Page 1

MÚSICA

TWIN SHADOW: CANÇÕES, MOTAS E A VIDA {pág. 8}

Get Set Festival A importância do setor criativo na recuperação das cidades {pág. 9} Casa As flores estão de volta e em força {pág. 14}

GRANDE PORTO quinta-feira 6 Setembro 2012 ano 6, nº 1716 Hoje 22° | 32°

Amanhã 19° | 28°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Portugal menos competitivo

EUA. Eleições 2012

Economia desce quatro lugares na lista dos países mais competitivos Segundo o relatório do Fórum Económico Mundial estamos agora em 49.º lugar {pág. 7} Seleção

Casa para os craques Cidade do Futebol foi ontem apresentada Seleções Nacionais vão ter infraestrutura em Oeiras que custa dez milhões de euros UEFA e FIFA entre os financiadores {pág. 15}

Típicos yarmulke judeus apoiam Barack Obama quatro anos depois {pág. 6}

Eleição acaba em tragédia Quebeque em choque {pág. 6}

Ana Rita Clara Apesar das férias de verão, tudo continua na mesma {pág. 2}

GETTY

PUB


www.readmetro.com

02

QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2012

1 jornal

Não perca hoje!

CONCENRTO MYKKI BLANCO Zé dos Bois, Lisboa, €8-22h Desde que explodiu na cena rap/hip-hop, a mais machista e conservadora das correntes musicais actuais, Blanco tem se revelado uma verdadeira (e saudável) pedrada no charco. Chamem-lhe “queer rap”, chamem-lhe o que quiserem: é um concerto imperdível.

metro online

Veja o sentido tributo que a Convenção Nacional Democrata fez a Ted Kennedy em Charlotte.

Opinião

ANA RITA CLARA APRESENTADORA DE TV NA SIC E SIC MULHERPROGRAMA ‘MAIS MULHER’, DE 2.ª A 5.ª 17H30, SIC MULHER

REGRESSO SEM PARTIR star de volta. O regresso. Aquele prazer que se mistura com as rotinas. Porque são as coisas que conhecemos que nos identificam, porque nos seduzem. Mas chegar de férias também provoca algumas contradições, sobretudo quando nos deparamos com um País subjugado a decisões contra-corrente. A medidas que as pessoas não compreendem e a avaliações “troikanas” que nos remetem para os “bons” comportamentos liceais. De repente, chego à minha fronteira e tenho a sensação de que o mundo existe noutro espaço. Que por cá, a vida continua a mesma, com os mesmos problemas. Pergunto ao taxista que me assegura o rumo a casa, “E novidades por cá?”... Resposta pronta: “Nada de especial”. E eu insisto, “Mas e o País, a economia, aconteceu algo de novo?”... Decidido, acrescenta: “Só os fogos é que tiraram os ricos da Quinta da Marinha”... Quando são “os ricos” os que mais preocupam quem elege, temos as respostas que precisamos. O pensamento fica reduzido para

E

a realidade dos “outros” e não para a que precisamos de alterar. É urgente reagir. E não faltam exemplos fortes que nos inspiram. Projectos dimensionados por todos aqueles que têm “sonhos do tamanho do Mundo” e que conseguem unir esforços e mudar comportamentos. E num momento em que se fala tanto sobre economia

www.facebook.com/ peoplemagazine “Apenas seis dias depois de ter dado à luz, a estrela de ‘Jersey Shore’, Nicole ‘Snooki’ Polizzi, mostrou o seu rebento, fruto da relação com o noivo Jionni LaValle, o pequeno, Lorenzo Dominic. Abriram a porta da casa à People e apresentaram-no ao mundo.” www.facebook.com/ Gigwise “Lana Del Rey posou nua para a revista inglesa GQ. A cantora aparece em uma de cinco capas que celebram uma edição especial que elege os 15 homens do ano. Lana é a mulher do ano.”

www.facebook.com/ HuffPostCelebrity “Como se responde uma acusação de infidelidade de um ex-marido? Heidi Klum fê-lo com uma declaração na revista People e depois sair com a sua roupa mais... sexy!”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

Quando são “os ricos” aqueles que mais preocupam quem elege, temos as respostas que precisamos global, talvez seja o momento de descobrirmos o exemplo da reestruturação monetária de Jacarta, numa inovadora mudança sócio-económica. Conseguiram restituir o poder ao seu ouro e prata, produzindo uma ruptura com aquilo que assistimos nos mercados e às regras do capitalismo. Trata-se de um exemplo pioneiro, ainda em estudo, para que surjam alternativas. Trata-se de um regresso à verdadeira inspiração e à natureza de todos nós. A sobrevivência criativa nos nossos dias.

@cvazmarques “Semedo diz que a solução bicéfala ‘não é uma solução de 50%+50%, é de 100%+100%’. O BE vai rebentar a escala (e a matemática).”

www.latimes.com/ features/books/ jacketcopy “Convenções políticas nacionais [americanas] de 2012: o que Norman Mailer teria a dizer?”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Santa Maria recebe projeto Galileo A ilha de Santa Maria, nos Açores, vai receber uma estação do projeto Galileo, o sistema de navegação por satélite lançado pela União Europeia, que estava também a ser disputada pelos arquipélagos da Madeira e das Canárias. “A instalação de uma GSS (Galileo Sensor Station) em Santa Maria reforça a criação de um ‘cluster’ de tecnologias espaciais nesta ilha”, afirmou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, em declarações à

Lusa. Nesta ilha do Grupo Oriental dos Açores já funciona a única Estação de Rastreio da Agência Espacial Europeia existente em Portugal e o Centro de Monitorização do Atlântico Norte, estando a ser instalada uma estação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais. O projeto envolve um investimento de mais de um milhão de euros, incluindo a prestação de serviços e o fornecimento da infraestrutura necessária à implementação e funcionamento da GSS.

