Page 1

PUB


PUB


THE BLACK KEYS ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O DUO DINÂMICO DA CENA BLUES-ROCK

{pág. 12}

GRANDE LISBOA sexta-feira 23 Novembro 2012 ano 6, nº 1769 Hoje 8° | 16°

Amanhã 14° | 18°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Ensino superior. Protesto

Marcas de excelência aumentam Mais entidades portuguesas distinguidas pela Superbrands 27 insígnias premiadas {pág. 7} Liga Europa

Eliminação total

Alunos marcharam do Marquês de Pombal ao Parlamento, contra os cortes no setor DR

Manifestação juntou centenas Centenas de alunos universitários manifestaram-se ontem, em Lisboa, pedindo mais financiamento e ação social. Quinze associações de estudantes assinaram um manifesto que entregaram na Assembleia da República. “Os custos do ensino superior são incomportáveis para os estudantes e para as suas famílias”, dizem.

Leões derrotados em Basileia por 3-0 Dois golos da equipa suíça marcados em inferioridade numérica Académica e Marítimo, que empataram, também estão fora da competição {pág. 20}

O nosso cabelo define-nos? Explica quem sabe {pág. 8}

Inquérito do Alvim A atriz Sónia Balacó não fugiu com o rabo à seringa {pág. 2} PUB


www.readmetro.com

02

SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

1

SÓNIA BALACÓ, ATRIZ Uma aventura foi ter-me mudado para Londres sem nunca lá ter ido antes e sem ter contactos nenhuns Uma resposta • Não, não estou a ler.

jornal

Uma lição • O amor é o caminho. E o início e o fim. Sempre. Uma aventura • Ter-me mudado para Londres sem nunca lá ter ido antes e sem ter contactos nenhuns. Um segredo • O meu segundo nome.

Não perca hoje!

CONCERTO ÉME Estação de Metro da Baixa-Chiado PT Bluestation, Lisboa Entrada livre – 21h00 O músico e compositor, também conhecido por ser um dos elementos de Os Passos em Volta, toma conta da estação de metro mais trendy da capital para apresentar o debut a solo, “Gancia”.

metro online

Veja dois pivots de informação a anunciarem a sua demissão em direto, no fim do noticiário.

Umas férias • Quando tinha 18 anos os meus pais pegaram em mim e na minha irmã, e em 15 dias fizemos de carrinha a costa toda desde Peniche a Vila Real de Santo António a acampar. Agora já consigo olhar com carinho para a trabalheira de montar e desmontar tendas praticamente todos os dias, para a lentidão das viagens nas estradas nacionais e a moleza do calor no banco de trás.

Uma ideia • O fim das cidades. Uma asneira a remediar • Ter deixado de fotografar com a minha Olimpus Pen-D por causa do iPhone e do instagram. Uma paixão • Casa: Peniche, o Baleal, a Berlenga. Uma curiosidade • Portugal é o único sítio do mundo onde

é normal que no inverno esteja mais frio dentro de casa do que na rua. Uma pergunta • Porquê?

Inquérito do

FERNANDO ALVIM DIRECTOR DA WWW.SPEAKYTV.TV WWW.ESPEROBEMQUENÃO.BLOGSPOT.COM

Ver para crer

Boa notícia do dia

Projeto de reciclagem de pilhas premiado Os jovens utilizam muitas pilhas nos seus brinquedos, mas nem sempre sabem o que lhes fazer quando têm de ser substituídas, situação que um projeto de investigação pretende conhecer melhor, sensibilizando para a necessidade de reciclar. O trabalho de marketing social e educação ambiental da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa avalia o número de pilhas que, em média, as crianças têm em casa, conhecimento importan-

te para a gestão deste resíduo. O projeto foi o vencedor do concurso ERP Eco Sustainability Award’12 Portugal, da Associação Gestora de Resíduos ERP, distinguido com uma bolsa de estudo de seis mil euros para os estudantes e 3.500 euros para a orientadora, Maria da Graça Martinho, que explicou à agência Lusa que “cada vez há mais brinquedos com pilhas ou matérias incorporadas e a maior parte dos jovens não estão conscientes” das características deste resíduo.

EPA

Carocha em versão “bling-bling” No Essen Motor Show, certame automóvel por estes dias a decorrer na cidade alemã, uma modelo posa para a fotografia junto a um Volkswagen Carocha de 1970 cuidadosamente ornamentado com vários metais, incluindo 24 quilates de ouro.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMI NISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenação Lisboa Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia DIRETOR DE MARKETING Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional

Crianças brincam menos nas ruas GETTY

Especialista analisa as novas brincadeiras durante a infância Medos dos pais levam a que os mais pequenos estejam menos tempo a brincar no exterior As crianças estão a brincar menos na rua, o que facilita a obesidade e as impede de aprender a lidar com o risco, refere um investigador, alertando que um pequeno arranhão agora pode ser uma grande segurança no futuro. As brincadeiras dos mais novos têm mudado e atualmente não passam tanto pelas ruas devido aos receios dos pais relativamente à segurança, mas também ao apelo das novas tecnologias, mais adequadas ao espaço da casa. Rui Matos, coordenador do Centro de Investigação em Motricidade Humana do Instituto Politécnico de Leiria, disse ontem à agência Lusa que “as crianças

No passado... O investigador Rui Matos fez questão ainda de salientar que, quando os atuais adultos eram crianças, não tinham os brinquedos que existem agora, usavam mais o corpo para a brincadeira e havia mais movimento.

estão menos na rua, o que tem a ver com os medos dos pais, mas também com a realidade atual, com muito mais automóveis e risco de atropelamento, e questões de segurança”. Para o investigador e subdiretor da Escola Superior de Educação e Ciências

Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, “resguardá-los do perigo é bom, o problema é que eles [os pais] os resguardam de uma coisa mais simples que é o risco”. E se a criança “não se mexeu muito, pode não haver risco ou perigo agora, mas vai haver mais à frente, isto é, uma criança que não experimenta, que não arrisca um pouquinho (...), mais tarde quando precisar na vida real de se libertar de alguma situação eventualmente até perigosa, talvez não tenha as capacidades motoras para o fazer, não tem equilíbrio, agilidade e para mim esse é o verdadeiro risco”, defendeu Rui Matos.

Uma imagem cada vez mais rara

Portugal WWW.PORDATA.PT

A população portuguesa está a envelhecer a uma velocidade galopante. Em apenas duas décadas praticamente duplicou o número de idosos por cada 100 jovens: em 1991 eram 70 idosos por cada 100 jovens, enquanto agora há 130 idosos.

(Dados de 2011) Pordata>Portugal>População> População Residente mil habitantes Saiba mais sobre Portugal e a Europa na base de dados PORDATA.pt.

Sem lugar a 77 mil a “pressões” pedir SOS A ministra da Justiça disse ontem que o seu Ministério está aberto a várias soluções apresentadas pelos municípios na discussão da proposta do mapa judiciário, mas que não aceita negociar “debaixo de pressões”. Paula Teixeira da Cruz falava no final da reunião do Conselho de Ministros.

Mais de 77 mil chamadas telefónicas chegaram em 24 anos ao serviço SOS-Criança, do Instituto de Apoio à Criança, sendo a maioria de apelos de crianças em risco, maltratadas, abusadas sexualmente e desaparecidas. Do total de chamadas para o telefone 116111, 2.554 foram este ano, revelou a agência Lusa.

ERC quer saber o que se passou

Norte a Sul

matas, com o objetivo destes conhecerem a linguagem empresarial.

