Page 1

MÚSICA PORQUE É QUE ADORAMOS OS JAMES? {pág. 9}

Homenagem Bob Dylan condecorado por Barack Obama Festival SBSR 2012 com pasto verde {pág.10} GRANDE PORTO quinta-feira 31 Maio 2012 ano 6, nº 1673 Hoje 15° | 30°

Amanhã 18° | 26°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Um país a renegar o tabaco

Portugal. Visita oficial

15% dos portugueses já deixaram de fumar 23% são fumadores Só na Suécia se fuma menos {pág. 4} Desporto

Princesa Letizia ao lado da primeira-dama Maria Cavaco Silva à chegada a Belém MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Almoço com empreendedores O Presidente da República, Cavaco Silva, ofereceu aos príncipes das Astúrias – que começaram ontem uma visita de três dias a Portugal – um almoço no Palácio de Belém onde tiveram também a companhia de duas dezenas de jovens empreendedores portugueses, entre empresários, artistas e investigadores.

Federer histórico Tenista bateu ontem em Roland Garros recorde de triunfos em Grand Slams Suíço soma 234 vitórias nos principais torneios do circuito Clã Williams fora do Open de França {pág. 15}

Um em cada sete tem fome Agência da ONU alerta {pág. 8}

Ana Rita Clara Equilíbrio como a “tendência” maior do século {pág. 2} PUB


www.readmetro.com

02

QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

1E

Opinião

ANA RITA CLARA

www.facebook.com/ thehollywoodgossip “O príncipe William revelou, em entrevista à ABC News, que ele e a sua mulher, Kate Middleton, estão a planear ter um filho brevemente. O futuro rei, que completa 30 anos de idade no próximo mês, disse que constituir família está no topo das suas prioridades.”

APRESENTADORA DE TV

NA SIC E SIC MULHERPROGRAMA ‘MAIS MULHER’, DE 2.ª A 5.ª 17H30, SIC MULHER

ARE YOU IN?

jornal

Não perca hoje!

CONCERTO ENA PÁ 200 Ritz Clube, Lisboa, 22h Os Ena Pá 2000 sobem ao palco do Ritz Clube para apresentar ‘O Álbum Bronco’. Para Lello e companhia, “a melhor maneira de acabar de vez com a crise é ouvir música muito estúpida, abjeta, atrasada mental, infantil e grosseira”. É preciso dizer mais alguma coisa?

metro online

Veja o trailer de “The Great Gatsby” de Baz Lurhman, com Leo DiCaprio no papel principal.

stá na moda ter o peso certo. E todos nós temos vindo a assistir à feliz invasão de conceitos de saúde, de alimentação equilibrada, de refeições e porções que contornem as gorduras indesejadas, rituais que eliminem o açúcar dos nossos dias e sobretudo, de um discurso que proteja o nosso peso e as nossas medidas. E não se trata apenas do aspeto estético, ou até, dos estereótipos sociais de magreza e de beleza que acompanham as nossas imagens. Trata-se de uma vertente cada vez mais urgente, de como o ser humano pode efetivamente controlar o seu corpo, não deixando que seja o corpo a tomar conta de si. Ou, pelo menos, a não deixar que a obesidade ocupe o lugar epidémico de destaque mundial, que já apresenta, ou ainda, que a magreza excessiva prolifere entre as camadas mais jovens. Camadas sensíveis que imitam os comportamentos que identificam como os normalizadores, mas que afinal, não passam de ficções construídas. Mas se falamos de moda, também falamos de manifestos que declaram guerra à falta de regras. Que combatem a exploração de menores, quando se apresentam ao trabalho, os jovens com idades inferiores a 16 anos, ou

ainda, quando o seu peso manifesta falta de cuidados. A revista Vogue é um desses exemplos e como uma das consideradas “Bíblias” da área, defende um projeto que visa alterar os comportamentos mais usuais. As consciências são cada vez mais marcadas pela posição de grandes celebridades da Moda internacional, como Gisele Bündchen ou Cindy Crawford, que se associam, por exemplo, à “Health Iniciative” (Iniciativa da Saúde), para que as mentali-

www.facebook.com/tmz “A cantora Madonna fez um ‘cover’ da música de Lady Gaga, ‘Born This Way’, durante um concerto. Homenagem ou insulto?”

www.facebook.com/ ministryofgossip “A atriz Jessica Biel disse que casar com Justin Timberlake ‘não vai mudar nada’. O casal tem tentado manter uma relação discreta longe dos olhares curiosos.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

Um corpo saudável é muito mais que uma imagem irrepreensível. É um corpo que transpira bem-estar dades sigam um novo rumo e para que o equilíbrio se torne a nova grande “tendência” do século. Um corpo saudável é muito mais do que uma imagem irrepreensível. É um corpo que transpira bem-estar, que defende o desporto como a melhor manutenção de vida, que se protege da falta de cuidados e que se apresenta como a ligação urgente entre mente e espírito. A palavra de ordem é a sustentabilidade. Afinal, o futuro a todos nós pertence. E já agora, que sejamos nós os “criadores” de nós mesmos.

