Page 1

PUB

THE TING TINGS

SEGUNDO DISCO PARA TOCAR A SUDOESTE

{pág. 10}

GRANDE PORTO quinta-feira 26 Julho 2012 ano 6, nº 1710 Hoje 15° | 22°

Amanhã 16° | 22°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Música. Sex Pistols

Tabaco à mão de semear Estudo da Deco revela que 75 de 102 lojas vendem cigarros a menores de 18 anos {pág. 4} Economia

Cheques em desuso Cada vez menos pessoas usam o cheque como forma de pagamento Mas uso de “carecas” aumentou em 2011 Em média há quase dois cartões de crédito por cada português {pág. 8}

Este “disco-bomba” mudou o planeta há 35 anos e a ocasião vai ser celebrada {pág. 9}

Urgência é para ficar Gaia fica com serviço {pág. 5}

Ana Rita Clara Nos tempos que correm inovar é uma palavra-chave {pág. 2}

DR

PUB


www.readmetro.com

02

QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2012

1A

Opinião

ANA RITA CLARA APRESENTADORA DE TV NA SIC E SIC MULHERPROGRAMA ‘MAIS MULHER’, DE 2.ª A 5.ª 17H30, SIC MULHER

INOVAR, PRECISA-SE!

jornal

Não perca hoje!

CONCERTO ÉME Museu do Chiado, Lisboa Entrada livre, 19h30 Membro dos irresistíveis Os Passos em Volta e ponta de lança da refrescante editora Cafetra Records, o músico que dá pelo nome de Éme apresenta-se nos jardins do museu alfacinha para apresentar o seu álbum de estreia a solo, ‘Gancia’.

metro online

Veja o trailer de “Something From Nothing: The Art of Rap”, documentário de Ice-T.

tualmente, qualquer pessoa pode viajar até ao espaço, todos os meses são anunciadas nova descobertas contra algum tipo de cancro e fala-se, inclusive, em novos avanços para alcançar a imortalidade. Mas, ao mesmo tempo, em todos os telejornais, vemos políticos e economias a explicarem que não há dinheiro para a Segurança Social. É este o nosso mundo. Vivemos numa época que promove os sonhos tecnológicos mais delirantes, mas que não consegue manter os serviços públicos mais indispensáveis (Slavoj Zizek, filósofo). Mas, apesar desta falta de orientação aparente, os casos de sucesso proliferam e imaginam-se novas alternativas e soluções para aquilo que será vencer no futuro. Poderemos até repensar as nossas urgências, as nossas limitações e seguir por caminhos não antes explorados. No nosso país, apesar de sentirmos que o discurso se une na proliferação de uma mensagem derrotista, surgem novas vozes que pretendem mudar caminhos. Os programas de talento, que se dedicam a ofertar o mérito e a verdadeira vocação na área do Hair Style ou da Moda (como é disso exemplo o Programa Talentos 2012 Academia Lúcia Piloto);

a demonstração daquilo que de marcante acontece no nosso país (o trabalho da Fundação Talento é vital nesse processo); ou ainda as mais diversas manifestações de valorização do que existe pelas nossas terras, daquilo que nos evidencia e que muitas vezes nem reparamos (como acontece com as iniciativas e os projetos culturais que perpetuam a criatividade). Esta deverá ser a nossa principal preocupação. Aproveitarmos estes novos tempos para desfrutarmos da globalização do processo de inovação. Para, efetivamente, irmos mais longe e sermos muito mais. Apenas nos nossos dias poderíamos assistir ao salvamento dos mineiros chilenos e com isso fazer História, se não existisse a combinação dos conhecimentos e as tecnologias dos mais diversos países. Mas, ao mesmo tempo, não nos podemos permitir perder do que é essencial para “mudarmos o mundo”. Só a inovação poderá garantir o aumento da produtividade e assegurar uma retoma favorável. Para que se devolva o poder a quem de direito, para que os mercados se abram, para que as novas propostas sejam bem acolhidas e se aceitem as novas formas de pensar e fazer. Quero fazer o meu papel nesse caminho. Já pensou no seu?! Agora é a hora.

www.facebook.com/ People “A relação entre Kristen Stewart e Robert Pattinson foi abalada pela revelação de que a atriz teve um caso com Rupert Sanders, um realizador casado, disse fonte à People. ‘A Kristen está devastada”, disse a fonte. ‘Foi um erro e uma completa falha de julgamento’.” www.facebook.com/ Thehollywoodreporter “Foi encerrado o processo que investigava a morte da atriz Brittany Murphy. O pai da atriz, Angelo Bertolotti, e o seu advogado deixaram de comparecer em tribunal e o caso foi arquivado.”

www.facebook.com/ Okmagazine “Tom Cruise vai mudar-se para Nova Iorque! Prepara-te, ‘Big Apple’! Cruise acha que Manhattan é grande o suficiente para si e Katie Holmes [que ali vive e de quem se divorciou].”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

@ParisHilton “Mais uma dia maravilhoso em Saint Tropez! Adoro este lugar!”

www.guardian.co.uk/ culture/ charlottehigginsblog “Boris Johnson vai recitar um novo poema em grego para os Jogos Olímpicos.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Portugueses ajudam no “crowdsurfing” Um portal português vai gerir a área ambiental da plataforma norte-americana ‘Indiegogo’ e promover o financiamento de projetos através de contribuições de cidadãos de todo o mundo, começando com iniciativas nacionais sobre o lobo ibérico e construção sustentável. O “crowdfunding”, ou financiamento coletivo, tem como objetivo obter fundos para projetos que teriam dificuldade em aceder às alternativas tradicionais para obter verbas, utilizando a Internet.

