Issuu on Google+

Cinema Estreia de filme dedicado a Guerra Junqueiro

DISCO

SOLIDARIEDADE DE JÓNATAS PIRES EM 7 CANÇÕES

Homenagem Hollywood entrega Óscares honorários {pág. 9}

{pág. 8}

GRANDE LISBOA segunda-feira 14 Novembro 2011 ano 6, nº 1543 Hoje 14° | 15°

Amanhã 11° | 17°

www.readmetro.com Director: Diogo Torgal Ferreira

50.000 procuram amante

Reino Unido. Homenagem

Dezenas de milhares de portugueses registados em portal de encontros para casados Mais de metade procura na infidelidade uma aventura Maioria dos encontros são num hotel {pág. 4} Desporto

Alerta da diabetes Sensibilização para a doença na Praça da Figueira {pág. 3}

Cerimónias juntaram em Spean Bridge, Escócia, veteranos britânicos de vários conflitos GETTY

Lembrar os mortos nas guerras Tiveram lugar ontem no Reino Unido, e em toda a Commonwealth (comunidade de países de tradição britânica), as cerimónias oficiais do “Remembrance Day”, também conhecido como Dia do Armistício. Nesta data, assinalada desde o fim da I Guerra Mundial, homenageiam-se os militares que morreram em serviço.

Oitavo título para Loeb Piloto de ralis é o maior campeão automóvel de todos os tempos Francês melhor que Schumacher e Rossi Sebastian Loeb vence desde 2004 Consagração no rali da Grã-Bretanha apesar da desistência {pág. 14}

Ocupação sem um único tiro Polícia do Rio de Janeiro controla Rocinha {pág. 6}

O Alfaiate em XXL A normalidade da liberdade em Nova Iorque {pág. 2}


www.readmetro.com

02

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2011

1 jornal

Não perca hoje!

O ALFAIATE http://oalfaiatelisboeta.com José Cabral

NOVA IORQUE E A NORMALIDADE (PARTE II) Em Nova Iorque a liberdade de cada um não parece terminar na (eventual) falta de tolerância do próximo. E o direito à indiferença parece ser o 1.º direito daqueles que por aqui circulam. E é precisamente isso que faz desta cidade uma das mais inspiradoras que já conheci. Porque aqui, o receio pela censura não passa de uma formulação teórica que não parece ganhar forma nas ruas por onde passo. Porque aqui, o exibicionismo dá lugar à indiferença. E é precisamente esse (aparente) detalhe que faz de Nova Iorque um apelo vivo à criatividade e à experimentação. Porque é isso que a torna tão inspiradora. É que andar por aqui parece ser, em si mesmo, um convite a fazer o que nunca se fez antes. Metermo-nos com quem segue à nossa frente, vestirmo-nos como nunca tivemos coragem de o fazer ou o que quer que seja que nunca fizemos antes, mas cuja vontade já experimentámos.

www.facebook.com/ ontheredcarpet “Acha que a Charlize Theron vai ser uma Rainha Má mais assustadora em ‘Branca de Neve e o Caçador’ que a Julia Roberts em ‘Mirror, Mirror’?”

Aquela que é indubitavelmente uma das grandes revelações do ano no panorama musical português sobe ao palco do espaço situado na zona da Expo para mais uma vez dar a conhecer o seu aclamado debut, “The Cherry On My Cake”.

metro online

Veja e ouça os Calle 13, de Porto Rico, os grandes vencedores dos Grammy Latinos 2011.

www.facebook.com/ gigwise “Lady Gaga esteve este fim-de-semana em Londres a apresentar o seu mais recente single ‘Marry The Night’, que voltou a alimentar especulações sobre uma mudança de sexo da artista.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/metroportugal

@Joan_Rivers “O veredicto de Conrad Murray fez-me perceber que a vida e morte de Michael jackson tocou mais pessoas que o Herman Cain.”

Escreva para info@oalfaiatelisboeta.com

CONCERTO LUÍSA SOBRAL Casino Lisboa Entrada livre, 22h30

www.facebook.com/ cuore “Mariah Carey volta a ter uma figura esbelta depois de perder nada mais nada menos que 32 quilos desde que deu à luz, em Abril, os seus gémeos. A cantora norte-americana confessou que depois do nascimento dos filhos, Moroccan e Monroe, perdeu 18 quilos só em água e o resto foi perdido através da dieta de Jenny Craig.”

www.guardian.co.uk/film “Novo estudo mostra que não é o facto de os filmes estarem disponíveis para download pouco depois da estreia em cinema que afasta as pessoas das salas.”

John Mitchell, Canadá

Boa notícia do dia

Vinhos portugueses conquistam “Arribes” Os vinhos portugueses começam a conquistar o mercado espanhol e sul-americano através do concurso internacional de vinhos “Arribes 2011”, tendo este ano arrecadado cerca de 30% dos galardões de ouro e prata. “A participação dos produtores e adegas neste certame vai abrir muitas portas, não só no mercado espanhol, mas igualmente nos mercados sul-americanos com quem Espanha tem relações comerciais”, disse à agência Lusa a enóloga responsá-

vel pelo certame internacional, Lisete Osório. O prémio “Arribes 2011”, que anualmente se realiza em Travanca (Espanha), localidade transfronteiriça do Douro internacional e que este ano completou a sua VII edição, terminou com um saldo “positivo” para os vinhos nacionais produzidos nas mais diversas regiões vinícolas do País, que arrecadaram cerca de 30% dos galardões de ouro e prata que premiavam os melhores vinhos em diversas categorias.

