Issuu on Google+

MÚSICA

NORBERTO LOBO: NOVO DISCO SABE A “MEL AZUL” {pág. 11}

GRANDE PORTO quinta-feira 6 Dezembro 2012 ano 6, nº 1778 Hoje 9° | 13°

Amanhã 12° | 16°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Europa do Sul mais corrupta Grécia no topo da perceção de corrupção entre os países da UE Itália, Portugal e Espanha são os europeus que se seguem {pág. 8}

Futebol. Benfica

Nacional

Faturas na Internet Site permite a contribuintes verificar se faturas solicitadas foram comunicadas ao fisco Novas regras em vigor a partir de 1 de janeiro {pág. 4}

Só com cereais portugueses Nestlé Portugal quer produtos 100% nacionais {pág. 6}

Ana Rita Clara Mesmo em tempos de crise, Natal é sempre Natal {pág. 2}

Adeus à Champions com empate a zero em Barcelona {pág. 14} GETTY


www.readmetro.com

02

QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2012

1C

Opinião

ANA RITA CLARA

APRESENTADORA DE TV

SIC E SIC MULHER. PROGRAMA ‘MAIS MULHER’, 2.ª A 5.ª 17H30 | WWW.FACEBOOK.COM/ANARITACLARAOFICIALTV

CAUSAS E AZEVINHO

jornal

Não perca hoje!

CONCERTO WRAYGUNN Musicbox, Lisboa 00h00 – entrada livre A banda de Paulo Furtado apresenta o novo álbum, “L’Art Brut”, dando assim o pontapé de saída no programa de festejos do 6º aniversário do carismático espaço do Cais do Sodré. As celebrações vão durar até ao próximo sábado.

metro online

Veja o vídeo de “My Life”, single de 50 Cent com Eminem e Adam Levine como convidados.

hegamos a esta altura do ano e somos conduzidos a colocar tudo em causa. Há como que um novo “espírito” que nos leva a viver a magia, as luzes, a decoração, a época do momento. E somos também incitados à lembrança, ao presente, à entrega e à família. Para quem não resiste aos encantos da época do azevinho, prepare-se então para ser contagiado com todas as propostas e promoções, saldos e menos tostões na carteira. Teremos de assumir que essa realidade consumista nunca se demarca do que é esta festa. E não existe nenhuma condenação se se entregar a essa ligação quase emocional daquilo que é o Natal. Afinal, somos fruto dessas tradições e são elas que ainda permanecem nas nossas memórias. E quem tem pequeninos, sabe que essa magia perdura por todo o ano. Mas se, por outro lado, está a viver uma nova fase em que pondera as suas decisões e investimentos, em que pretende aproveitar a mudança de paradigmas que estamos a vivenciar socialmente, para se reencontrar consigo mesmo, talvez então seja esta a época do desafio emocional mais profundo. Até porque também

estamos no final do ano. O dúbio momento em que a noite se transforma em confessionário, em que se rasgam declarações e se coloca tudo em que causa. Como fomos, como foi o ano transato, como queremos que seja o ano que vem, como tudo vai ser. Desejos, ambições, votos. Tudo junto numa caixinha só, encheria qualquer sapatinho. Num momento em que nos capacitamos da necessi-

www.facebook.com/ Gigwise “Rihanna parece estar a pensar em ser mãe. A cantora, que reatou a relação com Chris Brown, perguntou à sua empresa discográfica quando podia fazer uma pausa para ter um bebé, avança a Closer. Ao que parece, nos dois próximos anos será difícil...” www.facebook.com/ Rolling Stone “Jack White não aprecia Lady Gaga. O ex-vocalista dos White Stripes afirmou à Esquire que a cantora norte-americana é artificial e não passa nenhuma mensagem, apesar da imagem.”

www.facebook.com/ The Hollywood Reporter “Eddie Murphy tem sido o ator mais bem pago em Hollywood, avança a Forbes. A revista teve em conta os três últimos filmes em que Murphy entrou. Segue-se Katherine Heigl.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

Há quem defenda que deveria ser “todos os dias”. Porque não?! Nos dias em que vivemos, nem o Natal deveria ter os “dias contados”... dade de nos elevarmos dos problemas e de nos agarrarmos à esperança do momento, porque não repensar também as nossas opções? Escolher novos voos, novos encontros, novos caminhos. O Natal chegou para salvar o desolamento que encontramos um pouco por toda a parte. E poderá mesmo ser uma nova fase para todos nós. Há quem defenda que deveria ser “todos os dias”. Porque não?! Nos dias em que vivemos, nem o Natal deveria ter os “dias contados”...

@SalvasMartinha [Salvador Martinha] “Estou fora de Portugal e a melhor notícia que recebo vinda daí é que está disponível no Vimeo o filme ‘Mangalhos com Açúcar’”.

http://blogs.elpais.com/ economia-99-por-ciento “Felipe [González] e a economia, um olhar 30 anos depois.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Brasil e PALOP põe Português no topo O desenvolvimento económico do Brasil e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) é o principal responsável pelo “significativo crescimento” da influência da língua portuguesa, que com 250 milhões de falantes é o quarto idioma mais falado no mundo. A conclusão é do estudo “O valor da Língua Portuguesa: Uma perspetiva económica e comparativa”, que ontem foi lançado em Lisboa, depois de em setembro ter sido apresentado em Macau.

O trabalho de investigação, que foi conduzido por cinco investigadores desde 2008 e realizado em várias fases, destaca que a Língua Portuguesa representa 17% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal e 4% da riqueza mundial. O português é a língua de 250 milhões de pessoas no planeta, sendo falada por 3,7% da população mundial, enquanto os idiomas espanhol e o inglês representam aproximadamente 400 milhões de falantes cada.