O financiamento dos projetos é garantido pela concessão de um grande número de pequenos incentivos dos cidadãos, recompensados por contrapartidas da parte dos promotores, originais e proporcionais à dimensão das ajudas dadas. A iniciativa da ‘Indiegogo’ para o ambiente, a ‘Naturfunding’, foi ontem lançada e resulta de uma parceria com o portal ambiental português ‘Naturlink’, que em 2011 era o site ambiental com maior tráfego na Europa.

PETER MACDIARMID/GETTY IMAGES

“Perspectives” de Tom Stoddart O lendário fotógrafo britânico Tom Stoddart posa descontraidamente junto de algumas das fotografias que compõem a sua aclamada exposição “Perspectives”, que depois de 50 países passa agora por Londres, capital da Inglaterra.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 21 049 40 00 Fax 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional

Lojas vendem tabaco a menores GETTYIMAGES

Jovens entre os 13 e os 16 anos compram tabaco, apesar de tal ser proibido. Setenta e duas de 105 lojas visitadas pela Deco, em cinco cidades do País, não cumprem a lei, revela um estudo da associação para a defesa do consumidor que é publicado na edição de agosto da revista Teste Saúde. Em causa estão estabelecimentos de Coimbra, Évora, Faro, Lisboa e Porto. Os jovens que participaram no estudo verificavam se os estabelecimentos tinham o aviso de “venda proibida a menores” e depois pediam cigarros, nunca se identificando como colaboradores da Deco. Sempre que foram questio-

Lei proíbe a venda de tabaco a pessoas com menos de 18 anos

Preços mais altos A introdução de painéis comparativos dos combustíveis nas autoestradas provocou uma nivelação dos preços com um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina, revelou a Autoridade

da Concorrência. “Poderá ter resultado num ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina 95 de 0,8 cêntimos/litros e 1,1 cêntimos/litro respetivamente, no que diz respeito ao nível de preços que se poderiam esperar na ausência desses painéis”, concluiu a instituição liderada por Manuel Sebastião.

“Vamos vencer”

Eleições nos Açores

“Vamos vencer” e “passar estas dificuldades”, disse ontem o primeiro-ministro, num discurso contra os que criticam o caminho que o Governo está a seguir. Passos Coelho manifestou confiança no caminho que está a ser seguido de rutura com o passado, que irá tirar Portugal da atual situação.

O Presidente da República marcou para 14 de outubro as eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Em nota no site oficial, a Presidência da República informa que Cavaco Silva decidiu a data “ouvidos os partidos políticos com representação na Assembleia Legislativa da Região”.

Maioria dos estabelecimentos que fizeram parte do estudo da Deco infringiram a lei Évora, Lisboa e Porto foram as cidades com maior número de casos

Jovens mortos em acidentes Em 2010, uma em cada cinco vítimas mortais em acidentes de viação na União Europeia (UE) tinha entre 18 a 25 anos, “muito embora este grupo etário represente apenas 10% da população”, alertou ontem a Comissão Europeia. O alerta de Bruxelas, conferido no Dia Europeu da Segurança

Rodoviária, este ano dedicado aos jovens, visa enfrentar uma “tragédia” que a Europa não pode continuar a viver, nas palavras do comissário europeu com a pasta dos transportes, Siim Kallas. “Preocupam-me sobretudo os acidentes causados pelo consumo de drogas ou álcool”, disse. FRANCISCO MANUEL

32

vendedores pediram um documento de identificação ou perguntaram a idade – a resposta não impediu a concretização do negócio em seis casos nados sobre a idade, disseram a verdade e mostraram identificação quando lhes foi pedida. Segundo o estudo, Évora, Lisboa e Porto foram as cidades “com maior proporção de estabelecimentos a vender cigarros a menores de 18 anos”.

Norte a Sul

Restrições nos solários CANCRO. O presidente da

Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, Américo Figueiredo, defendeu ontem a revisão da legislação sobre solários para torná-la mais restritiva, tendo em conta o conhecimento acumulado nos últimos dez anos de investigação sobre o assunto.

Auditoria até ao início de 2012 ENERGIA. O presidente

Consumo de drogas ou álcool muitas vezes na origem

da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Vítor Santos, afirmou ontem que os resultados à auditoria independente aos contado-

A Deco revela alguns comentários feitos por funcionários das lojas. “Sabem que a venda de tabaco a menores é proibida?”, comentou o funcionário de uma papelaria em Lisboa ao entregar um maço de tabaco aos jovens de 14 e 15 anos, acrescentando: “15 + 15 = 30 [referência à idade dos jovens]: posso vender, mas tenham cuidado, escondam-no.” “Vendo, mas contra a minha vontade”, “É para o pai, não é? [com um piscar de olho]” foram outros comentários ouvidos pelos jovens durante o estudo, enquanto lhes punham os cigarros na mão ou acionavam a máquina de dispensa automática. res de eletricidade serão divulgados até ao início de 2013. Vítor Santos falava ontem na comissão de Economia e Obras Públicas.

750 vagas para enfermeiros SAÚDE. O dirigente do

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) José Carlos Martins considerou “extremamente insuficientes” as 750 vagas anunciadas ontem pelo ministro da Saúde para enfermeiros contratados a termo, “face às necessidades” dos serviços.


www.readmetro.com

05

QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2012

ANTÓNIO RILO

Gaia mantém a urgência

Porto

Governo não vai despromover o Hospital de Gaia Utentes temem que decisão do Governo seja travada O ministro da Saúde anunciou ontem no Parlamento que o Governo não vai despromover a urgência do hospital de Gaia, como sugeria o relatório de reorganização destes serviços. “Não há intenção de haver desgraduação das urgências nos casos de Évora, Gaia e Garcia”, afirmou Paulo Macedo na comissão parlamentar de Saúde. O relatório da comissão que apresenta sugestões para a reorganização das urgências propunha que nestes três hospitais os serviços de urgência deixassem de ser

