Page 1

PUB

GRANDE PORTO terça-feira 5 Julho 2011 ano 6, nº 1473 Hoje 15° | 22°

Amanhã 15° | 21°

www.readmetro.com Director: Diogo Torgal Ferreira

Mundo. Homenagem

No Verão também se aprende Cada vez mais as universidades portuguesas organizam programas de actividades para o Verão Há propostas dirigidas para todas as idades Grande objectivo passa pela promoção do gosto pelo conhecimento e despertar potencialidades {pág. 4} Desporto

Ronald Wilson Reagan foi o 40º presidente dos Estados Unidos da América MATTHEW LLOYD/GETTY IMAGES

Reagan com estátua em Londres Ontem, na embaixada dos Estados Unidos da América em Londres, foi inaugurada uma estátua de homenagem a Ronald Reagan a propósito das celebrações dos 100 anos da data de nascimento do ex-presidente norte-americano, um dos mais populares na história norte-americana e verdadeiro ícone para os republicanos.

“Grandes” em enorme rebuliço Fábio Coentrão viajou para Madrid para se negociar a transferência para o Real Em Alvalade começou a temporada com seis reforços No FC Porto foi oficializada a contratação de Kléber {pág. 15}

Sinais positivos Desemprego na região Norte está a diminuir {pág. 3}

Manuel Falcão Subir impostos sem cortar na despesa não é o caminho {pág. 2}


www.readmetro.com

02

TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

1 jornal

Hiperopia

MANUEL FALCÃO WWW.TWITTER.COM/MFALCAO WWW.FACEBOOK.COM/MFALCAO

PAGADORES DE PROMESSAS amos levar com mais impostos. Ninguém gosta de uma notícia destas. Já pagamos muito e vamos pagar ainda mais – e o equilíbrio das contas é sempre a razão invocada. Durante anos gastámos demais e durante anos foram-nos sempre aumentando os impostos. Cada vez que nos apetecer protestar contra novas medidas de austeridade é por isso saudável que todos nos lembremos de como aqui chegámos e quem nos trouxe – quem ajudou ao crescimento do Estado, ao romance das grandes obras públicas de utilidade duvidosa, quem fomentou parcerias público-privadas e quem preferiu ignorar a realidade das contas. Sabemos agora que o défice orçamental no primeiro trimestre foi afinal de 7,7%, acima dos 5,9% que constam do memorando de entendimento com a troika e daquilo que em vésperas de deixar o Governo o Ministério das Finanças afirmava. Continuo a achar que os responsáveis políticos devem ser criminalmente responsabilizados pela má gestão da coisa pública – um exemplo nesta matéria seria bem-vindo. Mas em vez disso vemos os dois candidatos à liderança do PS a abrigarem-se da chuva e a criticarem um imposto cujo efeito prático é igual a uma medida que Mário Soares tomou ele próprio, há uns

V

Não perca hoje!

CONCERTO OS LACRAUS MusicBox, Lisboa Entrada livre, 23h00 O quarteto liderado por Tiago ‘FlorCaveira’ Guillul apresenta-se na sala do Cais do Sodré para dar um “cheirinho” do seu novo disco, ainda sem data oficial de lançamento. A abertura das hostes fica a cargo de Os Velhos. Entrada grátis.

metro online

Veja bem a sorte do esquilo que conseguiu evitar ser atropelado por um potente Lamborghini.

www.facebook.com/ cuore “Ashley Tisdale celebrou o seu aniversário nas praias de Malibu e entre os amigos que convidou encontrava-se Zac Efron. O actor, que contracenou com Tisdale em ‘High School Musical’, não se separou dela um minuto e dedicou-lhe todo o tipo de atenções, chegando inclusivamente a pô-la às cavalitas nos seus passeios entre o apartamento e a água.”

anos, em circunstâncias semelhantes. Em política a falta de memória ou a irresponsabilidade devem ser punidas – o PS fez muito mal as contas enquanto governou e pelos vistos não se arrepende do assunto. Temos pela frente um novo imposto extraordinário, que vai permitir arrecadar cerca de 800 milhões de euros – um considerável aumento de receita que vai sair do bolso de todos. Eu gostava muito que este pedido de sacrifício fosse acompanhado de um corte de despesa também significativo. De cada vez que o Governo nos

www.facebook.com/ thefrisky “O que é que é mais emocionante do que uma mulher famosa com tranças? Um famoso com rastas. Bradley Cooper mostra o novo penteado (...) e o seu novo agasalho, [o tigre bebé] Anastasia.”

www.facebook.com/ ontheredcarpet “La Toya Jackson falou sobre o seu rapto e a morte do seu irmão no [livro que lançou e onde conta tudo], ‘Starting Over’ (...), que chegou às livrarias no dia 21 de Junho.”

Venha escrever connosco, entre em facebook.com/jornalmetro

De cada vez que o Governo nos carrega de taxas e impostos, devia apresentar um plano de redução de despesa idêntico, a curto prazo e calendarizado carrega de taxas e impostos, devia apresentar um plano de redução de despesa idêntico, a curto prazo e calendarizado. Este Governo podia dar o exemplo nessa matéria – cortar primeiro e pedir depois. Se isso não começar a acontecer ficamos com a sensação de que o Governo serve para vender ilusões e os contribuintes cá estarão para serem pagadores de promessas.

@IvankaTrump “Acabei de sair da projecção de ‘The Help’. Grande filme!”

http://mediadecoder. blogs.nytimes.com “Estudando a forma como a saga ‘Star Wars – Guerra das Estrelas’ andou a ‘pescar’ na História.”

Ver para crer

Boa notícia do dia

Celebrar a amizade luso-americana A América e o seu modo de vida vão instalar-se no Cinema São Jorge, em Lisboa, de hoje até quarta-feira, numa celebração das relações culturais e económicas entre Portugal e Estados Unidos. No evento “This is America! Ver, ouvir, sentir e viver a América” cada um dos três dias será dedicado a um estado emblemático dos EUA: Nova Iorque, Pensilvânia e Florida e o objectivo é “dar a conhecer o ‘American way of life’ nas suas mais variadas

dimensões – empresarial, cultural, desportiva e gastronómica”, refere a organização. Haverá muita música, cinema, desporto e literatura no programa, com destaque para um concerto da Orquestra de Sopros da Metropolitana em homenagem aos “grandes compositores americanos”, e para a primeira exibição em Portugal do documentário “They Were There”, do realizador Errol Morris e com música do compositor Philip Glass.

Veja mais fotografias sobre esta iniciativa em http://comunidade.xl.pt/Metro/ LISA MAREE WILLIAMS/GETTY IMAGES

Camelos passeiam... em Sydney O campeão mundial de camelo, o jóquei Ian Rowan, passeou os seus amigos pelo porto de Circular Quay, em Sydney, na Austrália, em antevisão do primeiro “Hump Day” oficial no país, nome que os saxónicos sempre usaram para se referirem às quartas-feiras, dia que marca o fim da primeira metade da semana de trabalho.

Metro Portugal Estrada da Outurela, 118 Parque Holanda / Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide

http://comunidade.xl.pt/metro

METRO Portugal Titulo licenciado a Transjornal – Edição de Publicações, S.A pertencente à Propriedade Metro International, S.A, Editora : Transjornal – Edição de Publicações, S.A , Capital Social : € 4.048.845,00, Contribuinte: 505338602, registada na C.R.C de Cascais nº 505338602, Principal accionista: Metro News – Publicações, S.A (100%) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Francisco Pinto Barbosa, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá, Gonçalo Sousa Uva e António Zilhão. Depósito Legal: 220825/04, ERC nº 124635, Periodicidade: Diária, Distribuição: Gratuita, Impressão: Sogapal- Sociedade Gráfica de Paiã, Lda., Av. dos Cavaleiros, 35-35ª, Portela da Ajuda, 2795-625 Carnaxide DEPARTAMENTO COMERCIAL DIRECTOR COMERCIAL Ricardo Branco Agências Joana Santana (coordenadora), Adriana Macedo, Sónia Andana, Daniel Barata Directos Sónia Andrade, Vitor Pereira, e Isabel Santos / Porto: Ivone Pinheiro, Alexandra Bessa Porto: Susana Matias Tel.: 225322301 Fax: 225322399 E-mail: publicidade@metroportugal.com Design gráfico Rui Gonçalves, Joana Túlio Director de Marketing Luís Rebola Gestor de Produto João Aleixo Passatempos Ana Barbado, Marta Tavares (passatempos@metroportugal.com) Chefe de Distribuição José Magalhães Distribuição António Caldeira, Hugo Castanheira (assistente), Orlando Lopes (Porto) | DIRECTOR Diogo Torgal Ferreira Editor executivo Magalhães Afonso Coordenador Bruno Martins Redacção Luís Carmo, Patrícia Tadeia, Rui Alexandre Coelho, Raquel Madureira (Porto), Isabel Chaves (estagiária) Editora gráfica Sónia Santos Gráfica Filipa Rosa Fotografia André Nacho Assistente Manuela Manique Revisão Catarina Poderoso.


