Issuu on Google+

7ª arte Aviso: os Monthy Python vão voltar aos cinemas Fim de semana Guia para toda a família {pág. 10}

26.008 pessoas

MÚSICA

GARY LUCAS: UM GÉNIO DA GUITARRA SEMPRE NA SOMBRA

{pág. 8}

facebook.com/metroportugal

GRANDE LISBOA sexta-feira 27 Janeiro 2012 ano 6, nº 1589 Hoje 8° | 14°

Amanhã 6° | 14°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Sangue novo nas câmaras

Mundo. Holocausto

Quase metade dos autarcas impedidos de concorrer em 2013 Limite de mandatos em vigor {pág. 4} Futebol

“Eco-bairro” sem viabilidade Câmara cancela projeto para a Boavista {pág. 5}

Hoje assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto SEAN GALLUP/GETTY IMAGES

Lembrar as vítimas do terror nazi Comemora-se hoje mais um Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Em Berlim, muitos são os que não querem deixar de homenagear as vítimas do terror nazi no já emblemático mural aos Judeus Mortos da Europa. Ainda a propósito desta data, o metro publica uma entrevista (ver pág. 9) com uma sobrevivente que viu a sua história transformada em filme.

Águias com novo teste à liderança

Viciados na Internet

Benfica é o primeiro grande a visitar Santa Maria da Feira desde 1990 Jogo difícil em Barcelos para FC Porto Leões procuram pontos em Alvalade frente ao Beira-Mar {pág. 14}

Carla H. Quevedo

Estudo revela adição similar ao álcool e à droga {pág. 6}

As razões que tornam difícil não adorar Paulo Futre {pág. 2}


www.readmetro.com

02

SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012

1 jornal

Não perca hoje!

CONCERTO CAPITÃO FAUSTO PT Bluestore da Boavista, Porto, 22h00 A jovem banda lisboeta, uma das grandes surpresas do rock ‘n’ roll “made in Portugal” dos últimos anos, apresenta-se no novo espaço portuense para dar a conhecer o seu aclamado álbum de estreia, “Gazela”. Um concerto a não perder.

metro online

Nos bastidores da Casa Branca na preparação de mais um discurso do “Estado da União” dos EUA.

Dor de cabeça www.facebook.com/ Gigwise “Rihanna fez uma nova tatuagem. A cantora tatuou nos dedos a expressão ‘Thug Life’ (‘Vida de Bandido’), em homenagem ao malogrado rapper Tupac Shakur, que morreu baleado em 1996. Tupac tinha tatuado ‘Thug Life’ no estômago.”

CARLA H. QUEVEDO BOMBA-INTELIGENTE. BLOGS.SAPO.PT

“A NOITE DO FUTREBOL” a terça-feira à noite, a sala do Twitter foi abaixo. O motivo para a agitação virtual era um programa de comentário de futebol na TVI 24 com o título bem português, “A Noite do Futrebol”. O protagonista é, como o nome indica, Paulo Futre, antigo jogador do Sporting, Benfica, Porto, Atlético de Madrid e outros clubes, que apareceu há tempo a fazer um presságio que sabemos estar confirmado: “vai vir charters da China”. Ora, nem mais. Desde o prenúncio futriano que o vemos em anúncios, em revistas, a dar entrevistas, e agora temos o prazer de o ver no seu próprio programa, uma lufada de ar fresco no ambiente sombrio da programação televisiva. Paulo Futre agrada às pessoas, independentemente de género, idade, classe social, cor da pele, orientação sexual e crença religiosa. Não há muitas figuras consensuais na sociedade portuguesa, mas penso não estar enganada quando digo que é estimado por todos. Podemos não perceber uma palavra do que diz, vemos que não

N

tem jeito para se vestir, mas esquecemos estes pormenores quando assistimos ao telefonema que recebe do Zé de Torres Vedras, que só tem boas palavras a dizer do Futre, que o ajudou tanto quando mais precisou. A maneira como Futre recebe os elogios em directo, sem complacência nem vaidade, esclarece

www.facebook.com/ TheHollywoodGossip “Brad Pitt quer casar com Angelina Jolie por causa dos filhos, disse o ator ao Hollywood Reporter. Ambos esperavam casar quando os ‘gays’ o pudessem fazer, mas talvez seja mais cedo...”

www.facebook.com/ HollywoodReporter “A atriz norte-americana Marg Helgenberger, de 53 anos, vai deixar de representar o papel de Catherine Willows na série ‘CSI’. Nos EUA, o último episódio com Marg foi para o ar a 25 de Janeiro.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

Ali está aquilo a que um cidadão de Alcântara chama “um puro”. É genuíno. É boa onda a razão por que gostamos dele. Ali está aquilo a que um cidadão de Alcântara chama “um puro”. É genuíno. É boa onda. Futre é boa gente. Uma parte d’“A Noite do Futrebol” é, aliás, dedicada a ajudar pessoas desempregadas a encontrar um emprego. Futre acaba o telefonema a dizer ao Zé que deixe o telefone que depois lhe liga. Já fiz o Like! indispensável na página do Facebook. Já comecei a ver jogos de futebol. Agora só falta aprender futrês.

@ConanOBrien “Segundo um novo estudo, conversar depois de ter sexo é tão importante como o sexo em si. Fico contente que escutar não seja importante.”

www.guardian.co.uk/ books/booksblog “Cormac McCarthy: escritor aderiu ao Twitter?”

Ver para crer

Boa notícia do dia

UA quer diagnosticar problemas na gravidez Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) estão a desenvolver técnicas para identificar e analisar compostos presentes nos biofluídos, que permitem detetar problemas de saúde na gravidez que não são assinalados nos exames de rotina. Diabetes gestacional, parto pré-termo, rutura prematura de membranas ou pré-eclampsia são exemplos de complicações que se podem manifestar a partir do segundo trimestre da gravidez e

que o grupo de investigadores da UA descobriu como diagnosticar através da análise de biofluídos. A estratégia está a ser desenvolvida com base no acompanhamento da saúde de grávidas e recém-nascidos da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra. Com centenas de amostras recolhidas nos últimos cinco anos, desde o início do estudo, foi possível criar uma mostra de compostos, associada ao estado saudável da grávida e do feto, e ao perfil de alguns desvios.

IAN GAVAN/GETTY IMAGES FOR PROSTATE CANCER

Mostra demais por uma boa causa Um grupo de corredores da equipa “Cuecas & Soutiens” posa com polícias em Westminster, Londres, de forma a seduzir pessoas a participarem na próxima Maratona de Londres, em Abril, apenas com... cuecas e soutiens. Porquê? Tudo em nome da luta contra os flagelos do cancro da próstata e do cancro da mama.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora: Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social: €4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel.: 21 049 40 00 Fax: 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Diretos: Vitor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Tel.: 22 532 23 10 Fax: 22 532 23 99 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional LUÍS ANICETO

Quercus pede união Ibérica ???