Formação JAP assinala 7.º aniversário e cédula MEDICINA ALTERNATIVA. O

O presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Carlos Magno, quer “saber exatamente o que se passou” no caso do alegado envio de imagens da RTP para fora da estação, seguindo o caso “sem se envolver”, pelo menos para já. O responsável falou na quarta com o presidente do

conselho de administração da RTP, Alberto da Ponte, e ontem com o diretor de Informação demissionário, Nuno Santos, de quem quis saber “exatamente o que se passou”, disse à Lusa Carlos Magno. Carlos Magno sublinha, porém, que a ERC, nesta fase, está a seguir o caso “sem se envolver”. VITOR MOTA

EMPREENDEDORISMO. A Ju-

nior Achievement Portugal (JAP) assinala o 7.º aniversário e promove hoje encontro de balanço da sua atividade (Museu da Eletricidade, 18h30). A JAP desenvolve nas escolas e universidades programas que fomentam o empreendedorismo e a criatividade nos jovens, visando aproximá-los da realidade das empresas.

Estágios nas empresas

Imagens da violência à porta da AR no dia 14 em causa

DIPLOMACIA. O Ministério dos Negócios Estrangeiros vai exigir que os diplomatas estagiem nas empresas. A obrigatoriedade vai ser introduzida no próximo concurso para diplo-

Governo aprovou ontem uma proposta de lei sobre terapêuticas não convencionais, que dispõe que só podem ser praticadas por quem tenha formação superior e cédula profissional com registo público. O diploma estabelece o regime de acesso e exercício dos profissionais que praticam acupuntura, homeopatia, osteopatia, naturopatia, fitoterapia e quiropraxia.


05

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

Lisboa

Festa chega ao palácio Iniciativa apoia instituições de cariz social Gastronomia, pintura e joalharia estão entre as atividades

Palácio da Foz acolhe iniciativa solidária

Hoje e amanhã “Há festa no palácio”. A iniciativa da Responsabilidade Social entre Amigos (RSA) decorre no Palácio da Foz, Lisboa. Trata-se de um projeto que apoia e dá a conhecer instituições de cariz social. “Acreditamos que todos juntos podemos mudar algumas coisas para melhor. Todos nós podemos fazer alguma coisa pelos outros”, diz a organização ao metro. “Quem lá passar, encontra diversas exposições e venda de peças de autor, gastronomia, degustações,

Apoios Todas as receitas reverterão integralmente para a Fundação L. Vida, a organização Ajuda de Mãe, o Centro Tabor e o Centro de Promoção Juvenil.

artesanato, decoração, joalharia, fotografia, pintura, outlet de roupa com marcas”, entre muitas outras atividades. Desde 2003 que o grupo RSA tem vindo a ajudar várias instituiPATRÍCIA TADEIA ções.

Fado com distinções A Câmara de Lisboa distingue na próxima terça-feira com a Medalha de Mérito Municipal, grau Ouro, 50 personalidades e duas instituições, no âmbito das celebrações do aniversário da

Casas a sorteio A Câmara Municipal de Lisboa vai sortear mais de 20 habitações municipais a jovens cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que não tenham casa na capital portuguesa ou concelhos limítrofes. O concurso está aberto até 13 de dezembro. O objetivo é atrair mais população jovem à cidade para diminuir o envelhecimento que se regista no País.

proclamação do Fado como Património da Humanidade. A cerimónia vai contar com a presença do presidente da autarquia, e de personalidades como Mariza e Carlos do Carmo, o diplomata Fernando Andresen Guimarães ou os investigadores Rui Vieira Nery e Salwa Castelo-Branco.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje espreitava a exposição “EMOÇÕES PARTILHADAS”, uma mostra coletiva de pintura de artistas do Espaço t, no Edifício AXA, Parque das Nações. A mostra reúne trabalhos dos vários artistas orientados pelo Espaço t – entidade que combate a exclusão social através da arte. A entrada é gratuita.

PUB


06

www.readmetro.com

mundo

SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

Israel. Conflito

Planisfério

Ordem de detenção COSTA DO MARFIM. O Tri-

bunal Penal Internacional tornou público o mandado de captura emitido em fevereiro contra Simone Gbagbo, mulher do ex-presidente Laurent Gbagbo. Simone é acusada de crimes contra a humanidade cometidos após as eleições de 2010.

Sarkozy em tribunal FRANÇA. O antigo líder do Eliseu, Nicolas Sarkozy, foi ontem ouvido pela primeira vez em tribunal sobre um alegado financiamento ilícito da sua campanha presidencial em 2007.

Um soldado israelita morreu ontem, não resistindo a feridas infligidas por um rocket disparado de Gaza, na véspera, horas antes do início do cessar-fogo GETTY

Primeiras horas de uma trégua frágil

Foi ontem respeitado o primeiro dia da trégua entre Israel e o Hamas, após oito dias de fogo-cruzado, mas nas palavras poucos desarmam. Da Irmandade Muçulmana saiu a condenação da trégua – uma “ilusão” –, enquanto a Defesa israelita prometeu “retomar as atividades (militares) em caso de disparos ou provocações”.

Começou ‘batalha’ do orçamento

Qualidade de vida é na Suíça Bebés suíços que nasçam em 2013 têm melhores condições que os outros Cinco dos países no top 10 são europeus Portugal é o 30.º Nigéria encerra ranking Um bebé que nasça na Suíça durante o próximo ano não sabe a sorte que tem. A a revista The Economist explica porquê. Num estudo conduzido pela Unidade de Inteligência Económica (EIU, na si-

gla em inglês) da publicação britânica, que avalia a qualidade de vida em 80 países mundiais, Suíça, Austrália e Noruega são, respetivamente, os países com melhores condições para se nascer em 2013.

“Maiores economias da Europa não estão bem posicionadas, com França e Reino Unido em 26º e 27º lugares” EIU No top 10 encontram-se cinco países europeus, mas só um, a Holanda, faz parte dele. Portugal está em 30.º,

rodeado por outras economias debilitadas do sul da Europa, Espanha (28.º) e Grécia (34.º).

Europa menos tolerante

pessoas com deficiência, minorias sexuais e étnicas as mais atingidas. No último inquérito, em 2009, 16% admitiu ter sido discriminado. Este verão, a percentagem aumentou um ponto: 17%. A maioria dos relatos parte de três grupos: pessoas com deficiência (28%), minorias sexuais (28%) ou minorias étnicas (27%).

Uma ilha que não existe

“O Google Earth e outros mapas dizem que há ali terra e fomos investigar, mas nada se vê, é bizarro!”, declarou a cientista Maria Seton, da Universidade de Sidney. A ilha inexistente aparece regularmente em publicações científicas desde o ano 2000 e, segundo a geóloga, é preciso investigar como tal foi possível.

No índice, que conjuga subjetivas sondagens de satisfação (ex: qualidade de vida em família) com previsões económicas para 2030, a Nigéria é o país que deverá proporcionar pior qualiR.A.C. dade de vida.

DR

A discriminação está a aumentar na Europa, segundo o Eurobarómetro, que indica que 17% dos inquiridos é vítima de discriminação ou assédio, sendo as

Cientistas australianos foram à procura da ilha Sandy, localizada no sul do Pacífico, entre a Austrália e a Nova Caledónia, mas não a encontraram.

Onde está a ilha Sandy?

