20120702_pt_porto

Page 5

www.readmetro.com

mundo • economia

05

SEGUNDA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2012

GETTY

Referendo à UE em perspetiva

Trocos

Gás e luz mais caros

Primeiro-ministro inglês admite consulta popular à permanência do Reino Unido na União Europeia O primeiro-ministro britânico abriu a porta à realização de um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE). Num artigo ontem publicado no The Sunday Telegraph, citado pela agência Lusa, David Cameron mostra-se partidário de uma consulta à população sobre o assunto quando o Reino Unido analisa o que interessa e o que não tem interesse para o país na UE. Cameron defende ser necessária uma “paciência tática e estratégica” já que a UE atravessa uma fase de mudanças profundas e o Reino Unido deve garantir

David Cameron insiste na presença do seu país nas negociações relacionadas com a crise do euro a defesa dos seus interesses, principalmente o acesso ao mercado único. “Como nação comercial, o Reino Unido necessita de acesso direto aos mercados europeus e de ter voz acerca da forma

como as regras desses mercados se escrevem”. O líder conservador garantiu não estar de acordo com aqueles – principalmente dentro do Partido Conservador – que querem sair da UE e reclamam um referendo imediato sobre a permanência, o que “não é do interesse do país”. Por outro lado, avisa que um resultado a favor de ficar na UE também fecharia a porta a longo prazo para os defensores do fim dos vínculos com a Europa. O primeiro-ministro britânico mostra-se partidário de “renegociar” a relação com os parceiros europeus.

Espanha. Incêndios

Planisfério

Dois mortos em tiroteio FRANÇA. Duas pessoas

mortas e quatro feridas foi o resultado de um tiroteio numa discoteca em Lille, França, na madrugada de ontem. A polícia procura o presumível homicida.

Protesto pela igualdade

Pequenas empresas são vulneráveis a ciberataques

PME: Web constitui ameaça Partilha de ficheiros diminui segurança Symantec faz alerta Os hábitos instalados de partilha de ficheiros online levaram a Symantec a concluir que nunca, como hoje, as empresas de pequena e média dimensão (PME) estiveram tão expostas a ameaças de segurança e potenciais perdas de dados. Segundo reporta o inquérito de 2012 “File Sharing Survey”, revelado em comunicado pela empresa de segurança, os colaboradores das PME adotam cada vez mais soluções online de partilha de ficheiros de uso pessoal sem conhecimento dos responsáveis dos departamentos de Tecnologias da Informação. Este cenário é associado ao uso de dispositivos móveis pessoais que

% 22 dos gestores inquiridos confessam não estabelecer regras sobre acesso e partilha de ficheiros misturam as fronteiras entre uso pessoal e profissional, lê-se. Citado no comunicado, o líder da companhia para a área das PME lembrou que “71% das pequenas empresas que sofrem um ataque cibernético nunca recuperam”. Conclusão de Rowan Trollope: “As PME devem realizar práticas mais seguras, especialmente quando utilizam uma solução que pode não ter sido construída para o seu negócio.” R.A.C.

CONSUMO. O preço do gás aumentou ontem, para as famílias e empresas. Já a eletricidade subiu só para as empresas, para já. Em janeiro é a vez de se sentir na casa dos portugueses. A subida definida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos resulta dos compromissos assumidos com a troika.

Roaming mais barato UE. As chamadas telefó-

nicas em roaming na União Europeia (UE) são mais baratas desde ontem, com Bruxelas a estimar uma poupança para os clientes na ordem dos 75% em relação às tarifas de 2007. Os novos preços estipulam um limite de 29 cêntimos por minuto – mais IVA.

“Respostas certas” EURO. “A cimeira de Bruxelas produziu as respostas certas para os problemas” dos países do euro, afirmou ontem em entrevista Wolfgang Schaeuble. O ministro das Finanças da Alemanha afirmou ainda que “os mercados parecem ter aceitado que não faz sentido especular em vão contra a Zona Euro, que é um bloco”.

CHINA. Milhares protes-

taram ontem em Hong Kong contra o governo comunista, pelo direito de votar e fim da corrupção. Ontem comemoravam-se 15 anos da passagem de poderes do Reino Unido para a China.

A Cruz Vermelha Espanhola disponibilizou novecentas camas para os desalojados EPA

Chamas perto da serra Os bombeiros espanhóis combatem um dos incêndios, em Valência. Tudo para tentar evitar que o fogo se estendesse ao Parque Natural da Serra Calderona. As chamas destruíram milhares de hectares e mais de mil pessoas já tiveram de abandonar as suas casas.

800 mortos em conflitos SÍRIA. Cerca de oitocentas pessoas foram mortas em conflitos na Síria na semana passada, na luta contra o presidente Bashar al-Assad, revelou a oposição no país.

Aposta no Brasil e em África A empresa Firmo, famosa pelos cadernos pretos e pelas sebentas, tem o Brasil no “radar da sua estratégia de internacionalização” e já recebeu “fortes manifestações de interesse” de distribuidores para Marrocos, Argélia e Tunísia. “No Brasil, país em radar, temos contactos para a realização de parcerias

e estamos a estudar a melhor abordagem a este mercado e no caso do Norte de África temos já fortes manifestações de interesse por parte de distribuidores para Marrocos, Argélia e Tunísia”, disse à agência Lusa o administrador da empresa Rui Carvalho. Fundada em 1951, a empresa portuense de material de papelaria e escritório procura expandir a sua atividade nos mercados internacionais, tendo faturado um total de 22 M€ em 2011, dos quais cerca de 15% no estrangeiro.

“Clássico” da empresa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.