Na reta final do mandato está, por exemplo, Rui Rio, que não se poderá recandidatar ao Porto

Autarcas de saída em 2013 Lei impede que metade se recandidate PSD vai ter novos cabeças-de-lista em 63 câmaras; PS em 57 e CDU em 13 das autarquias Quase metade (49,1%) dos atuais presidentes de Câmara está impedida por lei de se recandidatar em 2013 ao mesmo município. Dos 308 autarcas, há 150 impedidos pela lei de se recandidatem. A lei, contestada pela maioria dos presidentes, limita ao máximo de três os mandatos que um autarca pode desempenhar no mesmo município.

Em 2013, o PSD terá de escolher novos cabeças-de-lista para 63 (53,8%) das suas atuais 117 câmaras e o PS vai mudar em 57 (43,1%) dos seus 132 concelhos. A CDU tem de alterar quase metade (13) das 28 câmaras, tal como 50% dos 22 municípios onde o PSD venceu nas últimas eleições com o CDS-PP. Dos sete municípios independentes, há cinco que

Governo propõe fim de feriados O Governo vai propor aos parceiros sociais a eliminação do 5 de outubro e do 1 de dezembro, da lista de feriados obrigatórios, anunciou ontem o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, Álvaro Santos Pereira adiantou que o Governo vai propor aos parceiros sociais a eliminação de igual número de feriados religiosos.

presidentes 11 que já não se poderiam recandidatar em 2013 saíram a meio dos respetivos mandatos vão mudar de dirigente e a presidente Ana Cristina Ribeiro terá de deixar Salvaterra de Magos (Santarém), a única câmara do BE. Entre os presidentes que saem, há dois que dirigem

as respetivas câmaras desde as primeiras eleições locais democráticas, em 1976: o Mesquita Machado (Braga – PS) e Jaime Soares (Vila Nova de Poiares – Coimbra – PSD) estão a meio do 10.º mandato. Além destes, 11 presidentes que já não se poderiam recandidatar em 2013 saíram a meio dos respetivos mandatos, deixando o lugar aos seus vices. da Barragem de Foz Tua, disse a administração.

Norte a Sul

Inquérito na barragem FOZ TUA. A EDP acionou

o Plano de Emergência e vai abrir um inquérito ao deslizamento de terras que causou a morte a três trabalhadores nas obras

Processo de Vale adiado JUSTIÇA. O processo de

extradição de João Vale e Azevedo do Reino Unido para Portugal foi adiado para 2 de março pela necessidade de analisar novos documentos entregues pela defesa.

A Quercus alertou ontem para a urgência de concertação entre Portugal e Espanha na gestão dos rios, incluindo valores consignados, sem a qual podem estar em causa os caudais desejáveis, fragilizando o País para negociações futuras. Para o vice-presidente da Quercus, Francisco Ferreira, “é fundamental que o Ministério do Ambiente reúna urgentemente com Espanha, à escala do Estado e não das regiões, “pois as questões da água “têm de ser rapidamente discutidas, como os valores que vão estar consignados e que são aceites pelos dois países para a gestão futura”. Sem esta concertação, “Portugal arrisca a ter planos de bacia hidrográfica propostos por Espanha e assumidos pela Comissão Europeia, porque estão mais adiantados no processo,

“As relações bilaterais entre Portugal e Espanha estão fragilizadas” FRANCISCO FERREIRA, QUERCUS

e ficamos numa situação fragilizada de não ter capacidade de negociação futura”, disse. E acrescentou: “as relações bilaterais entre Portugal e Espanha estão muito fragilizadas também pela própria reorganização do Ministério do Ambiente em Portugal e talvez também em Espanha”.

2011 foi dos Medo das anos mais taxas no quentes hospital O ano de 2011 foi o sexto mais quente desde 1931 em Portugal Continental com o valor da temperatura média do ar a chegar aos de 16º graus Célsius, segundo dados ontem divulgados pelo Instituto de Meteorologia. Foi mesmo registado o maior valor médio da temperatura máxima anual (21,36º) dos últimos 80 anos, revela ainda. O maior pico de calor foi a 10 de agosto, quando a temperatura chegou aos 39,5º em Santarém, e aos 39º na cidade de Beja.

Doentes com dificuldades financeiras estão a deixar de ir aos serviços de saúde por recearem ter de pagar taxas moderadoras e outros adiam as consultas para o dia em que recebem as pensões, alertam instituições. O presidente da Caritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, admitiu à agência Lusa estar “muito preocupado” com os relatos que têm chegado à instituição sobre pessoas que se recusam a recorrer ao Serviço Nacional de Saúde por temerem já não estar isentas.

LUSA

Demissão aceite Jorge Silva Carvalho, ex-director do SIED e protagonista no processo de alegadas fugas de informação dos serviços secretos para a Ongoing, apresentou a renúncia – aceite – às suas funções na empresa, noticiou ontem o JdN online.

Jorge Silva Carvalho


www.readmetro.com

05

SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012

ANDRÉ NACHO

Câmara cancela projeto “eco-bairro”

Lisboa

Autarquia revela que a operação urbanística no bairro da Boavista “deixou de ser viável” Em causa está a crise económico-financeira

Parte do bairro já não será destruída

O projeto para o eco-bairro da Boavista, em Lisboa, deixou de ser “viável economicamente” e a Câmara decidiu não avançar com a construção de quase mil fogos, disse na quarta-feira a vereadora da Habitação, Helena Roseta. Apesar de em 2010 ter sido aprovada a candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) do eco-bairro da Boavista, o projeto deixou de ser “viável economicamente” e a autarquia decidiu “não dar seguimento ao loteamento aprovado”,

disse ontem Helena Roseta em reunião de Câmara. A operação urbanística, a desenvolver pela Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL), previa a demolição integral do Bairro de Alvenaria, de forma a viabilizar a construção de 922 fogos e a realojar 492 famílias, segundo disse a vereadora. “Constatou-se, face à crise económico-financeira, a inviabilidade do modelo financeiro e urbanístico consubstanciado no loteamento”, afirmou Helena Roseta.

À lupa Apoios e emprego: O projeto continua a manter também apoios ao empreendedorismo, à criação do emprego (350 mil euros) e apoio às famílias (440 mil euros). O Bairro da Boavista é um bairro social localizado na freguesia de Benfica, em Lisboa. Construído em 1941, atualmente tem cerca de 20 mil habitantes.