O Conselho Europeu começou ontem à noite a negociar o orçamento comunitário para o período 2014-2020. Em perspetiva estão negociações difíceis, que visam criar um compromisso entre aqueles que exigem cortes drásticos (Reino Unido) e os que, como Portugal, querem limitar as reduções tanto quanto possível, mantendo ajudas. Não há meias palavras sobre o cariz das reuniões, como se pode perceber pelo tweet que ontem saiu da conta da comissária europeia Cecília Malmström: “A grande batalha do orçamento começou.” A Cimeira decorre em Bruxelas e poderá prolongar-se pelo fim de semana. O encontro começou às 21h00 de Lisboa e antes do arranque formal, o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e o líder da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, receberam cada um dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE. Houve ainda reuniões bilaterais entre diversos países.


www.readmetro.com

economia

07

SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

Destaques portugueses País tem mais marcas de excelência na eleição anual da Superbrands 27 eleitos que se diferenciam Banco Alimentar Contra a Fome venceu categoria de solidariedade

Mercado Puro

PIRATA-MIRIM FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF WWW.MERCADOPURO.COM

CÁTIA BARBOSA

Na 8.ª edição da Superbrands Portugal, o destaque vai para as marcas Cartuxa, o Multibanco (SIBS), o Oceanário, o Pingo Doce e a Tranquilidade, que este ano se juntaram às 27 marcas de excelência em Portugal. Assim, as Marcas Superbrands de 2012 são: Banco Alimentar Contra a Fome, BCP, Bimby, Branca de Neve, Cartuxa, CGD, Chicco, Continente, CTT, Diário de Notícias, EDP, El Corte Inglés, Expresso, Limiano, Medis, Montepio,

Organização A Superbrands é uma organização internacional que promove Marcas de Excelência em 89 países. Já publicou case studies de mais de 12.800 marcas

Multibanco (SIBS), Oceanário, Pingo Doce, RFM, SIC, SL Benfica, The Famous Grouse, Tranquilidade, TSF, Visão e Vista Alegre. “As Superbrands são produtos ou serviços de qualidade, que oferecem um

benefício claro e diferenciador, que cumprem as suas promessas, assumem uma personalidade, permanecendo fieis aos seus princípios”, diz Pedro Diogo Vaz, manager Superbrands Portugal em comunicado enviado ao metro. Este ano, a Superbrands decidiu premiar o papel do terceiro setor e destacar a importância de projetos de solidariedade. Dos 20 projetos analisados dentro desta temática, o grande vencedor foi o Banco Alimentar Contra a Fome.

Reconhecido como Marca de Excelência

PUB

Balanço impossível O Tribunal de Contas (TC) revelou ontem uma auditoria em que conclui ser impossível saber com precisão quais as metas fixadas, se foram alcançadas, quais os resultados e quanto efetivamente custou implementar a Estratégia de Lisboa de 2000 a 2010, para a qual foram mobilizados 34,4 mil M€. “De uma forma geral observou-se que não é possível, com base na informação disponibilizada, saber exatamente quais as metas fixadas, se foram alcançadas, quais os resultados e quanto custou”, conclui o relatório da instituição presidida por Guilherme d’Oliveira Martins, citado pelo JdN.

Trocos

Estimativa de decréscimo TELECOMUNICAÇÕES. O mercado móvel, em Portugal, deverá decrescer este ano 7,5%, avançou o presidente da Vodafone Portugal. Já o fixo deverá cair 2,6% a 3%. Mário Vaz disse que o País tem modernidade e competitividade neste serviço.

O dia a dia dos mercados

DR

Depósitos diminuem Presidente do TC

Incredulidade. Foi a reação do pai de uma menina de nove anos quando viu a polícia entrar em casa para apreender um laptop decorado com autocolantes do Winnie the Pooh. O motivo? A menina foi acusada de tentar o download de uma música de uma estrela pop, Chisu, através do site Pirate Bay. O caso deu-se na Finlândia, na passada terça-feira, mas tem-se assistido a este tipo de perseguição um pouco por todo o mundo. Fará sentido continuar com este tipo de opressão (infantil) quando os modelos de negócio sobre a Internet começam a ganhar maturidade e serviços como o iTunes ou o Spotify não param de crescer?

Os particulares depositaram 6,9 mil M€ nos bancos em setembro. Uma queda de 29,7% face ao montante aplicado no mesmo mês

do ano anterior. Face a agosto a descida é de 17,4%, uma evolução que é consistente com a diminuição da remuneração das contas poupança. Dados do Banco de Portugal de ontem mostram ainda que os novos depósitos caíram 45%.

Certificado resgatado De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, estavam aplicados 9.688 M€ em certificados de aforro (CA) no final

do mês passado. Este valor compara negativamente com os 9.714 M€ em setembro. No último mês, os portugueses resgataram 26 M€ de CA, o valor mais baixo desde junho de 2009. O juro acima de 3% paga pelos CA ajuda a explicar.

Petróleo

Euribor 6m

$110.41 (-0.41%)

0,351 (-0,28%)

Psi-20

5.319,83 (+0,31%)

Euro para: Dólar 1,287 Libra 0,807 Real 2,709


08

www.readmetro.com

focus

SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

É punk? Hippie? Gótico? O seu cabelo define-o Beleza Punk=rebelde, dreads=hippie, cabelo apanhado=nervosa O cabelo define quem somos? Peritos dão a sua opinião ao metro Quando a antiga estrela da Disney, Miley Cyrus, cortou o cabelo, mais curto, mais grunge, colocou no Twitter: “Nunca me senti tão eu em toda a minha vida.” Isto leva-nos a pensar: poderá o nosso corte de cabelo definir quem somos? Cinco exemplos de sim. AUMENTA A AURA. PERGUNTE A UM RAPAZ. “Muitos de nós

acreditamos que o nosso aspeto é o que nos define. Na realidade, a primeira coisa para que as pessoas olham e o que mais se lembram é o que está do pescoço para cima”, explica a psicóloga Vivian Diller, acrescentando: “Reagimos nos primeiros sete segundos que olhamos para uma pessoa. Enquanto a nossa mente processa o que vimos, o cabelo torna-se uma expressão não verbal da saúde dessa pessoa. Cabelo espesso e vibrante indica que a pessoa tem saúde. Um cabelo fraco e sem brilho indicia o contrário.” UM BOM OU UM MAU PENTEADO INFLUENCIAM OS HUMORES DIÁRIOS. “O corpo pode de-

morar anos a mudar. A fisionomia é mais ou menos a mesma e até recorrendo a cosméticos é difícil mu-

“As pessoas avaliam tudo em si. O que veste, o sorriso, os olhos. Mas também olham para o seu cabelo e isso influencia a forma como o tratam” ART MARKMAN, PSICÓLOGO dar alguma coisa. Por outro lado, o cabelo é fácil de mudar”, explica ao metro Art Markman, professor de psicologia na Universidade do Texas. “Temos um controlo tremendo sobre o cabelo e num curto espaço de tempo podemos mudar completamente o nosso visual. Realçando que a versatilidade do cabelo pode alterar o humor “Todas as manhãs acordamos, olhamos para o espelho e vemos como somos. Às vezes apetece-nos rapar ou incendiar o cabelo”, conta. É UMA MANEIRA BARATA DE MARCAR UMA POSIÇÃO. Se lhe

apetece pintar o cabelo cor de rosa basta comprar tinta. “Temos várias maneiras de nos mostrarmos ao mundo. Cortar ou pentear o cabelo de uma determinada maneira é algo que podemos fazer e é simultaneamente drástico e barato”, refere Markman. “Podemos tentar marcar uma posição alterando a maneira de vestir, mas isso sairá caro. Um penteado que

CABELO APANHADO Quem usa o cabelo para cima tem tendência a estar mais no controlo das situações. Gosta que a sua vida seja perfeita. Quem usa este estilo normalmente está menos acessível.

