Issuu on Google+

PUB

MÚSICA

ENTREVISTA COM STING ANTES DO CONCERTO EM OEIRAS

{pág. 8}

GRANDE LISBOA sexta-feira 29 Junho 2012 ano 6, nº 1691 Hoje 17° | 24°

Amanhã 16° | 24°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

PSP avança com as pulseiras “Estou Aqui!” Polícia lança campanha de verão que ajuda a localizar crianças desaparecidas Cinco mil pulseiras podem ser adquiridas nas esquadras de todo o País Mais de 12.000 desaparecidos de 2006 a 2010 {pág. 4} PUB

Mundo

Michelle: poder no feminino Ícone para as mulheres sul-americanas, Michelle Bachelet fala sobre a igualdade de género Ex-líder do Chile em discurso direto {pág. 6}

E xc lu s

ivo

m e t ro

Google revela projeto “ótico”

Storyboard de fim de semana

Companhia apresenta os óculos Explorer Edition {pág. 5}

É pro menino e pra menina! Sugestões para todos {pág. 9}

Itália completa final latina

Inquérito do Alvim

“Squadra azzurra” vence Alemanha por 2-1 {pág. 14}

A vítima desta vez dá pelo nome de João Quadros {pág. 2}


www.readmetro.com

02

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

1

JOÃO QUADROS, AUTOR E HUMORISTA Uma curiosidade • O Bjorn Borg deu-me uma toalha e uma fita para a cabeça. Uma pergunta • Perceberam o final do “Lost”? Uma resposta • Não. Uma aventura • “Os Cinco na Torre do Farol”.

jornal

Um segredo • Conheci a dona Branca pessoalmente. A velha, a banqueira do povo, tinha dentes feios. Um desabafo • Dassssss, que este inquérito nunca mais acaba! Umas férias • Péssimas, em Tenerife. Não eram férias, era uma viagem de finalistas (a minha segunda) – um nojo. Em bom, a tropa nos Açores. Não era tropa, eram férias.

Não perca hoje!

Uma ideia • Um gel de banho pré-aquecido, crianças antimosquito, caixas multibanco com spray gás-pimenta para quem leva muito tempo. Uma lição • Se deres de caras com o teu velho professor de geometria descritiva (dos tempos da faculdade, que julgavas já falecido)

CONCERTO OS QUAIS Fnac Vasco da Gama, Lisboa, 22h, entrada livre Depois do aclamado EP “Meio Disco”, de 2008, o duo composto pelo escritor Jacinto Lucas Pires e o artista plástico Tomás Cunha Ferreira apresenta o seu aguardado longa duração de estreia, “Pop é o contrário de pop”.

metro online

Kate Upton, a voluptuosa e sexy top-model americana, volta a atacar com tributo especial.

“Se deres de caras com o teu velho professor de geometria descritiva não pares para lhe falar. Age como se ele estivesse morto e passa através dele” não pares para lhe falar. Age como se ele estivesse morto e passa através dele. Uma asneira • Em 85 votei Cavaco a pensar na filha. Um problema • O senhor Artur tem uma gaveta cheia de meias pretas e brancas. Certo dia acordou bastante cedo e não querendo acordar a sua mulher nem acendeu a luz. Às escuras tentou

retirar as meias da gaveta, mas será que conseguirá tirar duas meias da mesma cor? Quantas meias terá de tirar o senhor Artur, para ter a certeza de que são ambas da mesma cor?

Politicamente és o quê, ó meu macaco? • Sou monárquico na clandestinidade porque detesto fazer figuras ridículas em público.

Inquérito do

FERNANDO ALVIM DIRECTOR DA WWW.SPEAKYTV.TV WWW.ESPEROBEMQUENÃO.BLOGSPOT.COM

Ver para crer

Boa notícia do dia

Odemira vai ter oito novas cantinas sociais O concelho de Odemira vai dispor de oito cantinas sociais para fornecer refeições gratuitas a famílias carenciadas, que vão ser criadas em instituições particulares de solidariedade social (IPSS), através do Programa de Emergência Alimentar do Governo. Os equipamentos, inseridos na Rede Solidária de Cantinas Sociais, resultam de protocolos assinados entre o Centro Distrital de Segurança Social de Beja e IPSS do concelho de Odemira e

fazem parte do total de 33 cantinas sociais a criar no distrito de Beja, explica o município de Odemira, em comunicado oficial enviado à agência Lusa. Segundo a autarquia alentejana, sede do maior município português, os protocolos anunciados contemplam a atribuição de apoios do Estado para as instituições servirem nas suas cantinas refeições diárias gratuitas às famílias mais carenciadas do concelho de Odemira.

DAN KITWOOD/GETTY IMAGES

A obsessão com os pormenores Os anos passam, mas as imagens de marca do Torneio de Wimbledon continuam intocáveis: muita tradição, muita história... e uma obsessão quase que compulsiva com os pormenores para que tudo corra na absoluta perfeição.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 21 049 40 00 Fax 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB

03

nacional

FILIPA COUTO/CM

Lisboa

Utentes de Lisboa terão novas unidades de saúde

Sete novos centros de saúde Unidades vão servir 102 mil pessoas Protocolo de cedência é assinado hoje entre a EPUL e a ARS Lisboa vai ter sete novos centros de saúde. Alto do Lumiar, Santa Maria de Belém, Benfica (Rodrigues Migueis e Bairro da Boavista), Carnide, Campolide e Baixa de Lisboa são os locais definidos pela Câmara Municipal de Lisboa para os novos espaços. A prestação de cuidados de saúde primários vai chegar assim a “102 mil residentes da cidade”, in-

forma a autarquia em comunicado. A cerimónia de cedência de área decorre hoje entre a EPUL e a ARS de Lisboa e Vale do Tejo. O novo Centro de Saúde da Baixa de Lisboa vai ficar situado nos pisos térreos do empreendimento Residências do Martim Moniz. O autarca de Lisboa, António Costa, e o Ministro da Saúde, Paulo Macedo estarão presentes na cerimónia.

Linha Casas para encerrada jovens O troço Chelas-Oriente da linha Vermelha do metro de Lisboa vai estar encerrado domingo entre as 06h30 e as 1h30 devido às obras de prolongamento até ao aeroporto, entre a estação Oriente e as três novas estações: Moscavide, Encarnação e Aeroporto. As linhas Amarela, Azul e Verde vão manter a habitual circulação e horário de funcionamento.

