Page 1

PUB

GRANDE LISBOA quinta-feira 7 Julho 2011 ano 6, nº 1475 Hoje 17° | 23°

Amanhã 17° | 23°

www.readmetro.com Director: Diogo Torgal Ferreira

Shopping. Dita Von Teese

Estádios sem rei nem roque Director da PSP diz que a lei que proíbe entrada de “hooligans” nos recintos desportivos está por cumprir Procurador-geral discorda Comprometimento e colaboração exigidos {pág. 4} Futebol

Leões e águias em roda viva Sporting garante búlgaro Bojinov e mostra novas camisolas Benfica apresenta oficialmente o argentino Enzo Pérez Radamel Falcao revela sonho de jogar na liga inglesa {pág. 15}

A “Rainha do Burlesco” leva-nos às compras pela “Cidade dos Anjos” {pág. 14}

Estocada de morte na praça

Luciano Amaral

Câmara desmonta esplanadas do Campo Pequeno {pág. 3}

Sobre a mais repetida das palavras: austeridade {pág. 2}

MWN

PUB


www.readmetro.com

02

QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2011

1 jornal

Não perca hoje!

CONCERTO CINEMUERTE MusicBox, Lisboa Bilhetes €6, 23h00 Os rockers portugueses Cinemuerte apresentam na sala do Cais do Sodré o seu novo álbum de originais, “Wild Grown”, disco lançado há um mês. Próximo sábado, 9 de Julho, é a vez do Plano B, no Porto, receber a banda de Sophia Vieira.

metro online

Conheça o carro fantasma transparente Pontiac, de 1939, que será leiloado por cerca de 350 mil euros

Opinião

LUCIANO AMARAL PROFESSOR DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

AUSTERIDADE E CRESCIMENTO or aquilo que se vai vendo por aí, parece que a grande questão das agora célebres “economias periféricas” do euro (onde se inclui Portugal) é a austeridade para equilibrar as finanças públicas. Mas a grande questão não é essa. A grande questão é o crescimento económico. Vendo bem, Portugal anda há mais ou menos dez anos (desde 2002 e descontando o ano de 2009) a aplicar diferentes versões de austeridade, de maior ou menor intensidade. E ao mesmo tempo que as aplicou viveu a sua pior década de crescimento desde finais do século XIX. Não quer dizer que haja uma relação de causa-efeito imediata entre as duas coisas, mas certamente que os programas orçamentais restritivos não ajudaram muito, em combinação com um nível de produtividade que nos torna pouco competitivos e um câmbio que o acentua. O problema está, portanto, para lá da austeridade. O propósito da austeridade é apenas garantir uma tesouraria positiva, através dos empréstimos externos: equilibradas as contas, se for possível equilibrá-las, como vai a economia e o País sustentar-se crescendo? O primeiro acto do novo Governo foi insistir na austeridade, com o novíssimo

P

imposto extraordinário, bem brutal, por sinal. Claro que há muitas promessas de “reformas estruturais”, visando o crescimento: redução da Taxa Social Única, reforma do mercado de trabalho, reforma da Justiça e outras coisas menos relevantes. Mas tudo isto servirá para compensar não só o efeito da austeridade, que em si mesma trava o crescimento, como também da produtividade, que é metade da alemã e três quartos da espanhola, e do colete de forças do euro, que encarece os nossos

www.facebook.com/usweekly “Justin Timberlake e Jessica Biel podem ter terminado a sua relação em Março, mas uma fonte revelou à Us Weekly que o seu romance de quatro anos ainda não acabou. Timberlake, de 30 anos e Biel, de 29, estão a ‘encontrar-se calmamente outra vez’, diz uma fonte. ‘Eles estiveram a falar durante muito tempo e decidiram voltar a tentar. A Jessica queria mesmo voltar para ele e o Justin percebeu que a vida de solteiro não é o que parece ser’.” www.facebook.com/ peoplemag “O êxito actual de ‘Just A Kiss’ dos Lady Antebellum foi inspirado pela relação de amizade entre a vocalista Hillary Scott e o baterista Chris Tyrell. (...) No fim de semana de 4 de Julho Tyrell pediu Scott em casamento.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/jornalmetro

O propósito da austeridade é garantir uma tesouraria positiva, através de empréstimos externos: equilibradas as contas, se isso for possível, como vai a economia e o País sustentar-se crescendo? produtos no mercado mundial (sobretudo europeu). É suficiente? Julgo que nem os seus proponentes têm a certeza. A parada é muitíssimo alta e, se não resultar, a austeridade, que é aquilo que de certeza todos vamos sentir, poderá ter sido um enorme e trágico exercício de futilidade, cujas consequências estamos já a pagar e voltaremos a pagar mais tarde.

@ConanOBrien “Como será que Sarah Palin e Michele Bachmann estão a celebrar o 5 de Julho?”

Ver para crer

Boa notícia do dia

tecção da Natureza e Ambiente no Comando Territorial de Braga da GNR. A pé ou de bicicleta, e munidos de um telemóvel, os voluntários têm por missão verificar se existe algum foco de incêndio ou “se alguém está a ter algum comportamento perigoso ou lesivo para o parque” e avisar as autoridades. As patrulhas, compostas por três ou quatro elementos, efectuam turnos de seis horas e podem pernoitar no Parque de Campismo do Vidoeiro.

http://latimesblogs. latimes.com/movies “‘Albert Nobbs’, com Glenn Close, a caminho dos cinemas este Outono, e talvez dos Óscares?”

Maior exibição de flores do mundo já chegou

170 voluntários na vigilância no Gerês Mais de 170 pessoas já se voluntariaram para a vigilância e prevenção de incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), onde a Associação Mãos à Obra Portugal quer agora avançar com a reflorestação da área ardida. A associação criada depois da enorme adesão de voluntários atraídos para o movimento Limpar Portugal resolveu este ano estender a sua intervenção à prevenção de incêndios, numa parceria com a direcção do PNPG e com a secção do Serviço de Pro-

www.facebook.com/ musicnewsweb “Pete Doherty foi libertado da prisão. O (...) roqueiro (...) foi condenado a seis meses de cadeia a 20 de Maio por posse de cocaína e apesar de não estar a espera de cumprir a pena toda, saiu mais cedo que o previsto.”