Cenário da despromoção preocupava os gaienses

Importância Por escrito, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Gaia, Álvaro Monteiro, recordou que o ministro “já havia referido anteriormente a importância e o papel” do centro hospitalar “nos cuidados de saúde prestados na região do Grande Porto e Norte, nomeadamente nos cuidados de urgência com o Serviço de Urgência Polivalente” e que “afirmou sempre que este se manteria sem desqualificação”.

polivalentes e passassem a médico-cirurgicas. O presidente do Movimento dos Utentes dos Serviços de Saúde, Castro Henriques, teme, contudo, que a decisão do ministro seja travada: “Acredito no que diz Paulo Macedo, mas temo que não seja assim. Espero que sim, mas ficarei admirado que ele vença a dele. Acredito que seja a vontade do ministro, mas tenho medo que não seja assim por imposição das Finanças, porque quem manda no País são as Finanças.” PUB

Classificação reaberta LUSA

O Igespar – Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico decidiu reabrir o processo de classificação do Depósito de Materiais da Fábrica das Devesas no Porto, na freguesia da Vitória, que tinha sido arquivado em outubro de 2011. Publicado ontem em Diário da República (DR), o despacho do atual diretor do Igespar, Elísio

Se estivesse no seu lugar... ... hoje às 21h30, no Cine Teatro Eduardo Brazão, em Gaia, assistia a um RECITAL DE PIANO, no âmbito do XIX Festival Internacional de Música de Gaia, a decorrer em diversos espaços do concelho. O pianista alemão Frank Wasser vai interpretar Beethoven e Liszt, entre outros. Os bilhetes custam €3,5.

Summavielle, contraria a decisão de arquivamento tomada há menos de um ano pelo mesmo organismo relativamente a esse edifício da rua José Falcão. A decisão é fundamentada com “o valor arquitetónico, artístico e patrimonial do imóvel”, um “exemplar notável da arquitetura revivalista neo-árabe de início do século XX”, justifica o anúncio de ontem do DR.

Edifício neo-árabe

Cursos para avós

Jovens vigilantes

O Hospital de Santa Maria, no Porto, promove hoje, às 10h00, um Curso de Suporte Básico de Vida em Pediatria, exclusivamente dedicado aos avós, assinalando o Dia Internacional dos Avós. O objetivo é ajudar os avós a lidar com os acidentes domésticos que podem acontecer às crianças – quedas, traumatismos, engasgamentos – e a saber como R.M. atuar de imediato.

As serras de Santa Justa e Pias, em Valongo, beneficiam este verão de uma ajuda na vigilância contra os fogos florestais. Em diferentes horários, haverá jovens, a cavalo ou de bicicleta, que percorrerão o espaço das serras e reforçarão a vigilância. Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara de Valongo, o Centro Hípico de Valongo e o Clube BTT Valongo. R.M.


06

www.readmetro.com

mundo

QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2012

EUA. Califórnia

Planisfério

Queda de helicóptero FRANÇA. Um helicóptero militar francês despenhou-se ontem nas montanhas da Provença, sudeste de França, fazendo pelo menos três mortos, informaram as autoridades locais.

Índios fazem dois reféns BRASIL. Índios de uma

aldeia nas margens do rio Xingu, próxima da região onde está a ser construída a polémica hidroelétrica de Belo Monte, em Altamira, no Pará, mantém reféns dois funcionários da obra, informou ontem a concessionária.

Várias lojas no bairro latino de Anaheim foram vandalizadas e as autoridades reagiram JONATHAN GIBBY/GETTY IMAGES

Protestos latinos contra autoridades

Vinte e quatro pessoas foram ontem detidas em Anaheim, Califórnia, depois de uma manifestação contra as autoridades. Mais de mil pessoas marcharam neste bairro maioritariamente latino em protesto contra as forças de segurança depois de um homem alegadamente desarmado ter sido morto pela polícia no sábado.

Apelo para terminar ‘massacre’

Líder da Coreia do Norte casou-se Televisão estatal norte-coreana confirmou casamento de Kim Jong-Un com Ri Sul-Ju Casal inaugurou parque de diversões na capital do país, Pyongyang A televisão estatal da Coreia do Norte confirmou ontem que Kim Jong-Un se casou e identificou a mulher como Ri Sul-Ju. Segundo o Ministério da Unificação da Coreia do Sul – as notícias da Coreia do

Norte raramente chegam diretamente ao exterior – a televisão noticiou que, Kim e Ri, descrita como mulher do líder norte-coreano, participaram numa cerimónia de inauguração de um parque de diversões

Kim Jong-Un, que terá perto de 30 anos, assumiu a liderança do regime depois da morte do pai, Kim Jong-Il em Pyongyang. Este parque contará com atrações como golfinhos, campos de minigolfe e uma piscina.

Kim Jong-Un, que terá perto de 30 anos, assumiu a liderança do regime comunista norte-coreano depois

Hepatites matam um milhão/ano

tra uma doença que afeta uma em cada doze pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 500 milhões de pessoas sofrem de doenças crónicas devido à infeção com os vírus da hepatite. “A grande maioria das pessoas infetadas com hepatite são desconhecedoras e não estão diagnosticadas nem tratadas” diz a OMS.

Rapaz de 11 anos voa sozinho

onde chegou sem o conhecimento dos pais. Os media britânicos noticiaram que Liam Corcoran seguiu na terça-feira uma família, foi revistado pelo pessoal da segurança do aeroporto e atravessou sozinho os controlos sem passaporte, nem cartão de embarque, até se sentar num avião de uma companhia aérea de baixo custo.

da morte do pai, Kim Jong-Il, em dezembro. Uma mulher, de entre 20 e 30 anos, tem aparecido a seu lado em eventos públicos, o que suscitou especulação sobre a relação com o líder norte-coreano.

