Issuu on Google+

PUB

GRANDE LISBOA quarta-feira 28 Março 2012 ano 6, nº 1630 Hoje 15° | 26°

Amanhã 14° | 23°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Quer ir ao espaço? meo.pt/metroinspace PUB

Dois em cada três sem férias Estudo do IPDT mostra que são poucos os portugueses em repouso na Páscoa Crise determina opções 80% dos que tiram dias de descanso ficam no País {pág. 4}

Futebol. Derrota

O criador de “Angry Birds” Entrevista exclusiva {pág. 10}

Sérgio H. Coimbra O dia-a-dia de um português na capital dos EUA {pág. 2}

O Benfica perdeu ontem com o Chelsea (1-0), na Luz, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões {pág. 22} GETTY

PUB


www.readmetro.com

02

QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

1 jornal

Não perca hoje!

Opinião

SÉRGIO H. COIMBRA JORNALISTA

UM PORTUGUÊS EM WASHINGTON enho de Fátima opinião, aposto, igual à da maioria dos leitores. É um lugar onde acontecem coisas extraordinárias, extravagantes mesmo, desde 1917 – até para mentes mais abertas é difícil imaginar “bolas de luz” que descem sobre azinheiras, ou peregrinos que arrastam os joelhos desde para lá dos Pirenéus para dar “mostra de fé” à Senhora dos pastorinhos lusitanos. Pessoalmente, o que mais impressiona naquele lugar santo são os impolutos relevos imaginados por Pedro Calapez para os Mistérios do Rosário; já gostava do artista antes, mas desde que os vi redobrei a minha fé neste Pedro e na escolha artística da hierarquia eclesiástica. Para os meus amigos de Washington de visita a Portugal na última semana, no entanto, coisas diferentes os surpreenderam em Fátima. No último jantar não se falou de outra coisa. Embora o Randy, mais ateu, tentasse começar a discorrer sobre a omnipresença maléfica da Igreja Católica (particularmente preocupado com o candidato republicano Rick Santorum, um fiel do Opus Dei que defen-

T

de a vida sagrada a começar na concepção seja lá isso o que for, mas uma vida sagrada à qual não têm direito os condenados à pena de morte), os outros entusiasmaram-se mais com os aspetos criativos. O Rick estava pasmado com o cumprimento das velas que por ali se vendem, e comprou mesmo algumas que, temo, sejam confis-

www.thehollywoodgossip.com “A estrela de reality TV Khloe Kardashian anunciou ontem no seu blog o fim da relação com a organização de defesa dos animais PETA, após a revelação de que a mulher por trás do ataque feito com farinha à sua irmã na quinta-feira passada foi Christina Cho, uma ativista conhecida da organização.” www.eonline.com “O músico Lenny Kravitz e Amandla Stenberg têm estado ‘sob fogo’ por fãs do livro ‘Jogos de Fome’ que questionam os cineastas pela escolha de atores negros para interpretar dois papéis centrais do filme.”

www.tmz.com “Lindsay Lohan está no caminho certo. A polícia de Los Angeles está satisfeita porque a atriz completou os termos da sua condicional, antes da audiência final com a juíza Stephanie Sautner na quinta-feira.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

Para os meus amigos de Washington de visita a Portugal na última semana, coisas diferentes os surpreenderam em Fátima cadas à reentrada nas Américas. O Tim, cujos antepassados vieram da catolicíssima Irlanda e óbvio mentor desta peregrinação, andava boquiaberto com as figuras de cera com que os fiéis pagam promessas. Diz que viu de tudo: pernas e dedos, sim, e também olhos, maminhas e intestinos. Mas só o Robert conseguiu conciliar o respeito pela fé católica e o direito universal à diversão, comprando vários rosários que, diz ele, vai usar ao pescoço como os colares coloridos do Mardi Gras.

@ParisHilton “Sabe bem voltar para casa, mas não por muito tempo. Tenho de fazer as malas outra vez porque vou voar para a Austrália amanhã. Entusiasmada! Adoro ir lá!”

http://blogs. telegraph.co.uk/ culture/lucyjones “Festival South by Southwest 2012: Montreal é o novo Brooklyn.”

Herge foi aos fados!

Herge del Rio CONCERTO MÓNICA FERRAZ Casa da Música, Porto Bilhetes €10, 22h00

A convite do meu amigo Diogo Clemente fui até ao Teatro do Bairro. O Diogo só tem 27 anos, mas transporta com ele a história do fado. Ele cresceu no fado, e fez-se músico perfecionista por paixão ao fado. Compõe, escreve, canta, produz e foi isso tudo que pudemos ver, ouvir e sentir numa noite repleta de emoções.

Depois de concertos um pouco por todo o País, chegou agora a vez da vocalista dos Mesa regressar a casa para dar a conhecer ao público da Invicta por que linhas se cosem o disco “Start Stop”, a sua estreia a solo.

O Diogo partilhou ainda o palco com alguns amigos: Miguel Ramos, Ana Sofia Varela, Martim Vicente, José Manuel Barreto e a aplaudidíssima Carminho. Acompanharam-no ao piano: Ruben Alves; Guitarra Portuguesa: Ângelo Freire; Baixo: Marino de Freitas; Viola: André Eamos.

metro online

Veja o trailer de “Cosmopolis”, o novo de David Cronenberg, com Robert Pattinson no papel principal.

Uma noite em que se sentiu o que é o Fado!

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora: Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social: €4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel.: 21 049 40 00 Fax: 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Diretos: Vitor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Tel.: 22 532 23 10 Fax: 22 532 23 99 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto), Simon Pereira (estagiário) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional

Dádivas de sangue continuam em baixa LUÍS ANICETO

Doação de sangue teve uma quebra de 25% em todo o País desde o início do ano

PS: diretas vão eleger candidatos O PS vai escolher em 2013 os candidatos a presidentes de câmara através de eleições diretas dos militantes e o mesmo processo se aplicará aos candidatos a deputados na Assembleia da República nas eleições legislativas de 2015. Esta mudança na escolha dos candidatos faz parte de uma proposta que será apresentada PUB

pela direção de António José Seguro na próxima reunião da Comissão Nacional do PS, no sábado. Ainda no âmbito das mudanças, António Galamba, dirigente socialista, divulgou que será proposta a criação do cargo de secretário-geral adjunto, lugar que existirá quando este partido estiver no Governo.

Sociedades mais livres O Presidente da República disse ontem que é um dever de todos apoiarem os processos de transformação em curso nos países do Norte de África e Médio Oriente. Tal contribui, disse Cavaco Silva, “para a edificação de sociedade onde os cidadãos possam exercer livremente os seus direitos e aspirar a um futuro de liberdade e de bem-estar”.

A polémica com as associações de dadores surgiu no início do ano Em causa está o fim da isenção nas taxas moderadoras nos serviços públicos As dádivas de sangue ainda não recuperaram das quebras do início do ano. Quem o disse foram as associações de dadores nacionais, ontem, no Dia Nacional do Dador de Sangue. Em Guimarães, por exemplo, onde a associação local garantiu, em 2011, 6.270 dádivas, o representante Alberto Mota fala em quebras de 25%. Em reação, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, reconheceu que a perda de isenção do pagamento de taxas moderadoras nos hospitais para os dadores de sangue pode ter contribuído para a redução de dádivas e mostrou-se disposto a “aprender com os factos”.

Norte a Sul

Taxas: maioria obtém isenção SAÚDE. A maioria dos

utentes que solicitaram isenção de pagamento de taxas moderadoras por insuficiência económica, ou a sua confirmação, ficará isenta, anunciou ontem o ministro da Saúde. Segundo Paulo Macedo, as isenções estão a ser confirmadas, “porque infelizmente as pessoas não aumentaram os seus rendimentos”.