Veja mais fotografias sobre esta iniciativa em http://comunidade.xl.pt/Metro/

Sim Flemons posa para a foto no jardim de caridade do ‘World Vision’ para a 22ª edição do ‘Hampton Court Palace Flower Show’, um evento anual realizado em Surrey, a oeste de Londres e que consiste na maior exposição de flores do Reino Unido. Conta com uma área de cerca de 13 hectares, abre hoje ao público e decorre até dia 10 de Julho.

MATTHEW LLOYD/GETTY IMAGES

Metro Portugal Estrada da Outurela, 118 Parque Holanda / Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide

http://comunidade.xl.pt/metro

METRO Portugal Titulo licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, S.A pertencente à Propriedade Metro International, S.A, Editora : Transjornal – Edição de Publicações, S.A , Capital Social : € 4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal accionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRECTOR COMERCIAL Ricardo Branco Agências Joana Santana (coordenadora), Adriana Macedo, Sónia Andana, Daniel Barata Directos Sónia Andrade, Vitor Pereira, e Isabel Santos / Porto: Ivone Pinheiro, Alexandra Bessa Porto: Susana Matias Tel.: 225322301 Fax: 225322399 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Director de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRECTOR Diogo Torgal Ferreira Editor executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redacção Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto), Isabel Chaves (estagiária) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia André Nacho Assistente Manuela Manique Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2011

LUÍS ANICETO

Lisboa

O fim das esplanadas Desmantelamento iniciou ontem Estruturas estão ilegais, diz a Câmara Proprietários indignados

Utilizadores do Campo Pequeno contestam decisão

A Câmara de Lisboa desmantelou ontem as esplanadas no Campo Pequeno, por não estarem “legalizadas, nem pagarem taxas”, garante fonte do gabinete do vereador do Espaço Público, Sá Fernandes. Contudo, segundo o proprietário de dois restaurantes, em causa está uma divergência sobre chapéus de sol. Segundo o chef Luís Suspiro, a decisão do vereador surgiu após a recusa dos proprietários em colocar chapéus de sol para uniformizar as esplanadas da cidade. Os chapéus não são viáveis por causa do vento, dizem os responsáveis.

Serra mais vigiada A Parques de Sintra Monte da Lua (PSML), empresa que gere os parques e palácios do território de Sintra classificado pela UNESCO, vai financiar a vigilância e combate a incêndios na serra por parte de bombeiros e GNR. A empresa pública assinou ontem proto-

Ilegais A CML diz que as esplanadas “não pagavam taxas”: Os concessionários foram “notificados de que se não alterassem a situação estas eram removidas”, diz

Entretanto, os moradores e utilizadores das esplanadas já se mostraram indignados. Dezenas de populares assistiram incrédulos e revoltados ao desmantelamento das esplanadas, manifestando-se junto aos elementos da Polícia Municipal, que estabeleceram um cordão de segurança.

Exposição no Palácio A Câmara de Mafra inaugura hoje o Centro Interpretativo das Linhas de Torres e um circuito de visitação para levar os turistas a conhecerem o conjunto de fortificações construídas há 200 anos para defender Lisboa das tropas francesas. O centro interpretativo fica localizado no claustro sul do Palácio Nacional de Mafra, junto ao Turismo.

colos com associações de bombeiros voluntários de Sintra e GNR, com vista à prevenção de incêndios. Em colaboração com a Protecção Civil de Sintra e as corporações de bombeiros de Mem Martins, Colares, Sintra, Almoçageme, Montelavar e de São Pedro de Sintra, a PSML vai financiar a permanência na zona de dois veículos devidamente equipados.

Se estivesse no seu lugar... ... hoje aceitava o desafio do Instituto Português do Sangue e participava na 10ª CAMPANHA ANUAL DE RECOLHA DE SANGUE.

Em Lisboa, a iniciativa da Mundicenter decorre nos centros comerciais Amoreiras, Odivelas Parque e Oeiras Parque. Até sábado pode dar sangue, porque “dar é salvar”!

PUB


04

www.readmetro.com

nacional

QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2011

Estádios com leis por cumprir

Murro no estômago sem justificação LUSA

Director nacional da PSP denuncia falhas na lei que proíbe a entrada de “hooligans” Procurador-Geral da República contraria declarações JCG

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, classificou ontem como um “murro no estômago” a decisão da agência Moody’s de cortar o rating de Portugal, colocando a dívida do País na categoria de “lixo”. Já o Presidente da República, Cavaco Silva, diz “não haver a mínima justificação” para o corte e defendeu uma “resposta europeia” na matéria. A Moody’s argumentou que existe o risco crescente de Portugal precisar de um segundo empréstimo antes de regressar ao mercado no segundo semestre de 2013. A decisão da agência norte-americana de notação financeira foi criticada por Bruxelas. “A Comissão [Europeia] lamenta a decisão (...) que se baseia em cenários questionáveis”, disse ontem o porta-voz, Amadeu Altafaj, para quem o momento escolhido é “muito inapropriado”.

Novas medidas de austeridade do Governo foram “tomadas em conta”, garante a agência de rating Questionando o comportamento das agências, também o líder da Comissão Europeia realçou que o corte “acrescenta mais um elemento especulativo à situação”. “Pode haver algum preconceito nos mercados em relação à avaliação de determinadas questões específicas da Europa”, sugeriu Barroso. RAQUEL MADUREIRA

Rótulos Barreiras com mais para travar informação a obesidade

Segundo a PSP, os “hooligans” são libertados pelos tribunais e voltam aos eventos desportivos

Há falhas na lei que proíbe entrada de “hooligans” nos estádios. A denúncia partiu do director nacional da PSP. “A lei não é aplicada e tem de haver coragem para a aplicação, tem de haver comprometimento de todos”, disse Guedes da Silva durante o Seminário Internacional “Estádios de Sítio”, ontem em Lisboa. O responsável referia-se a todos os intervenientes

nos acontecimentos desportivos, desde as entidades de justiça, à polícia, passando pelos organizadores dos eventos, pelos adeptos e comunicação social. E acrescentou ainda que apesar de a PSP identificar e deter os chamados “hooligans”, o tribunal liberta-os de seguida, e estes voltam assim aos estádios. “Temos normalmente a tendência para dizer que

Fundação lança site sobre oncologia A Fundação Rui Osório de Castro lança hoje o Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica, no BES Arte & Finança, em Lisboa. O site visa informar e esclarecer todas as pessoas, especialmente os pais e as

crianças com cancro, sobre oncologia pediátrica. O lançamento da plataforma coincide com a apresentação oficial da instituição, criada em 2009. Mais informações em www.fundruiosoriodecastro.org.