GETTY

Professores australianos nas ruas Não é só por cá que os professores andam de candeias às avessas com o Governo. Também na Austrália os docentes têm andado em pé de guerra com o Executivo local e ontem foram milhares os que se manifestaram em frente ao Parlamento.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO PORTUGAL Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à PROPRIEDADE Metro International, SA, EDITORA Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais _nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMI NISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenação Lisboa Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 210494204/210494815; Fax 21 049 31 34 PORTO Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com DESIGN GRÁFICO Rui Gonçalves, António Garcia DIRETOR DE MARKETING Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham CHEFE DE DISTRIBUIÇÃO José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional LUSA

Verão potencia mais agressões CM

Violência doméstica aumenta quando casais passam mais tempo juntos Crise também não ajuda O número de casos de violência doméstica aumenta no verão devido à maior convivência entre casais, defende o diretor-executivo da Associação de Apoio à Vítima (APAV), que sublinha a agressividade crescente e a contribuição da crise para os atritos. “Há convicção de quem está no terreno que no verão, a partir do momento em que há maior convivência, acaba por acontecer a violência”, afirma João Lázaro. A subida dos números no verão pode explicar-se “por haver mais tempo do agressor e da vítima em casa e daí haver mais violência”, avança o responsável da APAV, adiantando que a crise também contribui para o problema. Ainda que não exista uma relação causa-efeito, a crise financeira também pode levar a violência, refere João Lázaro, lembrando que “a pressão económica e a falta de trabalho são situações que podem proporcionar mais um fator que leva à agressão e aos atritos”.

APAV admite que a subida dos casos de agressão “é preocupante”, sublinhando que “os crimes estão a tornar-se mais violentos, as metodologias estão mais violentas e isso reflete-se na área da violência doméstica”. Aumento passa pelas armas usadas - “seja armas brancas quer de toalhas molhadas retorcidas”.

Conselho da RTP na Assembleia

Um drama nacional que tem vindo a aumentar de proporções com a crise económica

Ambulatório poupa

Norte a Sul SXC.HU

O Ministério da Saúde estima poupar este ano 123 milhões de euros nas comparticipações de medicamentos em ambulatório, tendo alcançado no primeiro semestre uma poupança de 58 milhões de euros, segundo um documento a que a Lusa teve acesso. Segundo este relatório, “o valor total comparticipado no primeiro semestre de 2011 foi de aproximadamente 666.164.934 euros. O mesmo valor em 2012

de aumento 32% de receitas eletrónicas verificou-se, segundo os dados da tutela, entre Fev. de 2011 e junho de 2012 foi de 607.539.117. Houve assim uma redução de 58 milhões de euros. O Ministério da Saúde acredita que, no segundo semestre de 2012, o total da comparticipação ficará abaixo dos 603.115.911 euros.

‘Muito menos argumentos’ O secretário-geral do PS afirmou ontem que os representantes da troika apresentaram agora “muito menos argumentos” para contrapor às propostas e ao diagnóstico elaborados pelos socialistas. António José Seguro falava em conferência de imprensa no final de reunião que manteve, na sede nacional do PS, com a troika.

Novos métodos

Um relatório realizado pelo Observatório das Mulheres Assassinadas, e ontem citado pelo DN, indica que, só no primeiro semestre deste ano, foram mortas 20 mulheres em contexto conjugal. Ouvida pelo jornal, a psicóloga Cecília Loureiro, colaboradora da União de Mulheres Alternativa e Resposta, referiu que “20 casos no primeiro semestre deste ano é muito se considerarmos que em todo o ano de 2011 houve 27 mulheres assassinadas, segundo o Observatório”.

Seguro e a ‘troika’

Cuidados paliativos SAÚDE. Uma rede de pres-

Menos despesa

tação de cuidados a pessoas com doenças graves ou incuráveis, integrada no Serviço Nacional de Saúde, funcionará a partir de 2013, segundo a lei de bases ontem publicada em Diário da República. A rede incluirá ainda o apoio domiciliário aos doentes que não precisem de internamento.

Provedor pede ajuda a Passos JUSTIÇA. O provedor de Justiça, através de nota da Provedoria de Justiça, pediu ajuda ao primeiro-ministro na aprovação das alterações ao estatuto daquele órgão de Estado, depois da proposta de lei estar na Assembleia da República desde fevereiro.

A comissão de Ética aprovou ontem a ida ao Parlamento do anterior conselho de administração da RTP, liderado por Guilherme Costa, que se demitiu em desacordo com o cenário de concessão a privados da empresa. Os deputados rejeitaram todavia os requerimentos do BE e do PCP para a audição de Miguel Relvas.

Furto de cobre sobe 515% A GNR apreendeu no primeiro semestre deste ano perto de 16 toneladas de cobre, um aumento de 515% em comparação ao mesmo período de 2011, durante o qual foram confiscados cerca de 2.600 quilos. Segundo dados enviados à agência Lusa pela GNR, responsável por 95% da área do território nacional, o furto de ferro também subiu mais de 500%.


PUB

05

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2012

DR

Porto

Promotor da iniciativa pretende “potenciar fortemente o turismo na região” com a divulgação da cidade

Bloggers de viagens promovem a Invicta “Embaixadores digitais” de mais de 20 países dão conferências Turismo da região em destaque Duzentos bloggers de viagens de mais de 20 países e dos vários continentes vão estar este fim de semana no Porto a discutir o setor, enquanto promovem a cidade e a região. “É uma oportunidade única para os agentes de viagens e para os bloggers ou candidatos a sê-lo. Um

momento em que os vários interesses e motivações se fundem numa iniciativa que a todos beneficia”, explica Oliver Gradwell, do Travel Bloggers Unite (TBU), promotor do www.tbuporto.com. No sábado, destacam-se conferências sobre temas como ‘siga a sua paixão e o

Currículos “falsos”

te impressivos (…), alguns deles ainda contêm a agravante de referirem abusivamente títulos académicos que não correspondem à verdade”, lê-se na nota de imprensa da FNAM, com o título “Escândalo na ARS do Norte”. A ARS/Norte disse entretanto não ter conhecimento das acusações feitas pela FNAM, garantido que as denúncias apresentadas “não foram até ao momento nem relatadas, nem objetivadas” junto da administração regional de saúde.