@KhloeKardashian “Ahhhhhhh! Cheguei aos sete milhões [de seguidores] meninas!!!!! Wow que loucura! Adoro-vos a todas!!!!!”

http://blogs.elpais.com/ tecnolomia/ “Os SMS resistem à investida da aplicação ‘whatsapp’.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

PNV vai envolver mais empresas e Governo O ministro da Solidariedade e Segurança Social informou ontem que o Plano Nacional de Voluntariado (PNV), transversal a várias áreas e de estímulo à coesão social, deverá ser apresentado em Conselho de Ministros no próximo mês. Pedro Mota Soares, esclareceu que o PNV prevê algumas alterações à atual lei e assenta num maior envolvimento das empresas, das instituições sociais e do próprio Governo e passa pela sensibilização aos mais jovens. “Vamos ter de introduzir

alterações à atual lei que passam por estimular o voluntariado no meio empresarial. As empresas cada vez mais valorizam o voluntariado no currículo”, sustentou Mota Soares. Para sensibilizar os mais jovens, o ministro adiantou que o seguro social voluntário deve passar dos 18 para os 16 anos. Além disso, agregar as instituições sociais, empresas e administração pública para a prática do voluntariado cumpre a lógica transversal do plano nacional.

GETTY

Feira agrícola com convidado VIP Na localidade rural de Shepton Mallet, Inglaterra, realiza-se por estes dias um dos maiores certames agrícolas do Reino Unido e este ano o evento até teve um convidado muito especial: um lama, animal típico da Cordilheira dos Andes.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 21 049 40 00 Fax 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto), Simon Pereira (estagiário) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional

Maioria diz que nunca fumou

Crise aumenta depressão SAÚDE. Dramas pessoais

GETTY

Há 23% fumadores no País e 15% deixaram de fumar Dia Mundial Sem Tabaco assinala-se hoje A maioria dos portugueses (62%) nunca fumou, enquanto 23% dizem ser fumadores e 15% deixaram de fumar, segundo um Eurobarómetro divulgado ontem em Bruxelas. A sondagem – realizada no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que hoje se assinala – mostra que só a Suécia (13%) tem menos fumadores do que Portugal, que empata com a Eslováquia no segundo lugar do ranking. Em relação aos que nunca fumaram, Portugal está acima da média da União Europeia (UE 51%) e abaixo no campo dos ex-fumadores (UE 21%).

Norte a Sul

Sem fumar

Destruição das escutas

O Governo quer acabar com as zonas para fumadores até 2020, segundo um projeto do Ministério da Saúde. As alterações, terão de ser aprovadas em Conselho de Ministros e na Assembleia da República.

Em média, os portugueses começaram a fumar aos 17,7 anos (UE 17,6). Cerca de 45% já tentaram deixar de fumar (UE 60). E a preocupação com a saúde é o principal motivo para deixar de fumar em Portugal (59%) e na UE (60%).

LUÍS ANICETO

A partir dos 50 anos, o rastreio é fundamental

decorrentes da atual crise, como o desemprego, estão a provocar um aumento das doenças psiquiátricas em Portugal, sobretudo da depressão, que “é um fator de risco do suicídio”, alertaram os especialistas, a propósito do 2.º congresso da Associação Psiquiátrica Alentejana.

Um português consome, em média, 14,4 cigarros, contra a média da UE de 14,2 cigarros

JUSTIÇA. O Ministério Público pediu ontem a destruição das escutas telefónicas feitas no âmbito do processo ‘Face Oculta’ envolvendo o ex-primeiro-ministro José Sócrates, que escaparam à ordem de destruição do presidente do Supremo Tribunal de Justiça. A medida foi defendida no último dia do prazo dado pelo tribunal de Aveiro para as partes se pronunciarem.

Compromisso com o rastreio A plataforma ‘Toca a Prevenir’… o cancro do intestino (www.tocaaprevenir.pt) é lançada hoje com um objetivo: fazer com que os portugueses se comprometam a realizar o rastreio do cancro do intestino a partir dos 50 anos. A iniciativa é da Europacolon e da Dulcolax. Por cada compromisso realizado no site, esta última

oferece um donativo que irá ajudar a Europacolon a continuar a sua missão de apoio a doentes com cancro do intestino. A iniciativa visa assim sensibilizar para o rastreio, combatendo o cancro que mais mata no País (10 pessoas/dia). “O rastreio do cancro do intestino é um dos mais eficazes. Pode permitir dete-

CMVM apresenta queixa

está um artigo publicado num “prestigiado” órgão de imprensa internacional, que se debruçava sobre a situação económica e financeira de Portugal, abordando a questão da dívida soberana, por “autores que tinham interesse na desvalorização da dívida pública”. Carlos Tavares disse ontem no Parlamento que estes casos reforçam “a necessidade de tornar este mercado mais transparente”.