GETTY

Um milhão de pessoas morrem todos os anos de hepatites virais, alertou ontem a OMS, apelando aos governos que “reforcem os seus esforços” na luta con-

Um rapaz de 11 anos passou, sozinho e sem documentação, todos os controlos de segurança do aeroporto de Manchester e apanhou um voo para Roma,

Roma foi o destino

O secretário-geral da ONU exortou ontem a comunidade internacional a atuar para terminar com o “massacre” na Síria. “Não se atrasem! Unam-se! Ajam! Atuem agora para terminar com o massacre na Síria”, disse Ban Ki-moon em Sarajevo, Bósnia. Para Ban Ki-moon, as informações provenientes da Síria são “assustadoras”, com o país a caminhar “de forma acelerada para a guerra civil”. De acordo com um responsável das Nações Unidas, metade dos 300 observadores da ONU já abandonou a Síria, e após a sua presença não ter conseguido evitar o prosseguimento da espiral de violência. Entretanto, dois brigadeiros-generais sírios desertaram para a Turquia na terça-feira e, ontem, o embaixador sírio nos Emirados Árabes Unidos e a encarregada de negócios síria no Chipre desertaram e renunciaram aos cargos. A Turquia acolhe 44.000 refugiados sírios e centenas de militares desertores.


PUB


PUB

08

economia

Alterações de pagamentos Número de cartões de crédito aumentou em 2011 Menos cheques – incluindo sem cobertura – usados O Banco de Portugal (BdP) revelou ontem os dados sobre as formas de pagamento utilizadas pelos portugueses no ano passado. Utilização de menos cartões de débito e mais de crédito, e a diminuição do cheque como forma de pagamento são algumas conclusões. O número de cartões de débito caiu 3,7% para pouco mais de 10 milhões de cartões. Já os de crédito aumentaram em 9,7% para 9,3 milhões. “Em 2011, cada habitante em Portugal possuía, em média, 1,9 cartões de pagamento, que compara com 1,8 cartões em 2010”, revela o BdP, citado pelo JdN. Os portugueses estão a usar menos os cartões para fazer levantamentos nas caixas de multibanco, com quedas de 1,7 e 1% nos valores de levantamentos na-

Trocos

BPI aumenta lucro em 7,5% BANCA. O Banco BPI apre-

sentou ontem as contas do primeiro semestre do ano, com o resultado líquido a crescer 7,5% face ao período homólogo de 2011, para 85,1 M€. A margem financeira baixou 4,35 para 292,1 M€, e as comissões subiram 5,9% para 156,9 M€.

CIN investe 12 M€ na Maia TINTAS. A CIN vai investir, no seu complexo da Maia, 12 M€ no reforço da capacidade industrial da fábrica de tintas em pó. Líder ibérico no setor, a CIN pretende reforçar as vendas no segmento que vale 11% da faturação.

Em 2011, cada pessoa tinha, em média, 1,9 cartões de pagamento cionais e no estrangeiro, respetivamente. Os maiores aumentos foram nas compras internacionais, com uma subida de 12,3% nos valores transacionados, e nos pagamentos de serviços, com um aumento de 10%. Ainda assim, são as compras responsáveis pela maior fatia

Dividendos cancelados TELEFÓNICA. A empresa

espanhola Telefónica decidiu ontem “como medida excecional e pontual” cancelar a distribuição de dividendos em 2012, bem como a recompra de ações.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$103,64 (+0,19%)

0,712 (-1,25%)

Psi-20

4.434,26 (-1,14%)

Euro para: Dólar 1,215 Libra 0,783 Real 2,476

dos valores transacionados (32,1%), seguido dos levantamentos em Portugal (29,3%). A instituição refere que são cada vez menos as transações em cheque. Em 2011, o recurso a cheques diminuiu 16,7% em número e 13,8% em valor. Foram passados 79,7 milhões de cheques durante o ano passado, o que correspondeu a 106,7 mil milhões de euros. Os cheques devolvidos aumentaram, face a 2010, representando 0,8% do total de cheques apresentados. E a falta ou insuficiência de provisão é o principal motivo de devolução. Os cheques “carecas” representam 74,3% do total dos cheques devolvidos. Foram 472.726 os cheques sem cobertura, o que corresponde a uma queda de 3,5% face a 2010.

Alemanha rejeita catástrofe O governo alemão rejeitou ontem a ideia de que a Europa esteja à beira de uma catástrofe por causa da crise na Zona Euro, rejeitando a tese sustentada e publicada por 17 economistas europeus. “A avaliação de que a Europa está à beira de uma catástrofe não é partilhada pelo governo alemão”, disse, em Berlim, o porta-voz adjunto do executivo, Georg Streiter. Entretanto, o Ministério alemão das Finanças desmentiu que Berlim tenha pressionado a Espanha a pedir um resgate ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF). “Isso é absurdo e não está de maneira alguma em questão”, garantiu Marianne Kothé, a porta-voz do ministro Wofgang Schäueble.


www.readmetro.com

09

QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2012

35 anos de ‘parvoíces’ Obra prima do punk celebra três décadas e meia de vida “Never Mind The Bollocks, Here’s the Sex Pistols” é o único disco da mítica banda e será reeditado numa “box” muito especial Já passaram 35 anos desde que os Sex Pistols começaram a disparar para todas as direções com o seminal “Never Mind The Bollocks, Here’s The Sex Pistols”. Quando falamos no movimento punk, a capa amarela, atravessada por uma banda cor de rosa, com o nome da banda formada originalmente por Johnny Rotten, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock – que seria mais tarde substituído pelo icónico Sid Vicious – é como uma bandeira desse movimento que muitas vezes se orgulha de não ter bandeiras ou símbolos. Ou não tivessem como um dos seus hinos “Anarchy in The UK” e chamassem “fascista” à rainha Isabel II noutro dos

cos. O segundo inclui algumas raridades que trazem o sempre tentador selo da editora “nunca antes editado” – apesar de hoje já ter sido praticamente tudo ouvido no YouTube. O terceiro disco inclui gravações ao vivo – momentos de verdadeira selva de palco! – representada em trabalhos oficiais e outras bootlegs, desta feita com melhorias na qualidade do som. Além da música, o quarto disco da caixa é um DVD com filmagens da banda reunidas pelo documentarista inglês Julien Temple e outro material de ‘memorabilia’ como autocolantes. Para quem cantava “no future for you”, já lá vão uns B.M. longos 35 aninhos.

