Page 1

ANDRÉ CEPEDA

Cinema “Sangue do Meu Sangue” com novo prémio internacional

WRAYGUNN EGOÍSMO DA ARTE NO REGRESSO AOS DISCOS CINCO ANOS DEPOIS

Estreia “The Lone Ranger” chega em 2013 {pág. 7}

{pág. 8}

PUB

GRANDE LISBOA segunda-feira 12 Março 2012 ano 6, nº 1618 Hoje 11° | 23°

Amanhã 11° | 24°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Poder de fogo contra incêndios

Futebol. Liga

Ministério da Administração Interna garante “mais meios” no combate aos fogos Dispositivo para a fase mais crítica reforçado Bombeiros pedem mais verbas para as corporações {pág. 4} PUB

Mundo

Assassínio de civis Soldado dos EUA entra em três casas durante a noite e mata 16 afegãos Tensão entre os dois países aumenta Condenação imediata {pág. 6}

Benfica venceu em Paços de Ferreira (2-1) e ficou a um ponto da liderança {pág. 14} LUSA

PUB


www.readmetro.com

02

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2012

O ALFAIATE

1A

http://oalfaiatelisboeta.com José Cabral

CHRISTIAN (PARTE II)

jornal

Não perca hoje!

www.facebook.com/ hollyscoop “Embora tenha mantido a discrição face ao divórcio com Seal, Heidi Klum falou à Elle: ‘Sinto que fui apanhada por um tornado. São emoções a mais. Mas, por muito duro que seja, é a vida’.”

presentei-me, trocámos nomes e dispensámos sobrenomes. Enquanto trocávamos o bacalhau da praxe, disse-me “Lisboa? Tenho uma casa na Comporta!” “Ah, sim?!” exclamei. “Conheço bem a Comporta, tive em tempos uma namorada que também lá tinha casa.” Ter-me-ei apresentado como “José” e suponho que ele o tenha feito como “Christian”. Mas parece que lhe chamam Louboutin. E consta que desenha os mais bonitos sapatos do mundo. Confesso um certo orgulho infantil por o ter aqui. Não tanto por ter aqui o Louboutin mas porque, independentemente de ser quem dizem ser, o ter fotografado por ser quem é – o Christian. O parisiense com casa na Comporta. O parisiense que me despertou a atenção enquanto subia a Madison de cores vivas vestidas.

Hoje, entre a 1h e as 3h, o DJ que vai tomar conta da cabina do DJ no Arena Lounge é Jorge Caiado. O Arena Lounge é um espaço de diversas plataformas com opções de multimédia que surgem na sua máxima expressão dimensional, vertidas num ecrã gigante de 200 metros quadrados.

metro online

Sim, eles estão de volta!!! Veja o trailer do novo “American Pie: O Reencontro”. A lenda continua.

www.facebook.com/ thehollywoodgossip “Consta por aí que Simon Cowell, fã assumido de Britney Spears, terá oferecido à cantora 10 milhões de dólares para que esta faça parte do júri na nova temporada do ‘X Factor’.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

@selenagomez “Olá pessoal – a adorar a rodagem na Florida do meu novo filme. Qual a vossa opinião sobre a nova linha Primavera da Dream Out Loud?”

Escreva para info@oalfaiatelisboeta.com

MÚSICA ELETRÓNICA CASINO LISBOA

www.facebook.com/ ministryofgossip “Será a música a próxima missão impossível de Tom Cruise? Ao que parece o ator é o favorito para par romântico de Beyoncé no novo filme de Clint Eastwood ‘A Star Is Born’. O musical conta a história de uma artista que deseja o estrelato. Será que os dois combinam?”

http://latimesblogs. latimes.com/gossip “Prisão de Michael Madsen: será que o facto do filho fumar erva levou à discussão?”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Concelhos vão “Limpar Portugal” A promoção da edição deste ano da iniciativa Limpar Portugal está a cargo de cada concelho, que irá organizar autonomamente várias atividades de sensibilização ambiental junto da população e das entidades locais no próximo dia 24. Paulo Torres, coordenador da iniciativa criada para erradicar lixeiras ilegais das florestas com a participação de voluntários, explicou à Lusa que a responsabilidade de participar na iniciativa foi dada aos concelhos porque “as jun-

tas e os municípios já sabem como proceder à recolha do lixo e a ações de sensibilização”. Entre as atividades previstas estão a prática de BTT, em que os ciclistas vão passar por locais onde é habitual haver deposição de resíduos, caminhadas e feiras no centro das cidades. Assim, os concelhos vão poder promover a educação ambiental e chamar a atenção para a problemática do lixo, tendo como objetivo remover o lixo depositado indevidamente em espaços verdes.

EPA/FRANCK ROBICHON

Tragédia do Japão: um ano depois A 11 de março de 2011 um sismo de magnitude 9.0, seguido de um tsunami, atingiu o Japão. Morreram mais de 15 mil pessoas e mais de três mil continuam desaparecidas. Houve depois uma catástrofe nuclear. A recuperação levará décadas.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora: Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social: €4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel.: 21 049 40 00 Fax: 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Diretos: Vitor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Tel.: 22 532 23 10 Fax: 22 532 23 99 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB

nacional

www.readmetro.com

03

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2012

ISTOCKPHOTO

Lisboa

Exposição e debate alertam para flagelo que causou a morte a sessenta e duas mulheres em 2011

Universidade contra violência doméstica Atividades pretendem angariar fundos para apoiar instituições Iniciativa arranca hoje em Lisboa Ajudar associações que apoiam vítimas de violência doméstica é o objetivo desta iniciativa que arranca hoje na Universidade de Lisboa. A “Semana de Atividades de Angariação de Fundos” decorre até sábado e é promovida pelo Grupo de Investigação n.º 6

“A Moderna Diferença” do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL). A semana ficará marcada por um conjunto de atividades de angariação de fundos que visam apoiar associações como a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e a Asso-

Medo do “low-cost”

do por parte de um grupo de trabalho criado pelo Governo para a localização da base da companhia aérea de baixo custo easyJet. No bairro das Raposeiras, os moradores temem que a instalação de uma infraestrutura aeroportuária complementar ao aeroporto de Lisboa – que representa um regresso à chamada solução Portela + 1 – na Base Aérea 1 possa pôr em causa a qualidade de vida de quem mora na zona envolvente.