tar a lesão em fase pré-cancerígena/neoplásica, num estádio precoce”, explicou Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal. A organização adiantou ainda ao metro que o distrito que reunir um maior número de ‘compromissos’ no site vai acolher o concerto ‘Toca a Prevenir’ com Luís Represas. PATRÍCIA TADEIA

10

pessoas por dia são vítimas do cancro do intestino. Embora ainda haja muito desconhecimento, este é o cancro que mais mata em Portugal

NATÁLIA FERRAZ

Serviços sem fazer relatórios O primeiro-ministro afirmou ontem não existirem relatórios “não há matérias de relatórios, nem sobre empresas, nem sobre pessoas, como as que vieram visadas na comunicação social, que tenham sido pro-

duzidas pelos serviços [de informações]”. No Parlamento, Pedro Passos Coelho acrescentou ser “importante notar que as matérias não têm qualquer relação com aquilo que é tradição, o trabalho e os factos apurados no âmbito dos próprios serviços”. O chefe do Executivo sustentou ainda que o ministro Miguel Relvas agiu bem, “com a correção e a transparência devidas”.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) detetou indícios do crime de manipulação da dívida portuguesa e apresentou queixa ao Ministério Público. De acordo com o supervisor do mercado em causa

Fuzileiros em praias sem vigia A segurança nas praias portuguesas não vigiadas é reforçada esta época balnear com 25 novas carrinhas operadas por fuzileiros, informaram hoje o ministro da Defesa Nacional e o comandante do ISN.

“Fuzos” em patrulha


05

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

PAULO DUARTE

Porto

Maia “farta” do “castigo” Autarquia pede ao Governo que “honre a palavra” Em causa está a mudança de pórticos nas ex-SCUT

Pórticos atravessam o centro urbano da Maia

O presidente da Câmara da Maia afirma estar “farto de ser castigado”, desafiando o Governo a “honrar a sua palavra” e a mudar a localização dos pórticos de cobrança de portagens nas ex-SCUT que atravessam o concelho. Em causa estão três pórticos colocados na A41, antigo IC24, que obrigam a população do concelho da Maia a pagar portagens em deslocações ao centro da cidade ou no acesso ao aeroporto Sá Carneiro. “O secretário de Estado dos

Correção Para o autarca qualquer solução será “a correção de uma discriminação negativa”, já que nenhum outro concelho vizinho tem pórticos nos centros urbanos

Transportes disse que em seis meses resolvia isto, mas o tempo já passou e está tudo na mesma. Peço que cumpra o que disse, que honre a sua palavra”, afirma António Bragança Fernandes.

Parto em andamento Um menino nasceu ontem de manhã numa ambulância dos bombeiros de Oliveira de Azeméis, a caminho do Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira. A meio do cami-

Detido por furto A Polícia Judiciária (PJ) deteve um dos alegados responsáveis pelo furto de 89kg de ouro, consumado em 2 de março de 2011 num laboratório de metais preciosos em Gondomar. O suspeito é um homem de 49 anos, residente em Vila Nova de Gaia, “com antecedentes pela prática de crimes contra o património”, sublinha a PJ através de comunicado.

nho para o hospital, as socorristas concluíram que havia ameaça de parto e pararam a ambulância. “O parto acabou por acontecer no nó de acesso à A29 em Ovar Sul”, segundo o comandante dos bombeiros de Oliveira de Azeméis, Paulo Vitória. O menino nasceu com 4,8kg.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje às 21h15, na Quinta de Bonjóia, em Campanhã, assistia à discussão “O VINHO E A SUA PROVA – VERDADES E MITOS”, na presença

do especialista Bento Amaral, que esclarecerá questões ligadas aos provadores de vinhos, como por exemplo se é necessário terem sentidos olfativos ou gustativos especiais.

PUB


06

Trocos

Alemanha ajuda Portugal EXPORTAÇÕES. O ministro da economia da Alemanha, Philipp Rosler, disse ontem saber “que a Espanha, que está agora em dificuldades, é o principal importador de produtos e serviços portugueses. Por isso, enquanto segunda economia importadora de Portugal estamos prontos para ajudar”.

Recapitalizar com aprovação BANCA. A Comissão Euro-

peia deu ontem a ‘luz verde’ ao plano português de recapitalização da banca, por considerar que o mesmo respeita as regras comunitárias de ajudas estatais e é necessário.

PUB

www.readmetro.com

economia Pessimismo menor INE. Os resultados mais

recentes dos inquéritos de conjuntura do INE, referentes a maio, apontam para uma redução dos níveis de pessimismo em quase todos os quadrantes da economia.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$103.23 (-3.24%)

0,949 (-0,21%)

Psi-20

4.517,69 (-1,08%)

Euro para: Dólar 1,236 Libra 0,799 Real 2,494

QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

Trabalho é preocupação Comissão Europeia apresenta recomendações anuais Atenção ao desemprego, subsídio e mercado laboral A Comissão Europeia (CE) apresentou ontem as suas recomendações anuais de política económica para cada um dos 27 Estados-membros da UE. As recomendações incorporam dados dos programas de estabilidade ou convergência enviados por cada país. Em relação a Portugal, a CE nota que “a situação do mercado laboral se deteriorou significativamente” e que “a taxa de desemprego atingiu os 15% em fevereiro, e deverá agravar-se mais ainda este ano”. Bruxelas manifestou-se ainda satisfeita com a revisão do Código de Trabalho,