Título: Eye love my city | Categoria: I love my city Inscreve-te ainda hoje no nosso concurso e a tua foto pode ser publicada a nível global dentro de dois dias! www.metrophotochallenge.com

Metro Portugal Estrada da Outurela, 118 Parque Holanda / Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide

www.facebook.com/metroportugal

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, S.A pertencente à Propriedade Metro International, S.A, Editora: Transjornal – Edição de Publicações, S.A., Capital Social: €4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal accionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRECTOR COMERCIAL Ricardo Branco Agências Joana Santana e Ana Silveira (coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Ruben Casimiro, Sónia Andana; Directos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Nuno Ferraz, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Tel.: 214 169 210 / Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Directos: Rui Saraiva, Victor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Assistente: Susana Matias Tel.: 225 322 201 Fax: 225322399 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Director de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRECTOR Diogo Torgal Ferreira Editor Executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redacção Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia André Nacho Assistente Manuela Manique Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2011

ANDRÉ NACHO

Lisboa

Contra a diabetes Unidade móvel vai percorrer o País para sensibilizar para a doença Hoje está na Praça da Figueira

Diagnóstico atempado é essencial para controlar

Lisboa recebe hoje o roadshow “Vamos dar a volta à Diabetes”. A unidade móvel vai passar por diversos pontos do País e parte hoje, Dia Mundial da Diabetes, da Praça da Figueira. A iniciativa é da Lilly Portugal que, em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), realiza uma semana de sensibilização até 19 de Novembro. O objectivo é “alertar a sociedade para a diabetes, uma doença que já atinge um milhão de portugueses e que, quando não diagnosticada e controlada atempadamente, tem re-

Electrão na 4.ª edição A quarta edição da Escola Electrão, promovida pela Associação Amb3E, é apresentada amanhã. A iniciativa visa recolher resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RPA). As escolas aderentes ao projecto são or-

Agenda Roadshow passa por: 15/11: Leiria 16/11: Viseu 17/11: Porto 18/11: Évora 19/11: Santarém

percussões graves”, refere a organização. Exemplos disso são “a cegueira, as doenças cardíacas, amputações, problemas de circulação ou dos rins”. A iniciativa conta com sessões de ginástica e ainda permite aos visitantes testar os conhecimentos sobre a doenP.T. ça com um quizz.

Chave da fundação A Câmara de Lisboa entregará a chave da Casa dos Bicos à presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, na quarta-feira, numa cerimónia simbólica no dia em que o escritor completaria 89 anos. Este é “o primeiro passo para a instalação da Fundação na Casa dos Bicos, embora só deva abrir ao público no início de 2012”, disse fonte da fundação.

ganizadas e divididas em grupos que participam em fases distintas entre Janeiro e Março de 2012. Nesta 4.ª edição, o projecto Escola Electrão está associado à Gincana Rock in Rio. Nas três primeiras edições, foram recolhidas mais de quatro toneladas de REEE e RPA, num projecto que em 2010/11 envolveu 646 escolas, 62.225 professores e 437.135 alunos.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje ia até à CULTURGEST, na Rua Arco do Cego, Lisboa. A partir das 21h30 sobe ao palco Joe Morris Wildlife Quartet. Trata-se de um dos mais originais guitarristas da actualidade. Mas não só. O seu trabalho como contrabaixista é também notável e é com ele que se apresenta hoje. Entrada: €5.

PUB


04

www.readmetro.com

nacional

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2011

Ser infiel sobe a auto-estima?

Norte a Sul

Ferido após cair a ponte ÁGUEDA. Uma ponte

sobre o rio Vouga, na antiga EN1, em Lamas do Vouga, fechada ao trânsito há cerca de um ano, ruiu parcialmente na noite de sábado, provocando ferimentos “sem muita gravidade” num homem que ali passava.

Novo lar no estrangeiro ADOPÇÃO. Quatro meninas portuguesas, entre as quais duas irmãs, foram adoptadas em 2010 por famílias no estrangeiro e já este ano mais duas crianças encontraram um novo lar em Itália e no Canadá, segundo o Instituto de Segurança Social.

ADEUS ÀS FACTURAS EM PAPEL SARA CAMPOS SARACAMPOS @QUERCUSANCN.PT

DR

O site Secondlove quis saber tudo sobre os portugueses que já traíram Para 45%, ter um caso não afecta em nada a relação em casa Será? Três em cada dez portugueses que já foram infiéis, sentiram-se, depois disso, mais atraentes e com uma maior auto-estima. A conclusão é de um estudo realizado pelo portal de encontros www.secondlove.pt, junto de 921 usuários. Direccionado para pessoas casadas, nasceu em 2008 na Holanda, Espanha e Bélgica. Desde Abril – mês em que chegou a Portugal – já conquistou 50 mil membros. Mais de metade dos inquiridos disseram procurar na infidelidade uma aventura para “Experimentar algo novo e excitante apesar de estarem bem”. Depois do acto, 22,3% dos inquiridores referiram estar satisfeitos, porque houve melhorias na relação. Aliás, para 45% ter um caso não afecta em nada a relação.

Ecoradar

E em Espanha? 34,5% dos portugueses contactam o amante pelo menos uma vez por semana. Apenas 21,7% dos espanhóis faz o mesmo. 25% dos portugueses são infiéis dentro de casa; em Espanha é pior: são 36,3%.

Para 34,5% dos inquiridos, os encontros acontecem mais de uma vez por semana, sendo a maioria num hotel. Ainda assim, um quarto dos inquiridos confessa que é infiel na sua própria casa. Já no caso de descobrirem uma infidelidade, 48% disseram que teriam de pensar se perdoariam ou não. Pois é, em casa de ferreiro, espeto PATRÍCIA TADEIA de pau...

Transparência das relações em caso de traição como objecto de estudo

Dispostos a mudar de rumo LUSA

O Presidente da República confia na “maturidade cívica” dos portugueses que estão dispostos a mudar de rumo “com realismo”, apelando à diáspora para que apoie o esforço que está a ser feito pelos “irmãos de Portugal”. “Tenho confiança na maturidade cívica dos portugueses, que compreende-

ram a gravidade da situação do País e estão dispostos a mudar de rumo, com realismo e sentido patriótico”, afirmou Cavaco Silva, no jantar do Portuguese-American Leadership Council of the United States, que decorreu sábado à noite em Washington. O Chefe de Estado apela “à diáspora portuguesa que

Cheque dentista chega a 600 mil Mais de um milhão de utentes do Serviço Nacional de Saúde já beneficiaram do cheque dentista desde 2008, sendo que só este ano o programa já abrangeu qualquer coisa como 600 mil pessoas. Segundo dados revelados à

agência Lusa pela Ordem dos Médicos Dentistas, este ano foram tratadas através dos cheques dentista 500 mil crianças de 7, 10 e 13 anos e cerca de 100 mil grávidas, idosos e crianças com menos de 6 anos.

apoie o esforço que está a ser feito pelos seus irmãos de Portugal, quer investindo em Portugal, ou adquirindo bens portugueses, quer exercendo a prestigiada influência de que dispõe junto dos empresários e dos investidores norte-americanos”. “Estou certo de que Portugal pode contar convosco”, rematou.

