Issuu on Google+

PUB

ENTREVISTA COM BEN CHASNY, O SR. SIX ORGANS OF ADMITTANCE

{pág. 8}

GRANDE LISBOA sexta-feira 26 Outubro 2012 ano 6, nº 1751 Hoje 14° | 21°

Amanhã 14° | 21°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Liga Europa. Sporting

Tabaco: tolerância quase zero 90% dos portugueses quer carros com crianças sem fumo Aumento do preço bem visto pela maioria {pág. 4} Economia

Aumento de queixas Banco de Portugal recebeu mais reclamações de clientes que em 2011 Contas de depósito, créditos ao consumo e à habitação lideram lista Supervisor bloqueou 2.000 campanhas publicitárias {pág. 7}

Derrota em Genk por 2-1 complica vida dos leões nas competições europeias {pág. 14}

China bebe vinho lisboeta 40 mil garrafas por ano {pág. 5}

Inquérito do Alvim Ana Santiago, do Shortcutz, aceitou o desafio {pág. 2}

EPA

PUB


www.readmetro.com

02

SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2012

1

ANA SANTIAGO, FESTIVAL SHORTCUTZ

jornal

Não perca hoje!

Umas férias • Duas. Percorrer aquelas estradas infinitas dos EUA num descapotável, com botas texanas, a ouvir Johnny Cash e a dormir nos motéis de estrada. (Basicamente eu gosto mesmo é das botas texanas e do Johnny Cash). E depois acabar naquela praia do filme “Os Condenados de Shawshank” (que eu nem sei se existe), Zihuatanejo, na costa do Pacífico do México. Já de saltos altos: Buenos Aires. Uma ideia • Sabotar a água com uma droga que inibe a fala. As pessoas se só pudessem escre-

CONCERTO MARIA ANA BOBONE Centro Cultural de Belém, Lisboa, €10 – 21h00 A fadista portuense apresenta-se no Pequeno Auditório do CCB para levar ao palco o seu novo espetáculo, “Fados de Perdição”, um projeto que mistura as sonoridades da fadista com a obra e imaginário literário de Camilo Castelo Branco.

metro online

Aprenda as técnicas necessárias para descascar um simples ovo cozido à maneira russa.

“Uma invenção? Uma máquina de gravar os sonhos! Adorava. Já imagino um novo primo do Shortcutz” ver seriam melhores. Ou então com soporíferos. As pessoas a dormir não fazem mal. Uma asneira • Aos dez anos resolvi pôr o cano do aspirador dentro de um balde de água e aspirá-la. Dei cabo do quadro de eletricidade e ia morrendo. Ainda hoje odeio aspirar, mas a verdade é que agora há aspiradores que não

só sugam água como funcionam com água lá dentro. Eu era uma visionária.

Uma aventura • Ter um filho. Só para pessoas inconscientes ou com treino militar.

Uma paixão • O Rafael do 2.º andar, que tinha uma doença esquisita e não podia sair de casa. Eu tinha seis anos e ele tinha oito. Era verão e eu também estava fechada em casa com hepatite. Quando a minha mãe não via, eu saltava da cama e empoleirava-me num banco e trocávamos bilhetes pela janela, presos em molas de roupa atadas em cordéis. E depois houve outras paixões de verão, mas esta é a mais dramática. Eu sou mais dada a paixões no outono e na Páscoa. O sol simplifica demasiado as coisas e dá-me quebras de tensão (tensão, Alvim, tensão: depois não venhas dizer que foi gralha).

Um segredo • Gostava de assaltar um banco. Ou ser agente do FBI. Uma invenção • Uma máquina de gravar os sonhos! Adorava. Mas sem fios, para dormirmos à vontade. Já imagino um novo primo do Shortcutz: o Dreamzzz. Um desabafo • Não percebem que a pirataria é um crime? Se não posso comprar uma coisa não a roubo, porquê fazer isso com os filmes ou com as músicas? Um problema • Envelhecer. É um problema para mim, para o País e para quem já é velho. É triste ser velho em Portugal.

Uma pergunta • Porque é que nunca pensámos nisso antes? Uma resposta • O filme “Closer”. Estão lá todas as respostas para ser feliz e infeliz no amor.

Inquérito do

FERNANDO ALVIM DIRETOR DA WWW.SPEAKYTV.TV WWW.ESPEROBEMQUENÃO.BLOGSPOT.COM

Hugo Estanque

Boa notícia do dia

COM O APOIO DE

Sanjo expostos em universidade londrina A evolução dos ténis Sanjo ao longo de várias décadas estará exposta na universidade Central Saint Martins College of Arts em Londres a partir de hoje no âmbito de um trabalho académico sobre marcas históricas. A marca portuguesa foi escolhida por Pedro Almeida como caso de estudo para a tese de doutoramento concluída nesta universidade britânica, onde analisa a importância em termos de identidade cultural num contexto de globalização.

Feitos essencialmente de borracha e lona, os sapatos Sanjo começaram a ser fabricados na primeira metade do século XX em São João da Madeira, terra nortenha a quem deve inspiração para o nome, tendo sido muito populares dos anos 1960 a 1980. A exposição ficará até 30 de outubro na universidade britânica, conhecida por ter formado estilistas como Stella McCartney ou Alexander McQueen e artistas como Gilbert & George, Lucien Freud e o cineasta Mike Leigh.

Participe na maior competição de fotografia do mundo e habilite-se a ver uma das suas fotografias publicadas neste espaço! metrophotochallenge.com

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook/metroportugal.com

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMI NISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenação Lisboa Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia DIRETOR DE MARKETING Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional

90% contra fumo em carros com crianças GETTY

Estudo conclui que maioria também concorda com a proibição total de tabaco em locais fechados Aumento do preço do tabaco pode ser uma solução A maioria dos inquiridos num estudo sobre tabaco defende uma lei que proíba que se fume em carros que transportem crianças. A conclusão é do estudo “Tabagismo em Portugal 2012” realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública. Quando questionados sobre as políticas de controlo de tabagismo, nove em cada dez disse concordar que seja “proibido fumar nos carros, na presença de crianças”. A hipótese de proibição foi anunciada este ano pelo ministro da Saúde, mas suscitou alguma polémica, dentro do próprio Governo, com vozes a considerarem tratar-se de uma intromissão na vida privada.