PAULA BRONSTEIN /GETTY IMAGES

Tailândia celebra aniversário do rei Nas ruas de Banguecoque, capital tailandesa, o povo celebrou ontem orgulhosamente o 85º aniversário do rei Bhumibol, o monarca com o maior reinado da atualidade e o chefe de Estado há mais tempo em funções em todo o mundo.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMI NISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenação Lisboa Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia DIRETOR DE MARKETING Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional LUSA

Faturas online estão em teste GETTY

Fisco lançou site para que os contribuintes testem a consulta de faturas Regras mudam em 2013 A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) lançou o site “E-fatura”, que estará em fase experimental até final do ano. A página online, acessível no Portal das Finanças, permite que os contribuintes verifiquem se as faturas em que solicitaram a inserção do Número de Identificação Fiscal (NIF) foram comunicadas ao fisco. No site de testes, os contribuintes podem ainda inserir faturas que tenham consigo. Até agora, foram introduzidas no site menos de mil faturas e no próximo 1 de janeiro termina a fase de testes – é

Benefícios De acordo com estas novas regras de faturação eletrónica, que entram em vigor a partir do próximo ano, os contribuintes vão passar a poder descontar 5% do IVA pago em cada fatura, por qualquer membro do seu agregado familiar, com o limite global máximo de 250 euros.

‘Demite-te’ pedem os estudantes

também neste dia que entra em vigor o novo regime de benefícios fiscais atribuído aos contribuintes nos gastos em diversos serviços (ver caixa). Numa mensagem enviada aos contribuintes, o diretor-geral da AT Azevedo Pereira alerta que “estando só em produção a título experimental, os dados inseridos no sistema serão eliminados”. De acordo com o mesmo responsável, o benefício fiscal “só se aplica às faturas (…) que sejam emitidas a partir do próximo dia 1 de janeiro”. A medida abrange gastos com manutenção e reparação de veículos automóveis, motociclos; alojamento e similares; restauração e similares; atividades de salões de cabeleireiro e institutos de beleza. A medida entra em vigor em 2013, mas só terá efeitos a partir de 2014, quando os contribuintes entregarem as declarações de IRS.

Oito estudantes universitários exibiram ontem uma tarja durante um discurso do primeiro-ministro na reitoria da Univ. Nova em que se lia “demite-te”. A equipa de seguranças de Passos começou por tentar interromper o protesto e retirar a faixa, mas foi o próprio primeiro-ministro a parar o seu discurso e a pedir que não o fizessem.

OE em Belém para avaliação

A partir de 2013 é melhor ter o hábito de pedir fatura, mesmo que seja por um café

Garantia da juventude GETTY

A Comissão Europeia recomendou ontem aos Estados-membros a criação de uma “garantia da juventude”, uma iniciativa que visa garantir que os jovens até aos 25 anos têm oportunidades formativas ou profissionais depois de acabarem os estudos. A introdução da “garantia da juventude” tem como objetivo “assegurar que todos os jovens até aos 25 anos recebam uma oferta de qualidade de

Alunos recebem Passos

5,6

milhões de jovens europeus sem trabalho é a atual realidade do desemprego jovem na União Europeia

emprego, de continuação dos estudos, de contratos de aprendizagem ou de estágio profissional, no prazo de quatro meses após terem terminado o ensino convencional ou de terem ficado desempregados”, explica Bruxelas.

Norte a Sul

ção das medidas de coação a 14 arguidos do “Face Oculta”, incluindo José Penedos e Armando Vara, disse fonte judicial.

Dois mil casos Inquérito à de dengue carga policial SAÚDE. Quase 2.000 casos

de febre de dengue foram notificados até 2 de dezembro na Madeira, informou o diretor geral da Saúde.

“Face Oculta”: 14 sem coação Jovens a aproveitar

JUSTIÇA. O Ministério Pú-

blico promoveu a extin-

CONFRONTOS. A inspetora-geral da Administração Interna, Margarida Blasco, disse ontem que a carga policial a 14 de novembro junto à Assembleia da República foi adequada, mas que foi aberto um processo de acompanhamento sobre a intervenção da polícia após os confrontos.

O Presidente da República tem 20 dias para promulgar ou vetar o Orçamento do Estado (OE) para 2013, pelo que se o documento lhe chegar na terça-feira e não o enviar para o Constitucional, tem até 31 de dezembro para se pronunciar. A redação final do OE para 2013 foi ontem aprovada pelos deputados.

RTP: Relvas nega influências O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas disse ontem que não houve qualquer interferência do Governo no caso da cedência à PSP das imagens recolhidas pela RTP a 14 de novembro. Em causa estão as declarações de Nuno Santos no Parlamento. O ex-diretor de Informação da RTP considerou ter sido vítima de um “saneamento político”.


www.readmetro.com

05

QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2012

CLÁUDIA RIBEIRO

Solverde acredita

Porto

O presidente do grupo Solverde tem “esperança” de que é possível criar atividade no Porto, mesmo que

não seja a abertura de um casino. O líder da empresa que detém o Casino de Espinho lembra que o “Norte foi preterido” aquando da abertura do Casino de Lisboa e diz que “uma coisa é ter um casino em Espinho, outra coisa é ter no Porto”.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje às 23h00, no Breyner85, no Porto, assistia ao concerto de

THE STRANGE ALGORITHM SERIES, um projeto de

música eletrónica de Nuno Pinto de Carvalho. Na primeira parte do concerto serão apresentados os temas do álbum “Force Fields”. PUB

Região do Alto Douro Vinhateiro é imagem de marca

Onze anos de Património Douro é Património Mundial há 11 anos UNESCO aguarda relatório de compatibilização com barragem O Douro assinala a 14 de dezembro os 11 anos de Património Mundial da Humanidade, numa altura em que o Governo prepara o relatório final para entregar à UNESCO e garantir a compatibilização desta classificação com a barragem. Segundo a chefe de projeto da Estrutura de Missão do Douro, Célia Ramos, o Douro “vai conseguir compatibilizar tudo”. O Ministério do Ambiente divulgou em outubro que o relatório da UNESCO concluiu que a construção do aprovei-