“A lei não é aplicada e tem de haver coragem para a aplicação, e comprometimento de todos” GUEDES DA SILVA a lei é curta, os efeitos não são nenhuns. Os efeitos não são relativamente à lei existente precisamente porque ela não é aplicada”, disse ainda.

Norte a Sul

Em reacção, o Procurador-Geral da República, que esteve presente na sessão de abertura do seminário, discordou do director nacional da PSP, dizendo que “a lei é cumprida”. “O Ministério Público cumpre a lei e é para isso que estas conferências se destinam, para aperfeiçoar os mecanismos de colaboração”, disse Pinto Monteiro. PATRÍCIA TADEIA

no dia da região autónoma houve um crime, ao hastearem bandeiras do movimento separatista.

“Crime” na Assembleia

Cancro vitima Nogueira Pinto

MADEIRA. O deputado do PND-M, António Fontes, desfraldou ontem uma bandeira da FLAMA na Assembleia Legislativa da Madeira para provar que

ÓBITO. A deputada inde-

pendente eleita pelas listas do PSD, Maria José Nogueira Pinto, morreu ontem, aos 59 anos de idade, vítima de cancro.

Os rótulos dos produtos alimentares deverão ter informação nutricional e sobre substâncias que provocam alergias, passando os dados a estar em letra de dimensão legível, segundo regras a aprovar pelo Parlamento Europeu, consideradas positivas pela Deco. Assim, passa a ser obrigatória a indicação de informação relacionada com energia, proteína, gordura total, gordura saturada, hidratos de carbono, açúcar e sal, que deve ser dado por 100 gramas de produto.

Os pais mais informados sobre comportamentos alimentares saudáveis têm filhos com um índice de massa corporal mais baixo, mas não conseguem modificar as preferências alimentares das crianças, segundo um estudo de uma investigadora portuguesa. A análise foi feita a pais de 231 crianças entre os cinco e os seis anos de jardins-de-infância de Loures. Graça Andrade revela que expor uma pessoa oito vezes a um alimento aumenta a sua preferência por ele.

ANDRÉ NACHO

Financiar projectos na Net A primeira plataforma portuguesa de financiamento cooperativo (“crowd funding”) arranca hoje na Internet, com três projectos prontos a ser apoiados por qualquer pessoa, dizem os mentores do Massivemov, uma empresa fundada no Porto por João e Gabriela Marques. Saiba mais em http://massivemov.com.

A apoiar a partir de hoje


www.readmetro.com

economia Católica prevê contracção Dados divulgados ontem pela Universidade Católica indicam que a economia portuguesa deverá sofrer uma quebra de 1,7% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2011. No segundo trimestre o PIB deverá descer 0,4% comparativamente aos primeiros três meses. Esta queda é inferior à homóloga de 2010, que se fixou em 1,3% negativos.

Qualquer coisa “espectacular” Facebook anuncia três novidades Introdução de conversas em grupo Parceria com Skype permite fazer videochamadas Redesign do site DR

Privatizar em má hora A consultora portuguesa ASCEND considera que a decisão de privatizar a transportadora aérea nacional surge num momento “bastante mau”. Isto “porque os resultados das outras companhias europeias no primeiro trimestre do ano não foram bons”, conforme explica o economista-chefe da ASCEND. “Quando há qualquer tipo de incerteza, os investidores são cautelosos”, conclui.

Para fazer videochamadas basta aceder ao endereço www.facebook.com/videocalling e seguir as instruções

Trocos

Português na Nokia Siemens TECNOLOGIA. O português

João Picoito vai assumir a liderança dos negócios da Nokia Siemens Networks para a Europa do Sul, Europa de Leste e Europa Central.

Wii U chega em Abril CONSOLA. O presidente da Nintendo anunciou que a nova consola Wii U chegará em Abril de 2012, coexistirá com a Wii e permitirá ver vídeos em streaming.

Google+ deixa de ser privado REDE SOCIAL. A nova

PayPal pirateado REINO UNIDO. A conta de

TGV será ‘delineado’ O Governo português não vai suspender o TGV Lisboa-Madrid, mas sim reformular o projecto. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais, Juan Rosel, no final de um encontro com o primeiro-ministro. A intenção de Portugal é “delineá-lo”, “fazê-lo mais lentamente”, com “uma nova abordagem” e alterações do ponto de vista técnico, explicou.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, apresentou ontem nos EUA o que durante dias foi anunciado como algo “espectacular”. Três novidades que prometem dar que falar ao longos dos próximos meses. Considerando que 50% dos utilizadores do Facebook utilizam os grupos para comunicar com um número restrito de amigos, a empresa de Zuckerberg introduziu uma funcionalidade que permitirá manter conversas em grupo através do chat. Por outro lado, uma parceria com o serviço de VoIP Skype tornou possível a incorporação de vi-

Rumores que davam como possível a introdução de uma “app” para o iPad 2 e outra em Html5 ficaram descartados deochamadas para os contactos que estão online. Para o efeito basta fazer o download de um plugin. Finalmente, um novo design escalará o Facebook à medida do browser e passará a permitir ver os amigos que estão indisponíveis no chat. ISABEL CHAVES

Mercado Puro

GOOGLE+ PEDRO BARBOSA DOCENTE DO IPAM E DA EGP-UPBS PBARBOSA@GMAIL.COM WWW.MERCADOPURO.COM

Quem acabou por dar mais crédito ao Google + foi o próprio Facebook, ao bloquear o Facebook Friend Finder, uma extensão do browser Chrome da Google que permite a exportação de amigos do Facebook. Com esta atitude, o Facebook voltou a cometer os tiques lamentáveis de um monopolista, como já antes o Gmail tinha feito. Uma das condições para um dia uma rede social substituir e aniquilar o Face é a importação de todos os históricos de redes e experiências (fotos, posts, etc.), aliado a outras mais-valias. Mas não é a bloquear que o Facebook pode sobreviver nesse dia (que ainda não chegou). É a fazer melhor. PUB

LUÍS ANICETO

A decidir quando vender

05

QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2011

Twitter do sistema bancário PayPal foi “hackeada” por um cliente descontente com o serviço. A sua conta tinha sido congelada e utilizou o Twitter para apresentar as suas queixas. O PayPal já esclareceu que o site não foi violado.