Apesar de não avançar com o loteamento, a Câmara vai manter as intervenções no edificado, na infraestrutura e no espaço público, num valor elegível no QREN de 6,6 milhões de euros. A vereadora apresentou ainda uma moção sobre lei do arrendamento, depois de o vereador do PCP Rúben de Carvalho também o ter feito em reunião anterior. Na impossibilidade de juntar as duas posições, a Câmara pediu uma audiência à Assembleia da República. PUB

Regras para as Festas SÉRGIO LEMOS/CM

O Fórum Cidadania Lx apelou ao “estabelecimento de novas regras para a publicidade e para a ocupação do espaço público”, nas Festas de Lisboa. Em carta enviada à autarquia de Lisboa, o movimento refere que a “cidade não pode ficar refém do apetite voraz das marcas de produtos, seja de cerveja seja de outros”. Em causa dizem estar “más práticas de

Se estivesse no seu lugar... ... hoje ia ao ESPETÁCULO CORAL , para angariação de fundos para voluntariado em S. Tomé. A 3.ª Edição Católica MOVE S. Tomé -– que parte para o terreno já em fevereiro – decorre na Igreja do Convento de S. Domingos, às 21h. No palco estão o Coro ForuMúsica e o Coro da Universidade Católica. Bilhete: €3.

publicidade”, “publicidade excessiva e abusiva”. O Fórum sugere ainda à EGEAC, responsável pelas festas da cidade, “que diversifique os apoios”, substituindo mesmo o patrocinador principal por uma empresa “mais adequada”. E acrescenta que “é necessário acabar com a colagem sistemática de milhares de autocolantes publicitários, que poluem toda a cidade”.

Ruas são o centro

Tejo sem barcos

Promover o emprego

Os barcos podem não circular no Tejo na segunda-feira, disse ontem a Soflusa. Em causa está uma greve dos sindicatos dos trabalhadores. Além desta, a Transtejo, que engloba a Soflusa, está em greve também a 2 de fevereiro. No mesmo dia, o Metro está também parado sem serviços mínimos. O protesto surge contra as medidas anunciadas pelo Governo para o setor.

Dotar desempregados de novas competências é o objetivo do workshop que decorre até amanhã no Hotel Sana Metropolitan, em Lisboa. Esta é a 8.ª edição desta iniciativa da Ideias e Desafios, que já acolheu cerca de 800 participantes. Outro dos objetivos é melhorar aspetos comportamentais como a motivação e criação de um plano de procura de emprego.


06

www.readmetro.com

mundo

SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012

Ficar viciado na Internet

Brasil. Acidente

Um novo estudo revela que a Web ‘afeta o cérebro’ como o álcool e a droga Primeiro passo para reconhecer a adição é admitir o problema De acordo com um estudo recente, o vício da Internet atrofia o cérebro da mesma forma que as drogas. O Distúrbio de Adição à Internet (DAI), uma patologia reconhecida recentemente, atrofia as fibras nervosas das emoções, tomada de decisões e autocontrolo. Os efeitos podem ser tão prejudiciais como o álcool ou a canábis, diz o estudo. Quase 10% dos utilizadores sofrem de DAI, cuja a adição às redes sociais é parte. Curt Dalton, CEO da Internet Time Machine, uma

Perguntas

Tom Stafford, psicólogo, perito em redes sociais O que causa a adição ao Facebook? Os seres humanos respondem a recompensas e quando não sabe se há uma recompensa por aquilo que faz continua a repeti-lo. Isto leva à adição às redes sociais.

empresa que investiga pesquisa de palavras na Internet, diz que o Facebook é a adição que cresce mais depressa depois de ‘gaming’.

O vício do Facebook é tão recente que o tratamento está em fase experimental. Alguns empreendedores criaram uma ferramen-

ta online para seguir a “adição ao Facebook”. “A primeira coisa que os jovens fazem quando se ligam ao computador é carregar na tecla F”, diz Dan Panguine, do FaceAnonymous, a primeira “reabilitação Facebook” mundial. Penguine e Siavosh Arasteh criaram um site para que pessoas no mundo inteiro registem cada ligação sua ao Facebook. O “primeiro passo é resolver uma adição é assumir há um problema”, disse Siavosh ao metro. KARIN WASTESON/MWN

Autoridades acham ser difícil encontrar sobreviventes LUSA

Derrocada fatal no Rio O desabamento de três prédios fez pelo menos cinco mortos no Rio de Janeiro. O último balanço oficial aponta ainda para seis feridos e 16 desaparecidos numa tragédia motivada, de acordo com o presidente da câmara, Eduardo Paes, por “danos na estrutura” que ligava os edifícios na Avenida Treze de Maio.

PUB

Planisfério

100.00 soldados até 2017, foi ontem anunciado. Leon Pannetta, chefe do Pentágono, explicou que os cortes implicam uma redução de custos no valor de 371 milhões de euros. Em sentido inverso, a administração Obama vai investir na sua rede de drones (aviões não tripulados).

China contra sanções da UE Críticas rebatidas ARGENTINA. A presidente argentina saiu em defesa do seu povo, negando a ideia recentemente expressa pelo primeiro-ministo britânico de que os argentinos são colonialistas. “Querem converter-nos em pessoas más ou violentas, que não somos”, disse Kirchner, na sua primeira aparição pública após uma operação à tiróide.

Exército “emagrece” EUA. O Exército norte-

-americano passará a contar com menos

IRÃO. A China defendeu

que as sanções da União Europeia (UE) contra o Irão, nomeadamente ao nível de exportações petrolíferas, “não foram construtivas”, noticiou ontem a agência oficial Xinhua, citando a reação do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Dr. PIP detido O fundador da falida empresa Poly Implant Prothèse (PIP) foi detido ontem de manhã, no sul de França, no âmbito do inquérito à comercialização de implantes mamários tóxicos. Jean Claude-Mas, que já admitiu ter ocultado a composição de silicone industrial aplicada nas próteses, pode vir a ser acusado de homicídio e ferimentos involuntários, tal como o seu braço-direito na empresa, Claude Couty, igualmente detido. Dezenas de milhares de mulheres de todo o mundo foram afetadas devido à composição das próteses, que revelam um risco elevado de rutura.

Porto de Dover encerrado

GETTY

INGLATERRA. As

autoridades britânicas anunciaram ontem o encerramento do porto de Dover – um dos mais movimentados do país – por motivos de segurança e uma brigada especializada em explosivos deslocou-se ao local.

Próteses controversas


www.readmetro.com

economia

Trocos

Privacidade discutida GOOGLE. As alterações que

o Google está a planear enquanto política de privacidade devem ser discutidas por um grupo de reguladores de privacidade dos países membros da União Europeia, referiu ontem Eva Wiertz, porta-voz da Comissão de Privacidade da Bélgica.

Timeline será obrigatória FACEBOOK. O Facebook tem vindo a permitir uma adaptação ao novo perfil. Contudo, a “timeline” vai tornar-se obrigatória nas próximas semanas. Antes de fazer a mudança tem sete dias para pré-visualização do resultado final.

