Issuu on Google+

PUB

GRANDE LISBOA terça-feira 14 Fevereiro 2012 ano 6, nº 1601 Hoje 6° | 14°

Amanhã 6° | 14°

www.readmetro.com Director: Diogo Torgal Ferreira

QUESTIONÁRIO: PORQUE É QUE É SOLTEIRO. FAÇA-O. E LEVE-O A PEITO {pág. 7}

Relações amorosas nas redes sociais. A influência do “status” {págs. 2 e 3}

RACHEL MCADAMS CHANNING TATUM EM….

A edição de

S.Valentim

Tudo o que precisa para ser bem sucedido – ou sobreviver – a este 14 de fevereiro, com conselhos exclusivos de estrelas de Hollywood {pág. 5}

Orgulhosamente sós! Vantagens de não ter uma relação {pág. 6}

Sporting muda de treinador Sá Pinto entra para o lugar de Domingos Paciência {pág. 19}

Manuel Falcão Quantas pessoas cabem no Terreiro do Paço? {pág. 8} PUB


+

As redes sociais estão muito bem informadas São as primeiras a saber quando alguém está “numa relação” ou quando um namoro chega ao fim Mas será que não são elas as culpadas de muitos finais infelizes?

Qual é o seu

love

“status”?

Estatísticas para solteiros

2012

é o Ano do Dragão e, tradicionalmente, um ano muito auspicioso para ser caçado. Pensando nisso, esta imagem faz-nos sentir mais... românticos.

A média de idades de casamento das pessoas — cada ano que passa é mais tarde FONTE: PEW STUDY

28.7 26.5

106

O aspeto pode matar. Foi feito o teste de narcisismo a 106 homens solteiros. Também foi feito um teste aos níveis de cortisol, para perceber se tinham altos índices de stress. Os homens mais arrogantes tinham os níveis mais elevados. FONTE: UNIVERSIDADE DE MICHIGAN E DE VIRGINIA

A Joana está “numa relação”?! Desde quando? O Rui está solteiro de novo?! Nada melhor que o Facebook para medir o pulso aos relacionamentos de quem nos rodeia. Aliás, a rede social até já prevê quando alguém vai terminar uma relação. O britânico David McCandless concluiu, a partir de 10 mil atualizações de “status de relacionamento”, que o Dia dos Namorados é um dos mais propícios ao fim de relações. Por isso, muito cuidado nas horas que se seguem. Mas será que as redes sociais são assim tão influentes? O metro foi saber e falou com utilizadores “solteiros”, “numa relação” ou mesmo aqueles cuja situação “é complicada”. Quem já o viveu sabe como é. André “Numa Relação” (vamos tratar assim cada um dos nossos entrevistados, para facilitar), 23 anos, confessa que já teve chatices por causa do Facebook. “Adicionar outras raparigas, gostar de fotos... Tudo são argumentos para criar discussões. Uma vez aceitei o pedido de amizade de uma ra-

“Adicionar outras raparigas, gostar de fotos... tudo são argumentos para criar discussões” ANDRÉ, 23 ANOS, STATUS NO FACEBOOK: “NUMA RELAÇÃO”

pariga com uma fotografia de biquíni. A minha namorada na altura não achou piada”, recorda o jovem que conheceu a actual namorada no Messenger. Também João “Solteiro” admite que “as redes sociais vieram afastar as pessoas, tornando as relações mais superficiais”. Jorge, também “Solteiro”, acrescenta: “Sei de muitos conflitos entre casais por causa de comentários ou mensagens.” Os “status de relacionamento” no Facebook acabam por ali-

mentar essa falta de privacidade. Até porque além dos “solteiros” e “numa relação”, os utilizadores podem optar por uma sugestiva “relação aberta” ou um interessante “é complicado”. É o caso de Ana (nome fictício). A fotógrafa diz que “namorar é muito mais do que beijos e presentes. É partilha e companheirismo” e que isso “é complicado” encontrar. Para Ana, as redes sociais são “grandes causadoras de confusões entre casais”, mas a grande culpada é mesmo a falta de sinceridade.

Sugestões: Para solteiros, casados ou a viver em pecado. LoveStation A Baixa-Chiado PT Bluestation enche-se de ritmos românticos. Mimos Solteiros, aproveitem o dia para vos mimar: que tal uma massagem? Fotos O Alegro Alfragide oferece um Flip Book: fotos dos apaixonados. Sabores A Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa realiza um workshop afrodisíaco.


www.readmetro.com

03

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

Parceiro ideal: Como ele e ela devem ser Fisicamente Moreno, de olhos verdes ou azuis; alto ou com altura suficiente para ela poder calçar uns saltos altos; bem constituído, ou pelo menos com uma “barriga lisinha”. Psicologicamente Amigo, fiel, calmo, bem humorado, compreensivo, que transmita paz de espírito, inteligente, que saiba ter uma boa conversa, sociável, simpático, assertivo, com sentido de humor, que goste de aprender e que seja pontual!

Sustentando-se de dados científicos, Diana “Numa relação” recorda que “as redes sociais são responsáveis pelo aumento de 20% dos divórcios nos EUA”. Num namoro há um ano e meio, recorda que tudo começou com um “pedido à antiga”, na Marina de Cascais. E que

Fisicamente Morena, com curvas, lábios carnudos, que pratique desporto, que goste de sexo, “barriguinha danone”, pernas compridas, peito pronunciado e um rabo nem muito grande, nem muito pequeno. Psicologicamente Inteligente, carinhosa, mas não demais, cúmplice, boa companhia, descontraída, que não seja conflituosa com sentido de humor, bem disposta, leal, com bom acordar e que goste de beber “copos”.

afinal, nada supera o contato direto. Inês “Solteira”, 24 anos, acrescenta: “Era tão bom antigamente que, para matarmos saudades e mantermos as relações, tínhamos de nos encontrar pessoalmente. Hoje em dia não, os telemóveis e a Net vieram alterar tudo.”

Solteiros, enamorados, ou mesmo aqueles para quem ter uma relação tem sido “complicado” concordam: o Dia dos Namorados é um incentivo ao consumismo. Por isso, Inês sugere aos casais que esqueçam os presentes e apostem em “fugir à monotonia”. E os solteiros? Olhem, jantem com outros amigos, também solteiros, claro. Aliás, João recorda o 14 de fevereiro de 2011: “Fizemos um jantar em que cada dois (rapaz/rapariga) formavam um casal naquela noite.” E que tal aproveitar o dia para trabalhar... no amor? Ana “É complicado” vai passar o dia a fotografar casais. “Vou andar nas ruas de Lisboa à procura de casais que estejam a comemorar este dia”, diz. Boa ideia, Ana! E quem sabe não encontra um solteiro que “descomplique” o status! (E corro o risco de terminar o texto com um sorriso. Achei que ficava bem) :) PATRÍCIA TADEIA PATRICIA.TADEIA @METROPORTUGAL.COM

Dizem os solteiros... O amor é uma grande partilha e uma aventura repleta de emoções. Apaixonar-me a sério foi a maior surpresa da minha vida. Ter um(a) namorado(a) é como ter alguém que dê tanto como nós. No Dia dos Namorados, lembro-me sempre de quando recebia aquelas cartas de amor e pedidos de namoro com “Queres namorar comigo? Sim/Não/Talvez. Há vida para lá do namoro. Quem gosta cuida, respeita e confia.

Dizem os enamorados... O amor é uma grande bola de gelo que só com o tempo se consegue moldar. Conhecê-lo foi a maior surpresa da minha vida. Ter um(a) namorado(a) é como ter o mais confiável e o melhor amigo que alguma vez podemos encontrar. No Dia dos Namorados, lembro-me sempre de quando nos beijámos pela primeira vez. Há vida para lá do amor que se pode ter ao lado de um namorado, mas poder partilhá-la com alguém especial, sabe sempre muito bem. Quem gosta “seus males espanta”. NOTA: PEDIMOS AOS NOSSOS LEITORES “SOLTEIROS” E “NUMA RELAÇÃO” QUE COMPLETASSEM AS FRASES ACIMA.

PUB


04

love SPYGLASS

Inovem... Está numa relação longa? Está a começar a parecer que a relação já tem tempo a mais? A conselheira matrimonial (e muito feliz no seu casamento) Elizabeth Weil conta os seus segredos Elizabeth Weil não tem um bom casamento, tem um excelente casamento. A cronista da revista do The New York Times acabou de escrever as suas memórias – “Não enganar, não morrer: Tinha um bom casamento. Depois tentei torná-lo melhor” – e nas suas colunas no jornal explica como ela e o marido melhoraram a sua relação, depois de mais de 10 anos de vida em comum. Agora, Elizabeth partilha cinco conselhos para quem está numa relação há muito tempo, que permitem voltar à fase da lua de mel e assim manter as coisas até que a morte os separe...

