Page 1

GRANDE LISBOA www.readmetro.com Director: Diogo Torgal Ferreira PUB


PUB


Livros Publicação do primeiro romance de Kerouac

D-MARS

20 ANOS DE RIMAS E BATIDAS

Música “The Boss” regressa para concerto no Rock in Rio {pág. 13 }

{pág. 11}

24.815 pessoas facebook.com/metroportugal

GRANDE LISBOA sexta-feira 25 Novembro 2011 ano 6, nº 1552 Hoje 11° | 19°

Amanhã 10° | 18°

www.readmetro.com Director: Diogo Torgal Ferreira

Contra a violência de género

Economia. Natal

Primeira marcha em Portugal pelo fim da opressão sobre as mulheres 60 entidades envolvidas {pág. 4}

Incidentes em dia de protesto

Viver a quadra na Castilho

Confrontos no Parlamento e vandalismo em repartições de Finanças Maior paralisação de sempre segundo centrais sindicais

Emblemática rua alfacinha celebra época amanhã {pág. 6}

{pág. 3}

Carla H. Quevedo

Tudo a postos na “Amazónia”

Sobre os polémicos piquetes que marcam as greves

Por esta altura, todos os anos a história repete-se nos vários mega-armazéns da Amazon espalhados pelo mundo (na foto o da cidade galesa de Swansea). Os funcionários da popular loja online ficam a postos com tudo pronto para a época mais movimentada do ano. A quadra natalícia já está na Internet.

MATT CARDY/GETTY IMAGES

{pág. 2}

PUB


www.readmetro.com

02

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

1 jornal

Não perca hoje!

CONCERTO OLD JERUSALEM Fnac Vasco da Gama, Lisboa, entrada livre, 20h O cantautor português cujo nome verdadeiro é Francisco Silva sobe ao palco da Fnac situada na zona da Expo para dar a conhecer o último e homónimo álbum de originais, o quinto de uma aclamada carreira. Do melhor que se faz por cá.

metro online

Veja a surreal participação dos ‘Warriors of Goja’ num programa de talentos de um canal indiano.

Dor de cabeça www.facebook.com/ Justjared “Miley Cyrus celebrou o seu aniversário no clube Becher’s Madhouse, em Hollywood Roosevelt, na terça-feira. A melhor amiga da cantora, Kelly Osborne, organizou a festa. Miley recorreu ao Twitter para lhe agradecer: “Nunca te poderei agradecer o suficiente @MissKelly pela melhor festa de sempre! Adoro-te! Digamos que havia um unicórnio! (Um cavalo com um corno na cabeça foi levado à festa.)”

CARLA H. QUEVEDO BOMBA-INTELIGENTE.BLOGS.SAPO.PT

PIQUETES DE GREVE m democrata respeita o descontentamento, a frustração e a irritação dos que se manifestam contra as políticas que consideram injustas aderindo à greve. Respeita, de igual modo, haver quem decida não parar porque acredita que o melhor que pode fazer por si e pelo País é continuar. No meio do sim e do não, temos a figura do piquete. Segundo a indicação de um ‘twitteiro’ amável, fui ter ao artigo 533.º da lei n.º 7/09 de 12/2 do Código do Trabalho, que diz assim: “A associação sindical ou a comissão de greve pode organizar piquetes para desenvolverem actividades tendentes a persuadir, por meios pacíficos, os trabalhadores a aderirem à greve, sem prejuízo do respeito pela liberdade de trabalho de não aderentes.” Apesar da lei, os piquetes de greve têm má fama. Sempre que há notícias de desordem e confrontos em dias de greve, há um piquete pelo meio a querer “persuadir” mais intensamente o próximo que não quis aderir à greve. É normal haver ânimos exaltados quando há quem queira impor a sua vontade aos outros. A greve geral de ontem não foi excepção. As notícias de conflitos chegaram cedo. Desde as onze da noite do dia anterior que 24 elementos do piquete de

U

greve nas oficinas municipais de Oeiras barravam a passagem de cinco carros de recolha do lixo. A PSP interveio até conseguir dispersar a barreira que impedia a passagem dos condutores. Casos parecidos com autocarros e comboios interditos de circular por grupos de trabalhadores e outras pessoas não relacionadas com as empresas chegam às notícias durante a manhã. Também há piquetes simpáticos. Só não são notícia. Os piquetes agradáveis são aqueles que distribuem folhetos aos ditos “não

www.facebook.com/#!/ Gigwise “O rapper norte-americano Kanye West negou que tenha plagiado outro compositor nas letras da música ‘Stronger’, alegando que as mesmas são inspiradas no trabalho do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.”

www.facebook.com/ Mtvuk “Justin Bieber confirmou que fez um teste de paternidade para provar que não é o pai do filho de Mariah Yeater. De acordo com o que fora reportado, o cantor pop de 17 anos fez o teste na semana passada, em New Jersey.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

Apesar da lei, os piquetes de greve têm má fama. Sempre que há notícias de desordem e confrontos em dias de greve, há um piquete pelo meio a querer “persuadir” quem não quis aderir à greve aderentes”, sem trocar uma única palavra com quem entra na empresa. Só lhes passam para a mão uma folha impressa em papel reciclado com a lista de medidas que os espera, a eles e a todos, no ano que vem. À saída, o não aderente é recebido com um cartaz a chamar-lhe “avestruz” ou um mimo do género. Tudo na maior persuasão silenciosa. Assim, sim, é possível fazer greve e trabalhar.

@ParisHilton “Acabei de terminar a sessão fotográfica para o meu calendário de biquíni. As fotos ficaram fantásticas! Adoro fotografar no Havai! Tão bonito e quente. :)”

http://blogs.elpais.com/ paco-nadal “365 lugares de Espanha que não podes deixar de visitar.”

Nuno Sousa, Portugal

Boa notícia do dia

Fundo Amazónia para protecção ambiental Os oito países que partilham o território da floresta amazónica chegaram a um acordo, na quarta-feira, para aplicar 20% do Fundo Amazónia em protecção ambiental e desenvolvimento social da região, informa a agência Efe. O Fundo Amazónia, estimado em 74 milhões de euros, é mantido pelo Brasil, via Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social, graças a doações públicas e privadas. O acordo foi alcançado durante a XI reunião

dos países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazónica, uma instituição internacional fundada em 1995, que tem como objectivo preservar o património natural da Amazónia através de projectos de desenvolvimento sustentável. A intenção é utilizar o dinheiro em projectos conjuntos, desenvolvidos pelos oito países que têm a floresta nos seus territórios, onde ainda habitam diversas etnias de populações indígenas.

Título: “Força da Natureza” | Categoria: Local preferido Esta é uma das fotos finalistas do Metro World Challenge 2010. Para ver os concorrentes da edição deste ano visite www.metrophotochallenge.com.

Metro Portugal Estrada da Outurela, 118 Parque Holanda / Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, SA pertencente à Propriedade Metro International, SA, Editora: Transjornal – Edição de Publicações, SA., Capital Social: €4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal accionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRECTOR COMERCIAL Ricardo Branco Coordenadoras Agências Ana Silveira e Joana Santana Agências Adriana Macedo, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Tavares; Directos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Planeamento Maria da Luz Veiga Tel.: 21 416 92 10 Fax: 21 416 92 26 Porto Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Directos: Vitor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Assistente: Susana Matias Tel.: 22 532 23 10 Fax: 22 532 23 99 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Director de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRECTOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redacção Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia André Nacho Assistente Manuela Manique Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

Greve, números e confrontos De manhã, transportes parados Depois de almoço, milhares a caminho da Assembleia Ao final da tarde, pelo menos dois feridos e sete detidos Foi a maior greve de sempre, concordam as duas centrais sindicais. Esta foi a segunda vez que UGT e CGTP se uniram contra as medidas do Governo. E esta é a sétima paralisação realizada em Portugal nos últimos 29 anos. “Foi uma greve claramente maior comparada com o ano passado”, dizia o secretário-geral da UGT, João Proença, ao início da tarde de ontem. Carvalho da Silva, da CGTP, acrescentava: “A adesão é fortíssima nos transportes e mesmo nas situações em que houve violação dos serviços mínimos com mais veículos a circular [como na Carris] os transportes estavam quase vazios”, sublinhou. Ambos os representantes asseguravam ainda que a adesão à greve superava os 90% no sector público. Como exemplo, avançavam os CTT, onde a adesão rondaria os 85%. GUERRA DE NÚMEROS. Bem menor foi o número avançado pelo Governo. Depois de anunciar uma adesão de 3,6% durante a manhã, o número foi corrigido ao final da tarde pelo Executivo. Segundo a página da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público, a adesão à greve foi de 10,48% na Administração Pública. O número de funcionários públicos em greve estava, pelas 18h, nos 43.600, ou seja, 10,48%, havendo menos de 300 serviços, em 2.410, encerrados. A actualização dos dados do Governo mostra ainda que foi no Ministério da Justiça onde houve mais funcionários a fazer greve, com uma taxa de adesão de 36,1%,

“Cocktails”

seguido do Ministério das Finanças e do da Saúde, respectivamente com taxas de adesão de 29,4% e 25,5%. “MANIPULAÇÃO”. Seguiram-se as reacções. Para o secretário-geral da UGT, os primeiros números avançados pelo Governo resultam de uma “clara manipulação”. “O documento que o Governo pôs cá fora as 11h30 é uma vergonha, ultrapassa os limites da decência”, disse João Proença. Também o secretário-geral da CGTP contestou os números. “Pelo cálculo destes rapazes nós tínhamos uma adesão da ordem dos 2% ou 3%”, disse Carvalho da Silva. Durante todo o dia, pelas ruas ouviram-se pala-

Repartições de Finanças em Lisboa foram vandalizadas com o lançamento de ‘cocktails molotov’. Segundo a PSP, o primeiro incidente ocorreu às 8h25 na repartição da Rua Amélia Rey Colaço, Benfica. Às 9h15, houve um ataque na Rua do Centro Cultural, Campo Grande. Uma terceira repartição foi atingida por latas de tinta na zona oriental.

vras de ordem. Milhares pararam de trabalhar e inundaram Lisboa e Porto. Depois de percorrerem as ruas da capital, alguns manifestantes dirigiram-se à Assembleia da República. Por volta das 18h surgiram alguns con-

frontos. Os manifestantes tentaram subir as escadarias do edifício, derrubar as grades e arremessaram objectos, como garrafas e cartazes, à polícia que acabou por intervir. O resultado foram 7 detidos e 2 feridos. P.T.