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusou ontem alguns dos novos diretores executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte de terem apresentado currículos com títulos académicos falsos. “Para lá de não serem currículos particularmen-

Fazer negócios Domingo, serão abordadas formas de construir um negócio e não só um blogue, como acrescentar valor a um blogue de viagens e como o construir. Organização fala de “conferências de qualidade em cidade inspiradora”, que será promovida por um “grupo poderoso de embaixadores digitais”.

Desporto e música Desportos de mar, música e natureza são os ingredientes do Atlantic Surf Fest, no fim de semana, na praia de Canide Sul, em Gaia. Os pontos fortes da iniciativa são as “demonstrações gratuitas”, através das quais os interessados poderão fazer o seu “batismo” em modalidades como o longboard, surf, kayak surf, surf ski, kite surf ou padle surf.

dinheiro virá – Acabar com os mitos’, ‘Mais sucesso – Maior receita. Como a colaboração pode dar ambos’, ou como trabalhar com relações públicas. Os 16 oradores no Hotel Sheraton ensinarão ainda a construir uma comunidade (cibernética), a lançar ideias de marketing, contar histórias de forma convincente ou compreender a lei para os IP dos bloggers.

Se estivesse no seu lugar... ...hoje ia ao Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, ao primeiro dia da reconstituição histórica “OS HOSPITALÁRIOS NO CAMINHO DE SANTIAGO”, de que

constam torneios a cavalo, ceias e cortejos medievais e a recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles. Preço: €1.


06

www.readmetro.com

mundo

QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2012

China. Diplomacia

Planisfério

Explosões noite dentro SÍRIA. Bombardeamen-

tos do exército sírio em bairros de Alepo fizeram ontem 19 mortos, reportou o Observatório sírio dos Direitos Humanos. A fonte especificou que as zonas são controladas pelos rebeldes que combatem o governo sírio.

Entregue à justiça LÍBIA. Já está na Líbia, extraditado da Mauritânia, onde esteve detido seis meses, o ex-chefe dos serviços de informações do coronel Muammar Khadafi. Abdullah al-Senussi é acusado de crimes contra a humanidade.

“Estamos convencidos que os nossos países ganham mais quando cooperam do que quando caem numa doentia competição”, afirmou Hillary GETTY

Antes cooperar que competir

Hillary Clinton fez ontem a sua segunda visita diplomática em três meses a Pequim, onde reafirmou que as relações entre EUA e China “repousam sobre bases sólidas”. Anfitrião do encontro no Grande Palácio do Povo, na Praça Tiananmen, Hu Jintao saudou os esforços de Hillary “para fazer avançar a relação” entre os dois países.

Sismo estremece Costa Rica

Eleições mortais no Quebeque Atirador faz morto e ferido no comício de vitória da líder do partido independentista nas legislativas da província canadiana Tragédia ofusca vitória história de Pauline Marois Tudo parecia correr pelo melhor. Recém-eleita primeira-ministra da província canadiana do Quebeque pelos independentistas do Parti Quebecois (PQ), que lidera, Pauline Marois iniciara o seu discurso de vitória.

Os motivos de celebração eram muitos. Apesar de saber que teria de governar em minoria – o PQ conseguiu 54 dos 125 deputados, abaixo da maioria absoluta de 63 –, Marois acabara de destronar os liberais do po-

“Os ingleses estão a acordar!”

der e de se assumir como a primeira mulher a governar no Quebeque. Depois, tudo descambou.

Um homem mascarado, de 50 anos, entrou no edifício em Montreal e abriu fogo: uma pessoa morreu,

Quase 800 milhões de iletrados

Antecipando o Dia Internacional da Iliteracia, no sábado, a UNESCO reúne hoje e amanhã, em Paris, para discutir os esforços feitos nesta década. “Apesar de esforços consideráveis e de grandes conquistas, 775 milhões de pessoas são consideradas iletradas e 85% vivem em 41 países”, indicou a UNESCO em comunicado.

Michelle encanta democratas

Sobre o marido e candidato a renovar o mandato presidencial, Barack Obama, Michelle Obama disse “ser um homem que sabe o que significa uma família ter dificuldades”, e que continua a reger-se pelos mesmos valores de classe média com os quais cresceu. “Obama é o mesmo homem eleito há quatro anos”, afiançou.

ATIRADOR DE MONTREAL, EM FRANCÊS, MAS COM SOTAQUE INGLÊS, ESPECIFICOU O JORNAL LOCAL MONTREAL GAZETTE

outra ficou ferida. Marois saiu ilesa. Já detido pela polícia da única província canadiana onde o francês é idioma oficial, o atirador gritou, à passagem por câmaras de TV: “Os ingleses R.A.C. estão a acordar!”.

GETTY

A UNESCO fez saber ontem que existem 775 milhões de iletrados no mundo, número que frustra as expectativas da ONU em defesa da literacia.

Um discurso apaixonado da primeira-dama dos EUA, mais pessoal do que político, marcou a primeira noite da Convenção Nacional Democrata, em Charlotte.

Mulheres primeiro

Um terramoto de magnitude 7,6 fez-se sentir ontem na Costa Rica, provocando no mínimo dois mortos e muitos estragos materiais. O sismo, localizado a 170 km da capital, San José, foi sentido até Manágua, capital da Nicarágua – foi, aliás, lançado um alerta de tsunami para muitos países vizinhos da Orla no Pacífico.

Tiroteio mata cinco em França Cinco pessoas foram mortas a tiro junto ao lago Annecy, região de Hute-Savoie, leste de França, sem que se saiba os contornos dos crimes. Três corpos foram encontrados num carro com matrícula britânica, sendo que a quarta vítima era um ciclista, encontrado perto da viatura e acompanhado de uma menina, em estado grave, que veio a falecer.