Confiança para “ano recorde” RENAULT. O CEO da

Renault está confiante que 2012 será um “ano recorde”, de acordo com a agência Bloomberg. Carlos Goshn revelou que prevê grande procura nos mercados emergentes.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$110.78 (+0.88%)

1,439 (-0,48%)

Psi-20

5.481,25 (+0,96%)

Euro para: Dólar 1,310 Libra 0,835 Real 2,280

07

SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012

Primeiro prejuízo anual de sempre Nintendo penalizada pelo iene e pela Apple Nokia perde mil milhões de euros no trimestre O sucesso da Apple e a valorização do iene são os dois principais motivos para que a fabricante de consolas Nintendo venha a registar o seu primeiro prejuízo anual em mais de 30 anos. Uma perda três vezes superior ao que estimava antes. O prejuízo líquido anual do período até março poderá ser de 65 mil milhões de ienes (640,8 M€), anunciou a empresa japonesa num comunicado citado pela agência Bloomberg. A previsão anterior apontava para 20 mil milhões de ienes (197 M€). Este será o primeiro prejuízo anual da Nintendo

Marca nipónica quer lançar a nova consola Wii U até ao fim do ano desde 1981, ano em que a fabricante começou a apresentar resultados. A marca pensa vender 14 milhões de consolas portáteis 3DS contra os 16 milhões previstos anterior-

mente, tendo vendido nos nove meses até dezembro 11,4 milhões. Já a venda das Wii resvalou 35%. Entretanto, a Nokia, – maior fabricante de telemóveis a nível mundial em termos de volumes expedidos – apresentou esta manhã o seu terceiro prejuízo trimestral consecutivo. De um lucro de 745 M€ no período homólogo, a Nokia caiu para um prejuízo de 1,07 mil M€. As vendas do grupo caíram 21% para 10 mil M€, na comparação homóloga, por força da quebra de 29% nas vendas de telemóveis no trimestre.

Mercado Puro

SOBRE OS FERIADOS FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF, INFORMAÇÃO DE MERCADOS FINANCEIROS WWW.MERCADOPURO.COM

Em 2012 o Brasil terá mais dois feriados do que no ano passado e ainda 3 “pontes”. A situação em Portugal é a inversa. É mais um “sinal dos tempos”, mostrando que a dinâmica económica é diferente em várias partes do mundo. Pode discutir-se até que ponto o Brasil não estará a “abusar da sorte” relativamente ao período que atravessa, mas acreditar que a redução de feriados resolverá problemas em Portugal é miopia acerca dos indutores de competitividade. Atualmente, os custos com a energia são o maior bloqueio à competitividade em grande parte das empresas. Não os salários, férias ou feriados. PUB

Refutada fraude na falência A Petroplus refutou, em comunicado citado pelo Jornal de Negócios, todas as alegações de que teria praticado uma falência fraudu-

lenta em França, onde está uma das refinarias do grupo liderado por Patrick Monteiro de Barros. A empresa admite que “uma investigação foi formalmente lançada pelo Ministério Público em França”, mas nega ter sido responsável por uma falência fraudulenta na sua subsidiária francesa, como a im-

prensa gaulesa de ontem sugeria, depois de noticiar a realização de buscas aos escritórios da Petroplus e do Deutsche Bank em Paris. O grupo, principal refinador petrolífero independente da Europa, avançou quarta-feira com os procedimentos legais para a entrada em insolvência das suas refinarias. GETTY

Petroplus, principal refinador independente da Europa, avançou para insolvência das suas refinarias

Reunião a três O primeiro-ministro italiano junta-se segunda-feira à chanceler alemã e presidente francês. De acordo com um responsável governamental alemão, citado

pela agência Bloomberg, Angela Merkel quer reunir com Nicolas Sarkozy e Mário Monti antes da cimeira europeia de Bruxelas. No encontro dos chefes de Estado e de governo da União Europeia estarão em discussão a aprovação do Tratado que estabelece o Mecanismo Europeu de Es-

tabilidade – substituto do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e também um acordo para um Tratado que estabelece um Pacto Orçamental mais rigoroso. “Com estes dois Tratados vamos reforçar a consolidação e o desenvolvimento da Zona Euro”, sustenta o Conselho Europeu.


08

2

weekend

Revolta

“Vejo-me a ser usado como uma bola de futebol política. Existem muitos comentários errados sobre as minhas alegadas alianças políticas. É melhor rejeitar o convite e encurtar a minha visita [a Davos]” MICK JAGGER

Revelação

“Vou ao Super Bowl para ver o meu grupo LMFAO atuar com a Madonna!” WILL.I.AM

Avé dedos, cheios de “Grace” MARION_ROSENDAHL

Gary Lucas escreveu as linhas de guitarra do famoso tema de Jeff Buckley Um currículo invejável Há riffs de guitarras que se tornaram intemporais. E o dedilhado que marca o início do tema “Grace”, de Jeff Buckley, essa obra-prima da música criada nos anos 90, é uma delas. Quem nunca ouviu – que corrija essa lacuna já – e depois venha acabar de ler este texto. Quem ouviu e se arrepiou, saiba que esse riff tem uma origem: Gary Lucas. É um dos mais conceituados guitarristas dos tempos modernos nos EUA. Apanhámo-lo em Londres, a trabalhar em algumas músicas com Bryan Ferry, dos Roxy Music. Estava em trânsito para Lisboa, para um concerto, hoje à noite, na Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto, em Lisboa. A paixão pela guitarra começou em criança, quando o pai lhe perguntou, aos nove anos, se queria tocar algum instrumento. Sem estranhar, mais tarde, começaram a aparecer as bandas. “Mas foi o Capitain Beefheart que mudou a minha vida. Assisti a um concerto em Nova Iorque quando andava na faculdade e fiquei muito impressionado com a forma como tocavam. Fiz uma promessa: a fazer alguma coisa na música, tinha de ser com ele.” E fez! “Demorou uns anos, mas fiz!” Tornaram-se amigos e a fazer digressões. Uma das referências na sua biografia foi o trabalho

com Jeff Buckley. Além de “Grace”, Lucas escreveu também a guitarra de “Mojo Pin”. “Escrevemos juntos uma dúzia de canções e algumas eram tão boas quanto ‘Grace’. Era excecional. Talvez o melhor que já ouvi. Apareceu-me talvez por causa da minha ligação ao Beefheart, mas porque gostava de ouvir tocar guitarra”, lembra. “Ele escre-

Tome nota Concerto de Gary Lucas + Luís Lopes, hoje à noite na ZDB, em Lisboa, às 23h. Bilhetes: €13

via as letras e as melodias. Um dia voltou de LA e pediu-me para tocar ‘Rise Up To Be’ e disse: ‘Agora chama-se ‘Grace’. E começou a cantar, ‘there’s a moon asking to stay...’” Em Lisboa haverá tempo para tudo. Para Beefheart, Buckley e para as suas músicas, com a banda. É um eclético que toca tudo. Dá o exemplo de um disco de arranjos de clássicos de compositores checos. Mas já que vem a Lisboa, cidade de guitarristas, conhece Carlos Paredes? “Conheço algum fado. Ana Moura?” Façam um favor: ofereçam ao homem “Guitarra portuguesa” ou “Movimento PerpéBRUNO MARTINS tuo”...

