Page 1

Cinema Pedro Filipe Marques vence XIX Festival Caminhos Tournée metro com Rihanna {pág. 9}

29.674 pessoas

MÚSICA

O AMOR DE JASON MRAZ AO VIVO NO ATLÂNTICO {pág. 8}

facebook.com/metroportugal

GRANDE PORTO segunda-feira 19 Novembro 2012 ano 6, nº 1765 Hoje 8° | 16°

Amanhã 13° | 15°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Estado paga três milhões

Automobilismo

Indemnização a 60 comerciantes e lojistas do Porto devido a obras da Capital da Cultura 2001 Fundação Casa da Música sem responsabilidade {pág. 4}

Vitória à campeão Félix da Costa ganha em Macau Taça Intercontinental da FIA em Fórmula 3 Decisão do Mundial de Fórmula 1 será na última corrida {págs. 14 e 15}

Mundo. Israel/Gaza

Habitação social a avaliar Câmara quer disciplinar gestão dos fogos municipais {pág. 3}

Assumir o erro 30 anos depois Ikea lamenta uso de trabalho de presos políticos {pág. 6}

O Alfaiate Lisboeta Número de mortos no conflito entre Israel e militantes do Hamas em Gaza aumenta. Diplomacia mundial tenta evitar escalada {pág. 6} LIOR MIZRAHI /GETTY IMAGES

Paris em Berlim num dia frio de novembro {pág. 2}


www.readmetro.com

02

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2012

1

O ALFAIATE http://oalfaiatelisboeta.com José Cabral

PARIS EM BERLIM

jornal

or cá já faz frio. Em Paris mais. Mas em Berlim mais ainda. E esta parisiense passeia-se assim pela rua. Não é tão louca como poderá parecer. Não tem tanto de louca como, seguramente, tem de beleza e bom gosto. Sai de casa (bem aquecida seguramente) para ir apenas buscar algo ao café da frente e eu, com a lata que já me conhecem, aproveito para fotografar uma perna semidesnuda em pleno inverno.

P

Não perca hoje!

Escreva para info@oalfaiatelisboeta.com

CONCERTO COWBOY JUNKIES Casa da Música, Porto Bilhetes €30 – 21h00 O mítico quarteto canadiano composto por Alan Anton e os irmãos Timmins – Margo, Michel e Peter –, sobe ao palco da Sala Suggia para apresentar o volume IV das suas “Nomado Series”, batizado de “The Wilderness”.

metro online

Veja o trailer de “Admissions”, uma nova comédia romântica com Tina Fey e Paul Rudd.

www.facebook.com/ tmz “Justin Bieber e Selena Gomez discutiram forte e feio durante um jantar na passada sexta-feira. Digamos que nem chegaram às entradas. Selena saiu e Justin seguiu-a até casa, onde um paparazzi fotografou tudo. A cantora deixou o jovem Bieber na rua...” www.facebook.com/ thehollywoodreporter “Jamie Foxx vai apresentar o ‘Saturday Night Live’ no dia 8 de dezembro e Ne-yo será o convidado musical, anunciou a NBC. Esta é a sua segunda vez como apresentador. A primeira foi em 2000.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

@GarryShandling “Se você é o diretor da CIA e não consegue esconder um caso extraconjugal, isso quer dizer que é impossível fazê-lo. Assunto arrumado meus amigos.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

www.guardian.co.uk/ film/filmblog “Desde a estreia no fim de semana que milhares de fãs têm assistido aos cinco filmes da saga Twilight de seguida.”

Pintura: 150 anos de Ramon Casas

A primeira serra do mundo sem tabaco A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) quer transformar a serra da Estrela na “primeira serra do mundo sem tabaco”, através de um projeto, apresentado oficialmente sábado em Seia, que envolverá diversas entidades da região. “Queremos sensibilizar a população para que haja uma área livre de tabaco. É difícil, mas é uma tentativa com uma força simbólica”, disse o oncologista Carlos Oliveira, presidente da LPCC e do seu Núcleo Regional do Centro.

www.facebook.com/ hollyscoop “‘Estou desejoso de comer um cheeseburger.’ A frase é de Matthew McConaughey. Porquê? O ator já perdeu 14kg para participar do novo filme de Martin Scorsese ‘The Wolf of Wall Street’.”

“Esta é a maior serra de Portugal e é uma área protegida. Também queremos proteger esta zona de tabaco”, afirmou, justificando a “força simbólica” que atribui à iniciativa, que se prolongará durante um ano, terminando no Dia do Não Fumador de 2013. O projeto “Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco” abrange vários concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra com ligações àquela montanha da Região Centro.

Uma pintura de Ramon Casas foi disponibilizada pela Galeria Gótica de Barcelona como aperitivo para o “catalogue raisonné” do artista espanhol. Este será um catálogo exaustivo em que as obras do pintor serão explicadas com minúcia e que estará pronto em 2016, a tempo de celebrar os 150 anos do nascimento de um dos pintores modernistas mais importantes. EPA/GOTHSLAND GALLERY

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMI NISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenação Lisboa Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia DIRETOR DE MARKETING Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2012

JOÃO CARLOS MALTA

Novas regras na habitação social

Porto

Câmara do Porto quer avaliar periodicamente atribuição de casas sociais Habitação social não é sinónimo de “guarida eterna”

Atribuição e manutenção de casas vão sofrer mexidas

A Câmara do Porto quer disciplinar a gestão dos 13 mil fogos municipais através de uma avaliação regular à carência económica dos seus ocupantes, num texto que alerta para a impossibilidade de “guarida eterna” da habitação social. A proposta de Regulamento de Gestão do Parque Habitacional visa organizar a atribuição, manutenção e cessação da ocupação dos bairros sociais, num documento com 11 capítulos, 58 artigos e 43 páginas que vai ser votado na reunião camarária de amanhã. “Porque a habitação social representa um bem

público que visa acudir à satisfação das necessidades mais básicas e elementares da população mais carenciada, essa necessidade deve ser periodicamente avaliada”, escreve-se na proposta da vereadora da Habitação Social, Matilde Alves. Para a autarquia, “as habitações municipais de cariz social não podem pretender oferecer guarida habitacional eterna a quem as venha a ocupar”. “O apoio social público […] justifica-se enquanto os beneficiários evidenciarem graves carências económicas, traduzidas necessariamente em graves carências ha-