07

Trocos

Fecho é “caso de polícia” FINEX TECH. O secretário-

geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou ontem que o encerramento da Finex Tech, na Maia, “é um caso de polícia” e exigiu ao Governo que “investigue, que assuma as suas responsabilidades e que puna os infratores”.

Baixar custos de produção AGRICULTURA. O economis-

ta António Borges defendeu ontem uma redução dos custos de produção e a organização dos agricultores nacionais para tornar a agricultura nacional mais competitiva.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$95,25 (-0,40%)

0,521 (-0,007)

Mcdonald’s veggie em 2013 ÍNDIA. Será em 2013 que

a cadeia de “fast-food” Mcdonald’s vai abrir os seus primeiros restaurantes vegetarianos. Centros de peregrinação, as cidades de Amritsar e Katra foram as escolhidas num mercado gigantesco onde as vacas são sagradas.

www.readmetro.com

economia

Psi-20

5.049,04 (-0,04%)

Euro para: Dólar 1,2594 Libra 0,7919 Iéne 98,7960

QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2012

Portugal cai na competitividade País cai quatro lugares na lista em termos económicos Queda explicada pela crise da dívida soberana Portugal caiu quatro lugares na lista dos países mais competitivos em termos económicos, passando de 45.º em 2011 para 49.º este ano, segundo o relatório global do World Economic Forum, ontem divulgado. O documento refere que esta queda de competitividade do País se deve à crise da dívida soberana portuguesa e à consequente “deterioração do ambiente macroeconómico” não só de Portugal, mas de todas as economias do Sul da Europa. O relatório indica ainda que “Portugal continua

Portugal abaixo de Azerbeijão, Brasil, Malásia, Estónia, Panamá, Porto Rico a sofrer da deterioração do ambiente macroeconómico – apesar do recente progresso no combate ao défice público – e um preocupante sistema bancário que fechou o acesso

ao financiamento barato, afetando a capacidade das empresas locais para obter empréstimos para os seus projetos de investimento”. Segundo o World Economic Forum, o mercado de trabalho em Portugal “é considerado demasiado rígido” e o “nível de concorrência” nas empresas “é baixo”, principalmente pela “falta de liberalização de alguns serviços”. Na tabela liderada pela Suíça seguem-se Singapura, Finlândia, Suécia, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Hong Kong e Japão. LUSA

Mercado Puro

SÃO MIGUEL PEDRO BARBOSA DOCENTE DO IPAM E EGP-UPBS

O mercado de S. Miguel, no centro de Madrid, é um dos lugares mais cosmopolitas e trendy da cidade. Amado por turistas e locais, consegue juntar o melhor de todos os mundos num espaço de poucas centenas de metros quadrados: microcomércio com regras apertadas de funcionamento e gestão de retalho, como horários de abertura ou exposição. Madrid investiu 4 milhões de euros a renovar o espaço, mas valeu a pena. A isto chama-se investimento, e não gasto. Há uma grande diferença entre uma coisa e outra. PUB


08

2 culto

Top/Flop

Entrevista Metro

“QUIS TER UM DESAFIO PARA MIM” O músico norte-americano nascido na República Dominicana diz que os seus discos são muito pessoais, descrições e retalhos da vida. “Confess” tem cariz de redenção de relações e desgostos passados, pintado com sonoridades new-wave. A aventura de George continua.

Katie/Mayer Correm rumores que Katie Perry e John Mayer podem estar a assumir um romance mais sério. Os dois foram vistos juntos – muito juntos – durante um festival em LA. Que tudo corra bem!

O seu primeiro disco tinha por título “”Forget”. Este chama-se “Confess”. São dois títulos muito virados para sentimentos interiores. Há explicação para isto?

O disco até era para se chamar “Believe”. Mas o Justin Bieber ia lançar um disco chamado “Believe”... (risos) Um amigo sugeriu-me alguns títulos e este “Confess” fez-me sentido. Condizia com o sentimento do disco e depois eu gosto muito de títulos só com uma palavra. Mas é giro que os nomes dos meus discos foram sugeridos por outras pessoas... “Confess” sugere muita honestidade. É um disco mais honesto do que o primeiro?

Todas as minhas canções são muito honestas. Acho que fazer música passa muito por aí.

Wes Scantlin O vocalista dos Puddle of Mud foi expulso de um voo que entre Boston a Los Angeles. O músico teve uma conduta violenta para com a tripulação. O avião parou no Texas e Wes foi detido.

George Lewis Jr. aka Twin Shadow editou o seu segundo disco, “Confess” Em outubro toca no MusicBox, Lisboa

Uma curiosidade: o George numerou as canções deste disco a partir do “12”. Há alguma ligação entre os dois álbuns?

Quis dizer que é uma continuação de Twin Shadow, que não acaba. Está tudo ligado, é tudo o que eu sou e é uma boa forma de o mostrar. O que há entre os discos é apenas tempo.

Ao vivo George Lewis Jr. vai estar no dia 27 de outubro no MusicBox, em Lisboa, no festival Jameson Urban Routes. “Temos muitos amigos aí e adoramos ir a Portugal. O público é muito entusiástico com a música”, diz. “E estar em palco é uma forma de eu conseguir tirar mais uma série de emoções do meu peito.” “Forget” tinha sido produzido por Chris Taylor, dos Grizzly Bear. Em “Confess” trabalhou sozinho. Porquê?

Queria provar a mim mesmo que conseguia fazer. Quis ter um desafio para mim, algo que estou constantemente a fazer. Nem que seja para dizer que o fiz. Mas depois tive um amigo com quem trabalhei, todos os dias. Também se pode dizer que este disco também é dele.

“O disco era para se chamar ‘Believe’. Mas soube que o Justin Bieber ia editar um com esse nome...” GEORGE LEWIS JR.

Foi uma aventura maior?

