Page 1

PUB

Música Che Sudaka: cidadãos do mundo com uma missão {pág. 8}

Letras Hoje a maior feira do livro do País regressa ao Pq. Eduardo VII {pág. 9} GRANDE LISBOA terça-feira 24 Abril 2012 ano 6, nº 1648 Hoje 11° | 18°

Amanhã 13° | 18°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Contas à madeirense DCIAP fez buscas em edifício do Governo Regional da Madeira no Funchal Alegada omissão da dívida pública da ilha em causa Alberto João Jardim questiona mandato e situação {pág. 4}

China. Automóveis

Liga dos Campeões

Jornada de decisões Meias-finais da Champions disputadas hoje e amanhã Final Real vs. Barça? {pág. 15}

Crime oriental Retrato da vida de um típico “gangster” chinês {pág. 6}

Pode parecer, mas não se trata de uma nova versão do Faísca McQueen EPA/DIEGO AZUBEL

O futuro em exibição

Um dos carros de maior destaque no Auto China Show 2012 é, sem dúvida, o novo Nissan Esflow, a última proposta do construtor japonês na área dos elétricos. Até ao próximo dia 2 de maio toda a indústria automóvel mundial centra as suas atenções e esforços num certame que pode ajudar a animar um setor em crise.

Manuel Falcão O lugar dos Madredeus na história da nossa música {pág. 2} PUB


www.readmetro.com

02

TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

1 jornal

Não perca hoje!

CONCERTO THE STRANGE BOYS Musicbox, Lisboa Bilhetes €10 – 23h00 O sexteto oriundo de Austin, Texas, sobe ao palco da sala do Cais do Sodré para mostrar ao público alfacinha a razão pela qual é considerado um dos nomes chaves da atual cena rock ‘n’ roll. Quem disse que o rock morreu?!

metro online

Sempre polémico, Ron ‘Metta World Peace’ Artest, dos LA Lakers, voltou a ser expulso de um jogo da NBA.

Tiro ao alvo

MANUEL FALCÃO WWW.TWITTER.COM/MFALCAO | WWW.FACEBOOK.COM/MFALCAO

A DIFERENÇA DOS MADREDEUS or estes dias ouvi umas certíssimas palavras de Pedro Ayres de Magalhães sobre a história dos Madredeus, a propósito do lançamento do novo disco do grupo. Às vezes custa a perceber que esta aventura dos Madredeus tem 25 anos. “Essência”, esse novo disco, recupera, em novas versões, alguns temas de outras fases da carreira do grupo, entre os quais “Sombra”, que Pedro Ayres de Magalhães esclareceu ter sido a primeira canção que compôs para Madredeus. Nessas declarações ele conta como eram as coisas na música portuguesa em meados dos anos 80 – quando o fado, como recorda, era um tabu, apontado como uma música reacionária. “Achávamos um crime uma cidade como Lisboa ter uma música tradicional tão rica e ser quase escondida” – conta Pedro Ayres. “Sombra”, composta em 1985, surge como uma ode ao Fado, a propósito de uma homenagem a António Variações, que morrera um ano antes e cujo derradeiro trabalho havia sido produzido por Pedro Ayres de Magalhães – o álbum “Dar & Receber”. Variações, como

P

bem recorda Pedro Ayres, foi muito influenciado pelo Fado, e sobretudo por Amália Rodrigues, de quem era um fã incondicional. Hoje que o Fado voltou a ser popular entre os mais novos e recuperou o lugar a que tem direito, pode quase parecer estranho ouvir esta história – mas ela

www.facebook.com/ Celebuzz “Kristen Stewart foi fotografada no Festival de Coachella sem Robert Pattinson por perto, mas um festivaleiro informou o Celebuzz que a atriz não esteve longe do seu mais-que-tudo! Um fonte confidenciou-nos: ‘Estavam a beijar-se e a dar as mãos durante Radiohead’ (...).” www.facebook.com/ Justjared “Kate Hudson levou a passear o filho de nove meses, Bingham, até à casa de Gwyneth Paltrow em Londres. A atriz de 33 anos foi vista num aeroporto de Los Angeles, dias antes.”

www.facebook.com/ Okmagazine “Neil Diamond casou-se com Katie McNeil no sábado à noite. O cantor de 71 anos dirigiu-se ao altar pela terceira vez numa pequena cerimónia em Beverly Hills.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

O Fado era mal considerado, até Amália era ainda vista de lado por alguns guardiões do templo da pureza ideológica do novo regime corresponde à verdade. Nesse tempo o Fado era mal considerado, até Amália era ainda vista de lado por alguns guardiões do templo da pureza ideológica do novo regime. Foram precisos muitos anos para esse preconceito absurdo acabar – e é da maior justiça reconhecer que os Madredeus tiveram um papel decisivo e incontornável na criação de uma nova identidade musical portuguesa – que se afirmou porque soube guardar o melhor das tradições e criar um estilo próprio.

@nicolerichie “Acordar às quatro da manhã só tem piada quando em seguida dizes ‘estou no horário europeu, meu queridoooooo’.”

http://blogs. telegraph.co.uk/ culture/harrymount “As biciletas não matam pessoas; os carros matam.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Cartão do eurocidadão Chaves – Verín O cartão do eurocidadão Chaves-Verín, ontem lançado em Espanha, é o “ponto de partida” para o reforço da cooperação entre as duas cidades transfronteiriças, disse o presidente da câmara de Chaves, João Batista. A eurocidade lançou ontem, na sede, em Verín, o cartão do eurocidadão. O documento permite que os cidadãos dos dois municípios possam usufruir dos mesmos benefícios e descontos nos equipamentos e serviços municipais. O documen-

to, grátis e sem custos de manutenção, tem como único requisito de aquisição a residência nos municípios de Chaves ou Verín Os portadores do cartão terão entrada gratuita nos museus, descontos nas termas, nos eventos culturais e no comércio, preços reduzidos na utilização de instalações desportivas e recreativas, acesso aos serviços das bibliotecas e ações de formação, participação em sorteios e concursos e subscrição do boletim da eurocidade.

