Issuu on Google+

PUB


PUB


Colecção Berardo Tutela vai reavaliar acordo polémico {pág. 9}

DALLAS

SIM, ACREDITE QUE É VERDADE: ELES ESTÃO DE VOLTA! {pág. 9}

Humor “Méistre” Herman vai mostrar como se faz rir no Tivoli {pág. 8}

GRANDE LISBOA quinta-feira 13 Outubro 2011 ano 6, nº 1522 Hoje 19° | 33°

Amanhã 18° | 32°

www.readmetro.com Director: Diogo Torgal Ferreira

Reino Unido. Nº 10

TC troca as voltas a Isaltino Tribunal Constitucional chumba recurso do autarca de Oeiras da condenação por corrupção passiva Revés não abala confiança do presidente da câmara que tem agora dez dias para recorrer da decisão {pág. 4} Desporto

A arte do café Competição põe à prova talento de baristas {pág. 5}

Elite no Portugal Masters Um sereníssimo Larry a apanhar ar à porta de casa EPA/KERIM OKTEN

Larry, o gato de Downing Street O nº 10 de Downing Street é a residência oficial do primeiro-ministro britânico, um dos homens mais poderosos do planeta. Ainda assim, para Larry, o gato do clã Cameron, o acesso a um dos locais mais vigiados do mundo é flexível e até dá para ir apanhar ar à rua durante uma reunião de membros do governo... do seu dono.

5.ª edição do torneio reúne alguns dos melhores golfistas da actualidade Campo Oceânico Victoria Golfe é o palco da competição Portugueses podem fazer um “brilharete” Prémios de 2,5 milhões de euros {pág. 13}

De volta à mira de ciberpiratas Ataque informático obriga Sony a bloquear 93 mil contas {pág. 7}

Ana Rita Clara Sobre o nosso péssimo hábito de não participar, reagir {pág. 2}


www.readmetro.com

02

QUINTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2011

1 jornal

Não perca hoje!

KONSTANTINE KERN

CONCERTO ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS & LEE KONITZ Casa da Música, Porto Bilhetes €25 – 22h00 Espectáculo inserido no Ciclo Jazz Galp, promovido pela Casa da Música, o histórico saxofonista norte-americano junta-se à Orquestra de Jazz de Matosinhos para um concerto imperdível.

metro online

Veja o novo trailer da muito aguardada mega-produção “Os Vingadores”, de Joss Whedon.

Opinião www.facebook.com/ hollywoodgossip “Sim, amigos, a Beyoncé está mesmo grávida. Depois de ter estado no programa ‘Australia’s Sunday Night’, onde revelou que o seu bebé já ‘mudou a sua vida’, surgiu um rumor que dizia que a cantora estava a usar uma barriga falsa, já que tinha contratado uma barriga de aluguer. Em resposta, a sua agente Yvette Noel-Schure disse à ABC News que esse boato é ‘estúpido, ridículo e falso’.”

ANA RITA CLARA APRESENTADORA DE TV NA SIC E SIC MULHER PROGRAMA ‘MAIS MULHER’, DE 2.ª A 5.ª 17H30, SIC MULHER

PORTUGAL SEM MEDO s vezes sinto que temos medo. Que vivemos com medo de ter voz activa, de participar, de colaborar, de reagir. Comprovei esta minha teoria com o livro de José Gil, “Portugal Hoje, O Medo de Existir”. À medida que leio estas páginas maravilhosas, vou acenando afirmativamente com a cabeça, como se de uma aula se tratasse. Essa facilidade com que nos demitimos de qualquer responsabilidade, de qualquer acção, leva-nos a perpetuar uma forma de estar muito particular. Mas sobretudo desinteressante. Não acredito em plateias globais, que encaram o que ocorre de uma maneira desligada, que não se afirmam, que não cobram responsabilidades. Tal como nas páginas do livro de Gil. A partir da frase de um graffiti, “Não há drama, tudo é intriga e trama”, que se lia ao longo da parede da escadaria de Santa Catarina, que desce para o elevador da Bica, em Lisboa, conseguimos apreender esta “não-inscrição” da nossa cultura. Esta típica atitude de que nada acontece e nada se inscreve. Este pensador abana as nossas considerações, para nos fazer reflectir sobre o estado das coisas. Sobre os velhos hábitos que prolongamos nos dias de hoje. Continuamos a perpetuar essa condição, num Pós-25 de Abril corajoso, mas que vai perdendo

À

forças. A vida social portuguesa, que agora está normalizada, vê nesta “não-inscrição” o reassumir dos seus privilégios. Senão vejamos, “Tal ministro que se aproveite ilegalmente de uma lei para escapar ao fisco demite-se para voltar à tona incólume, meses ou anos depois”. Esta realidade que tão bem conhecemos prende-se com esta anulação da voz que todos realizamos. Talvez assim fiquemos com um novo olhar para a abstenção política, a não-acção governativa e sobretudo para a falta de fé na justiça e naqueles que nos devem

www.facebook.com/ hollywoodreporter “Britney Spears é a sexta pessoa a conseguir alcançar dez milhões de seguidores no Twitter. Além dela, apenas Lady Gaga, Justin Bieber, Barack Obama, Katy Perry e Kim Kardashian conseguiram esse marco.”