Aplicar programa da troika testa capacidade do setor público mas considerou que a duração máxima do subsídio de desemprego “continua a ser longa de mais”. A Comissão refere a “importante reforma do mercado laboral” que vai redu-

zir substancialmente a rigidez do mercado de trabalho” e aconselha o Governo a prosseguir o programa da troika e a adotar “reformas estruturais” para “reduzir os custos do trabalho e aumentar a flexibilidade”. A dimensão do esforço exigido pela aplicação do programa da troika está a “testar os limites da capacidade administrativa do setor público” em Portugal e o Governo deve fazer uma “revisão aprofundada” das leis de finanças locais e regionais, de forma a reforçar o controlo orçamental das autarquias e das regiões.

Mercado Puro

CRIATIVIDADE NA CRISE ANA PAULA CRUZ PLANEAMENTO ESTRATÉGICO ADPRESS - DOCENTE IPAM WWW.MERCADOPURO.COM

Crise no investimento publicitário, apesar de tantos anúncios! Negociações apertadas das marcas e baixa de preços das inserções nos Meios de Comunicação, resultam numa descida de 5%, face a igual período de 2011. Neste cenário, traduzido em despedimentos e encerramentos, um oásis: a rádio aumentou as receitas publicitárias em 7%, resultado de novas dinâmicas da programação e o ter-se tornado visual, com o acesso dos espetadores aos estúdios via Net. Um viva, para a criatividade na crise, fórmula de sucesso!


PUB


08

www.readmetro.com

mundo

QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

EUA. Eleições 2012

Planisfério

ND lidera sondagens GRÉCIA. As últimas

sondagens realizadas na Grécia, indicam que o partido Nova Democracia (ND) está em primeiro lugar com um resultado entre 25,6% e 27,7% dos votos e preveem uma coligação de governo formada pelo (ND) e o PASOK.

Referendo ao tratado IRLANDA. A Irlanda reali-

za hoje o referendo ao tratado europeu para estabilidade financeira. Em termos práticos, o povo irlandês decidirá se o país deve submeter-se às restrições e limites previstos no pacto fiscal.

Empresário de 65 anos vai enfrentar o presidente Barack Obama nas eleições marcadas para 6 de novembro GETTY

Mitt Romney já é candidato oficial

Finalmente! O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, tornou-se ontem oficialmente o candidato republicano à presidência dos EUA, ao superar com sucesso nas primárias do Texas os 1.144 delegados necessários para obter a nomeação do seu partido para disputar a corrida à Casa Branca.

Mais mortos

ONU: um em cada sete sofre de fome Cimeira sobre desenvolvimento sustentável ensombrada pelo combate à fome Agência da ONU para FAO prioriza implementação de políticas públicas na erradicação do flagelo O diretor-geral da agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO) José Graziano da Silva divulgou ontem o relatório anual, onde alerta que uma em cada sete pessoas no mundo sofre de fome.

O aviso foi dirigido aos participantes da cimeira de desenvolvimento sustentável (Rio+20) que vai decorrer no Rio de Janeiro (Brasil) entre 20 e 22 de junho. Para Graziano Silva, não se pode começar a fa-

A cimeira do Rio+20 é uma “oportunidade de ouro” para abordar a problemática da segurança alimentar lar de desenvolvimento sustentável “enquanto quase um em cada sete homens, mulheres e

crianças ficarem para trás, vítimas de subnutrição”. Assim, apela aos participantes que assumam seis

compromissos na cimeira, entre os quais acelerar a redução da fome e da malnutrição e apoiar os esforços de todos os atores do setor alimentar e agrícola, especialmente nos países em desenvolvimento.

GETTY

Taylor condenado O ex-presidente da Libéria Charles Taylor foi ontem condenado a 50 anos de prisão por crimes contra a Humanidade pelo Tribunal Especial para Serra Leoa. Taylor forneceu armas e munições aos rebeldes res-

ponsáveis por inúmeras atrocidades, raptos e violações durante uma década de guerra civil, que terminou em 2002 com mais de 50 mil mortes. Em troca desta cumplicidade recebia “diamantes de sangue”, extraídos com recurso ao trabalho escravo. O ex-presidente vai cumprir pena numa penitenciária britânica.

Assange extraditado O Supremo Tribunal britânico aprovou ontem a extradição do fundador do WikiLeaks Julian Assange para a Suécia para enfrentar acusações de abusos sexuais a duas mulheres. A decisão, adiantou o presi-

dente da instância, Lord Phillips of Worth Matravers, foi tomada por uma maioria de cinco votos contra dois. Assange perde assim uma luta que já dura há dois anos, mas diz-se inocente e alega que as acusações apenas têm motivação política. Os seus advogados já anunciaram que vão pedir a reabertura do caso.