03


04

www.readmetro.com

nacional

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

Fitch corta rating do País para “lixo” Agência coloca notação financeira de Portugal em “BBB-” Nota é equivalente a investimento especulativo Perspectivas negativas ANDRÉ NACHO

Mulheres: marcha contra a violência ANDRÉ NACHO

Portugal recebe, pela primeira vez, uma Marcha pelo Fim da Violência contras as Mulheres. A iniciativa decorre hoje, às 17h, entre o Largo de Camões, e o Rossio, e junta 60 entidades entre associações, partidos políticos e instituições governamentais. Esta luta marca o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as mulheres que hoje se assinala. O lema é “Não somos cúmplices nem indiferentes! Nem mais uma. Estamos vigilantes!”, disse a organização ao metro. Esta é uma iniciativa da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), ComuniDária – Associação de Integração de Migrantes e Minorias Étnicas e movimento SlutWalk Lisboa. A marcha surge da urgência de “sensibilizar a sociedade para o fenómeno da violência de género”

Saiba mais sobre a iniciativa no blog da organização http://marchafim violencia.blogs. sapo.pt adianta ainda. “É imperativo que se comecem a adoptar, de forma rigorosa e generalizada, os mecanismos necessários para combater as opressões de género, articuladas com opressões económico-sociais, de etnia, identidade de género, nacionalidade, orientação sexual e ouPATRÍCIA TADEIA tras”.

500 mil Projecto pessoas em combate simulacro terramotos

“Estamos melhor colocados do que qualquer outra instituição para aferir a situação [de Portugal]”, diz a Comissão Europeia

A agência de notação financeira Fitch cortou o rating de Portugal em um nível, colocando-o num patamar considerado “lixo”. As perspectivas para o País continuam a ser “negativas”. “Os grandes desequilíbrios orçamentais, o elevado endividamento em todos os sectores e as previsões macroeconómicas adversas significam que o perfil de crédito soberano já

não é consistente com um rating de elevada qualidade de investimento”, sustenta a agência numa nota publicada ontem. A Fitch decidiu baixar a notação financeira do País de “BB+” para “BBB-”, ou seja, de investimento especulativo. O “outlook” foi mantido em “negativo”, o que significa que poderá haver nova revisão em baixa do rating da dívida.

Dois militares feridos no Kosovo Dois militares portugueses foram hospitalizados ontem, após confrontos com manifestantes sérvios no Kosovo. Fonte militar disse à Lusa que estes ficaram em observação após o ataque que causou ferimentos

em mais de 20 soldados. Os manifestantes sérvios, que tentavam impedir o desmantelamento de um bloqueio numa estrada, lançaram pedras contra os militares da NATO e tentaram atropelar vários deles.

Agência diz que o OE está “bem desenhado”, mas em 2012 poderão ser necessárias “mais medidas” No entanto, a Fitch acredita que “as reformas estruturais significativas” vão deixar o País “numa posição mais competitiva de longo prazo”.

Em reacção, o ministro Miguel Relvas diz que o corte prova que “só com grande rigor” Portugal poderá ultrapassar a crise, salientando o impacto da “grande instabilidade dos mercados” na decisão. Já o PS diz que este “é um “murro no estômago” do Governo, porque o Orçamento do Estado “não tem uma política coerente para o crescimento”. O evento decorre de 8 de Dezembro a 3 de Janeiro.

Norte a Sul

Óbidos ajuda doentes NATAL. A aposta no apoio a

doentes oncológicos marca a edição deste ano do Óbidos Vila Natal, evento que quer atrair a Óbidos mais de 200 mil pessoas.

Perspectivas para tratar CANCRO. Investigadores

internacionais, entre os quais um português, descobriram como se alimentam as células cancerígenas quando escasseia o oxigénio, abrindo perspectivas ao tratamento.

Cerca de 500 mil pessoas participaram ontem num exercício nacional de segurança em caso de sismos que decorreu em 15 centros comerciais por todo o País. A iniciativa foi da Associação Nacional de Voluntários da Protecção Civil (REDE). Pelas 11h15 todos se baixaram, usando um dos passos essenciais em caso de sismos. O treino decorreu ainda em escolas e entidades públicas, como o Instituto de Medicina Legal ou a Administração do Porto de Lisboa.

A Universidade do Minho (UM) integra um projecto internacional que está a desenvolver materiais inovadores para prevenir os efeitos dos terramotos em edifícios com valor cultural. Segundo Paulo Lourenço, do Departamento de Engenharia Civil, neste projecto estão envolvidos 18 centros de investigação mundiais, 15 da Europa. Envolve a engenharia civil, mas reúne também outras competências das engenharias electrónica, materiais e comunicações.

LUÍS ANICETO

Médicos criticam concurso Mais de 300 médicos subscreveram um abaixo-assinado contestando a “falta de equidade” na candidatura às vagas de formação na especialidade de Medicina Geral, disse ontem fonte da Ordem dos Médicos. Os médicos internos a terminar o primeiro ano após a formação universitária estão “revoltados” com a alteração do processo.

“Falta equidade”, dizem


PUB


06

www.readmetro.com

nacional

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

DR

Lisboa

Rua Castilho antecipa o Natal Sábado as lojas desta rua de Lisboa iluminam-se para receber os clientes Cocktails, ofertas e workshops são algumas das surpresas

Iniciativa pretende celebrar quadra natalícia

Capital que se preze veste-se de Natal assim que tem oportunidade. Lisboa não é excepção. Por isso mesmo, amanhã, a partir das 16h00, “a Rua Castilho enche-se de animação e surpresas para celebrar esta época festiva. E mais, enche-se de luz, em resposta ao corte de 700 mil euros em iluminações de Natal na cidade. A iniciativa resulta da associação de um grupo de lojistas e de empresas da Rua Castilho. A “Castilho Fashion Street” tem como objectivo “celebrar o Natal junto de todos os Lisboetas”, mas não só, informa a organiza-

ção. “Tendo em conta que este Natal a Rua Castilho não vai ter a tradicional iluminação, os comerciantes juntaram-se com o objectivo de dar luz à rua e durante uma semana, a partir de sábado, vão enfeitar as fachadas e montras com luzes”, explicou à Lusa fonte dos comerciantes. Neste evento de Natal, os lojistas aderentes “vão promover actividades tão diversas como por exemplo cocktails, música ao vivo, DJ, sessões de maquilhagem, champanhe, scones e bolo rei”, lê-se ainda no comunicado enviado ao nosso jornal.

Novidades Saiba as novidades que estão a ser desvendadas no Facebook do evento: A Stefanel terá catering, um workshop de make up da Shiseido, e vai oferecer guarda-chuvas. A Loja das Meias terá cocktail com espumante Carmim e bolo rei, e sessões de maquilhagem. O Edifício Castil terá uma sessão de autógrafos com Maria João Lopo de Carvalho na Bookhouse.

O projecto pretende ainda “dinamizar o centro da cidade e o comércio de rua”, mas ao mesmo tempo assume também uma vertente solidária. Isto porque, no dia do evento, uma percentagem das vendas vai reverter para a associação Ajuda de Berço. Para conhecer as actividades que cada loja vai desenvolver e descobrir as novidades deste evento, pode consultar a página de Facebook em www.facebook.com/castilhofashionstreet. PATRÍCIA TADEIA COM LUSA

PUB

Um milhão de visitas à Parques de Sintra MADALENA BARBOSA

A Parques de Sintra vai receber na próxima segunda-feira o visitante número um milhão do ano de 2011. Esta é a primeira vez que a empresa consegue tantos visitantes em apenas um ano. Segundo a Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML) “este é um marco histórico, que reflecte o crescimento continuado de visitas aos Parques sob sua gestão e que de Janeiro a Novembro regista já

Se estivesse no seu lugar... ... hoje ia ao AFTERWORK STORE, a partir das 18h na loja Com Cor Lisboa, R. Alexandre Herculano, n.º 11E. O convidado é o graffiter “MAR” que vai mostrar o seu trabalho ao vivo e desenhar decorações de Natal numa tela gigante. Actua ainda o DJ Lama, e saiba que pode desfrutar de 20% de desconto em todos os artigos.

um aumento de 10% em relação ao mesmo período relativamente a 2010, informam em comunicado divulgado. O visitante um milhão será surpreendido com o assinalar especial da sua entrada. A cerimónia deve ocorrer a partir das 15h30 de segunda-feira no Parque da Pena. “Estão a ser levados a cabo preparativos no sentido de celebrar a entrada do visitante com algumas surpresas”, diz a PSML.

Ambiente bate recorde

Cascais com jazz

Compras para jantar

O CascaisJazzFestival comemora 40 anos a partir de hoje e até 30 de Novembro, com muitos concertos, performances de rua, palestras e exposições. A iniciativa é da câmara local e da Jam Session Associação Cultural. Ao longo de quatro décadas o evento recebeu mais de dez mil pessoas e este ano chegou a vez de recordar todas as edições anteriores.

Mostrar os lugares mais genuínos, o quotidiano dos moradores de uma zona histórica, o comércio e as colectividades. Este é o objectivo do percurso “Bairro Alto é... Compras para Jantar”. A iniciativa do projecto +Skillz começa às 17h e termina num jantar comunitário com pão quente, chouriço assado e caldo verde.