Quem deixa o cabelo em baixo tem alma livre. Estas pessoas são mais expressivas e relaxadas, sendo também mais abertas a conhecer novas pessoas.

CABELO SOLTO

queira ficará sempre mais em conta do que remodelar o guarda-roupa.” FACILITA A MUDANÇA (ACREDITE). O cabelo pode influen-

ciar a perceção que as pessoas têm de si, mas não só. Também pode alterar a perceção que nós próprios temos de nós. Vivian Diller chama a esta situação um

“Não escolheu ter manchas na pele, mas pode dizer ‘vou cortar o cabelo’” ART MARKMAN circuito de feedback. “A mudança não tem de vir do interior. Quando olhamos para o espelho recebemos feedback de quem somos e como nos sentimos connosco próprios. Se tivermos a fantasia de ser completamente diferentes do que somos, então uma mudança capilar pode ajudar por-

3 CABELOS MAIS INFLUENTES

que, em último caso, estamos a alterar o que se vê. Se um corte de cabelo nos faz sentir mais ousados ou mais novos vamos sentir isso. Só depois podemos mudar o interior.” PERMITE-NOS TER CONTROLO SOBRE A NOSSA VIDA. Há mui-

tos aspetos da aparência que escapam ao nosso controlo. “Acordamos com uma enorme borbulha no rosto. Não escolhemos acordar com a pele naquele estado, mas temos de lidar com isso. Já o cabelo está mais ou menos sob o nosso controlo”, lembra Markman. “Basta ir a um cabeleireiro e pedir para cortar o cabelo” e as coisas mudam. Lembrem-se: podem sempre mudar o que veem no espelho. ROMINA MCGUINESS/ METRO WORLD NEWS

EMMA WATSON

2

... tem um penteado mágico, o mais influente entre as celebridades, batendo o ‘Rachel’ de Jennifer Aniston.

1

3

DAVID BECKHAM

MILEY CYRUS

... usou penteado moicano. É muito macho e uma pessoa dá uma sensação selvagem com aquele penteado.

... tem um penteado curto e louro, muito 80s. Este estilo mostra que se pode ser bonita e punk.


PUB


10

2

weekend

Para já, não

“Quando as bandas fazem discos, é porque todos no grupo querem. Não é o caso nos Rage Against The Machine” TOM MORELLO, GUITARRISTA

“Um mágico tem de saber comunicar” “Escola de Magia” dá as dicas 78 truques que vão fazer de si o David Copperfield lá do prédio Não é habitual conhecermos um ilusionista que gosta de desvendar os seus truques. Na verdade, o livro que João Miranda acabou de lançar, “Escola de Magia”, não são bem os truques que o mágico costuma mostrar em público. “O objetivo do livro foi fazer com que houvesse mais interessados na arte, para que as pessoas percebam que não é assim tão complicado como parece. E com objetos que temos por casa conseguem fazer-se truques espetaculares”, diz João Miranda ao metro. São 78 truques que são ilustrados passo a passo. “Começo por explicar os truques mais fáceis e vai avançando na dificuldade, que são

Telex

Micro Audio Waves ao vivo CONCERTO. Os portugue-

Quem sabe...

ses Micro Audio Waves vão estar amanhã, às 21h, na Estação de metropolitano Baixa-Chiado Bluestation. A entrada é livre.

“Tabu” nos melhores CINEMA. O filme de

“Estou completamente disponível [para reunir os Velvet Revolver]. E sei que há quem queira” SCOTT WEILAND

Miguel Gomes, “Tabu”, consta do top 10 de filmes de 2012 da prestigiada revista Cahiers du Cinéma, tendo ficado em oitavo. Da lista, encabeçada por “Holy Motors”, de Leos Carax, fazem parte “Cosmopolis”, de David Cronenberg, e “Twitxt”, de Francis Coppola.

“O objetivo do livro foi fazer com que houvesse mais pessoas interessadas na arte” JOÃO MIRANDA três níveis.” Quem sabe, com esta ajuda, consegue impressionar a família na noite de Consoada ou até mesmo aquela miúda que há tempo quer ir lá dizer-lhe qualquer coisa, mas não tem coragem: “Isto atrás da tua orelha é uma rosa?”, ‘tchanan’! No caso de João Miranda, tudo começou aos seis anos, quando o pai lhe ofereceu uma caixa de magia. “Mas aprendi muito a ver outros mágicos, perceber como é

Björk volta aos palcos MÚSICA. Björk deu ontem uma boa notícia aos fãs ao anunciar, no Facebook, que está recuperada da cirurgia às cordas vocais e que volta aos palcos em 2013. A cantora foi obrigada a cancelar, inclusivamente, um concerto em Portugal.

“A reunião dos Led Zeppelin não aconteceu porque o Robert Plant estava muito ocupado” JIMMY PAGE

que eles faziam. Não é muito fácil, mas eu gostava muito de magia.” “Mais do que o aspeto técnico”, um mágico tem de ter um talento especial de comunicação com o público. “Até podemos estar a falar de um truque simples: se houver boa comunicação, consegue tornar um truque simples em algo espetacular!” É o caso do “último truque” que Miranda ensina no livro: “Chama-se ‘Neve Chinesa’ e consiste em fazer com que um guardanapo se torne em milhares de pedaços de papel, dando a ilusão de neve.” BRUNO MARTINS

Sarmento a ‘arrumar a casa’ “Noites Brancas”, a mais completa exposição retrospetiva de Julião Sarmento realizada até à data, abre hoje no Museu de Serralves, Porto, mas aquele que é um dos mais internacionais artistas plásticos portugueses não lhe dá demasiada importância: “Isto é apenas arrumar a casa.” Para Julião Sarmento, este é só “mais um acontecimento, maior que os outros porque são mais coisas, e uma oportunidade de rever coisas que não se veem há muito tempo”, diz à agência Lusa. A exposição abrange a totalidade do percurso do artista, desde a década de 1970 até hoje, incluindo parcerias com Carminho, Legendary Tigerman e Philipe Parreno.

Como que por magia, comece a impressionar família ou a miúda a quem tem medo de dizer “olá”

Livros. Diários

Prefácio da edição portuguesa é de Antonio Tabucchi DR

Na intimidade do mito Cinquenta anos depois da sua morte, a Objectiva edita o irresistível livro “Fragmentos – Poemas, Cartas e Notas Íntimas de Marilyn Monroe”.


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


11

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

Especialista

Sexta

A CANÇÃO DO BANDIDO

DR

PEDRO RAMOS RADIALISTA & ETC.