Condições Autarquia considera que “não estará preenchido o requisito de grave carência económica e habitacional quando algum elemento do agregado familiar” esteja a “usufruir de apoios financeiros públicos para fins habitacionais”. Também não é considerada situação de carência grave quando “algum elemento do agregado possua património, imobiliário ou mobiliário” cujo valor “seja suficiente” para “permitir o recurso a habitação própria”.

bitacionais”, escreve-se na nota justificativa introdutória do regulamento. A necessidade de habitação social é, para a autarquia, “uma situação que se pretende e deseja conjuntural” com “impacto na necessária racionalidade da gestão de meios financeiros”, até porque constitui um “princípio fundamental à gestão do parque habitacional”. Importa, por isso, criar um regime para “uma gestão eficiente do parque habitacional”, de acordo com o qual o “direito de ocupação dos fogos será concedido a título precário”.

Saúde. Inovação

Regresso a Gaia? O vice-presidente da Câmara de Gaia, Firmino Pereira, está “convicto” de que até ao final do ano, no âmbito de uma remodelação governativa, Marco António Costa vai posicionar-se como candidato a esta autarquia. Já há cerca

Se estivesse no seu lugar... ... hoje, às 17h00, na loja Fnac do GaiaShopping, assistia à projeção de “MICHAEL JACKSON – LIVE AT WEMBLEY”. Uma edição

comemorativa dos 25 anos do álbum “Bad”, com o registo do concerto memorável protagonizado pelo cantor, já falecido, no Estádio de Wembley, em 1988.

de duas semanas, o atual presidente Luís Filipe Menezes mostrou-se convicto de que o seu sucessor na candidatura será Marco António, como “está aprazado” entre os dois “há muito tempo”. O secretário de Estado da Segurança Social ainda não confirmou a corrida a Gaia, tendo dito em setembro que “o tempo para essas decisões chegará em breve”.

PSP reforça atenção a infrações Na sequência de queixas pela prática de estacionamentos ilegais nas zonas de diversão noturna na Baixa, a PSP do Porto anuncia que “irá desenvolver operações de fiscalização, bloqueamento e remoção de viaturas que se encontrem em situações que causem graves perturbações para a circulação de trânsito”. R.M.

Técnica diferente “permite um parto mais natural e sem qualquer medicação”, garante a maternidade DR

Hospital da Lapa realiza mil partos por ano O Hospital da Lapa, uma das maiores maternidades privadas do Norte, comemora agora quatro anos desde a inauguração da Unidade de Partos. Segundo o hospital, “o que distingue esta maternidade das demais é a chamada sala de elemento de água, a ‘banheira de dilatação’”. Aqui, a grávida fica deitada na fase da dilatação: “Com um sistema de hidromassagem, aliado ao calor e à água este método alivia as dores inerentes ao parto.”


04

www.readmetro.com

nacional

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2012

Emigrantes mal aproveitados

Norte a Sul

Contra prisão preventiva JUSTIÇA. Artur Soares

da Veiga, advogado de Duarte Lima – acusado de burla qualificada e branqueamento de capitais no sábado – disse ontem que a medida de coação a aplicar ao ex-líder parlamentar do PSD deve “ser menos gravosa” do que a atual prisão domiciliária.

Mestrandos na Judiciária UC. Os alunos de

mestrado de Química Forense da Universidade de Coimbra (UC) vão poder realizar estágios no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa.

RESÍDUOS? EVITE-OS! SARA CAMPOS SARACAMPOS @QUERCUSANCN.PT

GETTY IMAGES

Especialista condena gestão da emigração Quem quer ficar também deve ser respeitado, diz O potencial da emigração portuguesa está a ser “muito deficientemente aproveitado” pelo Governo, defende o investigador Jorge Malheiros. Para o especialista do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, os emigrantes, sobretudo os mais qualificados, têm mais para dar do que remessas. À agência Lusa, Jorge Malheiros referiu que o poder político está a gerir mal a questão da emigração, nomeadamente ao passar a ideia de que, não havendo alternativas em Portugal, “é normal emigrar”. “A ‘naturalização’ da emigração esquece que,

Ecoradar

Números Entre 100 mil a 120 mil portugueses emigraram no ano passado. O número foi avançado no final de 2011 pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

sendo verdade que se deve respeitar o princípio da liberdade de circulação das pessoas que pretendem procurar emprego fora, também se deve respeitar a liberdade das pessoas que não querem circular”, mas sim trabalhar no País, defende.

As más condições de empregabilidade levam-nos a procurar trabalho no estrangeiro

Estado condenado a pagar DR

O Estado foi condenado a pagar uma indemnização de quase três milhões de euros a 60 comerciantes da cidade do Porto, disse o advogado dos lojistas. Em causa estão os “prejuízos causados pelas obras da Porto 2001” (que transferiu para a Fundação Casa da Música alguns ativos aquando da sua extin-

ção), explicou, em comunicado, o advogado que representou a Associação de Comerciantes do Porto. Nuno Cerejeira Namora classificou a decisão do tribunal como uma “vitória da cidade e dos comerciantes sobre o comportamento autista e prepotente da equipa que liderou o evento”.

Quase um ano para decisão do tribunal Os tribunais demoram, em média, 11 meses para resolver um processo de regulação de responsabilidades parentais e 15 meses para alteração ou incumprimento das normas estabelecidas, refere um estudo da Associação para a

Igualdade Parental e Direito dos Filhos. Cada juiz do Tribunal de Família e Menores abriu em média, em 2011, 154 processos de regulação de responsabilidades parentais e 158 de alteração ou incumprimento das normas estabelecidas.

