Issuu on Google+

DISCO

Teatro Imaginarius traz 70 encenações às ruas da Feira {pág. 9}

7 ANOS DEPOIS OS GARBAGE SOAM... AOS GARBAGE {pág. 8}

Música Escolhas da semana para os seus ouvidos

GRANDE LISBOA segunda-feira 14 Maio 2012 ano 6, nº 1660 Hoje 16° | 27°

Amanhã 17° | 34°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Modelos de bombeiros às avessas

Fórmula 1. Estreia

Governo quer nova organização Liga defende novo financiamento Associação quer saber soluções {pág. 4} Desporto

Campeão ao cair do pano

Grécia ainda sem governo Acordo partidário falha {pág. 6}

Piloto venezuelano da Williams-Renault celebra no fim da prova espanhola PAUL GILHAM/GETTY IMAGES

Primeira vitória de Maldonado Pastor Maldonado venceu ontem um Grande Prémio pela primeira vez. Em Espanha, de onde largou da “pole”, bateu Fernando Alonso (Ferrari), que agora divide a liderança do mundial com o atual campeão, Sebastian Vettel (Red Bull).

Manchester City celebra título inglês 44 anos depois Aguero conseguiu golo da vitória por 3-2 sobre o Queens Park Rangers na derradeira jogada Moreirense junta-se a Estoril na I Liga {pág. 15}

O Alfaiate em XXL Reciprocidade e cumplicidade de uma fotografia {pág. 2} PUB


www.readmetro.com

02

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012

1

O ALFAIATE http://oalfaiatelisboeta.com José Cabral

TROCA DE FOTOS

jornal

eio ter comigo e perguntou-me de forma tímida se me podia tirar uma foto. Ri-me e disse “se há pessoa no mundo que não tem legitimidade para recusar uma fotografia, sou eu”. E acrescentei (enquanto tirava dum saco a máquina fotográfica que ele ainda não havia visto) “e escusas de perder muito tempo a agradecer porque, mal acabes de me fotografar, sou eu quem te vai retratar”.

V

Não perca hoje!

Escreva para info@oalfaiatelisboeta.com

MÚSICA VIRGEM SUTA Fnac Chiado, Lisboa Entrada livre, 18h30 Depois do sucesso com o homónimo álbum de estreia, Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda lançam-se na aventura do 2º álbum. “Doce Lar”, o novíssimo disco do duo de Beja, será o centro de todas as atenções no palco da Fnac do Chiado.

metro online

Veja o novo trailer de ‘The Expendables 2’, apresentado pelo próprio Sylvester Stallone.

www.facebook.com/ Gigwise “Um quadro do cantor britânico Pete Doherty, feito com o sangue da malograda Amy Winehouse, foi vendido por cerca de 44.000 euros. A obra, que se esperava poder valer aproximadamente 100.000 euros, intitula-se ‘Ladylike’.” www.facebook.com/ Thesun “Alexandra Burke rompeu com o futebolista Jermain Defoe – de novo apanhado a traí-la. A vencedora do programa ‘X Factor’ andava a tentar perdoar as escapadelas do ás inglês.”

www.facebook.com/ Ontheredcarpet “O ator de ‘Os Vingadores’, Chris Hemsworth, deu na sexta-feira as boas-vindas à primeira filha com a espanhola Elsa Pataky. A bebé chama-se India.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

@ActuallyNPH “De novo um momento ‘A Minha Vida é Incerta’: A Oprah veio cá a casa hoje. Fiz-lhe umas pizzas.”

www.guardian.co.uk/ film/filmblog “Empurrado pelo poder ‘blockbuster’ de ‘Os Vingadores’, qual dos projetos de Joss Whedon chegará ao grande ecrã?”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Clássicos da nossa literatura em Xangai O poema épico “Os Lusíadas”, de Camões, entrou esta semana numa das maiores bibliotecas do mundo, acompanhado pelos romances “A Viagem do Elefante”, de José Saramago, e “O Esplendor de Portugal”, de António Lobo Antunes, informou à Lusa fonte diplomática. Os três livros fazem parte de um lote de cerca de 50 publicações, incluindo CD, DVD e dicionários, oferecido pelo Instituto Camões à Biblioteca de Xangai, através do Consulado-geral de Portugal.

Portugal e a língua portuguesa estavam ausentes do espaço internacional daquela biblioteca, nomeadamente do seu quarto andar, dedicado à leitura de publicações estrangeiras, realçou Filipa Teles, professora na Universidade da Estudos Internacionais de Xangai. A oferta, materializada por Filipa Teles, foi feita na terça-feira passada, dia 8 de maio, no âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa (celebrado a 5 de maio).

DEAN MOUHTAROPOULOS/GETTY IMAGES

Aquecimento ao nascer do sol O inglês Lloyd Kennedy faz o aquecimento no driving range antes da quarta e última ronda do Open da Madeira, a contar para o European Tour em golfe que no fim de semana se disputou no Campo de Santo da Serra, Funchal.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social €4.048.845,00, Contribuinte 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade Diária, Distribuição Gratuita, Impressão Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel. 21 049 40 00 Fax 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial Tiago Medeiros; Diretos Vitor Machado; Agências Ivone Pinheiro; Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 E-mail publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Ativações e Eventos Alexandra Cayolla (coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto), Simon Pereira (estagiário) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012

ANDRÉ NACHO

A partir de agora, vá de bicicleta

Lisboa

Lisboa inaugura hoje duas novas ligações cicláveis Olaias, Quinta do Alemão e Parque da Belavista foram os lugares escolhidos pela CML