Noite: Pedro Abrunhosa & Comité Caviar atuam esta noite, a partir das 22h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Os bilhetes custam entre €15 a €20

STORYBOARD PARA O SEU FIM DE SEMANA Sábado

Noite: Se quiser comer pizas com uma qualidade ímpar recomendamos que vá jantar ao restaurante Amesa, na LX Factory. Informações em www.amesadolx.com

Domingo

Noite: O Hard Rock Cafe Lisboa está a acolher a exposição itinerante “The Art of Hard Rock”

Ainda aqui não tinha apontado a lanterna para um dos meus discos preferidos deste ano. Falo de “A Thing Called Divine Fits” dos... Divine Fits, claro. Não são novatos, longe disso. Nas vozes reencontramos dois dos mais cool cavalheiros rock da última década: Dan Boeckner (ex-Wolf Parade, ex-Handsome Furs) e Britt Daniel (líder dos Spoon). A eles junta-se Sam Brown, baterista dos lendários New Bomb Turks. O resultado não anda muito longe do trabalho de Boeckner e Daniel nas suas principais bandas: guitarras sujas, produção simples e sem muitas camadas,

pinceladas eletrónicas aqui e ali, mas acima de tudo, rock com groove direto ao assunto, com os lábios de Jagger na cara e um disco dos Replacements debaixo do braço. E não os menosprezem. O facto de este ser um disco de uma banda “secundária” ou “paralela” para os seus intervenientes não implica que isso se sinta nas letras, especialmente se nos focarmos nas composições de Boeckner. Do ângulo dele, e em canções como “My Love Is Real”

ou “Baby Get Worse”, percebemos que esta é uma obra que reflete uma separação, algo natural tendo este acabado com as suas duas bandas, sendo uma delas (Handsome Furs) partilhada com a sua namorada Alexei Perri. Guitarras para um recomeço, com o corpo a voltar à vida depois de uma manhã de ressaca. Um disco que dança e diz adeus às vidas passadas. Em suma é isto. Altamente recomendável. REALIZADOR DE RÁDIO NA RADAR (97.8 FM / WWW.RADARLISBOA.FM)

PUB


12

www.readmetro.com

entrevista

SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

DR

Muito se pediu para que Patrick Carney (bateria) e Dan Auerbach (guitarra) parassem em Portugal para nos presentearem com o seu blues-rock. O dia está a chegar. “Vemo-nos na próxima semana!”, diz Patrick a propósito do concerto de terça-feira. O passado, o presente e o futuro dos Black Keys a partir de uma conversa com o baterista, de férias em casa (nesta altura, Nashville), mas já a trabalhar no próximo disco.

“Os nossos irmãos eram melhores amigos e encorajaram-nos a começar a fazer música juntos. O Dan já era bom em guitarra, eu fui para a bateria” Sim, já muitos anos. Só que só começámos a tocar lá para os 15 ou 16 anos. A banda surgiu uns cinco anos depois.

Patrick, a vossa tour europeia vai começar em Portugal. Agora estão de férias?

E sempre tiveram interesse no mesmo tipo de música, este blues-rock que tanto vos caracteriza?

É só uma pausa de uma semana. Mas não estou bem de férias, estou por casa... este ano estive em casa só umas seis semanas. Por isso, ficar em casa sabe a férias. Nestas pausas o que costuma fazer? Aproveitam para fazer música?

Bom, estou neste momento no meu estúdio a fazer música. Estar em digressão o ano todo é muito divertido, porque vamos a todo o lado, mas há uma coisa que não conseguimos fazer: música. Então, quando voltamos, conseguimos escrever bastantes coisas nestas pausas. Então é agora que estão a começar a trabalhar no novo disco?

Já começámos com algumas coisas. Tivemos em estúdio uns quatro ou cinco dias. Mas ainda não

“Fazer discos é muito divertido. Há alturas em que pode ser stressante, mas há poucas coisas que nós gostemos mais de fazer” PATRICK CARNEY

começámos à séria. Isso é só em janeiro. Estão juntos, como banda, há uns 12 anos. A forma como a vossa música tem sido aceite nos últimos dois ou três anos alterou de alguma maneira a perspetiva que têm da música e como a fazem?

Não necessariamente. Mas de cada vez que fazemos um disco, tornamo-nos melhores músicos. Talvez hoje em dia façamos música de uma for-

THE BLACK KEYS Juntos há 11 anos, há três explodiram para o “mainstream” E só agora se estreiam em Portugal Há dez anos tocavam para 150 pessoas... hoje fazem tournées mundiais para 20 mil O que mudou?

“AGORA JÁ GOSTAMOS DE TOCAR NAS GRANDES SALAS” ma ligeiramente diferente daquela que fazíamos quando começámos, mas é apenas porque começámos a prestar atenção a coisas que dantes não eram importantes, como o ritmo ou a cadência. Mas não tem que ver com o sucesso. Encaram como um grande desafio fazer discos ou simplesmente gostam de ir os dois para estúdio gravar umas canções?

Fazer discos é muito divertido. Claro que há alturas em que pode ser stressante, mas nós nunca tentamos forçar nada a sair. Há poucas coisas que nós gostemos mais de fazer. O vosso último álbum, “El Camino”, foi produzido por Danger Mouse. Já pensaram se no novo trabalho também

vai ser ele ou terão outro?

coisa a que nós nos habituamos. E, no nosso caso, temos vindo a tocar em espaços cada vez maiores. Já não é assustador. E temos tocado alguns concertos mais pequenos nos últimos anos e há mais problemas nos sítios para 300 pessoas: o som não costuma ser tão bom, o palco é mais pequeno... há mais barulho. Agora já gostamos de tocar nas grandes salas.

Vamos tentar ser nós a fazer tudo, mas acho que o Brian [Burton, aka Danger Mouse] vai trabalhar numa parte do disco.

O que vai acontecer aqui em Portugal? Como nunca cá estiveram antes, o que podemos esperar do concerto?

+ info Black Keys, no Pavilhão Atlântico: terça-feira, 27 de novembro (20h30) 1ª Parte: The Macabees Bilhetes: Plateia em Pé – €36 Balcão 1 – €39 Balcão 2 – €29

Qual é a diferença de tocar para 500 pessoas ou 5.000 para agora terem concertos com 20 mil pessoas?

Pode ser um pouco assustador. Mas, lá está, é outra

Devemos tocar coisas de todos os álbuns, mas a maioria será relativa aos dois últimos discos, porque esta digressão vai incidir sobre países onde nunca estivemos antes,

como Portugal, ou não vamos há muito tempo. São os últimos concertos desta digressão. Desde miúdos, sempre foram vocês os dois. Nem sequer tiveram uma banda num formato mais comum?

Em novo nem ligava muito a música. Mas depois aprendi a tocar guitarra lá para os 12... O Dan só começou lá para os 15. Só que os nossos irmãos mais novos eram melhores amigos e encorajaram-nos a começar a fazer música juntos. E ele já era muito bom em guitarra, eu fui para a bateria. Mas ouvia indie-rock, mas também clássico. O Dan era mais para o electric-blues. Foi aí que nos ligámos, em Led Zeppelin e por aí. E o hip hop?

O que eu ouvia era quase exclusivo Wu-Tang Clan. Faziam muitos samples de músicas que o meu pai ouvia, os discos da [editora] Stax. Então quando fizeram o disco “Blakroc”, com o Ol’Dirty Bastard, RZA ou Raekwon, foi uma enorme experiência pessoal.

Sem dúvida. Estar ali em estúdio com aqueles tipos que ouvíamos tanto quando éramos miúdos foi incrível!

E xc lu s

ivo

m e t ro

Quando começámos ainda tentámos ter um amigo baixista. Mas como ele não queria seguir esta carreira, desistiu. Procurámos um guitarrista ou um baixista para encher, mas não encontrámos ninguém disposto a deixar o emprego. E assim ficámos só nós! Ajuda à solidez da banda conhecerem-se desde os oito ou nove anos...

Está previsto outro álbum de “Blakroc”? Lançaram há poucos dias o tema que fizeram com o RZA para a banda sonora de “The Man With The Iron Fists”...