MATTHEW LLOYD/GETTY IMAGES

Protestos em nome da tradição Na lendária Saville Row, em Londres, um grupo de manifestantes vestidos a preceito protestou contra o anúncio da Abercrombie & Fitch de abrir uma loja de criança numa rua famosa pela sua tradição de alfaiates e roupa feita à medida.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora: Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social: €4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel.: 21 049 40 00 Fax: 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Diretos: Vitor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Tel.: 22 532 23 10 Fax: 22 532 23 99 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto), Simon Pereira (estagiário) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

LUÍS ANICETO

Lisboa

81 arquidos em Monsanto Tribunal no “pulmão de Lisboa” recebe mega-processo Só a CGD pede indemnização de 745 mil euros

CGD é um dos queixosos

O Tribunal de Monsanto, em Lisboa, está a julgar um megaprocesso com 81 arguidos acusados pelo Ministério Público (MP) dos crimes de associação criminosa, burla qualificada, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e violação de correspondência, entre outros. Junto ao despacho de Acusação do Tribunal Central de Instrução Criminal, a que a agência Lusa teve acesso, consta um pedido de indemnização cí-

CV Segundo o MP, três dos arguidos chefiavam um grupo que forjava ou alterava inúmeros documentos, como BI, autorizações de residência ou cheques.

vel da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no valor de 745 mil euros, mais juros, montante no qual os envolvidos terão alegadamente lesado os clientes da instituição bancária, no distrito de Lisboa.

Descoberta histórica Dezenas de ossadas e fragmentos cerâmicos com 2.100 anos foram descobertos na vila de Arruda dos Vinhos, no âmbito da realização de obras de requalificação das ruas das procissões,

Montra gigante As seis freguesias do concelho de Cascais vão transformar-se, em maio, numa galeria de arte ao ar livre, com a intervenção de artistas plásticos nas montras das lojas, no âmbito da quarta edição do “com.arte”. A iniciativa – no quarto ano consecutivo – tem como objetivo criar uma ligação estética entre a arte e as montras para valorizar os produtos comerciais.

disse ontem o arqueólogo Guilherme Cardoso. As escavações permitem aos arqueólogos afirmar que a fundação de Arruda dos Vinhos remonta à Idade do Ferro, uma vez que a primeira ocupação do território data pelo menos de há 2.100 anos, no vale do Rio da Pipa.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje participava no debate online A CRISE ESTÁ A MUDAR-NOS?, iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos e com a participação de Elísio Estanque e Eduardo Vítor Rodrigues (sociólogos) e Pedro Romano (jornalista). Tudo no site www.ffms.pt/ debate/296/a-criseesta-a-mudarnos.

PUB


04

www.readmetro.com

nacional

TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

Madeira sob investigação

Norte a Sul

Alegre e Soares ausentes 25 DE ABRIL. O ex-candi-

LUSA

DCIAP fez buscas em edifício do Governo Regional Omissão da dívida pública regional em causa Instalações do Governo Regional da Madeira foram ontem de manhã alvo de buscas por parte de elementos do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Em comunicado, o DCIAP integrou as buscas no âmbito do inquérito instaurado à alegada ocultação da dívida pública da região, em setembro de 2011. “Após diversas diligências de investigação, mostrou-se necessária a realização de outras na cidade do Funchal”, pôde ler-se na nota enviada à comunicação social. Mais diligências de investigação às contas da re-

Jardim reage Presidente do Governo Regional da Madeira quer saber “se agentes intervenientes estavam munidos de mandato legal” e “se houve alguma situação que possa ser configurada com sequestro”.

gião autónoma terão lugar nos próximos dias. O DCIAP prometeu, desde já, “a maior discrição possível” de modo a evitar “o alarme social” – tudo o que ontem esteve em falta na condução das buscas, denunciou o Governo ReR.A.C. gional da Madeira.

Devolução “preocupa”

Elementos da GNR transportam caixas durante operação que interditou edifício do Governo

Reviver Abril pelo ‘Face’ Se na noite de 24 de abril estiver perto de um computador com Net por volta das 22h, pode sempre entrar no Facebook e recordar a Revolução dos Cravos. A iniciativa “De 24 para 25 de Abril – emissão histórica em direto” é da Universidade de Coimbra (UC): pretende “recuperar o tem-

po e colocar [no Facebook], como se estivesse a acontecer, um conjunto de factos que já foram vividos há 38 anos”, detalhou Rui Bebiano, do Centro de Documentação 25 de Abril da UC. O reviver da Revolução democrática de 25 de abril de 1974 poderá ser acompanhado passo a passo atra-

Portugal e a Europa WWW.PORDATA.PT

SABIA QUE...

1) Portugal representa cerca de 2% do total da população da União Europeia e contribui cerca de 1% para o total da produção de riqueza na UE27 (PIB). (dados de 2010) Pordata>Europa>População>População Residente Pordata>Europa>Contas Nacionais>Produto e Rendimentos>PIB (Euro/ECU)

2) Portugal é o 4º país da União Europeia com maior desigualdade na distribuição de riqueza. (dados de 2010) Pordata>Europa>Habitação, Rendimento e Despesas das Famílias>Rendimentos>Índice de Gini Saiba mais sobre Portugal e a Europa na base de dados PORDATA.pt.

dato presidencial Manuel Alegre afirmou ontem que, em solidariedade com a decisão da Associação 25 de Abril, também estará ausente da sessão solene comemorativa da revolução na Assembleia da República, amanhã. Mário Soares também terá transmitido que não irá às cerimónias comemorativas do 25 de abril de 1974.

vés da ligação ao endereço eletrónico https://www.facebook.com/cd25a. Rui Bebiano promete uma iniciativa “diferente” da “forma ritualizada” de evocar um acontecimento decisivo na história do País que, diz, “muitas vezes já não é compreendido pelas pessoas mais jovens”.