Lisboa convida amantes das “bikes” a dar uma voltinha

Lisboa dá hoje as boas-vindas a duas novas ligações cicláveis. Os troços onde lisboetas – e não só – vão poder começar a percorrer com as suas bicicletas complementam assim a Rede de Percursos e Corredores Pedonais e Cicláveis da cidade de Lisboa. E situam-se entre a Quinta do Alemão e o Parque da Belavista e a ponte pedonal e ciclável entre o Parque da Belavista e as Olaias. A inauguração está marcada para as 11h e conta com a presença do autarca de Lisboa, António Costa,

do vereador do Ambiente Urbano José Sá Fernandes, e da vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina. Durante a cerimónia de inauguração, será organizado um passeio em bicicleta ao longo do novo troço (ver caixa), atravessando o Parque da Bela Vista e culminando na inauguração da nova ponte entre o Parque da Belavista Sul e as Olaias. A ponte pedonal tem 176 metros e é uma das contrapartidas negociadas em 2007 entre a CML e a organização do Rock in Rio

Percurso do passeio de bicicleta hoje às 11h

para a sua manutenção em Lisboa em 2008 e 2010. “Ambas as infraestruturas são importantes contributos para a promoção da mobilidade suave em Lisboa e são contrapartidas pela realização dos festivais Rock in Rio à cidade de Lisboa”, disse a autarquia em comunicado ao metro. A ação conta ainda com a presença do presidente da Federação de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, José Manuel Caetano, e vários atletas Olímpicos e ParaPATRÍCIA TADEIA límpicos. PUB

Pinturas desde 1974 LUÍS ANICETO

Centenas de fotografias de pinturas feitas em muros de Lisboa desde o 25 de abril de 1974 até aos dias de hoje estarão disponíveis online a partir de quinta-feira no site da Galeria de Arte Urbana (GAU). A iniciativa vem assinalar o 3.º aniversário do departamento, coordenado pelo departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. No site (http://gau-

Se estivesse no seu lugar... ...hoje ia à inauguração da COM.ARTE 201, às 17h, na Praça da República, em Carcavelos. A exposição ao ar livre é promovida pela autarquia em parceria com a DNA Cascais Comércio, e decorre nas montras das lojas, resultando da conjugação da arte com os produtos oferecidos em cada espaço comercial.

lisboa.blogspot.com) haverá um mapa de Lisboa, onde estão identificados vários pontos na cidade. Ao clicar nesses pontos, o utilizador tem acesso a uma timeline com o registo das pinturas que ao longo dos anos existiram naquele local. O site integrará ainda o blogue do projeto, um calendário com as principais atividades, concursos e outros eventos, e biografias de artistas da área.

Arte urbana online

Grupo faz flashmob

Editores reclamam

O Movimento Sem Emprego (MSE) organiza às 15h um Flashmob no Centro de Emprego do Conde Redondo, “contra a criminalização dos desempregados”. O grupo conta ao metro: Em março, neste centro, “uma ativista do MSE foi constituída arguida, acusada de desobediência (...) por distribuir panfletos a convocar os desempregados para um plenário”.

A 82.ª edição da Feira do Livro de Lisboa chegou ontem ao fim, mas ficaram as queixas dos editores e livreiros. Cerca de cinquenta subscreveram um abaixo-assinado exigindo a mudança de datas e horários da feira. “Decorreu em dias de chuva e frio, o que afastou clientes”, defendem, pedindo que a iniciativa volte a decorre no fim de maio e início de junho.


04

www.readmetro.com

nacional

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012

Governo e Liga não se entendem VITOR MOTA / CM

Bombeiros precisam de nova organização, diz secretário Liga pede mais ajudas do Executivo De um lado o secretário de Estado da Administração Interna. Do outro a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Depois de Filipe Lobo D’Ávila ter dito que os bombeiros voluntários têm de encontrar novas fórmulas de organização, avançando que o Governo está a trabalhar num novo modelo de financiamento, o presidente da LBP sugeriu que o Executivo dê uma “vassourada” na Autoridade Nacional de Proteção Civil. Para Jaime Soares esta é uma estrutura “ultrapassada, burguesa e elitista”. “Queremos uma nova lei de financiamento que não existe. Os bombeiros são praticamen-

Norte a Sul

“Indignados” vaiam Passos FEIRA DO LIVRO. O primeiro-ministro, Passos Coelho, acompanhado da mulher e do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, visitou ontem a Feira do Livro de Lisboa e foi vaiado quando se cruzou com elementos do protesto dos “Indignados”, acampados no Parque Eduardo VII.

Mais pedidos em março RSI. Em março houve

mais 6.359 pessoas a pedir o Rendimento Social de Inserção (RSI). No Porto há mais de 99 mil inscritos no RSI e em Lisboa estes são 65 mil, noticiou o JN.

Números Em Portugal existem mais de 30 mil Bombeiros Voluntários. Espalhadas por todo o País, existem ainda cerca de quatrocentas associações de bombeiros.

te trabalhadores do Estado gratuitamente e isso tem de acabar”, disse. Por seu turno, a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários quer saber quais as soluções do Governo, referindo que a demora só aumenta os problemas na gestão.

Governo anuncia criação de plano de financiamento para ajudar os bombeiros

Cópias que custam milhões JORGE GODINHO / CM

Segundo as conclusões do “Estudo do Setor de Edição e Livrarias e Dimensão do Mercado da Cópia Ilegal”, encomendado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), o prejuízo causado pela cópia ilegal é na ordem dos 67,57 milhões de euros, quase o dobro do volume de negócios da edição e da venda a reta-

lho, que é contabilizado em 35,50 milhões de euros. A cópia ilegal reflete ainda uma perda de 11,35 milhões de euros para o Estado em receitas fiscais. De acordo com o estudo, 94% dos alunos recorrem a fotocópias que são disponibilizadas pelo estabelecimento escolar, pelas lojas e centros de fotocópias, e

Proteção de Dados: processos a dobrar Mais de 18 mil processos deram entrada em 2011 na Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), quase o dobro dos recebidos em 2010 e que representa um “número recorde”, segundo o relatório de atividades.