www.facebook.com/ gigwise “Rihanna já ultrapassou a agressão de Chris Brown. À Esquire, disse que odiar o ex-namorado já lhe tomou tempo demais. ‘É incrível ver como se levantou, tendo o mundo contra ele. Nunca deixei de ser sua fã’, disse.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/jornalmetro

Acredito na mudança. Acredito que a solução poderá residir na expressão. No ganhar voz pela nossa cultura, pelas formas de expressão artística, social e humana proteger e conduzir. Mas evoluímos em determinados aspectos. A orientação sexual já ocupa considerações legais, mas as mentalidades ainda não acompanham totalmente. Também não digo que o futuro chegue já. Acredito na mudança. Acredito que a solução poderá residir na expressão. No ganhar voz pela nossa cultura, pelas formas de expressão artística, social e humana. Afinal, somos descobridores ou queremos viver com medo?!

@KimKardashian “Wow! Estou louca com o Dubai! O meu hotel é uma loucura e mal posso esperar para ‘postar’ e mostrar-vos! Muita coisa para ‘twittar’! Obcecada com o Dubai!”

http://artsbeat.blogs. nytimes.com “Via para o ‘kitsch’: [Steve] Soderbergh na calha para fazer filme sobre Liberace com [Michael] Douglas e [Matt] Damon para a HBO.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Baía de Angra vai ser requalificada As obras de requalificação das ruas envolventes da baía de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Açores, que vão melhorar a circulação de peões e veículos, devem começar no próximo ano e estar concluídas em 2013. “O objectivo é disciplinar a circulação de viaturas e peões, criar melhores espaços para que haja um melhor usufruto da cidade em relação à baía”, afirmou aos jornalistas Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia. O projecto de intervenção

engloba estacionamentos, nova iluminação e a requalificação das ruas, prevendo ainda a criação de espaços para a circulação de peões e uma ciclovia, além de uma melhoria na circulação de viaturas. Estas intervenções estão orçadas em três milhões de euros e, segundo Vasco Cordeiro, vão “valorizar o espaço e a própria cidade”. O dirigente frisou ainda que o governo dos Açores quer fazer uma “abordagem cuidada” e, por isso, vai promover o debate público.

Veja mais fotografias em http://comunidade.xl.pt/Metro/ MARITIME NEW ZEALAND/MARK ALEN/GETTY IMAGES

O epicentro da tragédia ambiental Ontem era este o estado do Rena, o cargueiro liberiano de 47 mil toneladas que encalhou num recife ao largo da costa da Nova Zelândia, provocando um enorme derrame de petróleo: é já o maior desastre ambiental na história da região.

Metro Portugal Estrada da Outurela, 118 Parque Holanda / Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide

http://comunidade.xl.pt/metro

METRO Portugal Título licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, S.A pertencente à Propriedade Metro International, S.A, Editora : Transjornal – Edição de Publicações, S.A, Capital Social : € 4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal accionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRECTOR COMERCIAL Ricardo Branco Agências Joana Santana e Ana Silveira (coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Ruben Casimiro, Sónia Andana; Directos Luís Filipe (coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Nuno Ferraz, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Tel.: 214 169 210 / Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Directos: Rui Saraiva, Victor Machado; Agências: Ivone Pinheiro; Assistente: Susana Matias Tel.: 225 322 201 Fax: 225322399 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Director de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRECTOR Diogo Torgal Ferreira Editor executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redacção Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia André Nacho Assistente Manuela Manique Revisão Catarina Poderoso.


PUB


04

nacional

Corte nos custos contra desastres LUSA

* Protecção Civil admite garantir segurança de pessoas e bens com menos dinheiro Exercícios ajudam O trabalho da Plataforma Nacional para a Redução de Catástrofes poderá permitir reduzir custos sem pôr em causa a segurança das pessoas e dos bens, diz um responsável da Autoridade Nacional de Protecção Civil. “Algumas das vezes o segredo não está no dinheiro necessário, mas em juntar as pessoas necessárias à mesma mesa e dinamizar algumas políticas”, afirma Henrique Vicêncio, quando questionado sobre se o trabalho da plataforma pode ser afectado pela crise. Após um ano de trabalho a Plataforma Nacional

Simulacro

para a Redução de Catástrofes apresentou um conjunto de propostas à Comissão Nacional de Protecção Civil, ainda em análise. “Se conseguirmos chegar a 2014, 2015 e verificar que as câmaras apostaram mais na segurança de pessoas e bens, nos seus planos de emergência, que organizaram mais exercícios, mais simulacros esse será um melhoramento nas questões de segurança de pessoas e bens”, sublinha o director da Unidade de Previsão de Riscos e Alerta da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O Governo quer, até 2013, empregar mais 3.000 desempregados de Centros de Empregos por mês. Trata-se de um aumento de 50% no número de colocações de desempregados, segundo uma proposta apresentada ontem aos parceiros sociais. O objectivo está traçado no Programa de Relançamento dos Centros de Emprego que o Governo apresentou ontem.

“Duros sacrifícios”

Com o nome “Terramoto”, o exercício público decorrerá essencialmente nas escolas, centros comerciais e praças de município;

O primeiro simulacro nacional de preparação para sismos será organiza-

O ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, reúne terça-feira com as bancadas do PSD e CDS-PP para debater a proposta de Orçamento do Estado para 2012 (OE2012) O Governo PSD/CDS-PP deve entregar a proposta na Assembleia da República na segunda-feira, dia 17, bem como uma proposta de Orçamento rectificativo para este ano.