www.readmetro.com

nacional

03

TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

ANDRÉ NACHO

Desemprego desce 2,3% na zona Norte

Porto

Boletim “Norte Conjuntura” revela inversão da tendência negativa do desemprego Indústrias tradicionais da região dão sinais positivos

Apesar dos dados registados nos centros de emprego, segundo o INE o desemprego subiu de 12,7 para 12,8%

O desemprego registado nos centros de emprego da região Norte registou uma inversão da tendência negativa no primeiro trimestre de 2011, descendo 2,3% em relação a período homólogo de 2010. A constatação surge no boletim “Norte Conjuntura”, publicado ontem pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), com os indicadores até ao passado dia 14 de Junho. Segundo os dados a que o metro teve acesso, “na média do primeiro trimestre, a maior parte dos concelhos do Norte (49 em 86)

observaram uma tendência decrescente do desemprego registado”. As indústrias tradicionais da região “dão também sinais positivos ao registarem um aumento do volume de negócios a nível nacional, nomeadamente nos sectores têxtil, do vestuário e do calçado”. Também as exportações da zona Norte do País terão aumentado em valor, neste primeiro trimestre e em termos homólogos, 18,7%. As importações terão crescido 22,9%, também em valor, “tendo-se observado fortes crescimentos

Crescimento Rácios de crédito vencido mostram um aumento do incumprimento bancário por parte das famílias e das empresas e são ligeiramente mais elevados na Região do Norte do que a nível nacional Pela positiva, destaca-se o crescimento do emprego no alojamento, restauração e similares (+16.000 empregados, +22,7% em termos homólogos) e do emprego na saúde e apoio social (+9.000 empregados, ou +8,6%)

dos índices de preços implícitos”. De acordo com o relatório, as exportações regionais “mantiveram um crescimento em valor semelhante ao do trimestre anterior e ligeiramente superior ao observado para o total das exportações portuguesas”. Os plásticos (+33,6%), as obras de ferro fundido, ferro ou aço (+20,8%), o calçado (+19,6%), a borracha (+17,0%) e os produtos da fileira automóvel (+15,9%) estão entre os principais produtos de exportação da região RAQUEL MADUREIRA Norte.

PUB

Valongo: novo hospital privado em Novembro DR

O Grupo Trofa Saúde anunciou ontem a abertura em Novembro do Hospital Privado de Alfena (HPA), em Valongo. A nova unidade representa um investimento de 30M€ e será o único hospital privado de Valongo com um serviço de urgência 24 horas, nos 365 dias do ano, em especialidades como pediatria, medicina geral e familiar, medicina interna e anestesia. Segundo informação avançada ao metro, o HPA

Se estivesse no seu lugar... ... hoje às 19h30, na Sala Suggia da Casa da Música, assistia ao concerto OS MAESTROS DO FUTURO. A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música volta a reunir um grupo da mais jovem geração de maestros a nível internacional que, sob a direcção de Jorma Panula, preparam um apelativo programa. Bilhetes a €10.

vai criar 400 novos postos de trabalho e contará com um quadro médico superior a 200 profissionais. Em 2012, a nova unidade prevê realizar 4.500 diárias de internamento, 3.000 cirurgias, 300 partos, 60.000 consultas, 25.000 atendimentos na urgência, 20.000 exames em Imagiologia e 60.000 tratamentos de fisioterapia. O hospital terá 97 camas de internamento e bloco operatório R.M. com quatro salas.

Criados 400 empregos

Maia exige CP termina explicações Porto-Vigo A Câmara da Maia contestou ontem o arrendamento – no último dia de funções do anterior executivo – de um edifício da zona industrial para reinstalar o tribunal, e pediu inquéritos à ministra da Justiça e ao procurador-geral da República. Para o presidente da autarquia, Bragança Fernandes, a solução adoptada coloca os interesses da Maia “em plano secundário”.

“Atendendo à conjuntura actual”, a CP – Comboios de Portugal anunciou ontem o encerramento da ligação Porto-Vigo já a partir deste domingo, alegando “a imperiosa necessidade de redução de custos e aos significativos prejuízos decorrentes do serviço em causa”. A circulação no trajecto será assegurada, em igual horário, em serviço inter-regional. R.M.


04

www.readmetro.com

nacional

TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

LUSA

Portugueses em situação ilegal Deputado poucos dias GETTY

* Quarenta e dois cidadãos foram expulsos de Angola Empresa de construção civil tem de pagar multa Quarenta e dois cidadãos portugueses devem ser expulsos de Angola ainda esta semana por se encontrarem em situação irregular no país, onde trabalhavam sem visto. Segundo o porta-voz dos Serviços de Migração de Estrangeiros (SME), foi possível chegar ao grupo no sábado depois de, no aeroporto, ter sido detido um cidadão português com dezenas de passaportes de funcionários da empresa de construção civil PREBUILD. “Eles encontram-se sob custódia do SME, a empresa deverá pagar uma multa

Esquema

Saiba como funcionava o esquema usado para renovar os vistos:

Nobre renuncia a mandato

de seis mil dólares por cada um dos trabalhadores”, referiu Simão Milagres. Entretanto, a PREBUILD disse que os portugueses têm de deixar o país no prazo de oito dias e explicou o caso: “São trabalhadores que necessitavam de revalidar os vistos de trabalho e como esse é um processo muito demorado surgiu a infeliz ideia de tentar uma diligência que permitisse ultrapassar esta demora, trazendo os passaportes à embaixada em Portugal”, disse à agência Lusa a assessora Margarida Calvinho.

O cabeça-de-lista do PSD por Lisboa nas últimas legislativas, Fernando Nobre, apresentou na sexta-feira a renúncia ao mandato de deputado, confirmou ontem o secretário da mesa da Assembleia da República, Duarte Pacheco. O ex-candidato à Presidência da República falhou por duas vezes a eleição para este cargo e acabou por se retirar da corrida.

Defesa “adaptada” à crise

Depois dos 90 dias permitidos por lei para o visto de trabalho, os passaportes eram enviados para Portugal para a renovação do visto ordinário. Assim, permaneciam em Angola em situação legal, mas com visto de turista. Pena: A empresa estaria assim a promover e a auxiliar a imigração ilegal em Angola. A lei angolana prevê penas que vão dos dois a oito anos de cadeia.

Construção civil em Angola é um negócio crescente que atrai muitas empresas portuguesas

Universidades captam alunos logo no básico

Norte a Sul

nhã é o novo director do jornal i e entra já hoje em funções, substituindo no cargo Manuel Queiroz.

Morreu um Exame vai dos fundadores ser repetido

LUÍS ANICETO

As universidades portuguesas dinamizam cada vez mais actividades no Verão para públicos de diferentes idades. No Porto mais de 5.000 alunos, dos 10 aos 18 anos, estão inscritos para a “Universidade Júnior”, que inclui 110 actividades. A iniciativa da Universidade do Porto começou na última semana de Junho e vai até 22 de Julho. Entre os 5.153 alunos participantes, mais de 800 são oriundos de outras localidades

23

alunos do 9º ao 12º ano estão inscritos na Academia Júnior, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa e ficam alojados no Quartel da Escola Prática de Transmissões, no Porto. A principal finalidade é promover o gosto pelo conhecimento e o despertar de potencialidades entre os jovens que frequentam o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

TSF. O jornalista António Jorge Branco, um dos fundadores da TSF, morreu ontem aos 74 anos. O radialista foi responsável por programas como “Lendas e Calendas” e “Portugal Passado”.

MATEMÁTICA. Os 10 alunos de uma escola secundária em Lisboa que tiveram mais meia hora para fazer o exame nacional de Matemática A do 12.º ano terão de repetir a prova, após a anulação da mesma. LUÍS ANICETO

Diário tem novo director Para ir mais à frente

JORNAL “I”. António Ribei-

ro Ferreira, ex-grande repórter do Correio da Ma-

O ministro da Defesa Aguiar-Branco diz que não estão previstas medidas de austeridade adicionais para as Forças Armadas, mas admite que os contratos de equipamento poderão ser “adaptados” face aos constrangimentos orçamentais. Segundo o novo governante, “as dificuldades não vão seguramente ser inibidoras de encontrar as soluções para os problemas”.

