Issuu on Google+

Televisão Anthony Bourdain, o cozinheiro ‘superstar’ {pág. 13}

MÚSICA

LUÍS, GUILHERME E O SALTO DE UMA VIDA

Festival O mundo inteiro cabe em Sines {pág. 9}

{pág. 8}

GRANDE LISBOA quinta-feira 19 Julho 2012 ano 6, nº 1705 Hoje 18° | 31°

Amanhã 17° | 29°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Apple alvo de processo da Deco

Futebol. Brilho na Luz

Associação interpõe ação judicial para obrigar a respeito da garantia gratuita de dois anos {pág. 4} Mundo

Reduções nas urgências Proposta para apenas uma estrutura pediátrica noturna em vez das três atuais {pág. 3}

Bashar no precipício

No que menos interessa, o resultado, a equipa de Figo foi batida pelo Benfica (5-1) EPA

Noite de festa e solidariedade O Benfica jogou ontem contra a equipa Figo & Resto do Mundo, na partida “Um gesto contra a fome” e cuja receita reverteu para a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR). A noite foi de festa, Mantorras foi homenageado e as estrelas em campo, da TV ao desporto, divertiram-se e ajudaram quem precisa.

Atentado mata quatro das mais altas figuras do regime sírio Exército Sírio Livre reivindica ataque Regime diz querer “limpar a pátria de grupos terroristas” Votação na ONU adiada {pág. 7}

Ressurgimento da Rússia Estatuto de superpotência na agenda de Putin {pág. 6}

Ana Rita Clara Hoje, mais que nunca, temos que celebrar Mandela {pág. 2}


www.readmetro.com

02

QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

1 jornal

Não perca hoje!

CONCERTO NICOTINE’S ORCHESTRA Galeria Zé dos Bois, Lisboa, €6 – 23h00 Nick Nicotine leva ao palco do carismático espaço do Bairro alto o seu novíssimo disco, “Gipsycalia”, álbum que conta com ilustres convidados como os brasileiros Alex Kassin e Marcelo Camelo, e a portuguesa Miúda.

metro online

Spike Lee, como é hábito, foi ver os seus Yankees e saiu do estádio com um souvenir muito curioso.

Opinião

ANA RITA CLARA APRESENTADORA DE TV NA SIC E SIC MULHERPROGRAMA ‘MAIS MULHER’, DE 2.ª A 5.ª 17H30, SIC MULHER

BRINDE A MADIBA xistem poucos heróis nos nossos dias, mas quando existem devemos agarrar-nos a eles e seguir os seus passos. Ou pelo menos deixarmo-nos invadir, por uma espécie de contágio emocional, que nos coloca na mesma sintonia, na mesma embriaguez de bem agir. Na semana em que se celebra o nonagésimo quarto aniversário de Nelson Mandela, urge reflectir um pouco sobre o contínuo papel que este Homem simples na humildade, mas feroz nas ideologias, reproduziu com a sua existência. Tavez a “influência” seja mesmo isto. Esta capacidade de inspirar milhares, por todo o Mundo, com base na convicção de um Homem apenas. Admirar Mandela, o “Tata” para as suas crianças, é deixar-se conduzir pela história de alguém que se tornou “O ser mais solitário do Mundo, enquanto almejava pela harmonia global”. Uma vida e um caminho tortuoso, de privações e castrações, mas também de modéstia, de visionarismo e de uma grandeza que mudou regimes

E

e reconciliou a África do Sul, realizando uma refundação do seu País. A aceitação multiétnica, a luta pelas direitos humanos, os anos aprisionado, a elevação a Primeiro Presidente Negro da História, a atribuição do Nobel da Paz, tornaramno no político mais premiado de sempre e sobretudo um reconhecido símbolo

www.facebook.com/ Gigwise “Marilyn Manson disse que gosta mais de ouvir as músicas de Justin Timberlake do que de Lady Gaga. O cantor contou ao Digital Spy que lhe agrada ‘a ideia do que é a cantora’, mas reconheceu que tem ‘alguma dificuldade em gostar da sua música’.” www.facebook.com/ The Hollywood Gossip “Emma Roberts (filha do ator Eric Roberts e sobrinha da atriz Julia Roberts) e Evan Peters (de ‘American Horror Story’) estarão a viver uma relação e foram vistos num casamento.”

www.facebook.com/ TMZ “A atriz norte-americana Halle Berry teve de ser hospitalizada depois de ter batido com a cabeça nas filmagens da película ‘The Hive’. Berry, 45 anos, chegou mesmo a desmaiar.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

Falar de Nelson Mandela, este Herói dos nossos dias, é aspirar para que muitos lhe sigam as ideias e a emoção de humanidade, justiça e liberdade. Falar deste Herói dos nossos dias é aspirar para que muitos lhe sigam as ideias e a emoção, num momento em que parece não existir mais nada para lutar. Mas o que parece, nem sempre condiz com aquilo que é real. E nas palavras deste herói cansado, “não existe paixão em jogar pequeno, em acomodar-nos a uma vida que é menor do que aquela que somos capazes de atingir”. Eu concordo. Parabéns Mandela.

@JLin7 [Jeremy Lin] “Muito amor e obrigado para os Knicks e Nova Iorque por todo o apoio durante o ano... o melhor da minha vida. Grato para sempre.”

http://artsbeat.blogs. nytimes.com “[Site do] Rotten Tomatoes cancela comentários sobre [o novo] ‘Dark Knight Rises’.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Almeida: praça-forte a Património Mundial A Câmara Municipal de Almeida anunciou ontem a continuação do procedimento de candidatura da antiga praça-forte da vila fronteiriça a Património Mundial, no âmbito de um processo que envolve outras fortalezas abaluartadas nacionais. Segundo António Batista Ribeiro, presidente da câmara local, uma vez que falhou a candidatura conjunta com Elvas, a autarquia de Almeida vai dar continuidade ao processo e trabalhar para apresentar uma proposta junto da

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Segundo o autarca, já foi pedida uma audiência ao secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, para discutir a proposta que também envolverá as fortificações abaluartadas de Valença, Estremoz e Mação. A antiga fortaleza, de forma hexagonal, constituída por seis baluartes e igual número de revelins, é considerada uma “joia” da arquitetura militar abaluartada.