Empregar quem está nos centros

do às 11h15 de 24 de Novembro pela Associação Nacional de Voluntariado de Protecção Civil (REDE).

Acção de sensibilização da sociedade civil prevê sete passos que permitem às pessoas saber como se devem comportar antes, durante ou após um sismo.

OE 2012 na próxima semana

“Políticas” podem evitar que o plano de redução de catástrofes seja afectado pela crise

“Nada deita abaixo” o autarca de Oeiras

Norte a Sul

“Com os olhos não se brinca”

rurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética vai disponibilizar “muito em breve” no seu site o nome de todos os cirurgiões portugueses habilitados a fazer este tipo de intervenções, em cada região do País.

O Presidente da República reconheceu ontem que estão a ser exigidos “duros sacrifícios” aos portugueses, mas reafirmou que “sem dúvida” o Governo português cumprirá na íntegra o programa da troika. Cavaco Silva falava no Instituto Universitário Europeu, em Florença. Sobre a crise económica e financeira disse que esta se deve a “políticas erradas” e à “deficiente supervisão por parte das instituições europeias”. LUSA

LUSA

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, afirmou ontem que, apesar de o Tribunal Constitucional ter recusado o recurso para impedir a sua condenação por corrupção passiva, há ainda recursos a decorrer e reafirmou a sua inocência. “A convicção da minha inocência é tão forte que nada me deita abaixo”, disse o autarca, à porta dos Paços do Concelho. “Ainda há vários recursos a serem apreciados, um no Supre-

dias para recor10 rer da decisão do TC, que chumbou o re-

RASTREIOS. A Assoc. Nacio-

nal dos Ópticos realiza hoje, Dia Mundial da Visão, rastreios visuais pelo País. O Cais do Sodré, Lisboa, e a Rua Sta. Catarina, no Porto, são alguns dos locais da acção “Com os olhos não se brinca”.

curso de Isaltino, condenado a dois anos de cadeia por corrupção mo Tribunal de Justiça e outro na Relação, relativamente ao conhecimento da prescrição”, acrescentou. Questionado sobre se pensa que pode não cumprir a pena de dois anos, Isaltino frisou que já “acredita em tudo e em nada”.

Cirurgiões listados na Net Isaltino está confiante

CIRURGIA PLÁSTICA. A So-

ciedade Portuguesa de Ci-

Maioria não é grupo de risco GRIPE. A maioria das

pessoas que se vacinou na primeira semana de imunização contra a gripe tem entre 60 e 64 anos, um grupo que habitualmente não é considerado como população-alvo, mas que a DGS recomendou este ano, segundo dados do Vacinómetro.

Discurso em Florença


05

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2011

Lisboa elege melhor barman... de café

Lisboa

Campeonato Nacional de profissionais que criam bebidas à base de café decorre hoje Vencedor representa Portugal em prova ibérica

Rui Gomes foi o vencedor do ano passado

Hoje é dia de misturar café. Confuso? Imagine um barman, mas que em vez de álcool mistura bebidas à base de café. Os baristas existem e têm um campeonato próprio, que está marcado para hoje, entre as 14h e as 19h, no Centro Colombo, em Lisboa. Mas há mais. Em Portugal há até uma escola de baristas, localizada em Campo Maior. Para Rui Gomes, vencedor do edição do Campeonato Nacional de Baristas do ano passado, “estas provas representam um desafio”. Durante o campeonato, os 13 participantes usam a sua criatividade

e em 16 minutos têm de criar diferentes bebidas à base de café. Os três primeiros classificados ficam automaticamente seleccionados para o Campeonato Ibérico, a decorrer em Espanha, no início de Dezembro. Foi o que aconteceu a Rui Gomes em 2010. “Foi uma experiência muito gratificante. Representei Portugal no campeonato ibérico e foi muito bom estar entre os melhores do mundo. É impressionante assistir às características individuais dos participantes e perceber como cada um tem um estilo tão próprio”, explica ao metro o respon-

Info A III Edição do Campeonato Nacional de Baristas conta com a presença do comendador Rui Nabeiro. Programa 14h15: Actuação do Campeão Mundial de ‘Coffee Flair’, Ludovic Loizon; 14h30 – Desempenho do 1º ao 6º participante; 16h30 – ‘Coffee Break’ e nova actuação do campeão Mundial; 17h00 – Desempenho do 7º ao 13º participante 19h20 – Deliberação dos membros do júri.

sável pelo serviço de mesa num restaurante de hotel. E, por isso, quisemos saber qual é o seu estilo: “Todas as minhas bebidas estão elaboradas de modo a criar sentimentos em quem as toma, sendo o café o grande anfitrião em qualquer mesa do País e do Mundo”, conta. Rui, que este ano volta a participar na prova, enumera quais as características de um bom barista: “Boa capacidade de execução, muita criatividade, capacidade de concentração e paixão pela profissão.” Vai um café? PATRÍCIA TADEIA