Batalha judicial perdida

Os observadores da ONU confirmaram ontem a descoberta de mais 13 cadáveres na Síria, abatidos a tiro. Os corpos – masculinos – foram encontrados perto da cidade de Deir al-Zour, com as mãos atadas atrás das costas e aparentemente alvejados na cabeça. A ONU já condenou os atos, que se juntam ao massacre de Houla, onde foram executadas 110 pessoas.

Jornalista libertado O correspondente francês da televisão France 24 e do Le Figaro na Colômbia, Romeo Langlois, que estava refém das Forças Armadas Revolucionárias Colômbia (FARC) foi ontem libertado após um mês de cativeiro. Langlois foi capturado quando filmava a destruição de laboratórios de cocaína por soldados do exército na região Caquetá, na Colômbia e está bem de saúde.


PUB


PUB


PUB


PUB


PUB


www.readmetro.com

09

QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

GETTY

Entrevista Metro

São das bandas mais queridas do público português Os James regressam a Portugal para tocar no Rock in Rio Jim Gleenie fala da cumplicidade com o público nacional

2 culto

O concerto dos James (Tim Booth na foto) está marcado para domingo, no mesmo dia do espetáculo de Bruce Springsteen

LUA-DE-MEL NO ROCK IN RIO Estiveram recentemente em digressão nos EUA. Deu para “aquecer” para o Rock in Rio?

Foi incrível. Nós adoramos tocar em festivais. Para nós é uma diversão autêntica! É como receber num dia de folga. Até porque tocamos para muita gente que pode até nem nos conhecer. Mas aqui em Portugal não é tanto assim. Até deve haver muita gente que vai de propósito só para vos ver.

Sim, sei que há muitos fãs leais em Portugal que já estão connosco há muitos anos. E é por isso que vamos aí sempre que podemos. Eu, por exemplo, vou para Portugal antes do festival! Caso-me uma semana antes do festival e fico em Cascais até sábado! Depois eu e o Larry [Gott] ficamos em Lisboa a escrever canções novas. Então podemos dizer que o Rock in Rio vai ser a sua lua-de-mel! Exato! E estamos

ansiosos! Nunca tocámos

antes no Rock in Rio. E estou ansioso para ver o Bruce Springsteen, que nunca vi... Lançaram, há uns tempos, dois discos: “The Night Before” e “The Morning After”. Mas agora já não estão na altura de promover as canções desses dois discos. Podem subir ao palco e tocar o que querem? Sim, é muito isso!

“Queremos sempre deixar as pessoas felizes: é a essência do nosso trabalho”

Não há a obrigação de promover nada. Temos feito excelentes concertos, nos EUA, também na América do Sul, por isso vamos estar muito bem preparados. E depois em Portugal é diferente, de facto, uma vez que nos conhecem bem e gostam de nós. Como é que se sente ao ver a reação das pessoas a canções como “Sit Down”, “Laid” ou “Sometimes”? São autênticas festas! Nos con-

certos de James conseguimos criar vários tipos de emoções – e é isso que procuramos. O clímax é isso que dizes, elevar as pessoas: queremos que saiam de um concerto nosso quentes, suadas, a sorrir e felizes! Para mim é um prazer enorme sentir que consegui isso. Mas não é fácil. Nem é sempre uma festa do início ao fim. Mas queremos sempre deixar as pessoas felizes: essa é a essência do nosso BRUNO MARTINS trabalho.

PUB


10

www.readmetro.com

culto

QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

GETTY

Menos pó, mais relva?

Os Flaming Lips são cabeças de cartaz do festival

Organização do Super Bock Super Rock diz estar a preparar um prado verdejante Tudo para receber festivaleiros e também as 40 bandas DR

Um festival em tons mais verdes, com menos pó, menos queixas e menos lenços na cara a proteger os narizes. É por isto que a organização do Super Bock Super Rock está a trabalhar, há várias semanas, na plantação de um prado verdejante que pretende “trocar o pó pela relva”, disse o responsável da Música no Coração, Luís Montez, durante uma conferência de imprensa, ontem no recinto. Esta será a 18.ª edição do Super Bock Super Rock e a organização está a fazer os possíveis para que a edição deste ano, a terceira a acontecer na Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco, esteja com mais condições para

Telex

Maria João no espaço Vinyl CONCERTO. A cantora Ma-

ria João apresenta amanhã, no espaço Vinyl, em Lisboa, um novo projeto musical, intitulado Abelhas. O projeto de Maria João, com João Farinha e André Nascimento, explora novos caminhos para voz, teclados e eletrónica. A cantora, próxima do universo jazzístico, já tem um outro projeto com João Farinha, chamado Ogre.