seus mais icónicos temas, “God Save The Queen”. Três décadas e meia de uma banda que apareceu como um relâmpago. Tal como a velocidade da música que faziam. Editaram um álbum de estúdio, lançado no dia 27 de outubro de 1977, e considerado, em 2006 pela revista Time como um dos 100 melhores álbuns de sempre, e pela revista NME como o quarto melhor álbum inglês de todo o sempre. A 24 de setembro chega às lojas uma edição especial do álbum, com mais três dis-

2 culto

PUB

EUA. Homenagem

Telex

Prémio para orquestra GULBENKIAN. A orques-

tra West-Eastern Divan, que junta músicos israelitas, palestinianos e de outros países árabes, foi distinguida com o Prémio Calouste Gulbenkian 2012. O prémio destina-se a premiar quem se tenha destacado pelo seu papel na defesa dos valores essenciais da condição humana.

Portuguesa sobre Titanic LIVRO. Marina Tavares

“O meu coração está com as famílias das vítimas” GETTY

Christian solidário O ator Christian Bale e a sua mulher, Sandra Blazic, estiveram no Colorado, no memorial às vítimas do massacre no cinema de Denver, em que morreram 12 pessoas. Foi na estreia de “The Dark Knight Rises”, filme em que Bale dá corpo à personagem de Batman. O ator mostrou-se emocionado.

Dias, que tem publicado várias obras sobre a história de Lisboa, é a primeira autora portuguesa a escrever sobre o Titanic, navio que, diz, singrará como uma “praga contra a vaidade humana”. “Titanic sobre o oceano da História” será publicado esta ano, em que se completa o primeiro centenário do acidente.


10

www.readmetro.com

culto

QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2012

DR

Entrevista Metro

Banda de Katie White e Jules de Martino vai estar no Sudoeste TMN Vêm tocar o novo disco “Sounds from Nowheresville”

THE TING TINGS “JÁ NÃO SEI O QUE É A POP!”

Gaiteiros mostram novo disco Os Gaiteiros de Lisboa têm marcados dois concertos para outubro, um em Lisboa, outro no Porto, para a apresentação do novo disco, “Avis Rara”. O grupo vai estar na Cidade Invicta a 10 de outubro na Casa da Música e depois a 15 na Culturgest. “‘Avis Rara’ traduz o conteúdo deste trabalho: pela estranheza de sons e arranjos, como pela originalidade e irreverência na abordagem do filão da Música Tradicional Portuguesa”, explica Carlos Guerreiro, um dos membros. Os gaiteiros são um verdadeiro grupo de luxo feito por músicos que tocaram com nomes como José Afonso, Sérgio Godinho, Vitorino, Amélia Muge, Rui Veloso, Sétima Legião ou Adufe.

DR

O “Hobitt” em filme

Depois do sucesso de “That’s Not My Name”, o drama de fazer o segundo disco. Falámos com Katie White sobre o novo trabalho e os desafios da composição. O concerto no SWTMN está marcado para dia 4 de agosto.

compositores, que vão aos eventos de “red carpet”, com estilistas. Isso é “mainstream pop”. Nós nunca trabalhámos assim. Somos uma banda de Manchester que escreveu canções pop...

Este segundo disco demorou algum tempo a ser feito. Porquê? Primeiro nunca nin-

Agora estão na Roc Nation, de Jay-Z. E se ele ou o Kanye West vos quisesse produzir? Não seria um volte-face? Não o con-

guém pensou que tivéssemos tanto sucesso com o primeiro disco: éramos uma banda indie de Manchester a fazer o nosso disco! E fizemos uma digressão enorme, maior do que a maioria das bandas faz no primeiro disco... E queríamos fazer um disco que fosse autêntico! Eram uma banda indie até que apareceu o tema “That’s Not My Name”. Tornou-vos numa banda pop? Já não sei

o que é pop! É de loucos. Há aquelas bandas com

seguíamos fazer, por muito bom que o disco soasse. Pelo menos ao segundo disco. Talvez ao terceiro ou quarto disco possamos experimentar um pouco mais. Ao segundo quisemos estabelecer quem somos. Esse hit, “That’s Not My Name”, foi escrito por mim e pelo Jules! E o vídeo foi realizado por nós! Foram para Berlim e Espanha fazer este “Sounds From Nowheresville”. Porquê? Era

importante mudar de sítio.

Depois da digressão parámos em Berlim, encontrámos um sítio que gostámos, com muitos artistas, em que não nos sentimos presos. Mas foi um pouco deprimente: em janeiro, muito frio... Foi uma boa luta, porque foi como regressar às nossas origens.

“Quisemos fazer um disco em que todas as canções soassem diferentes umas das outras”

Em Espanha, perto de Murcia, é que sentimos o disco: percebemos que queríamos refletir como são as culturas pop nesta altura. A influência dos vários estilos de música nas pessoas? E também em vocês? Sim!

Quer dizer: eu ouço AC/DC e depois ouço Spice Girls. Quisemos fazer um disco em que todas as canções soassem diferentes umas das outras. O importante é ser criativo, mesmo que as pessoas não entendam logo à primeira. Mas é como ouvimos a música hoje em dia.