De acordo com o relatório da CNPD, o ano de 2011 caracterizou-se não só por um acréscimo “muito significativo” no número de processos que deram entrada como também no número de processos concluídos.

através da Internet. As fotocópias, conclui o inquérito, constituem 45% das fontes de estudo dos alunos. Neste contexto, a APEL exige a “revisão da legislação existente”, a “criação de novas leis” e um “tribunal especializado” para julgar casos de usurpação do direito de autor e da propriedade intelectual. LUSA

Fotocópias ilegais

300 mil País virado peregrinos para o mar Mais de 300 mil peregrinos terão estado em Fátima na peregrinação de 13 de maio ao Santuário de Fátima. A eucaristia, celebrada por 22 bispos e 265 padres, assinalou os 95 anos da primeira aparição na Cova da Iria, em 1917, aos três pastorinhos.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera deve ser o novo nome do Instituto de Meteorologia, num processo que facilita a cooperação, o desenvolvimento de novas áreas, e a competitividade internacional, disse o atual presidente, Miguel Miranda. A

Ecoradar

CONGRESSO INTERNACIONAL ECOSALDO SARA CAMPOS SARACAMPOS @QUERCUSANCN.PT

Estamos em contagem decrescente para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio+20, e que terá lugar no Rio de Janeiro no mês de junho, 20 anos depois da ECO/92, também realizada naquela cidade. Preparando terreno, a Quercus e os parceiros do projeto Condomínio da Terra organizam, nos próximos dias 17 e 18 de maio, o Congresso Internacional “EcoSaldo – A Contabilidade da Economia Verde”. Este evento vai juntar, no Parque Biológico de Gaia, vários especialistas internacionais num debate sobre como podemos pensar os sistemas naturais do nosso planeta enquanto património comum e ainda quantificar, com uma métrica própria, os contributos positivos e negativos entre a atividade humana e a Natureza. Será possível atribuir um preço a esses encargos e benefícios e estabelecer um mercado para acertar o nosso “ecosaldo”? Estes são alguns dos tópicos que estarão em aberto neste congresso de participação gratuita. Os interessados apenas precisam se inscrever, enviando um e-mail para inscrever@condominiodaterra.org. Todo o programa em ww.condominiodaterra.org.

“Temos de nos virar [para esta área], tanto nos processos atmosféricos como oceânicos” MIGUEL MIRANDA aposta futura será o conhecimento dos oceanos, área em que Portugal pode ter um papel importante, com contribuição do novo instituto, acrescentou o responsável.


PUB

05

economia

Comércio livre na Ásia China, Japão e Coreia do Sul começam negociações Zona económica é a mais dinâmica do mundo Os dirigentes das três grandes potências económicas da Ásia do Norte, China, Japão e Coreia do Sul, acordaram ontem iniciar este ano negociações para criarem uma zona de comércio livre na região. “A Ásia do Norte é a região mais dinâmica do mundo do ponto de vista económico. Há pois um enorme potencial para que os três países tenham uma cooperação mais estreita em matéria de comércio e de investimento”, disse à imprensa internacional o primeiro-ministro chinês. “A criação de uma zona comércio livre libertará a vitalidade económica da

Trocos

Schaeuble a presidente? EUROGRUPO. O ministro

das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, admitiu ontem ao Welt am Sonntag, pela primeira vez, estar disposto a assumir a presidência do Eurogrupo e suceder ao primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, que abandona o cargo em finais de junho.

Compra investigada INSTAGRAM. A Comissão

Federal de Comércio, (FTC na sigla inglesa), órgão regulador norte-americano, questionou o Google e o Twitter na sua investigação sobre a aquisição do serviço de partilha de fotos Instagram pela rede social Facebook, por mil milhões de dólares (700 mil M€).

Interesse que os três países tenham uma cooperação mais estreita nossa região e dará um forte impulso à integração económica no sudoeste asiático”, lembrou Wen Jiabao, que falava à margem da cimeira entre a

Lixo reina na Internet Cerca de dois milhões de mensagens que são lixo (“spam”) são enviados por segundo, através da Internet, revela um estudo que estima que este valor repre-

China, Japão e Coreia do Sul em Pequim. De acordo com a agência Lusa, o nível de vida do conjunto formado pela China, Japão e Coreia do Sul, calculado em termos de paridade de poder de compra, representa atualmente a primeira zona económica do mundo, antes mesmo da União Europeia. A constituição de uma zona de comércio livre entre estas três economias tem sido um assunto recorrente nos últimos seis anos. As três nações da Ásia do Norte realizam estudos sobre a exequibilidade do projeto desde o final de 2002.

sente 90% do tráfego de correio eletrónico. O estudo alerta para as consequências deste fenómeno para as empresas – numa conta simples, com um trabalhador a gastar 2 mins/dia a gerir o “spam” (receber, abrir, identificar e apagar), conclui-se que são 10 minutos/semana, 21 horas/ano.

Em cumprimento do disposto no artigo 16º da Lei de Imprensa, informamos : DETENTORES DO CAPITAL DA TRANSJORNAL – EDIÇÃO DE PUBLICAÇÕES, S.A. E RESPETIVA PARTICIPAÇÃO: Acionista Metro News - Publicações, S.A.

Grupo de Media Cofina

% participação 100,00%

Publicações periódicas editadas por empresas do Grupo Cofina: Publicação Correio da Manhã Sábado Destak Metro TV Guia Flash TV Guia Novelas Semana Informática Máxima Vogue GQ Automotor Record Jornal de Negócios

Empresa Editora Presselivre - Imprensa Livre, S.A. Presselivre - Imprensa Livre, S.A. Metro News - Publicações, S.A. Transjornal - Edição de Publicações, S.A. Edirevistas - Sociedade de Publicações, S.A. Edirevistas - Sociedade de Publicações, S.A. Edirevistas - Sociedade de Publicações, S.A. Edirevistas - Sociedade de Publicações, S.A. Edirevistas - Sociedade de Publicações, S.A. Edirevistas - Sociedade de Publicações, S.A. Edirevistas - Sociedade de Publicações, S.A. Edirevistas - Sociedade de Publicações, S.A. Edisport - Sociedade de Publicações, S.A. Edisport - Sociedade de Publicações, S.A.


