Page 1

Cinema Douro Film Harvest vai levar Bo Derek às vindimas

MÚSICA 29.533 pessoas

ANIMAL COLLECTIVE: A ENTREVISTA

Crónica Saiba por onde anda Frankie Chavez {pág. 9}

{pág. 8}

facebook.com/metroportugal

GRANDE LISBOA quarta-feira 26 Setembro 2012 ano 6, nº 1730 Hoje 14° | 20°

Amanhã 13° | 22°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Cinema. Entrevista

Relações conjugais que matam Segundo a PJ, um terço dos homicídios registados anualmente no País ocorrem em contexto conjugal {pág. 4} Taça de Portugal

Diane Kruger, um talento teutónico

ivo E xc lu s

m e t ro

Lesionou-se antes de conseguir fazer carreira no ballet, triunfou como top model e depois decidiu que o cinema era o caminho a seguir. Desde essa sensata decisão já trabalhou com gente como Bille August ou Quentin Tarantino. Agora, em “Adeus, minha Rainha”, Diane Kruger encarna a lendária Marie Antoinette {págs. 10 e 11}

Sortes bem diferentes S Sporting tem que se deslocar ao campo do primodivisionário Moreirense Benfica visita o Freamunde, o último da II Liga Já o campeão FC Porto visita o modesto Santa Eulália, clube da região de Vizela {pág. 15}

Catalunha vai a eleições Independência na mira? {pág. 6}

Sérgio H. Coimbra O dia a dia de um português na capital dos EUA {pág. 2} PUB


www.readmetro.com

02

QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012

1 jornal

Não perca hoje!

Opinião

SÉRGIO H. COIMBRA JORNALISTA

UM PORTUGUÊS EM WASHINGTON uvindo na NPR um bom debate sobre qualidades e defeitos dos candidatos governador Romney e presidente Obama, quase não dava pela enorme estátua em bom mármore do Vermont erguida em memória da Nossa Senhora das Autoestradas. Mas ela ali estava, a contemplar milhares de automobilistas que diariamente cruzam a Interstate 95 entre o extremo sul da Florida e o extremo norte do Maine. A autoestrada é apenas a sexta mais longa dos EUA, mas sem dúvida a mais concorrida por ligar as grandes metrópoles da Costa Leste: Washington, Baltimore, Filadélfia, Nova Iorque, Boston… A minha penitência era conduzir dentro das margens da lei entre casa e uma igreja nova-iorquina onde iria assistir a um batizado. Com a criança santificada, sentei-me no salão paroquial para falar com o padre T – cubano filho de castelhanos, que lamentava não saber mais de Portugal por o pai nunca o ter levado para cá da Estremadura em protesto contra o facto de a querida pátria se ter mantido independente de Castela. Já não falava com um

O

pároco desde que… nem me lembro, de modo que considerei este o segundo sinal de que alguém procurava renovar a minha desgastadíssima fé. Mas nem estas comunhões me valeram quando, de regresso, o automóvel desistiu de andar. Fomos, o carro e eu, rebocados por um homem parecido com o Bruce Willis para os confins de

www.facebook.com/ hollywoodgossip “Será que Beyoncé está outra vez grávida? Segundo fontes próximas, a cantora está à espera de outro filho com Jay-Z. A notícia surgiu depois de ser vista no La Mariña, em Nova Iorque, exibindo uma barriguinha, defende quem estava no local.” www.facebook.com/ hollywoodreporter “A estrela pop Lady Gaga disse recentemente num programa de rádio que engordou 11 quilos. Só que, em vez de usar roupas que o escondam, opta por outras que o acentuam.”

www.facebook.com/ gigwise “Chris Brown está de volta aos tribunais em novembro. Em causa estão as análises que revelaram o consumo de marijuana em junho, quando ainda cumpria uma pena de serviço comunitário.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

Fomos, o carro e eu, rebocados por um homem parecido com o Bruce Willis para os confins do estado de Nova Jérsia Nova Jérsia. Era de noite. Dormi acordado num motel de higiene não recomendável. Na manhã seguinte, numa garagem em Where-Am-I-Ville, falava com mecânicos senão parecidos a Bruce Willis, com o resto do elenco dos Sopranos, a quem paguei o triplo do que me teriam cobrado na mais oleosa das oficinas lisboetas. Voltei a casa ultrapassando conscientemente a velocidade do som, sem nunca olhar para trás, para a Senhoras das Autoestradas. E hoje, Yom Kippur, estou mais penitente ainda.

Herge del Rio. Estreia-se no cinema! CONCERTO SHARON VAN ETTEN Lux, Lisboa Bilhetes €20 – 22h30 A cantora e compositora de Nova Jérsia (mas radicada em Brooklyn), uma das figuras-chave da atual cena indie-folk norte-americana, sobe ao palco do espaço de Santa Apolónia para apresentar o seu novo álbum de originais, “Tramp”.

@ParisHilton “Acabei de ver [o filme] ‘Ruby Sparks’. Que comédia romântica encantadora, fresca e criativa. Mostra como o amor pode ser mágico.”

http://artsbeat.blogs. nytimes.com “Três ‘falsificações’ de quadros de J.M.W. Turner autenticadas.”

Há coisas extraordinárias! Aquando da minha recente estadia em São Paulo, prometi aos meus amigos paulistanos fazer-lhes farófias. Saí de casa para comprar ovos e, inesperadamente, acabei requisitado para participar numa longa-metragem! Foi a minha primeira experiência no cinema e logo num filme de Rodolfo García Vázquez, “Hipóteses Para o Amor e a Verdade”. Entro em três cenas bem loucas. O meu papel é pequeno, mas muito intrigante e vai certamente dar toda uma outra dimensão ao filme.

metro online

Faço o papel de um ‘boneco’ que anda na mão de um homem e que fica esquecido num canto numa das cenas mais marcantes do filme.

Veja o efeito que o tema-título da saga “Star Wars” consegue ter sobre um bebé a chorar.

É assim, Herge del Rio a brilhar no cinema brasileiro brevemente numa sala perto de si! Siga-me também no Facebook!

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMI NISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenação Lisboa Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia DIRETOR DE MARKETING Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012

TIAGO VENDA MORGADO

Lisboa

Será que ele a vai encontrar? Jovem cria página no Facebook para reencontrar a “rapariga da sua vida” Tem só até 14 de outubro

Desafio foi lançado por Diana, na foto de costas

Passaram 11 dias desde que se conheceram. Umas horas à conversa no Jardim do Príncipe Real fizeram-no perceber que era o amor da sua vida. Mas ela acabou por “fugir”, já de madrugada, e Ricardo perdeu-lhe o rasto. No fim, ficou um desafio: “Encontra-me até dia 14 de outubro, quando volto para Paris”, disse ela. E assim nasceu a página de Facebook “À procura de Diana”. Desde então, Ricardo já distribuiu, por Lisboa, folhas para a encontrar e fez

um lençol branco com a mesma mensagem, que colocou no Saldanha. “Quero mesmo que ela saiba que a estou a procurar”, diz na sua página do Facebook. “Senti que as pessoas deixaram de lutar e fazer loucuras por paixão. Criei a página para poder demonstrar o que vou fazer... Vou ser este apaixonado. Pretendo inspirar as pessoas no seu dia a dia para serem mais românticas”, diz ao metro. O que mais fará Ricardo para encontrar a sua PATRÍCIA TADEIA Diana?