Investimento em e-books COREIA DO SUL. O governo

sul coreano vai investir 2,2 mil milhões de wons (cerca de 1.426 M€) até 2015 na conversão de livros escolares em e-books que possam ser acedidos através de tablets ou smartphones.

rede social da Google, Google+, vai tornar os seus perfis públicos até 31 de Julho. A partir daí os clientes terão de seleccionar uma opção para que sejam privados.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$113,62 (+0,1%)

1,8140 (+0,22%)

Psi-20

7.126,29 (-3,03%%)

Euro para: Dólar 1,4330 Libra 0,8959 Real 2,2428


06

www.readmetro.com

mundo

QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2011

Vaticano. Arte

Ofensiva rebelde por cruzamento Confrontos na encruzilhada de Bir al-Ghanam Ataques a sul e leste de Tripoli Paris sai de cena

Exposição inaugurada a 29 de Abril ficará em cartaz até 24 de Julho, no Vaticano GETTY

Papa visita mostra de João Paulo II O Papa Bento XVI deslocou-se ontem a uma exposição no Vaticano dedicada à beatificação de João Paulo II, que teve lugar a 1 de Maio. A terminar um período de férias, Bento XVI visitou as 15 secções da mostra, que ilustram a vida e o pontificado de Karol Wojtyla através de peças de roupa, artigos pessoais e objectos de infância do polaco. A iniciativa, que decorre no espaço Braccio di Carlo Magno, em Roma, tem o apoio da embaixada da Polónia na Santa Sé e é intitulada “João Paulo II – Uma homenagem de Bento XVI por ocasião da beatificação”.

Planisfério

Ataques a leste matam 65 AFEGANISTÃO. Pelo menos 65 pessoas morreram nos últimos dois dias em ataques de talibã do Paquistão contra polícias a leste do país. O governo afegão anunciou que nos combates morreram 27 dos agressores, incluindo “12 cidadãos do Paquistão”.

Travar saída dos Bin Laden PAQUISTÃO. A comissão

que investiga a operação militar dos EUA que matou Bin Laden exortou o Governo a impedir que familiares do fundador da Al-Qaeda saiam do país.

Ajuda, pedem os rebeldes SOMÁLIA. De modo a con-

trariar os efeitos da pior dos últimos 60 anos, os rebeldes do grupo Al Shabaab levantaram o bloqueio humanitário imposto em 2009.

197 refugiados sudaneses morreram no Mar Vemelho após um incêndio num barco.

“Torrente de lama” em França Responsáveis socialistas franceses fizeram ontem declarações nas quais criticaram o novo processo por tentativa de violação dirigido contra o ex-director-geral do FMI, Dominique Strauss-Khan (DSK) por uma jornalista. Líder da bancada socialista na Assembleia Nacional, Jean Marc Ayrault, qualificou a “novela” sobre DSK “repugnante”; por seu turno, o deputado Manuel Valls falou de uma “torrente de lama” na vida política francesa. Já a nova directora-geral do FMI, a também francesa Christine Lagarde, sabe amanhã se um tribunal de Paris lhe irá mover um processo num caso ligado ao empresário Bernard Tapie.

Bir al-Ghanam, um cruzamento a cerca de 50 km a Sul de Tripoli, foi um dos pontos-chave na grande ofensiva rebelde ontem perpetrada contra as forças leais a Muammar Kadhafi. Um correspondente relatou para a agência France Press (AFP) que o referido cruzamento, perdido para as forças do regime já durante o conflito que alastra desde Fevereiro e considerado estratégico no território líbio, foi palco de intensas trocas de tiros de artilharia, de canhões e morteiros. No ar, aviões da NATO sobrevoaram a zona, mas não houve registo de bombardeamentos. Segundo a AFP, os ataques verificaram-se em várias frentes, com enfoque nos subúrbios a Sul e Leste da capital Tripoli. Al-Qawalish, uma aldeia perto

NATO recebe Representantes de rebelião líbia serão recebidos a 13 de Julho (quarta-feira) pelos embaixadores da NATO; Secretário-geral da NATO, Anders Rasmussen anunciou um encontro bilateral com o número dois do movimento, Mahmud Jibril, e deixou um aviso: “Para Kadhafi, o jogo terminou”

de Garyan, cidade que controla a principal auto-estrada do Norte em direcção a Tripoli, foi invadida por centenas de rebeldes nas primeiras horas do dia e foi palco dos mais violentos confrontos ali registados nas duas últimas semanas, apontam as agências de notícias internacionais.

“Esperámos antes de lançar este ataque, mas tivemos finalmente luz verde da NATO esta manhã e a ofensiva começou”, declarou um membro do comité revolucionário de Zenten, a Sul de Tripoli. Mas enquanto intensificam a guerra que pretende fazer cair o regime de Kadhafi, as forças insurgentes perderam o apoio bélico de Paris, que ontem anunciou ter deixado de as armar. Segundo o ministro da Defesa de França, Gérard Longuet, “está a emergir uma organização política distinta” do regime que torna desnecessário o envio de armas. “Esta autonomia permite-lhes [aos rebeldes] estabelecer relações com parceiros exteriores, nomeadamente no que concerne a equipamentos de autodeR.A.C. fesa”, concretizou.