Estes dois leram o livro de Weil e, aparentemente, vão formar um grupo de fãs

Façam algo juntos. Isso é pouco assustador Nada revitaliza o romance como um pouco de medo. “As pessoas que têm uma relação há muito tempo ficam confortáveis e é bom abanar isso e não apenas um pouco, mas muito”, conta Weil. “Muitos dos sentimentos que associamos a estar apaixonados deixam-nos desequilibrados.” Deixem de lado o jantar chique e vão fazer pára-quedismo ou bungee jumping. Weil e o seu marido, que moram em São

Francisco, EUA, decidiram nadar até à ilha de Alcatraz e voltar. “Essa experiência fez-nos recuperar sentimentos de quando precisávamos um do outro de modo mais visceral.”

próximos os casais. “Quando não se estão a entender, acalmem-se e imaginem o que o outro está a sentir.” Verão que fazem as pazes mais cedo, o que pode significar “make-up sex!”.

Faça do sexo a prioridade Não tenha apenas sexo, faça sexo capaz de fazer tremer a terra. Mas para fazer isso há que ter uma conversa aberta e honesta com o parceiro sobre o que o excita. “Não pense que sabe, pois pode não saber”, ressalva Weil. “Não espere até o sexo estar estragado. Fale disso. Decida que o ato de fazer sexo tem de ser espetacular e concentre-se nisso.” Mande as crianças a algum lado e faça amor no lavatório da casa de banho. Torne realidade uma fantasia. Torne-se atrevida. Vá fazer sexo barulhento num hotel, custe o que custar.

Sejam generosos Por vezes todos nos sentimos sufocados, mas será culpa do nosso parceiro? Comparar o trabalho que cada um tem e faz pode causar problemas. “Não falem em justiça do mesmo modo que o vosso filho de seis anos”, explica Weil. “Sejam generosos um com o outro. Queiram o que é bom para os dois e não só para um.” Vão ver que no fim ambos conseguem o que queriam.

Ponha-se no lugar da outra pessoa “Quando se está numa relação longa pensa-se que se conhece a outra pessoa, o que pensa e o que sente, mas não é verdade”, garante Weil. Um sentido de empatia bem desenvolvido ajuda a tornar mais

Pensem nisto...

Sejam proativos Até as uniões felizes podem melhorar. Trate a sua vida emocional como a sua saúde, ou seja, tome precauções e mantenha-se em forma. Se esperar, os problemas vão ser mais difíceis de resolver. Se há problemas, procure aconselhamento. Mantenha as linhas de comunicação abertas e tenham a certeza de que se estão a ouvir um ao outro. RAVEN SNOOK, MWN

Se tivesse de escolher o que preferia?

Amor=Droga Um novo estudo prova que o amor ajuda a curar a dor. “O que as pessoas sentem quando estão apaixonadas, em muitos aspetos, não é muito diferente do que quando tomam anfetaminas ou estimulantes. Estão muito excitadas, perdem o apetite, dormem menos, estão mais ativas e têm muita energia”, garante Nora Volkow, diretora do Instituto Nacional sobre o abuso da droga, nos EUA. FONTE: UNIVERSIDADE DE STANFORD

73% dos 3

41% dos 1

os

os

casamentos

casamentos

73% dos 2 os

casamentos

... acabaram em divórcio. Feliz dia de São Valentim! FONTE: DIVORCERATE.ORG

1. Um casamento aberto como, alegadamente, sugeriu Newt Gingrich (político norte-americano), à sua ex-mulher; 2. Não casar como Brad Pitt e Angelina Jolie (mas ele diz estar “preparado”); 3. Um casamento entre celebridades (Seal e Heidi, na foto, separaram-se) que todos sabemos como acabou.


PUB

05

www.readmetro.com TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

SPYGLASS

0s atores e estrelas do novo romance “Prometo Amar-te”, em exibição nas salas de cinema

Tatum e McAdams Channing Tatum e Rachel McAdams, de “Prometo Amar-te”, explicam como se sobrevive ao Dia dos Namorados A casa de banho é importante CHANNING TATUM: É um romântico incurável?

Odeio essa questão porque, sim, sou um romântico. Pessoalmente não penso que seja assim tão difícil ser atencioso. Gostar de alguém e mostrar a esse alguém isso mesmo faz-me ser criativo. Gosto de desenhar e escrever pequenos contos. Ou simplesmente escrever num pequeno papel “amo-te” e colocar essa mensagem na carteira dela. Ou escrever o mesmo por baixo da tampa da sanita, para ela ver quando se levantar primeiro. Qualquer coisa, porque sou um brincalhão e gosto de levar as coisas na brincadeira. Que conselho dá para se ter um dia de São Valentim em grande?

Digo sempre que no dia de São Valentim o melhor é enganar. Ir jantar fora é aborrecido. Não digo aborrecido, mas normal. É assim: eu gosto de me sentar num restaurante e jantar e, provavelmente, até é isso que vou fazer no Dia dos Namorados até porque

“Gosto de escrever ‘amo-te’ e esconder a mensagem na sua carteira, ou debaixo da tampa TATUM da sanita” estarei a trabalhar. Mas... criem uma ilusão. Digam que vão fazer uma coisa e façam outra. Pára-quedismo, por exemplo. Façam algo chocante, radical, de que se vão lembrar mais tarde. Não façam algo que já fizeram. Tem algum Dia dos Namorados que lhe tenha ficado na memória?

Não tenho grandes memórias dessa data específica porque, penso, já tive dois dias de São Valentim muito maus. Tive duas longas relações que duraram exatamente o mesmo tempo: três anos e meio. E ambas as relações terminaram no Dia dos Namorados. No entanto, quando faço uma retrospetiva, constato que o que se fez foi bastante honesto. É precisamente nessas datas que devemos equacionar

tudo na relação. Se esta é a pessoa com quem se quer estar, com quem se quer ter e criar filhos? Se é a altura certa para dar o próximo passo, seja ele qual for? Penso que no dia de São Valentim não podemos escapar a estas questões. Pomo-nos a pensar e nesse dia não podemos ser desonestos. E acredito que nas duas relações houve uma excelente comunicação e amizade. Penso que ambos chegámos à conclusão de que precisávamos de algo diferente. Foi do tipo: “Amo-te, mas...”. Foi duro porque não foi uma má separação. Ninguém pôde dizer “Traíste-me!” Foi uma coisa mais do género: “Penso que neste momento estamos em ondas diferentes.” Por isso foi triste. Esses foram os dias de São Valentim que mais recordo.

RACHEL McADAMS Tem algum conselho para o dia de São Valentim para os nossos leitores? Bem, sempre gostei de coisas pessoais, fazer algo que ninguém soubesse sobre mim. Uma amiga minha faz uma coisa muito gira que é escrever pequenas mensagens, por exemplo, no rolo de papel higiénico, para o namorado. Faz também pequenos desenhos e coisas do género. Mas, sim, façam algo mesmo pessoal. Prefiro esse tipo de coisas. Não tem de ser nada grande ou extravagante, só tem de ser algo em que se tenha pensado um pouco.

Nessa altura não estava a fazer pára-quedismo, pois não?

Não (risos).“Sabes, isto não está a resultar para mim!” gritava a namorada enquanto caía. NED EHRBAR, MWN

McAdams


06

love ISTOCKPHOTO

Ela parece feliz, eles estão felizes, logo todos ganham!

Feliz por estar sozinho 15 razões para estarmos bem quando estamos sozinhos no Dia dos Namorados – e todos os dias Claro que toda a gente quer encontrar alguém especial um dia. Porém, aqui vão 15 razões para ficar contente por esse dia não ser o Dia de São Valentim.

1

É a oportunidade de avançar para alguém que já pensámos “e se...” Quando se é solteiro ou se está sozinho este é um bom dia para conhecer alguém ao acaso numa festa, ou para se declarar a uma pessoa ou colega de trabalho por quem tem um fraquinho. A maior parte das vezes, estas faíscas de romance não dão em nada, mas pelo menos não ficam loucos a pensar nisso.

2

Pelos não é problema. As pernas, a barba ou outra parte do corpo. Não é preciso perder tempo a tirar pelos. Um luxo só para quem está sozinho.

Não estar preocupado se a nossa cara-metade está cansada, se lhe doem os pés, ou se no outro dia se tem de levantar cedo. Se à meia-noite um amigo ou uma amiga ligar para sair pode simplesmente ir. Se às duas da manhã conhecer alguém de que goste pode dar um beijo, ir para casa dessa pessoa ou ficar com o número de telemóvel. E se às quatro da manhã lhe apetecer uma piza, pode ir comer. Ninguém quer saber. Fazer o que se quer! 4 Pode passar o feriado em casa, a ver temporadas de “Os Homens do Presidente”, pedir comida de fora, vestir calças de andar por casa, dormir a tarde toda ou passar o dia no Facebook. Pode não atender o telefone e “desaparecer” do mundo se lhe apetecer.

Noites loucas! É exceDormir na diagonal. 3 lente sair e não ter ho- 5Dividir a cama com alras para regressar a casa. guém é bom. Mas ter uma

cama inteira só para uma pessoa é excelente.