Gary Lucas começou a tocar aos nove anos. Hoje está a gravar com Bryan Ferry

Spielberg vai filmar o herói Moisés Steven Spielberg já decidiu qual vai ser a sua próxima grande produção: o realizador vai pegar na figura bíblica Moisés e contar a sua história, mas

apresentá-lo-a num ponto de vista mais guerreiro, como uma mistura de “O Resgate do Soldado Ryan” ou “Braveheart”, descreve o site Deadline.

O filme está com o título provisório de “Gods and Kings” e irá mostrar “a verdadeira história do invencível guerreiro judeu”, de acordo com fonte pró-

xima do projeto. “Vai mostrá-lo a vir pelo rio abaixo, a ser adoptado, a crescer, a deixar a família, a formar o exército e a ir buscar os Dez Mandamentos.” Spielberg estará a negociar com os estúdios Warner para arrancar

com o projeto e começar a filmar em março ou abril de 2013. Atualmente está a trabalhar na “biopic” de Abraham Lincoln, com Daniel Day-Lewis e Sally Field como Mary Todd Lincoln, que deverá chegar aos cinemas este Natal.


09

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012

“Spin-off” para Schrute A NBC está a pensar em criar uma nova série a partir de uma personagem de “The Office”: Dwight Schrute, o Assistente do Director Regional da empresa Dunder Mifflin, em Scranton (EUA), que tem também uma quinta onde faz criação de vermes e tem também um negócio de agro-turismo. A popular personagem é interpretada pelo ator Rainn Wilson e, de acordo com o noticiado no site The Hollywood Reporter, a série poderá centrar-se não só na vida de Dwight na sua quinta, mas também na sua família.

Sétima Legião de volta O grupo português Sétima Legião toca a 29 de abril na Casa da Música, no Porto, e a 4 de maio no Coliseu de Lisboa, disse à agência Lusa o músico Rodrigo Leão. Os dois concertos integram as comemorações do 30.º aniversário da fundação da banda, que deverá dar durante este ano um total de “nove, dez espetáculos” em todo o País. “De há uns anos para cá tínhamos vontade de fazer alguns concertos e este pareceu-nos um bom momento.”

“Sobrevivi mais de um ano nos esgotos” Em 1943, judeus polacos esconderam-se dos nazis nos esgotos de Lvov Krystyna era um deles “In Darkness”, nomeado para os Óscares, conta a sua história Conversámos com ela DR

Nomeado para o Melhor Filme em Língua Estrangeira dos próximos Óscares de Hollywood, “In Darkness” é um drama sobre o Holocausto que versa sobre um grupo de judeus polacos que procurou refúgio dos nazis no sistema de esgotos de uma cidade. Dos sobreviventes que em 1944 emergiram das profundezas de Lvov (hoje Lviv, Ucrânia), só Krystina Chiger está viva. O seu recente relato em livro da experiência, “The Girl in the Green Sweater”, tornou-se num best-seller na Polónia. No Dia Interna-

cional em Memória das Vítimas do Holocausto, Krystina partilha com o metro as memórias que conserva. Tinha oito anos quando teve de se esconder dos alemães nos esgotos, e fê-lo durante 14 meses. Qual era o pior? O cheiro? Medo de morrer afogada? Os ratos?

É muito difícil diferenciar. Tudo o que mencionou foi o pior que já vivi. Gostou de ver o filme da [realizadora] Agnieszka Holland, “In Darkness”, que conta a história da sua

Tudo o que me recorde os dias no gueto e nos esgotos deixa-me mal-disposta (...), mas estou a tentar falar disto porque entendo que se pode repetir. Daí que, para a futura geração, falo e escrevo sobre o que se passou para que não seja esquecido. O filme de Agnieszka é tão realístico que chorei o tempo inteiro. Não fui a única. Agnieszka Holland só a conheceu depois de terminar o filme. Porque a contactou?

Chiger (à esq.), retratada com 8 anos em “In Darkness”

Se alguém faz um filme sobre a minha incrível, mas verdadeira história, tenho de contactá-la. Fiquei satisfeita por conhecê-la, prestar tributo ao seu árduo trabalho. Ultrapassou

vários obstáculos para fazer um filme difícil, sobre um tema tão controverso. Ainda hoje há quem negue a sua existência... ANNA FIC-SZANIAWSKA, MWN/VARSÓVIA

Cinema. Museu

Gaultier lembra Amy O designer de moda francês Jean-Paul Gaultier homenageou Amy Winehouse com um desfile de alta-costura para a Primavera/Verão 2012 totalmente inspirado na cantora. O desfile da coleção foi apresentado no âmbito da semana da moda de alta-costura de Paris. De acordo com o diário espanhol El País, os 49 coordenados (conjuntos de peças de rou-

Cheryl regressa ao MusicBox As festas Cheryl estão de volta ao MusicBox, no Cais do Sodré, em Lisboa. O tema da nova digressão europeia dos nova-iorquinos é “The Ultimate Retro Party”. Com um apelo à excentricidade – a Cheryl convida, desta feita, os presentes a gravar um vídeo que será exibido num evento especial no MoMA – Modern Art, em Nova Iorque. Os interessados deverão estar no MusicBox às 23h de sábado. Entradas a €8.

sobrevivência? Trouxe memórias de volta?

Estilista francês revelou aos jornalistas ter pensado “logo” em dedicar uma coleção à cantora e ao seu estilo pa) apresentados foram batizados com títulos de canções de Amy Winehouse. A música do desfile ficou a cargo de um coro,

que interpretaram a capella temas da cantora inglesa. Todas as manequins tinham um sinal pintado junto ao lábio superior, os olhos carregados de eye liner preto e o cabelo com um penteado armado. A roupa evocava alguns dos elementos mais marcantes do estilo de Amy Winehouse, com muitas peças de roupa interior AGÊNCIA LUSA à vista. PUB

Pattinson e Lautner lado a lado em Londres BEN PRUCHNIE/GETTY IMAGES

Lobisomem de cera O museu de cera Madame Tussauds apresentou ontem o seu mais recente modelo: Taylor Lautner (à direita). A imagem do ator recebeu, desde logo, muitas visitas que quiseram tirar fotografias com o lobisomem da saga “Crepúsculo”. Curiosamente ficou ao lado do vampiro Edward, Robert Pattinson.


