Page 1

PUB

GRANDE LISBOA quinta-feira 29 Março 2012 ano 6, nº 1631 Hoje 14° | 24°

Amanhã 13° | 19°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Quer ir ao espaço? meo.pt/metroinspace PUB

PSP encara 2012 como ano ‘difícil’ Combate à criminalidade e manutenção da ordem pública são desafios acrescidos para a polícia Crise requer uma “resposta de elevada qualidade e eficácia” {pág. 4}

Rapto e tortura de crianças ONU denuncia Síria {pág. 6}

Ana Rita Clara As tendências da Moda vistas sociologicamente {pág. 2} PUB

Economia. UE vs. Google

Conflito jurídico entre a Comissão Europeia e o gigante norte-americano ainda vai no adro {pág. 5} GETTY


www.readmetro.com

02

QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2012

1A

Opinião

ANA RITA CLARA

APRESENTADORA DE TV

NA SIC E SIC MULHERPROGRAMA ‘MAIS MULHER’, DE 2.ª A 5.ª 17H30, SIC MULHER

SOCIOLOGIA DA MODA

jornal

Não perca hoje!

CONCERTO WE HAVE BAND MusicBox, Lisboa Bilhetes €10 – 23h30 O trio londrino composto por Thomas WP, Dede WP e Darren Bancroft regressa a Portugal com “Ternion”, o seu novíssimo álbum de originais, na bagagem. Do melhor eletro-pop e disco-rock que se anda a fazer por aí.

metro online

Veja o vídeo de Live My Life (Party Rock Remix) dos Far East Movement e descubra o metro!

inda no rescaldo das edições da ModaLisboa e do Portugal Fashion, dirijo as atenções desta semana para O QUE É ISTO DA MODA?! Sentimo-nos invadidos pelos padrões de beleza instituídos, “forçados” a ter o corpo certo, as linhas perfeitas, as medidas que combinam com os parâmetros atuais... Não pretendo com isto empreender uma ode ao bem vestir, ao estar a par de tudo o que é estilo, naquilo que se usa, ou não. Pretendo, sobretudo, ir um pouco mais além e olhar para a Moda como algo pertinente e que se apresenta como extensão daquilo que somos. Moda: “... significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspetos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia...” Coco Chanel defendia que “A Moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com ideias, a forma como vivemos, o que está a acontecer à nossa volta.” Esta ligação daquilo que é uma tendência perpetua o poder do estilo e evidencia que a Moda é muito mais do que vestir a peça certa. Já não se olha para a moda com a mesma

futilidade e frivolidade que se fazia anteriormente, até porque na história a moda já provou ser muito mais do isso. Provou ser até facilitadora de novos movimentos. Durante a I Guerra Mundial (1914-18), quando a mulher assumiu novos papéis (enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam na indústria bélica), as roupas que usavam tiveram que ficar mais práticas. Com as privações causadas pela guerra, surgiram novos materiais, inclusive o uso de tecidos pouco nobres. Estamos a falar de necessidades sociais, mas que marcam inovações no uso das peças e de como as escolhas refletem novas atitudes. Segundo o filósofo Manuel Fontán de Junco, a moda “... conseguiu estabelecer uma ponte entre a beleza e a vida. É uma arte que se usa, que se leva para a rua; é uma arte de consumo a que todos têm acesso”. Quando falamos de moda, falamos de arte humana. Feita por e para o Homem. Deixemos os preconceitos onde merecem estar, bem guardados e centremo-nos naquilo que implica as tendências no nosso estado, no nosso país. Até porque o setor têxtil é um dos mais vivos da atualidade e a percentagem da Moda no PIB nacional, acusa um número que nos deixa a todos muito felizes.

www.facebook.com/ gigwise “Para alguns é um hábito diário, viajar com uma multidão suada. Para Rihanna é uma oportunidade de fotografia. Terça-feira foi o concerto de Drake na O2 Arena [em Londres], Rihanna apareceu e, em vez de ir de limusina, viajou de metro com os outros fãs.” www.facebook.com/ people “O filho adotivo de Charlize Theron, Jackson, já vê estrelas. No cobertorzinho, pois claro. A atriz levou a passear o bebé de quatro meses pela primeira vez, na terça-feira, em LA.”

www.facebook.com/ hollyscoop “E pensávamos que os robôs não engravidavam. Megan Fox está grávida! Diz a Star Magazine que a estrela de ‘Transformers’ e o marido Brian Austin Green estão muito felizes.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

@JessicaSimpson “Às vezes sinto-me tão cheia de amor que acho posso explodir!”

www.guardian.co.uk/ film/filmblog “‘The Hunger Games Os Jogos da Fome’ alcança o topo – e esperem só pelas férias da Páscoa.”

Lembrete

Boa notícia do dia

Souto de Moura distinguido pela AIEP O Prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIRP), é entregue no dia 10 de abril no Casino Estoril ao arquiteto Eduardo Souto de Moura. A cerimónia será presidida pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas. A AIEP considerou o arquiteto portuense a “pessoa ou instituição portuguesa que mais fez pela imagem do País no exterior” no ano passado.

A AIEP considera Souto de Moura, juntamente com Siza Vieira, “um dos mais relevantes arquitetos da sua geração”. Entre as suas obras mais conhecidas destacam-se o Estádio Municipal e o Mercado de Braga, a Casa das Histórias, em Cascais, a Casa das Artes e a Estação de Metro da Trindade, no Porto, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança, o Hotel do Bom Sucesso, em Óbidos, a Marginal de Matosinhos-Sul, ou o Crematório de Kortrijk, na Bélgica.