Situação social sem melhorias O Presidente da República disse ontem que não se pode esperar que “nos tempos mais próximos ocorra uma melhoria significativa da situação social” e reiterou o apelo a uma “distribuição justa dos sacrifícios”. “Este é um tempo em que muitos portugueses vivem sérias dificuldades”, disse Cavaco Silva na entrega dos prémios EDP Solidária 2011, no Museu da Electricidade, em Lisboa.


www.readmetro.com

economia

Plano de resgate grego sob alerta

Mercado Puro

DIA MUNDIAL DAS REDES SOCIAIS JORGE REMONDES PROFESSOR NA UNIVERSIDADE LUSÍADA WWW.MERCADOPURO.COM

Agência Standard & Poor’s avisa que aprovação do projecto “Roll Over” será sinónimo de incumprimento Atenas considera “especulação” e UE diz que o objectivo é o contrário A Standard & Poor’s (S&P) avisou a Grécia que o envolvimento do sector financeiro europeu no segundo pacote de assistência financeira ao país será visto como incumprimento da dívida. Citada pela agência Bloomberg, a agência de

notação financeira explicou que prolongar os prazos dos títulos de dívida implicará que os credores tenham menos ganhos em relação ao garantido pelas obrigações iniciais. Esse cenário faria com que o rating de Atenas caísse para

05

TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

“default (incumprimento) selectivo”, foi divulgado. Em reacção, Atenas desvalorizou. “Não podemos seguir as conclusões das agências especuladoras. Está em marcha um programa de empréstimos e limitamo-nos a isso”, disse

“Roll Over” Em discussão está o plano “Roll Over” da dívida – os credores privados reinvestiriam 70% do montante reembolsado pela Grécia na maturidade da dívida.

o porta-voz do governo, Ilias Mossialos. Já a Comissão Europeia (CE) insistiu que o novo plano não implica um incumprimento. “O objectivo repetido é precisamente evitar uma situação deste tipo”, disse um R.A.C. porta-voz da CE.

OPA. Volkswagen controla maioria da MAN

Atraídas pelas redes sociais, as pessoas e organizações não dispensam perfis ou páginas no Facebook, no Twitter ou noutras redes. Por isso, já se comemora, desde 2010, a 30 de Junho, o Dia Mundial das Redes Sociais. No entanto, nem todas utilizam as redes sociais, mas as utilizadoras ligam-se no mínimo uma vez por dia. Este facto, o crescimento do acesso à Internet e as inovações nas redes sociais permitem-nos prever mais perfis, páginas e novas redes, logo Dias Mundiais das Redes Sociais cada vez mais participados.

Trocos

Seguradoras não resistem TESTES. O regulador europeu dos seguros anunciou que cerca de 10% de 221 seguradoras da União Europeia chumbam nos testes de resistência.

GETTY

Satisfação “A Volkswagen (VW) está mais do que satisfeita com o resultado”, disse o presidente-executivo da companhia, Martin Winterkorn.

da 55,9% construtora de camiões MAN é agora propriedade da Volkswagen, que quer iniciar a construção de camiões na Europa de forma a competir com a Volvo e a Daimler

Resultado A VW tem agora assento no conselho supervisor, de forma a acelerar a cooperação entre a MAN e a suíça Scania, também da VW.

mil camiões 172 de mais de seis mil toneladas foram produzidos em 2010 pela Scania e MAN. No mesmo período a Daimler produziu 274 mil (10% da produção mundial) e a Volvo, 171 mil (62%)

História A MAN perde a independência após 253 anos no sector. Um porta-voz disse: “A cooperação com a VW e a Scania está numa nova fase.”

da MAN era 40% o objectivo da VW quando lançou a Oferta Pública de Aquisição, mas um número de accionistas superior ao esperado aproveitou a oferta de compra e a VW ficou com mais de metade

LUÍS ANICETO

Parceria para exportar cavalos A câmara de Santarém anunciou ontem que vai desenvolver um pólo equino, em parceria com criadores brasileiros, para comercializar e exportar cavalos ligados a todas as vertentes equestres, num investimento de 250 M€.

O projecto funcionará como “uma plataforma de desenvolvimento agro-pecuário e de exportação de equídeos para o mercado europeu” e vai permitir revitalizar espaços agrícolas e pecuários, criando 700 postos de trabalho até 2015.

CGD confiante

TAP sem mais voos

O presidente da CGD, Faria de Oliveira, disse ontem que a instituição que dirige vai passar os testes de stress e acrescentou que o banco público reduziu o financiamento junto do BCE para 7,2 mil M€ em Março e aumentou também o crédito a empresas.

As autoridades angolanas rejeitaram o pedido da TAP de reforçar com mais dois voos a sua frequência semanal para Luanda. A transportadora portuguesa manterá este Verão 10 voos. No entanto, a TAP lembra que há um entendimento dos dois países para 14 voos.

Angola só com dez voos

Percentagem de spam caiu INTERNET. Os e-mails

com spam caíram 40 mil milhões, ou seja, 88,22% face a 2010.

O dia-a-dia dos mercados Petróleo

Euribor 6m

$111,64 (-0,12%)

1,8030 (+0,33%)

Psi-20

7.399,57 (+0,91%)

Euro para: Dólar 1,4524 Libra 0,9029 Real 2,2599


06

www.readmetro.com

mundo

TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

GETTY

Planisfério

tado em 2003 contra o governo islamista moderado, no poder na Turquia desde 2002.

E.coli está a chegar ao fim

Ben Ali condenado TUNÍSIA. O ex-presidente da Tunísia foi condenado ontem, à revelia, a 15 anos e seis meses de prisão por posse ilegal de armas, drogas e peças arqueológicas, após um dia de julgamento em Tunes, capital do país.

Generais detidos TURQUIA. Cinco generais e um coronel turcos foram ontem presos no âmbito de um processo relacionado com um presumível golpe de Es-

ALEMANHA. O surto de infecções com a bactéria intestinal E.coli, detectado em princípios de Maio na Alemanha, está a chegar ao fim no país, anunciou o Instituto Robert Koch (RKI), agência federal para o combate a doenças.

Morre filho do imperador ÁUSTRIA. O filho do último

imperador austro-húngaro, Carlos von Habsburg, morreu ontem aos 98 anos. Europeísta convicto e antinazi, Otto von Habsburg foi obrigado a exilar-se no fim da I Guerra Mundial, quando o império da Europa Central se dissolveu e Áustria como a Hungria se converteram em repúblicas.

Repórteres mortos Pelo menos 52 jornalistas foram mortos durante os primeiros seis meses do ano, anunciou a Campanha Emblema de Imprensa. Particularmente trágicas, nesse sentido, foram as revoltas populares no mundo árabe e muçulmano, com 11 mortos. Ainda assim o número caiu face ao período homólogo de 2010 (59 mortos).

DSK: mais uma queixa A jornalista francesa Tristane Banon apresentou uma queixa por agressão sexual contra o ex-patrão do FMI, Dominique Strauss-Kahn (DSK). O incidente remonta a 2002, frisou o advogado David Koubbi, e ocorreu num apartamento em Paris. Reagindo ao anúncio, DSK fez saber que vai abrir um processo por calúnia contra a mulher de 31 anos.

“Assassínio” por piratas Morte do presidente dos EUA anunciado no Twitter Hackers atacaram conta da televisão Fox News

Índia. Tesouro

Minérios raros no Pacífico

Ontem, 4 de Julho, dia em que se comemora a independência dos EUA, foi marcado por um acontecimento, no mínimo, insólito. Piratas informáticos atacaram a conta da secção de política no Twitter da Fox News (@foxnewspolitics), anunciando a morte do presidente dos Estados Unidos. “Barack Obama morreu. Há cerca de 45 minutos foi alvejado duas vezes, abaixo da zona pélvica e no pescoço. Atirador desconhecido. Esvaiu-se em sangue”, escreveram os hackers no Twitter da cadeia de televisão. Mas não ficaram por aqui. “Barack Obama foi al-

Um grupo de investigadores japoneses afirmou ter descoberto, no Oceano Pacífico, um depósito de minerais raros utilizados na produção de tecnologia. Caso se revele economicamente viável, o achado poderá pôr em causa o domínio da China, que produz 97% dos metais mais raros do mundo. Só em 2010, o país asiático exportou 39 mil toneladas.

Vaticano reprova chinês Foi considerada “ilegítima”, pelo Vaticano, a recente ordenação de um padre católico chinês, com o apoio das autoridades locais. Em comunicado, a Santa Sé diz que não reconhece o reverendo Paul Lei Shiyin como bispo da diocese de Leshan, uma vez que tal “prejudicava a unidade da Igreja”, e confirmou a excomunhão do prelado “por violação do artigo 1982 do código do direito canónico.”

Presidente dos EUA não teria sobrevivido a dois tiros, escreveram os hackers

27

usernames e passwords da Apple terão sido roubados, num ataque perpetrado pelo Anonymous. A informação estará no site pastebin vejado duas vezes num restaurante Ross no Iowa durante a sua campanha. Descansa em paz Obama, condolências à família Obama”, acrescentaram. O ataque deu-se ao início da manhã e durante o mesmo foi ainda referido

que Joe Biden seria o seu sucessor. “Em tempos de loucura, há uma luz ao fundo do túnel”, lia-se no último tweet. Num comunicado divulgado através do seu site, a cadeia de televisão da News Corp explicou que a informação divulgada através do Twitter era falsa e que o presidente passou o feriado com a família. Informou ainda que já alertou os serviços secretos. O jornal britânico The Guardian escreveu que o grupo Script Kiddies, com ligação aos “hacktivistas” Anonymous teria clamado a autoria do ataque. ISABEL CHAVES

Mladic desafia Haia Alarmes e câmaras de vigilância equipam templo EPA

Proteger a fortuna Centenas de homens armados protegem o templo hindu Sree Padmanabhaswamy, no estado de Kerala, Índia, onde foi descoberto um tesouro em jóias de ouro e prata com um valor estimado de um bilião de rupias (quase 15 mil M€). O tesouro, escondido há 140 anos, encontra-se em pelo menos cinco esconderijos subterrâneos do templo consagrado ao deus Vishnu.