PUB


08

mundo Marinha chinesa avança

França. Nuclear

A marinha chinesa fez saber ontem que na próxima semana vai executar manobras navais no oeste do Oceano Pacífico. O anúncio surge depois de se ficar a saber que os EUA vão reforçar a sua presença militar na Austrália, mas, em comunicado, Pequim negou qualquer ligação. “É um treino de rotina previsto no nosso calendário anual e não aponta contra nenhum país ou objectivo específico.”

Erro deixa mãe sem gémeos Grafito num muro da cidade alemã de Platenlaase protesta contra o Castor, nome dado ao “comboio” que transporta lixo nuclear de França para a Alemanha DR

Activistas antinuclear ganham 24 horas

Um comboio que partiu da localidade francesa de Valognes em direcção à Alemanha, na quarta-feira, transportando detritos nucleares, está parado desde ontem junto à fronteira devido a confrontos entre as autoridades e activistas antinuclear. O comboio deverá ficar parado durante 24 horas perto de Remilly.

‘Merkozy’ quer mexer nos tratados Angela Merkel e Nicolas Sarkozy apresentam propostas nos próximos dias Alterações sem incluir mandato do Banco Central Europeu União orçamental do bloco europeu é objectivo Por um euro “forte e estável”, diferente do actual, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy vão apresentar a curto prazo propostas conjuntas para modificar os actuais tratados europeus, de forma a melhorar a governação económica, foi ontem anunciado.

Após uma reunião com o novo primeiro-ministro italiano, Mario Monti, a chanceler alemã e o presidente francês, que falam quase a uma só voz na União Europeia – ‘Merkozy’ é um termo cada vez mais comum –, não detalharam de que propostas se trata.

Angela Merkel: “É preciso dar passos no sentido de uma união orçamental” Sabe-se, isso sim, que serão apresentadas aos parceiros na próxima cimeira

de chefes de Estado e de governo, em Bruxelas, a 9 de Dezembro, onde ficarão definidas eventuais alterações ao Tratado de Lisboa. “Estamos conscientes da gravidade da situação e procuramos os mesmos remédios”, declarou o presidente francês aos media.

Citada no Financial Times, Merkel sempre adiantou ser necessário “dar passos para uma união orçamental”. Ressalvou, também, que estes nada terão a ver com o Banco Central Europeu – “responsável pela política monetária, R.A.C. não a orçamental”.

Informada de que um dos gémeos que trazia no ventre tinha um defeito congénito no coração, uma mãe aceitou abortar o feto doente num hospital de Melbourne, Austrália. Porém, os médicos enganaram-se e aplicaram a injecção letal no irmão saudável. A jovem teve de passar por uma cesariana para abortar o feto doente num caso que o hospital diz ser “terrível”.

Ritual indígena na UNESCO Um ritual do povo indígena brasileiro Enawenê Nawê, do noroeste do Mato Grosso, foi incluído na Lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO. Recebida com satisfação pelo Ministério da Cultura do país, a aprovação da manifestação cultural, protegida no Brasil desde 2010, foi uma das oito novas práticas aceites pela comissão de peritos da UNESCO que reune em Bali, capital da Indonésia.

GETTY

Rei pede a Di Rupo Autora JK UE e OSCE pedem vs. libertação de Ales que retire demissão Rowling “media” O rei da Bélgica pediu ontem ao presidente do Partido Socialista Francófono, Elio di Rupo, encarregado de formar governo, que retire o pedido de demissão e tente pôr fim à crise política no país, que dura há

quase ano e meio. Segundo um comunicado do palácio real, citado pela agência AFP, Di Rupo não aceitou de imediato a proposta do rei. “Antes de dar uma resposta (…) pediu um breve prazo para reflexão”, lê-se.

A propósito de um inquérito sobre práticas da comunicação social e ética, que decorre em Londres, JK Rowling disse já ter sentido uma “sensação de invasão” por parte de jornalistas.

A União Europeia (UE) e a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) apelaram à libertação do defensor bielorrusso dos direitos humanos Ales Beliatski, que tem feito campanha pelas víti-

mas de repressão por parte do presidente do país, Alexander Lukashenko. Beliatski foi ontem condenado a quatro anos e meio de prisão por fraude fiscal, num processo considerado “político” pela UE.

Alexander Lukashenko


www.readmetro.com

09

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

EPA

Damasco recebe ultimato A Liga Árabe instou ontem a Síria a assinar até “sexta-feira [hoje] às 13h00 do Cairo” o plano árabe que

prevê o envio para o país de observadores, sob pena de sanções, disse o secretário-geral da organização. Nabil al-Arabi falava após uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros. Os ministros afirmam ter decidido pedir o apoio da ONU nos esforços de resolução da crise na Síria.

Al-Qaeda: 16 homens executados Dezasseis membros da rede terrorista Al-Qaeda, condenados à morte pelo assassínio de várias pessoas,

foram ontem executados no Iraque, anunciou um porta-voz da Justiça do país. Estas 16 pessoas também foram condenadas por envolvimento num massacre de cerca de 70 vítimas durante um casamento entre um xiita e uma sunita em 2006, adiantou ainda a fonte. PUB

Seis dias de confrontos, pelo menos 38 egípcios mortos

Desculpas através do Facebook Militares lamentam mortes de civis Anunciado acordo de tréguas Os militares que governam o Egipto apresentaram ontem um pedido de desculpas pelas mortes ocorridas durante os confrontos entre manifestantes e forças de segurança, desde sábado passado. Ao sexto dia de confrontos no Cairo e outras cidades do país, o Conselho Supremo das Forças Armadas usou a sua página no Facebook para lamentar “as mortes de mártires entre os filhos leais do Egipto”. No comunicado adiantou igualmente um acordo de tréguas entre forças da ordem e manifestantes.

Segundo a agência AP, que estima a morte de 38 pessoas desde o retomar dos confrontos, a praça Tahrir voltou ontem a en-

Ao fim do dia de ontem, os militares escolheram Kamal Ganzouri para chefiar um novo governo do país cher, mas os ânimos estiveram mais calmos. Também confirmada está a realização de eleições parlamentares na segunda-feira, 28 de R.A.C. Novembro. Abdallah Saleh e dos seus colaboradores.

Planisfério

Quatro civis mortos IÉMEN. Quatro civis

foram ontem mortos por apoiantes do presidente iemenita durante uma manifestação para exigir o julgamento deste. Os manifestantes protestavam contra o facto de o acordo de transferência de poder no Iémen prever a imunidade de Ali

Franceses raptados MALI. Dois franceses

foram ontem raptados no seu hotel de Hombori, no Mali, noticiou a BBC. Este é o primeiro rapto de cidadãos ocidentais naquele país a sul do rio Níger. Combatentes da Al-Qaeda têm feito reféns para aquela região desértica do norte do Mali, há muito interdita a estrangeiros.


10

Mercado Puro

O RATING E AS EMPRESAS FILIPE GARCIA ECONOMISTA DA IMF – INFORMAÇÃO DE MERCADOS FINANCEIROS, SA WWW.MERCADOPURO.COM

Ao analisar os cortes no rating da dívida de Portugal, como o efectuado ontem pela agência Fitch, pensa-se quase sempre nos reflexos no financiamento do Estado. Porém, estando o País sob intervenção externa, os efeitos mais importantes sentem-se nas empresas privadas, nomeadamente nas que precisam de financiamento nos mercados, agora mais complicado. Fala-se da deterioração na imagem das empresas portuguesas a nível internacional. A imagem de Portugal piora e isso implica que as empresas nacionais são vistas como um parceiro de negócio arriscado, o que implica perder contratos, preços de compra mais altos e a necessidade de seguros de crédito.

www.readmetro.com

economia

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

Análise a contas com confidência Microsoft assina acordo com Yahoo! Investimento da gigante informática no motor de busca Aliança de uma década protegida GETTY

Marcas estão cada vez mais próximas de se juntarem

O gigante informático Microsoft assinou um acordo de confidencialidade com a Yahoo! para analisar as contas da empresa do motor de busca na Internet, o que parece confirmar da primeira em investir no último. A notícia do The New York Times, que cita fontes próximas da empresa de Bill Gates, garante que esta estará em negociação com a Silver Lake Partners e Canada Pension Plan Investment Board para investirem na Yahoo!. O diário norte-americano refere que a Microsoft procura proteger a aliança de uma década com a Yahoo! para desenvolver um

20

mil milhões de dólares (14.950 M€) é o valor de mercado actual da Yahoo! motor de busca conjunto e integrá-lo com o Skype. Os rumores da venda da Yahoo! regressaram depois de se conhecerem os resultados da empresa que assinalam uma queda dos lucros em 26% no terceiro trimestre, contra igual período de 2010, e o despedimento recente de uma alta AGÊNCIA LUSA responsável.

PUB

Trocos

Estado reforça na Caixa Geral BANCA. A Caixa Geral

de Depósitos (CGD) anunciou ontem, em comunicado enviado à CMVM, que o Estado português vai aumentar o capital social do banco público em 100 M€, elevando-o para 5,15 mil M€, através da incorporação de reservas.

Rede de fibra sem partilha PT. O presidente executivo da Portugal Telecom (PT) sublinhou ontem que a operadora não tem qualquer intenção de partilhar a sua rede de fibra óptica com outros operadores, manifestando desagrado por tentarem “surfar” os investimentos da sua empresa. O presidente executivo da ZON, Rodrigo Costa, caracterizou as afirmações de Zeinal Bava como “arrogantes”. Já o presidente executivo da Optimus, Miguel Almeida, alertara para a possibilidade de vir a existir um monopólio.

Reiterada objecção alemã

Suzuki solicita arbitragem O fabricante japonês de automóveis Suzuki começou ontem na Câmara de Comércio Internacional, em Londres, um procedimento de arbitragem para cessar a sua aliança com o grupo alemão Volkswagen (VW). A Suzuki defende o fim do compromisso, alegando que a VW não lhe permitiu o acesso à sua tecnologia e pede a devolução de 19,89% do capital adquirido à VW.