Não ter de aturar os As grandes decisões são 6 amigos dos outros. 9para tomar por si e só Nem sempre se tem tem- por si. Se acontecer algu-

ranjar comida” ou fazer uma refeição completa. Pode comer sem ter a pressão de fazer de uma refeição uma grande e demorada produção.

po para se sair com os amigos, com quem gostamos. Por isso, é bom não ter de passar uma sexta-feira à noite com os amigos dos outros, certo?

Pode ter sexo com uma outra pessoa se quiser. As pessoas que estão numa relação não o podem fazer.

Seduzir sem problemas. 7 Seduzir é um dos prazeres mais simples da vida e algo que aumenta a autoestima. Uma troca de olhares mais longa, um toque no braço, ou uma troca de mensagens que pode ou não levar a algum lado acrescenta um pouco de pimenta à vida, não é?

sempre”, mas dão para um bom entretenimento.

ma coisa na sua vida – oportunidade de emprego, mudança do estilo de vida, uma viagem inesperada, necessidade de algo novo – não tem de consultar ninguém. Não tem de pensar em ninguém. A decisão afeta-o a si e apenas a si – para que nunca tenha de se comprometer ou recusar uma oportunidade para outra pessoa. O comando é seu e só 10 seu. E não vai mudar para alguma coisa má que esteja a dar na televisão!

Melhores histórias. As Comer o que quiser, 8 histórias que conta de 11quando quiser. Há coisas que fez tornam-no algo sobre estar numa rea pessoa mais popular daquele dia. As suas histórias de encontros e engates podem não acabar em “eles viveram felizes para

lação que parece pôr pressão nas refeições: uma pessoa solteira pode comer cereais ao jantar, um casal vai mais vezes “ar-

12

Privacidade. As pes13 soas dizem que um dos prazeres de estar numa relação é encontrar alguém com quem estar e podermos ser nós próprios e fazer o que quisermos em frente dela. Mas, para já, aprecie o facto de não ter ninguém a ver ou a ouvir quando está a cortar as unhas dos pés e vice-versa. Casais espontâneos 14 podem ser espontâneos – juntos. As pessoas solteiras, mas “ajuntadas”, podem decidir fazer uma viagem à última hora, pla-

POR CHIARA ATIK

nos para depois do trabalho ou atividades fora do comum no fim de semana sem dar cavaco a ninguém. Primeiros encontros. 15 Os primeiros encontros são assustadores e nem sempre resultam, mas têm sempre, sempre, um leque de hipóteses. Todos os primeiros encontros podem ser o último durante algum tempo. A sério. Por isso, aproveite a excitação, o nervosismo, a esperança e o desconhecido. É uma coisa de que vai ter saudades quando estiver comprometido. Encontrámos a blogger Chiara Atik no HowAboutWe.com, um novo site de encontros que parte de uma boa ideia. 1) Invente encontros divertidos 2) Convide pessoas para sair 3) e depois vão a esse encontro juntos.


07

www.readmetro.com TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

Solteiro? Quiz

Como ter um encontro

ENCONTRE COMPANHIA PARA O DIA DE SÃO VALENTIM – SEM PARECER ASSÉDIO

Porque é que está sozinho? Responda a este questionário e descubra a resposta certa Não nos culpe se não gostar do que ler! 1. Uma atraente senhora ou senhor sorri para si no metro. Você: A Olha para outro lado. B Desculpe, o que disse? Estava aqui com a cabeça neste livro sobre antigas técnicas de apicultura. C Cruza os braços. D Está muito ocupado a trocar olhares com outra pessoa. 2. Quando vai a uma festa, você: A Passa o tempo inteiro a escapar-se para um canto para ir brincar com o seu telemóvel. B Passa o tempo a pensar que está a perder uma maratona de “reality shows” na televisão. C Conta a toda a gente que quer ouvir sobre a terrível história do dia em que o/a seu/sua “ex” dormiu com a/o sua/seu amiga/o . D Não frequenta festas. Está ocupado a conhecer pessoas no bar de strip. 3. Estamos no verão. Está no parque ou na praia e o frisbee de uma beldade é atirado na sua direção. Ela/ele aproxima-se para o recolher e você: A Devolve sem dar um sorriso e pensa que é muita areia para o seu camião. B Não repara porque não foi para junto do castelo na areia que está a construir. C Saca da lata de mace. D Sorri e elogia a figura do(a) dono(a) do frisbee. THINKSTOCK

5. É altura da reunião anual da empresa. Os seus colegas: A Não reparam que está lá. Falta sempre a encontros de escritório. B Evitam-no como uma praga. Só fala de ursos, beterrabas e da série “The Wire”. C Também são uns chatos e tristes. A miséria adora esta empresa! D Já teve sexo com todas(os) então tem de se atirar aos empregados de mesa no fim da festa. 6. Qual é a canção com que mais se identifica? A “I Am A Rock”, de Simon And Garfunkel. B O canto da baleia corcunda. A “música” dos outros não me diz nada. C “Heaven Knows I’m Miserable Now”, dos The Smiths. D “Where Them Girls At”, de David Guetta 7. Quantas relações já teve? A Nenhuma. Parece que não consigo conhecer ninguém ou dar-me com as pessoas. B Uma. Mas acabámos depois porque ela dizia que eu passava muito tempo na Internet. C Algumas. E a última foi muito dura. D Relações são para burros. 8. E o que acha de ir a casamentos? A Só vou quando obrigado. B Adoro! É mais gente que

É solteiro porque:

Um novo amor?

4. Descreva o que costuma fazer no fim de semana: A As unhas não se vão pintar sozinhas, pois não? B Visitar um bazar dedicado à antiga arte judaica fora da cidade. C As pessoas são insuportáveis. Porquê fazer planos? D Jantar com amigos casados.

Mais respostas “A”: Não se mostra o suficiente. Sabemos que é extremamente atraente. O problema? Não dá a ninguém a oportunidade de o conhecer. Talvez seja tímido, prende-se muito à sua zona de conforto. Varie as suas atividades sociais, corra mais riscos e conheça mais pessoas. Mais respostas “B”: Os seus interesses são muito limitados. Gosta de coisas fascinantes, sim, mas que são fascinantes só para si.

IAN KERNER CONSELHEIRO SEXUAL

vou poder impressionar com a minha imitação do canto da baleia corcunda. C São uma boa oportunidade para fazer apostas nos casais que se vão divorciar. D Hum, conhece o filme “Os fura-casamentos”? THINKSTOCK

Adoro casamentos!

9. Qual é a sua forma preferida de relaxar depois de um dia de trabalho? A Beber uns copos com os amigos do costume no sítio do costume. B Em casa a reorganizar a coleção de arte judaica. C Num sofá, sozinho, a mandar abaixo meia garrafa de tinto e a ouvir Adele. D Ir sozinho a aulas de culinária para casais. 10. Faz exercício? A Claro, adoro correr e andar sozinho a pé. B Pouco. Costumo passar o meu tempo livre a ver um filme. E achei “O Artista” sobrevalorizado. C Qual é o objetivo de andar com boa aparência? Ninguém olha para mim de qualquer das formas. D “Duh!” O ginásio é o melhor lugar para sacar os melhores encontros de fim de semana. Tente desenvolver novas habilidades, apanhe novos gostos para que possa contactar com pessoas novas. Mais respostas “C”: É amargo. Tirando o facto de que pode precisar de terapia, está claro que desistiu do amor. Calma! Finja um sorriso. Vá fazer um workshop de inspirações. E sim, faça terapia. Mais respostas “D”: Não está à procura de uma relação. E nem era preciso ter feito este teste – sabemos porque é que está solteiro e temos inveja. Ótimo para si! (use proteção).

Observe, deixe-se estar “Durante o dia despenda mais tempo em áreas sociais quando for almoçar ou a um café, caso faça contacto visual com alguém. No trabalho circule mais tempo pelo refrigerador de água, pela cozinha. Se pertencer a um ginásio apareça com roupas atraentes para ganhar atenção, como a-giraça-que-está-a-correr-na-passadeira-rolante. Se houver alguém no metropolitano que considere giro e estiver a ler um livro, inicie uma conversa sobre esse tema.” Seduza nas redes sociais “Faça algo giro ou inteligente via Twitter ou Facebook. “Twitte” ou atuali-

ze o seu estado com algo sobre cozinhar só para si esta noite e peça sugestões para o menu :). Quem sabe não há alguém de quem goste que responda algo como ‘Ei, cozinhemos para dois’”... O fator (s)ex(0) “Espreite os seus e-mails e telefone e perceba se alguém poderá estar disponível, casos de um ex, de um amigo colorido ou alguém por quem tem uma paixoneta e com quem sabe que apenas estaria durante a noite. Não é mau voltar ao passado por um bocado desde que isso seja feito com o espírito de diversão e que não se permita entrar em confusões.”

Sexy e espontâneo “Organize uma noitada espontânea para alguém que hoje esteja sozinho. Vários espaços de lazer como galerias ou bares têm coisas organizadas para os solteiros no Dia de São Valentim por isso não é muito difícil arranjar planos de última hora. Uma vez na ‘noite’, dance e fale com pessoas que normalmente não abordaria. Ajuda ter um amigo, sente-se mais confortável e também abordável. Ria-se se as coisas correrem mal. Tudo se resume a sentir-se sexy. Desde que seja mais extrovertida e disponível do que o costume, não há razão para que não encontre companhia.” PUB


www.readmetro.com

08

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

1 jornal

Não perca hoje!