Cavaco está confiante

DIAP abre inquérito

Mais 4.645 em crise

O Departamento de Investigação de Acção Penal (DIAP) de Lisboa instaurou um inquérito para apurar se houve crime de poluição na fuga de combustível ocorrida no passado mês de Maio num posto de abastecimento do aeroporto da Portela.

O presidente da Cáritas Portuguesa revelou ontem que desde o início de 2011 surgiram 4.645 novos agregados familiares a pedirem ajuda à instituição, uma média mensal de 516 novas famílias. Desde Janeiro, a Cáritas atendeu 28.000 famílias, “o que significa que

Em contagem decrescente para mais uma Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se comemora entre 19 e 27 de Novembro, antecipamos o tema e damos-lhe aquele que pode ser o argumento que faltava para renunciar de vez às facturas em papel. Estamos a falar do MB DOX, uma ferramenta que permite centralizar num único local todas as facturas em formato digital, provenientes das diferentes entidades emissoras. Entre contas da electricidade, gás, água, serviços de Internet e televisão, entre outros, todas estas facturas mensais podem ficar agregadas numa única ferramenta dentro do seu Homebanking, com segurança e acessibilidade garantidas. Além de tornar os pagamentos mais práticos, este serviço permite ainda agendar a data que nos for mais conveniente para cada um deles, ajudando assim a não esquecer os prazos limite. Para aderir basta activar o MB DOX no Homebanking e depois subscrever os emissores desejados. Além de pouparmos tempo em deslocações ao Multibanco e de podermos organizar as contas no conforto do lar, o ambiente também sai a ganhar com esta nova opção, já que reduz consideravelmente a quantidade de papel depositada todos os dias nas caixas do correio. Explicada a ideia, só falta mesmo começar a explorá-la. Para isso, vá a www.mbdox.pt e diga adeus às facturas impressas.

A habitação é o terceiro motivo que leva a pedidos de ajuda, a par dos salários baixos e do desemprego todos os meses, em média, três mil famílias vieram bater-nos à porta”, sublinha Eugénio da Fonseca. Baixos salários, desemprego e casa são as maiores preocupações de quem pede ajuda.


www.readmetro.com

economia

Trocos

Moeda única é essencial RÚSSIA. O presidente

russo, Dmitri Medvedev, afirmou que “se o euro não existisse como moeda de reserva mundial nos anos 2008-2009, a nossa sobrevivência teria sido muito mais difícil” e que “o euro como moeda de reserva ajuda ao funcionamento do sistema financeiro”.

Encomenda de 70 aviões 777 BOEING. A norte-america-

na Boeing ganhou a maior encomenda de sempre, no valor de 20,5 mil M€, com o acordo para a venda de 70 aviões 777 à Emirates Airlines, o modelo dominante da frota da companhia do Médio Oriente.

Reforçar capital sem tirar crédito BdP preocupado com “fluxo” de empréstimos à economia real Recapitalização mais exigente LUÍS ANICETO

O reforço dos capitais próprios dos bancos não deve prejudicar o crédito à economia. Esta preocupação do Banco de Portugal (BdP) “está subjacente” ao programa acordado com a troika. Numa nota enviada ontem – um dia depois de o Presidente da República ter pedido cuidado para que não ocorra uma “desalavancagem” rápida do crédito que prejudique o financiamento da economia –, o BdP, citado pela agência Lusa, sublinha que o reforço dos capitais próprios dos bancos “não deve prejudicar o fluxo de crédito para a economia real” e lembra que esta “preocupação também

05

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2011

Banco de Portugal atento

“(...) preocupação está subjacente à implantação do programa [da troika]” BANCO DE PORTUGAL

está subjacente à implementação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal”.

A instituição liderada por Carlos Costa lembra que no seguimento do Conselho Europeu de 26 de Outubro está a obrigatoriedade de os grupos bancários aceleraram a recapitalização “de forma a atingir, até 30 de Junho de 2012, um rácio Core Tier 1 de 9%”. A imposição “requer níveis de capital significativamente superiores aos que decorrem dos requisitos regulamentares” aprovados no programa com a troika e cujo objectivo era “criar uma ‘almofada’ temporária de capital e, em consequência, reforçar a solidez das instituições na actual situação de incerteza associada à crise da dívida soberana”.

60 segundos

MARIA SILVA “FOCAR-NOS NAS PESSOAS” Maria Silva, Directora de Marketing da COFIDIS. Fale-nos da nova imagem e assinatura da marca.

Esta campanha visa a comunicação do nosso novo posicionamento, reflectindo a evolução da COFIDIS. Queremos focar-nos nas pessoas. É crucial a humanização da relação, a proximidade e a preocupação em perceber os projectos dos nossos clientes. O novo logo indica dias soalheiros na empresa? O

logo da COFIDIS sempre foi o sol, ele apenas foi estilizado e modernizado a nível internacional. Hoje estamos numa fase interessante e motivante, concentrados em encontrar novas formas de responder às necessidades do mercado.

Entrevista completa em comunidade.xl.pt/metro Já é possível fazer-se um primeiro balanço do feedback que a campanha teve junto do cliente?

Já tivemos feedbacks positivos, mas é cedo para tirar conclusões. Temos vindo a desenvolver formas de valorizar o cliente e de melhorar a qualidade do nosso serviço, pelo que esta campanha apenas está a evidenciar algo que já fazemos há algum tempo. RUI ALEXANDRE COELHO

PUB

Novidades

a ELLG Gourmet criou nos seus clientes o gosto pelo chocolate, o prazer de saborear uma tablete, um bombom, uma trufa, conseguida com o cuidado e o carinho que a confecção artesanal pressupõe. Neste sentido, a ELLG Gourmet tem ao seu dispor propostas requintadas e sempre originais para uma festa de aniversário, um jantar com os amigos ou para eventos de empresas.

Versace for H&M Uma Thurman, Jessica Alba, Jennifer Hudson e Selma Blair foram algumas das convidadas que se juntaram a Donatella Versace e à H&M para celebrar o lançamento da colecção “Versace for H&M” em Nova Iorque. A apresentação contou, ainda, com algumas peças especiais criadas em exclusivo para este desfile. Em Portugal, a colecção “Versace for H&M” estará disponível na loja H&M Grandella, Rua do Carmo, em Lisboa.