Vigília de protesto A Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa realizou ontem uma vigília de protesto contra as alterações na atribuição do passe de transportes “sub-23”.

Ciclistas pela cidade O movimento Massa Crítica (MC), também conhecido como Bicicletada, comemora este mês 20 anos de existência e 9 deles em Lisboa. E por isso, na sexta-feira, a Massa Crítica vai reunir mais de mil pessoas no Marquês de Pombal a partir das 18h30. A ideia é percorrer as ruas em bicicleta para “protestar contra a falta de condições para os ciclistas na cidade”, diz a MC.

Numa urna feita em cartão era possível ler: “Eles querem enterrar o passe, mas nós não deixamos”. Desde dia 1 de setembro que os passes “sub-23” dão descontos até 60%, mas só a “estudantes de famílias mais desfavorecidas”, anunciou o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje ia até ao RIVER LOUNGE, o restaurante e bar do Myriad by SANA Hotels, o primeiro hotel construído sobre as águas do Tejo. Este é um espaço que assenta num conceito de cozinha criativa portuguesa baseada nas tradições do mar, e que está a cargo do chef alsaciano Frederic Breitenbucher.

PUB


04

www.readmetro.com

nacional

QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012

Associações querem “Floresta Comum” LUÍS ANICETO

Ação de florestação com árvores autóctones vai decorrer no dia 24 de novembro em todo o País Medida visa beneficiar os sistemas naturais globais Organizações governamentais e não-governamentais de ambiente querem construir uma “Floresta Comum” em Portugal, “para todos e por várias gerações”, porque os benefícios que proporciona “são para toda a humanidade”. Nesse sentido, estão a promover uma ação de florestação no dia 24 de novembro. Num comunicado divulgado ontem, a organização não-governamental de ambiente AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal afirma que “os benefícios que as florestas proporcionam, não permanecem apenas no local onde as árvores se encontram”. “Ao afetarem de forma positiva

1.800 voluntários vão limpar, sábado, oito zonas do País – o projeto é da Fundação EDP, que organiza pelo segundo ano consecutivo o “Parte de Nós”

os sistemas naturais globais, disponibilizam benefícios para toda a Humanidade. Por isso estamos a construir uma “Floresta Comum”, para todos e por várias gerações”, acrescenta. Por isso, juntou-se ao programa de incentivo à reflorestação com floresta

Mais mortes entre casais Um terço dos homicídios registados anualmente ocorrem em contexto conjugal, um “número muito significativo” que o diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária defende que tem de ser reduzido através de estratégias que passam pela sensibilização da sociedade. “Se porventura estivés-

autóctone portuguesa “Floresta Comum”, coordenado pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e no qual também participam a AFN – Autoridade Florestal Nacional, o ICNB – Instituto de Conservação da Natureza e a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses. A 24 de novembro está prevista uma ação de florestação com árvores autóctones em todo o País. Entre as espécies que serão plantadas encontram-se o freixo, a azinheira, o medronheiro, o carvalho, o castanheiro, a cerejeira, o sobreiro e o ulmeiro.

Norte a Sul

Eventuais benefícios não se cingem ao País, mas alargam-se a um nível global

mesmos agentes podem exercer, durante o protesto, a sua autoridade em casos delicados.

Universidades a ajudar

19.º lugar em reputação

semos mais atentos, se os sinais fossem mais rapidamente percebidos, se a atuação fosse mais célere e eficaz, talvez esta morte pudesse ser evitada”, afirmou Pedro do Carmo, no seminário “Morrer no feminino: da Prevenção à Intervenção”, promovido pela Escola de Polícia Judiciária.

CRISE. As universidades procuram cada vez mais respostas às dificuldades dos alunos que o Estado não resolve. A Clássica reforçou o programa lançado em 2009 e o Técnico, já com um fundo de emergência, vai lançar bolsas de trabalho.

CM

Polícia adere à manifestação

RANKING. Portugal está em 19.º lugar numa lista de 50 países com melhor reputação no mundo. O Canadá lidera, seguido da Austrália e da Suécia. A reputação atrai investimento estrangeiro, turistas e aumenta as exportações. A conclusão é de um estudo de uma consultora sobre a opinião de 36 mil consumidores dos países do G8.

PROTESTO. A polícia vai

Vítimas de violência conjugal

aderir à manifestação convocada pela CGTP para sábado em protesto contra as medidas de austeridade, disse à Lusa o porta-voz da comissão de sindicatos das Forças de Segurança, Paulo Rodrigues. Contudo, estes

Procura de pílulas grátis deve subir A procura de pílulas gratuitas nos serviços de saúde deve aumentar com as dificuldades financeiras decorrentes da crise, prevê a Associação para o Planeamento da Família (APF), que alerta para a importância

de não haver ruturas de stock. Na véspera do Dia Mundial da Contraceção, que hoje se assinala, o diretor executivo da APF refere que os portugueses têm menos capacidade para comprar a contraceção.

Extinção de Novos fundações poderes O Governo anunciou ontem a extinção de quatro fundações, recomendando também a extinção de 13 entidades do mesmo género ligadas a instituições de ensino superior público e 23 outras cuja “competência decisória se encontra cometida” às autarquias locais e regiões. Tal foi publicado em Diário da República.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) tem, a partir de hoje, poderes sancionatórios junto das empresas que fiscaliza. Entre os vários poderes reforçados, publicados em Diário da República, a ERSE vai poder passar multas e sancionar as empresas que ultrapassem a lei na relação entre elas e consumidores.


www.readmetro.com

economia

Trocos

Goodlife no Facebook DESCONTOS. A Goodlife,

empresa especializada em soluções de descontos, lançou a “Ganha com a Goodlife!”, uma aplicação no Facebook, que permite aos clientes acumular créditos para utilizar em futuras compras apenas pela divulgação nas redes sociais.

Andaluzia a pedir ajuda ESPANHA. Depois de Valên-

cia, Múrcia e Catalunha, a Andaluzia deverá “muito provavelmente” recorrer ao Fundo de Liquidez das Autonomias e solicitar ajuda de 4,9 mil M€, disse ao El País um responsável da região espanhola.