Regras europeias por aplicar A Comissão Europeia (CE) notificou 16 países, entre os quais Portugal, porque ainda não transpuseram para o direito nacional as novas regras da UE para as telecomunicações, seis meses após o prazo. As regras estipulam uma maior protecção e escolha para os consumidores, quer nos serviços telefónicos fixos e móveis, quer na privacidade de segurança na Net.

“EUROBONDS”. O falhanço

da Alemanha no leilão de dívida provocou uma intensificação dos pedidos para que o governo da maior economia da Europa apoie a emissão de dívida conjunta europeia (eurobonds). Mas “nós dizemos ‘não’ às obrigações europeias”, disse ontem o vice-chanceler alemão, Philipp Roesler, citado pela agência Bloomberg. “Uma união de transferências seria errada porque isso significaria que os contribuintes alemães iriam pagar os custos” de financiar os outros países.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$107,72 (+0.66%)

1,702 (+0,24%

Psi-20

5.185,10 (-0,85%)

Euro para: Dólar 1,334 Libra 0,861 Real 2,503

ANDRÉ NACHO

Lei de telecomunicações

Impacto incerto A Nokia Siemens Portugal ainda não sabe qual o impacto do anúncio de ontem dos despedimentos anunciados pela casa-mãe. A subsidiária nacional, que conta com 2.000 pessoas num universo de 72.000 da multinacional, adiantou ao JdN que “ainda não é conhecido o impacto nos diferentes países”. A Nokia Siemens anunciou que iria cortar 17 mil empregos até 2013, para reduzir os custos operacionais em cerca de 1.000 M€.


www.readmetro.com

11

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

“Tudo o que faço vem do hip hop” D-Mars (Micro, Rocky Marsiano) celebra 20 anos de carreira com um disco de originais É um dos pioneiros do movimento em Portugal Duas décadas depois, o lema do luso-croata Marko Roca continua a ser o mesmo: “Rimas e batidas até ao fim da vida”

2

weekend

DR

Pode parecer um pouco paradoxo, mas a história do hip hop português tem um capítulo dedicado a Zagreb: em 1991, a capital da Croácia – na altura no meio de uma guerra civil – via o filho de uma portuguesa começar “a escrever rimas na sala de aulas, aos 14 anos”. Marko Roca é conhecido no universo “das rimas e batidas” como D-Mars, na faceta de MC. Rocky Marsiano, quando falamos de produtor de beats. O ano de 2011 marca os 20 anos de uma vida dedicada à música e a uma causa. Para celebrar, D-Mars editou um novo disco que marca o regresso à actividade de MC. “D-Mars aka o Microlandês – 20 Anos” conta com a participação de alguns amigos e colegas do movimento luso que ajudou a construir: Sagaz, XEG, Ridículo, entre outros. Marko veio para Portugal aos 16 anos. Antes ainda viveu um ano em Roma. “Mas quando me mudei para Portugal adaptei-me bastante bem. Fiz logo contacto com o pessoal que fazia hip hop. Eram poucos e ouviam todos o programa do José Mariño na rádio. O primeiro que conheci foi o Melo D. É ele o meu amigo mais antigo em Portugal.” Mesmo sabendo falar português, convenhamos que uma coisa é cantar, outra é escrever. E as rimas de D-Mars são em português. “No início escrevia em croata, depois passei para o inglês. Só mais tarde é que comecei a rimar em português”, lembra. “Mas se ou-

“[No início] gravava em casa com dois decks de cassetes e colagens de instrumentais”

“D-Mars aka o Microlandês” celebra os 20 anos de uma vida dedicada ao hip hop: à venda nas lojas ou em http://adamandlizamusic.bandcamp.com.

virem o álbum ‘Rapública’ ainda há muitos temas escritos em inglês: o Melo D, o [Boss] AC... toda essa malta escrevia em inglês. A língua portuguesa só veio mais tarde.”

“Rapública” é um disco marcante no hip hop português. Foi editado em 1994 e trouxe ao mainstream alguns nomes do rap português. E D-Mars estava nessa colectânea. O

músico lamenta que, nesse disco, não se tenha trabalhado “com ninguém de fora, mais experiente”. “Éramos um grupo de putos num estúdio com máquinas com que não sabía-

mos muito bem trabalhar.” Até então, as composições caseiras eram “em dois decks de cassetes e colagens de instrumentais de cenas americanas”. Por tudo isto, Marko diz também se sentir como um dos responsáveis pelo nascimento e crescimento do movimento em Portugal. “Também por ter feito depois coisas com os Zona Dread e mais tarde com Micro e com a minha editora, a Loop Recordings.” Além do trabalho como MC nos Micro – com Sagaz e Assassino –, Marko tem também a paixão da produção. E tem feito brilhantes álbuns instrumentais como Rocky Marsiano: “Não é um projecto à parte. É como se fosse o D-Mars a fazer beats, num registo mais ligado ao jazz e ao funk. É uma outra maneira de estar na música e no hip hop. Mas tudo o que eu faço, artisticamente, vem do hip hop.” BRUNO MARTINS

Top/Flop

Jessie J O álbum “Who You Are” foi o disco de estreia que mais vendeu na Grã-Bretanha em 2011. Curiosamente, venceu a batalha contra os ex-Oasis Noel e Liam Gallagher, cada um com projectos novos.

George Michael Teve de adiar uma série de concertos por estar com uma pneumonia. Surgiram rumores que Michael terá problemas cardíacos, mas amigos já disseram que isso “não faz sentido nenhum”.

PUB


12

weekend DR

Especialista

A CANÇÃO DO BANDIDO

Sexta

PEDRO RAMOS RADIALISTA & ETC.

Californiano de origem embora sediado em Philadelphia desde 2003, Adam Granduciel é The War On Drugs. E The War On Drugs é o que teria acontecido aos Arcade Fire se em vez do furacão “Funeral” tivessem editado um primeiro disco assim-assim porque passavam o tempo a beber e a ressacar. Depois de dois EP, a estreia em álbum chegou em 2008 com “Wagonwheel Blues”, um disco que cumpria menos do que prometia, embora o que prometesse fosse grandioso se algum dia se tornasse realidade. A falta de horizontes levou à saída de três (!) elementos, entre os quais Charlie Hall, Kurt Vile (que este ano assinou o muito recomendável “Smoke Ring For My Halo”) e Kyle Lloyd. “Future Weather”, EP de 2010, foi uma boa amostra de um som mais límpido para a banda. Este ano, o sonho de Granduciel ganhou finalmente os contornos que há anos tem vindo a desenhar em privado com “Slave

Telex

Ambient”, o segundo álbum. A verdade, de rajada: na maior parte destas canções, parece que estamos a ouvir um disco de Tom Petty ou Dylan filtrado pela década de oitenta. Mais indie de elevador? Não tanto. Qualquer coisa inexplicável nos prende, apesar de uma gigante ausência de futuro. “Come To The City” é grandiosa à Waterboys. “Baby Missiles” é Springsteen a fabricar hinos de estádio. O interlúdio “The Animator” lembra Kaputt de Destroyer e o instrumental “Original Slave” os momentos mais hipnóticos de uns The The. Muitas comparações para uma falta de identidade que ainda assim, consegue seduzir-me. Serei um fácil ou há aqui mesmo qualquer coisa? É o trabalho mais conseguido de The War On Drugs, embora longe de ser a obra-prima que, ainda acredito, tenha dentro dele, algures. Falta o quase.

CONCERTO. Os Linda

Martini actuam sábado na Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto, em Lisboa. Na mesma noite tocam os Adorno e o fotógrafo Ricardo Filho de Josefina estreia uma exposição cujas personagens principais são as duas bandas. Os bilhetes custam €10.

Já há bilhetes para o Alive!12

Sábado

(97.8 FM / WWW.RADARLISBOA.FM)

Alive’12 são hoje postos à venda nas lojas FNAC. Os preços variam entre os €50, para os bilhetes de um dia, e os €99 para os passes de três dias. O festival está marcado para 13, 14 e 15 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés. Noite: Veja a peça “Os 39 Degraus”, uma adaptação do clássico de Hitchcock, em cena no Casino Estoril

Tarde: Videoinstalação “Close Up”, de Miguel Palma, no espaço da Appleton Square, em Lisboa

CONVITE. Os ingleses

Elbow foram convidados para fazer o tema oficial para as transmissões da BBC dos Jogos Olímpicos (JO) de Londres. Excertos do tema vão começar a ser ouvidos no acompanhamento da troca da chama olímpica em Maio de 2012. A música vai ser revelada na cerimónia de abertura, em Julho.

“Ainda sou ‘mazinha’. Mas esse lado pertence ao Brad [Pitt] e às nossas aventuras”

FESTIVAL. Os fã packs

para o festival Optimus

STORYBOARD PARA O SEU FIM-DE-SEMANA

REALIZADOR DE RÁDIO NA RADAR

Elbow fazem música dos JO Linda Martini na ZDB

Noite: Concerto de Sérgio Godinho, no Coliseu dos Recreios, às 21h30. Bilhetes a partir de €14

ANGELINA JOLIE

Domingo

Manhã: prove o famoso chocolate quente do Moinho D. Quixote, enquanto aproveita a vista ao Cabo da Roca

Noite: ida ao cinema para ver os “Imortais”


13

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

GETTY IMAGES

Um novo livro de Kerouac Julgava-se que “The Sea Is My Brother” estava perdido, mas não Obra foi escrita quando o autor norte-americano tinha 20 anos O primeiro romance do escritor norte-americano Jack Kerouac vai ser publicado. A obra, que se julgava perdida, será editada 40 anos depois da sua morte. “The Sea Is My Brother” foi escrito quando Kerouac tinha 20 anos e contém correspondência com o seu melhor amigo, Sebastian Sampas, em que conta as suas experiências na marinha mercante

e no mar, disse à BBC a editora do livro Dawn Ward. “Este livro é muito importante para percebermos como é que o Jack desenvolveu o seu processo de escrita. As cartas mostram que ele estava a ler escritores e ensaístas muito importantes naquela altura. Ele e o Sebastian prestavam muita atenção a mudanças em estilos literários e trabalhos autobiográficos.”