GETTY

Seca extrema ameaça o “Midwest” À semelhança do que se passa em alguns países europeus, como Portugal, algumas regiões dos EUA têm sido afectadas pelo fenómeno da seca extrema. Actualmente a região do chamado “Midwest” tem as suas colheitas agrículas em risco.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 21 049 40 00 Fax 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Grafismo Filipa Rosa, Rita Alves Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

PEDRO CATARINO

Crianças: urgências à noite limitadas

Lisboa

Comissão de reavaliação propõe apenas uma estrutura pediátrica noturna Atualmente há Sta. Maria, Estefânia e S. Francisco Xavier

Santa Maria entre os hospitais a reavaliar

A comissão de reavaliação das urgências propõe que Lisboa passe a ter um único serviço de urgência pediátrica aberto durante a noite, de acordo com o documento entregue ao Ministério da Saúde. Atualmente, há três urgências pediátricas em Lisboa – Santa Maria, Estefânia e São Francisco Xavier –, sendo que só duas estão abertas no período noturno. A “integração/centralização” proposta pela Comissão “ajudará a rentabilizar os recursos humanos e técnicos disponíveis e

deve ser equacionada, numa fase inicial, num único centro para o período noturno”, refere o documento agora divulgado. A comissão não indica qual dos hospitais deve permanecer com a urgência noturna aberta, mas refere que a unidade dever ter “capacidade de atendimento e receção de todo o tipo de situações, incluindo trauma grave e neurotrauma”. E aponta o Santa Maria como tendo as melhores condições para ser um serviço de urgência pediátrica polivalente.

Reações O Movimento dos Utentes de Serviços Públicos está preocupado com a proposta de fecho de 12 urgências básicas (Fafe, Macedo de Cavaleiros, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Valongo, Lagos, Loulé, Montemor-o-Novo, Montijo, Peniche, Serpa e Tomar). Para o MUSP tal penalizará dramaticamente os portugueses e aumenta as dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

É ainda deixada uma porta aberta para outras eventuais modificações em termos de centralização de urgências pediátricas em Lisboa, que “poderão ser refletidas no futuro”. De recordar que já na proposta da Carta Hospitalar Materna, da Criança e do Adolescente, apresentada no mês passado, se sugeria que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo reveja a necessidade de funcionamento simultâneo das três urgências pediátricas. PUB

Capital com mais cor DR

Lisboa tem mais um muro colorido e o grande vencedor do desafio CIN REMAKE’12 já foi apurado: Joana Fiuza Gomes tem 19 anos, é natural de Lisboa e estuda Design de Comunicação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. E o seu trabalho vai animar um muro na Av. General Norton de Matos (Benfica) até Novembro.

Se estivesse no seu lugar... ...hoje ia até à loja ALEXANDRA MOURA MA+S, na Rua D. Pedro V, 77 no Príncipe Real em Lisboa. Até sábado, entre as 11h e as 22h, a loja disponibiliza mostruários de coleções passadas, com descontos que poderão atingir os 50% de desconto. Esta é uma oportunidade de adquirir peças únicas e originais!

A proposta vencedora tem por base as lágrimas de cor choradas pela menina na curta-metragem “Cidade Colorida” que serviu de inspiração ao passatempo. O desafio contou com mais de 50 participações e teve como júri a CIN, a Câmara de Lisboa e a agência Born, que seleccionaram os oito trabalhos mais originais. Estes foram depois sujeitos a votação no Facebook.

Muros coloridos

20 novas creches

Excesso de esplanadas

Lisboa vai ter 20 novas creches para crianças até aos 3 anos. A construção deve estar concluída dentro de um ano, de acordo com a Câmara de Lisboa, citada pela Rádio Renascença. Em causa está um investimento de seis milhões de euros. Este é um projeto que “tem soluções muito criativas de baixíssimo custo energético”, garantiu o vereador Manuel Brito.

O Fórum Cidadania LX alertou para o excesso de esplanadas na Av. Duque D’Ávila que põem em causa o “usufruto confortável e seguro da mesma”. “Onde havia um corredor pedonal de 3m (...) há agora um corredor com apenas 1m, repleto de obstáculos (...)”, lê-se. Os bancos públicos deixaram de poder ser usados, pois têm mesas de esplanada ao lado, referem.


04

www.readmetro.com

nacional

QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

Deco lança ação contra a Apple

Para que serve o pâncreas?

GETTY

Empresa não respeita garantia de dois anos, revela a associação Há um “engano” ao consumidor A Deco interpôs ontem uma ação judicial contra a Apple para obrigar a multinacional a respeitar a garantia gratuita de dois anos dos seus produtos, conforme estabelece a lei. “A lei comunitária e portuguesa dá uma garantia de dois anos para os bens móveis [como os computadores portáteis], mas a Apple não reconhece esta realidade. Após várias tentativas para cumprir estes direitos, sem sucesso, decidimos avançar com uma ação judicial popular”, disse à Lusa o secretário-geral da Deco. Jorge Morgado acusa a Apple de informar “enganosamente” os consumido-

Norte a Sul

Na Europa Esta ilegalidade está também a ocorrer noutros países da Europa: só no primeiro semestre a Deco recebeu mais de 1.300 queixas de diferentes empresas que não reconhecem esta garantia legal.

res. “Vamos obrigar o tribunal a repor a legalidade, pois não temos dúvidas que há aqui um atropelo aos direitos dos consumidores”, defendeu, recomendando aos clientes da multinacional que exijam o cumprimento legal da garantia de dois anos.

JOAO FERRÃO

Promoção de emprego é essencial a ajustamento

ESTUDO. Mais de metade dos portugueses desconhece as funções do pâncreas e quais as patologias associadas, conclui um inquérito do Clube Português do Pâncreas. Este é o órgão responsável pela produção de insulina e de enzimas que ajudam à digestão, bem como de outras substâncias que regulam os níveis de açúcar no sangue.

Incêndio em Odivelas LISBOA. Duas pessoas ficaram ontem feridas na sequência de um incêndio no Bairro da Milharada, na Pontinha, Odivelas. À hora de fecho desta edição o fogo estava a entrar em fase de rescaldo. Fonte policial revelou que foram detidos três jovens do sexo masculino, suspeitos de terem ateado o fogo.

A lei comunitária estabelece uma garantia de dois anos

FMI recomenda cautelas O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse ontem que Portugal deve evitar um ajustamento estrutural “excessivo” sem a promoção de emprego e crescimento económico. No entanto, é essencial o cumprimento das metas orçamentais do programa de ajuda. Sem grandes novidades em relação à análise da 4ª

revisão do memorando de entendimento com a troika o FMI insta todavia o País a reforçar a supervisão sobre o seu setor bancário e pede que os rácios de capital dos principais bancos continuem a cumprir as metas acordadas a nível europeu. Também ontem, a instituição pediu à zona euro para tomar “medidas deter-

Confiança na quinta avaliação

uma trajetória de crescimento económico”. O chefe de Estado chegou ontem a Maputo – para participar amanhã na VIII Cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – onde considerou os empresários portugueses em Moçambique o “rosto de Portugal” neste país, exortando-os a aproveitar o “desenvolvimento acelerado”.

minadas” para superar o atual “momento crítico” da crise, defendendo uma união bancária e uma maior integração orçamental que assegurem a “viabilidade” da moeda única. “A crise do euro atingiu um momento crítico, com os mercados financeiros de diversos países em intenso stress”, diz o FMI.