Staples fecha 60 lojas SERVIÇOS. A Staples anun-

ciou o fecho de 45 lojas na Europa e 15 nos EUA, num plano que tem como intenção a poupança de perto de 200 M€ por ano. Portugal não será afetado pela decisão.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$110.17 (+0.27%)

0,448 (-0,88%)

Psi-20

5.333,38 (-0,41%)

Euro para: Dólar 1,294 Libra 0,798 Real 2,624

05

QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012

“Euro vai ganhar” o jogo Durão Barroso comparou crise do euro a futebol BCE condiciona futuras intervenções a austeridade O presidente da Comissão Europeia comparou ontem a crise do euro a um jogo de futebol. “Quando me perguntam acerca da crise do euro, eu digo que já passámos a primeira parte, estamos na segunda parte do jogo, e, contrariamente ao que previam os apostadores, não perdemos nenhum jogador, ninguém foi expulso, não perdemos”, disse Durão Barroso. O presidente do executivo comunitário garantiu que está “absolutamente convencido que o euro vai ganhar”, porque “o euro não está em causa, o euro é uma moeda estável”.

Angela Merkel repetiu que não há passes de mágica para resolver crise Também ontem, a chanceler alemã, Angela Merkel, repetiu que não há passes de mágica e que a crise do euro só pode ser resolvida por etapas, a encarar com “determinação”.

Entretanto, Espanha respondeu à pressão para pedir ajuda. “Precisamos de saber qual a extensão da intervenção do BCE”, afirmou a vice-presidente do governo, Soraya Saenz de Santamaria. “Para tomar decisões é preciso ter todos os dados na mesa.” Pouco depois, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) insistiu ser fundamental condicionar futuras intervenções no mercado secundário de dívida pública à aceitação, por parte dos governos dos países apoiados, de um rigoroso programa de ajustamento económico e financeiro.

Mercado Puro

NOVO IPAM PEDRO BARBOSA WWW.MERCADOPURO.COM

A abertura do novo IPAM no Porto é algo que merece ser destacado neste início de ano letivo. De destacar pelo momento e pelo modelo. Porque não é fácil fazer investimentos que fazem todo o sentido em momentos difíceis e em que os apoios são mínimos. Porque o Porto precisava de ter a escola de referência do Marketing em Portugal. Como independente que leciona em variadas instituições do ensino superior, admiro particularmente o modelo encontrado para este edifício, muito para além da beleza da sua arquitetura: a flexibilidade. Salas e anfiteatros flexíveis permitem aulas, workshops, conferências ou até mesmo festas e eventos nos mesmos espaços. Parabéns IPAM. PUB


PUB

06

mundo www.readmetro.com

QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012

Eleições antecipadas Catalunha vai a votos no dia 25 de novembro Violência em Madrid no “Cerco ao Congresso” O presidente do Governo regional da Catalunha, Espanha, anunciou ontem que vai dissolver o Parlamento regional “nos próximos dias” e convocou eleições antecipadas para 25 de novembro. O anúncio foi feito por Artur Mas no início da sua intervenção no parlamento regional na inauguração do debate de Política Geral. “Decidi dissolver o Parlamento da Catalunha e convocar eleições para domingo, 25 de novembro. Em momentos excecionais impõem-se decisões excecionais”, disse. Entre os motivos que apresentou para justificar a decisão, Mas referiu-se ao protesto do passado 11 de setembro, considerando que “um milhão e meio de pessoas encheram as ruas” para “fazer

Planisfério

Pedido de intervenção SÍRIA. O emir do Qatar, Hamad ben Khalifa al-Thani, apelou ontem na ONU a uma intervenção militar de países árabes para “cessar o banho de sangue na Síria”. O dirigente apontou como “precedente” a intervenção da Liga Árabe no Líbano, em 1976, para tentar pôr fim à guerra civil, iniciativa “eficaz e útil”.

Novo atentado mata sete TURQUIA. Seis membros

das forças de segurança e uma mulher foram ontem mortos na cidade de Tunceli, leste da Turquia, num atentado que destruiu o seu veículo blindado, noticiou a emissora CNNTurk.

1,5

milhões a dois milhões de pessoas estiveram nas ruas de Barcelona no dia 11 de setembro na maior manifestação pela independência da Catalunha um grande ato de fé na Catalunha”. “A voz da rua foi massiva e potente e isso tem que se transferir para as urnas. Se o nosso país empreende um caminho de grande envergadura, precisa do apoio do parlamento e isso consegue-se com urnas”, disse Mas. Para Mas, esta “nova etapa requer uma nova legitimidade, na Catalunha, face a Espanha e à comunidade internacional”.

Operação antirradicais NIGÉRIA. As forças

armadas nigerianas anunciaram ontem que mataram um dirigente do Boko Haram, grupo radical islâmico, e detiveram mais de 150 alegados elementos da estrutura.

Mas não só na Catalunha se fizeram as notícias de ontem em Espanha. Em Madrid, milhares de pessoas saíram à rua, em vários pontos da cidade, para uma marcha que tinha como objetivo o cerco do Congresso dos Deputados. A polícia montou um grande dispositivo de segurança à instituição e acabou por haver vários confrontos entre polícias e manifestantes. Dezenas de pessoas ficaram feridas e um número indeterminado foi detido. O protesto foi convocado pela “Coordenadora 25S” e pela “Plataforma em Pé”, que defende a desobediência civil, protestos e uma “assembleia permanente” de cinco dias de duração nas imediações do Congresso de Deputados.

Obama avisa Irão

ÁFRICA DO SUL. Quatro

O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu ontem perante os líderes mundiais reunidos na 67.ª Assembleia Geral da ONU que fará tudo o que for necessário para impedir que o Irão tenha a arma nuclear, e, depois de criticar a islamofobia, também afirmou que o regime sírio de Bashar al-Assad deve acabar.

companheiros do ex-líder da Juventude do ANC foram ontem constituídos arguidos no processo de corrupção que envolve Julius Malema, e libertados sob caução de €3.773.

Abandonar ilusões

Quatro arguidos

A China disse ontem, dia em que lançou o seu primeiro porta-aviões, que o Japão deve “abandonar qualquer ilusão” que tenha sobre disputas territoriais entre os dois lados, depois de conversações bilaterais sobre a soberania de um grupo de ilhas no Mar da China Oriental.


PUB

PARA CELEBRAR mais de 100 anos de evolução em Aparelhos Auditivos C A M PA N H A de DESCONTOS de ANIVERSà RIO em APARELHOS

AUDITIVOS

D I G I TA I S *

100%

atĂŠ

Desconto

SIM! Alguns clientes sortudos irĂŁo receber um Aparelho Auditivo Digital Oticon

Totalmente GRĂ TIS!       encomendou centenas de aparelhos auditivos digitais Oticon para convidar clientes a participar na Campanha de Descontos de AniversĂĄrio em Aparelhos Auditivos.   !" # $%  "

NĂŁo perca esta oportunidade!