Moradores do bairro das Raposeiras, Algueirão-Mem Martins (Sintra) alertam para o “inferno sonoro” e para a desvalorização das suas propriedades, caso venha a ser instalado um aeroporto para voos a baixo custo na Base Aérea de Sintra. As bases militares de Sintra, Alverca e Montijo estão a ser alvo de um estu-

Números Em 2011, a APAV registou um total de 15.724 crimes. Estes refletiram em 6.737 processos; O Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR contabilizou sessenta e duas vítimas associadas (diretas e indiretas), 13 das quais nos homicídios e 49 nas tentativas de homicídio.

Projetos à escolha A Junta de Freguesia de Benfica dá hoje início ao seu primeiro orçamento participativo, onde a população poderá escolher por voto a alocação de 20 mil euros para novos projetos. Hoje, a partir das 18h, no auditório Carlos Paredes, quem quiser pode apresentar as suas propostas. Os projetos vencedores são anunciados a 24 de maio.

ciação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Uma “exposição fotográfica a cargo de Bruno Gonçalves na Biblioteca da Faculdade de Letras da UL” e “um debate com diversos especialistas nesta matéria”, na quinta-feira, são algumas das atividades, revela a organização. Mas há mais: um concerto a cargo dos “Muri Muri”, que se uniram ao projeto de forma totalmente voluntária. PATRÍCIA TADEIA

Se estivesse no seu lugar... ... hoje assistia ao concerto TRAÇOS DE FADO, no Palácio da Foz, nos Restauradores, em Lisboa. A partir das 19h, a fadista Teresa Tapadas, sobe ao palco acompanhada com Guilherme Banza (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal, (viola de Fado) e Rodrigo Serrão (contra-baixo). A entrada é livre.


04

www.readmetro.com

nacional

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2012

Mais meios para combater os fogos Ministro garante reforço contra os incêndios Altas temperaturas ditam necessidade, referiu ainda A época mais crítica de combate a incêndios florestais vai contar este ano com “mais meios” do que em 2011, garantiu ontem o ministro da Administração Interna. O dispositivo da fase Charlie, que será apresentado amanhã, e que decorre de 1 de julho a 30 de setembro, “é ligeiramente superior àquele que se verificava o ano passado”, disse Miguel Macedo em Montemor-o-Novo, Évora. O ministro

explicou ainda que a medida “já estava prevista” e que “não é determinada pela circunstância meteorológica do momento”, que se traduz na situação de seca e num aumento das temperaturas normais para esta época do ano. Entretanto, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses voltou ontem a pedir ao Governo “uma verba extraordinária” para as corporações. “Digo o que já disse ao ministro

MIGUEL VETERANO / CM

À lupa O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2012 vai contar, na fase Charlie, com: 44 meios áereos 2.253 equipas 1.987 viaturas 9.327 elementos

para que haja uma verba extraordinária para questões excecionais, porque há uma anormalidade de fogos para esta época e nós temos de ter dinheiro para pagar os combustíveis e a ocupação das viaturas”, afirmou Jaime Marta Soares.

Ontem à tarde registavam-se 23 incêndios florestais

PUB

Norte a Sul

A limpar cada concelho AMBIENTE. A promoção

da edição deste ano da iniciativa ‘Limpar Portugal’ está a cargo de cada concelho, que irá organizar atividades de sensibilização ambiental no dia 24 de março.

Droga motiva detenções CRIME. Quase metade

das portuguesas que estão detidas foi por crimes de droga. Na Europa e Ásia Central o número ronda os 25%, diz um relatório da ONG Redução de Danos Internacional.

Regras para o jogo online SEGURANÇA. A comissão

interministerial que estuda a regulamentação do jogo online vai apresentar propostas de legislação ao Governo até ao final do mês.

Quebras nas SCUT As três principais petrolíferas com postos de abastecimento nas antigas SCUT (Galp, Cepsa e Repsol) admitem que tiveram fortes quebras nas vendas, desde que foram introduzidas portagens a 8 de dezembro, noticiou a agência Lusa. Relativamente aos dois postos de que é concessionária na A22 (Via do Infante, Algarve), a CEPSA estima uma redução nas vendas entre 50 a 60%. Contudo, nenhuma das três petrolíferas disponibilizou os resultados líquidos que concretizam estas fortes reduções de vendas.