22% foram aprovadas ARRENDAMENTO. Quase

22% é a percentagem de candidaturas aprovadas para apoio financeiro no âmbito do Porta 65, destinado ao arrendamento

As associações nacionais criticam ainda a prioridade na cobrança das taxas numa altura em que o sistema continua por uniformizar. “Um dador pode dar sangue em Viana do Castelo, depois em Coimbra, de manhã, e em Lisboa, à tarde, quando só o podia fazer

uma vez a cada três meses”, disse à agência Lusa José Passos, presidente da Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo. Daniel Pereira, porta-voz das cinco principais associações do distrito, que asseguram 9.000 dádivas anuais, acrescenta: “A uniformização das bases de dados pelo Instituto Português do Sangue tem sido uma luta nossa, mas infelizmente ainda sem sucesso.” A Associação dos Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro avança: “Muitos [dadores] declaram mesmo que vão deixar de doar sangue porque se sentem explorados ou enganados.”

jovem, num concurso em que foram submetidos 4.161 e aprovados 909 pedidos. Os dados são do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Maioria sem férias na Páscoa

3.000 dádivas de sangue a menos foram registadas, em todo o País, em fevereiro deste ano face ao mesmo período do ano anterior

98% sentem-se em segurança TURISMO. Cerca de 98% dos turistas estrangeiros que visitam o Algarve em agosto sentem-se seguros na região. A conclusão é de um estudo da Universidade do Algarve sobre a iniciativa Allgarve, que traça o perfil do visitante estrangeiro na região.

Dois em cada três portugueses não gozam férias durante esta Páscoa. A conclusão é de um estudo realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) na página oficial do Facebook. Um quinto dos que optam por não fazer férias justificam a decisão com a crise económica, desemprego e precariedade laboral. “Dos que gozam férias, 80% fica em Portugal”, acrescenta o IPDT em comunicado ao metro. Segundo o estudo, 55% dos inquiridos referem que não vão fazer nenhuma pausa na Páscoa pelo facto de, tradicionalmente, não gozarem férias neste período do ano. Dos que vão gozar férias, apenas um em cada cinco viajará para o estrangeiro.


05

www.readmetro.com QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

Lisboa

AMI ganha mais cor Arte Urbana dá vida às paredes da sede em Marvila “Writers” mostram hoje todo o seu talento

Trabalhos vencedores são hoje apresentados

As paredes da sede da Assistência Médica Internacional (AMI), em Lisboa, enchem-se hoje de cor. No Dia Mundial da Juventude, a organização não governamental serve de casa aos trabalhos vencedores do concurso de arte urbana Marvilarte AMI. Durante a manhã, os “writers” Marcos Granja, Nelson Ferreira, Oneart Crew e Zana Moraes & André Santos (IIMD) vão concluir as pinturas e apresentá-las ao público, júri do concurso e entidades par-

Mega tela Os cerca de 70 metros da parede da sede da AMI, na Rua José do Patrocínio, nº 49, em Lisboa, ganham hoje mais cor a partir das 10h00.

ceiras, como é o caso da Galeria de Arte Urbana. A iniciativa tem como objetivo “divulgar junto da população local o trabalho desenvolvido pela AMI” e “incentivar a produção e formação artística”. PATRÍCIA TADEIA

Cruzeiro demolido? O presidente da Câmara de Cascais disse ontem que está a negociar o futuro do degradado edifício Cruzeiro, no Monte Estoril, com o seu proprietário, o BPI. Carlos Carreiras disse que

8º. melhor destino Lisboa ficou em 8º. lugar entre as 20 cidades escolhidas para “Melhor Destino Europeu 2012”, ranking que foi vencido pelo Porto. Os vencedores foram eleitos por um júri da Associação dos Consumidores Europeus. Em 2.º lugar ficou Viena, na Áustria, e em 3.º Dubrovnik, na Croácia. Em 2010, tinha sido a capital alfacinha a alcançar o primeiro lugar.

admite a hipótese de demolição daquele que foi um dos primeiros centros comerciais do País. “Não vejo necessidade de demolir o edifício, mas se houver uma proposta do proprietário para que isso aconteça também não reconheço nenhuma obrigação de o preservar a todo o custo”, afirmou.

Se estivesse no seu lugar... ...hoje assistia ao arranque da SEGUNDA ETAPA DO CIRCUITO MUNDIAL DE RC44, em Cascais.

Aqui pode encontrar alguns dos melhores velejadores mundiais numa organização do Clube Naval de Cascais que conta com o apoio da Câmara Municipal. Esta etapa conta com a participação de velejadores nacionais.

PUB


06

Quem disse que o céu é o limite? O metro, o MEO e a SXC vão mandar um leitor ao espaço. Esta rubrica vai ser a tua inspiração para te habilitares a esta fantástica viagem. Todos os dias publicaremos alguma informação sobre o prémio que um leitor do maior jornal do mundo irá ganhar! Esperamos pela tua participação em meo.pt/metroinspace

mundo

Esperança para os sírios Bashar diz aceitar plano de paz de Kofi Annan Enviado da ONU e da Liga Árabe quer aplicação imediata Apoio importante da China A conturbada Síria deverá entrar a todo o momento num período de pacificação segundo as ideias de Kofi Annan, mediador do conflito sírio enviado pela ONU e a Liga Árabe ao país, cuja proposta de paz foi ontem aceite por Damasco. Foi esse, pelo menos, o compromisso feito a Annan pelo presidente Bashar al-Assad, por escrito, informou o porta-voz do antigo secretário-geral da ONU, Ahmad Fawzi. O plano inclui seis pontos. Entre eles, realce para os seguintes: término das hostilidades sob a supervisão da ONU; prestação de ajuda humanitária nas zonas de combate e libertação

Mais violência

Combates entre exército e desertores fizeram ontem oito mortos, reportou o Observatório sírio dos Direitos Humanos. Quatro soldados e um civil morreram em Maaret al-Noomane e Homs, que ontem recebeu a visita de Bashar al-Assad. Três mulheres foram mortas em Douma.

de todas as pessoas detidas arbitrariamente. O texto não alude a mudanças no poder – essa decisão caberá aos eleitores sírios. Esta é a segunda vez que Bashar subscreve uma ini-

ciativa internacional para fazer cessar a violência num país onde mais de 9.000 pessoas já morreram desde que há um ano o exército começou a reprimir a revolta antigovernamental.

A primeira aconteceu em novembro, com o plano da Liga Árabe. Efeitos? Nenhuns: o texto foi ignorado com a mesma celeridade que tinha sido aceite. Kofi Annan está atento: “É claro que o enviado especial considera ser uma evolução positiva, mas o essencial é que o plano seja implementado imediatamente.” A abertura de Damasco coincide com a presença de Annan na China, país próximo da Síria e de quem o mediador ilustre obteve apoio. Palavra do primeiroministro chinês, Wen Jiabao: “Confio que, com Annan, a questão síria seja resolvida de maneira justa, pacífica e apropriada”. R.A.C.

Cuba. Missa de Bento XVI

SABIAS QUE... L-39 Albatross é um avião-caça que vai ser fundamental no treino de voo a jacto? O primeiro teste do vencedor da competição metro será feito no banco traseiro, atrás do instrutor, para assim ter as primeiras experiências em voo super-sónico e suportar força G. Para um estreante, trata-se de um momento verdadeiramente inesquecível.

PATROCÍNIO EXCLUSIVO Papa celebrou uma homilia para mais de 200 mil pessoas, entre as quais o presidente Raul Castro, em Santiago de Cuba GETTY

Sociedade aberta e renovada

“Desejo fazer um apelo para que deem um novo vigor à sua fé, para que vivam de Cristo e para Cristo, e com as armas da paz, do perdão e da compreensão, lutem para construir uma sociedade aberta e renovada, uma sociedade melhor, mais digna do homem”, disse ontem o Papa na primeira missa da sua visita a Cuba. Bento XVI rezou ainda para a Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, pelos “cubanos privados de liberdade”.


www.readmetro.com

07

QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

GETTY

Planisfério

Pedido para remover links

Durão Barroso pediu mais preparativos de emergência

Consenso para segurança nuclear O presidente da Comissão Europeia apelou a um consenso em torno dos mais altos padrões de segurança e o reforço dos preparativos de emergência, na cimeira sobre Segurança Nuclear, em Seul. “A nível global, precisamos de um acordo sobre os mais altos padrões de segurança e reforçar os preparativos de emergência”, disse ontem Durão Barroso.

