Page 1

PUB

GRANDE PORTO quinta-feira 26 Janeiro 2012 ano 6, nยบ 1588


PUB


ESPECIAL LOW COST QUEM DIZ QUE A CRISE VAI MUDAR O SEU ESTILO DE VIDA? TEMOS DICAS PARA MANTER A “JOIE DE VIVRE” {págs. 7 a 11}

GRANDE PORTO quinta-feira 26 Janeiro 2012 ano 6, nº 1588 Hoje 8° | 12°

Amanhã 3° | 14°

www.readmetro.com Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Moda. Paris

Google provoca polémica Criação de perfil único de dados por gigante da Net levanta receios de violação de privacidade {pág. 5} Futebol

Formação em permacultura Serralves e Quercus juntas pela qualidade de vida {pág. 4}

Uma modelo mostra aos presentes (e ao mundo) uma peça de lingerie de JP Gaultier PASCAL LE SEGRETAIN/GETTY IMAGES

O imbatível charme parisiense Em Paris, capital francesa, a semana da moda local, talvez a mais prestigiada do mundo, continua a marcar a atualidade. É na passarela parisiense que se vislumbra o futuro próximo das grandes tendências da moda mundial.

Real ficou a um golo de passar Barcelona e Real Madrid empataram a dois golos Boa exibição “madridista” e golo de Ronaldo Eficácia leva “Barça” para as “meias” da taça espanhola {pág. 20}

Ajustamento para a Madeira Acordo entre Passos e Jardim para dívida da região {pág. 4}

Ana Rita Clara Ao longo de 2012 somos todos vimaranenses {pág. 2}


www.readmetro.com

02

QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

1 jornal

Não perca hoje!

CONCERTO SAMUEL ÚRIA Pop up!, Lisboa Entrada livre, 22h00 O trovador de Tondela sobe ao palco do novo espaço alfacinha situado na emblemática Avenida da Liberdade para dar a conhecer e ouvir “A Descondecoração de Samuel Úria”, um disco escrito, composto, cantado e gravado num dia.

metro online

Veja o trailer de “This Must Be The Place”, filme que tem o actor Sean Penn como cabeça de cartaz.

www.facebook.com/ people “Demi Moore está à procura de ajuda profissional, disse a sua agente na terça-feira. ‘Por viver num grande momento de stress, a Demi decidiu procurar ajuda profissional para tratar este cansaço que sente e melhorar o seu estado de saúde.’”

O NOSSO PULSO á uma dualidade que surge à superfície, quando, neste momento de mudança de atitudes, de pensamentos e obrigações, se apresenta o “Berço da Nação”, como o reconhecido espaço privilegiado e europeu de Cultura para o ano de 2012. A minha ligação a estas terras do Minho vem dos tempos da faculdade, onde já aí se sentia o vibrar desta região, com a sua riqueza histórica, com os traços tradicionais, que se fundiam com a modernidade e o espírito de renovação. Foi bom sentirmo-nos mais portugueses ao acompanharmos a apresentação desta “nossa” Capital Europeia da Cultura para este ano e que passa também a ser de todos aqueles que a visitarem. Guimarães repõe o espírito de todos nós, no local onde devia sempre estar. Defende a sua dimensão, não tentando ser mais do que se revela e sobretudo, valoriza o poder dos pequenos grandes espaços, dos pequenos enormes auditórios, onde a alma ocupa sempre maior riqueza. Regressa às origens da intimidade,

H

retorcendo os passos da globalização, que enormiza os espectáculos, mas retira-lhes a intimidade com os seus públicos. O exemplo desta Cidade-Cultura poderia retratar até aquilo que nos define, uma vez que os seus pensadores acreditam na expansão desta organização para o mundo, a partir desta região.

www.facebook.com/ hollyscoop “Já não sabemos em que acreditar. Não há declarações oficiais sobre o divórcio de Johnny Depp e Vanessa Paradis e agora Vanessa diz que os rumores são ‘falsos’.”

www.facebook.com/ thehollywoodgossip “Cynthia Nixon tem recebido críticas da comunidade gay. Tudo porque a ‘Miranda’, de ‘Sexo e a Cidade’, que namora com Christine Marinoni, disse que ‘a homossexualidade é uma escolha’”.

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

Somos todos vimaranenes porque somos todos portugueses. E porque todos “Fazemos Parte” Neste sentido, a centralização de que muitos falam, já nem é evocada. A centralização floresce onde estiver a melhor oferta cultural. Seja em Guimarães, ou em qualquer cidade do País. 21 de janeiro marcou um novo ciclo nas nossas vidas e no nosso País e atira a nossa Cultura, a nossa riqueza, a nossa atitude, para um novo momento. Somos todos vimaranenes porque somos todos portugueses. E porque todos “Fazemos Parte”.

@omalestafeito [João Quadros] “O comandante do navio italiano está chocado por ainda não terem recuperado o isqueiro e o maço de tabaco que ele deixou no quarto.”

http://blogs. telegraph.co.uk/ news/brendanoneill2 “A polémica no Twitter à volta do rumor de um ‘remake’ de ‘Princess Bride’ expõe a imaturidade da minha geração.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Cientistas portuguesas são distinguidas Três cientistas portuguesas foram distinguidas com o Prémio L’Oréal Mulheres na Ciência com projetos relacionados com um novo tratamento para o cancro da mama (Ana Barbas), com a suscetibilidade ao pneumotórax espontâneo primário (Inês Sousa) e com a incapacidade causada pela esclerose múltipla (Adelaide Fernandes). A iniciativa apoia a investigação científica na Saúde e Ambiente em Portugal realizada por mulheres com

idade até 35 anos. Na edição deste ano apresentaram-se 80 candidaturas tendo sido escolhidos três projetos que vão receber 20 mil euros cada. As cientistas contempladas consideram a distinção um contributo importante para o desenvolvimento dos seus trabalhos, um reconhecimento e um incentivo a continuar a investigar como disseram à agência Lusa. A cerimónia da entrega dos prémios da 8.ª edição desta iniciativa decorreu ontem em Lisboa.

PABLO BLAZQUEZ DOMINGUEZ/GETTY IMAGES

‘Madridfusion’: uma cidade a salivar Em Madrid, por estes dias, não deve ser difícil comer bem. Tudo porque capital espanhola recebe o “Madridfusion – International Gastronomic Fair”, prestigiado certame culinário a desenrolar-se no Palácio dos Congressos.

Metro Portugal Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº3 1549-023 LISBOA - PORTUGAL

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora: Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social: €4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal acionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRETOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel.: 21 049 40 00 Fax: 21 049 31 34 Porto Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Diretos: Vitor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Tel.: 22 532 23 10 Fax: 22 532 23 99 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Diretor de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRETOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redação Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia Laura Haanpää Assistente Ana Rodrigues Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

LUÍS ANICETO

Porto

Aprenda a ser “verde” Quercus e Serralves vão formar permacultores Qualidade de vida atingida com conhecimento e ética

Fundação de Serralves terá atividades teórico-práticas

O Serviço Educativo de Serralves e o Núcleo Regional do Porto da Quercus organizam em conjunto um curso de “Planeamento em Permacultura”, cuja primeira sessão acontece este sábado. Fim-de-semana sim, fim-de-semana não, até 25 de março, os formadores deste curso mostram que a qualidade de vida real e duradoura não se atinge com dinheiro mas “com conhecimento, engenho e ética”. No espaço da Fundação de Serralves, serão desenvolvidas várias actividades

Permacultura Permacultura significa “cultura permanente”. É uma abordagem ao uso do solo que interliga clima, plantas, animais, água e necessidades humanas.

teórico-práticas. O curso conta ainda com sessões ao fim da tarde, dinamizadas em associações culturais da cidade, bem como com um fim-de-semana de visita a quintas de permacultura. RAQUEL MADUREIRA

Ajuda para o Douro A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro) reclama ao Governo uma intervenção para garantir o escoamento e melhores preços aos produtores para os vi-

ISEP cria jogo ‘real’ Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) criaram o jogo de computador TIMEMESH, destinado a alunos com idades entre os 11 e os 15 anos. A ideia é que este jogo de aventuras, baseado em acontecimentos históricos reais, possa ser incluído nos planos curriculares de ensino, como uma nova ferramenta de R.M. aprendizagem.

nhos do Douro e Porto. Os vitivinicultores começam agora a receber o benefício, ou seja, da quantidade de mosto que foi transformado em vinho do Porto. Mas, diz a Avidouro, apesar da redução de 25.000 pipas de benefício na última vindima, os preços “não aumentaram” face à campanha anterior.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje às 21h15, na Quinta de Bonjóia, em Campanhã, assistia à apresentação do livro “MARCAS DO VINHO NO PORTO”, que visa dar a conhecer a enorme importância que o vinho teve ao longo da história para a construção, o desenvolvimento e a projeção da cidade invicta.