Passos confiante Portugal não vai pedir nem “mais dinheiro nem mais tempo”. A garantia foi dada ontem pelo primeiro-ministro, na Suécia. Em duas entrevistas aos jornais locais, Passos Coelho mostrou-se confiante num regresso aos mercados já em setembro de 2013. E disse

Ecoradar

100% BIO EM LISBOA SARA CAMPOS SARACAMPOS @QUERCUSANCN.PT

Sabia que Lisboa já tem um restaurante 100% biológico? Falamos do Espaço Origem, que começou por dar cartas enquanto rede de cafetarias de um conhecido supermercado biológico da capital e agora já disponibiliza aos lisboetas um serviço completo de restauração, em que a regra é provar comida o mais natural possível. Por outras palavras, numa ementa com variedade para todos os gostos não existem pesticidas, adubos químicos ou organismos geneticamente modificados. Sem dúvida uma boa opção até para refeições mais rápidas. Além deste espaço, começa a ser cada vez mais frequente encontrar produtos biológicos em ementas de diversos restaurantes, mesmo que combinados com alimentos de produção convencional. E não, não falamos só dos vegetais. A carne, os ovos, o leite, o queijo ou o vinho são também alguns exemplos de algumas iguarias que já podemos saborear fora de casa com o selo da agricultura biológica. E se forem produtos de origem nacional, melhor ainda! Para os amantes das refeições caseiras, há toda uma oferta a explorar, entre mercados semanais ao ar livre ou supermercados especializados em produtos biológicos. Comece já a sua pesquisa por uma alimentação mais sustentável.

“É provável que em 2014 já se verifique um aumento sustentável da procura interna” PASSOS COELHO, PRIMEIRO-MINISTRO

ainda que a recessão “é uma consequência natural” dos cortes e dos aumentos de impostos, antecipando que a consolidação irá permitir um regresso ao crescimento da economia.


PUB

05

economia

FMI reduz a sua parte no apoio Participação no segundo empréstimo à Grécia reduzida a 14% do total Europa fica com restante O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai reduzir o seu apoio no segundo empréstimo à Grécia, passando de uma participação de 27% no primeiro pacote de ajuda, para cerca de 14%. A contribuição de 18 mil M€ para o total de 130 mil M€ acordado na semana passada representa um esforço adicional face aos 30 mil M€ relativos ao primeiro pacote de assistência (110 mil M€). A redução da ajuda do FMI deixa à Europa a tarefa de emprestar 112 mil M€, que virão do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. A direção do FMI

Diretora do FMI pretende acordo de 28 mil milhões de euros na negociação com governo helénico anunciou que vai propor aos Estados-membros que a instituição acorde um novo empréstimo, de 28.000 M€ à Grécia, dos quais 10 ainda sobram do empréstimo inicial. “Consultei o conselho

de administração do FMI e, assim que negoceie com o governo grego, pretendo recomendar o acordo de 28 mil milhões de euros”, disse a diretora-geral, Christine Lagarde citada pela agência Lusa. O novo empréstimo deverá ser uma linha de crédito, um tipo de empréstimo destinado aos países em dificuldades por um período de tempo prolongado. Lagarde vai propor que este instrumento seja pago em quatro anos e reembolsado num máximo de dez anos. O empréstimo de 2010 estende-se até 2013 e o prazo de reembolso é 2015.

Grécia. Alimentação

Trocos

Fazer as pazes com o fisco ITÁLIA. O ex-jogador de futebol argentino, Maradona, afirmou ontem que quer fazer as pazes com o fisco italiano, que lhe exige 40 M€ de imposto sobre o rendimento – valor que aumenta diariamente 3.000 euros só em juros – para poder voltar a Nápoles.

Mais emprego em fevereiro EUA. A economia

dos EUA criou 227.000 empregos em fevereiro, enquanto ao taxa de desemprego se manteve nos 8,3%, o nível mais baixo em três anos.

Mais de 100 toneladas distribuídas EPA/ALEXANDROS VLACHOS

A preço de custo Produtores gregos de batatas distribuíram ontem aos habitantes de cinco bairros de Atenas várias toneladas de batatas ao preço de custo. A distribuição deveu-se aos inúmeros pedidos dos habitantes da Grécia de produtos agrícolas a preços mais baixos para fazer face às dificuldades atuais.

Proibição anulada ÍNDIA. Uma semana depois da imposição a Índia anulou a proibição de exportar algodão devido aos protestos dos agricultores.


PUB

06

mundo

Soldado dos EUA mata civis Massacre de 16 afegãos em Kandahar Militar norte-americano entrou em três casas a disparar Um soldado norte-americano foi ontem detido na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, suspeito de matar 16 civis afegãos. O soldado dos EUA entrou em três casas durante a noite a disparar, disse o ministro dos Assuntos Tribais, Asadullah Khalid, à agência Reuters. Um jornalista da AFP no local relatou que entrou nas três casas e contou “16 mortos, entre eles duas crianças, mulheres e homens idosos”. Na madrugada de sábado para domingo, por volta das 03h00 locais, “um soldado deixou a sua base e começou a atirar. [Depois] voltou e foi colocado em detenção”, revelou o comando da ISAF, a força militar

Planisfério

Tensão

Seis militares americanos foram mortos por colegas seus afegãos entre 23 fevereiro e 1 de março; O motivo foi a queima de exemplares do Corão numa base aliada.

da NATO na guerra do Afeganistão contra os terroristas talibã e da Al-Qaeda. Os EUA, através da sua embaixada em Cabul – capital afegã –, apresentaram as suas “mais sinceras condolências” às famílias das vítimas do assassinato, indicou o Departamento de Estado, citado pela agência AFP.

Atentado matou 13 PAQUISTÃO. Um atentado

que se pensa ter sido suicida num funeral nos arredores da cidade de Peshawar, na região noroeste do Paquistão, matou ontem 13 pessoas e deixou 31 feridas.

Novos ataques contra gaza Otimismo sem acordo SÍRIA. O enviado da ONU e da Liga Árabe à Síria manifestou-se ontem otimista após a segunda ronda de negociações com o presidente Bashar al-Assad, apesar da ausência de qualquer acordo para terminar a violência. Kofi Annan sustentou que se o regime aceitar as propostas da comunidade internacional são possíveis resultados imediatos. A repressão do regime contra os protestos iniciados há um ano já matou mais de 8.500 pessoas.