33%

dos inquiridos admitiram deixar de fumar caso o preço do tabaco passasse do preço médio atual de 3,92 euros para os 5,96 euros previstos Já 86% concordam com a proibição total de fumar em locais fechados, sendo que só no universo de fumadores são 66,2% os que se manifestam a favor desta proibição. A maioria dos inquiridos concorda também com outras medidas de

controlo do tabagismo, como o aumento do preço do tabaco (66%), ou a aposição de imagens chocantes nas embalagens (65%). O grupo de peritos que realizou o estudo sugere, por isso, como prioridades para o Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT), o aumento substancial do preço do tabaco e a necessidade de o Estado comparticipar os medicamentos para deixar de fumar. Os mesmos especialistas recomendam um aumento de impostos sobre o tabaco, cujas receitas deverão reverter para ajuda no tratamento para cessação tabágica.

A maioria dos fumadores admite fumar no interior do carro e dentro de casa

Portugal WWW.PORDATA.PT

Apenas 12% dos trabalhadores por conta própria em Portugal têm o ensino superior completo. Já a média nos países da União Europeia é de 27%.

(Dados de 2011) Pordata>Europa>Emprego e Mercado de Trabalho> População Empregada Saiba mais sobre Portugal e a Europa na base de dados PORDATA.pt.

Planos de Funerais saúde oral em risco A Ordem dos Médicos Dentistas apresentou uma queixa contra empresas que comercializam planos de saúde oral à Entidade Reguladora da Saúde, Autoridade da Concorrência e Instituto de Seguros de Portugal. Em causa estão suspeitas de abuso de posição dominante e concertação de preços.

O subsídio por morte vai passar a ser insuficiente para realizar um funeral “habitual”, devido à redução anunciada no Orçamento do Estado para 2013. Quem o disse foi o presidente da Associação Nacional de Empresas Lutuosas, Carlos Almeida. Em causa estão os cortes para metade do subsídio por morte.

Cultura para promover País Quase 30% dos inquiridos num estudo sobre turismo recomendam a aposta na Cultura para promoção de Portugal lá fora. A conclusão é do barómetro internacional realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) sobre a imagem de Portugal em ter-

mos turísticos. Segundo o inquérito feito a 115 membros afiliados da Organização Mundial do Turismo provenientes de 30 países, 18% sugerem também que haja um enfoque na boa relação qualidade-preço no País, seguindo-se 13% na História, abaixo da qual surge Sol & Mar. GETTY

Norte a Sul

Relógio atrasa uma hora INVERNO. A hora volta

a mudar no domingo. Quando forem 2h, os relógios vão recuar uma hora. Dá-se assim início ao horário de inverno, que se prolongará até março de 2013, altura em que se regressa à hora de verão.

Louçã deixa Parlamento BE. O coordenador do

Relação qualidade-preço também é fator importante

BE, Francisco Louçã, entregou ontem um pedido de cessação de funções no gabinete da Presidente da Assembleia da República. Louçã será substituído no parlamento por Helena Pinto, já a partir de hoje.

Creditação vai ser revista EDUCAÇÃO. O Ministério da

Educação vai rever a lei sobre a creditação profissional, tanto em matéria que contribua para evitar “práticas abusivas” como no que se refere ao limite de créditos a conceder. De recordar que este Ministério aplicou uma sanção de advertência formal à Universidade Lusófona pelo não cumprimento das recomendações feitas em 2009 pela Inspeção Geral a respeito dos procedimentos de creditação profissional, foi ontem anunciado.


PUB

05

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2012

SXC.HU

Lisboa

Hoje e amanhã decorre, em Oeiras, um simpósio vitivinícola

Vinhos lisboetas chegam à China Por ano o país asiático recebe 400 mil garrafas de vinho da capital E o consumo tem aumentado Os vinhos de Lisboa estão a entrar nos mercados de quem não tinha estes hábitos de consumo, como os chineses, e estão em contraciclo económico, revelou ontem a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) de Lisboa. “Estamos a produzir mais vinhos certificados, porque o consumo tem aumentado nos mercados nacional e externo”, disse Vas-

co Avillez, presidente da CVR, que promove hoje e amanhã, em Oeiras, o Simpósio Vitivinícola da Região de Lisboa. À China, onde os consumidores não tinham o hábito de beber vinho, chegam em média por ano 400 mil garrafas de vinhos da região de Lisboa, correspondentes a quase 1% da produção e a um milhão de euros de ganhos financeiros.

Festival de Peditório bicicleta da AMI O Bicycle Film Festival decorre em Lisboa entre os dias 1 e 3 de novembro. Esta iniciativa é, segundo a organização, “uma celebração da bicicleta pelo cinema, música e artes”. A programação inclui ainda o torneio internacional de Bike Polo “November Sun”. O festival decorre em cidades de todo o mundo.

Decorre até domingo mais um Peditório Anual de Rua da AMI. A iniciativa, inserida na “Missão de Emergência Nacional”, envolve centenas de voluntários em todo o País, pelo 19.º ano consecutivo. Esta é uma ação de rua e não porta a porta, pelo que os donativos deverão apenas ser entregues a voluntários em locais públicos e devidamente identificados.

Exportações Também a Suécia e a Noruega, onde a CVR tem apostado na realização de ações promocionais, bem como Moçambique, Angola, Brasil e Estados Unidos da América, aumentaram o consumo dos vinhos de Lisboa.

Se estivesse no seu lugar... ...hoje visitava a exposição ADAPTAÇÕES BOTÂNICAS, na estufa do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. A exposição viva debruça-se sobre as adaptações de alguns dos grupos de plantas, como as carnívoras, as stapelias e as orquídeas.


06

www.readmetro.com

mundo

SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2012

Somália. Confrontos

Planisfério

Sandy nas Bahamas CARAÍBAS. O furacão

Sandy deixou ontem a Jamaica, passou por Cuba e já chegou às Bahamas. Foi localizado, pela última vez, 40km a leste da ilha de Great Exuma, e movia-se para norte a 32 km/hora – intensidade dos ventos a rondar os 165 km/h. Já fez quatro mortos.

Matança étnica BIRMÂNIA. Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 80 ficaram feridas desde domingo, como resultado de confrontos entre as etnias rakhine budista e muçulmana Rohingya.

Um dos piratas foi morto na ação da NATO e 25 foram posteriormente resgatados da água por membros da tripulação da fragata “Rotterdam” EPA

Piratas atacaram, NATO responde

A fragata “Rotterdam”, navio da NATO, foi ontem atacada na Costa da Somália por uma embarcação de piratas, e também a partir da costa, durante uma operação de rotina de contra-pirataria. O fogo de resposta do navio da Aliança Atlântica deixou o barco dos piratas a arder e matou um dos agressores.