Montar a tenda? O festival SWTMN só começa na próxima semana (de 1 a 5 de agosto), mas a partir de sábado o campismo na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira, já está aberto aos interessados. Por lá passam nomes como: Eddie Vedder, Ben Harper, The Roots, Best Coast, David Guetta, James Morrisson, Orelha Negra ou Throes + The Shine.

baixos... vamos trocando! Até nisso somos uma banda pop diferente. Somos agressivos, enérgicos, mas também funky!

Vêm tocar ao Sudoeste TMN na próxima semana. Também será um concerto frenético como o vosso disco? Sim, mas sou só eu e o

Conseguem manter a coordenação com essas trocas?

Jules no palco. Temos dez instrumentos em palco, entre teclas, guitarras,

Fazemos muita merda! (risos) Mas é divertido, tornaBRUNO MARTINS -nos reais!

Trilogia para “Hobbit”? O realizador Peter Jackson, realizador de “O Senhor dos Anéis”, quer converter o projeto “Hobbit” numa trilogia, informou a publicação The Hollywood Reporter. Jackson terminou em junho a rodagem de “Hobbit”, adaptação para cinema de uma obra de JRR Tolkien, e que chegará aos cinemas dividida em duas longas-metragens. Mas a revista adianta que o realizador pondera fazer um terceiro filme para incluir mais pormenores da história. O primeiro dos dois filmes estreia-se a 14 de dezembro, um ano antes da data prevista para o segundo, em dezembro AGÊNCIA LUSA de 2013.


www.readmetro.com

lazer

11

QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2012

Street Fashion. MilĂŁo

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. O mesmo. Denominação genÊrica dada às doenças causadas por vírus. 2. A mim. Nome da letra M. Paraíso terreal no qual, segundo o GÊnesis, viveram Adão e Eva. 3. Ermida. Aqui estå. 4. Tempestade que se desloca redemoinhando com enorme velocidade. A si mesmo. 5. Haste delgada e comprida. Contenda. 6. Provida de asas. Substância metålica fundível, para unir peças de metal. 7. Grupo de pessoas em círculo. Fechar (as asas) para descer mais rapidamente. 8. Aqueles. Bordar a recamo. 9. Gracejar. Mais pequeno. 10. Aniversårio natalício. Contr. da prep. em com o art. def. os. Contr. da prep. a com o art. def. o. 11. NÊdio. Título dos descendentes de Mafoma.

Poluição

GIIA

O que veste a Lisa? “Estou com saia Mauro Griffoni e sapatos feitos Ă mĂŁo.â€? Que tendĂŞncia baniria da moda para sempre? “Acho que baniria aqueles looks mais desportivos. Gosto mais de visuais elegantes e sofisticados.â€?

Verticais 1. Sacerdote muçulmano. Exalar ou lançar vapores.

Sudoku

•••••

2. Preposição. Óxido ou hidróxido de cålcio. Exprime a ideia de China ou chinês (pref.). 3. Ter tonturas. Relação. 4. Aquele que compra para revender. SÊtima nota da escala musical. 5. Calamidade. Ave palmípede, espÊcie de pato. 6. Perito na descoberta das nascentes de åguas. Gesto com a mão, com os olhos ou com a cabeça. 7. Planta apiåcea conhecida por erva-doce. Espaço de 12 meses. 8. Mulher acusada de um crime. Corrente de dentro para fora, oposta à endosmose (Fís.). 9. Composição poÊtica de assunto elevado e destinada ao canto. Combinar. 10. Meia dúzia. Oferecer. Lamento. 11. Untar ou sujar com sebo. Coloração.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Idem, Virose. 2. Me, Eme, Éden. 3. Orada, Eis. 4. Ciclone, Se. 5. Vara, Rixa. 6. Alada, Solda. 7. Roda, Siar. 8. Os, Recamar. 9. Rir, Menor. 10. Anos, Nos, Ao. 11. Roliço, Emir. VERTICAIS: 1. Imã, Vaporar. 2. De, Cal, Sino. 3. Oirar, Rol. 4. Mercador, Si. 5. Mal, Adem. 6. Vedor, Aceno. 7. Anis, Ano. 8. RÊ, Exosmose. 9. Ode, Aliar. 10. Seis, Dar, Ai. 11. Ensebar, Cor.

Lisa Balasso, gestora de loja

Serve a presente para denunciar o excessivo ruído (e não música) emanado esta noite do quiosque sito no passeio central da Av.ª da Liberdade, situação regular, mas que assumiu proporçþes insuportåveis. Com efeito, se na maioria dos dias, a seleção musical reflete o gosto do profissional, (...) hoje a dita seleção foi um contínuo de percussão/gritos guturais e berros sem aparente sequência/índole musical. (...) Questiono-me se eu ou qualquer cidadão divulgasse em casa, para a via pública, música/ruído em tão alta sonoridade, se logo não seriamos advertidos e houvesse intervenção de autoridade correspondenPEDRO MR VEIGA te. (...)

PUB

Vida selvagem. Matar a sede

Macaco arrisca vida para beber ĂĄgua Quem nĂŁo arrisca... nĂŁo beberica! Pendurado num ramo, este macaco-rabo-de-porco arrisca a vida para beber ĂĄgua em Borneo, no rio Kinabatangan, conhecido por estar cheio de crocodilos. O fotĂłgrafo Cheng Shun Ling captou esta imagem na IndonĂŠsia. MWN

26

Centros de Formação em:

AÇORES | ALGARVE | AVEIRO | BEJA BRAGA | LEIRIA | LISBOA | PORTO

ESPECIALISTAS EM FORMAĂ‡ĂƒO

CERTIFIED SECURE COMPUTER USER d1es5co% nto Competências essenciais em seg segurança rança para knowledge workers

Proteja o seu patrimĂłnio informĂĄtico!

anos Ê a esperança de vida do macaco rabo-de-porco, caso não seja devorado por um crocodilo