Escutas do “News of The World” agitam Reino Unido O escândalo da intercepção de mensagens telefónicas pelo tablóide News of The World ganha contornos mais graves a cada dia que passa, e ontem soube-se que também terão sido feitas escutas a familiares das

vítimas dos atentados de 2005, em Londres. As mais recentes revelações chegaram ao público pelas páginas do jornal Guardian, segundo o qual a polícia contactou o pai de uma das vítimas e contou-lhe que os

Segurança privada em força

do, de acordo com o qual 20 milhões estão empregados, Robert Muggah explicou que “o principal factor do ‘boom’ parece ser a externalização por parte dos governos de muitas funções relacionadas com segurança”. Ressalvou, porém, que os funcionários das empresas privadas de segurança têm “muito menos armas de fogo do que as forças de segurança”.

números de telefone móvel e fixo e moradas estavam em poder do tablóide. Considerando o caso “revoltante”, o primeiro-ministro David Cameron anunciou a abertura de um inquérito, possivelmente” dois.

GETTY

O número de seguranças privados a trabalhar já constitui mais do que o dobro dos polícias no activo, consta no “Relatório de Armas Ligeiras 2011”, ontem divulgado. Director do estu-

20 milhões empregados


PUB


2

HUGO MOURA

Metro Entrevista

culto

Veja a entrevista completa e alguns vídeos da banda no blog do metro em http://www.comunidade.xl.pt/metro

Aceitaram o desafio: tocar um estilo associado ao inglês... mas na língua de Camões A prova correu-lhes bem e nas redes sociais já são um sucesso Sábado saltam do mundo virtual para o Musicbox Top/Flop Noel Gallagher

Rodrigo Santoro

O músico anunciou ontem que o novo disco a solo – o primeiro depois dos Oasis – será no dia 17 de Outubro. A revelação foi feita numa conferência de imprensa em Londres. O álbum chama-se “High Flying Birds”.

O actor brasileiro está bem colocado para vir a fazer par romântico com Jennifer Lopez no filme “What to Expect When You’re Expecting”. O filme será uma comédia romântica sobre a paternidade.

HMB: COM MUITO ‘SOUL’ E CANTADO EM PORTUGUÊS Juntaram-se em 2007 e preparam o álbum de estreia. Entretanto, os HMB já têm o primeiro single a rodar nas rádios e sobem ao palco do Musicbox, já neste sábado.

Mas vocês achavam que o português era uma barreira?

Joel S.: Pelo contrário. O Héber ao início achava que a escrita dele em português não prestava. Mas toda a gente acha que ele

Como nasceram os HMB?

Festival Alentejo

Weston Cage

O evento alentejano, que em 2010 levou a Évora nomes como os Waterboys ou Peter Murphy, não se vai repetir este ano devido à falta de apoios do município local, explicou a organização à agência Lusa.

A família Cage parece gostar de andar sempre envolvida em conflitos. Desta vez foi Weston, filho de Nicolas: o rapaz chocou o mundo ao anunciar que quer divorciar-se da mulher, grávida de três meses.

Joel S.: Já tocávamos juntos em outros projectos e eu já conhecia alguns temas do Héber. Então resolvemos juntar-nos. Fizemos uma apresentação no Art Lisboa, em 2007 e começámos, como banda de covers, a fazer o percurso dos bares. Daniel: Inscrevemo-nos em alguns concursos e ganhámos um em Palmela. Héber: Só tínhamos três músicas em inglês e passámos à final. E aí tínhamos que tocar uma nova, mas não tínhamos mais. Daniel: Então o Héber fez uma música em português, e ganhámos. A partir daí foi tudo em português.

Influências: o soul e hip hop de D’Angelo, Erikah Badu, All Green, Common, The Roots...

escreve muito melhor em português. Há uma maior abertura do público. Acho que a banda tem ganho outra dimensão por cantar em português. Tocamos um estilo muito associado à língua inglesa, mas que muito pouca gente faz em português. E concertos?

Joel S.: Vamos andar nos miradouros de Lisboa a tocar três ou quatro temas até vir a polícia. (risos) As redes sociais foram uma grande alavanca?

Joel S.: Sim, tem sido bom. Os fãs aumentam. Daniel: Surgiram contactos de pessoas que viram um vídeo do “Não me deixes partir”. Uns amigos filmaram e acabou por correr o mundo. Houve até telefonemas de malta de rádio a perguntar onde arranjavam o som. HUGO MOURA

PATRÍCIA TADEIA

Quem são? Héber Marques (voz), Joel Silva (bateria), Daniel Lima (teclados), Fred Martinho (guitarra) Joel Xavier (baixo) Para quando um álbum? Joel S.: No final do ano. Agora andamos em concertos e a juntar dinheiro. Estes últimos meses têm sido de promoção. Tentar ganhar exposição para lá das redes sociais. Porque escolheram o “Dia D” para single? Joel S.: Era uma música ‘orelhuda’, que fica no ouvido, uma música de Verão. Estamos a misturar o “Não me deixes partir” e vamos gravar o videoclip para sair no Outono, que é quando as pessoas ficam mais dadas ao amor (risos)...


PUB

09

www.readmetro.com QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2011

John Lasseter, o senhor Pixar “Carros 2” chega hoje aos cinemas O realizador fala ao metro do regresso de Lightning McQueen e Cia. “Carros 2” é o 12.º filme da Pixar realizado por John Lassater, que já trabalhou no seu antecessor de 2006, “Carros”, e em clássicos como “Toy Story,” “Toy Story 2” ou “A Bug’s Life”. O chefe da Pixar e responsável da Disney Animation falou com o metro sobre a nova corrida de Lightning McQueen, desta vez em vários pontos do mundo. Lassater conta que “foi difícil” escolher as 5 cidades que aparecem no filme. “Queríamos começar no Japão, por ser tão diferente. Depois adorámos o eixo medi-

No novo filme McQueen percorre o mundo através da Corrida dos Campeões em 5 países distintos terrâneo de Monte Carlo. E quisemos ainda acabar em Londres, junto da rainha.” Para este segundo filme, o realizador conta