A situação entre a NATO e os afegãos é muito tensa e pode agravar-se

ISRAEL. Três palestinianos

foram mortos ontem em novos ataques aéreos israelitas a Gaza, elevando para 18 o número de vítimas dos ataques que começaram na sexta-feira.

Sarkozy quer rever Schengen

Já o presidente afegão, Hamid Karzai, revelou que o seu governo “condenou repetidamente as operações que em nome da guerra ao terrorismo causam perdas civis, mas quando afegãos são mortos deliberadamente por forças dos EUA, é um assassínio, de uma ação imperdoável”.

Água doce em risco O crescimento da população mundial e as alterações climáticas colocam em causa os recursos de água doce se nada for feito para melhorar a sua gestão. Esta é a conclusão do quarto relatório mundial da ONU sobre o tema apresentado ontem no Fórum Mundial da Água em Marselha, França. Com sete mil milhões de pessoas no mundo, as necessidades alimentares deverão aumentar quase 70% até 2050, com uma maior procura de produtos de origem animal que consomem mais água. ISTOCKPHOTO

FRANÇA. O presidente

francês Nicolas Sarkozy defendeu ontem a revisão dos acordos de Schengen e ameaçou “suspender a participação” da França naquele tratado se uma revisão não for posta em marcha nos próximos 12 meses.

Cada vez mais escassa


www.readmetro.com

07

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2012

Canijo triunfa em Miami “Sangue do Meu Sangue” venceu mais um prémio internacional, desta vez em festival de cinema norte-americano Filme de Canijo já em DVD O filme português “Sangue do Meu Sangue”, escrito e realizado por João Canijo, recebeu o grande prémio do júri no Festival de Cinema de Miami, nos Estados Unidos. A distinção dada ao filme português foi acompanhada por um prémio monetário de cinco mil dólares, cerca de €3.800. O filme foi lançado a 5 de outubro de 2011 e conta no seu currículo com vários prémios em festivais de cinema, como o Prémio da Crítica Internacional e a Menção Especial

Alguns prémios

Festival du Film de Pau Prémio de Melhor Filme. Festival Caminhos do Cinema Português Grande Prémio do Festival Melhor Argumento Melhor Realizador Melhor Atriz (Rita Blanco) Festival San Sebastián Crítica Internacional

do Júri do Prémio “Otra Mirada” durante o Festival de San Sebastian, onde teve a estreia mundial. Depois disso, “Sangue do

Meu Sangue” foi já apresentado no Festival de Bussan, Coreia. Estão ainda previstas participações no Festival do Rio de Ja-

neiro, no Brasil, em Munique, na Alemanha, em Linz, na Áustria, em Vílnius, na Lituânia, e na Corunha, em Espanha, onde será acompanhado por uma retrospetiva da obra do realizador João Canijo. O filme é protagonizado por editora Midas Filmes. “Sangue do Meu Sangue” é protagonizado por Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Rafael Morais, Beatriz Batarda, Fernando Luís e Nuno Lopes. Em Portugal, “Sangue do Meu Sangue” já está disponível em DVD.

M83 tocam hoje no Lux Os M83, projeto musical do francês Anthony Gonzalez, tocam hoje à noite na discoteca Lux. Depois de ontem ter atuado no Hard Club, no Porto, desta vez é a capital a receber as canções de “Hurry Up, We’re Dreaming”, considerado um dos melhores álbuns do ano passado (ainda não ouviu o tema “Midnight City”?). Bilhetes a €26.

2 culto

Thurston em Lisboa Depois de Guimarães, hoje e amanhã é a vez de Lisboa. Thurston Moore, fundador dos Sonic Youth, toca no Teatro da Trindade, às 22h: bilhetes a €20 e a €25. Amanhã, só para sócios da ZDB, nos 18 anos da galeria, Thurston Moore atua a partir das 23h. PUB

Cinema. Estreia

O filme só deverá estrear-se em 2013 PETER MOUNTAIN

Mascarilha e Tonto no grande ecrã A divulgação foi feita pelo próprio produtor, Jerry Bruckheimer, através do seu Twitter, onde publicou a primeira imagem de “The Lone Ranger”, que traz, pela primeira vez, as personagens John Reid (Armie Hammer), o xerife Mascarilha, e Tonto (Johnny Depp), um índio. Juntos em nome da justiça.


08

www.readmetro.com

culto

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2012

A arte bruta e egoísta

Música “HMB” HMB Farol Música Soul, funk e muito R&B, tudo cantado em bom português e com uma energia e “bom feeling” impressionantes.

Wraygunn regressam aos discos cinco anos depois “L’Art Brut” chega hoje às lojas e é o novo trabalho do grupo de Paulo Furtado

3 DISCOS DE ALGIBEIRA

“Visions” ANDRÉ CEPEDA

GRIMES 4AD/Popstock A pop conhece novos ambientes quando Claire Boucher experimenta New Age, K-pop, Industrial com influências de Enya, TLC, Fever Ray e Aphex Twin.

“As Vozes de Uma Geração” RESISTÊNCIA Emi Music Edição comemorativa dos 20 anos da banda portuguesa, com os dois discos remasterizados, um livro e fotos inéditas.