06

www.readmetro.com

mundo

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012

GETTY IMAGES

Continua impasse grego Reunião mediada pelo presidente para formar novo governo na Grécia infrutífero Tempo esgota-se e novas eleições são cenário provável O presidente da Grécia reuniu-se ontem com os partidos na última tentativa de formar uma coligação governamental. Mas as negociações demoraram menos de duas horas e o impasse mantém-se, apesar dos líderes terem expressado esperança de que as dificuldades serão superadas. Caso contrário haverá novas eleições, provavelmente lá para meados de junho. “Até mesmo agora, apesar do impasse no encontro que tivemos com o presidente, tenho algum limitado otimismo de que um governo possa ser formado”, afirmou o socialista Evangelos Venizelos, cujo partido PASOK foi terceiro nas

Planisfério

Caixas negras recuperadas INDONÉSIA. As autorida-

des indonésias recuperaram as caixas negras do avião russo que se despenhou quarta-feira com 45 pessoas a bordo na região leste de Java, num voo de demonstração.

Dois mortos em confrontos LÍBANO. Duas pessoas morreram em Tripoli,

Alemanha

Partido de Angela Merkel derrotada na Renânia do Norte – Vestfália CDU conseguiu 26% dos votos. Em 2010 foi 35% SPD venceu com 39% e deverá formar maioria estável com Verdes (12%) Partido Pirata, com 8% chega pela primeira vez ao parlamento do Estado

eleições. Ao mesmo tempo alertou: “a hora da verdade chegou. Ou formamos um governo, ou vamos para novas eleições.” A Nova Democracia (ND) de Antonis Samaras Líbano, em confrontos entre sunitas e alauítas. A violência começou depois de as autoridades terem prendido um clérigo sunita que terá ajudado refugiados sírios.

– vencedor no domingo passado – afirmou que as negociações para formar um governo continuam e acusou o radical de esquerda SYRIZA – segundo classificado – de bloquear os esforços.

Ao início do dia o líder da SYRIZA, Alexis Tsipras, deu como certa a formação de um governo com o Pasok, ND e Dimar. De imediato o pequeno partido de esquerda negou. O impasse político helénico vai dominar a reunião de hoje em Bruxelas, dos ministros das Finanças da Zona Euro, que voltam a encontrar-se num clima de tensão e muitas interrogações. Além da Grécia, há também a demissão do governo holandês e uma situação de grande incerteza em Espanha. A reunião do Eurogrupo será “fundamentalmente de teor político”, indicou um alto responsável europeu.

Karzai perde “negociador-chave” no conselho de paz

Conselheiro assassinado Um representante do Alto Conselho de Paz do Afeganistão e assessor do presidente Hamid Karzai foi ontem morto a tiro em Cabul. Arsala Rahmani, antigo ministro durante o regime dos talibã, era um “negociador-chave” no conse-

lho criado por Karzai para iniciar negociações de paz com os rebeldes talibã. Entretanto, o Ministério britânico da Defesa anunciou que os dois soldados mortos no sábado por membros da polícia afegã eram britânicos.

49 corpos mutilados

trada perto de Monterey, a terceira maior cidade do México. As mortes parecem estar relacionadas com a guerra entre os cartéis de tráfico de droga e o Estado, que desde 2006 já fez dezenas de milhares de mortos, em especial no Norte do país.

Quarenta e novos corpos mutilados – de 43 homens e seis mulheres – em sacos de plástico preto foram ontem encontrados numa es-

China. Inundações

Polícia ocupa favelas BRASIL. A polícia ocupa as favelas Taquaral, Coréia e Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, antes dominadas pelo traficante “Matemático”, morto no fim de semana numa operação conjunta das polícias Militar, Civil e Federal. O objetivo é desarticular o gangue do traficante mais procurado do Rio e evitar a ocupação das favelas por grupos rivais.

7 pessoas – quatro homens e três mulheres – morreram num fogo de um hotel em Fukuyama, Japão.

Condado de Min, província de Gansu, foi a região afetada pela intempérie EPA/HU GOULIN

40 mortos em tempestade breve e violenta

Quarenta pessoas morreram na sequência de uma breve, mas violenta tempestade na região montanhosa do noroeste da China na quinta-feira. Além das vítimas mortais, 18 continuam desaparecidas e 87 ficaram feridas, tendo sido transportadas para o hospital, informaram as autoridades através da página de Internet. Segundo as autoridades, as chuvas torrenciais de 60 minutos acompanhadas de granizo obrigaram à retirada de 29.300 pessoas.


www.readmetro.com

focus

07

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012

A um mês do Euro 2012, a co-anfitriã Ucrânia enfrenta uma situação constrangedora... ou pior Antiga primeira-ministra ucraniana, Yulia Tymoshenko, está a cumprir uma pena de prisão e a passar dificuldades Os líderes da UE apoiam-na Será que o regime vai cair?

ELISABETH BRAW METRO WORLD NEWS

Yulia vs. Yanukovich Mostra nódoas negras, resultado de alegadas agressões de que teria sido vítima por guardas prisionais; sofre de severas dores nas costas e não confia nos médicos ucranianos. A quem nos referimos? Yulia Tymoshenko. De que forma sabemos isto? Através da filha, que tem informado os media através de fotografias e mensagens. Depois de ter recebido uma duvidosa sentença de sete anos de cadeia, em 2011, era suposto que Yulia Tymoshenko, a líder da oposição ucraniana, saísse da cena pública. “Mas o presidente Viktor Yanukovich cometeu um erro terrível ao fazer com que ela fosse processada”, diz Lilit Gevorgyan, analista da IHS Global Insight. “Foi um julgamento político e, em vez de ser vista uma governante incapaz, Tymoshenko é agora tida como vítima de perseguição política.” É isto que os líderes mundiais pensam. A UE e os EUA já pediram a libertação de Tymoshenko e os líderes europeus, encabeçados pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, boicotaram este mês uma cimeira política na Ucrânia, levando ao seu adiamento. Até Merkel já avisou que vai boicotar o Euro 2012 na Ucrânia, tal como outros líderes da UE. “Tymoshenko não tem muito apoio no país, mas conserva uma reputação internacional”, explica Balzs Jarabik, especialista de Kiev para a FRIDE, um think tank (“fábrica de ideias”). “É por isso que Yanukovich tem medo dela: age como um czar e quer ganhar a

Knock-out ao presidente? Se as eleições parlamentares acontecessem hoje, o partido do presidente Yanukovich somaria mais votos – mas no terceiro lugar ficaria o partido Udar, liderado pelo atual cam-

60 segundos

Kobzova

“BOICOTE SERÁ UM DESASTRE” Jana Kobzova, analista do Conselho Europeu de Relações Externas: Os ucranianos estão preocupados com o processo Tymoshenko?