O antigo chefe militar dos sérvios-bósnios Ratko Mladic recusou-se ontem a declarar-se inocente ou culpado nas acusações de genocídio e crimes contra a humanidade de que é alvo e foi expulso da sala de audiências do Tribunal Penal Internacional, em Haia, onde está a ser julgado. Mladic, 68 anos, viu o Tribunal negar-lhe o pedido de substituição do seu advogado judicialmente nomeado

Ex-chefe militar responde por 11 acusações de crimes de guerra na Guerra da Bósnia (1992-1995) por uma equipa de defesa própria, e, acto contínuo, interrompeu sucessivamente as intervenções do juiz responsável, Alfons Orie. “O Carniceiro da Bósnia” e o magistrado entraram

em discussão e o arguido seria retirado da sala. À saída, Mladic gritou: “Querem impor a minha defesa? Que tipo de tribunal é este?” Perante a recusa do ex-comandante militar em assumir uma posição face às acusações, o tribunal atribuiu-lhe a declaração de “inocente”. Foi a segunda audiência do julgamento desde que Mladic foi capturado e extraditado da SérR.A.C. via, em Maio.


PUB


2

DR

Entrevista Metro

culto

Primeiro em flamenco, agora em português. E o fado flamenco é cantado com paixão em Lisboa

Ciganos D’Ouro têm um novo disco, chama-se “Fado Flamenco” e é o primeiro álbum da banda dos Olivais em português O grupo mostra as canções, no domingo, no CoolJazzFest, na abertura para Diego El Cigala Top/Flop Carlão (ex-Da Weasel)

Lilly Allen

O músico de Almada – que agora canta e escreve no projecto Dias de Raiva – vai lançar, depois do Verão, com o fim dos Da Weasel, um novo disco a solo, revelou ao IOL Música. O álbum chama-se “O Algodão”.

A cantora, que está grávida de Sam Cooper, fez uma pausa na carreira, mas dizem fontes próximas que está a escrever novos temas para o novo “O Diário de Bridget Jones” em versão musical.

FADO E FLAMENCO “TÊM O MESMO CANTAROLAR” “Fado Flamenco” é o nome do novo trabalho dos Ciganos D’Ouro. O grupo, que já cantava fados ao vivo, decidiu, antes de o fado ser considerado Património da Humanidade, lançar um álbum em português. Sérgio Silva fala do novo trabalho. De onde veio a ideia de fazer um disco de fados?

Daniel Radcliffe

Robbie/Noel

O actor que dá corpo a Harry Potter revelou, à GQ, que teve problemas com o álcool. “Tornei-me muito dependente do álcool para me divertir.” Apesar de tudo, Radcliffe, de 21 anos, diz que agora já está melhor.

Robbie Williams, dos Take That, gritou, em Wembley: “Noel Gallagher pode beijar-me o rabo!”, tudo pelos oito concertos no estádio. Noel respondeu no mesmo tom: “Prefiro lamber-lhe as ‘man boobs’!”

Em todos os espectáculos temos tocado sempre ao vivo um ou dois fados junto com o nosso repertório. Chegámos à conclusão que havia uma lacuna, que era não termos um disco cantado em português. A ideia surjiu porque de facto, o fado casa muito bem com o flamenco. O cantarolar é muito parecido. Quando é que se aperceberam disso?

Praticamente desde o início. Já gravámos o “Ai Ma-

ria”, o “Dar de Beber à Dor”. Talvez há uns 10/12 anos que cantamos fados. E porque é que era esta a altura de gravar um disco em português?

O flamenco já é património da humanidade. O fado

“O flamenco já é património da humanidade. O fado para lá caminha” SÉRGIO SILVA

para lá caminha. Queríamos que fosse agora, antes da eleição, e também porque gostamos muito. E a verdade tem que se dizer: o fado está na moda. Foi difícil fazer a selecção dos temas?

Não. Primeiro porque gostamos muito da Amália e todos os temas já foram interpretados por ela. Pegámos numa série de discos dela e assim foi. Embora tenha ouvido um trabalho de perceber quais se enquadravam bem com o flamenco. Pelas imagens do disco, nota-se que os Ciganos D’Ouro têm uma ligação a Lisboa.

Sim, até o vídeo foi filmado em Lisboa. Nós somos dos Olivais, Lisboa é a nossa cidade, é linda e não há mais nenhuma! É uma ligação B.M. que está no sangue.

Ao vivo A banda apresenta, no próximo domingo no CoolJazzJFest, este novo trabalho. A banda vai tocar na primeira parte de Diego El Cigala. “É uma grande responsabilidade, mas vamo-nos tentar safar! Fizemos quatro espectáculos em Praga de apresentação.” O fado e o flamenco são dois estilos de música muito acarinhados também no estrangeiro. Mas como reagem os estrangeiros a esta junção? “Tanto uma como a outra são músicas do mundo. Nós podemos tocar em Macau ou na Holanda que as pessoas entendem o sentimento que traz. Fizemos com que o flamenco fizesse do fado um pouco mais alegre. É um casamento perfeito.”


09

www.readmetro.com TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

Alive!11 espera 175 mil pessoas Com o dia de amanhã do Optimus Alive!11 já esgotado, Álvaro Covões tem razões para estar optimista O metro visitou os preparativos do recinto É já amanhã que as portas do festival Optimus Alive!11 abrem ao público. O cartaz de quatro dias, com nomes como Coldplay (noite de abertura), Foo Fighters, Iggy Pop & The Stooges, Grinderman, TV On The Radio ou James Blake faz com que Álvaro Covões, responsável da Everything is New, anteveja cerca de “175 mil pessoas” no Passeio Marítimo de Algés nos quatro dias. O metro esteve ontem em Algés, a observar os trabalhos finais para o recinto poder receber os festivaleiros. “Teremos três palcos, que, na verdade, serão cin-

A não perder!

co!”, diz Álvaro Covões a olhar para o pórtico de entrada do recinto, que terá bandas a tocar em altura. Aliás, esse é um dos pontos

Se não tiver tempo para tudo não deixe de ver... Dia 6 James Blake e Anna Calvi Dia 7 Foo Fighters, Iggy and The Stooges, Teratron e Primal Scream Dia 8 Grinderman e Fleet Foxes Dia 9 TV On The Radio e Dizzee Rascal www.optimusalive.com

que Álvaro Covões diz estar melhorado: “os passes diários podem ser trocados no interior do recinto, nos vários ‘barris’ vermelhos es-

palhados pelo espaço”, explica o responsável. O outro “novo palco” é um coreto, “uma espécie de speakers’ corner” onde os Homens da Luta vão estar a fazer... a luta. Álvaro Covões tem os olhos a brilhar perante os novos “meninos dos seus olhos”: duas novas estruturas de palco que vão garantir maior comodidade para as bandas. “As tendas do Palco Super Bock e do Palco Optimus Clubbing são espectaculares! Nem são tendas, são pavilhões! A Sala Tejo do Pavilhão Atlântico tem 2.200m2. O Palco Super Bock tem 3.000!” B.M.

Letras “O Apóstolo” BRAD THOR Bertrand Editora O autor do mega-sucesso “O Último Patriota” – e ex-membro do Departamento de Segurança dos EUA – volta às livrarias nacionais.

MARC LEVY Contraponto O novo, inspirado e comovente romance do autor de língua francesa mais lido em todo o mundo.

‘O Canto e a Música de Coimbra Fotobiografia de Augusto Camacho Vieira” MANUEL FERNANDO MARQUES INÁCIO Edições MinervaCoimbra Sentida homenagem a uma verdadeira lenda do canto e da música da “Cidade dos Estudantes”.

Telex

Mistérios nomeados

O disco que junta Kanye West e Jay-Z, dois dos rappers mais respeitados da actualidade, já está em pré-venda nos sites dos dois músicos. Ainda não há data confirmada para o lançamento de “Watch The Trone”, mas já foi divulgada a capa, desenhada pelo estilista Riccardo Tisci, director criativo da Givenchy. Em Janeiro saiu o primeiro single, “H.A.M.”.

CINEMA. O filme “Mistérios de Lisboa” é um dos dez nomeados da edição deste ano do prémio LUX, atribuído pelo Parlamento Europeu e cujo vencedor será conhecido em Novembro.