PUB

Valorsul à procura de novas alternativas GETTY

A Valorsul está a estudar alternativas de localização para um aterro sanitário, depois da Câmara de Vila Franca de Xira ter impossibilitado a expansão da actual unidade de Mato da Cruz, Alverca, disse à agência Lusa fonte da empresa. “Encontram-se em desenvolvimento os estudos de identificação de locais apropriados, referiu à Lusa fonte da Valorsul. A Câmara aprovou recentemente uma alteração, em regime

Se estivesse no seu lugar... ... hoje ia até à exposição “EXPO-BIODIVERSIDADE”, organizada no Museu do Combatente em Belém (ao lado da Torre de Belém), em Lisboa. A mostra é inédita em Portugal e por lá encontra desde cobras, lagartos, a insectos tropicais e exóticos, num total de 100 espécies de animais vivos, e para todos os gostos.

simplificado, ao Plano Director Municipal, eliminando a possibilidade de expansão do aterro sanitário de Mato da Cruz. “Uma vez que revogámos a deliberação de declaração de interesse público e entendemos que o aterro não deve ter a sua expansão naquele local, o terreno volta à classificação anterior”, explicou a presidente da Câmara Municipal, Maria da Luz Rosinha, na última sessão camarária.

Aterro por expandir

Ginásios Carros fora “low cost” da escola O conceito “low cost” também já chegou aos ginásios. O novo Fitness Hut tem como objectivo “oferecer espaços inovadores, ter os mais bem equipados ginásios e estúdios para aulas de grupo a preços muito competitivos”, garantem os responsáveis. Além do espaço em Lisboa, na zona das Amoreiras, conta ainda com mais dois ginásios: em Oeiras e em Cascais.

Um grupo de pais de alunos da escola S. Bruno, em Oeiras, criou uma comissão para contestar a “falta de segurança” depois de, na terça-feira, duas crianças terem sido atropeladas no interior da escola. A proibição da entrada dos carros, correntes para assegurar esse impedimento e a criação de uma entrada de emergência são algumas das exigências.


06

www.readmetro.com

economia

QUINTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2011

Tornar a PAC mais ambiental

Mercado Puro

VINHO, ESSE LUXO. PEDRO TUNA ADMINISTRADOR ROOMDIMENSIONS WWW.MERCADOPURO.COM

Comissão propõe reformas para tornar Política Agrícola Comum mais amiga do ambiente Optimização da utilização dos recursos naturais e diversificação de culturas incentivadas A União Europeia (UE) apresentou ontem um plano de reforma da Política Agrícola Comum – o seu mais caro e controverso esquema de financiamento – a partir de 2013. De acordo com a proposta, a Comissão quer

manter o orçamento, mas alterar as prioridades, incluindo pagamentos directos a medidas ambientais. O objectivo das reformas é “reforçar a competitividade, sustentabilidade e durabilidade da agricultura em toda a UE, de for-

ma a garantir aos cidadãos europeus uma fonte de alimentação saudável e de qualidade, preservar o meio ambiente e desenvolver as áreas rurais”. Das medidas propostas destaque para o financiamento de práticas que per-

Custos Política Agrícola Comum custou 58 mil milhões de euros no ano passado Este valor corresponde a 47% da totalidade do orçamento comunitário

mitem optimizar a utilização dos recursos naturais, como diversificação das culturas, manutenção das pastagens permanentes e preservação das reservas ecológicas e das paisagens. E só os agricultores activos terão direito a apoios.

União Europeia. Multa para cartel de bananas

Sendo o vinho um dos sectores chave da economia nacional, custa a entender a forma como é tratado. Do ponto de vista do consumidor pagar por uma garrafa num restaurante o mesmo que se paga por uma caixa no produtor é um forte motivo para que não se consuma. Não havendo lógica na regulação que obrigue a um tecto máximo para os preços do vinho nacional é no mínimo fundamental que exista bom senso nos vários intervenientes na cadeia de distribuição, para que este “bem nacional” não se torne num produto de luxo apenas acessível a uns poucos.

Trocos

Problema chega aos EUA

DR

Multa A Comissão Europeia (CE) multou um cartel no sector das bananas que estava a ser praticado pela Pacific Fruit e a Chiquita.

8.919.000 euros é o valor da multa aplicada à Pacific Fruit. A Chiquita beneficiou de “imunidade” uma vez que foi esta empresa a fornecer informações sobre o cartel à CE

Países Portugal, Grécia e Itália são os países afectados pela 2.ª cartelização no sector. A 1.ª afectou a Alemanha e sete países do Norte da Europa.

e 2005, 2004 são os anos em que as empresas fixaram semanalmente os preços de venda e “trocaram informações de preços”, o que “prejudicou directamente os consumidores”

Maiores A Comissão explica que as duas empresas em questão são os dois principais importadores e vendedores de bananas na UE.

milhões 525 de euros era o valor, em termos acumulados das vendas anuais de bananas na Itália, Grécia e Portugal durante o período em que foi praticado o cartel

LUÍS ANICETO

Proposta para restaurar confiança A Comissão Europeia (CE) apresentou ontem um plano para restaurar a confiança na Zona Euro. O presidente da Comissão Europeia defendeu que os bancos, em especial os recapitalizados, sejam proibidos de pagar bónus e dividen-

dos. Durão Barroso diz ser uma “resposta abrangente” para a crise. O objectivo é acabar com as dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida e a estabilidade do sistema bancário e restaurar o crescimento da economia.