PUB


04

www.readmetro.com

nacional

QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

Jardim e Passos chegam a acordo LUÍS ANICETO

“A Madeira vai pagar as dívidas” disse o líder do governo regional Hoje conhecem-se os detalhes A reunião entre o primeiro-ministro e o presidente do governo regional da Madeira terminou ontem ao final da tarde com um acordo para o plano de ajustamento. Passos Coelho e Alberto João Jardim reuniram-se em São Bento, para discutir o programa de assistência financeira à Madeira. Quase cinco horas depois de ter começado, havia uma decisão e um entendimento. Contudo, os detalhes do documento só serão apresentados amanhã, em conferência de imprensa no Funchal, anunciou fonte do gabinete do primeiro-ministro. A mesma fonte, citando Alberto João Jardim, avançou aos jornalistas que “a Madeira pagará as suas dí-

DR

Ministros sobre crimes

6,5

mil milhões de euros é o valor da dívida regional, não incluindo as dívidas de entidades do setor público empresarial (de 1.255 milhões) vidas”, assumindo a responsabilidade pela dívida contraída pela região. À saída do encontro, Jardim recusou fazer quaisquer comentários. Já o gabinete de Passos Coelho deixou uma mensagem, transmitida por Jardim: “Ficou reconhecido o princípio da responsabilidade da região pelo capital em dívida e pelos juros.”

SNS exposto à fraude Existem “muitos casos em investigação” de suspeita de fraude contra o Serviço Nacional de Saúde (SNS), disse ontem a ministra da Justiça, em Loures. Paula Teixeira da Cruz classificou ainda este crime de “altamente complexo”. “Há muitos casos em investigação e que envolvem

Família tem mais poder que amigos A sensação de bem-estar e auto-estima dos jovens depende mais das relações familiares do que das ligações entre colegas, que só ocupam o lugar da família

Presidente do governo regional da Madeira esteve reunido com o primeiro-minstro e o ministro ds Finanças quase cinco horas

quando esta se ausenta. A conclusão é de um estudo do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). “No que toca ao sentimento de bem-estar, a fa-

desde aquisições de equipamentos à construção de determinados equipamentos e fármacos”, disse, escusando-se a quantificar os valores destas fraudes. “O suborno, muitas vezes traduzido em favores que, exteriormente, não aparentam qualquer ilegalidade, permite a obtenção de

proveitos ilícitos que, posteriormente, são branqueados e reinvestidos, quer na economia lícita, quer no financiamento de outras práticas criminosas”, disse. Por seu turno, o ministro da Saúde disse ontem que está “satisfeito” com a prioridade que os proces-

mília continua a ter um papel mais importante do que o grupo”, disse à agência Lusa o coordenador do estudo, Francisco Peixoto. Ainda assim, o facto de a família dar “um contributo maior para a auto-estima que a relação com os colegas” não significa que o grupo de amigos não é importante, avançou ainda.

Fecho de Hospitais 5 pousadas em dívida O Governo justificou ontem o fecho das Pousadas da Juventude de Vila Real, Guarda, Leiria, Portalegre e Setúbal (da Movijovem) com as deficientes condições dos edifícios.

sos de inquérito aos casos suspeitos de fraude contra o SNS estão a ter e que é “idêntica à de crimes com presos preventivos”. Paulo Macedo disse ter conhecimento de “várias investigações” que estão a decorrer no Ministério Público ou, também, no âmbito da Polícia Judiciária.

Os hospitais EPE tinham até novembro dívidas de 2,2 mil milhões de euros, devido à falta de financiamento das entidades, disse o secretário de Estado do Orçamento, Morais Sarmento.

Norte a Sul

Portas defende limite à dívida MNE. A regra que impõe

um limite ao endividamento deve ser inscrita na Constituição ou em legislação “permanente e vinculativa”, porque protege os Estados de crises como a atual, disse ontem o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Escolas mais autónomas GESTÃO. O Governo

iniciou reuniões com os sindicatos de docentes para mudar o modelo de gestão, conferindo mais autonomia às escolas.


www.readmetro.com

economia

Trocos

Portáteis em queda INFORMÁTICA. O mercado

nacional de venda de portáteis vai cair 10%, em 2012, segundo as estimativas apontadas pela Toshiba para Portugal, citadas pelo JdN. A Toshiba refere, no seu observatório, que se forem considerados os projetos da educação, a quebra poderá ser 24%. Sem esses projetos, a queda fica nos 10%.

Luz verde da concorrência

4.562 M€ no retalho SONAE. O negócio de reta-

lho da Sonae aumentou as vendas, durante o ano de 2011, em 0,3%, atingindo os 4.562 M€, anunciou ontem a empresa, que fala num desempenho superior ao mercado.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$110.50 (+0.41%)

1,446 (-0,34%)

Psi-20

TAP. A Autoridade da Con-

corrência autorizou a TAP a vender os 50,1% da Groundforceao Grupo Urbanos, um negócio acordado em dezembro entre as empresas.

5.428,92 (-0,69%)

Euro para: Dólar 1,310 Libra 0,837 Real 2,308

05

QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

Contestação a nova política Google cria perfil único de dados Utilização para publicidade orientada Violação de privacidade temida GETTY

O anúncio que a Google vai fundir os dados dos utilizadores dos seus diversos sites num único perfil lançou o debate sobre uma possível violação da privacidade. No plano a vigorar a 1 de março, uma pesquisa em qualquer um dos portais Google (Gmail, Google+ ou YouTube) será armazenada numa única base de dados que a empresa poderá usar para publicidade orientada. Por exemplo, se uma pessoa vir um vídeo do Manchester United, publicidade a bilhetes para os jogos do clube poderá aparecer na conta do Gmail ou do Google+.

A gigante da Web sustenta que terá uma melhor ideia das pesquisas Os críticos estão preocupados que, por exemplo, os pormenores sobre a sua saúde ou estilo de vida poderão ser gravados na base de dados e usados nos diversos sites. “Não há forma

perceber as implicações do Google recolher informações sobre a sua saúde, opiniões políticas ou preocupações financeiras”, disse o diretor do Centre for Digital Democracy, Jeffrey Chester ao WP. Mas enquanto uns dizem que a privacidade dos utilizadores será invadida, outros dizem que a política trará mais transparência. “Mostra que todos os dados estão no lugar e isso é bom para a privacidade das pessoas”, disse o fundador da empresa de segurança de dados israelita BillGuard, Raphael Ouzan, ao metro. ANTHONY JOHNSTON/ MWN

Mercado Puro

COM A VERDADE ME ENGANAS LUÍS FERREIRA EXERTUS – CONSULTORES WWW.MERCADOPURO.COM

Por vezes transparecem no espaço mediático as lutas de poder e influência que estão em marcha. Cada vez mais, comunicar – o acto de pôr em comum – assemelha-se a um teatro de marionetas; um jogo de espelhos entre o que se diz sem querer e o que se quer sem dizer. Paradoxalmente, mesmo quando não se quer e não se diz, está-se a comunicar. Neste circo são tão graves os espaços cinzentos, onde há sobreposição e ruído, quanto os brancos, em que, ao nada inscrever, se deixa espaço para que cada um lá coloque o que bem entender – seja na forma, seja no conteúdo… PUB

iPhone4S e os lucros A Apple conquistou lucros recorde no primeiro trimestre do ano fiscal de 2012 – o primeiro sem o seu fundador Steve Jobs –,

impulsionados pelas fortes vendas do novo iPhone. No primeiro trimestre do ano fiscal de 2012, os lucros líquidos da empresa mais do que duplicaram ao alcançar o valor recorde de 13,06 mil milhões de dólares (10 mil milhões de euros), enquanto as receitas

cresceram em termos anuais de 26,74 mil milhões (20,5 mil milhões de euros) para 46,3 mil milhões de dólares (35,7 mil milhões de euros). Durante o trimestre terminado em dezembro, foram vendidos mais de 37 milhões de iPhones.