O caso Tymoshenko está a ter cobertura total por parte dos media e as pessoas estão a acompanhá-lo. Quase todas as sondagens apontam que ela ganharia uma segunda volta contra o presidente Yanukovich.

Vista de dentro: Tymoshenko no seu julgamento

Como é que o boicote dos líderes da UE ao Euro 2012 vai alterar a situação? Fotos libertadas pela família de Tymoshenko...

“As pessoas pensam que a Alemanha quer tirar o Euro 2012 da Ucrânia e levá-lo para a Alemanha” OLGA SHUMYLO-TAPIOLA

eleição de 2015 a todo o custo. Tymoshenko é um problema.” peão do mundo de pesos pesados, Vitali Klitschko. “Hoje, Klitschko é a verdadeira oposição”, diz o analista de Kiev, Balazs Jarabik. “É tão rico que não recebe dinheiro dos oligarcas. E é o mais pró-Europa. O único problema é que não diz quem financia o partido.”

O lugar de Yanukovich não está a salvo. E cuidado com os oligarcas. “Eles es-

... mostram lesões de supostas agressões de guardas

tão preocupados com uma reforma parlamentar que lhes pode custar os assentos”, explica Shumylo-Tapiola. “Podem forçar Yanukovich a demitir-se e a colocar um burocrata que os represente.” A pessoa para a qual todos olham é Putin, pois poderá ajudar Yanukovich ao assinar um novo acordo

sobre o gás, mais favorável do que o que Yulia assinou, motivo pelo qual foi presa. As apostas para a libertação de Tymoshenko, essas, são baixas. “No campo de Yanukovich há teorias da conspiração sobre o boicote europeu”, alerta Shumylo-Tapiola: “Acham que a Alemanha quer tirar o Euro 2012 da Ucrânia.”

Presidente, mau a soletrar, mas é autor bem pago

palavra “Professor”. Mas números recentes notam ser o autor mais bem pago na Ucrânia. De acordo com a sua última declaração de rendimentos, recebeu €1,5 milhões por livros recentes como “Um Ano no Poder”. O dinheiro vai para os mais necessitados, aponta a Radio Free Europe.

O presidente Viktor Yanukovich já tem condenações penais e é famoso por não conseguir soletrar a

Seria um desastre para Yanukovich, cujo Partido das Regiões enfrenta eleições legislativas em outubro. Tem sido a sua política doméstica que se tem revelado o maior obstáculo às ambições externas da Ucrânia. Até que ponto Yanukovich tem a posição controlada?

Como as próximas eleições presidenciais são apenas em 2015, está relativamente tranquilo. Apesar do boicote da UE ao Euro 2012, isso “apenas” traria embaraço a nível interno e esfriar as relações entre a Ucrânia e a UE. Isso com certeza que vai incomodar alguns dos seus apoiantess, mas será pouco provável que seja obrigado a demitir-se.


2 culto

Cinema

Heróis “vingam-se” nas bilheteiras

“Soamos sempre a Garbage” Shirley Manson está de volta com os seus rapazes depois de um hiato de sete anos “Not Your Kind of People” é o novo disco dos Garbage que hoje chega às lojas Dia 19 de julho tocam no festival Marés Vivas

Bastaram 19 dias para que “Os Vingadores” ultrapassassem a marca de mil milhões de dólares nas bilheteiras de todo o mundo. Segundo o site Just Jared, o recorde foi batido este domingo. Só neste fim de semana, o filme da Disney-Marvel arrecadou mais de 103 milhões de dólares nos EUA.

“Pela 1ª vez gostei mesmo de estar no estúdio. Foi fascinante e divertido” SHIRLEY MANSON

Fala a estrela Beth Cosentino quer que as pessoas tenham sexo e façam amor enquanto ouvem o segundo disco dos Best Coast, “The Only Place”, hoje disponível.

Espero que as pessoas possam curtir muito e namorar a ouvir este disco. Quero que sejam feitos muitos bebés com a música que fizemos para este álbum

Declaração!

“Adoro a Adele. Não é por sermos as duas grandes! Ela é uma cantora enorme e é linda. Dá-me arrepios” BETH DITTO, DOS GOSSIP

Confessamos que pensávamos que já estavam acabados. Passaram sete anos desde que os Garbage anunciaram uma espécie de fim. Acabou por ser um hiato nas atividades que já duravam desde 1993 – sempre com os quatro amigos juntos: Shirley Manson, Butch Vig, Duke Erikson e Steve Marker. “Acho que tínhamos chegado àquele ponto em que nos sentimos vazios. Para proteger a banda, tínhamos de ir ter uma vida. Foi o que fizemos”, explica ao metro Shirley Manson.

A paragem fez bem aos Garbage. Tiveram tempo para assentar ideias. Butch Vig, por exemplo, andou a gravar com os Foo Fighters. Shirley foi diferente: “Fiz várias coisas: casei-me, adotei um cão de resgate, mudei-me para LA, aprendi a conduzi, fiz televisão, gravei um disco, viajei por África, Índia, Butão... mas também perdi a minha mãe, que foi o acontecimento mais estranho da minha vida. Mas senti que estava pronta para fazer um novo disco.”