10

www.readmetro.com

weekend

SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012

????

Sexta

Os rapazes estão de volta

Monty Python de regresso aos filmes Os Monty Python vão reunir-se para fazer mais um filme. Terry Jones, um dos elementos do grupo, confirmou a notícia à revista Variety. A obra, que será realizada pelo próprio Terry Jones, será de ficção científica, vai chamar-se “Absolutely Anything”. “Não é bem um filme Monty Python, mas claro que tem aquela sensibilidade”, disse. Jones revelou que John Cleese, Terry Gilliam e Michael Palin também vão participar, faltando saber a resposta de Eric Idle (Graham Chapman morreu em 1989). A última vez que os Python estiveram juntos foi no Festival de Comédia de Aspen, em 1998.

Telex

“Não será bem um filme como os antigos dos Monty Python. Mas terá aquela sensibilidade”

Noite: vá até ao Yaami!, o novo restaurante de sushi e noodles na R. Alexandre Herculano, e componha o seu menu

TERRY JONES, REALIZADOR

Este é um novo projeto no formato CGI (imagens em computação gráfica) em que os comediantes irão dar voz a um grupo de seres alienígenas. Também está prevista a participação do ator Robin Williams. Este será mais um filme realizado por Jones para os Monty Python, depois de “O Cálice Sagrado” (com Terry Gilliam); “A Vida de Brian” e “O Sentido da METRO Vida”.

STORYBOARD PARA O SEU FIM DE SEMANA

Sábado

petição do Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, que começa hoje em França. Para a competição foram selecionados “Água Fria”, de Pedro Neves, e “Fado do Homem Crescido”, de Pedro Brito.

Mika Vainio na Culturgest Noite dos balões no Lux FESTA. O Lux recebe ama-

nhã à noite um concerto de Ed Harcourt e um DJ set do vocalista dos dEUS, Tom Barman, juntamente com Pedro Ramos, da Rádio Radar e cronista do metro. Entrada: €12.

Curtas em França CINEMA. Dois filmes portugueses integram a com-

CONCERTO. O músico fin-

landês Mika Vainio toca hoje à noite na Culturgest Porto para apresentar o seu mais recente “Life (It Eats You Up...)”. O concerto começa às 22h e o bilhete custa €5.

Noite: Frankie Chavez é o convidado especial desta noite no Pop-up!, na Av. da Liberdade – entrada grátis

Tarde: dê um salto ao Pavilhão do Conhecimento e visite o “amo.te ciência”, o novo espaço de cafetaria, restaurante, bar e esplanada que é inaugurado às 16h00

Domingo

387% foi o aumento que se verificou na venda de discos de Etta James depois da morte da artista: o disco de “Greatest Hits” vendeu oito mil cópias numa semana.

Tarde: a Lx Factory lança o LXMARKET, um novo mercado que visa ajudar instituições de solidariedade social – saiba mais no site www.lxmarket.com.pt

Noite: assista ao novo filme “J. Edgar”, “biopic” de J. Edgar Hoover, chefe do FBI durante quase 50 anos, realizado por Clint Eastwood e com Leonardo DiCaprio


PUB

11

lazer

Nuno Guedes Vaz Pires Director Executivo

Correio

www.essenciadovinho.com

A nomenclatura de vinhos Encontrar um nome facilmente memorizável pelos consumidores e que possa ser pronunciado noutros idiomas é sempre uma dor de cabeça para os produtores de vinho quando se preparam para lançar um novo produto. Mas não devem desistir de o fazer, por muito exercício mental que isso acarrete. E a importância dos rótulos Se o nome de um vinho o ajudará a diferenciar entre milhares de outros, também a imagem do rótulo poderá ajudar ou prejudicar a venda. E todos nós, consumidores, somos influenciados por nomes e imagens, memorizando uns, ignorando os demais. 16 Astronauta Touriga Nacional 2010 Regional Lisboa | Tinto | Vidigal Wines €5 | 4.000 garrafas | 16ºC Fruta madura, cássis, suave floral e balsâmico, de agradável complexidade. Muito fino na boca, saboroso, mineral, de prova acessível, mas com caráter e estrutura.

Memorandos e compromissos A produtividade diminui o tempo de trabalho necessário para a obtenção de um mesmo produto/mercadoria. O aumento da produtividade depende da utilização de novas máquinas, maior intensidade do trabalho, melhor organização empresarial, custo da energia. (...) Este acordo [de concertação social] apenas pode beneficiar os empresários/patrões das pequenas e médias empresas (...). Este compromisso não vai trazer competitividade, emprego e crescimento económico. Vai trazer-nos mais recessão e desemprego. JOSÉ C. DE ALMEIDA MARQUES, STO. ANTÓNIO DOS CAVALEIROS

Palavras Cruzadas Horizontais 1. Lançar fogo a. Notícia anónima que corre publicamente. 2. Seio de mulher (poét.). Diz-se da linha que indica a direcção de um terramoto. 3. Salto brusco. Doçura (fig.). Camareira. 4. Nome comum de todas as palmáceas. Sétima nota da escala musical. 5. Letra do alfabeto arábico. Caruma. 6. Pequeno fruto carnudo indeiscente, de endocárpio mole. Crivo. 7. Súplica. Observei. 8. Caminhar. Encorajavam. 9. Observar. Qualquer abertura circular. Jornada. 10. Tonta. Em maior quantidade. 11. Raposo. Membrana em torno do bico de certas aves.

Verticais 1. Assuada. Que vive muitos

Solução Cruzadas

Sudoku

Solução

•••••

HORIZONTAIS: 1. Atear, Boato. 2. Pomo, Sismal. 3. Upa, Mel, Aia. 4. Palmeira, Si. 5. Há, Sama. 6. Baga, Ralo. 7. Rogo, Vi. 8. Ir, Animavam. 9. Ver, Aro, Ida. 10. Azoada, Mais. 11. Zorro, Cirro. VERTICAIS: 1. Apupo, Vivaz. 2. Topa, Rezo. 3. Emalhar, Ror. 4. Ao, Mágoa, Ar. 5. Me, Agnado. 6. Seis, Oira. 7. Bilrar, Mo. 8. Os, Amava, Mi. 9. Ama, Aliviar. 10. Tais, Adir. 11. Olaia, Omaso.