Acordo para o FEEF

Consolidar os bancos

Os partidos da Eslováquia chegaram a acordo para aprovar o reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF). A nova votação no Parlamento deverá ser, no máximo, até amanhã. Na terça-feira houve um chumbo por razões de política interna.

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, defendeu ontem a consolidação do sector bancário, uma vez que existe muita oferta. Já quanto à entrada de capital público nos bancos, essa deve ser feita para ajudar na reestruturação da banca e não para pagar dívidas.

Ulrich defende fusões

BLACKBERRY. As dificuldades com o smartphone Blackberry parecem ter chegado aos EUA depois de dois dias de falhas no serviço na Europa, Médio Oriente e África. Os utilizadores norte-americanos começaram ontem a denunciar falhas no serviço. A Research In Motion, dona do Blackberry, diz que está a trabalhar “24 horas por dia para resolver o problema”.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$108.79 (+0,69%)

1,774 (+0,17%)

Psi-20

6.123,55 (+2,28%)

Euro para: Dólar 1,379 Libra 0,874 Real 2,449


www.readmetro.com

mundo

Planisfério

Adesões em negociação

Sony sofre novo ataque informático

UNIÃO EUROPEIA. A Comissão Europeia (CE) propôs ontem a abertura de negociações com o Montenegro para a adesão à União Europeia, bem como a concessão do estatuto de país candidato à Sérvia. A CE confirmou que o processo de adesão da Turquia está ainda num impasse.

GETTY

Explosivos em Berlim ALEMANHA. Um engenho explosivo detonou ontem no trajecto de comboio inter-cidades entre Berlim e Hamburgo, perto da capital alemã. Mais explosivos foram detonados pela polícia nas linhas ferroviárias da cidade. Não há registo de feridos.

Empresa foi pirateada duas vezes em seis meses

07

QUINTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2011

Empresa cancela 93 mil contas Utilizadores já foram contactados O grupo Sony informou ontem que bloqueou cerca de 93.000 contas de três plataformas online, depois de uma série de ataques informáticos em que os piratas conseguiram aceder aos dados dos utilizadores. Em causa estão os serviços PlayStation Network, Sony Entertainment Network e Sony Online Entertainment. Como medida preventiva, a companhia anunciou que vai enviar mensagens de correio electrónico aos titulares das contas com instruções e pedidos de alteração das actuais palavras-passe de acesso. Este não é, contudo, um episódio único. O mesmo tinha acontecido

em Abril, quando um “hacker” teve acesso a dados de cerca de 77 milhões de utilizadores da PlayStation Network. Nes-

Em Abril foi o primeiro caso: um pirata informático acedeu aos dados de 77 milhões de utilizadores sa altura, a plataforma esteve mesmo fechada durante vários dias. Desta vez, a empresa avança que apenas algumas das tentativas de acesso às contas dos utilizadores foram bem sucedidas, mas os dados não foram PATRÍCIA TADEIA acedidos.

Fome no mundo ainda grave O relatório sobre o Índice da Fome no Mundo 2011, revelado ontem, mostra que “o número de pessoas que sofrem de fome diminuiu desde 1990, ainda que de forma não significativa”, pois mantém-se a um nível elevado correspondente a uma situação “grave”.

EUA quer sanções ao Irão Os Estados Unidos vão pressionar a comunidade internacional a adoptar novas sanções internacionais e bilaterais contra o Irão. Em causa está a descoberta de uma alegada conspiração iraniana para assassinar Abdel Al-Jubeir, embaixador da Arábia Saudita em Washington e conselheiro próximo do rei Abdullah. PUB


2

DR

Entrevista Metro

culto

Íntimo

O “méistre” regressa sábado ao Tivoli, em Lisboa Uma verdadeira jukebox de piadas, confessa-se Há três anos que voltou às digressões e agora já não as larga!

Pedro Abrunhosa leva “Canções” aos coliseus Pedro Abrunhosa actua em Janeiro nos coliseus de Lisboa e Porto. Dia 20 estará na capital, indo no dia 27 até ao Porto. O espectáculo que apresentará nos dois palcos é descrito pela promotora Sons de Trânsito como “intimista” e ao qual o músico nortenho chamou “Canções”.

Fala a estrela James Cameron, realizador de “Titanic”, fala da experiência de tornar um dos grandes blockbusters de cinema num filme a três dimensões. Mas avisa que nada muda na história

Acho que o filme aguenta bem o 3D. Torna-se uma experiência mais íntima, que envolve as personagens com o ambiente. Mas não mudámos nem um frame. O navio afunda-se.

UMA WURLITZER DE CHALAÇAS Tem vindo a mudar muito o seu espectáculo ao vivo? Este é o seu regresso ao Tivoli quase três anos depois de ter passado por aqui com o espectáculo “O Tal Natal”...

Esse foi o princípio do meu regresso à minha itinerância. Este regresso dá-se depois de centenas de espectáculos: é um concentrado dos muitos caldos que fui fazendo ao longo destes três anos. Mas pensava fazer tanta itinerância?

Sem dúvida. Foi um erro gigante ter-me afastado. Também sei que fiz tanta que houve um ponto que já não aguentava. Percebi que faltava recheio e a televisão secou-me.