Labiomep inaugurado Os atletas olímpicos portugueses podem começar a testar a sua performance desportiva no novo laboratório de biomecânica do Porto, que é inaugurado amanhã, após 1,7M€ de

Programa Comemorações incluem inauguração do monumento “Feitoria de Alma” e a apresentação do mapa guia do geoturismo, projeto da National Geographic.

tamento hidroelétrico de Foz Tua é compatível com a manutenção do Alto Douro Vinhateiro (ADV) na Lista do Património Mundial”. A organização fez, no entanto, críticas ao processo e exige medidas de mitigação.

investimento. O novo Labiomep, que vai ser inaugurado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (UP), foi financiado em 70% (1,2M€) pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 do Quadro de Referência Estratégico Nacional. Os restantes 30% são investimento da UP.


06

www.readmetro.com

economia

QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2012

Mobiliário. Exportações crescem

Mercado Puro

ANGOLA E PORTUGAL PEDRO TUNA ADMINISTRADOR ROOMDIMENSIONS

RICARDO CASTELO

Exportações As exportações portuguesas de mobiliário e colchoaria aumentaram 6,2% até setembro, face ao mesmo período de 2011.

milhões 1.000 de euros é o valor que deverá ser ultrapassado até ao final do ano. Segundo o Cluster das Empresas de Mobiliário, este representará quase 2,8% das exportações totais do País

Mercados Entre os dez principais clientes de mobiliário português em 2011 figuram apenas dois mercados extracomunitários: Angola e EUA.

das expor80% tações de mobiliário e colchoaria portuguesa foram absorvidas pelos mercados da União Europeia com destaque para Espanha e França, que absorveram cerca de 63% do total

Novos Entre os novos mercados de exportação destaque para a “aposta” em países como a China, a Austrália, o Brasil e os países da lusofonia.

nos 185% primeiros três trimestres do ano, num contexto de “crise grave” e de “contração generalizada do consumo”, a nível europeu foi a taxa de cobertura da balança comercial das empresas

Produção nacional total Nestlé Portugal quer incorporar 100% de produtos portugueses nos cereais Objetivo também depende da capacidade dos produtores Ano fecha com quebra de vendas O diretor-geral da Nestlé Portugal disse ontem que a empresa quer incorporar 100% de produtos nacionais nos cereais. “O nosso objetivo, em termos de cereais, tal como na chicória e na cevada, é ter uma incorporação de 100% de produtos

nacionais e não há nenhuma razão objetiva para que isso não aconteça”, disse António Reffóios. O responsável falou da necessidade de todos em conjunto, Nestlé e fornecedores, trabalharem no sentido de atingir essa ambi-

ção no curto prazo. António Reffóios não avançou datas uma vez que essa realidade “não depende exclusivamente da Nestlé”, mas também da capacidade dos produtores. “Basta tentar perceber-se e replicar aquilo que já é

feito, não partimos do zero, se há um conjunto de produtores nacionais que já o conseguem fazer é só tentar perceber quais são as condições que possam permitir que esta nossa ambição seja real”, disse, citado pela agência Lusa.

2012 A Nestlé Portugal vai fechar o ano com uma quebra de 4% nas vendas, correspondentes a cerca de 15 M€. Mas Nespresso e Dolce Gusto crescem.

GETTY

Nova jazida de gás em Moçambique A Galp Energia anunciou ontem novas descobertas de gás natural no alto mar de Moçambique, no complexo de Mamba, onde integra com 10% um consórcio liderado pela italiana Eni. Em comunicado, citado pela agência Lusa, a empre-

sa liderada por Ferreira de Oliveira refere que estas novas descobertas “aumentam os recursos da Área 4 em pelo menos 6 biliões de pés cúbicos (tcf) de gás na jazida, confirmando um volume mínimo de 68 tcf de gás na jazida descoberta”.

Com cada vez mais empresas portuguesas a trabalharem em Angola não se entende que a burocracia continue a ser um entrave aos negócios entre os dois países. Já não bastando as diferenças inerentes às formas de trabalho são também as leis vigentes a dificultarem as relações comerciais bilaterais. Percebe-se que Angola tente proteger os seus interesses entregando muita da capacidade produtiva em mãos de empresas nacionais, não se percebe é que Portugal não reivindique estatuto igual ao que tem concedido a empresas angolanas que cá investem.

Trocos

Possíveis reduções PORTOS. Os efeitos que

a greve dos estivadores provocam sobre a atividade dos portos portugueses poderá levar os operadores a reduzirem o quadro de pessoal, disse ontem o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

O dia a dia dos mercados

Finlândia contrai

Inglaterra austera

Petróleo

A Finlândia é o sexto país da Zona Euro a entrar em recessão. O país nórdico junta-se assim a Portugal, Grécia, Espanha, Itália e Chipre, onde o PIB está em queda há, pelo menos, dois trimestres consecutivos. A economia finlandesa caiu no terceiro trimestre 0,1%.

O ministro britânico das Finanças anunciou ontem que a austeridade vai vigorar até 2018. Na apresentação do Orçamento para 2013, George Osborne revelou que a contenção nos benefícios fiscais dará espaço para reduzir os impostos das empresas para 21%.