Condiçþes desta Oferta: o seu desconto corresponde às idades apresentadas nesta tabela

Idade 35 = 35% desconto Idade 45 = 45% desconto Idade 55 = 55% desconto Idade 65 = 65% desconto Idade 75 = 75% desconto Idade 85 = 85% desconto Idade 95 = 95% desconto Idade 100 = 100% desconto! ou mais

COMPROVATIVO DE IDADE OBRIGATÓRIO *Condiçþes vålidas apenas na compra de 2 aparelhos. O desconto serå efectuado apenas numa unidade.

Aparelhos Auditivos – Oticon Agil Pro – Oferta limitada ao stock existente. Não acumulåvel com outras promoçþes em vigor.

NORTE Aveiro Barcelos Braga Gaia Guimarães Matosinhos  Porto (Paranhos) Porto Porto Póvoa de Varzim S. João da Madeira Viana do Castelo V. N. de Famalicão Vila Real Viseu SUL Almancil Beja Évora Faro LoulÊ Portimão MADEIRA Funchal

Rua de Coimbra, 15 (rua Direita) Av. dos Comb. da Grande Guerra, 154/156 Largo S. Francisco, 26 Av. da República, 1581 Rua de São Gonçalo, 4 Av. da República, 360    Estrada da Circunvalação, 7632 Rua da Boavista, 618 Praça da Batalha, 86 Praça do Almada, 4 Avenida Dr. Renato Araújo, 495 Rua Nova de Santana, 40 Rua de Santo António, 5 Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 10 Rua D. Francº Alexandre Lobo, 74

Tel. 234 892 020 Tel. 253 090 935 Tel. 253 615 082 Tel. 223 749 040 Tel. 253 094 803 Tel. 220 937 350   Tel. 220 998 530 Tel. 222 085 555 Tel. 222 053 270 Tel. 252 095 100 Tel. 256 060 290 Tel. 258 096 080 Tel. 252 095 105 Tel. 259 092 070 Tel. 232 483 730

Av. 5 de Outubro, 107 Rua de MĂŠrtola, 33 Rua do Raimundo, 46 Rua Vasco da Gama, 17 Av. 25 de Abril, 16 Rua PĂŠ da Cruz, 8 B

Tel. 289 356 264 Tel. 284 313 240 Tel. 266 730 270 Tel. 289 827 902 Tel. 289 417 094 Tel. 282 419 211

Av. Arriaga, Edf. Marina Club, 73 R/C, Lj. L

Tel. 291 215 720

CENTRO Alcobaça Almada Amadora Barreiro Caldas da Rainha Cascais (Lg. Camþes) Castelo Branco Coimbra Coimbra (Celas) Figueira da Foz Guarda Leiria Lisboa Lisboa Lisboa !"#$ % Moscavide Odivelas Oeiras Portalegre SantarÊm Setúbal Torres Vedras Vila Franca de Xira

Largo 5 de Outubro, 4 Av. Dom Nuno à lvares Pereira, 27 Rua Afonso de Albuquerque, 33 D Avenida Alfredo da Silva, 73/75 Praça da República, 33 Pass. Carlos A. Teixeira, Baía Center, 1º Piso – 21 Av. Nuno à lvares, 8 M Rua das Padeiras, 90 A Alameda Armando Gonçalves, Lj 30 Rua da República, 97 Rua Batalha Reis, 7 Av. Heróis de Angola, 113 Av. António Augusto de Aguiar, 173 Rua dos Fanqueiros, 199-201 Av. Óscar Monteiro Torres, 62 A &!'$ *$ Avenida de Moscavide, 61 D Av. Dom Dinis, 33 A Rua Cândido dos Reis, 120 B Av. da Liberdade, 105 A Rua Serpa Pinto, 70 Av. 5 de Outubro, 49 Av. General Humberto Delgado, 28, Lj 1B Rua Serpa Pinto, 66

Tel. 262 095 040 Tel. 212 739 400 Tel. 214 934 415 Tel. 211 927 545 Tel. 262 095 020 Tel. 214 839 040 Tel. 272 092 200 Tel. 239 832 114 Tel. 239 091 910 Tel. 233 090 010 Tel. 275 094 090 Tel. 244 843 460 Tel. 213 878 646 Tel. 218 880 302 Tel. 217 959 856   Tel. 210 999 130 Tel. 210 988 600 Tel. 211 992 710 Tel. 245 092 080 Tel. 243 356 480 Tel. 265 544 350 Tel. 261 095 110 Tel. 263 094 270

Por favor entregue esta folha 100MET3912 num Centro MiniSom para receber um presente surpresa com a sua Consulta Auditiva Gratuita.


08

2 culto

Entrevista Metro

“Centipede Hz” é o novo disco dos Animal Collective A banda deixou de lado a vertente “samplada” e cerebral para fazer um álbum mais orgânico, mais próximo do eletro-rock, mas sempre experimental

“QUERÍAMOS ALGO MAIS FÍSICO, MAIS SUADO” Geologist conta como nasceu mais uma obra-prima da banda de Baltimore, composta ainda por Avey Tare, Panda Bear e Deakin.

pelo meio e sabíamos que quando nos juntássemos outra vez não queríamos que soasse àquilo. Isso aliviou qualquer pressão que pudesse haver.

O anterior “Merriweather Post Pavillion” foi um álbum muito importante para os Animal Collective. Sentiram pressão para dar sequência ao vosso trabalho?

Então o que é que procuraram para este “Centipede Hz”?

Estivemos sem tocar essas canções quase um ano. Houve projetos paralelos

Queríamos mais instrumentos

tocar mais no estúdio e no palco. Queríamos algo mais físico. Antes as performances eram mais

ces em que saímos exaustos. Esta música é física e uma reação ao “Merriweather Post Pavilion”. Há quem diga que é uma reação à “poppiness” do álbum anterior, mas nada disso: é mesmo uma reação às performances ao vivo do “Merriweather Post Pavillion”. Acha que o álbum é um regresso às origens dos

Alfinetada

Sim, até quase ficção científica. Havia alturas em que nas misturas nem davam para perceber onde é que as músicas podiam começar ou acabar. Tudo muito experimental.

LADY GAGA

E isso torna fácil a construção da estrutura das músicas?

Garganeiro?

CV

“Até são canções bastante normais por baixo de todos os ‘noises’. Até se podem tocar ao piano ou na guitarra acústica!”

Formaram-se em Baltimore, em 1999.