Noah em Lisboa e Porto

Com Panda Bear vai estar Pete Kember, conhecido como Sonic Boom, que misturou o disco, e ainda Danny Perez, co-realizador do filme “ODDSAC”, sobre os Animal Collective, na projecção e manipulação de vídeo. Para Lisboa os bilhetes custam €18 e para o Porto custam €20. Noah Lennox já tinha tocado alguns temas do novo disco, no ano passado no Barreiro, no Festival Out.Fest. Na altura ainda finalizava a produção de “Tomboy”.

Referência

A editora diz que é uma obra especialmente comovente, já que o autor “abre-se de forma especial e mostra um lado que não

Jack Kerouac é considerado um dos maiores escritores norte-americanos de sempre. Nasceu em 1922 e desde pequeno que começou a escrever. Obras como “On the Road”, “The Dharma Bums” e “Big Sur” tornaram-no uma referência da literatura e um dos criadores do chamado estilo “beatnik”, que inspirou artistas como Tom Waits. Morreu em 1969.

é comum vermos nos seus livros”. Por enquanto, ainda não há data para a publicação deste livro em METRO Portugal.

“The Boss” já quer trazer álbum novo

Bruce Springsteen no Rock in Rio Está confirmado: “The Boss” vai mesmo regressar a Portugal 19 anos depois da estreia no Estádio de Alvalade. O concerto de Bruce Springsteen e da E Street Band está marcado para o Rock in Rio 2012, no Parque da Bela Vista, em Lisboa, a 3 de Junho de 2012, no Palco Mundo.

Os bilhetes para este dia vão estar à venda a partir do dia 3 de Dezembro e a um preço especial até ao fim do ano: €58. A partir de 1 de Janeiro, com a nova taxa de IVA nos espectáculos, o preço aumenta €5. O Rock in Rio Lisboa realiza-se nos dias 25 e 26 de Maio e 1,2 e 3 de Junho.

Espanha. Letras

Noah Lennox, também conhecido como Panda Bear – membro dos Animal Collective – actua hoje à noite em Lisboa, na discoteca Lux, e amanhã no Porto, na Casa da Música. Lennox irá mostrar os temas do seu último disco, “Tomboy”, editado este ano.

Shabazz Palaces no MusicBox O colectivo de hip hop Shabazz Palaces, de Ishmael Butler, actua segunda-feira no MusicBox, em Lisboa. O grupo editou, este ano, “Black Up” considerado um dos dis-

cos de referência do estilo, por fugir um pouco aos típicos maneirismos que julgamos que o hip hop nunca dispensa. Sim, é hip hop com um olho no futuro. Outro detalhe curioso: o disco está a ser editado pela Sub Pop. Quem diria? Os Shabazz Palaces sobem ao palco do MusicBox a partir das 22h30 e os bilhetes custam €6.

A escritora e jornalista espanhola Pilar Urbano na sessão de lançamento do seu novo livro em Madrid EPA/KOTE RODRIGO

Na intimidade com “Juanca”

Chegou ontem às livrarias espanholas o novo “O Preço do Trono”, uma nova biografia do rei Juan Carlos de Espanha, da autoria de Pilar Urbano. Como é hábito neste tipo de livros, a obra promete desvendar a intimidade e alguns segredos da vida de “Juanca”. PUB


www.readmetro.com

lazer

Street Fashion. Nova Iorque

14

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

Correio

tranhos na sua arquidiocese, nem com a protecção papal há muito requisitada para a “Pedreira”.

Nuno Guedes Vaz Pires Director Executivo

www.essenciadovinho.com

EMANUEL CAETANO

Assombrações em Braga Greve e greves

Matteo Gioli, chapeleiro na Super Duper Hats KARL-EDWIN GUERRE

O que veste o Matteo?

Há greves e greves. Umas servem para defender a justiça social, outras servem para a esquerda minoritária conquistar nas ruas a legitimidade que perdeu nas urnas. É que nas ruas meia dúzia parecem muitos! O governo tomou posse há 5 meses e tem implementado as medidas pelas quais foi eleito. Que sentido faz então uma greve neste momento? No dia 24 [ontem] vou trabalhar para pagar as minhas dívidas. Gostava que o País fizesse LUÍS LUCAS o mesmo.

Desconstruir Quantas vezes ficou frustrado por não conseguir perceber quase nada acerca da descrição de um vinho? Com alguma formação e, sobretudo, curiosidade, rapidamente entenderá que o vinho não é assim tão complicado. Tudo o resto é gosto pessoal e predisposição para a descoberta. 17,5 Quinta do Além Tanha Grande Reserva 2007 Douro | Tinto | Quinta dos Avidagos €22,40 | 10.000 garrafas | 16ºC

As cartas dos leitores devem ser enviadas para Metro/Pq. Holanda, Estrada da Outurela, 118 / 2790-114 Carnaxide, ou por e-mail para: leitores@metroportugal.com. As opiniões desta página não vinculam as do METRO nem traduzem a opinião do jornal. O METRO reserva-se o direito de editar as cartas que não devem exceder os 400 caracteres.

Cor granada. Belo nariz, de tónica balsâmica e fumada. Estruturado e sumarento, em que a afinação e frescura de qualidade valorizam o conjunto. Um vinho actual, cativante e bom para a comida mais condimentada.

Índia. Um “abanar de trombas”

“Blazer da Giudice, camisa e gravata Prada, cinto Marni, calças e suspensórios Ol’woogies, sapatos vintage e chapéu de palha da Super Duper Hats.” O seu estilo: “É uma mistura entre o vintage e o novo, sempre com peças bem feitas.”

Parece que, na Argentina, existem fenómenos paranormais no Estádio do Boca Juniors, popular equipa de futebol. Diz-se que quando está vazio, vislumbram-se sombras, ruídos, portas que se abrem e fecham, luzes que se acendem e apagam sozinhas. Em Portugal, verifica-se uma situação idêntica em Braga: bolas de golfe que florescem em pleno relvado, fotografias colocadas por baixo da porta da cabina do árbitro, jagunços estrategicamente colocados, um “speaker” histérico, cortes frequentes da luz eléctrica, aconchegadores banhos de água fria e delírios racistas, tudo ao melhor estilo do “Fantasma da Ópera”. A “Cidade dos Arcebispos” não consegue dominar os fenómenos es-

Uma prenda original Com o Natal à porta, muitas vezes nos questionamos acerca da pertinência ou originalidade da prenda que ofertamos. E porque não um curso de vinhos? Mais do que aprendizagem sobre um mundo fascinante é uma experiência sensorial que recomendamos vivamente.

GETTY IMAGES

GETTY IMAGES

Grande dia

Tradição

Parece que chegaram a acordo: Laxmi (à esq.), um elefante com 7 anos, dá um “abanar de tromba” à filha de 13 meses, Rani, em Sonepur Mela. A feira de gado na região Bihar, na Índia, é a maior da Ásia. Nela as pessoas também trocam elefantes e cavalos.

Todos os anos a feira começa no dia sagrado de Kartik Purnima (celebrado em noite de lua cheia no mês Hindu de Kartik). O evento, que dura duas semanas, começa com a oferenda a Shiva, importante divindade, em que os visitantes tomam banho no rio Ganges.

Tratamento de beleza

Parece que este elefante está a precisa de retocar a maquilhagem!

Desde há muito que os negociantes põem maquilhagem nos animais para atraírem potenciais compradores. Os elefantes, tradicionalmente ligados à Índia, recebem padrões florais enquanto aos búfalos se pinta o pêlo.

Animal divino Os elefantes são sagrados na cultura indiana. Ganesh, a deusa com cabeça de elefante, é das mais veneradas. Tanto no Hinduísmo como no Budismo, o elefante está associado à água e à chuva, bens essenciais à sobrevivência. Também representa realeza, poder e sabedoria.


PUB

15

cartaz Lisboa Castello Lopes Cinemas - Londres T. 707 220 220 Um Método Perigoso (M/12) - 14h00, 16h30, 19h00, 21h30, 00h00* Nos Idos de Março (M/12) – 19h15, 21h45, 00h15* A Pele Onde Eu Vivo (M/16) – 14h15, 16h45 *6ª, Sáb. e 4ªf.

Cinemacity Campo Pequeno Praça de Touros T. 217 981 420 Os Smurfs v.p. (M/6) - 11h40, 13h50 50/50 (M/12) - 18h35, 00h20 Twilight - Amanhecer, Parte 1 (M/12) – 13h50, 16h15, 18h40, 21h30, 21h45, 00h00 Arthur Christmas v.p. (M/6) 11h45, 13h55, 16h00, 17h45 Sessão Filme Concerto // Carlos Barreto e Lokomotiv (M/12) – 21h30 (4ªf.) Arthur Christmas 3D v.p. (M/6) 11h30, 15h40, 19h50 Sem Tempo (M/12) 21h55, 00h10 Capuchinho Vermelho v.p. (M/6) 11h35 Imortais 3D (M/12) - 13h35, 15h55, 18h35, 22h00, 00h20 Animais Unidos v.p. (M/6) 11h55 Um Método Perigoso (M/12) - 13h55, 16h05, 18h45, 21h35, 23h45 As Aventuras de Tintin (M/6) - 11h55, 14h10, 15h30, 16h30, 18h30, 18h50, 21h30, 23h55 A Pele Onde Eu Vivo (M/12) - 13h30, 16h10, 21h40, 00h15 Nos Idos de Março (M/12) - 18h55, 21h50 Puro Aço (M/12) - 23h50

Cinemacity Classic Alvalade T. 218 413 040 Domingos Criançolas (M/6) - 11h00 Habemus Papam (M/12) - 13h40, 15h40, 21h30, 23h30* Sangue do Meu Sangue (longo) (M/16) - 17h45 As Aventuras de Tintin (M/6) – 11h35, 13h55a), 14h00a), 23h55* A Pele Onde Eu Vivo (M/16) 13h35b), 16h15, 18h50, 21h35, 00h10* Twilight - Amanhecer, Parte 1 (M/12) - 13h55b), 16h20, 18h45, 21h40, 00h05* Arthur Christmas v.p. (M/6) - 11h30, 13h35, 15h35 Fora de Jogo (M/12) - 17h40 Meia-Noite em Paris (M/12) 19h25 (Exc. 4ªf.) Ciclo ABC – 19h25 (4ªf.) Histórias de Shangai (M/12) - 21h45 * 6ªf., Sáb. e vesp. Fer.; a) Sáb., Dom. e Fer; b) Exc. Sáb., Dom. e Fer.