Amanhã desligue-se por uma hora! Amanhã, entre as 20h30 e as 21h30, também o metro terá o gosto de participar na “Hora da Terra”, iniciativa promovida pelo Fundo Mundial da Vida Selvagem (WWF). Durante uma hora desligue-se e não gaste eletricidade!

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora: Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social: €4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel.: 21 049 40 00 Fax: 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Diretos: Vitor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Tel.: 22 532 23 10 Fax: 22 532 23 99 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto), Simon Pereira (estagiário) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2012

BRUNO COLAÇO/CM

Melhores sabores à prova entre fados

Lisboa

Música e gastronomia unem-se este ano no “Lisboa à prova” Evento decorre este fim de semana e promete dar a saborear muitas iguarias

Espaço vai ser palco da gula durante dois dias

Lisboa põe à prova os melhores restaurantes da cidade num evento gastronómico que decorre este fim de semana no Museu do Fado. Os grandes vencedores da 5.ª edição do concurso “Lisboa à Prova” participam assim no evento, aberto ao público, para mostrar os seus pratos gastronómicos em formato de degustação, com alguns fados à mistura.

“Durante todo o fim de semana será possível ficar a conhecer a cozinha de alguns restaurantes de referência de Lisboa” ou “provar os melhores vinhos de Portugal”, por exemplo, entre outras surpresas, informa a organização. Este é um projeto da consultora de comunicação Única, promovido pela Câmara de Lisboa, Turismo de Lisboa e Associação de Hotelaria,

Tome nota No sábado e domingo, as portas do Museu do Fado abrem às 18h00 para as degustações e encerram pelas 23h00; A entrada custa 5 euros e inclui uma degustação e uma bebida – as seguintes degustações terão o custo de 2.50 euros já com bebida incluída.

Restauração e Similares de Portugal. Além das degustações, haverá ainda workshops com os temas “Harmonização da Cozinha com os Vinhos Portugueses” e “A Cachaça”, e um espectáculo de Fado no final do dia. Mais uma vez este ano, parte das receitas obtidas no evento reverte a favor da associação Entrajuda. PATRÍCIA TADEIA

PUB

Mais 135 camas

Contra estratégia da CML

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo anunciou ontem que em abril e maio serão disponibilizadas 135 camas em três novas Unidades de Cuidados Continuados em Alhos Vedros, Coruche e Amadora. Os protocolos que permitem o arranque das novas unidades são hoje assinados.

A Associação de Proprietários Lisbonenses (APL) vai impugnar nos tribunais a decisão da Assembleia Municipal de Lisboa de alargar as zonas de reabilitação urbana na cidade, argumentando a ilegalidade do processo. O presidente da APL, Menezes Leitão, disse que vai concretizar a intenção de impugnar a estratégia de reabilitação urbana de Lisboa para os próximos 12 anos, um documento que prevê a atualização de rendas e a isenção de impostos.

Vereador renuncia O único vereador da CDU na Câmara de Sintra, Baptista Alves, anunciou ontem a renúncia ao mandato, alegando motivos de idade e estratégicos dos partidos da coligação, e vai ser substituído pelo adjunto, Pedro Ventura.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje ia à exposição “ENLEVO DE ÊXTASE

LUÍS ANICETO

Lisboa eleita para celebrar o 10 de junho O Presidente da República escolheu este ano a cidade de Lisboa para sede das comemorações oficiais do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e

das Comunidades Portuguesas. A notícia foi avançada numa nota divulgada no site da Presidência da República. Desde que tomou posse como Presiden-

te da República, em 2006, Cavaco Silva escolheu sempre cidades diferentes para as comemorações. Em 2006, a cidade escolhida foi o Porto, em 2007 foi Setú-

bal, e, no ano seguinte Viana do Castelo. Santarém foi o palco das comemorações em 2009 e Faro em 2010. No ano passado foi Castelo Branco.

Dia Nacional na capital

EMBEBIDO EM AZUL – FÊMEA DE FOGO INTERNO”, na Galeria Muni-

cipal Artur Bual, na Amadora. A mostra é da autoria do artista plástico Carlos Eirão e apresenta as suas pinturas, desenhos e gravuras. A exposição está patente até ao dia 8 de abril.


04

www.readmetro.com

nacional

QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2012

JOAO MIGUEL RODRIGUES/CM

Contra crimes informáticos GETTY

Polícia aponta ainda pontos fracos como o sistema de remunerações e horários “complexos”

Desafios da PSP para 2012 Para a PSP, ano complicado para o País constitui desafio acrescido para esta força de segurança Manter a ordem pública é uma das prioridades A PSP considera o ano 2012 “extremamente exigente”, traduzindo-se num “desafio acrescido” no combate à criminalidade e na atuação em situações resultantes de manifestações, segundo o plano de atividades da corporação. No plano de atividades para este ano, a PSP escreve que “2012 perspetiva-se como um ano extremamente difícil para Portu-

gal, o que se traduzirá num desafio acrescido para a PSP, quer ao nível do combate à criminalidade, quer ao nível da determinação, competência técnica e bom senso na atuação em situações decorrentes do direito de reunião e manifestação”. O documento surge assinado ainda pelo anterior diretor nacional da PSP, o superintendente-chefe

MAI junta polícias e comunicação social O Ministério da Administração Interna (MAI) vai promover encontros com os órgãos de comunicação social de preparação para eventos como manifestações ou outros de contestação social, para evitar si-

tuações como as da semana passada, em que dois jornalistas foram agredidos por agentes da PSP. A decisão foi anunciada pelo ministro Miguel Macedo, na sequência dos incidentes da manifestação.

Reforços A PSP vai reforçar a segurança nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.