Gulbenkian dá prémio a Carneiro O compositor e percussionista Pedro Carneiro venceu o Prémio Gulbenkian Arte 2011, por ser um “instrumentista de génio”. Em comunicado, o júri do prémio decidiu distinguir o percurso musical de Pedro Carneiro, nascido em Lisboa em 1975, por ser “um dos mais importantes percussionistas da actualida-

de”, utilizando um instrumento “pouco comum”, a marimba. O júri foi composto por João Marques Pinto, José Gil, Raquel Henriques da Silva, Salwa Castelo-Branco e Jorge Silva Melo. O Prémio Gulbenkian Arte tem o valor monetário de 50 mil euros e será entregue ao vencedor no dia 20, em Lisboa.

que se inspirou “numa série de carros mais clássicos. Os lindos designs de Itália, sobretudo do Pininfarina Design Group.” Já o que salta mais à vista é o oponente de McQueen: o inglês McMissile. Ao fim de 25 anos e 12 filmes, será que Lassater consegue escolher o seu filme favorito da Pixar? “Não! São como filhos. Mas os filmes de ‘Carros’ são muito pessoais, porque o meu pai trabalhava na Chevrolet. Acho que têm muito daquilo que experienciei.” NED EHRBAR,/MWN

Telex

‘Só Nós Três’ outra vez REGRESSO. Os músicos Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes voltam a estar juntos com o espectáculo “Só Nós Três”, hoje, no Casino Estoril, num reencontro 22 anos depois da primeira e histórica apresentação.

MARKUS BECHTLE

As mais bem pagas HOLLYWOOD. Angelina

Jolie e Sarah Jessica Parker são as actizes que mais dinheiro receberam em 2010. Diz a Forbes que, cada uma, ganhou 21M€. Percussionista português leva para casa 50 mil euros

Picasso roubado

Hawthorne em Cascais

A polícia norte-americana está à procura de um homem que roubou um valioso desenho a lápis de Pablo Picasso da parede da galeria Weinstein, em São Francisco, e fugiu para um táxi que já o aguardava no exterior do espaço.

Mayer Hawthorne actua hoje no Parque Marechal Carmona, em Cascais, integrado no CoolJazzFest (22h). Mayer mostra o funk e soul de “Strange Arrangement” e, talvez, alguns temas novos de “How Do You Do”. Bilhetes: €30.

‘I’m With You’, dos RHCP MÚSICA. Já foi apresentada a capa do novo disco dos Red Hot Chili Peppers. A imagem de “I’m With You” pertence a Damien Hirst.


10

www.readmetro.com

lazer

QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2011

Correio

artificial junto ao mar, onde a preia-mar deixa entrar peixe miúdo. 2. Represa. Grande porção. 3. Película que envolve a espiga do milho. Período. 4. Caminhar. Relativo a apólogo. 5. Advertência. Mulher de estatura muito mais baixa que a normal. 6. Gostar muito de. Qualquer de entre dois ou mais. 7. Caminho orlado de casas dentro de uma povoação. Carícia. 8. Relativo a alcali. Sétima nota da escala musical. 9. Plataforma para embarque e desembarque de pessoas e mercadorias. Que aduz. 10. Espaço de 12 meses. Cobrir de areia. 11. Falta de progresso, de cultura. Metal precioso de cor amarela, dúctil e maleável.

Contradições O que é que o Luca Finoti traz vestido? “O casaco é da The Blondes, as jardineiras de ganga da Dolce & Gabanna e os sapatos do Frankie Morello.” Como descreveria este look? “Adoro misturar e causar contradições nos meus looks.”

MARIA

Sudoku

•••••

Verticais 1. Suave ao tacto. Greta. 2. Erguer. Sala onde se recebem lições, classe. 3. Contr. da prep. em com o art. indef. um. Suavizar. 4. Transferia para outro dia. Burra. 5. Linha gerada por um ponto que se desloca sobre uma semi-recta, que sofre um movimento de rotação em torno da sua origem. Aqueles. 6. Contr. da prep. a com o art. def. os. Vende a crédito. 7. O espaço aéreo. Baiuca. 8. Bafio. Presságio. 9. Diz-se do animal que tem as pernas de cor diferente da do resto do corpo. Que te pertence. 10. Torna são. Ecoar. 11. Fruto da aveleira. Membrana em torno do bico de certas aves.

Solução Cruzadas

Sudoku

GIIA

Li em letras gigantes que há cerca de 8.200 idosos abandonados nos hospitais. Até parei para ver se não me tinha enganado. Mas infelizmente cada vez mais os nossos velhotes ficam na mais profunda solidão quando são internados. É uma causa deste mundo moderno, cheio de stress, de gente a correr para o trabalho/casa, casa/trabalho. Quando um avô por exemplo fica acamado, a precisar de cuidados diários, por vezes a solução é deixarem-no numa cama de hospital. Trabalhamos uma vida inteira para depois podermos ter uma velhice calma, repousante. Isso seria o normal. Depois ao lermos estas notícias ficamos revoltados, tristes e pensativos [...]

Solução

Ser velho

Luca Finoti, realizador

PUB

Horizontais 1. Jazigo de minérios. Pequeno lago

HORIZONTAIS: 1. Mina, Camboa. 2. Açude, Ror. 3. Camisa, Fase. 4. Ir, Apologal. 5. Aviso, Anã. 6. Amar, Cada. 7. Rua, Afago. 8. Alcalino, Si. 9. Cais, Adutor. 10. Ano, Arear. 11. Atraso, Ouro. VERTICAIS: 1. Macio, Racha. 2. Içar, Aula. 3. Num, Amaciar. 4. Adiava, Asna. 5. Espiral, Os. 6. Aos, Fia. 7. Ar, Locanda. 8. Mofo, Agouro. 9. Bragado, Teu. 10. Sana, Soar. 11. Avelã, Cirro.