Mais casais sem emprego

24

horas será o tempo de duração da emissão em direto da Universidade de Coimbra, com início às 22h00 de 24 de abril

Registou-se, em março, um aumento de 61,4% no número de desempregados com um cônjuge inscrito num centro de emprego, isto relativamente ao período homólogo anterior. Os dados são do Instituto do Emprego e Formação

IRS. O secretário-geral do PS, António José Seguro, manifestou ontem “preocupação” com a retenção pelo Governo das verbas do IRS, frisando que, numa altura de crise, é importante que sejam devolvidas aos portugueses nos prazos habituais.

Profissional (IEFP): ao todo são agora 15.098 as pessoas nessa condição, o que perfaz um total de 7.549 casais inscritos. O acréscimo é de 2.873 cais. Numa comparação com fevereiro, o IEFP registou um aumento de 5% – houve mais 357 casais inscritos em março. O aumento ininterrupto do número de desempregados em que ambos os cônjuges estão sem emprego acontece desde julho de 2011.

GETTY

Voluntários nas prisões aumentam

Pais sem dinheiro para vacina

As prisões portuguesas acolheram, no ano passado, 235 projetos de voluntariado, mais do dobro dos registados em 2009, envolvendo perto de 4.500 reclusos, segundo um relatório da Direção-Geral dos Serviços Prisionais.

A Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) admitiu ontem que há crianças que não são vacinadas contra a meningite por causa do custo da vacina, defendendo que sem vacinação esta doença pode deixar sequelas graves ou provocar a

4.500 reclusos envolvidos

morte. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Meningite, uma das principais manifestações da Doença Invasiva Pneumocócica (DIP), a par da pneumonia e das otites, e que pode provocar sequelas muito graves ou mesmo a morte em crianças. Em Portugal, segundo dados estatísticos da SPP, a DIP afetou 289 crianças portuguesas entre 2008 e 2010, 127 das quais entre os anos de 2009 e 2010.


www.readmetro.com

economia

05

TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

GETTY

Défice de 4,2% e dívida de 107,8% Medidas extraordinárias garantem défice abaixo do previsto Dívida pública continua a aumentar Portugal fechou o ano de 2011 com um défice orçamental de 4,2% do PIB (7,2 mil milhões de euros), fruto de medidas extraordinárias como a sobretaxa de IRS e a transferência dos fundos de pensões da banca. As estatísticas do Eurostat divulgadas ontem mostram ainda que a dívida pública foi 107,8% do PIB (184,3 mil M€). O resultado ficou abaixo dos 5,9% do PIB fixados, mas à custa de medidas extraordinárias de consolidação. Para este ano, Portugal terá de chegar aos 4,5% do PIB, tarefa difícil num contexto recuo da economia.

Meta para 2012 é tarefa difícil num contexto de recuo da Zona Euro Ao nível do endividamento, Portugal fechou 2011 com o quarto maior nível da Zona Euro precedido pela Grécia (165,3% do PIB) e Irlanda (120,1%), dois

países com assistência financeira, e Itália (120%). Depois de ter subido para 184,3 mil M€ no final de 2011, a dívida pública de Portugal continuou a aumentar no início deste ano, chegando a 190,1 mil M€. O Banco de Portugal (BdP) explica que o aumento é justificado pelos empréstimos recebidos pela troika. O BdP nota ainda que a composição da dívida pública se alterou significativamente, reduzindo-se o peso dos depósitos (certificados de aforro) e dos títulos de longo prazo e aumentando o peso dos empréstimos obtidos.

Trocos

305 M€ faturados DELTA. A maior empresa

de torrefação portuguesa atingiu em 2011 um volume de negócios de 305 M€, um crescimento de 6,5% face ao ano anterior. Ontem, na apresentação de dois novos produtos, a marca disse esperar crescer o mesmo este ano.

CV Telecom quer alargar ÁFRICA. O primeiro-minis-

tro de Cabo Verde, José Maria Neves, quer que o novo contrato de concessão entre o país e a CV Telecom seja “mais competitivo” para a “alargar ainda mais os seus serviços”.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$118.63 (-0.11%)

1,029 (-0,39%)

Vodafone compra C&WW TELECOMUNICAÇÕES. A Vo-

dafone vai comprar a Cable & Wireless Worldwide (C&WW) por 1,04 mil milhões de libras (cerca de 1,27 mil M€. Com a aquisição, a Vodafone agrega a operação fixa no Reino Unido, onde era apenas operador móvel.

Psi-20

5.104,04 (-1,67%)

Euro para: Dólar 1,314 Libra 0,815 Real 2,477

Repsol apoiada na Lei

Legalidade contra YPF A Repsol tomará medidas legais contra qualquer empresa que invista na YPF ou nos seus ativos, depois de a Argentina ter nacionalizado a parte da empresa espanhola na petrolífera. Segundo o Financial Times, a ameaça pode deitar por terra a intenção argentina de procurar parceiros para a YPF. Há a possibilidade de as alianças serem com empresas chinesas, nomeadamente a Sinopec. Os responsáveis da YPF estão no Brasil a estudar “projetos em comum” com a Petrobras. PUB


06

www.readmetro.com

focus

TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

IMGUR

Chineses gostam de tacos de basebol

Bem-vindo à vida do Tony Soprano chinês

Apesar de poucos chineses terem ouvido falar deste desporto, a China tornou-se num grande mercado de tacos de basebol... onde são muito usados como arma de defesa! Como as pistolas são proibidas e é preciso uma autorização para ter facas, os tacos de basebol são vistos como a melhor proteção para quem não é mestre de kung fu.