Detenção polémica de ativista

Obama faz pouco de Donald Trump

Um ativista da oposição russa detido em Kiev (Ucrânia), na sexta-feira, e entretanto transferido para Moscovo, poderá ser declarado “prisioneiro de consciência” pela Amnistia Internacional, foi ontem anunciado. Leonid Razvozzhayev queixa-se de ter sido raptado e torturado. Moscovo diz que o opositor se entregou.

Magnata propôs oferecer cheque a instituição de caridade se presidente dos EUA partilhasse documentos da vida privada, a bem de uma maior “transparência” Não foi levado a sério O líder dos EUA comentou de forma jocosa o autopropalado “grande anúncio” de Donald Trump, que prometera entregar um cheque de 3,8 milhões de euros a uma instituição de caridade à escolha de Barack Oba-

ma caso o candidato à reeleição divulgasse os seus registos universitários e do passaporte. A rivalidade entre ambos, disse Obama no “The Tonight Show With Jay Leno”, remonta aos tempos em que cresceram

“Isto está tudo relacionado com a altura em que crescemos juntos no Quénia” BARACK OBAMA, PRESIDENTE DOS EUA juntos no Quénia. “Estávamos sempre a desentender-nos no campo de futebol. Ele não era grande coisa e

ressentia-se”, brincou Obama, que nasceu no Havai, filho de mãe americana e pai queniano.

Confrontos sangrentos matam 32

Vinte e cinco das vítimas eram alegados talibã, incluindo o cabecilha do grupo na província de Faryab, Yar Muhamad. Segundo o porta-voz provincial, Abdullah Batash, a execução de dois civis pelos talibã esteve na base da resposta de Cabul. Nos confrontos perderam também a vida cinco polícias e ainda dois civis.

Buraco de ozono ‘encolhe’

manho de 20,8 milhões de quilómetros quadrados, a 22 de setembro, o máximo desde o início do ano. A área representa 1,5 vezes a superfície do continente branco, mas é, ao mesmo tempo, a mais pequena desde 1987, altura em que foi assinado o Protocolo de Montreal, no Canadá, para preservar a camada de ozono.

Mais a sério, Obama garantiu que nunca se encontrou com Trump, magnata que, disse, queria “acabar com as dúvidas e raiva de muitos americanos” por nada saberem sobre a vida pessoal do presidente. R.A.C.

DR

Uma investida das forças de segurança contra milícias talibã, no distrito de Pashtun Kot, em Faryab (noroeste do Afeganistão), resultou em 32 mortos.

O buraco de ozono na Antártida nunca esteve tão pequeno nos últimos 25 anos como nestes dias. Cientistas japoneses concluíram que o buraco atingiu um ta-

Mais pequeno desde 87

Síria: quatro dias sem fogo Damasco confirmou a trégua de quatro dias nos combates com os rebeldes, a começar hoje, respeitando a celebração do Eid al-Adha, feriado muçulmano. Condição: “As forças armadas sírias reservam o direito de responder a ataques terroristas, tentativas de armar ou reforçar grupos e tentativas de [se] infiltrarem a partir de países vizinhos”, foi comunicado.


www.readmetro.com

economia vai poupar 4 mil M€ em 2014/15 no início de 2013.

Trocos

Sobretaxa vai manter-se IRS. A sobretaxa de 4%

no IRS vai ficar até 2014 a menos que seja substituída por medidas de dimensão semelhante, disse ontem o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Duração para ser reduzida DESEMPREGO. O FMI louva o Governo pelas reformas laborais, mas quer reduzir a duração do subsídio de desemprego, “o mais generoso da Europa”.

Preciso lei de compromissos AUTARQUIAS. O FMI estipu-

la que as verbas da linha de 1.000 M€ só vão para as câmaras que apliquem a lei dos compromissos.

O dia a dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$108.58 (+0.67%)

0,398 (-0,25%)

Psi-20

Explicar corte até 2013 DESPESA. O Governo terá

de explicar à troika como

5.390,58 (-2,84%)

Euro para: Dólar 1,294 Libra 0,802 Real 2,623

07

SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2012

BdP recebe mais reclamações Clientes da banca com mais queixas do que em 2011 Contas de depósito e créditos com mais problemas NATÁLIA FERRAZ

O Banco de Portugal (BdP) recebeu 7.875 reclamações de clientes da banca durante o primeiro semestre do ano. Contas de depósito, crédito ao consumo e habitação são as matérias onde existiram mais queixas. De acordo com a Síntese Intercalar da Atividade de Supervisão Comportamental do BdP, citada pelo JdN, a entidade supervisora recebeu, em média, 1.313 reclamações por mês durante o primeiro semestre. O número que corresponde a um aumento de 7,2% face à média mensal de 2011.

Supervisor bloqueou mais de 2.000 campanhas publicitárias O BdP deu razão aos clientes em 56% dos casos encerrados no primeiro semestre, obrigando os bancos a resolver a situação por sua iniciativa ou determinação específica.

Durante o mesmo período, o BdP instaurou 16 novos processos de contraordenação aos bancos. Destes, dez foram relativos à violação dos “preceitos que regem a atividade das instituições de crédito”, quatro sobre sistemas de pagamento e dois relacionados com o livro de reclamações. No primeiro semestre, o supervisor analisou ainda mais de duas mil campanhas publicitárias, tendo exigido alterações a cinquenta e uma, devido a “incumprimentos” detetados. A maior parte dos processos está relacionada com o crédito ao consumo.

Mercado Puro

A ESMOLA FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF, INFORMAÇÃO DE MERCADOS FINANCEIROS

Merkel voltou a afirmar que acredita na necessidade de a Zona Euro ter um “orçamento de solidariedade” para ajudar os países que estejam a consolidar os seus orçamentos. Esta é a visão da Alemanha para a Europa. Não deseja uma Europa com os países em pé de igualdade. Não reclama um orçamento geral comum, nem a mutualização da dívida, muito menos eurobonds. Berlim quer uma Europa em que os países mais pobres possam ser controlados através da cedência de algum dinheiro em contrapartida de cedência de controlo sobre a economia. Quer uma organização centralizada, em que as transferências unilaterais aconteceriam cedendo autonomia. PUB

4 M€ para tecnologia A sociedade de capital de risco Capital Criativo e a tecnológica Cortex Intelligence investirão em conjunto 4M€ em Portugal. A

parceria visa introduzir em Portugal o conceito de “business intelligence” (BI). O País servirá como plataforma para chegar à Europa, Médio Oriente e África. De acordo com um comunicado divulgado ontem, citado pelo JdN, este portal de inteligência de

negócios materializar-se-á no mercado nacional através da Inductiva, uma “start-up” tecnológica que cria soluções de BI na Internet, que assumirá a designação de Córtex Europa. O centro tecnológico da empresa será em Évora e ligado à universidade local.