A Câmara de Lisboa vai disponibilizar, a partir de setembro, 20 fogos para arrendar a preços inferiores aos de mercado, no âmbito do Programa de Renda Convencionada, disse ontem a vereadora da Habitação, Helena Roseta. O programa destina-se a famílias jovens que “não conseguem casa da CML pois recebem um bocadinho mais”, disse.

Números O novo centro de saúde da Baixa prevê a capacidade para 18.000 utentes – os restantes centros previstos ficarão localizados no Alto do Lumiar, Santa Maria de Belém, Benfica, Carnide e Campolide e abrangem 102 mil pessoas.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje ia à exposição IN PARIS de Bruna Guerreiro, às 19h no Balneário, LXFactory. A artista capta as idiossincrasias da sociedade moderna, observando “muitas vezes quão ridícula pode ser a raça humana”. O trabalho pode ser encarado como um comentário ao aspeto da cultura consumista em que vivemos.


04

www.readmetro.com

nacional

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

Pulseiras facilitam reencontro com pais CM

Campanha da PSP ajuda a localizar crianças em caso de desaparecimento O verão foi a época escolhida, decorrendo até ao dia 15 de setembro A PSP apresentou ontem o programa ‘Estou Aqui!’, que visa facilitar e agilizar a localização de crianças perdidas durante o verão através da distribuição gratuita de pulseiras, tornando “mais rápido” o reencontro com os pais. As cinco mil pulseiras podem ser adquiridas pelos pais nas esquadras da PSP de todo o País, sendo a ativação do pedido feito através da página da Internet do programa (https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/default.aspx) com o preenchimento de uma base de dados. O porta-voz da PSP, comissário Paulo Flor, explicou que cada pulseira “é

12.491 casos de desaparecimento de crianças e adolescentes foram registados entre 2006 e 2010, sendo a taxa de reaparecimento de 97% única”, sendo atribuída a cada uma um número diferente que, apesar de ser percetível, só pode ser lido pela PSP através da base de dados. Paulo Flor garantiu que apenas os polícias que trabalham no Centro de Comando e Controlo da PSP têm acesso à base de

dados, estando ainda asseguradas todas as condições de segurança relativamente às informações dos pais. “Esta é uma base de dados da PSP e que só interessa para termos operacionais”, afirmou. Segundo a PSP, as crianças não conseguem tirar a pulseira do braço e conseguem aguentar, pelo menos, duas semanas de praia. Em caso de desaparecimento da criança e através de uma chamada para o 112, serão acionados os mecanismos necessários de comunicação com as forças de segurança, que enviarão para o local do desaparecimento da criança uma patrulha policial.

No caso de crianças até aos 12 anos a taxa de reaparecimento é de 99%, revela a PSP

Portugal WWW.PORDATA.PT

Sabia que há 50 anos havia sete vezes menos juízes nos tribunais judiciais portugueses do que hoje, mas cada juiz resolvia mais do dobro de processos?

IGAS contra bastonário

Norte a Sul

4,1 milhões de compensação

(Dados de 2011) Pordata>Portugal>Justiça e Segurança> Recursos Humanos>Magistrados judiciais por sexo Pordata>Portugal>Justiça e Segurança>Processos> Entrados, findos e pendentes por magistrado judicial Saiba mais sobre Portugal e a Europa na base de dados PORDATA.pt.

Greve foi cancelada

Relvas: PS contra PSD

Os sindicatos dos trabalhadores da NAV desconvocaram a greve dos próximos dias, informou a Comissão de Trabalhadores da empresa responsável pela gestão do espaço aéreo. “Esta decisão resulta do facto de se terem aberto, junto das tutelas, vias de diálogo até aqui inexistentes”, referem os trabalhadores.

Enquanto o PS quer que Miguel Relvas volte ao Parlamento – já na próxima terça-feira, para dar novas explicações sobre o caso das alegadas pressões sobre uma jornalista do Público –, o PSD recusou em absoluto essa possibilidade e exigiu “respeito institucional” na marcação de audições.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) repudiou ontem as afirmações do bastonário da Ordem dos Médicos que, a propósito das baixas médicas, admitiu a hipótese deste organismo estar a ser instrumentalizado. O relatório de atividades da IGAS em 2011 dá conta

de uma ação que identificou “fortes indícios” de emissão de certificados sem prova de contato clínico. De recordar que o IGAS repudia as acusações e recorda que “a matéria relativa a baixas médicas foi objeto de diversas comunicações, em devido tempo, à própria Ordem” [dos Médicos]. GETTY

EDP. A compensação total a pagar pela EDP Distribuição aos 105.869 clientes afetados por erros nos contadores é de 4,1 milhões de euros, segundo a decisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ontem divulgada. Em causa estão os consumidores com tarifa bi-horária afetados por anomalias de contagem.

Apoio: mais 10% de pedidos

Baixas médicas no centro da polémica

AMI. Há cada vez mais pessoas a pedir ajuda à AMI, revelou ontem a instituição. “De acordo com dados provisórios do primeiro semestre de 2012, os 12 centros sociais da

AMI apoiaram 10.030 pessoas. Cerca de 10% mais do que no mesmo período do ano passado”, lê-se numa nota enviada ao metro.

150 famílias inscritas ARRENDAMENTO. Nas

primeiras 24 horas de funcionamento, o portal para candidatura ao mercado social de arrendamento (mercadosocialarrendamento.msss.pt) recebeu o registo de 150 famílias de todo o País, anunciou o secretário de Estado da Solidariedade, Marco António Costa.


www.readmetro.com

economia

Óculos com câmara e Internet, o futuro Google apresenta Explorer Edition, protótipo dos primeiros óculos “inteligentes” Técnicos exibiram características do dispositivo de paraquedas Novo gadget no mercado em 2013 Saltar de paraquedas é o sonho de muito boa gente, e também poderá ser o seu, mas já imaginou documentar a aventura literalmente do seu ponto de vista, em tempo real? Tal será possível a partir de 2013, data em que está prevista a comercialização dos Explorer Edition, óculos futuristas do projeto Google Glasses ontem apresentados na conferência anual do Google, a I/O, realizada em São Francisco. Co-fundador da Google,

Sergey Brin liderou a apresentação da primeira geração destes óculos “inteligentes”, equipados com uma câmara, um microfone, mini-ecrãs nas lentes para ler mensagens de texto ou emails e passíveis de aceder à Net sem fios ou por Bluetooth. A apresentação foi dinâmica. Exemplo: ao mesmo tempo que Brin discursava em palco, eram projetadas, em direto, imagens de óculos que estavam a ser usados por funcionários da

05

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

Características

Óculos “inteligentes” dispõem de uma câmara integrada e um micro-visor pouco acima da linha de visão do olho direito. São projetadas desde imagens a emails ou informações úteis em tempo real. Gadget está equipado com microfone e altifalante, funciona com sistema operacional Android, acede à Net e opera através de movimentos de cabeça.