$108.80 (-0,97%)

Mala vermelha que leva o orçamento desde 1860

Psi-20

5.371,70 (+1,76%)

Euribor 6m

0,340 (-0,29%) Euro para: Dólar 1,307 Libra 0,812 Real 2,735


PUB


08

www.readmetro.com

mundo

QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2012

Grécia é a mais corrupta na UE Países do sul da Europa revelam-se os mais afetados no bloco europeu Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia: os mais transparentes do mundo A Grécia já tem problemas que chegue, mas ontem ganhou mais um após a divulgação de um relatório que, em 2012, coloca o setor público de Atenas no topo da perceção de corrupção entre os 27 Estados-membros da UE. Segundo o estudo da ONG Transparency International, os gregos estão em 94.º no índice de 176 países – a escala de progressão é do menos para o mais corrupto. “A Grécia surge abaixo de países como a Colômbia, o Benim e a

Portugal

Índice indica que perceção de corrupção em Portugal voltou a aumentar. O atual 33º lugar,

depois do 32.º de 2011, dá sequência a uma década em que se perdeu um lugar por ano – Portugal era 23.º em 2000. Zâmbia... há motivos para pensar”, disse Anne Koch, uma das diretoras da ONG. Alguns dados saltam à vista no índice. No que re-

fere ao bloco europeu, os países a sul, que mais atingidos foram pela crise financeira, são também aqueles onde a perceção

de corrupção é maior. Depois da Grécia (94.º), na escala progressiva de perceção de corrupção, surge a Itália (72.º), Portugal (33.º) e Espanha (30.º). Ao invés, outros dois países da UE – Dinamarca e Finlândia – são os mais transparentes – primeiro e segundo, respetivamente. Outro dado: tendo sido atribuído um valor de 100 pontos para “muito pouco corrupto” e 0 para “altamente corrupto”, dois terços das nações somam meR.A.C nos de 50 pontos.

Planisfério

Mísseis sírios encontrados SÍRIA. O governo turco revelou ontem saber onde o regime sírio tem instalados cerca de 700 mísseis terra-terra. A declaração, avançada pelo ministro dos turco negócios estrangeiros, Ahmet Davutoglucz, ocorreu numa viagem para Bruxelas, onde os 28 países da NATO deram na terça-feira o aval ao pedido de Ancara para instalar mísseis Patriot ao longo da sua fronteira com a Síria.

projeto de construção de novos colonatos israelitas perto de Jerusalém porá o “fim ao processo de paz” no conflito.

Dinossauro identificado INGLATERRA. Foi descober-

to, no Museu de História Natural de Londres, aquele que poderá ser o mais antigo esqueleto de dinossauro de sempre. O fóssil estava há décadas no acervo do museu e foi agora identificado como sendo o Nyasasaurus parringtoni, com 245 milhões de anos.

Colonatos comprometem PALESTINA. O negociador

chefe palestiniano, Saeb Erekat, avisou que a realização de um polémico

Universo. Feijão-verde

Tufão nas Filipinas O tufão que atingiu a ilha de Mindanao, sul das Filipinas, já provocou pelo menos 300 mortos. Vai crescendo o balanço mortal da tempestade de terça-feira, que chegou a ter rajadas de 210 km/hora e levou pelo menos 339 pessoas a receber tratamento a ferimentos, segundo os serviços de proteção civil. As cidades mais afetadas pelo “Bopha” foram New Bataan e Monkayo. Cerca de trezentas pessoas continuam desaparecidas.

Chamada sur(real) No caso das “feijão-verde” não é só o centro que resplandece, mas também toda a galáxia EPA

Descoberto novo tipo de galáxias O observatório astronómico internacional Gemini anunciou ontem a descoberta de um novo tipo de galáxias, chamadas ‘feijão verde’ devido à aparência invulgar. São as maiores e mais brilhantes jamais observadas. Luzem sob a radiação emitida por buracos negros centrais gigantes e são dos objetos mais raros do universo.

Dois apresentadores de uma rádio australiana ligaram para a clínica onde a duquesa de Cambridge está internada e, fazendo-se passar pela rainha e pelo príncipe Carlos, obtiveram informação privada sobre o estado de Kate. Na gravação ouve-se, por exemplo, a enfermeira a dizer que a mulher de William passou a noite “em tranquilidade”.

Cairo: rixa por Morsi Partidários e opositores do presidente egípcio entraram ontem em batalha em frente ao palácio presidencial, na capital Cairo. Segundo a estação britânica BBC, apoiantes de Mohamed Morsi, a maioria filiados à Irmandade Muçulmana, marcharam até uma área onde cerca de 300 insurgentes se encontravam acampados. Lá chegados, lançaram-se ao ataque, desmantelando tendas. Nos confrontos houve troca de ataques com paus, pedras e tiros.

Várias pessoas ficaram feridas, reporta a BBC. A rixa está associada a um decreto do presidente Morsi que amplia os próprios poderes e a um projeto de referendo sobre a nova constituição. O novo texto tem sido criticado por não proteger direitos fundamentais e, dizem opositores, abrir a porta a uma aplicação estrita da lei islâmica. Porém, o vice-presidente Mahmoud Mekki já avisou que o referendo vai avançar a 15 de dezembro. EPA

Manifestações terminaram em violência


PUB


10

2 culto

Entrevista Metro

COLISEU PARA ACABAR ANO COM CHAVE D’OURO O quinto trabalho da carreira do músico alentejano pode muito bem ser o melhor disco do ano. Mas o que mudou na carreira de Zambujo? A sua música tem vindo a evoluir de disco para disco, mas sempre dentro do registo do “fado-morna-bossa-nova-cante-alentejano”. Porquê só agora, ao quinto disco, o reconhecimento mais massivo do público?

Não sei.... Sempre fui fazendo o meu caminho tranquilamente. Nunca

Top/Flop

Miguel Gomes O Libération publicou ontem uma peça sobre “Tabu”, o recente filme do realizador português, no dia da sua estreia em França. O jornal classifica o filme como “uma obra-prima absoluta”.

