compras online e para a importância de se confirmar a veracidade dos dados da empresa através

da qual se efetuam as compras, bem com para a importância das atualizações dos antivírus, dos programas de segurança, do firewall, de não abrir ou responder a emails de origem desconhecida e para a não instalação de programas de fiabilidade duvidosa”.

Custos superiores às chamadas para números fixos ou móveis

PUB

Segurança para a Net A banca portuguesa começou ontem uma campanha de promoção da segurança nas compras na Internet, uma iniciativa do Fórum In-

Automóvel. Alemanha

Marca discute com autoridades da cidade alternativas ao encerramento CHRISTOF KOEPSEL/GETTY IMAGES

Opel acaba produção em Bochum A Opel anunciou ontem o fim da produção de carros na sua fábrica de Bochum, a oeste da Alemanha, para 2016. A unidade, atualmente com 3.000 trabalhadores, e após meio século a funcionar, deverá encerrar quando acabar o modelo Zafira. O centro de logística é para manter e há ideia de uma unidade de componentes.


PUB


08

www.readmetro.com

mundo

TERÇA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2012

“Onde havia guerra, há paz”

Egito. Tensão

Prémio Nobel da Paz entregue à União Europeia Comité destacou instalação da democracia no pós-Guerra Durão promete defender euro

Contestação ao presidente levou militares às ruas EPA

Ordem para prender O presidente egípcio, Mohammed Morsi, autorizou que os militares possam prender pessoas depois de ordenar que estes continuassem nas ruas para manter a segurança e proteger os edifícios estatais. A ordem vigora pelo menos até dia 15 de dezembro, dia do referendo sobre a nova constituição do país.

Planisfério

Manutenção do rumo ITÁLIA. Pier Luigi Bersani,

líder do Partido Democrático – nas sondagens como provável vencedor das próximas eleições de Itália –, garante que vai respeitar os compromissos orçamentais assumidos com a UE, assim como o calendário de reformas encetado pelo governo de transição de Mario Monti.

Nova imolação pelo fogo CHINA. Uma tibetana de

17 anos imolou-se pelo fogo na noite de domingo, na província chinesa de Qinghai, no oeste do país, aumentando para 33 o número de casos num espaço de cinco semanas, informou ontem a agência tibetana, Phayul.

Negociações boicotadas RD CONGO. Os rebeldes

congoleses do M23 deci-

Martin Schulz, Durão Barroso e Herman van Rompuy, respetivamente presidentes do Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho Europeu, receberam ontem o Prémio Nobel da Paz 2012 em nome da União Europeia (UE). A recuperação de um continente destruído pela II Guerra e a expulsão dos conflitos a ela associados foram os destaques no discurso da entrega do galardão efetuado por Thorbjorn Jarglad, presidente do Comité Nobel. “A divisão entre o Leste e o Ocidente desapareceu. A Democracia instalou-se onde não havia tradição democrática”, afirmou Jarglad, na cerimónia realizada em Oslo, Noruega. diram ontem boicotar o segundo dia de negociações com as autoridades da República Democrática do Congo (RD Congo) organizadas na capital do Uganda, após acusarem Kinshasa de “agressividade” no início do diálogo.

7.2 foi a magnitude do sismo ontem registado ao largo da costa da Indonésia, de acordo com o Instituto Geológico dos EUA. O epicentro situou-se 208km a noroeste da cidade de Saumlaki

Outros prémios

Na entrega dos prémios Nobel, foi o da literatura, que distinguiu Mo Yan, aquele que mais atenção mediática recebeu. Acusado de ser um intelectual do regime, o escritor chinês de 57 anos faz na sua obra “uma revisão convincente e mordaz de 50 anos de propaganda,” explicou o Comité Nobel da Literatura.

Um dos representantes de uma instituição com mais de 60 anos de história, Herman van Rompuy recebeu o prémio “com humildade e gratidão”, considerando-o uma homenagem a todos os europeus que sonharam com

um continente em paz. “Onde antes havia guerra, agora há paz.” Ressalvou, ainda assim, que “a história não é um romance com final feliz”, pelo que a UE “continua a ser responsável pelo que tem pela frente”, concluiu.