Automóvel. Ultrapassagem

GM vendeu 9,03 milhões de automóveis GETTY

Toyota perde liderança mundial O grupo japonês Toyota anunciou ontem ter vendido 7,95 milhões de veículos em todo o mundo em 2011 (menos 6% que no ano anterior), confirmando a perda do título de maior fabricante mundial para a norte-americana General Motors, sendo também passada pela VW (8,16 milhões) e pela Renault-Nissan (8,03 milhões).


06

www.readmetro.com

mundo

QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

Mais poder para Bruxelas Merkel pede a países da UE para abdicarem de competências União política apontada como único caminho Líder de Berlim atrai empresários A chanceler alemã Angela Merkel colocou ontem o dedo no que entende ser a ferida da União Europeia: “a falta de estrutura políticas que permitam à moeda única avançar de forma positiva”. Merkel, que falava no discurso de abertura do Fórum Económico de Davos, na Suíça, frisou ser necessário que os 27 Estados-membros “cedam mais competências” a Bruxelas para que o projeto continental possa ter futuro. PUB

Fórum de Davos

Tema do ano: “A Grande Transformação: Dar Forma a Novos Modelos”. Mais de 2600 personalidades da elite política, financeira e empresarial vão passar pela estância de esqui suíça Futuro do capitalismo discutido durante cinco dias.

“A minha visão é a união política – a Europa tem de seguir o seu caminho pró-

prio. Temos de nos aproximar em todos os âmbitos políticos”, frisou.

Na comunicação, Merkel reforçou a posição alemã contra a ampliação do fundo europeu de resgate aos países afetados pela crise da dívida na Zona Euro: “Queremos lutar pelo euro, mas o que não queremos é uma situação em que sejamos forçados a prometer algo que não seremos capazes de cumprir.” E houve tempo para um recado aos empresários: “Invistam na Europa – ela será mais forte e competitiR.A.C. va depois da crise”.

Planisfério

Imprensa mais livre CABO VERDE. Brasil e An-

gola caíram na lista dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que classifica a liberdade de imprensa no mundo, e Cabo Verde está entre os dez países que lideram o ranking, revela um relatório ontem divulgado. Portugal ascendeu na tabela, passando do 40.º lugar para 33.º em 2011.

Fim do poder a 30 de junho

Obama ‘pisca olho’ à classe média Promessas de mudanças radicais na legislação fiscal ocuparam grande parte do discurso do Estado da Nação ontem efetuado pelo presidente dos EUA. Aproveitando o momento como rampa de lançamento para a sua recandidatura à Casa Branca, Barack Obama defendeu “um agravamento dos impostos para os mais ricos”, eliminado as desigualdades em relação à classe média. “Está na hora de aplicar as mesmas regras, de cima a baixo.” GETTY

EGITO. A Junta Militar

egípcia anunciou ontem – dia de aniversário da revolução – que deixará o poder a 30 de junho, após as eleições presidenciais.

Presidente dos EUA


LOW COST Quem disse que ser saudável e fazer exercício físico sai caro? O metro traz-lhe ideias para manter (ou recuperar) a forma física sem gastar muito dinheiro Desde o desporto ao ar livre, às actividades radicais e até um ginásio “low cost”, descubra o que tem à disposição... mesmo ao lado de casa!

“Feche” os cordões à bolsa e

mexa-se!

Quantas vezes não ouviu já esta desculpa? “Ah e tal eu gostava muito de emagrecer, mas os ginásios são tão caros.” Pois bem, acabaram-se as desculpas. Sair de casa para dar uma corrida num parque perto de casa, ou no paredão, junto ao mar, que não fica assim tão longe do seu lar, não custa assim tanto. E, se preferir, chame um(a) amigo(a), para não “sofrer” sozinho(a). Faça deste gesto uma rotina e vai ver que os resultados começam logo a surgir. E mais, já viu que ainda vai poder fazer inveja àqueles que andam a gastar rios de dinheiro nos ginásios, onde só vão de vez

em quando? E ainda exibir a sua forma mais definida e tão low cost? Se, por outro lado, é daqueles que não gosta de correr, não se preocupe, tem outras soluções. Basta que ande mais (e mais depressa claro), e por cada minuto está a queimar cerca de oito calorias. Se a estrada ou passeio forem íngremes, melhor! Mais calorias está a queimar. A chave para o sucesso é aproveitar cada momento para se mexer. Chegou ao trabalho? Não vá pelo elevador, escolha as escadas. Os músculos das pernas e dos glúteos vão ficar bem mais firmes. Quando sair de casa para o traba-

lho, deixe o carro um pouco mais longe e vá a pé até à porta do escritório. Ou então, se for de transportes públicos, saia uma ou duas paragens antes e mexa as pernas. Andar 30 minutos por dia é suficiente para queimar alguma gordura. E não é só durante a semana que se deve mexer. Pois bem, ao fim-de-semana é altura de aproveitar outras soluções. Combine uma saída à noite com amigos e dance sem parar! Hidrate-se. Beba água (que o álcool engorda, e depois lá se vai todo o trabalhinho extra da semana). Ao dançar está a gastar pelo menos seis calo-

Quer soluções? Se gosta de dar desculpas, não leia isto. Porque depois de o fazer, só pode mexer-se mais e mais e em alguns casos a custo zero. Exercícios fora de casa: Saia para uma corrida na marginal; leve uma bicicleta até ao parque, ou agarre no seu MP3 e vá andar uma boa meia hora.

1

Exercícios em casa:

2Abdominais não

exigem grande preparação. Deite-se e comece a mexer-se. Faça flexões,

salte à corda, ligue o rádio bem alto e dance sem parar... Há vários exercícios que pode praticar entre quatro paredes. Actividades radicais:

3Na plataforma

www.outitude.com encontra várias soluções ao ar livre a partir de €5. Investigue! Ginásio em conta:

4A pensar nos dias

de hoje e na crise que assola o País, nasceu um ginásio low cost. A partir de €4,40 por semana pode fazer exercício, junto de quem percebe do assunto.

rias por minuto. Por isso, toca a mexer. Se tem um romance novo, vá dar um passeio à praia. Coma uma saladinha e substitua o chocolate pelo amor. Faz bem melhor à saúde. Se é casado(a) – ou então, se vive em pecado – e o seu parceiro não é muito dado ao exercício físico e prefere passar horas em frente à televisão, comece a saltar à corda entre ele e a caixa quadrada. Está a queimar cerca de 15 calorias por minuto, e rapidamente vai concordar em levantar-se para irem dar uma volta de bicicleta até ao jardim mesmo ao lado de casa.