Do lado da Casa da Música, fonte oficial disse à agência Lusa que a Fundação Casa da Música não herdou essa responsabilidade da sociedade Porto 2001, mas apenas o edifício da instituição. A indemnização deverá rondar os 1,9 M€, aos quais acrescem juros de mora que poderão elevar o valor para os 3 M€.

Herança foi só o edifício

502 mortes Seguro diz na estrada ser ilusão Os acidentes rodoviários causaram este ano 502 mortos, menos 13,8% do que no mesmo período de 2011, revelavam dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, divulgados ontem, Dia Mundial em Memória das Vítimas das Estradas.

O secretário-geral do PS, António José Seguro, acusou no sábado o Governo de fazer “propaganda”, considerando que a proposta de Orçamento do Estado contém o “maior aumento de impostos da história”. “A propaganda tentou iludir os portugueses

Arrancou no sábado passado a quarta edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se assinala anualmente em vários países. Coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa de Ambiente, esta efeméride pretende, até ao próximo dia 25 de novembro, criar uma agenda de iniciativas que permitam a participação ativa de todos os cidadãos e estimulem uma mudança de atitude face à produção de resíduos no dia a dia. Às entidades participantes exigiu-se um só pré-requisito: desenvolver ações relacionadas com a prevenção de resíduos, tais como atividades de sensibilização, campanhas informativas ou passatempos. E caso ainda tenha dúvidas sobre estas “semanas” temáticas, acredite que elas fazem cada vez mais sentido, principalmente se contribuírem para adotarmos bons hábitos ambientais ao longo de todo o ano. No que a esta temática diz respeito, a mensagem é simples: antes de pensar no destino que deve dar aos seus resíduos, recue um bocadinho e empenhese em produzir o mínimo possível. Como? Preferindo embalagens e sacos reutilizáveis; comprando a granel e transformando materiais usados em novos objetos. A imaginação é o limite. Conheça as iniciativas nacionais em www.ewwr.eu.

Em reação, o PSD acusou o líder socialista de ser “irresponsável”, lamentando o “discurso repetitivo” (...) tenta dar a ideia que os portugueses vão pagar menos 0,5% de impostos no próximo ano”, disse. Segundo o socialista, a proposta aumenta 30% no IRS dos portugueses.


PUB


06

www.readmetro.com

mundo-economia

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2012

‘Mea culpa’ a erro com 30 anos

Tailândia. Visita

Ikea lamenta ter usado trabalho de presos políticos na década de 80

Obama acompanhado pela PM tailandesa, Yingluck Shinawatra, na parada militar JACK KURTZ/GETTY IMAGES

Três dias pelo sudeste da Ásia O presidente dos EUA chegou ontem à Tailândia na primeira paragem de uma visita oficial de três dias pelo sudeste da Ásia, destinada a reforçar a cooperação com a região. No programa de Barack Obama, na primeira visita oficial desde a sua reeleição, estão previstas igualmente paragens na Birmânia (Myanmar) e no Camboja, com o objetivo de abrir novos mercados para empresas norte-americanas.

Planisfério

Negociar o comércio livre ASEAN. A Associação de

Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) começa amanhã as negociações para

criar uma zona de comércio livre (ZCL) com os seus vizinhos da China, Japão e Índia. O projeto, que tem como objetivo reduzir a dependência do Ocidente, pode transformar os 16 países envolvidos (3,5 mil milhões de habitantes), num mercado único com um PIB de 18 biliões de euros – que seria a ZCL mundial mais importante.

Imolação pelo Tibete Kyi, motorista de táxi e agricultora, imolou-se pelo fogo no noroeste da China, elevando para 75 o número de suicídios cometidos desde março de 2011 em protesto contra a política chinesa no Tibete.

Conflito entre Israel e militantes do Hamas em Gaza continua Diplomacia internacional tenta solução Onda de violência intensificou-se depois do assassinato do chefe do braço armado do Hamas vamente” a sua operação. “Os soldados estão preparados para qualquer eventualidade”, afirmou Benjamin Netanyahu. Entretanto, o presidente norte-americano, Barack Obama, disse que os EUA apoiam “totalmente o direito de Israel se defender dos

mil páginas 20 de arquivos internos da Ikea e 80 mil artigos dos arquivos federais alemães foram analisados o suficiente para evitar esse tipo de condições de produção entre os nossos fornecedores da antiga RDA”, refere Jeanette Skjelmose, Diretora de Sustentabilidade da Ikea na Suécia em comunicado, depois de investigar as denúncias de que há 25-30 anos a Ikea comprava produtos de empresas da antiga RDA, com recurso a trabalho prisional.

CHINA. A tibetana Chagmo

Sem fim à vista ao quinto dia Doze pessoas morreram ontem em Gaza na sequência de ataques israelitas, dia em que naquele país continuaram a ser disparados dezenas de rockets contra Israel por militares do Hamas. Há relatos de feridos nas cidades de Ashkelon e Ofakim, além de várias interceções em Tel-Aviv. Ao quinto dia de conflito, a negociação de um cessar fogo está a ser tentado. No entanto, o primeiro-ministro israelita anunciou que Israel está preparado para “expandir significati-

O grupo Ikea lamentou ter usado indiretamente na década de 80 o trabalho de presos políticos ao adquirir produtos de empresas da antiga República Democrática Alemã (RDA) que recorriam a trabalho prisional. “Lamentamos profundamente que esta situação tenha ocorrido. A utilização de trabalho de presos políticos na cadeia de produção dos fornecedores Ikea nunca foi aceitável para o Grupo Ikea. Na altura não tínhamos ainda implementado o eficaz sistema de controlo que temos hoje e obviamente não fizemos

mísseis” disparados pelas milícias palestinianas, esperando que este termine o quanto antes, de forma a avançar o processo de paz. Já o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague, alertou que “com uma invasão por terra em Gaza, Israel poderá perder muito do apoio e simpatia internacional”. Desde o início do conflito, na quarta-feira, 49 palestinianos e três israelitas foram mortos, e mais de 450 palestinianos e 18 israelitas ficaram feridos.