Um cenário que se espera que seja para manter

receber quer os festivaleiros quer as cerca de 40 bandas entre 5 e 7 de julho (nomes como Lana Del Rey, Peter Gabriel, Incubus, M.I.A., Dam Funk ou Battles). No aspeto da quali-

O regresso dos Primitive

dade do ar, a Música no Coração estabeleceu uma parceria com uma empresa de gestão de espaços verdes que tratou de fazer a instalação do prado verde entre o palco Super Bock e a ten-

da electrónica @Meco, havendo também uma rega intervencionada ao longo dos 3 dias de festival. A zona de campismo junto ao recinto terá, este ano, o dobro dos chuveiros em comparação com a edição de 2011, estando previsto também o reforço das casas de banho e novos arruamentos. Este ano, a zona de campismo será aberta um dia mais cedo (a 3 de julho) para permitir a mais rápida circulação e chegada ao festival. O bilhete diário para o Super Bock Super Rock custa €45. O passe de três dias custa €80. Toda a informação em www.superbocksuperrock.pt.

Primavera Sound aproxima público O diretor artístico do Optimus Primavera Sound diz que gostava de desenvolver a ideia de mudar a relação entre público e artistas, tendo chegado a ponderar a hipótese de um festival sem palcos, contou João Paulo Feliciano.

“Acho que a programação do Primavera é feita sobretudo com base nessa paixão na descoberta da música”, disse. O evento decorre no Parque da Cidade do Porto entre 7 e 10 de junho e será marcado pelo minimalismo visual. LUSA

The Go! Team em Coura

nomes confirmados ontem para o festival EDP Paredes de Coura, na Praia do Taboão. O evento vai acontecer entre 12 e 17 de agosto e os bilhetes diários custam €40. O passe para os dias todos está à venda por €80.

The Go! Team (17 de agosto), Crystal Fighters e Deer Tick (dia 16) são mais três

EUA. Condecoração

ÁLBUM. Os portugueses

Primitive Reason estão de volta aos discos com um novo single. “Seeds Among The Rain” tem estreia marcada para dia 5 de junho e aponta para o regresso da banda às misturas do ska com o rock. O trabalho será financiado, em parte, pelos fãs. O álbum deverá chegar por alturas do outono e vai chamar-se “Power to the People!”.

100 milhões de dólares (mais de 80 milhões de euros) foi a quantia que Jerry Seinfeld rejeitou para filmar mais uma temporada da sitcom “Seinfeld”. De acordo com o seu antigo diretor, o comediante não aceitou a proposta porque queria passar mais tempo com a família.

Presidente confessou ser um “grande fã” da música de Bob Dylan EPA

Dylan e Obama, em nome da liberdade

Barack Obama entregou, terça-feira à noite, na Casa Branca, a Medalha da Liberdade ao músico e compositor Robert Allen Zimmerman, conhecido por Bob Dylan. Durante a cerimónia, o presidente dos EUA lembrou que, ainda “hoje em dia, toda a gente, desde o Bruce Springsteen aos U2, deve muito ao Bob”. Dylan sorriu, de óculos escuros e laço ao pescoço. E Obama rematou: “Não há gigante maior na história da música norte-americana.”


PUB


12

www.readmetro.com

lazer

QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

Mourinho (o bom filho a casa NÃO torna)

O que veste a Jacqui?

Que interessa se começou no Sporting, se em jovem jogou no “Chicletes”, ou no “Andorinhas da Musgueira FC”, ou aprendeu inglês na “SóSadinos” English School. Interessa é que é um ganhador, com feitos maiores que o dito “mentor”. Tomaria Portugal ter muitos como ele. Gostamos muito que os “ídolos” caiam do “pedestal”, para termos “pena” deles, mas é uma “chatice”, pois ele não cai.

Correio

Jacqui Sze, estudante de arte

MICHELLE BOBB-PARRIS

“Sapatos Massimo Dutti, calças Urban Outfitters, camisa vintage, óculos e lenço Brick Lane e chapéu do mercado de Portobello.” O seu estilo: “Sou estudante de arte e gosto de colecionar coisas vintage.” PUB

A MINORIA SILENCIOSA

Horizontais 1. Repercussão. Miliciano antes de passar a aspirante. 2. A si mesmo. Medida itinerária chinesa. Grande massa de neve que se despenha da montanha. 3. Chá ou infusão de ervas medicinais. Sobre (prep.). 4. De curta duração. Mulher que cria criança alheia. 5. Resina odorífera cor de enxofre. Magnete natural. 6. Cólera. Eia (interj.). 7. Instrumento musical de sopro, de madeira, em forma de tubo tronco-cónico, com palheta dupla e chaves. Vinho de maçãs. 8. Grande massa de água salgada que cobre cerca de três quartas partes da superfície do Globo. Administrar. 9. Bismuto (s.q.). Mariola. 10. Árvore leguminosa cesalpinácea. Contr. da prep. de com o art. def. o. Preposição. 11. Estagnação. Botequim.