E eis que regressam com “Not Your Kind of People”. São os mesmos Garbage de sempre, com uma identidade sonora que não se perdeu, mas que voltam com novas abordagens ao rock, como o uso de mais recursos eletrónicos. “Independentemente do que façamos, acaba sempre por soar a Garbage”, sorri Manson. “Outra coisa importante foi que não tivemos medo de cometer erros em estúdio, de

tentar coisas novas e levar-nos ao limite. E o que eu sinto é que há uma falta de agressividade feminina e eu queria isso na música.” A vocalista considera que este é um disco “com muita paixão, como os dois primeiros” trabalhos dos Garbage. Foi por isso que, revela a cantora, lhe custou tanto terminar este disco: “Foi devastador. Foi como se tivesse acabado o recreio! Pela primeira vez gostei mesmo de estar no estúdio. Foi fascinante e divertido.” BRUNO MARTINS


09

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012

O regresso do teatro à rua Santa Maria da Feira recebe mais uma edição do Imaginarius Festival de Teatro de Rua acolhe 37 companhias de 8 países a partir de 25 de maio A 12.ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira apresenta em estreia nacional a libanesa Sabine Choucair. No espetáculo “Whispered Tales” narra histórias recolhidas em regiões do seu país para ajudar a diminuir “o medo do outro” – inclusive o de ser mulher. No cartaz deste ano, entre 25 a 27 de maio, vão estar presentes cerca de 70 encenações de 50 produções diferentes, protagonizadas por 37 companhias de oito países.

Telex

Uma sequela para o amor CINEMA. O presidente da

Universal Pictures pediu ao realizador e argumentista Richard Curtis para criar uma sequela para a comédia romântica “O Amor Acontece”. “Há muitos filmes a tentar emular este brilhante formato de encadeamento de histórias, mas só o Richard conseguiu fazê-lo bem”, disse Eddie Cunningham ao Mail on Sunday. Lúcia Moniz participou no primeiro filme com Hugh Grant, Colin Firth, Liam Neeson e Keira Knightley.

Esta será a 12ª edição do Imaginarius

Sabine Choucair, 31 anos, tem-se destacado sobretudo pela comédia física. A libanesa contou que a

Morreu “Duck” Dunn

tranquilidade quanto à sua condição de mulher não é constante: “Quando viajo sozinha ou com colegas de

trabalho para alguns países ou comunidades específicas, o meu género sexual tem um papel. Às vezes é difícil ser-se aceite e em outros locais é algo de que podemos beneficiar.” Em Santa Maria da Feira, a 25 e 26 de maio, Sabine Choucair e Chantal Mailhac vão partilhar com o público dez “histórias extraordinárias de pessoas ordinárias”, selecionadas entre 150 relatos pessoais que, recolhidos por todo o Líbano, falam sobretudo de amor, guerra, crenças reliLUSA giosas, vida e morte.

3

Música “A Balada do Coiote” TV RURAL Chifre É o sucessor do álbum “Filomena Grita!” e chega em boa hora. São das bandas mais estimulantes do pop-rock em português.

“The Black Mamba” THE BLACK MAMBA Farol Depois de muita rodagem de palco, a estreia em disco de um grupo português carregado de ritmos soul, funk e blues. Quente!

“Standing at the Sky’s Edge” RICHARD HAWLEY Parlophone Regresso aos discos de um dos “crooners” mais queridos da música inglesa: sempre melancólico, íntimo, a pedir mais um gin.

Óbito. Saudade

Música no adeus a Bernardo Sassetti

MÚSICA. Donald “Duck” Dunn, o baixista do grupo soul de Booker T Jones, morreu num hotel em Tóquio. O músico, que estava em tournée no Japão, morreu aos 70 anos enquanto dormia.

A Basílica da Estrela acolheu, no sábado à noite, centenas de pessoas para um último adeus ao pianista Bernardo Sassetti. Foram tocadas várias peças musicais, com silêncio entre cada um dos temas. Só no final é que houve um longo momento de aplauso para um dos maiores músicos portugueses de sempre, falecido aos 41 anos. O funeral foi ontem, numa cerimónia privada.

Eleanor na Zé dos Bois CONCERTO. A cantora

norte-americana Eleanor Friedberger atua hoje à noite na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. A cantora dos The Fiery Furnaces vem mostrar o seu trabalho a solo, “Last Summer”. O concerto começa às 22h e os bilhetes custam €12.

DISCOS DE ALGIBEIRA

Bernardo Sassetti terá caído de uma falésia enquanto fotografava, numa praia do Guincho CM

GETTY

Reality Show dos ‘Houstons’ A família de Whitney Houston vai ter um reality show no canal Lifetime. Considerada uma série do-

cumental, “The Houston Family Chronicles” vai acompanhar a família da malograda cantora e mostrar como lidam com a morte da artista, nomeadamente a filha adolescente Bobbi Kristina Brown, de 19 anos, bem como a sua mãe (Cissy), o irmão (Gary) e a cunhada

e empresária (Pat). A estreia está prevista ainda para este ano. Bobbi Kristina é a única filha de Whitney e Bobby Brown, ex-marido, e já foi hospitalizada duas vezes por ansiedade depois da morte da sua mãe. Agora está a ser criada pelos seus tios.

O ‘doc’ dos Black Keys Os The Black Keys estão a preparar um documentário que mostra a digressão mundial de “El Camino” – estarão em Portugal no dia 27 de novembro, no

Pavilhão Atlântico. O documentário será filmado até agosto pelo realizador Noah Abrams. Haverá cenas de bastidores, cenas de palco e ainda momentos mais íntimos de Patrick Carney e Dan Auerback. “É comédia infinita com estes dois”, diz o realizador à Spin.