2012 foi um ano de sonho para António Zambujo, que se fartou de tocar as canções do seu brilhante disco “Quinto” Agora a festa é ao vivo

houve uma estratégia. A única diferença entre estes e os outros discos é a representação em Portugal, com a [editora] Universal, que fez um trabalho in-

“Sempre fui fazendo o meu caminho tranquilamente. Nunca houve uma estratégia” ANTÓNIO ZAMBUJO crível de promoção. Permitiu que o disco chegasse a um maior número de pessoas. Isso aliado ao convite da Gulbenkian para fazer lá a apresentação e ter esgotado dois grandes auditórios. Em relação a nós, é só uma continuação. O concerto no Coliseu de Lisboa é o culminar do trabalho que fez este ano?

De facto, a ideia inicial foi essa: para um ano de 2012 estranhamente extraordinário para mim (tendo em conta as conjunturas do País e do mundo), para terminar com chave d’ouro nada melhor que um concerto no Coliseu que é a grande sala de espetáculos do País. Tinha que haver um concerto no final deste ano em Lisboa. Já tinha tocado, mas só na apresentação do disco e era importante voltar. Falaram-se de várias salas, mas já tínhamos tocado no Grande Auditório da Gulbenkian, era bom “arriscar”, tentar fazer o coliseu. Algum dia teria que ser!

E como é que está a preparar o concerto?

O concerto tem por base o “Quinto”, mas é óbvio que há sempre espaço para colocar temas de discos anteriores, temas que ainda não foram gravados, mas eventualmente serão... a forma de fazer o alinhamento para os concertos não é muito disciplinada, permite sempre alguma improvisação e desejos de última hora. Vou ter como convidados o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento. Por já ter tocado tanto este disco pelo País

fora, faz com que chegue mais confortável ao palco?

com a viola agarrou uma plateia imensa.

Os primeiros concertos são os mais complicados. Depois disso, de as tocarmos ao vivo, as coisas ficam mais tranquilas e nós à vontade.

O concerto a solo nunca foi nem é uma coisa que queira impor ou dar prioridade. Ah, por acaso esse concerto do Bons Sons, em Cem Soldos, acho que foi o primeiro que fiz a solo... Mas senti-me muito bem! Porque tive muito mais liberdade para fazer outras coisas, até reinterpretar as músicas, reimaginar ambientes. Sinto-me muito bem sozinho no palco, até porque uma das minhas maiores referências é o João Gilberto e os concertos dele são sempre a solo.

Além do trabalho lindíssimo com a sua banda, também consegue estar sozinho em palco, apenas o António e a guitarra. Lembro-me de o ver no Festival Bons Sons e só

Depois do enorme sucesso do “Quinto” já tem a tentação de partir para a construção de um sexto álbum?

Sim, o processo de criação não para. Estou sempre a imaginar e a pensar coisas. Mas há outros projetos de que faço parte que vão sendo pensados: a banda Os da Cidade, com o Miguel Araújo, Ricardo Cruz e o João Salcedo, que já tem as músicas feitas e está pronta para entrar em estúdio. Há um disco para crianças que vou fazer com o Miguel Araújo, Luísa Sobral e Pedro da Silva Martins, uma ideia que requer algum tempo. Há sempre muitas coisas a acontecer! Não podemos tirar férias da nossa cabeça. BRUNO MARTINS

+ infos Frankie Muniz

António Zambujo apresenta “Quinto” no Coliseu dos Recreios.

O ator de “Malcom In The Middle”, de 27 anos, sofreu um mini-enfarte. O outrora estrela juvenil até escreveu no Twitter: “Tenho de começar a tomar conta do meu corpo. Estou a ficar velho!”

Data: Amanhã, 7 de dezembro de 2012; Hora: 21h30;

“Quinto” conta com letras de nomes ilustres como Pedro da Silva Martins (Deolinda), Maria do Rosário Pedreira, José Eduardo Agualusa ou João Monge – um álbum emocional, rico e muito divertido

Preços: Geral: €22,50; Plateia: €17-€40; Camarotes: entre os €125 e os €150.


11

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2012

ANAFAIA SUPICO

Norberto, oleiro de canções “Mel Azul” é o novo disco do guitarrista E também a base para o desenho de novas estruturas melódicas

“Mel Azul” é o quarto disco da carreira a solo de Norberto Lobo

Morrison no Marés Vivas’13 James Morrison vai atuar no Marés Vivas, em Gaia, a 19 de julho de 2013, avançou ontem ao metro o vice-presidente da Câmara de Gaia, Firmino Pereira. Depois dos 30 Seconds To Mars – que vão tocar no último dia –, o nome do cantor britânico é a segunda confirmação oficial para o festival a realizar na Praia

do Cabedelo, nos dias 18, 19 e 20 de julho, com uma vista privilegiada para a cidade do Porto e sobre o rio Douro. Os bilhetes para o festival de música mais barato da Europa estão já à venda. Até ao final do ano, numa campanha promocional, o passe para os três dias custa €50 e o bilhete diário €30. RAQUEL MADUREIRA GETTY

Britânico dá concerto em Gaia a 19 de julho de 2013

Podemos comparar as canções de Norberto Lobo a muitas coisas. Mas sempre que o façamos, teremos de recorrer a comparações prazerosas. Não há nada em Norberto que não nos deixe com uma sensação de bem-estar. Por isso, deixem-no chamar “Mel Azul” à vontade ao seu novo disco. É doce, pois então. E também tem toques “azuis”. Ou de “blues”. “Já tinha duas faixas com o subtítulo ‘blues’. Pode ter influenciado, mas nada de propósito.” O quarto trabalho do talentoso guitarrista aponta para caminhos mais diretos, menos exploratórios, pelo menos em comparação com o Norberto que ouvimos até hoje. “Queria fazer um álbum de canções e deixar estes temas da forma como eles nasceram, apesar de haver alguns trabalhos improvisados. Mas

O melhor tema de hip hop de sempre? O tema “The Message”, de 1982, de Grandmaster Flash and the Furious Five, foi votado como a maior canção hip hop de todos os tempos. Esta foi a primeira lista do género que a revista Rolling Stone fez, depois

de algumas ligadas mais ao género rock. “The Message” é o topo de uma lista com 50 temas, onde constam também Beastie Boys, Jay-Z, Eminem, Missy Elliot, Outkast ou LL Cool J.