4,5% é a meta do défice português prevista para este ano, que o FMI estima que vai ser cumprida, apesar da dimunição das receitas fiscais

CÁTIA BARBOSA

Dedução de 5% do IVA aprovada O Governo aprovou ontem a dedução de 5% do IVA pago em faturas de prestações de serviços dos setores de manutenção e reparação de veículos, alojamento, restauração, cabeleireiros e similares. A dedução

terá um teto máximo de 250 euros por família, que poderá ser ajustado “gradualmente”. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio. O objetivo é “promover o pedido “de fatura por cada transação, contribuindo” para “a redução das situações de evasão associadas à omissão ao dever de emitir documento comprovativo das operações”.

O Presidente da República, Cavaco Silva, mostrou-se ontem confiante em que a quinta avaliação da troika, prevista para agosto, será “bastante positiva”, na mesma linha das anteriores, e que o País vai “reencontrar

Extinção de postos de turismo O Governo vai extinguir as entidades regionais de turismo dos polos Douro, Serra da Estrela, Leiria-Fátima, Oeste, Alqueva e Alentejo Litoral, segundo uma proposta de diploma ontem discutida com os sindicatos.

Proposta para regiões


PUB

www.readmetro.com

05

QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

Franchising panificado “Low-Cost.Come” inaugura primeira loja neste modelo Faturação esperada de 1 M€ em 2012 O proprietário das padarias “Low-Cost.Come” avançou para o regime de “franchising” e o primeiro estabelecimento nesse modelo de negócio será inaugurado hoje na cidade da Feira. O investimento de €150.000 é de uma ex-bancária. Paulo Costa, o criador do conceito – que arrancou sob a designação inicial de “Low-Costa.Come” antes de a multinacional Costa Coffee lhe interpor uma ação judicial por “colagem” à marca – garantiu à agência Lusa que a nova padaria vai continuar a apostar na “simplificação de processos e na negociação com fornecedores” para oferecer café a 40 cêntimos, pão a oito, sopa a 50 e refeições, como coxa de frango com arroz e salada, a dois euros. Atendimento self-service e louça descartável são tam-

Trocos

Investimento até 700 M€ MINAS. O investimento até

700 M€ da canadiana Lundin Mining em Neves Corvo nos próximos 5 anos terá como prioridade a produção de zinco e não cobre, devido às descobertas mais significativas de zinco. A empresa quer a mina sustentável.

Simplificação de processos para oferecer produtos a mais baixo custo bém características das padarias que, procurando “combater o desperdício em tempos de crise”, motivaram do público “uma reação de cumplicidade”. “As pessoas sabem quanto as coisas custam nos supermercados e sentem que estes preços são mais justos”, sustenta Paulo Costa.

Somague sem interesse PRIVATIZAÇÕES. A Somague

afasta, para já, o interesse nas privatizações de empresas nacionais como a Águas de Portugal, a TAP e a ANA. “Não estamos compradores”, disse fonte oficial da empresa ao JdN.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$105.28 (+1.18%)

0,748 (-0,80%)

Solidariedade por controlo EURO. A chanceler alemã

disse ontem que ainda há muito trabalho pela frente para se consensualizar um novo modelo de Europa. No entanto, Angela Merkel, não abdica de um controlo mais apertado a mecanismos de solidariedade mais robustos.

Psi-20

4.860,81 (-0,21%)

Euro para: Dólar 1,226 Libra 0,784 Real 2,488

A “Low-Cost.Come” criou 20 postos de trabalho e deverá fechar 2012 com uma faturação de 1 M€. A padaria a inaugurar hoje representará mais €35.000 por mês para a empresária Isabel Vieira. “Isto é a concretização de um sonho antigo”, revelou a proprietária do novo espaço. “Trabalhei 15 anos numa instituição bancária que começou a ressentir-se da crise e, quando nos propuseram rescisões amigáveis, achei que era a oportunidade para eu me lançar por conta própria, adotando o conceito das padarias ‘Low-Cost.Come’, na qual eu era cliente duas a três vezes por dia”. A nova padaria “Low-Cost.Come” abre às 06h30, e funcionará diariamente até às 22h00.

Mercado Puro

TEMPO DE VIVER PEDRO BARBOSA DOCENTE DO IPAM E DA EGP-UPBS

Portugal passa os dias a discutir as licenciaturas cósmicas de ministros e primeiro ministros, a falar as férias dos seus jogadores de futebol, a comentar o dia a dia das personagens quase surreais que chegam às capas dessas revistas cor de rosa que todos criticam mas alguém compra. O país passa o tempo a discutir tudo o que ajuda a passar o tempo. E com isso ganha tempo. É certo que mais valia usar o tempo não para ganhar tempo, mas para viver. Para viver neste tempo. E para decidir os próximos tempos. Mais do que o tempo que vai fazer amanhã.


06

www.readmetro.com

focus

QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

Rússia ressurge em força Economia fragilizada? Nyet! Bem pelo contrário Há vinte anos a Rússia estava pobre, humilhada e caótica Hoje é estável e autocrática – e sedenta de reclamar o estatuto de superpotência Regressará a Guerra Fria? GETTY

Vladimir Putin deixou escapar uma lágrima no discurso da sua vitória nas eleições. Mas há quem tenha mais vontade de chorar na perspetiva de ver o presidente russo aventurar-se no seu novo projeto: devolver à Rússia a grandeza dos tempos da Guerra Fria. “A Rússia é forte, confiante e está a regressar,” diz ao metro Alexey Pushkov, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Duma. “Tem a ver, em parte, com a nossa economia. Claro que a situação não é a ideal, mas se a compararmos com a Grécia, Itália ou Espanha, até com os EUA, estamos a portar-nos bem. As nossas boas performances económicas dão-nos confiança.” Essa confiança está à vista. A Rússia tem desafiado a comunidade internacional ao recusar-se a apoiar ações contra a Síria; tem ventilado a sua raiva por ter sido “enganada” sobre a Líbia; opõe-se ao novo escudo antimíssil da NATO, instalado perto das suas fronteiras. “O objetivo da Rússia é tornar-se tão forte quanto possível, não apenas num plano militar mas também económico,” explica Evgeniy Buzhinsky, vice-presidente sénior do Centro de PIR em Moscovo e ex-General do Exército Vermelho. Acrescenta Pavel Podvig, especialista em armas nucleares sediado em Genebra: “As críticas sobre o escudo antimíssil englobam a frustração russa de não ser levada a sério. Putin gosta-