08

low cost CNBC.COM

E se acha que exercício é só sofrimento, desengane-se. Quando o seu parceiro sair, prepare um jantar romântico às escondidas. Esqueça as sobremesas com açúcar e adocique a relação com surpresas mais quentes. Uma noite de sexo permite queimar centenas de calorias. Um orgasmo são mais de 60. Até um simples beijo serve como exercício. Seja radical Actividades ao ar livre podem incluir ainda aulas dos mais variados desportos radicais. Em www.outitude.com pode fazer reservas em mais de 50 empresas e 100 actividades disponíveis por todo o País. “O nosso projeto nasceu de uma ideia maluca de três colegas de trabalho que queriam marcar um jogo de paintball. Na Internet só tínhamos sites com aspeto pouco profissional que nos obrigavam a contactar por telefone as empresas e acreditar no que nos era dito. Faltava informação sobre as vagas, preços, credibilidade da empresa! Decidimos resolver esta falha!”, defendem os responsáveis do projeto

Não custa nada A verdade é que não custa mesmo. Aliás, na verdade vai custar-lhe sim, mas calorias Correr: 20 calorias/minuto. Durante uma hora são cerca de 600 calorias Saltar à corda: 15 calorias/minuto Trabalhe as coxas, ombros e pernas. Ainda desenvolve a coordenação motora Subir escadas: 15 calorias/minuto Pode ser um exercício aeróbio. Use as escadas em casa e no trabalho Dançar: 6 calorias/minuto Aproveite as saídas à noite para queimar calorias

que nasceu em agosto do ano passado. Paintball, passeios de bicicleta, rafting, escalada, rapel e windsurf são alguns dos desportos disponíveis e a preços muito em conta. Uma aula de bodyboard durante 90 minutos em Oeiras custa

60 segundos

GINÁSIO “LOW COST” “A CHAMADA CRISE NÃO NOS PREOCUPA” Portugal tem o primeiro ginásio low cost com preços desde €4,40 por semana. Júlio Pedro Carvalho é um dos gestores do Fitness Hut. Como nasceu o projeto?

A vontade nasce do “know-how” de três homens de sucesso que em 1997 lançaram a marca Holmes Place. São eles: Nick Coutts, André Groen e Júlio Pedro da Silva Carvalho. Foi realizada uma profunda investigação que levou a cabo inúmeras visitas a diferentes marcas de clubes de fitness. Fitness Hut junta o melhor do que vimos e aprendemos. Qual o balanço até agora?

A chamada crise não nos preocupa. O nosso

produto está exatamente em contra-ciclo, ou seja, numa época em que as pessoas querem reduzir os seus gastos mensais, a nossa aposta explica-se por estarmos a racionalizar o valor competitivo que queremos oferecer e emocionalmente queremos dar a oportunidade, a todos, de se mexerem, combaterem o stress, aspirando uma libertação de energia que lhe proporciona bem-estar físico e mental. Qual o vosso público alvo?

Acaba por ser equilibrado, mas há uma maior tendência para o género feminino. Verifica-se que a faixa etária 25-34 anos e 35-44 anos têm maior expressão, seguiP.T. da de 45-54 anos.

apenas €5. E a empresa conta ainda com uma promoção: 20% de desconto ao preço final em todas as atividades. Um ginásio “low cost” Se é mais caseiro e prefere fazer exercício em espaços fechados, pode fazê-lo por menos de €5 por semana. O Fitness Hut é o primeiro ginásio low cost. Se optar por frequentar o espaço durante um ano, paga €4,40 por semana. Sem compromisso, são €5,50, durante um horário pré-definido. Se preferir um horário livre, paga €6,60 (compromisso 12 meses) ou €8,80 (sem compromisso). “Temos uma grande vantagem competitiva – o preço reduzido que está compreendido entre 35% a 70% em relação aos clubes da concorrência”, refere ao metro Júlio Pedro Carvalho, um dos gestores do projeto. A ideia é simples e direta. Principalmente porque nasceu a pensar no “bem-estar da comunidade e sobretudo em querer dar a maior flexibilidade às pessoas – treinar quando querem, o que querem, fazendo a aposta certa, no momento certo, sem compromissos, sem complicações”, continua. Atualmente existe um ginásio nas Amoreiras que abriu a 15 de outubro 2011, mas a ideia é chegar mais longe. “De seguida abre um no Porto em março e depois em abril, abre o clube de Cascais”, acrescenta. Mas haverá mais opções. Ainda em 2012, abrem mais 9 clubes. “Ainda não temos todos os locais definidos, mas podemos divulgar que ambicionamos Almada, Oeiras, Norte, Grande Lisboa, Odivelas, Carnaxide”, refere o gestor. E porque é um ginásio que apresenta soluções face à crise, as expetativas da administração “são muito positivas”. “Estimamos atingir 30.000 sócios num universo de 10 clubes (...). Temos de ajudar o País, não só contribuir para uma economia mais empreendedora, mas também oferecer um escape ‘barato’ para as pessoas aliviarem o seu stress”, conclui. Depois de uns bons minutos sentado a ler este artigo, está na hora de se mexer, e pôr algumas destas ideias em prática. Está à espera de quê? PATRÍCIA TADEIA

Hospedeiras da Southwest Airlines, “back in the days”

A viajar depressa e barato desde 1971 Southwest Airlines foi a primeira companhia aérea “low cost” Conheça as características do conceito O ano de 1967 revelou-se fértil em acontecimentos determinantes para a história da política (assassinato de Che Guevara) ou medicina (realização do primeiro transplante de coração com êxito), mas também o foi para a aviação comercial. É em março desse ano que os empresários Rollin King e Herb Kelleher promovem um novo modelo de negócio no trânsito aéreo comercial, designado por low cost (baixo-custo), e fundam a companhia Air Southwest. Entraves jurídicos apenas permitiram que o primeiro voo económico se realizasse em 1971, já com a companhia sob o nome Southwest Airlines. Ligações iniciais: entre Houston, San Antonio e Dallas, no estado do Texas. A companhia revolucionaria o mercado até se tornar na maior do país e uma das maiores do mundo.

Europa: encomenda histórica Em contra-ciclo com a crise financeira europeia e mundial, a companhia aérea low cost Norwegian Air Shuttle ASA comprou on-

Nota: Ryanair e easyJet representam, juntas, mais de um quarto (26,2%) do tráfego aéreo total em Portugal.

Era ponto assente que os passageiros pagariam menos para andar de avião, mas isso implicava o quê? Resposta: viajar sem a oferta de serviços adicionais. Hoje, se viajarmos em baixo custo, sabemos que quase tudo é pago a bordo e que há uma preferência por aeroportos secundários. Mais: para aproveitar os preços “em conta” é imperativo reservar viagem com antecedência – perto da data de voo a tarifa aumenta de tal forma que os preços chegam a aproximar-se dos praticados pelos concorrentes tradicionais. O conceito chegou à Europa em 1985, pela Ryanair, e tem ganho força no mercado. Em 2011, cinco das seis maiores companhias europeias low cost cresceram dois dígitos. A exceção foi a líder Ryanair – cresceu 5,1% num total de 76,4 milhões de passageiros. R.A.C.

tem 222 aviões Boeing e Airbus naquela que é a maior encomenda de sempre na aviação europeia. O CEO da empresa norueguesa, Bjoern Kjos, falou de um dia histórico. “Assegurámos a renovação da nossa frota para os próximos anos e estamos muito contentes com os acordos quer com a Airbus,

quer com a Boeing”, observou. O negócio de 16,5 mil milhões de euros inclui 122 Boeing 737 e 100 Airbus A320. Fundada em 1993, a Norwegian movimentou 15,7 milhões de passageiros em 2011, um crescimento de 20,5% face a 2010. É a terceira maior low cost aérea europeia.

Portugal, 2011 A gestora Aeroportos de Portugal (ANA) registou o movimento de dez milhões de passageiros em voos low cost em 2011, num acumulado de 27,7 milhões de passageiros. Ryanair: Transportou 3,8 milhões de passageiros (13,7% da quota de mercado total) e destronou a easyJet na qualidade de segunda maior companhia aérea em Portugal; easyJet: Transportou 3,5 milhões de euros (12,5% do mercado nacional) e é agora a terceira maior companhia a operar no país;


09

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

SXC.HU

Casais: o dinheiro traz problemas

MAIS DINHEIRO, MENOS AMOR Jason Carroll, professor na Universidade de Brigham Young e autor do estudo

Cientistas dos EUA apontam que falar sobre finanças conduz à infelicidade Cônjugues ricos discutem mais Os Beatles cantaram, agora a ciência confirma. A deixa “Money can’t buy me love” é real, pelo menos para aqueles que são casados, depois de investigadores dos EUA descobrirem que conversar sobre finanças conduz a uma vida infeliz. Cientistas sociais da Universidade Brigham Young (BYU), em Utah, pediram a 1.734 casais nos EUA para avaliarem a importância de “ter dinheiro e muitos bens materiais.” Os casais que negam a importância do referido item pontuaram mais 10% a 15% ao nível do estabilidade do casamento do que em casais onde um ou ambos são materialistas.