A vida é uma aventura. Olho para tudo como uma aventura... Uma das grandes aventuras da sua vida foi um acidente de mota há uns anos. O George diz que foi esse acidente que influenciou em parte este disco. E até há motas a aparecer nos dois primeiros videoclips deste trabalho.

Bom, não é uma coisa assim tão profunda. Acho que consigo encontrar nos meus passeios de mota muita liberdade. Divirtome muito. Senti que essa liberdade reúne muita da liberdade deste disco. O vídeo é como uma reunião dessas minhas paixões: motas, músicas e vida. As suas letras são muito pessoais?

Sim, claro. É assim que tem de ser. Mas escreveu um livro chamado “A Night of A Silver Sun”. Esse já texto já não é tão pessoal.

Esse texto é mais um exercício de imaginação, mais fantasioso. A única semelhança entre este romance ou ensaio e as canções é que fui eu que fiz... porque são dois universos diferentes. A música descreve a minha vida e é a coisa mais importante da minha vida. Escrever histórias é descrever sentimentos de outras pessoas, outros ambientes. BRUNO MARTINS


09

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2012

LUÍS ANICETO

Ocupar o Porto em nome da arte DR

Nova alma ao fado O Quinteto Lisboa é um novo grupo que se estreia amanhã no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa. Com Hélder Moutinho e María Berasarte nas vozes e João Gil, José Peixoto e Fernando Júdice nos instrumentos, tem por objetivo “dar alma nova ao fado”, tendo por base o registo que deu origem a projetos como Madredeus e Ala dos Namorados.

Murphy com Arcade Fire? O ex-líder dos LCD Soundsystem, James Murphy, pode muito bem vir a ser o produtor do novo disco dos Arcade Fire. À BBC, quando lhe perguntaram sobre o projeto “AF”, o músico brincou: “Ainda não posso falar sobre isso: o disco Abercrombie & Fitch” e riu-se. Em 2010 já tinha dito que queria produzir um álbum para a banda de Win Butler.

explicaram à Lusa os diretores do festival, Luís Fernandes e Luís Sousa. “Queremos transmitir a capacidade regeneradora

Telex

Realizadores celebrados CINEMA. O realizador Ma-

nuel Mozos será um dos autores homenageados em outubro, no festival de cinema de Viena, enquanto o cineasta António-Pedro Vasconcelos terá uma retrospetiva da obra cinematográfica em várias cidades de Israel.

Fassbender em comédia FILME. Michael Fassben-

der vai participar numa comédia em que vai dar corpo a uma excêntrica estrela do rock ‘n’ roll. As gravações de “Frank” deverão começar ainda este ano e do elenco de-

que deve ser dada ao setor criativo”, acrescentou Luís Fernandes, referindo que vão ser apresentadas criações artísticas, entre 1 e 7 verá fazer parte Domhall Gleeson, da saga “Harry Potter”.O filme será realizado por Lenny Abrahamson.

Queer Lisboa apresentado FESTIVAL. Os filmes de temática “queer” de Portugal e do Brasil merecem este ano mais destaque no Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, ontem apresentado, e que decorrerá de 21 a 29 de setembro. O 16.º Queer Lisboa contará com 91 filmes, grande parte dos quais provenientes dos EUA, Brasil e Portugal, e com primeiras exibições em salas nacionais.

Os rappers mais ricos DINHEIRO. A revista For-

bes divulgou a seleção dos artistas internacionais do Hip Hop que mais faturaram neste ano. No topo está Dr. Dre, pelos discos, mas também pela linha de headphones criada. Depois vem P. Diddy e em terceiro, a fechar o top, Jay-Z.

de outubro, num edifício devoluto na rua do Almada e num edifício do rio Douro que está abandonado. O Cinema Trindade é outro espaço que vai ser “invadido” pelo “Get Set Festival 2012”, de modo que vai ser reaberto durante um dia para uma sessão de cinema. Conferências, “workshops”, exposições e intervenções artísticas multimédia e vídeo arte são outras iniciativas incluídas no programa. Mais informações e o programa no site www.getsetfestival.com. LUSA

Teatro São João mostra cartaz O Teatro Nacional São João vai acolher, até dezembro, três espetáculos e um recital no âmbito da celebração do Ano do Brasil em Portugal, numa altura em que prevê uma perda de 11% de espetadores. Duas atrizes brasileiras, Elisa Lucinda e Geovana Pires, vão declamar, a 9 de 10 de outubro, poemas de Fernando Pessoa num “Recital à Brasileira”, seguin-

do-se, no final desse mês, “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade” para comemorar os 40 anos de carreira de Sura Berditchevsky. Por entre a música do duo português Dead Combo e de Bertolt Brecht surge, ainda, a Companhia Nacional de Bailado com três peças de Anne Teresa De Keersmaeker, nos dias 15 e 16 de outubro. LUSA

O David [Byrne] é muito organizado (risos). Gosto de pensar que eu sou uma pessoa organizada, mas ele leva as coisas para outro nível de organização!

Ocupar edifícios devolutos na rua do Almada e junto ao rio Douro ou reabrir por um dia o Cinema Trindade são novidades do “Get Set Festival 2012”, festival de artes que arranca no Porto a 1 de outubro. “Decandent Beauty” (A beleza da decadência) é o tema do “Get Set Festival 2012”, cuja principal novidade em relação às duas edições anteriores é a “ocupação de espaços em decadência na cidade e mostrar que o setor criativo tem um papel regenerador no mapa urbano”,

O ano do Brasil também no Porto

Mostrar que o setor criativo tem um papel regenerador no mapa urbano é um dos objetivos do “Get Set Festival” A partir de 1 de outubro

O meu instinto foi pôr muitas guitarras em tudo. É um vício (...) e o David disse: ‘vamos ficar pelos sopros’. Foi uma boa escolha porque dá uma identidade ao disco ST. VINCENT

Annie Clark, conhecida como St. Vincent, explicou, em entrevista à revista Rolling Stone norte-americana como nasceu o seu mais recente disco, “Love This Giant”, feito em parceria com o antigo membro dos Talking Heads David Byrne.