Google a sobrevoar São Francisco, de paraquedas. O próprio Brin arriscou o salto para exibir as características do gadget. Numa primeira fase, o novo dispositivo estará à venda no início de 2013, exclusivamente para os programadores presentes na conferência baseados nos EUA, por €1.200 – a Google pretende aferir a opinião dos técnicos do setor antes de avançar com uma versão comercial, supostamente em 2014. R.A.C.

Mercado Puro

DICOTOMIAS FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF, INFORMAÇÃO DE MERCADOS FINANCEIROS WWW.MERCADOPURO.COM

“Nunca enquanto eu for viva”. Foi a resposta dada por Merkel no parlamento alemão a parceiros de coligação à pergunta sobre a criação de eurobonds. Muito se tem falado da intransigência alemã nas questões europeias. Faça-se justiça, há intransigência de ambas as partes. A verdadeira dicotomia é entre credores e devedores. A Alemanha defende os seus interesses, tal com os outros países o tentam fazer. O argumento de vontade de mais integração por parte dos devedores parece ser apenas uma arma de arremesso já que a Alemanha tem tentado federalizar mais a Europa, movimento que não tem sido seguido pelos devedores. PUB

GETTY

IVA fica nas empresas As empresas da restauração estão a absorver o impacto da subida na taxa do IVA sem o transmitir aos consumidores, disse ontem o presidente da associação do setor. “A crise com certeza preocupa o País e todos os

Confiança aumenta Os consumidores portugueses estão mais confiantes em junho, revelou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE). A evolução é explicada pelas melhorias em todas as componentes do seu indi-

setores de atividade. Mas o IVA [na restauração] veio agravar a situação”, disse à imprensa Mário Pereira Gonçalves. “Na realidade, o aumento de mais de 77% do IVA não se repercutiu nos preços. As empresas é que suportam o aumento.” O responsável estimou ainda que o setor vai perder 64 mil empregos até ao fim do ano.

cador de confiança, com exceção das perspetivas de poupança. Já os empresários não acompanham os seus clientes: a confiança caiu em todos os setores de atividade – Indústria, Construção e Obras Públicas, o Comércio por Grosso e os Serviços. Ainda assim, o indicador de clima económico registou uma ligeira melhoria.

Trocos

Rescisão com 300 pessoas Empregos em risco

Em sentido contrário estão os países da moeda única. O índice que mede a confiança dos empresários e consumidores na Zona Euro caiu para 89,9 pontos, no mês em análise, contra 90,5 pontos, em maio, anunciou ontem a Comissão Europeia. Esta é a leitura para esta zona mais baixa desde outubro de 2009.

DELPHI. A empresa de cablagens Delphi vai despedir 300 trabalhadores em Castelo Branco, ao longo das próximas duas semanas, noticiou ontem a TVI24, que cita uma fonte sindical. A razão é a deslocalização de uma linha de cablagens da Rover.

Alerta para não autorização CMVM. A Comissão do

Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou ontem em comunicado que a Goodsense Investments

Ltd, a Emporio Capital e a Rendimento-Forex não estão “autorizadas a desenvolver qualquer atividade de intermediação financeira em instrumentos financeiros em Portugal”.

Quebra é a maior da UE AUTOMÓVEL. O ritmo de

queda nas vendas de automóveis comerciais ligeiros em Portugal – 6.493 matriculados no primeiro semestre, menos 55,3% que em 2011 – é a mais intensa entre todos os países da União Europeia (UE).

das pelos residentes da UE estabilizou entre 2008 e 2011, enquanto o número de viagens de negócios caiu 11%. Portugal teve a maior queda do número de viagens de negócios.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$91.78 (-1.84%)

0,929 (0,32%)

Psi-20

Viagens estabilizadas EUROSTAT. O número de

viagens de férias realiza-

4.582,94 (-0,99%)

Euro para: Dólar 1,243 Libra 0,802 Real 2,589


06

www.readmetro.com

entrevista

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

AGATA NOWICKA

EXCLUSIVO METRO VIP

MICHELLE BACHELET Enquanto refugiada chilena na Alemanha de Leste, Michelle Bachelet nunca pensou que seria presidente do seu país. Mas foi. Da mesma forma, diz Bachelet, as mulheres senegalesas podem transformar o seu país – pescando. Numa entrevista exclusiva, Bachelet, uma mulher muito amigável e de sorriso fácil, diz ao metro porque é que apoiar as mulheres é inteligente. As políticas de igualdade de género têm muito mais hipóteses de ser adotadas se trouxerem benefícios financeiros. A igualdade de género é boa para os mais pobres?

Uma das coisas de que depende a economia de um país é do capital humano. Se as mulheres não tiverem acesso adequado à saúde, educação e emprego, perde-se pelo menos metade do potencial. Por isso, a igualdade de género e o maior poder das mulheres traz benefícios económicos. O défice de igualdade de género relatado pelo Fórum Económico Mundial em 2010 mostra que os países com melhor igualdade de género têm economias mais competitivas, com crescimento mais

Bachelet é uma feminista em cruzada: foi a primeira presidente do Chile Dois anos depois foi nomeada a primeira diretora de sempre da ONU Mulher, que representa a população feminina E a igualdade de género, diz, não é apenas fazer o correto: faz sentido a nível económico