Morreu Joaquim Benite

Jantar com os Virgem Suta

O encenador Joaquim Benite morreu ontem aos 69 anos, disse à agência Lusa um amigo da família. Joaquim Benite ficará para a história como o fundador de uma das maiores companhias teatrais do país e de um dos mais importantes festivais de teatro da Europa, em Almada.

O metro já tem a decorrer no seu Facebook (www.facebook.com/metroportugal) o passatempo que permite aos fãs ganhar um jantar com os Virgem Suta, um passe duplo para o Vodafone Mexefest (amanhã e sábado) e “meet & greet” com a banda. O passatempo dura até às 16h de hoje.

talvez tenham sido impro- ao Japão e ao norte do País. visações focadas.” Hoje já há uma maior consO foco encontrado talvez ciência do talento e das catenha sido “a limitação” pacidades do músico: “Pareque impôs a si próprio, ce-me que as pessoas como “o uso semestão cada vez pre da mesma afimais abertas a a nação e da mesouvir coisas nol a S a ma guitarra”. Hoje, n vas, talvez por lhos haver tanta e Pode ter fechap s E s do , música e múdo os horizoncio Foz sica tes e conduzi-lo do Palá dife8) rente. tão € ( h a canções mais Já não só 2 2 às imediatas, só à o mainstream”, guitarra. Fechado ou diz. Mas Norberto “aberto os horizontes”, não é um homem de deixa Norberto a pergunta criar expetativas nem alino ar. “Sim, aberto: em con- nhamentos: “Não estou decerto não as toco como es- pendente do baterista”, ritão no disco: uso-as um -se. Na criação, igual: “Tepouco como barro para fa- nho tudo na cabeça, mas o zer outras cenas”, esclarece. gravador é o meu melhor Norberto, o oleiro das amigo. Mas é quase tudo de canções, toca hoje na Sala memória, porque sou basdos Espelhos do Palácio tante caótico! Tenho muiFoz, em Lisboa (22h). “Te- tos caderninhos, às vezes nho feito alguns concertos, vou buscar uma frase aqui sim”, a propósito da digres- ou outra ali para construir são que já levou “Mel Azul” parágrafos.” BRUNO MARTINS

Telex

Mastodon em ‘Monsters Inc.’ CINEMA. A sequela do filme “Monstros e Companhia” vai contar com uma participação especial na banda sonora: o grupo de metal Mastodon. O filme estreia em junho de 2013.

O confidente de Hitler LITERATURA. A obra

“O Confidente de Hitler” dá a conhecer Ernst Hanfstaengl, um inglês que viveu na Alemanha e que, em 1922, ouviu Adolf Hitler discursar pela primeira vez e apresentou-se. O livro é da autoria do investigador inglês Peter Conradi, editado pela Matéria Prima.

Kraftwerk na Tate Modern LONDRES. Os alemães Kraftwerk, pioneiros da música eletrónica, vão fazer oito concertos na Tate Modern de Londres, entre os dias 6 e 14 de fevereiro de 2013.

O adeus a Dave Brubeck ÓBITO. O pianista america-

no de jazz Dave Brubeck, intérprete de clássicos como “Take Five” e “Blue Rondo a la Turk”, faleceu na manhã de ontem, aos 91 anos, em Norwalk.


www.readmetro.com

lazer

QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2012

Street Fashion. Milão

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Assentimento. Pároco de certas freguesias. 2. Ligado. Qualquer abertura circular. 3. Mover-se de um sítio para outro. Além, naquele lugar. Aqueles. 4. Veículo de transporte público ou colectivo. Secular. 5. Derribar. Nojo. 6. Pequena peça de artilharia semelhante a um morteiro comprido. Idónea. 7. Discursar. Imortalizado, célebre. 8. Atraiçoar. Contr. da prep. a com o art. def. os. 9. Contr. da prep. em com o art. def. a. Penhor. Antes de Cristo (abrev.). 10. Designa o fim de tempo, distância (prep.). Que atingiu a maioridade legal. 11. Ordinário. Cada um dos traços de luz que emana de um foco luminoso.

Guilherme Espírito Santo

Valentina Di Pinto, estilista e consultora de moda GIIA

O que veste Valentina?

Vou contar-vos a história de um jovem que faleceu com 93 anos. Já viram alguém, um talentoso jogador de futebol ser campeão nacional, internacional, e ser recordista português em três especialidades no atletismo?! Uma força da natureza, um desportista na verdadeira aceção da palavra que ainda teve forças para derrotar o racismo. Obrigado Guilherme Espírito Santo por tantas glórias, por fazeres pulsar todos os corações encarnados.

“Estou com um casaco vintage, saia H&M, sapatos Gianvinto Rossi e bolsa Jimmy Choo.” Como definiria o seu estilo? “Experimental, mas clássico. Adoro juntar detalhes ‘trendy’ com referências clássicas.”

Sudoku

•••••

Verticais 1. Ribanceira. Enfeitar. 2. Vermelhidão local. Fruto da ateira. 3. Mulo. Descanso religioso que, conforme a lei de Moisés, os Judeus deviam observar no sétimo dia da semana. Existes. 4. Eia (interj.). Pancada com a testa. 5. Coisa nenhuma (gír.). Qualquer instrumento de ataque ou defesa. 6. Padecer. Terreiro. 7. Bruni. Seduzir, fascinar (fig.). 8. Refeição que os primitivos cristãos faziam em comum. Ecoa. 9. Comparecia. Género de moluscos acéfalos hermafroditas que vivem encerrados numa concha bivalve. Assume expressão alegre. 10. Discurso. Pequena embarcação. 11. Cara. Antigo povo da Campânia (Itália).