10%

a 15%: eis quanto ganham em estabilidade matrimonial os casais que desvalorizam o materialismo “Os casais onde ambos são materialistas revelaram-se piores em todos os indicadores analisados,” disse o autor principal da investigação, Jason Carroll, professor na BYU. “Há um padrão predominante nos dados sobre uma comunicação erosiva, pouca capacidade de resolução

de conflitos e uma baixa capacidade de resposta um com o outro. As descobertas também indicam que um em cada cinco casais confessaram ter um forte amor ao dinheiro. E apesar de estarem bem a nível financeiro, discutiam frequentemente sobre dinheiro. Apesar de partilharem valores materialistas, as relações materialistas são piores do que as dos casais onde apenas uma pessoa o é. “Por vezes as pessoas podem enganar-se sobre a importância das respetivas relações. Ajuda dar um passo atrás e perceber onde concentra o seu MWN tempo.”

Que diria aos casais que se casam por dinheiro? Diria

que o dinheiro não compra amor! Se a relação vive de bens materiais, acabará por desmoralizar as pessoas – as suas necessidades não são prosseguidas. Qual é o melhor conselho para um bom casamento?

Sejam responsáveis e comprometam-se a fazer do casamento uma prioridade. São estas as fundações de relações felizes. É por isso que falham os casamentos de Hollywood?

Dinheiro e felicidade não andam de braço dado

É possível que se concentrem mais no dinheiro e em estilos de vida vistosos do que propriamente nas respetivas relações. PUB


10

low cost

5

1

Parede branca é amiga Resista à tentação de tapar as suas paredes com papel de parede vistoso e fique-se pelo branco. A falta de cor vai abrir imenso espaço à sua sala.

Escolha bem onde poupar espaço Se exagerar nas arrumações vai ter o efeito contrário e vai parecer que a sua sala é ainda mais pequena. Tenha uma estratégia com o que comprar – como por exemplo um suporte magnético para facas para a cozinha ou algumas caixas da cor da parede para o quarto (E nada de pendurar a roupa dentro do saco de plástico da lavandaria! Só ocupa mais espaço.)

5

maneiras para

engrandecer uma sala

E que tal uma parede com espelhos?

2

Uma parede cheia de espelhos fez com que um salão em Versailles parecesse três vezes maior. Vai ter o mesmo efeito na sua pequena divisão. Cubra uma parede do quarto, ou do corredor, com espelhos e veja o milagre da duplicação de espaço.

Sim É uma maneira inteligente de solucionar o problema da falta de espaço no guarda-roupa. Os seus amigos vão ficar admirados com o seu sentido de moda até em casa (por exemplo, numa sala com cores garridas exibir os seus sapatos mais coloridos ou numa sala mais vintage mostrar roupa em segunda mão.)

da Adidas porque vai olhar para eles constantemente enquanto estiver a ver TV. É uma óptima maneira de mostrar aquela peça mais delicada que não convém usar todos os dias, como aqueles brincos antigos da sua avó.

pequenininha

Em vez de ter pormenores espalhados por todo o lado, tente criar um elemento grande e destacável no centro da sala – talvez um sofá colorido ou uma mesa de jantar enorme – e faça a decoração em torno disso. Vai diminuir a sensação de falta de espaço, ao mesmo tempo que define o seu estilo pessoal.

Aproveite todos os cantinhos

3

Não precisa de uma sala extra para ter um escritório decente. Muitos apartamentos têm espaços compactos que podem muito bem levar uma secretária e até uma obra de arte, como na foto à direita, em vez de espetar lá um vaso enorme.

Roupa como decoração: sim ou não? Está na moda exibir a roupa ou os acessórios da mesma maneira que exibiríamos uma bela toalha de mesa ou uma fronha nova no sofá. Mas será boa ideia? KENYA HUNT

Nunca mais se vai esquecer que já tem uns ténis amarelos

Português lança marca de cosméticos unisexo “I Love Me” é uma marca de cosméticos unissexo low cost criada por um português, que apostou no lema de que a pele não tem sexo e também não deve ser mais uma vítima da crise. Caviar, Pérola, Pó de ouro

e Bagas Gogi – associados aos famosos retinol e ácido hialurónico – dão o mote à linha de produtos lançados por José Janeiro. Enquanto marca low cost, apresenta preços entre os “€10,54 e os €18”, ga-

4

Determine o ponto central

rantindo o empresário, citado pela agência Lusa, que “nunca chegará aos €20”. “Porque as pessoas têm menos dinheiro e têm que continuar a gostar de si próprias”, é o lema de Janeiro, que explica ter “um

produto de elevado valor acrescentado, em qualidade e imagem”, como são os cosméticos, mas reduzindo margens de lucro. Vendida em Portugal, mas criada em Espanha, é “uma marca do mundo”.

Não

As suas visitas vão pensar que não tem espaço suficiente no armário. Pode parecer um pouco exibicionista: “Ah e tal tenho que mostrar todas as minhas obsessões e todas as minhas compras”. Os tais ténis amarelos da Adidas não vão parecer tão perfeitos depois de os seus amigos o terem visto inúmeras vezes. As suas amigas vão andar sempre a pedir-lhe para lhes emprestar os tais brincos frágeis da sua avó.


11

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

Ohrid: paraíso secreto Nos últimos anos os vários estados dos Balcãs transformaram-se numa das regiões da moda para passear Neste grupo, a Macedónia destaca-se com um segredo (ainda) bem guardado e completamente genuíno Para quem não dispensa uma boa viagem, mas não pode gastar muito dinheiro, a cidade de Ohrid caiu do céu JEROEN VAN WIERINGEN/ METRO HOLLAND

JEROEN VAN WIERINGEN METRO WORLD NEWS

“Podia preocupar-me com o facto de você ganhar mais oito vezes do que eu, mas prefiro ser feliz com o dinheiro que ganho.” Boris, o meu guia macedónio, põe em palavras o que sinto desde que cheguei a Ohrid: as pessoas daqui não são ricas, mas fazem tudo o que podem para agradarem a si próprias e aos visitantes. A hospitalidade não é a única coisa que se recomenda neste país ensanduichado entre Bulgária, Grécia, Albânia e Sérvia. A Macedónia é um país por descobririr e cheio de possibilidades - especialmente para turistas que não são ricos.

COISAS A FAZER EM OHRID

PAISAGEM

A Macedónia é a jóia desconhecida dos Balcãs Um bom sítio para começar a descoberta é a cidade de Ohrid. Sendo um dos locais mais antigos na Europa, Ohrid remonta a 353 a.C. e tem locais históricos e pitorescos, como um anfiteatro que ainda é usado, e várias basílicas. A maioria dos edíficios são entre o século 7 e 19. Ao vaguear pelas estreitas ruas da zona velha consegue-se uma vista explêndida do lago e das montanhas, sobretudo quando o céu está limpo. A montanha mais alta, a Galicica, está 2.200 metros acima do nível do mar. Cultura à parte, trata-se de um local onde se pode viver como um rei mesmo com pouco dinheiro. Na cidade encontram-se sempre restaurantes simpáticos onde as mesas nunca estão vazias. Compra-se roupa por uma pechincha. À noite dá para fazer jantares longos por apenas poucos euros e depois ir à dicoteca ouvir os últimos sons balcânicos. No dia seguinte pode estafar-se ao caminhar ao longo do magnífico lago

3 Vistas históricas Ohrid é um tesouro de locais históricos: dê um passeio pela parte antiga da cidade e explore as suas ruas estreitas e antigas.