Medeia Fonte Nova T. 217 145 088 As Aventuras de Tintin (M/6) - 14h30 Nos Idos de Março (M/12) - 17h00, 19h30, 22h00 Twilight – Amanhecer, Parte 1 (M/12) - 14h20, 16h45, 19h15, 21h45 Um Método Perigoso (M/16) - 14h10, 16h30, 19h00, 21h30

Medeia King T. 213 142 223 Inquietos (M/12) - 13h45, 15h45, 17h45, 19h45, 21h45, 00h00* A Pela Onde Eu Vivo (M/16) 14h30, 17h00, 19h30, 22h00, 00h30* O Mundo no Arame (M/12) - 15h00, 21h15 *6ª, Sáb., 2ª e 4ªf.

Medeia Monumental T. 213 142 223 A Pela Onde Eu Vivo (M/16) - 14h15, 16h45, 19h15, 21h45, 00h15 Os Smurfs v.p. (M/6) – 11h30 (Dom.) Nos Idos de Março (M/12) 13h10, 15h15, 17h20, 19h25, 21h30, 00h00 Twilight – Amanhecer, Parte 1 (M/12) - 14h10, 16h30, 19h00, 21h30, 00h00 Um Método Perigoso (M/16) - 14h00, 16h00, 18h00, 20h00, 22h00, 00h30

UCI Cinemas - El Corte Inglés T. 707 232 221 Sem Tempo (M/12) - 11h30*, 14h20, 16h40,

19h25, 21h50, 00h20 Alta Golpada (M/12) 11h30*, 14h15, 16h30, 19h15, 21h55, 00h25 Arthur Christmas v.p. (M/6) - 11h30*, 14h10, 16h30, 18h50, 21h15, 23h30 As Aventuras de Tintin (M/6) - 11h30*, 14h15, 16h40, 19h05, 21h40, 00h10 Twilight – Amanhecer, Parte 1 (M/12) - 11h30*, 14h05, 15h00, 16h40, 18h00, 19h10, 21h25 (Exc. 4ªf.), 21h45, 00h10, 00h25 Nos Idos de Março (M/12) - 11h30*, 14h05, 16h20, 19h00, 21h30, 00h00 50/50 (M/16) 11h30*, 14h00, 16h10, 00h30 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) - 18h20, 21h20 Meia-Noite em Paris (M/12) - 11h30*, 14h10, 16h30, 18h50 Sangue do Meu Sangue (M/16) 21h35, 00h20 As Serviçais (M/12) - 11h30*, 15h15, 18h15, 21h25, 00h15 Temos Papa (M/12) - 11h30*, 14h20, 16h55, 19h15, 21h45, 00h10 Imortais 3D (M/12) - 11h30*, 14h10, 16h45, 19h20, 21h55, 00h30 Um Método Perigoso (M/12) - 11h30*, 14h15, 16h25, 19h05, 21h40, 00h05 A Pele Onde Eu Vivo (M/16) - 11h30*, 14h10, 16h45, 19h20, 22h00, 00h30

Zon Lusomundo Alvaláxia T. 707 246 362 Twilight – Amanhecer, Parte 1 (M/12) – 13h20, 15h30, 16h00, 18h10, 18h40, 21h00, 21h10, 23h30, 23h50 Imortais (M/12) - 13h35, 16h20, 18h50, 21h20, 00h00 Arthur Christmas (M/6) 11h00 (Sáb. e Dom.), 13h20, 15h40, 18h00, 21h00, 23h30 Alta Golpada (M/12) - 13h30, 15h55, 18h20, 21h20, 23h45 As Aventuras de Tintin (M/6) - 11h15 (Sáb. Dom.), 13h50, 16h30, 19h10, 21h45, 00h15 Um Método Perigoso (M/16) - 13h45, 16h40, 19h00, 21h40, 00h10 Sem Tempo (M/12) - 13h55, 16h50, 19h20, 21h50, 00h25 Puro Aço (M/12) - 13h40, 17h20, 21h00, 23h55 (6ª, Sáb., 4ªf.) A Pele Onde Eu Vivo (M/16) - 14h00, 17h10, 21h15, 00h00 (6ª, Sáb., 4f.) O Regresso de Johnny English (M/6) 14h10, 17h30, 21h35, 00h05 (6ª, Sáb., 4ªf.) Meia-Noite em Paris (M/12) - 13h50, 17h00, 22h00,00h30 (6ª, Sáb., 4ªf.)

Zon Lusomundo Amoreiras T. 707 246 362 Twilight – Amanhecer, Parte 1 (M/12) - 13h00, 15h40, 18h20, 21h20, 00h20 Arthur Cristmas 3D (M/12) - 11h00 (Dom.), 13h20, 16h10, 18h40 Sem Tempo (M/12) - 21h00 (Exc. 3ªf.), 23h30 Um Método Perigoso (M/16) - 13h40, 16h30, 19h10, 21h40, 00h00 Os Encantos do 6º Andar (M/12) - 12h50, 15h20, 18h00, 20h50, 23h20 Habemus Papam (M/12) - 13h10, 15h40, 18h30, 21h10, 23h40 Nos Idos de Março (M/12) 13h50, 16h30, 19h10, 21h50, 00h20 A Pele Onde Eu Vivo (M/16) - 13h30, 16h10, 18h50, 21h30, 00h10

Zon Lusomundo Colombo T. 707 246 362 Sem Tempo (M/12) - 13h05, 15h30, 18h05, 21h05, 23h50 Nos Idos de Março (M/12) 12h45, 15h20, 18h00, 20h50, 23h35 Alta Golpada (M/12) - 12h50, 15h25, 17h55, 21h00, 23h40 Twilight – Amanhecer, Parte 1 (M/12) – 13h00, 13h25, 15h40, 16h10, 18h25, 19h00, 21h15, 22h00, 00h10 Imortais 3D (M/12) - 13h30, 16h00, 18h35, 21h25, 00h00 A Pele Onde Eu Vivo (M/16) - 12h55, 15h55, 18h45, 21h35, 00h20 Um Método Perigoso (M/16) - 13h10, 15h35, 18h15, 21h20, 23h45 As Aventuras de Tintin (M/6) - 10h40 (Dom.), 13h15, 15h50, 18h30 Puro Aço (M/12) - 21h10, 00h15 Arthur Christmas 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Dom.), 13h20, 15h45, 18h10, 20h55, 23h30

Zon Lusomundo Vasco da Gama T. 707 246 362 Imortais (M/12) - 12h40, 15h20, 17h50, 21h40, 00h15 Alta Golpada (M/12) - 13h10, 16h00, 18h20, 21h50, 00h20 Sem Tempo (M/12) 12h50, 15h30, 18h00, 21h30, 00h00 Arthur Christmas 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Sáb., Dom.), 13h20, 15h50, 18h10, 21h00, 23h40 Twilight Amanhecer, Parte 1 (M/12) - 13h00, 15h40, 18h30, 21h20, 00h10 As Aventuras de Tintin (M/6) - 11h00 (Sáb., Dom.) ,13h15, 16h10 Nos Idos de Março (M/12) - 18h45, 21h10, 23h50

Loures Castello Lopes Cinemas Loureshopping T. 707 220 220 Imortais (M/12) – 13h20, 16h10, 18h40, 21h20, 00h00* Twilight – Amanhecer, Parte 1 (M/12) – 13h00, 13h10, 15h30, 15h50, 18h10, 18h30, 21h10, 21h30, 23h40*, 00h10* Sem Tempo (M/12) – 13h30, 16h00, 18h20, 21h50, 00h15* Alta Golpada (M/12) – 13h40, 16h20, 18h50, 21h15, 23h35* Arthur Christmas v.p. (M/6) – 12h50, 19h20 Nos Idos de Março (M/12) – 00h05* Arthur Christmas 3D v.p. (M/6) – 15h00, 17h10, 21h40* Puro Aço (M/12) – 21h05, 23h50* As Aventuras de Tintin (M/6) – 13h15, 15h40, 18h00 *6ª, Sáb. e 4ªf.

Sintra Castello Lopes Cinemas CC Fórum Sintra T. 707 220 220 Imortais 3D (M/12) - 12h50**, 15h30, 18h10, 21h20, 23h50* Arthur Christmas v.p. (M/6) 13h00**, 19h30 Arthur Christmas 3D v.p. (M/6) 15h10, 17h20, 21h40, 23h50* As Aventuras de Tintin (M/6) – 13h30**, 16h00, 18h20, 21h10, 23h40* Twilight – Amanhecer, Parte 1 (M/12) 13h10**, 15h50, 18h30, 21h30, 00h10* Sem Tempo (M/12) - 13h20**, 16h10, 18h50, 21h45, 00h05* O Regresso de Johnny English (M/6) 13h15**, 15h40, 18h40 Puro Aço (M/12) 21h10, 00h20* Alta Golpada (M/12) - 13h40**, 16h20, 19h00, 21h50, 00h15* * 6ª, Sáb. e 4ªf.; ** Sáb. e Dom.