Por seu turno, o primeiro-ministro francês, François Fillon, afirmou que “não se pode abrir mão das vantagens do nuclear”, considerando que o aquecimento global poderá ser mais perigoso do que “qualquer acidente tecnológico”. Fillon falava aos jornalistas em Seul, depois da sessão plenária da cimeira em que participam 53 países.

GOOGLE. Alguns deputados do Reino Unido solicitaram à Google a introdução de um algoritmo a remover os links de pesquisa que aparecem quando se inicia uma procura, por considerar que violam a privacidade dos utilizadores. Caso a empresa não o faça por si só, os deputados irão para os tribunais.

Assange para o senado WIKILEAKS. Julian Assange, fundador do WikiLeaks, revelou ontem que vai concorrer ao senado australiano em 2013, em defesa de um governo mais aberto.

UE mostra preocupação VENEZUELA. A União Europeia (UE) “apresentou e continuará a apresentar a sua preocupação junto das autoridades” venezuelanas sobre a morte de emigrantes portugueses no país, disse ontem a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

31 de maio é a data para o referendo na Irlanda ao pacto orçamental da União Europeia.

Al-Jazeera CIA: polaco não revela envolvido vídeo O antigo chefe dos serviços de informações da O canal Al-Jazeera decidiu ontem não transmitir o vídeo que recebeu do assassino de Toulouse. Mohamed Merah filmou-se a matar sete pessoas, incluindo crianças judias e soldados desarmados, antes de ter sido morto depois de um cerco policial. A televisão anunciou a decisão depois do apelo do presidente francês Nicolas Sarkozy. A polícia acredita que o vídeo foi divulgado por um cúmplice de Merah e dado o conteúdo passou à investigação. De acordo com o código deontológico da Al-Jazeera o canal de notícias não vai transmitir e fará os possíveis para bloquear o seu conteúdo por acreditar que este não acrescenta nada à informação sobre a morte de Mohamed Merah que já é do domínio público.

Polónia Zbigniew Siemiatkowski foi acusado no âmbito da investigação à alegada existência de prisões secretas da CIA na Polónia. A notícia foi confirmada pelo próprio Siemiatkowski ao diário polaco Gazeta Wyborcza.

DSK: nova acusação O antigo diretor-geral do Fundo Monetário Internacional Dominique Strauss-Khan (DSK) foi acusado de “cumplicidade agravada em rede organizada de proxenetismo” pelos juízes do caso do hotel Carlton, em Lille. DSK encontra-se, contudo, em liberdade sob uma fiança de 100 mil euros. PUB


08

www.readmetro.com

economia

QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

Portugal sem alternativas

Sines. Terminal

Avaliação económica da Zona Euro foi a debate em Bruxelas É necessário aumentar os mecanismos de proteção e fazer reformas

Primeiro-ministro na inauguração da 2ª fase da ampliação do terminal portuário de Sines LUSA

Importância mundial Passos Coelho disse ontem que o Porto de Sines é um dos mais “importantes do mundo” e que o Governo gostaria que Sines pudesse ter [uma ligação ferroviária em bitola europeia] até 2014”, ano em que o Canal do Panamá alarga, o que aumenta a importância da posição de Sines no Oceano Atlântico.

Trocos

Internet transatlântica AVIAÇÃO. A TAP está a ape-

trechar Airbus A330 com a tecnologia da OnAir, para disponibilizar, em maio, acesso à Internet aos seus passageiros, noticiou ontem o JdN online. A TAP vai ser a primeira companhia aérea portuguesa a oferecer o serviço entre a Europa e o outro lado do Atlântico.

300.000 sem subsídio DESEMPREGO. Pelos números do Instituto da Segurança Social, citados pela agência Lusa, em fevereiro havia 296.059 desempregados que não recebiam qualquer subsídio.

30 dias de greve, às segundas e sextas-feiras, contra o início das operações de uma unidade low cost, marcados ontem pelos pilotos da Iberia.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que não há margem de manobra para países como Portugal, que perderam o acesso aos mercados evitarem políticas de consolidação orçamental, mesmo admitindo que estas terão o efeito indesejável de aprofundar os contextos recessivos, pelo menos no curto prazo. “É provável que o processo de consolidação orçamental tenha um efeito de retração na procura interna da Zona Euro, embora este possa ser compensado por alguns ganhos na confiança dos mercados e consumidores”, escreve a OCDE no seu relatório anual sobre a Zona Euro.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

$125.20 (-0.35%) Psi-20

5.654,42 (-0,16%)

Euribor 6m

1,097 (-0,54%) Euro para: Dólar 1,333 Libra 0,835 Real 2,416

Reformas

Ex-presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, afirmou que Portugal “gastava mais do que ganhava” Por isso, justificam-se reformas estruturais que irão potenciar o crescimento, criar emprego, garantir a consolidação orçamental e estabilizar a economia Desequilíbrios internos “têm de ser corrigidos”

No relatório a OCDE sustentou ainda que a União Europeia precisa de um “ambicioso programa” de reformas estruturais com vista a potenciar o crescimento económico e a criação de emprego. Na avaliação, as medidas a adotar de-

Plano é escasso A Comissão Europeia considera que o plano de recapitalização da banca definido pelo governo espanhol é insuficiente e defende que o País devia recorrer ao fundo de resgate do euro. De acordo com o El País Bruxelas defende que o governo liderado por Mariano Rajoy “devia recorrer ao fundo de resgate do euro para acelerar a reestruturação do seu sistema bancário e aumentar a concessão de crédito”.

vem ser a criação de mecanismos de proteção da Zona Euro para restaurar a confiança dos investidores e ultrapassar a crise da dívida soberana. Para Angel Gurría, secretário geral da OCDE, a consolidação orçamental deve

Mercado Puro

WE LOVE PORTO PEDRO BARBOSA DOCENTE DO IPAM E EGP-UPBS

Começou por uma espécie de brincadeira, mas já reúne quase vinte mil portuenses, que se dizem publicamente apaixonados pela cidade

ser feita de forma profunda com vista a ajustar a despesa pública para níveis mais sustentáveis. “Eliminar os obstáculos políticos ao crescimento implica uma ampla gama de medidas que aumentem a produtividade e as taxas de emprego”, acrescentou. A OCDE sugere ainda uma mudança laboral dentro do espaço europeu para suprir as “carências do mercado”. Entretanto, Olli Rehn, numa conferência de imprensa conjunta com Angel Gurría, afirmou ontem estar “confiante num acordo convincente” na reunião do Eurogrupo de sexta-feira e sábado que vai debater o reforço dos fundos europeus de combate à crise. e partilham conteúdos no Facebook. O We Love Porto (www.facebook.com/oportocity) é um dos mais recentes exemplos de páginas de redes sociais que explodem rapidamente, para se tornar centros de paixão da cidade natal dos seus habitantes e que acabou por ser decisivo na vitória da cidade do Porto como “Melhor Destino Turístico 2012” pelo European Consumer Choice. O desafio é tornar outros espaços de partilha e paixão como estes úteis ao Turismo, que tão importante é na actualidade da nossa economia. PUB


PUB


10

www.readmetro.com

entrevista

QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

AGATA NOWICKA/ILLO.PL

EXCLUSIVO METRO VIP

O título de Peter Vesterbacka é ‘Águia Poderosa’. Significa que é o guru por trás dos jogos Angry Birds. O metro encontrou-se com Vesterbacka, que vestia uma camisola com capuz dos Angy Birds, na embaixada finlandesa em Londres. As pessoas muito atarefadas passam horas a jogar Angry Birds. O que é que isso lhe diz sobre a psicologia humana?

Hoje em dia toda a gente é ocupada. O Angry Birds é uma pausa que premite escapar, nem que seja por alguns minutos, para que depois se possa voltar e concentrar-se na tarefa. É um hábito muito saudável. É como férias: as pessoas nos países nórdicos tiram férias grandes, mas quando trabalham a produtividade é grande. Angry Birds e férias, é como fazer a manutenção a si próprio. Há pouco tempo uma revista calculou que os Angry birds custem 1.5 mil milhões de dólares de produtividade, só nos EUA? Sente-se culpado por isso?