O LAGO

Miúdos amigáveis em Ohrid

da cidade. A costa do lago Ohrid tem, sensivelmente, 80 quilómetros, e está cerca de 700 metros acima do nível do mar. Aqui a água é cristalina, muito porque a parte macedónia do lago é património da UNESCO. O que é frustrante para os macedónios é que a parte do lago albanesa não é protegida. Perversamente pode-se comer uma truta do lago, apesar de ser proibido pescar na parte macedónia do mesmo. Mais informações: www.explor ingmacedonia.comt

Lago Ohrid

JEROEN VAN WIERINGEN/ METRO HOLLAND

Sugestões ALOJAMENTO Este hotel de quatro estrelas fica a quatro quilómetros do centro de Ohrid, ladeado pelas águas cristalinas de um lago e uma floresta de pinheiros. www.hotelsileks.mk COMER A cozinha macedónia mistura carne, vegetais e pão. Aqui é tudo boa boca... e come-se muito. Dica: peça um vinho macedónio para acompanhar o seu prato – não se vai arrepender.

As águas do Lago Ohrid são convidativas: têm três milhões de anos e é um dos mais antigos e fundos (294m) dos Balcãs.

A copiosa comida da Macedónia

PASSEIOS Bitola VIAJAR Passeio de um dia à Albânia: este país selvagem fica a apenas uma hora de distância de Ohrid.

Quando atravessar a fronteira vai sentir como se tivesse recuado ao passado. Lembre-se que poucas pessoas falam inglês.

Quando tiver explorado Ohrid vá até Bitola, a segunda cidade do país, ou à pequena Struga, com os seus edifícios pitorescos.


2

DR

Entrevista metro

culto

O EP foi editado pela Optimus Discos e está disponível em formato digital e físico

Inspirado pelos grandes mestres dos anos 60, Biancard está pronto para dar baile Música rock popular, à antiga e com toda a humildade Top/Flop

Neil Young

Literatura Portuguesa

Já não gravava com os Crazy Horse desde 2003, mas isso vai mudar: Neil Young regressa ao trabalho com a “sua” banda ainda este ano. Em Sundance revelou que 2012 é ano para lançar não um, mas dois discos.

Foi ontem apresentada, em Londres, a primeira cronologia da Literatura Portuguesa, editada pela Cambridge Scholars Publishing, organizada pelo professor da Universidade Nova de Lisboa, Rogério Miguel Puga.

O ROCK ‘N’ ROLL CANTADO PARA AS GAROTAS Como é que começou esta sua ligação à música?

Foi por volta dos 16 anos, a tocar em campos de férias. Comecei por ouvir muito Pink Floyd, mais tarde The Beatles, muito por indicação de um tio. Foi aí que comecei a alargar os meus gostos musicais e a consumir muita música dos anos 60, 70 e, claro, a explosão indie-rock dos anos 2000.

James Cameron

Jay Leno

O realizador está a ser novamente acusado de ter plagiado a ideia que está por trás do megablockbuster “Avatar”. Elijah Schkeiban é o último a dizer que já tinha criado esta história... em 1988.

O humorista foi processado por um homem, líder de um grupo Punjabi, depois de ter feito uma piada religiosa no seu programa na NBC, “The Tonight Show”, sobre a saúde do candidato à Casa Branca, Mitt Romney.

E as bandas, como surgiram?

Formei um grupo, Os Patos Bravos, mas houve uma indisponibilidade dos outros elementos e o João Só acabou por me pedir para gravar alguns temas. O resultado acaba por ser este projeto Biancard. Apesar das primeiras inspirações serem de rock em

inglês, acabou a cantar em português. E não parece ter problemas com isso.

Lembro-me de num campo de férias, daqueles primeiros de que falei, ver o Ma-

“Se quero dizer a uma miúda que gosto dela, digo em português” BIANCARD

nuel Fúria, da Amor Fúria, a fazer um concerto de punk-rock e em português. E pensar: “Isto é possível?!” A partir daí comecei a procurar outras inspirações em português: Jorge Palma, Rui Veloso, Táxi... Sempre me senti mais sincero. Se quero dizer a uma miúda que gosto dela, digo em português. O disco foi gravado em um dia e meio. Isso reflete também o espírito do disco?

Provavelmente. Isto é música popular. Gosto muito de The Beatles porque fizeram música popular, mas também alternativa. Com toda a humildade tentei fazer algo parecido. Os The Beatles também escreviam muitas músicas

Tocam no disco David Pires Miguel Araújo Jorge António Fontes João Só João Biancard Download grátis em www.optimusdiscos.com sobre garotas... tal como o próprio Biancard.

Sim. No início escreviam quase só músicas para miúdas. E eu quis explorar esse lado, mas de uma forma mais criativa. Há um tema que aparece como sequência: primeiro os Beach Boys fizeram “Caroline, No”; os Kaiser Chiefs “Caroline, Yes”. Lembrei-me de escrever o “Carolina Sim, mas...” BRUNO MARTINS


www.readmetro.com

13

QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

As formas de expressão alemã

Inglaterra. Cinema

Mostra de cinema Kino apresenta as curtas e longas-metragens que mostram as novas conceções do cinema germânico Até 3 de fevereiro Arranca hoje, em Lisboa, a oitava edição de Kino – Cinema de Expressão Alemã. A mostra vai estar em exibição até dia 3 de fevereiro e vão ser apresentados, no cinema São Jorge e no Goethe Institut de Lisboa, curtas e longas-metragens que apresentam as novas dinâmicas e conceções do cinema de expressão alemã. A edição deste ano contará com um ciclo especial dedicado ao cinema austríaco, que leva cinco filmes à mostra principal.

Sugestões

“Halt auf freier Strecke” (“Paragem em Caminho Livre”), de Andreas Dresden “Das Lied in mir” (“Canção em Mim”), de Florien Cossen “Mondo Lux – O Universo Imaginário de Werner Schroeter”, de Elfi Mikesch

Esta 9.ª edição do Kino abre com “Almanya”, uma comédia de Yasemin Samdereli, realizador que venceu duas vezes o pré-

mio de Cinema Alemão, e a sessão começa às 21h30, na Sala I do São Jorge. Organizada pelo Goethe-Institut, a KINO é co

--produzida pelo Cinema São Jorge, em colaboração com as Embaixadas da Áustria, do Luxemburgo e da Suíça, a EGEAC e o ABC Cineclube. Haverá também sessões especiais para escolas e as Sessões para Jovens, da parte da manhã. A partir das 19h, diariamente, apresentam-se os principais filmes. As sessões no Goethe Institut são grátis, mediante inscrição. As exibições no São Jorge são a €4 euros. Agenda completa em www.goethe.de/lisboa.

O ator dá corpo à personagem Arthur Kipps GETTY IMAGES

Adeus Harry, olá Dan! A vida como “Harry Potter” já lá vai, mas Daniel Radcliffe continua a fazer as delícias dos fãs. Terça-feira à noite esteve em Londres a apresentar o seu novo filme, “Woman In Black” e, mais uma vez, voltou a ouvir os gritos de “Daniel we love you!”. Ele respondeu com sorrisos e autógrafos. PUB

Telex

ço, no bairro de Drapetsona, nos arredores da capital grega, e onde Angelopoulos procurava cenários para o seu novo filme, “Outro Mar”.

Novo disco de David Fonseca

PAUS no Optimus Alive FESTIVAL. Os PAUS são a primeira banda portuguesa a ser confirmada para o cartaz do festival Optimus Alive 2012. O grupo atuará no palco Optimus dia 15 de julho, o mesmo dos Radiohead e dos Mazzy Star.

Morreu Angelopoulos ÓBITO. O cineasta

grego Theo Angelopoulos morreu na terça-feira, aos 76 anos, vítima de atropelamento. O acidente deu-se quando o realizador atravessava uma avenida e foi colhido por uma motocicleta conduzida por um polícia fora de servi-

DISCO. David Fonseca irá lançar novo álbum em março. A revelação foi feita à revista Blitz. “Há componentes muito mais rock e muito mais ligadas à música de dança que anteriormente... Isto cruzado com o meu universo musical pessoal”, descreve.

Rodrigues em Sesimbra CONCERTO. O fadista

Marco Rodrigues vai apresentar o seu último álbum, “Tantas Lisboas”, ao vivo no Cine Teatro João Mota, em Sesimbra, já no próximo sábado.