Uma proposta com requinte Desde a inauguração da sua loja em Lisboa, e ao longo do último ano

Bianca Balti embaixadora da L’Oréal A L’Oréal Paris orgulha-se de anunciar a chegada da supermodelo italiana Bianca Balti à sua dream team de embaixadoras internacionais. Bianca Balti é considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo, graças à sua rebeldia encantadora, olhar

vibrante e sensualidade natural. Com 27 anos, a sua imagem já esteve associada a Dolce & Gabbana, Victoria’s Secret ou Karl Lagerfeld.

Soluções Mãos e Lábios Durante o Inverno a pele fica mais vulnerável, devido às condições climatéricas extremas, sendo importante reforçar a hidratação das áreas mais expostas, como as mãos e os lábios. Para hidratar e proteger estas duas zonas, Neutrogena sugere o Creme de Mãos Concentrado e o Bálsamo de Reparação Imediata Nariz e Lábios.

Mais dias de frescura A Syoss acaba de lançar Syoss Dry Champô, uma solução rápida e eficaz para aqueles dias em que não tem tempo para cuidar do seu cabelo. O novo champô seco garante-lhe uma sensação de frescura durante 24 horas, evitando a sensação de desconforto de ter um cabelo com um ar menos cuidado.


06

www.readmetro.com

mundo

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2011

EPA

Polícia ocupa Rocinha

Italianos festejaram demissão de Berlusconi na rua

Ocupação na maior favela do Rio de Janeiro e nos bairros do Vidigal e Chácara do Céu decorreu sem disparos Autoridades procuram agora traficantes, armas e droga Bandeira do Brasil no cimo do morro

Monti vai formar o novo governo

A polícia ocupou nas primeiras horas do dia de ontem as favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, no Rio de Janeiro. A operação foi realizada com êxito, sem a ocorrência de um único disparo. A ocupação iniciou-se cerca das 04h09 locais (06h09 de Lisboa), com a entrada de mais de uma dezena de veículos blindados das Forças Armadas e de 40 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Às 06h20 locais (08h20 em Lisboa), o comandante-chefe do Bope, o tenente-coronel René Alonso, anunciou que o território estava controlado pelo Estado. Durante a operação, alguns veículos da polícia chegaram a encontrar dificuldades para subir devido

O economista e ex-comissário europeu italiano Mario Monti foi ontem encarregado de formar governo pelo presidente de Itália, Giorgio Napolitano. A nomeação foi feita após consultas do chefe de Estado para assegurar consenso e uma

maioria parlamentar a um governo liderado por Monti. O primeiro-ministro indigitado garante que vai começar de imediato a trabalhar na formação do seu governo e promete exercer as funções “com grande sentido de responsabilidade”.

Maioria apoia Papademos

Cerca de 55% dos inquiridos por um instituto público têm uma “opinião positiva” de Papademos contra 18% que disseram ter uma impressão negativa e 27% que não têm opinião, diz um inquérito publicado no jornal Kathimérini. O To Vima mostra uma aprovação de 73% dos entrevistados do instituto Kapa Research contra 20% que a consideram “um erro”.

Planisfério

Fidel prevê guerra nuclear CUBA. O antigo líder cubano Fidel Castro entende que o recente relatório de uma agência da ONU sobre o Irão “põe o mundo à beira da guerra nuclear”. O conteúdo desse relatório, aponta Fidel num artigo publicado sob o nome “O Cinismo Genocida”, visa ajudar EUA, Grã-Bretanha e Israel na guerra contra Teerão que alegadamente estarão a preparar, escreveu.

Dignidade

Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, diz que a operação “não tem data para terminar” Prioridade “é a libertação dos moradores da influência do crime e do fuzil. Armas, drogas, [prender] pessoas é importante, mas devolver a dignidade de quem não tinha há 30 anos também não é pouco.”

aos entulhos e óleo colocados em algumas das vias com o objectivo de dificultar a sua chegada. Uma retroescavadora foi mesmo levada para o local para permitir a passagem dos operacionais. Segundo a Central de Operações da Polícia, cer-

Kuwaitianos detidos

ca de 3.000 homens participaram na operação, entre eles 1.000 agentes da Polícia Militar, 194 fuzileiros navais e 200 homens da Polícia Federal. A acção contou ainda com o apoio de soldados especializados em florestas, que ocuparam as imedia-

ções do morro 36 horas antes da chegada da polícia, para evitar a fuga de bandidos para dentro da mata que cerca a comunidade. Após a ocupação do território, o Bope realizou uma cerimónia simbólica de hastear a bandeira brasileira no alto do morro. Diversos moradores participaram nesta cerimónia, demonstrando o seu apoio à presença do Estado no território até então dominado pelos traficantes de drogas. O Bope anunciou também a descoberta da casa do traficante Sandro Luiz de Paulo Amorim, conhecido como “Peixe”. A casa tem piscina, churrasqueira, banheira de hidromassagem, equipamentos de ginástica e um aquário gigante na sala.

A maioria dos gregos apoia Lucas Papademos, primeiro-ministro de um governo de unidade nacional entre socialistas, direita e a extrema-direita, segundo sondagens divulgadas ontem.

Síria. Manifestações

IRÃO. Dois cidadãos do

Kuwait foram detidos no sudoeste do Irão por suspeita de espionagem, avançou a agência semioficial Fars. As acusações de espionagem entre os países tem sido uma constante.

Mais presos libertados BIRMÂNIA. A libertação de

mais presos políticos na Birmânia está agendada para hoje, um mês depois de uma amnistia considerada decepcionante pelo Ocidente e pela oposição.

2 neo-nazis alemães foram presos por alegadas ligações à morte de dez estrangeiros na Alemanha. Ontem registou-se a segunda detenção; a primeira foi na terça-feira.

Apoiantes de Bashar al-Assad saíram à rua para protestar contra decisão da Liga Árabe, saudada pelo governo português EPA

Ataque às embaixadas em retaliação

Manifestantes pró-regime atacaram na madrugada de domingo diversas embaixadas árabes e ocidentais, em Damasco, após a Liga Árabe ter anunciado a suspensão da Síria de todas as reuniões da organização. Para quarta-feira está marcada uma reunião extraordinária dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe em Rabat, capital de Marrocos. Um pouco por todo o mundo acentuam-se as condenações ao regime de Bashar al-Assad.