“A IGUALDADE DE GÉNERO É BOA PARA OS NEGÓCIOS” rápido. A Noruega adotou uma quota de 40% de mulheres nas direções das empresas e cinco anos depois os resultados são melhores que sem as mulheres. 54% dos agricultores no mundo desenvolvido são mulheres. Se estas mulheres tivessem acesso, tal como os homens, a crédito, água, apoio tecnológico e capacidade de armazenamento, a produção de comida aumentaria 4%. Isso poderia reduzir o número de pessoas esfomeadas no mundo em 100-150 milhões. Por isso, há grandes benefícios económicos. E olhe para a violência contra as mulheres: claro que é uma violação dos direitos humanos, mas também tem grandes custos

económicos para os governos. Estima-se que a violência contra as mulheres na Austrália custe ao governo local 16,6 mil milhões de dólares australianos (10,9 mil M€) todos os anos. Ao mesmo tempo o governo australiano tem um plano de estímulos à economia de 8,3 mil M€. A violência contra as mulheres custa ainda mais que estimular a economia! A igualdade de géneros é o correto a fazer, mas também o inteligente. Na maior parte dos países industrializados, as mulheres já são mais de 50% dos licenciados e fazem grandes carreiras. Missão cumprida? Sim,

é verdade que cada vez mais mulheres têm uma educação melhor. Mas isso

é suficiente? Claro que não. Igualdade educativa não significa igualdade de resultados. Ainda há telhados de vidro que impedem as mulheres de seguir em frente no trabalho. Se forem crianças pequenas, pode não ser economicamente vantajoso trabalhar fora de casa. Para mais, o local de trabalho penaliza muitas vezes as mulheres que fazem um intervalo para tomar conta das crianças ou de familiares idosos. Enquanto as mulheres continuarem a tomar conta das tarefas domésticas não remuneradas e a tomar conta dos familiares, é muito difícil conseguirem mostrar todo o seu potencial no local de trabalho.

Michelle Bachelet Idade: 60 Formação: O pai de Bachelet, um general da Força Aérea, foi torturado até à morte pelo regime de Augusto Pinochet. Bachelet fugiu para a Alemanha de Leste. Voltou ao Chile e formou-se em Medicina. Foi nomeada ministra da Saúde em 2000. Depois, ministra da Defesa. Nas notícias. Primeira presidente do Chile entre 2006 e 2010. Nomeada diretora da ONU Mulher em 2010. Família. Separada; três filhos. Facto. Apesar de dizer que não vai concorrer, lidera as sondagens para as presidenciais de 2013.

Mas muitas mulheres chegaram ao topo político nos seus países... Sim, mas

são precisas mais mulheres nas posições de tomada de decisões. A nível global, menos de 20% dos parlamentares são mulheres e só há 18 chefes de Estado ou de governo eleitas. Em todo o mundo, só 31 países têm parlamentos com 30% de mulheres. E nas 500 maiores empresas, são há 18 mulheres CEO. Estamos muito longe de missão cumprida. Sigmund Freud perguntou o que querem as mulheres. O que querem? E querem as mesmas coisas? Claro que

as mulheres não homogéneas. Mas todas queremos as coisas básicas, como o acesso à educação e pagamento igual para trabalho igual. As mulheres querem o direito a educar as suas crianças e acesso a bons cuidados de saúde. E as mulheres querem viver livres de violência nas suas vidas. Até na Europa, as vítimas de violação não têm acesso total à justiça. ELISABETH BRAW METRO WORLD NEWS


www.readmetro.com

mundo

07

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

EPA

Crescimento: Merkel dá o ‘sim’ Chanceler alemã coloca tónica no relançamento económico da Zona Euro Cimeira Europeia teve ontem início com missão de salvar moeda única A chanceler alemã Angela Merkel, chefe da mais pujante economia da UE, ergueu ontem os polegares ao relançamento económico no bloco, condicionando-o, porém, à continuação da austeridade em vigor. “Espero que o pacto [para o crescimento e emprego] sejam decididos aqui, e que possamos enviar, assim, um sinal importante de complemento ao pacto orçamental”, disse, à entrada para a Cimeira Europeia, que ontem começou em Bruxelas. Na ante-

câmara de mais um encontro de chefes de Estado e de governo dominado pela crise do euro, Merkel, consciente da importância que desempenhará na reunião, adiantou que “as contas públicas equilibradas” são o “reverso da medalha” do “crescimento e emprego”. E detalhou: “Concebemos um bom programa, nomeadamente no que diz respeito aos investimentos para o futuro, especialmente no que diz respeito ao emprego, e em particular para os jovens.”

E o Euro’12? Alemanha e Itália disputaram acesso à final durante o início da Cimeira mas... Angela Merkel avisou ser

1contra o visionamento do jogo.

Segundo o diário ABC,

2chanceler alemã ameaçou desligar monitores. Noutras fases finais, os

3monitores da sala de

reuniões ficaram ligados.

Quem também fez a antecipação do 19.º Conselho Europeu em dois anos e meio foi o presidente francês, pedindo a aprovação de “medidas rápidas” concretas numa altura em que a crise da dívida soberana está a assolar Roma e Madrid. Concretamente: um pacto de crescimento de 1% do PIB. “Há decisões que, espero, vão ser tomadas, e permitirão criar uma atividade suplementar em países que estão a precisar desse emR.A.C. purrão”, observou.

Mario Monti (PM de Itália) e Merkel em Bruxelas

PUB GETTY

Planisfério

Suspeitos de terror detidos REINO UNIDO. Dois suspei-

Barack deu nome a lei

Obamacare aprovada O Supremo Tribunal dos Estados Unidos aprovou ontem a reforma de saúde proposta por Barack Obama. O pacote legislativo “Obamacare” foi aprovado com cinco votos a favor e quatro contra, tendo sido uma das promessas apresentadas pelo chefe de Estado nas presidenciais de 2008. Segundo o presidente, esta é uma vitória para o povo dos Estados Unidos e pediu aos opositores que respeitem a decisão da justiça: “Independentemente da política, a decisão foi uma vitória para o povo deste país, cujas vidas estão seguras por causa dessa lei e da decisão do Supremo Tribunal que a apoia.”

tos de terem “cometido, preparado ou sido instigadores de atos de terrorismo” foram detidos ontem, anunciou a Scotland Yard. Os homens, com 18 e 32 anos, foram detidos às 07h00. O Reino Unido está a lançar uma operação de segurança sem precedentes em tempo de paz devido aos Jogos Olímpicos de Londres.