Isso são tretas. Pode-se fazer esse tipo de estudos, mas as pessoas não estão sempre a trabalhar. Veja-se a proporção. As pessoas jogam Angry Birds, se calhar, duas horas por mês – mas

PETER VESTERBACKA CRIADOR DO ANGRY BIRDS Enquanto lê isto, as pessoas ao pé de si no autocarro ou no metro jogam Angry Birds O jogo parou o mundo com os pássaros zangados, mas giros, a fisgarem porcos E o seu criador quer ir mais longe: quer o mundo inteiro a exercitar-se, com os Angry Birds, claro

“OS JOGOS SÃO BONS PARA O CÉREBRO” passam 158 horas e meia a ver televisão. E quando se vê TV relaxa-se. E quando se joga Angry Birds o cérebro trabalha. Fica-se ativo, não passivo. Ou seja, os Angry Birds não são uma perda de tempo, mas uma forma de ‘recarregar’ o cérebro? Sem dúvida.

Jogar é mesmo uma coisa boa de se fazer. Sabe porque é que os rapazes finlandeses falam melhor inglês que as raparigas? Porque jogam mais e os jogos são em inglês. Não há razão nenhuma para que aprender não seja divertido e jogos como o Angry Birds fazem isso. Por coinciência, é a mesma razão pela qual estamos a lançar os parques de atividades Angry Birds:

porque não tornar a atividade física divertida? Pode-se correr 5km, que é bom, mas nem toda a gente acha que é divertido. Com os nossos parques queremos tornar a atividade física divertida. Queremos parques de atividade Angry Birds em todas as cidades por todo o planeta, para que seja fácil chegar a pé ou de bicicleta até um deles. E como é que os parques vão estar ligados ao jogo?

Quando se vai a um parque, ganham-se poderes no jogo ou capacidades especiais só no parque de atividades. Há um incentivo se jogar o jogo deveria visitar um dos nossos parques de atividades porque se ganham poderes e capa-

cidades. De forma simpática, motiva as crianças a ir brincar para a rua. E não vemos nade de mal em eles jogarem Angry Birds ao mesmo tempo que se aprende física, como se faz no novo jogo.

ro. Mas mesmo que se faça um grande jogo nunca se sabe o que vai acontecer. Há muitos grandes jogos por aí que nunca vão vingar. Se se quer fazer jogos a sério tem de se fazer marketing a sério.

Quando é que soube que tinha conseguido alguma coisa de especial com os Angry Birds?

Que tipo de marketing?

Foi o nosso 52.º jogo. Quando percebemos que tínhamos algo de especial foi quando Niklas, um dos co-fundadores, foi passar o Natal com os pais. Mostrou o Angry Birds à mãe. Normalmente quando se mostram coisas aos pais eles dizem “OK, é giro” e dão-nos de volta o telemóvel. Desta vez, a mãe de Niklas jogou o Angry Birds o Natal intei-

Não gastamos dinheiro na publicidade tradicional. Queremos fazer coisas diferentes, como lançar o Angry Birds Space com a NASA no espaço. E pensámos “porque não”? Nenhum outro jogo foi lançado no espaço. E é claro que trabalhar com a NASA torna o Angry Birds Space muito educativo. ELISABETH BRAW METRO WORLD NEWS

“Quando não se tem milhões para atirar à televisão tem de se ser mais esperto. Somos uma empresa de 300 pessoas de um país pequeno. Por necessidade, temos de fazer as coisas de forma diferente e com uma maior inteligência. Marketing não é sobre dinheiro” CV Nome: Peter Vesterbacka Vive: Espoo, Finlândia Cargo: CMO e ‘Águia Poderosa’ na Rovio, fabricante dos Angry Birds Nas notícias: Angry Birds Space, recém-lançado. Os novos parques temáticos Angry Birds serão lançados este verão. AGATA NOWICKA/ILLO.PL


www.readmetro.com

11

QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

DR

Entrevista Metro

A cantora é sobrinha de Ildo Lobo, um dos maiores poetas e cantores cabo verdianos

RITINHA LOBO: UMA JÓIA COM MUITO RITMO Este é o seu primeiro disco, mas já canta há algum tempo. Começou a cantar ainda em Cabo Verde?

Sim, desde os 11 anos, mas sempre tive uma paixão pela música. Sempre cresci com a música, com a influência e os discos do meu pai. Mas esses discos eram apenas de mornas ou também de outros ritmos?

Ouvíamos muitas mornas, mas também outras coisas. Quando eu era criancinha, o meu pai trabalhou numa companhia de barcos e viajava muito. Trazia sempre muitos discos. As mornas e coladeiras eram muito fortes lá em casa, mas ouviam-se muitos ritmos. Isso influenciou a sua música nos dias de hoje? Este “Jóia Creola” não é um disco só de ritmos cabo verdianos.

Exatamente. É um disco

de várias influências e foi isso que sempre quis. Adoro cantar a minha morna, mas habituei-me a outros ritmos. Identifico-me muito com músicas brasileiras, o sambinha, o axé.

Concerto de Ritinha Lobo está marcado para as 22h30 no reaberto B’Leza, no Poço dos Negros São ritmos que se misturam muito bem. Sem dúvida.

Em Cabo Verde fazem-se muitos sons com ritmos brasileiros, principalmente em São Vicente. Não é por acaso que há um ditado que diz que São Vicente é um “brasilinho” (risos). Como descreve este disco?

É um álbum com muito

ritmo, com várias canções muito conhecidas de Cabo Verde, mas que interpretei à minha maneira, ao meu jeitinho! Depois tem algumas canções escritas também pelo Yami, o meu produtor, uma que ele escreveu para mim, depois de falar comigo sobre o meu pai, que sempre me deu muita força para seguir na música. O seu pai era primo de Ildo Lobo. Isso também marcou o seu crescimento na música?

Sim, porque sempre fui fã do Ildo Lobo. Não por ser sobrinha, mas sempre o achei um grande cantor. E além disso sempre foi um grande amigo. Sempre que precisei de um conselho ou ajuda ele apoiava-me. Dizia-me sempre: “Ritinha, qualquer coisa que precises, liga-me que estou lá para te ajudar!” BRUNO MARTINS

A cantora cabo verdiana edita o seu álbum de estreia, “Jóia Creola” Tem as mornas e as coladeiras no sangue, mas este não é um disco só com ritmos cabo verdianos Ritinha diz ser uma apaixonada também pelo samba e axé A conferir hoje no B’Leza, em Lisboa

2 culto

PUB


12

culto DR

A batalha entre os Céus e a Terra

“Dark Horse”, de Todd Solondz, será o filme de abertura do festival

“Não há crise para ninguém” IndieLisboa não fala em crise Se há menos dinheiro para filmes estrangeiros, aposta-se em portugueses De 26 de abril a 6 de maio Menos dinheiro, mais filmes portugueses e mais estreias mundiais vão marcar a nona edição do Festival Internacional de Cinema Independente – IndieLisboa, que tem arranque marcado para 26 de abril, num ano em que a organização não quer falar de crise. “Não há crise para ninguém”, começou por dizer Rui Pereira, um dos três diretores do IndieLisboa, on-

tem em conferência de imprensa em Lisboa. A organização conseguiu gerir verbas e apoios de modo a fazer um festival mais equilibrado, com menos dinheiro, mais apoios e a maior participação de sempre de filmes portugueses e estrangeiros. O IndieLisboa 2012 tem um orçamento de 1,1 milhões de euros. Da competição nacional de “longas” fazem parte “A

filmes foram 233 escolhidos de uma seleção de 3.880. 38 filmes são portugueses: seis longas-metragens e 32 curtas casa”, de Júlio Alves, “From New York with love”, de André Valentim Almeida, “Jesus por um dia”, de Helena Inverno e Verónica Castro, e “Por aqui tudo bem”, da angolana Pocas Pascoal.