PUB


2

VERA MARMELO

culto

Jónatas Pires está nos Açores a conhecer e a tocar para as crianças. Em breve quer mostrar um documentário sobre a iniciativa

“Tudo É Vaidade” é o disco que Jónatas Pires compôs e cujas vendas revertem, na íntegra, para as crianças de Rabo de Peixe, nos Açores É uma das freguesias mais pobres da Europa Álbum custa €5 e esse dinheiro garante cinco refeições por dia a uma das 40 crianças da freguesia Top/Flop

Lady Gaga

Britney Spears

A cantora está a querer constituir família e então decidiu adoptar, pelo menos, três órfãos indianos. Mas fontes próximas da cantora dizem que não vai ficar por aqui e vai também procurar uma criança americana.

Depois de uma passagem sem chama por Portugal e de não ter conseguido encher mais que meio Pavilhão Atlântico, a cantora está no Rio de Janeiro onde, ao contrário de Lisboa, foi recebida em apoteose pelos fãs.

Zoe Saldana

Kim Kardashian

A actriz de “Avatar” terminou a relação com o noivo de há 11 anos, Keith Britton. Foi um fim de relação pacífico e assim convém que seja, já que também são sócios no site “My Fashion Data Base”.

A ex-mulher de Kris Humphries é chamada de interesseira, 72 dias após o fim do casamento. A actriz e modelo é acusada de ter casado apenas pelo dinheiro que recebeu pelo exclusivo da cerimónia ao canal E!.

Música que alimenta bocas Costuma dizer-se que a música é alimento da alma. Mas, neste caso, uma cantiga pode valer mais do que apenas uma reacção emocional: pode valer quatro refeições a uma criança que não tem nada para comer na freguesia de Rabo de Peixe, nos Açores. Jónatas Pires é guitarrista e vocalista do grupo Os Pontos Negros e acabou de editar o disco “Tudo É Vaidade”, cujas receitas revertem, na totalidade, para ajudar as crianças da freguesia açoriana. “É um projecto de dois professores que trabalham na escola de Rabo de Peixe que viam as crianças a desmaiar nas aulas porque não comiam! Vendo esta necessidade, puseram mãos à obra, sem esperar por ajudas de ninguém.” Tendo conhecimento da situação, Jónatas decidiu ajudar da forma que sabe: através da música. “Com €5

[preço do disco] pode garantir-se cinco refeições por dia a um miúdo que não tem hipótese de comer. Temos, cada vez mais, de pensar, não só em nós, mas também nos outros.” O músico inspirou-se num livro bíblico, o livro de

Informações

O disco pode ser comprado nas Fnac e em encomendas. florcaveira.com. Jónatas actua a 1 de Dezembro no Colégio Maristas, em Carcavelos, às 21h. Bilhetes a €5. Reservas em www.inscreve-te.com.pt/tev

Eclesiastes, que traduz a palavra “vaidade” como ilusão. “Tudo é ilusão. E muito do que acontece na nossa vida escapa ao controlo. Não podemos controlar o nosso envelhecimento. Nascemos e vamos morrer! O que importa é a forma como atravessamos o caminho entre o ponto de partida e o ponto de chegada.” Jónatas, com a ajuda dos amigos e conhecidos, pôs mãos à obra, “com os recursos possíveis”, criando sete canções. “É uma amálgama grande de influências e estilos. Mas a base mais forte é mesmo a amizade de todas as pessoas que tocam comigo.” E porque a música também é um alimento da alma, Jónatas inspirou-se em alguns artistas que tem ouvido mais nos últimos tempos: casos de Bruce Springsteen, Tom Waits, Los Hermanos ou Walkmen. “Gosto particu-

“O disco é uma amálgama grande de influências. Mas a base mais forte é mesmo a amizade de todas as pessoas que tocam comigo” JÓNATAS PIRES

larmente de um tema, ‘Convivendo com a Morte’. Vi uma coisa que nunca tinha visto antes comigo: pessoas a verter lágrimas de emoção ao ouvi-lo. Quando o que cantamos tem verdade, a música consegue ser muito especial.” O músico vai agora mostrar o disco ao vivo. No dia 1 de Dezembro toca em Carcavelos (ver caixa). A receita também reverte na íntegra para as crianças de Rabo de Peixe. BRUNO MARTINS BRUNO.MARTINS @METROPORTUGAL.COM


PUB

09

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2011

Uma noite de homenagens Oprah Winfrey, James Earl Jones e Dick Smith recebem Óscares honorários Apresentadora lembrada pelo contributo ao entretenimento GETTY

A grande noite dos Óscares só tem data marcada para Fevereiro, mas, a três meses de se saberem quais são os galardoados, já se anda a falar muito sobre a festa: esta semana a organização do espectáculo perdeu o produtor e apresentador: Brett Ratner e Eddie Murphy. Sábado à noite a festa foi mais tranquila: a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood homenageou a apresentadora de televisão Oprah Winfrey e celebrou as carreiras de James

Telex

Valete volta em grande CONCERTOS. O rapper Valete, que está a terminar as gravações do terceiro disco, vai apresentar o álbum em dois grandes concertos: no Campo Pequeno, em Lisboa, a 2 de Março, e no Coliseu do Porto, dia 3.

Nikonova vence LEFF

Oprah, emocionada, pela distinção da Academia

Earl Jones e do maquilhador Dick Smith. A apresentadora recebeu uma estatueta doura-

Sabbath com disco Já se falava há algum tempo que os Black Sabbath pudessem vir a reunir-se para fazer uma digressão. Mas a surpresa do anúncio da passada sexta-feira foi que, além da digressão, os “avós” do metal vão lançar um disco, o primeiro desde 1978, com os membros fundadores. Esta reunião de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward deverá valer cerca de 115 milhões de euros. GETTY IMAGES

CINEMA. A longa metra-

gem “Twilight Portrait”, de Angelina Nikonova, conquistou o Prémio de Melhor Filme do Lisbon & Estoril Film Festival 2011. “Une Vie Meilleure”, do realizador francês Cédric Kahn, conquistou o Prémio Especial do Júri – João Bénard da Costa.