Exame de certificação incluído!                                         

Factos • Usados a nível local... Alguns animais foram treinados pelos habitantes locais para subirem a årvores e atirarem cocos. Os macacos treinados tambÊm conseguem reconhecer fruta madura e apanhar entre 800 e 1.000 cocos por dia. • ... e a nível mundial. TambÊm são utilizados como cobaias no estudo para a cura do VIH/sida. C.S. LING/REX FEATURES

                         ! "         

14h

16/AGO

DURAĂ‡ĂƒO

L  al | LISBOA

http://www.galileu.pt/cscu     # ANA CUNHA | acunha@galileu.pt | 93 314 35 93

808

2 8 7 7 6 7 C U R S O S

www.galileu.pt

www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.pt www.galileu.pt


pequenos anúncios

QUARTEIRA Arrendo T1, para férias, totalmente equipado. 1.ª quinzena de Agosto. O PRÓPRIO

TM: 918 848 021 MUDANÇAS E TRANSPORTES  5 ESTRELAS

DESMONTAGEM E MONTAGEM COM PROTECÇÃO DESDE 20€/H

A rapidez que você precisa... Com o carinho que você merece 24 horas - Ligue agora (351) 91 5555543 Email: mudancas5estrelas@hotmail.com site: www.mudancas5estrelas.com


www.readmetro.com

13

QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2012

LA, casamento: impossível DIVÓRCIO: o poderoso casal Tom Cruise e Katie Holmes separou-se O metro tenta perceber porque é que a paixão, Hollywood e casamentos rápidos nem sempre acabam bem Parecia que Tom Cruise e Katie Holmes tinham uma das relações mais sólidas de Hollywood. Mas no final de junho Holmes pediu o divórcio depois de cinco anos de casamento. Surpresa? Nem por isso. A atriz já tinha dito à revista Elle: “Ele tem sido o Tom Cruise há 30 anos... sei o que sou e para onde quero ir. Começo a ser eu mesma. É como uma nova fase.” As brechas começavam a ver-se. Era um casamento de Hollywood e muitos destes falham. Porque razão?

O romance é viciante “As partes do cérebro que se ativam quando se está apaixonado são as mesmas quando se toma cocaína”, diz o treinador de encontros amorosos Evan

Marc Katz. “Há uma qualidade viciante nas relações tóxicas, As pessoas viciam-se nos altos e baixos.” “Todos os segundos que estamos com a pessoa errada são todos os segundos que não estamos com a pessoa certa”, acrescenta. “Acabar uma má relação é um vício por subtração.” Se a relação for um fardo e uma pessoa já não se sentir bem, acabar é a única forma de eventualmente se encontrar a pessoa certa. Dito isto, Katz não exclui a sensação de perda de uma relação que era maior do que o próprio indivíduo. Deseja-se que o casal tenha feito tudo o que estava ao seu alcance para resolver as coisas antes de se divorciar. “Com a Katie Holmes, tenho a certeza que

plus

Escolha de beleza

Cocó na cara O casal infeliz

O que dizer sobre ‘Ela’ Nas suas raras aparições depois da separação, Katie Holmes parecia relaxada e meticulosamente cuidada. Mas não se tente perceber a sua história com algumas fotografias tiradas pelos paparazzi diz o treinador de encontros amorosos Evan Marc Katz. “Desde que a Katie Holmes anunciou o seu divórcio, foi apanhada a sorrir e a rir. Mas nós vemos aquilo que as pessoas nos querem dar. Que ela tenha decidido pôr um sorriso na cara e fazer uma boa pose significa muito pouco.”

Holmes vs. Cruise KATIE HOLMES

+

TOM CRUISE

O culto do ‘ele’ “Tom Cruise não faz as coisas com moderação. Não tem limites e não tem medo de falhar”, diz Katz. Mas há uma diferença entre ser um bom rapaz e ser um bom companheiro. “Não sabemos porquê, mas três dos seus casamentos falharam. Se há um compromisso tão grande com o trabalho que implique uma indisponibilidade emocional e se não há tempo para ouvir porque se está empenhado no culto da própria pessoa, isso quer dizer que ainda se pode ser um bom tipo, mas nunca um bom parceiro para a vida.” Pensa-se que a religião de Cruise, a Cientologia, terá contribuído para a separação. “Quando se é intenso com o que quer que seja – faz com que quem não o é assim o ache intolerável”, diz Katz.

foi uma decisão ponderada, refletida. É algo que a agonizou. É o culminar de anos de insatisfação.”

Porque Hollywood está viciada De acordo com Katz, esta qualidade viciante é a razão porque a maioria dos casais de Hollywood não mantém uma relação longa. “Não tem a ver com o Tom e com a Katie – o verdadeiro problema dos casamentos de Hollywood é que as pessoas se enredam no seu próprio culto”, diz. “Temos duas pessoas lindas a viver esta grande vida, com montanhas de dinheiro e que pensam que podem fazer o que quiserem. São grandes sonhadores guiados pela paixão. Não percebem que a vida não é isto e que o casamento, no dia-a-dia, deveria ser seguro e previsível. Não será sempre excitante.” Katz avisa que a paixão aca-

ba por desaparecer e que o que sobra é a outra pessoa.

Algumas soluções Deveria haver menos casamentos uma vez que as pessoas passam mais tempo em encontros amorosos, argumenta Katz. “A fase da atração dura entre um ano e meio a três anos. Até essa parte desaparecer, estamos cegos de paixão e há tendência para tomar más decisões. Por isso muitas pessoas casam e têm filhos ainda nessa fase. Esperando que essa fase acabe, pensa-se sobre a compatibilidade a longo prazo.” Assim, durante quanto tempo se deve namorar? “Dois anos e meio”, aconselha Katz. “O que de facto se preocupa numa relação é o estado em que ficamos quando o vício esmorece. A paixão não é uma grande conselheira para o futuro – só um grande sensação.”