Fotos de uma alegado bandido chinês, em pose com Porsches e pilhas de dinheiro, originaram um debate sobre quem é ‘gangster’ Homens tatuados, ao serviço das autoridades locais, a maltratar grupos de pessoas No mês passado, foram colocadas no site de partilha de fotos Imgur imagens de um suposto gangster chinês. Foram um fenómeno viral. As fotos incluem um homem tatuado apenas em roupa interior sentado ao lado de uma grande pilha de notas de 100 yuan, mas também imagens muito violentas do que parece ser PUB

um homem a ser espancado e amordaçado. O que se seguiu foi um debate online sobre a autenticidade das fotos, mas também sobre o estilo de vida do gangster chinês. O correspondente do metro na China traça o retrato do típico bandido chinês. Vender drogas é demasiado perigoso. A 23 de março, dois

filipinos foram condenados à morte por traficarem 12kg de heroína para a China. É a razão pela qual a maioria dos bandidos chineses procura negócios mais seguros: gestão de casinos clandestinos, bordéis e auxílio às autoridades na manutenção da ordem. Para os líderes chineses, assegurar a estabilidade so-

O fim da tríades em Chongqing?

Esta pilha de notas vale cerca de 1.1 milhões de yuan – pouco mais de €150.000

cial por todos os meios é de extrema importância. Apesar de os protestos serem legais na China, muito poucos gostam dos protestantes. Milhares de bandidos à paisana andam por Pequim para impedir que se apresentem queixas ao Gabinete Oficial de Petições. Em cidades novas, os bandidos chineses ‘ajudam’ os promotores imobiliários que querem ver-se livres das famílias que não querem ser relocalizadas. Como?

Nos últimos dois anos, a maior retaliação ao crime foi em Chongqing. 4.781 suspeitos foram presos, incluindo 19 presumíveis chefes, centenas de membros das tríades e dezenas de funcionários públicos. Mas terão sido? O líder partidário local Bo Xilai foi saneado do Politburo.

“A máfia chinesa é composta na maioria por homens de negócios que não têm escolha se não manter boas relações com as autoridades, de forma a lucrarem com o seu negócio, mas sob proteção oficial” WANG XIAOFANG, AUTOR DE BESTSELLERS SOBRE CORRUPÇÃO

Deitando a casa abaixo e espalhando gás pimenta nos habitantes enquanto os polícias se certificam que não participam na luta. Noutros sítios da China, os gangsters estão na contrafacção. No Mercado da

Seda de Pequim há malas Louis Vuitton, camisolas Ralph Lauren, relógios Rolex e DVD piratas vendidos por bandidos cujos BMW e Range Rover estão estacionados ao lado da esquadra. JORDAN POUILLE, MWN

JORDAN POUILLE

Onde é que os bandidos gastam Os bandidos chineses gostam de carros de luxo para eles e malas (verdadeiras) de luxo para as amantes. Têm uma inclinação por Porsches com vidros fumados. A última moda é guiar sem qualquer vergonha sem matrícula ou número da sorte, como o 8888. Os bandidos menos atraentes, aqueles com barriga de cerveja, vão aos bordéis escolher raparigas, aos salões de massagens ou de karaoke. Apesar de ser proibido por lei, a prática é tão comum na China que quase todos os locais de ka-

raoke em Pequim têm uma tabuleta a lembrar os clientes que não podem “solicitar prostitutas”. A ‘lealdade aos irmãos’ continua a ser a principal virtude para qualquer bandido chinês de alto gabarito, depois de ganhar muito dinheiro. Chamam a isto

Yi Qi: este código de honra é também a tatuagem mais popular para os bandidos chineses, a par de dragões furiosos e antigos guerreiros, como o general Guan Yu. Em Hong Kong, Guan Yu é venerado, igualmente, entre ladrões e poJORDAN POUILLE, MWN lícias.


www.readmetro.com

mundo

Sarkozy “pisca o olho” aos votos da direita Extrema-direita francesa foi a terceira mais votada na 1.ª volta Merkel e Barroso preocupados com resultado dos radicais Depois da noite das presidenciais francesas de domingo, Sarkozy não está em situação favorável na opinião do eleitorado para a segunda volta que vai disputar com François Hollande. O presidente em funções – que ficou em segundo lugar com (27,1%) – viu a extrema-direita (Frente Nacional) de Marine Le Pen conseguir (17,9%). Segundo a BBC, o resultado ficou a dever-se ao clima de insatisfação e insegurança em França. A elite sente-se desprezada e vê o futuro económico incerto, o que tem gerado instabilidade política. Há até quem defenda a saída do euro.

Eleições

Ontem, Sarkozy anunciou em comunicado o regresso à campanha. “Vou continuar a defender os nossos valores e compromissos: respeito das nossas fronteiras, a batalha contra a mudança de fábricas para

07

TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

“Marine Le Pen tem um claro interesse em que Sarkozy perca [a segunda volta das presidenciais a 6 de maio]. Ela quer que o partido do presidente impluda e, em seguida, pegar alguns direitistas deste e tornar-se na principal oposição à esquerda”, analisa Hugh Schofield da BBC News

o exterior, controlo da imigração e a segurança das nossas famílias”, disse, citado pela agência Reuters. Reagindo ao sucesso da Frente Nacional (FN) tanto o presidente da Comissão Europeia, assim como a

chanceler alemã, alertaram que as políticas populistas são uma “ameaça” à Europa. Ambos mostraram-se preocupados com a escalada de popularidade da extrema-direita. Durão Barroso disse que a crise económica havia fornecido “terreno para o populismo desenvolver”, e apelou a todos os líderes europeus a “não cederem à tentação do discurso populista”, contrário aos “ideais e valores” defendidos por Bruxelas. Angela Merkel disse ser “alarmante” o aumento da FN, mas que provavelmente seria eliminada na 2.ª ronda. E vai continuar a apoiar Sarkozy.