Jaguar fabrica na China A Jaguar Land Rover (JLR) vai fabricar veículos na China, depois de Pequim ter aprovado uma parceria de 1,2 mil M€. A marca de luxo inglesa chegou a acordo com a chinesa Chery Automobile e vai construir uma fábrica perto de Xangai, que deverá inaugurar em 2015. Só este ano, as vendas da JLR na China aumentaram 80%.

Mais ajuda para a Grécia O representante alemão na comissão executiva do Banco Central Europeu disse ontem que a Grécia vai precisar de ajuda financeira além de 2014 e de um terceiro resgate. Joerg Asmussen disse que Atenas não vai provavelmente conseguir financiar-se nos mercados em 2015 e 2016.

Trocos

Aumento das exportações PERU. As exportações portuguesas para o Peru totalizaram 19,6 M€ nos primeiros nove meses do ano, mais 69,5% do que em 2011. As importações caíram 25% para 18,4 M€.

Vender no estrangeiro PEDREIRA. A Barranca – Sociedade de Britas começou há um ano a vender matéria-prima para o estrangeiro para fugir à crise e a exportação representa agora 20% da sua faturação.

60 segundos

Pedro Vieira

“DAR A CONHECER OUTRAS VIDAS” Pedro Vieira, sócio-gerente e fundador, sobre o que é e o que distingue a Wannabe O que é a Wannabe? É uma

empresa que promove experiências pessoais únicas, proporcionando às pessoas o contacto com profissões, atividades regulares ou modos de vida que não as delas, dando-lhes a oportunidade de experienciar de perto a realidade de cada uma. Que tipo de serviços oferece? No site www.wanna-

be.com.pt promovemos experiências individuais, que podem ser adquiridas diretamente ou sob a forma de cupão-valor. Temos ainda experiências de equipa para as empresas e outras experiências de grupo. Qual o modelo de negócio?

Assenta em cinco áreas distintas: Experiências (Sentir, Seguir, Ser), Prendas & Promoções, Empresas, Sonhar e Solidário. As experiências, prendas e promoções têm um valor único previamente estabelecido. As soluções para empresas e os sonhos necessitam de um diagnóstico prévio e uma orçamentação à medida de cada situação. O segmento solidário não faz parte do negócio, é a nossa modesta forma de retribuição à sociedade. Qual o raio de ação da empresa? A empresa é de

âmbito nacional, com experiências em todo o Portugal continental e ilhas. RUI ALEXANDRE COELHO


PUB


2

GETTY IMAGES

Entrevista Metro

culto

Passatempo!

Vá ver os October Flight com o metro Os açorianos October Flight atuam, na próxima semana – dia 26 de novembro – no Hard Rock Cafe, em Lisboa. No Facebook do metro vai estar, a partir de hoje, a decorrer um passatempo que oferece a entrada no concerto e ainda um voucher de €40 para jantar nesse dia no Hard Rock. Participe em www.facebook.com/metroportugal.

Fala a estrela Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, diz, na CNN, que a banda inglesa One Direction trouxe-lhe à memória os tempos antigos da sua banda...

Vi um concerto dos One Direction na TV, para perceber. Fez-me lembrar os nossos concertos em novos, quando éramos puxados para o público e parecia que flutuávamos

Para o músico, o amor “tem tudo a ver com partilha: de tempo, energia e recursos” para alguém ou algo

O cantor norte-americano regressa hoje a Portugal para mostrar o novo disco “Love is a Four Letter Word” é tocado no Pavilhão Atlântico

JASON MRAZ: “AS CANÇÕES SÃO REMÉDIO MUSICAL” Como é que os fãs têm recebido o seu disco? Tem tido, ao vivo, as reações que esperava? Ultrapassou as mi-

No gira-discos do metro

“Train of Thought” é o disco de estreia dos Reflection Eternal (Talib Kweli e DJ Hi-Tek): rimas e beats de tremendo bom gosto, numa produção imaculada.

nhas expetativas. Sobretudo porque não tinha nenhumas! Gosto de viver segundo possibilidades e não por expetativas. Fico muito feliz por poder viver de um mundo de criação e tem-me espantado muito a forma como as pessoas me estão a receber por todo o mundo. São canções sobre amor, sentimentos, curas de corações partidos, humor... é um remédio musical. Apesar de não ter expetativas, o facto de os seus discos chegarem a tanta gente é uma pressão quando começa a fazer música? Bem... não

é tanto pressão do mundo

exterior, mas a pressão que eu ponho em mim para criar canções que possam ser um bom contributo para os espetáculos. Sinto que estou a contribuir para

“Já fazia canções sobre amor há muito tempo. Mas não me sentia um mestre”

a construção de sentimentos. Penso no impacto psicológico e emocional que vão ter nas pessoas. Os fãs costumam dizer-lhe que a sua música foi muito importante para eles numa determinada fase da vida?

Adoro quando isso acontece e fico muito honrado. E as canções também mudam a minha vida! As que ponho nos discos são as que me fizeram mudar de vida, que tiveram um impacto emocional muito grande. Quando começou a escrever este disco já sabia o que queria fazer? Sabia que queria

fazer um disco sobre amor. Há muito tempo que o fazia, mas não me sentia um mestre no amor. Fui tentar

Ao vivo Jason Mraz vai estar hoje no Pavilhão Atlântico a partir das 21h. Na primeira parte do concerto atua o português Gonçalo Bilé. “É um concerto para toda a família: tem momentos mais introspetivos e acústicos, mas também tem grandes momentos de improviso com a minha banda. É uma festa, uma celebração da vida”, diz.

perceber, escrever e fazer um disco sobre tudo isso. Mas não sabia o que ia fazer musicalmente. Percebi que o amor tem tudo que ver com partilhar: tempo, energia ou recursos para alguém ou algo. BRUNO MARTINS


09

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2012

A cantora continua a digressão de sete dias por todo o mundo Ainda falta ir a Berlim, Londres e Nova Iorque Nós vamos com ela! GETTY IMAGES

Prémios de cinema O realizador Pedro Filipe Marques venceu o Grande Prémio da XIX edição do Festival Caminhos do Cinema Português com o filme “A nossa forma de vida”. O mesmo filme valeu-lhe o prémio de Melhor Realizador. O festival, que terminou ontem em Coimbra, é o único do País dedicado ao cinema nacional, em áreas como animação ou documentário.