CONCERTO DE ACTIVE CHILD LUX (LISBOA), ÀS 22H00 BILHETES €15 O músico norte-americano Pat Grossi estreia em Portugal o projeto Active Child. O músico vem mostrar o álbum de estreia, “You Are All I See”, recheado de “new wave” e indie pop, considerado um dos bons discos de 2011.

Metro online

Veja e ouça o regresso de Adele às atuações ao vivo na cerimónia dos Grammy.

Tiro ao alvo www.facebook.com/ Gigwise “A bela e vintage cantora Lana Del Rey namora em segredo há seis meses com o escocês Barrie-James O’Neill, vocalista dos Kassidy. A notícia foi avançada ao The Mirror por uma fonte. ‘Eles fazem um casal improvável, mas parece que estão a dar-se bem’.”

MANUEL FALCÃO WWW.TWITTER.COM/MFALCAO | WWW.FACEBOOK.COM/MFALCAO

O TAMANHO É IMPORTANTE? Praça do Comércio, vulgo Terreiro do Paço, tem, faixas de circulação incluídas, 175 metros por 200 metros, ou seja, uma área total de 35.000m2. Isto inclui a zona central da estátua e todo o espaço disponível. Se considerarmos que a área média ocupada por uma pessoa em pé é de 0,40m2, na referida área total caberão cerca de 87.500 pessoas. Não estou a contar com a área destinada a palcos, sistemas de apoio ou zonas de circulação. Vamos admitir que tendo em conta a zona da estátua e a zona de um palco e instalações de apoio, a praça completamente “à cunha”, levará cerca de 80.000 pessoas. O novo secretário-geral da CGTP, no final da manifestação do passado sábado, anunciou, orgulhoso, que tinha juntado a maior manifestação das últimas décadas, levando ao Terreiro do Paço 300.000 pessoas, mais do triplo do que seria possível acolher naquele espaço. Não consigo descortinar como isto é possível – tanto mais que a Praça, estando cheia, não estava propriamente “à cunha”.

A

Portanto, não é preciso ser um génio da matemática para se perceber que Arménio Carlos mentiu objetivamente – já que também não me pareceu que os manifestantes estivessem às camadas sobrepostas, uns em cima dos outros. É uma evidência que esteve muita gente, é uma evidência que existe um grande

www.facebook.com/ The Hollywood Gossip “O ator norte-americano Samuel L. Jackson disse numa entrevista à revista Ebony que votou em Barack Obama, para presidente dos EUA, porque ele é negro.”

www.facebook.com/ Gigwise “Madonna criticou M.I.A. por ter mostrado o dedo do meio na atuação ao intervalo do Super Bowl. Segundo a MTV, Madonna ficou ‘surpreendida’ e disse que o gesto foi ‘tresloucado’.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

(...) também não me pareceu que os manifestantes estivessem às camadas sobrepostas, uns em cima dos outros descontentamento pela austeridade. Mas é também uma evidência que esta mentira numérica revela muito sobre o caráter do novo líder da CGTP. Para ele, como se viu, o tamanho conta – e vale tudo para conseguir ostentar o tamanho que lhe parece conveniente. Infelizmente, já se sabe, quem mente sobre o tamanho, mais tarde ou mais cedo acaba a ser gozado. Já agora: fazer estratégias baseadas em números que são falsos nunca deu bom resultado.

@sarahksilverman “Acabei de ler [o versículo] ‘João 3:16’. É pateta!”

http://latimesblogs. latimes.com/movies “Um documentário, há muito aguardado, sobre Bob Marley foi apresentado no Festival de Cinema de Berlim.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Ferramenta digital contra o plágio A Universidade do Porto (UP) começou a utilizar uma ferramenta digital de prevenção de plágio, que permite detetar material reproduzido apoiada em bases de dados internacionais, disse ontem à agência Lusa a responsável operacional do departamento de Novas Tecnologias da UP, Isabel Martins, a ferramenta Turnitin “é um software de deteção de originalidade de trabalhos académicos”, que permite a integração na plataforma Moodle, utilizada

pela UP e por várias outras instituições em Portugal. “Os professores devem disponibilizar o trabalho nesse formato aos estudantes, para que eles possam submeter os seus trabalhos e, de uma forma formativa, irem avaliando e comparando com bases de dados já existentes para verificarem se há plágio nos trabalhos que estão a submeter para que [os alunos] possam reformular”, afirmou Isabel Martins.

EPA/RAMINDER PAL SINGH

Manifestação contra S. Valentim Na Índia, algumas organizações, que dizem defender a preservação da tradição indiana, protestam contra a celebração do dia de S. Valentim. Em Armistrar, no norte do país, queimam um cartaz que assinala o Dia dos Namorados.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

http://www.facebook.com/ metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora: Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social: €4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel.: 21 049 40 00 Fax: 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Diretos: Vitor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Tel.: 22 532 23 10 Fax: 22 532 23 99 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

09

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

CM

Lisboa

Ficar bem na fotografia Ação informa sobre disfunção erétil Casais podem recordar o dia com uma foto romântica

Cabina vai estar na saída do metro da Baixa-Chiado

Sabe que dia é hoje? Não, desta vez não falamos apenas do Dia dos Namorados. Hoje assinala-se o Dia Europeu da Saúde Sexual e a Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA), a Associação Portuguesa de Urologia e a Lilly Portugal prepararam uma ação sob o mote “Fique bem na fotografia”. Todos os apaixonados estão assim convidados a registar o seu amor, tirando uma fotografia romântica na cabina Fotomaton à saída do metro, no Largo do Chiado. Todos os que parti-

Solução “Se realmente quer ficar bem na fotografia, fale com o seu médico ou farmacêutico. Peça ajuda. 95% dos casos já têm tratamento” lê-se na ação

ciparem na ação, das 09h às 19h, recebem ainda uma mensagem sobre a Disfunção Erétil. “Queremos passar uma mensagem séria: a disfunção erétil tem tratamento”, disse Jorge Rocha Mendes, presidente da SPA.

Ajudar idosos sós A câmara da Amadora pretende alargar o projeto Sistema Telefónico Permanente a mais idosos em situação de isolamento, para facilitar o acesso a situações de emergência,

Debaixo do mar Entre outubro e dezembro de 2011, o sítio arqueológico de S. Julião da Barra, entre Cascais e Oeiras, foi palco de uma campanha de investigação, para levantamento do espólio subaquático existente. Os arqueólogos subaquáticos envolvidos no projeto apresentam na quinta-feira os resultados da iniciativa realizada pela Câmara Municipal de Cascais.

disse à agência Lusa a vice-presidente da autarquia, Carla Tavares. O Sistema Telefónico Permanente da Amadora (STAPA) teve início em 2007 e atualmente abrange 150 utilizadores, na maioria idosos em casos de isolamento social, ou em situações de dependência ou carência económica.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje visitava a exposição de fotografia de ANA MONTEZ – ATMA. A mostra estará patente até 28 de fevereiro, entre as 10h e as 16h, na Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna, que fica na Junta de Freguesia de São Mamede, Largo de São Mamede, n.º 7, em Lisboa.

PUB


10

www.readmetro.com

nacional

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

Apoio aos jovens desempregados CM

Medida visa a criação de mais de 50 mil empregos Ajuda dirige-se a jovens com menos de 25 anos As empresas passam a partir de hoje a beneficiar de um apoio à contratação de jovens desempregados que pode ascender aos €419,22 mensais. A medida – “Estímulo 2012” foi ontem publicada em Diário da República. Anunciada pelo Governo em 2011, visa à criação de 56 mil postos de trabalho dirigidos a desempregados com menos de 25 anos. A medida de incentivo, que conta com um orçamento estimado de 100 milhões de euros, prevê a atribuição de um apoio entre os 50 e os 60% do salário dos jovens contratados pelas empresas e que

Preservativo é o método contracetivo mais utilizado

FISCO. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) anunciou ontem ter atualizado a lista de devedores publicitada na Net com 7.872 nomes, tendo recuperado, só este ano, mais de 14 M€.

FREGUESIAS. Três movi-

mentos contra a extinção de freguesias decidiram hoje convocar para 24 de março uma “grande manifestação” em Lisboa.

A medida foi anunciada pelo Governo no final do ano passado e tem como meta o apoio à criação de 56 mil postos de trabalho dirigidos a desempregados com menos de 25 anos

CARLOS FERREIRA/CM

Recuperados 14 milhões

Manifestação a 24 de março

“Estímulo 2012”

estejam em situação de desemprego há pelo menos seis meses. Para beneficiar do apoio, as empresas poderão inscrever-se no portal NetEmprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) através do site www.netemprego.pt.