Cinemacity Beloura Shopping T. 219 247 643 Os Smurfs v.p. (M/6) - 11h35, 13h40 Twilight - Amanhecer, Parte 1 (M/12) – 13h30, 15h45, 16h00, 18h10, 18h30, 21h30, 21h45, 00h00*, 00h15* Arthur Christmas v.p. (M/6) 11h50, 13h35, 17h40 Imortais 3D (M/12) 13h55, 16h15, 18h35, 21h40, 00h05* Arthur Christmas 3D v.p. (M/6) - 11h30, 15h35, 19h45, 21h50 Contágio (M/12) - 00h25* As Aventuras de Tintin# (M/6) – 11h30, 11h55, 13h40, 13h50, 15h30, 16h05, 16h10, 17h50, 21h35, 23h55* Sem Tempo (M/12) - 18h40, 21h50, 00h10* Animais Unidos v.p. (M/6) - 11h45, 13h45, 15h50a) O Regresso de Johnny English (M/12) 17h55 Alta Golpada (M/12) - 15h50b), 19h55, 22h00, 00h05* Os 3 Mosqueteiros (M/12) 18h50 Puro Aço (M/12) - 21h35 Actividade Paranormal 3 (M/16) - 00h20* *6ªf., Sáb. e vésp. Fer.; a) Sáb. Dom.e Fer.; b) Exc. Sáb., Dom. e Fer.; # Versões 2D, 3D, em português ou legendadas

Estreia

“Habemus Papam” O novo Papa eleito sofre um ataque de pânico no momento em que é suposto aparecer na varanda da Praça de São Pedro para saudar os fiéis, que esperaram pacientemente o veredicto do conclave. Os seus conselheiros, incapazes de o convencer de que ele é o homem certo para o cargo, procuram a ajuda de um conhecido psicanalista (e ateísta). Mas o medo da responsabilidade que a confiança que lhe foi depositada representa é algo que só ele mesmo poderá enfrentar. Realização: Nanni Moretti Género: Drama Com: Jerzy Stuhr, Michel Piccoli, Nanni Moretti, Renato Scarpa


16

www.readmetro.com

tv

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

HOLLYWOOD 19:15 O Fugitivo 21:30 Natureza Humana 23:10 Rambo: a Vingança do Herói

MOV 20:50 Battlestar Galactica T.2 Ep.17 21:40 True Justice T.1 Ep.11 22:30 A Zona –

Propriedade Privada

SIC MULHER

rtp 1

rtp 2

sic

tvi

outros canais

21:15 Alta Definição T.1 Ep.110 22:00 Querido, Mudei

a Casa T.16 Ep. 11 13:00 14:15 14:51 15:46 18:00 19:07 19:54 20:00 21:01 21:32 22:41 23:56

Jornal da Tarde Ribeirão do Tempo O Direito de Nascer Portugal no Coração Portugal em Directo O Preço Certo Direito de Antena Telejornal Portugueses Extraordinários O Elo Mais Fraco Nico à Noite Trovas Antigas, Saudade Louca

18:00 18:33 18:54 19:00 19:29

20:04 21:00 21:52 22:00 22:37 22:46 23:33

A Fé dos Homens No Meio do Nada Café Central Consigo A Entrevista de Maria Flor Pedroso Zig Zag National Geographic Café Central Hoje Diário Câmara Clara Clínica Privada Com Amor, Carolyn (Doc)

10:30 13:00 14:40 15:40 19:15 20:00 21:40 22:35 23:40 00:45

01:25 02:20

Querida Júlia Primeiro Jornal Perfeito Coração Boa Tarde Morde e Assopra Jornal da Noite Peso Pesado – Diários Rosa Fogo Insensato Coração Investigação Criminal: Los Angeles Flash Forward Investigação Criminal III

13:00 14:20 15:15 17:33 18:35 18:40 20:00 21:20 22:30 23:33 00:20 02:00 02:58

Jornal da Uma Ilha dos Amores A Tarde é Sua Dá Cá Mais 5 Casa dos Segredos – Diário Morangos com Açúcar IX Jornal das 8 + Euromilhões Casa dos Segredos – Diário Remédio Santo Anjo Meu Casa dos Segredos – Extra Pokerstars Uma Família Muito Moderna

AXN

22:45 Launch My Line T.1 Ep.1

21:30 Sherlock T.1 Ep.3 22:26 Castle T.4 Ep.4 23:20 CSI: Nova Iorque T.7 Ep.17

SONY TV 21:09 Gossip Girl T.4 Ep.1 22:00 As Ginastas T.2 Ep.1

FOX

22:50 Jerry Maguire

21:30 The Glades T.2 Ep.1 22:20 Agente Dupla T.2 Ep.5 23:10 Ossos T.6 Ep.1

TVC4 19:15 O Roubo de Bess 20:50 Euro 2004 – Amor e Futebol

FOX CRIME

22:30 Coco – O Excêntrico

19:17 Bons Rapazes T.1 Ep.10 20:01 Lei & Ordem T.12 Ep.14 20:46 CSI: Nova Iorque T.3 Ep.3

22:41 Nico à Noite Nicolau Breyner recebe o Dr. Carlos Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Loures, a Dr.ª Isabel Jonet, do Banco Alimentar e o actor José Pedro Vasconcelos.

22:46 Clínica Privada Pete descobre Charlotte nos corredores do hospital ensanguentada e magoada, todos vão em seu auxílio, mas apenas Addison descobre que ela foi violentada.

01:25 Flash Forward Mark fica na defensiva enquanto é questionado sobre os detalhes da sua visão do futuro durante uma audiência do Comité de Inteligência do Senado.

02:58 Uma Família Muito... Os planos de Jay para descansar no Havai vão por água abaixo. Phil tenta fazer com que a viagem seja especial para Claire, mas acaba por deixar as crianças sozinhas.

FOX LIFE 23:00 Foi Assim que Aconteceu T.3 23:24 Raising Hope T.1 Ep.16 23:46 Nurse Jackie T.3 Ep.7

SONY 22:50 – Jerry Maguire Jerry Maguire é um agente desportivo de sucesso. Depois de passar por uma crise de consciência é despedido e abandonado por todos os seus amigos e não só...

PUB

www.accredito.com.pt

DESDE 1930 UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

NÃO NECESSITA VENDER! O OURO VALORIZA-SE, RENTABILIZE-O!

COMPRA • EMPRÉSTIMOS • VENDA OURO • PRATAS • JÓIAS • RELÓGIOS • ARTE

• Av.ª Almirante Reis, 190 C (à Alameda)  218 463 224 • Rua Francisco Sanches, 158 A (à Praça do Chile)  218 121 929 • Av.ª da República, 51 B  217 974 328

Ex: 50€ x 1 mês/1,5€ = 51,50€ TAEG 36%

GARANTIMOS: as melhores avaliações!

www.centtroo obesidaadejv.ccom EMAGRE EÇA A ATÉ 9 Kg MÊ ÊS • Eliminação de celulite e gorduras localizadas, sem cirurgia. Reafirmação, Tonificação Muscular. Resultados visíveis após o 1.º Tratamento

O NOSTIC G A I D A SULT 1.ª CON

GRÁTIS

• Consultas de nutrição: • Estética -Tratamentos específicos – Faciais e corporais o Peeling para todos os tipos de pele com efeito regenerador o Preenchimento de rugas, contornos de lábios e outras irregularidades faciais o Tratamentos de estrias, cicatrizes, marcas de acne o Flacidez por mesolifthing o Tratamento de coluna e articulações Av. Miguel Bombarda, 133 – 4.º andar C Lisboa Marcações: 213 147 496 ou 962 253 777


PUB

CALL CENTER

Apenas 3h/dia Base + Formação + Prémios Excelente Oportunidade Escritório em Lisboa com Metro

Ligue agora 92 668 57 74

PILHAS DE RELÓGIOS

Válido exclusivamente na loja de São Sebastião da Pedreira

(Para todas as Marcas)

COMPRA OURO 2.ª MÃO VENDA Ourivesaria Ancora R. D. Duarte, 1-A (Metro Rossio) 213 462 797

Compramos o

COBRIMOS QUALQUER

TAA OFUNECIRAD AN

OURO E PRATA Compramos cautelas de penhor Avenida António Augusto de Aguiar, 181 Telef. 21 386 87 03 / Tlm.: 96 194 96 01 Horário: Seg. a Sex. 9h-19h | Sáb. 9h-13h

EMPRÉSTIMOS Com e sem problemas bancários HABITAÇÃO - PESSOAL - CONSOLIDADO ANÁLISE GRATUITA

96 030 07 28 - 21 244 47 34 geral.vf@sapo.pt Por Instituições Autorizadas Ex:10.000€*149,50€/ 96 meses TAEG:12,10% TAN:9,52%=14.352,30€ VFERNANDES Int. Independente

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA. DESDE 1951 SOMOS UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

Avaliador Oficial da Casa da Moeda PENHORES E

COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS ETC. (NOVO E 2.ª MÃO) Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º Esq. 1100-557 LISBOA E-mail: geral@apj.com.pt (saída do metro baixa/chiado)

Tels.: 21 346 54 11 21 321 93 35 Fax: 21 321 14 97


PUB

AVISO ASSISTENTE OPERACIONAL NA ÁREA FUNCIONAL DE CONFECÇÃO DE REFEIÇÕES - Mobilidade interna Aceitam-se candidaturas até 2011-12-09 para recrutamento dum assistente operacional para exercer funções de confecção de refeições em creche/jardim de infância, em regime de mobilidade interna. Podem candidatar-se indivíduos detentores de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida com a Administração Pública Central. As candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Directivo do LNEC, acompanhado dos seguintes documentos: - Currículo vitae detalhado; - Fotocópia simples do documento de habilitações académicas; - Declaração emitida pelo organismo onde exerce funções com indicação do escalão, índice, remuneração e relação jurídica de emprego público que detém. As candidaturas deverão obrigatoriamente ser entregues em envelope fechado, devidamente identificado como “Candidatura para recrutamento de um assistente operacional para a creche/jardim de infância do LNEC”, directamente no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no Sector de Arquivo e Expediente Geral, sito na Avenida do Brasil, 101, 1700-066 Lisboa, ou enviadas por correio registado. Podem ainda ser enviadas por correio electrónico até ao termo do prazo para: “recrutamento@lnec.pt” Qualquer informação complementar poderá ser solicitada através dos telefones 218 443 892 ou 218 443 216.