Dan e Pat


pequenos anúncios

MASSAGISTA UMA PROFISSÃO COM FUTURO. Curso de

MASSAGEM de RECUPERAÇÃO (10 meses + estágio curricular garantido)

Sindicato Nacional de Massagistas de Recuperação e Cinesioterapeutas Lisboa 213 649 439 | Porto 222 087 453 Coimbra 239 722 764 | www.simac.com.pt Acreditação DGERT na área da Saúde 10% de desconto na inscrição contra apresentação do jornal


pequenos anĂşncios


pequenos anúncios

PAGAMOS O VALOR MÁXIMO!

Compramos

OURO E PRATA

COMPRA - VENDA

PILHAS DE RELÓGIOS

OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

(Para todas as Marcas)

COMPRA OURO 2.ª MÃO VENDA

PAGAMOS ATÉ

55

JÓIAS • FIOS • MOEDAS • DENTADURAS EUROS • PEÇAS PARTIDAS • ALIANÇAS • PULSEIRAS AMA R G O • ESCRAVAS • RELÓGIOS • PEÇAS ANTIGAS DE OURO • BRINCOS • PREGADEIRAS • IMAGENS • CRUCIFIXOS • CAUTELAS DE PENHORES Segunda a Sexta das 9h às 19h • Sábado das 9h às 13h

Ourivesaria Ancora R. D. Duarte, 1-A (Metro Rossio) - 213 462 797

Avenida António Augusto de Aguiar, 181 (próximo do El Corte Inglés e Praça Espanha) | Telf.: 21 386 87 03 • Tel.: 96 194 96 01

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA Desde 1951 Somos uma empresa de confiança

Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado) Tels.: 21 342 94 83 • 21 321 93 46 • Fax: 21 321 14 97 • E-mail: geral@apj.com.pt

JOALHARIA E RELÓGIOS UNIPESSOAL LDA COMPRAMOS

• • • • •

• • • •

OURO E PRATA RELÓGIOS E PULSO E DE PAREDE MOEDAS E MEDALHAS DIAMANTES, PEROLAS E CORAIS SAFIRAS, RUBIS, ESMERALDAS E ANEIS DE DIAMANTES ANTIGUIDADES VIDRO E PORCELANAS MARMORE E BRONZE SERVIÇOS DE PRATA

• • • • • • • •

BRINQUEDOS E BONECAS ANTIGAS QUADROS PINTADOS A ÓLEO E AGUARELAS MOBILIÁRIO E ESPELHOS LUSTRES MALAS DE MARCA ESTATUETAS DE MARFIM CAIXAS DE OURO E PRATA CASACOS DE PELE BIJUTERIA ANTIGUIDADES NO GERAL

Horário: 10 – 21 horas Lisboa (de 12 a 20 de Maio) FonteCruz Hotel Av. Da Liberdade 138-142 1250-001 Lisboa www.fontecruzhoteles.com

Compramos Jóias, ouro, Prata, Relógios, todo o tipo de antiguidades e MUITO MAIS! Os Melhores preços pagos na hora!

Porto (de 2 a 10 de Junho) Hotel Mercure Porto Centro Praça da Batalha 116 4049-028 Porto www.mercure.com

Faro (de 23 de Junho a 1 de Julho) Hotel Faro Praça D. Francisco Gomes N2 8000-168 Faro www.hotelfaro.pt

Contactos: Telefone (PT): 910236544 Telefone (EN): 910240175 E-mail: essex.jc@gmail.com Pode também enviar os seus artigos para o APARTADO 27116,1144-003 Lisboa ATENDIMENTO AO DOMICILIO APENAS COM MARCAÇÃO


pequenos anĂşncios


www.readmetro.com

14

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012

+ press

Carvalhal na Radio Popular Num período que coincide com o campeonato europeu de futebol, a Radio Popular (RP) lança uma campanha sob o testemunho do treinador Carlos Carvalhal: “QUERO VER PORTUGAL A GANHAR. E É JÁ!”. Esta campanha foi pensada para facilitar aos clientes a aquisição dos produtos com o mote “Compre agora e comece a pagar só em agosto sem juros”. A iniciativa terá uma forte presença nas 40 lojas RP, apoiada pela divulgação em rádio, exterior, online, folheto e comunicação em loja.

Eis o novo Galaxy S III A Samsung Electronics já divulgou a aguardada terceira geração da linha GALAXY S: o novo GALAXY S III, desenhado a pensar nas pessoas e inspirado pela natureza, é um dispositivo móvel avançado, capaz de reconhecer a voz do utilizador e de compreender as suas intenções e que permite a partilha de experiências de forma instantânea e muito mais simples. Com o Samsung GALAXY S III vai ser possível visualizar conteúdos multimédia como nunca antes, graças a um ecrã HD Super AMOLED de 4.8”. Além disto, conta com uma câmara de 8MP no painel traseiro e uma segunda câmara frontal com 1.9MP. O Samsung GALAXY S III vem equipado com o sistema Android 4.0 – Ice Cream Sandwich. Repleto da mais intuitiva tecnologia, o GALAXY S III assegura uma experiência de utilização móvel única, que recusa quaisquer compromissos.

Agora todos podem beber Fitness!

Água da Serra da Estrela com nova garrafa

O novo Fitness Líquido é um delicioso iogurte magro para todos os que gostam de manter a linha e fazer uma alimentação equilibrada, mas que não abdicam do sabor de um verdadeiro iogurte líquido com cereais. Disponível nas variedades Morango, Natural Açucarado e Frutos Tropicais, Fitness Líquido com cereais está disponível no li-

Disponível no canal HORECA (hotéis, cafés e restaurantes) a partir de maio, a nova garrafa Água Serra da Estrela Tara Retornável 0,50L, surge como resposta às necessidades do mercado, uma vez que se trata de um formato cada vez mais procurado pelos portugueses. Este novo formato representa mais uma aposta da marca em apresentar soluções que correspondam às necessidades dos clientes e consumidores.

near de iogurtes líquidos magros, em todos os pontos de venda habituais.

O queijo que as Magnum crianças gostam Infinity chegou Sabia que A Vaca Que Ri é também o queijinho que as crianças mais gostam? Num estudo independente junto de mães não compradoras com filhos entre os 6 e 12 anos, 94% das crianças que experimentaram, gostam de Vaca Que Ri.