Telex

Homme contra Kyuss Lives! DISPUTA. O líder dos

Depois da paragem, o grupo propôs-se a fazer um disco “a olhar para o último sítio onde existe inocência na arte”

Cinco anos depois de “Shangri-la”, os Wraygunn regressam aos discos. O trabalho de Paulo Furtado – um dos mentores da banda – como The Legendary Tigerman e com o seu último disco, “Femina”, obrigou a uma paragem mais prolongada na vida musical dos Wraygunn. Este pequeno hiato acabou por encaminhar o grupo para novas paragens. Explica Furtado, vocalista, músico e compositor ao metro, que “L’Art Brut” é um disco que vai a sítios onde nenhum outro dos Wraygunn foi antes: “É muito mais tranquilo. Se calhar, se não fosse esta pausa de cinco anos, não íamos conseguir fugir a uma energia que caracteriza os Wraygunn, íamos pensar que estávamos a

mudar demasiado e a defraudar as pessoas e os fãs.” Furtado considera que a música e a arte “precisam de ser sempre um pouco egoístas”. Foi assim que nasceu “L’Art Brut”: “É a

“A arte precisa de ser egoísta. Os únicos que têm de ficar felizes com o resultado somos nós”

tentativa de olhar para o último sítio onde existe inocência na arte. Temos noção que, depois de gravar o disco, vão existir as entrevistas, as vendas dos discos... uma máquina, uma sequência de coisas até para podermos fazer a nossa arte. Mas durante a gravação, conseguimos manter a nossa música um bocado isolada desse mundo com que temos que lidar.” As raízes da música norte-americana continuam a ser um traço no grupo de Paulo Furtado, Raquel Ralha, Selma Uamusse, Sérgio Cardoso, Pedro Pinto e João Doce. Mas o vocalista explica que há um tom mais escuro neste disco: “Apesar de momentos de luz e esperança, é uma ambiência negra, que mete mais o dedo

em feridas emocionais que possamos ter.” No entanto, “L’Art Brut” aposta numa faceta mais de cantigas: “Por exemplo: a maior parte das canções dos Wraygunn não podem ser tocadas só com uma guitarra e cantadas por cima. Porque elas são desfeitas e partidas, a maior parte das vezes, para que isso não aconteça. Isso era um exercício quase de anticanção que fizemos quase a carreira toda. As deste disco são muito mais canções, no sentido de poder tocá-las numa acústica e funcionarem dessa maneira.” A banda vai começar a apresentar as novas canções ao vivo. O primeiro concerto é dia 17, na discoteca Lux, em Lisboa. BRUNO MARTINS

Queens of The Stone Age, Josh Homme, processou os antigos membros do Kyuss por usar indevidamente o nome Kyuss Lives! numa nova formação do grupo. A banda foi reformulada em 2010 por John Garcia e Brant Bjork, com o baixista Nick Oliveri (que também tocou nos “Queens”) e o guitarrista Bruno Fevery.

Madonna, a mãe solteira POP. Madonna confessou ao jornal inglês The Sun que é complicado ser mãe solteira de quatro filhos, mas que acabou

por a inspirar em algumas músicas do novo álbum, “MDNA”, que será lançado a 26 de março. A cantora disse que sente que a sua “cabeça vai explodir” por causa do stress de criar Lourdes Maria, Rocco, Mercy e David.

Dylan grava novo álbum ROCK. A estrela e símbolo

do rock and roll Bob Dylan está a gravar o novo álbum em Los Angeles, revelou o seu produtor. O músico tem trabalhado com David Hidalgo, que falou sobre este trabalho numa recente entrevista. Hidalgo revelou que este disco terá influências mexicanas.

Modelo e atriz em dueto ESTREIA. Kate Moss e

Kristen Stewart podem vir a fazer um dueto no próximo disco dos The Kills, revelou o site Gigwise. A modelo quer colaborar com a atriz de “Twillight” numa música escrita pelo seu marido e vocalista da banda, James Hince.


www.readmetro.com

lazer

09

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2012

Street Fashion. Russia

Palavras Cruzadas Correio Horizontais 1. Praça pública, na antiga Roma. Frutos da amoreira e de algumas espécies de silvas. 2. Assalta. Espécie de olmo ou choupo da família das salicíneas. 3. Aquele que gosta de mirar. Assentimento. 4. Fruto da ateira. Um, único no seu género ou espécie. Espaço de 12 meses. 5. Aqui está. Perfume. 6. Corda ou correia para levar ou prender as bestas. 7. Qualquer corpo esférico. Fileira. 8. Naquele lugar. Jornada. Móvel onde se dispõem e guardam bebidas com ou sem álcool. 9. Plana. Ornamento. 10. Planta gramínea. Lugar de muita areia. 11. Que tem muitos ramos. Vento brando e aprazível.

Objetivo: com o comum conseguir o único MWN

O “look” de Aida Como descreveria o seu estilo: “Gosto de combinar roupas comuns e peças do dia a dia e, no fim, conseguir um conjunto que seja único e diferente.”

As mulheres são mesmo uns seres “superiores”. Não acreditam? Pois então reparem bem: são donas de casa, têm empregos por vezes com grandes cargas horárias, têm que ir levar e buscar filhos às escolas, normalmente são elas que fazem as compras para o lar e que cozinham todos os dias. Como se não bastasse, ainda têm que educar as crianças e ajudar nos TPC cada vez mais complicados. Depois conseguem um milagre: aparecem todos os dias com bom aspeto, sorridentes, como se fossem as pessoas mais felizes do mundo. O meu bem haja para todas as mulheres! MARIA, CASCAIS