Esse já está gravado há muito tempo. Há uns três anos... temos algumas coisas gravadas, mas acho que não vamos fazer mais nenhum disco. BRUNO MARTINS BRUNO.MARTINS @METROPORTUGAL.COM


PUB


SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

Street Fashion. Londres

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Tapume. Terra alagadiça. 2. A parte que fica do cacho esbagoado. Servir-se. 3. Sarraceno. Unidade de medida de massa, igual à milésima parte do quilograma. 4. Chiste (fig.). Instrumento de sopro, com ou sem pistões, de som estridente. 5. Golpe feito com instrumento cortante. Qualquer abertura circular. 6. Designa dor, admiração, repugnância (interj.). Coisa roubada. Existes. 7. Nome da letra M. Massa volumosa e compacta de uma substância pesada. 8. Acto ou efeito de tirar letras na escrita, raspando. Lírio. 9. No meio de. Rústico. 10. A parte oculta de qualquer coisa. Chá ou infusão de ervas medicinais. 11. Corroer. Habitar.

O tempo não espera

Jessica Hannan, editora de marketing MICHELLE BOBB-PARRIS

O que veste a Jessica? “Casaco PVC, calças Village Bicycle, sapatos Aldo e mala Bimba and Lola.” As suas influências: “Estou em constante estado de confusão! Ando rodeada de mulheres super bem vestidas e tento ouvir o que dizem.” PUB

www.readmetro.com

lazer

Que piada têm os sonhos seguros?/Não é mais divertido ter uma aventura?/Correr atrás dos sonhos que parecem loucuras?/E ter a coragem de escolher o nosso futuro?//O mundo é tão vasto como são os ceús,/ /Não tens curiosidade de ver o que és capaz de fazer?/E o destino é tão incerto que acabarás por desvendar os seus veús,/ /É um desafio em que te podes ultrapassar e surpreender!//Vive a vida, viva para a vida e os seus desafios!/Não vale a pena olhar para atrás, acelera!/Arrisca e corre como correm os rios.../Não parem e são livres como o tempo que não espera! FREDERICO PEREIRA

Sudoku

•••••

Verticais 1. Possui. Sentir vontade de. 2. Aniversário natalício. Magnetizar. 3. Que tem as mesmas características. Verão. 4. Parolar. Planta ericácea tipo. 5. Liga ferro-carbónica endurecida pela têmpera. Que revela grandeza de alma, elevação moral. 6. Certa música e dança popular. 7. Esfera terrestre. Órgão excretor que tem a função de formação da urina. 8. Popularidade. Obstruído. 9. Servira-se de. Ter tonturas. 10. Sinal para começar alguma coisa. Torna são. 11. Que tem muitos ramos. Parte da cozinha onde se acende o fogo

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Taipa, Paul. 2. Engaço, Usar. 3. Mouro, Grama. 4. Sal, Clarim. 5. Lanho, Aro. 6. Ui, Roubo, És. 7. Eme, Bloco. 8. Rasura, Lis. 9. Entre, Rural. 10. Raiz, Tisana. 11. Roer, Morar. VERTICAIS: 1. Tem, Querer. 2. Anos, Imanar. 3. Igual, Estio. 4. Parlar, Urze. 5. Aço, Nobre. 6. Chula. 7. Globo, Rim. 8. Aura, Ocluso. 9. Usara, Oirar. 10. Lamiré, Sana. 11. Ramoso, Lar.

14


PUB


16

motores

+ plus

0 novo Adam é um carro virado para a cidade, embora também tenha chassis para o campo É irreverente, pode ser personalizado e aponta para os mais novos Vai estar disponível no mercado português já em março do próximo ano

Opel lança o seu modelo

divertido LUÍS CARMO LUIS.CARMO @METROPORTUGAL.COM

Breves

Clio atinge marca histórica Uma semana depois do lançamento da sua quarta geração, a saga Clio atingiu um marco histórico: foi matriculado o Clio nº 400.000 em Portugal. O Clio foi lançado em Portugal no verão de 1990.

O Renault Clio herdou o legado do clássico modelo Renault 5 que, este ano, comemoraria o seu 40.º aniversário.

Um milhão para o Fiat 500 Produzido desde o ano de 2007 na Polónia e desde 2011 no México, o Fiat 500 acaba de atingir a quota de um milhão de unidades vendidas. O novo Fiat 500 foi lançado a 4 de julho de 2007, em Turim.

Jovem e irreverente. Esta é uma das formas como podemos catalogar o novo Opel Adam, que começa a ser comercializado em março de 2013 em Portugal. O metro esteve na apresentação internacional deste concorrente do Fiat 500 ou do Smart, que decorreu em Lisboa, e gostou do contacto que teve com o veículo. Para começar temos de salientar que este é um carro para personalizar ao gosto de cada um: há uma enorme variedade de cores,

tetos, desenhos de bancos, etc (ver caixa). O melhor exemplo que podemos dar do quão diferente é o Adam está no facto de numa das opções do tejadilho podermos ver... estrelas – 64 luzes LED simulam estrelas por cima das nossas cabeças! “Este carro quer trazer clientes novos que não olham para a marca. Este carro é novo e tem de criar as suas próprias imagens”, explicam os responsáveis da marca alemã. É um modelo virado para os mais jovens. Tem linhas musculadas e masculinas, é desportivo, mas amável, é pequeno e individual (o

Diferente... Peculiaridades do Adam: 12 cores, três exclusivas só para o tejadilho. Os nomes das cores são inspiradas de forma divertida em filmes como “Purple Fiction” ou “Greenspotting”; 31 desenhos e cores de jantes; Três individualizações: a Adam Slam (mais desportiva e masculina), a Adam Jam (da moda) e a Adam Glam (mais refinado); Quatro interiores de cores diferentes.

Adam mede quase 3,70 m de comprimento e 1,72 m de largura). Apesar de ser do Segmento A, o Adam apresenta bastante tecnologia: aviso de ângulo cego; volante e assentos aquecidos; sistema de estacionamento automático de nova geração; ou o sistema Intellilink, com ecrã tátil, para integrar os smartphones iPhone e Android. Duas notas: uma para os materiais utilizados no habitáculo do carro que são de boa qualidade; e outra para o sistema Flex Fix para as bicicletas. Já da falta de espaço nos dois lugares traseiros

O novo Adam apresenta tecnologia oriunda de segmentos superiores não gostámos. Condutor e passageiro vão muito bem instalados, ao contrário de quem vai atrás. Registe-se que o Opel Adam é o carro mais pequeno a ser produzido exclusivamente na Alemanha, tem três motores a gasolina (1.2, 70 cv, 1.4, 87 cv e 1.4, 100 cv) e custa a partir dos €13.500.


17

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

Extraterrestre italiano A Lamborghini tem uma novidade: o novo Aventador Roadster LP700-4, um empolgante veículo de série para a categoria dos descapotáveis e superdesportivos. Note-se que a marca italiana tinha lançado a versão coupé no verão de 2011, que vendeu mais de 1.300 unidades. O Aventador Roadster LP700-4 é um carro de linhas geométricas e com sofisticada tecnologia de vanguarda. O tejadilho foi fabricado em duas peças distintas em fibra de carbono, utilizando tecnolo-

gias como as RTM e Forged Composite – estas técnicas garantem a máxima rigidez e beleza estética, embora os componentes sejam leves, pesando menos de 6 kg. As duas partes são amovíveis, fáceis de manusear e a sua leveza e rápida fixação permitem que sejam guardadas na bagagem frontal. O pilar traseiro foi redesenhado para dar total apoio ao tejadilho.