Norte a Sul

Matou mulher, filha e neta CRIME. Um homem com

Salário dos contratados pelas empresas será atribuído no máximo durante seis meses

cerca de 60 anos matou ontem a mulher, a filha e a neta de quatro ou cinco anos na casa em que habitava, em Beja, acabando por se entregar às autoridades .

76% esquecem-se da pílula Cerca de 76% das jovens esquecem-se de tomar a pílula, de acordo com um estudo da Associação para o Planeamento da Família (APF) sob o mote “Jogo de Cintura para uma Contraceção Segura”. Os inquéritos foram realizados em 15 universidades nacionais e o projeto contou com o apoio da Sociedade

Portuguesa de Contraceção, da Direção-Geral de Saúde, da MSD e da rádio Antena 3. Na análise de 2.741 questionários, 64% dos estudantes revelaram utilizar apenas um método contracetivo, em que o preservativo aparece em primeiro lugar (49%), seguido da pílula (38%).

Militares estão estáveis

temos sim as dificuldades como qualquer instituição do Estado hoje tem e estamos prontos para resolver estas situações e vamos ultrapassá-las com diálogo, coesão, disciplina”, disse o general Pina Monteiro. Pina Monteiro reconheceu as “dificuldades” que Portugal atravessa, às quais o Exército “não é alheio, nem está imune”, ressalvando, contudo, que “é parte da solução”.

De referir ainda que cerca de 5% dos inquiridos referiram que não utilizam qualquer método contracetivo. Preocupante é ainda o facto de 4,3% dos estudantes considerarem como “verdadeiro” o pressuposto de que “Só homossexuais, prostitutas e toxicodependentes podem ser infetados P.T. pelo VIH/SIDA”.

49%

dos inquiridos no estudo acreditam que a infeção sexualmente transmissível clamídia “é uma simples infeção urinária”, lê-se

LUSA

Reciclar ainda é um hábito A crise económica está a alterar as opções de consumo dos portugueses, mas não impede as famílias de continuar os hábitos de reciclagem do lixo doméstico já assimilados. A conclusão é do estudo “Hábitos e Ati-

tudes face à separação de resíduos domésticos 2011”, desenvolvido pela Intercampus para a Sociedade Ponto Verde (SPV). Para quase metade (48%) dos 1.075 inquiridos em todo o País, a crise económica já teve impacto a nível dos hábitos alimentares, tanto para o consumo em casa (92%), como o que se consome diretamente fora do lar (97%).

O chefe do Estado-Maior do Exército negou ontem a existência de instabilidade no seio da instituição militar, considerando que esta é suscitada externamente. “Não temos instabilidade interna no seio militar,

Apreensão com efeitos da troika O Presidente da República disse ontem, ao jornal austríaco Die Presse que o que lhe causa maior “apreensão” são os efeitos da austeridade, apesar do esforço do Governo em cumprir o programa da troika.

Cavaco Silva sobre troika


PUB

economia

www.readmetro.com

11

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

Europa saúda voto de Atenas Comissão Europeia e Alemanha confiantes na recuperação da Grécia Aprovação na reunião do Eurogrupo Votação em vários parlamentos O comissário europeu dos Assuntos Económicos saudou ontem em Bruxelas o voto positivo do Parlamento grego, no domingo à noite, ao segundo programa de assistência financeira. “Em nome da Comissão Europeia (CE), saúdo o voto positivo do Parlamento grego ao segundo programa para a Grécia. (...) É uma expressão de determinação para pôr um fim na espiral de finanças públicas insustentáveis e falta de competitividade”, disse Olli Rehn. Também a Alemanha saudou a votação na Grécia. “Estas são medidas que, passo a passo, vão de-

Trocos

Trabalho justo na Apple TECNOLOGIA. A Apple

anunciou que a Associação do Trabalho Justo (ATJ) começou ontem a inspecionar as fábricas que fornecem peças à tecnológica, incluindo as da Foxconn Tehcnology Group em Shenzhen e Chengdu, na China. A fabricante do iPhone tornou-se assim a primeira empresa tecnológica a entrar para a ATJ, após ter sido alvo de críticas sobre as condições de trabalho dos fabricantes das peças para os seus dispositivos.

Google Wallet suspenso

Europa

Mas está a fazer o que é necessário para recuperar a confiança dos investidores e restaurar o crescimento. “Tenho a impressão que, muitas vezes, os comentadores e os mercados minimizam as importantes medidas que já tomámos.”

bertar maior produtividade. Os parceiros europeus da Grécia dão as boas-vindas a isto – a Alemanha certamente”, salientou. Mas o programa de ajuda ainda terá de ser aprovado na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro [amanhã em Bruxelas] e terá também de ser votado, entre outros, no Parlamento da Alemanha. Ainda em aberto estão também as negociações com os privados para o perdão de parte da dívida grega. E resta saber se as medidas aprovadas domingo serão aplicadas.

volver ao país a capacidade de gerar novos empregos e crescimento”, disse o porta-voz do governo alemão, citado pela agên-

cia Bloomberg. “Estas medidas alteram a estrutura rígida da economia grega, a estrutura rígida do mercado de trabalho para li-

duas falhas de segurança, uma das quais podia ser utilizada para aceder ao dinheiro que os utilizadores têm em cartões pré-pagos.

Atividade deverá continuar a cair

150 milhões de utilizadores tem neste momento a rede social LinkedIn, mais 20 milhões que em novembro de 2011. As receitas do ano passado foram de 522M€.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$117.33 (+0.49%)

1,359 (-0,44%)

Psi-20

EUA. O Google Wallet,

um serviço de pagamentos móveis disponibilizado pela Google nos EUA, foi temporariamente suspenso depois de terem sido identificadas

Presidente da CE reconhece que a Europa tem um longo caminho a percorrer

5.690,75 (+1,25%)

Euro para: Dólar 1,320 Libra 0,837 Real 2,267

A atividade económica em Portugal deverá continuar a cair nos próximos meses, de acordo com dados de ontem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ao contrário da Irlanda e mesmo da Grécia. Os indicadores que apontam as tendências relativos a Portugal voltaram a cair em dezembro, aprofundando a perspetiva de contração para o futuro próximo. Estes estão a di-

minuir desde janeiro de 2011. No entanto, os dados relativos à Irlanda e mesmo à Grécia dão conta de um ponto de retoma gradual em sentido inverso ao que acontece com Portugal. A OCDE aponta, no entanto, para uma viragem pela positiva na atividade económica nos países que compõem a organização, com a Zona Euro a apresentar sinais de que a deterioração da atividade se está a moderar.

2012 sem aumentos

Turismo cresce

As empresas privadas que operam em Portugal não vão aplicar aumentos salariais em 2012 e, caso o façam, estes serão “escassos” e avaliados “caso a caso”, indica o estudo salarial anual da consultora Hay Group, citado pela agência Lusa.

Os proveitos totais da atividade dos estabelecimentos hoteleiros avançaram 5,7% (1.910 M€) em 2011 face ao período homólogo, de acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística, citados pelo JdN.


12

www.readmetro.com

mundo

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

Israel atacada, Irão acusado

Europa. Ciência

Explosão faz quatro feridos em Nova Deli Atentado frustrado na Geórgia Regime de Ahmadinejad rejeita autoria e fala em propaganda

Aparelho colocou nove satélites em órbita GETTY

Primeira vez do Vega O foguetão europeu Vega foi lançado pela primeira vez, rumo ao espaço, a partir de Kourou (Guiana Francesa). Com 30 metros de altura, o aparelho foi desenhado para levar satélites científicos e governamentais para órbita. Cumpriu a missão com sucesso.

Quatro feridos é o balanço oficial de um ataque a uma viatura diplomática israelita perpetrado ontem na Índia, no mesmo dia em que se verificou outra tentativa, no caso frustrada, de fazer explodir na Geórgia um carro que também pertencia à diplomacia judaica. O primeiro atentado aconteceu através de um carro armadilhado, na capital indiana. Três pessoas ficaram levemente feridas. Quem precisou de ser hospitalizada, ainda que “consciente”, foi uma diplomata

EUA: reação

A administração em Washington condenou explosões nos “termos mais duros possíveis”. “O flagelo do terrorismo é uma afronta contra a comunidade internacional”, observou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

israelita de 42 anos, mulher do delegado de Defesa da embaixada. Na Geórgia os estragos foram evitados: a polícia

conseguiu desativar um explosivo encontrado no carro de um funcionário da embaixada judaica, na capital Tbilissi.

Os ataques não foram reivindicados, mas o primeiro-ministro israelita não hesitou em implicar o regime de Ahmadinejad. “O Irão está por trás destes ataques. É o maior exportador de terror no mundo”, declarou Benjamin Netanyahu. As acusações foram de pronto rebatidas pelo porta-voz da chancelaria iraniana: Ramin Mehmanparast negou “categoricamente” as acusações e associou-as a uma “guerra de propaganda do R.A.C. regime sionista”.

PUB

Planisfério

apresentou ontem ao Congresso a proposta de Orçamento do Estado para 2013, pontuado por uma elevada tributação aos mais ricos, maior investimento em obras públicas e redução do défice do país.