Dead Combo em Lisboa Os Dead Combo, a dupla composta por Tó Trips e Pedro Gonçalves, vai subir ao palco da Aula Magna no dia 3 de maio. Depois do lançamento de “Lisboa Mulata”, um disco que mostra, através da música, como Lisboa é uma cidade carregada de diversas culturas, chega agora a altura de levar ao palco um disco que conta com as participações de Camané, Sérgio Godinho e Marc Ribot. O espetáculo, que terá – garante a banda – convidados a anunciar em breve, tem o preço de €25 (doutorais), €20 (1.ª plateia) e €15 (2.ª plateia). RITA CARMO

“Eu sempre gostei de blues, mas sempre senti que não tinha o direito de o cantar” LEONARD COHEN

Trips e Gonçalves


14

www.readmetro.com

culto

QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

GETTY

Biblioteca já aluga ebooks

‘Cosmopolis’, o desejado O filme “Cosmopolis”, do realizador canadiano David Cronenberg e co-produzido por Paulo Branco, é considerado um dos mais aguardados de 2012, segundo uma votação realizada no site da estação de televisão MTV, dos Estados Unidos. O canal de televisão realizou uma votação online com alguns dos filmes que estreiam este ano, entre os quais estão também a segunda parte da saga “Crepúsculo: Amanhecer”, e “The Dark Knight Rises”. “Cosmopolis”, protagonizado pelo ator britânico Robert Pattinson, levou a melhor com mais de três milhões de votos. O filme adapta para cinema o romance “Cosmopolis”, do escritor Don DeLillo, que o produtor PauPUB

A Biblioteca Nacional de Portugal acaba de lançar em formato ebook as suas edições, que podem ser alugadas ou compradas numa plataforma específica (http://livrariaonlineebooks.bnportugal.pt), associada à livraria online, criada em agosto de 2010.

A produção é da Alfama Films, do português Paulo Branco: orçamento foi de 11 milhões de euros lo Branco sugeriu a David Cronenberg. O produtor diz que demonstra o interesse internacional do filme e que a produção é “um desafio”. A história desenrola-se ao longo de 24 horas em Nova Iorque, e é protagonizada pelo multimilionário Eric Packer, de 28 anos, que deambula pela cidade dentro de um carro de luxo. Robert Pattinson encabeça um elenco que integra ainda Juliette Binoche, Mathieu Amalric e Paul AGÊNCIA LUSA Giamatti.

Petição por lei de Cópia Privada

Robert “Twilight” Pattinson é o ator principal

Mais de uma centena de artistas das mais variadas áreas subscreveram um abaixo-assinado promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores que exige uma nova lei da Cópia Privada. Os artistas consideram que a lei em vigor “está

Leitura mais fácil

desajustada da realidade com graves prejuízos para os titulares de direitos”. Entre os subscritores do abaixo-assinado estão, entre outros, os músicos Amélia Muge, Fausto Bordalo Dias, Luís Represas, Pedro Abrunhosa, Rodrigo Leão, os atores Ana Zanatti, Luís Aleluia e Rui Mendes, o realizador José Fonseca e Costa, o ilustrador André Letria e os Maria Alberta Meneres, António Torrado E BaptistaAGÊNCIA LUSA Bastos.


PUB


16

www.readmetro.com

lazer

QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

Correio

2. Dizia-se dos filhos de negros que eram alvos e de cabelos louros. As regiões superiores da atmosfera. 3. Número que é sempre o mesmo, quer seja lido de diante para trás, ou de trás para diante. Fruto da ateira. 4. Jornada. Grotesco. 5. Contr. da prep. a com o art. def. o. Nove mais um. Gracejar. 6. Grande massa de água salgada. Devoto. 7. Doença. Outra vez. 21.ª letra do alfabeto grego. 8. Que luz muito. Auroque. 9. Unidade de medida agrária. Pôr em brasa. 10. Peça de madeira, etc., para segurar apertando. Estiagem. 11. Árvore leguminosa cesalpinácea. Que atingiu a maioridade legal.

Portugal é só litoral...

David Minez

GIIA

O que veste o David? “Blusão Roberto Cavalli, casaco Paul & Joe, camisa e calças Saico, laço Scotch, sapatos DSquared2 e mala Prada.” A moda a banir: “Punk. Não gosto.” A influência de hoje: “O circo.” PUB

Horizontais 1. Ameno. Bico metálico que se adapta à caneta.

O interior de Portugal parece uma água turva onde não se vê nenhum reflexo. Vilas e aldeias estão a definhar, muitas já a morrer. As últimas décadas trouxeram-nos uma destruição sem retorno do interior do nosso país. (...) Nas cidades ninguém pode comer cimento ou beber gasolina. Mas o Estado continua a destruir o interior, acabando com ramais e linhas ferroviárias, centros de saúde e escolas. Quem quiser regressar ao interior para ter vida melhor, irá deparar-se com a retirada de instrumentos essenciais por parte do Estado. (...). VÍTOR SANTOS, SÃO JOÃO DAS LAMPAS

Verticais 1. Satisfazer plenamente. Dilatado.

Sudoku

•••••

2. Já utilizado. Relativo a muro. 3. Cruz de pano que se punha nos sambenitos. Enfermidade. 4. Avança. Contr. da prep. de com o adv. ali. Grito de dor ou de alegria. 5. Acreditar. Contr. da prep. de com o art. def. a. 6. O que tem o poder de julgar. Espécie de avental ou quase vestido, com mangas, para as crianças não sujarem a roupa. 7. Aquelas. Mais mau. 8. Parte inferior ou terminal dos membros inferiores. Membrana ocular colorida, situada no interior do globo ocular. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. 9. Adorno. Servime de. 10. Não largar da mão. Débil. 11. Verbal. Tornar-se pior.

Solução

Solução

Sudoku

Cruzadas HORIZONTAIS: 1. Suave, Aparo. 2. Assa, Éter. 3. Capicua, Ata. 4. Ida, Risível. 5. Ao, Dez, Rir. 6. Mar, Pio. 7. Mal, Bis, Fi. 8. Luzidio, Uro. 9. Are, Abrasar. 10. Tala, Seca. 11. Olaia, Maior. VERTICAIS: 1. Saciar, Lato. 2. Usado, Mural. 3. Aspa, Mazela. 4. Vai, Dali, Ai. 5. Crer, Da. 6. Juiz, Bibe. 7. As, Pior. 8. Pé, Íris, Asa. 9. Atavio, Usei. 10. Reter, Fraco. 11. Oral, Piorar.

Street Fashion. Milão

Palavras Cruzadas


PUB


pequenos anĂşncios


pequenos anúncios

PRECISA DE DINHEIRO? SOMOS O N.º 1 ANÁLISES PRÉVIAS RAPIDÍSSIMAS ATÉ 24H Aconselhamos e tratamos de empréstimos

em Financeiras Nacionais e Estrangeiras com montantes e finalidades diversas. Máxima rapidez, honestidade, sigilo e competência! Mediador independente com vário anos de experiência.

Não hesite!... Mude já a sua vida! Ligue-nos já para: 96 300 33 95 - 96 884 12 33 - 91 413 61 33 91 413 64 97 - 93 388 81 21 Exemplo: crédito pessoal 30.000,00€, a 96 meses, TAN: 14,5% TAEG: 16,5%, com seguro vida obrigatório, c/ mensalidade fixa de 535,15€, c/ montante total imputado 51374,4€


3 sport

Ranking

Vítor Baía entre os melhores guardiões dos últimos 25 anos Vítor Baía, que jogou no FC Porto e no Barcelona, foi considerado o 15.º melhor guarda-redes dos últimos 25 anos, num ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. O italiano Buffon foi o 1.º da lista. Baía ficou à frente dos portugueses Ricardo (66.º) e Eduardo (107.º).

Fala a estrela Jorge Jesus, treinador do Benfica, que ontem esteve presente na comemoração do 70º aniversário de Eusébio, no Estádio da Luz.