Elogios

“Escolha fantástica. Muitos pensavam que não ia acontecer, mas é a pessoa ideal para apresentar os Óscares” HUGH JACKMAN SOBRE EDDIE MURPHY

Como se apercebeu disso?

Porque às tantas a minha profissão deixou de me fazer sentido, comecei a refugiar-me em coisas completamente diferentes: negócios e restauração, porque a minha actividade já não me estava a dar prazer. Ainda antes de voltar à RTP, percebi que a

minha lógica estaria no regresso à itinerância, mas não estava à espera que o mercado estivesse tão ávido de me receber. Sobretudo de ter as salas tão cheias de novas gerações, com 80% de gente com 17, 18, 19 anos. O Herman é artista de guião ou opta pelo improviso?

Tenho acumuladas seis ou sete horas de reportório. Faço é como as jukeboxes Wurlitzer, que carregávamos no D2 e no E6 para escolher as músicas. Consoante o público, a disposição, a temperatura e o tamanho das salas, escolho os “discos” que acho que são ideais. Tal como um DJ!

por um dos temas e as coisas vêm atrás. Os recursos que usa hoje para fazer rir ainda são os mesmos que usava há 30 anos?

Há muitas diferenças. Há vinte e tal anos andava forçosamente municiado de anedotas, porque as

“Não estava à espera de ter as salas tão cheias de novas gerações” HERMAN JOSÉ

Esses “discos” que põe a tocar são aquelas personagens que nos tem apresentado ao longo dos anos?

Não forçosamente. São grupos de ideias, temas. Dentaduras postiças, ou a gordura, o céu, a vida além da morte, os colegas, a deficiência de voz... e de repente puxo

pessoas não sabiam nada. Hoje em dia não: tenho uma ou duas anedotas, o resto são textos construídos. É possível fazer um espectáculo de província, dito inteligente. No sábado vai também desfilar algumas personagens que o têm acompanhado durante estes longos anos de carreira: “Estebes”, Maximiana, Diácono Remédios...

Não que eu as use muito, mas acabam por ser mais evocações de momentos mais típicos. É impossível falar do meu arranque e não falar do Tony Silva; falar de música e não falar do Serafim Saudade... aqui e ali pisco o olho a coisas passadas. Gostaria de se desligar mais delas?

De maneira nenhuma. São um património irrepetível. Já nunca mais ninguém, às segundas-feiras, no escritório, vai ter como tema de conversa o programa de televisão que passou no sábado! DR

BRUNO MARTINS


09

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2011

Acordo com Berardo a repensar O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, considerou ontem, no Parlamento, “surpreendente” o contributo de 27 milhões de euros do Estado para o Museu Colecção Berardo entre 2007 e 2009, e pretende avaliar “se o acordo vale a pena”.

“Dallas”: Ewing contra Barnes 20 anos depois DR

Mude faz exposição de Kukas O Museu do Design e da Moda (Mude), em Lisboa, inaugura amanhã a primeira exposição antológica da designer Maria da Conceição Borges, a Kukas, na qual se reúnem jóias e pequenos objectos desenhados nos últimos 50 anos. A mostra intitula-se “Kukas – Uma nuvem que desaba em chuva”.

As dinastias do petróleo sempre com olhares confiantes

A série regressa à TV em 2012 Terá o sucesso de há 20 anos? Motivo de alegria para muitos; indiferença para poucos. E razão para aqueles que nunca viveram na era dos “dois canais” se perguntarem: “mas de que raio fala esta notícia?” A mítica série “Dallas” vai voltar aos ecrãs em 2012. Há mais de três décadas, “Dallas” era uma série sobre as tramas das poderosas famílias Ewing e Barnes, magnatas do petróleo e do gado no Texas, EUA. Mais de 300 milhões de pessoas ficaram agarradas à série, um verdadeiro vício nos serões das famílias portuguesas. A nova saga voltará a contar com alguns dos talentos de há 20 anos. Casos de Larry Hagman (J.R.

Ewing), Linda Gray (Sue Ellen Ewing) ou Patrick Duffy (Bobby Ewing). Mas a trama envolverá novas gerações das famílias. Estão

A nova saga de “Dallas” voltará a contar com alguns dos talentos de há 20 anos: J.R. e Sue Ellen Ewing confirmados Jesse Metcalfe e Brenda Strong (“Donas de Casa Desesperadas”). Cynthia Cidre, argumentista e produtora, não duvida do sucesso: “Quem gosta de ‘Dallas’ são como os ‘Trekkies’: são muito comprometidos”, disse ao inB.M. glês Telegraph.

Telex

Portugal em São Paulo CINEMA. Sete filmes por-

tugueses vão ser exibidos na 35.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Brasil, de 21 de Outubro a 3 de Novembro. “Cisne”, de Teresa Villaverde é um dos grandes destaques da organização.