Tudo começou depois de um concerto em que Annie participou, há um par de anos. A admiração pelo trabalho um do outro levou ao nascimento deste disco pop-orquestral, muito orientado por sopros. Chega às lojas no dia 11 de setembro.


PUB


www.readmetro.com

lazer

11

QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2012

Correio

Horizontais 1. Óxido ou hidróxido de cálcio. Jornada. Designa várias relações tais como causa, modo, tempo, meio (prep.). 2. Má sorte. Coldre. 3. Pequeno (fam.). Peixe teleósteo esparídeo. 4. O mesmo. Ente. Batráquio. 5. Grande massa de água salgada. O marido da filha, em relação aos pais dela. 6. Medida para secos correspondente ao alqueire. Cabeça (gír.). 7. Título honorífico em Inglaterra. Ovário dos peixes. 8. Aqueles. Unidade de medida agrária. Qualquer carruagem. 9. Unido, ligado. Parte do pão que fica dentro da côdea. 10. Insecto ortóptero da família dos blatídeos, veloz e muito voraz, em geral doméstico e de costumes nocturnos. Guarnecer de asas. 11. Discurso. Emprega-se para excitar ou animar (interj.). Além disso.

Testamento Vital O Testamento Vital entrou em vigor e inadmissivelmente quem o queira fazer terá de dispor de um pouco mais (!!!) de 100 euros, o que é uma exorbitância, uma vez que só terá a validade de cinco anos. O mais correto, para não ‘chularmos’ ainda mais o cidadão comum, seria que a validade fosse vitalícia, deixando a quem o faça ter a possibilidade de o alterar ou anular.

Eleonora Vlaenzo, estudante

JOSÉ AMARAL/V. N. GAIA MICHELLE BOBB-PARRIS

O que veste Eleonora? “Calções ‘Marni for H&M’, sapatos Jeffrey Campbell, top H&M e mala da Zara.” Qual a sua grande inspiração para o seu ‘look’ de hoje? “Limitei-me a juntar peças que me chamaram mais a atenção de manhã.”

As cartas devem ser enviadas para Metro/Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº 3, 1549-023 Lisboa ou por e-mail para: leitores@metroportugal.com. As opiniões desta página não vinculam as do METRO nem traduzem a opinião do jornal. O METRO reserva-se o direito de editar as cartas que não devem exceder os 400 caracteres.

Sudoku

•••••

Verticais 1. Nome de várias plantas gramíneas e quase sempre forraginosas (África, América). Órgão de forma mais ou menos bolbosa. 2. Tornar-se azedo. Fechar (as asas) para descer mais rapidamente. 3. Transversal. Qualquer abertura circular. 4. Órgão excretor que tem a função de formação da urina. Toada de cantiga. 5. Pau curto, arrocho com que se apertava a corda que estrangulava os condenados. 6. Contr. da prep. de com o art. def. a. A si mesmo. Preposição. Grito aflitivo. 7. Frigidíssimo. 8. Saída impetuosa de um líquido. Irmã dos pais ou dos avós. 9. Pessoa que dança, em relação àquela com quem dança. Aromático. 10. Pôr ovos. Engelhar, secando. 11. Modo de pensar próprio ao Homem. Fruto da amoreira e de algumas espécies de silvas.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Cal, Ida, Por. 2. Azar, Aljava. 3. Petiz, Goraz. 4. Idem, Ser, Rã. 5. Mar, Genro. 6. Rasa, Tola, 7. Lorde, Ova. 8. Os, Are, Trem. 9. Liado, Miolo. 10. Barata, Asar. 11. Oro, Eia, Ora.VERTICAIS: 1. Capim, Bolbo. 2. Azedar, Siar. 3. Lateral, Aro. 4. Rim, Soada. 5. Garrote. 6. Da, Se, De, Ai. 7. Algente. 8. Jorro, Tia. 9. Par, Oloroso. 10. Ovar, Avelar. 11. Razão, Amora.

Street Fashion. Milão

Palavras Cruzadas

pequenos anúncios


pequenos anúncios M.A. Escola de Formação Técnica Especializada na Área da Saúde e Educação

ACADEMIA FLAG DE

DESIGN DE COMUNICAÇÃO

BRAGA, VILA REAL, VISEU, AVEIRO, CASTELO BRANCO, LEIRIA, TOMAR, SANTARÉM, TORRES VEDRAS, LISBOA, SETÚBAL, ÉVORA, BEJA, PORTIMÃO, FARO

CURSOS COM ESTÁGIO GARANTIDO

2012 / 2013 2ª EDIÇÃO

LISBOA

COIMBRA

PORTO

972 HORAS

OUTUBRO.2012 A JUNHO.2013 2ª A 6ª, DAS 10H00 ÀS 17H00

TÉCNICO AUXILIAR DE FARMÁCIA

TÉCNICO AUXILIAR DE VETERINÁRIO

16 meses + estágio inscrição 50€ / propina mensal 150€

14 meses + estágio inscrição 60€ / propina mensal 149€

AUXILIAR TÉCNICO DE ACÇÃO EDUCATIVA

AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA

12 meses + estágio inscrição 45€ / propina mensal 145€

18 meses + 3,5 meses de estágio inscrição 55€ / propina mensal 149,50€

TÉCNICO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA

AUXILIAR DE LABORÁTÓRIO E ANÁLISES CLÍNICAS

14 meses + estágio inscrição 65€ / propina mensal 150€

Já tinha frequentado outros cursos e senti que davam mais enfoque à teoria, em detrimento da prática. Hoje sei que sou mais capaz de efetivar as minhas ideias e concretizar a minha criatividade tiivi v da ade d sem limitações.