Sudoku

•••••

Verticais 1. Reputação. Retirar precipitadamente. 2. Inflamação do ouvido. Azeitona. 3. Extraordinária. Aplanem. 4. Que não tem medula ou miolo. Cada um dos grandes períodos de tempo em que se divide a história geológica da Terra. Escudeiro. 5. Consentir. Aquelas. 6. Pequena baía. 7. Perigosa. Provida de asas. 8. Utiliza-se para chamar ou saudar (interj.). Base aérea portuguesa. Além disso. 9. Porção de ramos para dar sombra ou abrigo. Resíduo escuro, sólido ou pastoso, proveniente da destilação de alcatrões das hulhas, resinas e petróleos. 10. Aprazível. Causar raiva. 11. Que soa clara e agradavelmente. Ave parecida com a pomba.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Foro, Amoras. 2. Ataca, Álamo. 3. Mirone, Ámen. 4. Ata, Uno, Ano. 5. Eis, Odor. 6. Arreata. 7. Bola, Ala. 8. Ali, Ida, Bar. 9. Lisa, Adorno. 10. Aveia, Areal. 11. Ramoso, Aura. VERTICAIS: 1. Fama, Abalar. 2. Otite, Oliva. 3. Rara, Alisem. 4. Oco, Era, Aio. 5. Anuir, As. 6. Enseada. 7. Má, Alada. 8. Olá, Ota, Ora. 9. Ramada, Breu. 10. Ameno, Danar. 11. Sonoro, Rola.

Mulheres 5 *****

PUB


www.readmetro.com

10

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2012

+ press

Armani orgulha-se de renovar projeto solidário

Acqua for Life Giorgio Armani renovou em 2012 o projeto “Acqua for Life”, com a Cruz Verde Internacional (organização não governamental criada em 1993 por Mikhail Gorbachev), que consiste em criar redes de abastecimento de água em regiões pobres do planeta que precisem. No ano passado, 40 milhões de litros de água potável chegaram a 27.000 pessoas (3.500 crianças) no Gana, em África, país onde 40% da população rural não tem sequer acesso à água potável. Este ano, o projeto estende-se à Bolívia, o país mais

pobre da América do Sul. Assim sendo, na compra de um dos frascos de perfume Acqua de Gio ou Acqua di Gioia estará a contribuir com uma doação de 100 litros de água

potável para os países supracitados. Também pode espalhar a palavra na Internet (no Facebook) e ajudar ganeses e bolivianos a receberem mais água.

PUB

Celebre o dia do pai com a Prénatal! A Prénatal criou uma coleção especial para assinalar o Dia do Pai, a 19 de março. Para homenagear os mais fortes, divertidos e ternos papás, a Prénatal preparou uma coleção exclusiva, para vestir os mais pequenos dos 0 aos 8 anos (e também o seu papá!). Frases com humor e verdadeiras declarações de afeto animam babygrows, bodys ou babetes. As propostas vão do divertido “No daddy, no party” ao “I ? Dad”. Para as meninas, que querem imitar o papá, há a t-shirt cor-de-rosa pastel com bigodes engraçados e grandes. A Prénatal pensou também nos papás, e criou t-shirts engraçadas, como a que tem o estampado “I’m the coach”. A coleção está disponível nas lojas e na loja online www.prenatal.pt.

Novidades Samsung

Leroy Merlin: para todo o pai

A Samsung Electronics já apresentou a nova geração de Smart Stations e Monitores HDTV – Série 7 –, com uma linha redesenhada que permite utilizar em toda a casa. A última geração Smart Station Série 7 (CB750) permite a conexão a dispositivos móveis, portáteis, periféricos, redes e equipamentos de áudio e vídeo, possibilitando aos utilizadores aumentarem a sua produtividade. O novo HDTV Série 7 (TB750) integra diversas funcionalidades, como o sintonizador de TV e a tecnologia Wireless Display (WiDi). Tem mais conetividade e está mais versátil.

Para quem acha que escolher o presente certo para o Dia do Pai não é tarefa fácil, a Leroy Merlin apresenta-lhe algumas sugestões originais. É que seja caseiro, aventureiro, expert ou engenhocas, a Leroy Merlin terá a prenda certa e por um preço acessível. Esqueça o perfume e a gravata e surpreenda-o com presentes verdadeiramente úteis.


pequenos anúncios

CULTURA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CALDAS DA RAINHA - LISBOA - TORRES NOVAS

Cursos com Estágio Técnico Auxiliar de Farmácia Inscrição 50€/propina mensal 145€

Técnico Auxiliar de Geriatria Inscrição 50€/propina mensal 135€

Duração 9 Meses + 1 mês de estágio

Duração 6 Meses + 1 mês de estágio

Auxiliar de Acção Educativa

Auxiliar Técnico de Laboratório e Análises Clínicas

Inscrição 55€/propina mensal 140€ Duração 6 Meses + 1 mês de estágio

Delegado de Informação Médica

Inscrição 55€/Propina mensal 7 meses + 1 mês de estágio

Inscrição 50€/propina mensal 150€ Duração 6 Meses sem estágio

Telf.: 96 505 10 76 - 91 619 80 90 - 21 099 14 40 E-mail: geral@culturaeformacaoprossional.com

www.culturaeformacaoprossional.com

155€


pequenos anúncios

A PROFISSÃO DO PRESENTE COM FUTURO CIATE

Seja um Técnico Profissional Estude: · Electrónica Analógica e Digital · Hardware de Computadores · Hi-Fi/TV(Lcd/Plasma) e Vídeo (DVD) · Microcontroladores (Assembly e C) · Elect. Industrial (Automação/Domótica)

Centro Integral de Adestramento Tecno-Electrónico

Aprovação do Min. da Educação N.º 12/93

Rua Carolina Michaelis de Vasconcelos, 12A • 1500-144 Lisboa • Tlf. 217783160 • ciateportugal@ciate.com Protocolos de estágio com Empresas líderes do mercado

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA. DESDE 1951 SOMOS UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

Avaliador Oficial da Casa da Moeda Sócia Gerente Maria Barbosa

OS VISITE-N OVE E COMPR ÇA! A DIFEREN

COMPRA - VENDA OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

PENHORES E

COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS ETC. (NOVO E 2.ª MÃO) Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º Esq. 1100-557 LISBOA E-mail: geral@apj.com.pt (saída do metro baixa/chiado)

Tels.: 21 346 54 11 21 321 93 35 Fax: 21 321 14 97

COMPRAMOS

PRATA – MOEDAS - RELÓGIOS – CAUTELAS DE PENHOR

PAGAMOS ATÉ 50€ O GRAMA LIGUE JÁ!