“[Trabalhar com Mick Jagger] é como trabalhar com Maria Callas: a diva está certa e temos de fazer música sem a chatear” KEITH RICHARDS, DOS ROLLING STONES

da pelas actividades de entretenimento e filantropia. E Oprah até já foi uma vez nomeada para um Ós-

Música “Barra 90” JORGE CRUZ Mbari Durante a pausa de Diabo Na Cruz, o músico edita um disco em que pega – e transforma – as canções da juventude da década de 90. Íntimo e tocante.

car de Melhor Actriz Secundária em “A Cor Púrpura”. “Quando digo obrigada, o obrigada vem de um sítio muito mais profundo do que aquilo que conheço, porque não é só de mim, é de toda a gente que tornou isto possível”, disse Oprah. Outro dos momentos da noite foi o prémio de James Earl Jones. Apesar de não estar presente por estar a trabalhar em Londres, o homem que deu a voz a Darth Vader gravou um depoimento vídeo onde se mosMETRO trou emocionado.

3 DISCOS DE ALGIBEIRA

“Zoom” MAFALDA VEIGA Valentim de Carvalho Há dois anos que Mafalda Veiga não editava um disco novo. Em “Zoom”, acompanhada de Fred Ferreira e Lil’John, a cantora arrisca novos terrenos.

“Last Summer”

Ozzy Osbourne

ELEANOR FRIEDBERGER City Slang/Popstock Ela é metade dos Fiery Furnaces. Estreia-se a solo num disco de pop crepitante, de muito bom gosto, a trazer à memória nomes como Sparks, Donovan, Procol Harum, Kath Bloom ou Todd Rundgren.

“A Viagem de Junqueiro” no Porto O 1.º filme dedicado a Guerra Junqueiro estreia-se amanhã no Porto e conta com participações “generosas” de Manoel de Oliveira, Eu-

nice Muñoz, Ruy de Carvalho e Pedro Abrunhosa. “Nome de Guerra – A Viagem de Junqueiro” é o título do documentário de

Henrique Manuel Pereira sobre o escritor, político e jornalista que aborda as “questiúnculas religiosas e poéticas” do artista. LUSA


10

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2011

Correio

Horizontais 1. Dedicação excessiva.

2. Fábrica ou estabelecimento de venda de luvas. 3. Salto brusco. Aquelas. Instrumento de Matemática. 4. Preposição. Espécie de veado das regiões do Norte. Ente. 5. Relativo ao Irão. Molibdénio (s.q.). 6. Que tem a natureza da fera. Utensílio em forma de cone invertido, com um tubo no vértice, que serve para envasilhar ou transvasar líquidos. 7. Medida itinerária chinesa. Nome científico do açúcar de cana ou de beterraba. 8. Além disso. Fome (pop.). Sétima nota da escala musical. 9. Linha delimitante. Mulo. Botequim. 10. Que não é gastador. 11. Série de quadros representativos de vistas de vários países.

O que veste a Hedvig? “Casaco e camisola Cos, saia Shape Shift, sapatos Acne e óculos Prada.” O seu estilo: “Chique moderno.” O que não deve faltar no guarda-roupa de uma mulher e porquê? “Um par de Louboutins. Nem preciso de dar uma justificação.”

MARIA

Sudoku

•••••

Verticais 1. Diz-se das plantas que têm flores com corola e sem qualquer apêndice. 2. Árvore rosácea pomífera. 3. Fileira. O espaço aéreo. Planta herbácea da família das umbelíferas. 4. Despido. Aniversário natalício. Contr. da prep. a com o art. def. os. 5. Garantir por aval. A unidade. 6. Taberna. Terra de cultivo. 7. Caminhar. Tornar fátuo. 8. Anuência. Metal precioso de cor amarela, dúctil e maleável. Contr. da prep. de com o art. def. a. 9. Em maior quantidade. Contr. da prep. em com o art. def. o. Misericordioso. 10. Quantia reposta por um parceiro no jogo do voltarete. 11. Amigo de parolar.

Solução Cruzadas

Sudoku

KARL-EDWIN GUERRE

Depois de vários dias cinzentos, chuvosos hoje o sol surgiu radiante e até parece que ganhamos uma alma nova. É um dos privilégios do nosso pequeno país. Há muitos dias assim com céu azul e que ajudam a esquecer a crise. Tenho amigas em países onde os ordenados são mais vantajosos, o nível de vida é superior ao nosso. Mas digam o que disserem não há cantinho como o nosso. Agora temos que todos unidos fazer um esforço para vencer as dificuldades actuais e podermos de vez em quando fazer uma “escapadinha” para conhecer novos lugares e há tanta coisa bela do Norte ao Sul, não esquecendo as ilhas!

Solução

Haja Sol

HORIZONTAIS: 1. Fanatismo. 2. Luvaria. 3. Upa, As, Mira. 4. De, Alce, Ser. 5. Iraniano, Mo, 6. Feroz, Funil. 7. Li, Sacarose. 8. Ora, Rato, Si. 9. Raia, Mu, Bar. 10. Poupado. 11. Cosmorama. VERTICAIS: 1. Nudifloro. 2. Pereira. 3. Ala, Ar, Aipo. 4. Nu, Anos, Aos. 5. Avalizar, Um. 6. Tasca, Campo. 7. Ir, Enfatuar. 8. Sim, Ouro, Da. 9. Mais, No, Bom. 10. Remissa. 11. Paroleiro.

Street Fashion. Nova Iorque

Palavras Cruzadas

Hedvig Opshaug, editora de moda

PUB

www.readmetro.com

lazer


PUB

CALL CENTER

Apenas 3h/dia Base + Formação + Prémios Excelente Oportunidade Escritório em Lisboa com Metro

Ligue agora 92 668 57 74

EMPRÉSTIMOS Com e sem problemas bancários HABITAÇÃO - PESSOAL - CONSOLIDADO ANÁLISE GRATUITA

96 030 07 28 - 21 244 47 34 geral.vf@sapo.pt Por Instituições Autorizadas Ex:10.000€*149,50€/ 96 meses TAEG:12,10% TAN:9,52%=14.352,30€ VFERNANDES Int. Independente

FUNERÁRIA ABREU, LDA.