Outro dos oradores, Durão Barroso, lembrou que a “pacificação da Europa” era uma das grandes preocupações do fundador do prémio, o sueco Alfredo Nobel, e que nos últimos 60 anos “o projeto europeu demonstrou a possibilidade de pessoas e nações ultrapassarem as suas fronteiras”. Aproveitou, também, para fazer o elogio do euro, “um dos símbolos mais visíveis da unidade europeia”. Promessa: “vamos defendê-lo”. Atribuído desde 1901, o Nobel da Paz é constituído por um diploma, uma medalha de ouro e um cheque de €930.000. A verba será doada a projetos em apoio das crianças vítimas de conflitos armados. R.A.C.

PEDRO CATARINO

Portugal elogiado A experiência portuguesa na despenalização do consumo de drogas foi elogiada num relatório de uma comissão parlamentar britânica, divulgado ontem, que sugere ao governo do Reino Unido uma mudança na política de combate à toxicodependência. No relatório, os deputados descrevem uma visita a Portugal e as impressões recolhidas após observar o funcionamento do programa introduzido em 2001.

PM inglês, David Cameron, rejeita adoção do modelo português

EPA

Chávez em Cuba O presidente venezuelano, Hugo Chávez, já está em Cuba para ser submetido a uma intervenção cirúrgica de emergência após uma recaída do can-

cro na zona pélvica do qual julgava estar livre. Admitindo um cenário em que poderá deixar de exercer as funções de Chefe de Estado, Chavéz indicou de forma “firme, irrevogável, absoluta e total” que o atual vice-presidente Nicolás Maduro deverá ser o seu sucessor.

Tempo de decisões Presidente da Venezuela

Barack Obama viajou ontem para uma fábrica de automóveis no Michigan e fez a defesa pública do aumento de impostos para os cidadãos mais ricos do país.

A ação integra o plano do presidente dos EUA para evitar o “abismo fiscal” no país – aumento automático de impostos e cortes na despesa no próximo ano – e surge após um fim de semana em que Obama reuniu com o líder da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner. No

fim da reunião, a primeira no espaço de um mês, as partes divulgaram comunicados idênticos, recusando adiantar detalhes sobre as negociações e consequentes alterações na legislação. Se o Congresso não agir atempadamente, o “abismo fiscal” entra em vigor já a 1 de janeiro de 2013.


PUB


2

MIGUEL CARDOSO

Entrevista Metro

culto

Rui Veloso conta que já tem “cento e tal músicas” para um novo trabalho: agora, destas, quer escolher “apenas dez”

Top/Flop

“Alice No País...”

The Rolling Stones

Segundo a Variety, já estará em andamento uma sequela do filme de Tim Burton “Alice no País das Maravilhas” – Linda Woolverton já estará a trabalhar no guião, mas ainda não se sabe se será Burton a realizar.

Os (bis)avós do rock ‘n’ roll anunciaram via Facebook que Lady Gaga, Bruce Springsteen e Black Keys serão os convidados para um concerto especial, em Newark, no próximo sábado. Será festa bonita.

Antes de voltar aos originais – tem um álbum bem encaminhado – o músico preparou um disco com amigos Ecletismo é uma constante

RUI VELOSO: “O DISCO DEU-ME UM GOZO INCRÍVEL” Como surgiu a ideia de fazer este disco, de convidar amigos para fazer consigo um trabalho com canções não tão conhecidas?

Gérard Depardieu

Dave Grohl

A notícia de que o famoso ator francês decidiu estabelecer residência na Bélgica, onde pagará menos impostos, provocou tristeza em França – e já há muitos a defender uma “harmonização” tributária europeia.

Flop? Sim, mas apenas porque no meio de tantas notícias boas (regresso aos Queens of The Stone Age e Them Crooked Vulters), o baterista revelou que não vai integrar a digressão dos QOTSA. Seria pedir muito?

Para fazer um disco com malta amiga, tinha mais lógica pegar em temas já feitos e reinterpretá-los do que estar a fazer canções novas. Este não é um disco para levar ao vivo, é apenas algo que queria muito fazer. E eram canções que eu achava que mereciam outra oportunidade. É também um trabalho de reconstrução das canções.

Sim, trabalhei com elas em bruto. Peguei na guitarra e disse: “Deixa cá ver para onde isto vai”. Foi nessa altura que também começou a pensar quais os

amigos que se adaptavam melhor a cada um dos temas?