EUA. Samsung

DJ Craze atua no Skylight de Moynihan Station em Nova Iorque, maior cidade dos EUA GETTY

Galaxy Note II lançado em festa A Samsung lançou o seu smartphone Galaxy Note II nos EUA com uma festa em que estiveram presentes muitas celebridades norte-americanas. O modelo está dotado da mais recente tecnologia numa grande aposta da marca sul-coreana para combater o iPhone da Apple num dos maiores mercados do mundo.


08

2 culto

Top/Flop

Axl Rose O vocalista dos Guns ‘N’ Roses deu a primeira entrevista televisiva em cerca de 20 anos. Axl esteve no programa “Jimmy Kimmel Live”, quarta-feira à noite. E, curiosamente, correu tudo bem...

Entrevista Metro

‘FOI DIVERTIDO GRAVAR COM OS GALA DROP’ Ben Chasny é a mente criativa por trás dos Six Organs of Admittance. É uma das suas muitas bandas – a par dos Comets On Fire ou Rangda. Hoje toca no Jameson Urban Routes, no mesmo dia dos Gala Drop, com quem gravou, este ano, o mini-álbum “Broda”. Será que os vamos ter juntos em palco? No seu último disco de Six Organs of Admittance convidou para tocar consigo os seus amigos dos Comets On Fire. Isso fez com que o disco tivesse mais eletricidade, mais poder?

Sim. Mas já tínhamos a ideia de fazer este disco há muito tempo. Demorámos uns 10 anos até o conseguir fazer. Houve também muito entusiasmo porque nós já não tocávamos e gravávamos juntos há muito tempo. Isso também se traduziu na energia do disco. Acha que é um disco muito diferente de um disco dos Comets On Fire?

‘Diddy’ Combs Azar para o rapper norte-americano, que sofreu um acidente de carro. ‘Diddy’ estava no seu SUV em frente ao Beverly Hills Hotel quando um carro veio contra ele, mas sem consequências.

Six Organs Of Admittance regressam a Portugal para mostrar o mais recente “Ascent” Hoje à noite, com Gala Drop, no MusicBox

Sim, muito diferente. Por exemplo, o Ethan [Miller] não canta nem escreve as letras. Depois não há o uso do echoplex [caixa analógica de efeitos de repetição] nas vozes nem nas guitarras. E depois a própria composição dos instrumentos é diferente, porque nos Comets On Fire toda a gente escreve canções, enquanto aqui fui eu que as compus todas. No fundo são todas canções de Six Organs. A ideia era ter o baixo um pouco mais descontraído, bem como os ritmos. Mas, nos Comets On Fire, é tudo mais agressivo.

Porque é que demorou 10 anos a fazer este disco?

Bem, nós éramos para fazê-lo antes de eu me juntar aos Comets On Fire, em 2003. A partir dessa altura deixei de sentir a necessidade de fazer algo tão elétrico, com um volume tão alto. Mas agora que os Comets não podem fazer digressão – já toda a gente tem filhos... – achei que era melhor fazer um disco de Six Organs. Em Comets temos de andar os cinco em tour enquanto em Six Organs posso chamar pessoal para vir tocar ao vivo. Em Lisboa vamos ser um trio: eu o Utrillo [Kushner] e o Ben Flashman.

“Gosto de me colocar em situações diferentes, que não são o meu habitat natural, onde coisas estranhas podem acontecer” E para si é complicado mudar o fusível de composição para cada uma das bandas?

Mais ou menos. Mas é indispensável. É o que mantém

as coisas excitantes! É por causa disso que eu continuo a fazer discos, porque as ideias continuam a surgir-me! Recentemente teve outra ideia, mais uma colaboração, desta vez com uma banda portuguesa, os Gala Drop. E saiu daí “Broda”.

Esse foi um disco muito divertido de gravar. Gosto de me colocar em situações diferentes, que não são o meu habitat natural, onde coisas estranhas podem acontecer. Esse foi um disco para relaxar, uma coisa de férias! Aproveitei para ficar uma semana em Lisboa, a curtir com a malta... foi tudo numa atmosfera festiva. A guitarra, nesse disco, tem

uma vibração a fazer lembrar discos antigos de Carlos Santana.

(risos) Tínhamos feito uma digressão juntos há uns anos, na mesma carrinha. E no meio daquilo sugeri gravar um disco. E disse: “Eu posso fazer uns solos de guitarra por cima do que vocês fazem...” Quando gravámos acabou por ser mais do que simples solos de guitarra: houve mesmo um trabalho a perceber em que partes é que a guitarra podia entrar... eu não pensei nisso, mas quando se põe um pedal “wah” por cima dos ritmos deles, fica um bocadinho Santana! Só que acho que nenhum deles tinha ouvido Santana! (risos) Vai tocar no MusicBox, hoje à noite, com os Six Organs Of Admittance. Também vão lá estar os Gala Drop na primeira parte. Vamos finalmente poder ouvir-vos juntos em palco?

Eles é que sabem! Eu sugeri, eles disseram que iam pensar. Mas antes de Lisboa estive com eles em Inglaterra, porque estou com a minha outra banda, os Rangda. Vamos ver como vai funcionar hoje. É uma possibilidade, vamos dizer assim! BRUNO MARTINS

Agenda Hoje e amanhã há mais Jameson Urban Routes, no MusicBox, em Lisboa. Hoje: Six Organs of Admittance; Gala Drop; Kode 9 e Marfox; Amanhã: Twin Shadow, Sensible Soccers, Ifan Dafydd e Jorge Caiado. Entrada €10 com direito a um whiskey Jameson


09

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2012

Música grátis no mercado Best Youth, Capicua, DJ Ride, Julie & The Carjackers e Miguel Araújo vão ao Mercado da Ribeira no fim de semana É o fecho da Lisbon Week DR

Um fim de semana cheio de música em Lisboa. Vários espetáculos serão integrados nas festividades da primeira Lisbon Week, com várias atividades culturais que tornam a cidade numa mostra de projetos até ao próximo domingo. A editora Optimus Discos associou-se ao evento e vai ajudar à festa, programada por Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, João Paulo Feliciano e Henrique Amaro. Hoje à noite, no Mercado da Ribeira, vão atuar, a partir das 22h, os Best Youth,

Capicua tem a seu cargo um dos espetáculos desta noite

Capicua, Octapush e DJ Ride. No sábado, pelo palco montado no Mercado da Ribeira, vão passar, tam-

bém a partir das 22h, os Real Combo Lisbonense. Mais tarde, a convite da banda, sobem ao palco os Julie & The Carjackers, a

Roda de Choro Lisboa e Miguel Araújo. Mas há muito mais durante todo o fim de semana. A começar por “strechin” todas as manhãs, no Miradouro de São Pedro de Alcântara (às 7h30); um Mercado de Fusão e outro Mercado Tradicional de Artesanato Português – ambos no Martim Moniz; ou visitas guiadas aos miradouros. A semana acaba com aulas de dança e de Funaná no B’Leza. O programa completo para o fim de semana está em http://lisbonweek.com.