GIORGIO ARMANI AO THE TELEGRAPH

O irmão do David (Avey Tare) foi DJ de rádio aqui nos EUA. Quando estávamos a gravar o “Merriweather Post Pavilion”, deu-lhe um CD cheio de efeitos, uma espécie de compilação – chamam-lhe “air check tape”. É como uma candidatura de um DJ para trabalhar numa rádio. São vozes, jingles, efeitos. Tudo sem música. Mas só isso pareceu-nos como um design de som muito interessante, futurístico, com algum humor. E pensámos que devíamos usar estes samples. Então encontraram um lado psicadélico nesses sons.

“O que o Papa pensa de se ser gay não tem interesse nenhum para o mundo”

“Não tive de trabalhar muito porque era bonito. As gerentes de loja facilitavam-me as coisas”

Falando do conceito do disco e que está em torno do título: uma das inspirações foram os anúncios de rádio que ouviam ainda pequenos?

- “Spirit They’re Gone, Spirit They’ve Vanished” (2000) - “Danse Manatee” (2001) - “Campfire Songs” (2003) - “Here Comes the Indian” (2003) - “Sung Tongs” (2004) - “Feels” (2005) - “Strawberry Jam” (2007) - “Merriweather Post Pavilion” (2009) - “Centipede Hz” (2012)

ao vivo e menos “ambientes”. Se assim fosse, para nós já era um sucesso. A diferença, então, está em tocar mais teclas, mais baterias, mais guitarras?

Sim, tem que ver com

cerebrais, com a mistura de “samples”, carregar em botões... Mas na altura era nisso que estávamos interessados. Fomos muito inspirados pelos sets ao vivo dos Daft Punk. Agora queríamos suar, perfoman-

Animal Collective, que notava-se também mais físico e mais instrumental?

Não é que quiséssemos voltar ao começo, mas a natureza de voltar a tocar instrumentos ao vivo veio ao de cima.

Combinámos que não queria fazer canções muito formatadas: verso, refrão, verso... Queríamos algo mais progressivo, quatro partes distintas, para ser uma viagem. Mas sentimos partes pop, pelos elementos melódicos. Mas, para mim, até são canções bastante normais por baixo de todos os “noises”. Até se podem tocar ao piano ou na guitarra acústica! E sempre conseguiram espetáculos mais enérgicos?

Sem dúvida! São espetáculos mais acrobáticos. Até para mim, nos sintetizadores: agora toco um com o pé, outro com uma mão e outro com outra... é muito mais desafiante e exige muita prática. BRUNO MARTINS


09

www.readmetro.com QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012

Cinema regressa à região do Douro Bo Derek é a convidada de honra deste ano do Douro Film Harvest Destaque para a homenagem a Jorge Amado no ano da descentralização DR

A quarta edição do Douro Film Harvest (DFH) arranca hoje e tem como destaque as homenagens ao escritor brasileiro Jorge Amado e à atriz Bo Derek, a qual vai também participar numa vindima na mais antiga região demarcada. O DFH assumiu-se como o primeiro evento de cinema descentralizado do mundo. Este ano, o festival tem como palco os concelhos de Alijó, Armamar, Régua e Porto. “Mostra-se o cenário Douro à indústria do cinema e ao mesmo tempo contri-

“El Bulli: Cooking in Progress” é o filme de abertura

bui-se para divulgar o vinho produzido na região demarcada”, salientou o presidente da Turismo do Douro, António Martinho.

A convidada especial deste ano é a atriz norte-americana Bo Derek. A atriz de “Bolero” vai passar pelo Douro e participar

numa das vindimas que, por estes dias, decorrem na região. Esta edição vai ainda homenagear o escritor brasileiro Jorge Amado, autor de livros como “Gabriela, Cravo e Canela” ou “Tieta do Agreste”, através de uma tertúlia e a projeção de filmes. O programa inclui exibições diárias de filmes em locais fora de sala, como restaurantes, adegas ou hotéis. Durante os cinco dias, serão exibidos 23 filmes em que 20 são estreias nacionais e um como estreia AGÊNCIA LUSA mundial.

26 SETEMBRO FRANKIE CHAVEZ Acordámos em Haia. Eu e o Joca dormimos em casa do Zé Maria e o Bizarro e o Pedro dormiram na caravana. O Zé Maria é um amigo nosso de Lisboa que está atualmente a estudar música em Roterdão e que nos cedeu a sala para passarmos duas noites. Hoje temos um concerto numa rádio em Roterdão, mas voltaremos a Haia para passar a noite. Vamos aproveitar para lavar roupa e conhecer um pouco mais a capital da Holanda. Entretanto, temos mais uma data confirmada, amanhã em Haarlem, perto de Amsterdão. Abraços! www.frankiechavez.com; www.facebook.com/frankiechavezmusic; www.reverbnation.com/frankiechavez PUB

Guimarães em 3D O realizador britânico Peter Greenway está na Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 para filmar a curta-metragem “Just in Time”, a primeira película filmada em 3D da carreira do cineasta, que terá atores e cenários vimaranenses. “Just In Time” será depois “ligada pela técnica e pela temática” a outras duas películas, já gravadas, de Jean-Luc Godard e Edgar Pêra.

Teatro ibérico Companhias de teatro portuguesas e galegas vão reunir-se numa “rede de intercâmbio” que pretende fazer circular os espetáculos de cada estrutura pelas várias cidades aderentes, mas as companhias portuguesas ainda não têm apoio do Governo confirmado. O projeto, apresentado no Theatro Circo, em Braga, envolve companhias de Braga, Évora, Coimbra e Porto, do lado português, e quatro companhias da Galiza.

Telex

Filho Único na Culturgest PORTO. O concerto de

Charlemagne Palestine, no sábado, marca o arranque do ciclo da promotora Filho Único na Culturgest, no Porto. Até ao fim do ano ainda tocam Calhau (9 de novembro) e Oren Ambarchi (29 de novembro). Os bilhetes custam €5.

Kiwanuka no Mexefest FESTIVAL. Michael Kiwa-

nuka, Django Django, Gala Drop, The 2 Bears e Escort são os primeiros nomes anunciados para o Vodafone Mexefest, em Lisboa. O evento deste ano, que se vai reali-

zar em várias salas da capital, tem data marcada para os dias 7 e 8 de dezembro. O restante cartaz será anunciado em breve, mas o preço dos bilhetes será, novamente, de 40 euros. No ano passado os bilhetes esgotaram.

“Por Amor de Deus” TEATRO. A companhia de teatro A Barraca estreia hoje, no Cinearte, em Lisboa, “Por amor de Deus”, uma comédia de Hélder Costa, que interroga a razão de matar em nome de um Deus.