Claro! Eu próprio não sabia bem a direção que cada canção ia tendo. Quando começaram a ganhar forma, comecei a pensar:

Com Expensive Soul, Tito Paris, Jorge Palma, Carlos do Carmo, Ricardo Ribeiro ou Camané

“Eh lá, já estou mesmo aqui a ouvir fulano tal...” Só a canção do Camané é que foi assumido à partida que era dele, porque ele gostava muito da “Conceição”. É interessante escutar a diversidade do disco. Mas, nestes anos todos de carreira, é algo a que o Rui nos tem habituado: do blues, ao rock, passando por baladas ao piano... e agora o funk com os Expensive Soul.

No caso dos Expensive, tudo começou porque eu gosto muito de um velho grupo norte-americano de funk e soul, os War. Queria fazer esse tema, o “Mr. Dow Jones”, mas de forma diferente. Havia uma versão feita pelo New Max, que era muito Expensive

Soul e pouco eu. Queria que tivesse mais eu e menos Expensive Soul. Acabei por refazer a canção toda e recuperar o groove que fui buscar aos War. E toquei baixo à minha maneira, mas isso foi em todos os que há baixo elétrico. Deu-me um gozo incrível! Acha que esta variedade de estilos pode vir a um influenciar o novo disco de originais?

Não sei... tenho muita coisa feita em guitarra, menos ao piano. E a composição é diferente. E é para quando?

Tenho de começar a seleção. Tenho cento e tal temas e não quero mais de dez. Vai ser um trabalhinho que ainda vou ter! Mas B.M. estou com vontade.


11

www.readmetro.com TERÇA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2012

Filme “Amor”, o melhor de 2012 Obra de Michael Haneke junta o título da Associação de Críticos de Los Angeles à Palma de Ouro “The Master” foi o mais premiado

Letras “Quem paga o Estado Social em Portugal?”

3 IDEIAS DE CABECEIRA

RAQUEL VARELA (coordenação) Bertrand Editora Coletânea de artigos sobre uma problemática cada vez mais pertinente.

DR

“Amor”, o filme francês do austríaco Michael Haneke, obra que estreou na quinta-feira em Portugal, foi considerado o Melhor Filme de 2012 pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles. O filme que, inclusivamente, foi vencedor da Plama de Ouro, em Cannes, conta a história dos desafios de uma vida a dois, um longo matrimónio de um casal de idosos. Emmanuelle Riva, 85 anos, que interpreta uma professora de piano reformada que sofre um aci-

“Amor” estreou na semana passada em Portugal

dente vascular cerebral, foi considerada a Melhor Atriz, juntamente com Jennifer Lawrence, que interpreta uma jovem viúva

na comédia “Silver Linings Playbook” – estreia por cá em janeiro. No entanto, apesar da glória, na entrega de pré-

mios da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, o filme com o maior número de prémios acabou por ser “The Master”, um drama de Paul Thomas Anderson inspirado na génese da igreja de Cientologia, filme que venceu em quatro categorias, incluindo Melhor Realizador; Melhor Ator, para Joaquin Phoenix; Melhor Atriz Secundária para Amy Adams e Direção Artística. “Frankenweenie” foi escolhido como Melhor Animação e Chris Terrio ficou com “Melhor Guião”, por “Argo”.

“Cloud Atlas – Atlas das Nuvens” DAVID MITCHELL Editorial Presença Versão portuguesa do livro que se revelou um verdadeiro fenómeno literário e foi adaptado ao cinema.

“As Mais Belas Fábulas Africanas” Alfaguara Obra que reúne as histórias infantis preferidas de Nelson Mandela. Prefácio do livro escrito pelo próprio Madiba. PUB

Watson de volta O músico canadiano Patrick Watson vai atuar a 7 de março no Teatro Tivoli, em Lisboa, num regresso a Portugal meses depois de ter passado pelo festival Paredes de Coura. Patrick Watson editou este ano o álbum “Adventures in your own backyard”, que incluiu no alinhamento do concerto deste verão em Paredes de Coura e que apresentará em março em Lisboa.

Serralves ameaçada João Fernandes, diretor de Serralves, diz que os cortes de 50% no financiamento das fundações ligadas à cultura seriam uma “ação de extermínio”. “Ameaçar projetos culturais como Serralves seria amputar a sociedade portuguesa, empobrece-la de uma forma muito significativa, que impediria inclusivamente a exigência necessária de cidadania para sair desta crise”, disse à agência Lusa.