PAUS atuam hoje no CCB A banda portuguesa PAUS atua hoje à noite (21h) no Centro Cultural de Belém (CCB). Esta é a primeira vez que a banda de Hélio Morais, Joaquim Albergaria, João “Shela” Pereira e Makoto Yagyu atua na sala de espetáculos lisboeta, no Grande Auditório. O concerto será, naturalmente,

especial e diferente do que aquilo que fizeram durante os festivais de verão. A banda convidou os You Can’t Win Charlie Brown para também subir ao palco. Além disso, todos os presentes no CCB vão receber o EP “Estamos Juntos” com três músicas novas. Bilhetes entre os €5 e os €15.

B Fachada canta “Os Sobreviventes” Antes de partir para um hiato de, provavelmente, um ano, B Fachada vai editar mais dois trabalhos. Obras menos fundamentais da suas extensa discografia de inverno e verão – como disse há umas semanas em entrevista ao metro – mas que, para

quem é fã, sabe sempre bem ouvir. Um dos álbuns já está confirmado: um disco “que trata da reconstrução/regravação integral do primeiro LP de Sérgio Godinho, ‘Os Sobreviventes’”, anunciou a editora Mbari. O disco é editado dia 12 de novembro. PUB

Cinema. Estreia

Marr com Dinosaur Jr. O ex-guitarrista dos The Smiths, Johnny Marr, é um dos convidados dos Dinosaur Jr. para o concerto de celebração dos 25 anos do segundo disco da banda, “You’re Living All Over Me”. O espetáculo está marcado para 1 de dezembro no Terminal 5, em Nova Iorque. Os Dinosaur Jr. editaram, recentemente, o décimo trabalho de estúdio: “I Bet on Sky”.

O mar na Gulbenkian Uma exposição de pintura, com as representações do mar ao longo de quatro séculos, reunindo 108 obras de artistas como Turner, Monet, Amadeo e Vieira da Silva, foi ontem inaugurada no Museu Gulbenkian, em Lisboa. “As Idades do Mar”, com obras provenientes de meia centena de instituições nacionais e estrangeiras, conta com mais de uma dezena de peças da coleção do Museu d’Orsay, em Paris.

Filme baseia-se no romance ‘A Viagem’ de David Mitchell GETTY

Hanks é seis em um Tom Hanks e a mulher, Rita Wilson, na estreia de ‘Cloud Atlas’, de Andy e Lana Wachowski e Tom Tykwer, em Hollywood. No filme, que chega a Portugal a 29 de novembro, Tom Hanks interpretou, nada mais, nada menos que seis personagens.


10

www.readmetro.com

culto

SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2012

A morte no São Luiz

Sexta JOSÉ PEDRO SOUSA

A peça “Dança da Morte”, encenada por Marco Martins, com base na obra de August Strindberg, um retrato diabólico da vida de um casal isolado do mundo, estreou-se ontem no Teatro São Luiz, em Lisboa, e vai ficar em cena de quarta a sexta-feira, às 21h, e aos domingos às 17h30. O espetáculo conta com as interpretações de Miguel Guilherme, Isabel Abreu e Sérgio Praia. O texto é considerado um dos mais importantes da dramaturgia contemporânea. A obra de Strindberg é um “retrato diabólico e desolado da vida claustrofóbica de um casal isolado do mundo, estruturado quase como um combate de boxe em vários ‘rounds’, sem qualquer perspetiva de salvação”. O São Luiz sublinha ainda a atualidade da peça “à luz do atual contexto socioeconómico de um país em crise, e num quadro de múltiplos receios do futuro e do mundo exterior”, com impacto nas problemáticas da vida conjugal de Edgar e Alice, cuja relação com a sociedade os

Telex

Winehouse em peça de teatro

“O retrato da vida claustrofóbica de um casal isolado, sem qualquer perspetiva de salvação” afasta cada vez mais dos objetivos por eles traçados para as suas vidas. Numa nota de imprensa, o encenador Marco Martins explica que escolheu este texto porque sempre teve “o desejo de explorar este clássico, que toca os aspetos mais profundos de uma relação a dois e os recantos mais negros da condição humana, marcado por múltiplos vestígios das conturbadas experiências matriAGÊNCIA LUSA moniais”.

Noite: depois de ter estado em Portugal em julho, Bon Iver (aka Justin Vernon) e a sua indie folk americana voltam a dar cartas esta noite em Lisboa, na Praça de Touros do Campo Pequeno, a partir das 21h

STORYBOARD PARA O SEU FIM DE SEMANA Sábado

O arranjo perdido BERLIM. Quase dois séculos depois, um arranjo desconhecido do compositor alemão Ludwig van Beethoven, feito para um antigo hino religioso, foi descoberto numa biblioteca de Berlim. Diz o professor Barry Cooper, da Universidade de Manchester, que a obra tem 192 anos.

“Se eu e o David [Duchovny] falecida cantora inglesa estivemos Amy Winehouse vai envolvidos? Não. estrear, em janeiro, no Royal Theatre na Não havia verdade Dinamarca. A peça irá nisso. Houve uma mostrar a vida da cantoaltura em que ra, desde o anonimato estava a gostar até à fama, passando do absurdo, mas pelas relações amorosas e desilusões românticas. depois ele começou A obra é baseada em dea negar tudo e perdi clarações e cartas da cano meu interesse tora e também haverá nele” GILLIAN ANDERSON espaço para as cantigas.