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Ámen, Prior. 2. Unido, Aro. 3. Ir, Acolá, Os. 4. Bus, Leigo. 5. Abater, Asco. 6. Obus, Apta. 7. Orar, Eterno. 8. Trair, Aos. 9. Na, Arras, AC. 10. Até, Maior. 11. Rasca, Raio. VERTICAIS: 1. Riba, Ornar. 2. Rubor, Ata. 3. Mu, Sabat, És. 4. Ena, Turra. 5. Nicles, Arma. 6. Doer, Eira. 7. Poli, Atrair. 8. Ágape, Soa. 9. Ia, Ostra, Ri. 10. Oro, Canoa. 11. Rosto, Osco.

12

EMANUEL CAETANO ERMESINDE

Inglaterra. Pequeno demais para comer, mas não para um recorde

GETTY IMAGES

Será o ovo mais pequeno do mundo? O dono de um hotel acreditava ter descoberto o ovo mais pequeno do mundo quando encontrou este exemplar no ninho das suas galinhas. Paul Rae encontrou este ovo do tamanho de uma moeda de 20 cêntimos ao lado de três outros normais. MWN

“Depois de o encontrar, fui à Internet e depois ao bar. Os meus amigos disseram-me para contactar o Guinness” PAUL RAE, 52 ANOS, PROPRIETÁRIO DE UM HOTEL COM UMA QUINTA

Rae admite proteger este ovo como se fosse uma relíquia.

5 gramas é o peso do ovo com 2 cm de largura e 2,5 de comprimento, diz Rae. Um ovo normal costuma pesar 50 gramas

Atenção: ovo rival à vista!

Fantasma do passado

A descoberta de Rae chega na mesma altura do ovo de Harry Evans, que afirma que o seu ovo tem a largura de uma moeda de 5 cêntimos. Esta segunda descoberta aconteceu também em Inglaterra. “O ovo do Evans pesava 7,3 gramas, mas o meu pesava 5”, disse Rae. MWN

Não sabemos se o ovo de galinha de Rae é ou não mais pequeno que o de Evans, mas sem dúvida que não é o mais pequeno das aves. O ovo mais pequeno de sempre foi posto por um canário alemão em outubro de 1998. Media 7mm e pesava 27 miligramas.


pequenos anúncios

OPORTUNIDADES ÚNICAS EM EXCLUSIVIDADE

LEILÃO IMOBILIARIO PORTO

9 de DEZEMBRO 2012 – 15 H

HOTEL NOVOTEL PORTO GAIA LUGAR DAS CHÃS, AFURADA – VILA NOVA DE GAIA

IMÓVEIS A PARTIR DE

17.000 €

VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 2.000 €

LISBOA 8 DE DEZ 2012 – 15 H

15 DE DEZ 2012 – 15 H

CORINTHIA HOTEL LISBON

HOTEL VILLA RICA LISBOA

CONTACTOS

LISBOA +351 21 382 84 60 PORTO +351 22 608 188 244 geral@euroestates.pt www.euroestates.pt AMI: 1827 – Val.: 06/06/2015

POS DE FI SIBILIDA BANC NANCIA DE ME ÁR SUJEI IO ATÉ 1 NTO 00% TO A DE CR DECISÃO , ÉDITO


sport

Champions. Sp. Braga

3 Futebol

Tudo a postos no Japão para Mundial de Clubes O campeão japonês, Sanfrecce Hiroshima, e o neozelandês, Auckland City, abrem hoje em Yokohama, Japão, a 9.ª edição do Mundial de Clubes. Chelsea, de Lampard (foto) e Corinthians entram dia 12. Na prova estão ainda U. Hyundai (Coreia do Sul), Monterrey (México) e Al Ahly (Egito).

Fala a estrela Spalletti, técnico do Zenit, sobre Hulk, o brasileiro ex-FC Porto, que não gostou de sair frente ao Milan. Hulk não cumprimentou o italiano quando saiu do terreno de jogo.

O Hulk quer sair? E que posso eu fazer? Pessoalmente, ficarei. Ele apenas pode ficar irritado com ele mesmo. A sua ira não foi provocada pela posição e jogo no campo

Éder perde o lance para Albert Riera e os arsenalistas ficaram em último lugar do Grupo H LUSA

Minhotos dizem adeus à Europa com derrota

O Sp. Braga despediu-se ontem da Champions e das competições europeias com uma derrota em casa com o Galatasaray, por 2-1, na sexta e última jornada do Grupo H. Mossoró (32m) deu vantagem aos bracarenses, mas Burak Yilmaz (58m) e Aydin Yilmaz (78m) garantiram a vitória e a qualificação para os “oitavos” da equipa turca. Assim, a vitória do Cluj em casa do Man. United (1-0) foi insuficiente para seguir em frente. Os romenos disputam a Liga Europa.

“Mea culpa” e o resto é conversa Benfica empata em Barcelona porque falhou golos incríveis Encarnados relegados para a Liga Europa

Aviso...

“Se me for embora daqui na próxima época não vou passar um ano de férias. Vou treinar” JOSÉ MOURINHO, TÉCNICO DO REAL MADRID, EM DECLARAÇÕES A UM CANAL TELEVISIVO HOLANDÊS

Três golos feitos falhou o Benfica ontem na primeira parte da partida frente ao Barcelona. Três! Rodrigo, Lima e Ola John, só com o guardião Pinto pela frente, não acertaram nas redes do “Barça”. No tiro ao alvo, o melhor que se conseguiu foi uma bola no poste, por Lima. Aliás, o brasileiro ainda teve na cabeça mais uma ocasião para marcar, mas também sem sucesso. O Barcelona, que no primeiro tempo foi dominado pela equipa portuguesa, que fez uma boa pressão, também podia ter chegado ao golo em duas ocasiões, mas, na primeira, Artur negou os intentos de Tello.