“Skyfall” recorde O novo filme de James Bond já faturou 669,2 milhões de dólares (ou seja, 525 milhões de euros) em todo o mundo. Esta é a terceira vez que Daniel Craig veste a pele de James Bond e, pelos vistos, fá-lo muito bem. “Skyfall”, realizado por Sam Mendes, já se tornou no filme da saga que mais dinheiro rendeu nas bilheteiras, ao bater os 599,2 milhões de dólares que “Casino Royale” valeu em 2006.

A música da norte-americana passou por Paris

apenas 45 minutos. Mas a festa “after-show” no Club VIP, nos Champs-Élysées, não desiludiu. Quando chegou vinha acompanha-

Telex

Mais ação para Neeson?

da pelos amigos (a entourage), bem como por P. Diddy, Pharrell, Omarion e Akon. “Estamos aqui pela Rihanna”, anunciou P. de pausa nas suas atividades na música. Em declarações ao The Evening Standard, a cantora confessou que precisa de descansar das pressões de estar numa banda e em digressão constante.

FILME. O ator Liam

Neeson pode vir a fazer mais um filme de ação. De acordo com o site The Wrap, depois de “Taken – A Vingança”, Neeson poderá estar em negociações para filmar “The All Nighter”, em que será um assassino próximo da reforma, mas antes teria que liquidar o seu ex-chefe para proteger o filho e a mulher da máfia.

Pausa para os Florence MÚSICA. Florence Welch,

dos Florence And The Machine, confessou que a banda vai ter um ano

Ferdinand de volta

Diddy. “E ela tem um desejo: só hip hop!” A música mudou de imediato e a festa arrancou à séria. O guitarrista Nuno Bettencourt já toca com Rihanna há três anos e está feliz por fazer concertos mais íntimos. “Sem dúvida que vejo outro lado dela no palco”, diz-nos no avião. “Os concertos costumam ser muito coreografados. Não é só a dança, mas mesmo quando se anda ou fala com o público. Agora está livre, diz o que quer, mesmo que não seja bom para as crianKATARINA MATSSON/MWN ças!”

“Morricone in Colour” ENNIO MORRICONE Cherry Red/Popstock Uma caixa de quatro discos que agrupa oito bandas sonoras do icónico mestre italiano.

3 DISCOS DE ALGIBEIRA

“Rage Against The Machine – XX” RAGE AGAINST THE MACHINE Sony Music A caixa de luxo comemorativa dos 20 anos da banda, com um DVD de imagens inéditas e um concerto.

“¡Dos!” GREEN DAY Warner/Farol É o segundo disco da trilogia que a banda de Billy Joe Armstrong quer lançar até ao fim do ano. O espírito punk parece estar renascido lá para aqueles lados...

Falei com o Louis [Walsh] sobre isto e ele disse-me: ‘Vê as coisas desta forma, as grandes boy bands tinham um membro gay’.

ESCÓCIA. Quase quatro

anos depois do último concerto, os Franz Ferdinand voltaram aos concertos. O espetáculo foi curto e íntimo, para amigos, família e poucas centenas de fãs, num pequeno bar de Glasgow. O quarto disco de originais dos Franz Ferdinand está previsto para o início do próximo ano.

Outkast não estão em risco HIP HOP. O músico dos

Outkast, Big Boi, contou que ficou incomodado com o amigo e colega Andre 3000 que não teve tempo para fazer canções para a banda. Mas ontem, no Twitter, esclareceu que foi um mal entendido e não há chatices entre os dois.

De facto, todas as boy bands têm de ter um gay! E o Louis disse-me: “Fá-lo!” A banda tem-me apoiado muito nesta revelação

O músico Jaymi Hensley, da boy band Union J, pôs fim aos rumores em torno da sua sexualidade. Falou com o seu mentor Louis Walsh sobre a possibilidade de “sair do armário” e contar publicamente que é homossexual. O amigo Louis disse ao rapaz para ir

Já só faltam três concertos para acabar a “777-Tour” de Rihanna e a repórter do metro, Katarina Matsson, está a seguir a par e passo os bastidores desta digressão especial, sem autocarro, mas só com avião: desde a aeronave, passando pelas festas e concertos. Em Paris e Estocolmo, Rihanna abriu os espetáculos com “Cockiness” – que pode descrever a sua atitude na promoção do seu novo álbum “Unapologetic.” O concerto de Paris aconteceu no Le Trianon e durou, lamentavelmente,

Música

Uma Rihanna muito mais livre

JAYMI HENSLEY, DA BANDA UNION J

em frente. “Eu já me tinha assumido à família e amigos quando tinha 14 anos. E nunca tive nem um pouco de negatividade como resposta”, acrescentou ao The Sun. “É preciso ter coragem, porque há sempre pessoas negativas, mas porque são tristes.”


www.readmetro.com

lazer

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2012

Street Fashion. Milão

Palavras Cruzadas Correio

Boa notícia! Cascais reduz o IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis]. Ao ler este artigo fiquei admirada mas feliz. Com tanto imposto, tanta crise, finalmente uma ótima notícia para quem vive em Cascais. O Sr. presidente de Câmara resolveu aliviar para 2012 a carga fiscal através da redução do IMI e devolução do IRS e isenção da derrama. Bem haja Senhor presidente!

Ksenia Romanova, bloguer

“Estou com calças da Holly, casaco Zara e um top vintage.” Que peça de vestuário usaria para sempre? “Adoro a minha gabardina da Burberry. É uma peça de roupa eterna.”

Verticais 1. Fruto da goiabeira. Mulher bela.

Sudoku

•••••

MARIA, CASCAIS

GIIA

O que veste a Ksenia?