Atenção: Vladimir Putin está de volta e pretende mostrar o músculo da Rússia GETTY

“O objetivo da Rússia é tornar-se tão forte quanto possível num plano militar e económico.” EVGENIY BUZHINSKY, VICE-PRESIDENTE SÉNIOR

“PUTIN NÃO TEM DE CEDER”

DO CENTRO DE PIR EM MOSCOVO E EX-GENERAL DO EXÉRCITO VERMELHO

ria de ser o homem forte na política mundial. Está a reagir com um discurso bélico à falta de apreço que o mundo lhe devota.” De facto, a Rússia pode estar a conduzir o mundo rumo a uma nova Guerra Fria. “Os EUA estão a provocar-nos,” explica Pushkov. “A Rússia é contra um mundo unipolar, onde há apenas uma super potência, os EUA, que não estão numa posição de exercer essa liderança. O público norte-

Cenários perigosos. Petróleo, gás e terroristas A Rússia é líder mundial na produção de petróleo e aparece em segundo na produção de gás. A energia implica 69% das exportações russas. São boas notícias – e um risco. Se a crise do Euro continuar, a economia russia vai, também ela, cair.

60 segundos

“Há um receio de que, se os preços do petróleo e do gás descerem, haverá condições de vida piores e uma possível revolução” diz Lilit Gevorgyan, do IHS Global Insight. Os separatistas chechenos também constituem uma ameaça. ELISABETH BRAW

-americano não está disposto a financiar esse papel”. Sessenta altas personalidades americanas estão proibidas de entrar na Rússia. “Não queremos uma lei internacional paralela, e não estamos sozinhos. Não se trata de uma nova Guerra Fria, mas é um confronto entre duas formas distintas de pensar a organização do mundo”, acrescenta Pushkov. ELISABETH BRAW

Que vai acontecer na política externa russa?

Protestos em topless são especialidade do grupo Femen

ELISABETH.BRAW@METRO.LU

“Vários pessoas instruídas estão a abandonar o país devido à corrupção. E a escassa força da lei tem um impacto negativo direto na qualidade de vida de cada um.” LIIT GEVORGYAN ANALISTA, IHS GLOBAL INSIGHT

Na primeira pessoa. O ativista da oposição Recentemente, Vladimir Ashurkov, jovem russo que era gestor de topo no grupo de investimento Alfa Group, deixou esse emprego e tornou-se conselheiro de Alexey Navalny, o líder anti-corrupção. “Putin escolheu uma retórica e ações que conduzem ao confron-

to com o Ocidente,” observa. A nível interno, desde a reeleição de Putin, houve uma escalada na perseguição à oposição. “Há buscas em apartamentos, novas leis que restringem protestos em massa e detenções de líderes da oposição.” ELISABETH BRAW

A Rússia vai tornar-se mais incisiva. Putin sente que não tem de ceder à pressão do Ocidente. Do seu ponto de vista, a forma de se provar que se é independente é rejeitar as propostas dos EUA, e, além do mais, acusa Washington de financiar a oposição russa. Putin gostaria também que alguns dos mais relevantes ex-estados soviéticos se juntassem à União Eurasiática. Será que vai usar a força económica, como cortar o fornecimento de gás?

A Rússia tem aumentado o preços do gás para muitos países. É como quem diz: “Se integrarem a União Euroasiática, baixaremos os preços”. JANA KOBZOVA ANALISTA RUSSA DO CONSELHO EUROPEU DE RELAÇÕES EXTERNAS


www.readmetro.com

mundo

Planisfério

Israelitas atacados BULGÁRIA. Pelo menos

sete mortos e 20 feridos resultaram de um atentando contra um autocarro que transportava turistas israelitas em Burgas, segunda cidade búlgara. A origem do ataque permanece incerta, mas, citado na agência Reuters, o primeiro-ministro do Estado judaico, Benjamin Netanyahu, disse que poderá ter a mão do Irão.

Dezenas de náufragos TANZÂNIA. O naufrágio de

um ferry que fazia o percurso de Dar-es-Salaam para Zanzibar deixou dezenas de desaparecidos entre 250 passageiros. “É uma nova tragédia. Uma

equipa de resgate da polícia e da marinha estão no local”, fez saber Saidi Shaabani, do gabinete do vice-presidente da Tanzânia, numa alusão aos mais de 200 mortos do naufrágio de outro ferry no país, em 2011.

“Madiba” sopra velas ÁFRICA DO SUL. O lendário antigo líder sul-africano Nelson Mandela celebrou o seu 94.º aniversário. Aliás, ontem foi o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído em 2009.

Destruição talibã AFEGANISTÃO. Um ataque

talibã destruiu 22 camiões cisterna das forças da NATO estacionadas em Aibak, capital da província de Samangan, no norte do país, fizeram saber as autoridades.

07

QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

Ofensiva mata na cúpula síria Quatro figuras do regime morrem em atentando, incluíndo dois ministros Rebeldes reivindicam-no “Este é o vulcão de que falávamos; estamos só a começar.” A declaração foi ontem proferida pelo porta-voz do Exército Sírio Livre (ESL), Qassim Saadedine, e alude ao “Vulcão de Damasco” – operação que visa eliminar o regime e que ontem matou quatro altos responsáveis de Damasco, casos dos ministros da Defesa (Daoud Rajha) e do Interior (Mohammed Ibrahim). O ataque, que também vitimou o vice-ministro da defesa e cunhado do presidente Bashar al-Assad, Assef Shawkat, e o conselheiro de segurança do líder do regime, Hasan Turkmani,

Ministros da Defesa e do Interior entre os mortos no ataque fazendo ainda vários feridos, foi perpetrado durante uma reunião na sede da segurança nacional, em Damasco, a capital síria. Informações iniciais davam conta de que a explo-

são teria sido suicida, mas o ESL reivindicou a autoria. Damasco considerou, via comunicado, que “este ato terrorista reforça a determinação” das “forças armadas” sírias “em limpar a pátria de grupos terroristas”. Mas não só. Como prevenção face à recente ofensiva do ESL, a mulher de Bashar, Asma, terá fugido para a Rússia, disse o embaixador russo na Síria. Para ontem estava agendada a votação do projeto de resolução do Conselho de Segurança sobre a Síria, mas o enviado da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, peR.A.C. diu o adiamento.