Magnum Infinity, o novo gelado da Olá, já chegou, está disponí-

Nova coleção Intimissimi Como definir a coleção primavera/verão 2012 Intimissimi? Radiante, saborosa e elegante. Características tipicamente italianas que fazem lembrar os bons momentos vividos em absoluta liberdade. O sol da Sicília ou o encantamento campestre da Toscana traduzidos em peças íntimas para homem e mulher, personificando sempre a visão italiana da Beleza.

vel no sabor Chocolate & Caramelo e apresenta um PVP recomendado de €1,70. A experiência de prazer duradoura de Magnum Infinity também pode ser vivida em casa, já que este está disponível em packs de três unidades com um PVP de €3,19.


www.readmetro.com

15

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012

LUSA

City campeão à Hitchcock Na Liga sete anos depois

Vitória contra o Queens Park Rangers (3-2) dá terceiro título inglês à equipa de Mancini Aguero assina golo do título ao soar do gongo Talvez pelo talento que tem, por ser genro de quem é (Maradona) ou por uma bênção inexplicável, o dianteiro argentino Aguero deu ontem o terceiro título de campeão inglês ao Manchester City nos descontos da última jornada, operando uma épica reviravolta caseira contra o Queens Park Rangers (QPR). À entrada para o primeiro de cinco minutos, o ambiente no Etihad Stadium era de agonia. Os “citizens” perdiam (2-1) frente ao QPR e isso fazia do Manchester United o virtual campeão – a equipa de Nani ganhava 1-0 na visita ao Sunderland, como de restou ganhou. Mas um cabeceamento certeiro de Dzeko aos 91m

Discurso direto

Euforia “citizen” e frustração “red devil” nas reações dos técnicos rivais. Roberto Mancini (M. City): “A cinco minutos do fim já não acreditava. É incrível vencer assim.” Alex Ferguson (M. United): “Temos uma História rica e eles [City] vão precisar de um século para terem uma como a nossa.”

e uma aventura gloriosa de Aguero aos 94m (!) deixaram o anfiteatro do City num estado de loucura coletiva. A vitória por 3-2 valia o título, 44 anos depois. Com os mesmos pontos que o United, mas vanta-

gem na diferença entre golos marcados e sofridos, o City só precisava de vencer. De resto, dado o baixo grau de exigência colocado pelo rival, tudo apontava para uma tarde de festa “citizen”.

Essa ideia ganhou força quando Zabaleta marcou perto do intervalo, só que o guião da segunda parte faria corar de orgulho o mestre do suspense, Hitchcock. Festa? Sim, mas só depois de muito sofrimento. Cissé empatou no reatamento. De seguida, Joey Barton agrediu Tevez e foi expulso, deixando o QPR com dez. Confinados aos últimos 30 metros, os visitantes chocaram o City com o 2-1 (marcou Mackie). Chorava-se no Etihad Stadium. O United revalidaria o título. Ou não. Suplente utilizado, Dzeko marcou no segundo minuto dos descontos e, no derradeiro suspiro, “Kun” Aguero assinou R.A.C. o golo de uma vida.

Moreirense promovido Um empate a um golo frente ao Sp. Covilhã bastou ontem ao Moreirense para regressar ao escalão principal do futebol português, a par do campeão Estoril. À equipa de Moreira de Cónegos bastava ganhar para superar o D. Aves na luta pelo segundo lugar de promoção, mas as contas até ficaram mais facilitadas: o rival perdeu na Trofa (1-0). Em dia de decisões, o Sp. Covilhã viu-se despromovido, mas aspira à permanência por via administrativa – desistência da U. Leiria ou alargamento. O outro despromovido foi o Portimonense, em último.

3 sport

Top/Flop

Pedro Proença O árbitro lisboeta de 41 anos ganhou a prestigiante nomeação para dirigir a final da Liga dos Campeões desta época, a disputar entre Bayern e Chelsea, em Munique, a 19 de maio.

Ténis. Madrid

Jogadas

Benfica iguala play off final BASQUETEBOL. O Benfica foi ao Dragão Caixa bater o FC Porto por 82-80 e igualou o play off do título, agora com um triunfo para cada lado. No sábado, a formação azul e branca, campeã em título, tinha vencido o primeiro jogo, igualmente em casa, por 77-71. A fase decisiva da Liga portuguesa de basquetebol disputa-se à melhor de cinco.

Santos vence na Madeira GOLFE. Ricardo Santos

conquistou o Open da Madeira, que se disputou no Funchal, tornando-se no primeiro português a vencer uma prova do European Tour.

Na terra azul manda Federer

Tiago Apolónia vitorioso TÉNIS DE MESA. O portu-

guês Tiago Apolónia derrotou o espanhol Carlos Machado na final do Torneio Mundial de Qualificação Olímpica de ténis de mesa, no Qatar (4-2).

46

golos marcou Ronaldo esta época na Liga espanhola, ficando a quatro de Messi, o goleador. Ontem, no fecho da prova, o português fez um dos quatro golos na goleada do campeão Real ao Maiorca (4-1) e tornou-se no primeiro atleta a marcar a todas as equipas desde que a competição tem 20 clubes.

Tenista suíço de 30 anos conquistou o torneio da capital espanhola pela terceira vez

O Masters 1000 de Madrid terminou ontem com o triunfo de Roger Federer, à custa do checo Tomas Berdych. Na final de uma prova polémica – foram muitas as críticas à substituição do tradicional pó de tijolo por terra batida azul –, o suíço venceu por 3-6, 7-5 e 7-5 e, assim, “rouba” a vice-liderança do ranking ATP a Nadal.

GETTY IMAGES

Villarreal Da Liga dos Campeões para a II Liga espanhola: soa bizarro, mas foi isso que aconteceu ao ‘submarino amarelo’, afundado em casa pelo At. Madrid, por 1-0, cortesia de... Falcao (24 golos).


PUB


20120514_pt_lisbon