Tom Cruise tem aceitado dicas de beleza de Victoria Beckham. Aparentemente, o ator de 50 anos deve a sua pele refrescante a cocó de rouxinol em pó que ilumina, cura e retextura a pele. A técnica desenvolvida pela esteticista de Nova Iorque Shizuka Bernstein e usada na sua ‘Geisha Facial’, tem imensos seguidores entre os famosos, incluindo Victoria Beckham. www.shizukany.com

ROMINA MCGUINNESS PUB


PUB


www.readmetro.com

15

QUINTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2012

DR

3

Europa disputa craques azuis Voula Papachristou

Alvaro Pereira, Fernando, Hulk e João Moutinho são os futebolistas do FC Porto mais cortejados no mercado Há saídas iminentes A pouco mais de um mês do fecho do mercado, são muitas as dúvidas em torno do grupo que Vítor Pereira irá ter à sua disposição no comando técnico do FC Porto. Resolvida que está a contratação de um ponta de lança à altura de Falcao – Jackson Martínez, colega de “El Tigre” na seleção colombiana, foi o eleito –, é ao nível das saídas que se podem esperar movimentações. E os futebolistas azuis e brancos mais desejados pelo mercado estão identificados – são Alvaro Pereira, Fernando, Hulk e João Moutinho, jogadores que, entre si, acumulam oito títulos de campeão português pelo FC Porto.

Jogadas

Matías ruma a Florença FUTEBOL. Matías Fernan-

déz vai transferir-se do Sporting para a Fiorentina, garantia-se ontem em Itália. Sem explicação, o médio chileno não acompanhou a comitiva leonina ao Restelo, onde se disputou a Taça Pepe, ganha pelo Sporting, e que teve ainda a participação do Belenenses e do Atlético – os três jogos acabaram a zero e foram desempatados por penaltys.

S. Clara 0-3 FCP

Dragões foram aos Açores derrotar o Santa Clara por 3-0, vencendo a edição III do troféu Pedro Pauleta. Lucho González abriu o ativo aos 39m, na conversão de um penalty. Atsu fez 2-0 a dez minutos do fim, assistido por Kelvin. Castro fechou a contagem nos descontos.

Do quarteto, Alvaro “El Palito” Pereira parece ser aquele que mais perto está de sair. O lateral uruguaio foi, dos jogadores disponíveis, o único que não viajou para os Açores, onde o FC Porto ontem enfrentou

Capdevila não se apresentou

o Santa Clara, e é público o seu desejo de ver o Dragão pelas costas. Segundo o Daily Mirror, o técnico do Chelsea, Di Matteo, considera-o uma prioridade. De Itália, sobre Fernando, chegaram relatos de

que o Inter de Milão quer aferir das condições a partir das quais o médio poderá ser libertado. O teto dos “nerazzurri” para o negócio é, escreve-se em Itália, dez milhões de euros. Longe do universo azul e branco está Hulk, que se encontra concentrado na seleção olímpica do Brasil. Há muito que o “Incrível” é alvo do interesse de grandes “tubarões”, mas a colossal cláusula de rescisão (€100 milhões) do atleta a todos tem afastado. Resta saber por quanto tempo. Sobra Moutinho, na calha para render Modric no Tottenham de Villas-Boas caso o croata rume ao Real Madrid e, claro, os dragões R.A.C. o permitam.

Racismo expulsa atleta grega A campeã grega do triplo salto, Voula Papachristou, já não irá viajar para Londres integrada na restante comitiva olímpica helénica devido a comentários racistas que publicou no Twitter. Depois de ter lido a piada de mau gosto – “Com tantos africanos na Grécia... pelo menos os mosquitos do Nilo Ocidental vão comer comida caseira!” –, o Comité Olímpico grego anunciou a expulsão da atleta “por declarações contrárias a valores e ideias do espírito olímpico”. Papachristou já se retratou.

sport

Top/Flop

Bebé Depois de evitar, com um golo, a derrota do Man. United frente ao Ajax Cape Town, o dianteiro português fez o passe para o golo de Kakawa no triunfo magro (1-0) contra o Shanghai Shenhua.

Ténis. JO 2012

FUTEBOL. Ao contrário

do que lhe foi pedido pelo Benfica, Capdevila não se apresentou ontem. Júlio César e Emerson estiveram no Seixal, mas foram dispensados – vão sair, tal como o espanhol.

Rola a bola nos Jogos 2012 FUTEBOL. O torneio de

futebol olímpico feminino arrancou ontem, com destaque para a vitória do selecção anfitriã, o Reino Unido, sobre a Nova Zelândia (1-0).

100 pontos marcou a equipa olímpica de basquetebol dos EUA à Espanha, em Barcelona, contra 78 pontos da seleção europeia. Foi o último jogo de preparação das seleções antes dos Jogos’12.

Gareth Bale

Suíço de 30 anos treinou-se sob um intenso sol (31 graus de máxima) na capital londrina GETTY

Federer prepara a caça ao ouro Duas semanas depois de ali ter conquistado o seu sétimo torneio de Wimbledon, recuperando assim a liderança do ranking ATP, Roger Federer está de volta ao All England Club onde já prepara a sua participação nos Jogos de Londres. O suíço procura a sua primeira medalha de ouro olímpica individual – já venceu em pares.

Convocado para a seleção olímpica do Reino Unido, o extremo galês pediu dispensa por uma lesão nas costas... mas ontem foi utilizado pelo Tottenham num amigável. Poderá ser suspenso.


PUB

20120726_pt_porto  

GRANDEPORTO EstudodaDecorevelaque75de102lojas vendemcigarrosamenoresde18anos {pág.4} Cadavezmenospessoas usamochequecomoforma depagamento Ma...