Guedes da Silva, embora só agora tenha sido tornado público no site da PSP. A grave crise económica “requer da PSP uma resposta de elevada qualidade e eficácia, em especial

no combate à criminalidade e na garantia de manutenção da ordem pública e do regular funcionamento das instituições democráticas”, lê-se ainda. No documento, a PSP aponta também pontos fracos ao nível interno, como o sistema remuneratório e horários de trabalho “complexos”, ou o envelhecimento do quadro de pessoal. de IVA, foi anunciado ontem em Bruxelas.

Norte a sul

Roaming fica mais barato COMUNICAÇÕES. Os preços

do roaming do telemóvel vão descer em julho dos 0,35 para os 0,29€/minuto nas chamadas feitas, valor a que acresce a taxa

Corpo é trasladado ESPANHA. O corpo do jovem de 17 anos, que morreu domingo em Lloret de Mar, é amanhã trasladado para Portugal, num voo da TAP vindo Barcelona, disse à Lusa fonte consular portuguesa.

A Comissão Europeia anunciou ontem a criação de um centro contra a Criminalidade Informática para combater as atividades de grupos organizados, como fraudes com cartões de crédito. A prioridade será combater a criminalidade informática que gera grandes receitas – e é praticada por grupos organizados –, como a pirataria das chaves de acesso a contas bancárias e o roubo de dados de cartões de crédito. Os peritos da União Europeia irão ainda investir na prevenção da criminalidade informática que afeta os serviços bancários (Net-banking) e as reservas online. “Milhões de europeus usam a Internet para fazer operações bancárias, compras online e marcar férias (…). Mas há medida que aumenta o uso da In-

As vítimas de crimes informáticos ascendem a um milhão por dia em todo o mundo, segundo Bruxelas ternet nas nossas vidas, o crime organizado segue-lhe as pisadas”, disse a comissária europeia para os Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom. O futuro centro deve começar a operar em janeiro de 2013 e será instalado na sede da Europol, em Haia.

Água: Violência falta plano doméstica eficiente diminui A coordenadora do grupo da Água da Quercus, Carla Graça, defendeu ontem a implementação de um plano para o uso mais eficiente da água. Também a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis criticou a falta de água nos campos e inexistência de investimento no sistema de regadio público. Segundo o presidente Uziel Carvalho, todo o sistema de rega, que data do final da década de 1950, “já era velho quando foi feito e hoje está perfeitamente caduco”.

O número de queixas de violência doméstica diminuiu 7% em 2011, revelou ontem a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, indicando que os valores constam do Relatório de Segurança Interna (RASI). Já o documento de 2010 mostrava um aumento de 2% face ao ano anterior. Segundo Teresa Morais, o transporte para as casas abrigo e o reforço do acolhimento de emergência são as áreas prioritárias do Plano Nacional para a Igualdade.

GETTY

Vacina da gripe no plano A Direção-Geral da Saúde vai apresentar um estudo, no sentido de incluir pela primeira vez a vacina da gripe no Plano Nacional de Vacinação para pessoas com mais de 65 anos.

DGS apresenta estudo


www.readmetro.com

economia

Trocos

Apple indemniza AUSTRÁLIA. A Apple vai contactar todos os clientes que compraram o novo iPad na Austrália, uma vez que não tinha alertado que este não funciona com a rede 4G do país. Os clientes vão ser reembolsados pela falha depois de o regulador ter acusado a companhia de publicidade enganosa.

Portugal sai de Cahora Bassa MOÇAMBIQUE. Portugal

vai sair da gestão da barragem de Cahora Bassa até 2014, transferindo os 15% que detinha para Moçambique – que passa a deter a totalidade do capital.

Compra de 30% no Brasil SINOPEC. O gigante chinês

Sinopec é desde ontem dono de 30% da Petrogal Brasil, responsável pela exploração e produção de petróleo da Galp no Brasil, num investimento de perto de 4 mil M€.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$124.11 (-1.12%)

1,090 (-0,64%)

Psi-20

5.603,07 (-0,91%)

Euro para: Dólar 1,332 Libra 0,838 Real 2,432

05

QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2012

Ação judicial só depois da Páscoa Processo da Comissão Europeia contra a Google por decidir Comunicação de todas as acusações é o início O Comissário da Concorrência decide depois da Páscoa se quer avançar com um processo contra a Google ou se desiste do processo. A Comissão Europeia está a investigar a gigante informática por abuso de posição dominante no mercado de motores de busca. “[A equipa que trabalha o caso] pediu-me mais alguns dias, mesmo semanas, porque na próxima semana algumas pessoas estão de férias” disse ontem Joaquin Almunia, citado pela agência Reuters. “Queremos avançar na nossa investigação, mas

Bruxelas terá argumentos suficentes para ir para a Justiça numa base sólida e não sob pressão”, acrescentou. Também ontem o jornal espanhol Cínco Dias noticiou que Bruxelas considera fundamentadas tanto algumas das queixas

apresentadas por rivais e concorrentes da Google como as possíveis violações descobertas pelos seus próprios funcionários. O processo deverá mesmo avançar. A primeira investida contra a Google poderá materializar-se em breve na forma de um comunicado com todas as acusações detalhadas e as supostas violações da empresa do direito da concorrência. A Comissão estava reticente em avançar, mas acabou por encontrar argumentos suficientes para seguir para a Justiça, de acordo com o jornal.