Tarde: sugerimos que vá à Galeria das Salgadeiras ver a exposição “Still life” de Augusto Brázio, das 16h às 21h – o tema da mostra é a Natureza-Morta

Noite: vá jantar ao novo BarAlto, no nº 31 da R. Diário de Notícias, no Bairro Alto – está aberto das 19h até às 02h e a cozinha de fusão vale a pena

DINAMARCA. A vida da

Domingo

Tarde: um passeio em Sintra vale sempre a pena – se a isso se acrescentar um lanche à portuguesa, das 16h às 18h, no restaurante do Tivoli Palácio de Seteais, melhor...

Noite: o concerto de Cavalheiro no Ritz Clube é a forma perfeita para fechar o fim de semana –23h, €15


www.readmetro.com

lazer

11

SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2012

Street Fashion. Milão

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Planeta que gira em volta da Terra e que lhe serve de satélite. Aplaudir. 2. Fatia de fígado, temperada e frita. Prejudicial. 3. Rapaz forte e encorpado. Doença. 4. O número de anos de uma pessoa desde o seu nascimento até à época em que se fala. Excepto, salvo. 5. Contr. da prep. a com o art. def. o. Passado. Prática consagrada pela tradição. 6. Liga ferro-carbónica endurecida pela têmpera. Espécie de boi selvagem. 7. Trabalho penoso. Eia (interj.). Lamento. 8. Pároco de certas freguesias. Que tem bastante idade. 9. Época notável. Inventariar. 10. Principiante. Grupo de pessoas em círculo. 11. Pequena árvore da família das rosáceas também conhecida por azaroleira ou azaroleiro. Grande porção.

Quem é que lhe paga tal “bagatela”?

GIIA

O que veste a Esther? “Tudo o que tenho vestido foi feito num alfaiate.” Que peça de vestuário usaria para sempre? “Nos invernos, um blazer de tweed, porque é perfeito para nos mantermos quentes.”

Sudoku

•••••

Verticais 1. Soleira da porta. Pluma. 2. Em segunda mão. Planta gramínea. 3. Relato, escrito geralmente em livro especial, de tudo quanto se tratou numa sessão, reunião ou assembleia. Amolava. 4. Faculdade ou acção de ouvir ou escutar. Fluido gasoso, transparente e invisível que constitui a atmosfera. 5. Contente. Fome (pop.). 6. Tribo formada por um grupo de famílias de origem comum. Relação. 7. Fêmea do leão. Juntar. 8. Aquelas. Utensílio para abrir furos ou ilhós. 9. Delicado. Cheiro agradável. 10. Avarento. Que tem asas. 11. Ave parecida com a pomba. Tornar-se pior.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Lua, Aclamar. 2. Isca, Lesivo. 3. Matulão, Mal. 4. Idade, Afora. 5. Ao, Ido, Uso. 6. Aço, Uro. 7. Afã, Ena, Ai. 8. Prior, Idoso. 9. Era, Arrolar. 10. Novato, Roda. 11. Azarola, Ror. VERTICAIS: . Limiar, Pena. 2. Usado, Arroz. 3. Acta, Afiava. 4. Audição, Ar. 5. Ledo, Rato. 6. Clã, Rol. 7. Leoa, Unir. 8. As, Furador. 9. Mimoso, Olor. 10. Avaro, Asado. 11. Rola, Piorar.

Esther Quek, editora de moda

Já não é a primeira vez que, perante a comunicação social, o senhor engenheiro e banqueiro Jardim Gonçalves, ex-presidente do Banco Português do Atlântico e do Banco Comercial Português, confessa que a sua obscena reforma, que dizem ser, com todas as alcavalas, de 175 mil euros/mês, NÃO custa absolutamente nada a este último banco. Então, publicamente, também faço a seguinte pergunta: quem é que religiosamente lhe paga tal “bagatela”?

JOSÉ AMARAL, VILA NOVA DE GAIA

Prémio. Quando os pinguins voam

OWEN HEARN / VEOLIA ENVIRONNEMENT WILDLIFE PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2012

PAUL NICKLEN / VEOLIA ENVIRONNEMENT WILDLIFE PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2012

Foto premiada “Imperadores das bolhas”, do canadiano Paul Nicklen, ganhou o aclamado prémio Veolia para Fotógrafo do Ano de Vida Selvagem. A imagem do caos subaquático do pinguim-imperador na Antártica superou outras 48.000 fotos de 98 países em competição. MWN

“Sem dúvida que os pinguins esgotaram a minha energia. Mas tive sorte pois no dia anterior quase tinha morrido por causa de uma foca-leopardo!” PAUL NICKLEN REVELA AO METRO QUE A VIDA DE FOTÓGRAFO DE VIDA SELVAGEM PODE SER BEM PERIGOSA

Como a foto foi tirada Para esta imagem Nicklen ficou imóvel à espera dos pinguins. De repente as aves saíram disparadas das profundezas e, com os dedos gelados, Paul conseguiu tirar esta fantástica foto. “Foi um momento fantástico”, diz-nos Paul. MWN

‘Pássaro vs. avião’ O adolescente Owen Hearn, do Reino Unido, ganhou o prémio de fotógrafo do ano para menores de 17 anos com esta imagem de um pássaro e a sombra de um avião que captou na quinta dos avós. “Nesta foto podemos ver a ligação do avião às aves,” disse Hearn ao metro. MWN

Natureza e tecnologia juntas


pequenos anĂşncios


pequenos anúncios

NÃO NECESSITA VENDER! O OURO VALORIZA-SE, RENTABILIZE-O!

COMPRA • EMPRÉSTIMOS • VENDA

DESDE 1930 UMA EMPRESA DE CONFIANÇA CONFF

• Av.ªª Almirante l i Reis, i 190 C (à Alameda) l d ) 218 463 224 • Rua Francisco Sanches, 158 A (à Praça do Chile) 218 121 929 • Av.ª da República, 51 B 217 974 328

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA Desde 1951 Somos uma empresa de confiança

Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA

DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado) Tels.: 21 346 54 11 • 21 342 94 83 • 21 321 93 46 • Fax: 21 321 14 97 | E-mail: geral@apj.com.pt

OURO • PRATAS • JÓIAS • RELÓGIOS • ARTE GARANTIMOS: as melhores avaliações!

AS SUAS JANELAS E ESTORES TÊM PROBLEMAS? Prateleiras, móveis ou varões de cortinados por montar?

Peça já o seu orçamento GRÁTIS... Ligue hoje mesmo 93 943 75 99 PAGAMOS O VALOR MÁXIMO!