Telex

ChesnuTT em março CONCERTO. Cody

ChesnuTT vai voltar a Portugal no dia 16 de março. O músico norte-americano, que atuou sexta-feira no Vodafone Mexefest, em Lisboa, confirmou ao metro que já tem um novo espetáculo marcado em Lisboa, na Aula Magna, para março. Na bagagem vem, de novo, “Landing On A Hundred”, o segundo longa-duração da carreira.

Morreu Jenni Rivera ÓBITO. A cantora mexica-

na Jenni Rivera, conhecida como “A Diva”, morreu num acidente de

avião no norte do México. Jenni, de 43 anos, regressava a casa, em Toluca, na região central do México, depois de um concerto em Monterrey.

Murphy com Arcade Fire DISCO. Os Arcade Fire estão a trabalhar no próximo álbum com James Murphy, ex-líder dos LCD Soundsystem. A confirmação da notícia – que já se suspeitava – foi dada por Scott Rodger, manager da banda canadiana: “Eles estão com o James Murphy em três canções ou assim, e também têm estado com o Markus Dravs, que é um colaborador de longa data.”

30 textos sobre Sarmento LANÇAMENTO. O livro “Sobre Julião Sarmento”, com textos de 30 personalidades de várias áreas, da cultura à ciência, percorrendo toda a carreira do artista plástico, vai ser lançado hoje em Lisboa por Clara Ferreira Alves e o crítico de arte Delfim Sardo.


pequenos anúncios

Boa notícia! Já somos mais de 38.000 Sorrisos na maior rede de clínicas dentárias próprias e credenciadas em todo o País.

Leva o seu sorriso a sério

MASSAGISTA UMA PROFISSÃO COM FUTURO.

Com uma mensalidade de apenas 6,00€* por mês, temos acesso:

Curso de

- Tudo o que há de mais moderno na medicina dentária; - Aos melhores profissionais; - Técnicas avançadas; - Equipamentos sofisticados; - Diretório clínico com mais de 100 clínicas dentárias distribuidas de Norte ao Sul do País.

(9 meses + estágio curricular garantido)

MASSAGEM de RECUPERAÇÃO

* valor mensal para o titular do contrato.

Sindicato Nacional de Massagistas de Recuperação e Cinesioterapeutas

Você e a sua família protegidos.

Lisboa 213 649 439 | Porto 222 087 453 www.simac.com.pt Acreditação DGERT na área da Saúde

20% de desconto na inscrição contra apresentação do jornal !!desconto válido até 15 de Dezembro!!

A Claro Dental oferece:

COBERTURA TOTAL, vários TRATAMENTOS GRATUÍTOS. Implantes, Próteses, Aparelhos Fixos e Móveis, aos MELHORES PREÇOS do mercado comparticipados pela CLARO DENTAL

Nada de preocupações nem burocracias.

Ligue agora. Adira já à Claro Dental e Sorria à vontade por apenas

80€ por mês

mês para o titular

por cada benefiário

Muitos motivos para Sorrir.

Saiba mais pelo telefone 21 351 0060, pelo site www.clarodental.pt Av. Fontes Pereira de Melo, 3 6º Esq. geral@clarodental.pt

/clarodental

6

€ + 4, por


pequenos anúncios

ALUGA-SE

COMPRA - VENDA OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

1.º ANDAR, 4 ASS. 2 WC, 2 VARANDAS MARGEM SUL, PERTO DA QUINTA DO CONDE. TRANSPORTES À PORTA

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

91 671 26 26

VAI ABRIR EMPRESA? OPORTUNIDADE! Loja/Escritório 90m2 c/Garagens Obras efectuadas, equipada, ar cond., alarme, computadores, etc.

Ligue: 91 673 84 44

Consolidado / Habitação Pessoal / Empresas Com problemas bancários, dizemos que sim!

EX: 5.000€ - 100,47 em 60M total 6,628€ / Taxa de Juro 11,25 TAEG 17,9

218 481 496

LIGUE JÁ! www.credifast.webs.com

Med. Indep. Cred. Concedido p/entidades autoriz.