Sudoku

•••••

Verticais 1. Leste. Guloseima feita com chocolate. 2. Época de ceifar. Reunião de pessoas para dançar. 3. Categoria dos desportistas que possuem mais de dezoito anos de idade. O espaço aéreo. 4. Sinal para começar alguma coisa. Vaso de pedra para líquidos. 5. Indústria cinematográfica. Aquelas. 6. Unidade de medida agrária equivalente ao decâmetro quadrado. Anuência. 7. Contr. da prep. de com o art. def. a. Eira. 8. Cada um dos anéis que faz parte de uma cadeia. Substância corante, para tingir de azul. 9. A tua pessoa. Tem sabor amargo. 10. Inchação produzida pela infiltração de serosidades no tecido celular, sem vermelhidão nem dor. Até agora. 11. Espaço de sete dias seguidos. Cortar e triturar com os dentes.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Eco, Cadetes. 2. Se, Li, Alude. 3. Tisana, Em. 4. Efémero, Ama. 5. Anime, Íman. 6. Ira, Ena. 7. Oboé, Sidra. 8. Mar, Dirigir. 9. Bi, Magano. 10. Olaia, Do, De. 11. Marasmo, Bar. VERTICAIS: 1. Este, Bombom. 2. Ceifa, Baila. 3. Sénior. Ar. 4. Lamiré, Pia. 5. Cinema, As. 6. Are, Sim. 7. Da, Eirado. 8. Elo, Índigo. 9. Tu, Amarga. 10. Edema, Ainda. 11. Semana, Roer.

Street Fashion. Londres

Palavras Cruzadas


pequenos anúncios

MUDANÇAS E TRANSPORTES  5 ESTRELAS

DESMONTAGEM E MONTAGEM COM PROTECÇÃO DESDE 20€/H A rapidez que você precisa... Com o carinho que você merece 24 horas - Ligue agora (351) 915555593 Email: mudancas5estrelas@hotmail.com site: www.mudancas5estrelas.com


pequenos anúncios

LEILÃO IMOBILIARIO PORTO

16 DE JUNHO 2012 15H00

AVEIRO

MAIA

29 DE JUNHO 2012 29 DE JUNHO 2012 17H30 17H30

HOTEL NOVOTEL SUCURSAL SUCURSAL PORTO GAIA MILLENNIUM BCP MILLENNIUM BCP LUGAR DAS CHÃS, AFURADA VILA NOVA DE GAIA

AVENIDA DR. LOURENÇO PEIXINHO, 42/44

MARQUE A SUA VISITA

RUA DR. CARLOS PIRES FELGUEIRAS, 45/49

AMI: 1827 – Val.: 06/06/2012

OPORTUNIDADES ÚNICAS EM EXCLUSIVIDADE

MARQUE A SUA VISITA

ATÉ DIA 13 DE JUNHO

ATÉ DIA 27 DE JUNHO

VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 2.000 €

VALOR DO SINAL do contrato de promessa a partir de 1.750 €

APARTAMENTOS, MORADIAS E LOJAS A PARTIR DE

20.000 €*

* ESTE VALOR REFERE-SE AO LEILÃO DO PORTO

POSS D E F I N A NI B I L I D A D E C B A N C Á R II A M E N T O O ATÉ

CONTACTOS

Porto 22 606 02 09 • 22 608 18 24 geral@euroestates.pt www.euroestates.pt

JOALHARIA E RELÓGIOS UNIPESSOAL LDA COMPRAMOS

• • • • •

• • • •

OURO E PRATA RELÓGIOS E PULSO E DE PAREDE MOEDAS E MEDALHAS DIAMANTES, PEROLAS E CORAIS SAFIRAS, RUBIS, ESMERALDAS E ANEIS DE DIAMANTES ANTIGUIDADES VIDRO E PORCELANAS MARMORE E BRONZE SERVIÇOS DE PRATA

• • • • • • • •

BRINQUEDOS E BONECAS ANTIGAS QUADROS PINTADOS A ÓLEO E AGUARELAS MOBILIÁRIO E ESPELHOS LUSTRES MALAS DE MARCA ESTATUETAS DE MARFIM CAIXAS DE OURO E PRATA CASACOS DE PELE BIJUTERIA ANTIGUIDADES NO GERAL

Horário: 1 –  horas Porto (de 2 a 10 de Junho) Hotel Mercure Porto Centro Praça da Batalha 116 4049-028 Porto www.mercure.com

Compramos Jóias, ouro, Prata, Relógios, todo o tipo de antiguidades e MUITO MAIS! Os Melhores preços pagos na hora!

Faro (de 23 de Junho a 1 de Julho) Hotel Faro Praça D. Francisco Gomes N2 8000-168 Faro www.hotelfaro.pt

Contactos: Telefone (PT): 910236544 Telefone (EN): 910240175 E-mail: essex.jc@gmail.com Pode também enviar os seus artigos para o APARTADO 27116,1144-003 Lisboa ATENDIMENTO AO DOMICILIO APENAS COM MARCAÇÃO


www.readmetro.com

15

QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

EPA

“Monsieur” Grand Slam Guarda-redes do Cluj

Roger Federer torna-se no recordista de vitórias (234) nos quatro grandes torneios de ténis Suíço supera marca de Jimmy Connors O título poderá induzir em erro: na verdade, o suíço Roger Federer já era a figura maior dos Grand Slams, contabilizando o recorde de 16 títulos nos quatro grandes torneios de ténis – Open da Austrália (4), Roland Garros (1), Wimbledon (6) e US Open (5). Só que Federer é muito dado a fazer história e, na segunda ronda de Roland Garros, consolidou esse estatuto ao superar as históricas 233 vitórias do norte-americano Jimmy Connors em torneios do Grand Slam. A partir de ontem o número mágico passa a ser ‘234’. A “vítima” foi o romeno de 27 anos Adrian Ungur (92.º do mundo) – parciais de 6-2, 6-2, 6-7 e 6-3.