Street Fashion. Milão

Palavras Cruzadas


PUB


PUB

4NTEP – ESCOLA DE MASSAGEM E NOVA TERAPIA APROVEITA PARA COMEÇAR AINDA A 14 DE JULHO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA QUIROMASSAGEM MASSAGEM DESPORTIVA SPA E TERMALISMO MASSAGEM GEOTERMAL ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA SETEMBRO

AUXILIAR DE FISIOTERAPIA QUIROMASSAGEM MASSAGEM DESPORTIVA SPA E TERMALISMO MASSAGEM GEOTERMAL SHIATSU AYURVÉDICA DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM TERAPÊUTICA POSSIBILIDADE DE ESTÁGIO

4NTEP - ESCOLA DE MASSAGEM E NOVA TERAPIA Av. da República, 45 - 2.º Piso 1050-187 Lisboa 217 975 804 - 96 171 4748 • www.4ntep.pt


PUB

Apenas 3h/dia Base + Formação + Prémios Excelente Oportunidade Escritório em Lisboa com Metro

Ligue agora 96 487 03 38

Azevedo Pinho & Jesus, Lda. O PENHORES UR

TA PRA

CALL CENTER

O COMPRAMOS / VENDEMOS

OURO, PRATA, JÓIAS, ANTIGUIDADES, RELÓGIOS, MOEDAS

COMPRAMOS CAUTELAS DE PENHOR - EMPRÉSTIMOS SOBRE PENHORES DESDE 1951. SOMOS UMA FIRMA DE CONFIANÇA. Rua dos Sapateiros, 115 - 1.º esq., Lisboa (Saída do Metro Baixa/Chiado) Tel. 21 342 94 83 • Fax: 21 321 14 97 geral@apj.com.pt

REVIVALISTA - LOJA DE ROUPA EM 2.ª MÃO HOMEM - SENHORA - CRIANÇA ARTESANATO URBANO E EVENTOS ESPORÁDICOS R. Florbela Espanca, n.º 1, Loja 1A Ramada - Bons Dias (junto Grupo Desportivo Bons Dias) • 21 807 53 19-96 826 98 31

CORREIAS DE RELÓGIOS (Para todas as Marcas)

COMPRA - OURO 2.ª MÃO VENDA Ourivesaria Butinel R. João das Regras, 3-A (Metro Rossio) 21 886 56 51

PRECISA DE DINHEIRO? SOMOS O N.º 1 ANÁLISES PRÉVIAS RAPIDÍSSIMAS ATÉ 24H Aconselhamos e tratamos de empréstimos em Financeiras Nacionais e Estrangeiras com montantes e nalidades diversas. Mesmo com alguns problemas bancários. Máxima rapidez, honestidade, sigilo e competência! Mediador independente com vários anos de experiência.

Não hesite!... Mude já a sua vida! Ligue-nos já para:

96 300 33 95 - 96 884 12 33 - 91 413 61 33 91 413 64 97 - 93 388 81 21 Exemplo: crédito pessoal 30.000,00€, a 96 meses, TAN: 14,5% TAEG: 16,5%, com seguro vida obrigatório, c/ mensalidade xa de 535,15€, c/ montante total imputado 51374,4€


www.readmetro.com

14

QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2011

+

Rainha do burlesco, Dita Von Teese, mostra-nos um guia dos seus “spots” favoritos para fazer compras na sua cidade natal, Los Angeles Descubra onde ela compra lingerie e saiba onde e quando parar para comer ou beber uns cocktails DITA VON TEESE TRAVEL@METRO.LU

Saiba esticar o seu cartão

plus

Lojas “quentes”

Sapatos Louboutin GETTY IMAGES

Para sapatos fabulosos: Faço sempre compras na loja do Christian Louboutin, que desenha todos os sapatos dos meus shows. É tudo com saltos altos perigosos e extravagantes! (www.christianlouboutin.com)

“Adoro fazer as compras de supermercado!”

Caça à moda vintage: Na The Way We Wore (www.thewaywewore.com) e na Golyester, ambas em La Brea. Mas as MELHORES lojas vintage encontram-se duas vezes por ano, na Expo Vintage. (www.vintageexpo.com) ODEIO quando as perco devido à minha agenda de viagens! É um desastre!

Enquanto estiver nas compras, aproveite para comprar o seu livro, “Dita: Stripteese”

DITA VON TEESE

Onde começaria o dia?

Sou quase sempre eu a preparar o meu pequeno-almoço, geralmente ovos mexidos com trufas negras, um batido fresco e chá Mariages Fréres, de Paris. O pequeno-almoço em minha casa é lendário, todos os meus amigos adoram, e também faço um mingau de aveia famoso! De vez em quando gosto de ir tomar um brunch fora... gosto do mingau e da frittata no Hugo, em Santa Monica. (www.hugosrestaurant.com), ou o brunch do Beverly Hills Hotel para uma manhã particularmente extravagante. (www.beverlyhillshotel.com). Qual a sua primeira paragem?

A única vez que saio da cama de manhã para fazer compras é aos domingos, para ir a vários mercados de antiguidades. Há um quase todos

O mercado de antiguidades no Rose Bowl

os fins-de-semana aqui em LA. Há o Rose Bowl, que acho que toda a gente conhece, mas o meu favorito é no estádio Long Beach Veteran, uma vez por mês (www.long-beachantiquemarket.com). O que temos para o almoço?

Adoro comida mexicana e vegan/crua, são duas das coisas que eu mais sinto falta quando passo tanto tempo em Paris. Por isso, quando estou em LA, procuro sempre ir aos meus sítios favoritos, como o restaurante Alegria (www.alegriaonsunset.com) ou o fabulso Cru (www.crusilverlake.com), ambos em Sunset Junction. Como passaria a tarde?

Adoro fazer as compras de

supermercado! Sempre no Whole Foods (www.wholefoodsmarket.com) ou no Bristol Farms (www.bristolfarms.com)... são sempre os spots mais extravagantes com produtos únicos para experimentar! Adoro cozinhar, por isso gosto de ser eu própria a fazer as minhas compras. Onde podemos encontrar os melhores tratamentos de beleza na sua cidade?

Em LA, adoro os spas tradicionais coreanos. Há muitos fantásticos, mas eu vou aos que estão abertos 24 horas por dia e que são mais tradicionais e não são ainda muito comerciais. Gosto dos que têm mulheres coreanas, que passam novelas corea-

O bar Spare Room

nas a noite toda. Não vou divulgar o nome do meu favorito, porque é o meu lugar secreto! Onde devemos parar para beber cocktails depois das compras?