Detido ladrão de fotos EUA. O FBI deteve o ho-

mem que terá sido o responsável pela divulgação na Internet de fotos de Scarlett Johansson nua. O indivíduo estava debaixo de olho das autoridades ainda antes do caso da actriz se tornar público. Era suspeito de ter entrado nas contas de email de Christina Aguilera, Miley Cyrus ou Jessica Alba. PUB


10

QUINTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2011

Correio

Horizontais 1. Que goza de saúde. Arremesso. 2. Dar asas a. Lente biconvexa que aumenta muito os objectos à vista. 3. Bismuto (s.q.). Abatimento. A mim. 4. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. Dor de ouvidos. 5. Monumento em honra de uma divindade. Caminhar. 6. Instrumento de Matemática. Paraíso terreal no qual, segundo o Génesis, viveram Adão e Eva. 7. Contr. da prep. a com o art. def. o. Atar com nós. 8. Desaparecimento aparente de um astro pela interposição de outro, entre ele e o observador. Mulher que cria criança alheia. 9. Quarta nota da escala musical. Sinal musical indicativo de que a nota deve baixar meio tom. Aqueles. 10. Fisionomia. Popularidade. 11. Relativo aos Mouros ou Moiros. Pároco de certas freguesias.

O que tenho vestido? “Tudo o que vêem é do Michael Kors.” Como definiria o seu estilo? “Um estilo moderno com um toque clássico.” O que é que uma mulher deveria ter sempre no armário? “Pijamas confortáveis. Precisamos de conforto enquanto dormimos.”

FREDERICO PEREIRA

Sudoku

•••••

Verticais 1. Descanso religioso que, conforme a lei de Moisés, os Judeus deviam observar no sétimo dia da semana. Pessoa ou povoação que fica em poder do inimigo como penhor de um contrato. 2. Aplanem. Aqui. 3. Contr. da prep. de com o art. def. a. Plantio de amieiros. Seis em numeração romana. 4. Cólera. Impedir que se faça. 5. Qualquer corpo esférico. Gravidade inerente aos corpos. 6. Dilatado. Cálculo a olho. 7. Combate. Relativo a bronze. 8. Sobrenome de família. Face inferior do pão. 9. Contr. da prep. em com o art. def. a. Barro macio e amarelado, que se emprega geralmente para tirar nódoas da madeira. Designa dor, admiração, repugnância (interj.). 10. Forma antiga de mim. Galanteio. 11. Untar com óleo. Nivelar.

Solução Cruzadas

Sudoku

KARL-EDWIN GUERRE

Miseravelmente estimados, quando poucos conseguem ser tão valentes, destemidos e nunca igualados, perante o perigo eminente. A esperança do povo em pânico, Bombeiros Soldados da Paz, mesmo que as suas vidas estejam em perigo, enfrentam o incêndio de chamas voraz. Sempre prontos para situações difíceis, sempre prontos para servir e salvar à população, sempre a esforçar-se, mesmo em situações impossíveis, Bombeiros Soldados da Paz merecem mais admiração. Sem contar muito mais consideração!

Solução

Bombeiros Soldados da Paz

HORIZONTAIS: 1. Sadio, Lanço. 2. Alar, Lupa. 3. Bi, Abate, Me. 4. Asa, Otalgia. 5. Templo, Ir. 6. Mira, Éden. 7. Ao, Enodar. 8. Eclipse, Ama. 9. Fá, Bemol, Os. 10. Viso, Aura. 11. Moiro, Prior. VERTICAIS: 1. Sabat, Refém. 2. Alisem, Cá. 3. Da, Amial, VI. 4. Ira, Proibir. 5. Bola, Peso. 6. Lato, Esmo. 7. Luta, Éneo. 8. Apelido, Lar. 9. Na, Greda, Ui. 10. Mi, Namoro. 11. Olear, Rasar.

Street Fashion. Nova Iorque

Palavras Cruzadas

Elettra Rossellini Wiedemann, modelo

PUB

www.readmetro.com

lazer


PUB

CORREIAS DE RELÓGIOS (Para todas as Marcas)

COMPRA - OURO 2.ª MÃO - VENDA Ourivesaria Butinel R. João das Regras, 3-A (Metro Rossio) – 21886 56 51

PRECISA DE DINHEIRO? SOMOS O N.º 1 ANÁLISES PRÉVIAS RAPIDÍSSIMAS ATÉ 24H Aconselhamos e tratamos de empréstimos em Financeiras Nacionais e Estrangeiras com montantes e nalidades diversas. Mesmo com alguns problemas bancários. Máxima rapidez, honestidade, sigilo e competência! Mediador independente com vários anos de experiência.

Não hesite!... Mude já a sua vida! Ligue-nos já para:

96 300 33 95 - 96 884 12 33 - 91 413 61 33 91 413 64 97 - 93 388 81 21 Exemplo: crédito pessoal 30.000,00€, a 96 meses, TAN: 14,5% TAEG: 16,5%, com seguro vida obrigatório, c/ mensalidade xa de 535,15€, c/ montante total imputado 51374,4€

Azevedo Pinho & Jesus, Lda. P RO PENHORES COMPRAMOS / VENDEMOS RATA U PRATA, JÓIAS, ANTIGUIDADES, RELÓGIOS, MOEDAS O OURO, COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR - EMPRÉSTIMOS SOBRE PENHORES DESDE 1951. SOMOS UMA FIRMA DE CONFIANÇA. Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq., Lisboa (Saída do Metro Baixa/Chiado) Tel. 21 342 94 83 • Fax: 21 321 14 97 / geral@apj.com.pt

CALL CENTER

Apenas 3h/dia Base + Formação + Prémios Excelente Oportunidade Escritório em Lisboa com Metro Ligue agora