924 347 215 VISITE O NOSSO SITE: LOJAS:

www.ouromagico.pt

ALMIRANTE REIS | ESTEFÂNIA | CAMPOLIDE | RESTAURADORES | PICOAS | C. OURIQUE

PRECISA DE CRÉDITO? Pessoal I CONSOLIDADO I Habitação Tratamos de todo o tipo de Créditos. Quer Reduzir encargos? Tem dívidas? Possui imóveis? Problemas Bancários? Penhoras? Temos a solução! NÃO PERCA MAIS TEMPO, LIGUE-NOS JÁ!

919 654 417 | 217 272 432 | 919 011 621 EX: C/ Pessoal 15.000,00€ a 84 Meses = 283,02€/mês, Total de 23,807.,88€ TAEG 16.714%; TAN 13.50% (C/ Seguro) Crédito Concedido Por Instituições Autorizadas

www.accredito.com.pt DESDE 1930 UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

NÃO NECESSITA VENDER! O OURO VALORIZA-SE, RENTABILIZE-O!

COMPRA • EMPRÉSTIMOS • VENDA GARANTIMOS: as melhores avaliações! • Av.ª Almirante Reis, 190 C (à Alameda)  218 463 224 • Rua Francisco Sanches, 158 A (à Praça do Chile)  218 121 929 • Av.ª da República, 51 B  217 974 328

N.º 1 LÍDER NACIONAL DE VENDAS NO CABO/FIBRA 2011 LÍDER NACIONAL DE VENDAS SATÉLITE 2011

FUTURCABO - SERVICE PROVIDER

ACADEMIA COMERCIAL LISBOA m/f Queremos conhecer Jovens a partir dos 18 anos Muito ambiciosos, disponibilidade total e com a ATITUDE CERTA para vencer numa actividade difícil mas muito aliciante. Após Formação remunerada (15 dias) Garantimos Emprego com contrato de trabalho, directamente com a empresa. Ordenado Base Fixo, Prémios e Comissões Envia o teu CV para recrutamento@futurcabo.pt ou Marca entrevista pelo número 929 023 345

Ex: 50€ x 1 mês/1,5€ = 51,50€ TAEG 36%

OURO • PRATAS • JÓIAS • RELÓGIOS • ARTE

Válido exclusivamente na loja de São Sebastião da Pedreira

CCompramos

OURO E PRATA COMPRAMOS cautelas de penhor Avenida António Augusto de Aguiar, 181

PAGAMOS

ATÉ 55€ O GRAMA

Telef. 21 386 87 03 / Tlm.: 96 194 96 01 Horário: Seg. a Sex. 9h-19h | Sáb. 9h-13h


pequenos anĂşncios


3

Futebol. Liga portuguesa

sport

Barcelona “q.b”

Bis de Messi em Santander mantém Real Madrid ainda à vista O Barça foi ontem ao terreno do Racing Santander ganhar por 2-0, bis de Messi. A eficácia do argentino, que igualou Cristiano Ronaldo no topo dos marcadores (30 golos), deixa os catalães com 60 pontos, no 2.º lugar da Liga espanhola. O R. Madrid venceu fora o Betis (3-2) – Cristiano bisou – e é líder (70 pontos).

City em queda Mancini após o desaire do Man. City em Swansea (1-0), que relegou o rival do Sporting na Liga Europa para o 2º lugar da Liga inglesa, por troca com o Man. United.

Os jogadores denotam cansaço ao fim de sete meses a competir, é normal, mas temos muita energia para voltar ao topo. Faltam dez jornadas – o Man. United pode falhar.

Wolfswinkel “abriu a lata” com um remate cruzado de pé esquerdo e elevou para oito o número de golos na prova LUSA

Sporting “faz peito” antes de Manchester

O Sporting recebeu e goleou um irreconhecível V. Guimarães por 5-0 numa noite marcada por regressos simbólicos e que antecede a decisão da eliminatória europeia com o Man. City. Desde logo, Jeffrén: lançado na reta final após longa ausência por lesão, o espanhol marcou os últimos dois golos, com pinta de craque. Outro regresso, mas aos golos, foi o de Wolfswinkel – marcou na Liga quatro meses depois. Matías e Izmailov também fizeram um cada.

Cinco minutos “à Benfica” Vitória suada dos encarnados na visita a Paços de Ferreira (2-1) Gaitán e Bruno César anularam o golo inaugural de Michel Nortenhos acabaram reduzidos a nove atletas Águias e Sp. Braga a um ponto do líder FC Porto

Sporting candidato?