O Spare Room é um bar muito cool em Los Angeles, onde se podem pedir cocktails saborosos. Até criaram a minha própria Margarita – a “MargaDita” – , que é uma margarita tradicional com Cointreau, sumo de limão fresco e tequilla, mas com um toque de infusão de rosa e uma pitada de pimenta picante (www.thompsonhotels.com ). Para mais informações visite: www.dita.net

Grandes lojas da moda: Gosto de ver o que há de novo na Dior, McQueen, Marc Jacobs e Maladrino Catherine. A melhor para lingerie sexy: Há uma loja de lingerie encantadora chamada Faire Frou Frou que tem marcas cheias de glamour como a Damaris e a Fifi Chachnil ... e muito em breve terá a minha marca de lingerie nova também! Acho que é a melhor loja em Los Angeles para lingerie bonita, de boa qualidade e confortável. (www.fairefroufrou.com) Para presentes atenciosos: Depende dos amigos! Alguns dos meus amigos adoram vintage e antiguidades, por isso procuro sempre coisas especiais. Caso contrário, a loja Fred Segal tem sempre peças exclusivas para pessoas que gostam de coisas “novas”! (www.fredsegal.com)


www.readmetro.com

15

QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2011

LUSA

Jogadas

Inácio Carmo no Benfica ANDEBOL. Inácio Carmo,

33 anos, trocou o FC Porto pelo Benfica. O lateral direito disse ao canal do clube que “já era benfiquista”.

No Sporting foi dia de novidades: além de Bojinov, apresentaram-se os equipamentos novos

Saca afastado em África SURF. Tiago Pires saiu

Entra e sai não pára Enzo Pérez foi apresentado na Luz Valeri Bojinov já é leão Falcao gostava de jogar em Inglaterra

ontem do Mr Price Pro Ballito, evento Prime do circuito mundial de qualificação da ASP, na África do Sul. “Saca” perdeu no heat 11 para John Florence Kai Otton.

Jogos serão na Coreia do Sul J.O. Os Jogos Olímpicos

de Inverno 2018 serão em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Neymar quer ficar Afinal o avançado Neymar quer ficar no Santos, apesar de o Real Madrid ter oferecido 45 milhões pela sua contratação. Pelo menos foi o que o brasileiro disse na Argentina, onde disputa a Copa América: “Pretendo continuar no Santos. Não sei nada do que se passa fora do hotel. Não falei com o meu empresário, nem com o meu pai, e são eles que estão a negociar.”

3 sport

Gato está com a razão A Entidade Reguladora da Comunicação Social, ERC, deu razão a José Diogo Quintela no âmbito de uma queixa apresentada contra o jornal A Bola. O humorista dos Gato Fedorento acusa o director do jornal, Vítor Serpa, de cortar uma crónica sua, sem autorização, na qual respondia a Miguel Sousa Tavares, outro cronista do desportivo. PUB

“Não gosto nada de comparações. Salvio foi um jogador importante no Benfica, mas eu cheguei agora para fazer o meu trabalho e ajudar a equipa. Teremos algumas semelhanças, mas cada um tem o seu estilo e a forma de jogar”. As palavras são do médio argentino Enzo Pérez, que ontem foi apresentado no Benfica, clube ao qual está vinculado por cinco épocas. Apesar da vontade de se distanciar de Salvio, que regressou ao At. Madrid, são inevitáveis as comparações, pois ambos são internacionais argentinos, extremos direitos e até têm características comuns: “Sou um jogador rápido

Mercado Esta semana os grandes estiveram muito activos. O Benfica encaixou 30

1milhões com Coentrão e desembolsa 5,5 milhões por Pérez e seis por Garay. O Sporting pagou 2,6

2milhões por Bojinov e 1 milhão por Diego Rubio. O FC Porto desembolsou

32,4 milhões por Kléber.

e forte no um contra um. Na Argentina dizem que olho sempre para a frente. Mas tem sempre de se olhar para o colectivo”, sa-

lientou o atleta, de 25 anos, ex-Estudiantes la Plata. Já o Sporting oficializou ontem Bojinov, avançado ex-Parma que também já passou por Juventus ou Man. City. O búlgaro, de 25 anos, vinculou-se até 2016 e a cláusula de rescisão é de 25 milhões de euros. De saída do clube está Maniche, que ontem acertou a rescisão do seu contrato. No FC Porto, quem faz notícia é Falcao. O jogador, que é cobiçado pelo Chelsea, disse à Sky Sports que gostava de jogar em Inglaterra: “Há um clube no qual sonho jogar, mas não vou divulgar qual é. A Liga espanhola é boa, mas prefiro a Premier League.” L.C.

Cavendish já ganha no Tour O britânico Mark Cavendish, da HTC Highroad, venceu ontem a 5.ª etapa da Volta à França em bicicleta ao sprint. O “Expresso da Ilha de Man” foi mais rápido do que o belga Philippe Gilbert (2.º), da Omega, e o espanhol Joaquín Rojas Gil (3.º), da Movistar, e alcançou a sua primeira vitória este ano no Tour. Ao todo, Cavendish já ganhou 16 etapas na “Grand Boucle”. O norueguês Thor Hushovd, Garmin, ficou

“Encanta-me ganhar. Hoje a equipa deu tudo para assegurar que eu chegava à meta em 1º lugar” classificado no 10.º lugar e mantém a camisola amarela, com menos um

segundo do que Cadel Evans, da BMC e menos quatro do que Fränk Schleck, da Leopard-Trek. Numa etapa marcada pelas quedas, nem Alberto Contador escapou, mas, ainda assim, o espanhol terminou a tirada. No que diz respeito aos ciclistas portugueses, Rui Costa, da Movistar, terminou a etapa no 65.º lugar, no pelotão, e ocupa a 73.ª posição da geral; Sérgio Paulinho, da RSH, ficou no 180.º posto e é o 130.º da tabela.


PUB

20110707_pt_lisbon  

GRANDELISBOA SportinggarantebúlgaroBojinov emostranovascamisolas Benfica apresentaoficialmenteoargentino EnzoPérez RadamelFalcaorevela sonho...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you