Sudoku

anos. 2. Jogo de crianças. Resmungo (fig.). 3. Prender nas malhas da rede. Grande porção. 4. Contr. da prep. a com o art. def. o. Amargura (fig.). O espaço aéreo. 5. A mim. Parente por varonia. 6. Meia dúzia. Vertigem. 7. Trabalhar com bilros. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 8. Aqueles. Desejava. Forma antiga de mim. 9. Mulher que cria criança alheia. Atenuar. 10. Pano de algodão com que os guerreiros de Timor cobriam o corpo, da cintura ao joelho. Agregar. 11. Árvore leguminosa cesalpinácea. Folhoso.


pequenos anúncios

PRECISA DE DINHEIRO? SOMOS O N.º 1 ANÁLISES PRÉVIAS RAPIDÍSSIMAS ATÉ 24H Aconselhamos e tratamos de empréstimos

em Financeiras Nacionais e Estrangeiras com montantes e finalidades diversas. Máxima rapidez, honestidade, sigilo e competência! Mediador independente com vários anos de experiência.

Não hesite!... Mude já a sua vida! Ligue-nos já para: 96 300 33 95 - 96 884 12 33 - 91 413 61 33 91 413 64 97 - 93 388 81 21 Exemplo: crédito pessoal 30.000,00€, a 96 meses, TAN: 14,5% TAEG: 16,5%, com seguro vida obrigatório, c/ mensalidade fixa de 535,15€, c/ montante total imputado 51374,4€


pequenos anúncios

part time

Válido exclusivamente na loja de São Sebastião da Pedreira

LISBOA

(M/F)

Compramos

PILHAS DE RELÓGIOS

OURO E PRATA

(Para todas as Marcas)

COMPRA OURO 2.ª MÃO VENDA

COMPRAMOS cautelas de penhor

Ourivesaria Ancora R. D. Duarte, 1-A (Metro Rossio) - 213 462 797

Avenida António Augusto de Aguiar, 181

COBRIMOS QUALQUER

RTA OFE UNCIADA AN

COMERCIAIS / PROMOTORAS

Horário: Das 17:00 às 22:00 horas Disponibilidade imediata Oferecemos: Contrato de trabalho e plano de carreira Ordenado base, prémios de produção e comissões, com rendimento médio mensal de 750,00€. Marca entrevista para o n.º 92 902 55 04

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA. DESDE 1951 SOMOS UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

Avaliador Oficial da Casa da Moeda

Telef. 21 386 87 03 / Tlm.: 96 194 96 01

Sócia Gerente Maria Barbosa

Horário: Seg. a Sex. 9h-19h | Sáb. 9h-13h

PENHORES E

COMPRA - VENDA OURO - PRATAS JÓIAS - RELÓGIOS

AO LADO DO HOSPITAL DAS BONECAS PRAÇA DA FIGUEIRA, 7-B - Lisboa • Telef.: 213 428 304 / 915 772 064

CALL CENTER

Apenas 3h/dia * Base + Formação + Prémios Excelente Oportunidade * Escritório em Lisboa com Metro

COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS ETC. (NOVO E 2.ª MÃO) Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º Esq. 1100-557 LISBOA E-mail: geral@apj.com.pt (saída do metro baixa/chiado)

Tels.: 21 346 54 11 21 321 93 35 Fax: 21 321 14 97

COMPRAMOS

PRATA – MOEDAS - RELÓGIOS – CAUTELAS DE PENHOR

Ligue agora 92 668 57 74 PAGAMOS ATÉ 50€ O GRAMA LIGUE JÁ!

924 347 215 VISITE O NOSSO SITE: LOJAS:

www.ouromagico.pt

ALMIRANTE REIS | ESTEFÂNIA | CAMPOLIDE | RESTAURADORES | PICOAS | C. OURIQUE

ALUGA-SE Quinta da Figueirinha - Oeiras R. de Macau, 27 - 4.º A

Oeiras Quinta do Marquês

FUNERÁRIA ABREU, LDA.

T2 C / arrecad.

T3 – C / mobília

Renda: 500 €

Renda: 600 €

Oeiras Torre das Palmeiras

Oeiras - Espargal R. Ant.º Patrício Gouveia

FUNERAIS

T2 – Coz. equip.

T3 e T2

Renda: 650 €

Renda: 600 € e 500 €

499€ - 750€ - 990€

24 HORAS

925 792 222

INFORMA: 91 776 97 59


3

Golf. Emirados Árabes Unidos

sport

Tiger Woods deu umas aulas, de graça, em Abu Dhabi, onde está a participar num torneio DAVID CANNON/GETTY IMAGES

Top/Flop

Adrian Silva

Lionel Messi

O médio de 22 anos da Académica de Coimbra, emprestado pelo Sporting, foi considerado o melhor jogador jovem do mês de dezembro para o Sindicato dos Jogadores Profissionais.

Não é todos os dias que um futebolista faz capa da revista norte-americana Time, mas foi isso mesmo que aconteceu a Leo Messi. “King Messi” (Rei Messi, em inglês) é a manchete do novo número da publicação.

É assim que se faz Sheikh, percebe?

O golfista norte-americano Tiger Woods dá uma aula rápida de golfe ao Sheikh Sultan Bin Thanoon Al Nahyan, o presidente da Autoridade de Turismo de Abu Dhabi, depois de ter terminado a 1ª volta do Abu Dhabi Golf Championship, nos Emirados Árabes Unidos. Além de Woods, também Rory McIlroy ou Lee Westwood participam no torneio que vai distribuir um pouco mais de dois milhões de euros em prémios.

Benfica na Feira, Braga na Madeira Encarnados defendem liderança frente ao Feirense FC Porto não pode escorregar em Barcelos Sporting vai estar à espreita no Funchal

Bojinov

José Mourinho

Gennaro Palomba, empresário do avançado búlgaro do Sporting, confirmou ontem ao site italiano tuttomercato, que os leões querem emprestar o atleta. O “caso penalty” nunca foi digerido.

Após ver um grande R. Madrid cair da Taça do Rei aos pés do Barça, ‘Mou’ esperou pelo árbitro após o duche e criticou-o cara a cara, diz o El Mundo Deportivo. Não havia necessidade: há razões de queixa repartidas.