Já na carroçaria sobressaem duas tonalidades: o preto brilhante e o azul metálico ou “Azzuro Tétis”. No interior é utilizado

Acelera de 0 a 100 km/h em 3 segs. e a vel. máxima é de 350 km/h – o motor V12 de 6.5l tem 700 cv

o couro denominado “Sabbia Nefertem”, que destaca o modo artesanal dos estofos da marca da localidade italiana de Sant Agata Bolognese.

Destaque, ainda, no novo Aventador LP 700-4 Roadster para o ousado e agressivo “olhar” das novas jantes Dione de 20 e 21 polegadas. Produzidas em alumínio, permitem reduzir o peso

do veículo em 10 kg, em comparação com as outras jantes disponíveis. Este superdesportivo, com transmissão ISR de 7 velocidades e suspensões do tipo push-rod, custa €300.000 (sem impostos).

pequenos anúncios

OPORTUNIDADES ÚNICAS EM EXCLUSIVIDADE

LEILÃO IMOBILIARIO LISBOA 2 de DEZEMBRO 2012 – 15 H | 8 de DEZEMBRO 2012 – 15 H

CORINTHIA HOTEL LISBON

AV. COLUMBANO BORDALO PINHEIRO, 105 – LISBOA Também inclui imóveis no Algarve

IMÓVEIS A PARTIR DE

19.000 €*

VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 2.000 € * * ESTES VALORES REFEREM-SE AO LEILÃO DE 8 DEZ

PORTO 1 DE DEZ 2012 – 15 H | 9 DE DEZ 2012 – 15 H

HOTEL NOVOTEL PORTO GAIA CONTACTOS

LISBOA +351 21 382 84 60 PORTO +351 22 608 188 244 geral@euroestates.pt www.euroestates.pt AMI: 1827 – Val.: 06/06/2015

P O S S IB D E F IN A N IL ID A D E B A N C Á R IO C IA M E N T O A S U JE IT O A T É 1 0 0 % , DEC D E C R É D IT IS Ã O O


pequenos anúncios

DESDE 1930 UMA EMPRESA DE CONFIANÇA CONFF

NÃO NECESSITA VENDER! O OURO VALORIZA-SE, RENTABILIZE-O!

COMPRA • EMPRÉSTIMOS • VENDA

• Av.ªª Almirante l i Reis, i 190 C (à Alameda) l d ) 218 463 224 • Rua Francisco Sanches, 158 A (à Praça do Chile) 218 121 929 • Av.ª da República, 51 B 217 974 328

OURO • PRATAS • JÓIAS • RELÓGIOS • ARTE GARANTIMOS: as melhores avaliações!

COMPRA - VENDA OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

12.º ano + prossão! c/ AJUDA FINANCEIRA FINALMENTE vais ter a possibilidade de rar o 12.º ano... SEM CUSTOS! e ainda recebes uma BOLSA e SUBSÍDIOS Tens jeito para negócios? Procuras desenvolver uma carreira de sucesso?

Cursos de Aprendizagem Tens duas opções:

Técnico/a Comercial Técnico/a de Vendas ÚLTIMAS INSCRIÇÕES Início a 26/11/12 Local de realização: Cais do Sodré Duração: 2 anos e meio

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

A quem se desna? Jovens com idade inferior a 25 anos, com o 9.º ano de escolaridade, que pretendam obter uma qualicação prossional (nível 4 do Quadro Nacional de Qualicações) e o 12.º ano de escolaridade. Os cursos decorrerão em horário laboral, com estágio incluído, e sem custos de inscrição. Os formandos terão direito a bolsa formação, subsídio alimentação e subsídio de transporte, de acordo com a legislação em vigor.

Informações e inscrições: Praça Duque da Terceira, n.º 24, 2.º andar 21 340 40 50 91 810 40 50 / 96 802 56 56 sergiomelice@iprof.pt

Ex: 50€ x 1 mês/1,5€ = 51,50€ TAEG 36%

www.accredito.com.pt www.accredito.com www.accredito.co

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA Desde 1951 Somos uma empresa de confiança

Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR

Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado) Tels.: 21 346 54 11 • 21 342 94 83 • 21 321 93 46 Fax: 21 321 14 97 | E-mail: geral@apj.com.pt

AS SUAS JANELAS E ESTORES TÊM PROBLEMAS? Prateleiras, móveis ou varões de cortinados por montar?

Peça já o seu orçamento GRÁTIS... Ligue hoje mesmo 93 943 75 99

PAGAMOS O VALOR MÁXIMO!

Compramos

OURO E PRATA

PAGAMOS ATÉ

55

JÓIAS • FIOS • MOEDAS • DENTADURAS EUROS • PEÇAS PARTIDAS • ALIANÇAS • PULSEIRAS AMA R G O • ESCRAVAS • RELÓGIOS • PEÇAS ANTIGAS DE OURO • BRINCOS • PREGADEIRAS • IMAGENS • CRUCIFIXOS • CAUTELAS DE PENHORES Segunda a Sexta das 9h às 19h • Sábado das 9h às 13h Avenida António Augusto de Aguiar, 181 (próximo do El Corte Inglés e Praça Espanha) | Telf.: 21 386 87 03 • Tel.: 96 194 96 01


pequenos anĂşncios


20

EPA

Empate insuficiente

3

O Marítimo arrancou um empate em Newcastle, Inglaterra (1-1), mas tal não foi suficiente para manter a equipa na Liga Europa. Independentemente do resultado na última jornada, os insulares nunca ficarão nos dois primeiros postos do agrupamento, que dão acesso à fase seguinte. O golo do Newcastle foi marcado por Marveaux, aos 23 minutos. O tento do Marítimo foi de Fidelis, aos 79m.

sport

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES: NEWCASTLE 1-1 MARÍTIMO CLUB BRUGGE 1-2 BORDÉUS GRUPO D J V E D GOLOS PTS BORDÉUS 5 3 1 1 08-05 10 NEWCASTLE 5 2 3 0 07-03 9 CLUB BRUGGE 5 1 1 3 05-09 4 MARÍTIMO 5 0 3 2 02-05 3

Top/Flop

André Villas-Boas O Tottenham saiu da capital italiana empatado com a Lazio (0-0). Os Spurs ainda não estão apurados, mas está nas mãos de Villas-Boas consegui-lo, pois vão receber o Panathinaikos.

NEWCASTLE

Vergonha em Basileia! Sporting perde na Suíça e está fora da Europa Leões sofrem dois golos em superioridade numérica Mau de mais para ser verdade

Jeremy Lin “Linsanity”, como é conhecido Lin, ficou pela segunda vez em quatro jogos no banco nos minutos decisivos. E foi sem uma das sensações da NBA que os Rockets baterem os Bulls.