CRÉDITOS

918 315 457 961 552 743

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA Desde 1951 Somos uma empresa de confiança

Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR

Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado) Tels.: 21 346 54 11 • 21 342 94 83 • 21 321 93 46 Fax: 21 321 14 97 | E-mail: geral@apj.com.pt

Consultas de Psicologia Avaliação Psicológica Depressão Perturbações de ansiedade Medos Dificuldades escolares Perturbações de comportamento Separação / Divórcio... Intervenção em Terapia Familiar e Conjugal

I MOS COBR DO A T R E OF ADO M E RC

Dra Sandra Helena Telem. 93 432 09 48 Mestrado em Psicologia Clínica Formação especifica em Psicoterapia e Terapia Familiar Fo

CLÍNICA DO MONUMENTAL C MELHOR OFERTA DO MERCADO CONSULTE-NOS

Av. Praia da Vitória, nº 75 - 3º Dto. Tel.: 21 315 86 46 - Acordo Médis


14

3 sport

Filme de Alvalade teve Ă“scar paraguaio EPA

1 3 SPORTING

BENFICA

Rui PatrĂ­cio Eric Dier Boulahrouz Rojo InsĂşa Rinaudo Elias

Artur Maxi Jardel Garay Melgarejo Matic AndrĂŠ Gomes Salvio

(XandĂŁo, 83m)

Pranjic Carrillo

(Almeida, 88m)

(Viola, 70m)

(GaitĂĄn, 82m)

Capel (Izmailov, 87m)

Lima Cardozo

Wolfswinkel

(Rodrigo, 90m)

T: Vercauteren

T: Jorge Jesus

Ola John

Local: EstĂĄdio de Alvalade, Lisboa. Golos: Wolfswinkel (31m), Rojo (ag, 59m), Cardozo (gp, 81m) e Cardozo (89m). Disciplina: cartĂľes amarelos para Maxi (20m), Matic (44m), Carrillo, (69m), Rinaudo (84m) e Rojo (89m). CartĂŁo vermelho para Boulahrouz (80m).

pequenos anĂşncios

 # $ em:

AÇORES | ALGARVE | AVEIRO | BEJA BRAGA | LEIRIA | LISBOA | PORTO

ESPECIALISTAS EM FORMAĂ‡ĂƒO

PERCURSO DE FORMAĂ‡ĂƒO E CERTIFICAĂ‡ĂƒO

+<

)5  5%

89+ 9 ;5;%%%82% %882 % +<%8+2555;%%%=

+,

$52672,

 

 

%## -#

 

0 1#% -

2 #% -

%3  4

 !" #$ %%&#  '(#)###*

  3

DE"

>?@+5

;567

)A%BC5

http://www.galileu.pt/tecnicors

808

ANA CUNHA | acunha@galileu.pt | 93 314 35 93

www.galileu.pt

2 8 7 7 6 7 C U R S O S

www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.p

Cardozo marcou dois golos ao Sporting Esteve no lance do autogolo de Rojo Resultado exagerado O Sporting estĂĄ a fazer uma pĂŠssima ĂŠpoca e ontem voltou a perder, sĂł que desta vez terĂĄ custado mais, pois foi frente ao rival, Benfica. O homem da partida que encerrou a 11.ÂŞ jornada da Liga foi Ă&#x201C;scar Cardozo, que marcou dois golos e ajudou no autogolo de Rojo. O paraguaio ainda teve a sorte do seu lado, no terceiro tento, dado que a bola desviou em InsĂşa! E o Benfica acabou por vencer por nĂşmeros excessivos, face ao ocorrido no relvado.

O Benfica, com AndrĂŠ Gomes de inĂ­cio a fazer o lugar de Enzo, entrou no jogo com um futebol mais sustentado. O Sporting, com Pranjic a organizar, começou encolhido e a abusar dos passes longos para o trio da frente. Com o passar do tempo os leĂľes soltaram-se e tiveram duas ocasiĂľes para marcar. Artur defendeu o â&#x20AC;&#x153;tiroâ&#x20AC;? de InsĂşa, mas nada pĂ´de fazer no golo de Wolfswinkel. As ĂĄguias cresceram na segunda metade e chega-

ram aos golos, mas nĂŁo sem verem Elias falhar um golo isolado e de terem sentido um calafrio com uma bola no poste de Artur. Com o resultado empatado... por Rojo, um remate de Salvio levou Boulahrouz a meter a mĂŁo Ă bola. Cardozo marcou o penalty e o holandĂŞs foi expulso. Depois houve mais um golo, o do exagero, pois o Benfica nĂŁo jogou o suficiente para obter este resultado. Nem por sombras. E o Sporting tambĂŠm foi castigado. L.C.