Lobo Antunes abre época S. LUIZ. A vida e obra do

escritor António Lobo Antunes, enquanto “figura maior da cidade” que “ajudou a construir a ideia do país que temos”, marcam a abertura da temporada 2011/2012 do Teatro S. Luiz, em Lisboa. “Deste Viver Aqui Neste Palco Escrito” estreia-se a 15 de Setembro.

JK Rowling corta com o agente A escritora britânica JK Rowling, criadora dos livros da saga de Harry Potter, que já venderam mais de 400 milhões de exemplares em todo o mundo, separou-se do seu agente literário, Christopher Little, com quem trabalhava há 16 anos. A decisão da escritora surge na sequência de um projecto para apresentar os seus trabalhos na Internet a partir de Outubro, através da criação de um site.

As aventuras de Dodu podem estar em risco NUNO VEIGA/LUSA

Inoperância do FICA faz estragos Ninguém escapa aos tempos de crise e o sector audiovisual português não é excepção. O projecto “Papel de Natal”, que apresenta a personagem de cartão Dodu, arrisca-se a parar, porque está dependente do apoio financeiro do Fundo de Investimento do Cinema e Audiovisual (FICA) e este está actualmente inactivo.

IDEIAS DE CABECEIRA

“O Ladrão de Sombras”

Cinema. Portugal

Kanye e Jay já estão em pré-venda

3

Paula Rego com inéditos ARTE. As exposições “Oratório”, peça de Paula Rego inédita em Portugal, e “O corpo tem mais cotovelos”, com mais de uma centena de obras da pin-

tora, vão ser inauguradas em Cascais, na Casa das Histórias. A inauguração será quinta-feira, às 18h30, com a presença da pintora Paula Rego.

54.000 pessoas estiveram, neste último fim-de-semana, no Alto da Ajuda, no Festival Delta Tejo.

Norberto Lobo ao fim da tarde CONCERTOS. O talentoso guitarrista português abre a série de concertos grátis, ao fim da tarde, em Lisboa, às quintas-feiras no jardim do Museu do Chiado. Esta quinta-feira é a estreia. Mas até Agosto tocam, também à borla (19h30) Rafael Toral, Hayvanlar Alemi, Calhau!, RED Trio e Sei Miguel.


10

www.readmetro.com

cartaz

TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

HOLLYWOOD 19:30 Maré Vermelha 21:30 Declaro-vos Marido

e Marido 23:30 Perseguição Sem Tréguas

MOV 21:40 The Event T.1 Ep.4 22:30 Weeds T.5 Ep.12 23:30 Armas 1

rtp 1 13:00 14:19 14:52 15:51 18:00 19:09 20:00 21:00 21:26 22:01

23:08

Jornal da Tarde Ribeirão do Tempo Revelação Verão Total Portugal em Directo O Preço Certo Telejornal 30 Minutos Último a Sair: Nomeações Quem Quer Ser Milionário (Ed. Especial) Filme: Criminal 23:08 Criminal John C. Reilly e Diego Luna navegam nas turbulentas correntes do submundo da burla em LA para executarem o golpe das suas vidas...

Gondomar Zon Lusomundo Parque Nascente T. 707 246 362 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h20, 16h00, 18h40, 21h30, 00h15 A Professora Baldas (M/12) - 13h15, 15h40, 18h30, 22h00, 00h25 Transformers 3 3D (M/12) - 13h30, 17h00, 21h00, 00h30 Transformers 3 (M/12) - 12h20, 15h50, 19h15, 22h40 O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 11h00 (Dom.), 14h00, 16h30, 19h30 Sem Identidade (M/12) - 21h50, 00h35 Panda Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 10h45 (Dom.), 13h00, 15h30, 18h00 A Águia da Nona Legião (M/12) 21h20, 23h50 Piratas das Caraíbas 4 (M/12) 13h10, 16h20, 21h10, 00h20 X-Men – O Início (M/12) - 12h40, 15h45, 18h45, 21h45, 00h35 A Árvore da Vida (M/12) - 13h50, 16h50, 20h50, 00h00 O Feitiço do Amor (M/12) - 15h20, 17h40, 20h00, 22h20, 00h45 Velocidade Furiosa 5 (M/12) - 15h10, 18h10, 21h35, 00h40 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 13h40, 16h10, 19h00, 21h40, 00h15

Maia Zon Lusomundo Maiashopping T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 14h00, 17h30, 21h00, 00h20 (6ªf. e Sáb.) O Panda Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Dom.), 13h30, 15h50, 18h30 X-Men – O Início (M/12) - 21h20, 00h25 (6ªf. e Sáb.) A Ressaca - Parte II (M/16) - 13h40, 16h00, 18h40, 21h30, 00h30 (6ªf. e Sáb.) Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 14h20, 17h40, 21h10, 00h10 (6ªf. e Sáb.) Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 13h10, 16h10, 18h50, 21h40, 00h15 (6ªf. e Sáb.)

rtp 2 18:42 19:00 19:20 19:55 21:09 22:00 22:37 22:47 23:32 00:23 00:36 00:50

A Teoria do Big Bang Hoje Eurodeputados Zig Zag National Geographic Hoje Diário Câmara Clara Clínica Privada Bairro Alto Café Central Café Central(R/) Rockefeller 30 22:47 Clínica Privada Naomi recusa-se a tomar partido quando trabalha com Addison e Pete para salvar a vida de um bébé prematuro de 25 semanas.

17h40, 21h30, 00h30 O Castor (M/12) - 13h10, 15h20, 18h10, 21h35, 23h50 Transformers 3 (M/12) - 13h40, 17h00, 21h00, 00h25 A Professora Baldas (M/12) - 12h50, 15h10, 18h00, 21h40, 00h10

Porto Medeia Cine Estúdio do Campo Alegre T. 226 063 000 Polícia Sem Lei (M/12) 6ªfeira - 18h30, 22h00 O Nosso Natal (M/16) Sábado - 18h30, 22h00 Maria Madalena (M/12) Domingo – 18h30, 22h00 Histórias de Cabaret (M/16) 2ªfeira – 18h30, 22h00 Chelsea Hotel (M/12) 3ªfeira 18h30 / 4ª feira - 18h30, 22h00 Jules e Jim (M/16) 3ªfeira 22h00

Zon Lusomundo Dolce Vita Porto T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 13h30, 17h00, 21h00, 00h35 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) - 13h40, 17h05, 20h35, 23h55 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 10h30 (Dom.), 13h10, 15h45, 18h15 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 21h40, 00h30 A Professora Baldas (M/12) - 13h20, 16h00, 18h40, 21h50, 00h25 A Ressaca – Parte II (M/16) 13h00, 15h50, 18h30, 21h20, 00h00 Piratas das

sic 10:10 13:00 14:30 15:30 18:30 20:00 21:30 22:30 23:35 00:35 01:15

Querida Júlia Primeiro Jornal Alma Gémea Boa Tarde Ti Ti Ti Jornal da Noite Peso Pesado - Diários Laços de Sangue Araguaia CSI: Nova Iorque Investigação Criminal

22:30 Laços de Sangue Nos próximos episódios pode assistir à performance de Paulo Futre que aceitou participar na novela ‘Laços de Sangue’, onde fará de si próprio.

Caraíbas 4 3D (M/12) - 14h00, 17h30, 20h50, 00h10 A Árvore da Vida (M/12) - 14h10, 17h20, 21h05, 00h20

V. Nova de Gaia Zon Lusomundo Gaiashopping T. 707 246 362 A Professora Baldas (M/12) - 14h20*, 16h50, 19h20, 21h55, 00h30 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h45*, 14h15, 16h10, 16h45, 18h40, 19h10, 21h20, 21h45, 00h10, 00h25 A Águia da Nona Legião (M/12) - 14h05*, 16h35, 19h05, 21h40, 00h20 Velocidade Furiosa 5 (M/12) 13h40*, 16h25, 19h15, 22h05, 00h50 Miral (M/12) - 14h10*, 16h40, 21h15, 00h00 Viagem a Portugal (M/12) - 19h15 Cliente de Risco (M/12) - 13h50*, 16h30, 19h10 Sem Identidade (M/12) - 21h50, 00h25 Empresta-me o Teu Namorado (M/12) - 13h45*, 16h20, 18h55, 21h30, 00h05 Piratas das Caraíbas 4 (M/12) - 15h15, 18h20, 21h25, 00h30 A Árvore da Vida (M/12) 15h35, 18h40, 21h45, 00h40 O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 13h50*, 16h05, 18h40, 21h10 Sem Limites (M/12) - 00h00 X-Men – O Início (M/12) - 13h40*, 16h25, 19h15, 22h05, 00h50 Mentiras Entre Amigos (M/12) - 15h05, 18h15, 21h30, 00h40 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) -

tvi 10:12 13:00 14:25 17:00 18:43 19:10 20:00 21:30 22:28 23:30 00:13

Você na TV! Jornal da Uma A Tarde é Sua Agora é que Conta! Morangos com Açúcar VIII Morangos com Açúcar VIII Jornal das 8 + Euromilhões Remédio Santo Anjo Meu Sedução Bons Rapazes

17:00 Agora é que Conta! O programa que ajuda a pagar as contas lá de casa. Se tem uma história divertida relacionada com alguma factura, ponha-se à prova.