1 1

Insúa (esq.), Rojo e companhia foram incapazes de travar os jogadores da equipa helvética

“Estou muito desiludido a nível individual e coletivo”. As palavras foram proferidas por Vercauteren, técnico do Sporting, após a derrota em Basileia que afastou a equipa da Liga Europa. Se Vercauteren ficou desiludido, os adeptos e sócios do Sporting devem ter ficado à beira de um ataque de nervos! RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES: BASILEIA 3-0 SPORTING VIDEOTON 0-1 GENK GRUPO G J V E D GOLOS PTS GENK 5 3 2 0 09-04 11 BASILEIA 5 2 2 1 07-04 8 VIDEOTON 5 2 0 3 05-06 6 SPORTING 5 0 2 3 02-09 2

O Sporting perdeu na Suíça contra uma equipa que jogou com dez elementos desde o minuto 61, quando Cabral foi expulso. Nessa altura, o Sporting perdia por 1-0 graças ao golo de Schär aos 23m. Ou seja: o Sporting sofreu dois tentos frente a uma equipa em inferioridade numérica. Os leões foram enxovalhados por culpa própria em Basileia. Não adianta arranjar desculpas ou colocar paninhos quentes na situação. Vercauteren tem poucos jogos como técnico leonino, mas este foi o pior de todos. A equipa não teve or-

3 0 BASILEIA

SPORTING

Sommer P. Degen Fabian Schär Dragovic Steinhofer Cabral D. Degen V. Stocker (Zoua, 80) Fabian Frei (A. Ajeti, 90) Marcelo Diaz Alexander Frei (M. Salah, 65) T: Murat Yakin

Rui Patrício Cedric Xandão Rojo Insúa Gelson (Betinho, 68) Elias Pranjic Capel Labyad (Carrillo, 60) V. Wolfswinkel T: Vercauteren

Local: Estádio St. Jakobs Park, em Basileia Golos: Fabian Schär (23m), Stocker (67m), D. Degen (71m) Disciplina: cartão amarelo para F. Frei (33m), Insúa (35m), Labyad (42m), Cabral (54m), Gelson (55m), Carrillo (61m); cartão vermelho para Cabral (61m)

ganização ofensiva (nem defensiva, já agora) e é óbvio que o duplo pivô, Gelson, Elias e Prajnic como organizador de jogo não resulta. Mas a culpa não é só do técnico. Por exemplo: Wolfswinkel esteve isolado perante Sommer, mas não marcou. A Carrillo aconteceu o mesmo, no fim, e a eficácia foi zero – como os golos leoninos. Já o Basileia, na cara do golo, foi eficaz como se viu nos tentos de Stocker e Degen. Elias disse no fim do jogo que o Sporting já fez maus jogos, mas que este “foi o pior”. Concordamos. Refira-se por curiosidade que na outra partida do grupo o Genk foi à Hungria bater o Videoton, que era o resultado que os leões precisavam para tentarem passar aos 16 avos de final da LUÍS CARMO prova...

MARÍTIMO

Académica fica de fora A Académica, como Marítimo e Sporting, está virtualmente fora da Liga Europa. Ainda falta aos estudantes jogar a 6.ª jornada do Grupo B, mas este encontro nada vai decidir. At. Madrid e Plzen são as equipas que seguem na competição. Ontem, em Coimbra, Horvath, que já passou pelo Sporting, colocou os checos em vantagem, aos 57 minutos. Edinho empatou, de penalty, aos 88m, mas o resultado não sofreu mais alterações. RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES: ACADÉMICA 1-1 PLZEN AT. MADRID 1-0 HAPOEL TELAVIVE GRUPO B J V E D GOLOS PTS AT. MADRID 5 4 0 1 07-03 12 PLZEN 5 3 1 1 10-04 10 ACADÉMICA 5 1 2 2 06-07 5 HAPOEL 5 0 1 4 02-11 1

1 1 ACADÉMICA

PLZEN


21

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

(Hungria, 2007) e Szczecin (Polónia, 2011).

Jogadas

Europa lá fora e cá dentro HÓQUEI EM PATINS. O FC

Porto defronta amanhã os espanhóis do Noia, no Dragão Caixa, na Liga Europeia (18h30). Já o Benfica joga na Alemanha com o Cronenberg (20h).

Carvalho volta ao 4.º lugar NATAÇÃO. O português Diogo Carvalho foi ontem 4.º classificado pela terceira vez numa final dos 200m estilos dos Europeus de piscina curta, falhando o bronze por 20 centésimos de segundo, em Chartres, França. O nadador do Galitos de Aveiro já havia sido 4.º em Debrecen

Ericeira em livro SURF. O livro “Ericeira

World Surfing Reserve” sobre a reserva mundial de surf da Ericeira, a primeira da Europa, é lançado amanhã naquela vila do concelho de Mafra para promover e recordar a tradição marítima da zona. “É uma homenagem minha e dos fotógrafos ao povo e aos recursos naturais da Ericeira”, afirmou à agência Lusa Miguel Ruivo, autor do livro, destinado sobretudo “aos turistas”.

Candidatos em Braga Arsenalistas recebem FC Porto no domingo Benfica joga em casa Sporting defronta o seu carrasco Jogo grande no Minho, no domingo. O FC Porto visita o Sp. Braga, proibido de perder após a derrota em Alvalade na ronda passada. Caso o líder FC Porto vença, fica a nove pontos de distância do Sp. Braga, 3.º na Liga, um fosso pontual complicado de dar a volta para um candidato ao título, como são os minhotos. O FC Porto está, praticamente, no máximo das suas forças e Vítor Pereira

até já pode contar com Fernando e Alex Sandro. Já José Peseiro, técnico do Sp. Braga, não deverá contar com Paulo Vinícius nem com Éder, lesionados. Já o Benfica, que está no topo da classificação com o FC Porto, defronta, na Luz, o Olhanense, 9.º: a dúvida de Jesus é se poderá contar com Matic, lesionado. Por fim, o Sporting, 10.º, defronta o seu carrasco da Taça de Portugal. Franky

10ª JORNADA HOJE: BEIRA-MAR-V. GUIMARÃES (20H15, SPTV) AMANHÃ: BENFICA-OLHANENSE (20H30, SPTV) DOMINGO: V. SETÚBAL-RIO AVE (16H00) NACIONAL-ESTORIL (16H00) ACADÉMICA-GIL VICENTE (18H00) SP. BRAGA-FC PORTO (20H15, SPTV) SEGUNDA-FEIRA: MOREIRENSE-SPORTING (20H15, SPTV) TERÇA-FEIRA: P. FERREIRA-MARÍTIMO (20H15, SPTV)

Vercauteren tem vários jogadores em dúvida (Boulahrouz, Izmailov, Jeffrén...) para o encontro, fora, com LUÍS CARMO o Moreirense.

Decisões no Brasil Sebastian Vettel e Fernando Alonso discutem no domingo, no GP Brasil, o título de campeão de Fórmula 1 (16h, SPTV2). O piloto alemão é o grande favorito à vitória e, consequentemente, à conquista do tricampeonato, pois tem 13 pontos de vantagem sobre o espanhol. Há vários cenários, mas para simplificar basta dizer que Vettel é campeão se chegar nos quatro primeiros lugares, independentemente de uma vitória de Alonso. Alonso, da Ferrari, está com a vida complicada, mas tenta ver o aspeto positivo de estar em 2.º: “Há sempre pressão na Fórmula 1, mas é menor quando não estamos a liderar o campeonato. Não temos nada a perder. Depois de cinco ou seis corridas dominadas pela Red Bull, recuperar treze pontos vai ser muito complicado.” PUB

EUA. NBA

James (esq.) apontou 28 pontos na American Airlines Arena em Miami, Florida GETTY

LeBron voa sempre muito alto LeBron James, dos Miami Heat, vai para o cesto apesar da oposição de Brandon Jennings, dos Milwaukee Bucks . Os campeões ganharam aos Bukcs (113-106), após prolongamento. Já os LA Lakers somaram a sua segunda derrota desde que são orientados por Mike D’Antoni em Sacramento com os Kings (113-97).


PUB

20121123_pt_lisbon  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you