Nazi diz-se inocente O mais procurado nazi do mundo foi ontem detido, na Hungria, e vai responder por crimes de guerra, acusações que rejeita. “Laszlo Csatary negou ser culpado dos crimes que lhe foram imputados. Um dos seus argumentos é que estava a seguir ordens”, afirmou o procurador de Budapeste, Tibor Ibolya. De acordo com o Ministério Público, Csatary, de 97 anos, “está em boas condições físicas e mentais”, mas, atendendo à sua idade, vai permanecer em prisão domiciliária. Chefe da polícia na cidade eslovaca de Kosice, na II Guerra, Csatary é acusado pelo Centro Simon Wiesenthal, organização judaica que investiga os crimes de guerra nazis, de colaboração e organização na deportação de 15.700 judeus húngaros para o complexo de extermínio de Auschwitz, na Polónia. PUB


2

DR

Entrevista Metro

culto

A dupla (ao vivo contam com Tito Romão na bateria) esteve recentemente no Super Bock Super Rock e fez sucesso

Top/Flop

Frank Ocean

Backstreet Boys

O rapper editou, esta semana, o seu belíssimo álbum “Orange” e logo com um tremendo sucesso: está no segundo lugar da tabela de venda de discos nos EUA, ultrapassado apenas pelo rocker Zac Brown.

A banda original – o regressado Kevin Richardson – vai gravar um novo disco que vai coincidir com o 20º aniversário da banda. “Não podíamos estar mais felizes!”, disse Nick Carter. Pois: “Backstreet’s Back, alright!”

Guilherme Tomé Ribeiro e Luís Montenegro são primos e editam o primeiro álbum Os Salto já estão a dar cartas na eletro-pop portuguesa

A POP SENSORIAL, COLORIDA E MUITO SALTITANTE Guilherme conta como nasceu o primeiro disco, que conta com a produção de New Max. Como é que nasceram os Salto? Nós somos primos e

Madonna

Black Eyed Peas

A digressão MDNA parece não estar a corresponder às expetativas... e Madonna já abortou planos de ida à Austrália para tocar em Melbourne e Sydney, naquela que seria a primeira vez que ia ao país em 20 anos.

O festival GlobalGathering, o maior de música eletrónica do Reino Unido, elegeu o tema da banda “My Humps” como a faixa com a pior letra na história da música de dança – mais de duas mil pessoas votaram.

desde os 12 anos, por aí, que íamos tocando. Em 2007 fomos convidados pelos Azeitonas para abrir o concerto deles... não tínhamos nome e apareciamos como Guilherme e Luís. Era melhor com nome de banda! Foi um amigo que sugeriu Salto, por achar que era eficaz. As vossas canções sempre tiveram esta energia? Sempre puxaram para o “salto”? No

início tínhamos só duas guitarras acústicas. A vertente mais eletrónica surge só com a nossa licenciatura

em Tecnologias da Música que nos permitiu chegar a novos conhecimentos e que puxaram para isto, mais nos últimos três ou quatro anos.

“A vertente mais eletrónica surge só com a nossa licenciatura em Tecnologias da Música”

Acha que essa formação musical direcionou a vossa música e ajudou na coesão que o disco tem, apesar de serem só dois e ser ainda o primeiro disco? Acho que o curso

trouxe a vertente tecnológica à música. Quanto à questão da coesão: foi um disco muito pensado e muito trabalhado, mas se ficou coeso? Era essa a intenção! Mesmo com a eletrónica, não deixa de estar presente a faceta pop-rock. Que foi aí que foram formados, em miúdos, certo? Sem dúvida. Sempre

gostámos muito de pop porque além de ser universal engloba várias coisas: não exclui a eletrónica, nem a orgânica, mas baseia-se mais na ideia da melodia, da canção, de

transmitir cor, de ser muito sensorial. O produtor foi o New Max (Expensive Soul), mais ligado ao funk, soul e hip hop. Como surgiu esta ligação? Parece

um pouco fora, não é? Mas queríamos fazer o disco com alguém que o visse de fora, que nos ajudasse a perceber melhor as canções. Já conhecíamos o trabalho dele, mesmo com o disco a solo “Phalasolo” e chamou-nos muita a atenção pelos detalhes de arranjos de voz, de sintetizadores ou construção de temas. E neste último disco, “O Amor é Mágico”, repara-se nisso! É um disco pop, com cor e universalidade. E depois é um tipo super-humilde e boa gente! BRUNO MARTINS


09

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

DR

Um cheirinho do mundo em Sines Festival Músicas do Mundo começa hoje De África, à Ásia, passando por Europa e América, a vila alentejana recebe música de todo o globo MÁRIO PIRES

O primeiro fim de semana de concertos do Festival Músicas do Mundo (FMM), de Sines, começa hoje, levando ao castelo, durante três dias, 14 propostas musicais de vários pontos do globo. O palco contará com mais um concerto por noite, além dos tradicionais quatro, a começar por volta das 2h. Carlos Seixas, diretor do FMM, assumiu que espera que estes espetáculos levem mais gente a Sines, nestes primeiros três dias. De quinta-feira a sábado, o responsável conta que “en-

Organização espera entre seis e sete mil pessoas

tre seis e sete mil pessoas” acompanhem os espetáculos, seja no castelo, pagando bilhete, seja nas ruas, através dos ecrãs que os

transmitem em direto. Confirmada está a presença da portuguesa Amélia Muge, na inauguração do palco do castelo, em con-

junto com o grego Michales Loukovikas, que apresentam o projeto “Periplus”. Dos concertos desta primeira maratona musical, Carlos Seixas salienta o norte-americano Otis Taylor, o nigeriano Bombino e o grupo Narasirato, das Ilhas Salomão. A não perder também o projeto de fusão Al-Madar (do Líbano e Estados Unidos da América), o norteamericano Marc Ribot, com os Dead Combo, e o concerto de Oumou Sangaré, diva da música do Mali, com Béla Fleck. LUSA

Metro vai oferecer três “meet and greet” com a banda em Matosinhos

Quer conhecer os Expensive Soul? Os Expensive Soul vão atuar amanhã no MAR Shopping, em Matosinhos. A banda de New Max e Demo atuam integrados no cartaz do Festival Livre Trânsito, uma iniciativa que promove concertos gratuitos de conceituados artistas nacionais no maior Centro Comercial do Norte do País. A dupla começará a tocar às 21h30 no Parque Exterior do centro comercial. Espera-se uma grande festa, onde não vão faltar os grandes êxitos da banda, como

“O Amor é Mágico”, “Doute Nada” – do último álbum “Utopia” – ou outros como “Eu não sei” ou “Brilho”, sempre com uma sonoridade entre o soul, funk, R&B e hip hop. O metro, em conjunto com a organização, está a oferecer a oportunidade de os fãs da banda conhecerem e privarem com New Max e Demo. Saiba hoje, em facebook.com/metroportugal, como ganhar três “meet and greet” duplos com os Expensive Soul. PUB

Erykah em Cascais A norte-americana Erykah Badu vai atuar hoje à noite em Cascais, no Hipódromo Manuel Possolo, em mais um concerto Cascais Music Festival. Esta é a primeira vez que a cantora de Dallas vem a Portugal. Com uma carreira de mais de 20 anos, é uma referência no mundo da soul, funk e hip hop. Os bilhetes para o concerto custam €30.