Mercado Puro

NÃO HÁ DINHEIRO! FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF, INFORMAÇÃO DE MERCADOS FINANCEIROS WWW.MERCADOPURO.COM

Muitas empresas enfrentam reduções de procura interna, o que não significa a paralisação da atividade. No setor exportador a procura existe, bem como a capacidade de inovar e conquistar mercados. O problema é que as empresas relatam enorme carência de liquidez, que as obriga a atrasar pagamentos, investimentos, contratações e, pior, a reduzir a atividade mesmo quando há procura. O programa de ajustamento, necessário e virtuoso, arrisca-se a falhar porque a liquidez não passa dos bancos para as empresas. É aqui que deve incidir a atenção de políticos; portugueses e europeus. PUB


06

Quem disse que o céu é o limite? O metro, o MEO e a SXC vão mandar um leitor ao espaço. Esta rubrica vai ser a tua inspiração para te habilitares a esta fantástica viagem. Todos os dias publicaremos alguma informação sobre o prémio que um leitor do maior jornal do mundo irá ganhar! Esperamos pela tua participação em meo.pt/metroinspace

mundo

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2012

Crianças sob tortura na Síria Autoridades sírias acusadas de captura e tortura de crianças Regime de Bashar al-Assad viola os direitos humanos da ONU A Organização das Nações Unidas (ONU) acusou ontem a Síria de raptar e torturar crianças de participar sistematicamente no rapto e tortura de crianças. A denúncia partiu da Alta Comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Navi Pillay. A responsável referiu que “centenas de crianças estão sob a detenção do regime de Bashar al-Assad em condições “horrendas”. Pillay diz ainda que “Assad poderia pôr fim às detenções e à matança de inocentes civis, simplesmente com a emissão de uma ordem.” A par destas acusações, os alertas para “crianças baleadas nos

Liga Árabe

A Síria rejeitará qualquer iniciativa que venha da cimeira da Liga Árabe Desde que foi suspensa da Liga Árabe, a Síria lida com os países membros desta organização a nível bilateral. Por conseguinte, rejeitaremos qualquer iniciativa que emane da Liga Árabe, seja a que nível for”, revelou o Ministério sírio dos Negócios Estrangeiros

joelhos. Muitas foram detidas com adultos em condições realmente desumanas (...) está a ser-lhes negado o tratamento dos seus ferimentos, estão a ser mantidas como reféns

ou a ser usadas como fontes de informação.” Em entrevista à BBC, Pillay defende que investigações e acusações poderão pôr fim às violações. No entanto, acredita que

há provas suficientes a apontar para o facto de que muitos destes atos são cometidos por forças de segurança que agem com a aprovação ou a cumplicidade vinda do mais alto nível de autoridade. Um dia depois do regime de Damasco ter aceite o plano de paz do enviado da ONU Kofi Annan, existe um clima de ceticismo em torno das suas reais intenções. Atualmente, a maior parte da oposição já aceitou o Conselho Nacional da Síria como representante formal do povo. A ONU diz ainda ter informações sobre a utilização de crianças-soldados por parte da oposição.

Inglaterra. Meteorologia

Planisfério

IM preside a organismo EGIPTO. Os membros da

SABIAS QUE...

comissão que vai redigir a futura Constituição do Egito elegeram como presidente do organismo Saad al-Katatni, atual presidente do parlamento e dirigente da Irmandade Muçulmana.

O treino numa câmara de altitude é outra etapa fundamental do programa de treino e formação? Tudo para que o vencedor da competição global do metro se habitue ao ambiente e condições que vai encontrar na Lynx MkII: o objetivo é habituar o organismo do escolhido às pressões altas consequência das altas altitudes.

PATROCÍNIO EXCLUSIVO

Papa recebe Fidel Castro

Um casal brinca com uma bisnaga de água em Londres GETTY

Primavera amena

CUBA. O Papa Bento XVI recebeu ontem, a seu pedido em Havana, o ex-presidente e pai da revolução, Fidel Castro.

Ajuda suspensa COREIA DO NORTE. Os

O Reino Unido está atualmente a atravessar uma vaga de bom tempo. As temperaturas são altas para esta época do ano e espera-se que assim continue até à próxima semana. Os britânicos aproveitaram para sair para a rua e saborear os raros dias quentes e de sol na ilha.

EUA suspenderam a ajuda alimentar à Coreia do Norte depois desta violar o acordo a proibir o lançamento de mísseis.

“Crimes morais” Centenas de mulheres estão presas no Afeganistão, por “crimes morais”. A Human Rights Watch publicou ontem um relatório onde refere que entre estes estão fuga de casa ou sexo fora do casamento. O relatório diz ainda que os maus-tratos e as violações de que são alvo são considerados adultério. E ainda são perseguidas quando procuram ajuda.

Merah não se cala Mohamed Merah, pai do assassino de Toulouse, disse ontem que nenhum responsável francês tem o direito de o calar, em resposta ao chefe da diplomacia gaulesa, Alain Juppé, que, em reação à intenção de Merah de apresentar queixa contra França pela morte do filho, disse: “Se fosse pai de um monstro desses, calava-me com a vergonha.”


www.readmetro.com

space

07

QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2012

... um salto gigante ... para tralhas! Para celebrar a competição do metro – um felizardo leitor vai ganhar uma viagem ao espaço (não é brincadeira!) — mostramos 6 coisas inusitadas que entraram em órbita antes do nosso vencedor! Legos Em dezembro de 2011, um adolescente romeno construiu um vaivém feito de Legos e lançou-o tão alto (desde a Alemanha) que partículas de gelo se formaram na parte da frente do objeto (pode procurar o vídeo no Google). Também no ano passado, em agosto, três figuras lego – de seu nome Juno, Galileo e Jupiter – também foram até ao espaço, mas desta feita num voo da NASA.

Taco de

Animais

golfe Quem foi o primeiro a tacar uma bola de golfe na lua? O astronauta Alan Shepard, em 1971. Se olhar para o céu à noite pode ser que ainda a consiga ver! E peça um desejo!

Scottie, de “Star Trek” Quase que se conseguiu: o ator James Doohan pediu que as suas cinzas fossem para o espaço e, depois da sua morte em 2005, três tentativas de cumprir o seu desejo saíram falhadas. Um acidente levou as cinzas para o Oceano Pacífico.