Mais empenho contra lepra ‘Crimes contra a Humanidade’ SÍRIA. A ONU denunciou ontem, pela primeira vez, que o Damasco será “provavelmente” responsável por crimes contra a humanidade durante a revolta popular que assola o país. A declaração surge no dia em que as forças de Bashar voltaram a contribuir para a destruição de Homs pelo décimo dia seguido. Mais de 300 pessoas já morreram desde o início dos ataques àquela cidade, há dez dias.

Impostos para os mais ricos EUA. O presidente dos EUA, Barack Obama,

FILIPINAS. O diretor da Organização Mundial da Saúde, Shin Young-soo, apelou ontem a um maior empenho na luta mundial contra a lepra, frisando que “o champanhe foi aberto muito cedo” no que respeita à erradicação da doença. “Temos os fármacos, temos o conhecimento. Não é preciso muito dinheiro. Há que dar um empurrão final”, disse.

Aeroporto evacuado Os dois principais terminais do aeroporto Schiphol, em Amesterdão, foram ontem evacuados pela polícia holandesa devido a uma ameaça de bomba. De acordo com a rede britânica BBC, um homem trancou-se numa casa de banho dos pisos superiores do aeroporto e recusou afirmar se estaria na posse de explosivos. As autoridades anunciaram a sua detenção e, ato contínuo, autorizaram a reabertura dos dois terminais. “Um homem foi detido e a situação está sob controlo”, informou o porta-voz da polícia do aeroporto, Robert van Kapel, citado pelas agências noticiosas internacionais. GETTY

Eleições antecipadas GRÉCIA. O governo grego

anunciou ontem a marcação de legislativas antecipadas para abril. A informação foi revelada após o Parlamento ter aprovado o novo programa de austeridade, na noite de domingo.

Susto em Amesterdão


www.readmetro.com

13

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

DR

A história de um amor que é mágico

2 culto

New Max e Demo recordam algumas histórias sobre como nasceu este sucesso e a boa “vibe” que transmite

Dois anos depois, ainda se ouve por aqui ou por ali O tema dos Expensive Soul é um hino ao amor e o metro foi saber como nasceu Há mais de um ano, valeu aos Expensive Soul um Globo de Ouro para Melhor Música. Ouvia-se por todo o lado. Nas rádios, nos concertos, nos bares, nas discotecas. Ouvia-se da boca de quem tinha namorado(a), que apregoava em alto e bom som que “o amor é mágico”, ou mesmo dos solteiríssimos que defendiam, por seu turno, que afinal é um sentimento a atirar para o “trágico”. O metro voltou atrás no tempo e foi saber – junto de New Max e Demo – o que está na base desta música. Porque afinal ainda hoje pode servir de banda sonora para este dia tão cheio de coraçõezinhos (para uns) e de mágoas (para outros). “Foi composta mais ou menos há dois anos e meio. Fiz o instrumental e escrevi o refrão, e depois mais tarde quando fizemos uma seleção de músicas para entrar no álbum

“Queríamos que as pessoas sentissem o amor e não pensassem na crise. Era uma música com boa ‘vibe’” DEMO, EXPENSIVE SOUL

[“Utopia”], essa foi uma das escolhidas. Foi só acrescentar o rap do Demo e ficou pronta”, recorda New Max. A perceção de que seria uma música forte foi imediata. O feedback já era positivo antes do álbum sair. “Era daquelas músicas que chamava a atenção, uma música de rádio”, diz. Já Demo lembra a mensagem associada ao tema: “Escolhemo-lo para o álbum pela mensagem muito positiva, ainda para mais numa altura de crise. Queríamos que as pessoas sentissem o lado do amor, e que não pensassem no drama. O ‘Amor é mágico’ tinha uma boa ‘vibe’”.

E a verdade é que foi uma música que catapultou a banda de Leça da Palmeira para outro nível. “Achámos que podia ser um tema que nos levasse mais além”, diz New Max. Demo concorda: “Sentimos essa música quase como que um hino nacional, ganhou um Globo de Ouro... O que sinto é que tivemos outras músicas, mas a nossa ‘estabilidade musical’ – se é que podemos falar disso em Portugal – foi com o ‘Amor é mágico’.” Desde que o single saiu, já não estranham ouvir, por aqui ou por ali, da boca dos fãs, que o “amor é mágico”. Acontece-lhes nas ruas, nos centros comerciais, ouvir alguém cantar a música, confessa New Max. Porque afinal, “o tema o amor é universal e intemporal”, diz Demo. “Tanto se encaixou em 2010, em 2011, como em 2050 fará sentido”, conclui. PATRÍCIA TADEIA

Onde ir hoje? New Max e Demo deixam sugestões para este dia: Aos “enamorados”: “Vão ao Gerês. É muito bonito. Ainda mais para quem não conhece. Do lado espanhol há lagoas de água quente. É um dia bem passado no meio da natureza”, diz New Max. Já Demo aconselha: “Preservem a vossa relação, desfrutam-na e sintam o amor.” Aos solteiros: “Deixem de usar, um bocado, o Facebook. Dantes ia-se aos cafés, aos bares, à procura de alguém. Hoje é tudo pela Net. À moda antiga, é mais interessante”, refere New Max. Até porque “a vossa cara-metade há-de aparecer, quando menos procurarem”, acrescenta Demo.

PUB


14

www.readmetro.com

culto

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

A noite de Adele

Letras

Seis Grammy para a inglesa que voltou a mostrar em palco que continua com uma voz impressionante Whitney também foi lembrada

“A Última Noite no Chateau Marmont”

Seis nomeações, seis troféus. Foi este o saldo de Adele na noite dos mais importantes prémios da indústria da música, os Grammy. A cantora inglesa, que continua a bater recordes de vendas de discos – numa altura em que a indústria se queixa de já não se venderem álbuns – arrecadou os gramofones dourados por Álbum do Ano e Melhor Álbum pop (com “21”), Gravação do Ano e Melhor Canção do Ano (com “Rolling in The Deep”). A cantora recebeu ainda o prémio para Melhor Performance Pop a Solo e Melhor Vídeo. Como se não bastasse, a noite ficou ainda marcada pelo regresso às atuações de Adele, quatro meses

Homenagem

“É um álbum inspirado em algo por que todos já passaram: um mau relacionamento” ADELE depois de ter sido operada às cordas vocais. Outra banda vencedora da noite

Na noite de Adele (seis estatuetas) o mundo da música homenageou Whitney Houston. A cerimónia começou com uma oração e Jennifer Hudson cantou “I Will Always Love You”. Também Stevie Wonder deixou algumas palavras de saudade para com a cantora que morreu aos 48 anos.

foi os Foo Fighters. Dave Grohl e companhia levaram cinco Grammy para casa, incluindo Melhor Álbum de Rock (“Wasting Light”) e Melhor Canção de Rock (“Walk”). Na categoria Revelação do Ano, o prémio foi para Bon Iver, que levou ainda o prémio de Melhor Ál-

bum Alternativo. O DJ Skrillex recebeu as estatuetas para a Melhor Gravação de Dança e Melhor Álbum de Dança/Eletrónica (“Scary Monsters and Nice Sprites”). Já Kanye West foi rei nas categorias de hip hop: Melhor Performance Hip Hop para o tema “Otis” que fez com Jay-Z no álbum “Watch The Throne”; Melhor Colaboração Hip Hop com Kanye West, Rihanna, Kid Cudi & Fergie em “All of the Lights” que recebeu também o troféu para Melhor Canção Hip-Hop. Na noite de festa, além da homenagem a Whitney Houston (ver caixa) nota para os Beach Boys que celebraram os 50 anos da fundação do grupo.

Reino Unido. Bafta

Telex

Apenas oito no Canadá FESTIVAL. Apenas oito

artistas portugueses vão atuar em março no Canadian Music Week, em Toronto, um evento que terá Portugal e Espanha como países em destaque, embora o plano inicial incluísse 20 músicos e bandas nacionais. De Portugal vão viajar Dead Combo, Mazgani, Frankie Chavez, Darko, Mikkel Solnado, October Flight e Youthless.

Museu Blues no Mississippi EUA. Saint Louis vai rece-

Jean Dujardin orgulhoso por mais um troféu GETTY

“O Artista” é um bom artista Confirma-se: o filme “O Artista” é o mais bem colocado a vencer o Óscar de Melhor Filme. Domingo à noite, em Londres – e depois do Globo de Ouro – venceu também o prémio Bafta (os Óscares ingleses) para Melhor Filme e Jean Dujardin recebeu a estatueta dourada para Melhor Ator.

ber o primeiro Museu Nacional de Blues dos EUA. Até agora havia alguns espaços regionais – Memphis, Mississippi e Arkansas –, mas será nas margens do famoso rio norte-americano, onde W.C. Handy compôs o tema “St. Louis Blues”, que este espaço deverá vir a ser construído. Neste momento, diz a agên-

3 IDEIAS DE CABECEIRA

LAUREN WEISBERGER Editorial Presença Mais um best-seller da autora de “O Diabo Veste Prada”: um teste ao amor com cenário em Nova Iorque.