Bomba mata 11 pessoas PAQUISTÃO. Pelo menos

11 pessoas, incluindo nove peregrinos xiitas, morreram ontem na região sudoeste do Paquistão na sequência da explosão de uma bomba, informou a polícia local. O incidente ocorreu numa zona dos subúrbios da cidade de Quetta, reconhecida como a capital do gás e do petróleo da província do Baluchistão.

Absolvição de genocídio HOLANDA. O ex-líder sérvio da Bósnia Radovan Karadzic foi ontem absolvido da acusação de genocídio na Bósnia, mas continua a ser julgado perante o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) por outros motivos, como o massacre de 1995 em Srebrenica.

Etapas “claras e irreversíveis” SÍRIA. O emissário da ONU para a Síria, Kofi Annan, preconiza uma série de etapas “claras e irreversíveis” para uma transição democrática no país, com um “governo provisório de união”. Ontem, bombardeamentos de bastiões rebeldes e combates fizeram pelo menos 69 mortos.


2

MWN

Entrevista Metro

weekend

Rapper

Snoop Dogg detido com erva na Noruega O rapper Snoop Dogg foi detido ontem de manhã no aeroporto Kjevic, na Noruega, por estar na posse de erva. Conta o site TMZ que o músico tinha 8 gramas de droga. Ainda assim, como a quantidade era menor do que 15 gramas, Snoop Dogg teve apenas que pagar uma multa de 1.594 dólares.

Fala a estrela Katy Perry, em entrevista ao The Daily Telegraph, fala da importância que espera que o seu novo documentário “Katy Perry: Part of Me” tenha para a sua legião de fãs:

A percepção das pessoas é, muitas vezes, que, nesta indústria, somos sempre perfeitos. E isso tornou-se uma coisa tão grande nas miúdas que eu quis mostrar que não é bem assim

A tristeza dos outros...

“Não há nada que me deixe mais feliz do que ver o Cristiano Ronaldo tão triste” LILY ALLEN NO SEU TWITTER, DEPOIS DA DERROTA DA SELEÇÃO NACIONAL FRENTE À ESPANHA

Sting vem mostrar a tournée “Back to Bass”

Com uma digressão mais despida, com menos músicos, Sting regressa hoje a Portugal para a abertura do EDP Cool Jazz Fest Um concerto no Estádio Municipal de Oeiras a revisitar os êxitos da carreira

“PODEM ESPERAR O INESPERADO” Músico inglês está a celebrar 25 anos de carreira a solo. No ano passado editou o álbum “The Best of 25 Years”.

Editou, recentemente, uma caixa com as suas melhores canções dos últimos 25 anos. Como foi fazer esse disco e recordar a carreira?

A sua nova digressão chama-se “Back to Bass”. É uma tournée diferente das anteriores? Tinha acabado uma

Não sou uma pessoa muito nostálgica. Mas senti que valeu a pena refletir naquilo que consegui atingir nos últimos 25 anos. Foram tempos incríveis e é um marco incrível na atua minha carreira.

digressão a tocar arranjos sinfónicos das minhas canções, com grandes orquestras. E quis Sting o algo diferente para a minha hoje n . E tem planos M para fazer nova Estádio as um disco digressão. r novo em breve? Tivemos a de Oei Esta digressão ideia de fazer mais despida pode algo mais dar o mote para esse despido, com cinco trabalho? Ainda não tenho instrumentos, com as canplanos. Gosto muito da ções que não tocávamos liberdade criativa de que há algum tempo. É uma gozo e de me debruçar sobanda muito boa e vamosbre aquilo que me interes-nos divertir muito.

“Tivemos a ideia de fazer algo mais despido, com cinco instrumentos, com canções que não tocávamos há muito” sa. Aborreço-me com facilidade, por isso prefiro fazer algo que seja surpreendente e que seja novo. O meu público tem de esperar o elemento surpresa, por isso esperem o inesperado! Recentemente lançou uma aplicação para iPad. Um disco com a ajuda de um iPad era algo que consideraria fazer? Para mim, é impor-

tante trabalhar com novas tecnologias e tentar evoluir com elas. As aplicações são uma boa forma de levar música às pessoas, faz-me lembrar os dias em que as pessoas percebiam como é que os discos eram

feitos. É o que faz falta na era digital. Não excluo fazer música com um instrumento como o iPad porque não há forma de antecipar para onde a tecnologia nos vai levar. Que tipo de música gosta de ouvir? Há alguma corrente que goste ou não goste de ouvir? Mais música clássica,

mas, quando não trabalho, prefiro o silêncio. Gosto da Lady Gaga porque parece que se diverte muito e, no fundo, é isso que importa! A minha filha, Coco, também faz música muito boa com a sua banda [I Blame Coco]. Tenho muito orguSZONJA KREZINGER/MWN lho.


www.readmetro.com

09

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

DR

Especialista

A CANÇÃO DO BANDIDO

Sexta

PEDRO RAMOS RADIALISTA & ETC.

Desde a formação em 2000, o coletivo londrino Hot Chip tem sido capaz do luxo e do lixo e é no sábio equilíbrio destes dois pratos que atinge o seu maior encanto. Filhos pop dos Buggles e Squeeze, fizeram descendência (e concorrência?) em nomes como Metronomy ou mais recentemente Django Django. Em “In Our Heads”, provam novamente que são a banda pimba mais inteligente do mundo. E isto é um elogio, acho. Nem todos conseguem ser pimba. Os Hot Chip aqui conseguem-no mais do que nunca, no sentido em que os Pet Shop Boys conseguem-no desde sempre: nunca dizendo adeus à inteligência (ou Intelligentsia). Canções como “Don’t Deny Your Heart” ou “How Do You Do” seriam sucesso em qualquer bailarico se, em vez do Santo António e do São João, a desculpa para a bebedei-

Telex

“The Boss”, pessoa do ano PRÉMIO. Bruce “The Boss” Springsteen vai receber o prémio da Fundação MusiCares de Pessoa do Ano. O prémio, entregue pelo esforço e trabalho de caridade ao longo dos anos, está associado à cerimónia dos Grammys, e será entregue dois dias antes da cerimónia mais importante dos prémios da música, no dia 8 de fevereiro, em Los Angeles.