Em Camp Nou viu-se Realeza Real empatou com o “Barça” e foi afastado da Taça do Rei Mas fez um grande jogo ao contrário da partida da 1.ª mão, em Madrid Ronaldo voltou a marcar Grande jogo no Camp Nou. Barcelona e Real Madrid não defraudaram as expetativas e a partida prendeu os espetadores às cadeiras (ou sofás) até ao fim. O Barcelona acabou por ser mais feliz e passou às meias-finais da Taça do Rei. Mas o Real Madrid fez um jogo soberbo e, avaliando o que se passou no retângulo de jogo, os merengues até mereciam, quiçá, seguir em frente na prova. Ontem, o Real Madrid teve três ocasiões golo antes de o Barcelona inaugu-

rar o marcador, por Pedro Rodríguez, aos 43 minutos. Só que a “Pepita” Higuaín valeu pouco na cara de Pinto, falhando duas ocasiões flagrantes de golo! E depois Özil atirou um míssil à barra... A seguir apareceu Lionel Messi, que andava desaparecido do jogo, e serviu Pedro (tinha entrado para o lugar de Iniesta que se lesionou) para golo. E dois minutos depois Dani Alves “matou” Casillas à bomba. Um grande golo do lateral, de fora da área.

2 2 BARCELONA

REAL MADRID

Pinto Alves Piqué Puyol Abidal Xavi Busquets Iniesta (Pedro, 29m) Fabegras

Casillas Arbeloa Pepe Ramos Coentrão Xabi Alonso Lass

(Thiago, 70m)

Cristiano Özil Higuaín (Callejón, 60m)

Messi Alexis (Javier M,79m)

(Granero, 53m)

Kaká (Benzema, 60m)

Local: Camp Nou, Barcelona Golos: Pedro (43m); Dani Alves (45m); Ronaldo (68m); Benzema (72m) Disciplina: Cartões amarelos: Lass (26m); Sérgio Ramos (32m e 89m); Messi (45m); Casillas (45m); Ronaldo(56m); Coentrão (81m); Pepe (90m)

O Real Madrid nunca atirou a toalha ao chão e Ronaldo (o tal que não joga nada contra o Barcelona, dizem alguns) voltou a marcar, após assistência de Özil, aos 68m. A esperança dos “madridistas” renasceu e com o golo de Benzema, volvidos quatro minutos, pensou-se que poderia haver cambalhota no marcador. De facto, poucas vezes se viu este Barcelona tão preocupado. Só que o Real Madrid não conseguiu fazer mais nenhum golo e a única coisa que ganhou foi a expulsão de Sérgio Ramos, embora nos tenha parecido um pouco forçada. O Real empatou, mas saiu de cabeça erguida e ontem, sim, já se viu ali na formação merengue alguLUÍS CARMO ma Realeza. GETTY

O título seria um presente para o Eusébio e para todos os benfiquistas. É para isso que estamos a trabalhar, mas não posso prometer nada

Ronaldo voltou a marcar ao Barcelona, mas o seu tento foi insuficiente para os merengues seguirem na Taça do Rei

GETTY

Diz o aniversariante

“Nunca pensei chegar aos 70 anos, mas agradeço a Deus tê-lo conseguido e espero manter-me de boa saúde por mais anos” EUSÉBIO, QUE ONTEM FEZ 70 ANOS, À UEFA

Liverpool garante final O Liverpool qualificou-se ontem para a final Taça da Liga inglesa ao empatar em casa com o Man. City a dois golos na segunda mão das meias-finais.

Os “reds” beneficiaram da vitória em Manchester (1-0) e vão agora defrontar o Cardiff City na final da competição. O jogo está marcado para 16 de fevereiro em Wembley. Ontem, em Anfield Road, o City adiantou-se no marcador aos 31 minutos por De Jong e Gerard empatou de grande penalidade aos 40. Na 2.ª meta-

2 2 LIVERPOOL

MAN. CITY

de, os “citizens” voltaram à vantagem (Dzeko, 67m), mas Bellamy (74m) deu o empate ao Liverpool.

Bellamy fez o empate


21

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012

Râguebi. Torneio das Seis Nações 2012

Jogadas

Portugueses nas Taças JUDO. Telma Monteiro

(-57 kg), Joana Ramos (-52 kg), Yahima Ramirez (-78), Ana Hormigo (-48 kg) e Diogo Lima (-81 kg) são os representantes portugueses no Grand Slam de Paris, França, nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Selecionador quer títulos HÓQUEI EM PATINS. Rui Neto, selecionador nacional de hóquei em patins, disse ontem que o Europeu que se vai realizar em Paredes, em setembro, “tem de ser o ponto de viragem na conquista de títulos para Portugal”.

Os capitães das seleções deram a cara na apresentação do principal torneio de râguebi europeu, que decorreu ontem no The Hurlingham Club, Londres STU FORSTER/GETTY IMAGES FOR RBS

Os calmeirões vão sair do balneário

Thierry Dusautoir, de França, Sam Warburton, do País de Gales, Tom Wood, de Inglaterra, Paul O’Connell, da Irlanda, Sergio Parisse, de Itália e Ross Ford, da Escócia, os capitães das suas respetivas seleções de râguebi, posam para a fotografia na apresentação do Torneio das Seis Nações, que começa a 4 de fevereiro.

O Open que separou o trigo do joio Os quatro melhores tenistas da actualidade vão disputar as meias-finais na Austrália Nem Ferrer conseguiu entrar no quarteto Nas mulheres, Sharapova parece imparável Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roger Federer e Andy Murray estão nas meias-finais do Open da Austrália. Os quatro melhores tenistas da actualidade vão bater-se entre si para chegarem à final do 1.º torneio do

Grand Slam da época e, com todo o respeito pelos outros tenistas, que têm muito valor... estas são as “meias” mais desejadas. Djokovic, n.º 1, e Murray, n.º 4, juntaram-se ontem ao espanhol Nadal e ao

“Murray está em forma e tem Ivan Lendl como treinador. Mas eu tenho jogado bem nestes dois últimos anos” NOVAK DJOKOVIC suíço Federer. O sérvio, campeão em título em Melbourne, bateu o espanhol David Ferrer, n.º 5 do mun-

do, por 6-4, 7-6 (7-4) e 6-1, e vai defrontar Murray, que derrotou o japonês Kei Nishikori, por 6-3, 6-3 e 6-1.

Sporting eliminado pelo Inter

pois de ter perdido, em Leiria, por 1-0 (golo do defesa de Mbaye, apontado aos 57 minutos, após um pontapé de canto). Os jovens leões, que são treinados pelo ex-internacional Ricardo Sá Pinto, falham, assim, a fase final desta prova europeia para jovens jogadores que se realiza em março em Inglaterra.

Clubes cheios de dívidas

ser invertida rapidamente”, alertou Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA. Refira-se que a partir de 2013/14 entra em vigor o fair play financeiro, o que quer dizer que no somatório das duas épocas anteriores os clubes não podem ter despesas superiores às receitas, sob o risco de a UEFA não emitir licenças para as competições europeias.

Nas mulheres, a russa Maria Sharapova e a checa Petra Kvitova venceram Makarova e Errani, respectivamente, e vão defrontar-se. A outra “meia” opõe a bielorrussa Azarenka e a belga Clijsters.

DR

A equipa sub-19 do Sporting foi ontem afastada nos quartos-de-final da Next Generation Series 2011 pela formação italiana do Inter de Milão, de-

Os 650 clubes das primeiras divisões europeias de futebol tiveram um défice de 1,6 mil milhões de euros em 2010, garantiu a UEFA.“Esta tendência tem de

UEFA vai ter mão pesada

FC Porto firme na liderança O FC Porto recebeu e bateu ontem o Gulpilhares por 9-3, na 12.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins. Os dragões mantêm-se, assim, na liderança do campeonato invictos. Já o Benfica derrotou o Paço de Arcos, por 12-2, na Luz, e segue em 2.º lugar a dois pontos dos dragões.

Futsal entregue a Barcelona O Barcelona vai organizar a final-four da Taça UEFA de futsal, à qual o Sporting chegou a apresentar uma candidatura, decidiu ontem o Comité Executivo da UEFA. O Barcelona e os italianos do Marca Futsal, treinados pelo português Tiago Polido, estreiam-se nesta fase da competição, frente aos campeões portugueses e russos.


PUB

20120126_pt_porto  

quinta-feira 26Janeiro2012 ano6,nº1588 PUB PUB

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you