Depois foi Garay que salvou uma bola de Rafinha. Sim, o Barcelona jogou praticamente com a sua equipa B. Se não fosse assim, o Benfica não tinha tido o controlo do jogo. Das vedetas, só Puyol, Adriano e Villa jogaram de início. Na segunda parte, a partida virou-se do avesso. A entrada de Messi para o meio do ataque “blaugrana” mudou o cariz do jogo. O Barcelona ganhou mais posse de bola neste período. Matic e o jovem André Gomes deixaram de funcionar e o Benfica, mais recuado, deixou de conseguir sair para o jogo. Valeu às águias o facto de Garay

e Luisão nunca se terem desconcentrado. Já Maxi Pereira esteve muito mal. As entradas de Bruno César e Cardozo não resultaram. E aos 84m, Messi quase igualou o recorde de Gerd Müller, que apontou num ano civil 85 golos. Só que “rei” Artur deu um toque precioso aquando da finta do argentino, e ainda recuperou para defender o “chapéu” deste. Ato contínuo, Messi magoou-se e saiu. Contra dez, o Benfica forçou, mas Maxi falhou no remate decisivo... Entretanto em Glasgow, o Celtic bateu o Spartak (2-1) e segue para os “oitavos” em vez do Benfica. L.C

0 0 BARCELONA Pinto Montoya Puyol Adriano

BENFICA

Planas Song Thiago

Artur Maxi Garay Luisão Melgarejo Matic André Gomes Nolito

(Deulofeu, 78m)

(B. César, 63m)

Roberto Rafinha

Ola John Rodrigo

(Messi, 58m)

(Almeida, 74m)

Tello Villa T: Tito Vilanova

Lima

(Piqué, 66m)

(Cardozo, 74m)

T: Jorge Jesus

Local: Camp Nou, Barcelona Golos: Disciplina: cartões amarelos para Nolito (42m), Rafinha (49m), Garay (56m), Luisão (59m), Adriano (60m) e Matic (78m).


PUB

www.readmetro.com

15

QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2012

Cumprir calendário Sporting, Académica e Marítimo jogam hoje na Liga Europa Rechear os cofres dos clubes é o objetivo Sporting, Académica e Marítimo jogam hoje para cumprir calendário na Liga Europa. As três equipas já estão afastadas da prova e o máximo que podem ganhar nesta 6.ª e última jornada é dinheiro. Uma vitória vale €200.000 e um empate €100.000. O Sporting recebe os húngaros do Videoton, no Grupo G (20h05, SIC). Vercauteren, técnico dos leões, afirmou aos jornalistas que “não foi difícil motivar os jogadores” para o encontro desta noite, até porque “têm de jogar como preparação para o Benfica”. O técnico belga convocou o polivalente Ricardo Esgaio, da equipa B, pois

Campeão afastado Juventus, Galatasaray e Celtic estão nos “oitavos” da Champions. Chelsea – detentor do título – Benfica e Cluj vão para a Liga Europa. LIGA DOS CAMPEÕES: FC PORTO PSG SCHALKE 04 ARSENAL MÁLAGA MILAN DORTMUND REAL MADRID SHAKHTAR JUVENTUS BAYERN VALÊNCIA BARCELONA CELTIC MAN. UNITED GALATASARAY

LIGA EUROPA: D. KIEV OLYMPIACOS ZENIT AJAX CHELSEA BATE BORISOV BENFICA CLUJ

Ricardo Esgaio, jovem de 19 anos, da equipa B, foi convocado por Vercauteren tem cinco jogadores lesionados: Carriço, Jeffrén, Schaars, Adrien e Izmailov. Eric Dier, que tem sido o lateral direito, ficou de fora

Jogadas

Portugal derrotado FUTSAL. Portugal

perdeu ontem com o Brasil (2-3), na 3.ª ronda do Mundial feminino que está a decorrer em Oliveira de Azeméis.

Ex-US Postal suspenso CICLISMO. O sul-africano

David George, ex-colega de Armstrong na US Postal, foi suspenso por doping pelo período de dois anos.

Loureiro volta ao Boavista FUTEBOL. João Loureiro,

presidente do Boavista de 1997 a 2007, vai recandidatar-se à presidência do clube, confirmou à agência Lusa fonte próxima do dirigente desportivo.

por não estar inscrito nas competições europeias. Esgaio pode jogar como lateral ou extremo direito. A Académica defronta o Hapoel em Telavive (18h, SPTV2). Pedro Emanuel, técnico dos estudantes, avisou que os israelitas vão “tentar limpar um pouco a imagem que deixaram nesta prova”, já que estão em último do Grupo B. O que a Académica tem de fazer é “conquistar pontos se for possível.” No Marítimo, o treinador, Pedro Martins, explicou que com os belgas do Club Brugge do Grupo D (18h, SPTV1), é importante “para a imagem e para as L.C. finanças do clube”.

Corrida na Europa A época de 2013 da Fórmula 1 deverá ter 20 provas, confirmou ontem, na Turquia, a Federação Internacional do Automóvel (FIA), que quer substituir a corrida dos EUA por uma na Europa. A FIA moveu o GP da Alemanha de 14 para 7 de julho, abrindo um espaço a 21 de julho para “evento Europeu”. O GP dos EUA, agendado para Nova Jérsia, passa para 2014.

Campeão derrotado Os Miami Heat perderam, surpreendentemente, na capital norte-americana com os Washington Wizards (105-101), últimos na Conferência Este. Nos Wizards, que só tinham uma vitória até este embate, destacaram-se Jordan Crawford, com 22 pontos, e Kevin Seraphin, com 16.


PUB


20121206_pt_porto