Você nunca foi ao espaço, mas eis alguns animais que já foram: macacos, ratos, cães, ratazanas, gatos, escaravelhos, vespas, uma tartaruga, abelhas, minhocas, sapos, peixes, tritões, aranhas, embriões de galinha, ouriços do mar, caracóis, abelhas, formigas, baratas e borboletas.

Buzz Lightyear

Um sabre de luz Mais precisamente, o de Luke Skywalker. Em 2007, para comemorar os 30 anos de “Guerra das Estrelas”, a NASA levou uma réplica de “O Regresso de Jedi” no vaivém Discovery. Segundo testemunhos, a Força era forte naquele voo.

“Até ao infinito e...” etc. O Herói de “Toy Story” foi o 8º astronauta numa missão da Discovery até à Estação Espacial Internacional, em 2008. Viveu lá durante 6 meses, e apareceu em vídeos onde ensinava às crianças o que havia “mais além”.

PUB


2 culto

Ao vivo e a cores

The Roots no Sudoeste TMN Os The Roots são mais uma confirmação para o festival Sudoeste TMN. A banda de Questlove e Black Thought (na foto) atua no dia 4 de agosto na Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar. O grupo virá apresentar o último disco “Undun”. O festival está agendado entre os dias 1 e 5 de agosto – passes para os 5 dias custam €95.

Fala a estrela Rihanna confessou, em entrevista à revista Women’s Fitness, que se sente cada vez mais confortável a tirar a roupa, depois de ganhar confiança com o seu corpo.

Quanto mais me despia, mais confortável me sentia. Tive de superar os meus medos e de conhecer e compreender o meu corpo como ele realmente é

A amizade entre Amélia e Michales começou nas redes sociais, ultrapassou o ecrã dos computadores e acabou num disco

As pontes da música “Periplus” é o disco que junta a portuguesa Amélia Muge e o músico grego Michales Loukovikas Amizade nasceu via Internet

Esta foi forte!

“A ‘sex tape’ da Tulisa Contostavlos é muito melhor do que o seu single” DIZZIE RASCAL, NO TWITTER, BRINCA COM AS IMAGENS ÍNTIMAS DA JÚRI DO PROGRAMA “X-FACTOR”

De um pedido de amizade como todos os dias se fazem através de um simples clique do rato nas redes sociais nasceu um disco. Na verdade, esse foi o ponto de partida para uma amizade que saltou a barreira do ecrã de um computador. Foi através do MySpace que Amélia Muge conheceu o músico grego Michales Loukovikas. “O disco surgiu porque o Michales é a pessoa que é e faz a música que faz. O [disco] ‘Periplus’ saiu de entusiasmos mútuos decorrentes das conversas e ideias que fomos tendo. Já estava muita coisa em cima da mesa, quando de repente percebemos que gostaría-

mos de partilhar tudo isto com as pessoas”, conta Amélia Muge ao metro. “Periplus” é um disco descrito como “deambulações luso-gregas”, com uma forte componente entre a música e a poesia dos dois países europeus. Os dois compositores pretendem “construir pontes, abrir janelas”, trabalhando em conjunto” através do “riquíssimo património artístico, não apenas erudito, mas também popular”. Michales e Amélia contaram com a participação de outros amigos e convidados, “como foi o caso da Hélia Correia em a ‘Outra Voz’”, bem como os “apoios da Sociedade Portuguesa de Autores e Gui-

marães 2012 Capital Europeia da Cultura, Museu do Fado e Câmara de Lisboa”. Guimarães foi, aliás, um dos pontos altos desta parceria luso-helénica até ao momento. Foi na Capi-

“Periplus” são “deambulações luso-gregas”, com uma forte componente de música e a poesia dos dois países tal Europeia da Cultura que Muge e Loukovikas apresentaram o álbum. E será que a música portuguesa e a música grega estão bem mais pró-

ximas do que se pode imaginar? “Quem ouvir o disco com ouvidos de ver, e ler toda a informação disponível no CD, percebe isso. Mesmo que não saiba música. Sente-se”, responde a compositora portuguesa. Numa altura em que Portugal e Grécia são tão falados pelos piores motivos, aqui está uma boa razão para que se fale por outras razões. “Isso não foi premeditado, mas estamos satisfeitos que assim tenha acontecido. Portugal e Grécia são ricos culturalmente e merecem ser falados também por boas razões.” BRUNO MARTINS


PUB

09

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2012

O cante da polémica Candidatura do cante alentejano a património da humanidade não foi entregue Decisão contestada A candidatura do cante alentejano a Património Imaterial da Humanidade manifestou ontem a “indignação” pela não entrega do processo à UNESCO, em Paris, que deveria acontecer na sexta-feira. O ator Nicolau Breyner, natural de Serpa, foi o rosto da candidatura, que na Casa do Alentejo leu um comunicado em que se afirma que “adiar a entrega de um excelente e bem fundamentado documento é exigir aos portugueses que continuem a desbaratar dinheiros públicos durante não se sabe quanto tempo”. A comissão executiva da candidatura afirmou que não concorda “nem com a opinião do embaixador António Almeida Ribeiro [presidente da Comissão Nacional da UNESCO],

Supernada no Lux Os Supernada, banda de Manel Cruz, Ruca Lacerda, Eurico Amorim, Miguel Ramos e Francisco Fonseca, estão a lançar – ao fim de muitos anos de espera – o primeiro disco de originais. “Nada é Possível” foi editado esta semana e é apresentado hoje à noite na discoteca Lux, em Lisboa (22h).

Tochas faz 20 anos Em ano de celebração de duas décadas de carreira, o comediante Pedro Tochas atua hoje nas “Quintas de Leitura”, no Teatro do Campo Alegre, no Porto, às 21h50. “É um espetáculo que serve para partilhar os melhores e piores momentos desta aventura de 20 anos”, diz Tochas.