TÉCNICO DE MASSAGEM DESPORTIVA E DE REABILITAÇÃO 5 meses + estágio inscrição 40€ / propina mensal 135€

7 meses (sem estágio) inscrição 60€ / propina mensal 155€

TÉCNICO DE INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA 12 meses + 1 mês de estágio inscrição 60€ / Propina mensal de 150€

210 195 260 | 210 996 966 | 918 529 149 | 918 249 897 | 962 261 651 geral@formacaotma.net | www.formacaotma.net

FREDERICO CABAÇO PARTICIPANTE ACADEMIA FLAG DE DESIGN DE COMUNICAÇÃO 2011 / 2012

LIMITADA A 12 VAGAS CANDIDATURAS EM SETEMBRO

SABE MAIS EM

AMI: 1827 – Val.: 06/06/2015

WWW.FLAG.PT/ACADEMIA_DESIGNCOM

OPORTUNIDADES ÚNICAS EM EXCLUSIVIDADE

LEILÃO IMOBILIARIO LISBOA

PORTO

8 DE SETEMBRO 2012 – 15 H

9 DE SETEMBRO 2012 – 15 H

AV. COLUMBANO BORDALO PINHEIRO, Nº 105 – LISBOA

LUGAR DAS CHÃS, AFURADA VILA NOVA DE GAIA

CORINTHIA LISBOA HOTEL

HOTEL NOVOTEL PORTO GAIA

Também inclui imóveis no algarve

IMÓVEIS A PARTIR DE

30.500 €*

VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 2.000 €

15 DE SETEMBRO Imóveis de Norte a Sul de Portugal

MARQUE A SUA VISITA ATÉ DIA 5 DE SETEMBRO

HOTEL IPANEMA PARK H RUA DE SERRALVES, 124 – PORTO R

25.000 €

VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 1.750 €

Curso de

MASSAGEM de RECUPERAÇÃO (10 meses + estágio curricular garantido)

* ESTE VALOR REFERE-SE AO LEILÃO DE LISBOA

PORTO – 14H30 | PARIS – 15H30

IMÓVEIS IMÓ Ó VEIS A PARTIR DE

MASSAGISTA UMA PROFISSÃO COM FUTURO.

MARQUE A SUA VISITA ATÉ DIA 12 DE SETEMBRO

CONTACTOS

LISBOA 21 301 31 41 / 2 • 21 382 84 60 PORTO 22 606 02 09 • 22 608 18 24 ptt geral@euroestates.pt • www.euroestates.pt

POSS D E F IN A NIB IL ID A D E C IA M E N T B A N C Á R IO O ATÉ

Sindicato Nacional de Massagistas de Recuperação e Cinesioterapeutas Lisboa 213 649 439 | Porto 222 087 453 Coimbra 239 722 764 | www.simac.com.pt Acreditação DGERT na área da Saúde 10% de desconto na inscrição contra apresentação do jornal


pequenos anúncios

4NTEP

Escola de Massagem e Nova Terapia CURSOS • AUXILIAR DE FISIOTERAPIA • MASSAGEM DESPORTIVA • SPA E TERMALISMO • AUXILIAR DE GERIATRIA • QUIROMASSAGEM • MASSAGEM TAILANDESA • GEOTERMAL

• MASSAGEM BAMBU • AYURVÉDICA • REFLEXOLOGIA • DRENAGEM LINFÁTICA • LIGADURAS FUNCIONAIS • MASSAGEM TERAPÊUTICA • AROMATERAPIA

ilidade b i s s o P io PORTO - R. Júlio Dinis 826 - 4.º e Estág d Tel: 226 001 021 - geral.porto@4ntep.pt LISBOA - Av.da Republica 45 - 2.º Tel: 217 975 804 - 961 714 748 | www.4ntep.pt FACEBOOK: Escola de Massagem Ntep | Ntep Escola de Massagem


14

www.readmetro.com

home

QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2012

Interiores bem floridos A moda das flores está a pegar

Falámos com uma especialista que nos ajudou a aperfeiçoar o estilo APRIL HAMILTON ARCHITECTURAL & INTERIOR DESIGNERS

Viver no meio das flores é ver algo a ressurgir. Não, não se trata de uma revolução hippy, mas é de facto o voltar da moda floral. A reputação das flores como elemento de decoração viável tem sido manchada ao longo dos anos. Dito isto, as flores têm vindo a reflorescer recentemente com diferentes estilos disponíveis com fartura. No entanto, para evitar perder-se na moda, a designer de interiores Rosemary Ridgway faculta-nos conselhos úteis.

Evite um festim de flores Ridgway diz: “Use apenas como detalhes, em vez de usar proteções de sofás com flores pois estas são muito antiquadas. Em dois anos iria olhar para trás e pensar onde é que tinha a cabeça.” Para evitar morar num jardim de flores, as alternativas incluem acessórios como almofadas, flores artificiais ou reais porque, sejamos honestos, nada é melhor que o artigo original.

Crescer pela parede “Morar num quarto completamente floral dar-lheá uma valente dor de cabeça – e provavelmente ia precisar de óculos”, brinca a designer. Ridgway continua: “Nunca gostei muito, mas até pode funcionar como uma única parede numa sala. Flores e gavinhas num hall podem dar um ar demasiado dramático.” A designer confessou-nos

Flores por todo o lado

que os designers até costumam usar papéis de parede floridos numa única parede quando o orçamento não chega para comprar papel para a parede inteira.

Seja ousado A primavera/verão 2012 do mundo da moda esteve repleta de motivos florais e os designers de interior seguiram a moda. “Mas claro, a moda e a indústria de interiores andam muito de mãos dadas – vejo-me a vestir roupa e a acessorizar casas com os mesmos padrões”, explica Ridgway. Agora é a altura para ser ousado com cores e, como a designer afirma: “Estou a trabalhar com padrões mais ousados e maiores e, por vezes, os clientes podem ficar assoberbados de início, mas na minha opinião, quanto mais ousado melhor.”