“Gato Persa Social Club” TERESA LOPES VIEIRA Bertrand Editora A história de três personagens em Amesterdão na demanda espiritual, necessidade material e identidade cultural.

“Por Um Fio” THOMAS MCGUANE Quetzal Uma viagem negra e cómica escrita por aquele a quem já chamaram um discípulo de Faulkner.

cia Reuters, o projeto está ainda à procura de financiamento.

Kozelek está de volta DISCO. Mark Kozelek vai editar, a 29 de maio, o quinto álbum de originais dos Sun Kil Moon. O disco vai chamar-se “Admiral Fell Promises”.

Azealia já tem EP pronto MÚSICA. Azealia Banks, uma das revelações da música no ano passado com o seu explosivo tema “212”, tem um EP pronto para ser editado a 25 de março. O trabalho vai incluir temas já ouvidos na Internet, como “Liquorice”, mas também alguns remixes. Entretanto, Azealia arranca com digressão em Inglaterra.

Almodóvar de volta O realizador espanhol Pedro Almodóvar iniciará no verão a rodagem do filme “Los amantes pasajeros”, uma comédia em que recupera a ideia do filme “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, revelou o produtor Agustín Almodóvar. “É uma comédia hábil, com diálogos muito maliciosos, com muito divertimento e transgressão”, disse Agustín a uma rádio espanhola.

O tributo às mulheres A cantora Rita Redshoes está a preparar um novo espetáculo: a cantora anunciou no seu Facebook a série de concertos “The Other Women: o mundo nas canções d’elas”. Os concertos – o primeiro será a 8 de março no São Luiz, em Lisboa – serão uma homenagem a cantoras que inspiraram Redshoes: PJ Harvey, Lhasa de Sela, Joan Jett, Nina Simone, Amélia Muge ou Edith Piaf.


www.readmetro.com

lazer

15

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

Street Fashion. Londres

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Pequena argola com que se enfeitam os dedos. Acção de cevar. 2. A tua pessoa. Do feitio de ovo. Doçura (fig.). 3. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. Variedade de ananás do Brasil. 4. Máquina agrícola para desterroar a camada terrosa sobreposta à terra vegetal. Ante meridiem (abrev.). 5. Estar unido por aderência. Isolado. 6. Má sorte, desdita. Epítome. 7. Alternativa (conj.). Ordem oficial que requisita alojamento para militares numa casa particular. 8. Forma antiga de mim. Acto de travar. 9. Extasie. Camareira. 10. Avança. Saco de viagem. Aquelas. 11. Qualquer instrumento de ataque ou defesa. A parte oculta de qualquer coisa.

IRS penaliza quase todos Apenas os contribuintes com rendimentos mais baixos é que vão escapar a uma penalização no reembolso de IRS que vão receber este ano. Isso já é um sinal positivo. Mas é preciso mais: para onde vai o nosso esforço? Para onde vai o dinheiro dos contribuintes? É muito importante começar a explicar em detalhe o destino dos impostos.

Karina Watanabe Jones, estilista

Sudoku

•••••

Verticais 1. Assalta. Desejava. 2. Já utilizada. Enfurecer. 3. Avezado, habituado. Órgão excretor que tem a função de formação da urina. 4. Contr. da prep. em com o art. def. o. Mensageiro (fig.). 5. Escapar. Bebida alcoólica, proveniente da destilação do melaço. 6. Trabalho. Deitar baba. 7. Família. Instrumento com que os sapateiros e os correeiros abrem os furos no cabedal, por onde fazem passar o fio. 8. Caldeirinha de marnoto. Grito de dor ou de alegria. 9. Ave pernalta corredora que se assemelha à avestruz. Última letra do alfabeto grego. 10. Humilha. Mulher que não crê em Deus. 11. Designação do teólogo entre os Árabes. Folhoso.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas

ABREU PIRES

O que veste a Karina? “Toda a minha roupa e acessórios são de lojas de artigos em segunda mão.” O seu estilo: “Costumo vestir-me de maneira teatral.” O que bania? “Acho que as pessoas podem usar o que bem lhes apetecer.”

HORIZONTAIS: 1. Anel, Ceva. 2. Tu, Oval, Mel. 3. Asa, Abacaxi. 4. Cavadora, Am. 5. Aderir, Só. 6. Azar, Suma. 7. Ou, Boleto. 8. Mi, Travagem. 9. Arroube, Aia. 10. Vai, Mala, As. 11. Arma, Raiz. VERTICAIS: 1. Ataca, Amava. 2. Usada, Irar. 3. Avezo, Rim. 4. No, Arauto. 5. Evadir, Rum. 6. Labor, Babar. 7. Lar, Sovela. 8. Casula, Ai. 9. Ema, Ómega. 10. Vexa, Ateia. 11. Alime, Omaso.

MICHELLE BOBB-PARRIS

As cartas devem ser enviadas para Metro/Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº 3, 1549-023 Lisboa ou por e-mail para: leitores@metroportugal.com. As opiniões desta página não vinculam as do METRO nem traduzem a opinião do jornal. O METRO reserva-se o direito de editar as cartas que não devem exceder os 400 caracteres.

FOX LIFE 22:11 So You Think You Can Dance

T.8 Ep.7 23:26 Mais Vale Juntos T.1 Ep.6 23:49 Past Life T.1 Ep.3

HOLLYWOOD 19:50 O Diário de Bridget Jones 21:30 O Novo Diário de Bridget

Jones

rtp 1 18:00 19:07 19:53 20:00 21:00 21:33 22:38

23:39

Portugal em Direto O Preço Certo Direito de Antena Telejornal 30 Minutos O Elo Mais Fraco Futebol: Liga dos Campeões (Resumos) Filme: Bobby Z 23:39 Bobby Z A vida de um homem que está na cadeia. A única hipótese de sair de lá é ajudar a polícia. Com Paul Walker e Laurence Fishburne.

rtp 2 19:43 19:59 20:56 21:52 22:00 22:37 22:47 23:34 00:23

Nativos Digitais Zig Zag National Geographic Café Central Hoje Diário Câmara Clara Anatomia de Grey Bairro Alto Portugueses pelo Mundo 22:47 Anatomia de Grey T8 Os residentes dão o seu melhor para impressionarem a grande cirurgiã Avery, quando chega ao Seattle Grace para levar a cabo um transplante.

sic 14:40 16:10 18:40 20:00 21:40 22:45 23:55 00:35

Perfeito Coração Boa Tarde Morde e Assopra Jornal da Noite Gosto Disto! Rosa Fogo Insensato Coração Mentes Criminosas Conduta Suspeita 21:40 Gosto Disto! Bom humor, rábulas e momentos insólitos que todos já vimos ou ouvimos falar. Apresentado por César Mourão e Andreia Rodrigues.

tvi 17:35 18:38 20:00 21:25 21:43 22:43 23:45 00:34

Dá Cá Mais 5 Morangos com Açúcar IX Jornal das 8 Euromilhões Doce Tentação Remédio Santo Anjo Meu Lei e Ordem: Intenções Criminosas 21:43 Doce Tentação Elias assalta a mercearia de Evaristo. Quando se especula de quem poderá ter sido, Elias lembra que Evaristo tinha ganho um inimigo, Tiago.

outros canais AXN

23:20 The Others – Os Outros

MOV 21:00 Lost T.1 Ep.10

21:30 CSI T.10 Ep.21

21:45 Day Break T.1 Ep.1

22:26 CSI: Nova Iorque T.8 Ep.1

23:15 Efeito Borboleta

23:20 CSI: Nova Iorque T.7 Ep.10

FOX

SIC MULHER 21:30 Ellen T.8 Ep.157

22:23 The Walking Dead T.2 Ep.8

22:15 Reconstrução Total T.6 Ep.17

23:12 American Horror Story

23:00 America’s Next Top Model

T.1 Ep.1 00:00 Agente Dupla T.1 Ep.7

FOX CRIME 22:15 Epitáfios T.2 Ep.7 23:06 Cops T.16 Ep.29 23:50 CSI: Miami T.5 Ep.14

T.14 Ep.1 22:26 AXN CSI: Nova Iorque O primeiro episódio da 8ª temporada começa com Mac e a sua equipa a recordarem o dia dos atentados terroristas em Nova Iorque.

PUB


pequenos anúncios

Válido exclusivamente na loja de São Sebastião da Pedreira

CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL COM CARTAS PROFISSIONAIS DE ELETRICISTA DE BAIXA TENSÃO, DE TÉCNICO DE ELETRÓNICA, RÁDIO, TELEVISÃO E DE ENERGIAS ALTERNATIVAS.

Compramos

Para alunos dos 16 aos 80 anos

OURO E PRATA

VÁLIDAS NOS E.U.A, CANADÁ, AUSTRÁLIA, UNIÃO EUROPEIA E EM TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA., que conferem ao seu titular preferência na colocação de emprego no estrangeiro. COM INÍCIO EM 5 DE MARÇO - Duração de 12 meses - 3 horas diárias - das 9 às 12h, 14 às 17h ou das 20 às 23h. No final do curso montarás um computador e o seu sistema Operativo. PREÇO EM PROMOÇÃO – 12 PRESTAÇÕES MENSAIS DE 150€ INSCRIÇÃO - 35€ (TRAZ UM ALUNO E OS DOIS NÃO PAGARÃO A ÚLTIMA PRESTAÇÃO.)