“Os candidatos [ao título] são quem mais gastou: FC Porto, Benfica e Sporting. O Sporting? Sim, gastou para isso. Nós não.” HUGO VIANA SOBRE AS ASPIRAÇÕES DO SP. BRAGA

O Benfica veio de trás para derrotar o Paços de Ferreira por 2-1, na Mata Real, e está agora a apenas um ponto de distância do líder FC Porto, e a par do Sp. Braga. Ao contrário do que seria de esperar, dado o deslize dos portistas frente à Académica (1-1), os de Jesus estiveram à deriva durante a primeira hora. Nos anfitriões brilhava Melgarejo, esquerdino cedido pelas águias que várias vezes lançou o pânico na equipa que lhe paga o ordenado. O Benfica encomendava-se a

22ª jornada Ronda farta em golos (28). Beira-Mar (14º, 20 pontos) bateu Gil Vicente (10º, 23 pontos) por 1-0; Rio Ave (9º, 24 pontos) ‘despachou’ V. Setúbal (13º, 20 pontos) por 3-0; Olhanense (7º, 27 pontos) e Nacional (8º, 26 pontos) protagonizaram um grande duelo que terminou 4-4.

Artur e à fortuna para não sofrer mais golos do que o que Michel marcou (28’). Mas a falta de eficácia seria o pecado capital pacense. Como recentemente Luisão referiu, o Benfica não conjuga o verbo “desistir” e em cinco minutos inverteu as contas – golos de Gaitán (63’) e Bruno César (68’). Até final os locais Michel e Ricardo seriam expulsos e os encarnados conservariam três valiosos pontos na noite em que tiveram a fibra de que se fazem R.A.C. os campeões.

CLASSIFICAÇÃO: FC PORTO BENFICA SP. BRAGA MARÍTIMO SPORTING V. GUIMARÃES OLHANENSE NACIONAL RIO AVE ACADÉMICA GIL VICENTE P. FERREIRA BEIRA-MAR V. SETÚBAL FEIRENSE U. LEIRIA

J 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22 22

V 16 16 16 12 12 10 6 7 7 5 5 6 5 5 3 4

E D GOLOS PTS 5 1 51-16 53 4 2 51-20 52 4 2 47-18 52 5 5 32-24 41 5 5 36-17 41 2 10 26-28 32 9 7 28-30 27 5 10 28-39 26 3 12 24-27 24 8 9 21-28 23 8 9 20-33 23 3 13 26-42 21 5 12 17-24 20 5 12 19-40 20 8 11 16-33 17 3 145 20-43 15


15

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2012

Jogadas

Seis Nações: ingleses ‘vivos’ RÂGUEBI. A Inglaterra

manteve-se na luta pelo título do torneio de Seis Nações à custa da França, que derrotou em Paris (24-22). O campeão será decidido na última ronda: o País de Gales (saldo positivo de 44 pontos) recebe a França – que já não luta pelo troféu – com mais dois pontos que os ingleses, e poderá sagrar-se campeão até com uma derrota. A Inglaterra (saldo positivo de seis pontos) terá de bater a Irlanda.

Monteiro: a pior estreia AUTOMOBILISMO. O piloto

português Tiago Monteiro (SEAT Leon) teve uma es-

treia infeliz no Mundial de Turismo, em Monza, ao abandonar as duas primeiras corridas. O primeiro abandono foi motivado por uma colisão; o segundo esteve relacionado com uma avaria. O campeão Yvan Muller (Chevrolet Cruze ) venceu as corridas.

Wayde no último suspiro NBA. Os Miami Heat, líde-

res da Conferência Este na NBA, recorreram à inspiração de Dwayne Wade, no último segundo de jogo, para derrotarem a equipa dos Indiana Pacers (93-91).

O ‘Circo’ está aí a chegar! Temporada de Fórmula 1 arranca já no próximo fim de semana, em Melbourne, na Austrália Há vários galos para um só poleiro: o de Sebastian Vettel O “Circo” vem aí, e dentro de uma semana já saberemos quem entrou com o pé direito no acelerador, pois é já no próximo domingo que arranca a nova temporada de Fórmula 1. O favorito à vitória final é Sebastian Vettel, o atual bicampeão. E o piloto alemão da Red Bull reconhece-o sem problemas. “Normalmente, quem ganha no ano anterior é favorito para a temporada seguinte”, ex-

2012 terá seis campeões: Vettel, Button, Hamilton, Alonso, Raikkonen e Schumacher plicou Vettel, recentemente, ao The Guardian. Questionado se era o favorito à vitória, o alemão respondeu simplesmente “sim”. Se voltar a ganhar o título, Vettel torna-se o 3.º piloto a vencer três anos segui-

dos, igualando Fangio e Michael Schumacher. Além de Vettel estarão na corrida Jenson Button, ou Lewis Hamilton, da McLaren, e Fernando Alonso, da Ferrari. Button, 2.º em 2011, será, “provavelmente”, o grande rival de Vettel, previu Christian Horner, diretor da Red Bull. Alonso, 4.º em 2011, e Hamilton, 5.º, têm uma palavra a dizer. E é bom não L.C. esquecer Weber (3.º).

Gil cai na Califórnia Frederico Gil (86.º do mundo) não resistiu ao serviço canhão do tenista norte-americano John Isner (11.º) e foi afastado na 2.ª ronda de Indian Wells, (7-5 e 6-3). Foi o segundo encontro entre os tenistas, sempre com vantagem para Isner. Rui Machado (70.º), o outro português que entrou no torneio californiano, já tinha sido eliminado na estreia.

Armindo 7º no México O francês Sébastien Loeb (Citroën) conquistou ontem o Rali do México, terceira prova do campeonato do Mundo, com o português Armindo Araújo (Mini) a terminar a prova na sétima posição acrescentando seis pontos àquele que conquistara na primeira prova. PUB


PUB


20120312_pt_lisbon  

GRANDELISBOA MinistériodaAdministraçãoInternagarante “maismeios”nocombateaosfogos Dispositivo paraafasemaiscríticareforçado Bombeiros pedemm...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you