Reunião

A decisão da entrega do dossiê do cante à UNESCO será tomada nas próximas 48 horas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo primeiro-ministro. O presidente da comissão executiva da candidatura do cante alentejano, Carlos Laranjo Medeiros, afirmou que está tudo pronto para entregar o dossiê à UNESCO.

Telex

Homenagem a Cesária CONCERTO. Luz Casal, Zeca

Baleiro, Camané e um espetáculo de homenagem a Cesária Évora são destaques do Encontro de Culturas de Serpa deste ano, que decorre entre 2 e 17 de junho, adiantou à Lusa fonte do município.

Novo festival de reggae GAIA. Tem data marcada para os dias 15 e 16 de junho e acontecerá no Areinho a 1.ª edição do Positive Vibes, novo festival de reggae com actuações de Nati-uts, Patrice, Richie Campbell, Xibata, Souls of Fire, Pow Pow Movement, Emir Kusturika & The No Smoking Orchestra, João Dinis, Dirty

nem com as razões por ele invocadas”. Fonte da Comissão Executiva da candidatura tinha dito à agência Lusa que a Comissão Nacional da UNESCO optou por não avançar com a apresentação da candidatura seguindo os pareceres de dois dos nove elementos da Comissão Científica. O antropólogo Paulo Lima, membro da comissão científica da candidatura, disse à Lusa não entender “as razões apresentadas para a não entrega do dossier”. Paulo Lima considera que a candidatura do cante demonstrou até maior eficácia que a do Fado na medida em que havia “um século de investigações a menos”. E acrescentou: “Este ‘Não’ tem claramente outros interesses por detrás”. LUSA Skank Beats, Celebration Sound, Youth Culture, Firestarter, Fyah Burn Sound, Jamrock Sound e Aerosoul. O bilhete diário custa €18 e o passe para dois dias fica por €25.

A herança de Winehouse MÚSICA. Amy Winehouse

deixou uma herança de quase três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros). De acordo com o tablóide britânico The Sun, a cantora teria deixado um património de 4.257.580 libras em ativos, antes de serem subtraídas dívidas e impostos.


PUB

10

www.readmetro.com

lazer

Street Fashion. Londres

Street Fashion. Milão

QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2012

Marin Daley-Hawkins jornalista freelance

Sarah Jane, escritora MICHELLE BOBB-PARRIS

GIIA

O que veste a Marin?

O que veste a Sarah?

“Calças Burberry, camisola H&M, botas River Island, mala Topshop, chapéu Urban Outfitters e casaco da Vero Moda.” Como definiria o seu look de hoje: “Vesti-me e forma confortável.”

“É tudo vintage.” Qual o item preferido que tem no seu armário? “O vestido de casamento da minha mãe é muito bonito e foi feito pela minha tia.” O estilo de hoje: “Adoro o look à anos 50 e 60.”

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Espécie de boi selvagem. Trabalhar intensamente. 2. A mulher do filho. Vaso largo de madeira de fundo redondo ou rectangular. 3. Máquina ou veículo automóvel que puxa aparelhos agrícolas ou industriais. Senão. 4. Texto ou conteúdo de um escrito. Grande ave galinácea. 5. Revestir de gesso para pintar ou dourar. Título nobiliárquico inglês. 6. O espaço aéreo. Ósmio (s.q.). Sobre (prep.). Contr. da prep. de com o art. def. a. 7. Face inferior do pão. Cano para despejos. 8. Ave de rapina do género falcão. Medida de uma superfície. 9. Relação. Apreciar o merecimento de. 10. Glutão. Acrescentar. 11. Malandro. Protecção (fig.).

Já ouvi muitas vezes esta frase: sou português com muito orgulho. Curiosamente, nos últimos tempos só tenho ouvido queixas que o nosso país está a afundar-se, quem pode vai procurar emprego no estrangeiro. É pena, de facto temos uma História tão rica, fomos tão valentes, tão destemidos, geniais mesmo. E agora, dependemos da tão falada troika. Até quando, meu Deus? Por favor devolvam-nos o nosso Orgulho!

Sudoku

•••••

Verticais 1. Esfrega com unto. Puxaram para cima. 2. Grande porção. Gracejo de mau gosto. 3. Pessoa doida. Avançar girando sobre si mesmo. 4. Abrasado, inflamado. Graceja. 5. Expiração brusca, convulsa e ruidosa do ar contido nos pulmões. Insignificância (fig.). 6. Presentemente. Peixe da família dos clúpeos, que só se reproduz na água doce. 7. Móvel onde se dispõem e guardam bebidas. Regulamento. 8. A unidade. Parte musculosa do tubo digestivo das aves que surge imediatamente após o papo. 9. Receias. Tapume. 10. Clamor de vozes. Contr. da prep. a com o art. def. os. 11. Acto ou efeito de tirar letras na escrita, raspando. Apre (interj.).

Solução Cruzadas

MARIA/CASCAIS

Solução

HORIZONTAIS: 11. Uro, Labutar. 2. Nora, Gamela. 3. Tractor, Mas. 4. Teor, Peru. 5. Gessar, Sir. 6. Ar, Os, Em, Da. 7. Lar, Esgoto. 8. Açor, Área. 9. Rol, Avaliar. 10. Alarve, Apor. 11. Mariola, Asa. VERTICAIS: 1. Unta, Alaram. 2. Ror, Graçola. 3. Orate, Rolar. 4. Aceso, Ri. 5. Tosse, Avo. 6. Agora, Sável. 7. Bar, Regra. 8. Um, Moela. 9. Temes, Taipa. 10. Alarido, Aos. 11. Rasura, Irra.