15h25, 18h30, 21h40, 00h45 Transformers 3 3D (M/12) - 15h10, 18h25, 21h40, 00h50 Transformers 3 (M/12) - 14h00*, 17h30, 21h20, 00h35 Nada a Declarar (M/12) - 13h55*, 16h25 Perigo Online (M/12) - 19h00, 21h40, 00h10 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 14h05*, 16h30, 18h50 O Panda do Kung Fu 2 3D v.o. (M/6) 21h15, 00h05 O Castor (M/12) - 14h15*, 16h40, 19h05, 21h25, 00h15 Rumo à Liberdade (M/12) 15h15, 18h15, 21h30, 00h25| *Domingo

Lisboa Castello Lopes Cinemas - Londres T. 707 220 220 Rumo à Liberdade (M/12) – 15h30, 18h30, 21h30, 00h15* A Árvore da Vida (M/12) – 15h45, 21h45, 00h20* O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) – 13h45, 19h00| *6ªf. e Sáb.

Cinemacity Campo Pequeno Praça de Touros T. 217 981 420 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h35, 13h35, 15h35, 17h35 O Panda do Kung Fu 2 3D v.o. (M/6) - 19h35 O Castor (M/12) - 21h35, 23h40 Transformers 3 3D (M/12) - 15h30, 18h30, 21h30, 21h50 (6ªf. e Sáb.), 00h30 Transformers 3 (M/12) - 13h30, 16h30, 17h45*, 21h10, 00h10 A Professora Baldas (M/12) -

Zon Lusomundo Norteshopping T. 707 246 362 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 10h50 (Sáb., Dom.), 13h00, 15h30, 18h30 O Feitiço do Amor (M/12) - 21h10, 23h30 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h50, 16h30, 19h20, 22h00, 00h40 Transformers 3 3D (M/12) - 14h00, 17h20, 21h20, 00h45 O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) 11h10 (Sáb., Dom.), 13h30, 15h50, 18h40 Empresta-Me O Teu Namorado (M/12) - 21h50, 00h35 Rumo à Liberdade (M/12) - 14h20,

19:00 Mais Mulher T.2 Ep.40

21:30 O Impacto T.1 Ep.4

21:30 Oprah T.8 Ep.29

22:26 CSI: Nova Iorque T.7 Ep.19

22:15 Reconstrução Total T.5 Ep.4

23:20 Memphis Beat T.1 Ep.5

21:09 Hawthorne T.1 Ep.10

21:30 The Listener T.2 Ep.5

22:00 Gossip Girl T.4 Ep.10

22:20 Miami Medical T.1 Ep.12

23:44 One Tree Hill T.7 Ep.11

23:10 Investigação Criminal: LA

18:00 O Rei dos Gazeteiros

22:15 Southland T.2 Ep.1

19:45 Cartas Para Julieta

23:00 Cops T.17 Ep.22

21:30 Frozen

23:45 CSI: Nova Iorque T.2 Ep.10

FOX LIFE 22:10 Irmãos e Irmãs T.5 Ep.18 23:00 So You Think You Can Dance 23:45 Clínica Privada T.4 Ep.19

13h40, 15h40, 17h30, 19h20, 22h00, 23h55 Alpha & Ómega v.p. (M/6) - 11h40 A Árvore da Vida (M/12) - 18h40 A Águia da Nona Legião (M/12) - 13h50, 16h20, 21h50***, 00h05*** O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 11h45, 13h45, 15h45, 17h45**, 19h45** X-Men - O Início (M/12) - 21h45, 00h15 Beastly - O Feitiço do Amor (M/12) - 14h00, 15h50, 17h40, 19h30, 21h55, 23h50 Rio v.p. (M/6) - 11h30 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 16h10 A Ressaca Parte II (M/16) - 14h10, 18h55, 21h40, 00h00 *Sáb., Dom. e Fer.; **Exc. Sáb., Dom. e Fer.; ***Exc. 6ªf. e Sáb.

Cinemacity Classic Alvalade T. 218 413 040 Winnie The Pooh (M/6) - 11h40 Viagem a Portugal (M/12) - 13h30, 15h05, 16h40, 18h15, 19h50, 21h30, 23h30* Quem Vai à Guerra (M/12) - 13h50, 16h15, 18h45, 21h35, 00h00* Alpha & Ómega v.p. (M/6) - 11h35 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) 13h25, 16h30, 21h20, 00h25* Rio v.p. (M/6) 11h30 Durante o Fim (M/12) - 15h10, 19h35 A Árvore da Vida (M/12) - 16h50, 21h40, 00h15* *6ªf., Sáb. e vesp. Fer.

Medeia Fonte Nova T. 217 145 088 O Panda do Kung Fu 2 3D (M/6) - 14h10 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 17h00, 19h30, 22h00 O Castor (M/12) - 14h20, 16h45, 21h45 A Árvore da Vida (M/12) - 19h00 Transformers 3 (M/12) - 14h30, 18h30, 21h30 O Atalho (M/12) - 13h40, 15h45, 17h50, 19h55, 22h00, 00h30* Hadewijch (M/16) - 14h15, 16h45, 19h15, 21h45, 00h00* A Árvore da Vida (M/12) - 13h30, 16h10, 18h50, 21h30, 00h15* *6ª, Sáb. e 2ªfeira

UCI Cinemas - El Corte Inglés T. 707 232 221

Transformers 3 centra-se em Sam que depois de acabar o seu curso universitário tenta encontrar um emprego. No entanto, esta sua tarefa é subitamente interrompida pelos Autobots que voltam a precisar da sua ajuda para salvar a Terra dos diabólicos planos dos Decepticons que desta vez são liderados por Shockwave, um dos maiores aliados de Megatron. Realização: Michael Bay Género: Acção/Aventura Com: Shia LaBeouf, John Malkovich, Josh Duhamel, Patrick Dempsey, Rosie Huntington-Whiteley

TVC2

FOX CRIME

Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) 13h15, 16h10, 19h05, 22h00 A Professora Baldas (M/12) - 13h30, 15h30, 17h30, 00h00 O Castor (M/12) - 19h30, 21h30 O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 14h15 A Árvore da Vida (M/12) - 16h10, 18h50, 21h30, 00h15 Matar Para Viver (M/16) - 13h45, 15h45, 17h45, 19h45, 21h45, 00h30

“Transformers 3”

SONY TV

FOX

Medeia Monumental T. 213 142 223

Zon Lusomundo Mar Shopping T. 707 246 362

SIC MULHER

AXN

Medeia King T. 213 142 223

Estreia

Matosinhos Transformers 3 3D (M/12) - 13h30, 17h00, 21h00, 00h20 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 10h30, 12h40, 15h00, 17h20, 19h30 X-Men – O Início (M/12) - 21h40, 00h30 A Ressaca – Parte II (M/16) - 12h30, 15h40, 18h20, 21h00, 00h00 A Professora Baldas (M/12) - 12h50, 15h20, 17h50, 20h10, 22h20, 00h45 A Árvore da Vida (M/12) - 13h50, 17h00, 20h40, 23h50 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 14h30 (Exc. 6ªf., Sáb. e Dom.), 17h30 (Exc. 6ªf., Sáb. e Dom.), 20h50 (Exc. 6ª, Sáb., Dom. e 3ªf.), 00h10 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 13h20, 16h15, 19h00, 21h50, 00h40

outros canais

Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) 11h30*, 14h05, 16h25, 19h00, 21h30, 23h55 Nada a Declarar (M/12) - 11h30*, 14h15, 16h45, 19h15, 21h55, 00h25 X-Men - O Início (M/12) 11h30*, 14h00, 16h35, 19h10, 21h45, 00h20 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 11h30*, 14h00, 16h45 A Ressaca - Parte II*** (M/16) 19h30, 21h45, 00h05 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h30*, 14h00, 16h00, 18h00 O Panda do Kung Fu 2 3D v.o. (M/6) - 20h00**, 22h00**, 00h00 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) - 11h30*, 15h00, 18h15, 21h20, 00h15 A Minha Versão do Amor (M/12) 11h30*, 14h00, 16h35, 19h15 Miral (M/12) 21h55, 00h25 O Castor (M/12) - 11h30*, 14h20, 16h50, 19h15, 21h50, 23h55 Transformers 3 3D (M/12) - 11h30*, 15h00, 18h00, 21h30, 00h20 A Águia da Nona Legião (M/12) - 11h30*, 14h10, 16h50, 19h20, 21h55, 00h30 Viagem a Portugal (M/12) - 11h30*, 14h15, 00h05 Pina 3D (M/6) - 16h25, 19h00, 21h35 A Professora Baldas (M/12) - 11h30*, 14h00, 16h00, 18h00, 20h00, 22h00, 00h05 Rumo à Liberdade (M/12) - 11h30*, 14h05, 16h40, 19h15, 21h50,

HWD 21:30 Declaro-vos... Larry e Chuck, dois bombeiros nova-iorquinos, fazem-se passar por um casal homossexual com o intuito de aproveitarem os benefícios fiscais e sociais.