ra fossem Arthur Russell ou Frankie Knuckles (deste sentem-se pozinhos em “Ends Of The Earth”). Como no anterior registo “One Life Stand”, voltam a ser imparáveis quando vão diretos ao assunto em “Motion Sickness”, “Flutes” ou “Night And Day”. Infelizmente, como nesse álbum, voltam a sofrer de excesso de açúcar nos momentos mais românticos (sim, eu escrevi isto)... “Look At Where We Are” seria a canção que Robert Wyatt escreveria para uma “boys band” embora “Now There Is Nothing” tenha um encanto McCartney ao qual é impossível torcer o nariz. Contas feitas, um disco assim-assim. REALIZADOR DE RÁDIO NA RADAR (97.8 FM / WWW.RADARLISBOA.FM)

Noite: não perca o concerto dos Azeitonas no Estádio Geração C, no Pavilhão dos Lombos em Cascais – entrada livre

STORYBOARD PARA O SEU FIM DE SEMANA Sábado

Homenagens em Coimbra TEATRO. Coimbra assiste, hoje à noite, na Praça da Canção, ao espetáculo de homenagem a José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, intitulado “Somos nós os teus cantores”. “Homenagear os trovadores da liberdade e da resistência reforça um humanismo que é fundamental voltar a trazer para o reforço da democracia e para a defesa da liberdade do povo”, disse Luís Lobo, da organização.

Noite: que tal uma peça de teatro no terraço do hotel NH Liberdade? Assista à comédia teatral Café Improv, trazida a cena pelo Teatro Anónimo

Tarde: chame os amigos para sua casa e contrate a Mirepoix – Catering & Festas, chefs especialistas em cozinha de fusão e não só – procure-os no Facebook!

Domingo

3,7 milhões de euros em bilhetes foi quanto o comediante Louis C.K vendeu, sem intermediários, em apenas 48h. O humorista – que tem um programa na TV – vai começar uma tournée pelos EUA.

Tarde: mais um mês, mais um jardim – o MEO Outjazz “invade” agora o Jardim Parque Eduardo VII, com Júlio Resende Trio e o DJ Tiago Santos

Noite: prepare-se para o balde de pipocas, gomas ou nachos – o metro aconselha que veja a “Idade do Gelo 4”


10

“Noites Ritual” garantidas As Noites Ritual, com quatro bandas já confirmadas, vão decorrer no Porto, a 31 de agosto e 1 de setembro, estando previsto o alargamento à cidade, revelou à agência Lusa o produtor executivo do festival. Para já, estão confirmadas as bandas Dead Combo e a Real Orquestra das Caveiras e Wraygunn, que sobem ao palco do Palácio de Cristal a 31 de agosto, e Paus e A Naifa no dia seguinte. A aposta em “atividades paralelas” não quer dizer, porém, que não haja mais bandas, afirmou o responsável, que adiantou ter “alguns nomes em carteira”, nomeadamente “bandas novas”, revelou Carlos Vieira. O recinto abrirá às 20h00 e o início dos concertos está marcado para as 22h00, estendendo-se LUSA até cerca das 2h30.

www.readmetro.com

weekend

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

EUA. Música

Chris Pontius, à esquerda, e Wayne Coyne, à direita, a olhar para o fogo-de-artifício GETTY

A festança-recorde dos Flaming Lips

Os Flaming Lips começaram ontem aquela que dizem ser a maior série de concertos do mundo. Wayne Coyne, sempre no seu estilo festivo, lançou os foguetes da festa durante uma cerimónia de entrega de prémios em Oxford Mississippi. E a correria dos Flaming Lips só viria a terminar 24 horas depois...

Exposição sobre Jorge Amado

Boas vibrações no Summer Fest

Uma exposição sobre o impacto da obra de Jorge Amado em Portugal abriu ontem ao público na Biblioteca Nacional, em Lisboa, no âmbito do centenário do nascimento do escritor brasileiro. “Jorge Amado em Portugal” é o título desta exposição que ficará patente na Biblioteca Nacional de Portugal até 7 de setembro.

Parque de Campismo da Ericeira recebe mais uma edição de um dos maiores festivais de reggae do verão Alpha Blondy e Gabriel o Pensador são duas das principais atrações São dois dias reggae, sol, praia e boas vibrações. O Sumol Summer Fest, na Ericeira, começou ontem à noite – dia de montar tendas e organizar campismo e participar na Welcome Party – para hoje e ama-

nhã os festivaleiros aproveitarem os concertos com a já habitual boa vibração deste evento: reggae, soul e um pouco de hip hop. Hoje à noite, e com vista para o mar de Ribeira d’Ilhas, a festa vai contar

O passe de dois dias, com campismo, custa €65. Os bilhetes para cada um dos dias custam €40 com a presença de Mercado Negro, Selah Sue, Richie Campbell, Ponto de Equilíbrio e Alpha Blondy.

A fechar a noite, Gui Boratto a passar música. Na segunda noite, é a vez de se escutarem os

Escritora premiada

A condecoração ainda não tem data oficial de entrega marcada, mas deverá acontecer nos próximos meses, na embaixada de França, em Lisboa. “Esta distinção significa sobretudo o reconhecimento do meu trabalho”, comentou a autora, nascida em Trás-os-Montes, em 1964, e que passou a inLUSA fância em Angola.

B Fachada em “Noites de verão”

com entradas gratuitas. De acordo com a promotora Filho Único, os espetáculos acontecem todas as quintas-feiras de julho e agosto no jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. O primeiro concerto ficará por conta de B Fachada, que vai editar novo disco, “Criôlo”. AGÊNCIA LUSA

sons de Bezegol, Souls of Fire, Soja, Barrington Levy e também o brasileiro Gabriel o Pensador. O passe de dois dias, com campismo, custa €65. Os bilhetes para cada um dos dias custam €40.

DR

A escritora Dulce Maria Cardoso vai ser condecorada com as insígnias de Cavaleira da Ordem das Artes e das Letras da França, uma distinção que, diz à agência Lusa, recebe “muito honrada”.

B Fachada vai inaugurar, no dia 5 de julho, a nova temporada das “Noites de verão”, um ciclo de concertos e DJ set no Museu do Chiado, em Lisboa,

Vem aí novo disco

Policial de Pessoa nas livrarias O primeiro conjunto de policiais de Fernando Pessoa, “Histórias de um Raciocinador”, chega às livrarias pela Assírio & Alvim. A edição inclui ainda o ensaio “História Policial”. Chegam igualmente às livrarias as “Cartas de Amor de Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz”, reunidas numa edição que desfaz a ideia de “um namoro platónico, sem réstia LUSA de erotismo”.