Jogadas

Penas foram suspensas NO NAME BOYS. O Tribunal

Criminal de Lisboa decidiu na repetição parcial do julgamento dos No Name Boys, substituir as penas de prisão efetiva pela suspensão da execução das sanções.

Lampard pode ficar de fora EURO. O médio Frank

Lampard lesionou-se on-

Roland Garros

2ª ronda em foco. Líder masculino, Djokovic derrotou Blaz Kavcic (99.º) por 6-0, 6-4 e 6-4 Depois de ver a irmã Serena sair de cena, Venus Williams (52ª) foi afastada pela nº 3 Agnieska Radwanska (6-2 e 6-3) e fixou o pior Grand Slam do clã Williams, que nunca caíra antes da ronda três

A caminho dos 31 anos (agosto), Federer é hoje o número três mundial, atrás de Nadal e do líder Djokovic. Já não domina o circuito, sobretudo ao nível dos torneios fisicamente mais exigentes, disputados à metem na coxa, no treino da seleção inglesa e pode ficar de fora do Euro 2012. O jogador vai ainda fazer testes médicos. Ainda assim, a lesão deixou Jordan Henderson de prevenção.

lhor de cinco partidas – a última asa de uma taça de Grand Slam que o suíço mordeu foi em 2010, na Austrália. E a história recente não ajuda: desde 2003, quando Agassi ganhou na Austrália, que um

‘trintão’ não vence uma das quatro principais provas mundiais de ténis. Talvez por isso Federer tenha enfrentado um susto diante de Ungur. Venceu o primeiro set com facilidade (6-2), repetiu a dose no segundo, mas cedeu ao terceiro, via tie-break (6-7 e 6-8). Adrian Ungur é um tenista cujo nome tem pouco eco no ténis mundial, mas entrara em grande no pó de tijolo de Paris, derrotando David Nalbandian (40.º do ranking). Certamente que desejava repetir a gracinha. Federer é que tinha outras ideias e fechou o quarto e último set para fixar o novo recorde, além do embate contra o anfitrião NiR.A.C. colas Mahut (89.º).

Beto quer mais apoio Ainda com os assobios de Leiria em fundo, Beto fez ontem um apelo aos portugueses para se envolverem em torno da causa nacional no Euro 2012. “Contra 10 ou 11 milhões será difícil alguém ganhar a Portugal”, notou o internacional português, que representa o Cluj, da Roménia. Titular no nulo contra a Macedónia, em jogo de preparação, Beto diz “partir do mesmo patamar que Rui Patrício e Eduardo” na corrida à titularidade. Menos confiante revelou-se Eduardo, lamentando “não ter jogado com tanta regularidade este ano” como gostaria.

3 sport

Top/Flop

Paul Scholes O médio do Man. Utd renovou contrato com o clube por mais uma época. Curioso é que há um ano anunciou a reforma, mas, a meio da temporada, acedeu ao pedido de Ferguson para regressar.

Basquetebol. NBA

Besiktas fora da Europa TURQUIA. A UEFA excluiu

por um ano o Besiktas das competições europeias por incumprimento dos requisitos financeiros do organismo, anunciou o clube turco.

J. Eduardo Simões

Indiano repete título campeão XADREZ. O indiano

Viswanathan Anand mantém-se como Campeão do Mundo de xadrez, após derrotar ontem em Moscovo, no desempate por partidas rápidas, o pretendente ao título, o israelita Boris Gelfand. Anand, 42 anos, vence desde 2007.

Turma de Ginobili somou recorde de 20 triunfos seguidos entre época regular e playoffs GETTY

Spurs fazem 2-0 na final de Oeste À procura da sua quinta final absoluta na NBA, os San Antonio Spurs voltaram a servir-se do fator casa para alcançar a segunda vitória consecutiva na final da Conferência Oeste da NBA, frente aos Oklahoma City Thunder, por 120-111. Para o triunfo muito contribuiu a inspiração do base Tony Parker, autor de 34 pontos.

O presidente da Académica de Coimbra foi condenado pelo Tribunal da Relação a uma pena efetiva de seis anos e meio de prisão por um crime de corrupção passiva e outro de abuso de poder.


PUB

20120531_pt_porto  

Festival SBSR2012com pastoverde {pág.10} Portugal.Visitaoficial GRANDEPORTO 15%dosportuguesesjádeixaramdefumar 23% sãofumadores SónaSuéciase...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you