FUNERAIS 499€ - 750€ - 990€ 24 HORAS - 925 792 222

AZEVEDO, PINHO & JESUS, LDA. DESDE 1951 SOMOS UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

Avaliador Ocial da Casa da Moeda PENHORES E

COMPRA E VENDA DE

OURO • PRATA • JÓIAS • MOEDAS • RELÓGIOS ETC. (NOVO E 2.ª MÃO) Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º Esq. 1100-557 LISBOA E-mail: geral@apj.com.pt (saída do metro baixa/chiado)

Tels.: 21 346 54 11 21 321 93 35 Fax: 21 321 14 97

PRECISA DE DINHEIRO? SOMOS O N.º 1 ANÁLISES PRÉVIAS RAPIDÍSSIMAS ATÉ 24H Aconselhamos e tratamos de empréstimos em Financeiras Nacionais e Estrangeiras com montantes e finalidades diversas. Mesmo com alguns problemas bancários. Máxima rapidez, honestidade, sigilo e competência! Mediador independente com vários anos de experiência.

Não hesite!... Mude já a sua vida! Ligue-nos já para:

96 300 33 95 - 96 884 12 33 - 91 413 61 33 91 413 64 97 - 93 388 81 21 Exemplo: crédito pessoal 30.000,00€, a 96 meses, TAN: 14,5% TAEG: 16,5%, com seguro vida obrigatório, c/ mensalidade fixa de 535,15€, c/ montante total imputado 51374,4€

Válido exclusivamente na loja de São Sebastião da Pedreira

Compramos o

COBRIMOS QUALQUER

TAA OFUNECIRAD AN

OURO E PRATA Compramos cautelas de penhor Avenida António Augusto de Aguiar, 181 Telef. 21 386 87 03 / Tlm.: 96 194 96 01 Horário: Seg. a Sex. 9h-19h | Sáb. 9h-13h


PUB


PUB


3 sport

Loeb, a ganhar desde 2004 Francês campeão mundial pela oitava vez consecutiva Novo recorde automóvel Jari-Matti Latvala vence rali britânico Armindo Araújo 10.º

Leilão jocoso

Tufo da “horta” de Zenica rende mais de 5.000 euros Por 10 mil marcos bósnios (€5.126) foi vendido o tufo de relva que atrapalhou Cristiano Ronaldo na 2.ª parte do jogo de Portugal na Bósnia, em Zenica, quando o extremo se isolou e rematou ao lado. A iniciativa foi do site bósnio pik.ba e a licitação mais alta foi do utilizador “Merli1234”, de Sarajevo.

Com quatro letras apenas se escreve o apelido do maior campeão automóvel de sempre. Ontem consagrado campeão do mundo de ralis, na Grã-Bretanha, o francês Sebastien Loeb tornou-se no primeiro piloto automóvel a conquistar oito títulos mundiais, sendo também o primeiro piloto motorizado a vencê-los de forma consecutiva. Até à data, o piloto alemão de Fórmula 1 Michael Schumacher e o motociclista italiano Valentino Rossi também somavam sete títulos mundiais seguidos nas categorias rainhas das disciplinas motorizadas, mas o rali britânico fez de Loeb campeão entre campeões – Giacomo Agos-

Perfil Data de nascimento 26/02/74 (37 anos) Local de nascimento Haguenau, Bas-Rhin (FRA)

tini soma oito títulos não consecutivos em MotoGP.

Estreia em provas oficiais Em 1995, com 21 anos, foi finalista do “rali jovens”. Títulos mundiais de ralis 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011.

A consagração do piloto da Citroën ocorreu ontem,

mas o oitavo título mundial de ralis já fora carimbado na sábado, após a desistência do rival Mikko Hirvonen. Com a vitória na geral garantida, Loeb até teve um desfecho idêntico ao do finlandês e também não terminou a prova devido a um acidente com a viatura de um espectador entre a 18.ª e 19.ª especiais. Boas notícias para o finlandês Jari-Matti Latvala (Ford), que acabaria por vencer a etapa britânica, última da temporada. Já o português Armindo Araújo (Mini John Cooper Works) concluiu a prova no 10.º posto da geral e terminou a temporada no 23.º lugar do mundial. RUI ALEXANDRE COELHO

Fala a estrela Bruno Alves lança apelo ao público português para a decisão do play-off de acesso ao Euro 2012, amanhã, na Luz (21h00), após o empate a zero registado na Bósnia.

Os adeptos são importantes para nós. Peço que nos apoiem neste jogo e que criem um ambiente difícil. [A Bósnia] é uma equipa perigosa, mas estamos preparados para tudo.

F1. Abu Dhabi

Inédito Federer Embalado pela recente vitória no torneio da sua terra natal, Basileia, o tenista suíço Roger Federer conquistou ontem o seu primeiro título em Paris-Bercy à custa do anfitrião e sempre incómodo Jo-Wilfried Tsonga, por 6-1 e 7-6 (7-3). Em grande forma, Federer alcançou o seu 18.º título de Masters de forma imaculada: não perdeu qualquer set no torneio da capital francesa. Foi o 69.º título na carreira do actual n.º 4 do ranking ATP.

Jogadas

Só deu leão no derby ANDEBOL. O Sporting igualou ontem o FC Porto no 2.º lugar do Campeonato Nacional, com 29 pontos, ao vencer o Benfica por expressivos 26-17, em Almada. Os encarnados estão em 3.º, com 28.

Yahima de prata JUDO. A judoca luso-cu-

“Lobos” derrotados CR7 EM PARIS?

“A chegada de investidores do Qatar foi bom para o PSG. Têm dinheiro e disse-lhes para tentarem contratar o Cristiano Ronaldo” PAULETA

A Selecção Nacional de râguebi saiu a perder do embate com o Uruguai (16-9) a contar para a Rugby Cup, ontem disputado nas Caldas da Rainha. Num jogo que teve apenas um ensaio, e para os sul-americanos, Portugal apresentou uma equipa recheada de novidades e revelou-se incapaz de contrariar a maior experiência do adversário.

bana Yahima Ramirez conquistou a medalha de prata na Taça do mundo de Samoa, em -78 kg. Com os 60 pontos somados no ranking mundial, Yahima sobe para 25.ª na tabela.

Gastão Elias cai na final

Britânico triunfou antes do fim da temporada no Brasil EPA

Hamilton volta a sorrir

TÉNIS. O português

Gastão Elias perdeu na final do Copa Tropper, em Buenos Aires, com o argentino Carlos Berlocq, por 6-1 e 7-6 (7-3).

Envolto em várias polémicas e num modesto 5º posto do mundial de F1, Lewis Hamilton teve ontem um dia feliz ao vencer o Grande Prémio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Infeliz esteve o campeão Vettel, que desistiu e já não poderá igualar o recorde de 13 vitórias numa época de Schumacher.