00h30 A Árvore da Vida (M/12) - 11h30*, 15h15, 18h15, 21h30, 00h15 *Dom., **Exc. 5ªf., ***Exc. 4ªf.

Zon Lusomundo Alvaláxia T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 13h30, 16h50, 21h00, 00h20 Transformers 3 (M/12) - 13h50, 17h10, 21h10, 00h30 A Professora Baldas (M/12) - 13h40, 16h00, 18h20, 21h30, 00h05 Beastly – O Feitiço do Amor (M/12) - 14h10, 16h40, 19h00, 21h50, 00h15 A Águia da Nona Legião (M/12) - 21h45, 00h20 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Sáb. e Dom.), 13h20 (Exc 3ªf.), 15h40 (Exc. 3ªf.), 18h00 (Exc 3ªf.) O Panda do Kung Fu 2 v.p. (M/6) - 11h10 (Sáb. e Dom.), 14h00, 16h25, 18h40 X-Men – O Início (M/12) - 21h35, 00h25 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h30, 16h10, 18h50, 21h40, 00h05 Velocidade Furiosa 5 (M/12) - 21h25, 00h15 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 13h30, 16h20, 18h50, 21h20, 23h55 (6ªf. e Sáb.) O Castor (M/12) - 13h35, 15h50, 18h10, 21h55, 00h05 (6ªf. e Sáb.) Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 13h40, 17h00, 20h50, 00h00 (6ªf. e Sáb.) A Árvore da Vida (M/12) - 13h50, 17h20, 20h50, 23h50 (6ªf. e Sáb.)

Zon Lusomundo Amoreiras T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 13h50, 17h20, 21h00, 00h15 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Dom.), 13h30, 16h10, 18h40 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 21h20 (Exc. 2ªf.), 23h50 A Ressaca – Parte II (M/16) 13h00, 15h40, 18h10, 21h40, 00h30 O Castor (M/12) - 13h10, 15h30, 19h00, 22h00, 00h20 A Árvore da Vida (M/12) - 13h40, 16h50, 20h30, 23h30 Pequenas Mentiras Entre Amigos (M/12) - 14h00, 17h40, 21h00, 00h10 Piratas das Caraíbas 4 (M/12) - 14h20, 17h00, 20h50, 23h50

Zon Lusomundo Colombo T. 707 246 362 Rumo à Liberdade (M/12) - 12h40, 15h35, 18h35, 21h30, 00h25 Beastly – O Feitiço do Amor (M/12) - 13h10, 15h25, 18h05, 21h15 (Exc. 3ªf.), 23h35, 00h00 (3ªf.) O Panda do Kung Fu v.p. (M/6) - 10h50 (Dom.), 13h05, 15h30, 17h55 A Águia da Nona Legião (M12) - 21h20, 23h55 Transformers 3 (M/12) - 12h45, 16h00, 20h45, 00h00, 00h15 (4ªf.) A Professora Baldas (M/12) - 13h15, 15h50, 18h10, 221h25, 23h40, 23h55 (3ªf.) Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) 13h20, 16h30, 21h00, 00h10 X-Men – O Início (M/12) - 12h50, 15h40, 18h30, 21h25, 00h25 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h30, 15h55, 18h25, 21h25, 00h20 Empresta-Me o Teu Namorado (M/12) - 21h05 (Exc. 3ª e 4ªf.), 23h45, 00h00 (3ª e 4ªf.) O Panda do Kung Fu 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Dom.), 13h25, 15h45, 18h00 Transformers 3 3D (M/12) - 13h35, 17h50, 21h10, 00h30

Zon Lusomundo Vasco da Gama T. 707 246 362 Transformers 3 3D (M/12) - 14h00, 17h20, 21h00, 00h10 A Professora Baldas (M/12) 13h00, 15h20, 17h30, 19h40, 21h50, 00h30 A Ressaca – Parte II (M/16) - 13h20, 15h45, 18h20, 21h40, 00h00 Piratas das Caraíbas 4 3D (M/12) - 21h15, 00h20 O Panda do Kung Fu 2 3D v.p. (M/6) - 11h00 (Sáb. e Dom.), 13h30, 15h50, 18h10 X–Men – O Início (M/12) - 12h40, 15h35, 18h30, 21h30, 00h25 A Árvore da Vida (M/12) - 12h55, 16h10, 19h00, 22h00


www.readmetro.com

lazer O ALFAIATE

Palavras Cruzadas Correio

Horizontais 1. Pôr ovos. Chefe ou soberano dos Muçulmanos. 2. Que tem muitos ramos. O mesmo. 3. Pequena árvore da família das rosáceas também conhecida por azaroleira ou azaroleiro. Qualquer abertura circular. 4. Oferecer. Alocução. Caminhar. 5. Conteúdo de uma garrafa. 6. Apoio. Ribanceira. 7. Modelo. 8. O espaço aéreo. Ave parecida com a pomba. Indivisível. 9. Auroque. Divulgar. 10. Pau com que se toca a bola em certos desportos. Tirado à força. 11. Mensageiro (fig.). Discursar.

PATRÍCIA SANTOS

Victoria Ela parou, eu parei e o trânsito também.

As cartas dos leitores devem ser enviadas para Metro/ Pq. Holanda, Estrada da Outurela, 118 / 2790-114 Carnaxide, ou por e-mail para: leitores@metroportugal.com. As opiniões desta página não vinculam as do METRO nem traduzem a opinião do jornal. O METRO reserva-se o direito de editar as cartas que não devem exceder os 400 caracteres.

Sudoku

•••••

Verticais 1. Capela, ermida. Pentagrama musical. 2. Lavor ou feitio vazado. Cobrir com manteiga, creme, etc.. 3. Sentir desgosto (fig.). Vazia. 4. Grande porção. Guarnecer de asas. Alternativa (conj.). 5. Que ou aquele que sofre. 6. Grudar. Incólume. 7. Dilatava. 8. Medida itinerária chinesa. Parente por afinidade. Repercussão. 9. Jornada. Tornar convexo, como as tampas dos baús. 10. Ferimento. A não existência. 11. Fruto da amoreira e de algumas espécies de silvas. Tratamento dado às freiras.

Solução Cruzadas

Sudoku

Alterei a morada. Como isto está tudo tão facilitado ainda temos de percorrer as capelinhas pois em nenhum sítio me aceitam o cartão do cidadão ou a carta do ministério de notariado como prova. Como os recibos da água não estão no meu nome, terei de optar pela certidão da Junta de Freguesia. Agora, como o horário da Junta é semelhante ao meu horário de trabalho pergunto, demito-me para ir à Junta de Freguesia?

Solução

Burocracias

HORIZONTAIS: 1. Ovar, Califa. 2. Ramoso, Idem. 3. Azarola, Aro. 4. Dar, Fala, Ir. 5. Garrafada. 6. Base, Riba. 7. Paradigma. 8. Ar, Rola, Uno. 9. Uro, Revelar. 10. Taco, Sacado. 11. Arauto, Orar. VERTICAIS: 1. Orada, Pauta. 2. Vaza, Barrar. 3. Amargar, Oca. 4. Ror, Asar, Ou. 5. Sofredor. 6. Colar, Ileso. 7. Alargava. 8. Li, Afim, Eco. 9. Ida, Abaular. 10. Ferida, Nada. 11. Amora, Soror.

http://oalfaiatelisboeta.com José Cabral

11

TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

Escreva para info@oalfaiatelisboeta.com PUB


PUB

OURIVESARIA

OURO E ARTE

COMPRA OURO USADO JÓIAS * MOEDAS * PRATAS ANTIGUIDADES * RELÓGIOS * CAUTELAS DE PENHOR Aberto à hora de almoço Rua Sta. Catarina, 1546 (ao Marquês) - PORTO Telef.: 225 092 980 * 936 343 316 AVALIAÇÕES GRATUITAS

SINTA O PRAZER DE VIVER NO CAMPO! QUINTINHA COM MORADIA T3+1, 269M2 TERRENO 9360 M2 EM AZÓIA DE CIMA

SANTARÉM T.: 96

134 29 14

300.000€

(Negociável)

PRECISA PAGO A DINHEIRO DE DINHEIRO? OURO - PRATA - JÓIAS SOMOS O N.º 1 MOEDAS - CAUTELAS ANÁLISES PRÉVIAS RAPIDÍSSIMAS ATÉ 24H Aconselhamos e tratamos de empréstimos em Financeiras Nacionais e Estrangeiras com montantes e finalidades diversas. Mesmo com alguns problemas bancários. Máxima rapidez, honestidade, sigilo e competência! Mediador independente com vários anos de experiência.