Fora de concurso serão exibidos “Rafa”, de João Salaviza, “Raul Brandão era um grande escritor”, que João Canijo fez para Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, e “A vossa casa”, de João Mário Grilo. “Dark Horse”, de Todd Solondz, abrirá oficialmente o festival. O IndieLisboa decorrerá na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema AGÊNCIA LUSA Londres.

Está de volta a história das duras batalhas entre a Terra e os Céus. Dois anos depois do primeiro filme, Sam Worthington regressa a “Fúria de Titãs 2”, numa altura marcada pelo enfraquecimento da devoção da Humanidade e com os Deuses a perder o controlo sobre os Titãs. O filme, que amanhã chega aos cinemas, conta com a realização de Jonathan Liebesman e foi escrito por Dan Mazeau e David Johnson. Além desta ficção científica, estreia-se também nos cinemas o documentário de Gonçalo Tocha “É na terra não é na Lua”. É um trabalho feito em 2007 sobre a ilha mais pequena do arquipélago dos Açores, o Corvo: um grande rochedo de seis quilómetros de comprimento por quatro de largura.

Telex

Pedro Batista no Chiado ARTE. A exposição Evasion do pintor Pedro Batista será amanhã apresentada em Lisboa, no Espaço Ivens 42 (Rua Ivens 42, Chiado). Para esta série, o artista pintou inspirando-se em imagens aleatórias através de vídeos musicais, anúncios, livros e revistas, na sua maioria contemporâneos, numa reinterpretação da cultura pop. A exposição pode ser vista até dia 6 de abril.

Mark Twain em português

GONÇALO F. SANTOS

LITERATURA. O último ro-

A “Sogra” da Laia em Lisboa e Porto Os Laia apresentam amanhã à noite em Lisboa, e sexta-feira no Porto, o seu segundo álbum “Sogra”. Depois de “Viva Jesus e Mais Alguém”, o grupo regressa com a mistura do pós-rock com sonoridades

portuguesas (guitarra portuguesa, bombos, adufes) mais apuradas. O concerto de amanhã será no Teatro do Bairro, 23h. Na sexta-feira no Auditório Passos Manuel, 22h30. Bilhetes: €5 sem disco, €10 com disco.

Banda cruza o pós-rock com a tradição portuguesa

mance do escritor norte-americano Mark Twain, intitulado “N.º 44, o estranho misterioso”, foi traduzido pela primeira vez para português e é editado este mês, informou a editora Quidnovi. O livro foi publicado em 1916, seis anos depois da morte do escritor. A história “decorre em plena Idade

Estreias - “A Vingança de uma Mulher”

De Rita Azevedo Gomes, com Rita Durão e Fernando Rodrigues; - “Amigos Improváveis” De Eric Toledano e Olivier Nakache, com François Cluzet e Omar Sy - “Comprámos um Zoo!” De Cameron Crowe, com Elle Fanning, Matt Damon, Patrick Fugit, Scarlett Johansson

Média, na Áustria, numa aldeia adormecida e escondida do mundo, onde um grupo de crianças encontra um anjo mágico chamado Satanás que, aos poucos, lhes mostra a falta de sentido e transitoriedade da existência humana, do próprio universo e da realidade”, refere a editora.

Comédia volta a Lisboa TEATRO. O espetáculo “É como diz o outro”, com Bruno Nogueira e Miguel Guilherme, em digressão nacional, vai regressar a Lisboa, ao Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa, entre 31 de maio e 1 de julho.

Lana Del Rey no SBSR FESTIVAL. Lana Del Rey, foi confirmada como mais um nome para o festival Super Bock Super Rock, na Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco. A cantora vem apresentar o álbum “Born To Die” no dia 6 de julho, segundo dia do evento. Bilhetes de um dia a €45 e passe de três dias a €80.


13

www.readmetro.com QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

Irlanda. Museu recria o ambiente do Titanic

O Titanic Belfast tem nove galerias onde pode encontrar histórias ligadas ao navio, algumas delas interativas PETER MACDIARMID/GETTY IMAGES

Cem anos depois do naufrágio

Um museu totalmente dedicado ao famoso navio Titanic, que conta com exposições temporárias, centros de educação e uma sala de jantar igualzinha à do famoso navio. É assim o “Titanic Belfast Experience”, que é inaugurado no próximo sábado em Belfast, na Irlanda do Norte, e que assinala o centenário da primeira viagem e naufrágio do navio. A 14 de abril de 1912 perdiam-se 1.517 vidas, depois de o navio embater num icebergue. Segundo os responsáveis pelo centro, já foram vendidos quase 80.000 ingressos.

Manif contra cortes

Enda Walsh e clássicos no TNSJ

Cerca de 50 profissionais do espetáculo e do audiovisual reuniram-se ontem à tarde em frente à Assembleia da República para exigir menos cortes na Cultura e a regulamentação da legislação laboral do setor. Para André Albuquerque, porta-voz, “os cortes na cultura vão contra o interesse nacional”.

Teatro Nacional de São João (TNSJ) apresentou programação de abril a julho Zoom para Enda Walsh Clássicos de Shakespeare e Molière Domínio das coproduções Um ciclo em torno de Enda Walsh e as presenças de clássicos como Molière e Shakespeare são os destaques na programação para abril/julho do Teatro Nacional de São João (TNSJ) no Porto, ontem apresentada.

Ao dramaturgo irlandês Enda Walsh será dedicado, a partir de 27 de abril, um ciclo com três espetáculos, duas leituras encenadas e um filme, numa parceria do TNSJ e dos Artistas Unidos com várias outras estru-

“É importantíssimo cooperarmos para que os projetos não baixem de qualidade.” NUNO CARINHAS, DIRETOR ARTÍSTICO DO TNSJ turas, como o Balleteatro ou As Boas Raparigas. “Medida por medida” é a peça de Shakespeare pelo

Cabo Teatro, com encenação de Nuno Cardoso e estreia a 5 de maio; Molière aparece pela mão do ence-

nador Rogério Carvalho, com os atores do Ensemble e estreia a 7 de junho. Esta é uma programação marcada pelas coproduções nacionais – Alma, (Gil Vicente), produção própria do LUSA TNSJ, é a exceção.

MB

O festival a preto e branco O festival audiovisual Black & White de 2012 decorre entre 18 e 21 de abril na Universidade Católica do Porto, com destaque para um trabalho de

Victor Gama realizado na Antártida, anunciou hoje a organização. O evento vai ter em competição 31 filmes, nove séries fotográficas e sete áudios, tendo a particularidade de apenas aceitar obras compostas a preto e branco, contando ainda com um concerto do elemento dos Ornatos Violeta Nuno LUSA Prata, no dia 19.

Entradas grátis em museus Os desempregados podem, a partir de ontem, entrar de graça nos museus, monumentos e palácios tutelados pelo Governo e ter descontos para es-

petáculos nos teatros nacionais. A Secretaria de Estado da Cultura pretende que as pessoas que têm hábitos culturais não tenham “o seu acesso à cultura limitado por se encontrarem numa situação de desemprego”. Para ter acesso aos descontos basta apresentar um documento comprovaLUSA tivo da situação.

Gulbenkian abrangida

Mariza de volta Mariza regressa aos palcos em abril com concertos nos Coliseus de Lisboa, no dia 14, e no do Porto, no dia 20. A fadista interrompeu os concertos em maio do ano passado devido à gravidez. Os dois concertos em Lisboa e Porto servem para celebrar os dez anos de carreira de Mariza, que será acompanhada por José Manuel Neto, Diogo Clemente, José Marino de Freitas e Vicky Marques.


PUB


www.readmetro.com

lazer

Correio

Qual é a dúvida?

GIIA

“Saia Zara, sapatos e colete vintage, colar Giia e mala Chloé.” Qual o item que usaria todos os dias se pudesse? “Um vestido de renda. Adoro embonecar-me e surpreender as pessoas.”