Compramos

OURO E PRATA

PAGAMOS ATÉ

55

Avenida António Augusto de Aguiar, 181 (próximo do El Corte Inglés e Praça Espanha) | Telf.: 21 386 87 03 • Tel.: 96 194 96 01

OCCASIONS UNIQUES EN EXCLUSIVITÉ

LEILÃO IMOBILIARIO VENTE AUX ENCHÈRES IMMOBILIÈRES

11 NOVEMBRO 11 NOVEMBRE 2012 CORINTHIA HOTEL LISBON

AV. COLUMBANO BORDALO PINHEIRO, Nº 105 – LISBOA

A PARTIR DE / À PARTIR DE

10.000€

VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 1.750 € Acompte à partir de Também inclui imóveis no Algarve / Comprend également des propriétés en Algarve

CONTACTOS / CONTACTS

LISBOA +351 21 382 84 60 PORTO +351 22 608 18 24 geral@euroestates.pt • www.euroestates.pt

AMI: 1827 – Val.: 06/06/2015

LISBOA - 15H00

COMPRA - VENDA OURO - PRATAS - JÓIAS - RELÓGIOS AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS

PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

CONTABILIDADE CARTEIRA DE CLIENTES

JÓIAS • FIOS • MOEDAS • DENTADURAS EUROS • PEÇAS PARTIDAS • ALIANÇAS • PULSEIRAS AMA R G O • ESCRAVAS • RELÓGIOS • PEÇAS ANTIGAS DE OURO • BRINCOS • PREGADEIRAS • IMAGENS • CRUCIFIXOS • CAUTELAS DE PENHORES Segunda a Sexta das 9h às 19h • Sábado das 9h às 13h

OPORTUNIDADES ÚNICAS EM EXCLUSIVIDADE

Ex: 50€ x 1 mês/1,5€ = 51,50€ TAEG 36%

www.accredito.com.pt www.accredito.com www.accredito.co

Compro pequena carteira de Clientes na Grande Lisboa Norte. Faço parceria Telemóvel: 964 981 259


3

Golfe. Malásia

sport

Liga Europa

Académica perde e Marítimo empata A Académica perdeu ontem, fora, com o At. Madrid (2-1) e está a oito pontos da equipa espanhola, que lidera o Grupo B da Liga Europa. Um pouco melhor fez o Marítimo, que empatou, em casa, com os franceses do Bordéus (1-1). O Marítimo, com um empate e duas derrotas, continua em último no Grupo D.

O norte-americano arrasta multidões quando joga. Tudo para ver a sua tacada bem de perto GETTY

Tiger Woods mostra forma

Tiger Woods encantou ontem a multidão que encheu o Mines Resort and Golf Club, na Malásia, para assistir ao CIMB Classic. O golfista norte-americano mostrou boa forma ao conseguir cinco birdies (uma pancada abaixo do PAR) nos últimos nove buracos do dia para chegar à liderança ao fim do primeiro dia do torneio.

Fala a estrela Roberto Carlos, treinador brasileiro da formação russa do Anzhi Makhachkala, sublinhou à Skysports que Wayne Rooney é um dos melhores jogadores do mundo:

Não é só o Anzhi que quer comprá-lo. Existem várias equipas de Itália, Espanha e de todo o mundo que gostariam de ter um jogador como Rooney

Sporting tem defesa de Cristal Leões perdem na Bélgica com dois golos sofridos após pontapés de canto Apuramento está complicado

Champions

“O Milan perdeu? Não sabia. É problema deles” ZLATAN IBRAHIMOVIC, DO PSG, SOBRE A DERROTA DO AC MILAN, A SUA ANTIGA EQUIPA, FRENTE AO MÁLAGA, PARA A LIGA DOS CAMPEÕES. UM EVENTUAL REGRESSO DO AVANÇADO SUECO A MILÃO FOI HÁ POUCO TEMPO NOTICIADO

Dois golos sofridos na sequência de dois pontapés de canto ditaram ontem a derrota do Sporting em Genk, na 3.ª jornada do Grupo G da Liga Europa. Mais: o segundo golo foi apontado muito perto dos 90 minutos e perante uma estranha passividade do último reduto leonino. Pior: os leões voltaram a acabar a partida em inferioridade numérica. Desta vez foi Boulahrouz que foi expulso por acumulação de amarelos. A jogar numa Arena de Cristal é caso para dizer que afinal frágil foi mesmo a defesa do Sporting... Com esta derrota na Bélgica, os leões podem ter comprometido as suas hi-

póteses de seguirem em frente na prova, pois só têm um ponto, enquanto os belgas lideram o agrupamento, com mais seis. Já agora convém dizer que o Sporting leva quatro jogos consecutivos a perder! Os leões começaram melhor e chegaram ao golo aos sete minutos, por Schaars, embora o seu remate tenha desviado num adversário. Os belgas reagiram e foram para cima dos RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES: GENK 2 - 1 SPORTING VIDEOTON 2 - 1 BASILEIA GRUPO G J V ED GENK 3 2 10 VIDEOTON 3 2 01 BASILEIA 3 0 21 SPORTING 3 0 12

GOLOS PTS 07-03 7 05-04 6 03-04 2 01-05 1

verdes e brancos. A recompensa pela atitude positiva chegou aos 25m, graças a um tento de De Ceulaer, no seguimento de um canto, como já foi escrito. Se na 1.ª parte ficou a ideia de que os belgas estiveram melhor, na 2.ª foi o oposto. Mas Wolfswinkel e Viola, quando entrou, nunca tiveram acerto com as redes contrárias. Quem também não acertou foi o “Canibal”, bem expulso, após agarrar Monrose, que se isolava. Com a pontaria mais afinada do que os leões esteve Barda, que, aos 88m, selou o resultado num golo fácil... fácil dentro da área leonina. Nada fácil está a L.C vida do Sporting!

2 1 GENK Van Hout Fernández Koulibaly Nadson Hamalainen Anel Buffel Gorius Monrose

SPORTING Rui Patrício Cédric Boulahrouz Rojo Insúa Rinaudo Adrien (Xandão, 79m)

(Barda, 83m)

Schaars Jeffrén

Vossen

(Viola, 61m)

(Kumordzi, 90m)

Pranjic

De Ceulaer

(Capel, 58m)

(Piet, 62m)

Wolfswinkel

Local: Cristal Arena, Genk Golos: Schaars (7m), De Ceulaer (25m) e Barda (87m); Disciplina: cartões amarelos para Boulahrouz (12m), Rinaudo (37m), Gorius (40m), Rojo (68m), Boulahrouz (76m) e Koulibaly (80m); Cartão vermelho para Boulahrouz (76m).