Na cabeceira da cama

As flores não são só para raparigas “Esquemas com cores monocromáticas podem funcionar. Trabalhei com folhas de erva-gigante e com estilo Rococo pois são ambos muito suaves, mas não deixam de ser elementos másculos”, diz a fundadora da April Hamilton. Pode ser um pouco grego para a maioria dos homens, mas há uma alternativa. Pode acrescentar padrões à sépia de topiaria ou floresta para um toque moderno. OK... não são bem flores, mas pode funcionar muito bem num quarto.

FARROW & BALL PEONY BP 2318

COLE & SON LIL Y 95-4023

Em todo o seu esplendor

ALMOFADA MARIMEKKO PIENI UNIKKO €27, marimekko.com

1 2

TAÇAS ANTHROPOLOGIE FLAME LEAF €18, anthropologie.com

CONJUNTO DE 4 PRATOS CATH KIDSTON

3

€20, cathkidstone.com

No meio estão os lírios


www.readmetro.com

15

QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2012

EPA

Pontapé de saída em Oeiras

3

CR7 deve treinar hoje

Cidade do Futebol foi ontem apresentada no Jamor Infraestrutura vai acolher as seleções nacionais e custará dez milhões de euros A Cidade do Futebol, projeto que no futuro vai albergar as seleções nacionais no Alto da Boa Viagem, junto do Estádio Nacional, em Oeiras, vai custar dez milhões de euros e poderá estar concluído em 2015, foi ontem anunciado. Na apresentação do projeto, no Estádio Nacional, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, explicou que, dos dez milhões de euros, três serão financiados pela UEFA e um pela FIFA, e o restante com fundos próprios, nomeadamente receitas de jogos particulares. Fernando Gomes revelou também a articulação com o Ministério da Econo-

Jogadas

Gil em frente em Génova TÉNIS. Frederico Gil,113.º do ranking ATP, vai defrontar o espanhol Sergio Gutierrez-Ferrol, 219.º, na 2.ºeliminatória do Challenger de Génova, Itália, após bater o croata Franco Skugor, por 6-2 e 6-2.

Um mundo novo

Fernando Gomes

mia para a obtenção do “máximo financiamento possível de programas comunitários”, num projeto em que falou da importância de ser “transparente”. O responsável sublinhou ainda que a escolha Bank, tornou-se ontem líder da Volta a Espanha. Contador ganhou quase três minutos ao ex-líder “Purito”, da Katusha.

A infraestrutura terá duas áreas em sete hectares... A primeira para o treino, gestão e logística das seleções; a segunda para os jovens e seleções femininas, orientado para a formação; A ‘Cidade’ terá vários campos de treinos e uma bancada para mil espetadores; Os serviços e a sede da FPF poderão mudar-se para a infrastrutura.

do Alto da Boa Viagem foi articulada com o Governo, que vai ceder o terreno à FPF com direito de superfície. Segundo Fernando Gomes, esta opção é menos onerosa do que o projeto que, ainda sob a presidên-

cia de Gilberto Madaíl, esteve pensado para Almargem do Bispo, no concelho de Sintra. A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2013 e a adjudicação da obra deverá acontecer em janeiro de 2014, estimando-se um prazo de 18 meses para a execução dos trabalhos, pelo que a Cidade do Futebol poderá estar edificada, na melhor das hipóteses, no segundo semestre de 2015. A construção deste espaço foi um dos principais pontos do programa de candidatura de Fernando Gomes à presidência da FPF e é uma infraestrutura há muito ambicionada pelo organismo.

sport

Ronaldo vai a jogo É quase certa a presença de Cristiano Ronaldo no jogo de amanhã com o Luxemburgo. Segundo o boletim clínico do site da Federação Portuguesa de Futebol, o avançado “mantém tratamentos específicos à lesão traumática da coxa esquerda e fez treino condicionado. Prevê-se integração sem limitações no treino de amanhã [hoje]”. Quanto a Pepe já treinou ontem sem limitações. Recorde-se que os jogos de amanhã, no Luxemburgo, e terça-feira, em Braga, com o Azerbaijão, são os primeiros do apuramento para o Mundial de 2014.

Ténis. US Open

Lusos na crista da onda

Ironia

“Exclusivo mundial: Já sei porque Cristiano Ronaldo está triste... é porque não está na Vuelta connosco! Muito obrigado a todos” JOAQUIM “PURITO” RODRÍGUEZ, CICLISTA ESPANHOL, NA SUA CONTA DO TWITTER

SURF. Os portugueses

Frederico Morais, Filipe Jervis, Eduardo Fernandes e Vasco Ribeiro garantiram ontem a passagem à 2.ª eliminatória do SATA Airlines Azores Pro.

Contador lidera Vuelta

15

CICLISMO. O espanhol Alberto Contador, da Saxo

dias de suspensão e 1500 euros de multa. Esta é a pena aplicada pelo CD da Federação a Jorge Jesus pelas críticas ao fiscal de linha Ricardo Santos, no BenficaFC Porto da 21.ª jornada da época passada, que terminou com a vitória dos dragões, por 3-2. O técnico do Benfica não falha qualquer jogo da Liga, já que a mesma só se joga no penúltimo fim de semana deste mês.

Confissão

“O sonho do meu filho é o Real Madrid. Desde pequeno. Mas sei que os clubes que estão interessados nele são o Man. City e o Chelsea”

A partida de Djokovic no US Open foi cancelada por causa do mau tempo EPA

“Djoker” não acha graça à chuva O sérvio Novak Djokovic, número dois do mundo, abandona o court depois de a partida com o tenista suíço Stanislas Wawrinka ter sido suspensa por causa da chuva. A maioria dos jogos do US Open de ontem foram cancelados devido ao mau tempo que se está a fazer sentir na cidade de Nova Iorque.

RADAMEL FALCAO, PAI DO AVANÇADO DO ATLÉTICO DE MADRID (E EX-FC PORTO), EM ENTREVISTA À CADENA TODELAR DA COLÔMBIA


PUB

20120906_pt_porto