Não hesite!... Mude já a sua vida!

RELÓGIOS (pulso/bolso) PINTURA * AVALIAÇÕES SIGILO * DOMICÍLIO A ÚNICA CASA COM AVALIADOR OFICIAL

Ligue-nos já para:

96 300 33 95 - 96 884 12 33 - 91 413 61 33 91 413 64 97 - 93 388 81 21 Exemplo: crédito pessoal 30.000,00€, a 96 meses, TAN: 14,5% TAEG: 16,5%, com seguro vida obrigatório, c/ mensalidade fixa de 535,15€, c/ montante total imputado 51374,4€

Rua de Cedofeita, 27, 1.º Frente (à Pr. Carlos Alberto) Tlm. 919 722 457 - 220 968 429 N.º VERDE: 800 916 314


PUB


14

www.readmetro.com

familia

+ plus

TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

Grávidas e stressadas Huma Abedin, mulher do congressista Anthony Weiner, tem tido uns dias complicados O que nos levou a perguntar: como é que o stress intenso afecta o bebé por nascer? THINKSTOCK.COM

De acordo com um novo estudo

Quando se está grávida, quanto stress é que é demasiado stress?

92% das mães trabalhadoras sentem-se cilindradas pelas responsabilidades, enquanto 89% das que ficam em casa sentem a mesma coisa. Talvez seja porque estão a limpar a casa de banho além de educar os filhos: quase 30% dizem que fazem todas as tarefas domésticas. O estudo é da ForbesWoman thebump.com.

O congressista norte-americano Anthony Weiner demitiu-se na sequência do envio de comentários e fotografias obscenas a mulheres – e mentir sobre isso depois de ter sido apanhado pela imprensa. Foi uma queda abrupta de um político audacioso, mas eficaz – e ainda mais chocante porque a sua mulher, Huma Abedin, assistente da secretária de Estado Hillary Rodham Clinton, está no início da gravidez. Como pais, pensamos: como é que o stress resultante do escândalo pode afectar o bebé? Todos os livros sobre as futuras mães dizem que se deve tentar reduzir o stress durante os nove meses.

“O stress intenso durante a gravidez pode originar um parto prematuro ou nascituros de peso reduzido. E até há algumas provas que pode levar à perda do bebé” DR. ARI BROWN “É preciso mesmo muito stress para afectar a gravidez”, diz o dr. Ari Brown, pediatra e co-autor do livro “Expecting 411”. “No limite, um divórcio, a morte de um familiar, uma catástrofe financeira ou um incêndio em casa. o stress do dia-a-dia ou da lida da casa que afecta a maioria das pessoas não é suficiente para preocupar.” Consoante a perspectiva, o comportamento de Weiner pode cair numa categoria “extrema”. “To-

dos temos situações de stress diferentes”, diz Brown. “Nesta situação específica, é de facto stressante para uma grávida para lidar com a infidelidade do marido em privado e em público, mas seria especulação pura saber como é que o casal está a lidar com isso, e, sinceramente, não é da nossa conta!” “O que sabemos em termos médicos”, acrescenta, “é que o stress intenso na gravidez pode levar a um parto prematuro ou a um

nascituro de peso reduzido. E até há algumas provas que pode levar à perda do bebé.” Um estudo de 2008 revelou que pode haver uma ligação entre o stress maternal e uma esquizofrenia mais tarde. “O stress aumenta a libertação de uma hormona que é o cortisol, que está a ser investigada como sendo a ligação para a perda do bebé, parto prematuro e fins de gravidez indesejados”, sustenta o dr. Brown. A moral da história é (e não é preciso um estudo científico para o provar): se estiver quase a ser pai, lembre-se, não traia a sua mulher! SAM CASTONE, METRO WORLD NEWS

Como fazer Sente-se stressada na gravidez? Siga estas dicas, algumas delas lidas no “Expectancy 411”. Lembre-se que os níveis

1hormonais estão altos e, por isso, algumas situações que eram normais podem agora siderá-la. Ponha em prática o que

2normalmente reduz

os níveis de stress: yoga, meditação, acupunctura. Leia um livro sobre gra-

3videz em que confie,

e chame o médico se parecer alguma coisa mal: não vale a pena stressar por causa do stress.


www.readmetro.com

15

TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2011

3

Ténis. Wimbledon 2011

sport

Conselho

A checa Petra Kvitova e o sérvio Novak Djokovic exibem orgulhosamente os seus respectivos troféus CLIVE BRUNSKILL/GETTY IMAGES

Os novos reis da relva sagrada

Se Wimbledon dá importância a alguma coisa, será certamente à tradição. Depois do grande fim-de-semana das finais do lendário torneio inglês, Novak Djokovic, o campeão masculino, e Petra Kvitova, a melhor deste ano entre as mulheres, foram as estrelas do habitual e glamoroso Baile dos Campeões, num hotel de Londres.

Fábio Coentrão está em Madrid Benfica e Real Madrid negoceiam jogador, que está cada vez mais perto dos merengues No Sporting arrancou a temporada No FC Porto o avançado Kléber foi oficializado Tudo indica que Fábio Coentrão vai mesmo para o Real Madrid. A novela parece que está a acabar, pois o lateral ontem já não viajou para a Suíça com o Benfica, mas sim para a capital espanhola. Quem saiu foi o avançado Weldon que vai jogar no Cluj, da Roménia.

Jogadas

Clichy vai jogar no Man. City INGLATERRA. Gaël Clichy

trocou o Arsenal pelo Manchester City. O lateral esquerdo francês, de 25 anos, assinou pelo City por cinco épocas.

Em contrapartida o médio uruguaio Enzo Pérez chegou ontem a Lisboa. Já o Sporting começou ontem a época. No primeiro treino, que teve 16 jogadores, destaque para a presença dos reforços Boeck, Wolfswinkel, Schaars, Vítor Golas, João Gonçalves

“Tenho uma equipa para fazer, porque houve várias entradas”

Diarra muda-se para Marselha

ventus oferece 40 milhões de euros ao At. Madrid para garantir a contratação de Agüero.

DOMINGOS PACIÊNCIA

e André Martins. O avançado chileno Diego Rubio, ex-Colo-Colo, esteve a fazer

FRANÇA. O médio Alou

Diarra, ex-Bordéus, jogará no Marselha nas próximas três épocas.

Aston Villa joga no Minho

“Juve” louca por Agüero

BRAGA. A equipa inglesa

ITÁLIA. Segundo o jornal

Gazzetta dello Sport, a Ju-

do Aston Villa vai jogar, no Minho, com o Sp. Braga na apresentação aos sócios e adeptos arsenalistas, dia 6 de Agosto.

exames médicos e a sua apresentação está para breve. O mesmo acontecendo com o uruguaio Luís Aguiar. Aliás, ontem Carlos Freitas disse que decorrem “conversas com dois ou três jogadores”. No FC Porto, foi ontem oficializada a contratação

do avançado Kléber. O brasileiro de 21 anos, que alinhava no Marítimo, jogará nos dragões nas próximas cinco épocas e a cláusula de rescisão é de 40 milhões de euros. Kléber disse que trabalhará para ganhar o seu espaço e espera “aprender muito” com Falcao. L.C.

Farrar vence ao sprint

Gil sobe no ranking mundial

O ciclista Tyler Farrar venceu ontem a 3.ª etapa da Volta à França. O norte-americano ganhou ao sprint, batendo o francês Romain Feillu e o espanhol Jose Joaquin Rojas. Thor Hushovd lidera a prova.

O tenista Frederico Gil subiu ontem uma posição no ranking mundial e ocupa agora 90.º posto, sendo o português melhor posicionado na tabela. Recorde-se que em masculinos Novak Djokovic é o novo n.º 1.

“O caso do Neymar não é financeiro. Tem de ter ambição de crescer profissionalmente. Se ele ficar, a ambição dele é menor” RONALDO, “O FENÓMENO”, AO FOLHA DE SÃO PAULO: SEGUNDO O EX-AVANÇADO BRASILEIRO, SE A ACTUAL COQUELUCHE DO FUTEBOL BRASILEIRO SAIR PARA A EUROPA PODE TORNAR-SE O MELHOR JOGADOR DO MUNDO

Desejo

“A minha intenção é ficar. Nunca quis sair, mas fi-lo por força das circunstâncias. Fui bem tratado no Benfica, mas sou jogador do Atlético e quero triunfar aqui” SALVIO, EXTREMO ARGENTINO QUE ESTEVE EMPRESTADO AO BENFICA NA TEMPORADA PASSADA, EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, EM MADRID


PUB


20110705_pt_porto  

Cadavezmaisasuniversidadesportuguesas organizamprogramasdeactividadesparaoVerão Hápropostasdirigidasparatodasasidades Grandeobjectivopassape...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you