PRECISA DE DINHEIRO? SOMOS O N.º 1 ANÁLISES PRÉVIAS RAPIDÍSSIMAS ATÉ 24H Aconselhamos e tratamos de empréstimos em Financeiras Nacionais e Estrangeiras com montantes e finalidades diversas. Mesmo com alguns problemas bancários. Máxima rapidez, honestidade, sigilo e competência! Mediador independente com vários anos de experiência.

Não hesite!... Mude já a sua vida! Ligue-nos já para:

96 300 33 95 - 96 884 12 33 - 91 413 61 33 91 413 64 97 - 93 388 81 21 Exemplo: crédito pessoal 30.000,00€, a 96 meses, TAN: 14,5% TAEG: 16,5%, com seguro vida obrigatório, c/ mensalidade fixa de 535,15€, c/ montante total imputado 51374,4€

FUNERÁRIA ABREU, LDA.

FUNERAIS 499€ - 750€ - 990€ 24 HORAS - 925 792 222


www.readmetro.com

19

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

3

Fórmula 1. Brasil

sport

Angola

Actriz e cantora norte-americana conviveu no Brasil com Senna e Petrov, durante as gravações de um vídeo de promoção de um festival de música REBECA FIGUEIREDO/GETTY IMAGES

Macy Gray também gosta de “popós”

A cantora e actriz norte-americana Macy Gray esteve ontem com os pilotos de Fórmula 1 Bruno Senna e Vitaly Petrov, ambos da Renault, durante as filmagens para um festival de música, em Paulínia, no Brasil. Este evento antecede o GP do Brasil, que se realiza neste fim-de-semana e marca o fim da temporada da F1.

Derby escaldante Benfica e Sporting jogam amanhã com apenas um ponto a separá-los Jogo emocionante na vertente desportiva e não só, pois ainda há a caixa de segurança Benfica e Sporting jogam amanhã, na Luz, um clássico com uma carga emocional como há muito não se via. Os benfiquistas estão à frente na tabela classificativa da Liga, ex-aequo com o FC Porto, com mais um ponto do que o Sporting e têm a vantagem do factor casa do seu lado. Estatisticamente, o Benfica tem vantagem sobre o Sporting sempre que joga

em casa em jogos do campeonato. Desde a época de 1934/35 os encarnados venceram os verdes e brancos em 41 ocasiões, registaram-se 21 empates e apenas 15 vitórias dos leões. Nas últimas dez épocas, em jogos da Liga, o Sporting venceu três jogos no “ninho da águia”. Houve três empates. E o Benfica venceu quatro vezes. Refira-se que três dessas quatro

Inaugurar [a gaiola] no jogo com o Sporting é suspeito e estranho” ÂNGELO CORREIA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA SAD LEONINA, À RR

vitórias foram obtidas nas três últimas temporadas e sempre com o mesmo resultado: 2-0 para o Benfica. Na equipa da casa a grande dúvida é Luisão,

que contraiu uma lesão muscular frente ao Manchester United, na Champions. Todavia, o capitão de equipa ainda não é carta fora do baralho de Jorge Jesus. Saviola também está em dúvida para a partida. Nos leões há três dúvidas: quem ocupará o lugar de Rinaudo – Daniel Carriço ou André Santos; se Insúa, lesionado, recupera a tempo do jogo; assim como Rodríguez, também lesionado. Além do derby, note-se que domingo o FC Porto recebe o Sp. Braga. Um grande jogo em perspectiva até

“Ronaldo é o melhor jogador do mundo. Vou votar no Cristiano na eleição da FIFA” LITO VIDIGAL, SELECCIONADOR DE ANGOLA

Espanha

para aferir do momento de forma dos dragões, que conseguiram uma vitória moralizadora na Ucrânia, L.C. para a Champions. 11ª JORNADA HOJE: ACADÉMICA-RIO AVE (20H15, SPTV1) AMANHÃ: NACIONAL-MARÍTIMO (17H, SPTV1) BENFICA-SPORTING (20H15, SPTV) DOMINGO: FEIRENSE-RIO AVE (16H) GIL VICENTE-U. LEIRIA (16H) FC PORTO-SP. BRAGA (18H15, RTP1) P. FERREIRA-OLHANENSE (20H15, SPTV1) SEGUNDA-FEIRA: V. GUIMARÃES-V. SETÚBAL (20H15, SPTV1)

“O Bernabéu é o estádio ideal para dar um murro na mesa” DIEGO, JOGADOR BRASILEIRO DO AT. MADRID, ANTEVENDO À MARCA O JOGO ENTRE “COLCHONEROS” E REAL MADRID, QUE SE DISPUTA AMANHÃ

PUB


PUB

20

sport

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2011

Federer segue imbatível Tenista suíço bateu Mardy Fish e terminou a fase de grupos do Masters só com vitórias Hoje conhece-se o seu adversário das meias-finais As exibições que Roger Federer fez antes do Masters de Londres deixavam antever que o tenista suíço iria fazer um óptimo torneio e seria, quiçá, o grande favorito à vitória final na prova que reúne os oito melhores tenistas da actualidade. Até ao momento, o n.º 4 do mundo – atrás de Murray que já desistiu da prova por estar lesionado – não defraudou as expectativas e ontem venceu Mardy Fish, por 6-1, 3-6 e 6-3. Claro que o facto de Novak Djokovic e Rafael Nadal não estarem no seu melhor momento de forma, até por questões físicas, também ajuda o suíço. Mas com o mal dos seus dois principais adver-

“FedEx”

Com a vitória de ontem, Federer, detentor do título do Masters, obteve a sua 15ª vitória seguida da temporada; Em oito partidas com Mardy Fish venceu sete; Se vencer nas “meias” volta a 3º do ranking.

sários pode bem Federer que continua no trilho do sucesso. Ontem, o suíço conseguiu o pleno, pois terminou a fase de grupos só com vitórias. Antes de ter derrotado Mardy Fish, “FedEx” já tinha despaestá a decorrer em Hainan, na China, na 27.ª posição.

Jogadas

Finlândia no caminho

Albuquerque e os tubarões AUTOMOBILISMO. O portu-

VOLEIBOL. A selecção masculina portuguesa joga hoje com a Finlândia as meias-finais do 3.º torneio de pré-qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Irmãos Santos em 27.º lugar GOLFE. A dupla de irmãos

Ricardo Santos (na foto) e Hugo Santos terminou o 1.º dia do Mundial de Golfe “Omega Mission Hills World Cup”, que RAMIRO DE JESUS

Roger Federer está em forma...

guês Filipe Albuquerque vai defender o título de campeão dos campeões na “Race of Champions”, a 4 de Dezembro, em Düsseldorf, na Alemanha, onde voltará a ter como adversários Sebastian Vettel, bicampeão mundial de F1, Sebastien Loeb, oito vezes campeão mundial de ralis, ou Michael Schumacher.

10

mil euros é quanto terá de pagar o Liceo da Corunha, cuja equipa de hóquei em patins fez falta de comparência na partida da Taça Continental frente ao Benfica, a 5 de Novembro, em Viana do Castelo. O Comité Executivo do CERH confirmou ainda a vitória do Benfica na prova, por 10-0.

chado o francês Jo-Wilfried Tsonga e o espanhol Rafael Nadal. E agora, que está apurado para as meias-finais do torneio que encerra a época do circuito ATP, vai esperar pelos jogos de hoje para saber quem será o seu

próximo adversário que será um destes três: o sérvio Novak Djokovic, o checo Tomas Berdych ou o espanhol David Ferrer. No encontro frente ao norte-americano, Federer valeu-se sobretudo do seu serviço no primeiro set. No segundo set, Fish conseguiu quebrar o serviço ao suíço, o qual reconheceu que Fish “jogou de um modo fantástico a segunda partida”. Mas este utilizou a mesma fórmula em relação ao norte-americano no último set e venceu naturalmente. Ontem jogou-se também a outra partida do Grupo B, entre Nadal a Tsonga, mas à hora do fecho da edição o jogo ainda não tinha terminado. L.C.

Liedson perto do título de campeão O Corinthians, de Liedson, pode comemorar no domingo, na visita ao Figueirense, o título de campeão brasileiro de futebol, a duas jornadas do fim da prova. A equipa paulista lidera o “Brasileirão” com 67 pontos, mais dois do que Vasco da Gama e cinco do que o campeão, o Fluminense,

numa ronda em que estes dois últimos se defrontam no terreno do “Flu”. Para chegar ao título, o Corinthians não depende só de si, precisa de vencer e o Vasco tem de ceder pontos em casa do Fluminense, de Deco. Matematicamente as três equipas ainda podem chegar ao título.

Man. City Ballack quer Fábio defende Coentrão Villas-Boas O Manchester City está disposto a pagar 35 milhões de euros por Fábio Coentrão. Segundo o jornal espanhol AS, os “citizens” não estão satisfeitos com os seus laterais (Kolarov e Clichy) e querem aproveitar o facto de Coentrão não ser um dos titulares indiscutíveis do Real Madrid.

Ballack, médio do Leverkusen, que na quarta-feira bateu o Chelsea, na Champions, defendeu Villas-Boas, lembrando que a culpa da má forma dos “blues” “não é só do treinador”. O alemão disse ao Telegraph que em quatro épocas de clube foi treinado por Mourinho, Grant, Scolari, Wilkins, Hiddink e Ancelotti.


PUB


PUB

20111125_pt_lisbon  

www.readmetro.com Director:DiogoTorgalFerreira PUB PUB

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you