Horizontais 1. Fruto da goiabeira. Acrescentar. 2. Caminho orlado de casas dentro de uma povoação. Cingir. Recitei. 3. Aquelas. Pancada (interj.). Grande porção. 4. Espaço na igreja desde a entrada até à capela-mor. Monumento megalítico constituído por uma grande pedra erguida ao alto e fixada no chão. 5. Esteja unido por aderência. Meio e modo de locomoção, através do ar. 6. Contr. da prep. de com o art. def. o. Prover do necessário. A si mesmo. 7. Oferecer. Os dois juntos. 8. Pessoa que é muito parecida com outra. Planta herbácea da família das umbelíferas. 9. Avança. Almofariz. A minha pessoa. 10. Lamento. Charneca. Grande massa de água salgada. 11. Bramido de certas feras. Apuro, primor.

(...) Há muito tempo que no futebol e nos países desenvolvidos, clubes surgem e arrecadam títulos. Veja-se o Watford comprado pelo Elton John e que subiu vertiginosamente 3 ou 4 escalões em Inglaterra, ou o Nottingham Forest. Os adeptos portugueses deviam dar-se por muito satisfeitos, muito embora a “procissão” ainda vá no adro (...), pois pela primeira vez um clube (o Braga) pode agradar a “gregos e troianos”. É do Norte junto ao (FC) do Porto, é Sporting (SCP) de Braga, e equipa de vermelho como o Benfica. Qual é a dúvida? É quase a seleção nacional. A MINORIA SILENCIOSA

Sudoku

•••••

Verticais 1. Projéctil explosivo de grande ou médio calibre. Baixio. 2. Destemido. Brotar. 3. Imposto Automóvel (abrev.). Seis em numeração romana. Axe (infant.). 4. Estabelecimento termal. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 5. Unidade de pressão no sistema C.G.S.. Constelação boreal, onde se encontra a estrela Capela. 6. Peixe da família dos escômbridas da ordem dos acantopterígios. Talento. 7. Espécie de linguado. Contr. da prep. a com o art. def. os. 8. O espaço aéreo. Conforme à norma ou à regra comum. 9. Curso de água natural, mais ou menos caudaloso. Bismuto (s.q.). A mim. 10. Cheiro agradável. Colocar debaixo dos pés. 11. Gracejar. Lugar de depósito de riquezas.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Goiaba, Apor. 2. Rua, Atar, Li. 3. As, Truz, Ror. 4. Nave, Menir. 5. Adira, Voo. 6. Do, Munir, Se. 7. Dar, Ambos. 8. Sósia, Aipo. 9. Vai, Gral, Eu. 10. Ai, Mato, Mar. 11. Urro, Esmero. VERTICAIS: 1. Granada, Vau. 2. Ousado, Sair. 3. IA, VI, Dói. 4. Termas, Mo. 5. Bar, Auriga. 6. Atum, Arte. 7. Azevia, Aos. 8. Ar, Normal. 9. Rio, Bi, Me. 10. Olor, Sopear. 11. Rir, Tesouro.

Street Fashion. Milão

Palavras Cruzadas

Xiaoxi Zhang, escritora de moda

O que veste a Xiaoxi?

15

QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

PUB

Superalimento. Bananas

ISTOCKPHOTO

Para ganhar calma e força As bananas são uma excelente fonte de energia e o seu alto índice de potássio ajuda-nos a manter uma pressão sanguínea e funções cardíacas regulares, e funciona como fortalecedor da resistência óssea. As bananas contêm aminoácidos como o triptófano, um elemento essencial para ajudar o corpo humano a produzir serotonina, mais conhecida como o sedativo cerebral, uma monoamina que ajuda ROMINA MCGUINNESS a tranquilizar o cérebro e ajuda a regular os comportamentos.


16

cinema

Matt Damon regressa ao grande ecrã com uma comédia familiar Em “Comprámos Um Zoo!” o ator junta-se a Scarlett Johansson para abrir um jardim zoológico e, assim, ultrapassar a dor da perda da mulher

“Uma das melhores experiências

que já tive” O mais natural seria uma pessoa ir pelo passeio fora, entrar numa pastelaria, pedir um pastel de nata acabadinho de sair do forno, entrar no cinema, ver o Matt Damon e, a partir daí, sentir apenas sentimentos quentinhos. Ou, pelo menos, ternurentos. No mínimo deveria haver naquele quentinho todo, feito de cara quadrada de galã e mente que brilha de empatia, uma grande dose

de admiração – por tanta dor carregada com tanta meninice. Se calhar é aí que está o grande trunfo dele. Não está no aspeto ou no número de realizadores bons que preferem trabalhar, colaborar, nesta versatilidade toda. Se calhar o grande trunfo dele tem sido o de insistir na ideia de que até as pessoas com cara de estrela de cinema podem carregar tanta sombra existencial ao lado. Em vez de

finais felizes, escolhe tragédias humanas, algumas delas mesmo perturbantes e que não nos deixam dormir. Em vez do riso, aparece o surrealismo absurdo dos destinos, feito inevitavelmente de traumas, polícias corruptos, tiros, facas, holocaustos, corrupção nos emirados do petróleo, políticos incapazes, mortes, mentiras e crimes; quase nunca um amor que termina em final feliz. Dá ideia, até,

“A diferença em relação a qualquer outro papel é que aqui eu faço não só de pai, mas também de papá” que o Sr. Damon só gosta de realismo pessimista. Aliás, foi com isso que ele ganhou o único Óscar que tem em casa, quando escreveu um argumento sobre um rapaz, Will Hunting, nascido da colisão violenta e vulgar entre os corpos. Mas, também, que esperavam? O Matt é filho

de pais liberais vindos de Cambridge, a área universitária mais prestigiante da Nova Inglaterra. Não tem medo. Gosta de fazer perguntas. Quer saber. Seja a fazer de Ripley (um serial killer que até é bom rapaz) ou dando gargalhadas de soldado Ryan que acabam numa dor até ali

intocada, o ator consegue aliar muita coisa boa quando é preciso recriar imagens irrecusáveis sobre vidas interessantes. Tem coragem, look, ambição e inteligência, isso e a caracterização-no-alvo em objetos tão díspares como “O Informador”, “Identidade Desconhecida” e “Indomável”. Nesta semana sortuda, um bombom: pela primeira vez o Matt vem com cores de arco-íris em torno daque-


17

www.readmetro.com QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

Bio Matthew Paige Damon nasceu a 8 de outubro de 1970 (41 anos) em Cambridge, Massachusetts. Origens: Filho de uma professora e de um corretor. Carreira: Estudou em Harvard, mas não acabou o curso. Seguiu para LA para perseguir a carreira de ator. Estreou-se em 1988 em “Mystic Pizza”. Fama: O seu primeiro grande filme foi “O Bom Rebelde”. No currículo contam-se “O Resgate do Soldado Ryan”, “O Talentoso Sr. Ripley”, “The Departed: Entre Inimigos”.

le halo. Em “Comprámos um Zoo!” faz de pai sonhador que abandona o emprego chato e compra uma casa no campo que tem, nas traseiras, ao que parece, uns galinheiros e outras jaulas parecidas. No meio deste conto infantil todo aparecem milagrezinhos: romance, leões, ursos, Scarlett Johansson e, sim, é verdade, pela primeira vez o Príncipe Matt, homem

do coração pesado, a dizer inequivocamente que até faz todo o sentido sentirmo-nos otimistas. De que depende esta história? Do coração que o protagonista tiver. Ventos de bombordo! E a arca segue para bom porto. Está consciente de que, para o espetador, esta é a primeira vez em que faz uma personagem que as pessoas gostariam de levar para casa, ou ter como amigo?

Mas isso vem da história e, também, é uma criação do realizador. Como deve ser, aliás. Acho que a grande diferença em relação a qualquer outro papel tem a ver com o facto de, aqui, eu estar a fazer não só de pai, mas também de papá. Mas não esqueça que o lado paternal e de benesse terrena vem muito da veia do Cameron [Crowe]. Ele cria estes ambientes da mesma maneira que cria outros mundos românticos e orgânicos. É uma espécie de ciência do ambiente, o que se passa ali. A sério que foi uma das melhores experiências de trabalho que já tive.