PUB

www.readmetro.com

lazer

11

Street Fashion. Milão

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

Daniela Nogerie, estilista

Chris Mitchell Editor GIIA

GIIA

O que veste a Daniela?

O que veste o Chris?

“Saia H&M, top Zara, bolsa Marc Jacobs e sapatos Jeffrey Campbell.” Que tendência de moda proibiria? “Os padrões de camuflagem militar. Fazem-me lembrar a guerra e o exército.”

“Calças Neil Barrett, sapatos Feat, e camisola e chapéu Jil Sander.” O item a usar todos os dias? “Qualquer peça do Jil Sander.” A inspiração de hoje? “Pensei na revista para homens, GQ.”

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Colecção de cartas geográficas. Relativo ao campo ou à vida campestre. 2. Conjunto das regras jurídicas estabelecidas pelo legislador. Mulher que cria criança alheia. Cólera. 3. Caminhar. Pena de ave, destinada a adornos. O espaço aéreo. 4. O m. q. courama. 5. Imortalizado, célebre. Acção. 6. Apre (interj.). Aquilo que existe ou supomos existir. 7. Que tem sabor agradável. Indício. 8. Comprometer seriamente (fig.). 9. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Despovoar. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, providência (prep.). 10. De modo nenhum. Um certo. Itinerário. 11. Poente. Detestar.

A atuação do árbitro português Pedro Proença e da sua equipa, neste Euro 2012, tem recebido os maiores elogios por parte da crítica especializada, pela sua pautada, séria e grande categoria, que tem vindo a demonstrar (...), merecendo da parte do organismo máximo da arbitragem da UEFA toda a confiança. (...). Agora, pergunto eu: porquê este árbitro, assim como outros árbitros portugueses, quando arbitram no estrangeiro, têm sempre atitudes diferentes daquelas quando atuam na Liga Portuguesa? Há aqui qualquer coisa estranha que eu não entendo. MÁRIO DA SILVA JESUS/ODIVELAS

Sudoku

•••••

Verticais 1. Aplane. Tubo especial, vala ou fosso para drenar. 2. Poder dispor de. Irmão dos pais ou dos avós. Mulher ou qualquer fêmea que teve um ou mais filhos. 3. Medida itinerária chinesa. Obra com que se rodeia ou veda determinado espaço. Aqueles. 4. Cacete, com uma das extremidades arrendondada. 5. Marinha de sal. Talento. 6. Parede. Dificuldade em respirar que surge por acessos irregulares. 7. Ramada. Espécie de robalo. 8. Domesticar. 9. Graceja. Comediante. Seis em numeração romana. 10. Altar cristão. Possui. Claridade que o Sol envia à Terra. 11. Toucinho, especialmente quando cortado em talhadinhas para entremear peças de carne. Untar com óleo.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Atlas, Rural. 2. Lei, Ama, Ira. 3. Ir, Pluma, Ar. 4. Coirama. 5. Eterno, Acto. 6. Irra, Ente. 7. Doce, Assomo. 8. Atascar. 9. Em, Ermar, De. 10. Não, Tal, Via. 11. Oeste, Odiar. VERTICAIS: 1. Alise, Dreno. 2. Ter, Tio, Mãe. 3. Li, Cerca, Os. 4. Porrete. 5. Salina, Arte. 6. Muro, Asma. 7. Rama, Escalo. 8. Amansar. 9. Ri, Actor, VI. 10. Ara, Tem, Dia. 11. Lardo, Olear.

Pedro Proença


pequenos anúncios

AZEVEDO PINHO & JESUS, LDA

Desde 1951 Somos uma empresa de confiança

Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA DE OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS • COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado)

Tels.: 21 342 94 83 • 21 321 93 46 Fax: 21 321 14 97 E-mail: geral@apj.com.pt


pequenos anúncios

COMPRA - VENDA OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

PAGAMOS O VALOR MÁXIMO!

Os destinatários deste anúncio são os desempregados, os empobrecidos e os que acreditam no futuro. A economia está a esmagar o homem comum. A única solução é pôr a economia nas tuas mãos, as únicas que efectivamente te podem defender.

Compramos

OURO E PRATA

VIDA GRÁTIS

PAGAMOS ATÉ

55

JÓIAS • FIOS • MOEDAS • DENTADURAS EUROS • PEÇAS PARTIDAS • ALIANÇAS • PULSEIRAS MA • ESCRAVAS • RELÓGIOS • PEÇAS ANTIGAS DE O GRA OURO • BRINCOS • PREGADEIRAS • IMAGENS • CRUCIFIXOS • CAUTELAS DE PENHORES Segunda a Sexta das 9h às 19h • Sábado das 9h às 13h Avenida António Augusto de Aguiar, 181 (próximo do El Corte Inglés e Praça Espanha) | Telf.: 21 386 87 03 • Tel.: 96 194 96 01

Protege-te do desastre económico e da pobreza iminente, criando, com outros, uma associação mutualista de produção, entrando apenas com a tua força de trabalho e a tua inteligência. Sozinho nada podes. Em conjunto com outros poderás criar uma associação que te proteja das ameaças que te espreitam: miséria imediata, violência, doença, ignorância, solidão e velhice a pedir esmola. Pensa numa grande empresa, dividida em partes iguais, em que uma delas é tua. É possível criá-la. Basta quereres. Para que nos encontremos, falemos e demos início, juntos, por igual, a uma obra inovadora em prol de todos e cada um de nós, telefona para:

62 982 674 (depois das 19h)


3

EPA

sport

Com o bis de ontem o avançado transalpino juntou-se aos líderes dos melhores marcadores do torneio com três golos

Top/Flop

Seleção nacional

Jordi Alba

O divórcio entre os portugueses e a equipa das quinas é definitivamente coisa do passado. Quer mais uma prova? O Portugal-Espanha foi o programa mais visto da televisão portuguesa desde o Euro 2004. Bravo!

O lateral espanhol, que tão bem tem jogado neste Europeu, vai mesmo trocar o Valencia pelo Barcelona. O jogador custou ao clube catalão 14 milhões de euros e assinou um contrato por cinco temporadas.