O Benfica vai tentar manter a liderança isolada na tabela classificativa, amanhã, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, frente ao Feirense, na 17.ª jornada da Liga. Num jogo que tem encontro marcado com a história, já que Santa Maria da Feira não recebe um dos grandes para o campeonato 1989/90 – jogaram como anfitriões esta época frente ao FC Porto e ao Sporting, mas em Aveiro –, os encarnados vão querer repetir o resultado do jogo da 1.ª volta, na Luz, quando venceram por 3-1. Para o conseguir, o treinador das águias, Jorge Je-

17ª JORNADA HOJE: V. GUIMARÃES-NACIONAL, 20H15 (SPTV) AMANHÃ: RIO AVE-ACADÉMICA, 18H30 (SPTV) FEIRENSE-BENFICA, 20H30 (TVI) DOMINGO: U. LEIRIA-P. FERREIRA, 16H00 V. SETÚBAL-OLHANENSE, 16H00 SPORTING-BEIRA-MAR, 17H00 (SPTV) GIL VICENTE-FC PORTO, 19H15 (SPTV) SEGUNDA-FEIRA: MARÍTIMO-SP. BRAGA, 20H15 (SPTV)

sus, tem praticamente toda a equipa à disposição, tirando o castigado Ruben Amorim e o lesionado Enzo Pérez. Mas não só. O Benfica está numa excelen-

te fase e não perde pontos para a Liga desde novembro do ano passado, quando à passagem da 10.ª ronda empatou em Braga (1-1). O FC Porto, que dista dois pontos dos encarnados, joga em Barcelos, frente ao Gil Vicente, que empatou em casa com o Benfica (2-2). O extremo Varela recordou isso mesmo ontem e referiu que o Gil é “uma equipa complicada”. Porém, assegurou que o FC Porto tem “todas as condições para vencer”. Fernando não joga de certeza pois está castigado. Djalma também não, pois está na Taça Africana. Hulk

continua sem treinar e é a grande incógnita para a partida de domingo, embora pareça cada vez mais difícil que jogue. Sapunaru, Alex Sandro, Guarín e Rodríguez estão lesionados. Outro desafio que merece realce é o Marítimo-Sp. Braga, que se disputa no Funchal. O 3.º visita o 5.º e com o Sporting à espreita, claro está. Há ausências dos dois lados, mas destaque para as de Alan e também para Djamal, ao serviço da selecção da Líbia. O Sporting joga em casa com o Beira-Mar, sem Schaars, e está obviamente proibido de perder. L.C.


15

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012

QUINN ROONEY /GETTY IMAGES

Évora sai pelo seu pé

Nadal está na final “Rafa” bateu Federer no Open da Austrália Djokovic e Murray jogaram de madrugada “Temos muito respeito um pelo outro e jogamos sempre bem quando nos defrontamos. Mas penso que o Nadal joga sempre um pouco melhor contra mim do que frente aos outros jogadores, mas isso é bom para mim.” Palavras de Roger Federer, que ontem foi eliminado na meia-final do Open da Austrália de ténis, por Rafael Nadal, ao perder por 6-7, 6-2, 7-6 e 6-4. De facto, o n.º 2 mundial esmera-se sempre contra o n.º 3. Em dez jogos nos torneios do Grand Slam,

No quadro feminino, a final vai pôr frente a frente Maria Sharapova e Victoria Azarenka “Rafa” venceu “FedEx” oito vezes. A última vitória foi em 2007, em Wimbledon. Aliás, nos quatro grandes torneios, Federer só bateu Nadal na relva londrina. Em 27 partidas que os dois tenistas disputaram entre si, o suíço apenas venceu nove vezes.

Quanto a Nadal disse estar “muito, muito contente” pelo triunfo até porque, assegurou, está a fazer um torneio que “não sonhava há três semanas”. Em femininos, a russa Maria Sharapova, n.º 4 do ranking WTA, bateu a checa Petra Kvitova, n.º 2 mundial, por 6-2, 3-6 e 6-4. Na partida que apurou a outra finalista, a bielorrussa Victoria Azarenka, n.º 3 do mundo, derrotou a belga Kim Clijsters, 14.ª no ranking e detentora do título, por 6-4, 1-6 e 6-3. L.C.

Nadal venceu ontem pela 8ª vez Federer no Grand Slam

Três dias depois de ter sido operado, Nelson Évora saiu ontem pelo seu próprio pé do Hospital Garcia de Orta, em Almada, bem disposto e nem sequer evitou uma mini sessão de autógrafos. O campeão olímpico do triplo salto em Pequim 2008 disse à saída do hospital, apoiado em canadianas, que “não podia estar mais satisfeito”, pois horas antes tinha estado na fisioterapia a ensaiar a recuperação. “Correu tudo bem, a operação foi um sucesso. Saí pelo meu pé, o que mostra a evolução”, disse, acrescentando: “O processo foi bem acompanhado, fui muito bem tratado pelos enfermeiros e pela equipa médica e auxiliares.” Nelson Évora fraturou a tíbia da perna direita no Estádio Nacional, a 18 de janeiro, no aquecimento para uma prova. O atleta vai falhar os Jogos Olímpicos de Londres no verão. PUB

Futebol em risco O Governo notificou a FPF e a Liga de Clubes para saldarem os 13 milhões de euros relativos ao Totonegócio, num sinal de que não está disposto a perdoar a dívida. Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas rejeitou a ideia de um ultimato, mas lembrou que “ninguém está acima da lei”. Os clubes têm um mês para contestar ou pagar – se não o fizerem o futuro do futebol profissional fica em causa. Uma reunião agendada para hoje, na Liga, deverá definir a resposta dos clubes.

Obras na Luz Começaram a 23 de janeiro e devem acabar a 26 de fevereiro as obras no topo norte do Estádio da Luz após o incêndio que ali deflagrou no dérbi com o Sporting. A direcção do Benfica explicou que a substituição das bancadas e da cobertura já custou 330.000 euros.

Jogadas

va. O Benfica, 1.º, joga na Figueira da Foz com o lanterna vermelha, Casino Ginásio, às 17h15.

Jogo grande na Luz

Gallinari e Love renovam

HÓQUEI EM PATINS. Jogo

NBA. O italiano Danilo

grande amanhã, na 13.ª ronda do campeonato nacional, com o Benfica, 2.º, a receber os açorianos do Candelária, 3.º, às 18h30. O líder FC Porto joga fora com a Oliveirense (15h05, RTP2).

Gallinari vai permanecer nos Denver Nuggets até 2016, a troco de 32 milhões de euros. Também o norte-americano Kevin Love prolongou o seu contrato até 2016 com os Timberwolves, por 47 milhões.

Leões em duelo caseiro ANDEBOL. O Sporting, 3.º

no campeonato, recebe amanhã no Pavilhão Paz e Amizade (17h, RTP2), o Águas Santas, 2.º, na 19.ª jornada. O Benfica, 4.º, joga na Maia, às 17h30. O líder, FC Porto, joga para a Taça, em Aveiro, com o São Bernardo.

FC Porto joga no Dragão BASQUETEBOL. O FC Porto, 2.º na Liga, recebe amanhã, às 17 horas, no Dragão, o Lusitânia, 6.º, na 14.ª jornada da pro-

Blanka Vlasic falha época ATLETISMO. A croata

Blanka Vlasic vai falhar a época de pista coberta, incluindo os Mundiais de Istambul, para ser operada ao pé esquerdo, anunciou a bicampeã mundial do salto em altura.


PUB


20120127_pt_lisbon