Jack White no Coliseu Jack White está de volta a Portugal. Depois de ter atuado com os White Stripes no Optimus Alive, em 2007 , o músico vem agora a solo, já no dia 31 de agosto, ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Serve o concerto para mostrar o seu primeiro álbum a solo, “Blunderbuss”. A promotora Everything is New anunciou ontem que os bilhetes são colocados à venda na sexta-feira e vão custar €20.

Telex

Sérgio Tréfaut filma “cante” CINEMA. O realizador Sér-

gio Tréfaut vai iniciar nos próximos meses a rodagem de um documentário de longametragem sobre o “cante” alentejano. O novo filme parte da iniciativa de elevação do cante alentejano a património da humanidade, e irá chamar-se “Alentejo, Alentejo”, revelou à agência Lusa.

Pete Doherty expulso CLÍNICA. O músico Pete

Doherty, ex-Libertines, teve de deixar a clínica de reabilitação na Tailândia onde estava internado,

devido ao seu “comportamento desagregador”. O músico deu entrada na clínica, no final de junho, para recuperar do vício de heroína e crack.

Emigração em rodagem FILME. O Douro foi palco

para a rodagem de um filme que retrata a emigração portuguesa em França, realizado pelo lusodescendente Ruben Alves, com Joaquim de Almeida, Rita Blanco e Maria Vieira. Em “La Cage Dorée”, Joaquim de Almeida e Rita Blanco interpretam José e Maria, um casal português que emigrou muito jovem para Paris. Teve dois filhos e regressam, 30 anos depois, mais cedo do que o esperado, porque recebe, de herança uma casa no Douro. A estreia do filme nas salas de cinema está prevista para a primavera de 2013.

Flea com a voz de Patti MÚSICA. O baixista dos Red Hot Chili Peppers, Flea, vai editar um EP a solo, com a companhia na voz de Patti Smith.


pequenos anúncios PAGAMOS O VALOR MÁXIMO!

Compramos

OURO E PRATA

COMPRA - VENDA OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

FUNERÁRIA ABREU, LDA. PAGAMOS ATÉ

55

JÓIAS • FIOS • MOEDAS • DENTADURAS EUROS • PEÇAS PARTIDAS • ALIANÇAS • PULSEIRAS MA • ESCRAVAS • RELÓGIOS • PEÇAS ANTIGAS DE O GRA OURO • BRINCOS • PREGADEIRAS • IMAGENS • CRUCIFIXOS • CAUTELAS DE PENHORES Segunda a Sexta das 9h às 19h • Sábado das 9h às 13h Avenida António Augusto de Aguiar, 181 (próximo do El Corte Inglés e Praça Espanha) | Telf.: 21 386 87 03 • Tel.: 96 194 96 01

FUNERAIS 499€ - 750€ - 990€

24 HORAS - 925 792 222

CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL COM CARTAS PROFISSIONAIS DE ELETRICISTA DE BAIXA TENSÃO, DE TÉCNICO DE ELETRÓNICA, RÁDIO, TELEVISÃO E DE ENERGIAS ALTERNATIVAS.

CORREIAS DE RELÓGIOS (Para todas as Marcas)

COMPRA - OURO 2.ª MÃO - VENDA Ourivesaria Butinel R. João das Regras, 3-A (Metro Rossio) – 21 886 56 51

Para alunos dos 16 aos 80 anos VÁLIDAS NOS E.U.A, CANADÁ, AUSTRÁLIA, U.E. E EM TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, que conferem ao seu titular preferência na colocação de emprego no estrangeiro. COM INÍCIO EM 1 DE OUTUBRO - Duração de 12 meses - 3 horas diárias - das 9 às 12h, 14 às 17h ou das 20 às 23h. No final do curso montarás um computador e o seu sistema Operativo.

PREÇO EM PROMOÇÃO – 12 prestações mensais de 150€ INSCRIÇÃO - 35€ (Traz um aluno e os dois não pagarão a última prestação.) MONTE A SUA EMPRESA E TRABALHE POR CONTA PRÓPRIA OU DE OUTREM.

ESCOLA LASER Formando há 37 anos - Sem subsídios Praça Bernardo Santareno, 3 B, Areeiro – Lisboa

(Eixo Areeiro - Olaias 300 metros à frente, volte à esquerda – Torre mais afastada)

Tel.: 21 849 12 15 * Tm.: 91 245 17 90 (das 16 h às 23 horas) escolalaser@oninet.pt www.escolalaser.no.sapo.pt

RECUPERAÇÃO FINANCEIRA DE EMPRESAS E FAMÍLIAS em Situação Económico-Financeira Difícil com o objectivo de Reestruturar o Passivo e/ou Reequilibrar o Orçamento Familiar. CONTACTOS Particulares  211 55 08 55  lisboa@turnandwin.pt Empresas  211 55 08 56  lisboa.areeiro@turnandwin.pt Tlm: 965 16 1000 Fax: 211 55 08 57

Av. de Madrid, n.º 2 C – Areeiro – 1000-196 Lisboa SALVARTE – Consultoria Financeira, Lda.

AZEVEDO PINHO & JESUS, LDA

Desde 1951 Somos uma empresa de confiança

Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA DE OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS • COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado)

Tels.: 21 342 94 83 • 21 321 93 46 Fax: 21 321 14 97 E-mail: geral@apj.com.pt


www.readmetro.com

lazer

11

QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

Correio

Horizontais 1. Virtude. Variedade.

2. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Substância utilizada para condimentar os alimentos. Respeitante à uva. 3. Namorador ridículo. Fileira. 4. Mulher natural dos Açores. Caminhar. 5. Qualquer abertura circular. Mulher que possui muitos bens. 6. Penhor. Tecido entrançado de seda, lã ou algodão. 7. Perfume. Próprio de mim. 8. Imposto automóvel (abrev.). Assentara arraial. 9. Base aérea portuguesa. Agastaram-se sem dizer o motivo. 10. Tecido transparente de seda ou algodão. Número que é divisível por dois. Contr. da prep. de com o art. def. a. 11. Tornar miúdo, frequente. Sofrimento físico ou moral.

Pura ilusão

Chiara Totire, estudante GIIA

O que veste a Chiara? “Estou com um vestido da Marni para a H&M, camisolão da Zara e mala Proenza Schouler.” O que lhe serviu de inspiração para o seu ‘look’ de hoje? “Hoje lembrei-me muito de umas férias que fiz em Ibiza.”

Atletas olímpicos e paraolímpicos foram recebidos pelo senhor PR e este pediu-lhes, exortando-os, que honrassem Portugal, para que fizessem tudo o que estivesse ao seu alcance para glória de todos nós. Seria bom que o mesmo líder máximo da nação exortasse a classe política a fazer de bom tudo o que estivesse à altura das suas capacidades para nos honrarem e honrassem a egrégia pátria. Mas tal desiderato é uma pura ilusão, pois tudo têm feito, isso sim, para livrarem a sua pele, em cambalachos monstruosos, lançando o povo numa fossa fétida e abismal, difícil de suportar por mais tempo. JOSÉ AMARAL/V. N. GAIA

Sudoku

•••••

Verticais 1. Mulher bela. Especulador de fundos. 2. Pôr em maço. Peixe da família dos escômbridas da ordem dos acantopterígios. 3. Monte de pouca altura. Naquele lugar. 4. Longo serão. A minha pessoa. 5. Ave cujo canto parece dizer o seu nome. Chinela com sola de pau. 6. Contemplar. Plano inclinado. 7. Planta apiácea conhecida por erva-doce. Que é da raça dos mus. 8. A tua pessoa. Alojar em tendas. 9. Acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescentado. Limpar, esfregar com areia ou outro pó. 10. Contr. da prep. de com o adv. ali. Membro do júri de um tribunal. 11. Indústria de oleiro. Gostar muito de.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Bem, Sortido. 2. Em, Sal, Uval. 3. Lamecha, Ala. 4. Açoriana, Ir. 5. Aro, Rica. 6. Arras, Sarja. 7. Odor, Meu. 8. IA, Acampara. 9. Ota, Amuaram. 10. Tule, Par, Da. 11. Amiudar, Dor. VERTICAIS: 1. Bela, Agiota. 2. Emaçar, Atum. 3. Morro, Ali. 4. Seroada, Eu. 5. Saci, Soca. 6. Olhar, Rampa. 7. Anis, Muar. 8. Tu, Acampar. 9. IVA, Arear. 10. Dali, Jurado. 11. Olaria, Amar.

Street Fashion. Londres

Palavras Cruzadas

PUB


PUB


www.readmetro.com

13

QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

Anthony Bourdain na estrada O chef do popular programa de TV “No Reservations” fala-nos do que viu e, claro, do que comeu Anthony Bourdain pode ter o melhor emprego do mundo. O seu programa de TV “Anthony Bourdain: No Reservations”, transmitido na SIC Radical, tem grandes audiências nos seis continentes e ainda só vai na oitava temporada. O rebelde chef, autor do livro “Kitchen Confidential”, explica que durante as várias temporadas da sua série nunca tem estado seguro: todas as suas aventuras têm algum perigo. Bourdain recua no tempo e lembra uma viagem a Beirute, no Líbano, em 2006: “Quando filmamos com câmaras caras num sítio onde as pessoas têm fome e alguns dólares fa-

zem toda a diferença, levanta-se uma questão de vida ou morte e, compreensivelmente, a situação torna-se tensa.” Bourdain conta que na hora de escolher os países que vai visitar opta pelos que lhe interessem... e o excitem. “Se não achar que é interessante ou divertido para mim, não me parece que seja interessante ou divertido para os outros”. A fórmula é simples: viajar, comer, experimentar e depois escrever. Resulta, pois já foi anunciado que terá um novo programa na CNN, que pretende revitalizar a sua grelha de programas. “Os locais revelam-se para nós”, explica.

Boavista: a ilha fantástica Tropical, íntima, cristalina… e um sem fim de virtudes mais podem ser atribuídas a esta pequena ilha que pertence ao arquipélago de Cabo Verde, situada no oceano Atlântico, frente ao Senegal. Cerca de 600 quilómetros quadrados de ilha para o deleite de todos aqueles que querem desfrutar de extensas praias de água turquesa com uma tranquilidade extrema de uma região com menos de 5.000 habitantes. A ilha da Boavista possui impressionantes praias repletas de dunas. Algumas, como a praia de Santa Mónica ou a praia de Chaves, são de visita obrigatória para os amantes do mar, não só pelas suas águas de sonho, senão também por albergar os restos de uma antiga fábrica que deixam qualquer um de boca aberta. Justamente sobre a praia de Chaves encontrase o hotel IBEROSTAR Club Boa Vista. Um complexo de 5 estrelas e de recente construção que

oferece amplos e cómodos quartos, uma envolvência ajardinada com piscinas para adultos e crianças e um fabuloso complexo SPA Sensations. O seu Tudo Incluído 24 horas, o Beach Club e a impressionante vista mar fazem deste hotel o lugar ideal para as férias perfeitas. Entre as opções que oferece aquela que é conhecida como a Ilha Fantástica, é fundamental destacar a prática de desportos náuticos, desde windsurf a mergulho. Descobrir um paraíso de contrastes, desfrutar de praias virgens e praticar um sem-fim de desportos náuticos é possível com a Iberojet, operador turístico líder no mercado em Portugal e Espanha que se destaca pela sua programação em Cabo Verde. Não menos importante que as praias são as suas gentes, um povo amigável, caracterizado pela sua alegria e calor humano, assim como pela paixão pela música.