Talvez seja isso. Fomos para uma zona remota, o estúdio criou tudo, a casa e o zoo, quando tínhamos de fazer cenas com um animal grande – um urso, por exemplo. Sim, parece-me um set lindo e divertido, mas não sei se queria estar próximo de tanta besta predadora, no meio de lado nenhum! Qual foi o momento mais assustador?

Nunca houve porque, todas as manhãs, lá estavam os treinadores dos animais a explicar qual era o comportamento que se podia esperar deles. Não me diga que, mesmo com a Scarlett por perto, ninguém saiu de lá com um arranhão!

OK. Quando trouxeram os tigres, aí foi diferente. A atriz que faz de minha filha, Little Maggie, foi absolutamente proibida de, simplesmente, se por a cirandar por ali como uma prima donna. (risos) Nada de ir à roulotte dos queijos e bolachinhas. Toda a gente sabia que a Little Maggie era metade do tamanho de um daqueles tigres. Não era boa ideia

andar ali a acenar-lhes com uma menina daquele tamanho e consistência rosada.

“[A macaca Crystal] é muito melhor que outros atores que andam para aí a trabalhar, isso lhe garanto”

Qual o seu animal favorito?

família leonina teve oportunidade de correr e trincar uma zebra? Há quantas gerações não acontece? E, no entanto, o leão verdadeiro aparecia quando via a zebra. Não sei a que nível da sua existência ou alma ou memória ele conhecia aquela zebra. Mas o corpo dele registava o impulso. Estava lá, como que para sempre. Não é todos os dias que me encontro diante de um olhar daqueles. Foram momentos incríveis.

Detestaria dizer o tradicional: tigres, leões e ursos! Mas é verdade. São as criaturas mais imponentes. Mantêm-se ancestralmente naturais. O leão que vemos nas cenas já era bisneto de um outro que tinha nascido em cativeiro. Havia muitas gerações que aquele espírito tinha sido moldado à nossa natureza não selvagem, à nossa maneira de viver, à domesticidade. Que animal manso! Mas, por vezes, quando era preciso que mostrasse mais movimento ou interesse, a equipa fazia passar à frente dele uma zebra. Aí arrebitava. Eu, claro, estava posicionado como ator entre o leão e a zebra – sentindo-me, naquele momento, muito abaixo do topo da cadeia alimentar que deveria ocupar – e podia ver que o leão olhava para a zebra de maneira diferente. Quando foi a última vez que um membro daquela

Melhor ator ou atriz entre as várias espécies animais?

Aí o prémio tem de ir para a Crystal, o macaquinho capuchinho.... Sei muito bem quem é. Falei com ela quando andava a promover o “A Ressaca 2”. Foi esse capuchinho que fez as cenas em Banguecoque com o Zach Galiafinakis.

Então já sabe que, ali, há um grande talento. As expressões faciais

daquela criatura não se imaginam. Muito melhor que outros atores que andam para aí a trabalhar, isso lhe garanto. Deixemos os atores secundários e voltemos ao Matt: gostei das cenas de manutenção das instalações, como homem que passa a vida numa loja de ferragens. Também tem jeito para a carpintaria e outros trabalhos de homem duro?

Nenhum. Quem tem jeito para isso é o meu irmão, que é escultor. Olha para uma coisa e sabe imediatamente o que fazer daquilo tudo. Eu, pelo contrário, não fiquei com arte nenhuma nisso quando chegou o momento de distribuir tais qualidades. A sério: se tenho de pregar um prego à parede, lá estou eu a telefonar ao meu irmão porque ele é que é mesmo bom nisso. JOHN-MIGUEL SACRAMENTO EM HOLLYWOOD


pequenos anúncios

COMPRAMOS

PRATA – MOEDAS - RELÓGIOS – CAUTELAS DE PENHOR

PAGAMOS ATÉ 50€ O GRAMA LIGUE JÁ!

924 347 215 VISITE O NOSSO SITE: LOJAS:

www.ouromagico.pt

ALMIRANTE REIS | ESTEFÂNIA | CAMPOLIDE | RESTAURADORES | PICOAS | C. OURIQUE

Sete Rios

FUTURCABO - SERVICE PROVIDER

ACADEMIA COMERCIAL LISBOA m/f Queremos conhecer Jovens a partir dos 18 anos Muito ambiciosos, disponibilidade total e com a ATITUDE CERTA para vencer numa actividade difícil mas muito aliciante. Após Formação remunerada (15 dias) Garantimos Emprego com contrato de trabalho, directamente com a empresa. Ordenado Base Fixo, Prémios e Comissões Envia o teu CV para recrutamento@futurcabo.pt ou Marca entrevista pelo número 929 023 345

Junto ao Jardim Zoológico

COMPRAMOS OURO Prata • Jóias • Cautelas de penhor estamos abertos à hora do almoço

Antes de vender o seu

OURO visite-nos

OFERTA DE MAIS 30€ POR CADA 50 GRAMAS DE OURO

Tel. 21 726 97 53 e 91 903 26 65

LÍDER NACIONAL DE VENDAS NO CABO/FIBRA 2011 LÍDER NACIONAL DE VENDAS SATÉLITE 2011

Estrada das Laranjeiras, 184 1600-138 Lisboa | seterios@ourinvest.pt

N.º 1


pequenos anĂşncios


pequenos anúncios

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA. DESDE 1951 SOMOS UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

Avaliador Oficial da Casa da Moeda Sócia Gerente Maria Barbosa

Pessoal I CONSOLIDADO I Habitação

PENHORES E

COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS ETC. (NOVO E 2.ª MÃO) Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º Esq. 1100-557 LISBOA E-mail: geral@apj.com.pt (saída do metro baixa/chiado)

PRECISA DE CRÉDITO? Tratamos de todo o tipo de Créditos. Quer Reduzir encargos? Tem dívidas? Possui imóveis? Problemas Bancários? Penhoras? Temos a solução! NÃO PERCA MAIS TEMPO, LIGUE-NOS JÁ!

919 654 417 | 217 272 432 | 919 011 621 Tels.: 21 346 54 11 21 321 93 35 Fax: 21 321 14 97

EX: C/ Pessoal 15.000,00€ a 84 Meses = 283,02€/mês, Total de 23,807.,88€ TAEG 16.714%; TAN 13.50% (C/ Seguro) Crédito Concedido Por Instituições Autorizadas

Válido exclusivamente na loja de

SÃO SEBASTIÃO DA PEDREIRA Compramos

OURO E PRATA PAGAM55O€S

ATÉ O GRAMA

COMPRAMOS

cautelas de penhor Avenida António Augusto de Aguiar, 181

Telef. 21 386 87 03 / Tlm.: 96 194 96 01 Horário: Seg. a Sex. 9h-19h | Sáb. 9h-13h

www.accredito.com.pt DESDE 1930 UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

OURO

NÃO NECESSITA VENDER! O OURO VALORIZA-SE, RENTABILIZE-O!

PRATAS

COMPRA • EMPRÉSTIMOS • VENDA GARANTIMOS: as melhores avaliações! • Av.ª Almirante Reis, 190 C (à Alameda)  218 463 224 • Rua Francisco Sanches, 158 A (à Praça do Chile)  218 121 929 • Av.ª da República, 51 B  217 974 328