MONTE A SUA EMPRESA E TRABALHE POR CONTA PRÓPRIA OU DE OUTRÉM.

ESCOLA LASER Formando há 36 anos - Sem subsídios Praça Bernardo Santareno, 3 B, Areeiro – Lisboa

(Eixo Areeiro - Olaias 300 metros à frente, volte à esquerda – Torre mais afastada) Ligar das 14h as 19horas.

Tel.: 21 849 12 15 - 21 840 95 57 * Tm.: 91 245 17 90 escolalaser@oninet.pt www.escolalaser.no.sapo.pt

COMPRAMOS cautelas de penhor Avenida António Augusto de Aguiar, 181

COBRIMOS QUALQUER

RTA OFE UNCIADA AN

Telef. 21 386 87 03 / Tlm.: 96 194 96 01 Horário: Seg. a Sex. 9h-19h | Sáb. 9h-13h

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA. DESDE 1951 SOMOS UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

Avaliador Oficial da Casa da Moeda Sócia Gerente Maria Barbosa

PENHORES E COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS ETC. (NOVO E 2.ª MÃO)

Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º Esq. - 1100-557 LISBOA E-mail: geral@apj.com.pt (saída do metro baixa/chiado)

Tels.: 21 346 54 11 / 21 321 93 35 Fax: 21 321 14 97


pequenos anúncios

COMPRA - VENDA

FUNERÁRIA ABREU, LDA.

FUNERAIS

OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

499€ - 750€ - 990€

24 HORAS

PRECISA DE CRÉDITO?

925 792 222

Pessoal I Consolidado I Habitação Tem dívidas? Problemas Bancários? Penhoras? Tem imóvel a dar como garantia? Temos solução para si Tratamos de todo o tipo de Créditos.

NÃO PERCA MAIS TEMPO, LIGUE-NOS JÁ! 919 654 417 I 217 272 432 I 919 011 621 EX. C/ Pessoal 15.000,00€ a 84 Meses = 283,02€/mês, Total de 23.807,88€ TAEG 16.714%, TAN 13.50% (C/ Seguro) Crédito Concedido Por Instituições Autorizadas

www.accredito.com.pt DESDE 1930 UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

NÃO NECESSITA VENDER! O OURO VALORIZA-SE, RENTABILIZE-O!

COMPRA • EMPRÉSTIMOS • VENDA GARANTIMOS: as melhores avaliações! • Av.ª Almirante Reis, 190 C (à Alameda)  218 463 224 • Rua Francisco Sanches, 158 A (à Praça do Chile)  218 121 929 • Av.ª da República, 51 B  217 974 328

CORREIAS DE RELÓGIOS (Para todas as Marcas)

COMPRA OURO 2.ª MÃO VENDA Ourivesaria Butinel R. João das Regras, 3-A (Metro Rossio) – 21886 56 51

Ex: 50€ x 1 mês/1,5€ = 51,50€ TAEG 36%

OURO • PRATAS • JÓIAS • RELÓGIOS • ARTE


18

3 sport

Recomeço no Minho Sp. Braga é a primeira equipa portuguesa a jogar na Europa FC Porto fecha a semana com o Man. City

O Gil Vicente foi ontem a Coimbra bater a Académica, por 2-0, no jogo que encerrou a 18.ª jornada da Liga, e saltou para o 7.º lugar da tabela classificativa. Os golos da partida foram apontados por Cláudio, aos 13 minutos, e por Hugo Vieira, aos 77m. A Académica não vence há seis jogos na Liga. CLASSIFICAÇÃO:

O Sp. Braga dá hoje o pontapé de saída das equipas portuguesas no regresso às competições europeias. Os minhotos recebem, nos 16 avos de final da Liga Europa, os turcos do Besiktas, de Carlos Carvalhal, e que têm nas suas fileiras Manuel Fernandes, Júlio Alves, Quaresma, Simão e Hugo Almeida, todos convocados. No Sp. Braga só Elderson, suspenso, não joga. Amanhã, o Benfica defronta, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o ZePUB

Gil vence Académica

CALENDÁRIO HOJE (LIGA EUROPA): SP. BRAGA-BESIKTAS, 17H30 (SPTV1) AMANHÃ (LIGA DOS CAMPEÕES): ZENIT-BENFICA, 17H00 (RTP1) QUINTA-FEIRA: LEGIA-SPORTING, 18H00 (SPTV1) FC PORTO-MAN. CITY, 20H00 (SIC)

nit em São Petersburgo. As águias, que têm Djaló nos convocados, têm contra si as temperaturas negativas que se preveem na Rússia e a lesão de Javi García. A favor, o facto de o Zenit ter duas baixas, por lesão: o

avançado português Danny e o defesa italiano Criscito. Também o guarda-redes internacional russo Malafeev está em dúvida. Na quinta-feira, regressa-se à Liga Europa. O FC Porto tem a difícil missão de jogar, no Dragão, contra os milionários do Manchester City. Dos reforços, Lucho pode jogar mas Janko não. Os leões jogam na capital da Polónia com o Legia sem Domingos (ver pág. 19) e os lesionados Rodríguez, Jeffrén e Diego Capel. L.C.

BENFICA FC PORTO SP. BRAGA MARÍTIMO SPORTING V. GUIMARÃES GIL VICENTE OLHANENSE ACADÉMICA NACIONAL RIO AVE P. FERREIRA BEIRA-MAR FEIRENSE U. LEIRIA V. SETÚBAL

J 18 18 18 18 18 18 18 18 18 18 18 18 18 18 18 18

V 15 13 12 9 9 8 5 5 5 5 5 5 4 3 4 3

E D GOLOS PTS 3 0 47-15 48 4 1 42-12 43 4 2 35-16 40 5 4 26-11 32 5 4 29-16 32 2 8 24-19 26 7 6 19-27 22 6 7 20-24 21 5 8 17-33 20 4 9 17-31 19 3 10 16-23 18 3 10 23-36 18 4 10 14-17 16 6 9 13-27 15 2 12 18-37 14 5 10 14-32 14

Jogadas

Pinto da Costa reconduzido FC PORTO. A SAD azul

e branca reconduziu ontem, em Assembleia Geral, a maioria dos quadros nos órgãos sociais, entre os quais Pinto da Costa, o presidente. Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Reinaldo Teles ficaram em funções.

Rui Machado cai no ranking TÉNIS. O português Rui Machado desceu cinco lugares no ranking ATP e ocupa a 78.ª posição. Frederico Gil, que ontem foi eliminado na 1.ª ronda do Open do Brasil, em São Paulo, pelo espanhol Javier Marti (6-2 e 6-4), mantém o 87.º posto.


www.readmetro.com

19

Sai Domingos, entra Sá Pinto

NBA. Estados Unidos

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2012

SAD do Sporting despediu o treinador pelos maus resultados Hoje há treino, às 10h00, com o novo técnico, em Alcochete, à porta fechada Domingos já não é treinador do Sporting, tendo sido substituído por Sá Pinto, que treinava a equipa de juniores leonina. Num comunicado colocado no site do clube, a administração da SAD justificou que estava a “rescindir contrato com o seu treinador Domingos Paciência, por entender que quer a eliminação da fase de grupos da Taça da Liga, quer o 5.º lugar atual na Liga Zon/Sagres, não correspondem aos objetivos propostos para este primeiro ano de mandato”.

Números

Domingos, no clube desde maio de 2011, foi a 9ª chicotada na Liga da época Desde 1982, quando Allison foi campeão, já estiveram no clube 36 técnicos; Domingos chegou a somar dez jogos seguidos a vencer, mas em 2012 só venceu dois jogos.

O Sporting informou ainda que chegou “a acordo” com o técnico a quem agradeceu “a forma empenhada e profissional com

que se dedicou ao Sporting Clube de Portugal”. No mesmo documento, a SAD explicou que Sá Pinto “assumirá, de imediato,

as funções de treinador principal, com vínculo até junho de 2013.” Curiosamente, o afastamento de Domingos do comando técnico leonino surge um dia após o presidente sportinguista, Godinho Lopes, ter afirmado que o despedimento não estava “em causa”. O último resultado de Domingos foi uma derrota frente ao Marítimo, na Madeira, na Liga, por 2-0. O Sporting ocupa o 5.º lugar na Liga, a 16 pontos do líder, Benfica, e a oito do 3.º, Sp. Braga.

James, com 23 pontos, foi o melhor marcador do jogo GETTY

LeBron de mão quente LeBron James, dos Miami Heat, conduz a bola no jogo frente aos Atlanta Hawks, num encontro que decorreu na Philips Arena, em Atlanta, EUA, e que terminou com uma vitória da equipa de Miami (107-87). Os Heat lideram a classificação na Divisão Sudeste. PUB


PUB


20120214_pt_lisbon