15

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2012

ASDASDAS

Líderes jogam longe de casa Benfica desloca-se a Barcelos, enquanto o FC Porto vai ao Estoril Sporting recebe a Académica e está, digamos, proibido de perder Sem grandes duelos à vista, a 7.ª jornada da Liga que hoje arranca em Guimarães tem como principal curiosidade ver como se vai portar o Sporting, na segunda-feira na receção à Académica. A última vez que a equipa de Coimbra, 8.ª na Liga, defrontou os leões levou a melhor e venceu a Taça de Portugal. Este cenário não pode, de todo, repetir-se para o Sporting, uma vez que a perda de pontos pode até colocar a equipa na zona de despromoção! É óbvio que os leões, que ocupam o 12.º posto apenas com uma vitória, ainda só têm seis partidas

disputadas, mas não deixa de ser pouco comum ver a classificação como está. Os líderes da Liga, FC Porto e Benfica, jogam fora de portas. Em teoria, os encarnados têm uma deslocação mais difícil, pois o Gil Gil Vicente – a única equipa a quem o Sporting ganhou nesta Liga – está na 4.ª posição. O conjunto de Barcelos, recorde-se, já empatou (0-0) esta época, em casa, com o FC Porto, na 1.ª jornada. E recuando mais no tempo, a última vez que o Benfica jogou no Estádio Cidade de Barcelos também saiu do recinto minhoto com uma igualdade

Alonso ainda acredita Fernando Alonso disse ontem em conferência de imprensa que está “numa ótima posição para ganhar o mundial” de Fórmula 1, que prossegue neste domingo na Índia (09h30, SPTV2). O espanhol da Ferrari tem menos seis pontos do que Sebastian Vettel, o líder da Geral, mas tem esperança que a prova indiana possa ser o momento certo para a Red Bull voltar a sofrer um revés.

19ª JORNADA HOJE: V. GUIMARÃES-V. SETÚBAL (20H15, SPTV) AMANHÃ: BEIRA-MAR-P. FERREIRA (16H00) OLHANENSE-MOREIRENSE (16H00) GIL VICENTE-BENFICA (20H30, SPTV) DOMINGO: RIO AVE-NACIONAL (16H00) MARÍTIMO-SP. BRAGA (18H00, SPTV) ESTORIL-FC PORTO (20H15, SPTV) SEGUNDA-FEIRA: SPORTING-ACADÉMICA (20H15, SPTV)

(2-2), na 1. ª ronda da época transata. Os dragões jogam no campo António Coimbra da Mota, frente ao Estoril. O FC Porto venceu duas vezes os estorilistas nas últi-

Jogadas

Serena nas “meias”

Mark Webber, companheiro de equipa de Vettel na Red Bull, afirmou ontem, no Circuito de Buddh, que não vai facilitar a tarefa do alemão. O australiano foi pragmático: “Vou ganhar, é tão simples quanto isso.” Já Vettel referiu que o seu objetivo é estar “concentrado” nas quatro corridas que faltam e obter “o máximo de pontos que for possível”. GETTY

TÉNIS. Serena Williams derrotou ontem Victoria Azarenka (6-4 e 6-4), no grupo vermelho, e apurou-se para as meias-finais do Masters.

Portugal bate Geórgia FUTSAL. Portugal venceu

ontem a Geórgia, por 8-0, em Rio Maior, no último jogo de preparação para o VII Campeonato do Mundo de futsal, que se vai realizar de 1 a 18 de novembro, na Tailândia.

Miguel Oliveira na Austrália MOTOCICLISMO. O GP

Espanhol diz estar em posição de vencer o Mundial

da Austrália, a penúltima prova da temporada, realiza-se na madrugada portuguesa deste domingo

mas três épocas, mas em jogos da Taça da Liga. Para encontrarmos o último jogo entre os dois emblemas na Amoreira é preciso ir a 2005, quando os portistas venceram o conjunto canarinho (2-1). Por curiosidade, a última vez que o Estoril pontuou, no seu reduto, no campeonato, frente ao FC Porto, foi em 1984 (0-0). Quanto ao Sp. Braga, 3.º, vai ao Funchal defrontar o Marítimo, 6.º. Depois da derrota em Manchester, com o United, na Champions, os arsenalistas, que distam de três pontos para o duo da frente, têm outra L.C. deslocação difícil. (2h, SPTV1). O piloto português Miguel Oliveira, da Honda Suter, vai participar na categoria de Moto3.

Nadal falha o resto da época LESÃO. O tenista espanhol Rafael Nadal anunciou ontem que vai falhar o resto da temporada, o que inclui o Masters de Londres. “Rafa” Nadal está lesionado no joelho esquerdo.

Sky limpa a casa CICLISMO. O diretor desportivo da Sky, de Bradley Wiggins e Chris Froome, 1.º e 2.º classificados na Volta à França deste ano, foi obrigado a demitir-se depois de ter confessado que se tinha dopado quando era ciclista. Bobby Julich fez a sua confissão na sequência das ondas de choque que se levantaram com a descoberta de que Lance Armstrong se dopava.

Jackson, o goleador da Liga com cinco golos, vai ao Estoril

Vieira e Rangel nas urnas pelo Benfica O Benfica vai hoje a votos. Os sócios poderão votar, entre as 10h e as 22h, na Luz, nas Casas do Benfica de Famalicão, Coimbra, Évora, Faro ou na Internet, para os residentes nas ilhas e no estrangeiro. Luís Filipe Vieira apela à estabilidade, promete que os jogos na Luz serão transmitidos na Benfica TV

em 2013/14 e inclui José Eduardo Moniz neste projeto – entretanto, a CMVM já pediu esclarecimentos à SAD nesta matéria. Já Rui Rangel, o juiz desembargador adversário, promete mais portugueses na equipa principal, reduzir o passivo e contratar jogadores em janeiro devido às saídas de Javi e Witsel.

Estrelas na Luz

Sérvios suspensos

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, convidou ontem, perante os jornalistas, “todos os selecionadores, jogadores com mais de 50 internacionalizações e os que estiveram em fases finais a juntarem-se, possivelmente, no jogo com a Rússia, no Estádio da Luz”, a 7 de junho.

Ninkovic e Mudrinski foram suspensos por um ano pela Federação de Futebol da Sérvia pelo envolvimento nos incidentes frente a Inglaterra, no play-off para o Europeu de sub-21. O inglês Rose terá sido vítima de racismo, provocado e no fim do jogo houve confrontos físicos que envolveram treinadores e adeptos.


PUB


20121026_pt_lisbon