As cartas devem ser enviadas para Metro/Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº 3, 1549-023 Lisboa ou por e-mail para: leitores-@metroportugal.com. As opiniões desta página não vinculam as do METRO nem traduzem a opinião do jornal. O METRO reserva-se o direito de editar as cartas que não devem exceder os 400 caracteres.

Sudoku

Português com muito orgulho?!


pequenos anúncios

www.accredito.com.pt DESDE 1930 UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

COMPRA • EMPRÉSTIMOS • VENDA

• Av.ª Almirante Reis, 190 C (à Alameda)  218 463 224 • Rua Francisco Sanches, 158 A (à Praça do Chile)  218 121 929 • Av.ª da República, 51 B  217 974 328

Ex: 50€ x 1 mês/1,5€ = 51,50€ TAEG 36%

GARANTIMOS: as melhores avaliações!

SÃO SEBASTIÃO DA PEDREIRA Compramos

NÃO NECESSITA VENDER! O OURO VALORIZA-SE, RENTABILIZE-O!

OURO • PRATAS • JÓIAS • RELÓGIOS • ARTE

Válido exclusivamente na loja de

OURO E PRATA PAGAM55O€S

COMPRAMOS

cautelas de penhor Avenida António Augusto de Aguiar, 181

ATÉ O GRAMA

Telef. 21 386 87 03 / Tlm.: 96 194 96 01 Horário: Seg. a Sex. 9h-19h | Sáb. 9h-13h

part-time EQUIPA DE LISBOA

COLABORADORES/AS - COMERCIAL

Horário: Das 17:00 às 22:00 horas Disponibilidade Imediata, com ou sem experiência Oferecemos: Contrato de trabalho imediato Ordenado Base, prémios de produção e comissões,

Marca entrevista para o n.º 96 770 26 36

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA.

DESDE 1951 SOMOS UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

Avaliador Ocial da Casa da Moeda

Sócia Gerente Maria Barbosa PENHORES E

COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS ETC. (NOVO E 2.ª MÃO) Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º Esq. 1100-557 LISBOA E-mail: geral@apj.com.pt (saída do metro baixa/chiado)

Tels.: 21 346 54 11 - 21 321 93 35 Fax: 21 321 14 97

FUNERÁRIA ABREU, LDA.

FUNERAIS 499€ - 750€ 990€

24 HORAS 925 792 222


pequenos anúncios

COMPRA VENDA OURO PRATAS JÓIAS RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B Lisboa Telef.: 213 428 304 915 772 064

PRECISA DE CRÉDITO? Pessoal I CONSOLIDADO I Habitação Tratamos de todo o tipo de Créditos. Quer Reduzir encargos? Tem dívidas? Possui imóveis? Problemas Bancários? Penhoras? Temos a solução! NÃO PERCA MAIS TEMPO, LIGUE-NOS JÁ!

919 654 417 | 217 272 432 | 919 011 621 EX: C/ Pessoal 15.000,00€ a 84 Meses = 283,02€/mês, Total de 23,807.,88€ TAEG 16.714%; TAN 13.50% (C/ Seguro) Crédito Concedido Por Instituições Autorizadas


pequenos anĂşncios


14

3 sport

“Na alta competição não há favoritos” Trajeto europeu “exemplar” do Metalist deixa Sá Pinto desconfiado Receita para a vitória: não cometer erros Izmailov e Capel devem falhar 1ª mão dos “quartos” da Liga Europa Sá Pinto apelou à máxima concentração dos seus jogadores para o arranque dos quartos-de-final da Liga Europa frente ao Metalist, hoje, em Alvalade (20h05, SIC), e rejeitou favoritismos. “Na alta competição, a este nível, não existem fatores casa, nem favoritos”, disse, afastando a ideia de que os verdes e brancos possam pecar na eliminatória por “excesso de confiança”. Avisado, o técnico leonino sublinhou o percurso europeu “exemplar” do ri-

Outros jogos

“Primeira parte” dos quartos-de-final da Liga europa disputa-se hoje – a segunda mão é a 5 de abril: Schalke-Ath-Bilbao 20h05 Árbitro: Pedro Proença (Portugal) AZ Alkmaar-Valência 20h05 Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra) A. Madrid-Hannover 20h05 Árbitro: Stéphane Lannoy (França)

val – imbatível fora de portas e com o melhor ataque da prova (29 golos, playoff incluído) –, que frisa ser “forte em todos os setores”. O Sporting regista seis vitórias caseiras em outros tantos jogos desde que Sá Pinto substituiu Domingos no comando técnico e sem sofrer golos. Perante a impossibilidade de “dominar o jogo em todos os momentos”, Sá entende que a sua equipa deve impedir o Metalist de “pensar que em qualquer altura pode criar

oportunidades e fazer um golo”. Concluindo: “Não podemos cometer erros.” Nos lisboetas, Izmailov e Capel falharam o treino de ontem e, de acordo com informação oficial disponibilizada pelo clube de Alvalade, “dificilmente jogarão” hoje. Carriço também não se treinou, mas não há indicação de que esteja inapto. No Metalist Kharkhiv realce para a provável titularidade de Marco Torsiglieri, defesa argentino cedido R.A.C. pelo... Sporting.

PUB

Milan anula Barcelona O mais esperado encontro dos quartos-de-final da Liga dos Campeões acabou sem golos, num estádio de San Siro lotado. Foi o terceiro duelo da época entre Milan e Barcelona – uma vitória catalã e um empate até ontem –, e a maior produção ofensiva dos espanhóis voltou a esbarrar na organização dos transalpinos. Na verdade, o Milan explicou que ninguém ensina uma equipa italiana a defender.