Ex: 50€ x 1 mês/1,5€ = 51,50€ TAEG 36%

OURO • PRATAS • JÓIAS • RELÓGIOS • ARTE

COMPRA VENDA

JÓIAS RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B Lisboa Telef.: 213 428 304 915 772 064


pequenos anĂşncios


22

3 sport

Prevaleceu a matreirice Golo de Kalou derrota Benfica Ramires e David Luiz com regresso feliz à Luz Tarefa difícil para os encarnados na decisão em Londres Uma cavalgada do ex-benfiquista Ramires pela direita, com passagem de testemunho ao espanhol Torres, abriu caminho ao golo com que o Chelsea foi à Luz derrotar o Benfica nos quartos-de-final da Champions, marcado por Kalou. A primeira derrota europeia dos encarnados na Luz ao fim de 11 jogos compromete as aspirações às meias-finais. A decisão está marcada para Londres (4 de abril). As contas são estas: para seguir em prova o Ben-

fica terá sempre de ganhar por um golo de diferença, caso marque dois, ou no prolongamento/penaltys se vencer por 1-0. Ontem, na Luz, duas forças equilibradas de estilos opostos. O Benfica a querer impor o seu futebol de alta rotação; o Chelsea a privilegiar o equilíbrio tático, sem pressa de ganhar. O primeiro ameaço foi da casa: Aimar cobrou um livre e Bruno César respondeu para fora. Jesus tinha pedido “uma exibição per-

feita”, mas os ingleses mostravam-se coesos a defender e incomodavam no ataque. Um rival forte. David Luiz, também ele de regresso, deu o mote inicial com um remate de longe. De seguida foi Torres a causar perigo. Respondeu Cardozo em dose dupla: primeiro recebeu no peito, mas não teve rins para fazer a rotação necessária, atirando ao lado, já na grande área. Depois cabeceou por cima, assistido pela notável versão euro-

peia de Gaitán, ontem presente a tempo inteiro. Até ao intervalo foi o Chelsea quem mais perto esteve de marcar, mas Artur afastou um míssil de Meireles. A reentrada do Benfica foi forte e o tronco de David Luiz impediu o golo de Cardozo. Carregavam os da casa e o Chelsea recuava. Pediu-se penalty de Terry, nessa fase – o braço do central estava onde não devia. E foi num contra-ataque que os “blues” silenciaram R.A.C. o “inferno” da Luz.

Real ganha no Chipre

A vitória dos comandados de José Mourinho foi conseguida no quarto de hora final do jogo. Kaká, que entrou aos 60m, assistiu Benzema para o primeiro aos 74m e marcou oito minutos depois. O francês faria o bis que fixou o resultado nos últimos minutos.

0 1 BENFICA Artur Maxi Pereira Luisão Jardel Emerson Javi García (Nolito, 81) Witsel Aimar (Matic, 69) Bruno César (Rodrigo, 69) Gaitán Cardozo

CHELSEA Petr Cech Paulo Ferreira (Bosingwa, 80) David Luiz John Terry Ashley Cole Obi Mikel Meireles (Lampard, 68) Mata Ramires Kalou (Sturridge, 82) Torres

Local: Estádio da Luz, Lisboa Golos: Kalou (74m) Disciplina: Cartões amarelos: Meireles (18m); Bruno César (26m); Luisão (67m); Javi García (78m).

ONTEM: APOEL-REAL MADRID, 0-3 HOJE: MILAN-BARCELONA, 19H45 (SPTV1) MARSELHA-BAYERN, 19H45 (SPTV2)

PUB

O Real Madrid foi ao Chipre ganhar por 3-0 ao APOEL e ganhou uma boa vantagem no primeiro duelo dos “quartos” da Champions.

Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo, foram titulares e responsáveis por muita da pressão ofensiva madridista, que travou a equipa sensação da prova onde três portugueses pontificaram – Hélio Pinto e Nuno Morais de início e Hélder Sousa no segundo tempo.

Mundial. Ténis de Mesa

O chinês Ma Long mostra todo o seu poder e talento GETTY

Esplendor na mesa... de ping-pong Na cidade alemã de Dortmund, mais conhecida desportivamente pelos feitos do seu Borussia, desenrola-se por estes dias o Mundial de Ténis de Mesa por equipas, com a presença dos melhores do mundo da modalidade. Na imagem é possível ver o chinês Ma Long em ação num desporto bem mais exigente do que parece.


PUB

23

www.readmetro.com QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

GETTY

Federer cai em Miami

Lateral direito do Sporting será, previsivelmente, um dos titulares na eliminatória

“Humildade e respeito” Em entrevista ao site da UEFA, João Pereira antecipa duelo com o Metalist a contar para os “quartos” da Liga Europa Para o lateral é fulcral não desvalorizar rival O defesa João Pereira alertou ontem, numa entrevista publicada no site da UEFA, para a necessidade de não se subestimar a equipa ucraniana do FC Metalist, adversário do Sporting nos quartos-de-final da Liga Europa de futebol. “Têm bons jogadores no ataque e o seu futebol tem as características do sul-americano”, disse o internacional português, de 28 anos, um dos titulares indiscutíveis do treinador Sá Pinto. João Pereira atesta ainda a qualidade da equipa ucraniana

Jogadas

Aimar falha duas “finais” FUTEBOL. A expulsão direta em Olhão valeu dois jogos de suspensão a Pablo Aimar, que vai perder os jogos do Benfica na Liga com Sp. Braga (Luz), e Sporting (Alvalade). O benfiquista Emerson também não defronta os minhotos por série de cinco amarelos.

“Se estão nos quartos-de-final é porque têm uma boa equipa, muito consistente” com o facto de estar presente nesta fase adiantada da prova: “Se estão nos quartos-de-final é porque têm uma boa equipa, muito consistente.” Com nove vitórias e um empate nos últimos 10 jogos disputados em Alvalade para as competições europeias, João Pereira reco-

Arranque lento de Oliveira CICLISMO. O ciclista portu-

guês Nelson Oliveira (RadioShack) ficou em 88.º lugar na estreia da competição Três Dias de La Panne, a 13m2s do líder eslovaco Peter Sagan (Liquigas).

Leões contra Wacker Thun ANDEBOL. Os suíços do

Wacker Thun serão o adversário do Sporting nas

nhece que o Sporting tem tido um bom desempenho em casa. Para chegar aos quartos-de-final o Sporting afastou o milionário Manchester City, com 1-0 em 2-3, e João Pereira considera que a eliminatória com o Metalist tem que ser encarada com a mesma humildade da com os ingleses. “Devemos tratá-los [Metalist] com humildade e respeito, mas, acima de tudo, temos que mostrar a nossa personalidade e jogar para ganhar”, adiantou o defesa sportinguista. AGÊNCIA LUSA meias-finais da Taça Challenge, ditou ontem o sorteio. Os leões jogam a primeira mão em casa, a 21 ou 22 de abril, e disputam a segunda a 28 ou 29 do mesmo mês, na Suíça.

21 presenças seguidas na fase final da liga norte-americana de hóquei no gelo foi a marca que os Detroit Red Wings atingiram ontem, após derrotarem os Columbus Blue Jackets (7-2).

Andy Roddick utilizou o estatuto de anfitrião no Masters de Miami para surpreender Roger Federer – 7-6 (7/4), 1-6, 6-4 –, rumo aos oitavos-de-final. Foi a terceira vitória de Roddick em 24 encontros com o suíço e, como tal, houve razão para festejos especiais. “Noites como esta são a razão de andarmos aqui”, desabafou o 34.º do ranking, que terá como rival Juan Mónaco. Segundo favorito, Nadal também se apurou – isto no dia em que se soube que o maiorquino não vai representar a Espanha nos 4.os de final da Taça Davis, frente à Áustria (6 a 8 de abril), por problemas num joelho.

Campeão da Europa O atleta júnior Tomás Araújo, de 13 anos, brilhou ao mais alto nível e conquistou ontem a medalha de ouro na disciplina de Tai Chi Chuan no Campeonato da Europa de Artes Marciais Chinesas, a decorrer até 31 de março em Talin, na Estónia. Tomás Araújo foi o primeiro atleta português a entrar no campeonato europeu, de entre os sete lusos presentes na capital estoniana, competindo na disciplina de Tai Chi Chuan na categoria dos 13 aos 15 anos.

Futebol na Páscoa O derby Sporting-Benfica vai encerrar a 26.ª jornada da Liga de futebol, na segunda-feira, 9 de abril, às 20h15, em Alvalade, dois dias após o Sp. de Braga receber o FC Porto. Segundo anunciou ontem a Liga, não vão existir partidas do campeonato principal ou da Liga de Honra no domingo de Páscoa (8 de abril). A ronda começa na sexta-feira (6 de abril) com a receção da União de Leiria ao Gil Vicente, a visita da Académica ao BeiraMar e a visita do Vit. Guimarães ao Vit. Setúbal.


PUB


20120328_pt_lisbon