96 487 03 38


PUB


www.readmetro.com

13

QUINTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2011

GETTY

‘Greens’ que valem ouro Portugal Masters começa hoje e com um elenco de luxo Estarão em Vilamoura vencedores de provas do Grand Slam de golfe e representantes da selecção europeia da Ryder Cup Portugueses também não faltam O alemão Martin Kaymer, o irlandês Padraig Harrington, o norte-americano John Daly, os escoceses Paul Lawrie e Colin Montgomerie, o espanhol José Maria Olazábal, o inglês Ross Fisher, o sueco Peter Hanson ou o italiano Francesco Molinari são algumas vedetas que estarão desde hoje e até domingo na 5.ª edição do Portugal Masters, que vai decorrer no campo Oceânico Victoria Golfe, em Vilamoura. Porém, para o golfista português Ricardo Santos o candidato à vitória é o espanhol Álvaro Quirós. “Conhecendo o campo e os jogadores como conheço diria que o favorito é Álvaro Quirós porque já ganhou o torneio [n.d.r. em 2008] e porque o jogo dele se

Jogadas

Estrelas

Além do luso Ricardo Santos (na foto) há muitas vedetas no Algarve... Martin Kaymer é o número seis mundial e campeão do PGA Championship 2010 Padraig Harrington venceu o British Open de Golfe (Major) duas vezes John Daly, Paul Lawrie ou José Maria Olazábal já ganharam etapas do Grand Slam

adapta bem a este tipo de campo”, explica ao metro. Ricardo Santos é a figura de cartaz do contingente português até porque Filipe Lima vai estar num torneio em Roma. Além de Ricardo Santos, Portugal terá em prova os profissionais Hugo Santos, irmão mais alguns dos nomes candidatos aos prémios de Desportista do Ano.

velho de Ricardo, Nuno Campino e António Rosado, e os amadores Pedro Figueiredo e Gonçalo Pinto. Ricardo Santos, que jogará com o campeão em título, o australiano Richard Green, e o escocês Paul Lawrie nas duas primeiras voltas do Portugal Masters,

diz que “os portugueses podem fazer um brilharete, pois há potencial”. “O mais importante, e falo por mim neste caso, é divertir-me, jogar ‘shot a shot’ e buraco a buraco, pois não devemos pensar nos lugares em que podemos ficar”, conta o n.º 1 português. Sobre a ausência do seu “rival” Filipe Lima – juntamente com Ricardo são os dois melhores golfistas nacionais da actualidade –, o mais novo dos Santos diz que vai sentir a sua falta, pois “é um grande jogador e um potencial vencedor”. Seja como for, Ricardo Santos desejou boa sorte a Filipe Lima para Roma. Refira-se que o Portugal Masters distribui 2,5 milhões de euros em prémios LUÍS CARMO monetários.

Altintop, capitão turco

Turquia pode calhar a Portugal

3 sport

Portugal pode defrontar Turquia, Bósnia, Montenegro ou Estónia no play-off para o Euro 2012. A Irlanda era, inicialmente, possível nossa adversária, mas ultrapassou no ranking os turcos. Sorteio hoje às 12h.

Djaló jogador do Sporting? O director-geral do Nice disse ontem à Renascença que como não há “inscrição, não há negócio”, logo “Yannick é do Sporting”. Fonte leonina desmentiu à mesma rádio a volta do atleta.

Boxe. Alemanha

Top/Flop

Hulk A estrela do FC Porto está em alta: na madrugada de ontem foi titular na “canarinha” e agora começa a ser alvo da cobiça de gigantes europeus: Inter e Arsenal já não escondem o interesse.

Queiroz diz que Nadal e Murray vitoriosos fazia melhor FUTEBOL. O ex-selecciona-

dor Carlos Queiroz disse à Antena 1 que consigo o apuramento para o Europeu tinha sido “natural, normal e consistente”.

Nomes que brilham PRÉMIO. Hélder Rodri-

gues, Cristiano Ronaldo, João Pina, Telma Monteiro ou Ilídio Vale são

TÉNIS. Rafael Nadal e Andy Murray, 1.º e 2.º favoritos, qualificaram-se ontem para a 3.ª eliminatória do Masters 1000 de Xangai, China.

Leão lesionado cinco meses FUTSAL. O jogador brasileiro Préa, que chegou esta época ao Sporting, foi ontem operado ao joelho esquerdo, e vai ficar afastado da competição cinco meses.

‘Puto’ brilha em França SURF. O brasileiro

Gabriel Medina, 17 anos, venceu ontem o Quiksilver Pro France, 8.ª etapa do World Tour da ASP.

Argentina

Klitschko vai defender o título mundial frente ao francês Jean-Marc Mormeck LARS BARON/BONGARTS/GETTY IMAGES

Um campeão que respira confiança O ucraniano Wladimir Klitschko, campeão mundial em pesos-pesados da Federação Internacional de Boxe, Organização Mundial de Boxe, Organização Internacional de Boxe e Associação Mundial de Boxe, mostra os seus cintos de campeão antes de defrontar Jean-Marc Mormeck em Dezembro, em Düsseldorf, Alemanha.

Quando se pensava que as coisas já não podiam piorar, a “alviceleste” iniciou a qualificação para o Mundial 2014 com uma derrota histórica contra a Venezuela: é a primeira vez que tal acontece.


PUB


20111013_pt_lisbon