Defesas de Abbiati e falta de pontaria catalã deixam tudo em aberto para a segunda mão A primeira parte foi dominada pelo Barça, mas coube ao conjunto treinado por Allegri dispor da primeira ocasião – Boateng e Robinho falharam na mesma jogada. O Barça demorava a entrar no jogo e foi o Milan quem voltou a apare-

cer, com Ibrahimovic a perder a batalha com Valdés (20m). E por aí se ficou o Milan em termos ofensivos. Dono e senhor do jogo a partir desse lance, o Barça carregou o suficiente para marcar um golo, mas Xavi, Tello, Puyol e Messi não conseguiram vencer o guarda-redes do Milan, Abbiati. Não muito longe dali, em Marselha, o Bayern venceu a equipa local por 2-0 (Gomez e Robben) e está perto das meias-finais.

No regresso a Marselha Ribéry assistiu Gomez para o primeiro golo do Bayern GETTY


15

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2012

Os motores já “roncam”

Vólei. Regras

Rali de Portugal’12 arranca hoje em Lisboa Latvala foi o mais veloz nas qualificações Ford testa domínio da Citroën no Mundial

Prevê-se menos pele à vista em Londres’12 DR

Biquíni deixa de ser lei A bem do respeito por algumas culturas, as jogadoras de vólei de praia vão poder jogar com equipamentos mais “recatados” nos Jogos Olímpicos de Londres’12. Além dos biquínis e fatos de banho, que continuam a ser permitidos, terão ao seu dispor calções e camisolas com mangas.

Os carros saíram ontem para a estrada, mas só hoje é dado o tiro de partida do Rali de Portugal, com uma super-especial na Praça do Império, em Lisboa (14h30). Nas qualificações de ontem, no Algarve, que definiram a ordem de partida para a etapa inicial, Jari-Matti Latvala (Ford) fez o melhor tempo e optou por ser o último dos WRC a partir, em 17º. Aliás, a Ford dominou a ‘qualifying stage’ – substitui o ‘shakedown’ – no Vale do Judeu (4,96 km) com Peter Solberg a fazer segundo, escolhendo largar na 16.ª posição. Armindo Araújo (Mini) foi o 12.º e na grelha de partida será 7.º. A correr em casa, o português ambiciona terminar “no top-ten”.

A 46.ª edição do Rali de Portugal, quarta prova do Mundial, divide-se em quatro etapas, 22 provas especiais de classificação e 434,77 km cronometrados. TermiQuatro na no domingo. , O principal etapas is favorito é, para cia 22 espe ao variar pouco, Sebastien Loeb. e 434kmetro Bicampeão em cronóm Portugal, o francês da Citroën procura o terceiro título e aumentar a vantagem no Mundial – soma 66 pontos, mais 16 do que o colega finlandês Mikko Hirvonen. Ontem, Loeb foi o quarto mais veloz e sairá em segundo. Hirvonen foi terceiSebastian Loeb, francês da Citroën, defende o título ro e decidiu ser o primeiro R.A.C. a atacar a estrada. GETTY

Jogadas

Portuguesa nos Jogos VELA. A velejadora portuguesa Carolina SouzaMendelblatt conquistou ontem uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 ao ficar em 52.º lugar no Mundial de RS:X, em Cádis. Igualado ficou o número máximo de classes em que Portugal está qualificado – sete, em Sydney2000.

Tour’10: coroa para Schleck CICLISMO. A organização

da Volta à França vai organizar um ato para entregar a camisola amarela e o troféu de vencedor do Tour’10 a Andy Schleck. Vencedor da prova na estrada, Contador acusou doping e foi desclassificado. Schleck tinha sido 2.º.

Tiger inspira filme porno GOLFE. Tiger Woods ficou a

saber que será a principal

fonte de inspiração para um filme porno, em cujo elenco constam três atrizes que alegam ter sido amantes do golfista. A fita intitula-se “3 Mistresses: Notorious Tales of the World’s Greatest Golfer”.

3 parciais ganhos sem resposta da Espanha permitiram à seleção portuguesa masculina de ténis de mesa apurar-se hoje para os oitavos-de-final do Mundial e, desse modo, assegurar a permanência na elite da modalidade.

Ainda o “túnel”

“Nole” em frente

Magic investe

Arranca hoje, em Lisboa, o debate instrutório do caso “Túnel da Luz”, requerido por Hulk, Helton, Sapunaru, Cristian Rodriguez e Fucile. Mas os jogadores portistas não vão marcar presença. Acusados de agressões a dois seguranças em 2009, os atletas alegam ter sido injuriados e difamados e avançaram com uma queixa particular contra os seguranças. O debate estava inicialmente marcado para 16 de março.

O sérvio Novak Djokovic qualificou-se para os quartos-de-final do torneio de ténis de Miami ao superar em duas partidas o francês Richard Gasquet, por 7-5 e 6-3. Na reedição da final do Estoril Open’07, o sérvio “Nole” voltou a sair vitorioso e agora espera pelo duelo com David Ferrer nos “quartos” – o espanhol impôs o seu jogo diante de Del Potro (duplo 6-3) e agora vai tentar derrotar o atual vencedor da prova.

Os populares Los Angeles Dodgers, equipa da Liga norte-americana de basebol, foram adquiridos por um grupo de investidores liderado pela antiga estrela da NBA Magic Johnson. Antecipando-se ao leilão da equipa falida, Johnson reuniu-se com o ainda proprietário, Franck McCourt, e garantiu a compra por cerca de 1,5 mil milhões de euros). O montante da transação é o mais elevado de sempre no desporto norte-americano. PUB


PUB

20120329_pt_lisbon  

Combateàcriminalidadeemanutençãodaordempúblicasãodesafiosacrescidos paraapolícia Criserequeruma“respostadeelevadaqualidadeeeficácia” {pág.4}...