Exposição em Lisboa ARTE. Cem obras de arte criadas por artistas do universo lusófono, de pintura e desenho, a escultura e fotografia, vão estar em exposição, a partir de amanhã, na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, em Lisboa. O conjunto de obras tem como objetivo celebrar uma década de existência daquela entidade, criada em 2001 pela sociedade de advogados.


10

cinema

A bela atriz Diane Kruger dá corpo à rainha francesa Mostra os últimos quatro dias de Marie Antoinette que são também os quatro dias que se seguiram à Tomada da Bastilha Um trabalho de curiosidades...

“Havia tantas coincidências entre mim e

Marie Antoinette” O filme inclui estes três elementos: Versailles na altura dos píncaros “l’etat c’est moi”, “Marie Antoinette” e Diane Kruger. Estou só a avisar. Que é para não se espantar se, na leitura deste texto, der com o seu braço e mão a divagar pela estante mais próxima, em busca de óculos de sol bipolarizados e “antiglare”. O cenário visual de fundo vai ser mesmo iluminado apenas pela claridade que nos aquece e ilumina com

magnitude solar. O novo filme que traz a atriz alemã aos cinemas, “Adeus, minha Rainha”, revela, talvez, os dias que se seguiram à tomada da Bastilha. Claro que ela não sabe o destino que a espera. Mas, do mundo exterior e terreno e sujo que ela já não conhece, começam a aparecer sons, boatos, histórias e vestígios do fim do mundo que se aproxima. No palácio, a imperatriz pressente. Kruger, que até

agora tinha aparecido em trabalhos de recorte mais vincado, mostra aqui uma reviravolta sensual e suave que torna tudo, ao longe, ainda mais feroz. Vamos ver como é que ela chegou a este estado de graça. Tal como acabou por acontecer, a sua imponência imperial, conhecida por imperatriz de Paris e arredores, não nos resta muito tempo. Diga-me, por favor, porque decidiu fazer este filme em

“O nome da minha mãe é Maria Teresa, tal como era o da mãe dela. Chegámos a França com a mesma idade” particular. Era fã da época, da rainha, da revolução francesa ou do absolutismo francês? Bom, devo escla-

recer que nunca tive planos nenhuns de fazer, para o cinema, o papel de Marie Antoniette. Não é o tipo de coisas que me passou pela cabeça. Uma atriz não dá consigo a planear,

um dia, fazer de Marie Antoinette. Mas, quando lhe enviaram o guião, como reagiu? O guião

chegou-me às mãos quando me encontrava a fazer um filme no Tajiquistão. Fiquei logo toda arrepiada. O filme é sobre os últimos quatro dias da Marie Antoi-

nette em Versailles, de 14 de julho a 17 de julho. Eu nasci a 15 de julho. Não! Isso não pode ser verdade. Conte mais. Adoro histórias de predestinação! Como é que as peças foram ao lugar? O nome da minha

mãe é Maria Teresa, tal como era o nome da mãe dela, e por aí adiante. Chegámos a França com a mesma idade. Tenho mais ou menos a mesma idade que ela tinha quando foi


11

www.readmetro.com QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012

Carreira: Estudou ballet, mas uma lesão levou-a para Paris para fazer carreira como modelo

ral marcado pelo texto. O que íamos fazer era um retrato mais intimista da mulher que ela, talvez, tenha sido. O plano nunca foi o de recriar as suas funções como rainha, como monarca. Foi essa decisão, ao fim e ao cabo, a porta de entrada na personagem. Pude identificar-me com aquilo que ela, como pessoa, talvez tivesse sentido em Versailles nesses seus últimos quatro dias de paraíso.

Fama: Conhecida pelos papéis em “Tróia”, como Helena de Tróia; “O Tesouro” como Abigail Chase; e “Sacanas sem lei”, como Bridget von Hammersmark.

Como foi filmar no próprio palácio de Versailles? Sei que é praticamente impossível filmar lá dentro. Mesmo o Woody Allen só teve acesso aos jardins exteriores. Foi

Bio Diane Heidkrüger nasceu em Algermissen, Alemanha, a 15 de julho de 1976 Origens: Filha de uma bancária e de um especialista em informática

levada de Versailles. O meu sangue é alemão. Ela era austríaca, de uma parte que, ao tempo, fazia parte do império prussiano, portanto, considerado Alemanha. Havia tantas coincidências nas nossas vidas. Não sou bem o tipo de pessoa que acredita em destino. Mas acredito, pelo menos, que há personagens que andam por aí à procura do corpo certo. Outra parte que me tocou muito foi o tom ge-

realmente espantoso. Claro que já tinha ido naqueles cortejos de visitantes. Mas pude tocar na roupa dela e entrar nalguns dos quartos privados. Naturalmente, não foi possível usar a mobília original. Mas senti sempre que o pessoal administrativo do palácio nos tratou com a maior cortesia. Que sabia dela, da súbdita austríaca que vem ser rainha de França? Sabia aquilo que

se aprende na escola. Que

tinha sido decapitada. E que, até hoje, há gente em França que a adora e gente que a detesta. Nas leituras, além do livro que está na base do filme, está uma biografia escrita pelo Stefan Zweig. E tinha ouvido dizer que Gabrielle de Polignac teria sido amante de Marie Antoinette. Aliás, foi em parte por aí que me foi

possível entrar na personagem. Como mulher traída. Como imagina, não faço a mínima ideia de como entrar na personagem pelo lado da realeza. Nunca fui nobre, não sei. Mas aquele ângulo pareceu-me bastante mais próximo. Por fim falemos de moda. Sei que, quando já vamos nas

Um amigo para o fim do mundo Um asteróide com 100 quilómetros de largura está em rota de colisão com a Terra e a derradeira tentativa para o evitar falhou. O que também está a falhar é o casamento do vendedor de seguros Dodge (Steve Carrell): a notícia de que o mundo vai acabar em 21 dias levou a sua mulher a deixá-lo. Dodge é um homem que sempre jogou segundo as regras, enquanto a sua vizinha Penny (Keira Knightley) é uma extrovertida que nunca o fez. Par-

tindo destas perspetivas opostas, ambos decidem abraçar o iminente fim do mundo com uma venda nos olhos. Pela estrada fora juntos, as viagens pessoais destes improváveis companheiros de percurso vão acelerar ao máximo e as suas perspetivas de vida – ao contrário do mundo à sua volta muito em breve – vão florescer… “Até que o fim do mundo nos separe” é realizado por Lorene Scafaria, que se estreia no mundo da realização.