Planisfério

Haarde fica em liberdade ISLÂNDIA. O ex-primeiro-

-ministro islandês Geir Haarde foi absolvido de três das quatro acusações de negligência face à crise financeira de 2008 e não irá sofrer sanções. O político livra-se, assim, da condição de primeiro ex-governante a ser preso devido à crise mundial e até se livra de custear as despesas relativas à sua defesa: “paga o Estado” de Reiquiavique, anunciou o tribunal especial de Landsdomur.

Governo demite-se HOLANDA. A coligação governamental na Holanda, liderada por Mark Rutte, apresentou ontem a demissão após ter perdido o apoio do Partido da Liberdade para a implementação de novas medidas de rigor. A agência Bloomberg aponta setembro como o mês das eleições antecipadas.

Desculpas? Sim, mas... NORUEGA. O autor dos massacres de julho de 2011 pediu desculpa aos familiares dos civis mortos em Oslo (oito vítimas). Já os familiares dos outros 69 mortos no tiroteio de Utoeya ouviram outra coisa: “Não posso [pedir desculpa]”, disse, falando de “ativistas” que alimentam a “desconstrução da sociedade norueguesa”.

PUB


2 culto

Entrevista Metro

No ano em que celebram dez anos de carreira, a banda sediada em Barcelona celebra o milésimo concerto Hoje tocam em Lisboa, às 22h00

CHE SUDAKA: “TEMOS QUE SER POSITIVOS” Por cá Os Che Sudaka tocam hoje na sala TMN ao vivo, às 22h: Sergio Morales conta que a banda empenha-se muito nos espetáculos e que vão tentar fazer uma festa grande, “com muita energia, muito amor” – “Temos uma relação especial com Portugal: o nosso tour manager é português. E é como o nosso anjo da guarda!”

Top/Flop

Cat Power

Mulligan/Mumford

A cantora e compositora norte-americana Chan Marshall já tem o seu novo disco pronto, anunciou no Twitter. Marshall escreveu que o disco vai chamar-se “Sun” e será editado no dia 11 de setembro.

A atriz Carey Mulligan e Marcus Mumford, dos Mumford And Sons, casaram-se em segredo. O nó foi dado numa cerimónia secreta, numa quinta em Somerset, Inglaterra.

Apenas porque ele estava lá e fomos ter com ele para seguir com o projeto. A música sempre foi o que quisemos mesmo fazer. Além das canções serem bastante festivas, têm uma mensagem importante ...

Sem dúvida. E as palavras são das coisas mais importantes para os Che Sudaka. Queremos fazer canções com sentido: somos humanos neste mundo louco e queremos ter uma palavra a dizer naquilo que acontece à nossa volta, nos casos de injustiça e desigualdades. As palavras de intervenção e ação são uma constante na música do grupo

Mas a música alegre ajuda a captar melhor a mensagem?

Sim. Temos que ser positi-

Demi Lovato

Chico Buarque

A cantora admitiu, numa revista à Fabulous, já ter sido consumidora de cocaína. Em 2010 teve, inclusivamente, de estar internada numa clínica de reabilitação para se recuperar do vício.

Os concertos marcados para Portugal estão ameaçados por falta de patrocínio, diz o Público. Quando não há interessados em trazer um dos maiores nomes da cultura brasileira, é sinal que algo vai muito mal neste país.

Banda sul-americana está em Barcelona há dez anos: reggae, ska, punk e sempre com uma bem mensagem pungente. Sergio Morales conta a história do grupo. Este ano celebram dez anos. Estão a preparar grandes festas? Bom, estamos mui-

to entusiasmados porque, além dos dez anos, vamos fazer também o milésimo concerto. E este será o nosso quinto disco. Parece

que estamos a fechar um ciclo e a começar outro. Quando começaram calculo que celebrar os dez anos era algo impensável. Éramos

imigrantes, sem papéis, com vidas difíceis em Barcelona, a tocar na rua para sobreviver. A única coisa que tínhamos era o amor pelo que fazemos. E Barcelona também vos inspira? Foi por isso que

“Há dez anos éramos imigrantes ilegais a tocar nas ruas de Barcelona. Só tínhamos o amor pela música” quiseram ir para aí? Ao prin-

cípio não pensávamos nisso (risos), Foi uma casualidade: nós tocávamos todos juntos na Colômbia e o nosso guitarrista, por acaso, foi para Barcelona... e nós fomos todos atrás dele!

vos. Por isso tocamos reggae, ska, cumbia, hip hop... tudo isso é música popular. E é a forma mais fácil de alcançar as pessoas e, de facto, conseguirmos ser ouvidos. BRUNO MARTINS


09

www.readmetro.com TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

Os livros estão de volta ao Parque A 82.ª Feira do Livro de Lisboa começa hoje no Parque Eduardo VII Este ano há menos barraquinhas de editoras, mas o espírito mantém-se Começa hoje a 82.ª edição da Feira do Livro. O Parque Eduardo VII volta a receber, até ao dia 13 de maio, as já habituais barraquinhas com livros, revistas, escritores, autores, conferencistas e que todos gostamos tanto de visitar nesta altura do ano. É uma boa oportunidade para rechearmos as estantes lá de casa com as novidades do mundo editorial; irmos encontrar o livro que estamos à espera de comprar há já algum tempo; ou ir simplesmente à descoberta de alguns

Informações

Horários da Feira do Livro de Lisboa’12: De segunda a quinta-feira entre as 12h30 e as 23h; Sextas-feiras Entre as 12h30 e as 00h; Sábado Entre as 11h e as 00h; Domingo Entre as 11h e as 23h.

títulos que nos pareçam mais apelativos e deixar-nos surpreender. É que os preços costumam ser convidativos.