“Super Mario” resolve... Problemático avançado torna-se o herói de Itália ao bisar frente à Alemanha “Squadra Azzurra” vai à final do Euro com a Espanha

David Beckham

Guti

O ícone do futebol britânico, ao contrário do esperado, ficou a saber que vai ficar de fora dos escolhidos pela Grã-Bretanha para atacar o título olímpico de futebol nos jogos a realizar este verão... em Londres.

O médio espanhol disse que o croata Luka Modric ainda não fez o suficiente para jogar no Real Madrid, o seu ex-clube. Discordamos. É jogador para o plantel do Real. E Guti deve ter estado distraído durante o Euro 2012.

Estão encontrados os finalistas do Euro 2012: Espanha e Itália. A formação transalpina bateu ontem a seleção alemã por 2-1, resultado que até acaba por causar uma certa surpresa, dado que não era favorita. Só que a Alemanha ontem pouco se viu e a Itália teve um inspirado Balotelli, que bisou na primeira parte e pôs os alemães “à nora”. Esta equipa italiana já tinha mostrado neste Europeu que não sabe apenas defender, também gosta de atacar e fá-lo bem. É normal, atendendo aos jogadores que tem, como Pirlo. Mas ontem “veio ao de cima” a arte de outros jogadores. A saber: Cassano, Montolivo e Balotelli. No primeiro golo de Itália, aos 20 minutos, Cassano “rebentou” o gigante

Cassano e Montolivo mostraram a sua classe nas assistências para os golos de Balotelli Hummels e centrou para a cabeça de “Super Mario”. 1-0. Passados 16 minutos, Montolivo fez um passe longo para Balotelli, – desta vez não estava a dormir –, que isolado perante Neuer

fuzilou o guardião alemão. 2-0. Os alemães fizeram dois remates perigosos. Pouco, muito pouco! Na segunda parte, Joachim Löw trocou jogadores da mesma posição. Mais tarde, sem resultados, tirou o lateral, Boateng, e pôs o extremo, Müller. A Alemanha melhorou um pouco e Reus e Hummels, este já muito perto do fim, podiam ter marcado. Mas quem faturou foi Özil, de penalty, no tempo extra. Só que já era tarde.... Quanto à Itália, com o passar do tempo, foi-se remetendo à defesa e apostando no contra-ataque. A tática ia dando resultado, não fosse a má pontaria de Marchisio e Di Natale. Seja como for, estes falhanços não tiraram a ItáL.C. lia da final de Kiev.

1 2 ALEMANHA Neuer Boateng (Muller, 71m)

Badstuber Hummels Lahm Schweinsteiger Khedira Özil Kroos Podolski

ITÁLIA Buffon Bonucci Balzaretti Barzagli Chiellini Pirlo Marchisio De Rossi Montolivo (Motta, 63m)

Cassano

(Reus, 46m)

(Diamanti , 58m)

Gómez

Balotelli

(Klose, 46m)

(Di Natale, 70m)

Local: Estádio Nacional de Varsóvia, Polónia. Golos: Balotelli (20m e 36m); Özil (90m). Disciplina: Cartões amarelos para Balotelli (36m), Bonucci (61m), De Rossi (84m), Thiago Motta (89m) e Hummels (90m).


15

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2012

Jogadas

Eusébio perto de ter alta SAÚDE. Eusébio deverá ter alta hoje ou amanhã, informou o diretor clínico do Hospital da Luz, onde está internado por “indisposição gástrica”.

As ondas são para todos SURF. Hoje e amanhã

na Praia do Castelo, Caparica, decorrerá a 2.ª edição do Surf For All para pessoas portadoras de deficiência motora, cognitiva ou sensorial.

Felipe Menezes em Recife FUTEBOL. O brasileiro

Felipe Menezes, 24 anos, que esteve emprestado

ao Botafogo na última época, vai ser cedido pelo Benfica ao Sport Recife.

Empréstimos com restrições LPFP. A Liga Portuguesa

de Futebol Profissional (LPFP) aprovou ontem em Assembleia-Geral extraordinária uma norma que impedirá, já na próxima época, o empréstimo de jogadores entre clubes da mesma divisão.

Volvo Ocean Race muda VELA. As próximas edições

da Volvo Ocean Race serão disputadas por veleiros monocasco de 65 pés (19,8m) e desenho único, que substituirão os Volvo Open 70 (21,50m) na maior regata de circum-navegação à vela. A tripulação terá nove ou 11 tripulantes e as alterações são para baixar despesas.

Sara Moreira de bronze Atleta lusa foi terceira nos 5 mil metros nos Europeus de Helsínquia Mas podia ter feito um pouco mais... A fundista Sara Moreira ganhou ontem a medalha de bronze nos 5.000 metros nos Europeus de atletismo que decorrem em Helsínquia, mas podia ter chegado à prata, pois perdeu o 2.º lugar para a ucraniana Lyudmila Kovalenko em cima da linha da meta por ter festejado cedo de mais. Também a vencedora, a russa Olga Golovkina, só passou Sara perto do final, tornando inglório o esforço da portuguesa, que tinha começado a acelerar para o título a três voltas do fim.

Sara Moreira foi ultrapassada na linha da meta

Destaque também para Clarisse Cruz que se qualificou para a final dos 3.000 metros obstáculos, ao ser quinta na sua eliminatória, com um recorde pessoal de 9.40,30 minutos, a apenas 30 centésimos do mínimo olímpico A. Entretanto, refira-se que o atleta francês Cristophe Lemaitre venceu a medalha de ouro na final dos 100 metros, depois de ter feito o tempo de 10.09 segundos, e revalidou o título de Barcelona, conseguido há dois anos.

Nadal eliminado O tenista espanhol Rafael Nadal, número dois mundial, foi ontem eliminado na segunda ronda do torneio de Wimbledon, terceiro torneio do Grand Slam, ao perder com o checo Lukas Rosol. O número 100 do ranking mundial surpreendeu o espanhol, finalista vencido em 2011 e recente vencedor de Roland Garros, por 6-7, 6-4, 6-4, 2-6 e 6-4.

Gonçalves vale ouro O português Luís Gonçalves conquistou ontem a segunda medalha de ouro, agora nos 200 m T12 (deficiência visual), nos Europeus de atletismo para atletas com deficiência, na Holanda. Gonçalves já tinha vencido duas medalhas. PUB


PUB


20120629_pt_lisbon