+ plus

Bourdain: chef, escritor, apresentador de televisão e “super-star”

“Não podemos escrever um guião e depois adaptar as experiências a ideias pré-

concebidas”. O seu novo programa, no seu novo canal, tem estreia agendada

para o início de 2013. MARYANN GEORGANTOPOULOUS MWN

Publireportagem v


14

3 sport

Um “Canibal” no meio dos leões Sporting apresentou ontem Khalid Boulahrouz, defesa central de 30 anos Internacional holandês diz que chega ao clube com fome de títulos É a quarta aquisição da época Khalid Boulahrouz foi ontem apresentado, no Estádio de Alvalade, como jogador do Sporting. Boulahrouz, internacional holandês de 30 anos, assinou por duas épocas, com mais uma de opção e chega ao clube a custo zero, após ter jogado as últimas quatro épocas no Estugarda. Boulahrouz, um defesa duro também conhecido como o “Canibal”, chega aos leões... com fome. “Tenho fome de títulos e o clube também, quer nacio-

“Globetrotter”

Começou no Ajax, mas foi no RKC Waalwijk que se mostrou este defesa muito viajado. Em 2004 transfere-se para o Hamburgo, Alemanha; Em 2006 ruma ao Chelsea; Em 2007 foi emprestado ao Sevilha, Espanha; Em 2008 muda-se outra vez para a Alemanha e fica no Estugarda quatro anos; Já foi internacional pela Holanda em 27 ocasiões e esteve no último Europeu

nais quer internacionais. Por isso, o meu objetivo e dos meu companheiros, é ganhar títulos para o clube e para os adeptos”, explicou o central. Questionado sobre o motivo que o levou a aceitar o convite dos leões, o defesa respondeu que foi convencido “pela forma” como foi abordado pelo Carlos Freitas, diretor geral do futebol. “As pessoas com quem falei deram-me boas informações e a ambição e filosofia do clube

convenceram-me a assinar”, contou o atleta, afiançando que não deu “um passo atrás na carreira”. A contratação de Boulahrouz foi a quarta da época dos leões, depois de Labyad, ex-PSV, Gelson Fernandes, ex-St. Étienne, e Pranjic, ex-Bayern. Entretanto, Pereirinha referiu no estágio dos leões, em Espanha, que “é muito cedo para falar em candidatura ao título”, mas que todas as equipas parL.C. tem “do zero”.

mo (WTCC) de 2013, deixando a Sunred/Seat. Em conferência de imprensa promovida na Honda Portugal, em Sintra, o piloto de de 35 anos disse que fará equipa com o italiano Gabriele Tarquini. “É muito importante para mim fazer parte de um projeto destes.

É um sonho que se torna realidade.É uma marca muito forte”, afirmou. Em fevereiro, a marca, que já está desenvolver o chassis de competição do novo Honda Civic 5P, anunciou a intenção de entrar no WTCC com a equipa Honda Racing Team JAS.

PUB

Monteiro na Honda O piloto português Tiago Monteiro anunciou ontem que vai ser piloto oficial da Honda no Campeonato do Mundo de Carros de Turis-

EUA. Beisebol

Os Dodgers de A.J. Ellis (à esq.) perderam com os Phillies de Ryan Howard por 3-2 GETTY

Agora os jogos começam a doer Na época 2012 da MLB-Liga Profissional Americana de Beisebol as coisas começam a ser a doer, dada a proximidade dos ‘playoff’. A partir de agora todos os jogos podem vir a ser decisivos e, por isso, não surpreende ver jogadas no limite como as que se viram ontem de madrugada entre os Philadelphia Phillies e os LA Dogers.


PUB

15

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2012

Voeckler vence ‘a solo’ Francês da Europcar ganhou etapa emblemática Wiggins segue de amarelo Relvas foi lembrado O francês Thomas Voeckler ganhou ontem “a solo” a etapa rainha do Tour, nos Pirenéus, após uma fuga de 38 ciclistas com representação portuguesa, enquanto a britânica Sky controlou a liderança do seu chefe de fila, Bradley Wiggins. “Subi montanha a montanha, como se fosse uma corrida de cada vez. Não fiz reconhecimento da etapa, mas corro aqui há 19 anos. Conheço isto metro a metro, fazer o que fiz, passar cada ascensão na frente, é uma coisa muito boa, é imitar os que via na televisão quando era pequeno”, afirmou o Voeckler, que juntou o triunfo nesta etapa ao conseguido na 10.ª.

Jogadas

Jogo frente ao Brasil em 2013 FUTEBOL. As federações

brasileira e portuguesa de futebol estão a planear um jogo entre as seleções dos dois países no Brasil, em 2013, afirmou o comissário-geral do ano de Portugal no Brasil, Miguel Costa.

Doping resulta em supensão CICLISMO. A União Ciclista Internacional suspendeu ontem preventivamente o vencedor da Volta à Turquia, o búlgaro Ivailo Gabrovski, por um controlo positivo com EPO.

Circuito na falência AUTOMOBILISMO. Os

responsáveis pelo circuito de Nurburgring, que até 2011 recebeu o GP

Thomas Voeckler venceu ontem a sua segunda etapa nesta edição da Volta a França em bicicleta O australiano e campeão em título, Cadel Evans, da BMC, continua em má forma e o único concorrente de peso de Wiggins tem alemão de F1, estão quase a declarar a insolvência.

“El Mudo” não passa no teste ESPANHA. Rodríguez, fute-

bolista do Sporting emprestado ao Deportivo, não passou nos exames médicos, noticiou o La Voz de Galicia.

Ingleses estão otimistas JO. As autoridades britâni-

cas esperam um retorno de quase 17 mil milhões de euros da organização dos Jogos Olímpicos através de oportunidades de negócio no estrangeiro, investimento externo e aumento de turistas.

sido o italiano Vicenzo Nibali. Seja como for, o conjunto britânico respondeu ontem aos ataques do transalpino na derradeira das quatro montanhas do dia, que incluiu o Tourmalet. Curiosamente, a 75,8 kms da meta, foi visível à beira da estrada um cartaz com a inscrição “Vai Estudar Relvas”, empunhado, provavelmente, por um emigrante luso, a fazer humor com a licenciatura do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares. Os portugueses Rui Costa, da Movistar, e Sérgio Paulinho, da Saxo Banco, continuam nos seus postos da Geral, 19.º e 51.º, respetivamente.

Águias com 20 milhões O Benfica faturou 19,757 milhões de euros na última edição da Liga dos Campeões, segundo informação publicada no site da UEFA. Já o FC Porto arrecadou 12,394 milhões, ficando a perder quase 7,5 milhões de euros em relação aos encarnados. Recorde-se que o Benfica chegou aos quartos-de-final da prova, ao passo que o FC Porto ficou na fase de grupos.

Dragões nos Açores O FC Porto vai defrontar o Santa Clara, a 25 de julho, às 18h, na 3.ª edição do Troféu Pauleta. Em 2010, o Benfica participou no torneio açoriano. E em 2011, V. Guimarães e Académica foram a São Miguel. A última visita que o FC Porto fez a Ponta Delgada foi há dez anos.


PUB


20120719_pt_lisbon