No entanto, este ano, a Feira do Livro nasce sobre o espectro da crise: com um menor número de participantes e pavilhões. Ainda

assim, está prevista a realização de debates, conferências, sessões de autógrafos e apresentações de livros. A programação cultural está a ser delineada pela empresa de consultoria Booktailors, que “apresentará um painel de debates, dos quais se destaca um dedicado ao Brasil e outros aos ‘Livros do Ano em Portugal’, nas áreas da ficção, da não-ficção e da literatura infanto-juvenil”, explicou à agência Lusa Miguel Freitas da Costa, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

Letras “O Segundo Fôlego” PHILIPPE POZZO DI BORGO Editorial Presença Livro fenómeno de vendas na Europa que inspirou o sucesso francês nos cinemas, “Amigos Improváveis”.

3 IDEIAS DE CABECEIRA

“Bang-Bang Club” GREG MARINOVICH E JOÃO SILVA Clube do Autor A história do lendário grupo de fotógrafos que fez história na África do Sul contada pelos próprios.

“O Alfaiate Lisboeta” JOSÉ CABRAL Oficina do Livro Finalmente o primeiro livro do famoso blogger de “street fashion” e cronista do metro: parabéns Zé! PUB

Jackson 5 virtuais Depois de Tupac, quem sabe, Michael Jackson. Os Jackson 5 podem voltar à estrada com Michael Jackson como holograma no palco, em recurso à tecnologia que foi usada no festival Coachella para “trazer de volta” Tupac. A informação foi avançada pelo site da revista NME. Entretanto, Dr. Dre, que atuou ao lado do holograma, diz que a tecnologia foi desenvolvida “exclusivamente para Coachella”, mas não excluiu totalmente a hipótese de uma digressão. “Vamos ver...”, disse

Iggy Pop canta Piaf O novo disco a solo de Iggy Pop vai chamar-se “Apres” e vai contar com versões de Edith Piaf, Beatles e Frank Sinatra. O sucessor de “Préliminaires” será editado a 9 de maio e terá temas como “Michelle”, dos “Fab Four”, “La Vie En Rose”, de Edith Piaf, ou “Only The Lonely” de Frank Sinatra.

Telex

Debate sobre documentário CINEMA. O último debate

sobre o filme “Linha Vermelha” – que aborda a temática do PREC e que venceu o prémio de Melhor Longa-Metragem Portuguesa do IndieLisboa 2011 – acontece quinta-feira, depois da sessão das 19h15 no Cinema City Classic Alvalade, numa conversa sobre “Cinema e História” com o historiador e professor José Neves.

álbum de família durante mais de 50 anos. São 30 imagens a preto e branco dos “Fab Four” ainda no início da carreira e que nunca foram publicadas até hoje.

Fazer a Festa está reduzido TEATRO. O festival de teatro Fazer a Festa, que decorre anualmente no Porto, chega à sua 31.ª edição reduzido à apresentação de três peças. Começa hoje com a apresentação da peça “Ruptura – Um Processo Revolucionário”, pelos Ocamorana, no teatro Constantino Nery, em Matosinhos, pelas 21h30.

Fotos inéditas dos Beatles Coreia do Sul LEILÃO. Fotos nunca ancontra Gaga tes vistas dos Beatles vão a leilão depois de terem estado guardadas num

CONCERTO. O concerto de

Lady Gaga na Coreia do Sul marcado para sexta-feira está a levantar um coro de polémica junto de grupos conservadores e de católicos. Os manifestantes estão contra o espetáculo por causa das letras e roupas de Gaga: tudo material sexualmente provocante.


TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

Street Fashion. Londres

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Pacóvia (gír.). Alocução. 2. Exprime a ideia de metade, meio ou quase (pref.). Molibdénio (s.q.). Sinal gráfico que serve para nasalar a vogal a que se sobrepõe. 3. A mim. Purificação, evacuação, purgação. 4. Serenidade perpétua. 5. O espaço aéreo. Despida. Corcunda. 6. Líquido esbranquiçado ou amarelo claro, em circulação nos vasos linfáticos. Tratamento dado às freiras. 7. Terra alagadiça. Grande massa de água salgada. Avançava. 8. Aplicar a tarifa a. 9. Roda dentada que engrena com outra impropriamente chamada pinhão. A unidade. 10. Naquele lugar. Caminhar. Brinquedo em forma de pêra que se faz girar somente apoiado num bico de metal. 11. Extraordinária. Encorajou.

Estado falhado

Tala Samman, estudante e blogger MICHELLE BOBB-PARRIS

O que veste a Tala? “Vestido H&M, casaco Plastic Island, botas Ash e mala Givenchy.” O seu estilo: “Visto-me consoante o meu humor e o tempo, claro.” A moda a banir: “Nunca digo nunca. Costumo gostar de tudo.” PUB

www.readmetro.com

lazer

O caso da compra dos submarinos continua a arrastar-se na justiça portuguesa. Os corruptores alemães já foram acusados, julgados e condenados. Os corrompidos portugueses ocupam lugares de enorme relevância política. Digam o que quiserem de Angela Merkel. A verdade é que o país dela funciona. O nosso não. Depois das últimas declarações do Procurador-Geral da República, que afirmou que não há dinheiro para as perícias do caso dos submarinos, passo a considerar-nos um Estado falhado. A corrupção levou tanto dinheiro que não sobrou sequer para investigar a própria corrupção. LUÍS LUCAS/CARCAVELOS

Sudoku

•••••

Verticais 1. Aqueles. Salgar, espalhando gotas salgadas ou pedras de sal. 2. Possui. Esteiro de rio ou braço de mar, geralmente navegável e que se ramifica pela terra. Flanco de um exército disposto para a batalha. 3. Assentimento. Alimentar. 4. Assume expressão alegre. Encher de vento. 5. Que não está cozida. Soberano de uma nação monárquica. 6. Desejava. Carapuça (prov.). 7. Base aérea portuguesa. Livre de perigo. 8. Diz-se de uma variedade de gatos, coelhos e cabras de pêlo fino e comprido. Letra grega correspondente a p. 9. Seduzir, fascinar (fig.). Perverso. 10. Lírio. Ruminante bovídeo. Parte terminal dos membros superiores do homem. 11. Aduziram em defesa. Alternativa (conj.).