Horizontais 1. Vaso largo de madeira de fundo redondo ou rectangular. Rosto. 2. Junta. Varonil. 3. Avançava. Fazer eivas ou manchas em. Batráquio anfíbio aquático, anuro, da família dos ranídeos. 4. Fileira. Boi bravo. 5. Cajado. Além disso. 6. Que anda no ar. Servira-se de. 7. Substância utilizada para condimentar os alimentos. Aquele a quem se deve dinheiro. 8. Descanso religioso que, conforme a lei de Moisés, os Judeus deviam observar no sétimo dia da semana. Deseje. 9. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Boldrié. Contr. da prep. a com o art. def. o. 10. Trabalho de agulha. Aguardente de cereais. 11. Empunhar. Campónio. 2. Azebre. Senão, dificuldade. 3. Mulo. Penhor. Seis em numeração romana. 4. Nome da letra N. Denunciante. 5. Bácoro de mama. Móvel onde se dispõem e guardam bebidas com ou sem álcool. 6. Espaço percorrido, voando. Óxido ou hidróxido de cálcio. 7. Baixio. Planta herbácea, com duas estípulas em cada nó, revestida de pêlos de secrecção irritante, pertencente à fam. das Urticáceas. 8. Doença de fígado. Um milhar. 9. O espaço aéreo. Ermida fora do povoado. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 10. Gracejar. Essência odorífera. 11. Grande cão de fila. Arenoso.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas

As cartas devem ser enviadas para Metro/Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº 3, 1549-023 Lisboa ou por e-mail para: leitores@metroportugal.com. As opiniões desta página não vinculam as do METRO nem traduzem a opinião do jornal. O METRO reserva-se o direito de editar as cartas que não devem exceder os 400 caracteres.

HORIZONTAIS: 1. Gamela, Cara. 2. Une, Viril. 3. Ia, Eivar, Rã. 4. Ala, Touro. 5. Bordão, Ora. 6. Aéreo, Usara. 7. Sal, Credor. 8. Sabat, Ame. 9. Em, Talim, Ao. 10. Lavor, Gim. 11. Asir, Saloio. VERTICAIS: 1. Goiaba, Bela. 2. Aloés, Mas. 3. Mu, Arras, VI. 4. Ene, Delator. 5. Leitão, Bar. 6. Voo, Cal. 7. Vau, Urtiga. 8. Cirrose, Mil. 9. Ar, Orada, Mo. 10. Rir, Aroma. 11. Alão, Areoso.

10

Índia. Dança

Recorde de dança na Índia? Milhares de indianas participam na maior kaikottkali de sempre – dança tradicional na Índia – em Bombaim. Esta dança pretende entrar no livro Guinness World Records. O evento anual de entrada no Guinness juntou mais de 420.000 pessoas, mas os resultados finais podem demorar semanas até serem conhecidos...

Factos: • Mais cuecas vestidas 266 cuecas vestiu o australiano S. Jacobs, batendo o seu recorde que era de 247; • Mais pessoas num Mini 28 pessoas couberam num moderno Mini Cooper, em

2.639

participantes dançaram kaikottkali, no maior evento de sempre deste género a nível mundial. Uma dança a esta escala não tem precedentes

SUBHASH SHARMA/GUINNESS WORLD RECORDS

Londres. Conseguiu-o Dani Maynard e a sua equipa de contorcionistas; Bola de basquetebol gira... 26.078 segundos foi o tempo que o alemão M. Kopp teve uma bola de basquetebol a girar em cima de uma escova de dentes.

kaikottkali pois esta é uma famosa dança de mulheres oriunda do estado de Kerala no sudoeste da Índia. Em circunstâncias normais a dança é efetuada por oito a dez mulheres.


pequenos anúncios

MASSAGISTA UMA PROFISSÃO COM FUTURO. Curso de

MASSAGEM de RECUPERAÇÃO (9 meses + estágio curricular garantido)

Sindicato Nacional de Massagistas de Recuperação e Cinesioterapeutas Lisboa 213 649 439 | Porto 222 087 453 www.simac.com.pt Acreditação DGERT na área da Saúde

25% de desconto na inscrição contra apresentação do jornal !!desconto válido até 30 de Novembro!!

OPORTUNIDADES ÚNICAS EM EXCLUSIVIDADE

LEILÃO IMOBILIARIO LISBOA

SETÚBAL

23 DE NOV 2012 – 17H30 SUCURSAL MILLENNIUM BCP LOURES OLIVENÇA

23 DE NOV 2012 – 17H30 SUCURSAL MILLENNIUM BCP ALMADA PRESTIGE

RUA DE OLIVENÇA, 10/10A E 12

AVENIDA D. NUNO ÁLVARES PEREIRA, Nº 75 A/B

Imóveis no Distrito de Lisboa

Imóveis no Distrito de Setúbal * * ESTE VALOR REFERE-SE

APARTAMENTOS, MORADIAS E LOJAS A PARTIR DE VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 1.750 €

LISBOA

27.000 €

AO LEILÃO DE LISBOA

MARQUE A SUA VISITA ATÉ DIA

21 DE NOV

PORTO

24 DE NOV 2012 – 15 H

25 DE NOV 2012 – 15 H

CORINTHIA HOTEL LISBON

HOTEL NOVOTEL PORTO GAIA

AV. COLUMBANO BORDALO PINHEIRO, 105 – LISBOA

LUGAR DAS CHÃS, AFURADA VILA NOVA DE GAIA

Também inclui imóveis no algarve

IMÓVEIS A PARTIR DE

19.000 €*

VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 2.000 €

* ESTE VALOR REFERE-SE AO LEILÃO DE LISBOA

MARQUE A SUA VISITA ATÉ DIA

CONTACTOS

LISBOA +351 21 382 84 60 PORTO +351 22 608 18 244 geral@euroestates.pt www.euroestates.pt AMI: 1827 – Val.: 06/06/2015

21 DE NOV

P O S S IB D E FI N A N IL ID A D E B A N C Á R IO C IA M EN T O A S U JE IT O A T É 1 0 0 % , D EC D E C R ÉD IT IS Ã O O