15

www.readmetro.com TERÇA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2012

Académica goleada O Sp. Braga foi ontem a Coimbra vencer a Académica, por 4-1, na 11.ª jornada da Liga, e recuperou o 3.º lugar que estava provisoriamente em posse do Rio Ave. Os golos dos bracarenses foram apontados por Ismaily, Rúben Amorim, Mossoró e Carlão. O tento dos estudantes foi de Salim Cissé. CLASSIFICAÇÕES: FC PORTO BENFICA SP. BRAGA RIO AVE P. FERREIRA ESTORIL V. GUIMARÃES MARÍTIMO V. SETÚBAL NACIONAL SPORTING OLHANENSE BEIRA-MAR GIL VICENTE ACADÉMICA MOREIRENSE

J 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11

V 9 9 6 5 3 4 4 3 2 2 2 2 2 2 1 1

E 2 2 2 3 7 3 3 4 5 2 5 4 4 4 6 4

D 0 0 3 3 1 4 4 4 4 6 4 5 5 5 4 6

GOLOS PTS 27-06 29 28-07 29 24-15 20 15-13 18 13-09 16 18-14 15 12-18 15 09-16 13 11-20 11 15-22 11 10-14 11 13-18 10 15-22 10 10-16 10 13-18 9 12-17 7

Jogadas

Contador nos melhores CICLISMO. A Saxo-

-Tinkoff, equipa de Alberto Contador e dos portugueses Sérgio Paulinho e Bruno Pires, vai participar no World Tour, o escalão máximo da modalidade, revelou ontem a União Ciclista Internacional.

Trio nacional na Turquia NATAÇÃO. Os mundiais

de piscina curta, que se realizam em Istambul, Turquia, a partir de amanhã e até 16 de dezembro, vão ter a participação de Sara Oliveira (FC Porto), Diogo Carvalho (Galitos) e Alexis Santos (Sporting).

Ameaça social trama Jackson Basquetebolista dos Spurs amedronta e é multado Extremo já tem historial de violência no passado Stephen Jackson, extremo dos San Antonio Spurs, teve de pagar uma multa de €19.337 depois de ter ameaçado Serge Ibaka, dos Oklahoma City Thunder. “Alguém diga ao Serg Ibaka que a próxima vez que ele se cruzar comigo vou dar-lhe na boca. É uma promessa. Ele fez de mais”, escreveu o basquetebolista da equipa do Texas na rede social Twitter. A NBA não perdoou a ameaça e puniu financeiramente Jackson que, curiosamente, nem teve qualquer altercação com Ibaka. O desentendimento foi entre Ibaka e Metta

“A próxima vez que se cruzar comigo vou dar-lhe na boca” Stephen Jackson World Peace, no jogo entre Los Angeles Lakers e Oklahoma City Thunder. Mas como Jackson é amigo de Peace tomou as suas dores. Esta não é a primeira vez que Jackson defende

Peace, pois em 2004-05 estando os dois em Indiana, envolveram-se numa luta com fãs de Detroit. O hoje extremo dos Spurs foi suspenso 30 jogos. Peace, então, Ron Artest, foi banido até ao fim da época. Os Spurs condenaram a atitude do seu atleta e o dirigente texano RC Buford esclareceu que o sucedido é “inaceitável”. A NBA já foi mais pacífica. Recorde-se que recentemente Kris Humphries, dos Nets, fez falta sobre Kevin Garnett, dos Celtics. Rajon Rondo foi defender “KG” e o resultado foi... uma batalha campal. L.C.

Müller feliz por Messi O ex-futebolista Gerd Müller ficou contente por o seu recorde de 85 golos marcados num ano civil ter sido batido 40 anos depois por Messi. O antigo avançado alemão afirmou ao Der Spiegel que o argentino do Barcelona é “o melhor jogador do mundo” e acrescentou que fica “contente por ele”.

Crianças olímpicas A Semana Olímpica arrancou ontem na Faculdade de Desporto do Porto, com o padrinho do evento, o velejador João Rodrigues, o luso com maior número de presenças nos Jogos Olímpicos. O maior evento de promoção do olimpismo em Portugal conta com a presença de mais de mil crianças. PUB


PUB

20121211_pt_lisbon  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you