15

www.readmetro.com SEGUNDA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2011

Isto ou aquilo? Pedimos a Beckham para escolher uma das opções: Manchester ou LA: “Adoro viver em LA, mas Manchester é como... bem, ia dizer como estar em casa, mas sou de Londres. Mas Manchester... adoro Manchester. Escolho os dois.”

Fish&chips para sempre

Fish&Chips ou tacos: “Fish&Chips.” Robbie Keane ou Roy Keane: “Esta é difícil, mas jogo com o Robbie agora, mas adoro o Roy, por isso vou ter que dizer os dois outra vez, porque é impossível escolher só um.” Cerveja ou vinho do vale de Napa: “Cerveja.” Shaq ou Kobe: “Kobe.” Tom Cruise ou Hugh Laurie: “Tom. Mas também adoro o Hugh. Ele é muito divertido e já trabalha há imenso tempo.”

DAVID BECKHAM Com o seu contrato de 32,5 milhões de dólares (perto de 23,5 milhões de euros) pelo LA Galaxy quase a chegar ao fim, Beckham parece estar a queimar os últimos cartuchos. Mas o futebolista de 36 anos parece calmo e confiante, ignorando os rumores no seu próximo passo de uma carreira longa e que o levou a jogar dos dois lados do Atlântico. Há imensa especulação sobre o seu futuro. Costuma pensar nisso durante as fases finais?

De todo, para ser honesto. Consigo abstrair-me de pensar nisso porque é importante que esteja concentrado na minha equipa neste momento. E, para ser honesto, não sinto pressão quanto às minhas decisões. Sempre honrei os meus contratos. Mas, obviamente, tenho 36 anos e tive uma lesão grave há um ano e meio. Temos que ter isso em mente. Mas sinto-me muito bem – que o Diabo seja surdo, cego e mudo – e esta foi a minha melhor temporada no Galaxy. Por isso vamos ver o que acontece no fim.

O icónico jogador de futebol fala-nos sobre a sua longa carreira Ir para a América foi um desafio que gostou Revela ao metro que estará sempre envolvido com o desporto rei

“ARREPENDIMENTOS? NEM PENSAR” Mas já está a criar raízes em Los Angeles.

Sim. Os meus filhos andam na escola e estão na idade que precisam de estabilidade. Mas os pais têm que trabalhar, por isso... (risos). Adorámos viver aqui estes cinco anos, e acho que nunca nos iremos embora de vez. Arrepende-se de alguma coisa na sua carreira de jogador?

Não me arrependo de nenhuma decisão que diga respeito à minha carreira, em relação às equipas que representei. Adorava ter jogado pelo AC Milan du-

rante mais tempo, porque era uma grande equipa e eu gostava muito de lá jogar. Arrependimentos? Nem pensar. Não tenho nenhum. E o ter vindo para a América?

Sempre quis vir para a América. Ganhei tudo o que havia para ganhar na Europa com o Manchester United, com o Real Madrid. Sentia que precisava de um novo desafio, e era isto. Foi sem dúvida um desafio jogar numa nova liga com, obviamente, uma nova equipa, mas tem sido um desafio que tenho gostado. Claro que

quero ganhar um campeonato pelo Galaxy. Mas fora do campo, ser embaixador do futebol nos EUA tem sido um sucesso. Quando acabar a sua carreira enquanto jogador vai continuar ligado ao futebol?

Acho que, de alguma maneira, vou estar sempre envolvido com o futebol, até porque tem sido a minha vida desde há muitos anos. Por isso, quer seja enquanto embaixador, dono ou envolvido com alguma equipa ou alguma liga no futuro, tenho a certeza que vou estar envolvido no jogo.

Oh, por favor!

Mas ainda deve estar a par do que se passa com o Manchester United. Depois do derby com o City, (em que o Manchester perdeu 6-1) Alex Ferguson afirmou ter sido o pior momento da sua vida. Viu esse jogo?

Não vi, não sei quem jogou, não vi nada relacionado com esse jogo. Mas claro que, enquanto fã do United, é sempre difícil perder com o City. Mas estas coisas acontecem no futebol. Mas vamos ver se são campeões no fim da temporada. Talvez sim, talvez não. Espero que não. Acha que o City pode destronar o United?

Acho que o City está a fazer o que pode com os jogadores que tem. Sabe, eles têm imenso talento na equipa e um excelente treinador. Têm os melhores fãs depois do Manchester. Mas acho que, no fim das contas, o que importa é o lugar em que se acaba a temporada. Sim, fizeram um grande resultado contra o Manchester, mas já vimos isso noutras alturas. NED EHRBAR, MWN

Spice Girls ou Saturdays: “Oh, por favor! Spice Girls.” Messi ou Ronaldo: “De momento, oficialmente, o Messi é melhor jogador, mas acho que o Ronaldo tem um talento fantástico.” Ski ou surf: “Snowboard.” Crista ou cabelo de lado: “Cabelo de lado só porque já não me fica bem a crista.” Adeusinho crista!

11 do Beckham David Beckham jogou com jogadores fantásticos. Quais escolheria para uma equipa de sonho? Ronaldo (Brazil)

O melhor do David

Lionel Messi

O momento mais emocionante “O último jogo pelo Real Madrid, quando ganhámos a Liga espanhola, ter os meus filhos no campo a celebrar.”

Eric Cantona

Steven Gerrard

O melhor jogo “Final da Liga dos Campeões quando ganhámos ao Bayern Munique 2-1 em Barcelona.” Mãos para O troféu mais valioso cima, Becks! “Liga dos Campeões.”

O melhor golo “O golo mais importante, devo dizer, foi contra a Grécia em Old Trafford, que levou a Inglaterra à fase final do Campeonato do Mundo.”

O melhor passe “Foi para o Zinedine Zidane no Bernabeu. Foi um passe bem longo que ele rematou com o pé esquerdo e que foi parar direitinho ao fundo da baliza.”

O melhor livre “De novo, o golo contra a Grécia, porque havia muita pressão. Assim que bati na bola, soube logo que ia ser golo.”

David Beckham

Roy Keane Roberto Carlos

Gary Neville

Steve Bruce

Paolo Maldini

Peter Schmeichel


PUB


20111114_pt_lisbon