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Otária, Fala. 2. Semi, Mo, Til. 3. Me, Catarse. 4. Nirvana. 5. Ar, Nua, Giba. 6. Linfa, Soror. 7. Paul, Mar, Ia. 8. Tarifar. 9. Carreto, Um. 10. Ali, Ir, Pião. 11. Rara, Animou. VERTICAIS: 1. Os, Salpicar. 2. Tem, Ria, Ala. 3. Ámen, Nutrir. 4. Ri, Inflar. 5. Crua, Rei. 6. Amava, Mitra. 7. Ota, Safo. 8. Angora, Pi. 9. Atrair, Ruim. 10. Lis, Boi, Mão. 11. Alegaram, Ou.

10


www.readmetro.com

11

TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

Beleza faz bem aos olhos e ao coração! Com a sua forma otimista e feliz de ver o mundo, a Boticário, marca da beleza, do “alto astral”, da autoestima e da alegria envolvente, tinha de escolher para sua Imagem em 2012 alguém que, realmente, encarnasse esses valores e ao mesmo tempo trouxesse para o dia--a-dia um conceito de beleza transformadora – com muita atitude! – em que cada um pode ser sempre mais, em cada momento, se assim o quiser. Por tudo isso a atriz Cláu-

A proteção solar para o rosto Especialista em cuidados antienvelhecimento, a RoC apresenta a solução contra o foto-envelhecimento da pele: a gama de proteção solar RoC Soleil Protexion+. São produtos inovadores de uma marca de referência, específicos para a proteção antienvelhecimento e hidratação da pele.

+ press

dia Vieira foi a primeira e única escolha de O Boticário! Tal como a marca de perfumes e Cosméticos, ela tem aquele “jeito de ser” genuíno, feliz, ativo, próximo das pessoas, e uma beleza urbana, que é sofisticada sem nunca deixar de ser acessível; que é alvo de admiração sem nunca ser inatingível. Sem dúvida um ano em que, contrariando tudo e todos, O Boticário soma e segue! Porque a vida é bonita, mas pode ser linda! PUB

Nutrisse Ultra Color escolhida Seja qual for o corte e o estilo, cada vez mais mulheres mudam a cor do cabelo e muitas são as que escolhem o preto para criar um visual mais ousado. É isto que Sónia Araújo acaba de fazer. Depois dos louros e castanhos, Sónia Araújo elegeu o novo preto brilhante 2.0 de Nutrisse Ultra Color. A gama Nutrisse Ultra Color possui tecnologias específicas que realçam o melhor de cada tom de cabelo.

Smurfs animam Izidoro A Izidoro, conhecida marca de salsichas, e os Smurfs, bonecos azuis famosos e adorados por todas as gerações, uniram-se para tornar as refeições dos mais pequenos mais divertidas. Agora algumas das latas e frascos de salsichas Frankfurt da Izidoro apresentam um packaging alegre e atrativo. Latas de 8 unidades por €1,29 e frascos de 7 unidades por €1,99 e uma tampa de colecionador.

O sabor que faltava Em 2012, a marca mostra o seu lado mais irreverente e apresenta-nos o seu novo sabor: B! Caramelo. Fresco, Original e com baixas calorias, B! Caramelo é a bebida perfeita para todos aqueles que querem beber algo verdadeiramente novo e diferente. A embalagem é tão distinta quanto o sabor. Os tons dourados e um padrão de azulejo com ícones da tradição portuguesa resultam em garrafas que se destacam pela sua sofisticação. Mostra o teu lado B! e atreve-te a provar. Nunca saboreaste nada assim!


pequenos anĂşncios


pequenos anúncios

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA Desde 1951 Somos uma empresa de confiança

Avaliador Oficial credenciado pela Casa da Moeda

PENHORES E COMPRA E VENDA

DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq.º, Lisboa (saída do metro da Baixa/Chiado) Tels.: 21 342 94 83 • 21 321 93 46 • Fax: 21 321 14 97 E-mail: geral@apj.com.pt

CALL CENTER

Apenas 3h/dia Trabalho em equipa. Escritório em Lisboa com metro. Excelente oportunidade (pós laboral). Ligue agora 92 668 57 74

CORREIAS DE RELÓGIOS (Para todas as Marcas)

COMPRA - OURO 2.ª MÃO - VENDA Ourivesaria Butinel R. João das Regras, 3-A (Metro Rossio) – 21886 56 51

COMPRA - VENDA OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

Válido exclusivamente na loja de

SÃO SEBASTIÃO DA PEDREIRA Compramos

OURO E PRATA PAGAM55O€S

COMPRAMOS

cautelas de penhor Avenida António Augusto de Aguiar, 181

ATÉ O GRAMA

Telef. 21 386 87 03 / Tlm.: 96 194 96 01 Horário: Seg. a Sex. 9h-19h | Sáb. 9h-13h

www.accredito.com.pt DESDE 1930 UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

NÃO NECESSITA VENDER! O OURO VALORIZA-SE, RENTABILIZE-O!