“Pude tocar na roupa dela e entrar nalguns quartos. O pessoal do palácio sempre nos tratou com a maior cortesia” guilhotinas, o tema é trivial. Mas custa-me imaginar uma mulher poderosa, seja ela rainha Marie Antoinette ou santa Eva Perón, sem o complemento das roupas. Que descobriu? Claro que adoro

Estreias “A Dupla Pele do Diabo” De Lee Tamahori, com Dominic Cooper e Khalid Laith; “As Crianças de Paris” De Rose Bosch, com Jean Reno, Mélanie Laurent, Gad Elmaleh “Cirkus Columbia” De Danis Tanovic, Boris Ler, Jelena Stupljanin, Mario Knezovic, Miki Manojlovic, Milan Strljic, Mira Furlan; “Dredd” De Pete Travis, com Deobia Oparei, Karl Urban, Langley Kirkwood, Lena Headey, Olivia Thirlby

moda. Sou mulher, que estava à espera? Mas, para este filme, o que foi interessante a nível do processo foi que eles me deixaram escolher alguns dos tecidos e esquemas cromáticos. Foi fascinante. Todo esse aspeto de me sentir como uma princesa, que sucede de cada vez que a atriz veste o que foi feito só para a personagem, não aconteceu comigo neste filme – porque já tinha passado por muitas horas com as modistas a fazer as provas. Outro ponto fundamental era mostrar um bocadinho a idade das roupas, o seu uso e desgaste. Versailles já tinha passado por dias melhores. Mesmo a Marie Antoinette teve de reciclar vestidos antigos. Muito importante, isso de mostrar que Marie Antoinette passou por Versailles quando já tinha chegado ao fim a era maravilhosa do excesso. JOHN-MIGUEL SACRAMENTO EM HOLLYWOOD


pequenos anúncios

AS SUAS JANELAS E ESTORES TÊM PROBLEMAS?

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA

Prateleiras, móveis ou varões de cortinados por montar?

Desde 1951 Somos uma empresa de confiança

Peça já o seu orçamento GRÁTIS...

Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

Ligue hoje mesmo 93 943 75 99

PENHORES E COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR

COMPRA VENDA

Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado) Tels.: 21 346 54 11 • 21 342 94 83 • 21 321 93 46 Fax: 21 321 14 97 | E-mail: geral@apj.com.pt

OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

SETE RIOS

CAMPANHA DE REGRESSO ÀS AULAS

Ao vender o seu OURO a OURINVEST SETE-RIOS comparticipa nas despesas escolares dos seus filhos até 160 Euros. (mediante factura)

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa Telef.: 213 428 304 915 772 064

N.º grama ouro Vendidas Reembolso despesas Livros Escolares A partir de 25g ......................................................................... 25% A partir de 50g......................................................................... 50% A partir de 100g .............................................. 100% (até 160 euros)

Campanha até 30 de Setembro Se tiver mais de 1 filho a % de reembolso deverá ser dividida pelos mesmos.

OURINVEST SETE RIOS

CONSULTE -NOS!

Estrada das Laranjeiras, n.º 184 1600-138 Lisboa (Jto ao Jardim Zoológico)

Telefone 217 269 753 Tlm 919 032 665 Email: seterios@ourinvest.pt Horário de funcionamento das 10h às 19h (aberto à hora de almoço)

M.A. Escola de Formação Técnica Especializada na Área da Saúde e Educação BRAGA, VILA REAL, VISEU, AVEIRO, CASTELO BRANCO, LEIRIA, TOMAR, SANTARÉM, TORRES VEDRAS, LISBOA, SETÚBAL, ÉVORA, BEJA, PORTIMÃO, FARO

CURSOS COM ESTÁGIO GARANTIDO TÉCNICO AUXILIAR DE FARMÁCIA

TÉCNICO AUXILIAR DE VETERINÁRIO

16 meses + estágio inscrição 50€ / propina mensal 150€

14 meses + estágio inscrição 60€ / propina mensal 149€

AUXILIAR TÉCNICO DE ACÇÃO EDUCATIVA

AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA

12 meses + estágio inscrição 45€ / propina mensal 145€

18 meses + 3,5 meses de estágio inscrição 55€ / propina mensal 149,50€

TÉCNICO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA

AUXILIAR DE LABORÁTÓRIO E ANÁLISES CLÍNICAS

14 meses + estágio inscrição 65€ / propina mensal 150€

TÉCNICO DE MASSAGEM DESPORTIVA E DE REABILITAÇÃO 5 meses + estágio inscrição 40€ / propina mensal 135€

7 meses (sem estágio) inscrição 60€ / propina mensal 155€

CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL COM CARTAS PROFISSIONAIS DE ELETRICISTA DE BAIXA TENSÃO, DE TÉCNICO DE ELETRÓNICA DE RÁDIO DE TELEVISÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E DE HARDWARE DE COMPUTADORES Para alunos dos 16 aos 80 anos (M/F) VÁLIDAS NOS E.U.A, CANADÁ, AUSTRÁLIA, U.E. E EM TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, que conferem ao seu titular preferência na colocação de emprego no estrangeiro. COM INÍCIO EM 1 DE OUTUBRO - Duração de 12 meses - 3 horas diárias - das 9 às 12h, 14 às 17h ou das 20 às 23h. No final do curso montarás um computador e o seu sistema Operativo.

PREÇO EM PROMOÇÃO – 12 prestações mensais de 150€ INSCRIÇÃO - 35€ (Traz um aluno e os dois não pagarão a última prestação.) MONTE A SUA EMPRESA E TRABALHE POR CONTA PRÓPRIA OU DE OUTREM.

ESCOLA LASER Formando há 37 anos

TÉCNICO DE INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA

Por Despacho do Secretario de Estado da Administração Escolar de 16-03-76:

12 meses + 1 mês de estágio inscrição 60€ / Propina mensal de 150€

(Eixo Areeiro - Olaias 300 metros à frente, volte à esquerda – Torre mais afastada)

210 195 260 | 210 996 966 | 918 529 149 | 918 249 897 | 962 261 651 geral@formacaotma.net | www.formacaotma.net

Praça Bernardo Santareno, 3 B, Areeiro – Lisboa Tel.: 21 849 12 15 * Tm.: 91 245 17 90 (das 13 h às 20 horas) escolalaser@oninet.pt www.escolalaser.no.sapo.pt


pequenos anĂşncios

ALUGA-SE LOJA • QUALQUER RAMO 75 m (dos quais 40 m são cave) 2

PILHAS

2

Com instalaçþes de cabeleireiro e estÊtica. CAMPO DE OURIQUE (FTE. À BOUTIQUE ALTA RODA)

DE RELĂ“GIOS

TRATA O PRÓPRIO – 969 751 139

(Para todas as Marcas)

COMPRA OURO 2.ÂŞ MĂƒO ARRENDA-SE T2 ALFAMA • TRAÇA ANTIGA A estrear, totalm. remodelado/mobilado e equipado com bom gosto. Facilidade de estacionamento. 750â‚Ź

96 332 89 69

PAGAMOS O VALOR MĂ XIMO!