PUB


www.readmetro.com

13

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2012

Com Koala é verão todo o ano Pode esquecer as dietas de inverno e os trabalhos da cozinha. Com as gelatinas Koala, de origem 100% vegetal e com 0% de colesterol, mantenha-se numa excelente forma durante todo o ano. Foi com o intuito de permitir provar estas gelatinas Koala que desfilaram pelos escritórios de Saldanha e das Amoreiras, bem no centro de Lisboa, um grupo de deslumbrantes e esculturais modelos em biquíni. Saudáveis, práticas e disponíveis em 12 refrescantes

sabores, as gelatinas Koala oferecem todo o tipo de vantagens. Por exemplo, não precisam de ser conservadas em frio estando, por isso, prontas a comer, a qualquer hora e em qualquer lugar. “Afinal o verão ainda não acabou...” é o slogan desta campanha que promete manter um ambiente alegre e refrescante, mesmo em pleno mês de novembro. As gelatinas Koala pertencem à marca Panegara, que nasceu em 1994 e desde o início que se especializou na criação de nichos de

Stockmarket em dezembro

Pizza de Peru para o Natal

Perfumes é na Well’s

O clássico Stockmarket está de regresso. Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no Armazém 23, Matinha, em Lisboa, comemora-se a 20.ª edição deste evento que cada vez mais ajuda a dar a volta à crise. Marcas de qualidade em roupa, decoração, cosmética, relojoaria e não só podem ser adquiridas com descontos até 80%. A Matinha fica situado junto à Doca do Poço do Bispo, o local ideal para este tipo de eventos – foi escolhido para as 25.ª e 26.ª edições da ModaLisboa.

Após os lançamentos Telepizza de receitas nacionais – Francesinha e Bacalhau com Natas – chega a pizza de Peru para o Natal! Assim, até ao 1 de janeiro de 2013, pode saborear a pizza média de Peru por €1, na compra de outra pizza média com 4 ou mais ingredientes, de entrega ao domicílio.

A Well’s disponibiliza, em 50 lojas, os top-sellers da perfumaria ao melhor preço do mercado. Os clientes ainda podem beneficiar de uma campanha de lançamento que oferece 10% de desconto em cartão Continente. A campanha, até 31 de dezembro, abrange marcas como Boss, CK, Carolina Herrera e outros.

Surpreenda com PIXmania A PIXmania quer que surpreenda as mulheres de quem mais gosta neste Natal e tem algumas sugestões para lhe fazer. O reló-

mercado, sendo a pesquisa e a inovação os motores de crescimento e sustentabilidade da empresa – tão bem sucedida em alguns produtos, que estes se tornaram “case studies”.

A José Maria da Fonseca realizou um ‘rebranding’, assinado pela Once Upon a Brand, de toda a sua marca-mãe, uma aposta que abrange a quase totalidade

press

Worten solidária Este Natal, a Worten dá a mão a quem mais precisa, ao apresentar a sua nova campanha de responsabilidade social. “Dê a mão por um Portugal + Feliz” consiste na venda de embrulhos de Natal a €1, para apoiar o programa “Portugal + Feliz” da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta iniciativa conta com o apoio da SIC.

gio Dolce & Gabbana, de prata com movimentos a quartzo e resistente à água custa €140. Já o DJIX Leitor DVD portátil, com ecrã LCD rotativo, por €67,90 também é uma boa opção. Para as crianças vá a www.pixmania.com

Vinhos com nova imagem

+

do portfolio de vinhos num só conceito estético. O projeto assenta na aliança entre a modernidade e os valores históricos e familiares e que ganham forma numa identidade visual pautada pela simplicidade, atualidade e sentimento de comunhão.


3

Patinagem. Mundial

sport

Prova masculina de 500m em velocidade decorreu ontem em Heerenveen DEAN MOUHTAROPOULOS/GETTY IMAGES)

Top/Flop

Tiago Monteiro

Ricardinho

O piloto português foi terceiro e quarto classificado nas duas corridas da última jornada do mundial de Turismo WTCC, em Macau. Resultados prometedores para 2013 no fecho da temporada 2012.

O esquerdino da Sseleção Nacional, que representa os japoneses do Nagoya Oceans, foi considerado o terceiro melhor jogador do Mundial de Futsal. Ricardinho contabilizou sete golos ao longo do torneio.

Deslizar no gelo holandês em alta velocidade

O patinador canadiano Gilmore Junio (à esquerda) durante a prova dos 500m, do campeonato do Mundo de Speed Skating (patinagem em velocidade), que está a decorrer em Heerenveen, na Holanda. O jovem oriundo de Calgary, e que jogou hóquei durante oito anos antes de se mudar para a patinagem de velocidade, defronta na foto o patinador Mika Poutala, oriundo da Finlândia.

Félix da Costa: querer é poder Piloto português vence Taça Intercontinental da FIA em Fórmula 3 Título em Macau confirma ascensão meteórica de um jovem talento

Olhanense

Zenit

Afastados da Taça de Portugal pelo P. Ferreira, os algarvios têm mais problemas com que lidar: Sérgio Conceição diz que já não conta com Targino, expulso por chutar uma bola para longe com o jogo interrompido.

A Federação russa pondera punir o Zenit pelo petardo que conduziu à suspensão da receção do Dínamo Moscovo ao clube de Hulk e Wietsel. Caso seja punido, o clube de S. Petersburgo diz que vai sair da Liga.