COMPRA • EMPRÉSTIMOS • VENDA GARANTIMOS: as melhores avaliações! • Av.ª Almirante Reis, 190 C (à Alameda)  218 463 224 • Rua Francisco Sanches, 158 A (à Praça do Chile)  218 121 929 • Av.ª da República, 51 B  217 974 328

Ex: 50€ x 1 mês/1,5€ = 51,50€ TAEG 36%

OURO • PRATAS • JÓIAS • RELÓGIOS • ARTE


pequenos anĂşncios


www.readmetro.com

15

TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012

Espanha quer “remontadas” Barcelona perdeu em Londres (1-0) e o Real Madrid em Munique (2-1) Agora, na 2.ª mão das “meias” da Champions, tentam virar a sorte Os espanhóis estão em desvantagem, mas jogam em casa. O Barcelona recebe hoje o Chelsea (19h45, SPTV1), depois de ter perdido em Londres, por 1-0, na 1.ª mão das meias-finais da Liga dos Campeões. Além da derrota de Stamford Bridge, no sábado, o “Barça” também perdeu em Camp Nou com o Real Madrid e quase hipotecou as hipóteses de revalidar o título. Os catalães não perdiam dois jogos seguidos há quase três épocas. Seja como for, o Barcelona não perde em casa para a Europa há 15 jogos (desde 2009) e está na sua quinta meia-final consecutiva. Já o Chelsea, que empatou em casa do Arsenal no

CR7

Tem oito golos e é o 3º melhor marcador da prova – o 1º é Messi, do Barcelona, com 14 golos, e o 2º é Gómez, do Bayern, com 12; Fez três assistências: Kaká e Benzema, do Real, têm cinco, assim como Ribéry, do Bayern e... Gaitán.

sábado, está com uma alma nova sob a batuta de Di Matteo. E vai querer vingar-se da derrota nas “meias” de 2009 – aquela em que o árbitro norueguês Tom Ovrebo favoreceu muito os catalães –, naquetro lugares no ranking e ocupa agora o 92.º posto.

Jogadas

Bilhetes para o Jamor voam TAÇA. A Federação Portu-

guesa de Futebol (FPF) “vendeu os bilhetes de que dispunha para a final da Taça de Portugal” de futebol entre Sporting e Académica (20 de maio), em “alguns minutos”. A FPF tinha 20% da lotação.

O avançado do Real tenta marcar presença na sua 3ª final da Champions:

la que é a sua sexta meia-final nas últimas nove épocas. Os “blues”, diga-se, até parecem otimistas: “Nem sempre a melhor equipa ganha”, recordou Fernando Torres, avançado espanhol do Chelsea ao site da UEFA.

Amanhã, o Real Madrid recebe o Bayern, no Santiago Bernabéu (19h45, RTP1), na outra meia-final da competição. Cristiano Ronaldo disse ao site da Bwin que o jogo vai ser “uma batalha”. “Será um encontro cheio de adrenalina e que sabemos que temos de ganhar.” CR7 acrescentou que o Bayern “é uma grande equipa” e destacou Gómez, Ribéry e Robben. Note-se que o Bayern costuma dar-se bem com o Real, pois em 19 jogos venceram 11 e perderam seis (dois empates). Porém, nos embates entre as equipas em Madrid os “merengues” venceram seis vezes, perderam dois L.C. e empataram uma.

Olhão já pode festejar O Olhanense venceu ontem a Académica, em Coimbra, por 1-0, e garantiu a manutenção na Liga. Já a Académica continua em queda livre na tabela classificativa. Os estudantes estão na antepenúltima posição, com apenas mais dois pontos do que o penúltimo, agora o Feirense. Em Coimbra, o único golo da partida que encerrou a 27.ª jornada da Liga foi apontado pelo médio Rui Duarte, iam decorridos 61 minutos.

FC PORTO BENFICA SP. BRAGA SPORTING MARÍTIMO V. GUIMARÃES NACIONAL OLHANENSE V. SETÚBAL P. FERREIRA GIL VICENTE BEIRA MAR RIO AVE ACADÉMICA FEIRENSE U. LEIRIA

J 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27

V 20 19 18 16 14 13 10 7 8 8 6 7 7 5 4 5

E D GOLOS PTS 6 1 60-17 66 5 3 60-24 62 5 4 55-24 59 5 6 42-21 53 6 7 40-35 48 3 11 35-34 42 5 12 39-47 35 11 9 32-36 32 6 13 23-42 30 5 14 32-48 29 10 11 24-37 28 5 15 23-35 26 5 15 27-33 26 8 14 23-35 23 9 14 21-43 21 4 18 23-48 19

Vela. Brasil

Sem salários avança a greve

Vícios

“Uma cervejinha só, eu não consigo beber, é impossível. Mas tenho 30 anos e sei muito bem o que estou a fazer” ADRIANO, INTERNACIONAL BRASILEIRO SEM CLUBE, À TV GLOBO

FUTEBOL. Os jogadores da

U. Leiria vão continuar a treinar, mas “se não for efetuado o pagamento de três meses de salário a todo o plantel até à véspera de cada um dos jogos em falta”, fazem greve, avisou Joaquim Evangelista, do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol.

Confiança

BARCELONA. João Sousa

venceu ontem o russo Igor Kunitsyn, por 7-6 (7-5) e 6-3, e fica à espera de Frederico Gil no 2.º jogo do torneio de Barcelona, de categoria 500 do circuito mundial. É a 1.º vez que Sousa atinge a 2.ª ronda de um torneio da série 500 do ATP World Tour.

sport

CLASSIFICAÇÃO:

Machado sobe quatro lugares João Sousa à espera de Gil

TÉNIS. O português Rui Machado ascendeu qua-

3

A Volvo Ocean Race, a maior regata à volta do mundo, realiza-se de três em três anos GETTY

Os verdadeiros lobos do mar Ryan Godfrey e Shannon Falcone lutam afincadamente contra a intempérie a bordo do veleiro Puma Ocean Racing durante a 6ª etapa da prestigiada e competitiva Volvo Ocean Race. Esta jornada da famosa prova de vela largou no passado domingo, de Itajaí, no Brasil, em direção a Miami, nos EUA.

“Temos de continuar a acreditar nas nossas qualidades pois ainda temos uma boa oportunidade de ganhar o título” NANI, DO MAN. UNITED, QUE EMPATOU COM O EVERTON E DEIXOU O CITY APROXIMAR-SE


PUB


20120424_pt_lisbon  

GRANDELISBOA DCIAPfezbuscasemedifíciodoGovernoRegionaldaMadeiranoFunchal Alegadaomissão dadívidapúblicadailhaemcausa AlbertoJoãoJardimquesti...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you