Compramos

OURO E PRATA

PAGAMOS ATÉ

55

JÓIAS • FIOS • MOEDAS • DENTADURAS EUROS • PEÇAS PARTIDAS • ALIANÇAS • PULSEIRAS AMA R G O • ESCRAVAS • RELÓGIOS • PEÇAS ANTIGAS DE OURO • BRINCOS • PREGADEIRAS • IMAGENS • CRUCIFIXOS • CAUTELAS DE PENHORES Segunda a Sexta das 9h às 19h • Såbado das 9h às 13h Avenida António Augusto de Aguiar, 181 (próximo do El Corte InglÊs e Praça Espanha) | Telf.: 21 386 87 03 • Tel.: 96 194 96 01

&HQWURVGH)RUPDomRem:

AÇORES | ALGARVE | AVEIRO | BEJA BRAGA | LEIRIA | LISBOA | PORTO

ESPECIALISTAS EM FORMAĂ‡ĂƒO

PERCURSO DE FORMAĂ‡ĂƒO E CERTIFICAĂ‡ĂƒO EM Ç

0&6$

WINDOWS SERVER 2008 CurrĂ­culo Oficial Microsoft

,19,67$180$&$55(,5$'(68&(662

K

287

'85$dÂŽ2

PĂłs-Laboral | /,6%2$

129$6&(57,),&$d¯(60,&5262)7EM REDES E SISTEMAS ‡0&6$:LQGRZV6HUYHU ‡0&6('HVNWRS,QIUDVWUXFWXUH ‡0&6(6HUYHU,QIUDVWUXFWXUH ‡0&6(3ULYDWH&ORXG

Obtenha ou atualize as suas certificaçþes Microsoft!

Cursos de CurrĂ­culo Oficial Microsoft e Workshops de CurrĂ­culo Oficial GALILEU

KWWSZZZJDOLOHXSWPFVD mais informaçþes: ANA CUNHA | acunha@galileu.pt | 93 314 35 93

808

2 8 7 7 6 7 C U R S O S

www.JDOLOHX.pt

www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.pt www.JDOLOHX.p

VENDA Ourivesaria Ancora R. D. Duarte, 1-A (Metro Rossio) - 213 462 797


pequenos anĂşncios


PUB

www.readmetro.com

15

QUARTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012

Leões não se podem rir Sporting defronta, fora, o Moreirense, na Taça de Portugal Benfica e FC Porto visitam outros escalões O Sporting tem, em teoria, o jogo mais difícil dos grandes na próxima eliminatória da Taça de Portugal, a 3.ª, marcada para 21 de outubro. Os leões deslocam-se a Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense, naquele que é um dos dois embates que opõem conjuntos da Liga principal. O outro jogo entre equipas da Liga é o Estoril-P. Ferreira. Beto, o representante dos verdes e brancos no sorteio, espera “uma deslocação difícil”, mas “o objetivo do Sporting é ganhar”. O Sporting já defrontou, fora, o Moreirense nas “meias” da Taça de Portugal, em 2000, e venceu (1-0). O Benfica bate-se com o Freamunde, da II Liga, fora. Rui Costa, administra-

Jogadas

Sorteio Jogos da 3ª eliminatória que envolvem formações da Liga principal. Guimarães-V’ verdense (2L) Pt. Barca (III)-Académica Olhanense-1ºDezembro (II) Freamunde (2L)-Benfica Moreirense-Sporting V. Setúbal-Tondela (2L) Beira-Mar-Penafiel (2L) Santa Eulália-FC Porto Nacional-Sp. Espinho (2L) Marítimo-Oliveirense (III) Gondomar(II)-Gil Vicente Rio Ave-Portimonense (2L) Estoril-P. Ferreira Sp. Braga-Leixões (2L) *2L (equipas da 2ª Liga) II (equipas da 2ª Divisão) III (equipas da 3ª Divisão)

João Sousa eliminado TÉNIS. João Sousa, 102.º no ranking mundial, foi ontem afastado na 1.ª ronda do Challenger de Madrid, por Sergio Gutierrez-Ferrol, ao perder por 6-2 e 6-4.

Título europeu nos Açores SURF. As francesas Alizée

Arnaud e Justine Dupont vão lutar pelo título europeu no Sata Airlines Azores Pro 2012, que arranca amanhã na Ribeira Grande, Açores. O Sata Airlines Azores Pro 2012, a última prova do circuito, tem um “prize money” de 31 mil euros e dá 3.500 pontos para o ranking de qualificação ou requalificação para a elite mundial de 2013. A americana Sage Erickson tem o primeiro lugar quase assegurado.

Presidente recandidata-se ANDEBOL. O presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, vai recandidatar-se ao cargo.

Barreirense quer competir BASQUETEBOL. O Barrei-

rense vai pedir à Federação Portuguesa de Basquetebol a inscrição em um dos dois campeonatos nacionais, que correspondem ao 3.º e 4.º escalões, após ter desistido de participar na Liga principal por falta de verbas.

dor da SAD benfiquista, deseja que a eliminatória seja “o primeiro passo” para alcançar o Jamor, onde o clube não marca presença desde 2005. O Freamunde está no último lugar da II Liga. O FC Porto terá o jogo mais fácil no terreno do Santa Eulália, da III Divisão. Fernando Gomes, representante portista, quer vencer para regressar ao Jamor, o que não aconteceu na época passada. “Já sentimos falta de ir à final e vencer”. Já o Sp. Braga “tem o máximo respeito pelo Leixões”, seu rival, diz Rui Casaca. Note-se que as partidas estão marcadas para 21 de outubro, mas devido às provas europeias a maioria das equipas antecipou os jogos para os dias 18, 19 e 20. L.C.

3 sport

Top/Flop

Fernando O médio do FC Porto está recuperado de uma lesão contraída há um mês e ontem já treinou com os restantes companheiros de equipa. O brasileiro deve poder jogar frente ao Rio Ave.

Nadal fala em 2013 Rafael Nadal ainda não sabe ao certo quando vai voltar à competição, mas espera que seja no Open da Austrália, o primeiro Grand Slam de 2013. “Espero que vocês me vejam na Austrália. É o meu objetivo, voltar antes de Doha”, explicou o tenista espanhol, que está lesionado no joelho esquerdo, ao Daily Mail.

Alonso será campeão Niki Lauda, piloto austríaco que foi três vezes campeão do mundo de Fórmula 1, previu ontem que o espanhol Fernando Alonso será campeão este ano. “Faz as manobras certas, é rápido, chega ao fim das corridas e é agressivo quando é preciso. É o sr. Certo”, explicou ao formula1.com.

Labyad O médio do Sporting viu um cartão vermelho com o Gil Vicente (dois amarelos em 40m) e foi punido com um jogo de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.


PUB

20120926_pt_lisbon  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you