Foi com lágrimas de felicidade que António Félix da Costa (Dallara Volkswagen) ontem comemorou a sua vitória na Taça Intercontinental da FIA em Fórmula 3, em Macau, a primeira de um piloto por Portugal. Doze anos após a vitória na prestigiada prova de André Couto, então por Macau, Félix, o mais veloz na qualificação, avisara que o seu objetivo na corrida era vencer. E querer foi poder. “Não há palavras, não há palavras”, declarou o jovem de 21 anos. Num fim de semana de emoções fortes, Félix dedicou o triunfo ao motociclis-

Carreira

2009: Vence na Fórmula Renault 2.0; 3º na Fórmula Renault 2.0 Eurocup. 2010: Sétimo na F3 Euro Series; piloto português mais novo a pilotar um F1, pela Force India. 2011: Integra Red Bull JuniorTeam. 2012: Vence GP de Macau em Fórmula 3.

ta português Luís Carreira, que morreu vítima de acidente na qualificação de quinta-feira. Félix falou de um Grande Prémio de Ma-

cau “muito escuro” – sexta-feira houve outro despiste fatal, no caso o do piloto de carros de Hong Kong, Philip Yau.

A acrescentar ao guião dramático, o título foi consagrado pela organização com um hino que não o português. “Foi um momento triste, mas as pessoas cantaram o hino com a própria voz”, ressalvou. A corrida revelou-se atípica. Félix perdeu a dianteira na largada, mas recuperou-a ainda na primeira volta. Félix Rosenqvist (Dallara Mercedes) foi a sombra sueca do português, mas ficou-se pelo segundo lugar. O triunfo de Félix da Costa seria declarado à 15.ª volta – a prova acabou com bandeiras amarelas devido a R.A.C. um acidente à 14.ª.


PUB

www.readmetro.com

15

SEXTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2012

Festa rija em Arouca Equipa da II Liga afasta Rio Ave Académica sofre, mas qualifica-se V. Guimarães vence no Bonfim Das primeiras eliminatórias da Taça de Portugal podem-se esperar quase sempre surpresas, e será consensual responsabilizar um médio sérvio de 24 anos pela maior de todas na 4.ª ronda: o Rio Ave foi eliminado pelo Arouca (II Liga) com um golo de Stevan Kovacevic, o tal. Começou melhor a equipa secundária, adiantando-se por Clemente aos 29m, mas o “eterno” João Tomás (37 anos) forçou o prolongamento perto do fim do tempo regulamentar. Em vão. O Rio Ave jogava com dez desde os 39m – expulsão de Nivaldo – e o desgaste associado à inferioridade numérica ficou mais evidente no

RESULTADOS (IV EL.) : PAMPILHOSA (II) - SP. BRAGA (L), 1-3 MOREIRENSE (L) - BENFICA (L), 0-2 AGUIAR DA BEIRA (III) - MARÍTIMO (L), 0-3 FARENSE (II) - B. MAR (L), 1-1 AP, 4-5 GP NACIONAL (L) - FC PORTO (L), 0-3 O. HOSPITAL (III) – FABRIL (III), 0-2 OLIVEIRENSE (L2) - U. LEIRIA (II), 1-0 LOURINHANENSE (III) - FEIRENSE (L2), 3-2 MIRANDELA (II) – GIL VICENTE (L), 1-2 AP TOURIZENSE (II) - S. CLARA (L2), 1-0 AP AROUCA (L2) - RIO AVE (L), 1-1 (2-1 AP) BELENENSES (L2) - P. RUBRAS (III), 3-0 ACADÉMICA (L) - P. DO CASTELO (III), 1-0 AP V. SETÚBAL (L) - V. GUIMARÃES (L), 2-2 AP, 3-5 GP * D. AVES (L2) - COIMBRÕES (II)/OPERÁRIO (II)/CALDAS (III) *Conclusão de processo de averiguações ao Operário por alegada utilização irregular de um jogador.

prolongamento. Foi nessa fase que o Arouca fez o 2-1 final num pontapé de longe de Kovacevic (98m).

Travados entre equipas da Liga Sagres, outros dois duelos da ronda de ontem merecem destaque: o P. Ferreira bateu o Olhanense (2-1) e o V. Guimarães venceu o de Setúbal, no Bonfim, no desempate por penaltys (2-2 após 120m). Realce ainda para os apuros que a Académica passou para continuar a defender o título – só bateu o Penalva do Castelo, no tempo extra (1-0). A ronda começara na sexta-feira, com o Braga a cumprir o seu dever na visita ao Pampilhosa (vitória por 3-1) e o Benfica a fazer o mesmo em Moreira de Cónegos (2-0). No sábado, o FC Porto passou na Choupana RUI ALEXANDRE COELHO (3-0).

GETTY IMAGES

Jogadas

Checos levam Taça Davis TÉNIS. Perante o seu pú-

blico, em Praga, a seleção checa de ténis conquistou a 100.ª edição da Taça Davis ao superar na final a Espanha, por 3-2. No jogo decisivo, o herói foi Radek Stepanek, que levou a melhor sobre Nicolas Almagro pelos parciais de 6-4, 7-6, 3-6 e 6-3. Foi a primeira vitória da República Checa na competição.

Portuguesas em quarto HÓQUEI EM PATINS. A seleção portuguesa feminina de hóquei em patins terminou o Campeonato do Mundo da modalidade em quarto lugar, vencida que foi pela Colômbia (4-3) no jogo de atribuição do 3.º lugar. A prova disputou-se no Recife, Brasil.

Hamilton veio de trás para ultrapassar Vettel e vencer

Lição de Hamilton Lewis Hamilton foi o inesperado protagonista do GP dos EUA, pela primeira vez disputado em Austin, garantindo uma brilhante vi-

Brasil campeão A seleção brasileira de futsal sagrou-se campeã do mundo pela quinta vez, na Tailândia, ao derrotar na final a Espanha por 3-2, após prolongamento.

tória em vésperas de trocar a McLaren pela Mercedes. No dia em que a Red Bull venceu o Mundial de Construtores, Vettel foi segundo e Alonso terceiro, o que deixa o alemão com 13 pontos de avanço na luta pelo título antes da última prova, no Brasil.

Com 2-2 no marcador no fim do tempo regulamentar, as equipas revelavam-se incapazes de desfazer o empate até que Neto, o melhor jogador da prova, marcou o golo do título a 19 segundos do fim. A Itália ficou com a medalha de bronze ao vencer a Colômbia, por 3-0.


PUB

20121119_pt_porto  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you